You are on page 1of 13

Lio 1: vo direto e nivelado Como o avio permanece no ar Rod Machado Muitas vezes usamos equipamentos mecnicos sem compreender

totalmente como funcionam. Quando era um jovem estudante, meus pais me deram um aspirador de p em meu aniversrio. Vrios meses depois, mame ligou e perguntou: Voc est tendo problemas para encontrar sacos para o aspirador de p?. Eu disse: Sacos? Que sacos? Como eu poderia saber que a coisa precisava de sacos? A ignorncia tecnolgica tem suas vantagens, mas no quando voc est no ar. No preciso ser Ph.D. em aerodinmica para ser um piloto, mas uma boa compreenso sobre a razo de um avio voar ser til e o manter vivo. por isso que a primeira lio em terra a mais longa. No se preocupe. A leitura no cansar seus olhos. Mas quero que voc leia tudo. Para pilotar um avio, primeiro necessrio encher seu crebro (pelo menos com um pouquinho de informao). Esta aula o ponto de partida. Leia e fique contente, pois este um investimento com timo retorno. Que as Quatro Foras estejam com voc No, as quatro foras no so um grupo de rock dos anos 60. Essas foras so na verdade as coisas que puxam e empurram um avio durante o vo. As quatro foras (sustentao, peso, empuxo e arrasto) esto presentes a todo e qualquer momento em que um avio estiver no ar. Observe a Figura 1-1, que mostra a ao das quatro foras.

Figura 1-1 As quatro foras atuando num avio em vo. 1- Sustentao, 2- Empuxo, 3- Peso e 4- Arrasto claro que as enormes setas no se projetam realmente do avio. Sei que isso vai desapontar aqueles que ainda esperam que os estados tenham linhas desenhadas ao redor de suas fronteiras ao se voar sobre eles, mas voc se acostumar com isso. Na verdade, as setas servem para mostrar que temos aqui um novo jogo altamente competitivo, um cabo-de-guerra de quatro direes. Sua tarefa como piloto administrar os recursos disponveis para equilibrar essas foras. Vamos ver o que elas significam. Fora de sustentao Fora de sustentao a fora que atua para cima, criada quando as asas de um avio se movem no ar. O movimento para a frente produz uma leve diferena na presso entre as superfcies superior e inferior das asas. Essa diferena se transforma em fora de sustentao. essa fora de sustentao que mantm um avio no ar.

Descobri como a fora de sustentao funciona aos quatro anos de idade, durante minha primeira visita igreja. O prato de coleta passou na minha frente e eu escolhi alguns itens brilhantes. Meu av correu atrs de mim ao redor do banco da igreja e eu pensei: Uau! A igreja divertida!. Segurando-me pelo suter, vov suspendeu-me a cerca de um metro do cho e carregou-me para fora. Foi a fora de sustentao do brao do vov, exatamente igual ao meu peso, que me manteve no ar. As asas fazem pelo avio o que o brao do vov fez por mim: fornecem a fora de sustentao para a manuteno da altitude. Peso O peso a fora que atua para baixo. a nica fora que os pilotos controlam at certo ponto, ao escolher como carregar o avio. Com exceo da queima de combustvel, difcil alterar o peso real do avio em vo. Uma vez no ar, voc no vai queimar carga nem adquirir passageiros extras (muito menos perd-los). O desembarque inesperado de passageiros durante o vo uma violao de alguma regra do Ministrio da Aeronutica; portanto, no faa isso. Em um vo sem acelerao (quando a velocidade e direo do avio so constantes), as foras opostas de sustentao e peso esto em equilbrio. Empuxo e Arrasto O empuxo a fora que atua para a frente, produzida por uma hlice que gira o motor. Para a maioria, quanto maior o motor (significando mais potncia), maior o empuxo produzido e maior a velocidade do avio, at certo ponto. O movimento para a frente sempre gera uma penalidade aerodinmica chamada arrasto. O arrasto puxa o avio para trs e simplesmente a resistncia molecular da atmosfera a se mover atravs dele. Em bom portugus (que pilotos e engenheiros raramente usam), a resistncia do vento. Poucas coisas vem de graa da Me Natureza. Como costuma dizer um colega meu: "Quando voc obtm algo sem esforo, no est usando seu prprio carto de crdito". O empuxo faz com que o avio acelere, mas o arrasto determina sua velocidade final. medida que a velocidade do avio aumenta, o arrasto tambm aumenta. Por causa da alterao da natureza, duplicar a velocidade do avio na verdade quadruplica o arrasto. Finalmente, a trao para trs do arrasto iguala o empuxo do motor e uma velocidade constante obtida. O fusquinha que eu tinha no colegial conhecia bem esses limites. A velocidade do fusca era limitada pelo tamanho do motor. Com quatro pequenos cilindros (sendo que somente trs funcionavam quando queriam), esse VW simplesmente no podia passar dos 105 km/h. A Figura 1-2 mostra os resultados do empuxo mximo equivalente trao igual e para trs do arrasto nessa velocidade.

Figura 1-2 1- Empuxo de um automvel, produzido pela potncia do motor e 2- Arrasto, provocado pela resistncia das molculas de ar

Manter uma velocidade menor requer menos potncia, uma vez que existe menos arrasto. Em qualquer velocidade menor que a velocidade mxima do carro, h excesso de empuxo (potncia) disponvel para outras aplicaes, como acelerar perto de outros carros ou talvez ligar um rgo a vapor porttil se voc estiver bastante disposto. O mesmo acontece nos avies. Em velocidade menor do que a mxima em vo nivelado, h potncia (empuxo) a mais. O excesso de empuxo pode ser aplicado para executar uma das mais importantes manobras da aviao: a subida. Com esta introduo concluda, acho que hora de voc aprender um pouco sobre os controles de vo do avio. Controles de vo Se voc j tem noes de pilotagem, deve estar com gua na boca, esperando pela discusso sobre controles de vo. Gandhi aplaudiria sua pacincia (mas, como ele no est aqui, eu aplaudirei). A Figura 1-3 mostra os trs eixos imaginrios do avio.

Figura 1-3 Os trs eixos de um avio. 1- Eixo vertical (Guinada), 2- Eixo longitudinal (Giro), 3- Eixo lateral (Inclinao) Pelo uso dos controles de vo, o avio pode ser girado sobre um ou mais desses eixos. O eixo longitudinal, ou de comprimento, passa pela linha central do avio, do nariz at a cauda. O avio gira, ou inclina, sobre seu eixo longitudinal. Uma boa maneira de guardar o sentido do eixo longitudinal lembrar-se de que ele faz um trajeto longo (de longitudinal) do nariz at a cauda do avio. No futebol, os lados do campo so chamados laterais. Da mesma forma, os eixos laterais percorrem os lados do avio da ponta de uma asa at a ponta da outra asa. Os avies inclinam-se sobre seus eixos laterais. Os eixos verticais do avio correm para cima e para baixo, da cabine at a barriga. Os avies fazem a guinada sobre seus eixos verticais. Pense na guinada como um bocejo. De manh, voc boceja levantando e espreguiando-se verticalmente, girando para a esquerda e para a direita, esperando que as vrtebras se endireitem. Agora, estamos prontos para examinar cada um dos trs principais controles de vo que fazem com que o avio se mova sobre seus eixos. Ailerons

Os ailerons so as superfcies mveis nas bordas posteriores externas das asas. Sua finalidade inclinar o avio na direo para a qual voc deseja virar. Quando o manche do avio virado para a direita, conforme mostrado na Figura 1-4, os ailerons simultaneamente se movem nas direes opostas (isso no quer dizer que um deles esteja quebrado).

Figura 1-4. Inclinando direita. Como os ailerons inclinam o avio. 1- Mais fora de sustentao com um aileron baixado, 2- Menos fora de sustentao com um aileron levantado. O aileron da asa esquerda baixado, aumentando a fora de sustentao nela. O aileron da asa direita levantado, reduzindo a fora de sustentao nela. Isso faz com que o avio se incline para a direita. Quando o manche virado para a esquerda, conforme mostrado na Figura 1-5, o aileron da asa esquerda levantado, reduzindo a fora de sustentao nela.

Figura 1-5. Inclinando esquerda. Como os ailerons inclinam o avio. 1- Menos fora de sustentao com um aileron levantado. 2- Mais fora de sustentao com um aileron baixado. O aileron da asa direita baixado, aumentando a fora de sustentao nela. Isso faz com que o avio se incline para a esquerda.

Os ailerons permitem que uma asa desenvolva mais fora de sustentao e a outra desenvolva menos. A fora de sustentao diferencial inclina o avio, o que inclina a fora de sustentao total na direo para a qual voc deseja virar. Profundor O profundor a superfcie horizontal mvel localizada na parte traseira do avio. Sua finalidade elevar ou baixar o nariz do avio. (Figura 1-6)

Figura 1-6. Como o controle do profundor altera a inclinao do avio. A cauda se move para baixo (1) porque o profundor (2) se move para cima. O que "contrapresso"? "Aplicar contrapresso" outro termo que soa estranho para no-pilotos. No significa que voc far uma massagem a bordo no instrutor (por melhor que isso possa parecer). Na verdade, diz respeito ao em que um piloto puxa o manche do avio gentilmente para trs. Essa expresso provavelmente surgiu de um instrutor que percebeu como os alunos iniciantes tendem a interpretar a expresso "puxar o manche para trs" de maneira muito literal, acabando por dar um forte puxo no manche uma manobra que eu no recomendo. O controle do profundor funciona com o mesmo princpio aerodinmico do aileron. A aplicao de contrapresso no manche do avio, conforme mostrado na Figura 1-6, desvia a superfcie do profundor para cima. Menor presso criada na parte de baixo da cauda, o que a move para baixo, e o nariz do avio elevado. O avio da Figura 1-7 mostra o que acontece quando o manche movido para a frente.

Figura 1-7. Como o controle do profundor altera a inclinao do avio. A cauda se move para cima (1) porque o profundor (2) se move para baixo. A superfcie do profundor se move para baixo, criando, dessa forma, menor presso na parte superior da cauda e fazendo com que a cauda se levante. O nariz gira sobre o eixo lateral em uma direo descendente. Simplificando, para elevar o nariz, puxe o manche para trs; para baixar o nariz, mova o manche para a frente. H tambm um terceiro controle de vo, o leme, que controla a guinada ao redor do eixo vertical. Abordaremos isso mais adiante, mas por enquanto s quero que voc saiba que ele no foi esquecido. Agora que voc adquiriu uma idia bsica de como os controles de vo funcionam, vamos colocar nosso crebro no avio e descrever como executar uma manobra de vo til: vo direto e nivelado. Vo direto e nivelado Voc est prestes a praticar o vo direto e nivelado, uma das manobras mais fundamentais da aviao. O nome soa como duas manobras em vez de uma? Bem, isso mesmo. Vo direto significa que o nariz do avio permanece apontado em uma direo e as asas esto paralelas ao horizonte da terra. Vo nivelado significa que o avio no ganha nem perde altitude. A Figura 1-8 mostra como o vo direto e nivelado do ponto de vista do assento esquerdo, no qual voc, o piloto, normalmente senta.

Figura 1-8 No se preocupe se a foto nos mostra rumando para uma montanha distante. Eu estou com voc e sou bom em evitar montanhas. Na verdade, a minha especialidade. Como saber se voc est voando direto Muito bem, como saber se voc est realmente voando direto e nivelado? A maneira mais fcil de saber olhar alm do painel de instrumentos, pelo pra-brisa (a janela frontal), conforme mostrado na Figura 1.8. Parece que a parte superior do painel de instrumentos est quase paralela ao horizonte distante da terra. Isso indica que suas asas no esto inclinadas lateralmente, o que significa que voc est voando direto e no virando. No entanto, h outra maneira de saber se voc est voando direto. Voc pode pressionar o boto hat do joystick. (O hat do joystick o boto que sai do meio, perto do polegar oposto.) Se voc olhar pela janela esquerda ou direita, conforme mostrado na Figura 1-9, notar a posio de cada asa em relao ao horizonte da terra.

Figura 1-9 Em um vo direto, ambas as asas devem estar mesma distncia acima do horizonte (tenha como referncia o horizonte, e no as montanhas). Mantendo a atitude correta Em avies de verdade, prefiro que meus alunos fiquem com o pescoo doendo de tanto olhar pelas janelas direita e esquerda. Isso os ajuda a verificar a posio da asa e mantm seus olhos concentrados fora da cabine, observando o trfego. No, no estou me referindo ao trfego de automveis. Estou me referindo ao trfego de avies. No entanto, no simulador, inconveniente desviar o olhar para a esquerda e para a direita. Portanto, voc usar o indicador de atitude para ajudar a manter o vo direto e nivelado. O indicador de atitude est localizado acima dos seis principais instrumentos de vo, diretamente sua frente (Figura 1-10).

Figura 1-10 O indicador de atitude uma representao artificial do horizonte real. Como o prprio nome sugere, o indicador de atitude exibe a atitude do avio (a inclinao do nariz para cima ou para baixo e a inclinao lateral das asas em relao ao horizonte). A metade superior do indicador de atitude azul (como o cu, a

menos, claro, que voc esteja voando sobre So Paulo) e a metade inferior marrom (como a superfcie abaixo de ns). A fina linha branca entre essas cores a linha do horizonte artificial. Os pilotos usam o indicador de atitude quando no podem ver o horizonte da terra em conseqncia de restries de visibilidade ou quando for inconveniente olhar as pontas das asas (o que normalmente ser a sua situao ao voar no simulador). Ao mover o joystick para a esquerda, o avio se inclina para a esquerda, o que abaixa a asa esquerda em direo ao solo, conforme mostrado na Figura 1-11A.

Figura 1-11A

Figura 1-11B

Figura 1-11C

assim que se comea uma curva para a esquerda. Observe que o avio em miniatura (com asas cor de laranja) no indicador de atitude tambm parece abaixar sua asa esquerda em direo ao solo. Falando mecanicamente, na verdade o plano de fundo do indicador de atitude que se move e cria uma representao da atitude do avio. Apesar disso, voc pode sempre saber para que lado est inclinando, determinando qual das pequenas asas cor de laranja no indicador de atitude abaixa em direo ao solo. ( fcil, pois voc tem apenas duas opes). Movendo delicadamente o joystick para a direita da mesma maneira, j descrita, o indicador de atitude indicar uma curva para a direita. Agora a asa direita do avio com asas cor de laranja abaixa em direo ao solo, conforme mostrado na Figura 1-11B. Mover o joystick para a direita ou esquerda at que ambas as asas do avio em miniatura estejam paralelas linha do horizonte artificial retorna o joystick para sua posio central (padro) e o avio para o vo direto, conforme mostrado na Figura 1-11C. Afinal, se as asas no estiverem inclinadas, o avio no estar virando. Saiba qual seu rumo H mais de uma maneira de saber se voc est fazendo um vo direto. Isso envolve o uso do indicador de rumo do avio, conforme mostrado na Figura 1-12.

Figura 1-12 A Figura 1-12 mostra o indicador de rumo do avio (s vezes chamado giroscpio direcional). Ele fica no meio da fileira inferior dos seis instrumentos de vo principais que sero descritos em breve. Pense no indicador de rumo como uma bssola mecnica que mostra em que direo o avio aponta. Observe os nmeros na face do indicador de rumo. Adicione um nico zero a qualquer nmero na face para obter o rumo real do avio. Ou seja, 6 , na verdade, um rumo de 60 graus (pronunciado como zero-seis-zero graus). O nmero 33 , na verdade, um rumo de 330 graus. (Em voz alta, dizemos trs-trs-zero graus para maior

clareza. importante ser extremamente claro durante o vo.) Esses nmeros aparecem em intervalos de 30 graus. Entre esses nmeros h incrementos de rumo de 5 e 10 graus. Para voar em um rumo especfico, basta virar o avio na direo mais curta para o rumo desejado. Por exemplo, vire o avio at que o nariz dele no indicador de rumo aponte para a letra W de oeste (west) (esse o rumo de 270 graus). Se o rumo permanecer constante, com certeza voc estar fazendo um vo direto, e no em curva. Essa outra maneira de identificar se voc est voando direto. Agora que voc compreendeu o vo direto, vamos para o vo nivelado. Verificando se voc est nivelado Vamos falar sobre o que acontece com a altitude quando voc eleva ou abaixa o nariz do avio. Quando voc inclina o avio para cima aplicando uma presso para trs no joystick, o avio em miniatura do indicador de atitude tambm aponta para cima em direo ao cu (o azul), conforme mostrado na Figura 113A. As linhas de calibrao vertical do indicador de atitude tm cinco graus cada; portanto, voc as l (de baixo para cima) como 5, 10, 15 e 20 graus de inclinao do nariz.

Figura 1-13 Olhe para o altmetro, que fica bem direita do indicador de atitude (Figura 1-13B). O ponteiro maior (o ponteiro de 100 ps) ir se mover no sentido horrio quando o nariz for levantado. E, como nos ponteiros de um relgio, o movimento no sentido horrio significa algo que est aumentando. Neste caso, sua altitude. Bem abaixo do altmetro, est o indicador de velocidade vertical (VSI). Seu ponteiro tambm aponta para cima quando voc eleva o nariz do avio, mostrando a razo de subida (Figura 1-13C). Estas so as indicaes adicionais de que voc est subindo e no mantendo o vo nivelado. Quando o joystick retornado para sua posio central, o avio comea a voltar ao vo nivelado (supondo que o avio esteja corretamente compensado; falaremos sobre isso em breve). Quando voc inclina o nariz do avio para baixo, o avio em miniatura do indicador de atitude aponta em direo superfcie (a cor marrom), conforme mostrado na Figura 14.

Figura 1-14 Os ponteiros do altmetro comearo a girar no sentido anti-horrio, indicando uma perda de altitude. O VSI tambm mostrar uma razo de descida, conforme seu ponteiro desvia para baixo. seguro dizer que, se o ponteiro grande do altmetro parar de se mover e o ponteiro do VSI indicar zero, voc estar em vo nivelado. Na verdade, precisamente como os pilotos confirmam que o avio est em vo nivelado. Requer prtica manter esses ponteiros parados (na vida real, eles esto sempre se movendo um pouquinho). O piloto privado mdio faz um excelente trabalho se consegue permanecer a 100 ps de determinada altitude. Infelizmente, quando estudante, eu achava muito mais fcil continuar alterando a altitude de destino na qual queria estar (at, claro, finalmente aperfeioar essa habilidade). Na Lio interativa, voc ir praticar como manter o vo direto, mantendo o avio em miniatura do indicador de atitude (as asas cor de laranja) paralelo linha do horizonte artificial. Se uma asa baixar para a direita ou esquerda, voc a erguer movendo o joystick na direo oposta. Voc tambm obter alguma prtica em manter o vo nivelado, mantendo o ponteiro de 100 ps do altmetro parado. Ele no deve se mover. Se isso acontecer, use o joystick para alterar a inclinao levemente at ele parar. Essa ser a atitude de inclinao necessria para o vo nivelado. Hora de compensar? Os avies esto sujeitos a vrias foras aerodinmicas. Algumas tentam elevar o nariz; outras tentam baixlo. A potncia do motor, a distribuio do peso e a fora de sustentao so apenas algumas dessas foras. O que isso significa para voc? Bem, se o avio quer inclinar para a frente, voc no pode ficar sentado puxando o joystick para trs durante o vo todo. Aplicar presso contnua ao manche para manter a atitude de inclinao pode cansar seus braos rapidamente (seu personal trainer ficaria orgulhoso de voc, mas eu no). Felizmente, os avies possuem algo conhecido como defletor de compensao para tirar a presso do manche (e do piloto!). Vamos ver como o defletor de compensao funciona e, em seguida, falaremos sobre como us-lo. Como os defletores de compensao funcionam Um defletor de compensao uma superfcie pequena e mvel conectada superfcie principal que voc deseja controlar (neste caso, o profundor). A Figura 1-15A mostra o defletor de compensao e o volante do compensador que usado para alterar a posio do defletor de compensao. No avio de verdade, o volante fica normalmente entre os dois assentos da frente ou na parte inferior do painel de instrumentos.

Figura 1-15A Como o leme de profundidade funciona. 1- Nariz para baixo. 2- Nariz para cima. Mover o defletor de compensao cria uma leve diferena de presso na extremidade da superfcie de controle qual ele est conectado. criada apenas a presso necessria para manter a superfcie de controle principal na posio desejada, sem ter que manter o manche no lugar. Observe que o defletor de compensao se move em uma direo oposta superfcie de controle principal afetada por ele. Para que o profundor desvie para cima (como se voc estivesse puxando o volante para trs em uma subida), o defletor de compensao deve se mover para baixo, conforme mostrado pelo profundor A na Figura 1-15A. Para manter uma deflexo para baixo do profundor (como se voc estivesse em uma descida), o defletor de compensao deve se mover para cima, conforme mostrado pelo profundor B, na Figura 1-15B.

Figura 1-15B Como o leme de profundidade funciona. 1- Nariz para baixo. 2- Nariz para cima. Pense na compensao como uma mo imaginria que segura o avio na posio desejada, eliminando a presso aplicada ao joystick. O controle de compensao pode ser encontrado no joystick na forma de pequenas rodas ou botes.

Se voc no tiver um boto de compensao no joystick, poder usar duas teclas do teclado numrico a fim de compensar o avio para a atitude de inclinao apropriada. A tecla END fornece compensao do nariz para cima e a tecla HOME fornece compensao do nariz para baixo. Veja aqui como voc deve compensar um avio para um vo direto e nivelado. Primeiro, verifique se o avio j est corretamente compensado. Faa isso aliviando a presso que est sendo aplicada ao joystick. Em seguida, observe o ponteiro do VSI. Se o ponteiro mostrar uma subida (girar para cima), o avio precisar de compensao do nariz para baixo. Aplique uma pequena presso para a frente no joystick para retornar ao vo nivelado e pressione HOME uma vez para obter uma pequena compensao do nariz para baixo (ou use o boto de compensao do nariz para baixo). Depois disso, libere a presso no joystick e veja o que acontece. Quanto mais voc pressiona o boto de compensao, mais compensao aplica. Portanto, seja paciente. Talvez tenha que repetir esse mesmo processo vrias vezes at que o ponteiro do VSI fique relativamente horizontal, prximo ao valor de razo de subida zero. Se o ponteiro do VSI mostrar uma descida (girar para baixo), aplique um pouco de presso para trs no joystick para retornar o avio ao vo nivelado. Em seguida, pressione END no teclado numrico algumas vezes para obter compensao do nariz para cima (ou use o boto de compensao do nariz para cima). Depois disso, libere a presso no joystick e observe a resposta do ponteiro do VSI. Repita o processo conforme necessrio, at que o avio no suba nem desa. Prefiro usar o ponteiro do VSI para compensao, pois ele bastante sensvel. No estou querendo dizer que ele vai chorar se voc cham-lo de feio. Quero dizer que o ponteiro sensvel a pequenas alteraes na inclinao. Isso facilita a deteco de desvios do vo nivelado. Futuramente em outra lio, mostrarei como usar o ponteiro do VSI para compensao em uma subida ou descida. Muitos avies possuem compensao para controle de inclinao lateral, chamado compensador do aileron. Talvez ele faa parte do joystick. A compensao de inclinao lateral s vezes necessria quando a carga de combustvel das asas est em desequilbrio ou se voc tem passageiros mais pesados sentados em um lado do avio. Independentemente do grau de compensao do avio, ele pode oscilar levemente para cima ou para baixo, variando sua altitude talvez em 100 ps. Os avies so assim. Cada um se comporta de uma maneira e pode variar ligeiramente em altitude e rumo, mesmo quando corretamente compensados. Deixe-os ir, a menos que eles se desviem demais. Seu trabalho tornar o avio o mais fcil possvel de pilotar, para ter mais tempo para pensar, planejar, organizar e esquematizar seu caminho para voar no simulador com segurana. Voc deve se orgulhar por ter concludo sua primeira sesso no centro de treinamento em terra. Ei! Estou orgulhoso de voc! Agora hora do treinamento de vo interativo.

Ler o briefing deste vo Na prxima aula do centro de treinamento em terra, apresentaremos o fundamento das curvas.

You might also like