You are on page 1of 2

COMPRA COLETIVA, OPORTUNIDADE E RISCOS

Dailton Felipini O Comrcio Eletrnico, ainda em processo de consolidao, sempre traz novidades interessantes. Algumas dessas novidades se consolidam, como o caso do Twitter e de outras redes sociais, e outras desaparecem no oceano da Web, como o caso do Second Life, que gerou muita especulao em seu inicio mas no vingou. Existem vrias razes que levam ao sucesso de um novo negcio na Internet, mas aquelas que representam fatores crticos so a facilidade de uso e a gerao de benefcios reais aos consumidores. Em principio o sistema de compra coletiva atende a essas duas necessidades. Ele simples para o usurio na medida em que requer apenas uma inscrio no site de compra coletiva e a manifestao de interesse em algum produto que esteja em oferta. Ao mesmo tempo, possibilita a aquisio de produtos a um custo sensivelmente menor, com descontos que podem chegar at a 70%, ou mais, do preo normal, o que, sem dvida, um benefcio real.
A compra coletiva do ponto de vista do anunciante

Para o anunciante, o principal benefcio do sistema a possibilidade de trazer clientes aos quais no teria acesso sem um investimento direto em propaganda. Evidentemente a estratgia da divulgao por meio de compra coletiva tem um custo que representado pelo desconto real oferecido ao cliente mais o percentual da receita pago ao site. Exemplo: uma lanchonete que oferea um sanduche com 50% de desconto e pague 40% da receita ao site de compra coletiva, receber lquidos 30% do valor normal do produto, o que eventualmente at menor do que o prprio custo de produo. necessrio, portanto, analisar o custo e o retorno obtido com a campanha. medida em que os anunciantes conheam melhor o sistema e possam avaliar com clareza a relao custo/benefcio provvel que haja uma diminuio dos percentuais pagos aos sites. A prpria concorrncia entre os sites de compras coletivas, em numero cada vez maior, facilitar essa diminuio nos preos. Deve-se considerar tambm o fato de que a marca est sendo exposta na Internet e, principalmente, a possibilidade real de que uma parcela dos compradores, tendo ficado satisfeita com o produto, retorne para novas compras, aumentando assim o retorno da campanha.
Viabilidade da compra coletiva para os novos players

O modelo de negcios utilizado pelos sites de compra coletiva o de corretagem, uma vez que o site tem como objetivo aproximar o consumidor do anunciante, facilitar a transao e receber uma comisso por esse servio. Eu tenho recebido muitas consultas sobre a perspectiva desse novo segmento de negcios e, devido s razes citadas acima, acredito que a compra coletiva veio para ficar, mas importante ressaltar alguns fatos que tornam o risco para o investidor expressivo. Em primeiro lugar o mercado j est ocupado por grandes e mdios players. Um exemplo a empresa Groupon, uma das primeiras a investir neste novo segmento nos Estados Unidos em 2008, com valor de mercado de cerca de 1,2 Bilho de dlares, e que j est competindo no Brasil com a marca Clube Urbano. Alm disso, mais de uma dzia de empresas j esto estabelecidas e outros players, grandes e pequenos, continuam entrando. fato que o mercado brasileiro tem um grande potencial de crescimento, particularmente neste setor, mas isso no

significa que esse grande volume de clientes v se distribuir entre um grande nmero de players. O que geralmente ocorre no mercado eletrnico, aps a consolidao de um segmento, um forte lder seguido a distncia por um grupo de concorrentes tambm com poder de fogo e uma quantidade maior de pequenos que encontraram um diferencial competitivo que os permitiu atrair clientes. Uma possvel estratgia para o pequeno empreendedor seria encontrar nichos especficos de produtos com forte demanda e focar exclusivamente nestes produtos. Assim a marca teria chance de ser conhecida pelo mercado como referencia em determinado nicho e sobreviver, ou ser comprada futuramente por um dos grandes players, o que tambm pode ser um excelente negcio. O grande fato positivo trazido pela compra coletiva que esse sistema deve trazer mais consumidores para o e-commerce e impulsionar ainda mais o volume de compras que j cresce, no Brasil, a taxas entre 30% e 40% ao ano desde 2001. Indique este artigo!

Dailton Felipini mestre e graduado em administrao de empresas pela Fundao Getlio Vargas em So Paulo.Consultor especialista em e-commerce, autor do livro Google Adsense: como gerar receita com seu site ou blog , e editor do site www.ecommerce.org.br.

You might also like