You are on page 1of 22

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

1a.Pedro 2:1-3.
Vamos dividir este estudo em quatro partes. Estudaremos este assunto importante sob quatro ttulos: 1. Princpios de crescimento espiritual. 2. Passos para o crescimento espiritual. 3. Pecados que impedem o crescimento espiritual. 4. Provas de crescimento espiritual.

1. PRINCPIOS DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL


Crescimento um dos principais assuntos das Sagradas Escrituras. Desde a primeira pgina da Bblia encontramos este ensino. Deus criou rvores frutferas que do fruto segundo a sua espcie, cuja semente esteja nele; criou a relva e ervas que do semente segundo a sua espcie. Deus criou animais e aves capazes de reproduo e multiplicao. O comentrio aps cada estgio da criao foi: E viu Deus que isso era bom. A lio simples, todavia importante: Deus se agrada do crescimento. Por que semeamos a semente? Por que plantamos flores e rvores? Por que comemos? Por que encorajamos as nossas famlias a ter uma dieta equilibrada? Por que enviamos os filhos escola? Por que desejamos ver crescimento, progresso e maturidade? Muitos casais compram lbuns chamados lbuns de beb, livros estes onde existe espao para registrar a data do nascimento do filho, o peso e o comprimento ao nascer. H espao para fotografias, uma foto quando a criana nasceu, outra quando tinha um ms, outra quando tinha trs meses. H tambm espao para registrar a data quando o primeiro dentinho nasceu, quando falou papai pela primeira vez e outros acontecimentos interessantes. Os pais tm muito prazer em possuir e em mostrar um lbum assim, pois se interessam no desenvolvimento fsico do filho. Deus tem um lbum assim. Vocs no sabiam? Permitam que abra este lbum e lhes mostrarei acontecimentos na vida de certas pessoas que servem para mostrar o desenvolvimento delas.

Gnesis 21:8-9.
O dia no qual Isaque foi desmamado foi um dia marcante em sua vida, como tambm na de seu pai. Abrao ficou to entusiasmado que ofereceu uma festa. A alegria de pai no conhecia limites. Quando Isaque nasceu, Sara riu, mas quando foi desmamado, Abrao pulou de alegria. Ismael zombou, caoava de Isaque, mas Abrao como pai, regozijou neste acontecimento. Quando buscamos intensa e ardentemente o crescimento espiritual, o mundo pode nos criticar, e at irmos carnais podem nos desprezar, mas o Pai, o Senhor, ficar contente . Dois dos momentos mais significativos na vida do Senhor Jesus foram aquelas ocasies quando Deus abriu o cu e declarou: Tu s o meu Filho amado, em Ti me comprazo (Marcos 1:11).

Samuel 1. Sm, 2:19.


Ana era uma senhora atribulada. Sentia-se estril e, alm disso, sofria s mos de Penina, a outra esposa de Elcana. Ana se sentia desprezada por Elcana e abandonada por Deus, mas o Senhor teve misericrdia dela e concedeu-lhe um filho a quem ps o nome Samuel. De ano em ano, Ana fazia uma nova tnica para Samuel. Vocs acham que ela confeccionava a tnica de m vontade? Acho que no. Tenho a certeza de que ela tinha imenso prazer em fazer este servio e em fazer as tnicas um tamanho ou dois maiores. Era sinal de que o filho dela estava crescendo. O Novo Testamento ensina a necessidade de crescimento. Lucas 2:12,40,43. 2:12 Uma criana = um nen 2:40 Crescia o menino = criana pequena 2:43 O menino Jesus = adolescente

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

O nascimento do Senhor Jesus foi sobrenatural, mas o seu crescimento foi normal - 2:52. Muitas vezes esperamos que os novos convertidos mudem da noite para o dia, que a transformao em suas vidas seja completa e imediata. Isto no acontece quando se trata do desenvolvimento fsico, e no normal quando se trata da vida espiritual. O crescimento gradual e progressivo. A converso da alma algo que acontece uma vez para sempre, mas o crescimento espiritual contnuo. No incio da vida, a criana d,muito trabalho, pois ela precisa ser alimentada, suas fraldas tm de ser trocadas com frequncia e, visto no saberem falar, os pais tm de redobrar os seus cuidados para saber o que necessitam e ministrarlhes o que lhes conveniente. medida em que vo crescendo cabe aos pais a responsabilidade pela sua educao e instruo. Da mesma forma os novos convertidos precisam ser moldados para o Senhor, necessitam de muita orao, ensino, encorajamento, correo e admoestao.

Marcos 4:1-20.
Aqui temos o capitulo clssico sobre o assunto do crescimento espiritual.. O Senhor Jesus contou a parbola do semeador como ilustrao desta verdade. A palavra parbola significa pr coisas lado a lado. Foi isto que o Senhor Jesus fez, Ele colocou coisas da vida cotidiana ao lado de coisas espirituais para que elas servissem de ilustraes e iluminassem o ouvinte a fim de que a assimilao da verdade fosse fcil. Marcos captulo 3 o pano de fundo da parbola do semeador. Naquele captulo vemos o Senhor indo de lugar em lugar pregando o evangelho, mas o ministrio dEle no teve uma recepo calorosa, no foi bem recebido. O povo presente na sinagoga duvidava da identidade do Senhor, os escribas e os fariseus acusaram-NO de ter um demnio e de operar milagres no poder de Belzeb, o maioral dos demnios. Os prprios irmos do Senhor no creram nELE. Assim podemos ver a forte resistncia ao ministrio do Senhor. Havia poucos resultados e pouco progresso. Os discpulos, sem dvida, observando isto tiveram receio de continuar seguindo ao Senhor e de prosseguir neste ministrio. Se o ministrio de Cristo e a pregao dELE estavam produzindo to poucos resultados, que chance teria o ministrio deles? O Senhor contou a parbola do semeador aos discpulos a fim de encoraj-los a no desistir do servio divino. O Senhor Jesus era o semeador (v. 3), e ns tambm so mos semeadords (v 14). A semente a Palavra de Deus (v. 14). Se ns queremos ver o crescimento espiritual, almas convertidas, cristos experientes, precisamos semear a Palavra de Deus. lgico que Deus quem d o crescimento, mas ns temos a incumbncia de semear a semente. No possvel fazer isto sentado na poltrona e, sim, no campo, enfrentando os elementos. castigadores, o frio, o calor, o sol e a chuva. A terra representa o corao humano, e como havia vrios tipos de terra, assim h vrios tipos de coraes.

O CORAO DURO vv.4.15.


A terra ficou compactada, dura, a semente no penetrou e assim foi fcil as aves do cu arrebentarem-na. Aqui temos o corao que recebe a semente de uma maneira superficial. o corao indiferente e insensivel. Satans (representado pelas aves do cu), acha fcil arrebatar a Palavra de Deus a fim de no permitir que ela penetre no corao e seja aceita por ele.

O CORAO DESVIADO (vv.5-6,16-17).


A terra era de pouca profundidade, por isso, a semente no vingou. A semente brotou, cresceu mas no tendo raiz, quando o sol saiu, ela secou. Muitas pessoas ao ouvirem o evangelho ficam comovidas, a mensagem mexe com as emoes, chegam a chorar, mas o corao no foi transformado, no houve arrependimento verdadeiro, nem converso genuna. Quando tais pessoas encontram problemas ou enfrentam perseguio, elas desistem e se desviam, pois nunca tiveram uma experiencia real com o Salvador, nunca se sujeitaram a Cristo ou ao senhorio dEle. Elas nunca chegaram a avaliar o custo de colocar tudo sobre o altar, nem o preo de ser cristo.

O CORAO DIVIDIDO (vv. 7,18-19).


A terra recebeu a semente, mas ela caiu entre os espinhos e eles sufocaram a semente. No houve crescimento ou progresso. Certos coraes recebem a Palavra, reconhecem a veracidade da mensagem evanglica, mas as riquezas e as responsabilidades do mundo sufocam a Palavra e no h progresso. 0 corao fica dividido e o resultado a falta de crescimento. Jesus Cristo exige dedicao total (2a Timteo 2:4). A preocupao indevida e excessiva com as coisas deste mundo e desta vida faz com que a pessoa no seja madura e produtiva.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

O CORAO DISPOSTO (vv. 8,20).


Aqui temos terra produtiva, quer dizer, coraes que ouvem, recebem e permitem que a Palavra de Deus tenha uma influncia benfica e resultados positivos. Embora a proporo do crescimento no seja a mesma em todos os casos, todavia, houve crescimento, a semente vingou e frutificou a trinta, a sessenta e a cem por um. Ser que, em nosso caso, a Palavra de Deus foi operante e produtiva, frutificando em resultados espirituais, permanentes e crescentes em nossas vidas? Devemos lembrar o ensino do Senhor Jesus de que o cristo no s deve semear a semente, mas que ele mesmo, como seguidor de Cristo, como semente. Isto nos ensina que para sermos frutferos necessrio que morramos para ns mesmos. (Joo 12:24-25)

1a. Joo 2:14-14.


Joo menciona trs grupos de cristos: crianas, jovens e pais. Nestas trs descries podemos discernir crescimento e maturidade. No uma questo de idade, e, sim, de maturidade. H muitos que so cristos por longos anos mas nunca mudaram de marcha, ainda esto na primeira, nunca cresceram, nunca progrediram, ainda so crianas em Cristo. No uma questo de envelhecer, e, sim, de crescer. No preciso fazer nada para envelhecer, isto acontece, acontece automaticamente. Crescer espiritualmente, porm, no acontece automaticamente, requer determinao e disciplina. Estamos crescendo? Joo fala duas vezes aos trs grupos.

CRIANAS (vv. 12, 14a).


Aqui temos os nens em Cristo. Como que o apstolo descreve os nens? So pessoas que tm sido:

PERDOADAS (v. 12).


E pessoas que so

PARTICIPANTES DA FAMLIA DE DEUS (v. 14).


A vida eterna apenas comeou para estas pessoas e elas esto se regozijando no fato de terem sido perdoadas e pertencerem famlia de Deus.

JOVENS (vv. 13b, 14c).


Vemos progresso aqui, pois estes cristos so:

VITORIOSOS (v. 13b).


J tiveram vrias batalhas e encontros com o maligno e venceram.

VIGOROSOS (v. 14c).


Estudar e obedecer a Palavra de Deus torna o cristo forte e, porta,nto, com possibilidade de progresso e crescimento, como tambm de ser vitorioso sobre os inimigos espirituais.

PAIS (vv. 13a, 14b).


Joo escreveu duas vezes aos pais espirituais e em ambas as ocasies ele escreveu a mesma coisa. Aqui temos o sinal de uma pessoa madura: ela tem um conhecimento profundo de Deus. Este o cume, a mar cheia da vida espiritual, o Everest da experincia crist. No se trata de quanto conhecemos da Palavra de Deus, e, sim, de quanto conhecemos de Deus mesmo e se refletimos o carter do Senhor, se somos semelhantes a Ele. Reitor Rainey era pai espiritual. Uma criana que o conhecia bem, disse a seu pai: "Eu acho que Reitor Rainey vai ao cu todas as noites". Quando o pai perguntou o motivo que levou a filha a afirmar isto, ela disse: "Eu acho que ele vai ao cu todas as noites pois todos os dias ele vive como o Senhor vivia." Que testemunho lindo! Estamos ns crescendo no Senhor? Quando crescemos no Senhor vivemos como o Senhor vivia.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

H duas perguntas que quero lanar antes de terminar este estudo. So as seguintes: Voc faz parte da famlia de Deus? No possvel crescer sem nascer. Se no possumos a vida espiritual impossvel que haja progresso espiritual. Voc no gostaria de nascer na famlia de Deus, ser um filho de Deus? Se j nasceu na famlia de Deus, voc est crescendo? A criana traz muitas despesas para os pais. Precisa comer, beber, fazer exerccios para que cresa. Muitas crianas queixam-se de dores nas pernas e chegam a chorar de dor. Na Esccia chamamos estas dores, dores de crescimento". O mesmo acontece com o cristo que quer crescer nas coisas de Deus. Isto requer um esforo tremendo, pois para isto ele precisa respirar o ar puro do cu em orao, permitir que a Palavra de Deus habite nele, viver segundo a vontade de Deus, e no entristecer o Esprito de Deus que habita nele. O crescimento dispendioso para a igreja. Ela tem de cuidar dos novos convertidos, pensar na preparao do afimento espiritual, ajudar os recm chegados na famlia de Deus a solucionar problemas da natureza espiritual, gastar horas de aconselhamento. E tudo isto significa pagar um preo elevado, mas vale a pena pag-lo para ver o rebanho de Deus crescendo no temor e no conhecimento do Senhor.

PASSOS NECESSRIOS PARA 0 NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL


Hebreus 6:1.: Em vez disso, avancemos para outras coisas e nos tornemos amadurecidos no nosso entendimento, tal como devem ser os cristos fortes(B.V). A palavra maduro significa cheio, completo, que atingiu o alvo, ntegro. Assim entendemos que o cristo maduro algum que tem sido enriquecido pelas experincias com Deus, que est alcanando o alvo que Deus estabeleceu para tal pessoa. A verdade que Deus tinha um propsito para as nossas vidas quando Cristo nos salvou. (Filipenses 3:12-18 B.V). impossvel alcanar o alvo divino se no apontarmos em direo a ele. Talvez a distncia entre ns e o alvo estabelecido por Deus seja grande, mas a distncia entre ns e o prximo passo no to grande. Nunca alcanaremos o alvo se no dermos o primeiro passo e depois o segundo e ossim sucessivamente. Alcanaremos a maturidade crist quando a estabelecermos como prioridade em nossas vidas. Qual o seu alvo cristo? Voc peregrino ou vadio? O peregrino algum que est viajando em direo a uma cidade ou pas. O vadio algum que anda ociosamente de uma banda para outra, que anda errante. E nmade, ou para usar um termo bem conhecido, vagabundo. Somos peregrinos ou vadios espirituais? Meu sogro tem um primo chamado Abbie. A primeira vez que vi este parente, ele estava brincando com um grupo de adolescentes e pensei que fosse um menino de treze anos. Olhei outra vez e vi rugas no rosto, cabelos brancos e outros sinais de uma pessoa mais velha. Quando indaguei pela idade dele, descobri que tinha mais de quarenta anos. Era homem mas tinha a altura, peso e inteligncia de um jovem. Ele no crescera, nem amadurecera. No estou lhe perguntando quantos anos tem, nem h quanto tempo cristo. Existem pessoas que so cristas h muitos anos mas no cresceram espiritualmente, no so crentes amadurecidos. A vida de muitos parece com aqueles cavalinhos de madeira. A criana monta no cavalinho, h bastante movimento mas o cavalo no vai para a frente. Na vida de muitos cristos h muito movimento, ao, atividade, mas no h nenhum progresso. A vida crist no pode ser como o sol e a lua em Josu 10 que pararam, pois o cristo no pode ficar parado na carreira espiritual. possvel, porm, ser como a sombra no relgio de Acaz, possvel retroceder (2 Reis 20:8-11). A triste realidade que muitos esto regredindo na vida espiritual. Deus quer que haja progresso e desenvolvimento em nossa vida espiritual. Voc cresceu em Cristo? J se desenvolveu espiritualmente? O seu conhecimento de Cristo e da Palavra maior do que quando creu? Os seus msculos espirituais esto demonstrando sinais de desenvolvimento? Est assumindo mais responsabilidades na famlia de Deus? Seu amor para com o Senhor e para com os seus irmos em Cristo tem crescido? Estudemos agora os passos que devemos dar para crescer espiritualmente.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

1. INFNCIA
Voc creu em Cristo para a sua salvao? J pertence famlia de Deus? Seja bem-vindo famlia de Deus! um prazer t-lo como irmo em Cristo! Sendo assim, voc j deu o primeiro passo, o passo inicial, porm, apenas o primeiro e no deve ser o nico. H outros passos que precisamos dar. Na verdade, cada dia que passa nos oferece oportunidades para progredir e avanar nos caminhos de Deus e nas veredas da justia. Por muitos anos na Esccia, as igrejas locais reservavam a reunio de evangelizao do ltimo domingo do ano para uma reunio de testemunhos. Nesta reunio os irmos eram convocados a dar o seu testemunho de Cristo e de suas experincias com o Senhor. Em 99% dos casos, os irmos se limitavam a falar do dia da converso a Cristo. Parecia que haviam dado o passo inicial e que sua experincia com Cristo no passara disso. Como lamentvel esta condio! O crescimento fsico gradativo e progressivo. Quando um menino nasce, o pai no coloca uma bola nas mos dele, nem tampouco uma enxada. Mais tarde o pai vai querer jogar bola com o filho e espera receber dele ajuda para cuidar do jardim e do quintal. possvel entrar nos grandes supermercados e achar leite e caf instantneos, e refeies prontas. Quando o Senhor Jesus salva algum, a pessoa nasce na famlia de Deus, mas isto no quer dizer que naquele instante ela se torne perfeita, ou que instantaneamente ela se torne uma crente amadurecida. No momento da converso, a pessoa torna-se uma criatura, um filho de Deus, uma criatura salva. A experincia da salvao acontece uma vez, nunca ser repetida. O amadurecimento, porm, um processo que dura a vida inteira. Nunca chegaremos ao estado de perfeio enquanto estivermos neste corpo. Muitos querem que os novos convertidos sejam como rvores de natal. possvel transformar uma rvore dessas em dois tempos. No leva muito tempo para enfeitar uma rvore de natal com ouropel, presentes, anjinhos, outras decoraes e com luzes pisca-pisca. H muitos cristos assim. Sabem como falar a linguagem correta, dizer amm no momento exato, repetir oraes, citar versculos, mas no esto vivendo a vida crist em toda a sua plenitude. A vida destes no autntica, artificial, apenas um papel. Como luzes de rvore de natal, estes crentes acendem no dia de domingo, apagam na segunda-feira quando vo para o servio, tera-feira permanecem apagados no seio da famlia, mas quarta-feira reacendem antes de ir para o estudo bblico. Deus no est procurando cristos deste tipo. Ele deseja v-los como rvores de verdade, vidas frutferas, apresentando evidncias da nova vida, vivendo Cristo, vidas nas quais o fruto do Esprito Santo se evidencia, pessoas sob o domnio de Cristo. O crescimento espiritual gradativo. J no primeiro estudo, mostramos a necessidade de crescimento e um dos trechos onde apoiamos o ensino foi Marcos 4. O mesmo captulo serve para ilustrar esta outra verdade: que o desenvolvimento espiritual progressivo. Veja os estgios mencionados pelo Senhor no verso 28: Primeiro a erva. Depois a espiga. Pr fim o gro cheio na espiga. Quando uma criana nasce, o primeiro alimento lquido, o leite. Depois ela passa a ingerir alimento semi-slido, e mais tarde alimenta-se de comida slida. O alimento espiritual deve obedecer as mesmas normas.

Intolerantes
Crianas e adolescentes percebem quando algum tem amor por elas. Crianas, em particular, no aguentam pessoas fingidas, hipcritas. Muitos adolescentes na famlia de Deus no suportam cristos de mais idade que so fingidos, que praticam injustia, que tm padres duplos. Jovens cristos esperam que os mais velhos dem um bom exemplo, que sejam autnticos. Jovem crentes podem viver para a glria do Senhor. Muitos adolescentes nas Escrituras demonstraram caractersticas de grande valor. Eis alguns: A submisso de Isaque. A santidade de Jos. A sensibilidade de Samuel. A piedade de Josias. A constncia de Daniel.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

3. MATURIDADE Deus quer trabalhar em nossas vidas at o fim delas. H casos e exemplos desta operao divina na vida de muitas pessoas.

ABRAO - (Gnesis 17).


Abrao tinha quase cem anos e Deus ainda estava trabalhando na vida dele. 0 Senhor ainda estava moldando o carter dele. Com 99 anos de idade, Abrao deixou de ser pai exaltado para ser Abrao, que significa pai de uma multido. Produzir fruto para Deus mais importante do que ter glrias humanas.

DANIEL - (Daniel 9 e 10).


Daniel, como Abrao, embora em idade avanada, estava se submetendo operao de Deus em sua vida. Aos noventa anos vmo-lo ainda lendo e estudando as escrituras. Diante da condio espiritual to baixa de sua nao, mostrou-se arrependido e, ao mesmo tempo, ansioso por ver o avivamento do povo de Deus.

JOO
Joo era conhecido como filho de trovo, homem irascvel, impaciente. Quando ficou velho, escreveu trs epstolas que mostram como o Senhor o havia transformado num homem paciente, calmo e cheio de amor. Dizem que em sua velhice, Joo saa das reunies sendo carregado por irmos mais jovens, e sempre dizia: Amai-vos uns aos outros.

PEDRO
Pedro era arrogante, impetuoso e imprudente quando mais novo, mas ao escrever suas epstolas ele se mostrou humilde, ponderado e prudente. A graa de Deus em nossas vidas um poder transformador, mesmo quando chegamos a idade avanada.

PECADOS QUE ESPIRITUAL

IMPEDEM

CRESCIMENTO

Glatas 4:19-20; 5:7. Quando eu era menino, tinha pressa em crescer e ficar mais velho. Vocs sabem o que quero dizer, pois creio que todos j passaram por isto. Quando tinha velocpede, queria ser mais velho para que pudesse ter uma bicicleta. Quando tinha bicicleta, queria ser mais velho para possuir uma moto. Quando este sonho se realizou, queria ento ser mais velho e mais rico para adquirir um carro. No pensem que agora que tenho carro quero ser mais velho para andar de cadeira de rodas. O alvo divino, para as nossas vidas o crescimento espiritual, a maturidade crista, e ver cada filho passando pela infncia, adolescncia e chegando idade vigorosa, plena maturidade. Muitos no compartilham deste alvo divino para as suas vidas, no tm prazer em crescer, no tm o desejo nem se esforam para chegar maturidade espiritual. Estes cristos parecem crianas brincando com balde e p beira mar, enquanto o Senhor est dizendo: Agora saiam mais para o fundo (Lucas 5:4 B.V). 0 Senhor quer que escalemos os montes com Ele. Uma viagem de expedio ao Himalaia, fracassou com a perda de vida. Quando a equipe de resgate chegou ao local da base, encontrou o seguinte comentrio escrito na agenda de um dos membros, j morto: Quando vistos pela ltima vez, eles estavam indo em direo ao cume. Gostaria que os outros dissessem as mesmas palavras quanto a mim! O filme Sociedade dos Poetas Mortos, tem uma mensagem importantssima. Logo no incio, os novos alunos da faculdade esto sendo conduzidos pelo prdio por um professor e, este estava mostrando-lhes as salas de aula e outras dependncias. 0 grupo chega ao salo principal,onde as paredes esto cobertas de retratos de alunos de destaque dos anos idos. 0 professor pede silncio e, em tons bem suaves, diz: Se vocs ficarem bem quietos e calados e aproximarem-se destes retratos, ho de ouv-los falando. Um ar de incredulidade passa pelo rosto dos alunos, mas cada umfaz o que o professor mandou que fizessem e, ento, ouviram uma voz dizendo:Carpe diem, que quer dizer Aproveitem o dia. No era a voz dos alunos dos tempos idos

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

e, sim, do professor, mas este queria transmitir um pensamento de grande valor: para crescer e aprender necessrio que aproveitemos as oportunidades de cada dia. H dois anos atrs, eu estava procurando um bon, mas no achei nada que me agradasse, at que um dia, em Vitria, vi um numa vitrina. A cor do bon no me agradou, mas a expresso escrita nele fez com que o comprasse. Estavam escritas em ingls as seguintes palavras Go for it: A frase um pouco difcil de traduzir, mas significa: esforar-se em direo a. isto que o Senhor est dizendo a cada um de ns: Esfora-te em direo ao crescimento espiritual. Pensemos em algumas coisas que impedem, que tolhem o crescimento espiritual:

1. INSUFICINCIA
H pais que gastam o dinheiro em bebida, drogas e deixam os filhos passarem fome. So pais desnaturados. Os documentrios que mostram a situao existente na Somlia, Sud, Angola, na antiga Iugoslvia, mexem com as emoes. No possvel ficarmos insensveis, alheios a estes problemas pois as cenas de corpos emaciados, esqueletos que ainda conseguem andar, crianas que perderam a capacidade para chorar e adultos que perderam a vontade de viver, fazem com que choremos e percamos o sono. Vocs ficaro surpresos se eu lhes disser que h muitas pessoas assim no Brasil. Elas encontram-se em igrejas locais e esto nesse estado porque no esto recebendo o alimento espiritual de que necessitam. A fim de evitar este estado de raquitismo espiritual necessrio que os guias do povo de Deus empreguem o mximo dos seus esforos no sentido de cuidar e alimentar adequadamente os cristos. Os lderes espirituais tm a responsabilidade de ensinar as Escrituras, uma das qualidades exigidas por Deus. Os irmos que receberam de Deus o dom de ensinar as Escrituras devem faz-lo com esmero prestando ateno a duas coisas importantes:

i) DIETA
O Sr. Ernest Wilson foi para Angola como missionrio aos vinte e um anos de idade. Pouco tempo depois foi convidado para pregar numa conferncia onde havia uma congregao com mais de cinco mil pessoas. Um irmo idoso sentou-se ao seu lado e com voz cheia de amor disse-lhe: Meu filho, no esquea que o povo de Deus est faminto e necessita do alimento espiritual. impossvel ler o Novo Testamento sem perceber a grande responsabilidade que o Senhor deu aos discpulos e aos ancios: a de ensinar as Escrituras ao povo de Deus. Dai-lhes vs mesmos de comer Marcos 6:37. Apascenta os Meus cordeiros) Pastoreia as minhas ovelhas) Joo 21:15-17. Apascenta as Minhas ovelhas) Para pastoreardes a igreja de Deus Atos 20:28. Eu pertencia a uma igreja conservadora e semanalmente recebamos ensino sobre a igreja local. Ensino desta natureza necessrio e importante mas no o nico ensino que os membros precisam ouvir. H outras igrejas onde o povo s recebe sermezinhos de dez a quinze minutos, que so meras merendas espirituais. 0 povo de Deus precisa de uma dieta equilibrada. um pecado no alimentar os cristos. Isto impede o crescimento espiritual.

ii) DISCIPLINA
A filosofia moderna ensina que os pais no devem disciplinar os filhos, professores no devem disciplinar os alunos. Em certos pases na Europa, como na Gr Bretanha, os pais so proibidos, por lei, de castigar os prprios filhos. Se os pais batem nos filhos, mesmo quando isto for justo, os filhos tm o direito de denunci-los polcia. No de se admirar que a Gr Bretanha esteja no estado em que se encontra. A falta de disciplina, de correo tem contribudo para o nmero crescente de crianas emocionalmente instveis, uma sociedade egosta, interesseira e violenta, uma decadncia moral e pais e professores neurticos. A filosofia moderna entra em choque frontal com o ensino da Bblia, e infelizmente, muitos pais cristos preferem aceitar os conselhos de mdicos, psiclogos e psicanalistas governados e orientados pelo adversrio de nossas almas do que crer e aceitar a orientao do Senhor Deus. (Provrbios 10: 13; 13:24; 22:15; 29:15.) Deus disciplina a quem ama. (Hebreus 12:5-6). Se algum no tem recebido a disciplina de Deus porque nunca compartilhou o amor de Deus, e quer dizer que no filho de Deus. A igreja que no corrige, que no disciplina, no uma igreja que ama.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Crianas necessitam de disciplina e precisam ser instrudas na maneira como exercer a auto disciplina. Crianas precisam aprender como controlar o tempo, horas de lazer, dinheiro; ter disciplina quanto aos estudos, responsabilidades, comportamento moral. No disciplinar a criana pecado e atrasar o progresso e desenvolvimento dela. Quando a disciplina falta na igreja, e a auto disciplina falta na vida do cristo, pecado e no haver progresso. Em Atos 5 e 6 temos as quatro operaes algbricas: Subtrao - 5:5,10. Soma - 5:14. Diviso - 5:33-34. Multiplicao - 6:1. Muitas igrejas no admitem a aplicao, mesmo feita com justia e com amor, pois acham que com o afastamento das pessoas disciplinadas a igreja ficar prejudicada e com a reduo de seus membros. Tais igrejas nunca crescero em espiritualidade e em santidade. A disciplina de Deus e da igreja local em Atos 5, fez com que ela perdesse dois membros, mas preservou a santidade da igreja. Aplicando a disciplina aos faltosos, a igreja afastou os meros professos (v 13), mas atraiu pessoas sinceras e genunas (w 11, 14).

2. INDIFERENA
A preguia espiritual caracteriza muitas vidas crists. Pedro, Joo e Tiago quase perderam a viso gloriosa do Senhor Jesus no monte porque adormeceram. No Jardim de Getsmane, a agonia extrema do Senhor levou-O a prostrar-se em terra. 0 Salvador tanto queria o apoio dos trs discpulos, desejava tanto que vigiassem com Ele, mas eles dormiram e foi preciso o Senhor dizer-lhes: Nem uma hora pudestes vs vigiar comigo (Mateus 26:40). Durante trs anos e meio os discpulos acompanharam o Senhor Jesus, mas alguns no reconheceram o valor de Sua Pessoa. sombra da cruz, o Senhor Jesus fez certas declaraes, uma das quais encontra-se em Joo 14:7. Filipe demonstrou-se insensvel, revelou uma falta de compreenso quando disse): Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta. Quem capaz de medir a tristeza e o desapontamento do Senhor quando disse: Filipe, h tanto tempo estou convosco e no Me tens conhecido? Quem Me v a Mim, v o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Joo 14:8-9). Paulo, como servo do Senhor, no mediu esforos para ensinar o povo de Deus e oferecer aos cristos a melhor comida espiritual. Ele mesmo pde afirmar: Jamiais deixando de vos anunciar cousa alguma proveitosa, e de vo-la ensinar publicamente e tambm de casa em casa ... Portanto eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todo o desgnio de Deus (Atos 20:20, 26-27). Mesmo assim, este servo incansvel foi obrigado a perguntar vrias vezes:No sabeis? Paulo entristeceu-se sobremaneira ao pensar em certos irmos. A ignorncia das Escrituras e a falta de interesse de crescer na famlia de Deus. possvel levar um cavalo gua mas no se pode obrig-lo a beber. possvel colocar diante do povo de Deus um prato cheio da melhor comida, mas impossvel criar nos cristos um apetite saudvel para com a Palavra do Senhor ou fazer com que a igreja coma. Certas igrejas recebem fartura de ensino e desprezam-no, enquanto h outras que padecem de fome. A responsabilidade das igrejas que recebem o ensino adequado e no correspondem atitude certa muito maior do que a daquelas que no o recebem. Em Mateus 15, o Senhor Jesus ensinou sobre a profisso vazia e falsa, sobre a hipocrisia e sobre aquilo que contamina (vv 1 - 14). As lies parecem to bvias e claras, mas Pedro e os outros no entenderam. Somos os primeiros a censurar Pedro pela falta de compreenso, mas realmente temos que elogiar o discpulo do Senhor, pois no hesitou em admitir a sua ignorncia e em pedir esclarecimento. Pedro desejava crescer no conhecimento do Senhor e estava pronto a aprender (v 15). Quantos h que no conhecem as verdades de Deus e nem querem conhec-las. Deus est pronto a revelar-Se a Si Mesmo e as Suas verdades queles que O buscam e que tem a disposio para aprender, (Mateus 11:25-27; Lucas 11:9-13; Joo 14:26; 16:13-15; Tiago 1:5-6; Filiperses 2:13 13.V.). Que possamos orar: Senhor, eu quero crescer, portanto opera em . mim. Ajuda-me a ter este desejo sempre perante mim, e tendo este anseio espiritual, quero a Tua graa para cumprir aquilo que Tu hs de me ensinar.

3. INDEPENDNCIA
Pessoas que vivem em independncia de Deus, que so governadas pela carne, no tm condies de crescer em espiritualidade. A igreja em Corinto era dotada de muitos dons mas no era uma igreja espiritual, nem estava demonstrando sinais de crescimento. Eram cristos carnais, controlados pela natureza pecaminosa. Eram salvos mas

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

procediam como pessoas do mundo, interessados em coisas materiais, temporais, mundanas e pecaminosas. Paulo repreendeu os membros, pois no cresciam como filhos de Deus, no havia sinais de maturidade espiritual entre eles. As evidncias de carnalidade, de coisas que tolheram o desenvolvimento destes cristos foram:

Unidade fragmentada - 1 Corntios 3:4-9. Imoralidade aberta -1 Corntios 51-2. Liberalidade excessiva -1 Corntios 7-10. Casamento e alimento. Ingenuidade inacreclitvel -1 Corntios 6 e 15. Irresponsabilidade decididaLevando irmos perante tribunais humanos -cap. 6. Jugo desigual -cap. 7. Comportamento na Ceia do Senhor -cap. 11. Dons espirituais -caps. 12-14. Estas coisas so sinais de carnalidade e a carnalidade impede o crescimento espiritual. Uma das razes por que o Senhor Jesus enviou o Esprito Santo foi para que as nossas vidas fossem controladas por Ele. Quando isto acontece h progresso, pois assim possvel andarmos no Esprito.

4. IMPRUDNCIA
Na minha experincia em aconselhamento espiritual, descobri que h duas razes principais porque muitos no cresceram na famlia de Deus, ou porque pararam de crescer. So elas: no estudam a Palavra de Deus e no andam na companhia do Senhor, isto , no oram ao Senhor. A Palavra de Deus necessria para:

i) O CRESCIMENTO ESPIRITUAL (1 Pedro 2:2).


Sementes, plantas, flores, rvores tm a capacidade para crescer devido vida que elas tm em si mesmas, mas elas no durariam muito tempo se fossem privadas de ar, gua e sol. Como cristos, temos a possibilidade de crescer, pois em cada cristo verdadeiro h a vida de Deus, mas esta vida precisa ser nutrida e estimulada. Como podemos fazer isto? Pela leitura e estudo das Sagradas Escrituras.

ii) EDIFICAO ESPIRITUAL Joo 17:4; Atos 20:20, 32; 1 Corntios 3: 10.
Se queremos construir algo que h de permanecer eternamente, que h de receber louvor perante o Tribunal de Cristo, ento teremos de usar material de primeira qualidade. Se queremos ver a igreja local crescer necessrio que ensinemos a Bblia tal como ela , mas antes disso, imperativo que alimentemo-nos a ns mesmos.

iii) HABILITAO PARA O COMBATE DA F (Efsios 6: 17).


Combater o erro e o inimigo de nossas almas s possvel na medida em que estudamos e usamos as Sagradas Escrituras. O Senhor Jesus usou as Escrituras para derrotar o inimigo e fez isto citando trs versculos do livro de Deuteronmio. O inimigo bateu em retirada diante do uso acertado da Palavra de Deus. Assim devemos fazer ns. Em 1 Samuel 14, Israel estava em plena guerra contra os filisteus e estes estavam em maior nmero. Tudo parecia indicar derrota certa para o povo de Deus. Jnatas e seu guarda-costas penetraram o esconderijo do inimigo, sem que Saul e seu exrcito soubessem. Os dois mataram a torto e a direito os filisteus e estes recuaram diante da investida corajosa dos dois. Saul havia dado ordens para que ningum comesse antes do anoitecer e, se algum desobedecesse, uma maldio cairia sobre o malfeitor. 0 exrcito de Saul estava ficando abatido e sem foras e, mesmo tendo achado muitos favos de mel na floresta, ningum tinha a coragem de comer, pois todos temiam a maldio de Saul. Jnatas nada sabia da ordem de seu pai e aconteceu que, sentindo-se fraco e as foras acabando, este prncipe enfiou uma vara num favo de mel, comeu e logo recobrou as energias. Quando Jnatas ficou sabendo da ordem de seu pai, ele ficou irritado: Isto ridculo! exclamou Jnatas. Uma ordem dessa s prejudica nosso povo. Vejam como me sinto muito melhor agora que comi um pouco de mel. Se o povo tivesse permisso para comer vontade do alimento que encontraram no acampamento dos nossos inimigos, imaginem s quantos mais poderamos ter matado! (1 Samuel 14:29-30 B.V.).

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Quantos mais inimigos espirituais poderamos ter matado se tivessemos tomado o cuidado de fortalecer-nos com a Palavra de Deus. pecado quando no comemos diariamente da Bblia. Meu av escreveu numa de minhas Bblias estas palavras: 0 pecado afastar-me- da Bblia e a Bblia afastarme- do pecado. Como que voc estuda a Palavra de Deus?

ESPORADICAMENTE?
Dia sim, dia no? De vez em quando? Devemos ter o costume de dedicar um tempo dirio para o estudo do Livro dos livros.

MECANICAMENTE?
A leitura da Bblia apenas um hbito, um costume, uma rotina? Voc faz a leitura todos os dias mas no acha prazer nela, no recebe nenhum benefcio espiritual?

EXPECTANTEMENTE?
Voc aproxima-se da Bblia naquela expectativa de achar algo de valor, uma pepita de ouro, um alimento que h de fortalecer o seu esprito para enfrentar o dia a dia, uma promessa que lhe dar a coragem de sorrir, mesmo quando seu mundo esteja caindo sua volta?

SISTEMATICAMENTE?
Qual mtodo voc usa para estudar a Bblia? Quando recebemos uma carta, no comeamos a l-ia pelo meio, no comeamos no fim, nem tampouco deixamos de ler a metade. Muitos cristos lem a Bblia assim. Precisamos ler a Bblia de forma ordeira.

PESSOALMENTE?
A melhor maneira de estudar as Sagradas Escrituras estud-las a fim de extrair lies prticas para as nossas vidas, e ouvir o que o Senhor tem a nos dizer. Ler e ouvir a Bblia sem cumpri-Ia um pecado srio e algo que impedir o nosso crescimento espiritual. O crescimento fsico depende muita da qualidade do ar que respiramos. 0 oxignio um componente importantssimo no desenvolvimento fsico e a orao, que o ato de respirarmos o ar puro da presena do Senhor, necessria para o nosso progresso espiritual. Daniel um exemplo de uma pessoa que vivia na presena do Senhor. Veja como a vida devocional de Daniel era atraente e eficaz: A PRTICA DA ORAO (Daniel 6: 10; 1 Ts 5: 17). PROMESSAS NAS QUAIS ELE CONFIAVA (Daniel 9:1-3a). PENITNCIA EM ORAO (Daniel 9;4-6: Joo 1;9). A PRESENA DE DEUS EM ORAO (Daniel 9:17). A PAZ QUE ELE CONHECIA EM ORAO (Daniel 9:20-24). Pensemos um pouco nessa paz. i) Paz com Deus Daniel tinha um relacionamento ntimo com o Senhor que lhe proporcionava paz. Voc goza deste relacionamento? ii) Paz consigo mesmo possvel ter esta paz quando passamos tempo na presena do Senhor examinando-nos a ns mesmos, confessando as nossas falhas e fraquezas e buscando graa para viver triunfantemente.

Paz nas circunstncias

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

No livro de Daniel, reinos foram subjugados, reis foram mortos, substitudos, humilhados, imprios passaram, mas Daniel tinha plena paz, pois ele descobriu que o Altssimo est no controle e Daniel estava do lado dEle. Meditemos nas bnos da orao.

A PERSPECTIVA QUE A ORAO, TRAZ


Daniel conseguiu enxergar mais longe que os reis sobre seus tronos. A ele foram reveladas coisas que ainda no aconteceram, adventos ainda futuros. Sim, este servo, ajoelhado na presena de Deus, pde ver mais longe que homens na ponta dos ps. Quando mantemos comunho com o Senhor, podemos deixar o futuro em Suas mos, sabendo que Ele h de nos guiar em segurana.

PROTEO EM ORAO
Os babilnios tinham os seus deuses, entre os quais Nebo e Bel eram os mais importantes; mas tais deuses eram incompetentes e impotentes. Quando os persas invadiram o imprio babilnico, estes deuses no souberam salvar os seus seguidores e, em vez de carregar os seus adeptos, os babilnios eram obrigados a carregar os dois deuses (Isaas 46:1-2). O Deus do cu bem diferente, pois forte, auto-suficiente, no h impossveis para o nosso Deus. O Deus de Daniel promoveu-o e protegeu-o. Esse Deus o nosso Deus e por esse motivo que devemos estar em contato com Ele a cada instante, pois capaz de nos proteger e salvar (Judas 24-25). Quo felizes so os homens Que confiam sempre em Deus! Quando o mal apanha os outros Cristo guarda bem os Seus. Povo alegre que viaja para os cus! (Hinos e Cnticos 259)

PRAZER EM ORAO
Estar em comunho com o Deus Altssimo um prazer indizvel, sentir a presena dEle bem de perto e Sua mo onipotente no volante de nossas vidas um gozo incomparvel. Esse prazer aumenta quando vemos Deus atuando em nossas vidas e atendendo as nossas oraes.

Quando Cristo nosso Amigo! Pois, com terna compaixo, Manda-nos que ao Pai peamos Tudo, tudo em orao. Quando acaso falte aos homens Paz, ou gozo, ou proteo, Podero com f chegar-se Para Deus, em orao. Quando enfermo, carregado De cuidados e aflio, A teu Pai, refgio eterno, Podes ir em orao. Tens perdido os teus amigos? Dize-o a Deus em orao, No seu seio carinhoso Paz ter teu corao. (Hinos e Cnticos 258)

PROVAS DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL

(1 Timteo 4:15). A sua vida demonstra sinais de crescimento espiritual? H evidncias de progresso espiritual?

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Um dia, quando eu era menino, queria saber a minha altura exata. Meu pai me levou at a porta de entrada de casa, mandou que eu ficasse de costas para o batente, marcou ali, com lpis, a minha altura e depois mediu a distncia com metro. Eu tinha o desejo de crescer rapidamente e, todos os dias queria que meu pai me levasse de volta quela porta para medir a minha altura. Paulo queria que seus filhos na f crescessem. Ele escreveu a Timteo sobre este assunto importante, pois queria que a vida de seu filho na f oferecesse evidncias e provas de progresso. A palavra progresso (Atualizada) que Paulo emprega traduzida aperfeioamento e progresso na verso Bblia Viva, e como proveito (Filipeses 1: 12 Corrigida), e tem a idia de avanar com determinao. E assim que Paulo queria que Timteo crescesse. Temos ns o desejo de avanar com disposio, garra, intensidade, persistncia e entusiasmo? Como possvel saber se estamos progredindo assim na vida crista? Sequem agora algumas provas e sinais deste desenvolvimento espiritual:

1. DEVOO TOTAL AO SENHOR


Quando a nossa devoo ao Senhor aumenta, o nosso amor para com Ele se aprofunda e se alarga. Como triste contemplar a vida de indivduos e de igrejas que, como a igreja de feso, abandonaram o primeiro amor (Apocalipse 2:4). Sr. Jonas e Dona Olivina formavam um casal cristo que deixou um exemplo brilhante para futuras geraes. No dia em que Sr. Jonas completou 83 anos de idade, fizemos-lhe uma visita. O casal estava hospedado na casa da filha e quando ela nos chamou para tomar um cafezinho, o Sr. Jonas levantou-se s pressas do sof, pegou nas mos da esposa ajudando-a a levantar-se e, de mos dadas, foram at mesa. Esta cena de carinho jamais deixou a minha memria. Est guardada em meu corao a sete chaves, com chave de ouro. A passagem dos anos no conseguiu apagar o amor que aquele casal sentia um para com o outro. Voc se lembra do seu primeiro amor para com o Senhor? Este amor tem aumentado ou diminudo? H dois exemplos de devoo no Velho Testamento que so para mim exemplos de destaque.

ABRAO
Este homem cresceu espiritualmente. verdade que existiram momento de fraqueza na histria dele, como tambm em nossa histria. Houve momento quando ele desceu, mas, de modo geral, a tendncia e inclinao de sua vida foi para cima. Havia evidncias na vida do patriarca que indicavam que ele estava crescendo. A principal delas era a sua dedicao ao Senhor. Foi esta dedicao que fez com que ele deixasse a casa de seu pai, a sua terra natal para tornar-se um peregrino em terra estranha. Depois de esperar trinta anos para que Deus cumprisse a promessa de dar-lhe um filho, Deus pediu-o de volta. Aqueles trs dias de viagem at o monte indicado por Deus deveriam ter sido de angstia e agonia, dias que pareciam interminveis, dias quando a expresso por qu jorrou, vez aps vez, do seu corao atribulado e rasgou a sua garganta de tanta dor. Abrado cresceu, na verdade, chegou ao cume de sua experincia espiritual, provando que Deus ocupava o primeiro lugar em seu corao.

OS TRS HOMENS DE DAVI (2 Samuel 23:13-7).


Davi foi ungido rei de Israel, mas no ocupou o trono por longos anos, na realidade, ele foi perseguido incansavelmente pelo rei Saul, homem este que se encontrava fora da vontade de Deus. Davi fugiu e escondeu-se numa caverna, mas muitos homens de Israel congregaram-se a ele e ele transformou-os num exrcito formidvel. Um dia, Davi estava falando com os seus botes e nasceu em seu corao o desejo de beber gua do poo em Belm. Ele estava cercado de inimigos, mas trs de seus homens, percebendo o desejo de seu lider, passaram pelo exrcito inimigo e apanharam gua daquele poo e levaram-na a Davi. Que devoo! Que demonstrao de amor! Sabemos que estamos crescendo quando no somente obedecemos s ordens do Senhor, mas quando cumprimos os desejos do Seu corao. Quando eu estava na Esccia fiquei conhecendo um irmo em Cristo e nos tornamos amigos ntimos. Anos atrs, este irmo casou-se com uma viva que tinha um filho e agora o casal tem uma filha. Visitamos o lugar onde moram e, pela primeira vez, ficamos conhecendo a famlia. Nunca me esqueo do momento quando este amigo me apresentou o filho adotivo. Ele no disse: Este -, mas disse: Este meu filho; e quando falou assim eu vi amor, admirao e orgulho em seu olhar. Quase chorei ao presenciar este amor to real. Meses depois, duas amigas nossas visitaram o mesmo local e este menino estava esperando por elas no local de desembarque. Ele se apresentou a elas e pediu desculpas pela ausncia do pai. Levou as duas senhoritas at o hotel e quando chegou o momento da despedida, as duas agradeceram o moo pela assistncia prestada. Foi ento que ele respondeu: Espero que tenha dado toda a assistncia que meu pai teria lhes dado, pois eu o amo e quero agradar-lhe em tudo. Que dedicao!

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Somos filhos de Deus por adoo, mas Deus nos ama com o mesmo amor com o qual Ele ama ao Senhor Jesus. Ser que temos retribudo esse amor? Amor, que no me largas nunca! Minha alma achou descanso em Ti. Desejo dar-Te a minha vida, A Ti, de Quem a recebi, E s por Ti viver. (Hinos e Cnticos 309)

2. AFEIO PARA COM TODOS OS IRMOS EM CRISTO


Uma das qualidades mais notrias da famlia de Deus o amor mtuo que os seus membros tm uns para com os outros (1 Pedro 1:22). A pessoa que afirma que ama a Deus mas que no ama a seu irmo falsa, mentirosa; no tem a vida de Deus e no membro da famlia de Deus (1 Joo 2:9-11). O amor no fingido, no tem duas caras. O amor verdadeiro no diz uma coisa na presena da pessoa e outra atrs, no chama a pessoa de querida e atrs chama-a de chata. Esse amor no abraa a pessoa com a finalidade de apunhal-la pelas costas. Este tipo de amor no amor. Ns precisamos ser autnticos como tambm o nosso amor precisa ser genuno. Os cristos em Filipos e Tessalnica estavam demonstrando amor uns para com os outros, mas Paulo queria ver esse amor aumentando, queria ver um amor mais abundante, um amor que crescesse em tamanho e em intensidade. (Filipeuses 1:9; 1 Tessolonicenses 4:9-10). O grande desejo do apstolo era que o amor dos cristos fosse transbordante como um rio que transborda, s margens, em poca de enchente. Se o nosso amor assim, ento estamos crescendo.

O apstolo Joo menciona muitas qualidades do amor cristo, das quais duas se destacam. O nosso amor deve ser: Genuno (1 Joo 3:18). Muitos cristos declaram seu amor mas no o demonstram. O amor deles consiste apenas em palavras e no em prtica; uma mera profisso e no o artigo genuno. Generoso (I Joo 3:16-17, 18b). Muitos cristos mantm a amizade enquanto o outro d total ateno, ou enquanto o outro est ajudando. Este tipo de amor um amor interesseiro. Tais pessoas amam com a finalidade de receber, mas quando o outro pisa no calo, ou fecha a mo, nega., recusa-se a ajudar como antes, esse amor cria asas e voa. O amor verdadeiro no pensa em receber, em recompensa, s pensa em dar. O amor verdadeiro no como as filhas da sanguessuga que s sabem disser: D. D (Provrbios 30:15).

3. OCUPAO NO SERVIO DO SENHOR


Quando falamos de servio no estamos pensando unicamente em posies de destaque, como pregar, dirigir reunies, ser convidado para pregar em outros lugares, ser visto na igreja. H pessoas que querem ser servidas, receber aplausos, ficar cobertas de elogios. Tiago e Joo fizeram um pedido ao Senhor, queriam posies de destaque no reino de Cristo, queriam assentar-se, um direita e outro esquerda do Senhor naquele dia. Eles queriam a coroa, mas Jesus Cristo queria colocar nas mos dos dois um clice de sofrimento. Eles queriam ser soberanos, enquanto o Senhor queria que eles fossem servos. As palavras do Senhor, so penetrantes e cortantes. Ei-las: Mas Jesus chamando-os para junto de Si, disse-lhes: sabeis que os que so considerados governadores dos povos, tm-nos sob seu domnio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vs no assim; pelo contrrio, quem quiser tornar-se grande entre vs, ser esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vs ser servo de todos. Pois o prprio Filho do homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Marcos 10:42-45).

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Gostaria de dar-lhes um exemplo deste tipo de servio. Leia xodo 2 1:1 6. H poucos trechos da Bblia que demonstram dedicao igual a esta. Veja:

O MOTIVO DESTA DEDICAO


v.5. Servio que no seja feito por amor a Cristo no tem valor. Trabalho forado e recrutamento no tem lugar no servio de Cristo. O servio do Senhor no para aqueles que buscam uma profisso, mas para aqueles que querem demonstrar a sua paixo para com Cristo. Quando servimos com amor, no para a nossa prpria projeo, e, sim, para honrar ao Senhor, ento podemos ter a certeza de que estamos crescendo espiritualmente.

O MOMENTO DESTA DEDICAO


vv 2-3. O servo mencionado aqui tinha uma opo, ele podia ser livre ou podia escolher ficar a servio do mestre. Depois de seis anos de servio o servo podia exercer o seu direito e ser livre. O momento decisivo chegou, mas ele escolheu ficar e servir para sempre. Quantos cristos depois de servir ao Senhor por algum tempo j querem ser livres. No querem aceitar o jugo do Senhor, trabalhar lado a lado com Ele, entregar o seu futuro nas mos dEle. Muitos cristos ainda no chegaram a encarar esta deciso. Hoje, um momento propcio para todos ns, render-nos agora e para sempre ao Senhor.

A MEDIDA DESTA DEDICAO


v 6b. Em tomar este passo, ele estava dizendo: Estou pronto a fazer qualquer servio, em qualquer lugar onde o Senhor me mandar, faz-lo como o Senhor quer e isto por toda a minha vida. Esta deve ser a nossa orao. Temos ns demonstrado a mesma dedicao?

A MARCA DESTA DEDICAO


v 6. Todos ns temos visto rapazes com a orelha furada e usando brincos. Mesmo estando na moda, algo que chama ateno pois no to comum. Nem comum ver cristos que trazem em suas pessoas e comportamento provas, marcas que indicam a sua dedicao total a Cristo e ao servio dEle. Servimos ao Senhor quando conveniente, quando no se choca com os nossos planos, quando estamos numa boa ou na crista da onda. H marcas em sua vida que demonstram a sua dedicao ao servio do Senhor?

4. A DEMONSTRAO DO FRUTO DO ESPRITO SANTO EM NOSSA VIDA


GI 5:22-23. Vocs j ouviram rvores crescendo? A resposta de certo no. Como que sabemos, ento, que a rvore est crescendo? No podemos ouvir, mas podemos ver o desenvolvimento da rvore e a prova mxima quando vemos frutos aparecendo nela. Para os outros verem o nosso crescimento espiritual no necessrio botar a boca no trombone, no preciso subir num plpito, ou ter o nome publicado em revista. Os frutos do Esprito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio, crescem silenciosamente mas podem ser vistos. Quando estas virtudes se vem em nossa vida sabemos que estamos crescendo, e o outros tambm sabero.

5. SEPARAO DAS COISAS DESTE MUNDO


Quando as prioridades de nossas vidas honram ao Senhor sinal, concreto do nosso progresso espiritual. Quando comeamos a viver para a eternidade, quando o nosso tesouro depositado no banco do cu, quando esquecemos da procura frentica que existe ao nosso redor para subir a escada social, quando pensamos constantemente em Cristo, a avaliao, a recompensa dele, sabemos que estamos vivendo de acordo com o desejo do Senhor Jesus e a nossa vida crist se desenvolve. Nas florestas do norte da Europa vive o arminho, um pequeno animal conhecido por sua. pele alva como a neve. Instintivamente ele protege a sua lustrosa pele com grande cuidado para que no fique suja. Os caadores

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

costumam aproveitar-se dessa caracterstica. Em vez de armar uma cilada mecnica para pegar o arminho, descobrem a sua toca na rocha ou em uma rvore oca e sujam a entrada e o interior com breu. Os ces comeam a caada e o assustado arminho foge em direo de sua casa. Mas, encontrando-a suja, despreza o seu esconderijo. Prefere enfrentar corajosamente os ces que latem e o mantm acuado at a chegada dos caadores do que sujar a sua pele branca. Para o arminho a pureza vale mais que a vida! Quando vivemos vidas puras, recusando-nos a contaminar com as coisas do mundo sinal certo de que estamos crescendo no Senhor. Por que no procuramos um lugar para ficarmos a ss com Deus e pedimos que Ele mea a nossa altura espiritual, voltando de vez em quando, para ver se estamos crescendo?

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

PROVAS DE - CRESCIMENTO ESPIRITUAL


INSTRUES: Depois de ter estudado a lio e os versculos da Bblia mencionados, deve responder as perguntas da prova. Se tiver alguma dvida, leia novamente a lio.
Escolha uma das letras (a, b ou c) abaixo, que melhor complete a sentena, e escreva-a na linha direita. 1 - Abrao ofereceu uma festa: a) quando Jos nasceu. b) quando Isaque foi desmamado. c) quando Moiss nasceu. ...... 2- Ana fazia uma nova tnica: a) para Elcana, de ano em ano. b) para Samuel, de ano em ano. c) para Samuel, de seis em seis meses. 3- O Senhor contou a parbola do Semeador aos discpulos: a) a fim de encoraj-los. b) a fim de desanim-los. c) a fim de passar o tempo. 4- Ana era atribulada por: a) Samuel. b) Penina. c) Elcana. 5- Quando Isaque nasceu: a) Ismael zombou dele. b) Abrao pulou de alegria. c) Sara riu. Escreva a letra V (de Verdadeira) ou F (de Falsa) na linha direita das afirmaes abaixo: 6- A terra, na parbola do Semeador, representa o corao humano. 7- Para sermos frutferos necessrio que morramos para ns mesmos. 8- Uma pessoa madura no tem conhecimento de Deus. 9- Crescer nas coisas de Deus, requer um esforo tremendo. 10- Jesus Cristo no exige dedicao total.

Prova n 01 (lio 01)

......

......

......

......

...... ...... ...... ...... ......

Escolha uma das letras (a, b ou c) abaixo, que melhor complete a sentena, e escreva-a na linha direita. 1 - No momento da converso, a pessoa: a) torna-se madura. b) comea a ser salva. ...... c) torna-se uma nova criatura, um filho de Deus. 2- Para alcanarmos o alvo divino, necessrio:

Prova n 02 (lio 02)

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

a) saber, apenas, que ele existe. b) apontar em direo a ele. c) caminhar na direo oposta. 3- A pessoa recm-nascida na famlia de Deus, precisa: a) de alimento pesado. b) de alimento leve. c) de alimento slido e forte. 4- A experincia da Salvao, acontece: a) uma nica vez. b) de vez em quando. c) quando a pessoa morre. 5- A palavra MADURO significa: a) cheio, completo, que atingiu o alvo, ntegro. b) cheio, completo, que no atingiu o alvo, ntegro. c) apenas cheio.

......

......

......

......

Escreva a letra V (Verdadeira) ou F (Falsa) na linha direita de cada uma das afirmaes abaixo. 6- Quando uma criana est aprendendo a andar, ela cai muitas vezes. ...... 7- As crianas gostam de pessoas fingidas e hipcritas. ...... 8 -Abrao significa pai exaltado. ...... 9- Bom para o homem suportar o jugo na mocidade. ...... 10- Fazer a vontade de Deus sinal de crescimento Espiritual. ......

Prova n 03 ( lio 03)

Escolha uma das letras (a, b ou c) abaixo, que melhor complete a sentena, e escreva-a na linha direita. 1 - Para crescer e aprender necessrio: a) perder as oportunidades. b) aproveitarmos as oportunidades de cada dia. c) dormir o mais que puder. ....... 2- A falta de disciplina e correo, tem contribudo para a formao de: a) uma sociedade egosta, interesseira e violento. b) uma sociedade estvel e progressista. c) para o bom andamento nas Igrejas. ...... 3- A disciplina de Deus e da Igreja, em Atos 5, fez: a) com que ela ganhasse dois membros. b) parasitas a Igreja. c) com que fosse preservada a santidade da Igreja. ...... 4- Os lderes Espirituais tm a responsabilidade de: a) verificar quantas pessoas esto presentes nas reunies. b) ensinar as Escrituras. c) apenas agradar e satisfazer a Igreja. ...... 5- O Senhor quer que: a) escalemos os montes com Ele. b) Fiquemos sempre na infncia. c) fiquemos paralisados. ...... Escreva a letra V (de Verdadeira) ou F (de Falsa) na linha direita de cada afirmao abaixo. 6- Paulo, como servo de Deus, ofereceu aos cristos a melhor comida

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Espiritual. ...... 7- a Palavra de Deus necessria para o crescimento Espiritual. ...... 8- O Senhor Jesus usou suas foras e,seu poder para derrotar o inimigo. ...... 9- A Orao em Obedincia faz com que as pessoas enxerguem mais longe. ...... 10- Pessoas que vivem em independncia de Deus tm condies de crescer em Espiritualidade. ......

Prova n 04 (lio 04)


Escolha uma das letras (a, b ou c) abaixo, que melhor complete a sentena, e escreva-a na linha direita. 1- Quando a nossa devoo ao Senhor aumenta: a) o primeiro amor abandonado. b) temos mais prazer nas coisas passageiras. c) o nosso amor para com Ele se aprofunda e se alarga. ...... 2- O grande desejo do Apstolo Paulo era que o amor dos cristos: a) fosse transbordante como um rio em poca de enchente. b) fosse como um riacho em poca de seca. c) fosse como um rio em poca de seca. ...... 3- O amor verdadeiro: a) pensa em receber algo em troca. b) tem algo e interesse prprio. c) no pensa em receber recompensas. ...... 4- Sabemos que estamos crescendo, quando: a) apenas obedecemos s ordens do Senhor. b) cumprimos os desejos do corao do Senhor. c) oramos muito. ..... 5- De modo geral, a tendncia e inclinao na vida de: a) Judas foi para cima. b) Abrao foi para cima. c) Abrao foi para baixo. ..... Escreva a letra V (de Verdadeira) ou F (de Falsa) na linha direita das afirmaes abaixo. 6- Para o arminho, a pureza no tem muito valor. ...... 7- ler muito a Bblia sinal de crescimento Espiritual. ...... 8- Servio que no seja feito por amor a Cristo, no tem valor. ..... 9- Obedecer a Palavra de Deus sinal de crescimento Espiritual. ..... 10- Tiago e Joo queriam posies de destaque no reino de Cristo. ......

Curso Bblico Nome.......................................................................................... Endereo: .................................................................................... Bairro ......................................................................................... CEP .................... Cidade ......................................... Est ........ Curso Bblico Alfa mega

Caixa Postal 3033 06210-970 Osasco - SP Fone/Fax: (0xx11) 3714-3526

DESTACAR

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Curso Bblico ALFA MEGA C.P. 3033 CEP 06210-970 Osasco SP Tel./Fax. (0xx11) 3714 3526 ou Tel. 3714 7372 FOLHETOS ( Pacotes com 500 folhetos) No tenho tempo 5,00 Porque Deus permite isso? Como posso alcanar o meu destino des.. 5,00 Onde voc procura a sua felicidade? Somente um nmero entre mil? 5,00 Exclusivamente voc! realmente assim? * 5,00 A jogada inteligente Por amor a voc! * 5,00 E agora? H uma soluo para voc! 5,00 O Espelho Para onde irei aps a morte * 5,00 Invoca me n o dia da angstia Sem exceco! 5,00 H algum que pode ajudar De quem a culpa? 5,00 Um medicamento que no h na farmcia No adianta nada mesmo! 5,00 Que aproveitar o homen ganhar o mundo ltima oportunidade! 5,00 O impossvel pode se tornar possvel Agora no, mais tarde 5,00 O que s voc pode fazer No h novidade debaixo do sol * 5,00 Varrer para debaixo do tapete O que voc deseja? 5,00 Qual dos dois? Para onde voc vai? * 5,00 Como voc se v? Onde procura ajuda? 5,00 Uma pergunta a voc? Se voc soubesse * 5,00 No esquea sua alma! Estou com sede! * 5,00 Todas as religies levam a Deus? Algum pagou por voc! 5,00 O caminho para o cu Invoca-me no dia da angstia 5,00 Comear de novo O homen moderno 5,00 Por que voc diz no? Despreparado! * 5,00 Jesus se importa com voc O que s voc pode fazer! * 5,00 Voc tambm est convidado Como vai? 5,00 Como voc se sente? Como ser o seu futuro? 5,00 A vida continua Sobre qual fundamento voc constroi a. .* 5,00 Sete fatos que voc precisa saber Um medicamento que no h na farmcia 5,00 Um entre mil Coisas proibidas! 5,00 Nesta direo O que voc semear tambm vai colher * 5,00 As contas no batem Mesmo assim! * 5,00 No necessrio Que aproveitar o homem se ganhar ... 5,00 Uma coisa ainda lhe falta A vida continua! 5,00 A nica soluo Que sorte! Escapou mais uma vez! * 5,00 4 Realidades As contas no batem? * 5,00 Se tudo mundo faz H algum que pode ajudar! * 5,00 Olhos abertos O impossvel pode se tornar possvel * 5,00 Sem saida Jesus ajuda! Isso tambm vale para voc! * 5,00 Acertar em cheio! Cuidado perigo! * 5,00 O Teste 5 perguntas Como resolver este problema? 5,00 Prontos para viajar Medo!Medo!Medo! 5,00 Mil perguntas nenhuma resposta No necessrio! 5,00 Quem determina sua vida? A mensagem da maior alegria! (Natal) 5,00 A mais bela histria de amor S uma vez no ano (Carnaval) 5,00 Ser este o filme da sua vida * Busquei, mas a ningum achei (para crentes) 18,0 Libertao de drogas, alcoolismo,vicios * 0 * Estes folhetos tambm oferecemos Estes folhetos tambm oferecemos coloridos R$ 6,50 coloridos ( menos *) R$ 5,50

4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00 4,00

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

LIVROS A Casa de Ouro Como podemos gozar a vida e ter dias abenoados O culto sem valor e o culto sem mcula Viver para a glria de Deus nos ltimos dias Quando Jesus vier achar f na terra? Jesus pensa em voc! Esperana na noite de tribulao Vitaminas espirituais Como vencer o desanimo? Avivamento possvel Procure salvar quem est sendo arrastado ... Mas os que esperam no Senhor renovam foras Tticas de Seduo do inimigo e como venc-las Jesus voltar Ests preparado? A Nova Era Vem Depressa Senhor Jesus ltima Mensagem de Jesus a sua igreja Parbolas Profticas Quem so os 144000 e as 2 Testemunhas Fatos sobre Maonaria Conhea Jesus Chamado a Orar Hitler o Quase-Anticristo Significado dos Dez Mandamentos Jesus nos cinco sacrifcios do AT Orao e Despertamento Triunfando na Batalha O Poder do Sangue Fatos sobre Anjos Seduo do cristianismo Escapando da seduo LIVRETES O Arrebatamento Deciso Inevitvel Vitria na Provao Sete Caracteristicas de um verdadeiro cristo Jesus continua sendo maior Como devo educar os meus filhos Esperana na depresso Deus ainda cura Enfermos atualmente? APOSTILAS Seitas -As Testemunhas de Jeov Esperar e apressar a vinda do dia de Deus No deturpar a Palavra de Deus Como obter vitria sobre o Esprito Anticristo Despertar do sono A Palavra Proftica A Pedra Cortada sem Auxilio de Mos Perguntas e Respostas Armagedom e o Fim do Anticristo A ltima hora e os muitos anticristos Escatologia

7,50 5,50 5,50 5,50 5,50 5,50 5,50 5,50 5,50 5,50 5,50 5,50 5,50 5,50 19,5 0 12,0 0 9,50 9,50 10,0 0 9,00 6,00 8,50 9,50 6,50 4,50 9,00 19,5 0 7,50 9,00 19,0 0 24,0 0 3,50 3,50 3,50 3,50 3,50 3,90 3,90 3,90 2,50 2,50 2,50 2,50 2,50 2,50 2,50 2,50 2,50 2,50 5,00

BROCHURAS Luz e fora para nosso dia a dia Rock Cristo O caminho para um matrimnio feliz Distribuir folhetos uma tarefa para ti O poder da orao A igreja de Cristo preparando caminho do Senhor Mantendo o vigor espiritual At aqui virs e no mais adiante Jesus voltar, ests preparado? Uma visita a cruz Meu justo viver pela f Jesus pensa em voc Quando Jesus vier achar f na terra Sanso A tragdia de um homem consagrado Um verdadeiro desafio O mesmo assim da f Prossiga para o alvo No esmagar a cana quebrada Eu sou o Alfa e o mega Ilustraes para mensagens O que essencial antes da volta de Jesus Voc muito importante Quem o homem que teme ao Senhor? O verdadeiro consolo Retorno ao diaconato bblico Os caminhos de Deus so perfeitos Estar com a vida espiritual em forma O procedimento adequado na casa de Deus O Vale da Misria e o Manancial O Arrebatamento e o seu desafio a ns Porm os que te amam brilham como o sol No se entristeam, porque a alegria do Senhor ... Trs tipos de crentes Tticas de seduo do inimigo e como vence-las Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem Mas tu a todos sobrepujas ( Provrbios 31) Viver para a glria de Deus O culto sem valor e o culto sem mcula O lago do fogo Como iremos ao encontro do Senhor Avivamento possvel Ser um exemplo! Olhai para Abrao, vosso pai Esperana na noite de tribulao Muito mais do que isso pode dar te o Senhor A Caminho do melhor Trs Jovens e um desafio para ns Vazio, decepcionado. Um novo encontro com Jesuss de po o homem viver No Procure salvar quem esta sendo arrastado para a morte podemos gozar a vida e ter dias abenoados Como No h motivos para entregar os pontos Permanecei firme na verdadeira graa Ao anoitecer pode vir o choro, mas al alegria vem pelo..

1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 3,20 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70 1,70

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Formas de pagamento
Cheque Nominal Cruzado Obra Miss. Alfa mega

Novos preos do Curso Bblico


De 10 ou mais cadernos R$ 2,00 cada

Depsito Bancrio Banco Bradesco Agncia 2883-5 C/C 255-0


(anexar o comprovante de depsito junto com o pedido)

De 1 5 cadernos R$ 3,00 cada De 6 9 cadernos R$ 2,50 cada

Primeira Coleo - Curso Bblico


Ao concluir esta coleo ganhar um Certificado (iniciar com a primeira coleo) Atos dos Apstolos Vol. 1 Atos 1-5 Vol. 2 Atos 5-8 Vol. 3 Atos 9-12 Vol. 4 Atos 13-16 Vol. 5 Atos 17-19 Vol. 6 Atos 19-22 Vol. 7 Atos 23-28 Principios da Igreja no Novo Testamento Uma apresentao de diversos aspectos da Igreja. Apostasia ou Vit6ria Um estudo de 9 lies sobre a Epstola de Judas O Tabernculo 26 lies tiradas dos captulos 25-40 de xodo A Viagem de uma Alma Nascimento Crescimento Maturidade As Sete Festas de Jeov Um estudo de Levtico 23 em 8 lies Do Egito a Cana Um estudo de xodo em 13 lies A Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo Treze lies sobre a 1. e 2. Epstola aos TessaIonicenses. O Ser Humano e seu Destino
Nove lies importantes sobre um assunto bblico pouco conhecido.

Novos Preos

De 1 5 cadernos R$ 3,00 cada De 6 9 cadernos R$ 2,50 cada De 10 ou mais cadernos R$ 2,00 cada Formas de pagamento:
Cheque Nominal Cruzado Obra Missionria Alfa mega Depsito Bancrio - Banco Bradesco. Agncia 2883-5 Conta: 255-0 (anexar o comprovante de depsito)

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Segunda Coleo - Curso Bblico


O Medico da Alma O Rei e seu Reino
Dez lies sobre os milagres no Evangelho segundo Mateus. Treze lies sobre os captulos 1 a 4, 11 e 12 do Evangeiho de Mateus

Ao concluir esta coleo ganhar um Certificado

A Biblia - A Palavra da Verdade A Chave do Livro de Genesis O Evangelho da Biblia Samuel

Treze lies de ensino a respeito da Bblia Dez lies. A interpretao do Velho Testamento pelo Novo Testamento. Quinze lies esclarecendo sobre as grandes verdades do Evangeiho Treze lies tiradas dos captulos I a 13 de 1 Samuel.

O Rei Saul e Davi O Rei Davi

Treze lies. a continuao dos estudos do curso em 1 Samuel. Treze lies. a continuao dos estudos nos livros de Samuel e nos Salmos.

A Vida Nova

Treze lies na 1. Epistola de Pedro.

A Experincia Crist

Onze lies sobre a Epstola de Paulo aos Filipenes.

O Espirito da Verdade Quem Jesus Cristo

Doze lies sobre a Pessoa e a Obra do Espirito Santo.

Treze llies sobre o Evangelho de Mateus cap. 16 a 28

Orientao para um Lider

Quinze lies da 1. Epistola de Paulo a Timteo.

O Obreiro Aprovado por Deus


Onze lies na 2. Epistola a Timteo

Parbolas Escolhidas Em Cristo

Treze Iies do Evangelho de Lucas. Uma exposio de vinte e seis lies na Epstola aos Efesios.

O Mestre e seu Discpulo O Profeta Elias


Treze lies. Treze lies.

Treze lies sobre os capitulos 5 a 7, 9 a 10 do Evangelho de Mateus

O Profeta EIiseu As Experiencias do Rei Davi


Treze Iies. Mais estudos da vida de Davi e nos Salmos.

Lies para a vida

Treze lies sobre personagens dos Evangelhos

Acontecimentos Singulares
Treze lies do Evangelho de Lucas

A Boa Nova

Nove Lies sobra a humanidade e Deus

O Patriarca Abrao Isaque e Jac

Treze lies praticas sobre o patriarca da f

Treze lies sobre a vida desses patriarcas

A Vida Abundante

13 lies da Segunda Epstola de Pedro

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

You might also like