You are on page 1of 5

Veja, abaixo, algumas informaes sobre o cncer de mama: Segundo tipo mais frequente no mundo, o cncer de mama o mais

is comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognstico relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por cncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doena ainda diagnosticada em estdios avanados. Na populao mundial, a sobrevida mdia aps cinco anos de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etria sua incidncia cresce rpida e progressivamente. Estatsticas indicam o aumento de sua incidncia tanto nos pases desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), nas dcadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de dez vezes nas taxas de incidncia ajustadas por idade nos Registros de Cncer de Base Populacional de diversos continentes. Os tipos de cncer de mama: O cncer de mama ocorre quando as clulas deste rgo passam a se dividir e se reproduzir muito rpido e de forma desordenada. A maioria dos cnceres de mama acomete as clulas dos ductos das mamas. Por isso, o cncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ, quando no passa das primeiras camadas de clula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta. Os cnceres que comeam nos lbulos da mama so chamados de Carcinoma Lobular e so menos comuns que o primeiro. Este tipo de cncer muito freqentemente acomete as duas mamas. O Carcinoma Inflamatrio de mama um cncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente. Fatores de risco para o cncer de mama: O cncer de mama, como muitos dos cnceres, tem fatores de risco conhecidos. Alguns destes fatores so modificveis, ou seja, pode-se alterar a exposio que uma pessoa tem a este determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver este cncer. Existem tambm os fatores de proteo. Estes so fatores que, se a pessoa est exposta, a sua chance de desenvolver este cncer menor. Os fatores conhecidos de risco e proteo do cncer de mama so os seguintes: Idade:

O cncer de mama mais comum em mulheres acima de 50 anos. Quanto maior a idade maior a chance de ter este cncer. Mulheres com menos de 20 anos raramente tm este tipo de cncer.

Exposio excessiva a hormnios: Terapia de reposio hormonal (hormnios usados para combater os sintomas da menopausa) que contenham os hormnios femininos estrognio e progesterona aumentam o risco de cncer de mama. No tomar ou parar de tomar estes hormnios uma deciso que a mulher deve tomar com o seu mdico, pesando os riscos e benefcios desta medicao. Anticoncepcional oral (plula) tomado por muitos anos tambm pode aumentar este risco. Retirar os ovrios cirurgicamente diminui o risco de desenvolver o cncer de mama porque diminui a produo de estrognio (menopausa cirrgica). Algumas medicaes "bloqueiam" a ao do estrognio e so usadas em algumas mulheres que tem um risco muito aumentado de desenvolver este tipo de cncer. Usar estas medicaes (como o Tamoxifen) uma deciso tomada junto com o mdico avaliando os risco e benefcios destas medicaes. Radiao:

Faz parte do tratamento de algumas doenas irradiar a regio do trax. Antigamente muitas doenas benignas se tratavam com irradiao. Hoje, este procedimento praticamente restrito ao tratamento de tumores. Pessoas que necessitaram irradiar a regio do trax ou das mamas tm um maior risco de desenvolver cncer de mama. Dieta:

Ingerir bebida alcolica em excesso est associado a um discreto aumento de desenvolver cncer de mama. A associao com a bebida de lcool proporcional ao que se ingere, ou seja, quanto mais se bebe maior o risco de ter este cncer. Tomar menos de uma dose de bebida alcolica por dia ajuda a prevenir este tipo de cncer (um clice de vinho, uma garrafa pequena de cerveja ou uma dose de usque so exemplos de uma dose de bebida alcolica).Se beber, portanto, tomar menos que uma dose por dia. Mulheres obesas tm mais chance de desenvolver cncer de mama, principalmente quando este aumento de peso se d aps a menopausa ou aps os 60 anos. Manter-se dentro do peso ideal (veja o clculo de IMC neste site), principalmente aps a menopausa diminui o risco deste tipo de cncer. Seguir uma dieta saudvel, rica em alimentos de origem vegetal com frutas, verduras e legumes e pobre em gordura animal pode diminuir o risco de ter este tipo de cncer. Apesar dos estudos no serem completamente conclusivos sobre este fator de proteo, aderir a um estilo de vida saudvel, que inclui este tipo de alimentao, diminui o risco de muitos cnceres, inclusive o cncer de mama (veja Dieta do Mediterrneo neste site). Exerccio fsico:

Exerccio fsico normalmente diminui a quantidade de hormnio feminino circulante. Como este tipo de tumor est associado a esse hormnio, fazer exerccio regularmente diminui o risco de ter cncer de mama, principalmente em mulheres que fazem ou fizeram exerccio regular quando jovens. Histria ginecolgica: No ter filhos ou engravidar pela primeira vez tarde (aps os 35 anos) fator de risco para o cncer de mama. Menstruar muito cedo (com 11 anos, ou antes) ou parar de menstruar muito tarde expe a mulher mais tempo aos hormnios femininos e por isso aumenta o risco deste cncer. Amamentar, principalmente por um tempo longo, um ano ou mais somado todos os perodos de amamentao, pode diminuir o risco do cncer de mama Histria familiar: Mulheres que tem parentes de primeiro grau, mes, irms ou filhas, com cncer de mama, principalmente se elas tiverem este cncer antes da menopausa, so grupo de risco para desenvolver este cncer. Apesar de raro, homens tambm podem ter cncer de mama e ter um parente de primeiro grau, como o pai, com este diagnstico tambm eleva o risco familiar para o cncer de mama. Pessoas deste grupo de risco devem se aconselhar com o seu mdico para definir a necessidade de fazer exames para identificar genes que possam estar presentes nestas famlias. Se detectado um maior risco gentico, o mdico pode propor algumas medidas para diminuir estes riscos. Algumas medidas podem ser bem radicais ou ter efeitos colaterais importantes. Retirar as mamas e tomar Tamoxifenso exemplos destas medidas. A indicao destes procedimentos e a discusso dos prs e contras individual e deve ser tomada junto com um mdico muito experiente nestes casos. Alteraes nas mamas: Ter tido um cncer de mama prvio um dos maiores fatores de risco para este tipo de cncer. Manter-se dentro do peso ideal, fazer exerccio fsico, seguir corretamente as recomendaes do seu mdico e fazer os exames de reviso anuais so medidas importantes para diminuir a volta do tumor ou ter um segundo tumor de mama. Ter feito bipsias mesmo que para condies benignas est associado a um maior risco de ter cncer de mama. Mamas densas na mamografia est associado a um maior risco para este tumor. muito importante que a mamografia seja feita em um servio qualificado e que o exame seja comparado com exames anteriores. Sintomas do cncer de mama:

O cncer de mama normalmente no di. A mulher pode sentir um ndulo (ou caroo) que anteriormente ela no sentia. Isso deve fazer ela procurar o seu mdico. O mdico vai palpar as mamas, as axilas e a regio do pescoo e clavculas e se sentir um ndulo na mama pedir uma mamografia. A mulher tambm pode notar uma deformidade na suas mamas, ou as mamas podem estar assimtricas. Ou ainda pode notar uma retrao na pele ou um lquido sanguinolento saindo pelo mamilo. Nos casos mais adiantados pode aparecer uma "ferida" (ulcerao) na pele com odor muito desagradvel. No caso de carcinoma inflamatrio a mama pode aumentar rapidamente de volume, ficando quente e vermelha. Na maioria dos casos, a mulher a responsvel pela primeira suspeita de um cncer. fundamental que ela conhea as suas mamas e saiba quando alguma coisa anormal est acontecendo. As mamas se modificam ao longo do ciclo menstrual e ao longo da vida. Porm, alteraes agudas e sintomas como os relacionados acima devem fazer a mulher procurar o seu mdico rapidamente. S ele pode dizer se estas alteraes podem ou no ser um cncer. Como se faz o diagnstico de cncer de mama: A mamografia um Rx das mamas. Este exame tambm feito para deteco precoce do cncer quando a mulher faz o exame mesmo sem ter nenhum sintoma. Caso a mama seja muito densa, o mdico tambm vai pedir uma ecografia das mamas. Se a mamografia mostra uma leso suspeita, o mdico indicar uma bipsia que pode ser feita por agulha fina ou por agulha grossa. Geralmente, esta bipsia feita com a ajuda de uma ecografia para localizar bem o ndulo que ser coletado o material, se o ndulo no for facilmente palpvel. Aps a coleta, o material examinado por um patologista (exame antomo-patolgico) que definir se esta leso pode ser um cncer ou no. Tratamento para o cncer de mama: Existem vrios tipos de tratamento para o cncer de mama. So vrios os fatores que definem o que mais adequado em cada caso. Antes da deciso de que tipo de tratamento mais adequado o mdico analisa o resultado do exame antomo-patolgico da bipsia ou da cirurgia se esta j tiver sido feita. Alm disso, o mdico pede exames de laboratrio e de imagem para definir qual a extenso do tumor e se ele saiu da mama e se alojou em outras partes do corpo. Se o tumor for pequeno, o primeiro procedimento uma cirurgia onde se tira o tumor. Dependendo do tamanho da mama, da localizao do tumor e do possvel resultado esttico da cirurgia, o cirurgio retira s o ndulo, uma parte da mama (geralmente um quarto da mama ou setorectomia) ou retira a mama inteira (mastectomia) e os gnglios axilares.

As caractersticas do tumor retirado e a extenso da cirurgia definem se a mulher necessitar de mais algum tratamento complementar ou no. Geralmente, se a mama no foi toda retirada, ela encaminhada para radioterapia. Dependendo do estadiamento, ou seja, quo avanada est a doena (tamanho, nmero de ndulos axilares comprometidos e envolvimento de outras reas do corpo), tambm ser indicada quimioterapia ou hormonioterapia. Radioterapia o tratamento que se faz aplicando raios para eliminar qualquer clula que tenha sobrado no local da cirurgia que por ser to pequena no foi localizada pelo cirurgio nem pelo patologista. Este tratamento feito numa mquina e a durao e intensidade dependem das caractersticas do tumor e da paciente. Quimioterapia o uso de medicamentos, geralmente intravenosos, que matam clulas malignas circulantes. O tipo de quimioterpico utilizado depende se a mulher j est na menopausa e a extenso da sua doena. Hormonioterapia o uso de medicaes que bloqueiam a ao dos hormnios que aumentam o risco de desenvolver este tipo de cncer. Este tratamento dado para aquelas pacientes em que o tumor mostrou ter estes receptores positivos (receptor de estrognio e receptor de progesterona). Deteco precoce do cncer de mama: O exame de palpao realizado pelo mdico e a mamografia so os exames realizados para uma deteco precoce desse tipo de cncer. Como o mdico faz esse exame? O exame mais fcil de se realizar para se detectar uma alterao da mama o exame de palpao. Neste exame o mdico palpa toda a mama, a regio da axila e a parte superior do tronco em busca de algum ndulo ou alterao da pele, como retrao ou endurecimento, e de alguma alterao no mamilo. A mamografia um Raio X das mamas e das pores das axilas mais prximas das mamas. Nesse exame, o radiologista procura imagens sugestivas de alteraes do tecido mamrio e dos gnglios da axila. A ecografia das mamas pode auxiliar o radiologista a definir que tipo de alteraes so essas. Esses exames, quando realizados anualmente ou mais freqentemente, dependendo da histria individual da paciente (presena de fatores de risco ou histria de tumores e bipsias prvias), pode diminuir a mortalidade por esse tipo de tumor, quando realizados entre os 50 e os 69 anos. Porm, este tipo de tumor tem caractersticas diferentes para populaes diferentes. Isto altera o quanto a mamografia eficaz em diminuir a mortalidade por este tipo de tumor.

You might also like