You are on page 1of 2

Kant

Page 1 of 2

Immanuel kant
(1724-1804) Biografia
Kant nasceu, viveu e morreu em Konisberg, uma cidade da Prssia Oriental (Alemanha). Era filho de um humilde comerciante de descendncia escocesa. Recebeu uma educao pietista. Frequentou a Universidade a partir de 1740, como estudante de filosofia e matemtica. Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funes de professor adjunto (1755-1770) e depois de professor ordinrio (1770-1796) na Universidade de Konisberg. Kant manifestou grande simpatia pelos ideais da Independncia Americana e depois da Revoluo Francesa. Foi um pacifista convicto. lendria a forma extremamente regrada como vivia. Conta-se que a populao de Konisberg acertava os relgios por ele quando passava pelas suas janelas nos seus passeios dirios, sempre s 16h30.Morreu aos 80 anos.

Filosofia
A obra de Kant pode ser dividida em dois perodos fundamentais: o pr-crtico e o critico. O primeiro (at 1770) corresponde filosofia dogmtica, onde notria a influncia de Leibniz e Wolf. Nesta fase realiza importantes estudos na rea das cincias naturais e em particular da fsica de Newton. Entre as suas obras deste perodo, destaca-se a Histria Universal da Natureza e Teoria do Cu (1755), onde apresenta a clebre hiptese cosmolgica da "nebulosa" para explicar a origem e evoluo do nosso sistema solar. Mostra-se partidrio da existncia de vida em outros planetas, procura mostrar que Deus existe partindo da ordem e da beleza do universo. A partir de 1762, Kant comea a manifestar um vivo interesse pelas questes filosficas, em especial para a crtica das faculdades do homem. O segundo perodo corresponde ao despertar do "sono dogmtico" provocado pelo impacto que nele teve a filosofia de Hume. Escreve ento obras como a Crtica da Razo Pura, Crtica da Razo Prtica e Critica da Faculdade de Julgar, nas quais demonstra a impossibilidade de se construir um sistema filosfico metafsico antes de ter previamente investigado as formas e os limites das nossas faculdades cognitivas. Respondendo s questes colocadas por Hume, afirmou que todo o conhecimento comea com a experincia, mas no deriva todo da experincia. A faculdade de conhecer tem uma funo activa no processo do conhecimento. Este no representa as coisas como so em si mesmas, mas sim como so para ns. A realidade em si incognoscvel, tal como Deus. Esta teoria ir permitir a Kant fundamentar o dualismo "coisa em si" e o "fenmeno" (o que nos dado conhecer). Concepo que ir ter profundas repercusses na filosofia at aos nossos dias.

Obras

http://afilosofia.no.sapo.pt/12Kant.htm

21-08-2007

Kant

Page 2 of 2

Pensamentos sobre o verdadeiro valor das foras vivas (1747), Histria Universal da Natureza e Teoria do Cu (1755), Monodologia Fsica (1756), Meditaes sobre o Optimismo (1759), A Falsa Subtileza das Quatro Figuras Silogisticas (1762), Dissertao de 1770. Sobre a Forma e os Princpios do Mundo Sensvel e do Inteligvel (1770), Prolegmenos a toda a Metafsica Futura (1783), A Religio nos Limites da Simples Razo, Crtica da razo pura (1781, 1.ed., 1787,2.ed.), Fundamentao Metafsica dos Costumes (1785), Crtica da Razo Prtica (1788), Crtica da Faculdade de Julgar (1790).

Carlos Fontes Bibliografia Fundamentao Metafsica dos Costumes Contexto. Introduo. Prefcio . Primeira Seco. Segunda Seco. Terceira Seco. Problemticas . Glossrio. Bibliografia . Testes

Carlos Fontes Programa 12. Ano Referncias Histricas Navegando na Filosofia

http://afilosofia.no.sapo.pt/12Kant.htm

21-08-2007

You might also like