You are on page 1of 8

Nossas atividades na AU promovem a produo, melhoram a competitividade e a qualidade dos produtos e permitem identificar discrepncias entre a demanda e oferta

local para poder fortalecer processos de transformao e comercializao. Nossa normativa considera os pequenos comerciantes como um ator importante, junto aos produtores.
Washington Ipenza, Prefeito de Villa Mara del Triunfo, Lima- Per.

AGRICULTURA URBANA: MOTOR PARA O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTVEL


No. 1 O presente documento foi elaborado por Marielle Dubbeling e Alain Santandreu (IPES/PGU-ALC) Reviso de texto: Mnica Rhon D.

Primeira edio fevereiro 2003

No. 1

ORIENTAES PARA A FORMULAO DE POLTICAS MUNICIPAIS PARA A AGRICULTURA URBANA

Bibliografia seletiva:
N. Bakker, M. Dubbeling, S. Gundel, U. Sabel-Koschella, H. De Zeeuw. Cidades em Crescimento Cultivando Alimentos; Agricultura Urbana na Agenda Poltica. DSE. Alemanha, 1999. (www.ruaf.org) Declarao de Quito. Grupo de Trabalho de Cidades da Amrica Latina e Caribe para a Agricultura Urbana e Segurana Alimentar, CIID, IPES y PGU-ALC/UN-HABITAT. Quito, 2000. (www.pgualc.org) Declarao de Villa Mara del Triunfo. Grupo de Trabalho de Cidades da Amrica Latina e Caribe para a Agricultura Urbana e Segurana Alimentar, CIID, IPES y PGU-ALC/UN-HABITAT. Lima, 2002. (www.pgualc.org) RUAF, AGUILA y PGU-ALC. Revista de Agricultura Urbana No 1. Quito, 2001. (www.ipes.org/aguila)

de

esp

ao

Este Documento Poltico faz parte de uma serie de 9 orientaes que resumen diferentes temas relacionados com a Agricultura Urbana (AU):
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. AU: motor para o desenvolvimento municipal sustentvel AU e participao cidad AU: gesto territorial e planejamento fsico Microcrdito e investimento para a AU Aproveitamento de resduos orgnicos em AU Tratamento e uso de guas residuais em AU AU: uma oportunidade para a equidade entre mulheres e homens 8. AU e soberania alimentar 9. Transformao e comercializao da AU Toda a srie se encontra disponvel na pgina Web do Programa de Gesto Urbana: www.pgualc.org O trabalho foi coordenado e financiado pelo Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (CIIDCanad), o Programa de Gesto Urbana para Amrica Latina e Caribe (PGU-ALC/UN-HABITAT, Equador) e IPES, Promoo do Desenvolvimento Sustentvel (Per)

s do

m i c ili a r e s p a r a a

Iba A U,

rr a

qu

ad

Assessoria em comunicao e desenho: Roberto Valencia (Zonacuario)

AGRICULTURA URBANA: MOTOR PARA O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTVEL


Desafios
Agricultura Urbana (AU) est situada dentro (intraurbana) ou na periferia (peri-urbana) de uma localidade ou cidade, e incorpora prticas de cultivo ou criao de animais processamento e distri-buio, reciclagem de resduos ou guas residuais com fins produtivos, de processamento e distribuio AU n ti ge de uma ampla variedade de cont rib u , Ar i para ntar produtos alimentares e no a soberania alime alimentares, utilizando recursos humanos e materiais, produtos e servios que se encontram em volta da citada zona, e por sua vez provendo recursos e materiais mesma. Um crescente nmero de governos locais e nacionais promove a AU em resposta aos graves problemas de pobreza, de carncia alimentar e de degradao ambiental que enfrentam. A AU complementa a agricultura rural nos sistemas locais de alimentao. Pode ser um importante suplemento de renda para os lares urbanos e um elemento integrante do sistema econmico e ecolgico urbano. Especialmente os pobres urbanos se encontram com certas restries que os impedem de praticar com xito a AU, entre elas a falta de acesso a terra, fontes de gua, servios e capital. Os riscos potenciais para a sade vinculados prtica de AU, respondem ao uso de agrotxicos, de resduos orgnicos ou guas residuais no tratadas e a falta de higiene no processamento e comercializao. Para melhorar a AU e torn-la mais sustentvel, os governos devem reconhecer o papel que desempenha no desenvolvimento municipal, promov-la e administr-la atravs de polticas e incentivos adaptados s necessidades da populao, promovendo a equidade de gnero e incluso social. Os/as produtores/as necessitam adotar melhores prticas de produo, transformao e comercializao. As ONGs, Centros de Pesquisa e empresas privadas devero apoiar todas estas iniciativas.
A U, Ro
na
A

Quatro bons motivos que destacam a importncia da Agricultura Urbana


A fome aumenta
Na Amrica Latina, em menos de 30 anos, o nmero de pessoas que vo dormir com fome teve um aumento de 20% , perfazendo um total de 60 milhes de pessoas. Alimentar toda a populao uma meta que todas as cidades tem o dever de alcanar.

Medicina natural ao alcance de todos


O povo gasta de 40% a 60% de seus baixos ganhos com alimentao e quase 15% com sade e remdios. A produo de plantas medicinais e derivados como infuses, extratos e essncias facilitam o acesso a sade dos mais pobres e excludos.

Contatos:
Programa Cidades que Alimentam seus Moradores. Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento. Luc Mougeot, Coordinador. Tel (1) 6132 366163 E-mail: lmougeot@idrc.ca (www.idrc.ca/cfp) Programa de Gesto Urbana Escritrio Regional para Amrica Latina e Caribe (PGU-ALC/UN-HABITAT). Marielle Dubbeling, Assessora em Agricultura Urbana. Tel (593 2) 2282361/364. E-mail: marid@pgu-ecu.org (www.pgualc.org) IPES Promoo do Desenvolvimento Sustentvel. Jorge Price, Diretor Executivo. Tel (51 1) 4406099/ 4216684. E-mail: ipes@ipes.org.pe (www.ipes.org) Rede Latino-americana de Pesquisa na Agricultura Urbana (RED AGUILA). Mario Gonzlez, Secretario Executivo. Tel (51 1) 4406099/ 4216684. E-mail: aguila@ipes.org.pe (www.ipes.org/aguila)
Lo

Os resduos e guas tratadas em prol da sade alimentar


Apenas 2% dos resduos produzidos nas cidades da regio so tratados adequadamente. Milhares de metros cbicos de guas residuais so desperdiados ou tratados a um custo muito elevado. Todavia podem transformar-se em excelentes fontes de adubo, gua para irrigao e tambm complemento alimentcio animal.

Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento 250 Albert St, PO Box 8500 Ottawa, ON, Canada K1G 3H9 Tel.: (613) 236-6163, ext. 2310 Email: cfp@idrc.ca www.idrc.ca/cfp

Emprego de baixo custo e gerao de renda


A Agricultura Urbana (AU) gera empregos cujo custo de investimento muito baixo em relao a custos estimados para outros setores produtivos. Criar emprego em AU custa menos de 500 dlares, e seu investimento pode ser recuperado com microcrditos. Estes beneficios nas reas de alimentao, sade, ambiente e criao de empresas explicam porque cada vez mais municipios querem desenvolver e modernizar seu agricultura urbana. A srie atual d orientaes o fruto dos ltimos avanos cientfico-tecnolgicos e das prticas inovadoras experimentadas pelas cidades da Regio, quais constituem a inspirao a qual os convidamos a compartilhar e enriquecer. Boas colheitas urbanas! Y.C.

Promoo do Desenvolvimento Sustentvel

, Qu

it o

Equador

Escritrio Regional para Amrica Latina e Caribe

Iniciativa Estratgica do CGIAR sobre Agricultura Urbana e Peri-urbana (SIUPA). Gordon Prain, Coordinador Global. Tel (51 1) 349 6017. E-mail: g.prain@cgiar.org (www.cipotato.org/siupa)

Garca Moreno 751 entre Sucre y Bolvar Fax: 593-258 39 61 / 228 23 61 Email: pgu@pgu-ecu.org www.pgualc.org

s a ri o A r g

Centro de Recursos e Informao sobre Agricultura e Floresta Urbana (RUAF). Henk de Zeeuw, Coordinador. Tel (31 33) 4326000/039 E-mail: ruaf@etcnl.nl (www.ruaf.org)

de

AU

Programa de Gesto Urbana

e nt

OGICOS COMU O LO G I C O S C O M U ECCO L OSS E CTTO U O DU C PPRRO D

Calle Audiencia N 194, San Isidro Apartado Postal 41-0200 Tel.: (51 1) 440-6099/ 421-6684. Email: ipes@ipes.org.pe

or

Us

go
ma rc

ina

Pref

e it o l e giti m a n d o a

p ar

tic

a
ip
Declarao de Quito, assinada por 40 cidades. Quito, Equador. Abril 2000.

em

a de

senvo
lvid a p ara a c o m e
rcia

liza

A Agricultura Urbana recente como programa ou poltica municipal; portanto, um campo de inovao promissor.

ORIENTAO PARA A FORMULAO DE POLTICAS


Em apoio de desenvolvimento municipal sustentvel
Mais e mais governos locais, estaduais e nacionais se comprometem decididamente com o desenvolvimento da AU, mobilizando recursos locais existentes, institucionalizando-a e procurando sua ampliao em nvel municipal e nacional. A Intendncia de Rosrio (Argentina) e promove a assistncia tcnica e o ad uid q apoio financeiro aos produtores/as (peri) rae A A U po d e pro m o v e urbanos (Ver delineamento 4). O Municpio de Cuenca (Equador) apia a produo e comercializao de produtos ecolgicos em colaborao com vrias instituies locais. O Estado de Mato Grosso do Sul (Brasil) se encontra implementando um programa de apoio transformao e comercializao da pequena produo agrcola fortalecendo agroindstrias familiares.
A l d a o A r g e n ti n a
o, C

4. Aproveitamento de resduos orgnicos na agricultura urbana As grandes quantidades de resduos gerados pelas cidades causam cada vez mais problemas ambientais e de sade. Entre 30 e 60% destes resduos so de natureza orgnica, podendo ser utilizados na AU. Deve-se aprofundar e validar as tcnicas de uso sanitrio dos resduos slidos orgnicos para a AU; capacitando os/as agricultores/as urbanos nas tcnicas de reuso e reciclagem, educando a comunidade a partir da base (educao formal e no-formal) e propiciando a criao e/ou atualizao de normas efetivas para promover e regular esta atividade.

7. Agricultura Urbana e soberania alimentar Para alcanar a soberania alimentar, assegurando populao de menores recursos o acesso a uma alimentao segura e saudvel com qualidade e quantidade suficiente, necessrio promover tanto a AU para o autoconsumo diverso e nutritivo, respeitando a prpria cultura, como sua insero nos mercados formais, informais e solidrios, intervindo nos aspectos de controle de preos, criao de novos espaos comerciais e vinculando entre eles os grupos de produtores e consumidores.

diagnstico, identificao de problemas, priorizao de solues, implementao, sistematizao e monitoramento. imprescindvel que se impulsione o acordo entre associaes pblicas, privadas, sociedade civil e entre os atores locais e nacionais para o desenvolvimento da AU.

Uso

de gu
a s re sid u ais

a m il o

p ara

ner

AU

2. Agricultura urbana, gesto territorial e planejamento fsico Os municpios da Amrica Latina, mesmo que com altas taxas de urbanizao, contam com espaos vazios que poderiam ser cultivados. necessrio buscar outras formas de utilizao para estes terrenos, visando promoo de um desenvolvimento local alternativo. Para poder planejar e valorizar os espaos necessrio aprender a identific-los e vislumbr-los, considerar a AU nos processos de planejamento territorial e, a legislao municipal como um elemento multifuncional no uso do solo e a proteo ambiental, conciliando as exigncias do crescimento urbano com atividades de grande valor econmico e social. Tambm devem ser promovidas s polticas de garantia e estmulo, regras tributarias e estruturas facilitadoras legais.

8. Transformao e comercializao da agricultura urbana 5. Tratamento e uso de guas residuais na agricultura urbana Um grande volume de guas residuais disposto sem tratamento a corpos de gua ou usado para irrigao com riscos potenciais a sade. Por onde, devem-se impulsionar linhas de pesquisa, sensibilizao e capacitao do uso eficiente da gua; aplicando estratgias de controle de riscos e adotando tecnologias apropriadas para o tratamento da gua residual. Desenvolver sistemas de tratamento e uso supe a adoo de uma estrutura legal facilitadora, e promover a sustentabilidade financeira, vinculando diretamente do tratamento ao uso. Uma das formas mais inovadora para gerar rendas e criar novos empregos agregar valor a produo de AU, a partir do processamento e comercializao. As polticas pblicas devero facilitar vrias formas de acesso ao capital, insumos e comercializao por parte dos mais pobres, impulsionar a adequao de normas legais para pequenos empreendimentos, apoiar a estratgias de promoo, e fortalecer a organizao de produtores, junto a instncias organizativas dos governos. Todos estes temas chaves so tratados com profundidade nos seguintes Delineamentos Polticos que fazem parte desta Srie. Convidamos a todas cidades e governos da Amrica Latina e Caribe a implementar estes Delineamentos e fazer da AU uma Poltica Municipal para melhorar a qualidade de vida de seus moradores, pro-movendo o desenvolvi-mento sustentvel de suas cidades.

ba

de

,I

gu

C olo

m bia

Buscando o fortalecimento e a institucionalizao de seus projetos e programas de AU, estas e outras cidades e governos, identificaram, consensuaram e ratificaram, atravs de uma srie de consultas urbanas locais e participativas e uma Consulta Regional (Villa Maria de Triunfo, Lima / Peru 2002), oito temas chaves a considerar na promoo e gesto da AU e desenvolvimento municipal sustentvel.
it o

6. Agricultura Urbana: uma oportunidade para a equidade entre homens e mulheres Para que se atenda mediante intervenes especificas queles/as que se encontram em desvantagem, imprescindvel que os distintos atores/as urbanos assumam a AU como um instrumento de equidade das relaes de gnero, levando em conta os papis especficos das mulheres e dos homens, suas necessidades limitaes e diferentes acessos aos servios, recursos e benefcios relacionados AU. importante que os governos locais reconheam e fortaleam a participao eqitativa de homens e mulheres, promovendo a equidade de gnero no desenho, planejamento e implementao de polticas de AU.

c r d it o , C E P E S I U , Q u

E n tr e g a d e c e rti

fic a

dos

oc

urs

o de

qu

ad

or

1. Agricultura urbana e participao cidad Para tornar processos de gesto local mais democrticos e participativos, importante facilitar e fortalecer o dilogo entre a administrao municipal e os setores da sociedade civil para a definio e implementao de projetos, programas e polticas municipais de AU. Para isso, necessrio que se abram e institucionalizem espaos de participao dentro da gesto municipal, fomentando as capacidades locais para o desenvolvimento de processos de

3. Microcrdito e investimento para a agricultura urbana Para garantir o xito e a massificao de experincias de AU, importante facilitar o acesso dos/das produtores/as locais a programas de microcrditos e investimento. necessrio que os governos locais implementem polticas e instrumentos creditcios.

A prove

e itam

nto
de
res

uo

so

rg

nic o

s pa

ra A U,

Cuba

Os programas locais de AU podem transformar-se num insumo chave para a construo de uma governabilidade participativa e democrtica nas cidades da Regio.
Carlos Carignano. Intendente do Municpio de Camilo Aldao. Argentina.

AGRICULTURA URBANA E PARTICIPAO CIDAD


No. 2 O presente documento foi elaborado a partir de um Texto Base redigido por Fernando Patio (Consultor) Editado por: Yves Cabannes (PGU-ALC), Marielle Dubbeling e Alain Santandreu (IPES/PGU-ALC) Reviso de texto: Nancy Snchez y Mnica Rhon D. Assessoria em comunicao e desenho: Roberto Valencia (Zonacuario)

Primeira edio fevereiro 2003

No. 2

ORIENTAES PARA A FORMULAO DE POLTICAS MUNICIPAIS PARA A AGRICULTURA URBANA

Bibliografa seletiva:
Cruz, Mara Caridad. Sistematizao de polticas municipais e intervenes na agricultura urbana. Programa de Agricultura Urbana, Municpio de Cuenca. Cuenca, 2000. (www.pgualc.org) Dubbeling, Marielle y Santandreu, Alain. Diagnsticos participativos em agricultura urbana: delineamentos metodolgicos e conceituais. Em: Cadernos de Trabalho 86. CIID, CLAES, IPES, PGU-ALC/UN-HABITAT. Quito, 2002. (www.pgualc.org) RUAF, RED AGUILA y PGU-ALC. Revista Agricultura Urbana, No 5. Mtodos apropriados para a pesquisa, planejamento, implementao e avaliao na agricultura urbana. Lima, 2002. (www.ipes.org/aguila)

Ca

pa

cit a

Este Documento Poltico faz parte de uma serie de 9 orientaes que resumen diferentes temas relacionados com a Agricultura Urbana (AU):
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. AU: motor para o desenvolvimento municipal sustentvel AU e participao cidad AU: gesto territorial e planejamento fsico Microcrdito e investimento para a AU Aproveitamento de resduos orgnicos em AU Tratamento e uso de guas residuais em AU AU: uma oportunidade para a equidade entre mulheres e homens 8. AU e soberania alimentar 9. Transformao e comercializao da AU Toda a srie se encontra disponvel na pgina Web do Programa de Gesto Urbana: www.pgualc.org O trabalho foi coordenado e financiado pelo Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (CIIDCanad), o Programa de Gesto Urbana para Amrica Latina e Caribe (PGU-ALC/UN-HABITAT, Equador) e IPES, Promoo do Desenvolvimento Sustentvel (Per)

para c

o m u nid a d e

o , Q uit

Equ

ad

AGRICULTURA URBANA E PARTICIPAO CIDAD


Desafios
Os programas e polticas para a Agricultura Urbana (AU) devem desenvolver-se a partir do dilogo entre os governos locais, as ONGs e organizaes acadmi-cas, os produtores, o setor privado formal e informal, os movimentos sociais e organiO fic zaes de base, com nfase in a d P er e g n ero y A U, Li m a especial nos grupos no-organizados e excludos. Para isso necessrio: Abrir e institucionalizar espaos de participao dentro da gesto municipal. Apoiar as capacidades dos atores locais no desenvolvimento de processos de diagnstico, identificao de problemas, priorizao de solues, mediao de conflitos, implementao combinada de aes, sistematizao, monitoramento, formulao, seguimento e controle de polticas municipais. Facilitar o financiamento necessrio para a execuo de aes e polticas combinadas. O presente documento traz orientaes para gerir a participao do conjunto de atores, homens e mulheres, envolvidos na AU.
ru g
uai

Quatro bons motivos que destacam a importncia da Agricultura Urbana


A fome aumenta
Na Amrica Latina, em menos de 30 anos, o nmero de pessoas que vo dormir com fome teve um aumento de 20% , perfazendo um total de 60 milhes de pessoas. Alimentar toda a populao uma meta que todas as cidades tem o dever de alcanar.

Contatos dos casos mencionados:


Rufo Cabrera. Coordenador do Programa de Agricultura Urbana. Municpio de Cuenca, Equador. Tel: (593 7) 845 499 / 831 353. E-mail: cabrerarufo@hotmail.com Csar Jaramillo. Coordenador de o Programa AGRUPAR. Direo Metropolitana de Desenvolvimento Humano Sustentvel. Municpio do Distrito Metropolitano de Quito, Equador. Tel: (593 2) 2583 285 / 2289 214. E-mail: aurbana@quito.gov.ec Luis Lobatn. Prefeito do Municpio Distrital de Rmac Lima, Per. Tel: (51 1) 48 23101. E-mail: morenocharles@hotmail.com Lilia Moedejar. Diretora. Direo Provincial de Planejamento Fsica. Cidade de Havana, Cuba. Tel: (53 7) 33 4589
Logo

Medicina natural ao alcance de todos


O povo gasta de 40% a 60% de seus baixos ganhos com alimentao e quase 15% com sade e remdios. A produo de plantas medicinais e derivados como infuses, extratos e essncias facilitam o acesso a sade dos mais pobres e excludos.

Os resduos e guas tratadas em prol da sade alimentar


Apenas 2% dos resduos produzidos nas cidades da regio so tratados adequadamente. Milhares de metros cbicos de guas residuais so desperdiados ou tratados a um custo muito elevado. Todavia podem transformar-se em excelentes fontes de adubo, gua para irrigao e tambm complemento alimentcio animal.

Antonio Lattuca. Coordenador Programa de Agricultura Urbana. Secretaria de Promoo Social do Municpio de Rosario, Argentina. Tel: (54 341) 4802444 E-mail: lattucario@arnet.com.ar Humberto de Mello Pereira. IDATERRAPROVE. Governo Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil. Tel: (55-67) 318-5276. E-mail: humbertocrba@hotmail.com

Escritrio Regional para Amrica Latina e Caribe

Y.C.

Ela

b or

nd
a

Boas colheitas urbanas!

od

ia g

Garca Moreno 751 entre Sucre y Bolvar Fax: 593-258 39 61 / 228 23 61 Email: pgu@pgu-ecu.org www.pgualc.org

ra m a

n d e pr d i o , M o

od adu ctto l s, s,QH uatvo i a naEuC dor c auba

Programa de Gesto Urbana

A srie atual d orientaes o fruto dos ltimos avanos cientfico-tecnolgicos e das prticas inovadoras experimentadas pelas cidades da Regio, quais constituem a inspirao a qual os convidamos a compartilhar e enriquecer.

id

tev

u
Natasha Reyes. Diretora da Direo Metropolitana de Desenvolvimento Humano Sustentvel. Municpio do Distrito Metropolitano de Quito.

ma

rca

de

Alberto Gmez Perazzoli. Diretor do Programa de Agricultura Urbana. Unidade de Montevidu Rural, Intendencia Municipal de Montevidu, Uruguai. Tel: (598 2) 901 3451. E-mail: umr@piso3.imm.gub.uy
ed fo
r th

Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento 250 Albert St, PO Box 8500 Ottawa, ON, Canada K1G 3H9 Tel.: (613) 236-6163, ext. 2310 Email: cfp@idrc.ca www.idrc.ca/cfp

Emprego de baixo custo e gerao de renda


A Agricultura Urbana (AU) gera empregos cujo custo de investimento muito baixo em relao a custos estimados para outros setores produtivos. Criar emprego em AU custa menos de 500 dlares, e seu investimento pode ser recuperado com microcrditos. Estes beneficios nas reas de alimentao, sade, ambiente e criao de empresas explicam porque cada vez mais municipios querem desenvolver e modernizar seu agricultura urbana.

Promoo do Desenvolvimento Sustentvel

Calle Audiencia N 194, San Isidro Apartado Postal 41-0200 Tel.: (51 1) 440-6099/ 421-6684. Email: ipes@ipes.org.pe

ig n

e ma
pr os ue t or d al ric u rketing of urbPartacip an i g

Os sonhos e a cidade so construdos de forma conjunta.

SEIS ORIENTAES PARA A FORMULAO DE POLTICAS


A partir do enfoque da participao cidad na AU
1. Sensibilizao e mobilizao de atores Como primeira etapa num processo de consulta e ao local participativa na AU requer-se sensibilizao e mobilizao de grupos multi-atuantes e interinstitucionais que vinculem os governos locais, nacionais e regionais, A atores da sociedade civil, a comunidade e o de nio setor privado. e conv
Equa

4. Implementao de projetos e programas As aes que produzem resultados tangveis contribuem para reforar o compromisso e participao dos atores e a incidncia na formulao de polticas pblicas. importante desenvolver, desde o inicio do processo, projetos pilotos ou aes demonstrativas com impactos em curto prazo, que gerem um clima positivo para processos mais complexos e prolongados. Papel dos diferentes atores Nesta fase: As comunidades e organizaes de base cumprem um papel fundamental tanto na gesto e coordenao dos projetos como na avaliao e fiscalizao das aes desenvolvidas. As ONGs oferecem assessoria tcnica e acompanhamento do trabalho comunitrio. As universidades e centros de pesquisa apiam o desenvolvimento de tecnologias adequadas para os processos de produo e processamento e disponibilizam apoio metodolgico nos diagnsticos, monitoramento e nos processos de capacitao. O setor privado facilita o acesso dos mais excludos a servios financeiros (ex. microcrditos), insumos, comercializao, etc. Os governos locais, federais e nacionais tm um papel chave assegurando a disponibilidade de terrenos, o acesso a servios pblicos, a aprovao de uma legislao facilitadora e a regulamentao das atividades de AU. (Ver srie de orientaes 3). Em Rmac (Lima-Per), a Prefeitura firmou um convnio de cooperao com a empresa privada Purina Center Rimac Corn (produtora de alimento para aves), a qual realiza, de forma gratuita, atividades de capacitao e assessoria tcnica na criao de frangos, para o produtor e para tcnicos municipais.

Incluso nos planos de organizao territorial e programas setoriais A institucionalizao pode dar-se introduzindo a AU nos planos estratgicos, de desenvolvimento e organizao territorial, como sucede em Havana (Cuba). (Ver srie de orientaes 3). Igualmente, deve-se considerar a incluso da AU em programas setoriais (sade, meio ambiente) ou a criao de programas municipais de AU. Integrao com base no oramento municipal A incluso da AU no oramento municipal foi essencial para a promoo das atividades de AU em Rosario (Argentina), onde a Intendncia garante os recursos para o desenvolvimento de atividades de promoo, capacitao e comercializao. (Ver srie de orientaes 4).
Vi s i t a d e c a

propostas de ao mais inclusivas (Ver srie de orientaes 7). Em Montevidu (Uruguai), foram utilizadas vrias tcnicas participativas de diagnstico como: diagramas de prdios, pesquisas participativas e caminhadas de observao, identificando os sistemas de produo, sua localizao, principais caractersticas, o marco legal, assim como as necessidades e opinies dos atores envolvidos com respeito ao desenvolvimento da atividade.

dor

mpo

ito

, Be

Qu

Ho

lo

U,

riz o

nte

P r e f e it o a s s i n a n d o

Bra

s il

necessrio dar nfase quanto a: Implementar estratgias de comunicao e difuso, direcionadas a pblicos distintos importante desenvolver uma estratgia para a difuso do programa de AU nos distintos meios de comunicao, incluindo meios informatizados (Internet) e massivos tradicionais (radio, tv e jornal impresso). importante incorporar setores no - organizados da populao, em especial os produtores, microempresrios e comerciantes informais. Formalizar compromissos Podem ser formalizados compromissos entre os diferentes atores atravs de um Convenio ou Acordo Interatores, que contribua para a transparncia e institucionalizao do processo. Em Quito (Equador), para impulsionar o Programa AGRUPAR (Agricultura Urbana Participativa), o Governo Local, vrias ONGs, o PGU-ALC/UNHABITAT e representantes comunitrios firmaram um Acordo Interatores para a execuo de um diagnstico participativo e a formulao de um Plano de Ao.
la

3. Formulao de estratgias de ao conjuntas Definir estratgias e atores Definir de forma participativa atividades, objetivos, mtodos e instrumentos, insumos requeridos, estratgia para a mobilizao de recursos e resultados esperados. Para isso, necessrio fortalecer as capacidades dos atores locais. Descrever o papel dos atores, reconhecendo os diversos interesses, gerando espaos e ferramentas para a negociao e mediao de conflitos. Para selecionar as estratgias de ao, deve-se considerar sua viabilidade em termos sociais e polticos e sua possibilidade de realizao em termos de recursos. Construo de plataformas envolvendo os diversos atores A constituio de plataformas multi-setoriais, fruns locais, mesas redondas ou grupos de trabalho para a definio e implementao dos planos de ao acordados e a aprovao formal por parte do governo local, so elementos que do fora e legitimidade poltica s iniciativas acordadas. Em Cuenca (Equador), se constituiu uma plataforma conjunta para impulsionar o Programa Municipal de AU com a participao ativa do governo local e mais de 30 organizaes de base, ONGs e organismos internacionais. Os atores decidiram, em assemblias e atravs de pesquisas, o tipo de atividade a ser desenvolvida dentro do Programa gerando-se compromissos e recursos municipais para sua implementao.

6. Monitoramento e avaliao O monitoramento e a avaliao so parte integrante do processo e no devem ser vistos como aes pontuais a serem implementadas apenas em certos momentos ou ao final de um processo. Um exerccio participativo que envolva vises internas e externas para avaliar os resultados e impactos do programa permite consolidar os resultados, compartilhar as lies aprendidas, tanto dos xitos como dos fracassos e projetar novas aes. Sistema participativo de monitoramento e avaliao necessrio implementar um sistema participativo de monitoramento e avaliao dando nfase especial qualidade e pertinncia dos indicadores que se definam. Quanto avaliao qualitativa e quantitativa de seu programa de agroindstrias, o Governo Estadual de Mato Grosso do Sul (Brasil) prev avaliar as condies socioeconmicas, de gnero e gerao, o desenvolvimento local, a transferncia tecnolgica e o impacto ambiental atrav s de pesquisas com os/as produtores/as e comerciantes.
A c o m u nid
ade

ip a

tiv o

M aracaibo Vene

zue

Diag

tic ns

pa

2. Diagnstico participativo Os processos devem iniciar-se com um estudo ou diagnstico participativo da situao que priorize os problemas e necessidades concretas do povo e analise as potencialidades e limitaes que existem no municpio para o desenvolvimento de um programa de AU. Os diagnsticos devem incorporar a perspectiva de gnero, gerao e etnia e, incluir a percepo e valorao das comunidades, j que isto permite formular

5. Institucionalizao e ampliao de escala Junto implementao de projetos concretos, a poltica municipal deve garantir a sustentabilidade do programa bem alm de uma determinada administrao e facilitar uma mudana de escala: de um bairro para vrios; de uma cidade ou municpio a outros.

rtic

ela b
ora

seu

la n

od

eA

, Iq u

it o s Peru

A AU em Maranguape principalmente informal; uma atividade trazida cidade por trabalhadores migrantes. Todavia, a AU necessita tornar-se parte do planejamento municipal, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.
Prefeito Raimundo Marcelo Carvalho da Silva, Maranguape, Brasil

AGRICULTURA URBANA: GESTO TERRITORIAL E PLANEJAMENTO FSICO


No. 3 O presente documento foi elaborado por Yves Cabannes (Coordinador Regional PGU-ALC) Reviso de texto: Nancy Snchez y Mnica Rhon D. Assessoria em comunicao e desenho: Roberto Valencia (Zonacuario)

Primeira edio fevereiro 2003

No. 3

ORIENTAES PARA A FORMULAO DE POLTICAS MUNICIPAIS PARA A AGRICULTURA URBANA

Grupo Nacional de Agricultura Urbana. Delineamentos para o subprograma de controle, uso e conservao da terra. Em: delineamentos para os subprogramas de agricultura urbana. Ministerio de Agricultura, Repblica de Cuba. Havana, 2001. (www.ipes.org/aguila) Nuez, Ricardo. O solo urbano como fator de incluso econmica e social; A experincia de Havana. Lincoln Instituto de Poltica Agrria, Cambridge, 2000. (www. lincolninst.edu) Clichevsky, Nora. Terras desocupadas nas cidades latinoamericanas. Programa para Amrica Latina e Caribe do Lincoln Instituto de Poltica Agrria. Cambridge 2001. (www. lincolninst.edu) RUAF, AGUILA y PGU-ALC. Revista Agricultura Urbana No 4. Integrao da agricultura urbana e peri-urbana no planejamento. Lima, 2001. (www.ipes.org/aguila) Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Prefeitura Municipal de Teresina. Polticas pblicas e suas intervenes em nvel municipal em agricultura urbana na cidade de Teresina. Teresina, 2000. (www.pgualc.org)

do

re

Este Documento Poltico faz parte de uma serie de 9 orientaes que resumen diferentes temas relacionados com a Agricultura Urbana (AU):
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. AU: motor para o desenvolvimento municipal sustentvel AU e participao cidad AU: gesto territorial e planejamento fsico Microcrdito e investimento para a AU Aproveitamento de resduos orgnicos em AU Tratamento e uso de guas residuais em AU AU: uma oportunidade para a equidade entre mulheres e homens 8. AU e soberania alimentar 9. Transformao e comercializao da AU Toda a srie se encontra disponvel na pgina Web do Programa de Gesto Urbana: www.pgualc.org O trabalho foi coordenado e financiado pelo Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (CIIDCanad), o Programa de Gesto Urbana para Amrica Latina e Caribe (PGU-ALC/UN-HABITAT, Equador) e IPES, Promoo do Desenvolvimento Sustentvel (Per)

as a

b aix o

s d a s li n h a s e l t r i c a

, Sa

nto

Quatro bons motivos que destacam a importncia da Agricultura Urbana


A fome aumenta
Na Amrica Latina, em menos de 30 anos, o nmero de pessoas que vo dormir com fome teve um aumento de 20% , perfazendo um total de 60 milhes de pessoas. Alimentar toda a populao uma meta que todas as cidades tem o dever de alcanar.

nd

ra si

Bibliografia seletiva:

AGRICULTURA URBANA: GESTO TERRITORIAL E PLANEJAMENTO FSICO

l
A pr
ove
it a

Medicina natural ao alcance de todos


O povo gasta de 40% a 60% de seus baixos ganhos com alimentao e quase 15% com sade e remdios. A produo de plantas medicinais e derivados como infuses, extratos e essncias facilitam o acesso a sade dos mais pobres e excludos.

Contatos dos casos mencionados:


Diego Carrin. Diretor. Direo Geral de Gesto do Desenvolvimento, Municpio do Distrito Metropolitano de Quito, Equador. Tel: (593 2) 258 43 47. E-mail: dcarrion@quito.gov.ec
gra

Os resduos e guas tratadas em prol da sade alimentar


Apenas 2% dos resduos produzidos nas cidades da regio so tratados adequadamente. Milhares de metros cbicos de guas residuais so desperdiados ou tratados a um custo muito elevado. Todavia podem transformar-se em excelentes fontes de adubo, gua para irrigao e tambm complemento alimentcio animal.

Jeroen Klink. Direo Internacional, Prefeitura Municipal de Santo Andr, Brasil. Tel: (55 11) 44 33 01 50. E-mail: jklink@santoandre.sg.gov.br Lilia Moedejar. Diretora da Direo Provincial de Planejamento Fsico, Havana, Cuba. Tel: (53 7) 334 589

Y.C.

Uso

de

es

pa

Boas colheitas urbanas!

os

ie n Luz Salgado. Coordenadora da rea de fue g os C desenvolvimento sustentvel e tecnologias, Comisso de uba Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural. Governo do Distrito Federal, Mxico. Tel: (52 1) 58 433 878 exts. 162-165. E-mail: lesalgado@att.net.mx / amanecer10@starmedia.com

Escritrio Regional para Amrica Latina e Caribe

d os p ara a A U,

ial

,C

Programa de Gesto Urbana Garca Moreno 751 entre Sucre y Bolvar Fax: 593-258 39 61 / 228 23 61 Email: pgu@pgu-ecu.org www.pgualc.org

p riv a

A srie atual d orientaes o fruto dos ltimos avanos cientfico-tecnolgicos e das prticas inovadoras experimentadas pelas cidades da Regio, quais constituem a inspirao a qual os convidamos a compartilhar e enriquecer.

nca

Cue

qua

dor

Paulo Fernandes Fortes Filho. Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Prefeitura Municipal de Teresina, Brasil. Tel: (55 86) 22 145 00. E-mail: pfortes@teresina.pi.gov.br

Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento 250 Albert St, PO Box 8500 Ottawa, ON, Canada K1G 3H9 Tel.: (613) 236-6163, ext. 2310 Email: cfp@idrc.ca www.idrc.ca/cfp

Emprego de baixo custo e gerao de renda


A Agricultura Urbana (AU) gera empregos cujo custo de investimento muito baixo em relao a custos estimados para outros setores produtivos. Criar emprego em AU custa menos de 500 dlares, e seu investimento pode ser recuperado com microcrditos. Estes beneficios nas reas de alimentao, sade, ambiente e criao de empresas explicam porque cada vez mais municipios querem desenvolver e modernizar seu agricultura urbana.

A parte no asfaltadas das cidades, produtivas ou potencialmente produtivas, no se limitam aos hortos comunitrios ou jardins privados. As margens dos rios e vias, parques, terrenos no edificveis debaixo das linhas de alta tenso ou ao redor das aterros sanitrios, ocupam uma parte importante do territrio municipal. Para poder planejar e valorizar esses espaos, necessrio aprender a l-los e avaliar seu potencial com instrumentos adequados de analise e gesto. A ausncia de garantias de posse e o medo de serem expulsos no incentivam os investimentos por parte dos produtores. Para qu fazer terraos, melhorar e adubar o solo ou construir tanques para irrigao, se no existem garantias por parte do poder pblico para valorizar esses investimentos? So necessrios, para proporcionar garantias e estmulos, regras tributrias e marcos legais. O presente documento d orientaes para facilitar a insero da Agricultura Urbana (AU) na gesto territorial e no planejamento fsico. "A AU em Maranguape principalmente informal; uma atividade trazida cidade por trabalhadores migrantes. Todavia, a AU necessita tornar-se parte do planejamento municipal, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.
Prefeito Raimundo Marcelo Carvalho da Silva, Maranguape, Brasil.

Promoo do Desenvolvimento Sustentvel

Calle Audiencia N 194, San Isidro Apartado Postal 41-0200 Tel.: (51 1) 440-6099/ 421-6684. Email: ipes@ipes.org.pe

as

il

Desafios
A agricultura urbana, periurbana e rural municipal considerando a criao de animais, cultivos, pesca, fruticultura, transformao e comercializao de produtos, ocupa na cidade uma grande variedade de espaos, em geral, sem muita an r iz a regulamentao. A incorporao B o r da dimenso espacial nos planos de de And to reas p e ri- u r b a n a s , S a n desenvolvimento e na legislao municipal necessria para conciliar s exigncias do crescimento urbano com atividades de grande valor econmico e social.
Ur
b

Inte

d
oa

agr ic

u lt u
ra urba

na no m co mp
lexo
res

ide

nc

Algumas idias para a formulao de polticas


A partir do enfoque da AU, sua gesto territorial e planejamento fsico
1. Aes para definir uma poltica de gesto territorial
ri o A r g e n t i n a

de Desenvolvimento Urbano ou de Organizao Territorial. Como resultado de uma Consulta em Quito (Equador), a AU foi incorporada como uso de solo urbano no Plano Geral de Desenvolvimento Territorial do Municpio (2000-2010). Introduzir a dimenso da AU nos planos de ordenamento parciais Os planos de uso do solo no somente devem existir em nvel do territrio municipal, mas tambm, em nvel de planos de melhoramento de bairros, de novos loteamentos, de planos parciais de desenvolvimento e de renovao urbana, introduzindo elementos de micro planejamento que deixem marcados os espaos potencialmente cultivveis. Normativa municipal para a organizao territorial A normativa para elaborar os planos parciais ou municipais parte integral de uma poltica municipal. Deve inserir-se dentro dos sistemas jurdicos de cada pas e definir: Zoneamento urbano, peri-urbano, rural-municipal O zoneamento urbano, peri-urbano, rural-municipal permite adequar a normativa s exigncias do crescimento urbano. A relao com as ZEIS tem que ser definida. A Direo Provincial de Planejamento Fsico de Havana (Cuba), busca criar condies de organizao territorial e urbana que contribuam para o alcance das metas de explorao e produo agropecuria. Para isso, delimitou as zonas nas quais se localizaram as casas de cultivo, o gado e os complexos agroindustriais. Regras e normas para distritos ou zonas agrcolas Estes distritos, similares aos distritos industriais, em geral no fazem parte dos marcos normativos. Devem ser desenhados para facilitar uma produo intensiva, com guas residuais tratadas e espaos integrados para transformar, armazenar e comercializar. Sua gesto pode ser pblica, condominial ou privada. Normas para os parques e espaos pblicos Os municpios devem reservar uma porcentagem de espaos de parques municipais ou de bairros para o cultivo, e definir os tipos de espcies permitidas.

Normas para novos loteamentos e para renovao urbana Igualmente, deve-se reservar uma porcentagem de terreno para o cultivo, elaborando regras de fundo de lotes, densidade, etc. que considerem o uso misto de terrenos (residenciais e agrcolas, por exemplo). Neste sentido as experincias adquiridas em nvel de bairros jardins, como em Goinia (Brasil), ou cidades jardins podem ser aproveitadas.

pobres. Tambm tem que introduzir regras de iseno fiscal ou concesses de terras pblicas a preo simblico. Os valores dos impostos e iseno so um instrumento importante para promover uma poltica territorial urbana inclusiva. No Brasil, vrios Municpios aplicam uma iseno parcial de impostos para propriedades urbanas usadas para a produo agrcola e florestal. As propriedades afetadas esto sendo identificadas e classificadas.
P astora n d o os

a s,

Inicialmente, importante contar com um diagnstico da situao existente, formar uma comisso municipal e fazer uma consulta pblica.

3. Definio de um marco jurdico legal facilitador Junto s normas relativas ao espao urbano, uma srie de leis e regulamentaes devem ser aprovadas pelos Conselhos ou Cmaras Municipais. O aspecto central de um marco facilitador permitir o acesso ao solo cultivvel ou a guas produtivas (para piscicultura) assegurando sua posse. Estudos demonstram que este o principal obstculo para o desenvolvimento da AU, afetando particularmente s mulheres. A segurana da posse da terra no significa automaticamente a propriedade da mesma. Tanto na regio como em nvel internacional existe um importante cmulo de solues legais que outorgam garantias permanentes ou temporais para as pessoas que cultivam. Emisso de ttulos de Concesso Temporria de Uso (CTU) O seguro de posse pode tomar a forma de espaos institucionais e pblicos renovveis, por perodos de 8 a 10 anos. As CTU tm a vantagem de permitir investimentos e modernizaes por parte dos/das agricultores/as (por exemplo, para hortifrutigranjeiros) e permitem ao poder pblico dispor de um instrumento claro de mudana de uso em funo das necessidades do crescimento urbano e do bem pblico. Entre o perodo 1998-2001, o Municpio de Teresina (Brasil) concedeu por tempo indefinido 92 ha. de terrenos municipais e institucionais para 2.300 famlias pobres (as quais no possuam terreno e no tem emprego fixo). Garantia de porte privado, condominial ou cooperativo Existe um grande nmero de instrumentos legais nas cidades da regio para garantir portes privados, condominiais ou cooperativos como direito de uso, usucapio (ttulo de propriedade), comodatos, concesses, etc. Todavia, a utilizao destes recursos legais para a AU muito limitada. Definio de impostos territoriais e de iseno fiscal Regras fiscais devem ser decididas para que se tenha uma base de implantao municipal (imposto territorial) acessvel aos agricultores urbanos

Diagnstico da situao existente O diagnstico deve insistir sobre o estatuto de propriedade e ocupao dos n arge espaos cultivados e cultivveis, as reservas de Uso de espaos s m terra e o perfil dos atores envolvidos. Devem alem disso, incluir uma tipologia e identificao de espaos existentes e potenciais (superfcies e custos), tal como aconteceu em Santo Andr (Brasil).
p
e sd
vi
as

ter

re n

4. Instrumentos de planejamento e gesto Os instrumentos seguintes permitem implementar os marcos legais e normativos antes mencionados. Cadastros de terrenos e espaos cultivados (incluindo espaos aquticos) A medida do possvel deve utilizar-se Sistemas de Informao Geo-referencial (SIG) para obter registros e melhorar o monitoramento da evoluo do uso do solo, sendo base de um sistema fiscal transparente. No Mxico DF (Mxico), se aplicou o SIG como passo prvio definio de uma poltica territorial. Comisses mistas de AU Compostas de diversos atores sociais, produtores e representantes do poder pblico, as comisses constituem um espao plural que permite articular a poltica e as exigncias de cada ator. Igualmente representam a base institucional para monitorar a poltica acordada e encontrar solues a potenciais conflitos de interesses. Observatrios do preo do solo municipals So um instrumento til para monitorar a dimenso econmica do Plano Territorial registrando a evoluo do preo do solo urbano e a rentabilidade do solo agrcola. Estes dados so impres-cindveis para definir polti-cas fiscais e econmicas municipais.
Aproveitan

os b

a l d i o s , C a m il o A l d a o

rge

Comisso (intra) municipal Deve ser criada dentro do governo local, convidando as direes, secretarias e unidades descentralizadas do municpio. Na medida do possvel, o debate deve ser aberto aos organismos responsveis em nvel nacional. Recomenda-se: a) fazer reformas na mquina municipal para incorporar a dimenso espacial da AU e b) integrar a poltica territorial s polticas setoriais do municpio, como a gesto de resduos, gua e o desenvolvimento econmico. Consulta pblica A partir dos diagnsticos e trabalhos de uma comisso municipal, prope-se a elaborao de um primeiro rascunho de poltica, que dever ser submetido a uma consulta pblica. A poltica deve abarcar vrios elementos: o marco normativo, o marco legal e os instrumentos de planejamento e gesto. As propostas devero incorporar as contribuies dos produtores e vendedores junto sociedade civil. Ao final da consulta, a poltica dever ser aprovada na Cmara Municipal.

e ri

o s, G

a overnador Valad

res

Uso

de

arg

en

sd

2. O marco normativo Deve-se considerar a insero da AU tanto nos planos municipais territoriais como parciais: Introduzir a dimenso da AU nos planos de ordenamento municipal Tais planos devem ser analisados para poder introduzir espaos para a agricultura, a pesca, a criao de animais, a ao florestal, etc. Dependendo do pas, estes planos em nvel municipal podem ser parte de Planos Estratgicos,

urb

ano

s, S

anto

A ndr

- B r a s il

n ti

Tarifas de guas residuais para uso agrcola Os usos e tarifas das guas residuais tratadas tambm devem ser regulamentados. Bem utilizadas estas guas representam um recurso permanente e indispensvel para melhorar a produo agrcola. (Ver delineamento 6).

Rosa

a ni m

b li c

ais

na

as

il

do e
spa

os
ver

de

Os programas de microcrdito mostraram ser uma ferramenta eficaz para liberar o povo da pobreza e dirigir sua participao nos processos centrais econmicos e polticos das cidades.
Mara Fernanda Garcs, Coordenadora, Fundo de Incluso Social e Desenvolvimento Econmico. Municpio do Distrito Metropolitano de Quito, Equador.

Microcrdito e Investimento para a Agricultura Urbana


No. 4 O presente documento foi elaborado a partir de um Texto Base redigido por Teresa Vsquez (Consultora) e Mateo Villalba (Asistente PGU-ALC) Editado por: Yves Cabannes (PGU-ALC), Marielle Dubbeling y Alain Santandreu (IPES/PGU-ALC)

Primeira edio fevereiro 2003

No. 4

ORIENTAES PARA A FORMULAO DE POLTICAS MUNICIPAIS PARA A AGRICULTURA URBANA

Bibliografia seletiva:
Homem de Carvalho, Joo Luiz. PROVE: Programa de verticalizao da pequena produo familiar. Em: Cadernos de Trabalho 83. APROVE, CIID, IPES, PGU-ALC/UN-HABITAT. Quito, 2000. (www.pgualc.org) Ramrez Garca, Gabriel. Estudos de microcrdito e investimento para a agricultura urbana; Caso Texcoco-Mxico. COPEVI, IPES, CIID, PGU-ALC/UN-HABITAT. Mxico D.F., 2002. (www.pgualc.org) Sharbatti, Mara Anglica. Estudo de microcrdito e investimento para a agricultura urbana - Programa Social Agropecuria, Argentina. IPES, CIID, PGU-ALC/UN-HABITAT. Crdoba, 2002. (www.pgualc.org)

Assessoria em comunicao e desenho: Roberto Valencia (Zonacuario)

fin

anc

e ir a

de m

ic r o c r d it o s, C E

U, P E SI

Qu

it o

Este Documento Poltico faz parte de uma serie de 9 orientaes que resumen diferentes temas relacionados com a Agricultura Urbana (AU):
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. AU: motor para o desenvolvimento municipal sustentvel AU e participao cidad AU: gesto territorial e planejamento fsico Microcrdito e investimento para a AU Aproveitamento de resduos orgnicos em AU Tratamento e uso de guas residuais em AU AU: uma oportunidade para a equidade entre mulheres e homens 8. AU e soberania alimentar 9. Transformao e comercializao da AU Toda a srie se encontra disponvel na pgina Web do Programa de Gesto Urbana: www.pgualc.org O trabalho foi coordenado e financiado pelo Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (CIIDCanad), o Programa de Gesto Urbana para Amrica Latina e Caribe (PGU-ALC/UN-HABITAT, Equador) e IPES, Promoo do Desenvolvimento Sustentvel (Per)

Quatro bons motivos que destacam a importncia da Agricultura Urbana


A fome aumenta
Na Amrica Latina, em menos de 30 anos, o nmero de pessoas que vo dormir com fome teve um aumento de 20% , perfazendo um total de 60 milhes de pessoas. Alimentar toda a populao uma meta que todas as cidades tem o dever de alcanar.

qu

-E

ad

Reviso de texto: Nancy Snchez y Mnica Rhon D.

MICROCRDITO E INVESTIMENTO PARA A AGRICULTURA URBANA

or

Ge
st

Desafios
Tanto a legitimidade poltica como a financeira, so essenciais para garantir o xito e a gerao das experincias de Agricultura Urbana (AU). Muitos produtores urbanos no tm acesso a programas de credito e investimento, fato que limita sua capacidade de investir em tecnologias mais Banc ru o C o m u n al P u n e Pe sustentveis, novos cultivos, melhores raas, e adquirir melhores equipamentos que permitam aumentar os nveis de produo e suas rendas, elevando assim os nveis de segurana alimentar. necessrio que os governos locais: Mobilizem recursos garantidos no oramento municipal para a execuo da AU. Fomentem e facilitem o acesso dos/das mais pobres ao capital, promovendo a incluso social e condies compatveis com as caractersticas tcnico-produtivas da AU. Complementem os programas financeiros com atividades de fortalecimento da organizao social, assistncia tcnica, capacitao e apoio comercializao. O presente documento aporta orientaes para a formulao e implementao de programas de credito e investimentos local para a AU.
ibo
aca
Av a
li a

Contatos dos casos mencionados:


Mara del Carmen Farfn. Cooperao de Servios Jardn Azuayo. Cuenca, Equador. Tel: (593 7) 840 259. E-mail: coopservjar@hotmail.com Mara Fernanda Garcs. Coordenadora. Fundo de Incluso Social e Desenvolvimento Econmico (PROQUITO). Direo Metropolitana de Desenvolvimento Humano Sustentvel. Municpio do Distrito Metropolitano de Quito, Equador. Tel: (593 2) 2583 285 / 2289 214. E-mail: proyecom@quito.gov.ec Joo Luiz Homem de Carvalho. Diretor APROVE. Braslia, Brasil. Tel: (55 61) 2744293. E-mail: jluizhc@uol.com.br / aprove@uol.com.br Jos Luis Rico. Diretor do Programa de Desenvolvimento Rural. Prefeitura de Texcoco, Mxico. Tel: (52 595) 952 000. Teresa Sunde. Assessora Tcnica do Programa Social Agropecuria. Crdoba, Argentina. Tel: (54 3468) 461 260 / 461 649. E-mail: munca@futurnet.com.ar
Fir m

Medicina natural ao alcance de todos


O povo gasta de 40% a 60% de seus baixos ganhos com alimentao e quase 15% com sade e remdios. A produo de plantas medicinais e derivados como infuses, extratos e essncias facilitam o acesso a sade dos mais pobres e excludos.

Os resduos e guas tratadas em prol da sade alimentar


Apenas 2% dos resduos produzidos nas cidades da regio so tratados adequadamente. Milhares de metros cbicos de guas residuais so desperdiados ou tratados a um custo muito elevado. Todavia podem transformar-se em excelentes fontes de adubo, gua para irrigao e tambm complemento alimentcio animal.

Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento 250 Albert St, PO Box 8500 Ottawa, ON, Canada K1G 3H9 Tel.: (613) 236-6163, ext. 2310 Email: cfp@idrc.ca www.idrc.ca/cfp

Emprego de baixo custo e gerao de renda


A Agricultura Urbana (AU) gera empregos cujo custo de investimento muito baixo em relao a custos estimados para outros setores produtivos. Criar emprego em AU custa menos de 500 dlares, e seu investimento pode ser recuperado com microcrditos. Estes beneficios nas reas de alimentao, sade, ambiente e criao de empresas explicam porque cada vez mais municipios querem desenvolver e modernizar seu agricultura urbana. A srie atual d orientaes o fruto dos ltimos avanos cientfico-tecnolgicos e das prticas inovadoras experimentadas pelas cidades da Regio, quais constituem a inspirao a qual os convidamos a compartilhar e enriquecer. Boas colheitas urbanas! Y.C.

am

ao

A r g e n ti n a

Escritrio Regional para Amrica Latina e Caribe

od

o im

pact

Garca Moreno 751 entre Sucre y Bolvar Fax: 593-258 39 61 / 228 23 61 Email: pgu@pgu-ecu.org www.pgualc.org

o d e cr d it o, M ar

ilo

A ld

Programa de Gesto Urbana

V ene

zuel

ando c
o n tr at o s d e m i
croc
Promoo do Desenvolvimento Sustentvel

Calle Audiencia N 194, San Isidro Apartado Postal 41-0200 Tel.: (51 1) 440-6099/ 421-6684. Email: ipes@ipes.org.pe

rd
it o
,C

Os governos locais devem se comprometer decididamente com o desenvolvimento da AU, mobilizando os recursos locais existentes, institucionalizando-a e procurando sua ampliao em nvel nacional; garantindo recursos nos oramentos municipais para a execuo de praticas de Agricultura Urbana.
Declarao de Quito, assinada por 40 cidades. Quito, Equador. Abril 2000.

Seis orientaes para a formulao de polticas


A partir do enfoque de microcrdito e investimento para AU
1. Definir uma Poltica de Incluso O governo local deve desenvolver um sistema de financiamento e promoo de microcrdito, o investimento (por exemplo: subsdios) e a poupana para potencializar a produo, a transformao e a comercializao da AU nos setores mais liv Bo vulnerveis. O esquema seguinte um z a exemplo de como promover a incluso dos La P R e c e b e n d o c r dit o, pobres no setor formal da economia a partir de uma colaborao entre o governo local e a instituio financeira formal, sob um conceito de economia solidria.
ia
Ciclo Poupana Subsdio Capital Juros Observaes Incluso Governo local Autonomia Instituio Formal

Entre 1997-2000, a Prefeitura de Texcoco (Mxico) financiou projetos produtivos utilizando o denominado Ramo 33, que institucionaliza recursos que a Federao transfere para Estados e Municpios. O Ramo integrado por vrios fundos como: O Fundo de Infraestrutura Social Municipal e o Fundo de Contribuies para o Fortalecimento dos Municpios. Conseguir maior participao de instituies financeiras fundamental, comprometer a participao de instituies financeiras privadas e formais, para diversificar o portfolio de recursos disponveis e potencializar aes. 3. Seleo dos usurios Para viabilizar e garantir o acesso ao microcrdito por parte dos produtores e produtoras de pequenos recursos e dos grupos mais vulnerveis (ex. mulheres ou jovens), deve-se definir critrios de seleo que privilegiem a incluso social. Pode-se pensar em: a) critrios econmicos (a renda gerada pela atividade financiada permite cobrir as necessidades do/da produtor/a e sua famlia ?) ; b) sociais (a atividade ajuda a melhorar as relaes dentro da famlia e entre os produtores/as e a comunidade?); e, c) ambientais (a atividade uma pratica ambientalmente sustentvel?). Na Argentina, o Programa Social Agropecurio facilita crditos somente para quem: a) no tem outras fontes de renda adicionais, para o produtor/a e sua famlia, salvo algumas eventualidades, e b) cuja renda familiar mensal no supera o valor de dois salrios de um operrio agropecurio (aprox. (560 pesos ou 78 dlares novembro/2002) 4. Definio de delineamentos de base financeira operativa Contar com critrios de seleo especficos no assegura a participao nem a incluso social. necessrio que as garantias, juros, montantes e prazos previstos permitam pleno acesso ao capital e sejam compatveis com as caractersticas tcnicoprodutivas da AU. Tipos de garantia Ao invs de exigir garantias reais, existem alternativas solidrias que permitem cobrir o risco

Taxas de juros Deve-se criar sistema de crdito com taxas de juros subsidiados ou assistidos com um tratamento especial para assegurar sua sustentabilidade financeira. Quantias, formas e prazos de pagamento Estes devem ser definidos de acordo com as necessidades de investimento e perodo de recuperao do capital segundo a natureza do negcio. Algumas polticas privilegiam as polticas sociais, como na Argentina onde o Programa PSA implementa uma linha de credito para autoconsumo que permite aos produtores receber quantias de at 200 pesos (US$ 56 dlares em novembro 2002), cujo valor devolvido mediante a entrega dos produtos obtidos e/ou trabalhos solidrios para uma instituio de bem publico (refeitrios escolares, hospitais). Prazo de carncia Este prazo, no qual o/a beneficirio/a est isento de todo pagamento ou paga apenas os juros do emprstimo, devem ser estabelecidos de acordo com o prazo de retorno da atividade financiada. Em Texcoco (Mxico), foram fixados prazos de carncia de 3 a 9 meses, dependendo se a atividade produtiva fosse agrcola ou pecuria. 5. Complementar as aes financeiras O microcrdito apenas um elemento dentro de uma estratgia de desenvolvimento integral. Para minimizar o risco do investimento, deve-se assegurar o fluxo da renda atravs de: a) a diversificao da produo (ex. cultivos de ciclo curto e longo ou de valor alto e baixo); b) o apoio a processos de agregao de valor e c) o desenvolvimento de estratgias de comercializao. Deve-se procurar um marco institucional que permita: Incentivar a organizao social Incentivar e apoiar os produtores a se organizarem (associaes, cooperativas) como forma de melhorar a auto-sustentabilidade do programa. Em Texcoco (Mxico), 164 floricultores formaram uma Cooperativa para construir um Centro de Reproduo de estaca de flor de estufa. A cooperativa opera com contribuies fixas de cada um dos/das scios/as, que os permite cobrir gastos

Criar uma normativa facilitadora Deve-se criar uma normativa que garanta a disponibilidade e acesso seguro a terra e aos servios. A ausncia de garantias de posse e o medo de serem expulsos no incentivam investimentos por parte dos/das produtores/as (Ver srie de orientaes 3). 6. Avaliao do impacto do programa Sob um enfoque integral de desenvolvimento, importante implementar um sistema de monitoramento e avaliao que permitam identificar tanto impactos econmico-financeiros como aspectos qualitativos de melhoria da qualidade de vida dos beneficirios. Exemplos de indicadores a medir: A incluso econmica: demonstrar a variao nos ativos patrimoniais e rendas familiares antes de receber o crdito e depois de liquid-lo e o acesso a novas fontes de capital e recursos financeiros. A incluso cidad: que supe a variao ao acesso a educao, sade, direitos e tomada de decises por parte dos diferentes membros da famlia. A incluso fsica: que supem a variao ao acesso a moradia e servios bsicos. A sustentabilidade financeira do sistema de crdito: a porcentagem da carteira vencida (ndice de pagamentos de amortizao), valor do dinheiro (inflao), a relao entre rendas e custos (a partir de rendas por juros e custos operativos do sistema).
POficina

Al

1 2 3

1 2 2

2 1 0

3 3 4

0 0 Sim

As cifras do quadro so apenas um exemplo. Nos dois primeiros ciclos, se promovem a incluso favorecendo os/as microprodutores/as, mediante a poupana, o subsidio e o incentivo (crditos com obrigao de pagamento, mas, sem juros). No primeiro ciclo, para cada dlar de poupana, destinam-se US$ 2 de subsdios e US$ 3 de microcrdito (US$ 6 dlares no total). O sistema promove a poupana e o aumento de capital, diminuindo os subsdios. No terceiro ciclo, atingida a autonomia do crdito (cobrando-se juros), possibilitando a incluso de novos/as beneficirios/as. A durao dos ciclos varivel, dependendo do processo de acumulao de capital. As pessoas com mais condies de pagamento financiam, atravs dos juros (que constituem o fundo de subsdios e incentivos), para aqueles que no esto em condies de pagar o servio creditcio. 2. Mobilizao e gesto de fundos Para mobilizar os fundos necessrios, deve-se dar nfase na: Incorporao de Capital Incorporar capital para a formao de fundos semente um aspecto chave.

oc M icr

rd

it o

pa

ra

aut

ocon

s u m o, F ort ale z a

ras

il

A rentabilidade econmica da atividade financiada.

mi

cro

cr

dito

, Qu

it o

Equador

Cr

de no-pagamento de forma acessvel populao de recursos escassos, como os crditos grupais com garantia solidria. Em Braslia (Brasil), o Programa PROVE criou um fundo de garantia no-monetria estadual, na forma de Agroindstrias Mveis (construes metlicas que podem ser transportadas de caminho). Por serem mveis e durveis, podem ser consideradas como garantia para cada emprstimo.

de manuteno e salrios de algumas pessoas que trabalham no Centro. Alm disso, a cooperativa foi capaz de gerir recursos externos e complementares para seu Centro com instncias de Governo Federal e Estatal. Implementar estratgias de apoio necessrio implementar estratgias especificas de apoio, tanto para o manejo e gesto do crdito como para o processo de produo, transformao e comercializao (capacitao produtiva, tecnolgica, gesto empresarial, assistncia tcnica, assessoria legal, fiscal, promoo e mercado).

d
it o s

para

a c ri a o d e fr a n g o, C
am
il o

da

Arge

n tin a

icip p art
ativ
ad
e

You might also like