You are on page 1of 14

http://www.efdeportes.com/efd119/sistemas-energeticos-requisitados-na-modalidade-detenis-de-campo.

htm

Sistemas energticos requisitados na modalidade de tnis de campo

Resumo Sabe-se que a modalidade de tnis de campo extremamente complexa, que exige de todas as capacidades fsicas, fundamentadas na eficincia dos sistemas energticos. Para que um tenista possa obter um bom rendimento, necessrio que seja elaborado um programa de treinamento de acordo com as caractersticas e necessidades individuais e da modalidade. Assim, a presente reviso bibliogrfica, teve como objetivo descrever, caracterizar e analisar os sistemas energticos do organismo requisitados na modalidade de tnis de campo. A partir disto, tornou-se possvel concluir que a modalidade em questo predominantemente aerbia, onde as principais aes desempenhadas pelo jogador so anaerbias, tornando fundamental para o bom rendimento o sistema ATP-PC e o sistema aerbio. Unitermos: Tnis de campo. Sistemas energticos.

Introduo
Ao observar uma partida de tnis, possvel perceber que se trata de uma modalidade que requer uma atividade motora bastante complexa, tanto do ponto de vista motor quanto metablico, que exige notavelmente os sistemas energticos. Sendo assim, para que o atleta adquira condies e esteja apto a desempenhar as aes necessrias para o rendimento em uma partida, fundamental que seja preparado e submetido a um programa de treinamento bem planejado. De acordo com Hernandez e Olmos (1998), o conhecimento do funcionamento fisiolgico das capacidades fsicas condicionais e coordenativas e dos sistemas energticos requisitados na modalidade em questo, fundamental para a escolha dos contedos e controle das variveis existentes no treinamento. Naturalmente, esta afirmao motiva o interesse em estudar e conhecer mais profundamente este assunto, aliado escassez de pesquisas e literatura na rea do tnis de campo. Anselmi (2004) realizou uma anlise das diferentes vias metablicas implicadas e das capacidades fsicas observadas em treinamentos e competies de tnis. Este estudo tinha como objetivo atingir um maior conhecimento para que haja uma maior aproximao entre as necessidades reais do atleta com o que o preparador fsico pode oferec -lo. Com base nisto, acredita-se que pode-se realizar uma melhor seleo e um maior desenvolvimento de jogadores jovens com eficcia, prop orcionar melhores

adaptaes, aprofundar a individualizao do treinamento, afastar ou diminuir o risco de leses e proteger a sade fsica e psicolgica dos atletas. Com o passar dos anos, o tnis de campo tornou -se uma modalidade extremamente dinmica, que requer uma preparao elaborada para que o atleta consiga desenvolver sua tcnica e ttica proposta durante uma partida. Segundo Perez et al (2002), a tendncia atual do jogo aumentar cada vez mais a velocidade, o que significa que o tempo de bola em mdia, v de um lado para outro da quadra mais rapidamente. Isto obriga os jogadores a se movimentarem com maior rapidez, golpearem com mais fora e tomarem decises em menos tempo. Alm disso, afirma tambm que esta mdia de tempo vai aumentando med ida que o jogo se torna mais intenso. Para que o jogador consiga manter um alto nvel de desempenho necessria uma preparao, embasamento e aperfeioamento das capacidades fsicas condicionais e coordenativas. Capacidades estas essenciais para a execuo das aes durante o jogo. Para isto, preciso que ocorra o fornecimento de energia necessria para a realizao destes movimentos. Assim, os sistemas energticos e vias metablicas utilizadas so fundamentais para que haja este abastecimento energt ico. De acordo com Anselmi (2004), o tnis de campo uma modalidade que utiliza diferentes vias metablicas, sendo requisitadas tanto os sistemas aerbios como anaerbios. Ochoa (2004), afirma que as capacidades fsicas condicionais e coordenativas se apresentam como a base da iniciao da maioria das modalidades esportivas individuais e em equipe, pois proporcionam o desenvolvimento de habilidades bsicas para a execuo de movimentos. A presente reviso bibliogrfica, tem o objetivo de abordar e cara cterizar os sistemas de obteno de energia do organismo requisitados na modalidade de tnis de campo.

Referencial terico 1. Sistemas energticos envolvidos na modalidade de tnis de campo 1.1. Bioenergtica Antes de dar incio reviso sobre os sistemas energticos existentes no organismo humano, de extrema importncia salientar que muitas das informaes aqui encontradas foram buscadas e elaboradas a partir das experincias e estudos realizados no decorrer das disciplinas de Bioqumica Aplicada ao Esporte e Fisiologia Aplicada ao Esporte do Curso de Educao Fsica e Esporte da Universidade do Sul de Santa Catarina. Todo movimento ou atividade desempenhada diariamente requer uma quantidade de energia (capacidade de realizar trabalho) sufici ente para que o corpo responda com sucesso. Entra a, o estudo da Bioenergtica, que pode ser

entendida como energia para a vida obtida atravs da ingesto de alimentos que so metabolisados a partir de reaes qumicas anaerbias (ausncia de O2) e aerbias (presena de O 2). Hernandez e Olmos (1998), afirmam que para que o trabalho muscular seja executado, necessrio que ocorra o fornecimento de energia suficiente para a realizao do objetivo. A Bioenergtica refere-se s fontes energticas para a a tividade muscular. Estas fontes de energia provm dos nutrientes ingeridos atravs da alimentao. Assim, a energia necessita ser convertida em adenosina trifosfato (ATP), antes que possa ser aproveitada pelo organismo na ao muscular. Com isto, Hernandez e Olmos (1998) afirmam que o objetivo bsico das reaes promover a sntese de ATP, molcula que fornece energia para todos os processos existentes no organismo humano. Com base nisto, o corpo processa trs tipos de sistemas para produo de energia, qu e diferem de maneira considervel em complexidade, regulao, capacidade, e tipos de exerccios predominantes. Cada um deles utilizado de acordo com a intensidade e a durao do estmulo. So classificados em: Sistema Fosfagnio ou ATP -PC; Sistema Glicoltico Aerbio ou Anaerbio; e Sistema Oxidativo (aerbio). (FOX et al, 1991) De acordo com Groppel e Roetert (1992), o tnis de campo uma modalidade que exige em termos energticos a utilizao mista de substratos. Os movimentos de exploso e rapidez executados em uma partida so derivados da ressntese bioqumica de ATP -PC. Porm, o tempo de durao do jogo pode levar aproximadamente de 30 minutos a 5 -6 horas solicitando de maneira considervel o sistema aerbio. Alm disto, a freqncia cardaca mdia que ser abordada mais adiante indica o requerimento do sistema oxidativo. Fox et al (1991), afirma que a distribuio energtica no tnis em propores: 70% ATP-PC; 20% anaerbio altico; e 10% aerbio. importante ressaltar que posteriormente s ero relatadas diferentes abordagens em relao classificao e predominncia de substratos na modalidade de tnis de campo. A partir disto, autores caracterizam as aes executadas em uma partida de tnis de maneiras distintas, determinando quais os sistemas predominantes no esporte em questo. Ao analisar o que ocorre durante uma partida de tnis, levando em considerao o rendimento fsico do tenista, a Associao dos Tenistas Profissionais - ATP publicou estatsticas em 1988, em pesquisa realizada com os 150 primeiros classificados do ranking. Neste estudo, foi constatado que a durao mdia de um ponto durante uma partida de tnis entre 6 -10 segundos, onde a distncia mdia percorrida em cada ponto de 8 -12 metros. Assim, em um jogo de cinco sets, o jogador disputa em mdia 310 pontos, percorrendo uma distncia total de 4250 metros. Outro fato investigado foi a freqncia cardaca mdia, onde foi visto que as mulheres mantm a Fc mdia em 153bpm, enquanto que os homens mantm a Fc mdia em 145bp m. Estes dados comprovam que a modalidade de tnis de campo predominantemente aerbia, devido a Fc mdia encontrada e o tempo de durao de uma partida.

Por um outro lado, as aes que o atleta desempenha ao longo do jogo requerem de maneira acentuada o sistema anaerbio. Portanto, o tnis deve ser considerado um esporte que pode ser classificado como aerbio e anaerbio. Assim, confirma -se que pode ser aerbio em funo da durao da partida. Por outro lado, diz -se que anaerbio j que a durao mdia de um ponto se encontra entre 6 -10 segundos. Assim, afirma que pode se estabelecer como sistema fundamental no tnis de campo o ATP -PC, pois o ATP a nica forma utilizvel de energia para contrao muscular. (PEREZ et al, 2002)

Sistema Fosfagnio ou ATP-PC No organismo humano, a energia encontrada em forma de adenosina trifosfato - ATP. O mesmo composto quimicamente por uma adenosina ligada a trs fosfatos (adenosina----P----P----P), onde vale salientar que a energia encontra-se na ligao. ento formado por uma base nitrogenada (adenina), um monossacardeo de cinco carbonos (pentose) e trs fosfatos.

Nas fases iniciais de qualquer exerccio, a produo de energia anaerbia, mesmo que a intensidade no seja extremamente elevada, pois os mecanismos de captao, transporte e utilizao de oxignio levam algum tempo para aumentar a eficincia. Assim, a fonte energtica imediata para as aes proveniente da quebra ou desintegrao do composto exposto acima. Isto acontece pela ao da enzima Atpase, fazendo com que a reao seja a seguinte:

possvel perceber que na reao acima, o ATP catalisado pela enzima Atpase tornou-se um ADP, mais um fosfato inorgnico, mais a energia liberada na quebra, suficiente para exerccios que duram de dois a trs segundos. importante salientar que esta reao reversvel. Outra fonte de energia a fosfocreatina - creatina ligada ao fosfato (PC), armazenada nas clulas musculares onde pela ao da enzima creatinaquinase transformada em creatina, mais o fosfato inorgnico, mais a energia liberada na quebra. Esta ltima destinada ressntese de ATP, visto que a adenosina trisfosfato possui uma reao reversvel, o que torna possvel ser efetuado o caminho contrrio.

Este sistema conhecido como ATP-PC ou sistema fosfagnio e utilizado em exerccios que exigem muito mais o fornecimento rpido de energia em poro satisfatria, do que um abastecimento que produz grande quantidade de energia de forma lenta. O ATP e a PC so muito se melhantes pelo fato de que ambos, quando seus fosfatos so removidos, fornecem uma boa quantidade de energia rapidamente. Assim, estas duas reaes citadas individualmente anteriormente, podem ser entendidas simultaneamente da seguinte forma:

A nica maneira da PC ser sintetizada novamente a partir de Pi (fosfato inorgnico) e C (creatina) pela energia liberada na quebra do ATP. Isto ocorre durante a recuperao aps o exerccio. Os nveis de fosfocreatina nunca chegam a 0% no organismo, pois o mx imo que se consegue utiliz-la ou deplet-la 80% em atividades de alta intensidade. Assim, a recuperao do substrato tem durao aproximada de trs a cinco minutos. Quando gasto parcialmente, demora-se em mdia de 30 a 60 segundos para recuper -lo. Vale ressaltar que o ATP armazenado no msculo suficiente para contraes de dois a trs segundos. Quando degradado, o organismo utiliza a fosfocreatina que possui a energia que ressintetiza o composto adenosina trifosfato. Ento, pode -se considerar que este sistema gera energia para 8 -10 segundos de exerccios em alta intensidade. Hernandez e Olmos (1998) afirmam que em funo de este sistema ocorrer sem a necessidade ou presena de oxignio, pode receber a denominao de via anaerbia altica, onde o termo altico citado pela decorrncia da no formao de cido ltico durante a evoluo destas reaes. Em funo disto, o fator limitante no a

fadiga causada pela dissociao do cido ltico em lactato, e sim as quantidades de fosfocreatina armazena das na musculatura. Segundo Perez et al (2002), a concentrao de ATP no organismo bastante escassa, alcanando aproximadamente at cinco segundos de contrao muscular intensa. Uma das consideraes importantes do sistema ATP -PC seu alto grau de localizao no qual definido por seu combustvel, a fosfocreatina, que se encontra reservada especfica e unicamente nas fibras musculares. Isto significa que o sistema apenas estimulado com o trabalho particular de cada msculo e que na maioria das sit uaes no provocar mudanas em outros msculos no envolvidos na contrao. A fosfocreatina constituda pela creatina (aminocido) unida por uma ligao de alta energia de 10Kcal um fsforo.

A creatina pode ser ingerida em pequenas quantidades atravs da ingesto de carnes e peixes ou pode ser sintetizada endogenamente atravs de aminocidos precursores a concentrao de PCr no interior da fibra muscular de trs a cinco vezes maior que a concentrao de ATP. Perez et al (2002) afirma que no momento que comea a ruptura do ATP para produo de energia mecnica, a fosforilao do substrato produzida principalmente pela PCr, na qual a ligao de alta energia destruda pela creatinaquinase, separando para um lado a creatina e para outro o fsf oro. Assim, a energia qumica contida na ligao liberada para produzir a unio do fsforo da fosfocreatina ao ADP para que haja ento a ressntese de ATP. Com base nestas afirmaes, em exerccios de alta intensidade o sistema ATP-PC o que mais rpido produz a fosforilao de ATP, pois a PCr armazenada no citosol da clula, muito prxima aos stios ativos de utilizao de energia. Tambm pois a hidrlise da PCr produzida pela creatinaquinase rapidamente ativada pela acumulao de ADP e no ne cessrio a ocorrncia de vrias reaes enzimticas antes que a energia seja transferida para a restituio do ATP. Vale ressaltar que por um outro lado, a diminuio do Ph, causada pela acumulao de cido ltico, pode ser um fator inibidor desta enzima. Pode-se observar no grfico apresentado abaixo, como variam as concentraes de PCr e ATP durante a contrao muscular intensa. importante perceber que quando as concentraes de PCr chegam a nveis baixos, as concentraes de ATP se mantm muito altas, enquanto que quando os nveis de PCr caem em torno de 10%, o ATP fica aproximadamente em 90%.

Um outro fator bastante relevante que para que haja a ressntese de PCr, tambm necessria a proviso de energia fornecida pelo ATP, sustentada por outros sistemas energticos, como o sistema anaerbio ltico e principalmente o aerbio. Assim, o autor citado acima diz que corredores de resistncia podem apresentar um encurtamento do tempo de ressntese da PCr, que reflete em uma melhor capacidade oxidati va dos msculos. A partir disto, pode -se estabelecer uma relao entre a ressntese de PCr e o VO 2. Assim, ressalta-se a importncia do treinamento aerbio na modalidade de tnis de campo.

Sistema Aerbio Para Perez et al (2002), o tnis de campo considerado um esporte acclico, onde pode-se afirmar que durante o desenvolvimento do jogo, o gesto motor realizado difere em cada ocasio em que executado. Para ele, existe dentre os fundamentos realizados, um movimento que se enquadra dentro das caractersticas cclicas, o saque. Segundo Anselmi (2004), a modalidade em questo utiliza e requer diferentes vias metablicas, sendo fundamentalmente um esporte de importante base aerbia com participao de vias anaerbias, especialmente alticas. Assim, pode-se considerar que a intensidade e dinmica crescente dos jogos de tnis de alto nvel que determina um maior ou menor compromisso ltico. Isto se explica pois quando o nvel de jogo e rendimento alto, a dinmica de jogo e velocidade dos pontos ba stante grande, com muita intensidade e em funo disto, com menor durao. Como foi citado anteriormente, para que se produza a contrao muscular necessrio um aporte contnuo de energia na fibra muscular e para sua recuperao. Com isto, o autor afirma que durante uma partida de tnis, o abastecimento energtico na fibra muscular principalmente aerbio, onde ao analisar a tabela abaixo, esta afirmao pode ser confirmada a partir do controle da freqncia cardaca.

O sistema aerbio um comple xo de vrios componente distintos. Isto ocorre em funo da sua habilidade de utilizar como substratos carboidratos, gorduras e protenas e tambm porque existe a produo de CO 2 e gua como produto final. Assim, este sistema tem uma capacidade maior de pr oduzir ATP. A complexidade e necessidade por constante suprimento de O 2 que podem ser considerados os fatores limitantes deste sistema para a produo de energia. Assim, vale salientar que para o tenista, de fundamental importncia ter um bom nvel de resistncia aerbia, pois desta maneira adquire condies timas para que haja a devida captao, transporte e utilizao do O 2, permitindo uma excelente recuperao entre pontos. As vias aerbias envolvem a oxidao completa dos substratos em dixido de carbono (CO 2) e gua (H 2 O), produzindo energia em forma de ATP. Os principais combustveis metablicos so: o glicognio / glicose e os cidos graxos. Estima-se que a contribuio energtica das protenas durante o exerccio varia entre 5% e 15%, j que exerce a funo principal de estruturao e reparao dos tecidos. Assim, quando necessrio este substrato poder ser utilizado mediante ao processo de glicogenlise, onde ocorre a degradao dos aminocidos em glicose pelo fgado. Poder tambm ser aproveitado pela converso dos aminocidos em acetil -coa, na qual poder ser convertido em cido graxo e participar do ciclo de krebs. As reaes qumicas que produzem ATP na presena de O 2 so efetuadas a partir de trs vias metablicas: a gliclise, o cic lo de krebs e a cadeia respiratria. Assim, o metabolismo aerbio pode produzir uma quantidade de energia suficiente para gerar 36 -38 ATPs a partir de cada molcula de glicose, oxidada totalmente em CO 2 e H2O. Tambm pode produzir 130 molculas de ATPs a partir de aproximadamente 256g de gordura. A limitao deste sistema se d pelo fato de que apenas pode ocorrer na presena de oxignio. Isto implica que esportes explosivos de curta durao com caractersticas anaerbias no podem depender apenas deste sistema para produzir ATP. Este fato se explica, pois a formao de ATP lenta, visto que para ser sintetizado necessrio ocorrer trs reaes qumicas (gliclise, ciclo de cori, cadeia respiratria). O processo na realidade mais lento, pois ocorre apenas quando o oxignio chega fibra muscular, tendo que passar por vrias estruturas anatmicas do organismo. Assim, neste espao de tempo, o organismo utiliza outras vias para obteno de energia, onde primeiramente mobiliza as reservas musculares de ATP e logo, quando esta fonte se esgota,

entra o sistema ATP-PC (fosfocreatina) ou anaerbio altico. Se a necessidade energtica for contnua, exigindo uma alta demanda de energia, entra em funcionamento o sistema aerbio ltico.

Gliclise O sistema glicoltico utilizado em atividades de at trs minutos, sendo um processo um pouco mais lento que o sistema fosfagnio. No organismo, os carboidratos ingeridos podem ser encontrados na forma de aucares simples, entendidos como glicose. Esta pode ser utilizada imediatamente a partir da corrente sangunea ou pode ser armazenada no fgado ou na fibra muscular em forma de glicognio. A gliclise composta por dez reaes sucessivas, dividida em duas fases. A primeira a fase preparatria e a segunda , a fase compensatria. Na fase inicial, so gastos um ou dois ATPs, onde esta variao pode ocorrer de acordo com o primeiro substrato utilizado no sistema. Pode ser iniciado a partir da glicose sangunea, que necessita entrar na fibra muscular e para ist o gasta um (1) ATP para ser fosfatada. Esta reao importante catalisada pela enzima fosfofrutoquinase. J quando a gliclise iniciada a partir do glicognio muscular, no necessrio gastar um (1) ATP, pois a molcula j encontra -se no interior da fibra muscular. Assim, aps vrias reaes ocorre a formao de piruvato, pela ao da enzima piruvatoquinase. A partir da, pode haver a produo de cido ltico e logo de lactato, ou este piruvato pode entrar na mitocndria. Ento, considerando que na fase compensatria so sintetizados quatro ATPs, este sistema pode ser capaz de gerar dois a trs ATPs.
y

1. Gliclise Anaerbia ou Sistema Anaerbio Ltico Quando a demanda energtica contnua e o sistema fosfagnio esgotado, d-se incio a um processo qumico denominado gliclise anaerbia. Este processo qumico ocorre independentemente da presena de oxignio, proporcionando a energia necessria para sntese de ATP. Como a necessidade energtica superior a quantidade que o sistema aerbio pode fornecer, os carboidratos so degradados, produzindo resduos na forma de cido ltico e etanol. Quando esta quantidade de cido ltico atinge nveis altos no msculo e no sangue, produz a fadiga muscular, que muitas vezes impede que o atleta continue o exerccio. Como foi abordado anteriormente, na ausncia de oxignio, a partir do momento que ocorre a formao do piruvato, que pela ao da desidrogenase ltica transformado em cido ltico, que rapidamente dissociado em lactato. Nesta reao ocorre a liberao de um H+ para dentro da clula, que considerado o fator causador da fadiga. importante salientar que para o tenista, este sistema tambm fundamental, visto que muitas vezes, a durao do ponto pode ser semelhante ao tempo do processo em questo. Ist o pode ser confirmado, pois a mdia de tempo de pontos constatada pela

Associao dos Tenistas Profissionais - ATP de 6-10 segundos foi elaborada a partir da anlise de jogadores de alto nvel, onde pode -se considerar que a dinmica de jogo muito elevada . Sendo assim, a gliclise anaerbia pode ser muitas vezes requisitada durante uma partida de tnis de campo.
y

2. Gliclise Aerbia O processo aerbio deste sistema ocorre apenas da presena de oxignio. Aps a formao do piruvato, este entra na mitocndria pelos poros existentes na membrana externa. Assim, transformado em acetil-coa pela ao do complexo piruvato desidrogenase, e com isto, o acetil-coa o primeiro substrato do ciclo de krebs. A partir dele, possvel a formao de 12 ATPs. Logo, ocorre tambm a cadeia respiratria, dando origem a CO 2 e H2 O a partir dos H+ que entram na mitocndria na presena de oxignio.

Ciclo de Krebs De acordo com Lenningher (1980), o ciclo de krebs ou ciclo de cori um processo que ocorre no interior da mitocndria, que consiste em oito reaes sucessivas. um sistema enzimtico circular, onde o primeiro substrato o Acetil-Coa, proveniente do metabolismo de aminocidos, de cidos graxos e da gliclise. H cada volta no ciclo, ocorre a formao de trs NADH, um FADH2 e um GTP. Assim, vale salientar que fora do ciclo cada NADH d origem a trs ATPs, cada FAHD2 d origem a dois ATPs e cada GTP d origem a um ATP. Sendo assim, este processo capaz de gerar 12 ATPs por volta.

Cadeia Respiratria Lenningher (1980), afirma que a cadeia de transporte de eltrons ou cadeia de transferncia de eltrons ou cadeia respiratria ocorre na membrana interna da mitocndria e consiste em uma srie de reaes de xi -reduo, onde os eltrons so transferidos de uma molcula para outra. Neste processo, existe um agente redutor, que a molcula que doa o eltron e um agente oxidante, que a molcula que aceita o eltron. Com isto, estes eltrons podem ser transferidos na forma de on hidreto, que possui 2e . Aps este transporte realizado pelas protenas carreadoras, tambm na mitocndria ocorre a fosforilao oxidativa. Assim, a respirao acoplada a partir de um intermedirio - ATP. Este processo capacita os organismos aerbios a captar muito mais en ergia livre dos substratos.

Oxidao de cidos graxos - beta-oxidao

Para Hernandez e Olmos (1998), uma forma de fornecimento de energia atravs de reaes aerbias a oxidao dos cidos graxos, derivados de gordura estocados no organismo human o. Este processo denominado beta oxidao e produz quantidades grandes de energia, porm de forma mais demorada. De acordo com Anselmi (2004), a oxidao dos substratos - glicose e cido graxo - libera a energia utilizada para a ressntese de ATP. Como mostra o grfico abaixo, aps os primeiros momentos da partida, os lipdios aportam a maior quantidade de energia requerida pelos msculos. importante perceber que o ponto mais alto do grfico se d no momento em que a intensidade do exerccio se encontra entre 65% e 85% da Fc mxima. Isto indica uma intensidade moderada - alta, considerada a partir dos princpios da prescrio do treinamento, uma freqncia cardaca alvo ou ideal para perda / queima de gordura e emagrecimento. Como foi citado anteriorment e, a Fc mdia atingida pelo tenista durante uma partida, fica em torno de 155bpm e 163 bpm, o que salienta de maneira considervel a utilizao da gordura como um importante substrato para o fornecimento energtico ao longo do jogo.

O treinamento aerbio favorece a utilizao do cido graxo e incrementa a capacidade de mobilizao das reservas de gordura dentro do msculo. Isto faz com que a energia esteja disponvel para ser utilizada em maiores quantidades e mais rapidamente, visto que o processo de metabolismo de cido graxo encurtado. Este fato pode ser explicado, pois a gordura armazenada no organismo em forma de triglicerdeos ( trs molculas de cido graxo ligadas a uma molcula de glicerol) no tecido adiposo e nos msc ulos. Para serem liberados e utilizados, necessrio haver a quebra desta ligao. Esta reao catalisada pela enzima lipase, que estimulada pelas catecolaminas e hormnio do crescimento. No tecido adiposo, aps ser efetuada a quebra desta ligao, o glicerol dirige-se ao fgado e ento transformado em glicose. J os trs cidos graxos liberados vo para o sangue atravs do auxlio de transporte de albuminas (protenas carreadoras). Assim, seguem ao msculo e no interior da fibra, entram na mitocndr ia. Ento realizada a beta -oxidao, que da origem a 35 ATPs e oito Acetil-Coa, primeiros substratos do Ciclo de Krebs, que da origem a mais 96 ATPs. Aps estes processos, ocorre a cadeia respiratria, dando origem a molculas de dixido de carbono e gu a. Os triglicerdeos

intramusculares, quando so degradados liberam o glicerol que da mesma maneira dirige-se ao fgado para ser transformado em glicose. Os cidos graxos, como j se encontram no interior da clula muscular, so utilizados diretamente, fazendo com que o processo seja mais simples e rpido. Ento, a partir do msculo o caminho o mesmo - mitocndria - beta-oxidao (acetilCoa) - ciclo de krebs - cadeia respiratria - produo de CO 2 e H2 O. Ao analisar as afirmaes expostas acima, pode -se constatar que a oxidao dos cidos graxos ou beta-oxidao proporciona o aporte de altas quantidades de energia em tempo mais prolongado. Assim, quando o tenista submetido a partidas que ocupam um longo perodo, este sistema torna -se essencial para que haja o fornecimento de energia suficiente para contrao dos msculos e recuperao. Aps descrever estes sistemas, pode-se considerar que na modalidade de tnis de campo, o tenista desempenha / executa aes de extrema velocidade e acelerao com mudanas de direo. Estas aes desenvolvidas em cada ponto, requerem de maneira acentuada o sistema fosfagnio ou ATP -PC e o sistema glicoltico anaerbio. Estes processos proporcionam um fornecimento relativamente bom de energia e com alta velocidade. E m contrapartida, o jogador muitas vezes necessita estar em atividade em partidas que duram muitas horas, solicitando um aporte contnuo de energia ao longo do jogo. Isto faz com que seja requisitado o sistema aerbio, que fornece uma quantidade grande de ATP, porm de maneira bastante lenta. Assim, pode-se confirmar que os sistemas energticos na modalidade de tnis de campo no funcionam de forma isolada e sim, em uma constante interao. Isto explicado, pois no h participao de apenas um processo , no havendo 100% de predominncia de um sistema energtico sobre os outros. A partir disto, ao longo da partida, de acordo com o momento, so solicitados sistemas e vias de aporte energtico mais adequados com a situao. Durante as aes decorridas em c ada ponto so solicitados principalmente o sistema fosfagnio e a gliclise anaerbia, enquanto que ao longo do jogo, o sistema aerbio requisitado simultaneamente. Estes fatos fazem crer e salientar que o jogador de tnis necessita ser submetido a um programa de treinamento individualizado e planejado, envolvendo o trabalho das capacidades fsicas solicitadas de acordo com o sistema utilizado. Alm disto, a alimentao torna -se importantssima para que os substratos possam estar disponveis para serem metabolisados em quantidades satisfatrias.

Concluses
importante salientar que o conhecimento do funcionamento fisiolgico, das vias de obteno de energia e das capacidades fsicas condicionais e coordenativas torna-se um fator crucial e de extrema importncia para que seja possvel montar um programa de treinamento para o tenista. Isto se deve ao fato de que a modalidade requer diferentes vias energticas que so determinadas de acordo com as aes desempenhadas durante uma partida. Assim, observou-se que o tnis de campo uma modalidade predominantemente aerbia em funo da durao e da freqncia cardaca mdia obtida pelo tenista ao longo da partida. Por um outro lado, as aes desempenhadas pelo jogador durante os pontos, so geralmente de alta intensidade e curta durao, envolvendo acentuadamente o sistema anaerbio. Portanto, da mesma maneira que o esporte necessita um aporte contnuo de energia durante vrias horas (4h -5h), requer um abastecimento rpido de

energia para que seja poss vel executar cada ponto em alta intensidade. Ento pode-se afirmar que a modalidade de tnis predominantemente aerbia, onde as principais aes desempenhadas pelo jogador so anaerbias. Assim, o sistema aerbio garante uma boa captao, transporte e ut ilizao do oxignio, alm de propiciar uma boa recuperao durante os intervalos dos pontos, permitindo um abastecimento contnuo ao longo da partida; enquanto que o sistema anaerbio (ATP-PC principalmente) age como fonte energtica imediata. Isto faz concluir que para que um tenista venha a obter bons resultados, em seu treinamento deve constar uma boa preparao aerbia e anaerbia. Em funo da possibilidade do tenista estar durante muitas horas em atividade durante uma partida e tambm das aes q ue executa ao longo do jogo, a preparao e o treinamento das capacidades fsicas condicionais tornam-se essenciais para atingir o bom rendimento. Portanto, a fora, a velocidade, a resistncia e a flexibilidade so requeridas durante todos os momentos da partida. Sendo assim, esto fortemente ligadas aos sistemas energticos ou de obteno de energia do organismo, pois de acordo com cada momento do jogo, so envolvidas determinadas capacidades que determinam a utilizao das vias energticas.

Referncias bibliogrficas
y y y y

y y y

ANSELMI, H. Sistema energticos y cualidades fsicas . Argentina. Fuerza y Potencia. FOX, E.L. ; BOWERS, R.W. ; FOSS, M.L. Bases fisiolgicas da educao fsica e dos desportos. Ed.4. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan: 1991. GROPPEL, J. L.; ROETERT, E. P. Applied physiology of tennis. Sports Medicine. v.14. n.4. p. 260-268. 1992. HERNANDEZ JR.; OLMOS, B. D. MUSCULAO: Montagem da Academia, Gerenciamento de Pessoal e Prescrio de Treinamento . Rio de Janeiro. Sprint: 1998. LENINGHER, A. L. PRINCPIOS DA BIOQUMICA. So Paulo. p.193 -237. Sarvier:1980. OCHOA, J. Entrenamiento de las capacidades fsicas em el tenis de campo. International Tennis Federation. 2004. PEREZ, J.; DESPIERRE, G.; PERASSO, G. Entrenamiento Deportivo. Argentina. Tenisargentina.

You might also like