You are on page 1of 3

SOBRE A CRISE NO ORIENTE MDIO E NORTE DA FRICA FAA COMENTRIOS SOBRE AS SEGUINTES QUESTES APRESENTADAS ABAIXO.

1. Identifique os fatores motivadores da atual crise. 2. Levando em conta a geopoltica da regio, analise os efeitos econmicos de mdio e longo prazo no plano global. 3. Identifique quais os potenciais impactos dessa crise para a economia brasileira e como ela ir se configurar. 4. Identifique quais os segmentos de mercados no Brasil que sero impactados de forma mais imediata. 5. Identifique que medidas preventivas possveis podero ser adotadas.

Respostas:

1. Pela sua m conduta tica e forma de governar que Hosni Mubarak est passando por este processo de vamos acordar do povo rabe e simpatizantes da ao. No tenho total conhecimento de suas atuaes enquanto no poder mas que ele est colhendo o que plantou, isso sim podemos afirmar. No se sabe se o Oriente Mdio conseguir mudanas positivas como se espera ou negativas mas o mundo muda sempre e novas histrias so escritas e reescritas. Tudo se transforma sempre, a palavra novo circula com tamanha velocidade nos dias de hoje que no se pode esperar que nada seja eterno. Por mais impossvel que sejam, as mudanas sempre ocorrem e desde 1970 que a Lbia sofre com um regime de ditadura militar liderada por Muammar al Kadhafi.

2. Para efeitos de mdio prazo levamos em considerao o fato de a Lbia ser o oitavo maior produtor de petrleo dentro da Opep e isso causa impacto imediato no aumento das commodities, no por serem expressivos participantes na sua exportao, pois no so. Sua dependncia extremamente alta, e a chegada da interrupo na produo de petrleo cada vez mais provvel. Isso preocupa o mercado internacional devido a significativa diminuio nos suprimentos do mundo se este contgio se espalhar para outros pases rabes, a regio do Oriente Mdio e Norte da frica so responsveis por 35% da produo global. E sem falar no canal de Suez com seus dutos responsveis pela exportao do produto para todo o globo. S as reas que esto em conflito, so responsveis por 10% do petrleo mundial. E para Longo prazo, acredito que uma melhora de se esperar, pases como Estados Unidos, Unio Europia e sia j buscam opes de procurar petrleo em reas como Canad, Alaska ou novas fronteiras de explorao. Explicando nesse contexto de que como o caro processo de extrao do petrleo do pr-sal brasileiro se torna vivel. E a poltica democrtica tomar conta e se obrigar a adotar parcerias com grandes potncias e acordos globais estabelecidos para a estabilidade mundial. Sem falar que a Lbia detm uma reserva de 140 bilhes de dlares aproximadamente e virtualmente nenhuma dvida. O que acontecer vlido supor que est riqueza v ser utilizada para o ressurgimento de um novo Pas.

3. Os preos do petrleo s tendem a subir influenciando talvez no Brasil um impacto ao consumidor numa em produtos como alimentos e produtos de limpeza domstica e higiene pessoal. Mas acredito que caso acontea, ser no significativo e demorar para acontecer. O Brasil importa cerca de 35% do nafta que as indstrias consomem. Os 65% restantes so adquiridos aqui no Pas. Essa alta acaba chegando aqui Brasil j defasada pois a Petrobrs mantm uma poltica de preos internacional que o uso de mdia mvel

trimestral seguindo a cotao. Ento o preo de maro refletir a mdia dos preos cobrados nos ltimos 3 meses, suavizando assim os aumentos significativos dando um pouco mais de previsibilidade economia brasileira. Depois do ocorrido na Lbia e Norte da frica investidores esto migrando investimentos para commodities energticas derivadas do petrleo (gasolina, gs, diesel,...). Com isso o preo de alimentos com referncia ao dlar recuaram pois diminuram os investimentos em commodities do setor e a Petrobrs segurando o repasse de preos aos combustveis derivados a alta do petrleo no ter impactado a inflao no Brasil.

4. O mercado no Brasil est sofrendo um forte impacto nos segmentos da industria de automveis, agricultura e pecuria pelo fator dos pases rabes serem os principais importadores desses produtos e agora quase no consomem mais. Outro mercado atingido o do petrleo que cada vez est custando mais caro porque houve uma interrupo na produo dessa regio. Sendo assim, a procura pelo petrleo brasileiro ser maior.

5. Depois de examinar sobre o assunto chegamos concluso de que a melhor alternativa que o Brasil se mantenha de forma neutra no que diz respeito questo da crise na frica e no Oriente Mdio, e deve comear a rever o Plano de Exportao de carne para os pases da crise j que no meu ponto de vista, tais pases esto com a economia abalada e podem no ter como cobrir estas aquisies podendo acarretar problemas scio-econmicos e financeiros para o Brasil.

You might also like