You are on page 1of 4

A Democracia Semidireta: Recall e Abberufungsrecht

Mateus Carvalho Soeiro Aluno do 6 perodo da Faculdade de Direito Milton Campos Monitor de Cincia Poltica com Teoria Geral do Estado Editor-associado da Revista Acadmica Milton Campos Democracia o governo do povo, pelo povo e para o povo, no seu conceito mais simples, que aprendemos inicialmente nas aulas de Cincia Poltica com Teoria Geral do Estado. Tem origem na Grcia Antiga, mais precisamente na cidade-estado de Atenas, onde as decises polticas eram tomadas pelo povo em assemblias populares. Devemos lembrar, no entanto, que no eram todos que decidiam, mas apenas os homens que cumpriam uma srie de requisitos exigidos. Era uma democracia incipiente, chamada de Democracia Antiga. O povo se considerava livre porque votava as leis que deveriam cumprir. Como se pode observar, essencial para a democracia a participao popular. De acordo com a participao no poder poltico, a democracia pode ser classificada de trs formas: direta, indireta e semidireta. A democracia direta (ou impossvel) aquela em que a comunidade formula as decises polticas importantes atravs de assemblias, das quais participem livremente todos os cidados, criando assim um autogoverno. Era dessa forma na Grcia Antiga, como assim em algumas comunidades suas e pequenas cidades do Nordeste dos Estados Unidos (Nova Inglaterra). A democracia indireta a vivida por ns diariamente, a democracia representativa, tambm chamada de democracia possvel. O povo representado por governantes eleitos pelo voto direto ou indireto. Estes governantes devem atuar decidindo em nome e no interesse do povo, caso contrrio no democracia, mas demagogia. Por fim, a democracia semidireta, ou eventual, aquela em que o povo chamado a tomar decises diretas de governo. Por meio dos institutos da democracia semidireta o governo devolve ao povo o direito de decidir sobre questes importantes da vida poltica nacional. Os institutos dessa forma de democracia so: plebiscito, referendo, iniciativa popular, veto popular e recall. No Brasil so admitidos os trs primeiros institutos, enquanto os dois ltimos so inexistentes. Trataremos aqui de forma mais detalhada do instituto da revogao, que consiste numa prerrogativa poltica pela qual o cidado tem o poder de revogar o mandato dos representantes eleitos. Alguns doutrinadores tratam apenas do recall, mas este no encerra as possibilidades de revogao. Trato aqui da revogao como gnero, tendo como suas espcies o recall e a abberufungsrecht. A revogao assume duas modalidades: recall e abberufungsrecht. A primeira modalidade, admitida nos Estados Unidos e no Japo, consiste na revogao individual do
1

mandato de apenas um representante eleito. Essa revogao pode ser pedida por qualquer motivo, desde que o comportamento do representante no esteja sendo condizente com a expectativa daqueles que ele representa. Segundo Paulo Bonavides, o pedido de recall deve ser feito da seguinte forma:
Determinado nmero de cidados, em geral a dcima parte do corpo de eleitores, formula, em petio assinada, acusaes contra o deputado ou magistrado que decaiu da confiana popular, pedindo sua substituio no lugar que ocupa, ou intimando-o a que se demita do exerccio de seu mandato. (p. 377, 2000)

A segunda modalidade, a Abberufungsrecht (recht significa direito; abberufung significa revogao, destituio), consiste na possibilidade de revogar-se no apenas o mandato de um representante eleito, mas cassar o mandato de toda uma assemblia. uma revogao coletiva, prevista em sete cantes e um semicanto da Sua. Assim, a possibilidade de revogao, tanto pelo instituto do recall quanto pelo abberufungsrecht, deixa para o povo a possibilidade de manter no poder apenas aqueles que atendam efetivamente aos seus anseios. Essa a uma real possibilidade de manter a democracia viva. Digo isso porque a democracia no se limita ao que dito no art. 60, 4, II, da Constituio da Repblica, sendo muito mais do que o voto direto, secreto e universal. , em princpio, a manuteno desses direitos e, por fim, a sua efetivao e a busca de maiores direitos de igualdade social e poltica, de representantes eleitos que trabalhem realmente em busca do interesse comum e no dos prprios interesses. Quero afirmar com isso que no h democracia para aqueles que no tm condies mnimas de cidadania, que vivem em condies precrias de sobrevivncia. A pergunta a ser feita a seguinte: o instituto da revogao, compreendendo o recall ou no abberufungsrecht, poderia ser utilizado no Brasil? A resposta afirmativa e considero que seria um grande avano poltico e um fortalecimento para a democracia no pas, tantas vezes questionada. Devemos lembrar que vivemos em uma Federao e que esta baseada na descentralizao poltica, ou seja, cada Estado-Membro politicamente autnomo. Poderamos afirmar, dessa forma, que para introduzir o instituto da revogao bastaria que cada Estado-Membro legislasse sobre a matria, caso entendesse necessrio. Todavia, tal afirmao no pode ser feita, pois apesar de termos descentralizao poltica no Brasil, a organizao federal est intimamente ligada repartio de competncias, demarcadas na Constituio Federal, nas palavras dos professores Ricardo Fiuza e Mnica Arago (p.80, 2007). Conclumos que os Estados-Membros no tm competncia para legislar sobre tal matria, nos termos da Constituio. A implementao desse instituto possvel mediante Emenda Constitucional, que pode at ser proposta pelas Assemblias
2

Legislativas das unidades federadas, e seu efeito ser para toda a Federao, j que ser matria acrescentada Lei Maior, por meio do exerccio do Poder Constituinte Derivado ou Reformador.

Referncias bibliogrficas
BRASIL Constituio Da Repblica Federativa (1988). Disponvel em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/_Constitui%C3%A7aoCompilado.htm

FIUZA, Ricardo Arnaldo Malheiros; Arago Martiniano Ferreira e Costa, Mnica. Aulas de Teoria do Estado. Belo Horizonte: Del Rey, 2007, 2 edio.

BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica.So Paulo: Malheiros Editores, 2000, 10 edio.

You might also like