You are on page 1of 5

AO TRABALHISTA

O monoplio do poder-dever de dizer o direito foi atribudo ao Estado, contudo, para que ele possa efetivamente exerc-lo, preciso que a jurisdio seja provocada a se manifestar sobre o litgio, o que ocorre por meio do direito de ao, ou seja, o direito de ao consiste no direito de provocar a prestao jurisdicional do Estado. O direito de ao pode ser definido como um direito abstrato, autnomo, pblico e subjetivo , resguardado como direito constitucional cuja titularidade pertence a qualquer pessoa, fsica ou jurdica, ou a ente despersonalizado , buscando invocar a tutela jurisdicional do Estado. abstrato e autnomo por apenas conceder parte o direito de ter seu litgio em juzo , e no ao reconhecimento do direito discutido no processo.

A chamada Teoria Ecltica , que prevalece no direito brasileiro , est assegurada no art. 267, VI, do CPC . Segundo essa teoria, o processo restar extinto quando no estiver presente alguma das condies da ao.
Para alguns doutrinadores, as condies da ao seriam apenas requisitos necessrios ao legtimo exerccio da ao , e no ao direito em si. direito pblico e subjetivo , posto que poder-dever do Estado solucionar os litgios propostos em razo do exerccio do direito de ao. subjetivo, pois pode ser exercido por qualquer pessoa , fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, ou por entes despersonalizados .

O direito de ao decorre de comando previsto na Constituio Federal de 1988, especificamente no art. 5, XXXV , que estabelece o princpio da inafastabilidade da jurisdio (a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito).

y Condies

da ao

Em virtude da adoo da teoria ecltica da ao, o Cdigo de Processo Civil, como j referido, estabelece que a ao um direito subjetivo e autnomo, submetendo-se ao preenchimento de condies , sem as quais a ao no pode ser considerada vlida. Por se tratar de matria de ordem pblica, a ausncia das condies da ao pode ser declarada de ofcio pelo magistrado ou por provocao do interessando a qualquer tempo e grau de jurisdio , segundo o art. 302, 4 do CPC, no ocorrendo precluso processual .
Se a ausncia de condies da ao for alegada ou declarada logo aps o recebimento da petio inicial , ocorrer o indeferimento desta , de acordo com o estabelecido no art. 295 do Cdigo de Processo Civil . Diante disso, a ausncia de condies da ao ocasio na a extino do processo sem resoluo do mrito , nos moldes do art. 267, VI, do CPC , formando apenas coisa julgada formal .

As condies da ao so:
- legitimidade das partes ; - possibilidade jurdica do pedido e ; - interesse processual . A legitimidade das partes refere-se ao autor e ru, ou seja, quem figura nas partes ativa e passiva da ao, uma vez que para propor ao necessrio ter interesse e legitimidade , segundo dispe o art. 3 do CPC.

O processo civil estabeleceu duas espcies de legitimao :


- ordinria e ; - extraordinria . A legitimatio ad causam (legitimao das partes) , em regra , atribuda ao titular do direito material em litgio , constituindo a legitimao ordinria , ou seja, o legitimado para estar em juzo o titular do direito levado a juzo. Mas, em alguns casos ser possvel se pleitear em nome prprio direito alheio, o que ocorre, por exemplo, nos casos dos sindicatos, quando atuam em nome prprio na defesa de direitos de seus sindicalizados .

Em relao aos direitos individuais homogneos , todavia, por serem direitos de natureza individual e divisvel , sendo possvel a reparao individual do dano, a legitimao para propositura de ao civil pblica extraordinria , configurando a substituio processual.
A possibilidade jurdica do pedido estar presente quando a pretenso estiver sustentada pelo direito material . Ou seja, se o direito amparado pela legislao objetiva e se no houver qualquer proibio no ordenamento jurdico vigente que motive o indeferimento do pedido, diz-se que o pedido possvel juridicamente .

O demandante dever demonstrar o interesse processual no momento da propositura da ao, o que restar comprovado com a presena simultnea da necessidade e da utilidade do processo . Vale dizer, o processo pode e deve ser utilizado pela parte quando houver a necessidade de interveno do Judicirio para tutelar direito material protestado pelo autor da ao.
Obs.: o processo deve ser utilizado para a reparao ou preveno da ocorrncia ou ameaa de leso injusta , no sendo admitido exerccio do direito de ao apenas para que sejam respondidas dvidas subjetivas, por exemplo.

Neste contexto, se o ajuizamento do dissdio coletivo est condicionado ao esgotamento da negociao coletiva , o processo dever ser extinto sem resoluo de mrito (art. 267, VI, CPC), se o sindicato no esgotar as vias negociais , por ausncia de interesse processual , por no preencher requisito exi gido constitucionalmente (art. 114, 2).
Elementos da ao

A doutrina enumera como elementos da ao: - as partes, - a causa de pedir e; - o pedido.


Deve a petio inicial conter sempre esses elementos , posto que so eles que identificam a demanda. Diante disso, o art. 301, 2, do CPC , determina que uma ao seja idntica outra quando tem as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido .

A comparao dos elementos de duas aes pode revelar , ainda, a ocorrncia de conexo , continncia ou litispendncia, levando a extino de uma delas por esse motivo. Os elementos da ao servem tambm para fixar a competncia do juzo, estabelecendo os limites de atuao do magistrado , uma vez que o juiz decidir o litgio nos limites em que foi proposta, sendo-lhe vedado conhecer de questes no suscitadas e que, por lei, devem ser alegadas pelas partes . Os elementos da ao , portanto, devem ser observados com cautela, pois podem revelar : - coisa julgada, - conexo, - continncia, - litispendncia e at; - a competncia do juzo. As partes so os sujeitos da ao, figurando tanto no plo ativo (autor ou reclamante), como no passivo (ru ou reclamado) da demanda (reclamao trabalhista). A determinao dos elementos subjetivos da ao limita subjetivamente a coisa julgada, evitando que ela produza efeitos sobre terceiros, estranhos relao processual. Partindo disso, a identificao das partes fundamental , pois determinar quem sero os atingidos pelos efeitos da deciso judicial. A causa de pedir compe o segundo elemento da ao e est expresso no art. 282, II, do CPC , ao estabelecer que a petio inicial indicar os fatos e os fundamentos jurdicos do pedido.

Intitula-se causa de pedir prxima , o fato em si, enquanto que a fundamentao jurdica compe a causa de pedir remota . Com essa diviso, possvel afirmar que o Cdigo de Processo Civil adotou a teoria da substanciao, exigindo a existncia simultnea dessas duas vertentes , a fim de que se possa afirmar a existncia da causa de pedir.
No processo do trabalho , o art. 840, 1 , da CLT, ao estabelecer os requisitos da petio inicial trabalhista, no elencou a fundamentao jurdica (causa de pedir remota) , apenas exigindo do requerente uma breve exposio dos fatos e o pedido . Vejamos:

Art. 840 - A reclamao poder ser escrita ou verbal.

1 - Sendo escrita, a reclamao dever conter a designao do Presidente da Junta, ou do juiz de direito a quem for dirigida, a qualificao do reclamante e do reclamado, uma breve exposio dos fatos de que resulte o dissdio, o pedido, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante. 2 - Se verbal, a reclamao ser reduzida a termo , em 2 (duas) vias datadas e assinadas pelo escrivo ou secretrio , observado, no que couber, o disposto no pargrafo anterior. Neste contexto, doutrina e jurisprudncia discutem sobre a necessidade ou no da inicial trabalhista estabelecer os fundamentos jurdicos do pedido.

You might also like