You are on page 1of 6

Departamento de Energia

ES747 - Laboratrio de Sistemas Trmicos e Fluidomecnicos

AFERIO DE MEDIDORES DE VAZO POR OBSTRUO DE REA


A experincia trata da aferio de medidores de vazo por obstruo de rea. Estes medidores so aplicados em escoamentos de fluidos em tubulaes. Na categoria dos medidores de vazo por obstruo de rea esto os medidores Venturi, placa de orifcio e bocal. Uma abordagem mais detalhada dos fenmenos do escoamento que ocorrem nestes medidores pode ser encontrada nas referncias [1] e [2]. Em tais dispositivos a vazo obtida medindo-se a diferena de presso do escoamento do fluido atravs do medidor. Isto , a diferena de presso entre duas sees do escoamento no medidor proporcional vazo que escoa por ele. A diferena de presso produzida por efeitos inerciais, a acelerao do escoamento devido obstruo do escoamento (por exemplo, a reduo de rea da garganta do venturi) e viscosos, a perda de carga.
garganta (obstruo)

Figura 1. Representao esquemtica de um venturi com identificao da obstruo e dos planos de medida da diferena de presso 1.- Equao Geral dos Medidores de Vazo por Obstruo de rea Assumindo que o escoamento no medidor por obstruo de rea unidimensional e noviscoso, podemos aplicar a equao de Bernoulli entre as sees 1 e 2, onde se localizam as tomadas de presso esttica. Combinando a Equao de Bernoulli com a Equao de Conservao da Massa, obtemos a equao destes medidores para o escoamento idealizado, & m teorica = onde: & vazo mssica terica, [kg/s]; m teorica Aobstruo rea da seo transversal da obstruo, [m2]; = (d/D) razo dos dimetros das sees 1 e 2 [m/m] densidade do fluido [kg/m3] p = (p1 p2) diferena de presso entre as sees 1 e 2 (h sees de medida recomendadas para cada tipo de medidor). A Equao (1) fornece um valor de vazo proporcional diferena de presso, a qual resulta da acelerao do escoamento entre as sees de medida. O valor efetivo da diferena de presso, isto , o valor medido, contempla tambm efeitos viscosos e efeitos inerciais adicionais. Assim, o valor da diferena de presso medida superior quela resultante da acelerao do escoamento devido reduo de rea entre 1 e 2. A diferena proveniente de fenmenos tais como a perda de carga (efeito viscoso), a formao da vena contracta (efeitos inerciais) e mesmo o posicionamento das tomadas de presso esttica. A ttulo de ilustrao, as Figuras 2 e 3 mostram visualizaes do escoamento em um bocal e em uma placa de orifcio. No bocal, ressalta-se a diferena entre escoamentos lento e rpido. Note a formao marcante de vrtices estacionrios no bocal da Fig. (2b), quando a velocidade do escoamento elevada. O mesmo pode ser observado no escoamento 1 A obstruao 1 4 2 p (1)

Departamento de Energia
ES747 - Laboratrio de Sistemas Trmicos e Fluidomecnicos
atravs do orifcio da placa, na Fig. (3). Neste caso especfico, note a formao da vena contracta no escoamento aps o orifcio.

(2a) (2b) Figura 2. Escoamento em um bocal divergente; lento ( esquerda, velocidade 0,3 ~0,4 m/s) e rpido ( direita, 1,5 ~ 2,0 m/s); fluido: gua; ngulo divergente: 20o; visualizao: mtodo dos traadores. Reproduzido da Ref. [3].

Figura 3: Escoamento atravs de uma placa - orifcio. Fludo: gua; velocidade: 1.4 m/s; Re = 4.300. Visualizao atravs do mtodo das bolhas de hidrognio. Reproduzido da Ref. [3]. Se a vazo na Eq. (1) calculada com o valor medido da diferena de presso, diz-se que esta a vazo terica. Para incorporar na equao geral os fatores que aumentam a diferena de presso maior em relao resultante da acelerao entre 1 e 2, e calcular a vazo real que escoa atravs do medidor de obstruo de rea, define-se um coeficiente de descarga, Cd = & mreal & m terico

Cd :
(2)

Ou seja, o coeficiente de descarga

Cd

um adimensional que corresponde razo entre a

vazo real que escoa atravs do medidor e a vazo terica calculada com a Eq. (1), quando a diferena de presso entre 1 e 2 o valor medido. Conseqentemente, a equao geral dos medidores de vazo por obstruo de rea escrita como: & mreal = Cd Aobstruo 1 4 2p (3)

Departamento de Energia
ES747 - Laboratrio de Sistemas Trmicos e Fluidomecnicos
Pode-se mostrar, atravs de uma anlise dimensional, que o coeficiente de descarga,

Cd ,

funo da densidade e da viscosidade do fluido, da vazo e de um dimetro caracterstico. Ou seja, depende do nmero de Reynolds do escoamento. Para o caso de um medidor instalado em uma tubulao, o nmero de Reynolds calcula-se como indicado na Eq. (4), podendo estar relacionado ao dimetro da obstruo (d) ou ao da tubulao (D): Red = 4 mreal & d ou Re D = 4 m real & D (4)

Na referncia [2] so fornecidas equaes detalhadas dos coeficientes de descarga de tipos diversos de medidores de obstruo de rea, em funo do nmero de Reynolds. A aferio de um medidor de vazo por obstruo de rea consiste justamente na determinao da sua curva de vazo (real) versus a diferena de presso. Ou, em uma representao adimensional, que generaliza a aferio do medidor, na determinao da curva de Cd versus o nmero de Reynolds. Este o objetivo da presente experincia: aferir dois medidores de vazo, um venturi e uma placa de orifcio. Para aferir os medidores deve-se ento medir e registrar a vazo em massa do escoamento e a respectiva diferena de presso produzida pelo dispositivo. Para se obter uma curva de aferio, vrios valores de vazo devem ser aplicados. Para reforar o conceito de diferena de presso em obstrues, vamos medir tambm a perda de carga em um trecho do escoamento que contm o medidor por obstruo de rea. A idia distinguir a diferena de presso produzida por efeitos viscosos (a perda de carga por atrito) da diferena de presso total no medidor, que superpe efeitos viscosos e inerciais (a acelerao provocada pela reduo de rea). 2.- Montagem Experimental A Figura 4 mostra um esquema da montagem experimental disponvel no Laboratrio, onde h um medidor Venturi e um de placa de orifcio. Estes medidores esto conectados a tubulaes, as quais so alimentadas por um tanque de gua com nvel constante. O nvel constante no tanque garante um escoamento com vazo tambm constante atravs do medidor. Os medidores foram instalados atendendo as condies da norma ASME, com mais de 40 dimetros livres a montante e 10 dimetros livres a jusante de qualquer singularidade (cotovelos, vlvulas, etc) da tubulao. Os requisitos da norma visam minimizar efeitos indesejveis no escoamento (deformao de linhas de fluxo, vorticidade, etc) induzidos por singularidades. Cada um dos medidores tem tomadas de presso adequadamente posicionadas, segundo norma prpria. As diferenas de presso so medidas por manmetros apropriados (na montagem atual, manmetros tipo U e manmetro de poo, inclinado). Na sada da seo de teste da tubulao existe um diversor de fluxo que permite desviar o fluxo de gua para o reservatrio de suco da bomba ou para o tanque-coletor, instalado sobre uma balana. O desvio do fluxo para o tanque-coletor permite a determinao da vazo real que escoa atravs do medidor. Cronometra-se o tempo que uma certa massa de gua descarregada sobre o tanque-coletor, a qual pesada pela balana. Assim, a vazo real em massa que escoa pelo medidor : & m real = onde: m t (5)

m = massa de fludo coletada no tanque [kg] t = tempo da coleta [s]

Departamento de Energia
ES747 - Laboratrio de Sistemas Trmicos e Fluidomecnicos
dP
placa orifcio venturi placa orifcio tanque

2 5 6 8 dP 7

9
dreno

10
dreno

diversor de fluxo

4
entrada gua rede dreno filtro reservatrios bomba

tanque coletor balana

FIGURA 4: Diagrama do circuito de teste de aferio de medidores de vazo

3.- Caractersticas Fsicas do Sistema: Placa de orifcio: Material: ao inox 316 Dimetro interno da tubulao: 45,1 mm Dimetro do orifcio: 28,7 mm Caractersticas do orifcio: bordas retas, Posicionamento das tomadas de presso: 1 D e D Venturi: Material: nylon Dimetro interno da tubulao: 54,4 mm Dimetro da garganta: 30,7 mm Caractersticas da garganta: seo convergente - divergente de 14 - 7 Tomadas de presso: montante e na garganta, por anel piezomtrico. Manmetros: Tipo: de tubo em U e de poo, inclinado Fludo manomtrico: mercrio ( = 13.600 kg/m3). 4.- Procedimento Operacional Para sua segurana e preservao do equipamento, leia com cuidado este item. Em caso de dvida, no hesite em perguntar ao professor ou tcnico do laboratrio. 1. Antes de iniciar qualquer procedimento de teste, observe a montagem do experimento e procure entender a funo dos vrios dispositivos do conjunto; 4

Departamento de Energia
ES747 - Laboratrio de Sistemas Trmicos e Fluidomecnicos
2. - Duas vlvulas do conjunto devem ficar permanentemente abertas (a que permite a passagem da gua da descarga da bomba para o tanque superior, e a do dreno do tanque, # 8 na Fig. 4). As manoplas destas vlvulas foram retiradas para que no sejam operadas. Certifique-se que todas as outras vlvulas do sistema estejam fechadas; 3. Ligue a bomba e certifique-se que h alimentao de gua para o tanque superior (quando o tanque superior estiver cheio, haver retorno para o tanque de suco da bomba atravs da linha de retorno); 4. Quando o tanque superior estiver cheio, abra as vlvulas adequadas para alimentar o medidor que ser ensaiado inicialmente (o venturi); 5. Deixe que a gua escoe por um pequeno intervalo de tempo atravs da tubulao e do medidor e verifique (teste) o funcionamento do diversor e da vlvula na extremidade da tubulao. 6. Verifique a operao da balana e do cronmetro fornecido e estabelea um procedimento de medida do peso da gua acumulada no tanque-coletor; 7. -. Agora o momento de retirar as bolhas de ar das mangueiras dos manmetros (eventuais bolhas de ar iro provocar erros de medida da diferena de presso!); 8. O equipamento est pronto para a realizao dos ensaios. Mea dez valores de vazo, igualmente espaados entre a vazo mxima e uma vazo mnima que voc vai estabelecer (em funo da resoluo do manmetro utilizado), e as respectivas presses diferenciais. Estabelea com os companheiros o tempo mnimo de armazenamento de gua no tanque coletor (ou a massa de gua coletada), com base em um critrio racional (incerteza da medio da vazo real?); 9. -Mea a temperatura da gua utilizada nos testes (esta a temperatura de referncia para a aferio dos medidores); 10.- Para ensaiar a placa de orifcio, repita os procedimentos desde o item 5, sem esquecer de fechar a vlvula que alimenta o venturi; 11. Quando estiver aferindo a placa de orifcio, mea tambm a diferena de presso entre as duas sees do escoamento que contm a placa (h um manmetro U com mercrio conectado s tomadas de presso). Procedimento de parada: 1. Certifique - se de que todas as vlvulas estejam fechadas (a menos das duas vlvulas sem manoplas); 2. Desligue a bomba.

5.- Relatrio 1. Apresente numa planilha os valores medidos da diferena de presso nos medidores e na seo que tem a placa de orifcio, e os respectivos pesos de gua coletada e tempos de medio, nas unidades de medio; 2. Apresente em novas planilhas: (a) os valores processados da diferena de presso, de vazo terica (calculada pela Eq. 1), da vazo real medida, do nmero de Reynolds relativo ao dimetro do orifcio e do coeficiente de descarga; (b) no caso da placa de orifcio, apresente tambm a coluna de perda de carga atravs da placa; (c) apresente na planilha a incerteza das variveis, medidas e calculadas (utilize o conceito de propagao de incerteza). As variveis devem ter unidades do SI (no se esquea de equacionar os manmetros); 3. Correlacione a vazo dos medidores com a diferena de presso. Apresente a curva juntamente com os dados experimentais (inclua a incerteza da medida). Correlacione o coeficiente de descarga dos medidores com o nmero de Reynolds. Apresente a curva juntamente com os dados experimentais (inclua a incerteza da medida). Se no for possvel obt-la, informe um valor mdio adequado, juntamente com a faixa de variao do nmero de Reynolds para a qual ele vlido; 4. Verifique a consistncia entre as correlaes obtidas e os fundamentos; 5

Departamento de Energia
ES747 - Laboratrio de Sistemas Trmicos e Fluidomecnicos
5. Procure na literatura valores do coeficiente de descarga de placas de orifcio e compare com o obtido na experincia; 6. Faa uma anlise geral do experimento realizado e dos resultados obtidos. 6.- Bibliografia [1]. Fox, Robert W. and McDonald, Alan T.; Introduo Mecnica dos Fludos, Edit. Guanabara Dois, 1981. [2] .Benedict, R.P.; Fundamentals of Temperature, Pressure and Flow Measurements, Edit. John Wiley and Sons,1977. [3] .Japan Society of Mechanical Engineers, Visualized Flow, Edit. Pergamon Press, 1988. [4] Rosa, E. S. e Nebra, S. A. Apostila do curso de Instrumentao e Medidas

You might also like