You are on page 1of 3

Supercondutores

Um supercondutor um material que apresenta resistncia eltrica nula abaixo de determinada temperatura, denominada temperatura crtica. O fenmeno foi descoberto em 1911, quando Kamerling Onnes estudava a variao da resistividade eltrica do mercrio em funo da temperatura. Quando a temperatura chegou prximo de 4.2 K, a resistividade caiu bruscamente. Depois, o fenmeno foi descoberto em diferentes materiais, mas a temperatura crtica jamais ultrapassou 24 K. Em 1986, Bednorz e Mller descobriram que uma cermica base de lantnio, brio e cobre era supercondutora em temperatura prxima a 30 K. Desde ento, vrias outras cermicas foram preparadas e as temperaturas crticas j ultrapassam os 100 K. O que supercondutividade? Supercondutividade um fenmeno observado em diversos metais e materiais cermicos. Quando esses materiais so resfriados a temperaturas que vo do zero absoluto (0 graus Kelvin, -273C) temperatura do nitrognio lquido (77 K, -196C), no apresentam resistncia eltrica. A temperatura na qual a resistncia eltrica igual a zero chamada de temperatura crtica (Tc) e varia de acordo com o material. As temperaturas crticas so atingidas por meio do resfriamento do material com hlio ou nitrognio lquidos. A tabela a seguir mostra as temperaturas crticas de diversos supercondutores:

Como esses materiais no possuem resistncia eltrica, o que significa que os eltrons podem se deslocar livremente atravs deles, eles podem transmitir grandes quantidades de corrente eltrica por longos perodos sem perder energia na forma de calor. Foi comprovado que malhas de fios

supercondutores podem transmitir correntes eltricas por centenas de anos sem nenhuma perda considervel. Essa propriedade tem implicaes para a transmisso de energia eltrica, se as linhas de transmisso puderem ser feitas de cermicas supercondutoras, e para dispositivos de armazenamento de energia eltrica.

A demonstrao clssica do efeito Meissner. Um disco supercondutivo na parte inferior, resfriado por nitrognio lquido, causa a levitao do magneto acima. O magneto flutuante induz uma corrente e, portanto, um campo magntico no supercondutor, e os dois campos magnticos se repelem para fazer levitar o magneto.

Outra propriedade de um supercondutor que, assim que ocorre a transio do estado normal para o estado supercondutor, os campos magnticos externos no podem penetr-lo. Esse efeito chamado de efeito Meissner e tem implicaes para a fabricao de trens de alta velocidade com levitao magntica (veja Como funcionam os trens maglev para detalhes). Isso tambm tem implicaes quanto fabricao de pequenos e poderosos magnetos supercondutores para a gerao de imagens por ressonncia magntica. Como os eltrons se deslocam atravs dos supercondutores sem encontrar resistncia? Vamos ver isso mais atentamente. A estrutura atmica da maioria dos metais reticulada, parecida com uma tela de janelas contra insetos, na qual cada interseco dos fios perpendiculares representa um tomo. Nos metais, os eltrons so fracamente ligados, de modo que essas partculas podem se mover livremente dentro da rede: por isso que os metais so timos condutores de calor e eletricidade. medida que os eltrons se movem atravs de um metal no estado normal, colidem com os tomos e perdem energia na forma de calor. Em um supercondutor, os eltrons se deslocam em pares e se movem rapidamente entre os tomos, com uma menor perda de energia. Como um eltron de carga negativa se move atravs do espao entre duas fileiras de tomos com carga positiva (como os fios na tela contra insetos), ele puxado para o interior dos tomos. Essa distoro atrai um segundo eltron para se mover atrs dele. Esse segundo eltron encontra menos resistncia, quase como um automvel que segue um caminho na estrada encontra menos resistncia do ar. Os dois eltrons desenvolvem uma fraca atrao, se deslocam juntos em um par e encontram uma menor resistncia total. Em um supercondutor, os pares de eltrons esto se formando, quebrando e formando-se de novo constantemente, mas o efeito final que os eltrons fluem com pouca ou nenhuma resistncia. A baixa temperatura facilita o emparelhamento dos eltrons (leia Um guia do professor para a supercondutividade para estudantes do colegial - em ingls - para detalhes).

Uma propriedade final dos supercondutores que, quando dois deles so unidos por uma fina camada isolante, mais fcil para os pares de eltrons passarem sem resistncia de um supercondutor para outro (efeito Josephson DC). Esse efeito tem implicaes para comutadores eltricos super rpidos que podem ser usados para fazer pequenos computadores de alta velocidade. O futuro da pesquisa da supercondutividade est em encontrar materiais que possam se tornar supercondutores temperatura ambiente. Assim que isso acontecer, todo o mundo da eletrnica, da energia eltrica e dos transportes passar por uma revoluo. Para mais informaes, experimente estes links: Como funcionam os trens maglev Como funcionam os tomos Como funciona a gerao de imagens por ressonncia magntica Fundamentos da supercondutividade (em ingls) Um guia do professor para a supercondutividade para estudantes do colegial (em ingls)

You might also like