You are on page 1of 4

Disciplina

Anlise de Custos e Formao de Preos

Professor Dalton Giovannini

2006

Apresentao
A partir de agora veremos um contedo bastante interessante sobre analise de custos e formao de preos. Dentro desta disciplina veremos a formao de preos a partir do custo unitrio como teto mnimo e o preo soberano de mercado como teto mximo, considerando tambm fatores importantes como prmios por reconhecimento de marca, qualidade percebida, reputao do fornecedor, etc., mostrando assim o equilbrio entre as foras de formao de preos. Veremos tambm a composio do preo a partir dos custos e impostos diretos incidentes e margem/rateio de contribuio para cobertura dos demais impostos, contribuies e taxas indiretas. Analisaremos o fator custo/volume/lucro, considerando ganhos de escala e escopo. Estudaremos os diferentes tipos de preos sendo: preo mnimo, preo mximo, preo de combate, preo de lista, descontos aprovados, preo de exportao, preo de material importado, etc., mostrando o quanto esta disciplina importante para um administrador de empresas.

Faculdade On-Line UVB

Anlise de Custos e Formao de Preos

Habilidades e Atitudes:
1. Comparar os valores resultantes dos diversos exerccios de precificao: custo por absoro, Custo direto unitrio + custo indireto (calculado por ABC - custo por atividade), considerando todos os impostos diretos e margem de contribuio para os indiretos, margem de lucro lquida. Identificar o preo correto a ser praticado no mercado, via anlise dos preos vigentes por regio, considerando os valores relativos de cada um em funo de qualidade percebida, posicionamento de mercado, reputao e etc. Monitorar os preos no mercado e ajustar o preo praticado por regio para combater a concorrncia ou adicionar valor ao produto via inovao e/ou novas funcionalidades. Buscar constantemente redues de custo via maior produtividade dos ativos e dos materiais, alm de considerar e pesquisar novas tecnologias que permitam maior escala, escopo (mais de um produto na mesma linha) ou qualidade. Monitorar movimentos de conluio de preos pela concorrncia para inflar o preo ou rechaar a pratica de dumping (queda de preos artificial articulada para anular um concorrente). Analisar custos fixos buscando sua mxima utilizao de maneira lucrativa. Buscar queda dos custos variveis atravs de um sistema de compras estruturado que evite golpes e conluio.

2.

3.

4.

5.

6. 7.

Faculdade On-Line UVB

Anlise de Custos e Formao de Preos

Sumrio

Aula 1 - O processo de precificao Aula 2 - Preo baseado no valor percebido pelo cliente Aula 3 - Demanda e ciclo de vida na formao de preos Aula 4 - Preo baseado na concorrncia Aula 5 - Introduo a contabilidade de custos Aula 6 - Margem e lucro Aula 7 - Aspectos tributrios Aula 8 - Anlise do microambiente Aula 9 - Mtodos de custeio Aula 10 - Precificao por Margem Aula 11 - Ponto de equilbrio Aula 12 - Precificao por resultado Aula 13 - Analise financeira Aula 14 - A tica e a gesto da receita Aula 15 - Mtodos de adequao de preos

Faculdade On-Line UVB

Anlise de Custos e Formao de Preos

You might also like