You are on page 1of 25

UNIDADE BARREIRO

GESTO ECONMICO-FINANCEIRA NAS ORGANIZAES: Anlise de custos: Impacto no resultado econmico empresarial

Andria Moreira Leite Djalma Pinheiro de Oliveira Eduardo de Assis Noman Mrcio Antnio Correia Senna Rogrio Afonso de Rezende

Belo Horizonte 2008

Andria Moreira Leite Djalma Pinheiro de Oliveira Eduardo de Assis Noman Mrcio Antnio Correia Senna Rogrio Afonso de Rezende

GESTO ECONMICO-FINANCEIRA NAS ORGANIZAES: Anlise de custos: Impacto no resultado econmico empresarial

Trabalho acadmico apresentado ao Curso de Cincias Contbeis da Faculdade Novos Horizontes, como requisito parcial para aprovao nas disciplinas do 5 perodo. Orientador: Prof Robson Lopes de Abreu

Belo Horizonte 2008

"Atitudes so mais importantes do que fatos. (Karl Menninger) RESUMO

Este trabalho vem, atravs de pesquisas das informaes literrias e de campo e com estudo de caso, destacar a importncia da anlise de custos como um dos pilares de sustentabilidade e rentabilidade. A anlise de custos tornou-se uma ferramenta fundamental no controle e gesto da lucratividade das empresas. Busca ainda demonstrar que, atravs desta anlise pode o gestor verificar e acompanhar a evoluo dos custos de seus produtos e a margem de contribuio de cada um, objetivando alcanar as metas fim da organizao. Tem a possibilidade de verificar ainda os estreitamentos de produo, sejam eles materiais ou profissionais, sendo que sua soluo possibilita a empresa trabalhar muito prximo do custo ideal.

SUM RIO
1 INTRODUO 1.1 Justificativa 1.2 Problema 1.3 Objetivo 1.4 Metodologia 2 DESENVOLVIMENTO 2.1 Histria dos Custos 2.2 A Evoluo da Contabilidade x Contabilidade de Custos 2.3 Mercados Atuais da Gesto de Custos 2.4 O Papel do Contador Gerencial e dos Custos 2.5 Os Custos 2.5.1 Custos Fixos 2.5.2 Custos Variveis 2.5.3 Custos Diretos e Indiretos 2.6 Mtodos de Custeio 2.6.1 Custeio Por Absoro 2.6.2 Custeio Varivel 2.7 Custo x Rentabilidade 3 ANALISE DE DADOS 4 CONCLUSO 5 ENTREVISTA Bibliografia 2 2 3 3 3

4 4 5 6 6 7 7 7 8 8 9 10 12 20 21

1. INTRODUO O objetivo desse estudo de pesquisa consiste na elaborao do Projeto Interdisciplinar para o 5 perodo do curso de Cincias Contbeis da Faculdade Novos Horizontes, unidade Barreiro em Belo Horizonte MG. Visa mostrar a importncia de uma Anlise de Custos e o impacto no resultado econmico de uma empresa. 1.1JUSTIFICATIVA At pouco tempo a preocupao com uma maior e mais eficaz poltica de custos no era sentida. A abertura comercial, a globalizao, a forte concorrncia interna e principalmente externa, vem fazendo do empresrio, cada vez mais, uma pessoa preocupada com o seu lucro e acima de tudo com a qualidade do bem ou servio que se dispe a oferecer ao mercado. O mercado acirrado e em crescente evoluo exige que o empresrio seja mais cuidadoso com seus custos e tenha sempre a noo exata do que pode conseguir aplicando a poltica de custos sob a pena de no conseguir se firmar no cenrio econmico de modo geral. importante para um gerenciamento eficaz que a empresa tenha o conhecimento real do impacto de uma poltica de custos na tomada de deciso. Precisa-se ter o cuidado de investir certo e na hora certa, fazendo com que a empresa sempre siga por caminhos mais lucrativos e capazes de oferecer produtos e servios de qualidade inquestionveis e acima de tudo passveis de uma rentabilidade satisfatria. Uma poltica de custos bem elaborada torna a atividade empresarial repleta de alternativas onde se podem mensurar mais acertadamente os pontos a serem trabalhados e, assim, evitar distores e conseqentemente resultados negativos. Sabe-se que h empresas que no conseguem se adequar s novas perspectivas do mercado por motivos quase sempre operacionais ou at mesmo por falta de uma Poltica de Inovao e acima de tudo, uma viso mais empresarial.

1.2 PROBLEMA Como a anlise de custos contribui para o planejamento do resultado de um empreendimento? 1.3

- OBJETIVO
1.3.1 Objetivo Geral Investigar a importncia de uma anlise dos custos para o resultado

empresarial. 1.3.2 - Objetivos Especficos Identificar os pontos cruciais para a anlise dos custos. Identificar o impacto de uma anlise de custos no resultado.

1.4 METODOLOGIA Pesquisas em livros, peridicos, revistas, jornais e um estudo de caso com as primcias de absorver informaes e relatos atravs de entrevista com profissional contbil, tendo o objetivo da validao prtica do impacto no resultado econmico da anlise de custos.

2-Desenvolvimento
2.1 Histria dos Custos requisito necessrio a qualquer entidade o conhecimento sobre seus custos para melhor tomada de decises para orientao e direcionamento do negcio. Por isso verifica-se na literatura esta preocupao em mensurar tais custos deste o inicio dos tempos e se acentuando na poca da Revoluo Industrial inglesa. Conforme relata Guerreiro (2006 pg. 5)
O avano tecnolgico e a expanso industrial da poca forma acompanhados de significativos avanos no campo dos controles gerenciais dos negcios, demandando maior uso e aperfeioamento das informaes contbeis. Do pondo de vista dos procedimentos de custos, os relatos evidenciam a utilizao pelas empresas de diferentes procedimentos de custeio, mas todos com a filosofia prxima ao mtodo de custeio por absoro ou custeio total.

Tambm se v nos Estados Unidos, no inicio do sculo XX, uma preocupao com uma maior informao sobre custos, com intuito de melhor gerenciar as entidades. Descreve Guerreiro (2006 pg. 6).
O perodo entre o final do sculo dezenove e o inicio do sculo vinte foi marcado por um movimento cientifico - administrativo de novas idias e abordagens para o gerenciamento e controle das atividades, centrando o foco de ateno na eficincia. Pra que os engenheiros e administradores pudessem gerenciar as fbricas com maior eficincia e produtividade, eles necessitavam de informaes sobre os custos de produo.

O quadro atual, com a globalizao, alto desenvolvimento tecnolgico e atuao em um ambiente fortemente concorrencial, tem levado as entidades a um aprofundamento da gesto de custos na tentativa de maximizao de resultados, visto que no momento atual, a sobrevivncia empresarial no passa apenas por aumento de preos dos produtos, mas de uma adequao mercadolgica, onde nica e exclusivamente devem ser seguidas as normas ditadas pelo mercado. 2.2- A Evoluo da Contabilidade versus Contabilidade de Custos Segundo os autores Hansen e Mowen (2003) a histria de sistemas contbeis se estende at 10.000 anos atrs. As primeiras civilizaes elaboraram sistemas contbeis com o desenvolvimento do comrcio. Sistemas contbeis mais sofisticados foram exigidos quando o comrcio cresceu e as transaes se tornaram mais complexas. Estudos demonstram que as razes da contabilidade estendem profundamente na histria. Desde a Pr-histria h relatos da necessidade sumaria de tcnicas contbeis. Por exemplo, as pedras eram smbolos usados por fazendeiros para contarem e manterem um registro de seus bens. No final do sculo XV, o comrcio extensivo fez com que os proprietrios de produtos precisassem de um sistema mais sofisticado para acompanhar as numerosas trocas econmicas. Assim surge o mtodo da escriturao contbil por partidas dobradas, o qual foi um passo importante para o desenvolvimento de sistemas contbeis. Com advento da Revoluo Industrial, onde as manufatura domstica passa para as fbricas movidas por energia. Exige um desenvolvimento maior de um sistema contbil-financeiro, nesse cenrio que se inicia o desenvolvimento da contabilidade de custos.

no sculo XX em um cenrio de recesso econmica, junto com a ascenso rpida da competio internacional, nota-se uma reduo s margens de lucro. Neste momento passa ser fundamental o custeio preciso de produtos, assim como o aumento no controle de custos para as tomadas de decises administrativas. 2.3- Mercados atuais da Gesto de Custos A competio Global, o desenvolvimento na comunicao e as grandes melhorias nos transportes, trouxeram para as empresas grandes quanto s pequenas oportunidades de concorrncia global, entrando neste meio empresa precisa manter um padro mais alto de qualidade e produtividade. Assim sendo, informaes contbeis so requeridas para o controle de custos, melhorias da produtividade e avaliao da rentabilidade. Crescimento do Setor de Servios a grande concorrncia neste setor, tem feito com que as empresas adaptem seus custos para sobreviverem. Fazendo com que os seus gestores tomem a conscincia de usarem informaes contbeis para o planejamento, o controle e as tomadas de decises. Com isso o setor de servios aumentar sua demanda por informaes de gesto de custos. Avanos na Tecnologia da Informao, com a automao as informaes aumentaram em quantidade e o acesso mais facilitado. Possibilitando aos usurios destas informaes uma anlise eficiente das informaes armazenadas. Isto, por sua vez, implica que as ferramentas para anlise devem ser poderosas. 2.4- O Papel Atual do Contador Gerencial e de Custos de responsabilidade do Contador gerencial e de custos a gerao de informaes financeiras necessrias pela empresa para relatrios internos e externos. Assim, coletar, processar e relatar informaes responsabilidade deste profissional. Que muito ajudar os gerentes nas suas atividades de planejamento, controle e tomadas de deciso. Planejamento a atividade administrativa formulada detalhadamente de aes para se realizar um objetivo em particular. (Hansen e Mowen, pg 39).
Por exemplo, uma empresa pode ter o objetivo de aumentar a sua rentabilidade a curto prazo ao melhorar a qualidade total de seus produtos. Ao melhorar a qualidade do produto, esta deve ser capaz de reduzir sucata e retrabalho, diminuir o nmero de reclamaes de clientes e a quantia de trabalho de garantia, reduzir os recursos atualmente designados para a

inspeo, e assim por diante, dessa forma aumentando a rentabilidade. Mas como isso ser realizado? O plano desenvolvido pode incluir trabalhar com fornecedores para melhorar a qualidade de matrias-primas que chegam, estabelecer crculos de controle de qualidade e estudar defeitos para determinar a sua causa. Controle consiste no monitoramento em processos de implementao de um plano com suas devidas aes corretivas quando se fizerem necessrias. Normalmente, o controle conseguido mediante feedback. Feedback informao que pode ser usada para avaliar ou corrigir as etapas que esto sendo feitas para implementar um plano.

Tomada de Deciso poder escolher entre alternativas competitivas o que melhor para a organizao. nesse momento que o planejamento e o controle se envolvem, para tomada de decises necessrio escolher entre objetivos e mtodos competitivos para cumprir. 2.5Os Custos Para iniciar, deve-se conhecer a classificao dos custos desenvolvidos por uma entidade.Hoje se tem uma classificao, definida pela literatura, como Custos Fixos e Custos Variveis e Custos Diretos e Indiretos. 2.5.1 Custos Fixos De modo geral, pode-se traduzir como Custos Fixos aqueles que no guardam relao direta com os produtos produzidos, ou seja, no apresentaro variaes quando houver variao no volume de produo. Normalmente estes custos esto relacionados com a estrutura fsica principal da entidade, como por exemplo: aluguel da fbrica, gastos da administrao (salrios, telefone, luz, material de limpeza, etc). Em Guerreiro (2006, pg.17) tem-se a seguinte definio:
classificado como custo fixo o valor dos recursos consumidos que no guardam estreita correlao com o volume de produo e vendas. Quando o volume de produo e vendas aumenta dentro de um determinado intervalo o custo fixo permanece de certa forma indiferente. Os custos fixos so diretamente correlacionados com algum elemento da estrutura, por exemplo, edifcios, maquinas, contratos de prestao de servio, espao fsico ou pessoas.

Martins (2006, pg. 50) tambm define:


Por outro lado, o aluguel da fabrica em certo ms de determinado valor, independente de aumentos ou diminuio naquele ms do volume elaborado de produtos. Por isso, o aluguel um Custo Fixo.

2.5.2 Custos Variveis Uma perspectiva para Custos Variveis seria aqueles que sofrero variaes de acordo com o volume de produo, pois esto intrinsecamente ligados ao produto ou servio a ser produzido. Define Martins (2006 pg. 49).
Por exemplo, o valor global de consumo dos materiais diretos por ms depende diretamente do volume de produo. Quanto maior a quantidade produzida, maior seu consumo. Dentro, portanto, de uma unidade de tempo (ms, neste exemplo) o valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produo; logo, materiais diretos so Custos Variveis.

Guerreiro (2006, pg. 16), tambm define.


classificado como custo varivel o valor dos recursos consumidos que guardam estreita correlao com o volume de produo e vendas. Quando o volume de produo e vendas aumenta, o custo aumenta; quando o volume de produo e vendas diminui, o custo tambm diminui.

2.5.3 Custos Diretos e Indiretos Esto tambm relacionados com a produo, sendo que os Custos Diretos so aqueles que podem ser alocados diretamente produo, ficando claro a sua utilizao na composio do produto. Pode-se citar, por exemplo, a matria prima, mo-de-obra direta, energia eltrica da unidade produtiva. Martins (2006, pg. 48) define:
...Podemos verificar que alguns custos podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo (quilogramas de materiais consumidos, embalagens utilizadas, horas de mo-de-obra utilizadas e at quantidade de fora consumida). So os Custos Diretos com relao aos produtos.

J os Custos Indiretos, so aqueles que, apesar de comporem a planilha final, no agem sobre o mesmo diretamente, no havendo a possibilidade de definir claramente o percentual de sua participao na composio do produto. Sobre isto, disserta Guerreiro (2006 pg. 20).
Os custos diretos so aqueles que podem ser identificados objetivamente com um objeto de interesse, sem a necessidade de uso de critrios de alocao. Os custos indiretos, por sua vez, so aqueles que no podem ser objetivamente identificados com determinado objeto.

2.6 Mtodos de Custeio Por ser o gerenciamento dos custos pea fundamental no desempenho das entidades, desenvolveu-se dois mtodos de custeio visando embasar e facilitar a gesto de custos: O Custeio Por Absoro e o Custeio Varivel. Guerreiro (2006)

2.6.1-Custeio por Absoro Um dos mtodos de custeio utilizados, o custeio por absoro busca distribuir pela produo de um determinado perodo todos os custos da entidade. Este tipo de viso vem salientar a parte financeira, buscando de forma direta apresentar o resultado operacional de um determinado ciclo. Martins (2006, pg.37) define:
Consiste na apropriao de todos os custos de produo aos bens elaborados, e s os de produo: todos os gastos relativos ao esforo de produo so distribudos para todos os produtos ou servios feitos.

Encontra-se em Guerreiro (2006. Pg. 21) a seguinte descrio:


O mtodo de custeio denominado de custeio por absoro aquele que distribui todos os custos de produo de um perodo, sejam fixos ou variveis, direitos ou indiretos, s quantidades de produtos fabricados. O custeio por absoro est relacionado com a viso financeira da contabilidade, cuja nfase a avaliao dos estoques e o atendimento a normas e princpios contbeis.

Um dos problemas apresentados por este mtodo est no critrio de rateio dos custos fixos, pois a alocao dos mesmos feita por mtodos subjetivos, definidos pela entidade. Em caso de entidades que trabalhem com um mix de produtos, este mtodo pode se apresentar equivocado no momento de se atribuir a um ou outro produto seu percentual de custos fixos, ou ainda uma sub ou super avaliao, o que poder modificar sensivelmente o custo final. Alem disto, por fazer parte do custo do produto, o custo fixo influncia tambm no valor unitrio final de cada produto, podendo apresentar uma distoro entre valores comparados, principalmente em poca de baixa produo ou ociosidade, aumentando consideravelmente o custo unitrio total. Quanto a isto, comenta Guerreiro (2006 pg.23):
Como conseqncia da utilizao do custeio por absoro, fundamentalmente em funo da alocao dos custos fixos aos produtos, observa-se que o custo unitrio do produto fica impactado por dois fatores(i) pelo critrio de rateio utilizado para alocao de custos fixos aos produtos e (ii) pelo volume de produo no perodo.

2.6.2 Custeio Varivel Este sistema busca alocar produo apenas os custos variveis pertinentes mesma. Isto permite aos gestores verificarem as variaes de custo exclusivamente voltadas ao produto, sem influncia dos custos fixos e independente dos volumes de produo.

Para melhor entendimento, pode ser tambm contextualizado como:


... aquele que distribui apenas os custos variveis de produo s quantidades de produtos produzidos no perodo. Os custos fixos de produo no fazem parte do custo do produto e so tratados como gastos de perodo da mesma forma que as despesas administrativas, comerciais e financeiras. Tendo em vista que os custos fixos no so rateados aos produtos, o custo unitrio do produto no sofre o impacto das oscilaes de critrios de rateio e das oscilaes do volume de produo e vendas. (GUERREIRO, 2006, P.24).

Com este mtodo se obtm o valor da Margem de Contribuio, valor este que considerado o lucro bruto da entidade, devendo seu resultado cobrir os demais custos da entidade e ainda proporcionar lucros. Guerreiro (2006) Para Guerreiro (2006, p.24) a Margem de Contribuio corresponde receita de vendas menos as despesas variveis de venda e menos os custos varveis dos produtos vendidos. Para Martins (2006, pg. 179) Margem de Contribuio a diferena entre o preo de venda e o Custo Varivel de cada produto; 2.7- Custos x Rentabilidade A utilizao dos diferentes mtodos de custeio influncia na anlise da rentabilidade dos produtos. A rentabilidade pode ser definida como a remunerao do capital de scios ou acionistas em um determinado perodo. Serve ainda de anlise de desempenho da empresa. Morante (2007, pg.40) assim define:
Todo negcio deve render, aos scios ou acionistas, o merecido reembolso ao capital empregado. a mxima do capitalismo. Ningum faz diferente. O problema que se apresenta aos gestores financeiros dimensionar a possibilidade de lucratividade de um negcio.

Porem necessrio saber mensurar a rentabilidade, no atravs de seu valor absoluto em um determinado perodo, mas executar uma anlise criteriosa para definir o grau de rentabilidade de um negcio. Iudicibus (1998, pg. 110) descreve:
De maneira geral, portanto, devemos relacionar um lucro de um empreendimento com algum valor que expresse a dimenso relativa do mesmo, para analisar quo bem se saiu empresa em um determinado perodo.

Mas independente dos clculos de rentabilidade, deve-se ter cincia que a mesma fortemente influenciada pelos custos empresariais, principalmente pelas formas como o custo atribudo aos produtos. Diversos autores defendem que a utilizao do custeio por absoro gera um impacto distorcido na viso da rentabilidade, uma vez que traz para os produtos os custos fixos, gerando resultados negativos em determinados perodos, principalmente quando existe um maior volume de vendas. Guerreiro (2006, pg 30) relata:
A explicao para que o resultado apurado pelo mtodo de custeio por absoro incorreto deve-se ao fato do mtodo estocar despesas fixas de produo. Quando se produz mais que se vende, as despesas fixas de produo so guardadas no estoque no influenciando o resultado do ms. No ms em que o volume de vendas maior que o volume de produo, as despesas fixas que esto estocadas desguam do estoque para o resultado do ms. Assim, a tendncia desse mtodo apresentar sempre resultados menores nos perodos nos quais os volumes de vendas so maiores que os volumes de produo.

Por isto coexiste um consenso geral que o mtodo que espelha melhor o resultado das empresas o custeio varivel, pelo fato do mesmo agregar ao produto apenas os custos intrinsecamente ligados linha de produo, deixando os custos fixos para serem lanados diretamente no resultado operacional, no influenciando no valor final do custo unitrio. Para estruturar este pensamento tem-se o seguinte entendimento:
A mecnica do mtodo de custeio varivel extremamente simples. O custo do produto apenas o custo varivel e as despesas fixas de produo no so alocadas aos produtos. As despesas fixas de produo, juntamente com as despesas administrativas, so levadas para apurao do resultado do ms. (GUERREIRO 2006, pg. 32).

3- Anlise de Dados
As decises referentes a custos em uma empresa so especficas. Varivel de empresa para empresa. Cada uma deve primeiro definir em qual seu objetivo e uma forma de atuar. Na indstria (transformam as matrias-primas), o objetivo focar os custos indiretos. No comrcio o sistema diferente. Ao fazer um planejamento de reduo de custos deve-se considerar muito o ramo de sua atividade, a legislao e fatores especficos da empresa. A abertura do mercado internacional permitiu uma outra opo s empresas, a importao. Sendo assim, uma empresa passa ter uma outra opo de obteno de produtos.

Para que se possa demonstrar como decises baseadas na anlise de custos influenciam na rentabilidade, apresenta-se a Demonstrao do Resultado de Exerccios e o Balano Patrimonial, de uma indstria de eletrodomsticos de grande porte instalada na regio metropolitana de Belo Horizonte, da qual no poder se divulgar a razo social a pedido dos administradores da mesma que, gentilmente, nos forneceram os dados. Observe-se ento o caso desta indstria que apresenta as seguintes demonstraes financeiras:

Industria Analisada S/A

Demonstrao de Resultados
No Ms

mar/08

Acumulado Real % R$000 % Ano Anterior R$000 %

DISCRMINAO

Real R$000 %

Ano Anterior R$000

Vendas Brutas IPI Faturado Dedues de Vendas Vendas Liquidas Custo das Vendas Lucro Bruto Desp. Comerciais Desp Administrat Desp Tributrias Depreciaes Lucro Operacional Desp(Rec)Financeiras Juros/Var.Mont.Pass Dev.Duvidosos

10.846 135 806 10 2.024 25 8.013 100 5.751 72 2.262 28 1.110 14 270 3

9122 133 559 8

28.735 137 1.939 9

25519 133 1474 8

1725 25 6838 100 4834 71 2004 29 1393 20 232 254 182 -57 316 0 0 3 4 3 -1 5 0 0

5.745 27 21.051 100 15.217 72 5.834 28 3.263 16 829 4

4914 26 19131 100 12887 67 6244 33 4002 21 750 746 527 219 925 0 0 4 4 3 1 5 0 0

2.137 27 157 2

2.508 12 464 -1.230 1.051 0 0 2 -6 5 0 0

-1.409 -18 332 0 0 4 0 0

Lucro Antes do IR/CS Provisao IRPJ Provisao CSLL Lucro Liquido

-1.731 -22 0 0 0 0

-361 0 0 -361

-5 0 0 -5

-2.258 -11 0 0 0 0

-682 0 0 -682

-4 0 0 -4

-1.731 -22

-2.258 -11

Industria Analisada S/A


DISCRMINAO

BALAN O PATRIMONIAL Real R$000 % 1 0 32 -3 22 24 75 1 24 25 100 15 47 2 17 0 24 105 2 0 9 12 19 1 2 -34 -4 -16 100

03/2008 Inicio Exerc

R$000 274 1 18.721 -3.867 10.442 9.867 35.438 293 14.585 14.878 50.316 10.887 19.970 1.004 10.268 0 8.452 50.581 1.562 0 5.627 7.189 11.007 379 1.285 -20.125 0 -7.454 50.316

% 1 0 37 -8 21 20 70 1 29 30 100 22 40 2 20 0 17 101 3 0 11 14 22 1 3 -40 0 -15 100

Disponivel Aplicae Financeiras Duplicatas a Receber Duplicatas Descontadas Estoques e Almoxarifados Out Creditos e Desp a Amortizar Ativo Circulante Realizavel a Longo Prazo Ativo Permanente Ativo Permanente e Longo Prazo ATIVO Fornecedores Financiamentos Obrigaes Sociais Obrigaes Fiscais Imposto e Renda e Contr.Social Outras Contas a Pagar Passivo Criculante Financiamentos Obrigaes Sociais Obrigaes Fiscais Exigivel a Longo Prazo Capital Social Reservas de Capital Reservas de Reavalizao Lucros(Prejuizos) Acumulados Resultado do Exercicio Patrimonio Liquido PASSIVO

332 1 18.702 -1.691 12.737 14.449 44.530 312 14.312 14.624 59.154 8.773 27.543 1.078 10.222 0 14.384 62.000 1.368 0 5.498 6.866 11.007 379 1.285 -20.125 -2.258 -9.712 59.154

Nas demonstraes acima, os custos constituem 53,02% do valor das vendas. O impacto nos resultados so sentidos na mesma proporo. Significa, a grosso modo, que a empresa produz dois produtos para ficar com apenas um. Considerando que a forma de apurao utilizada o custeio varivel. E que a composio do custo de cada produto feita a partir do preo de cada insumo e do valor da mo de obra e do aproveitamento de alguns beneficiamentos da prpria indstria, reaproveitamento de sobras de matria prima, por exemplo, os dados apontam para uma necessidade de diminuio dos custos. Optando-se pela industrializao existem vrios fatores a serem considerados, como a manuteno da estrutura, e a de pessoal (encargos trabalhistas). Mas estes custos tambm no so dispensados no caso de se obter o produto com importao ou at mesmo com terceirizao. A alternativa de analisar os custos e procurar outras opes para lucratividade comea a ser constituda neste percentual elevado, passa pela necessidade de se evitar o engessamento da indstria e termina na necessidade de se obter lucros. A anlise de custos pode identificar os custos gerados pelos processos na organizao. O objetivo verificar se estes gastos so superiores ou inferiores s receitas da empresa, o que se traduz por prejuzo ou lucro do exerccio. As empresas se interessam em elaborao essa anlise para diversas situaes, estabelecer nveis de produo, contratar o pessoal necessrio, por exemplo. Mas o que move uma organizao sua vocao para o lucro. No caso acima, existem situaes que podem ser estudadas e avaliadas buscando melhora nos resultados. Em verificaes junto empresa, atravs de conversa com os analistas de custos, constatou-se que a mesma no adota a metodologia de custo padro. Custo Padro conceituado como o custo ideal, ou seja, aquele que otimiza o mximo dos materiais e de mo-de-obra para se produzir um determinado produto. V-se em Martins (2003 pg.315).
Muitas vezes entendido como sendo o Custo Ideal de produo de um determinado bem ou servio. Seria, ento o valor conseguido com o uso dos melhores materiais possveis, com a mais eficiente mo-de-obra vivel a 100% da capacidade da empresa, sem nenhuma parada por qualquer motivo, a no ser as j programadas em funo de uma perfeita manuteno preventiva, etc.

A utilizao do Custo Padro permite comparaes entre o considerado ideal e o que realmente vem sendo executado pela empresa. Com isto, a empresa poder levantar suas deficincias e trabalh-las de forma a se aproximar do custo padro. Martins (2003, pg.316) descreve que Seu grande objetivo, portanto, fixar uma base de comparao entre o que ocorreu de custo e o que deveria ter ocorrido. Alem do custo padro pode ainda a empresa utilizar-se de outro sistema que tambm trabalha com comparaes entre o ocorrido e o ideal que o Oramento Empresarial. Esta uma ferramenta capaz de auxiliar no controle de custos. O oramento empresarial tem por objetivo projetar as despesas e receitas de um determinado perodo, para pode avaliar os resultados futuros, verificando quais sero as necessidades da empresa e as variaes patrimoniais que devero ser executadas para atingir melhores os objetivos. V-se em Fernandes (2005 pg. 18):
O oramento visa, atravs de um planejamento adequado, prever ou projetar para um perodo predeterminado, as receitas e despesas dentro de uma viso realista, tentando reproduzir antecipadamente a operao da empresa, apurando seu fluxo de caixa, definindo os recursos e projetando o resultado do exerccio e seu balano patrimonial.

Tambm define Lunkes (2007 pg. 28): Assim, o oramento pode ser definido como um plano dos processos operacionais para um determinado perodo. Ele uma forma representativa dos objetivos econmico-financeiros a serem atingidos pela organizao. Importante que o oramento elaborado pela empresa esteja embasado dentro da maior realidade possvel. Para tanto necessrio a montagem de um oramento dinmico, que reflita a realidade atual e exata dos valores. Portanto, em determinadas situaes, faz-se necessrio utilizao de indexadores econmicos que buscam atualizar os valores orados, trazendo-os para mais prximo do momento presente, evitando-se distores que influenciem na tomada de decises. Fernandes (2005, pg. 32) afirma:
De nada adiantaria projetarmos um oramento cujo valor fosse esttico, tomando como base uma unidade monetria que refletisse nmeros do momento em que tal oramento fosse elaborado. A realidade brasileira nos impe um tratamento mais elaborado no sentido de permitir que os valores sejam atualizados no tempo com vistas a tratarmos todas as peas do oramento o mais perto possvel os valores reais em que os custos, as despesas e as receitas ocorrem. Para tanto, necessrio se faz projetarmos os ndices inflacionrios para o ano oramentrio e aplicarmos tais projees, mensalmente, nas diversas contas, a fim de compensarmos os riscos das desvalorizaes monetrias.

Com isto pode-se verificar que, de posse de um oramento, a empresa conseguir visualizar seus custos, inclusive com projees de aumento ou diminuio da produo, e com estes dados confrontados com a receita orada, fazer uma anlise previa dos resultados, quantificando o lucro obtido com cada produto podendo, com antecedncia, trabalhar vrias situaes com o custo, visando elevar a margem de contribuio de cada um, buscando a mxima otimizao dos objetivos. As aberturas do comrcio externo (globalizao) pedem diversas anlises antes da deciso de produzir ou importar. Uma utilidade latente da anlise de custos nos dias atuais. Identificar os impactos dos custos e expandir possibilidades de lucro em cada produto pode ajuda a construir resultado na empresa. Veja-se o exemplo da indstria que est sendo analisada neste trabalho, que produz e importa o mesmo produto. A produo se deve ao o compromisso de no deixar seus clientes desprovidos de produtos, caso ocorra um problema na exportao e tambm pelo seu papel social de empregador. A importao decorre da atrao do custo, que se apresenta mais vivel. Para obter a forma mais lucrativa e preciso elaborar o custo operacional da produo do produto nacional. Considerando todos os elementos de composio. Aqui no h anlise de utilizao de mo-de-obra e de capital e maquinrio. Foram observadas duas opes de obter o produto de diferentes formas, um com a produo e o outro com a importao. O produto nacional apresenta a seguinte composio:
PRODUTO NACIONAL Descrio Tota l Chapas 105,79 Parafusos 1,83 Motor 58,63 Cabeao 6,35 Chaves Eletricas 7,57 Plasticos de Injeo 7,12 Embalagens e Manuais 11,56 Outros 5,70 Custos Indiretos 40,82 TOTAL GERAL 245,37 Fonte: Indstria Analisada S/A

Estes valores so alocados diretamente ao produto e constituem o produto j formado e embalado. Em contra partida a empresa em contado com fornecedores internacionais obtm os seguintes custos para importao:
PRODUTO IMPORTADO Descrio FOB Despesas de Desembarao Frete Internacional TOTAL GERAL Fonte: Industria Analisada S/A Total 152,39 46,18 39,90 238,47

Realizando um comparativo entre os custos de fabricao e os custos de importao tem-se o seguinte resultado
QUADRO ANLISE COMPARATIVA PRODUTO NACIONAL TOTAL GERAL 245,35 Fonte: Indstria Analisada S/A PRODUTO IMPORTADO TOTAL GERAL 238,47 DIFERENA 6,88 % 2,80%

A lucratividade do produto importado de 2,80% (dois vrgula oitenta por cento) superior ao produto nacional produzido. Aps esta anlise, a indstria decidiu pela importao, uma vez que este procedimento apresentou maior rentabilidade e lucratividade. Ainda sim se pode notar a preocupao com o desabastecimento, uma vez que a empresa decide, alm de importar, em continuar com sua produo mensal, visando claramente sanar problemas com o processo de importao ou desabastecimento que possam ocorrer. A Anlise de Custos neste caso permite utilizar adequado tanto raciocnio objetivo da lucratividade quanto o raciocnio cultural do sentido nacionalista, para a clara demonstrao da viabilidade financeira e mercadolgica de seus projetos e objetivos da empresa.

4 Concluso
O princpio fundamental da anlise de custos garantir a comparao das informaes e permitir conhecimento da capacidade da empresa. A correta aplicao dos mtodos e conhecimentos de custo do uma razovel garantia de que a empresa pode obter lucro. Os critrios no so uniformes em relao s demais empresas o que permite competio em elas. Ao adotar o seu critrio a entidade faz a opo em ser lucrativa ou no. Seria impossvel fazer quaisquer prognsticos de rentabilidade se no existisse a anlise de custos. equivalentes. A garantia da lucratividade de uma empresa pode ser estar na elaborao de seu planejamento, na conduo da poltica de custos e na forma que analisa seus relatrios de custos. As empresas devem desenvolver um negcio planejado, independentemente do ramo de atividade ou do porte, ficou provado que o conhecimento da real capacidade e agilidade em mensurar esse potencial que permite que os objetivos sejam alcanados. As Perspectivas de fracassos nos negcios so menores quando as providencias so tomadas com base em anlise competentes para demonstrar onde e quando os prejuzos podem ocorrer. E qual a capacidade, baseado em experincias e validao de nmeros, o negcio ter de atingir. O mercado competitivo e atitudes responsveis acompanhadas de tcnicas apropriadas permitem as empresas desenvolver de forma rentvel suas atividades. As estratgias devem reservar um espao para anlise do custo do negcio e valor do retorno. Quando se tem um controle do investimento e do retorno, o negcio apresenta-se preparado para desafios e tende a torna-se muito mais interessante. salutar que os administradores direcionam o planejamento da empresa, e todas diretrizes para a lucratividade tornando a anlise de custo uma ferramenta insubstituvel. Os investidores buscam assegurar que no esto arriscando e sim planejando seus rendimentos futuros e

5 - Entrevista
Senhor Delcides Carneiro de Oliveira Neto analista de custo 22 anos. Atualmente empregado da indstria que foi analisada neste trabalho. 1- O senhor acredita que o caminho para se obter lucratividade focar diminuio de custos? Os empresrios por um perodo s pensavam em diminuir custos. Hoje, a tendncia expanso de mercado e consolidao das marcas. A questo custos foi mal difundida. Muitos produtos perderam qualidade. Acredito que o ideal minimizar ao mximo seus custos, mas o lucro um objetivo que depende de outros fatores. 2- Ento...Qual a contribuio da anlise de custos para a lucratividade? Anlise de custos uma ferramenta administrativa muito importante, mas no interfere nos fatores externos, que hoje so os grandes inimigos da lucratividade. A empresa necessita ter um controle de custos bem estruturado, seno perde para ela mesmo. Contribui permitindo uma auto anlise e permitindo antecipar decises. 3- Qual anlise o senhor faz do impacto dos custos na lucratividade? Vejo os custos como um mal necessrio. No adianta ficar bitolado em eliminar custos. Seu produto pode sair perdendo. O ideal ter conscincia de seu limite. A a anlise de custos fundamental. Tem de ser feita por pessoa que conhea a teoria e as particularidades da empresa. O impacto o espelho de como a empresa trata essa questo. Muitos consideram custos como apenas meio de manipular impostos.Neste caso perde-se a essncia.Depende muito da poltica da empresa. 4- Existe a possibilidade de uma anlise de custos mudar determinada poltica na empresa? Se o gerente tem viso, bem possvel. Considere que a empresa sofre influncias externas, muitas vezes, um estudo interessante no percebido em curto prazo. E a maioria dos empresrios imediatista. O planejamento de custos uma dificuldade enorme para as empresas. Mas o ideal ter sempre uma porta aberta para orientao. 5- Com a abertura do mercado externo, as empresas brasileiras foram foradas a enxugar suas estruturas. Qual a influncia disto na lucratividade da empresa. A possibilidade de importar e exportar deixou um nicho muito bom no mercado brasileiro. O problema que as empresas nacionais no tm competitividade. Competitividade se consegue com planejamento e investimento. Muitas empresas enxugaram a estrutura mais por necessidade, do que por planejamento. Perderam potencial competitivo. No vejo diminuir como soluo. Tudo deve ser feito com Planejamento e ter objetivo definido. Por que no expandir? Criar algo novo para mobilizar a estrutura seria uma tima soluo. Ainda no v uma empresa lucrando s por enxugamento. 6- O senhor cr na possibilidade de uma empresa que tenha custos altos ser lucrativa?

A lucratividade est mais relacionada maneira como a empresa suporta seus custos. Por isso importante ter controle do impacto dos custos na economia da empresa. No imagine que as empresas mais lucrativas so as que tm menores custos. Sos as que entendem melhor suas necessidades, seus processos e conseguem fazer isto funcionar a seu favor. 7- Como a lucratividade est relacionada ao controle de custos? A relao muito prxima. Se no h uma poltica de controle de custos, sua lucratividade est comprometida. O problema que vejo condicionar os lucros ao controle de custos. Tudo depende da poltica da empresa e da anlise a ser feita. 8- Dentro do contexto empresarial dos dias atuais, o senhor recomenda que tipo de anlise de custos? Eu recomendo uma anlise da empresa de uma forma geral e de suas pretenses. A partir disto, comear uma reengenharia nos processos classificado -os por prioridade e visando maximizar qualidade, que nos dias de hoje lucro. E eliminar desperdcios com muita responsabilidade. 9- Que recomendaes o senhor faz as empresas que buscam opes de lucratividade. Recomendo estruturar suas perspectivas em cima de uma planejamanento de custos e de uma anlise do nicho de mercado a seguir. Conhecer-se bem atravs de uma anlise detalhada dos custos de seu processo e inteligncia para flexibilizar suas capacidade e competncias de acordo com as tendncias.

REFERNCIAS

FERNANDES, Rogrio Mario. Oramento Empresarial. Uma abordagem conceitual e metodolgica com pratica atravs de simulador. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005. GUERREIRO Reinaldo. Gesto do Lucro. So Paulo, Atlas, 2006. HANSEN, Don R e Mowen, Maryanne M. Gesto de Custos. Contabilidade e Controle 2003 Thomson Learning. IUDICIBUS, Sergio de. Anlise de Balanos. So Paulo, Atlas, 1998. LUNKES, Rogrio Joo. Manual de Oramento. 2. ed. So Paulo, Atlas, 2007. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. So Paulo, Altas, 2006. Morante, Antonio Salvador. Anlise das Demonstraes Financeiras. So Paulo, Atlas, 2007.

You might also like