You are on page 1of 9

LISTA DE RECUPERAO PARALELA I UNIDADE BIOLOGIA

Professores: Bira Cabral/Emanuel


Assuntos: Carboidratos Lipdios Protenas e enzimas Vitaminas e sais minerais Classificao celular Membrana plasmtica Citoplasma (ribossomos, retculos e complexo de Golgi)
01. Decepar a cana, recolher a garapa da cana, tirar da cana a doura do mel.
Milton Nascimento

04.

A doura da cana provm: 01) da celulose, depositada em grande quantidade na parede celular. 02) da maltose contida nos vacolos de reserva das clulas da cana. 03) da sacarose que fruto da unio de uma molcula de glicose com uma de frutose. 04) dos cidos graxos presentes na membrana plasmtica das clulas vegetais. 05) do amido concentrado nas folhas do vegetal. 02. H alguns meses, foi lanado no mercado um novo produto alimentcio voltado para o consumidor vegetariano: uma bebida sabor iorgute feita base de leite de soja. poca, os comerciais informavam tratar-se do primeiro iorgute totalmente isento de produtos de origem animal. Sobre esse produto, pode-se dizer que isento de: 01) colesterol e caboidratos. 02) lactose e lipdios. 03) protenas e colesterol. 04) colesterol e lactose. 05) colesterol e sacarose 03. Enzimas so substncias que podem modificar a velocidade com que se atinge o equilbrio qumico em uma reao. Pode-se afirmar que as enzimas so capazes de: 01) diminuir a demanda metablica da clula, agindo como catalisadores inorgnicos. 02) favorecer a ocorrncia de reaes que demorariam a se realizar sem sua participao. 03) ser consumida durante a reao. 04) sofrer desnaturao em certas temperaturas, com desorganizao de seus monossacardeos. 05) sempre aumentar a velocidade das reaes direta e proporcionalmente concentrao do substrato.

Mandioca boa d nos meses que no tm erre, dizem os caboclos brasileiros, referindo-se aos meses de seca. No resto do ano, a raiz mais dura e resistente ao cozimento. Controvrsias envolvem a origem desse alimento que a principal fonte de carboidratos e de renda para famlias pobres das reas rurais, uma multido de 500 milhes de pessoas em todo o mundo.
Scientific American Brasil, p. 49

A incluso da mandioca como principal fonte de alimento para o homem, em reas rurais, est associada: 01) presena de enzimas digestivas que degradam a celulose liberando os monossacardeos. 02) facilidade de absoro dos aminocidos que constituem a principal macromolcula de reserva da mandioca. 03) natureza essencialmente estrutural, inerente maioria dos carboidratos. 04) ao potencial de utilizao do amido em reaes que fornecem energia para as reaes metablicas. 05) ao alto valor nutricional, configurando a mandioca como um alimento que supre todas as necessidades orgnicas. 05. A respeito das protenas podemos afirmar: 01) cidos graxos e lcool intercalados formam a sua estrutura. 02) Nos seres vivos atua principalmente como fonte de energia. 03) um elemento qumico facultativo na barreira seletiva e permevel que delimita as clulas. 04) So macromolculas formadas por uma seqncia polipeptdica. 05) Prescindem de aminocidos nas sua composio qumica.

2 06. Os sais minerais so classificados de acordo com as quantidades presentes no corpo e necessrias a uma dieta equilibrada em macrominerais e microminerais ou oligoelementos. Indique a alternativa que s contm oligoelementos: 01) Fsforo, magnsio, ferro e flor. 02) Ferro, flor, iodo e cobalto. 03) Clcio, cobalto, mangans e iodo. 04) Flor, iodo, ferro e enxofre. 05) Cloro, vandio, iodo e zinco. 07. A ilustrao apresenta, de modo esquemtico, o comportamento de uma clula animal e de uma clula vegetal, sob diferentes concentraes de soluto no ambiente.
Soluo hipertnica Soluo isotnica Soluo hipotnica

08. Os esterides so lipdios bem diferentes dos glicerdeos, apresentando uma estrutura composta de quatro anis de tomos de carbono interligados. O colesterol um dos esterides mais conhecidos, devido sua associao com doenas cardiovasculares. Com relao a esta biomolcula podemos afirmar: 01) encontrada na membrana plasmtica de todos os seres vivos. 02) transportada por lipoprotenas de alta densidade (HDL) que contribuem com a reduo do risco de acidentes vasculares. 03) oriundo exclusivamente de vias exgenas. 04) transportada facilmente na corrente sangunea sem depender de outras molculas. 05) a lipoprotena de baixa densidade (LDL) reduz os riscos de aterosclerose

Questes 09 e 10
Salmonella, coliformes fecais, ovos de vermes , vibrio do clera e pedaos de insetos. Tudo a R$1,50. Quem come cachorro-quente nas ruas de Salvador tem grandes chances de ingerir, junto com a salsicha, o po, a maionese, a batata-palha, o ketchup e a mostarda, alguns desses ingredientes extras. 09. Salmonella, coliformes e vibrio do clera so microorganismos patognicos que integram o grupo das bactrias, caracterizadas por: 01) informao gentica codificada em molculas de DNA armazenadas em compartimento especfico. 02) ausncia de organizao celular. 03) reproduo rpida aliada a uma organizao estrutural simples. 04) transporte facilitado de ons atravs da bicamada lipdica da plasmalema. 05) presena de parede celular que substitui a membrana plasmtica. 10. O cachorro-quente supre relativamente algumas necessidades nutricionais do organismo humano, porque entre outras caractersticas: 01) contm todos os complexos vitamnicos em percentuais correspondentes s exigncias dirias. 02) oferece integralmente a variedade de protenas necessria ao perfeito funcionamento orgnico. 03) ketchup e mostarda so fontes de aminocidos naturais. 04) a salsicha uma importante fonte de aminocidos naturais necessrios ao metabolismo energtico humano. 05) o po rico em constituintes utilizados como fonte de energia.

CLULA VEGETAL

CLULA ANIMAL

A diferena de resposta entre os dois tipos de clulas animal e vegetal est associada : 01) disponibilidade de energia para promover o transporte da gua contra o gradiente de concentrao. 02) maior exigncia de gua para o metabolismo da clula animal. 03) presena de parede celular espessa, caracterstica das clulas vegetais. 04) permeabilidade seletiva da membrana plasmtica que controla o movimento das molculas de gua. 05) menor resistncia da clula vegetal a aumentos na salinidade do meio.

3 11. O esquema a seguir representa o modelo de organizao molecular da membrana plasmtica. postos simples por meio de um catalisador e na posterior liofilizao (produo de p). O p resultante de alto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservao, por longos perodos.
(Jornal do Brasil - 27/08/94)

Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opo correta. 01) As molculas orgnicas simples obtidas so glicerdios que so utilizados pelo organismo com funo reguladora. 02) As molculas orgnicas complexas degradadas so protenas que, ao serem digeridas originam aminocidos, que podem ser utilizados pelo organismo humano. 03) O catalisador do processo uma enzima capaz de degradar protenas em monossacardeos essenciais liberao de energia para as atividades orgnicas. 04) A hidrlise enzimtica de molculas orgnicas complexas realizada por catalisador inorgnico em presena de gua. 05) O alto teor nutritivo do produto devido ao fato de as molculas orgnicas simples obtidas serem sais minerais e vitaminas indispensveis ao desenvolvimento orgnico. 14.

Sobre esse modelo podemos afirmar: 01) 2 indica um canal inico que facilita a passagem de compostos moleculares a favor do gradiente de concentrao. 02) 3 indica um glicdio que se conjuga com protenas formando compostos com funo de reconhecimento. 03) 1 indica a bicamada lipdica formada exclusivamente de fosfolipdios. 04) A plasmalema formada por duas lminas proticas separadas por uma matriz lipdica. 05) Trata-se da membrana de uma clula eucaritica j que nas clulas procariticas h apenas uma camada de fosfolipdios. 12. Analise as frases seguintes e assinale a alternativa correta: I. A distribuio de cargas eltricas na molcula de gua lhe d caractersticas de uma substncia apolar. II. A gua no age como solvente natural dos ons, mas to somente de outras substncias encontradas nas clulas. III. A atividade celular prescinde de gua, visto que os processos fisiolgicos ocorrem em meio aquoso. IV. A taxa de gua de um organismo varia de acordo com a sua atividade, idade e espcie. 01) Apenas as frases I e II esto corretas. 02) Apenas a frase IV est correta. 03) Apenas as frases II e III esto corretas. 04) Apenas as frases I e III esto corretas. 05) Apenas a frase III est correta. 13. Cear joga fora opo alimentar" Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabea de lagosta no so aproveitadas sendo lanadas ao mar. "O estudo sobre hidrlise enzimtica de desperdcio de lagosta", ttulo do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para enriquecer a alimentao de populaes carentes. O processo consiste na degradao de molculas polipeptdicas complexas em com-

molculas de soluto

A ilustrao se refere a mecanismos de transporte de substncias, indicados por I, II, e III, atravs da membrana plasmtica. A respeito desses mecanismos, correto afirmar: 01) A gua transita atravs da plasmalema exclusivamente pelas protenas. 02) O mecanismo III realiza o transporte de substncias a favor do gradiente de concentrao. 03) O tamanho das molculas o nico fator que influencia na seleo de substncias que utilizam o mecanismo I. 04) Em I, as molculas polares e carregadas eletricamente se deslocam do meio extracelular para o meio intracelular. 05) O mecanismo II permite que molculas, como a glicose e os aminocidos, tenham acesso ao meio intracelular.

4 15. O ser vivo mais antigo do planeta tem a incrvel idade de 250 milhes de anos e foi batizado com o nome de Bacillus permians. Foi encontrado no interior de um cristal de sal, a 600 metros de profundidade, em uma mina no Estado do Novo Mxico (EUA).
(Veja, p. 150)

18. O leo vegetal, componente do biodiesel, do grupo dos triglicerdios, podendo ser extrado de vrias fontes como amendoim, mamona, algodo e girassol. Sobre os triglicerdios, correto afirmar: 01) So substncias hidroflicas sintetizadas a partir do colesterol das clulas. 02) So lipdios estruturais formados da associao do glicerol com um cido graxo. 03) So polissacardeos de reserva energtica. 04) Possuem na sua composio tomos de carbono, hidrognio, oxignio e outro elemento qualquer. 05) Nos animais formam o tecido adiposo que confere proteo trmica, mecnica e armazenamento energtico. 19. D. Lvia ultimamente anda se queixando de fraqueza, adinamia, inapetncia, emagrecimento e palidez. Aconselhada pelos familiares, procurou um mdico clnico que, aps examin-la, solicitou uma bateria de exames e chegou concluso de que o quadro clnico compatvel com anemia perniciosa, uma avitaminose relacionada com a carncia de: 01) Vitamina B1 02) Vitamina B2 03) Vitamina B3 04) Vitamina B6 05) Vitamina B12 20. A Sra. Suzana queixou-se de dores de garganta, acompanhadas de febre, cefalia (= dor de cabea), halitose (= mau hlito) e prostrao. Compareceu a um ambulatrio de Otorrinolaringologia para ser avaliada. Ao ser examinada pelo mdico especialista, foi solicitada uma cultura da secreo faringeana com antibiograma; o resultado do exame revelou a presena de um certo tipo de bactria, constatando tratar-se de uma infeco bacteriana atingindo no s a faringe, como as amgdalas (= tonsilas). Foi ento prescrito um antibitico especfico para combater o processo infeccioso. Diante desses dados, podemos concluir que: 01) O antibitico vai inibir a ao dos ribossomos da bactria e dos ribossomos do organismo da paciente. 02) O antibitico vai ativar a ao dos ribossomos da bactria e dos ribossomos do organismo da paciente. 03) O antibitico vai inibir a ao dos ribossomos do organismo da paciente, sem interferir nos ribossomos da bactria. 04) O antibitico vai inibir a ao dos ribossomos da bactria, sem interferir nos ribossomos do organismo da paciente. 05) O antibitico no o medicamento ideal para combater uma infeco bacteriana.

Bacillus permians, como uma bactria, representa um nvel de organizao celular que se caracteriza por apresentar: 01) parede celular composta de fibras de celulose. 02) intensa compartimentao interna com diviso de trabalho entre organelas. 03) incapacidade de sintetizar molculas com funes catalticas. 04) material gentico difuso no citoplasma. 05) organizao celular compatvel com seres do reino protista. 16. Apesar dos lipdios serem bastante insolveis em gua, eles so transportados em nosso sangue para serem distribudos pelos vrios rgos e tecidos, tanto para armazenamento quanto para o consumo nos momentos de jejum. A maneira que a natureza encontrou para solucionar o problema da insolubilidade dos lipdios no plasma foi transport-los nas lipoprotenas. Sobre as caractersticas dos lipdios e outras biomolculas, suas funes e o transporte no plasma, podemos afirmar: 01) O colesterol o precursor de compostos imprescindveis para os vegetais. 02) As lipoprotinas de alta densidade (HDL) carregam o colesterol que poderia ser depositado nos vasos, por isso, ele denominado de mau colesterol. 03) Tanto o colesterol quanto os fosfolipdeos podem ser encontrados nas membranas citoplasmticas das clulas animais. 04) Os ursos polares possuem uma exuberante camada de cerdeos que pode fornecer isolamento trmico. 05) Elevados nveis de LDL so desejados no plasma de uma pessoa saudvel. 17. Nas longas viagens martimas nos sculos passados, era comum uma afeco bucal, com irritao das gengivas, acompanhadas de hemorragias das mesmas, enfraquecimento dos dentes, piorria, quadros hemorrgicos articulares e digestivos. A doena caracterizada e a vitamina relacionada ao problema por falta dela, so respectivamente: 01) Anemia megaloblstica e vitamina B6. 02) Xeroftalmia e vitamina A. 03) Pelagra e vitamina B3. 04) Escorbuto e vitamina C. 05) Raquitismo e vitamina D.

5 21. No indivduo adulto, as clulas da musculatura esqueltica no se dividem mais. No entanto, existem clulas especiais, chamadas satlites, que so mononucleadas e pequenas, e se localizam no conjuntivo que envolve os micitos (clulas do msculo). Em situaes muito especiais, quando o msculo submetido a exerccios intensos, essas clulas podem se multiplicar e algumas delas se fundir com as fibras musculares j existentes, contribuindo tambm para o aumento do msculo. As clulas satlites so importantes nos processos de regenerao da musculatura esqueltica quando ocorrem leses. Com relao ao texto, podemos afirmar que: 01) As fibras musculares esquelticas so clulas lbeis e as clulas satlites so estveis. 02) As fibras musculares esquelticas so estveis e as clulas satlites so perenes. 03) As fibras musculares esquelticas so perenes e as clulas satlites so estveis. 04) As fibras musculares esquelticas so estveis e as clulas satlites so lbeis. 05) As fibras musculares esquelticas so perenes e as clulas satlites so lbeis. 24. Cerca de 27 milhes de brasileiros tm intolerncia ao leite por deficincia na produo de uma enzima do intestino.
(FOLHA DE SO PAULO, 09/08/98)

Sobre o problema citado no artigo, e as enzimas em geral, podemos afirmar que: 01) A lactose um dissacardeo formado da associao de glicose e frutose. 02) As enzimas so consumidas durante o processo, no podendo realizar novas reaes. 03) A lactose o principal acar do leite sendo formada pela associao de glicose e sacarose. 04) Um dos tratamentos para essa doena consiste na substituio do leite materno por leite de soja, uma vez que este no possui lactose na sua composio. 05) A enzima deficiente pertence a categoria de molculas inorgnicas capazes de acelerar a velocidade de uma reao. 25. Dos sais minerais abaixo, qual aquele que ajuda na produo da hemoglobina, na formao da melanina(composto que pigmenta a pele) e participa da composio das enzimas da respirao? 01) 02) 03) 04) 05) Ferro Cobre Clcio Potssio Cloro

Questes 22 e 23
O aumento do uso de drogas tem se tornado um fato preocupante. Muitas pessoas entram nesse perigoso caminho sem nenhum conhecimento dos graves problemas que esto por trs de alguns momentos de aparente bem-estar e euforia. Uma das drogas mais consumida a maconha; sua substncia ativa o THC (= Tetrahidro canabinol). Ela ocasiona os seguintes perigos: distores sensoriais, alucinaes, reduo do apetite sexual e dos nveis de testoterona; nos homens h reduo no nmero de espermatozides (= oligospermia). 22. De acordo com a classificao de Bizzozero, os espermatozides so clulas: 01) 02) 03) 04) 05) Indiferenciadas. Perenes. Diferenciadas. Estveis. Lbeis.

26. Sabendo-se que triptofano e fenilalanina so dois aminocidos essenciais, assinale a alternativa correta.

Folha de S. Paulo

01) O predador precisa comer o rato para ingerir dois aminocidos que ele no sintetiza e que, dentre outros, iro garantir a sntese de suas protenas. 02) Se o predador no comer o rato, no ter protenas de alto teor calrico, pois os compostos citados so molculas altamente energticas. 03) Ao comer o rato, o predador estar ingerindo dois compostos fundamentais para a sntese de fosfolipdios e, com isso, garantindo a estabilidade das membranas celulares. 04) O predador no necessita dos compostos citados, pois ele capaz de sintetiz-los. 05) Ao comer o rato, o predador estar ingerindo dois compostos fundamentais para a sntese dos polissacardeos de reserva.

23. No texto referente s drogas, chamamos ateno quanto ao uso da maconha. Dentre os efeitos colaterais que ela determina, sobressai-se a reduo dos nveis de testoterona. No nosso organismo, a sntese desse hormnio, uma funo atribuda: 01) 02) 03) 04) 05) Ao ribossomos. Ao RER. Ao REL. Tanto ao REL, como ao RER. Ao Complexo Golgiense.

6 27. O dia 24 de maro consagrado como o Dia Mundial de Preveno Tuberculose. Apesar de j no matar tanta gente como antes, a chamada peste branca nunca foi erradicada do Brasil, onde anualmente morrem mais de 6.000 pessoas e novos 85 mil casos so registrados. O agente causador da Tuberculose uma bactria, conhecida como bacilo de Koch; este bacilo uma clula: 01) Eucaritica e pertence ao Reino Protista. 02) Procaritica e pertence ao Reino Protista. 03) Procaritica e pertence ao Reino Monera. 04) Eucaritica e pertence ao Reino Monera. 05) Procaritica e pertence ao Reino Fungi. 28. Os sais minerais so classificados de acordo com as quantidades presentes no corpo e necessrias a uma dieta equilibrada: MACROMINERAIS: clcio, fsforo, potssio, sdio, cloro, magnsio e enxofre. MICROMINERAIS OU OLIGOELEMENTOS: ferro, zinco, cobre, iodo, flor, cromo, selnio, cobalto, mangans, molibdnio, vandio, nquel, estanho e silcio. Diante do exposto, qual o on que componente dos hormnios da glndula tireide, que regulam o metabolismo. Sua falta pode determinar o hipotireoidismo, que pode levar ao desenvolvimento acentuado da glndula tireidea, determinando o bcio: 01) Clcio (macromineral). 02) Iodo (micromineral). 03) Fsforo (macromineral). 04) Iodo (macromineral). 05) Fsforo (micromineral). 29. Sabe-se que a ANEMIA pode ter vrias causas, como por ex. a falta de vitaminas B12, a falta de cido flico (vitamina do Complexo B) etc, resultantes de uma dieta alimentar inadequada ou de falha na absoro desses elementos. Dentre as verminoses intestinais, aquela que mais comumente provoca anemia, a ancilostomose. Nesta anemia, o indivduo tem uma queda muito acentuada da taxa de hemoglobina que est presente nas hemcias. Levando em conta as informaes ora obtidas responda: 01) Na classificao de Bizzozero, as hemcias esto includas como clulas lbeis; sabe-se tambm que o centro da molcula da hemoglobina ocupada pelo magnsio. 02) O centro da molcula da hemoglobina ocupado pelo ferro e, de acordo com a longevidade, as hemcias so clulas estveis. 01) O hormnio estrgeno fundamentalmente produzido pelo REL das clulas dos ovrios e as clulas sseas so clulas diferenciadas. 02) O estrgeno produzido pelo RER das clulas dos ovrios e da crtex das supra-renais, e as clulas sseas so pouco diferenciadas. 03) O hormnio estrgeno fundamentalmente produzido pelo REL das clulas da crtex das suprarenais, e as clulas so indiferenciadas. 04) O estrgeno um hormnio esteride e as clulas sseas so desdiferenciadas. 05) O hormnio estrgeno basicamente produzido pelo REL das clulas das gnadas e pelo RER das clulas da crtex das supra-renais; as clulas sseas so clulas estveis e indiferenciadas. 03) De acordo com o tempo de vida as hemcias, esto includas no grupo das clulas perenes, e o centro da hemoglobina ocupado pelo magnsio. 04) O centro da molcula da hemoglobina ocupado pelo ferro e, de acordo com a classificao de Bizzozero, as hemcias so classificadas como clulas lbeis. 05) As hemcias, de acordo com o ciclo de vida, so classificadas como clulas estveis, e o centro da molcula da hemoglobina ocupado por um macromineral. 30. A osteoporose pode ocorrer em pessoas com idade acima de 50 anos. Nas mulheres, aps a menopausa ocorre reduo de estrgeno, o hormnio sexual feminino que tambm tem como funo estimular a formao de tecido sseo. Com essa reduo no nvel de estrgeno, diminui o estmulo para a produo de tecido sseo, no havendo reposio que compense o processo natural de absoro sseo no corpo. O hormnio sexual masculino, a testosterona tambm atua estimulando a formao do tecido sseo. Portanto, uma reduo na produo desse hormnio nos homens tambm pode determinar osteoporose. Com relao ao estrgeno e s clulas sseas podemos afirmar que:

7 31. O diagrama a seguir ilustra aspectos da estrutura da clula vegetal, destacando nveis hierrquicos na organizao de alguns componentes.

A partir da anlise do diagrama e com base em seus conhecimentos, pode afirmar: (01) Os lipdios simples so formados pela associao de todos os elementos qumicos representados na ilustrao. (02) A celulose e a quitina so polissacardeos estruturais encontrados, respectivamente, na parede celular dos vegetais e no exoesqueleto dos insetos. (04) A membrana plasmtica constituda exclusivamente de lipdios e protenas. (08) A versatilidade em integrar diferentes estruturas celulares assegura protena uma grande participao nas funes celulares. (16) A vida de uma clula a expresso particular das propriedades de seus componentes estruturais. (32) A associao dos aminocidos originando protenas envolve uma reao de desidratao. 32. A gua a substncia mais importante para a manuteno da vida, mas a maior parte das necessidades alimentares humanas est relacionada com acares, gorduras e protenas. Os acares constituem a fonte imediata de energia para a atividade celular; as gorduras representam a principal forma de armazenamento de energia no organismo, e finalmente as protenas so as substncias nobres do metabolismo, sendo a base da estrutura celular e responsvel pelo funcionamento orgnico, atravs das enzimas. Baseado no texto e em seus conhecimentos, responda: (01) Protenas so alimentos que participam diretamente da organizao estrutural das clulas. (02) Para suprir a necessidade calrica durante uma atividade fsica intensa deve-se aumentar o consumo de protenas. (04) A substituio total de alimentos de origem animal por vegetais, em qualquer fase da vida humana, no apresenta restries nutricionais. (08) A deficincia qualitativa de aminocidos de determinados alimentos pode ser corrigida por combinaes nutritivas complementares. (16) Uma criana, em fase de crescimento, necessita de uma dieta rica em lipdios, uma vez que estes so a fonte imediata de energia para seres humanos. (32) O stio ativo a regio da enzima que reconhece e reage com o substrato, estando intimamente relacionado com a especificidade enzimtica. 33. A manteiga preparada a partir do leite, batendo-se o seu creme, que faz com que os glbulos de gordura se aglutinem. A margarina original foi inventada como substituto da manteiga em 1869 e era uma mistura de leite, teta picada e gordura de vaca. A margarina atual tem origens bem menos obscuras, sendo sintetizada a partir de substncias que incluem leos vegetais e produtos petroqumicos. Com base no texto e em seus conhecimentos pode-se afirmar: (01) A margarina um creme vegetal oriundo de um leo, que teve seu ponto de fuso aumentado atravs de uma reao de hidrogenao. (02) O grau de saturao da cadeia carbnica do cido graxo relaciona-se com o estado fsico do lipdio. (04) A margarina, por ser um creme vegetal hidrogenado, rica em colesterol. (08) A reao de esterificao que origina o colesterol envolve o glicerol e cidos graxos saturados. (16) Os triglicerdeos so compostos que desempenham funes variadas como armazenamento energtico e proteo. (32) leos com predomnio de cidos graxos insaturados, como os encontrados no azeite de oliva e no salmo, estimulam a produo de HDL.

8 34. A maior parte dos seres vivos, composta de gua. No corpo humano, a porcentagem de gua pode variar de 20%, nos ossos, a 85%, nas clulas nervosas; nas medusas (animais marinhos), a porcentagem de gua chega a mais de 95%. Assinale as afirmativas que indicam corretamente a importncia da gua nos seres vivos: (01) A maioria dos elementos qumicos, presentes nos seres vivos, necessitam de um meio aquoso para se dissolverem e reagirem uns com os outros. (02) A gua atua no transporte e remoo dos produtos do metabolismo. (04) A grande capacidade da gua de absorver calor protege o material vivo contra sbitas mudanas trmicas. (08) A gua atua como lubrificante, estando presente nos lquidos corporais, entre um rgo e outro, apenas. (16) A gua a substncia mais abundante nos seres vivos funcionando como o solvente no qual as outras substncias esto dissolvidas, embora os lipdios e as vitaminas liposolveis no se dissolvam nela. (32) Em clima seco, o suor evapora lentamente, devido grande quantidade de vapor dgua na atmosfera, acumulando-se na pele. Num clima mido, a evaporao mais rpida e a refrigerao do corpo, mais eficiente. 35. A Esclerose Mltipla uma doena neurolgica que afeta milhares de pessoas no mundo. Ela se caracteriza pela deteriorao do estrato mielnico em intervalos irregulares ao longo dos neurnios. Nos locais onde ocorre a deteriorao surge um tecido de cicatrizao. Essas alteraes interferem na conduo dos impulsos nervosos, e a pessoa afetada sofre perda de coordenao, tremores e paralisia parcial ou completa do corpo. As causas dessa doena tm sido muito investigada, mas ainda no so totalmente compreendidas. Parece ser um tipo de doena autoimune, na qual o organismo ataca suas prprias estruturas. Diante das afirmaes do texto, assinale as proposies corretas: (01) Os neurnios, por serem clulas altamente especializadas, apresentando alteraes na conduo dos impulsos nervosos, ao ponto da pessoa com esclerose mltipla sofrer paralisia completa do corpo, dificilmente se regeneraro. (02) A tentativa de tratamento dessa doena com clulas-tronco embrionrias totipotentes ou mesmo multipotentes, criar no paciente a expectativa de cura. (04) Os neurnios podem tambm sofrer um processo de desdiferenciao e acarretar o aparecimento de um cncer no tecido atingido. (08) Na classificao de Bizzozero, os neurnios esto includos como clulas estveis, embora altamente diferenciadas. (16) O neurnio uma clula eucaritica, com metabolismo elevado, necessitando de pouca quantidade de gua para realizar as suas definidas funes. (32) Uma classificao completa dos neurnios, os colocaria como clulas perenes, eucariticas e altamente diferenciadas. 36. A base molecular associada com a captao de sinais e a fisiologia da plasmalema, envolve: (01) A receptao de molculas especficas por carboidratos que formam um microambiente localizado na face extracelular da membrana plasmtica. (02) O intenso fluxo de ons atravs da camada bimolecular de lipdios devido fluidez da matriz. (04) A anfipatia dos fosfolipdios que tornam a membrana hidroflica nas suas periferias e hidrofbica no seu centro. (08) Uma organizao molecular que envolve lipdios, protenas e carboidratos organizados na forma de um mosaico visualizado ao microscpio ptico. (16) A influencia da temperatura na fluidez da membrana que pode aumentar a energia cintica das molculas tornando os movimentos dos lipdios mais intensos e facilitando a difuso de compostos. (32) A presena de protenas integrais que exercem exclusivamente a funo de facilitadores do transporte de compostos hidrossolveis. 37. As afirmativas abaixo citadas referem-se a alguns componentes orgnicos e inorgnicos da matria viva. Assinale as corretas: (01) Os lipdios de procedncia vegetal so normalmente mais perniciosos sade humana do que os de origem animal. (02) A gua apresenta grande capacidade de absorver calor e protege o organismo vivo contra sbitas mudanas trmicas. (04) O glicognio representa uma reserva de glicose para os animais, sendo encontrado nos msculos e no fgado. (08) Os lipdios ricos em cidos graxos poliinsaturados normalmente apresentam um ponto de fuso baixo. (16) O ferro e o cloro agem diretamente no equilbrio de lquidos e no funcionamento dos nervos e membranas celulares. (32) As vitaminas so produzidas pelo organismo animal e so necessrias em quantidade elevada em relao a todos os demais nutrientes. (64) Os polissacardeos estruturais (fibras) possuem digestibilidade baixa e ajudam a regular as funes intestinais, pois absorvem gua e aumentam o volume do bolo fecal.

9 38. Considere reaes enzimticas, onde a quantidade de enzimas mantida fixa e a velocidade da reao depende da varivel X. Com base em seus conhecimentos sobre enzimologia, pode-se afirmar que: (01) Se a varivel X for concentrao do substrato, a velocidade de uma reao enzimtica aumenta com o aumento da concentrao do substrato at certo ponto, permanecendo constante a partir da. (02) Se a varivel X for temperatura, a velocidade da reao sempre ser diretamente proporcional ao aumento da temperatura. (04) Se a varivel X for pH do meio, depois da enzima atingir seu pH timo de atuao, um aumento de pH no altera a velocidade de reao. (08) As enzimas so normalmente protenas tercirias ou quaternrias dotadas de um stio ativo altamente especfico para seu substrato. (16) A holoenzima dotada de uma parte no protica denominada de apoenzima. (32) A desnaturao enzimtica relaciona-se com uma mudana na estrutura da protena que altera a conformao de seu stio ativo impedindo a formao do complexo enzima substrato. 39. A gua a substncia mais abundante na constituio dos mamferos. encontrada nos compartimentos extracelulares (lquido intersticial), intracelulares (no citoplasma) e transcelulares (dentro de rgos como a bexiga e o estmago). Sobre a gua e sua presena nos mamferos correto afirmar que: (01) A quantidade em que encontrada nos organismos invarivel entre seres da mesma espcie. (02) Com o passar dos anos, existe uma tendncia de aumentar seu percentual em um determinado tecido. (04) importante fator de regulao trmica dos organismos. (08) Transita exclusivamente atravs das protenas da membrana plasmtica. (16) Participa da constituio dos fluidos orgnicos que transportam substncias dissolvidas por todo o corpo. (32) Constitui meio dispersante para facilitar a realizao das reaes qumicas. 40. Em diversas circunstncias, ocorre produo de gua oxigenada (H2O2) em nosso organismo. Na presena de ons Fe2+, a gua oxigenada d origem a um radical livre que ocasiona mutaes no DNA. Nesse processo, a enzima catalase importante, pois catalisa a produo de H2O e O2 a partir da gua oxigenada. Para a verificao desse fato, realizou-se um experimento constitudo de vrios testes, nos quais, em tubos de ensaio contendo H2O2 acrescentaram-se diferentes materiais, conforme especificado na tabela adiante medindo-se a quantidade de oxignio liberada.
No do teste Material acrescentado Quantidade de O2 liberada (+)

Com base no experimento apresentado e em seus conhecimentos, pode-se afirmar: (01) O experimento evidencia a existncia da catalase no fgado bovino. (02) Os testes mostraram que a liberao de O2 diretamente proporcional concentrao de enzima. (04) No teste VI, no ocorre liberao de O2 porque o calor desnatura e, conseqentemente, inativa as enzimas. (08) A liberao de O2 cessa aps um curto perodo de tempo por ocorrer consumo de enzima durante a reao. (16) A catalase deve pertencer ao grupo de compostos orgnicos formados a partir da ligao peptdica entre aminocidos. (32) O Fe2+ atua diretamente como apoenzima da reao que produz radicais livres.

You might also like