You are on page 1of 82

Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto Paulo Bernardo Silva

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA - IBGE


Presidente Eduardo Pereira Nunes Diretor-Executivo Srgio da Costa Crtes

RGOS ESPECFICOS SINGULARES


Diretoria de Pesquisas Wasmlia Socorro Barata Bivar Diretoria de Geocincias Luiz Paulo Souto Fortes Diretoria de Informtica Luiz Fernando Pinto Mariano Centro de Documentao e Disseminao de Informaes David Wu Tai Escola Nacional de Cincias Estatsticas Srgio da Costa Crtes (interino)

UNIDADE RESPONSVEL
Diretoria de Pesquisas

Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica - IBGE Diretoria de Pesquisas

Estudos e Pesquisas Informao Econmica nmero 11

O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Rio de Janeiro 2009

Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica - IBGE Av. Franklin Roosevelt, 166 - Centro - 20021-120 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil ISSN 1679-480X Estudos e pesquisas Divulga estudos descritivos e anlises de resultados de tabulaes especiais de uma ou mais pesquisas, de autoria institucional. A srie Estudos e pesquisas est subdividida em: Informao Demogrca e Socioeconmica, Informao Econmica, Informao Geogrca e Documentao e Disseminao de Informaes.

ISBN 978-85-240-4072-6 (CD-ROM) ISBN 978-85-240-4071-9 (meio impresso) IBGE. 2009 Elaborao do arquivo PDF Roberto Cavararo Produo da multimdia Marisa Sigolo Mendona Mrcia do Rosrio Brauns Capa
Marcos Balster Fiore e Renato Aguiar - Coordenao de Marketing/Centro de Documentao e Disseminao de Informaes - CDDI

Sumrio
Apresentao Introduo Notas metodolgicas Parmetros para mensurao do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao Fontes de informao Anlise dos resultados Oferta de Tecnologia da Informao e Comunicao Dados gerais Enfoque das atividades Nmero de empresas e pessoal ocupado Salrio mdio e custo do trabalho Receita lquida e custos totais Valor adicionado e valor da transformao industrial Produtividade do setor Produtos e servios do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao Telecomunicaes Informtica Comrcio exterior de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao Consideraes nais

____________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Referncias Anexos 1 Lista de produtos de telecomunicaes e informtica 2 Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao Glossrio

Convenes
.. ... x 0; 0,0; 0,00 -0; -0,0; -0,00 Dado numrico igual a zero no resultante de arredondamento; No se aplica dado numrico; Dado numrico no disponvel; Dado numrico omitido a m de evitar a individualizao da informao; Dado numrico igual a zero resultante de arredondamento de um dado numrico originalmente positivo; e Dado numrico igual a zero resultante de arredondamento de um dado numrico originalmente negativo.

Apresentao

om a presente publicao, o Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica - IBGE divulga, pela primeira vez, estatsticas sobre a

estrutura do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC no Brasil, referentes ao perodo de 2003 a 2006. Este trabalho realizado a partir dos resultados das pesquisas econmicas anuais da Indstria, do Comrcio e dos Servios, realizadas pelo IBGE, que contemplam informaes sobre empresas que correspondem ao segmento empresarial formalmente constitudo da economia brasileira, classicadas de acordo com o agregado altenativo TIC, derivado da Classicao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE 1.0. Para as informaes relacionadas ao comrcio exterior, foram utilizados os registros de importao e exportao de produtos industriais da Secretaria de Comrcio Exterior - SECEX, do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. So apresentados os principais aspectos das empresas que compem o segmento da oferta TIC na economia brasileira, bem como os indicadores-chaves que permitem a comparabilidade das informaes com as de outros pases. O contedo desta publicao pode tambm ser encontrado no CD-ROM que a acompanha e no portal do IBGE na Internet, no endereo http://www.ibge.gov.br. Com esse estudo, o IBGE busca contribuir para o debate sobre a dimenso e importncia desse setor, que vem assumindo maior relevncia na nossa economia, em funo do progresso tecnolgico que se observa em nveis nacional e global.

____________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

O IBGE, em especial a equipe da Diretoria de Pesquisas responsvel pela elaborao deste estudo, agradece a todos aqueles que colaboraram com apreciaes e crticas para o aperfeioamento deste estudo e coloca-se disposio para esclarecimentos e sugestes que venham a contribuir para o desenvolvimento das estatsticas sobre a Sociedade da Informao no Brasil.

Wasmlia Bivar Diretora de Pesquisas

Introduo
as trs ltimas dcadas, a economia mundial atravessou um perodo de profundas transformaes, em que os modelos de produo e acumulao, at ento vigentes, foram profundamente afetados pelo rpido desenvolvimento das tecnologias intensivas em informao, exveis e computadorizadas, que conguraram o estabelecimento da denominada Sociedade da Informao.Tais mudanas signicaram uma revoluo tecnolgica, cujo elemento central constitudo por um conjunto de tecnologias, que tm como base a microeletrnica, as telecomunicaes e a informtica, denominado Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC. fato que a disseminao dessas tecnologias no se efetivou de forma homognea e generalizada pelos diversos pases do mundo. Ao contrrio, em um primeiro momento, apenas um seleto grupo de pases conseguiu promover um ambiente propcio ao seu desenvolvimento e consequente insero na Sociedade da Informao. No Brasil, desde o ano de 2003, no governo crescente a viso de que a TIC um importante instrumento para promover os desenvolvimentos econmico, social e cultural. J no nal do ano de 2004, o governo federal divulgou o documento Objetivos de desenvolvimento do milnio: relatrio nacional de acompanhamento1, em que a questo da incluso digital foi tratada como uma das prioridades para o Pas, uma vez que esta ampliaria as possibilidades de incluso social devido ao maior acesso informao e ao conhecimento.
1 Elaborado sob a coordenao conjunta do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada - IPEA e do IBGE, e disponvel no endereo: <http://200.130.7.5/spmu/BV/pdf/rel_odm_2004.pdf>.

_____________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

O Plano Plurianual 2004/2007 do governo brasileiro estabeleceu como desao: ampliar o acesso informao e ao conhecimento por meio das novas tecnologias, promovendo a incluso digital e garantindo a formao crtica dos usurios Assim, . polticas pblicas foram revisadas e novas foram desenhadas com o objetivo de universalizao daTIC. O foco principal dos programas ministeriais tem sido a diminuio do hiato digital entre o Brasil e os outros pases, bem como entre os brasileiros2, alm do estmulo ao uso do software livre. A m de aumentar a insero do Pas na sociedade da informao, tambm foram traadas estratgias de articulao e integrao dos programas criados3. Paralelo a este fato, evidencia-se a necessidade progressiva de informaes estatsticas que deem conta no somente de suas caractersticas bsicas, sua evoluo e participao no sistema econmico, mas, igualmente, das transformaes geradas a partir do prprio estabelecimento deste novo modelo. Neste contexto, o IBGE realiza o presente estudo, em que apresenta uma primeira mensurao do setor TIC, observado pelo lado da oferta, para os anos de 2003 a 2006. A denio das atividades econmicas que compem o setor TIC tomou como base o agregado alternativo TIC, derivado da Classicao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE 1.0. Esta denio, por sua vez, segue as recomendaes praticadas pela Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico - OCDE, constantes no documento Measuring the information economy, publicado em 2002. Tambm foram considerados os indicadores-chaves para o setor, denidos atravs de acordos internacionais4, que tm como objetivo harmonizar o processo de medio das TIC, de modo a tornar possvel a comparabilidade das estatsticas atravs do tempo e entre os pases. No corpo da publicao, encontram-se as notas tcnicas contendo informaes bsicas e aspectos metodolgicos do estudo, bem como esclarecimentos com relao aos tratamentos aplicados aos dados e forma de divulgao dos resultados, ao que se segue uma anlise dos resultados agregados. Os conceitos das variveis utilizadas nas tabelas de resultados podem ser encontrados no glossrio e a descrio dos cdigos de atividade econmica, nos anexos. A publicao acompanhada de um CD-ROM que contm, alm das informaes do volume impresso (arquivo pdf), tabelas em formato Excel (arquivos xls). A publicao e as tabelas tambm podem ser consultadas no portal do IBGE na Internet, no endereo http://www.ibge.gov.br.
2 Porcaro (2006) faz um mapeamento dos principais programas ministeriais de incluso digital presentes nesse momento. No Ministrio das Comunicaes, se destaca o Governo Eletrnico - Servio de Atendimento ao Cidado - Gesac/MC que visa a proporcionar s comunidades excludas o acesso Internet e a outros servios eletrnicos. O principal programa do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior o Telecentro de Informao e Negcios - TIN, constitudo por unidades fsicas com computadores ligados em rede local e Internet e educadores capacitados visando a inserir o empresrio na era digital. No Ministrio da Cultura, foi lanado o programa Pontos de Cultura, que estaria ligando, pela rede, uma extensa parcela da populao excluda atravs da expresso cultural. Por m, o Ministrio da Educao criou o Programa Nacional de Informtica na Educao - Proinfo que visa a enriquecer o ensino atravs do acesso de estudantes do ensino pblico fundamental e mdio s TIC. 3 Destacam-se, nesse caso, as seguintes iniciativas: Comit Tcnico de Incluso Digital do Governo Eletrnico Brasileiro, Projeto Casa Brasil e Programa Brasileiro de Incluso Digital (PORCARO, 2006). 4 Os indicadores TIC so produtos de acordos rmados pela Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe - CEPAL, Partnership on Measuring ICT for Development, Comisso de Estatstica das Naes Unidas, e Conferncia Estatstica das Amricas.

Notas metodolgicas

Parmetros para mensurao do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao


A realizao de um estudo sobre o setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, sob a tica da produo, passa, em princpio, por identicar corretamente o conjunto de atividades que iro delimitar seu espao econmico (SALDANHA, 2006). Para tanto, as discusses inerentes classicao de atividades econmicas do setor TIC, como instrumento de denio de seu escopo intrassetorial, nos remete ao incio da dcada de 1990, quando o setor emergiu e veio a exigir um destaque no sistema classicatrio internacional vigente. Dessa forma, discusses e debates em fruns e organizaes internacionais, dentre estes o Grupo de Voorburg e a Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico OCDE propuseram um novo agrupamento de atividades econmicas, de modo a identicar adequadamente esse setor e estabelecer os princpios norteadores para a produo de estatsticas padronizadas. O resultado dos diversos grupos de trabalho, em especial dessas duas organizaes, objetivou a construo de uma base de comparao internacional, condio essencial para a comparabilidade das estatsticas entre os pases, em sintonia com as exigncias de uma economia global. No caso brasileiro, a Classicao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE, implantada em 1994 e atualizada em 2002, na verso

____________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

1.0, o instrumento ocial de classicao que vem sendo adotado por vrios rgos do governo, para que se tenha uma base comum de classicao. A CNAE obedece a uma lgica baseada no agrupamento de atividades de acordo com padres de similaridade de produtos, tecnologia e homogeneidade de processos de produo, de forma que os segmentos econmicos venham a representar a realidade do sistema produtivo, bem como possibilitar a mensurao convel das atividades e a comparabilidade de sries temporais. A classicao de atividades tem que ser estvel no tempo para garantir a comparabilidade das sries histricas e, por isso, sua completa reformulao estrutural ocorre em intervalos longos. A CNAE 1.0 acompanha a International Standard Industrial Classication of all Economic Activities - ISIC, Reviso 3.1, da Diviso de Estatsticas das Naes Unidas, sendo que a nova verso atualizada, Reviso 4, entrou em vigor em 2007. A Diviso de Estatsticas das Naes Unidas incluiu, na nova verso da ISIC Rev.4, uma seo para as atividades de informao e comunicao, contemplando um conjunto de atividades de prestao de servios representativas deste segmento. Chama-se a ateno para o fato de que a nova seo para as atividades de informao e comunicao, conforme denida na ISIC Rev.4, contempla apenas os servios TIC, sendo que o setor TIC pode ser construdo como uma classicao satlite, a partir de recortes de atividades industriais, comerciais e de prestao de servios. Em que pese o sistema de classicao internacional no contemplar um grupo especco para o setor TIC, vrios organismos internacionais apresentam alternativas para uma classicao satlite que melhor o represente. Neste aspecto, a OCDE tem se constitudo em um marco de referncia para estudos sobre Sociedade da Informao e classicao de atividades, com grande participao na reviso da ISIC Rev.3.1 e na elaborao da ISIC Rev.4. Com vrios estudos publicados5, a OCDE vem assumindo um papel de liderana na padronizao do contedo do setor TIC, congurando-se como uma recomendao internacional para a mensurao deste setor. O setor TIC pode ser considerado como a combinao de atividades industriais, comerciais e de servios, que capturam eletronicamente, transmitem e disseminam dados e informao e comercializam equipamentos e produtos intrinsecamente vinculados a esse processo. Alm da proposta de um setor de atividades TIC, a OCDE desenvolveu tambm o projeto de classicao de produtos e servios TIC, visando a contribuir para a harmonizao de estatsticas, no que concerne construo de indicadores sobre consumo, produo, investimentos e comrcio externo de produtos e servios TIC, possibilitando a formao de uma base comparvel no mbito internacional. A classicao de produtos e servios TIC permite, tambm, a construo de ndices de

5 Ver os documentos: Measuring the information economy (2002); ICT and economic growth: evidence from OECD countries, industries and rms (2003); e Working party on indicators for the information society: guide to measuring the information society (2005).

Notas metodolgicas _____________________________________________________________________________________

preos especcos para o setor, que possam ser usados como deatores de sries histricas, inclusive para o Sistema de Contas Nacionais. Os princpios bsicos adotados pela OCDE para a denio de bens e servios pertencentes ao setor TIC enfatizam o uso proposital (intended use) ou a funcionalidade dos produtos (funcionality of products) Segundo os princpios da OCDE: .
Os produtos TIC devem ter o propsito de realizar a funo de processamento da informao e comunicao por meios eletrnicos, inclusive a transmisso e divulgao ou o uso do processamento eletrnico para detectar, mensurar e/ou registrar um fenmeno fsico ou controlar um processo fsico. Os servios TIC devem ter o propsito de capacitar a funo do processamento da informao e comunicao, por meios eletrnicos (WORKING..., 2005, p. 15, traduo nossa).

Ressalta-se que o projeto da OCDE exclui as atividades que criam a informao, isto , as atividades de contedo, que so tratadas em categoria especca na seo de informao e comunicao, na nova ISIC Rev.4. Dessa forma, em termos de produtos e servios TIC, a OCDE desenvolveu as primeiras classicaes e, a partir de 2007, a Diviso de Estatsticas das Naes Unidas, atravs da Central Product Classication - CPC, Verso 2.0, e outros organismos internacionais, como Eurostat, Nafta, etc., iro contar tambm com um sistema classicatrio bastante abrangente e atualizado, que podero servir de referncias para os pases que se encontram em fase de desenvolvimento de seus sistemas de classicao. importante observar que, pela sua natureza, a classicao de produtos e servios mais detalhada que a classicao de atividades, pois os objetivos so diferentes. A classicao de produtos visa a identicar o bem ou servio produzido, independentemente de quem o produz, enquanto a classicao de atividades tem por objetivo classicar unidades de produo (empresas/estabelecimentos), em funo da predominncia de seus produtos, que podem ser TIC ou no TIC. Assim, nem toda unidade econmica que produz um produto TIC classicada no setor TIC, pois este produto pode no ser predominante. Para os servios TIC, contudo, pode-se armar que as unidades de produo so, predominantemente, de servios TIC. Tomando por base as recomendaes da OCDE, o IBGE, como rgo responsvel pela elaborao e gesto da CNAE, elaborou uma classicao satlite para o setorTIC, na forma de agregados alternativos da CNAE 1.0, conforme Quadro 1, a seguir. No caso do presente trabalho, a melhor alternativa para a mensurao do setor TIC pela tica da produo foi adotar a classicao satlite elaborada pelo IBGE, uma vez que esta se encontra totalmente padronizada com a OCDE, tornando possvel a produo de informaes estatsticas comparveis internacionalmente. Ainda com base nas atividades selecionadas, para ns de anlise das atividades industriais TIC, foram feitas agregaes visando no s a uma melhor representao da indstria TIC em termos de anlise, como tambm a uma melhor comparabilidade internacional, conforme demonstrado no Quadro 2.

____________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Quadro 1 - Agregado alternativo do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, na Classificao Nacional de Atividades Econmicas CNAE - verso 1.0
Cdigos Indstria 30.1 30.2 31.3 32.1 32.2 32.3 32.9 33.2 33.3 33.92-8 33.93-6 Fabricao de mquinas para escritrio Fabricao de mquinas e equipamentos de sistemas eletrnicos para processamento de dados Fabricao de fios, cabos e condutores eltricos isolados Fabricao de material eletrnico bsico Fabricao de aparelhos e equipamentos de telefonia e radiotelefonia e de transmissores de televiso e rdio Fabricao de aparelhos receptores de rdio e televiso e de reproduo, gravao ou ampliao de som e vdeo Manuteno e reparao de aparelhos e equipamentos de telefonia e radiotelefonia e de transmissores de televiso e rdio, exceto telefones Fabricao de aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle, exclusive equipamentos de controle de processos industriais Fabricao de mquinas, aparelhos e equipamentos eletrnicos dedicados automao industrial e ao controle do processo produtivo Manuteno e reparao de aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle, exceto equipamentos de controle de processos industriais Manuteno e reparao de mquinas, aparelhos e equipamentos de sistemas eletrnicos dedicados automao industrial Comrcio 51.65-9 Comrcio atacadista de computadores, equipamentos de telefonia e comunicao, partes e peas Servios 64.20-3 71.33-1 72.10-9 72.21-4 72.29-0 72.30-3 72.40-0 72.50-8 72.90-7 Telecomunicaes Aluguel de mquinas e equipamentos para escritrio Consultoria em hardware Desenvolvimento e edio de softwares prontos para uso Desenvolvimento de software sob encomenda e outras consultorias em software Processamento de dados Atividades de banco de dados e distribuio online de contedo eletrnico Manuteno e reparao de mquinas de escritrio e de informtica Outras atividades de informtica, no especificadas anteriormente Descrio

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao das Estatsticas Econmicas e Classificaes.

Quadro 2 - Agregaes das atividades industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, na Classificao Nacional de Atividades Econmicas CNAE - verso 1.0
Cdigos 30.11 + 30.12 + 30.21 + 30.22 31.3 32.1 32.21 + 32.22 + 32.90 32.3 33.2 + 33.92 33.3 + 33.93 Descrio Fabricao de mquinas para escritrio, de contabilidade e de informtica Fabricao de fios, cabos e condutores eltricos isolados Fabricao de material eletrnico bsico Fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas e de telgrafo Fabricao de aparelhos receptores de rdio e televiso e de reproduo, gravao ou ampliao de som e vdeo Fabricao de instrumentos de medida, teste e controle, exclusive equipamentos de controle de processos industriais Fabricao de mquinas, aparelhos e equipamentos eletrnicos dedicados automao industrial e ao controle do processo produtivo

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao das Estatsticas Econmicas e Classificaes.

Notas metodolgicas _____________________________________________________________________________________

No caso das atividades de comrcio e de servios, foram tomadas como base para anlise as atividades no nvel de quatro dgitos da CNAE (classe), exceo das atividades de informtica, que foram analisadas no nvel de dois dgitos (diviso).

Fontes de informao
As fontes de Informao, advindas do IBGE, que serviram de base para a elaborao do presente estudo, foram as pesquisas econmicas anuais, a saber: Pesquisa Industrial Anual - Empresa - PIA Empresa, Pesquisa Anual de Comrcio - PAC, Pesquisa Anual de Servios - PAS, e os Suplementos de Produtos e Servios da PAS. Essas pesquisas so amostrais e tm como referncia comum o universo do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado sistematicamente com informaes da Relao Anual de Informaes Sociais - RAIS, do Ministrio do Trabalho e Emprego, e com informaes das pesquisas anuais do IBGE. O desenho amostral leva em conta a concentrao da atividade produtiva nos segmentos de maior porte, dando tratamento censitrio s empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, para as atividades de comrcio e servios, ou com 30 ou mais pessoas ocupadas, para a indstria, no cadastro bsico de seleo. As demais empresas so objeto de seleo probabilstica. Para as informaes de importao e exportao de produtos industriais TIC, foi utilizada a base de dados da Secretaria de Comrcio Exterior - SECEX, do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Apresenta-se, a seguir, uma descrio das principais caractersticas de cada uma das fontes de informao utilizadas.

Pesquisas econmicas anuais


As pesquisas econmicas anuais tm por objetivo identicar as caractersticas estruturais bsicas do segmento empresarial das atividades industrial, comercial e de prestao de servios no nanceiros no Pas e suas transformaes no tempo, atravs de levantamentos anuais, tomando como base uma amostra de empresas. As pesquisas econmicas anuais inserem-se no modelo das pesquisas de carter estrutural, respondendo, em substituio aos censos econmicos quinquenais, pelas informaes necessrias caracterizao da estrutura produtiva dos diversos segmentos das atividades industrial, comercial e de prestao de servios. As pesquisas econmicas possibilitam a construo de um sistema de informaes que permite a elaborao de estimativas sobre pessoal ocupado; salrios, retiradas e outras remuneraes; receitas; custos e despesas; valor adicionado e valor da transformao industrial, por Unidades da Federao, possibilitando a identicao da estrutura bsica do setor produtivo do Pas. O mbito das pesquisas econmicas denido pelo universo das empresas que atendem aos seguintes requisitos: estar em situao ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica - CNPJ;

____________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

ter atividade principal compreendida na Classicao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE, conforme descrito a seguir: Indstria: sees C - Indstrias extrativas e D - Indstrias de transformao; Comrcio: seo G - Comrcio; reparao de veculos automotores, objetos pessoais e domsticos (exceto grupos 50.2 - Manuteno e reparao de veculos automotores, 51.1 - Representantes comerciais e agentes do comrcio, e 52.7 - Reparao de objetos pessoais e domsticos; e classe 50.42 - Manuteno e reparao de motocicletas); e Servios: sees H - Alojamento e alimentao; I - Transporte, armazenagem e comunicaes; K - Atividades imobilirias, aluguis e servios prestados s empresas (exceto grupo 70.4 - Condomnios prediais, e diviso 73 - Pesquisa e desenvolvimento); e O - Outros servios coletivos, sociais e pessoais (exceto diviso 91 - Atividades associativas, e grupo 92.5 - Atividades de bibliotecas, arquivos, museus e outras atividades culturais); diviso 67 - Atividades auxiliares da intermediao nanceira, seguros e previdncia complementar; grupos 01.6 - Atividades de servios relacionados com a agricultura e a pecuria, exceto atividades veterinrias, 50.2 - Manuteno e reparao de veculos automotores, 51.1 - Representantes comerciais e agentes do comrcio, e 52.7 - Reparao de objetos pessoais e domsticos; e Classes 02.13 - Atividades de servios relacionados com a silvicultura e a explorao orestal, 50.42 Manuteno e reparao de motocicletas, e 80.99 - Atividades de ensino, exceto educao pr-escolar, fundamental, mdia e superior. no caso da atividade industrial, estar sediada em qualquer parte do Territrio Nacional; no caso das atividades de comrcio e servios, estar sediada no Territrio Nacional e, em particular, para as Unidades da Federao da Regio Norte (Rondnia, Acre, Amazonas, Roraima, Par, Amap e Tocantins), so consideradas apenas aquelas que esto sediadas nos municpios das capitais, com exceo do Par, onde so consideradas aquelas que esto sediadas nos municpios da Regio Metropolitana de Belm; e no caso especco da atividade industrial, ter cinco ou mais pessoas ocupadas em 31 de dezembro do ano de referncia do cadastro bsico de seleo da pesquisa. A unidade de investigao denida para as pesquisas econmicas a empresa, entendida como a unidade jurdica caracterizada por uma rma ou razo social que engloba o conjunto de atividades econmicas exercidas em uma ou mais unidades locais, cuja principal receita provm da explorao das atividades industrial, comercial ou de servios. Por unidade local, entende-se o espao fsico, geralmente uma rea contnua, no qual uma ou mais atividades econmicas so desenvolvidas, correspondendo a um endereo de atuao da empresa ou a um suxo de CNPJ. As amostras das pesquisas econmicas so integradas por dois tipos de estrato: 1) estrato certo, no qual todas as empresas so investigadas censitariamente, sendo formado pelas empresas que ocupam 30 ou mais pessoas ocupadas, para a atividade industrial, ou 20 ou mais pessoas ocupadas, para as atividades de comrcio e servios, no cadastro bsico de seleo; e

Notas metodolgicas _____________________________________________________________________________________

2) estrato amostrado, no qual as empresas so selecionadas atravs de critrios de amostragem probabilstica, sendo formado, para a atividade industrial, por trs estratos de empresas que possuem de 5 a 9, de 10 a 19 e de 20 a 29 pessoas ocupadas nos anos de 2005 e 2006 e por um nico estrato de 5 a 29 pessoas ocupadas nos anos de 2003 e 2004. Para as atividades de comrcio e servios, o estrato amostrado formado pelas empresas que possuem de 0 a 4, de 5 a 9 e de 10 a 19 pessoas ocupadas nos anos de 2005 e 2006 e por um nico estrato de 0 a 19 pessoas ocupadas nos anos de 2003 e 2004.

Comrcio exterior de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao


A anlise dos dados de comrcio exterior de produtos do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC foi possvel devido utilizao da base de dados da Secretaria de Comrcio Exterior - SECEX, com informaes de importao e exportao6 de produtos industriais no nvel de abertura de oito dgitos da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM. Nessa base, os produtos TIC foram selecionados a partir da compatibilizao com a Lista de Produtos sugerida pela OCDE (em cdigos do sistema harmonizado, com grau de abertura de seis dgitos). A partir da, eles foram agrupados, tambm seguindo padronizao da OCDE, em cinco divises: equipamento de telecomunicaes; computadores e equipamentos relacionados; componentes eletrnicos; equipamento de udio e vdeo; e outros bens TIC. A lista completa de produtos industriais TIC encontra-se no Anexo 2.

6 Utilizaram-se, neste estudo, os valores de exportao a preos FOB (incluindo somente o custo de comercializao interna at o porto de sada das mercadorias) e de importao a preos CIF (incluindo no preo das mercadorias os custos com seguro e frete), em dlar.

Anlise dos resultados

anlise, a seguir, tem como objetivo apresentar a organizao, o perl e o dimensionamento do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, no Brasil, enfocando os principais aspectos relacionados oferta de bens e servios. O estudo busca destacar as especicidades desse setor e suas caractersticas estruturais e econmicas, com nfase no nmero de empresas, emprego, custo, receitas, gerao de valor adicionado, produtividade e comrcio exterior.

Oferta de Tecnologia da Informao e Comunicao


Dados gerais
O setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC brasileiro era formado, no ano de 2006, por 65 754 empresas que ocupavam 673 024 pessoas, sendo que, entre 2003 e 2006, registrou-se um aumento de 18,3% no nmero de empresas e de 40,7% no de pessoas ocupadas. O faturamento lquido atingiu, em 2006, R$ 205,9 bilhes e o somatrio do valor adicionado com o valor da transformao industrial, R$ 82,1 bilhes, o que mostra crescimento de 47,4% e 38,1%, respectivamente, entre 2003 e 2006 (Tabela 1). Em relao participao do setor TIC no total do universo empresarial considerado, entre 2003 e 2006, observa-se estabilidade no total de empresas, uma vez que passou de 2,4%, em 2003, para 2,5%, em 2006. J em relao ao pessoal ocupado no setor, houve ligeiro crescimento em sua participao, de 2,6% para 3,0% (Tabela 2).

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Tabela 1 - Nmero de empresas, pessoal ocupado, custo total, receita lquida e valor adicionado/valor da transformao industrial do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC - Brasil - 2003-2006
Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Ano Valor adicionado/ valor da transformao industrial (1 000 R$) 59 412 288 71 085 785 74 219 468 82 059 985

Nmero de empresas

Pessoal ocupado

Custo total (1 000 R$)

Receita lquida (1 000 R$)

2003 2004 2005 2006

55 597 55 667 58 359 65 754

478 446 542 005 593 591 673 024

153 818 686 174 883 203 195 290 562 215 230 776

139 691 700 171 308 628 187 191 402 205 890 414

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

Tabela 2 - Participao do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, no total da economia - Brasil - 2003-2006

Participao do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, no total da economia (%) Ano Valor adicionado/ valor da transformao industrial 8,9 9,0 8,4 8,3

Nmero de empresas

Pessoal ocupado

Custo total

Receita lquida

2003 2004 2005 2006

2,4 2,4 2,4 2,5

2,6 2,8 2,8 3,0

7,6 7,5 7,5 7,5

7,1 7,3 7,1 7,1

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006. Nota: Considerou-se o total da economia como o somatrio, na indstria, no comrcio e nos servios, das respectivas variveis investigadas nas pesquisas estruturais anuais do IBGE.

Por outro lado, a participao do valor adicionado/valor da transformao industrial7 do setor TIC em relao ao total da economia brasileira mostrou recuo de 0,6 ponto percentual, saindo de 8,9%, em 2003, para 8,3%, em 2006. Isso porque o setor TIC mostrou crescimento nominal inferior (37,6%) ao vericado na mdia da economia (47,6%) entre 2003 e 2006. Essa queda de participao no valor adicionado/ valor da transformao industrial do setor pode ser explicada, sobretudo pelo setor de telecomunicaes, que decresceu em termos de participao nos servios nos ltimos anos. A receita lquida vem mantendo uma participao estvel de 7,1%, no perodo de 2003 a 2006. O setor TIC brasileiro se mostra concentrado nas grandes empresas, tanto no que se refere ao pessoal ocupado quanto ao valor adicionado/valor da transformao industrial. Isso pode ser comprovado na anlise de dois tipos de classicao por porte de empresa: por classe de pessoal ocupado e por classe de faturamento8.

7 No caso da indstria, utiliza-se o valor da transformao industrial; no comrcio e nos servios, utiliza-se o valor adicionado. As diferenas entre os indicadores podem ser consultadas no glossrio, ao nal da publicao. 8 As faixas de porte por classe de pessoal ocupado utilizadas foram: de 0 a 9; de 10 a 49; de 50 a 249; e 250 ou mais pessoas ocupadas. Para o porte por classe de faturamento (receita lquida), adotaram-se cinco estraticaes: at R$ 2,4 milhes; de R$ 2,4 milhes a R$ 5,0 milhes; de R$ 5,0 milhes a R$ 10,0 milhes; de R$ 10,0 milhes a R$ 60,0 milhes; e acima de R$ 60,0 milhes.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

A concentrao referendada pelos dados do Grco 1, que mostra quase metade (48,2%) das pessoas ocupadas no setor TIC trabalhando em empresas com 250 ou mais pessoas ocupadas em 2006. Em relao ao valor adicionado/valor da transformao industrial do setor TIC, a participao das grandes empresas ainda maior (76,1%).
Grfico 1 - Pessoal ocupado e valor adicionado/valor da transformao industrial do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, segundo as faixas de pessoal ocupado - 2006
Pessoal ocupado Valor adicionado/valor da transformao industrial 20,7% 6,9% 6,5%

10,4% 48,2% 15,9%

15,2%

76,1%

Faixas de pessoal ocupado De 0 a 9 De 10 a 49 De 50 a 249 De 250 ou mais

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2006 e Pesquisa Anual de Servios 2006.

Levando-se em conta a estraticao por classe de faturamento, observa-se que 40,7% do pessoal ocupado no setor TIC se localiza nas empresas com faturamento maior que R$ 60 milhes (Grco 2). Observa-se um percentual parecido (37,8%) de pessoas ocupadas nas empresas com faturamento de at R$ 2,4 milhes. Por outro lado, na anlise do valor adicionado/valor da transformao industrial, observa-se grau de concentrao ainda maior, com 77,2% na classe de maior faturamento.
Grfico 2 - Pessoal ocupado e valor adicionado/valor da transformao industrial do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, segundo as faixas de faturamento - Brasil - 2006
Pessoal ocupado Valor adicionado/valor da transformao industrial

11,4% 37,8% 1,5% 2,2% 7,7%

40,7%

77,2% 3,7% 13,5% 4,3%

Faixas de faturamento (1 000 000 R$) At 2,4 De 2,4 at 5,0 De 5,0 at 10,0 De 10,0 at 50,0 Acima de 60,0

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2006 e Pesquisa Anual de Servios 2006.

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Conforme observado no Grco 3, a produtividade (relao entre valor adicionado/ valor da transformao industrial e pessoal ocupado) das empresas do setorTIC com 250 ou mais pessoas ocupadas 4,8 vezes maior que a das pequenas empresas. Tambm se verica maior ecincia nas empresas com faturamento superior a R$ 60,0 milhes, pois sua produtividade supera em pelo menos trs vezes a de todos os outros intervalos de faturamento abaixo desse. Isso ocorre porque, como observado anteriormente, as grandes empresas (tanto pelo porte por classe de pessoal ocupado quanto por faturamento) so responsveis por uma proporo do valor adicionado/valor da transformao industrial maior que a do pessoal ocupado, tendo, assim, mais ecincia na agregao de valor. O destaque para as empresas de telecomunicaes, que so altamente intensivas em tecnologia e prestam servio de elevado valor adicionado, com baixa utilizao de mo de obra.

Grfico 3 - Produtividade do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, segundo as faixas de pessoal ocupado e de faturamento - Brasil - 2006
Faixas de pessoal ocupado Faixas de faturamento (1 000 000 R$) 232,0 193,4

84,0 40,7 50,4 37,0 62,4 49,0 69,9

De 5 a 9

De 10 a 49

De 50 a 249

250 ou mais

At 2,4

De 2,4 at 5,0

De 5,0 at 10,0

De 10,0 at 60,0

Acima de 60,0

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2006 e Pesquisa Anual de Servios 2006.

Em 2006, as atividades do setor TIC estavam concentradas na Regio Sudeste no que se refere ao pessoal ocupado (65,6%) e ao valor adicionado/valor da transformao industrial9 (64,4%). Em segundo, porm com participao bem inferior do Sudeste, aparece a Regio Sul, com 13,2% do pessoal ocupado e 11,6% do valor adicionado/valor da transformao industrial. As outras trs regies mostram participao relativa prxima (Grco 4). Merece destaque o fato de que, na anlise isolada da participao das atividades industriais do setor TIC, a Regio Norte se destaca como a segunda em participao

9 Para a Pesquisa Anual de Comrcio e a Pesquisa Anual de Servios, o valor adicionado regionalizado foi calculado tomandose por base a distribuio da receita bruta de revenda e da receita bruta de servios por Unidades da Federao.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

(24,0% do pessoal ocupado e 32,7% do valor da transformao industrial), ao contrrio do cenrio da mdia da indstria, em que desponta a Regio Sul como segunda regio em termos de participao no Pas, tendo a Regio Norte a participao de apenas 3,7% do pessoal ocupado e 6,0% do valor da transformao industrial. Essa diferena se deve ao perl da indstria do Amazonas, notoriamente voltada para a produo de bens eletroeletrnicos.

Grfico 4 - Pessoal ocupado e valor adicionado e valor da transformao industrial do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, segundo as Grandes Regies - 2006
Pessoal ocupado 7,2% 6,2% 13,2% 11,6% Valor adicionado/valor da transformao industrial 6,9% 9,6% 7,4%

7,9%

65,6%

64,4%

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2006 e Pesquisa Anual de Servios 2006.

Enfoque das atividades


Nmero de empresas e pessoal ocupado
O setor deTecnologia da Informao e Comunicao -TIC compreendia um total de 55,6 mil empresas em 2003, enquanto em 2006 esse quantitativo aumentou para 65,7 mil, o que mostra crescimento de 18,3% no perodo (Tabela 3). Essas empresas se concentravam nas atividades de servios, que tambm mostraram ligeiro aumento de participao na totalidade do setor TIC, de 95,3%, em 2003, para 95,6%, em 2006. As empresas industriais do setor TIC representavam 3,3% do total em 2003 e, em 2006, apresentaram queda, para 3,0%. Por m, o comrcio mostra menor importncia relativa no setor TIC, embora com pequeno crescimento de participao, de 1,4%, em 2003, para 1,5%, em 2006. As empresas das atividades industriais pertencentes ao setor mostraram aumento entre 2003 e 2006, de 1,8 mil para 1,9 mil empresas, e representavam 1,3% do total da indstria neste ltimo ano. As atividades de comrcio do setor TIC tm uma participao muito baixa no total das empresas do comrcio como um todo (0,1% nos

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

quatro anos pesquisados), enquanto as empresas do setor de servios TIC participaram, em 2006, com 6,6% do total de empresas dos servios considerados.

Tabela 3 - Nmero de empresas dos setores econmicos e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC - Brasil - 2003-2006

Setor econmico e de Tecnologia de Informao e Comunicao - TIC Total geral (I+C+S) Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI+AC+AS) (1) Indstria (I) Atividades Industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI) Participao das atividades Industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Na indstria (%) No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao TIC (%) Comrcio (C) Atividades Comerciais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AC) Participao das atividades Comerciais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC No comrcio (%) No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao TIC (%) Servios (S) Atividades de Servios do setor de Tecnologia da Informao e Comunio - TIC (AS) Participao das atividades de Servios do setor de Tecnologia de Informao e Comunicao - TIC Nos servios (%) No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao TIC (%)

Nmero de empresas 2003 2 297 425 55 597 138 612 1 854 2004 2 347 015 55 667 144 120 1 844 2005 2 454 158 58 359 147 413 1 839 2006 2 624 385 65 754 155 619 1 953

1,3 3,3

1,3 3,3

1,2 3,2 1 393 496 1 065

1,3 3,0 1 510 476 958

1 314 879 1 337 179 765 792

0,1 1,4 843 934 52 978

0,1 1,4 865 716 53 031

0,1 1,8 913 249 55 455

0,1 1,5 958 290 62 843

6,3 95,3

6,1 95,3

6,1 95,0

6,6 95,6

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

Ao analisar as atividades do setor TIC, observa-se elevada concentrao do nmero de empresas em atividades de informtica (Grco 5). Embora apresente queda na participao, passando de 92,4%, em 2003, para 89,7%, em 2006, esta atividade continua mostrando o maior peso relativo do setor. Abaixo, e em patamar bem inferior, aparece a atividade de telecomunicaes, com 2,5% do total de empresas do setor em 2003 e, em 2006, com 3,7%. As atividades industriais do setor TIC tambm tm baixa participao (3,0% do total, em 2006). Entre elas, nota-se a predominncia de fabricao de material eletrnico bsico, concentrando um pouco mais que a tera parte das empresas industriais do setor TIC e ganhando participao entre 2003 (25,3%) e 2006 (27,6%).

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Grfico 5 - Distribuio percentual das empresas nas atividades do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Brasil - 2003-2006

Atividades industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

3,3 3,3 3,2 3,0

Comrcio atacadista de computadores, equipamentos de telefonia e comunicao, partes e peas

1,4 1,4 1,8 1,5

Telecomunicaes

2,5 2,3 3,3 3,7

Aluguel de mquinas e equipamentos para escritrios

0,4 0,9 1,5 2,2

92,4 Atividades de informtica 92,1 90,2 89,7 %

2003

2004

2005

2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

O pessoal ocupado no setor TIC era de 478,4 mil em 2003 e, com um crescimento de 40,6%, atingiu o quantitativo de 673,0 mil em 2006 (Tabela 4). Como o crescimento do pessoal ocupado nas atividades do setor foi maior que o aumento no nmero de empresas, percebe-se que o tamanho mdio de empresa do setor aumentou de 8,6 pessoas ocupadas por empresa, em 2003, para 10,2 pessoas ocupadas, em 2006. Este indicador bastante inuenciado pelo tamanho mdio de empresa do setor de servios TIC (7,6 pessoas ocupadas em 2006), que o de maior peso no setor; enquanto a indstriaTIC possua uma mdia de 88,3 pessoas ocupadas por empresa e o comrcio TIC, 23,0 pessoas ocupadas em 2006. A anlise do pessoal ocupado no setor TIC mostra, assim como no caso do nmero de empresas, concentrao no setor de servios, embora em menor magnitude. Realmente, entre 2003 e 2006, os servios TIC aumentaram sua participao para 71,1% no total das atividades TIC, enquanto na indstria esta participao caiu de 26,4%, em 2003, para 25,6%, em 2006. J o comrcio continuou mostrando menor importncia relativa no setor TIC (3,3%, em 2006).

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Tabela 4 - Pessoal ocupado total dos setores econmicos e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC - Brasil - 2003-2006

Setor econmico e de Tecnologia de Informao e Comunicao - TIC Total geral (I+C+S) Total das atividades de Tecnologia de Informao e Comunicao - TIC (AI+AC+AS) Indstria (I) Atividades Industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI) Participao das atividades Industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Na indstria (%) No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao TIC (%) Comrcio (C) Atividades Comerciais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AC) Participao das atividades Comerciais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC No comrcio (%) No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao TIC (%) Servios (S)

Pessoal ocupado total 2003 2004 2005 2006

18 333 651 19 685 344 20 847 579 22 527 924 478 446 5 971 280 126 416 542 005 6 386 190 147 028 593 654 6 430 682 153 343 673 024 6 776 736 172 370

2,1 26,4

2,3 27,1

2,4 25,8 6 915 768 18 172

2,5 25,6 7 599 505 22 003

5 965 861 6 360 723 13 071 14 531

0,2 2,7 6 396 510

0,2 2,7 6 938 431 380 446

0,3 3,1 7 501 129 422 139

0,3 3,3 8 151 683 478 651

Atividades de Servios do setor de Tecnologia de Informao e Comunicao - TIC (AS) 338 959 Participao das atividades de Servios do setor de Tecnologia de Informao e Comunicao - TIC Nos servios (%) No total das atividades de Tecnologia de Informao e Comunicao TIC (%) 5,3 70,8

5,5 70,2

5,6 71,1

5,9 71,1

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

Em relao ao total da indstria, as atividades TIC industriais participavam com 2,1% do total de pessoal ocupado em 2003, porm obtiveram ganhos de participao, atingindo 2,5% em 2006. J o comrcio TIC manteve participao estvel e baixa no total do comrcio (entre 0,2% e 0,3% pessoas ocupadas). Por m, os servios TIC tiveram ligeiro aumento de participao no total dos servios, de 70,8% para 71,1% pessoas ocupadas. A composio estrutural das atividades TIC no que tange ao pessoal ocupado revela tambm as atividades de informtica como o segmento mais intensivo em mo de obra, com uma participao de 56,3% do total do setor TIC (Grco 6). Contribui para essa participao expressiva a forte presena de pessoal no assalariado (proprietrios e scios, scios cooperados e membros da famlia) que constituram, em 2006, 24,4% do pessoal ocupado. Tal fato confere a este segmento uma caracterstica diferenciada, representada pela participao de uma fora laborativa formada por proprietrios e scios engajados na gesto de seus prprios negcios. Possivelmente, isto decorre, em grande parte, do processo de terceirizao promovido por grandes empresas, que conduziu constituio de micros e pequenas empresas e cooperativas de trabalho de informtica.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Grfico 6 - Distribuio percentual do pessoal ocupado nas atividades do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Brasil - 2003-2006
Atividades industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC 26,4 27,1 25,8 25,6 2,7 2,7 3,1 3,3 14,9 14,7 14,2 13,5 0,6 0,6 0,9 1,3 55,4 54,9 56,0 56,3

Comrcio atacadista de computadores, equipamentos de telefonia e comunicao, partes e peas

Telecomunicaes

Aluguel de mquinas e equipamentos para escritrios

Atividades de informtica

2003

2004

2005

2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

O segmento de telecomunicaes tem participao mais expressiva nos servios TIC enquanto gerador de postos de trabalho, respondendo por 13,5% do pessoal ocupado total em 2006. Pode-se perceber, contudo, uma perda de participao gradativa nas ocupaes, j que, em 2003, a participao era de 14,9%. As atividades industriais do setor TIC com maior destaque em participao no pessoal ocupado so fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas e de telgrafo e fabricao de mquinas de escritrio, de contabilidade e de informtica, que representavam juntas quase 34,3% do total de pessoal ocupado no setor industrial TIC, em 2003, aumentando para 47 ,1%, em 2006.

Salrio mdio e custo do trabalho


O indicador salrio mdio mensal10 mostra que o setor TIC apresentou uma queda real de 1,6%, entre 2003 e 2006, nos salrios pagos, contudo, interessante observar que, mesmo com essa queda, o salrio mdio mensal pago, em 2006, pelo setor TIC (R$ 2 025,18) bastante superior quele da economia geral (R$ 937 ,48). Tal fato se repete nas trs sees econmicas consideradas: R$ 1 902,06 nas atividades industriais do setor TIC contra R$ 1 337 da indstria geral; R$ 2 521,12 nas atividades comerciais do setor ,93

10

O salrio mdio mensal expresso pela razo entre o total de salrios, retiradas e outras remuneraes e o total de pessoal ocupado, dividido por 13 (12 meses mais o 13o salrio).

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

TIC contra R$ 623,72 do comrcio total; e R$ 2 046,73 nas atividades de servios TIC contra R$ 897 do total do setor de servios (Tabela 5). ,09

Tabela 5 - Salrio mdio mensal dos setores econmicos e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC - Brasil - 2003-2006

Setor econmico e de Tecnologia de Informao e Comunicao - TIC Total geral (I+C+S) Atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao TIC (AI+AC+AS) Indstria (I) Atividades Industriais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI) Fabricao de mquinas de escritrio, de contabilidade e de informtica Fabricao de fios, cabos e condutores eltricos isolados Fabricao de material eletrnico bsico Fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas e de telgrafo Fabricao de aparelhos receptores de rdio e televiso e de reproduo, gravao ou amplificao de som e vdeo Fabricao de instrumentos de medida, teste e controle - exceto equipamentos para controle de processos industriais Fabricao de equipamentos de controle do processo industrial Comrcio ( C) Atividades Comerciais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AC) Comrcio atacadista de computadores, equipamentos de telefonia e comunicao, partes e peas Servios (S) Atividades de Servios do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AS) Telecomunicaes Aluguel de mquinas e equipamentos para escritrios Atividades de informtica

Salrio mdio mensal 2003 875,07 2 056,85 1 232,69 1 855,78 2 452,98 1 351,69 1 331,45 3 041,33 1 615,16 1 365,75 1 436,51 549,24 2 697,70 2 697,70 845,13 2 107,13 3 754,00 1 607,53 1 671,06 2004 888,08 2 042,28 1 247,24 1 852,64 2 462,94 1 323,78 1 278,91 2 533,63 1 502,89 1 752,50 1 525,57 569,52 2 810,25 2 810,25 849,54 2 086,24 3 580,36 1 210,76 1 696,48 2005 909,66 2 025,69 1 302,32 1 924,12 2 025,39 1 499,46 1 403,82 2 889,77 1 452,19 1 763,49 1 560,79 595,30 2 623,92 2 623,92 862,85 2 036,81 3 354,39 1 089,27 1 717,33 2006 937,48 2 025,18 1 337,93 1 902,03 1 898,62 1 568,12 1 398,02 2 572,77 1 594,76 1 903,84 1 775,68 623,72 2 521,12 2 521,12 897,09 2 046,73 3 315,26 903,00 1 768,73

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006. Notas: 1. O salrio mdio mensal corresponde relao entre o total de salrios, retiradas e outras remuneraes e o nmero total de pessoas ocupadas, dividido por 13 (12 meses mais o 13 salrio). 2. Os salrios nominais pagos nos anos de 2003 a 2005 foram transformadores em valores reais para 2006 com base no ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo - IPCA.

Entre as atividades industriais do setor TIC com maiores salrios mdios mensais se destacam: fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas e de telgrafo (R$ 2 572,77); fabricao de instrumentos de medida, teste e controle exceto equipamentos para controle de processos industriais (R$ 1 903,84); e fabricao de mquinas de escritrio, de contabilidade e de informtica (R$ 1 898,62). Os dados concernentes remunerao mdia mensal dos servios TIC revelam uma reduo gradativa no perodo considerado, passando de R$ 2 107 ,13, em 2003, para R$ 2 086,24, em 2004; R$ 2 036,81, em 2005; e R$ 2 046,73, em 2006 uma perda acumulada de 2,9% em termos reais. Essa perda salarial geral dos servios TIC inuenciada pelo segmento de telecomunicaes, que continua a passar por um processo de rees-

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

truturao no que tange gesto de pessoal, que se reete em maiores contrataes, com menores nveis de remunerao. Em que pese essa reduo salarial, o segmento continua a representar a maior remunerao mdia do setor TIC como um todo, isto , R$ 3 315,26 mensais. No que se refere s atividades de informtica, verica-se uma tendncia contnua de crescimento salarial, cuja mdia mensal passou de R$ 1 671,06, em 2003, para R$ 1 696,48, em 2004; R$ 1 717 ,33, em 2005; e R$ 1 768,73, em 2006 um crescimento real acumulado de 5,8%. No comrcio TIC, os salrios mdios mensais, aps crescimento em 2004, apresentam tendncia de queda, situando-se em R$ 2 521,12 mensais em 2006. Para efeito de anlise, neste estudo, adotou-se o indicador de custo do trabalho. O setor TIC aumentou o seu custo do trabalho de 28,0%, em 2003, para 31,9%, em 2006, porm se mantendo abaixo do custo do trabalho para o total da economia considerado, que saiu de 39,1%, em 2003, e passou para 39,8 %, em 2006 (Tabela 6).

Tabela 6 - Custo do trabalho dos setores econmicos e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC - Brasil - 2003-2006

Setor econmico e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Total geral (I+C+S) Atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao TIC (AI+AC+AS) Indstria (I) Atividades Industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI) Fabricao de mquinas de escritrio, de contabilidade e de informtica Fabricao de fios, cabos e condutores eltricos isolados Fabricao de material eletrnico bsico Fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas e de telgrafo Fabricao de aparelhos receptores de rdio e televiso e de reproduo, gravao ou amplificao de som e vdeo Fabricao de instrumentos de medida, teste e controle - exceto equipamentos para controle de processos industriais Fabricao de equipamentos de controle do processo industrial Comrcio (C) Atividades Comerciais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AC) Comrcio atacadista de computadores, equipamentos de telefonia e comunicao, partes e peas Servios (S) Atividades de Servios do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AS) Telecomunicaes Aluguel de mquinas e equipamentos para escritrios Atividades de informtica

Custo do trabalho 2003 39,1 28,0 30,4 35,1 33,6 41,8 45,0 29,3 32,4 52,3 53,0 54,9 68,3 68,3 51,7 25,5 14,4 34,2 51,3 2004 37,9 27,3 29,3 30,7 42,3 36,4 33,9 23,5 27,9 45,3 48,8 52,8 43,7 43,7 50,1 25,8 13,8 29,0 53,3 2005 39,0 30,1 30,9 34,3 40,3 36,5 46,2 30,8 24,1 46,7 52,8 52,5 42,6 42,6 48,7 28,5 14,7 28,9 55,7 2006 39,8 31,9 31,4 34,2 41,1 34,8 47,7 28,6 27,4 51,5 59,0 53,4 42,4 42,4 49,1 30,7 15,4 31,9 59,2

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006. Nota: O custo do trabalho na indstria corresponde relao entre os gastos com pessoal e o valor da transformao industrial; no comrcio e nos servios, corresponde relao entre os gastos com pessoal e o valor adicionado.

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Na indstria, o custo do trabalho aumentou 1,0 ponto percentual, entre 2003 e 2006, atingindo 31,4%, enquanto para as atividades industriais TIC houve queda de 0,9 ponto percentual, chegando a 34,2%, em 2006. Dois ramos industriais do setor TIC se destacam com o indicador de custo do trabalho inferior mdia do setor, em 2006: fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas e de telgrafo (28,6%); e fabricao de aparelhos receptores de rdio e televiso e de reproduo, gravao ou amplicao de som e vdeo (27,4%). No que concerne aos servios TIC, o custo do trabalho historicamente inferior ao do setor de servios como um todo, devido aos produtos de maior valor adicionado gerados. Em 2003, o custo do trabalho representava a metade do registrado no setor de servios, isto , 25,5% contra 51,7%. Essa relao, no entanto, tem se reduzido, gradativamente, atingindo 30,7% contra 49,1% dos servios, em 2006. Na anlise intrassetorial do custo do trabalho, ca patente nos servios TIC a congurao de estruturas produtivas diferenciadas ao ser observado o peso relativamente baixo dos salrios e encargos sociais em relao ao valor adicionado no segmento de telecomunicaes. Em que pese a massa salarial ser elevada, pois representa 33,2% dos servios TIC, a gerao dos produtos de elevado valor adicionado dilui o peso dos salrios, enquanto componente da estrutura de custos das empresas, que vem se situando em torno de 15,0% no perodo analisado, contra uma mdia de 28,0% dos servios TIC. No caso das atividades de informtica, os servios produzidos advm de trabalhos caracterizados pelo forte contedo intelectual, sem demandar, praticamente, insumos para o processo de produo, o que implica em custos operacionais relativamente baixos. Dessa forma, tendo em vista o maior peso do trabalho tcnico/ prossional de sua fora laboral qualicada, o custo do trabalho bastante elevado, situando-se no patamar de 59,2% do valor adicionado em 2006. Esse elevado patamar, contudo, no deve ser interpretado como inecincia deste segmento e sim como uma caracterstica diferenciada de processos de produo, pois, como j mencionado, em atividades como a de informtica, o valor adicionado resultado do trabalho qualicado, com utilizao de baixos insumos. No que se refere ao comrcioTIC, o custo do trabalho situava-se em um patamar bastante elevado, em 2003, ou seja, 68,3%, muito embora apresente uma tendncia de queda, situando-se em 42,4%, em 2006.

Receita lquida e custos totais


Os custos totais e a receita lquida11 dos servios TIC representavam em 2003, cada um, em torno de 67,0% do total dessas variveis do setor TIC geral, caindo para aproximadamente 61,0%, em 2006 (Tabelas 7 e 8). Nas empresas das atividades industriais TIC, essa participao passou de 28,0% para 32,0%, entre 2003 e 2006. Por m, a participao do comrcio TIC se manteve praticamente estvel em relao aos custos (de 1,3%, em 2003, para 1,4%, em 2006) e mostrou ligeiro crescimento no que tange receita (de 1,1% para 1,5%).

11

Os custos totais da indstria, do comrcio e dos servios so auferidos de forma diferenciada. No caso da receita lquida, a indstria utiliza a receita lquida de vendas, enquanto o comrcio e os servios utilizam a receita operacional lquida. As diferenas dos indicadores podem ser consultadas no glossrio, ao nal da publicao.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Tabela 7 - Custos totais dos setores econmicos e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC - Brasil - 2003-2006

Setor econmico e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Total geral (I+C+S) Total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI+AC+AS)

Custos totais (1 000 R$) 2003 2004 2005 2006

2 033 093 656 2 316 795 732 2 596 427 136 2 872 121 255

153 818 686

174 883 203

195 291 785

215 230 775

Indstria (I) Atividades Industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI)

1 004 006 291 1 152 856 385 1 228 125 787 1 323 388 469

43 440 715

55 678 483

59 517 992

69 939 490

Participao das atividades Industriais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

Na indstria (%)

4,3

4,8

4,8

5,3

No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (%)

28,2

31,8

30,5

32,5

Comrcio (C) Atividades Comerciais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AC)

655 542 272

766 048 657

912 471 705 1 044 840 155

8 259 382

9 617 074

12 459 097

14 966 420

Participao das atividades Comerciais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

No comrcio (%)

1,3

1,3

1,4

1,4

No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (%)

5,4

5,5

6,4

7,0

Servios (S) Atividades de Servios do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AS)

373 545 093

397 890 690

455 829 644

503 892 631

102 118 589

109 587 646

123 314 696

130 324 865

Participao das atividades de Servios do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

Nos servios (%)

27,3

27,5

27,1

25,9

No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (%)

66,4

62,7

63,1

60,6

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006. Nota: Os custos totais na indstria, no comrcio e nos servios so auferidos de forma diferenciada. As particularidades do indicador, em cada caso, podem ser consultadas no glossrio, ao final da publicao.

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Tabela 8 - Receita lquida dos setores econmicos e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC - Brasil - 2003-2006

Setor econmico e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Total geral (I+C+S) Total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI+AC+AS)

Receita lquida (1 000 R$) 2003 2004 2005 2006

1 975 986 348 2 338 048 585 2 619 908 537 2 906 999 190

139 691 700

171 308 628

187 193 225

205 890 413

Indstria (I) Atividades Industriais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI)

990 271 462 1 175 040 469 1 248 542 400 1 343 971 665

39 103 776

53 897 385

57 054 314

64 177 230

Participao das atividades Industriais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

Na indstria (%)

3,9

4,6

4,6

4,8

No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (%)

28,0

31,5

30,5

31,2

Comrcio (C) Atividades Comerciais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AC)

659 042 165

782 493 148

927 933 336 1 061 940 780

7 334 299

9 783 805

12 511 943

15 483 281

Participao das atividades Comerciais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

No comrcio (%)

1,1

1,3

1,3

1,5

No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (%)

5,3

5,7

6,7

7,5

Servios (S) Atividades de Servios do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AS)

326 672 721

380 514 968

443 432 801

501 086 745

93 253 625

107 627 438

117 626 968

126 229 902

Participao das atividades de Servios do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

Nos servios (%)

28,5

28,3

26,5

25,2

No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (%)

66,8

62,8

62,8

61,3

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006. Nota: No caso da indstria, utiliza-se a receita lquida de vendas; no comrcio e nos servios, utiliza-se a receita operacional lquida. As particularidades do indicador, em cada caso, podem ser consultadas no glossrio, ao final da publicao.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Os custos totais das atividades industriais TIC correspondiam a 4,3% do total de custos da indstria, em 2003, e aumentaram essa participao para 5,3%, em 2006. J a participao na receita lquida de vendas, que era de 3,9%, em 2003, passou para 4,8%, em 2006. Os servios TIC responderam por parcela bastante expressiva dos custos totais e da receita lquida do setor de servios, muito embora possa ser identicada uma perda de participao no perodo de 2003 a 2006, principalmente, na receita lquida. Neste aspecto, a participao passou de 28,5%, em 2003, para 25,2%, em 2006. J no comrcio, a participao dos custos e da receita do comrcio de produtos TIC em relao ao total foi baixa (1,4% e 1,5%, respectivamente, em 2006). O segmento de telecomunicaes representava 52,4% dos custos totais dos servios TIC, em 2003, passando para 44,8%, em 2006. No aspecto da gerao de receita, este segmento representava 49,6% dos servios TIC, em 2003, reduzindo para 43,1%, em 2006 (Grcos 7 e 8). Essa perda de participao das telecomunicaes decorrente de uma desacelerao no ritmo de crescimento da atividade nesse perodo, no qual foi registrada uma evoluo na receita de 15,4%, em 2004; 8,4%, em 2005; e 2,5%, em 2006. Essa desacelerao pode ser explicada por uma acomodao em termos de demanda de servios, aps a fase de crescimento acelerado dos anos ps-privatizao.

Grfico 7 - Distribuio percentual dos custos totais nas atividades do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Brasil - 2003-2006
28,2 31,8 30,5 32,5 5,4 5,5 6,4 7,0 52,4 49,1 49,1 44,8 0,2 0,2 0,2 0,2 13,8 13,4 13,9 15,5

Atividades industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

Comrcio atacadista de computadores, equipamentos de telefonia e comunicao, partes e peas

Telecomunicaes

Aluguel de mquinas e equipamentos para escritrios

Atividades de informtica

2003

2004

2005

2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006. Nota: Os custos totais na indstria, no comrcio e nos servios so auferidos de forma diferenciada. As particularidades do indicador, em cada caso, podem ser consultadas no glossrio, ao final da publicao.

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Grfico 8 - Distribuio percentual da receita lquida nas atividades do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Brasil - 2003-2006

28,0 Atividades industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Comrcio atacadista de computadores, equipamentos de telefonia e comunicao, partes e peas 5,3 5,7 6,7 7,5 49,6 Telecomunicaes 46,6 46,3 43,1 0,3 0,2 0,3 0,3 16,9 16,0 16,3 17,9 31,5 30,5 31,2

Aluguel de mquinas e equipamentos para escritrios

Atividades de informtica

% 2005 2006

2003

2004

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006. Nota: No caso da indstria, utiliza-se a receita lquida de vendas; no comrcio e nos servios, utiliza-se a receita operacional lquida. As particularidades do indicador, em cada caso, podem ser consultadas no glossrio, ao final da publicao.

Os custos totais e a receita lquida de vendas das atividades industriais do setor TIC representavam 32,5% e 31,2%, respectivamente. Os principais segmentos industriais dentro das mesmas so: fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas; fabricao de mquinas de escritrio, de contabilidade e de informtica; e fabricao de aparelhos receptores de rdio e televiso e de reproduo, gravao ou amplicao de som e vdeo. Os trs participam com 79,8% dos custos totais e 78,0% da receita lquida de vendas do total da indstria TIC. Por m, as atividades de informtica tiveram ganhos de participao nos custos e na receita lquida, entre 2003 e 2006, de 13,8% para 15,5% e de 16,9% para 17,9%, respectivamente.

Valor adicionado e valor da transformao industrial


Em 2006, o valor adicionado/valor da transformao industrial do setor TIC atingiu o montante de R$ 82,1 bilhes, mostrando crescimento nominal de 38,1% em relao a 2003 (R$ 59,4 bilhes), sendo distribudo da seguinte forma entre os setores econmicos: 74,4% nos servios, 22,9% na indstria, e 2,6% no comrcio (Tabela 9).

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Tabela 9 - Valor da transformao industrial e valor adicionado dos setores econmicos e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Brasil - 2003-2006
Setor econmico e de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Total geral (I+C+S) Total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI+AC+AS) Indstria (I) Atividades Industriais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AI) Participao das atividades Industriais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Na indstria (%) No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (%) Comrcio (C) Atividades Comerciais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AC) Participao das atividades Comerciais do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC No comrcio (%) No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (%) Servios (S) Atividades de Servios do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (AS) Participao das atividades de Servios do Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Nos servios (%) No total das atividades de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (%) 27,8 79,2 26,5 75,3 23,2 75,8 21,8 74,4 1,0 1,6 169 255 462 47 036 846 1,5 2,3 201 825 144 53 506 781 1,5 2,2 240 893 482 55 869 606 1,6 2,6 278 188 925 60 718 646 2,8 19,3 90 843 172 924 657 3,3 22,4 110 039 759 1 637 740 3,2 22,0 133 088 780 2 143 347 3,4 23,0 153 721 632 2 583 859 Valores da transformao industrial e adicionado (1 000 R$) 2003 668 115 430 59 401 288 408 016 796 11 439 785 2004 791 056 901 71 085 785 479 191 998 15 941 264 2005 882 231 623 73 715 819 508 249 361 16 208 473 2006 985 948 200 81 619 472 554 037 643 18 757 479

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006. Nota: No caso da indstria, utiliza-se o valor da transformao industrial; no comrcio e nos servios, utiliza-se o valor adicionado. As particularidades do indicador, em cada caso, podem ser consultadas no glossrio, ao final da publicao.

O valor da transformao industrial do setor TIC industrial representava 2,8% do valor da transformao industrial da indstria total, em 2003, subindo essa participao para 3,4%, em 2006 (Grco 9). No processo de gerao de valor adicionado, os servios TIC apresentam uma perda gradativa de participao no total do setor de servios, passando de 27 ,8%, em 2003, para 26,5%, em 2004; 23,2%, em 2005; e 21,8%; em 2006. As telecomunicaes so responsveis pela maior parcela de gerao do valor adicionado/valor da transformao industrial do setor TIC, muito embora apresente perda de participao, passando de 55,2%, em 2003, para 47,8%, em 2005. Isso pode decorrer da caracterstica altamente concorrencial deste segmento, em que os preos dos servios tendem a se estabilizar ou crescer numa menor escala que os custos de produo. Por outro lado, as atividades de informtica e as atividades industriais do setor TIC aumentaram sua participao entre 2003 e 2006, de 23,6% para 25,6% e de 19,3% para 22,3%, respectivamente (Grco 9).

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Grfico 9 - Distribuio percentual do valor adicionado/valor da transformao industrial nas atividades do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Brasil - 2003-2006
19,3 22,4 21,8 22,9 1,6 2,3 2,9 3,1 55,2 52,2 49,7 47,8 0,4 0,4 0,5 0,6
23,6 22,7 25,1 25,6

Atividades industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

Comrcio atacadista de computadores, equipamentos de telefonia e comunicao, partes e peas

Telecomunicaes

Aluguel de mquinas e equipamentos para escritrios

Atividades de informtica

2003

2004

2005

2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006. Nota: No caso da indstria, utiliza-se o valor da transformao industrial; no comrcio e nos servios, utiliza-se o valor adicionado. As particularidades do indicador, em cada caso, podem ser consultadas no glossrio, ao final da publicao.

A atividade que se sobressai com maior importncia nesse grupo a de fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas, que representava, em 2003, 33,4% do valor da transformao industrial da indstria TIC, aumentando para 38,6%, em 2006. Tambm aparecem com destaque os setores de fabricao de mquinas de escritrio, de contabilidade e de informtica e fabricao de aparelhos receptores de rdio e televiso e de reproduo, gravao ou amplicao de som e vdeo, com participao no valor da transformao industrial de 18,0% e 18,3%, em 2006, respectivamente. Esses trs setores, em conjunto, respondem por cerca de 75% do valor da transformao industrial do setor industrial TIC, em 2006.

Produtividade do setor
De acordo com a anlise do ranking da produtividade do trabalho nos setores TIC, observa-se que, entre 2003 e 2006, as atividades de telecomunicaes e fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas e de telgrafo obtiveram os maiores nveis de produtividade, permanecendo na primeira e segunda posies, respectivamente (Tabela 10).

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Tabela 10 - Produtividade do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, em ordem crescente de 2006 - Brasil - 2003-2006

Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao Telecomunicaes Fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas e de telgrafo Fabricao de aparelhos receptores de rdio e televiso e de reproduo, gravao ou amplificao de som e vdeo Comrcio atacadista de computadores, equipamentos de telefonia e comunicao, partes e peas Fabricao de mquinas de escritrio, de contabilidade e de informtica Fabricao de fios, cabos e condutores eltricos isolados Fabricao de instrumentos de medida, teste e controle - exceto equipamentos para controle de processos industriais Fabricao de material eletrnico bsico Atividades de informtica Fabricao de equipamentos de controle do processo industrial Aluguel de mquinas e equipamentos para escritrios

2003 1 2 4 6 3 7 10 9 8 11 5

2004 1 2 4 3 5 9 7 8 10 11 6

2005 1 2 3 4 5 6 7 9 10 11 8

2006 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Pesquisa Industrial Anual - Empresa 2003-2006, Pesquisa Anual de Comrcio 2003-2006 e Pesquisa Anual de Servios 2003-2006. Nota: A produtividade na indstria corresponde relao entre o valor da transformao industrial e o pessoal ocupado; no comrcio e nos servios, corresponde relao entre o valor adicionado e o pessoal ocupado.

A atividade de fabricao de transmissores de rdio e televiso e de equipamentos para linhas telefnicas e de telgrafo mostrou crescimento relativo de produtividade, subindo da sexta posio, em 2003, para a quarta, em 2006. Da mesma forma, fabricao de instrumentos de medida, teste e controle exceto equipamentos para controle de processos industriais subiu da dcima para a stima colocao no perodo observado. Por outro lado, a maior perda relativa de produtividade foi em aluguel de mquinas e equipamentos para escritrios (da quinta para a 11a posio).

Produtos e servios do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao


A anlise de produtos e servios do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC baseada nas informaes dos Suplementos da Pesquisa Anual de Servios, aplicados nas empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas. As empresas desse estrato representam 98,7% e 80,7% da receita operacional lquida das telecomunicaes e das atividades de informtica, respectivamente.

Telecomunicaes
O segmento de telecomunicaes pode ser considerado um dos mais intensivos em tecnologia e se caracteriza por apresentar uma linha diversicada de produtos e servios de elevado valor adicionado. Os grandes progressos tecnolgicos das ltimas dcadas vm possibilitando a disponibilizao de avanada infraestrutura para o acesso, a transmisso e a difuso da informao em fraes de tempo cada vez menores e permitem situar o segmento no centro da chamada Sociedade da Informao.

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Os produtos e servios de telecomunicaes so divididos em cinco grandes grupos, a saber: 1) servios de telecomunicaes por o; 2) servios de telecomunicaes sem o; 3) telecomunicaes por satlite; 4) servios de Internet; e 5) outros servios. Os servios de telecomunicaes por o so os mais representativos, respondendo, em 2006, por 50,7% da receita operacional lquida. Esses servios, contudo, vm apresentando perdas de participao, uma vez que, em 2003, respondiam por 60,3% da receita (Grco 10). Dessa forma, a estrutura das telecomunicaes vem se alterando no perodo de 2003 a 2006, no qual as telecomunicaes sem o vm apresentando ganhos expressivos de participao, passando de 34,1%, em 2003, para 43,2%, em 2006. Esses ganhos resultantes da telefonia celular decorrem da crescente oferta de produtos e servios mais sosticados em termos tecnolgicos, com destaque para aparelhos de telefonia celular dotados de cmaras digitais, MP3 e acesso Internet. Essas novas ferramentas tecnolgicas acompanham uma tendncia das empresas de fornecerem servios diversicados em um nico aparelho, que passa a congurar-se como um facilitador para o atendimento de demandas de comunicao dos usurios.

Grfico 10 - Participao dos produtos e servios de telecomunicaes no total da receita da atividade de telecomunicaes - Brasil - 2003-2006

Telecomunicaes por fio

60,3 55,1 53,9 50,7 34,1

Telecomunicaes sem fio

39,5 40,5 43,2

Servios de Internet

1,9 2,2 2,1 2,3 1,7

Telecomunicaes por satlite

2,5 1,4 1,4 2,0

Outros servios

0,7 2,1 2,4

2003

2004

2005

2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Suplemento Servios de Telecomunicaes da Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Os servios de Internet respondem por parcela pequena na composio da receita de telecomunicaes, cerca de 2,0%, bem como os servios de telecomunicaes por satlite, cerca de 1,5%. Ao analisar os grupos em separado (Grco 11), observa-se que as receitas dos servios de telecomunicaes por o advm de forma predominante dos servios de telefonia xo-xo, muito embora sejam vericadas perdas de participao no perodo de 2003 a 2006, quando esses servios passaram de 36,8% para 30,5% do total da receita de telecomunicaes por o. Os servios complementares de telefonia xa, que abrangem basicamente assinaturas e mudanas de titularidade, so tambm bastante expressivos, representando, em mdia, 24,0% da receita, o mesmo se vericando como os servios xo-mvel, que respondem, em mdia, por 18,0% da receita de telecomunicaes por o. Os Servios de Rede de Transportes de Telecomunicaes - SRTT, que abrangem os servios por linha dedicada, servios de rede comutada por pacote, e servios de rede comutada por circuito, respondem por parcelas menos expressivas da receita, com uma mdia de 7 ,0% no perodo de 2003 a 2006, bem como os servios de interconexo, com uma mdia de participao de 5,0% no mesmo perodo. Os servios de fornecimento de conexo para acesso Internet por telefonia xa vm se destacando como um servio em expanso, na medida em que se constata um ganho de participao de 2,9%, em 2003, para 5,6%, em 2006. Destaque-se, tambm, os outros servios, cuja participao passou de 4,4%, em 2003, para 10,6%, em 2006.

Grfico 11 - Participao dos servios de telecomunicaes por fio no total da receita de telecomunicaes por fio - Brasil - 2003-2006
36,8 37,0 32,5 30,5 24,4 25,5 24,3 24,5 17,9 17,2 17,6 18,0 7,5 8,0 6,6 6,3 6,1 5,6 4,6 4,5 2,9 2,5 3,5 5,6 4,4 4,2 10,9 10,6 %

Servios de telefonia fixo-fixo

Servios complementares de telefonia fixa

Servios de telefonia fixo-mvel

Servios de Rede de Transportes de Telecomunicaes

Servios de interconexo

Fornecimento de conexo para acesso Internet

Outros servios

2003

2004

2005

2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Suplemento Servios de Telecomunicaes da Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Ainda no conjunto de servios de telecomunicaes por o, na desagregao da telefonia xo-xo (Grco 12), as chamadas interurbanas respondem pela maior parcela desses servios, com uma mdia de 45,0%, seguidos das chamadas locais, com uma participao mdia de 37 ,0%. Destaca-se a tendncia de crescimento das chamadas geradas em telefones pblicos, cuja participao evoluiu de 8,5%, em 2003, para 13,6%, em 2006, reetindo as metas de universalizao consolidadas no Plano Geral de Metas para a Universalizao do Servio Telefnico Fixo Comutado Prestado no Regime Pblico - PGMU (Decretos no 2.592, de 15.05.1998, e no 4.769, de 27 .06.2003)12.

Grfico 12 - Participao dos produtos de telefonia fixo-fixo no total da receita de telefonia fixo-fixo - Brasil - 2003-2006
45,6 Chamadas interurbanas 44,7 46,9 43,4 37,0 Chamadas locais 35,5 37,3 37,9 8,9 8,7 5,1 Chamadas internacionais 5,1 8,5 11,1 10,6 Chamadas geradas em telefones pblicos 13,6

%
2003 2004 2005 2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Suplemento Servios de Telecomunicaes da Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

A perda de participao nas chamadas internacionais pode decorrer de outras alternativas com menores custos, como comunicao pela Internet, que vem se expandindo com o uso de novas ferramentas de comunicao on-line. No campo das telecomunicaes sem o, os servios de interconexo na telefonia celular so predominantes em termos de constituio de receita, respondendo por 27,6% do total, ressaltando que este no um servio prestado diretamente ao

12

O PGMU estabelece metas para as concessionrias de servios de telefonia xa para a expanso da telefonia pblica no Pas at 2011. As metas so diferenciadas de acordo com o porte do municpio (entre 100 e 300 habitantes e mais de 300 habitantes) e visam a garantir o acesso aos servios de telecomunicaes a qualquer pessoa, 24 horas por dia, independente da situao socioeconmica, possibilitando a utilizao das telecomunicaes em servios essenciais de interesse pblico.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

usurio, mas, sim, um servio interempresas, uma vez que estas atuam em sistemas de cadeia e intermediaes no processamento de chamadas e envio de mensagens. Ao analisar os dados da srie 2003 a 2006 (Grco 13), ca patente a preferncia dos usurios pela telefonia celular ps-pago em detrimento do sistema pr-pago, tendo em vista a expressiva expanso de 21,4%, em 2003, para 27 ,1%, em 2006. Por sua vez, o sistema pr-pago, que atingiu o mesmo patamar do ps-pago em 2004, cerca de 20,0%, apresentou forte retrao, atingindo o patamar de 11,6%, em 2006. A venda de telefones celulares, aps aumentar sua participao de 15,6%, em 2003, para 17 ,8%, em 2005, tambm apresentou perda de participao em 2006, situando-se em 13,5%. Os servios complementares (assinaturas e mudanas de titularidade) se destacam com participao expressiva no perodo, com uma mdia de 9,0%, bem como os outros servios de telefonia celular, que abrangem os servios de roaming visitante, wireless Internet e envio de mensagens (voice-mail, short-message, etc.), que vm apresentando ganhos de participao no perodo, situando-se em 8,7%, em 2006.

Grfico 13 - Participao dos produtos de telecomunicaes sem fio no total da receita de telecomunicaes sem fio - Brasil - 2003-2006
26,0 Servios de interconexo 20,5 27,1 27,6 21,4 20,8 24,4 27,1 17,9 Telefonia celular pr-pago 20,4 10,7 11,6 15,6 Venda de telefones celulares 13,5 10,6 9,4 7,6 8,4 5,2 6,3 8,9 8,7 3,3 Servios especializados de telefonia mvel 4,9 3,5 3,1 % 17,6 17,8

Telefonia celular ps-pago

Servios complementares

Outros servios de telefonia celular

2003

2004

2005

2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Suplemento Servios de Telecomunicaes da Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Os servios de menor expresso so os servios especializados de telefonia mvel, que abrangem Servios Mveis Especializados - SME (trunking), Servios Mveis Pessoais - SMP Servios Mveis Martimos - SMA, Servios Mveis Aero, nuticos - SMA, Servios de Radiochamadas - SER, radiocomunicao e pager, cuja participao da ordem de 3,5%. Na estrutura da telefonia celular ps-pago, as chamadas locais so amplamente predominantes (70,7%), com uma participao mais expressiva das chamadas interurbanas: 25,2% (Grco 14).

Grfico 14 - Participao dos produtos de telefonia celular ps-pago no total da receita de telefonia celular ps-pago - Brasil - 2003-2006

79,1 74,7 Chamadas locais 78,9 70,7

15,9 20,4 Chamadas interurbanas 18,2 25,2

5,0 4,9 Chamadas internacionais 2,9 4,1 %

2003

2004

2005

2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Suplemento Servios de Telecomunicaes da Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

No que concerne aos servios relacionados Internet (Grco 15), os provedores de acesso em banda larga, em que pese uma retrao em 2006, representam os servios mais relevantes e que se encontram em expanso, ao contrrio dos provedores em banda estreita, cuja tendncia reduzir sua participao enquanto ferramenta tecnolgica de acesso Internet. Outros servios se destacam com menor participao, como servios de agenciamento para publicidade e servios de backbone, representando, em mdia, 9,0% e 6,5%, respectivamente, da receita de servios de Internet. Os servios de telecomunicaes por satlite no apresentam desagregaes expressivas.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Grfico 15 - Participao dos servios de Internet no total da receita de servios de Internet - Brasil - 2003-2006
49,1 Provedores de acesso em banda larga 58,1 73,3 64,8 26,2 24,0 7,2 5,2 12,8 Agenciamento de espao para publicidade 7,6 8,9 7,2 6,0 8,2 6,4 6,7 6,0 2,1 4,3 16,1 % 2003 2004 2005 2006

Provedores de acesso em banda estreita

Servios de backbone

Outros servios

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Suplemento Servios de Telecomunicaes da Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

Informtica
As atividades de informtica tambm encontram-se no ncleo da Sociedade da Informao e representam a utilizao de mtodos e tcnicas desenvolvidas para o tratamento automtico da informao, com o uso do computador. Os produtos e servios de informtica visam a promover a disponibilizao do dado para o usurio, passando pelas fases de anlise do projeto, captura, tratamento qualitativo, armazenamento e disseminao. Pode-se armar que, sem o domnio da informtica ou de parte de seus produtos e servios, impossvel o acesso informao por meios eletrnicos. Os produtos e servios de informtica encontram-se organizados nos seguintes grupos: Consultoria em tecnologia da informao; Desenvolvimento de softwares sob encomenda; Desenvolvimento, edio e licenciamento de softwares pronto para uso; Suporte tcnico; Tratamento de dados e hospedagem de sites; Manuteno de equipamentos; e Outros servios.

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

O grupo correspondente ao desenvolvimento de softwares sob encomenda apresenta uma predominncia na estrutura de servios de informtica, representando, em mdia, 31,0% do total da receita (Grco 16). Chama a ateno, contudo, no perodo de 2003 a 2006, a perda de participao gradativa dos servios de desenvolvimento, edio e licenciamento de softwares prontos para uso, que passaram de 19,0%, em 2003, para 16,7%, em 2006, em funo do crescimento relativo dos servios de consultoria em tecnologia da informao, que evoluram de 10,4%, em 2003, para 15,0%, em 2006. Essas mudanas estruturais reetem uma das caractersticas dos servios de informtica, que se traduz na mobilidade dos servios prestados, decorrente de fatores de mercado. Assim, os recursos produtivos so facilmente alocados em servios de maior valor adicionado ou para o atendimento do aumento de demanda.

Grfico 16 - Participao dos produtos e servios de informtica no total da receita de servios de informtica - Brasil - 2003-2006
33,4 30,8 30,4 31,4 19,0 18,1 17,1 16,7 15,0 15,2 16,7 14,7 10,4 Consultoria em tecnologia da informao 14,5 14,7 15,0 9,6 8,5 7,7 8,5 7,7 7,8 7,3 4,9 4,8 5,2 6,1 8,8 %

Desenvolvimento de softwares sob encomenda

Desenvolvimento, edio e licenciamento de softwares prontos para uso

Tratamento de dados e hospedagem de sites

Revenda de produtos de informtica

Manuteno de equipamentos

Outros servios

2003

2004

2005

2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Suplemento Servios de Informtica da Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

Os servios de tratamento de dados e hospedagem de sites tambm se destacam com participao expressiva no perodo considerado, em mdia 15,0% da receita, bem como o comrcio de produtos de informtica (venda de softwares prontos para uso, computadores e seus perifricos, etc.), com uma mdia de 8,5% do faturamento. Os servios

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

de manuteno tambm apresentaram perda de participao, passando de um patamar de 7 ,5%, no perodo de 2003 a 2005, para 4,9%, em 2006. No conjunto de produtos e servios relacionados ao desenvolvimento de softwares sob encomenda (Grco 17), destaca-se o desenvolvimento de softwares especcos para o cliente, que envolve projeto, programao ou desenvolvimento, testes, implantao, preparo de documentao, etc. Esses produtos responderam, em 2006, por 68,6% das receitas desse grupo. Por outro lado, os servios de outsourcing vm apresentando perdas de participao, passando de 33,9%, em 2003, para 26,0%, em 2006. Os servios de projetos para banco de dados e criao de sites representam parcelas pouco expressivas.

Grfico 17 - Participao dos produtos e servios de desenvolvimento de softwares sob encomenda no total da receita de servios de desenvolvimento de softwares sob encomenda - Brasil - 2003-2006
59,8 59,7 67,5 68,6

Desenvolvimento de softwares especficos para o cliente

Outsourcing

33,9 30,6 27,9 26,0

Projetos para banco de dados

4,3 6,0 2,1 3,3

Criao de sites

1,9 3,7 2,5 2,1 %

2003

2004

2005

2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Suplemento Servios de Informtica da Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

Os servios de desenvolvimento, edio e licenciamento de softwares prontos para uso no apresentam maior desagregao e os servios de tratamento de dados so representados, na sua maioria, pelos servios de processamento de dados para terceiros, que incluem servios de georreferenciamento e aluguel de CPU para processamento de dados. Esses servios respondem, em mdia, por 85,0% da receita desse grupo. J os servios de entrada de dados, que abrangem digitao, escaneamento, leitura tica e interfaceamento, os servios de editorao em multimdia e os servios de digitalizao, que abrangem imagens, sons, manuscritos, microlmes, etc., situam-se no patamar de 10,0%. Os servios de hospedagem de sites (web hosting) respondem por parcela pequena da receita, mas vm apresentando ganhos de participao, passando de 3,0%, em 2003, para 6,1 %, em 2006 (Grco 18).

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Grfico 18 - Participao dos servios de tratamento de dados e hospedagem na Internet no total da receita de servios de tratamento de dados e hospedagem na Internet - Brasil - 2003-2006

90,0 Processamento de dados para terceiros 85,5 81,6 83,3

7,0 Entrada de dados, editorao e digitalizao 10,7 12,4 10,6

3,0 3,8 Hospedagem de sites 5,9 6,1 % 2003 2004 2005 2006

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Suplemento Servios de Informtica da Pesquisa Anual de Servios 2003-2006.

Os servios de manuteno de equipamentos e outros servios no apresentam desagregaes relevantes para a anlise de produtos e servios de informtica.

Comrcio exterior de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao


apenas a partir do ano de 2002 que o Brasil volta a ter um saldo comercial considervel, desde a abertura da economia no incio da dcada de 1990 e os sucessivos dcits desde 1995, principalmente pela reduo do Imposto de Importao e pela valorizao da ento recm-criada moeda brasileira, o Real, frente ao dlar. Com a desvalorizao do cmbio, e a adoo do cmbio utuante desde o incio de 1999, houve um grande incremento das exportaes. a partir de 2003, contudo, que o saldo comercial cresce vertiginosamente e, a despeito de certa valorizao do Real frente ao dlar e ao euro, em 2006, o saldo foi novamente superavitrio e com recorde histrico: 41,5 bilhes de dlares. Analisando, no entanto, o saldo do comrcio exterior das categorias de produtos do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC (Grco 19), verica-se o movimento inverso em relao ao total do comrcio externo do Pas entre os anos de 2003 e 2006. Enquanto o ltimo quase duplicou no perodo, o saldo do setor TIC aumentou negativamente em torno de 32% no mesmo perodo.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Conforme pode ser observado atravs do Grco 19, apenas a categoria equipamento de telecomunicaes obteve pequenos saldos positivos no perodo, mais que dobrando entre 2003 e 2006. Por outro lado, todas as demais categorias de produtos foram decitrias, destacando-se componentes eletrnicos e computadores e equipamentos relacionados. Juntas, estas categorias foram responsveis por aproximadamente 95% do saldo do comrcio exterior do setor TIC no ano de 2006.

50 000,00 40 000,00 30 000,00 20 000,00 10 000,00 0,00 -10 000,00 -20 000,00

1 000 000 US$

Grfico 19 - Saldo total do comrcio exterior e do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Brasil - 2003-2006

Total Tecnologia da Informao e Comunicao

Equipamento de telecomunicaes

Equipamento de udio e vdeo

Computadores e equipamentos relacionados

2003

2004

2005

2006

Fonte: Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Secretaria de Comrcio Exterior.

Em relao participao do setor TIC no total do comrcio exterior entre os anos de 2003 e de 2006 (Tabela 11), observa-se um crescimento contnuo no perodo no que diz respeito s importaes; diferentemente das exportaes, que se mantiveram no mesmo patamar, apesar de uma pequena oscilao no interregno. Pelo lado das exportaes, observa-se que a participao do setor TIC no comrcio exterior est diretamente relacionada ao desempenho das exportaes da categoria equipamento de telecomunicaes, ainda que esta ltima tenha aumentado sua participao no total do comrcio exterior entre 2003 e 2006, enquanto o total do setor TIC manteve a mesma participao neste perodo. Este comportamento pode ser vericado pela perda de participao das categorias computadores e equipamentos relacionados, componentes eletrnicos, e equipamento de udio e vdeo. Ainda que tais categorias tenham perdido expressiva participao nas exportaes, o desempenho do equipamento de telecomunicaes foi suciente para a manuteno da participao do setor TIC como um todo no total do comrcio exterior em 2006 (3,18%). Pelo lado das importaes, observa-se o crescimento contnuo da participao do setor TIC no total das importaes entre 2003 e 2006. Aqui, observa-se o crescimento da participao de todas as categorias de produtos TIC nas importaes totais, exceto outros bens TIC. Nesse sentido, ainda que tenha sido a nica categoria superavitria no perodo, equipamento de telecomunicaes tambm teve sua participao aumentada, entre 2003 e 2006 (de 1,21% para 1,34%), com leve decrescimento entre 2005 e 2006. Por

Outros bens de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

Total Comrcio Exterior

Componentes eletrnicos

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

outro lado, as demais categorias tiveram participao crescente em todos os anos, entre 2003 e 2006, com destaque para componentes eletrnicos, a de maior participao. Dessa forma, a Tabela 11 aponta para o maior aumento da participao das importaes em detrimento da participao das exportaes do setor TIC no total do comrcio exterior. Esta tendncia pode, em ltima instncia, ocasionar uma deteriorao dos termos de troca do setor TIC ao longo do tempo.

Tabela 11 - Participao dos produtos do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, no total do comrcio exterior - Brasil - 2003-2006

Participao dos produtos do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, no total do comrcio exterior (%) Produto Exportao 2003 Total Comrcio Exterior Total de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC Equipamento de telecomunicaes Computadores e equipamentos relacionados Componentes eletrnicos Equipamento de udio e vdeo Outros bens de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC 100,0 3,2 1,8 0,3 0,5 0,3 0,2 2004 100,0 2,3 1,2 0,3 0,4 0,3 0,2 2005 100,0 3,4 2,4 0,3 0,3 0,1 0,2 2006 100,0 3,2 2,3 0,3 0,2 0,1 0,3 2003 100,0 12,5 1,2 2,4 6,2 0,7 1,9 Importao 2004 100,0 13,4 1,4 2,3 6,9 0,9 1,9 2005 100,0 14,1 1,5 2,5 7,2 1,1 1,8 2006 100,0 14,3 1,3 2,8 7,3 1,2 1,7

Fonte: Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Secretaria de Comrcio Exterior.

O Grco 20 mostra a participao das categorias de produtos TIC no total das exportaes do setor TIC entre 2003 e 2006. Fica evidente aqui a importncia da categoria equipamento de telecomunicaes no total das exportaes do setor TIC no perodo, que aumentou de 57 ,8%, em 2003, para 71,1%, em 2006. Como observado acima, a categoria equipamento de telecomunicaes no s teve sua participao aumentada no setor TIC como tambm no total do comrcio exterior (Tabela 11). Alm dela, apenas a categoria outros bens TIC teve sua participao aumentada no total das exportaes do setor (de 6,9% para 9,2%, entre 2003 e 2006). Todas as demais perderam importncia relativa no perodo, com destaque para equipamento de udio e vdeo, que representava 10,4% das exportaes do setor TIC em 2003, passando para 4,0%, em 2006. Em relao participao das categorias de produtos TIC no total das importaes do setor, entre 2003 e 2006, o Grco 21 aponta o aumento da importncia dos componentes eletrnicos na pauta de importao do setor: de 49,9%, em 2003, para 51,0%, em 2006. No mesmo perodo, esta categoria perdeu importncia relativa no total das exportaes do setor TIC, passando de 15,1, em 2003, para 7 ,7%, em 2006 (Grco 20). Por outro lado, a categoria equipamento de telecomunicaes, que aumentou sua participao nas exportaes do setor, teve sua importncia relativa diminuda nas importaes (de 9,7%, em 2003, para 9,3, em 2006). Observa-se, ainda, nos Grcos 20 e 21, que a categoria computadores e equipamentos relacionados perdeu participao, tanto nas exportaes quanto nas importaes, sendo a nica categoria que apresentou um movimento na mesma direo.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Grfico 20 - Participao dos produtos do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC no total das exportaes do setor Brasil - 2003-2006
% 70,6 71,1 80,00 57,8

40,00 17,0

15,1

50,8 10,4 12,3

60,00

10,7

9,7

9,2

9,2

8,8

6,9

7,0

8,0 7,7

0,00 2003 2004 2005 2006

Equipamento de telecomunicaes Componentes eletrnicos Outros bens do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

Computadores e equipamentos relacionados Equipamento de udio e vdeo

Fonte: Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Secretaria de Comrcio Exterior.

Grfico 21 - Participao dos produtos do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, no total das importaes do setor - Brasil - 2003-2006
51,3 49,9 51,2 51,0 60,00 %

40,00

4,4

19,4

10,8 17,0

10,7 17,5

15,6

14,5

9,3

9,7

0,00 2003 2004 2005 2006

5,5

6,5

Equipamento de telecomunicaes Componentes eletrnicos Outros bens do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

Computadores e equipamentos relacionados Equipamento de udio e vdeo

Fonte: Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Secretaria de Comrcio Exterior.

Consideraes nais
Os resultados apresentados no presente estudo permitem obter uma viso geral da dimenso do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC, seu peso relativo no conjunto de atividades industrial, comercial e de servios, bem como sua contribuio para a gerao de renda e emprego. importante, contudo, ressaltar que esses resultados referem-se parte visvel da economia, integrada pelas empresas

7,7

8,7

11,8

20,00

12,9

19,2

4,0

9,2

20,00

_____________________________________ O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

formalmente constitudas. Nesse aspecto observa-se que, nos servios TIC, principalmente nas atividades de informtica, expressiva a presena de prossionais liberais ou autnomos, cujas unidades de produo encontram-se nos domiclios, no sendo, portanto, cobertos pelas pesquisas econmicas do IBGE. Outro aspecto importante na anlise do setor TIC refere-se complexidade na denio e identicao de suas atividades, uma vez que, na literatura disponvel, visualizam-se percepes bastante diferenciadas sobre o conjunto de atividades que devem compor seu espao econmico. Dessa forma, a identicao adequada das atividades TIC congurou-se como elemento central para a correta mensurao do setor e teve como referencial o agregado alternativo TIC, derivado da Classicao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE 1.0, baseado, por sua vez, nas recomendaes da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico - OCDE. importante mencionar tambm algumas limitaes da anlise que foram baseadas em indicadores de atividade extrados das pesquisas econmicas do IBGE, no direcionadas exclusivamente para a explorao do setor TIC. Assim, uma explorao mais ampla das caractersticas das empresas, como constituio jurdica, composio e origem do capital social, investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, investimentos em softwares, importao/exportao de servios, etc., bem como caractersticas da fora de trabalho, como grau de escolaridade, sexo, horas trabalhadas, pessoal ligado a P&D, jornada de trabalho (integral ou parcial), pessoal subcontratado, etc., seriam de extrema relevncia para uma maior congurao das empresas que atuam no setor TIC. Em que pese essa falta de detalhamento de informaes, o estudo possibilitou identicar algumas caratersticas do setor TIC, tais como: Embora com participao signicativa, observa-se perda gradativa de participao do setor TIC no valor adicionado/valor da transformao industrial do total de atividades industriais, comerciais e de servios, de 8,9% em 2003, para 8,3%, em 2006, em funo, principalmente, da perda do segmento de telecomunicaes. O setor TIC altamente concentrado, com 76,1% do valor adicionado/valor da transformao industrial gerado nas empresas com 250 ou mais pessoas ocupadas e 77,2% gerado nas empresas com faturamento superior a R$ 60 milhes. Participao expressiva das micro e pequenas empresas na gerao de postos de trabalho, com 36,6% nas empresas com at 10 pessoas ocupadas e 41,5% nas empresas com at R$ 5 milhes de faturamento. Forte concentrao de emprego e gerao de valor adicionado/valor da transformao industrial na Regio Sudeste, com uma mdia de 65,0% do total. Destaque para a Regio Norte, com 7,2% dos empregos e 9,6% do valor adicionado/valor da transformao industrial, em funo da indstria de bens eletrnicos no Estado do Amazonas. Forte concentrao de atividades de servios TIC no setor, representando 95,6% de empresas, 71,1% dos postos de trabalho e 74,0% do valor adicionado/valor da transformao industrial. As atividades de informtica representam cerca de 90% das empresas e cerca de 56,0% dos postos de trabalho do setor TIC.

Anlise dos resultados ____________________________________________________________________________________

Elevada participao do segmento de telecomunicaes na gerao de valor adicionado/valor da transformao industrial do setor TIC, observando-se, contudo, perdas gradativas, de 55,2%, em 2003, para 47,8%, em 2006. Elevada remunerao, com mdia salarial de R$ 2 025,18, em 2006, contra R$ 937,48 do total de atividades industrial, comercial e de servios. Destaque para o segmento de telecomunicaes, com mdia salarial de R$ 3 315,26. Custo do trabalho de 31,9%, inferior mdia das atividades industrial, comercial e de servios, de 39,8%, exceo das atividades de informtica, com 59,2%. O setor TIC contempla formas diversas de abordagem e, longe de esgotar todas as possibilidades de explorao, os resultados apresentados buscam contribuir para o debate sobre a importncia desse setor, em frequente mutao tecnolgica e com grande inuncia no mercado de trabalho e na gerao de renda da economia.

Referncias
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Traduo de Roneide Venancio Majer com a colaborao de Klauss Brandini Gerhardt. In: ______. A era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1. CLASSIFICAO nacional de atividades econmicas - CNAE: verso 1.0. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. 326 p. Acompanha 1 CD-ROM. GALVO, A . P A informao como commodity: mensurando o setor de . informaes em uma nova economia. Cincia da Informao, Braslia, DF: Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia, v. 28, n. 1, p. 67-71, jan./abr. 1999. Disponvel em: <http://revista.ibict.br/index. php/ciinf/article/view/327/292>. Acesso em: 20 jun. 2006. ICT and economic growth: evidence from OECD countries, industries and firms. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development, 2003. 102 p. (Information and communications technologies). Disponvel em: <http://www.labs-associados.org/docs/ OCDE_TIC.PDF>. Acesso em: 27 fev. 2009. KON, A. A produo terciria: o caso paulista. So Paulo: Nobel, 1992. 140 p. MASI, D. de (Org.). A sociedade ps industrial.Traduo de Anna Maria Capovilla. So Paulo: Senac, 1999. 439 p. MASUDA,Y. A sociedade da informao como sociedade ps-industrial. Traduo de Kival Chaves Weber e Angela Melim. Rio de Janeiro: Rio, 1982.

____________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

MEASURING the information economy. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development, 2002. Disponvel em: <http://www.oecd.org/dataoecd/16/14/1835738. pdf>. Acesso em: 27 fev. 2009. THE NEW economy beyond the hype: the OECD growth project. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development, 2001. 104 p. (Economics). Disponvel em: <http://www.oecd.org/dataoecd/2/43/2380415.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2009. PESQUISA ANUAL DE COMRCIO 2003-2006. Rio de Janeiro: IBGE, v. 15-18, 20052008. Acompanha 1 CD-ROM. PESQUISA ANUAL DE SERVIOS 2003-2006. Rio de Janeiro: IBGE, v. 5-8, 2005-2008. Acompanha 1 CD-ROM. PESQUISA INDUSTRIAL 2003-2006. Empresa. Rio de Janeiro: IBGE, v. 22-25, n. 1, 2005-2008. Acompanha 1 CD-ROM. PORCARO, R. M. Sistema de informao estatstica e sociedade da informao: desaos e perspectivas da economia eletrnica. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. 48, [38]p. (Textos para discusso. Diretoria de Pesquisas, n. 10). ______. Tecnologia da comunicao e informao e desenvolvimento: polticas e estratgias de incluso digital no Brasil. Braslia, DF: Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada, 2006. 98 p. (Texto para discusso, n. 1147). Disponvel em: <http://www. ipea. gov.br/pub/td/2006/td_1147.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2009. SALDANHA, R. da C. Sociedade da informao e mercado de trabalho: uma abordagem emprica sob a tica das atividades econmicas. 2006. 40 f. Dissertao (Mestrado)Escola Nacional de Cincias Estatsticas, Rio de Janeiro, 2006. WORKING party on indicators for the information society: guide to measuring the information society. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development, 2001. DSTI/ICCP/IIS(2005)6/FINAL. 208 p. Disponvel em: <http://www.oecd.org/ dataoecd/41/12/36177203.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2009.

Anexos
1 - Lista de produtos de telecomunicaes e informtica 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Anexo1 - Lista de produtos de telecomunicaes e informtica


Telefonia xa comutada Servios xo-xo Chamadas locais Chamadas interurbanas Chamadas internacionais Chamadas geradas em telefone pblico Servios xo-mvel Servios 0800 Servios de valor adicionado e suplementares Servios complementares Fornecimento de conexo Internet Servios de Redes de Transporte de Telecomunicaes - SRTT Servios de comunicao multimdia Outros servios de telecomunicaes por o Telecomunicaes sem o Telefonia mvel celular Telefonia celular pr-pago Telefonia celular ps-pago Chamadas locais Chamadas interurbanas Chamadas internacionais Servios de interconexo Servios de valor adicionado e suplementares Servios complementares Servios de roaming visitante Servios de envio de mensagens (voice-mail, short-message, etc.) Wireless Internet Venda de telefones celulares Servios Mveis Especializados-SME (trunking), Servios Mveis PessoaisSMP Servios Mveis Martimos-SMA, Servios Mveis Aeronuticos-SMA, , Servios de Radiochamadas-SER, radiocomunicao e page Telecomunicaes por satlite Servios ligados Internet Servios de backbone Provedores de acesso em banda estreita Provedores de acesso em banda larga Provedores de contedo Provedor de voz sobre protocolo IP-VOIP Agenciamento de espao para publicidade Servio de hospedagem de pginas (web hosting) Outros servios de Internet (fax, conferncia pela Internet, etc.)

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Produtos e Servios de Informtica Consultoria em tecnologia da informao Sistemas de informao: especicao de hardwares e/ou softwares a partir das necessidades dos clientes, podendo compreender o assessoramento para compra e instalao de computadores e perifricos, de dispositivos de proteo (solues empresariais) Elaborao de projetos lgicos de redes de informtica Servios de auditoria em sistemas de informtica Desenvolvimento de softwares sob encomenda Desenvolvimento de softwares sob encomenda ou especcos para o cliente - projeto, programao ou desenvolvimento, testes, implantao, preparo de documentao, etc. Elaborao de projetos especcos de modelagem e gerenciamento de bancos de dados sob encomenda (para redes locais ou Internet) Outsourcing (locao de mo de obra de informtica na empresa do cliente) Criao de sites e de portais para a Internet (web design) Suporte e manuteno de software sob encomenda Suporte tcnico e outros servios em tecnologia da informao Servios de segurana da informao (certicao de equipamentos e softwares, criptograa de dados, deteco de invases, implantao de sistemas de proteo contra vrus, etc.) Servios de recuperao de dados e arquivos danicados (recuperao de panes informticas) Servios de instalao de equipamentos, computadores e perifricos Softwares prontos para uso Desenvolvimento e edio de softwares customizveis - inclusive desenvolvimento de projeto e modelagem de software de banco de dados pronto para uso Desenvolvimento e licenciamento de softwares no customizveis Representao e licenciamento de softwares customizveis Representao e licenciamento de softwares no customizveis Suporte a softwares prontos para uso customizveis ou no customizveis Tratamento de dados, hospedagens na Internet e outras atividades relacionadas Servios de hospedagem de sites (web hosting); hospedagens de aplicaes ou servios de transferncia contnua de som e imagem atravs da Internet - no incluir provedores de acesso Servios de processamento de dados para terceiros (inclusive georreferenciamento) Entrada de dados (digitao, escaneamento, leitura tica, interfaceamento) Digitalizao (imagens, sons, manuscritos, microlmes ou quaisquer outras informaes em meio analgico) Editorao em multimdias (foto, som, imagem, gravaes de CD e DVD) Processamento de bases georreferenciadas (imagens de satlites e dados vetoriais) Aluguel de tempo de CPU para processamento de dados

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Servios de informtica ligados Internet Servios de manuteno e reparao de equipamentos Outros produtos e servios Treinamento e cursos de informtica Servios de elaborao de cartes de visita, mala-direta, logotipos, etc. Revenda de equipamentos e suprimentos de informtica, no produzidos pela empresa Outros servios

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continua) Cdigo NCM Descrio do produto Equipamento de Telecomunicaes 85171100 APARELHOS TELEFNICOS POR FIO, CONJUGADO COM APARELHO TELEFNICO PORTTIL, SEM FIO 85171910 INTERFONES 85171920 APARELHOS TELEFNICOS PBLICOS 85171991 OUTROS APARELHOS TELEFNICOS, NO COMBINADOS COM OUTROS APARELHOS 85171999 OUTROS APARELHOS TELEFNICOS E VDEOFONES 85172110 TELECOPIADORES (FAX), COM IMPRESSO POR SISTEMA TRMICO 85172120 TELECOPIADORES (FAX), COM IMPRESSO POR SISTEMA LASER 85172130 TELECOPIADORES (FAX), COM IMPRESSO POR JATO DE TINTA 85172190 OUTROS TELECOPIADORES (FAX) 85172210 APARELHOS DE TRANSMISSO E RECEPO AUTOMTICAS (TELEX) 85172290 OUTROS TELEIMPRESSORES 85173011 CENTRAIS AUTOMTICAS COMUTAO ELETRNICA - LINHA TELEFNICA PBLICA 85173013 CENTRAIS AUTOMTICAS COMUTAO - LINHA TELEFNICA PRIVADA, C<=25 RAMAIS 85173014 CENTRAIS AUTOMTICAS COMUTAO - LINHA TELEFNICA PRIVADA, 25/200 RAMAIS 85173015 CENTRAIS AUTOMTICAS COMUTAO - LINHA TELEFNICA PRIVADA, C>200 RAMAIS 85173019 OUTRAS CENTRAIS AUTOMTICAS COMUTAO - LINHA TELEFNICA 85173020 CENTRAIS AUTOMTICAS DE VDEOTEXTO 85173030 CENTRAIS AUTOMTICAS DE TELEX 85173041 CENTRAIS AUTOMTICAS COMUTAO DE PACOTES>3600/S, VEL>72KBITS/S 85173049 OUTRAS CENTRAIS AUTOMTICAS COMUTAO DE PACOTES PARA TELEFONIA, ETC. 85173050 CENTRAIS AUTOMTICAS DE SISTEMA TRONCALIZADO PARA TELEFONIA, ETC. 85173061 ROTEADORES DIGITAIS CROSSCONECT , GRANULAR ID >=2MBITS/S 85173062 ROTEADORES DIGITAIS, VELOCIDADE INTERFACE SERIAL>4MBITS/S, ETC. 85173069 OUTROS ROTEADORES DIGITAIS ELETRNICOS PARA TELEFONIA/TELEGRAFIA 85173090 OUTROS APARELHOS ELETRNICOS DE COMUTAO PARA TELEFONIA/TELEGRAFIA 85175010 MODULADORES/DEMODULADORES (MODENS ) 85175021 EQUIPAMENTOS PARA TERMINAL/REPETIDOR EM LINHAS METLICAS 85175022 EQUIPAMENTOS TERMINAL/REPETIDOR, EM FIBRA PTICA, V>2.5GBITS/S 85175029 OUTROS EQUIPAMENTOS TERMINAIS OU REPETIDORES 85175030 MULTIPLEXADOR POR DIVISO DE FREQUNCIA 85175041 MULTIPLEXADOR POR DIVISO DE TEMPO, DIGITAL SNCRONOS, ETC. 85175049 OUTROS MULTIPLEXADORES POR DIVISO DE TEMPO 85175061 CONCENTRADORES DE LINHAS DE ASSINANTES

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

85175062 CONCENTRADORES DE CIRCUITOS DIGITAIS 85175069 OUTROS CONCENTRADORES PARA TELECOMUNICAO 85175091 TERMINAIS DE TEXTO, OPERANDO COM CDIGO DE TRANSMISSO BAUDOT , ETC. 85175099 OUTROS APARELHOS PARA TELECOMUNICAO CORRENTE PORTADORA/TELECOMUNICAO DIGITAL 85178000 OUTROS APARELHOS PARA TELEFONIA/TELEGRAFIA/TELECOMUNICAO 85178090 OUTROS APARELHOS ELTRICOS PARA TELEFONIA/TELEGRAFIA 85179010 CIRCUITO IMPRESSO MONTADO PARA TELEFONIA, ETC. 85179091 MECANISMO DE IMPRESSO A LASER , ETC.PARA APARELHOS FAC-SMILE 85179092 BASTIDORES E ARMAES PARA APARELHOS DE TELEFONIA/TELEGRAFIA 85179093 REGISTRADORES EM SELETORES PARA CENTRAIS AUTOMTICAS TELEFNICAS, ETC. 85179094 TRANSDUTORES PIEZOELTRICOS PARA APARELHOS TELEFNICOS 85179099 OUTRAS PARTES PARA APARELHOS DE TELEFONIA/TELEGRAFIA 85202000 SECRETRIAS ELETRNICAS (ATENDEDORES AUTOMTICOS) 85251010 APARELHOS TRANSMISSORES DE RADIOTELEFONIA OU RADIOTELEGRAFIA 85251021 APARELHOS TRANSMISSORES DE RDIO AM, MODULAR CD/LARGA. PULSO, POTNCIA>10KW 85251022 APARELHOS TRANSMISSORES DE RDIO EM FM, COM ETAPA SADA VLVULA, POTNCIA>30KW 85251029 OUTROS APARELHOS TRANSMISSORES DE RADIODIFUSO 85251031 APARELHOS TRANSMISSORES DE TELEVISO, FREQUNCIA>7GHZ 85251032 APARELHOS TRANSMISSORES DE TELEVISO, BANDA UHF 2/2.7GHZ, 10W<P<100W 85251033 APARELHOS TRANSMISSORES DE TELEVISO, BANDA UHF, POTNCIA>10KW 85251034 APARELHOS TRANSMISSORES DE TELEVISO, BANDA VHF, POTNCIA>=20KW 85251039 OUTROS APARELHOS TRANSMISSORES DE TELEVISO 85252011 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES DE TELECOMUNICAO SATLITE, PARA ESTAO TERRENA 85252012 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES DE TELECOMUNICAO SATLITE, PARA ESTAO VSAT 85252013 APARELHOS TRANSMISSORES DIGITAL DE VOZ/DADOS, OPERAO BANDA C, KU, L OU S 85252019 OUTROS APARELHOS TRANSMISSORES RECEPTORES DE TELECOMUNICAO SATLITE 85252021 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES DE TELEFONIA CELULAR, PARA ESTAO BASE 85252022 TERMINAIS PORTTEIS DE TELEFONIA CELULAR 85252023 TERMINAIS FIXOS DE TELEFONIA CELULAR, SEM FONTE ENERGIA 85252024 TERMINAIS MVEIS DE TELEFONIA CELULAR, PARA VECULOS AUTOMVEIS 85252029 OUTROS APARELHOS TRANSMISSORES ISS. RECEPTORES DE TELEFONIA CELULAR 85252030 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES DO TIPO MODULADOR-DEMODULADOR 85252041 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES DE RADIODIFUSO 85252042 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES DE TELEVISO, FREQUNCIA>7GHZ

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

85252049 OUTROS APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES DE TELEVISO 85252051 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES DE SISTEMA TRONCAL, PARA ESTAO CENTRAL 85252052 TERMINAIS PORTTEIS DE SISTEMA TRONCALIZADO 85252053 TERMINAIS FIXOS DE SISTEMA TRONCALIZADO, SEM FONTE ENERGIA 85252054 TERMINAIS MVEIS DE SISTEMA TRONCALIZADOS, PARA VECULOS AUTOMVEIS 85252059 OUTROS APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES DE SISTEMA TRONCALIZADO 85252061 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES DE RADIOTELEFONIA ANALGICOS PORTTEIS, ETC. 85252062 TERMINAIS FIXOS, ANALGICOS PORTTEIS MONOCANAIS PARA RADIOTELEFONIA 85252063 TERMINAIS MVEIS, ANALGICOS PARA RADIOTELEFONIA DE VECULOS AUTOMVEIS 85252069 OUTROS APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES ANALGICOS PARA RADIOTELEFONIA, ETC. 85252071 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES RADIOTELEFONIA DIGITAL, F<15GHZ,T<=8MBIT/S 85252072 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES RADIOTELEFONIA DIGITAL, F<15GHZ, T<=34MBIT/S 85252073 APARELHOS PARA ESTAO BASE SISTEMA BIDIRECIONADO RADIOMENSAGENS, T<=112KBITS/S 85252074 TERMINAIS PORTTEIS SISTEMA BIDIRECIONADO RADIOMENSAGENS, T<=112KBITS/S 85252079 OUTROS APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES RADIOTELEFONIA/TELEGRAFIA DIGITAL, F<15GHZ 85252081 APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES RADIOTELEFONIA DIGITAL, F<=23GHZ, T<=8MBIT/S 85252089 OUTROS APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES RADIOTELEFONIA RADIOTELEGRAFIA DIGITAL 85252090 OUTROS APARELHOS TRANSMISSORES COM APARELHOS RECEPTORES INCORPORADOS 85253010 CMERAS DE TELEVISO COM 3 OU MAIS CAPTADORES DE IMAGEM 85253020 CMERAS DE TELEVISO COM SENSOR IMAGEM CCD, ETC. ILUM<0.20LUX 85253030 OUTRAS CMERAS DE TELEVISO, PARA CAPTAR IMAGENS NO ESPECTRO INFRAVERMELHO 85253090 OUTRAS CMERAS DE TELEVISO 85261000 APARELHOS DE RADIODETECO E DE RADIOSSONDAGEM (RADAR) 85279011 APARELHOS RECEPTORES PESSOAIS DE RADIOMENSAGEM EM TELA (ECRAN ) 85279019 OUTROS APARELHOS RECEPTORES PESSOAIS DE RADIOMENSAGENS 85279090 OUTROS APARELHOS RECEPTORES RADIOTELEFONIA, RADIOTELEGRAFIA, RADIODIFUSO, ETC. 85291011 ANTENAS COM REFLETOR PARABLICO, EXCETO PARA TELEFONES CELULARES 85291019 OUTRAS ANTENAS, EXCETO PARA TELEFONES CELULARES 85291020 ANTENAS PARA TELEFONES CELULARES PORTTEIS, EXCETO TELESCPICAS 85291090 OUTRAS ANTENAS E REFLETORES DE ANTENAS E SUAS PARTES 85311010 ALARMES CONTRA INCNDIO OU SOBREAQUECIMENTO 85311090 OUTROS APARELHOS ELETRNICOS DE ALARME, PARA PROTEO CONTRA ROUBO 85442000 CABOS COAXIAIS E OUTROS CONDUTORES ELETRNICOS COAXIAIS 85447010 CABOS DE FIBRAS PTICAS REVESTIMENTO EXTERNO DE MATERIAL DIELTRICO

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

85447020 CABOS DE FIBRAS PTICAS REVESTIMENTO EXTERNO DE AO PARA INSTALAO SUBMARINA 85447030 CABOS DE FIBRAS PTICAS REVESTIMENTO EXTERNO DE ALUMNIO 85447090 OUTROS CABOS DE FIBRAS PTICAS Computadores e Equipamentos Relacionados 84711000 MQUINAS PARA PROCESSAMENTO DE DADOS, ANALGICAS/HBRIDAS 84713011 MQUINAS DIGITAIS PROCESSAMENTO DE DADOS, BATERIA ELETRNICA PORTTEIS P<350G, T<=140CM2 84713012 MQUINAS DIGITAIS PROCESSAMENTO DE DADOS, BATERIA ELETRNICA PORTTEIS P<3.5KG, T<560CM2 84713019 OUTRAS MQUINAS DIGITAIS PARA PROCESSAMENTO DE DADOS, BATERIA ELETRNICA PORTTEIS, P<=10KG 84713090 OUTRAS MQUINAS AUTOMTICAS DIGITAIS PARA PROCESSAMENTO DE DADOS, PORTTEIS P<=10KG, ETC. 84714110 MQUINAS DIGITAIS PROCESSAMENTO DE DADOS, P<750G, ENTRADA DE DADOS/CMDO, TELA<280CM2 84714190 OUTRAS MQUINAS DIGITAIS PARA PROCESSAMENTO DE DADOS, COM UCP, MESMO COM UNIDADES E/S 84714911 SISTEMA DE UNIDADE PROCESSAMENTO DIGITAL PEQUENA CAPACIDADE, ETC. FOB<=US$12500 84714912 SISTEMA DE UNIDADE PROCESSAMENTO DIGITAL MDIA CAPACIDADE ETC. FOB<=US$46000 84714913 SISTEMA DE UNIDADE PROCESSAMENTO DIGITAL GRANDE CAPACIDADE, ETC. FOB<=US$100000 84714914 SISTEMA DE UNIDADE PROCESSAMENTO DIGITAL MUITO GRANDE CAPACIDADE FOB>US$100000 84714915 SISTEMA DE OUTRAS UNIDADES PROCESSAMENTO DE DIGITAL COM UNIDADES MEMRIAS E/OU E/S 84714923 SISTEMA DE OUTRAS IMPRESSORAS DE IMPACTO, MATRICIAL POR PONTO 84714924 SISTEMA DE OUTRAS IMPRESSORAS DE IMPACTO 84714925 SISTEMA DE IMPRESSORA DE VELOCIDADE DE IMPRESSO>=30PPM 84714931 SISTEMA DE IMPRESSORA, V<30PPM, JATO DE TINTA, LI<=420MM 84714932 SISTEMA DE IMPRESSORA, V<30PPM, TRANSFERNCIA TRMICA, COM CERA SLIDA 84714933 SISTEMA DE IMPRESSORA, V<30PPM, LASER , MONOCROMTICA LI>230MM 84714934 SISTEMA DE IMPRESSORA, V<30PPM, LASER , ETC. POLICROMTICA 84714935 SISTEMA DE IMPRESSORA, V<30PPM, LASER , MONOCROMTICA.LI<=420MM 84714936 SISTEMA DE OUTRAS IMPRESSORAS,V<30PPM,LI>420MM 84714937 SISTEMA DE OUTRAS IMPRESSORAS, V<30PPM 84714941 SISTEMA DE TRAADORES GRFICOS, POR MEIO DE PENAS 84714942 SISTEMA DE OUTROS TRAADORES GRFICOS, LI>580MM 84714943 SISTEMA DE OUTROS TRAADORES GRFICOS 84714945 SISTEMA DE TECLADOS PARA MQUINAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84714946 SISTEMA DE INDICADORES/APONTADORES, PARA MQUINAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84714947 SISTEMA DE MESAS DIGITALIZADORAS, PARA MQUINAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

84714948 SISTEMA DE OUTRAS UNIDADES DE ENTRADA, PARA MQUINAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84714951 SISTEMA DE APARELHOS TERMINAIS COM TECLADO , VDEO MONOCROMTICO 84714952 SISTEMA DE APARELHOS TERMINAIS COM TECLADO, VDEO POLICROMTICO 84714953 SISTEMA DE UNIDADE SADA DE VDEO, COM TUBO RAIO CATDICO MONOCROMTICO 84714954 SISTEMA DE UNIDADE SADA VDEO, COM TUBO RAIO CATDICO POLICROMTICO 84714955 SISTEMA DE OUTRAS UNIDADES SADA POR VDEO MONOCROMTICO 84714956 SISTEMA DE OUTRAS UNIDADES SADA POR VDEO, POLICROMATICAS 84714959 SISTEMA DE OUTRAS UNIDADES DE E/S, MESMO COM UNIDADES MEMO 84714961 SISTEMA DE UNIDADE DE MEMRIA, PARA DISCO MAGNTICO FLEXVEL 84714962 SISTEMA DE UNIDADE DE MEMRIA, PARA DISCO MAGNTICO RGIDO,ETC 84714963 SISTEMA DE OUTRAS UNIDADES DE DISCOS MAGNTICOS 84714964 SISTEMA DE UNIDADE DE DISCO PTICO 84714967 SISTEMA DE UNIDADE DE FITAS MAGNTICAS, PARA CASSETES 84714968 SISTEMA DE OUTRAS UNIDADES DE FITAS MAGNTICAS 84714969 SISTEMA DE OUTRAS UNIDADES DE MEMRIA 84714972 SISTEMA DE UNIDADE CONTROLADORA DE COMUNICAES 84714973 SISTEMA DE UNIDADE TRADUTORA PROTOCOLO PARA INTERCONEXO DE REDES 84714974 SISTEMA DE UNIDADE DISTRIBUIDORA DE CONEXES PARA REDES 84714975 SISTEMA DE OUTRAS UNIDADES DE CONTROLE, ETC. DE SINAIS 84714976 SISTEMA DE OUTRAS UNIDADES DE MQUINAS AUTOMTICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84714991 SISTEMA DE LEITORES/GRAVADORES DE CARTES MAGNTICOS 84714992 SISTEMA DE LEITORES DE CDIGO DE BARRAS 84714994 SISTEMA DE OUTRAS LEITORES/GRAVADORES PARA MQUINAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84714995 SISTEMA DE OUTRAS MQUINAS AUTOMTICAS PARA PROCESSAMENTO DE DADOS 84714996 SISTEMA DE DIGITALIZADORES DE IMAGENS (SCANNERS ) 84715010 UNIDADE PROCESSAMENTO DIGITAL PEQUENA CAPACIDADE BASE DE MICROPROCESSAMENTO, FOB<=US$12500 84715020 UNIDADE PROCESSAMENTO DIGITAL MDIA CAPACIDADE, ETC. US$12500<FOB<=US$46000 84715030 UNIDADE PROCESSAMENTO DIGITAL GRANDE CAPACIDADE, ETC. US$46000<FOB<=US$100000 84715040 UNIDADE PROCESSAMENTO DIGITAL MUITO GRANDE CAPACIDADE, ETC. FOB>US$100000 84715090 OUTRAS UNIDADES DE PROCESSAMENTO DIGITAL COM UNIDADES MEMO E/OU 1 UNIDADES E/S 84716011 IMPRESSORAS DE IMPACTO DE LINHA 84716013 IMPRESSORAS DE IMPACTO DE CARACTERES BRAILLE 84716014 OUTRAS IMPRESSORAS DE IMPACTO MATRICIAIS (POR PONTOS) 84716019 OUTRAS IMPRESSORAS DE IMPACTO 84716021 IMPRESSORAS COM VI<30PPM, JATO DE TINTA LQUIDA LI<=420MM

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

84716022 IMPRESSORAS COM VI<30PPM, DE TRANSFERNCIA TRMICA CERA SLIDA 84716023 IMPRESSORAS COM VI<30PPM, A LASER , ETC. MONOCROMTICAS, LI>230MM 84716024 IMPRESSORAS COM VI<30PPM, A LASER , ETC. POLICROMTICAS 84716025 IMPRESSORAS COM VI<30PPM, A LASER , ETC. MONOCROMTICAS, LI<=420MM 84716026 OUTRAS IMPRESSORAS COM VI<30PPM, LI>420MM 84716029 OUTRAS IMPRESSORAS COM VI<30PPM 84716030 OUTRAS IMPRESSORAS COM VI>=30PPM 84716041 TRAADORES GRFICOS (PLOTERS ), POR MEIO DE PENAS 84716042 OUTROS TRAADORES GRFICOS (PLOTERS ), LI>580MM 84716049 OUTROS TRAADORES GRFICOS (PLOTERS ) 84716052 TECLADOS PARA MQUINAS AUTOMTICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84716053 INDICADORES/APONTADORES PARA MQUINAS AUTOMTICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84716054 MESAS DIGITALIZADORAS PARA MQUINAS AUTOMTICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84716059 OUTRAS UNIDADES DE ENTRADA PARA MQUINAS AUTOMTICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84716061 APARELHOS TERMINAIS COM TECLADO ALFANUMRICO VDEO, MONOCROMTICO 84716062 APARELHOS TERMINAIS COM TECLADO ALFANUMRICO COM VDEO, POLICROMTICO 84716071 UNIDADE DE SADA POR VDEO COM TUBO RAIOS CATDICOS, MONOCROMTICOS 84716072 UNIDADE DE SADA POR VDEO COM TUBO DE RAIOS CATDICOS, POLICROMTICOS 84716073 OUTRAS UNIDADES DE SADA POR VDEO, MONOCROMTICAS 84716074 OUTRAS UNIDADES DE SADA POR VDEO, POLICROMTICAS 84716080 TERMINAIS DE AUTO-ATENDIMENTO BANCRIO 84716091 IMPRESSORAS DE CDIGO DE BARRAS POSTAIS, 3 EM 5, ETC. 84716099 OUTRAS UNIDADES DE ENTRADA/SADA PARA MQUINAS PROCESSAMENTO DE DADOS 84717011 UNIDADES DE DISCOS MAGNTICOS, PARA DISCOS FLEXVEIS 84717012 UNIDADES DE DISCOS MAGNTICOS, PARA DISCOS RGIDOS 84717019 OUTRAS UNIDADES DE DISCOS MAGNTICOS 84717021 UNIDADES DE DISCOS PTICOS PARA LEITURA DE DADOS 84717029 OUTRAS UNIDADES DE DISCOS PTICOS 84717031 UNIDADES DE FITAS MAGNTICAS PARA FITAS EM ROLOS 84717032 UNIDADES DE FITAS MAGNTICAS PARA CARTUCHOS 84717033 UNIDADES DE FITAS MAGNTICAS PARA CASSETES 84717039 OUTRAS UNIDADES DE FITAS MAGNTICAS 84717090 OUTRAS UNIDADES DE MEMRIA 84718012 UNIDADES CONTROLADORAS DE COMUNICAES DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84718013 UNIDADES TRADUTORAS DE PROTOCOLOS PARA INTERCONEXES DE REDES

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

84718014 UNIDADES DISTRIBUIDORAS DE CONEXES PARA REDES 84718019 OUTRAS UNIDADES DE CONTROLE,ADAPTAO, CONVERSO DE SINAL 84718090 OUTRAS UNIDADES DE MQUINAS AUTOMTICAS PARA PROCESSAMENTO DE DADOS 84719011 LEITORES OU GRAVADORES DE CARTES MAGNTICOS 84719012 LEITORES DE CDIGOS DE BARRAS 84719013 LEITORES DE CARACTERES MAGNETIZVEIS 84719014 DIGITALIZADORES DE IMAGENS (SCANNERS ) 84719019 OUTROS LEITORES OU GRAVADORES DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84719090 OUTRAS MQUINAS AUTOMTICAS PARA PROCESSAMENTO DE DADOS, SUAS UNIDADES 84733011 GABINETE COM FONTE DE ALIMENTAO PARA MQUINAS AUTOMTICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84733019 OUTROS GABINETES PARA MQUINAS AUTOMTICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84733021 MECANISMOS DE IMPRESSORA MATRICIAL, ETC. JATO DE TINTA, MONTADOS 84733022 MECANISMOS DE IMPRESSORA A LASER , LED OU LCS, MONTADOS 84733023 MARTELO DE IMPRESSO E BANCOS DE MARTELOS PARA IMPRESSORAS 84733024 CABEA DE IMPRESSO, EXCETO TRMICA/JATO TINTA PARA IMPRESSORA 84733025 CABEA DE IMPRESSO TRMICA/JATO DE TINTA PARA IMPRESSORA 84733026 CINTAS DE CARACTRES PARA IMPRESSORAS 84733027 CARTUCHOS DE TINTA PARA IMPRESSORAS 84733029 OUTRAS PARTES E ACESSRIOS DE IMPRESSORAS/TRAADORES GRFICOS 84733031 CONJUNTOS CABEA-DISCO DE UNIDADE DE DISCO RGIDO, MONTADOS 84733032 BRAOS POSICIONADORES DE CABEA MAGNTICA PARA UNIDADE DE DISCOS/FITAS 84733033 CABEAS MAGNTICAS PARA UNIDADES DE DISCOS OU DE FITAS 84733034 MECANISMO BOBINADOR PARA UNIDADES DE FITAS MAGNTICAS 84733039 OUTRAS PARTES E ACESSRIOS DE UNIDADES DE DISCOS/FITAS MAGNTICOS 84733041 PLACAS-ME MONTADAS PARA MQUINAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS (CIRCUITO IMPRESSO) 84733042 PLACAS DE MEMRIA, MONTADAS, S<=50CM2, PARA MQUINAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84733043 PLACAS DE MICROPROCESSAMENTO COM DISPOSITIVO DE DISSIPAO DE CALOR 84733049 OUTROS CIRCUITOS IMPRESSOS PARA MQUINAS AUTOMTICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84733050 CARTES DE MEMRIA PARA MQUINAS AUTOMTICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS 84733091 TELA PARA MICROCOMPUTADORES PORTTEIS, MONOCROMTICA 84733092 TELA PARA MICROCOMPUTADORES PORTTEIS, POLICROMTICA 84733099 OUTRAS PARTES E ACESSRIOS PARA MQUINAS AUTOMTICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto Componentes Eletrnicos 85043111 TRANSFORMADOR ELTRICO POTNCIA<=1KVA, PARA FREQUNCIA<=60HZ, DE CORRENTE 85043119 OUTROS TRANSFORMADORES ELTRICOS POTNCIA<=1KVA, PARA FREQUNCIA<=60HZ 85043191 TRANSFORMADOR ELTRICO POTNCIA<=1KVA, SADA HORIZ.T>18KV, SETC. 85043192 TRANSFORMADOR ELTRICO POTNCIA<=1KVA , DE FI, DETECO, SEM FOCOS, ETC. 85043199 OUTROS TRANSFORMADORES ELTRICOS, POTNCIA<=1KVA 85045000 OUTRAS BOBINAS DE REATNCIA E DE AUTO-INDUO 85049010 NCLEOS DE P FERROMAGNTICO 85049020 PARTES DE REATORES PARA LMPADAS/TUBOS DE DESCARGA 85049030 PARTES DE TRANSFORMADORES DE DIELTRICOS LQUIDOS OU POTNCIA>16KVA 85049040 PARTES DE CONVERSORES ELTRICOS ESTTICOS 85049090 OUTRAS PARTES DE OUTRAS TRANSFORMADORES, CONVERSORES, ETC. 85233000 CARTES MAGNTICOS NO GRAVADOS 85246000 CARTES MAGNTICOS GRAVADOS 85299011 GABINETES E BASTIDORES PARA APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES 85299012 CIRCUITO IMPRESSO MONTADO PARA APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES 85299019 OUTRAS PARTES PARA APARELHOS TRANSMISSORES/RECEPTORES 85299020 OUTRAS PARTES PARA APARELHOS RECEPTORES RADIODIFUSO, TELEVISO, ETC. 85299030 OUTRAS PARTES PARA APARELHOS RADIODETECO E RADIOSSONDAGEM 85299040 OUTRAS PARTES PARA APARELHOS RADIONAVEGAO 85299090 OUTRAS PARTES PARA APARELHOS RADIOTELECOMANDO/CMERAS DE TV/VDEO 85322110 CONDENSADOR FIXO ELTRICO DE TNTALO PARA MONTAGEM EM SUPERFCIE 85322111 CONDENSADOR FIXO ELTRICO DE TNTALO MONTAGEM SUPERFCIE T<=125V 85322119 OUTROS CONDENSADORES FIXOS ELTRICO DE TNTALO PARA MONTAGEM SUPERFCIE 85322190 OUTROS CONDENSADORES FIXOS ELTRICO DE TNTALO 85322410 OUTROS CONDENSADORES FIXOS COM DIELTRICO CERMICA, MONTAGEM SUPERFCIE 85322490 OUTROS CONDENSADORES FIXOS COM DIELTRICO CERMICO 85323010 CONDENSADORES VARIVEIS/AJUSTVEIS ELTRICOS PARA MONTAGEM SUPERFCIE 85323090 OUTROS CONDENSADORES VARIVEIS/AJUSTVEIS ELTRICOS 85331000 RESISTNCIAS ELTRICAS FIXAS DE CARBONO AGLOMERADAS/CAMADA 85332110 RESISTNCIAS ELTRICAS FIXAS PARA POTNCIA<=20W, DE FIO 85332120 RESISTNCIAS ELTRICO FIXAS PARA POTNCIA<=20W, PARA MONTAGEM EM SUPERFCIE 85332190 OUTRAS RESISTNCIAS ELTRICAS FIXAS PARA POTNCIA<=20W 85332900 OUTRAS RESISTNCIAS ELTRICAS FIXAS

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

85333110 POTENCIMETROS PARA POTNCIA<=20W 85333190 OUTRAS RESISTNCIAS ELTRICAS VARIVEIS BOBINADAS PARA POTNCIA<=20W 85333910 OUTROS POTENCIMETROS 85333990 OUTRAS RESISTNCIAS ELTRICAS VARIVEIS BOBINADAS 85334011 TERMISTORES 85334012 VARISTORES 85334019 OUTRAS RESISTNCIAS ELTRICAS VARIVEIS NO LINEARES SEMICONDUTORAS 85334091 POTENCIMETRO DE CARVO, UTILIZANDO SISTEMA DE INJEO DE COMBUSTVEL 85334092 OUTROS POTENCIMETROS DE CARVO 85334099 OUTRAS RESISTNCIAS ELTRICAS VARIVEIS 85339000 PARTES DE RESISTNCIAS ELTRICAS 85340000 CIRCUITO IMPRESSO 85401100 TUBOS CATDICOS PARA RECEPTORES DE TELEVISO EM CORES, ETC. 85401200 TUBOS CATDICOS PARA RECEPTORES TELEVISO EM PRETO/BRANCO, ETC. 85402011 TUBOS PARA CMERAS DE TELEVISO EM PRETO E BRANCO, ETC. 85402019 OUTROS TUBOS PARA CMERAS DE TELEVISO 85402020 TUBOS CONVERSORES/INTENSIFICADORES DE IMAGENS DE RAIOS X 85402090 OUTROS TUBOS CONVERSORES/INTENSIFICADORES DE IMAGENS, ETC. 85404000 TUBOS DE VISUALIZAO DE DADOS GRFICOS EM CORES, TELA FOSFRICA 85405010 TUBO DE VISUALIZAO DE DADO GRFICO PRETO/BRANCO, TELA<33, 56CM (14") 85405020 TUBO DE VISUALIZAO DE DADO GRFICO PRETO/BRANCO, TELA>=33, 56CM (14") 85406010 OUTROS TUBOS CATDICOS DE VISUALIZAO DE DADOS GRFICOS EM CORES 85406090 OUTROS TUBOS CATDICOS 85407100 TUBOS PARA MICROONDAS, MAGNTONS 85407200 TUBOS PARA MICROONDAS, CLISTRONS 85407900 OUTROS TUBOS PARA MICROONDAS 85408100 TUBOS DE RECEPO OU DE AMPLIFICAO 85408910 VLVULAS DE POTNCIA PARA TRANSMISSORES 85408990 OUTRAS LMPADAS, TUBOS E VLVULAS, ELETRNICOS, ETC. 85409110 BOBINAS DE DEFLEXO (YOKES ) PARA TUBOS CATDICOS 85409120 NCLEOS DE P FERROMAGNTICO PARA BOBINAS DE DEFLEXO 85409130 CANHES ELETRNICOS PARA TUBOS CATDICOS 85409140 PAINEL DE VIDRO, MSCARA, ETC. REUNIDOS PARA TUBOS TRICROMTICOS 85409190 OUTRAS PARTES PARA TUBOS CATDICOS

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

85409900 PARTES PARA LMPADAS, OUTROS TUBOS E VLVULAS ELETRNICAS, ETC. 85411011 DIODOS NO-MONTADOS, ZENER 85411012 DIODOS NO-MONTADOS DE INTENSIDADE DE CORRENTE<=3A 85411019 OUTROS DIODOS NO-MONTADOS 85411021 DIODOS ZENER MONTADOS PARA MONTAGEM EM SUPERFCIE (SMD ) 85411022 DIODOS MONTADOS PARA MONTAGEM SUPERFCIE INTENSIDADE DE CORRENTE<=3A 85411029 OUTROS DIODOS MONTADOS PARA MONTAGEM EM SUPERFCIE (SMD ) 85411091 OUTROS DIODOS ZENER 85411092 OUTROS DIODOS DE INTENSIDADE DE CORRENTE<=3A 85411099 OUTROS DIODOS, EXCETO FOTODIODOS E DIODOS EMISSORES DE LUZ 85412110 TRANSISTORES COM CAPACIDADE DISSIPAO <1W, NO-MONTADOS 85412120 TRANSISTORES COM CAPACIDADE DISSIPAO <1W, MONTADOS PARA MONTAGEM SUPERFCIE 85412191 TRANSISTORES COM CAPACIDADE DISSIPAO <1W, COM JUNO HETEROGNEA 85412199 OUTROS TRANSISTORES COM CAPACIDADE DISSIPAO <1W, EXCETO OS FOTOTRANSISTOR 85412910 OUTROS TRANSISTORES, NO-MONTADOS, EXCETO OS FOTOTRANSISTORES 85412920 OUTROS TRANSISTORES MONTADOS, EXCETO OS FOTOTRANSISTORES 85413011 TIRISTORES, DIACS , ETC. NO-MONTADOS, INTENSIDADE CORRENTE<=3A 85413019 OUTROS TIRISTORES,DIACS, TRIACS, NO-MONTADOS 85413021 TIRISTORES DIAC S, ETC. MONTADOS, INTENSIDADE DE CORRENTE<=3A 85413029 OUTROS TIRISTORES DIACS , TRIACS , MONTADOS 85414011 DIODOS EMISSORES DE LUZ (LED) NO-MONTADOS, EXCETO LASER 85414012 DIODOS LASER NO-MONTADOS 85414013 FOTODIODOS NO-MONTADOS 85414014 FOTOTRANSITORES NO-MONTADOS 85414015 FOTOTIRISTORES NO-MONTADOS 85414016 CLULAS SOLARES NO-MONTADAS 85414019 OUTROS DISPOSITIVOS FOTOSSENSVEIS SEMICONDUTORES NO-MONTADOS 85414021 DIODOS EMISSORES DE LUZ (LED) MONTADOS, PARA MONTAGEM SUPERFCIE 85414022 OUTROS DIODOS EMISSORES DE LUZ (LED), EXCETO DIODOS LASER 85414023 DIODOS LASER COM COMPRIMENTO ONDA DE 1300MM OU 1500MM 85414024 OUTROS DIODOS LASER 85414025 FOTODIODOS, FOTOTRANSISTORES E FOTOTIRISTORES MONTADOS 85414026 FOTORRESISTORES MONTADOS 85414027 ACOPLADORES PTICOS, PARA MONTAGEM EM SUPERFCIE (SMD)

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

85414029 OUTROS DISPOSITIVOS FOTOSSENSVEIS SEMICONDUTORES MONTADOS 85414031 FOTODIODOS EM MDULOS OU PAINIS 85414032 CLULAS SOLARES EM MDULOS OU PAINIS 85414039 OUTRAS CLULAS FOTOVOLTAICAS EM MDULOS OU PAINIS 85415010 OUTROS DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES NO-MONTADOS 85415020 OUTROS DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES MONTADOS 85416010 CRISTAIS PIEZOELTRICOS MONTADOS, DE QUARTZO, 1<=FREQUNCIA<=100MHZ 85416090 OUTROS CRISTAIS PIEZOELTRICOS MONTADOS 85419010 SUPORTE-CONECTOR EM TIRAS, DIODOS, ETC. SEMICONDUTORES 85419020 COBERTURAS PARA ENCAPSULAMENTO (CPSULAS) 85419090 OUTRAS PARTES DE DIODOS, TRANSISTORES, ETC. SEMICONDUTORES 85421000 CARTES MUNIDOS DE UM CIRCUITO INTEGRADO ELETRNICO 85422110 CIRCUITOS INTEGRADOS, MONOLTICOS DIGITAL NO-MONTADOS 85422121 MEMRIAS TIPOS RAM ESTTICOS COM TEMPO<=25NS MONTADAS 85422122 MICROPROCESSADORES MONTADOS PARA MONTAGEM SUPERFCIE 85422123 MICROCONTROLADORES MONTADOS PARA MONTAGEM SUPERFCIE 85422124 CO-PROCESSADORES MONTADOS PARA MONTAGEM SUPERFCIE 85422125 CIRCUITOS INTEGRADOS MONOLTICOS MONTADOS CHIPSET 85422128 OUTRAS MEMRIAS MONTADAS PARA MONTAGEM SUPERFCIE 85422129 OUTROS CIRCUITOS INTEGRADOS MONOLTICOS DIGITAL MONTADOS 85422191 OUTRAS MEMRIAS TIPOS RAM ESTTICAS, TEMPO<=25NS 85422192 OUTROS MICROPROCESSADORES 85422193 OUTROS MICROCONTROLADORES 85422194 OUTROS CO-PROCESSADORES 85422195 OUTROS CIRCUITOS INTEGRADOS MONOLTICOS DIGITAL CHIPSE T 85422198 OUTRAS MEMRIAS 85422199 OUTROS CIRCUITOS INTEGRADOS MONOLTICOS DIGITAIS 85422910 OUTROS CIRCUITOS INTEGRADOS MONOLTICOS NO-MONTADOS 85422921 OUTROS CIRCUITOS INTEGRADOS DIGITAIS-ANALGICOS 85422929 OUTROS CIRCUITOS INTEGRADOS MONOLTICOS MONTADOS 85426011 CIRCUITOS INTEGRADOS HBRIDOS, E<=1MICRON F>=800MH 85426019 OUTROS CIRCUITOS INTEGRADOS HBRIDOS, E<=1MICRON 85426090 OUTROS CIRCUITOS INTEGRADOS HBRIDOS 85427000 MICROCONJUNTOS ELETRNICOS 85429010 SUPORTE-CONECTOR EM TIRAS PARA CIRCUITO INTEGRADO, ETC. ELETRNICO 85429020 COBERTURAS PARA ENCAPSULAMENTO PARA CIRCUITO INTEGRADO ELETRNICO 85429090 OUTRAS PARTES PARA CIRCUITO INTEGRADO E MICROCONJUNTO ELETRNICO

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto Equipamento de udio e Vdeo 85181000 MICROFONES E SEUS SUPORTES 85182100 ALTO-FALANTE NICO MONTADO NO SEU PRPRIO RECEPTCULO 85182200 ALTO-FALANTES MLTIPLOS MONTADOS NO MESMO RECEPTCULO 85182900 OUTROS ALTO-FALANTES 85183000 FONES DE OUVIDO (AUSCULTADORES), MESMO COM MICROFONE 85184000 AMPLIFICADOR ELTRICO DE AUDIOFREQUNCIA 85185000 APARELHOS ELETRNICOS DE AMPLIFICAO DE SOM 85189010 PARTES DE ALTO-FALANTES 85189090 PARTES DE MICROFONES, FONES DE OUVIDO, AMPLIFICADORES, ETC. 85191000 ELETROFONES COMANDADOS POR MOEDA OU FICHA 85192100 ELETROFONES SEM ALTO-FALANTE 85192900 OUTROS ELETROFONES 85193100 TOCA-DISCOS COM PERMUTADOR AUTOMTICO DE DISCOS 85193900 OUTROS TOCA-DISCOS 85199200 TOCA-FITAS (LEITORES DE CASSETES), DE BOLSO 85199300 OUTROS TOCA-FITAS (LEITORES DE CASSETES) 85199910 APARELHOS DE REPRODUO DE SOM COM SISTEMA LEITURA PTICA A LASER 85199990 OUTROS APARELHOS DE REPRODUO DO SOM 85201000 MQUINAS DE DITAR COM DISPOSITIVO DE GRAVAO SOM, FONTE EXTERNA DE ENERGIA 85203200 APARELHOS DIGITAIS DE GRAVAO/REPRODUO DE SOM DE FITA MAGNTICA 85203300 APARELHOS DE GRAVAO/REPRODUO SOM DE FITAS MAGNTICAS DE CASSETE 85203900 OUTROS APARELHOS DE GRAVAO/REPRODUO SOM DE FITAS MAGNTICAS 85209011 GRAVADORES DE DADOS DE VO, SEM DISPOSITIVO DE REPRODUO SOM 85209019 OUTROS APARELHOS DE GRAVAO DO SOM, SEM DISPOSITIVO REPRODUO SOM 85209020 OUTROS APARELHOS DE GRAVAO DO SOM, COM DISPOSITIVO REPRODUO SOM 85211010 GRAVADOR-REPRODUTOR DE FITA MAGNTICA SEM SINTONIZADOR 85211081 APARELHOS VDEOFONIA DE GRAVAO/REPRODUO PARA FITAS CASSETES, L=12MM 85211089 OUTROS APARELHOS VDEOFONIA GRAVAO/REPRODUO PARA FITA MAGNTICA, L<19.05MM 85211090 OUTROS APARELHOS VDEOFONIA GRAVAO/REPRODUO PARA FITA MAGNTICA, L>=19.05MM 85219010 GRAVADOR-REPRODUTOR E EDITOR IMAGEM/SOM EM DISCOS MAGNTICOS 85219090 OUTROS APARELHOS VDEOFNICOS DE GRAVAO/REPRODUO 85221000 FONOCAPTORES PARA APARELHOS DE GRAVAO/REPRODUO 85229010 AGULHAS COM PONTA DE PEDRA PRECIOSA PARA APARELHOS DE REPRODUO

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

85229020 GABINETES PARA APARELHOS DE GRAVAO/REPRODUO 85229030 CHASSIS OU SUPORTES PARA APARELHOS DE GRAVAO/REPRODUO 85229040 LEITORES DE SOM MAGNTICOS PARA APARELHOS DE REPRODUO 85229050 MECANISMOS TOCA-DISCOS, MESMO COM CAMBIADOR, PARA APARELHOS DE REPRODUO 85229090 OUTRAS PARTES E ACESSRIOS PARA APARELHOS DE GRAVAO/REPRODUO 85231110 FITAS MAGNTICAS NO GRAVADAS, L<=4MM, EM CASSETES 85231190 OUTRAS FITAS MAGNTICAS NO GRAVADAS, L<=4MM 85231200 FITAS MAGNTICAS NO GRAVADAS, 4MM<L<=6.5MM 85231310 FITAS MAGNTICAS NO GRAVADAS, 6.5<L<=50.8MM, EM ROLOS/CARRETIS 85231320 FITAS MAGNTICAS, L>6.5MM, EM CASSETES, PARA GRAVAO DE VDEO 85231390 OUTRAS FITAS MAGNTICAS NO GRAVADAS, L>6.5MM 85232010 DISCOS MAGNTICOS NO GRAVADOS PARA UNIDADES DE DISCOS RGIDOS 85232090 OUTROS DISCOS MAGNTICOS NO GRAVADOS 85239000 OUTROS SUPORTES PARA GRAVAO DE SOM/SEMELHANTES NAO GRAVADOS 85239010 DISCOS PARA SISTEMA LEITURA RAIO LASER , COM POSSIBILIDADE GRAVAO 1 VEZ (CD-R) 85239090 OUTROS SUPORTES PARA GRAVAO DE SOM/SEMELHANTES NO GRAVADOS 85254010 CMERAS DE VDEO COM TRS OU MAIS CAPTADORES DE IMAGEM 85254020 OUTRAS CMERAS DE VDEO PARA CAPTAR IMAGENS NO ESPECTRO INFRAVERMELHO 85254090 OUTRAS CMERAS DE VDEO 85271200 RDIO TOCA-FITAS (RDIO-CASSETES), DE BOLSO 85271310 OUTROS APARELHOS RECEPTORES DE RADIODIFUSO COMBINANDO TOCA-FITAS, A PILHA/ELETRICIDADE 85271320 APARELHOS RECEPTORES RDIO COMBINANDO TOCA-FITAS/GRAVADOR, A PILHA/ELETRICIDADE 85271330 APARELHOS RECEPTORES RDIO COMBINANDO TOCA-DISCOS/FITAS/GRAVADOR, A PILHA 85271390 OUTROS APARELHOS RECEPTORES RADIODIFUSO COMBINANDO APARELHOS SOM, A PILHA/ELETRICIDADE 85271910 APARELHOS RECEPTORES DE RDIO COM RELGIO, A PILHA/ELETRICIDADE 85271990 OUTROS APARELHOS RECEPTORES DE RADIODIFUSO, A PILHA/ELETRICIDADE, ETC. 85272110 APARELHOS RECEPTORES DE RDIO COM TOCA-FITAS PARA VECULOS AUTOMVEIS 85272190 OUTROS APARELHOS RECEPTORES RADIODIFUSO COM APARELHOS SOM PARA VECULOS AUTOMVEIS 85272900 OUTROS APARELHOS RECEPTORES DE RADIODIFUSO PARA VECULOS AUTOMVEIS, ETC. 85273110 OUTROS APARELHOS RECEPTORES DE RADIODIFUSO COM TOCA-FITAS E GRAVADOR 85273120 OUTROS APARELHOS RECEPTORES DE RADIODIFUSO COM TOCA-DISCOS/FITAS/GRAVADOR 85273190 OUTROS APARELHOS RECEPTORES DE RADIODIFUSO COM APARELHOS GRAVAO/REPRODUO SOM

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

85273200 APARELHOS RECEPTORES DE RDIO COM RELGIO, A ELETRICIDADE 85273910 AMPLIFICADOR COM SINTONIZADOR (RETIVER ) 85273990 OUTROS APARELHOS RECEPTORES DE RADIODIFUSO, ETC. 85281211 RECEPTOR-DECODIFICADOR INTEGRADO SEM SADA RADIOFREQUNCIA, COM SADA UDIO 85281219 OUTROS RECEPTORES-DECODIFICADORES INTEGRADOS COM SINAIS DIGITAIS VDEOCODIFICADOS, EM CORES 85281290 OUTROS APARELHOS RECEPTORES DE TELEVISO EM CORES, MESMO COM APARELHOS SOM/IMAGEM 85281300 APARELHOS RECEPTORES DE TV EM PRETO/BRANCO, MESMO COM RDIO, ETC. 85282110 MONITORES DE VDEO, EM CORES, COM DISPOSITIVO DE VARREDURA, ETC. 85282190 OUTROS MONITORES DE VDEO, EM CORES 85282200 MONITORES DE VDEO, EM PRETO E BRANCO OU OUTROS MONOCROMOS 85283000 PROJETORES DE VDEO Outros Bens do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC 84691100 MQUINAS DE TRATAMENTO DE TEXTOS 84701000 CALCULADORAS ELETRNICAS COM FUNCIONAMENTO SEM FONTE EXTERNA, ENERGIA ELTRICA, ETC. 84702100 MQUINAS DE CALCULAR ELETRNICAS, COM DISPOSITIVO DE IMPRESSO INCORPORADO 84702900 OUTRAS MQUINAS DE CALCULAR, ELETRNICAS 84705011 CAIXAS REGISTRADORAS, ELETRNICAS COM CAPACIDADE COMUNICAO COM COMPUTADOR, ETC. 84705019 OUTRAS CAIXAS REGISTRADORAS ELETRNICAS 84705090 OUTRAS CAIXAS REGISTRADORAS 84731010 PARTES E ACESSRIOS DE MQUINAS DE TRATAMENTO DE TEXTOS 84731090 PARTES E ACESSRIOS DE MQUINAS DE ESCREVER 84732100 PARTES E ACESSRIOS DE MQUINAS DE CALCULAR ELETRNICAS 84735010 CIRCUITO IMPRESSO MONTADO UTILIZADO EM 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS 84735020 CARTES DE MEMRIA, UTILIZADO 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS 84735031 MARTELO DE IMPRESSO, ETC. UTILIZADO 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS 84735032 OUTRAS CABEAS DE IMPRESSO, UTILIZADAS EM 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS 84735033 CABEAS DE IMPRESSO TRMICAS, ETC. UTILIZADAS EM 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS 84735034 CINTAS DE CARACTERES PARA IMPRESSO, UTILIZADAS EM 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS 84735035 CARTUCHOS DE TINTAS PARA IMPRESSO, UTILIZADOS EM 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS 84735039 OUTRAS PARTES E ACESSRIOS DE IMPRESSO, UTILIZADAS EM 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS 84735040 CABEAS MAGNTICAS, UTILIZADAS EM 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS 84735050 PLACAS DE MEMRIA, SUPERFCIE<=50CM2, UTILIZADAS EM 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS 84735090 OUTRAS PARTES E ACESSRIOS, UTILIZADAS EM 2 OU MAIS DIFERENTES MQUINAS

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM 85269100 APARELHOS DE RADIONAVEGAO 85269200 APARELHOS DE RADIOTELECOMANDO 90104100 APARELHOS PARA INSCRIO EM DISCO (WAFERS ) 90104200 FOTORREPETIDORES 90104900 OUTROS APARELHOS PARA PROJEO, ETC.DE TRAADOS DE CIRCUITOS, ETC. 90141000 BSSOLAS, INCLUSIVE AS AGULHAS DE MAREAR 90142010 ALTMETROS PARA NAVEGAO AREA OU ESPACIAL 90142020 PILOTOS AUTOMTICOS PARA NAVEGAO AREA/ESPACIAL 90142030 INCLINMETROS PARA NAVEGAO AREA/ESPACIAL 90142090 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS PARA NAVEGAO AREA/ESPACIAL 90148010 SONDAS ACSTICAS OU DE ULTRA-SONS PARA NAVEGAO 90148090 OUTROS APARELHOS E INSTRUMENTOS PARA NAVEGAO 90149000 PARTES E ACESSRIOS PARA INSTRUMENTOS E APARELHOS PARA NAVEGAO 90154000 INSTRUMENTOS E APARELHOS DE FOTOGRAMETRIA 90158010 MOLINETES HIDROMTRICOS 90158090 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS DE GEODSIA, TOPOGRAFIA, ETC. 90181100 ELETROCARDIGRAFOS 90181210 ECGRAFOS COM ANLISE ESPECTRAL DOPPLER 90181290 OUTROS APARELHOS DE ELETRODIAGNSTICO DE VARREDURA ULTRA-SNICA 90181300 APARELHOS DE DIAGNSTICO POR VISUALIZAO DE RESSONNCIA MAGNTICA 90181400 APARELHOS DE CINTILOGRAFIA 90181410 SCANNER DE TOMOGRAFIA POR EMISSO DE POSITRONS 90181490 OUTROS APARELHOS DE CINTILOGRAFIA 90181910 ENDOSCPIOS 90181920 AUDIMETROS 90181930 CMARAS GAMA 90181980 OUTROS APARELHOS DE ELETRODIAGNSTICO 90181990 PARTES DE APARELHOS DE ELETRODIAGNSTICO 90221200 APARELHOS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA 90221311 APARELHOS DE RAIOS X, DE DIAGNSTICO DE TOMADA MAXILAR PANORMICA 90221319 OUTROS APARELHOS DE RAIOS X, PARA DIAGNSTICO ODONTOLGICO 90221390 OUTROS APARELHOS DE RAIOS X, PARA ODONTOLOGIA 90221411 APARELHOS DE RAIOS X , DE DIAGNSTICO, PARA MAMOGRAFIA 90221412 APARELHOS DE RAIOS X,DE DIAGNSTICO, PARA ANGIOGRAFIA 90221413 APARELHOS COMPUTADORIZADA DE DIAGNSTICO, PARA DENSIOMETRIA SSEA Descrio do produto

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

90221419 OUTROS APARELHOS DE RAIOS X, PARA DIAGNSTICO MDICO,CIRRGICO, ETC. 90221490 OUTROS APARELHOS DE RAIOS X, PARA USO MDICO,CIRRGICO,VETERINRIO 90221910 ESPECTRMETROS OU ESPECTRGRAFOS, DE RAIOS X 90221990 OUTROS APARELHOS DE RAIOS X, PARA RADIOFOTOGRAFIA/RADIOTERAPIA 90221991 APARELHOS RAIOS X, PARA INSPEO BAGAGEM TNEL, H<=4DM, L<=6DM, C<=1,2M 90221999 OUTROS APARELHOS DE RAIOS X, PARA RADIOFOTOGRAFIA/RADIOTERAPIA 90241010 MQUINAS E APARELHOS PARA ENSAIOS DE TRAO/COMPRESSO DE METAIS 90241020 MQUINAS E APARELHOS PARA ENSAIOS DE DUREZA DE METAIS 90241090 MQUINAS E APARELHOS PARA OUTROS ENSAIOS DE METAIS 90248011 MQUINAS E APARELHOS PARA ENSAIO DE FIOS TXTEIS, AUTOMTICAS 90248019 OUTRAS MQUINAS E APARELHOS PARA ENSAIOS DE TXTEIS 90248020 MQUINAS E APARELHOS PARA ENSAIOS DE PAPIS, CARTO, LINLEO, ETC. 90248021 MQUINAS PARA ENSAIOS DE PNEUMTICOS 90248029 OUTRAS MQUINAS E APARELHOS PARA ENSAIOS DE PAPEL, CARTO, LINLEO, ETC. 90248090 OUTRAS MQUINAS E APARELHOS PARA ENSAIOS DE DUREZA, ETC. DE MATERIAIS 90249000 PARTES E ACESSRIOS DE MQUINAS E APARELHOS PARA ENSAIOS DE DUREZA, ETC. 90262010 MANOMETROS 90262090 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS PARA MEDIDA/CONTROLE DA PRESSO 90271000 ANALISADORES DE GASES OU DE FUMAA (FUMO) 90273011 ESPECTRMETROS DE EMISSO PTICA (EMISSO ATMICA) 90273019 OUTROS ESPECTRMETROS 90273020 ESPECTROFOTMETROS 90274000 INDICADORES DE TEMPO DE EXPOSIO 90275010 CALORMETROS 90275020 FOTMETROS 90275030 REFRATMETROS 90275040 SACARMETROS 90275050 CITMETRO DE FLUXO 90275090 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS QUE UTILIZAM RADIAES PTICAS 90278011 CALORMETROS 90278012 VISCOSMETROS 90278013 DENSITMETROS 90278014 APARELHOS MEDIDORES DE PH 90278020 ESPECTRMETROS DE MASSA 90278030 POLARGRAFOS

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

90278090 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS PARA ANLISE/ENSAIO/MEDIDA, ETC. 90281011 CONTADORES DE GS NATURAL COMPRIMIDO, ELETRNICOS, PARA POSTOS SERVIO 90281019 OUTROS CONTADORES DE GS NATURAL COMPRIMIDO E LETRNICOS 90281090 OUTROS CONTADORES DE GASES 90282010 CONTADORES DE LQUIDOS, PESO<=50KG 90282020 CONTADORES DE LQUIDOS, PESO>50KG 90283011 CONTADORES MONOFSICOS, PARA CORRENTE ELTRICA ALTERNADA, DIGITAIS 90283019 OUTROS CONTADORES MONOFSICOS, PARA CORRENTE ELTRICA ALTERNADA 90283021 CONTADORES BIFSICOS DE ELETRICIDADE, DIGITAIS 90283029 OUTROS CONTADORES BIFSICOS DE ELETRICIDADE 90283031 CONTADORES TRIFSICOS DE ELETRICIDADE, DIGITAIS 90283039 OUTROS CONTADORES TRIFSICOS DE ELETRICIDADE 90283090 OUTROS CONTADORES DE ELETRICIDADE 90289010 PARTES E ACESSRIOS PARA CONTADORES DE ELETRICIDADE 90289090 PARTES E ACESSRIOS PARA CONTADORES DE GASES/LQUIDOS 90291010 CONTADORES DE VOLTAS OU DE PRODUO/HORAS DE TRABALHO 90291090 TAXMETROS, TOTALIZADORES DE CAMINHO PERCORRIDO, ETC. 90292010 INDICADORES DE VELOCIDADE E TACMETROS 90292020 ESTROBOSCPIOS 90299010 PARTES E ACESSRIOS PARA INDICADORES DE VELOCIDADE/TACMETROS 90299090 PARTES E ACESSRIOS PARA OUTROS CONTADORES/ESTROBOSCPIOS 90301010 MEDIDORES DE RADIOATIVIDADE 90301090 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS PARA MEDIDA RADIAES IONIZANTES 90302010 OSCILOSCPIOS CATDICOS, DIGITAIS 90302021 OSCILOSCPIOS CATDICOS ANALGICOS, FREQUNCIA>=60MHZ 90302022 VETORSCPIOS (OSCILOSCPIOS ANALGICOS CATDICOS) 90302029 OUTROS OLCILOSCPIOS CATDICOS ANALGICOS 90302030 OSCILGRAFOS CATDICOS 90303100 MULTMETROS SEM DISPOSITIVO REGISTRADOR 90303911 VOLTMETROS DIGITAIS, SEM DISPOSITIVO REGISTRADOR 90303919 OUTROS VOLTMETROS SEM DISPOSITIVO REGISTRADOR 90303921 AMPERMETROS SEM DISPOSITIVO REGISTRADOR, PARA VECULOS AUTOMVEIS 90303929 OUTROS AMPERMETROS SEM DISPOSITIVO REGISTRADOR 90303990 OUTROS APARELHOS E INSTRUMENTOS PARA MEDIDA/CONTROLE DE TENSO, ETC. 90304010 ANALISADORES DE PROTOCOLO PARA TELECOMUNICAO

Anexos __________________________________________________________________________________________________

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(continuao) Cdigo NCM Descrio do produto

90304020 ANALISADORES DE NVEL SELETIVO PARA TELECOMUNICAO 90304030 ANALISADORES DIGITAIS DE TRANSMISSO PARA TELECOMUNICAO 90304090 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS PARA TELECOMUNICAO 90308210 INSTRUMENTOS E APARELHOS PARA TESTES DE CIRCUITOS INTEGRADOS 90308290 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS PARA MEDIDA/CONTROLE DISCOS, ETC. 90308310 APARELHOS DE TESTE DE CONTIN. DE CIRCUITO IMPRESSO, COM DISPOSITIVO REGISTRADOR 90308320 APARELHOS DE TESTE AUTOMTICOS CIRCUITO IMPRESSO, MONTADO, COM DISPOSITIVO REGISTRADOR 90308330 APARELHOS DE MEDIDA DE PARMETRO DE SINAIS DE TV, ETC. COM DISPOSITIVO REGISTRADOR 90308390 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS PARA MEDIDA/CONTROLE ELETRNICO, COM DISPOSITIVO 90311000 MQUINAS DE EQUILIBRAR PEAS MECNICAS 90312010 BANCOS DE ENSAIO PARA MOTORES 90312090 OUTROS BANCOS DE ENSAIO, EXCETO PARA MOTORES 90313000 PROJETORES DE PERFIS 90314100 INSTRUMENTOS E APARELHOS PTICOS PARA CONTROLE DE DISCOS, ETC. 90318011 DINAMMETROS 90318012 RUGOSMETROS 90318020 MQUINAS PARA MEDIO TRIDIMENSIONAL 90318030 METROS PADRES 90318040 APARELHOS DIGITAIS UTILIZADOS EM AUTOMVEIS (COMPUTADOR DE BORDO) 90318050 APARELHOS PARA ANLISE DE TXTEIS, COMPUTADORIZADOS 90318060 CLULAS DE CARGA 90318090 OUTROS INSTRUMENTOS, APARELHOS E MQUINAS DE MEDIDA/CONTROLE 90318091 INSTRUMENTOS E APARELHOS E MQUINAS PARA CONTROLE DIMENSIONAL PNEUMTICO EM CARGA 90318099 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS E MQUINAS DE MEDIDA/CONTROLE 90319010 PARTES E ACESSRIOS PARA BANCOS DE ENSAIO 90319090 PARTES E ACESSRIOS PARA OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS MEDIDA/CONTROLE 90321010 TERMOSTATOS AUTOMTICOS, DE EXPANSO DE FLUDOS 90321090 OUTROS TERMOSTATOS AUTOMTICOS 90322000 MANOSTATOS AUTOMTICOS (PRESSOSTATOS) 90328911 REGULADORES ELETRNICOS, DE VOLTAGEM, AUTOMTICOS 90328919 OUTROS REGULADORES DE VOLTAGEM, AUTOMTICOS 90328921 CONTROLADORES ELETRNICOS PARA SISTEMA ANTIBLOQUEIO DE FREIO, AUTOMTICOS 90328922 CONTROLADORES ELETRNICOS PARA SISTEMA DE SUSPENSO, AUTOMTICOS 90328923 CONTROLADORES ELETRNICOS PARA SISTEMA DE TRANSMISSO, AUTOMTICOS

______________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Anexo 2 - Lista de produtos industriais do setor de Tecnologia da Informao e Comunicao - TIC


(concluso) Cdigo NCM Descrio do produto

90328924 CONTROLADORES ELETRNICOS PARA SISTEMA DE IGNIO, AUTOMTICOS 90328925 CONTROLADORES ELETRNICOS PARA SISTEMA DE INJEO, AUTOMTICOS 90328929 OUTROS CONTROLADORES ELETRNICOS AUTOMTICOS PARA VECULOS AUTOMVEIS 90328930 EQUIPAMENTO DIGITAL AUTOMTICO PARA CONTROLE DE VECULOS FERROVIRIOS 90328981 INSTRUMENTOS E APARELHOS AUTOMTICOS PARA CONTROLE DE PRESSO 90328982 INSTRUMENTOS E APARELHOS AUTOMTICOS PARA CONTROLE DE TEMPERATURA 90328983 INSTRUMENTOS E APARELHOS AUTOMTICOS PARA CONTROLE DE UMIDADE 90328984 INSTRUMENTOS E APARELHOS AUTOMTICOS PARA CONTROLE DE VELOCIDADE DE MOTORES 90328989 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS AUTOMTICOS PARA CONTROLE GRANDEZA NO ELTRICA 90328990 OUTROS INSTRUMENTOS E APARELHOS AUTOMTICOS PARA REGULAO/CONTROLE 90329010 CIRCUITO IMPRESSO MONTADO,PARA APARELHOS AUTOMTICOS DE REGULAO, ETC. 90329091 PARTES E ACESSRIOS PARA TERMOSTATOS AUTOMTICOS 90329099 PARTES E ACESSRIOS PARA OUTROS APARELHOS AUTOMTICOS PARA REGULAO, ETC.

Glossrio
custo do trabalho Na indstria, corresponde relao entre os gastos com pessoal e o valor da transformao industrial; no comrcio e nos servios, corresponde relao entre os gastos com pessoal e o valor adicionado. custos totais 1. (Pesquisa Anual de Comrcio) Somatrio dos seguintes itens: gastos de pessoal; consumo intermedirio; custo das mercadorias revendidas; impostos e taxas; despesas nanceiras; variaes monetrias passivas; comisses pagas a administradoras de carto de crdito; resultado negativo em participaes societrias; depreciao; amortizao; despesas no operacionais; e constituio de provises. 2. (Pesquisa Anual de Servios) Somatrio dos seguintes itens: gastos de pessoal; consumo intermedirio; custo das mercadorias revendidas; custo de incorporao; impostos e taxas; despesas nanceiras; variaes monetrias passivas; comisses pagas a administradoras de carto de crdito; resultado negativo em participaes societrias; depreciao; amortizao; despesas no operacionais; e constituio de provises. empresa Entidade empresarial com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica - CNPJ, do Ministrio da Fazenda. pessoal ocupado (Pesquisa Anual de Comrcio, Pesquisa Anual de Servios, Pesquisa Industrial Anual - Empresa) Pessoas efetivamente ocupadas em 31.12. do ano de referncia da pesquisa, com ou sem vnculo empregatcio, desde que tenham sido remuneradas diretamente pela empresa. Inclui as pessoas afastadas em gozo de frias, licenas, seguros por acidentes, etc., mesmo que estes afastamentos sejam

____________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

superiores a 15 dias. No inclui os membros do conselho administrativo, diretor ou scal, que no desenvolvem qualquer outra atividade na empresa, os autnomos, e, ainda, o pessoal que trabalha dentro da empresa, mas remunerado por outras empresas. O pessoal ocupado a soma do pessoal assalariado ligado e no ligado atividade m da empresa e do pessoal no assalariado. produtividade Na indstria, corresponde relao entre o valor da transformao industrial e o pessoal ocupado; no comrcio e nos servios, corresponde relao entre o valor adicionado e o pessoal ocupado. produtos TIC Produtos que realizam a funo de processamento da informao e comunicao por meios eletrnicos, inclusive a transmisso e a divulgao ou o uso do processamento eletrnico para detectar, mensurar e/ou registrar um fenmeno fsico ou controlar um processo fsico receita lquida 1. (Pesquisa Industrial Anual - Empresa) Receita bruta total (proveniente da venda de produtos e servios industriais, da revenda de mercadorias e da prestao de servios no industriais) menos o total das dedues (vendas canceladas e descontos incondicionais, impostos relativos circulao de mercadorias e prestao de servios (ICMS) e demais impostos e contribuies incidentes sobre as vendas e servios, que guardarm proporcionalidade sobre o preo de venda (ISS, PIS), os incidentes sobre as receitas de bens e servios e contribuio sobre faturamento (Cons). Tambm denominada receita lquida de vendas. 2. (Pesquisa Anual de Comrcio, Pesquisa Anual de Servios) Receita bruta proveniente da explorao das atividades principais e secundrias exercidas pela empresa, com dedues dos impostos e contribuies (ICMS, IPI, ISS, PIS, Cons, etc.), das vendas canceladas, abatimentos e descontos incondicionais. Tambm denominada receita operacional lquida. salrio mdio mensal Razo entre o total de salrios e outras remuneraes do ano de referncia e o nmero total de pessoas ocupadas assalariadas em 31.12., dividida por 13 meses. salrios, retiradas e outras remuneraes (Pesquisa Anual de Comrcio, Pesquisa Anual de Servios, Pesquisa Industrial Anual - Empresa) Importncias pagas no ano a ttulo de salrios xos, pr-labore, retiradas de scios e proprietrios, honorrios, comisses, ajudas de custo, 13 salrio, abono de frias, graticaes e participaes nos lucros (quando no resultante de clusula contratual). No so deduzidas as parcelas correspondentes s cotas de previdncia social (INSS), recolhimento de imposto de renda ou de consignao de interesse dos empregados (aluguel de casa, contas de cooperativas, etc.). No esto includas as dirias pagas a empregados em viagens, honorrios e ordenados pagos a membros dos conselhos administrativo, scal ou diretor que no exeram qualquer outra atividade na empresa, indenizaes por dispensa incentivada, participaes ou comisses pagas a prossionais autnomos. servios TIC Servios que capacitam a funo do processamento da informao e comunicao, por meios eletrnicos. setor TIC Combinao de atividades industriais, comerciais e de servios, que capturam eletronicamente, transmitem e disseminam dados e informao e comercializam equipamentos e produtos intrinsecamente vinculados a esse processo

Glossrio_________________________________________________________________________________________________

tecnologias da informao e comunicao - TIC Conjunto de tecnologias relacionadas criao, transmisso, acumulao e processamento de dados, as quais se originam nas atividades de informtica e das telecomunicaes. O que as distingue das tecnologias anteriores de comunicao a sua capacidade de processar e transmitir informaes rapidamente e seu carter sistmico. unidade local Endereo de atuao da empresa que ocupa, geralmente, uma rea contnua na qual so desenvolvidas uma ou mais atividades econmicas, identicado pelo nmero de ordem (suxo) da inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica - CNPJ, do Ministrio da Fazenda. valor adicionado (Pesquisa Anual de Comrcio, Pesquisa Anual de Servios) Diferena entre o valor bruto da produo e o consumo intermedirio. Clculo sem os ajustes metodolgicos das Contas Nacionais que incluem a anlise e tratamento dos elementos do custo intermedirio e estimativas para a produo de autnomos e unidades produtivas da economia informal. valor da transformao industrial (Pesquisa Industrial Anual - Empresa) Diferena entre o valor bruto da produo industrial e os custos das operaes industriais.

Equipe tcnica
Diretoria de Pesquisas
Coordenao das Estatsticas Econmicas e Classicaes
Sidnia Reis Cardoso

Coordenao da Indstria
Silvio Sales de Oliveira e Silva

Coordenao de Servios e Comrcio


Vnia Maria Carelli Prata

Gerncia do Cadastro Central de Empresas


Ana Rosa Pais Ribeiro

Elaborao do estudo
Fernanda de Vilhena Cornelio Silva Flvio Jos Marques Peixoto Roberto da Cruz Saldanha Roberto Neves SantAnna

Projeto Editorial Centro de Documentao e Disseminao de Informaes


Coordenao de Produo
Marise Maria Ferreira

Gerncia de Editorao
Estruturao textual, tabular e de grcos
Beth Fontoura Marisa Sigolo Mendona

_____________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Diagramao tabular e de grcos


Beth Fontoura Mnica Cinelli Ribeiro

Copidesque e reviso
Anna Maria dos Santos Cristina R. C. de Carvalho Jos Lus Nicola Ktia Domingos Vieira

Diagramao textual
Sebastio Monsores

Programao visual da publicao


Luiz Carlos Chagas Teixeira Sebastio Monsores

Tratamento dos mapas


Evilmerodac Domingos da Silva

Produo de multimdia
Mrcia do Rosrio Brauns Marisa Sigolo Mendona Mnica Pimentel Cinelli Ribeiro Roberto Cavararo

Gerncia de Documentao
Pesquisa e normalizao bibliogrca
Ana Raquel Gomes da Silva Bruno Klein Solange de Oliveira Santos

Elaborao de quartas-capas e padronizao de glossrios


Ana Raquel Gomes da Silva

Gerncia de Grca
Impresso e acabamento
Maria Alice da Silva Neves Nabuco

Grca Digital
Impresso
Ednalva Maia do Monte

Srie Estudos e Pesquisas


Informao demogrca e socioeconmica - ISSN 1516-3296 Sntese de indicadores sociais 1998, n. 1, 1999. Evoluo e perspectivas da mortalidade infantil no Brasil, n. 2, 1999. Populao jovem no Brasil, n. 3, 1999. Sntese de indicadores sociais 1999, n. 4, 2000. Sntese de indicadores sociais 2000, n. 5, 2001. Tendncias demogrcas: uma anlise dos resultados da sinopse preliminar do censo demogrco 2000, n. 6, 2001. Mapa do mercado de trabalho no Brasil 1992-1997, n. 7, 2001. Perfil das mulheres responsveis pelos domiclios no Brasil 2000, n. 8, 2002. Perl dos idosos responsveis pelos domiclios no Brasil 2000, n. 9, 2002. Tendncias demogrcas: uma anlise dos resultados do universo do censo demogrco 2000, n. 10, 2002. Sntese de indicadores sociais 2002, n. 11, 2003. Sntese de indicadores sociais 2003, n. 12, 2004. Tendncias demogrcas: uma anlise dos resultados da amostra do censo demogrco 2000, n.13, 2004. Indicadores sociais municipais: uma anlise da amostra do censo demogrco 2000, n.14, 2004. Sntese de indicadores sociais 2004, n. 15, 2005. Tendncias demogrficas: uma anlise dos indgenas com base nos resultados da amostra dos Censos Demogrcos 1991 e 2000, n. 16, 2005.

_____________________________________O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006

Sntese de indicadores sociais 2005, n. 17, 2006. Sistema de informaes e indicadores culturais 2003, n. 18, 2006. Sntese de indicadores sociais 2006, n. 19, 2006. Tendncias demogrcas: uma anlise da populao com base nos resultados dos censos demogrcos 1940 e 2000, n. 20, 2007. Sntese de indicadores sociais: uma anlise das condies de vida da populao brasileira 2007, n. 21, 2007. Sistema de informaes e indicadores culturais 2003-2005, n. 22, 2008. Sntese de indicadores sociais: uma anlise das condies de vida da populao brasileira 2008, n. 23, 2008. Projeo da populao do Brasil por sexo e idade 1980-2050, reviso 2008, n. 24, 2008.

Informao geogrca - ISSN 1517-1450


Saneamento bsico e problemas ambientais em Goinia, n. 1, 1999. Indicadores de desenvolvimento sustentvel: Brasil 2002, n. 2, 2002. Reserva ecolgica do IBGE: ambientes e plantas vasculares, n. 3, 2004. Indicadores de desenvolvimento sustentvel: Brasil 2004, n. 4, 2004. Indicadores de desenvolvimento sustentvel: Brasil 2008, n. 5, 2008.

Informao econmica - ISSN 1679-480X


As micros e pequenas empresas comerciais e de servios no Brasil 2001, n. 1, 2003. Caracterizao do setor produtivo de ores e plantas ornamentais no Brasil, n. 2, 2004. Indicadores agropecurios 1996-2003, n. 3, 2004. As fundaes privadas e associaes sem ns lucrativos no Brasil 2002, n. 4, 2004. 2. ed. 2004. Economia do turismo: anlise das atividades: caractersticas do turismo 2003, n.5, 2006. Demograa das empresas 2005, n.6, 2007. Economia do turismo: uma perspectiva macroeconmica 2000-2005, n.7, 2008. As fundaes privadas e associaes sem ns lucrativos no Brasil 2005, n.8, 2008. Economia da sade: uma perspectiva macroeconmica 2000-2005, n.9, 2008. Demograa das empresas 2006, n.10, 2008. O Setor de Tecnologia da Informao e Comunicao no Brasil 2003-2006, n. 11, 2009.

You might also like