You are on page 1of 5

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

MITOLOGIA INDIANA

GABRIEL ALVES RANGEL

MITOLOGIA INDIANA
Antes de comear a falar sobre a mitologia indiana vamos definir que significa o termo mitologia que pode referir-se tanto ao estudo de mitos, ou a um conjunto de mitos e vamos deixar claro que o termo "mito" frequentemente utilizado coloquialmente para se referir a uma histria falsa, mas o isso no quer dizer que a historia realmente falsa ou verdadeira.

MITOLOGIA INDIANA - se divide em basicamente duas partes a Vdica e a Bramnica Vdico


Por volta do ano 2000 a.C., os rias estabeleceram-se no Ir e na ndia. Sua herana religiosa consistiu nas divindades dos antepassados. Alm de deuses tribais, os indo-europeus veneravam deuses csmicos: Dyeus ou Dyaus-Pitar (em snscrito, "deus do cu", correspondente ao grego Zeus-Pater e ao Dies Piter ou Jpiter romano), consorte da "meterra", o deus supremo, doador da chuva e da fertilidade e pai (mas no criador) dos outros deuses e dos homens. O Sol (svarya), a Lua (mas) e a aurora (em grego, heos) so os deuses da luz. Divindades menores e locais so as rvores, as pedras, os rios e o fogo. A fim de obter a bno dos deuses, o homem devia satisfazer, no pensamento e na ao, as exigncias dos deuses. O ritual foi transformado em princpio moral, sobretudo mais tarde, no zoroastrismo e no budismo. A base da "religio vdica", no entanto, j existia entre os rias, antes mesmo de invadirem a ndia. Constituda de princpios otimistas e de amor pela vida, no inclua a idia de existncia aps a morte. Os cantos sagrados revelavam uma organizao social estvel, abundncia de alimentos, famlias grandes e sucesso nas guerras. Os cultos, antes uma atividade familiar, tornaram-se com o tempo cada vez mais complexo, com elaborado ritual, confiado a sacerdotes. Desenvolveu-se ainda a idia de um poder criador: Prajapati (em snscrito, "Senhor das criaturas"), descrito nos Vedas, depois transformado em Brahma.

Bramnica
A mitologia indiana bramnica se baseava numa trade de deuses, a Trimurti: Brahma (o criador), Vishnu (o conservador) e Shiva (o destruidor).

Brahma o primeiro deus da Trimurti, a trindade hindu mas no recebe tanta importncia
como os outros dois: Vishnu e Shiva. Brahma considerado pelos hindus a representao da fora criadora ativa no universo. A viso de universo pelos hindus cclica. Depois que um universo destrudo por Shiva, Vishnu se encontra dormindo e flutuando no oceano primordial. Quando o prximo universo est para ser criado, Brahma aparece montado num Ltus, que brotou do umbigo de Vishnu e recria todo o universo.

Brahma representado com quatro cabeas, mas originalmente, era representado com cinco. O ganho de cinco cabeas e a perda de uma contado numa lenda muito interessante. De acordo com os mitos, ele possua apenas uma cabea. Depois de cortar uma parte do seu prprio corpo, Brahma criou dela uma mulher, chamada Satrupa, tambm chamada de Sarasvati. Quando Brahma viu sua criao, ele logo se apaixonou por ela, e j no conseguia tirar os olhos da beleza de Satrupa. Naturalmente, Satrupa ficou envergonhada e tentava se esquivar dos olhares de Brahma movendo-se para todos os lados. Para poder v-la onde quer que fosse, Brahma criou mais trs cabeas, uma esquerda, outra direita e outra logo atrs da original. Ento Satrupa voou at o alto do cu, fazendo com que Brahma criasse uma quinta cabea olhando para cima, foi assim que Brahma veio a ter cinco cabeas. Da unio de Brahma e Satrupa, nasceu Suayambhuva Manu, o pai de todos os humanos. Nas escrituras, mencionado que a quinta cabea foi eliminada por Shiva. Brahma falou desrespeitosamente de Shiva, que abriu seu terceiro olho e queimou a quinta cabea de Brahma.

Vishnu segunda pessoa da Trimurti Vishnu tido como o preservador do universo, enquanto
os dois outros deuses maiores, Brahma e Shiva, so considerados os criadores e destruidores do universo, respectivamente. Os seguidores de Vishnu so chamados Vaishnavites. Como preservador do cosmos, Vishnu mantm as leis do universo. Ao contrrio de Shiva, que freqentemente busca refgio na floresta para meditar, Vishnu constantemente participa de conquistas amorosas. Enquanto a ordem prevalece no universo, Vishnu dorme, mas quando h desequilbrio no universo, Vishnu se utiliza de seu veculo, Garuda, e guerreia com as foras do caos, ou ele envia um de seus avatares (ou encarnaes) para salvar o mundo. Acredita-se que Vishnu teria dez avatares, sendo os mais populares Rama e Krishna. A lista completa dos dez avatares a seguinte:

1. O peixe Matsya 2. A tartaruga Kurma 3. O urso Varaha 4. O homem-leo Narasimha 5. O ano Vamana 6. O padre guerreiro Parashurama 7. O prncipe Rama 8. O pastor de animais Krishna 9. Buddha-Mayamoha 10. O cavaleiro Kalki

Shiva (o radiante) a terceira pessoa da Trindade hindu. Sendo Brama o Criador e Vishnu o
Conservador, tinha que haver um deus Destruidor para completar todo o sistema, tendo esta funo sido destinada a este deus. Porm, este destruidor no passa de um recriador, destri, mas faz com que os seres revitalizem a sua existncia. Muitas vezes, este deus representado como um Brama, por ter tais poderes. As tradies hindus mostram certas divergncias no que diz respeito antiguidade de Shiva. Algumas tradies afirmam que Shiva mais antigo do que Vishnu, e que permaneceu antagnico com as modificaes sucessivas. Shiva Encarnou por duas vezes com os nomes de Markandeia e Kandipa. Governava e conduzia todo o Universo, e executava todas as leis. Seu nome tambm significa "benfeitor", sendo ainda o "Senhor do Yoga", ou do ascetismo hindu. Iconograficamente, representado sob duas formas, de Shiva bem feitor e Shiva infernal. Na primeira, representado sobre o touro branco Nandi, tendo nas mos a serpente e o loto. Tem cinco cabeas, tendo uma delas cinco olhos e quatro braos. Encontra-se a flutuar na gua celeste. O Shiva infernal colocado ao lado da morte, alimenta-se de lgrimas e sangue. A sua boca cospe fogo e a sua cabea encontra-se coroada com crnios. As serpentes fazem de colares e pulseiras. As suas numerosas mos empunham armas.

Referncias Biogrficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia - (mitologia 1 pargrafo) http://hyeros.bravehost.com/hinduivedico006.html - (Vdico do 2 ao 3 pargrafo) http://members.fortunecity.com/gafanhota/mitologia/indiana.htm - (Bramnica 4 pargrafo) http://acidfingers.wordpress.com/2007/09/20/brahma-o-criador/ - (Brahma 5 ao 8 pargrafo) http://www.minuto.poetico.nom.br/hinduismo05.php - (Vishnu 9 ao 11 pargrafo (com os avatares) http://www.infopedia.pt/$shiva - (Shiva do 12 ao 14 pargrafo)

You might also like