You are on page 1of 3

CURSO NBR 12721:06 (NB-140) INCOPORAO IMOBILIRIA Quadros I a VIII Condomnios Horizontais ( casas ) Condomnios Verticais ( edifcios )

01 Legislao Lei dos Condomnios e Incorporaes


LEI N 4.591, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1964. Vide arts 1331 a 1358 da Lei n 10.406, de 10.1.2002 Dispe sbre o condomnio em edificaes e as incorporaes imobilirias.

02 Norma

12721:06 (NB-140/65) Incorporao Imobiliria


03 Histrico Com a escassez do espao fsico disponvel e da insegurana da habitao em unidades isoladas, principalmente nos grandes centros urbanos, tornou-se uma opo e rotina viver em condomnio (domnio em comum), seja ele horizontal, vertical ou ambos com propriedade compartilhada. Apesar de ser utilizado desde a Antiguidade, somente, a partir de dezembro de 1964 foi publicada uma legislao brasileira adequada para disciplinar a atividade, atravs da Lei n 4.591 de 16/12/64. Existem diversas formas para executar uma edificao em condomnio, entretanto os recursos da maioria provm de alienao em planta para entrega futura, caracterizando-se pela legislao como INCORPORAO IMOBILIRIA. Neste caso, por exigncia da Lei, seu memorial desenvolvido segundo regras normalizadas, devendo ser arquivado e registrado no Cartrio de Registro de Imveis antes do incio da alienao. Nos demais casos, quando caracterizado o condomnio e no haja a alienao das unidades antes da lavratura do habite-se, devero as unidades autnomas ser individuadas (INSTITUIO DE CONDOMNIO), para a constituio do condomnio que estabelece a propriedade privada e compartilhada, tambm arquivadas e registradas junto com suas respectivas fraes ideais e dados de cada unidade autnoma.

04 Histrico 2 A Lei n 4.591 de 16/12/64, conhecida como lei dos condomnios e incorporaes, incumbiu Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) a tarefa de preparar uma norma tcnica estabelecendo critrios e mtodos para a elaborao das incorporaes imobilirias, ento foi criada a NB-140/65, posteriormente denominada NBR12.721/92. A NB-140/65, dentro de seus critrios, criou o "Custo Unitrio Bsico (CUB) para justificar sua metodologia, onde surgiu o conceito de "rea equivalente", que usado at hoje para o clculo simplificado dos custos de construo, e na individualizao das reas e custos das unidades autnomas, onde foi adotado o critrio de proporcionalidade das reas equivalentes de construo. As planilhas (QUADROS), criadas pela NB-140/65 e a metodologia de clculo nelas recomendada cabem, por conseqncia, como referncia tcnica a condio de especificar. Em tais planilhas, o incorporador encontra, entre outros dados, a identificao da unidade autnoma e suas reas (privativas, comuns e totais). Desta forma, entendido o processo de incorporao em conjunto com a especificao ou individualizao das unidades (termo tambm usual, para o caso), destacou-se a importncia dos Quadros da NBR-12.721/92, hoje NB 12721-2006. Entre os documentos arquivados quando do registro da incorporao ou apresentados como complemento no ato da instituio do condomnio, os Quadros servem de base para a matrcula dada unidade autnoma, onde perpetua-se para todas as informaes jurdico-fiscais. Tamanha importncia dada NBR-12.721/2006 que permite sua incluso entre as principais normas tcnicas brasileiras. Este processo apresenta a importncia dos clculos e consideraes a serem feitas para um Memorial de Incorporao, cujas reas e Custos desta norma so direcionados a um Processo de Clculo racional que minimizam suas Interferncias Jurdicas e Econmicas. 05 Composio Qaudros Os Quadros I a VIII (planilhas), da NBR-12.721/06, que tratam das reas (Quadros I e II, por pavimento e por unidades autnoma, respectivamente), dos custos (Quadros III e IV, global da obra e por unidades autnoma, respectivamente), das informaes gerais (Quadro V) e dos equipamentos e acabamentos (Quadros VI, VII e VIII, equipamentos, acabamentos das unidades autnomas e acabamentos das reas de uso comum, respectivamente).

You might also like