You are on page 1of 3

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF rea Tecnolgica - 2005 Prova 2

DIREITO CONSTITUCIONAL

AFRF 2005 Questo 31 Enunciado: Sobre a Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI), marque a nica opo correta. a) Pode ser proposta ao direta de inconstitucionalidade em relao a qualquer lei distrital, em razo da equivalncia entre o Distrito Federal e os estados membros.

Questo 31 - Letra A Pode ser proposta ao direta de inconstitucionalidade em relao a qualquer lei distrital, em razo da equivalncia entre o Distrito Federal e os estados membros. Comentrios: A alternativa est contaminada nas duas partes que a constituem. Primeiramente, erra na declarao de que qualquer lei distrital pode ser objeto de ao declaratria de inconstitucionalidade. Em segundo lugar, incorreta a afirmao de que h equivalncia entre o Distrito Federal e os estados membros da nossa Federao. Analisemos, ento, o erro da primeira declarao. O modelo federativo adotado no Brasil peculiar. Distingue-se da matriz norte americana exatamente por fora da autonomia poltico-administrativa conferida aos municpios e ao Distrito Federal (CF/88, Art. 18, caput, in fine). No que se refere disciplina constitucional incidente sobre o DF, estabelece a Lei Maior que aquela entidade detm competncias tributrias (impostos) e no-tributrias prprias dos estados e municpios (Art. 35, 1 c/c Art. 147, in fine e 155). a chamada competncia cumulativa. Assim, ao DF dada autonomia legislativa para dispor sobre matrias tributrias e notributrias concernentes s esferas estadual e municipal. Considerado esse cenrio no tocante competncia do STF em ao direta de inconstitucionalidade, o Art. 102, inciso I, alnea a, da CF/88, estabelece que sero objeto de controle abstrato as leis e atos normativos federais ou estaduais. Ignora, portanto, as leis e atos cujo contedo seja da competncia municipal. Estes ltimos at podero ser objeto de ao direta, mas em sede de RI (representao de inconstitucionalidade) e perante o Tribunal de Justia (CF/88, Art. 125, 2). Conclui-se, portanto, que se ao Distrito Federal outorgada competncia cumulativa em matria legislativa estadual e municipal, e, se a norma objeto de ADI aquela editada no mbito federal ou estadual, logo, nem toda norma emanada do DF pode ser objeto de ADI.

Em relao s normas editadas no mbito do DF, somente aquelas de contedo estadual, ou seja, prprias das Assemblias Legislativas e Governadorias, podem ser objeto de ADI perante o STF. As normas emanadas do DF no exerccio de competncia municipal escapam ao foro do STF. Alerte-se que a ESAF j formulou proposio sobre esse tema. A prova de AFTN/1996 apresentou o seguinte enunciado: Todos os atos normativos do Distrito Federal esto submetidos ao controle de constitucionalidade abstrato perante o Supremo Tribunal Federal. Esta formulao foi considerada errada. Ainda sobre a primeira parte da alternativa em comento, podemos invocar a ADI n 611-8 em cuja ementa se l: Ao direta de inconstitucionalidade: objeto: lei do Distrito Federal fundada em competncia municipal: descabimento. O Distrito Federal, ao qual se vedou dividir-se em Municpios (CF, art. 32), e entidade federativa que acumula as competncias reservadas pela Constituio aos Estados e aos Municpios (CF, art. 32, par. 1.): dada a inexistncia de controle abstrato de normas municipais em face da Constituio da Republica, segue-se o descabimento de ao direta de inconstitucionalidade cujo objeto seja ato normativo editado pelo Distrito Federal, no exerccio de competncia que a Lei Fundamental reserva aos Municpios, qual a de disciplina e policia do parcelamento do solo urbano. II. Ao direta de inconstitucionalidade: descabimento, segundo a jurisprudncia do STF (ADIn 2, 6.2.92), contra atos normativos anteriores a Constituio. III. Ao direta de inconstitucionalidade: no cabe, quando tenha por objeto ato normativo, que visou a regulamentao, na rea administrativa,do cumprimento de leis que se entenderam incidir na matria: invalidade que, a existir, se reduziria a ilegalidade da norma secundaria impugnada. (grifo nosso)

Passando agora anlise da segunda parte da alternativa A da questo 31 da prova de AFRF/2005, encontramos novo erro ao se declarar existir equivalncia entre o DF e os estados membros da Federao brasileira. Pelas razes declinadas na anlise da primeira parte, intui-se a impropriedade dessa nova afirmao. Mas oportuno fundamentar o flagrante erro em se atribuir equivalncia ao DF em face dos estados membros. Em rpida exegese podemos destacar algumas distines entre o DF e os estados membros, impedindo a concluso de que so entidades federativas equivalentes (mesmo valor). Eis que no DF a lei maior denominada lei orgnica (embora para parte da doutrina essa nomenclatura no implique substancial distino Uadi Lammgo Bulos), ao passo que nos estados fala-se em constituio estadual; as polcias civis e militares, o corpo de bombeiro militar, o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico e a Defensoria Pblica do DF (Art.133, 1) so regrados e mantidos pela Unio (CF/88, Art. 21XIII e XIV e Art. 22 XVII c/c Art. 32, 4); criao de ouvidorias pela Unio no DF, para assuntos concernentes ao Poder Judicirio local (CF/88, Art. 103B, 7); autorizao para o DF instituir contribuio para o custeio de iluminao pblica (CF/88, Art. 149, caput) entre outros. Ainda podemos, entretanto, invocar lies doutrinrias para revelar a inexistncia de equivalncia de status entre o DF e os estados membro.

Ensina Jos Afonso da Silva que o Distrito Federal surgiu da transformao do antigo Municpio neutro, que era a sede da corte e capital do Imprio. A Constituio nos arts. 1 e 18 o inclui como um dos componentes da Repblica Federativa do Brasil, considerando sempre como unidade federativa ou unidade da Federao, onde essas expresses foram usadas. No Estado. No Municpio. Em certo aspecto, mais do que o Estado, porque lhe cabem competncias legislativas e tributrias reservadas aos Estados e Municpios (arts. 32, 1 e 147). Sob outros aspectos, menos do que os Estados, porque algumas de suas instituies fundamentais so tuteladas pela Unio (Poder Judicirio, Ministrio Pblico, Defensoria Pblica e Polcia). nele que se situa a sede do governo federal. (...) Esse entendimento reproduzido por Rosah Russomano.

You might also like