You are on page 1of 3

Diagrama de Meditao

Como Focar a Conscincia na Sabedoria Universal Helena P. Blavatsky Este Diagrama de Meditao foi ditado por H.P.B. para E. T. Sturdy, em Londres, em 1887-1888. A presente traduo feita a partir da sua publicao no livro The Inner Group Teachings of H.P. Blavatsky, Point Loma Publications, San Diego, CA, USA, 1985, p. 130. O volume reproduz ensinamentos orais dados por H.P.B. ao grupo interno da escola esotrica que ela fundara. O Diagrama tem uma notvel relao de identidade com os aspectos msticos da obra A Doutrina Secreta, de HPB, e revela aspectos essenciais do treinamento dos aprendizes em Raja Ioga e em Jnana Ioga. A configurao atual deste website no permite reproduzir aqui o Diagrama de Meditao de H.P.B. no seu aspecto visual concreto. A visualizao mental, porm, pode ser to produtiva quanto o caminho mais fcil trilhado por quem enxerga o desenho do Diagrama. O primeiro pargrafo do texto fica acima de uma Balana, cujos dois pratos tm igual peso. No prato esquerdo da Balana, esto as Aquisies. No prato direito, as Renncias. Ao final de tudo, a Nota Geral se refere ao conjunto do Diagrama. Primeiro, conceba a UNIDADE atravs da Expanso no Espao, e da Infinitude no Tempo. (Seja com ou sem auto-identificao.) Depois medite lgica e persistentemente nisto, e na sua relao com os estados de conscincia. A partir disso o estado normal da sua conscincia deve ser moldado por: Aquisies I Constante presena, em imaginao, em todo o Espao e Tempo.

Disso se origina um substrato de memria que no cessa durante o sonho nem durante o estado de viglia. A sua manifestao coragem. Com a memria da universalidade, todo temor desaparece durante os perigos e as provaes da vida. II Permanente tentativa de manter diante de tudo o que existe uma atitude mental que no de amor, nem de dio, nem de indiferena. Estar livre, na atividade externa, destas trs atitudes, porque nelas a capacidade se altera. Ser mentalmente o mesmo diante de todas as coisas. Equilbrio e calma constantes. Maior facilidade ao praticar as virtudes, que so na verdade o resultado da sabedoria; porque a benevolncia, a simpatia, a justia, etc., surgem da identificao intuitiva do indivduo com os outros, embora isso ocorra sem o conhecimento da personalidade. III Percepo de uma completa limitao em todos os seres corporificados. Esprito crtico livre de elogios ou acusaes. NOTA: A aquisio completada pela concepo de que Eu sou todo o Espao e todo o Tempo. Alm disso ... (No pode ser dito) Renncias Constante Recusa a Aceitar a Realidade de: I Separaes e encontros, associao com lugares, com momentos e formas. Desejos fteis. Expectativas. Memrias dolorosas. Tristezas. II Distino entre amigo e inimigo. O que resulta em ausncia de averses e preferncias. (Elas so substitudas pela avaliao com discernimento). III Posses: cobia, egosmo, ambio. IV Gula, luxria, etc. Personalidade: vaidade, remorso.

NOTA: Estas renncias ocorrem pela permanente imaginao sem auto-iluso [1] de que estou livre de ou eu existo sem; e pelo reconhecimento de que estes fatores so fonte de dependncia, de ignorncia e de conflitos. A renncia completada pela meditao: Eu no tenho atributos. [1] No h risco de auto-iluso se a personalidade for deliberadamente esquecida. NOTA GERAL: Todas as paixes e virtudes esto interligadas. Portanto, o diagrama d apenas algumas sugestes prticas.

You might also like