You are on page 1of 16

Sociedade como projeto projetos na sociedade

Sobre o papel dos movimentos sociais


1

Dieter Rucht

Compactar constelaes complexas em designaes sintetizadoras um empreendimento legtimo de jornalistas, mas tambm de cientistas sociais. No surpreende, pois, se estes ltimos, dependendo de sua perspectiva especfica, servem as sociedades ocidentais contemporneas com etiquetamentos sempre novos seja a sociedade ps-industrial (Daniel Bell), a sociedade programada (Alain Touraine), a sociedade organizada (Charles Perrow) ou a sociedade de risco (Patrick Lagadec). longa lista de tais designaes juntou-se agora a de sociedade de movimento, originada no texto de uma conferncia apresentada em 1992, posteriormente publicado (Neidhardt e Rucht 1993), depois que j se havia falado de uma democracia de demonstraes (Etzioni 1970) e de uma sociedade do protesto (Pross 1992). Sidney Tarrow (1994) acolheu o conceito

Gesellschaft als Projekt Projekte in der Gesellschaft: Zur Rolle sozialer Bewegungen texto publicado em Neue Soziale Bewegungen: Impulse, Bilanzen und Perspektiven [Ansgar Klein, HansJosef Legrand e Thomas Leif (orgs.), Westdeutscher Verlag 1999: 15-27 e em Forschungsjournal NSB, v. 11 n. 1, 1998: 15-24]. Publicado com autorizao do autor e da editora. Traduo: Emil A. Sobottka. Doutor em Cincia Poltica pela Universidade de Munique e livre-docente pela Universidade Livre de Berlim, onde professor honorrio de Sociologia; pesquisador no Wissenschaftszentrum Berlin fr Sozialforschung. Endereo: rucht@wz-berlin.de
2

14

Civitas Revista de Cincias Sociais

Ano 2, n 1, junho 2002

sociedade de movimento. Recentemente ele inclusive foi acolhido num ttulo de livro (Meyer e Tarrow 1998), embora sem maiores detalhamentos. Antes de se acolher acriticamente ou ento rejeitar indignadamente tais conceitos seria adequado certificar-se quais as pretenses e contedos que os respectivos autores queriam ver associados a eles. Com o ttulo sociedade de movimento, introduzido com um ponto de interrogao e no sem uma certa argumentao restritiva, Neidhardt e Rucht defenderam a tese de que as modernas sociedades ocidentais contemporneas crescentemente oferecem condies favorveis para o surgimento e a estabilizao de movimentos sociais. Mas ao mesmo tempo suspeitou-se que os movimentos atuais no necessariamente atingem a durao e a fora aglutinadora dos movimentos histricos do sculo 19. Constatou-se uma tendncia multiplicidade de movimentos, uma diminuio do limiar a ser transposto ao engajar-se em movimentos. Ademais, um engajamento assim no precisa ser expresso de uma viso de mundo comprometida e de uma prxis cotidiana abrangente, como era tpico para os movimentos anteriores. Com a tese da sociedade de movimento tampouco se pressups que outras formas sociais de representao de interesses tornar-se-iam irrelevantes ou seriam substitudas integralmente pelos movimentos.3 Muito menos foi sugerido considerar os movimentos sociais como o fenmeno central de sociedades modernas e, com isso, coloc-los no centro da Sociologia, como o havia sugerido por exemplo Alain Touraine (1984).4 Estas observaes relativizantes servem inicialmente apenas para o esclarecimento retrospectivo; elas no pretendem imunizar contra crticas. A pretenso deste ensaio antes expandir a tese da sociedade de movimento e defend-la ofensivamente. O que se pretende no o fim, mas o incentivo do debate. Diferente do que na publicao precedente de Neidhardt e Rucht sobre a sociedade de movimento, no est em pauta aqui uma sistematizao das condies de estabilizao de movimentos sociais, mas a pergunta pela importncia e funo de movimentos sociais na modernidade histrica e atual.

3 Em outro lugar eu, ao contrrio, argumentei que as atividades de partidos polticos, entidades setoriais e movimentos sociais no seguem as condies de um jogo de soma zero (Rucht 1993). 4

Para uma crtica, ver Rucht (1991).

Sociedade como projeto projetos na sociedade

15

Movimentos na modernidade histrica


Na medida em que seja uma caracterstica determinante dos movimentos sociais que eles moldam a sociedade ou pretendem resistir a tal tipo de empreendimento,5 segue-se que os movimentos sociais so um produto das sociedades modernas. Somente quando a sociedade torna-se concebvel como realidade construda (Tenbruck 1976) que pode surgir um sujeito histrico que levante uma pretenso fundamental de moldar a sociedade, que conceba a sociedade como projeto. Movimentos histricos pr-modernos, desde os levantes escravos da antigidade at as revoltas camponesas do incio do sculo 16, eram esforos para o restabelecimento de uma ordem antiga.6 A revolta dos sditos assim como sua represso pela autoridade no se fundamentavam na imaginao de uma ordem nova, mas sobre direitos tradicionais divinos ou naturais. Na exigncia destes direitos, normas e fundamentos de validade constitutivos da norma ainda no haviam sido distinguidos (Grieinger 1981: 436). De acordo com sua pretenso, a crtica situao dada levava de volta antiga ordem (Schulze 1981: 193). Objeto da crtica no era a ordem tradicional, mas o desvio dela: Esta resistncia, quando surge, volta-se contra a pessoa do senhor (ou servo), que desrespeitou os limites tradicionais da violncia, mas no contra o sistema como tal (Weber 1976: 131).

Neste ponto convergem muitas definies de movimentos sociais. Cf. Heberle (1951: 6); Turner e Killian (1972: 246) e Raschke (1985: 77).
6 Esta ciso desdenhada mesmo por alguns socilogos de orientao histrica. Barrington Moore (1982: 671), por exemplo, mesmo constatando que a forma de crtica realmente revolucionria [iniciaria, D. R.] to logo o povo pergunte se uma determinada funo social efetivamente necessita ser desempenhada, se a sociedade humana no poderia subsistir sem reis, sacerdotes, capitalistas ou mesmo sem burocratas revolucionrios, ele da opinio que esta forma de crtica tenha uma rvore genealgica muito longa na histria humana, a despeito de ela at onde se pode comprovar no ter estado presente em sociedades grafas. At onde sei, uma sociedade sem reis e sem sacerdotes s se torna concebvel com o iluminismo. Mesmo as comunidades fraternas e igualitrias dos batistas do sculo 16, que se voltavam energicamente contra o sacerdcio e o domnio dos eruditos, definiam com o pastor para as ovelhas crentes um equivalente funcional para o papel do sacerdote (Goertz 1988: 51ss) e compreendiam-se a si prprios exclusivamente dentro de uma ordem dada por Deus. Desde esta perspectiva, tambm me parece equvoco quando Bergmann (1985) designa os monges primitivos como um movimento social, uma vez que, segundo aquele autor, no se tenha tratado de um movimento social de protesto com objetivos sociais ou polticos, mas de um movimento de inequvoca orientao religiosa a valores (Bergmann 1985: 50), que ele tambm caracteriza como um movimento de revitalizao.

16

Civitas Revista de Cincias Sociais

Ano 2, n 1, junho 2002

Somente com a monstruosa idia de poder romper definitivamente com a tradio e a pode estar compreendida qualquer concepo de Deus 7 o caminho para a modernidade torna-se livre: livre para uma nova sociedade concebida pelas pessoas e a ser realizada por elas uma sociedade na qual o homem seja o ser mais elevado para o homem, segundo a formulao de Marx (1966: 24). Os escritos dos materialistas franceses LHome machine, de Lamettrie, escrito em 1748, Systme de la Nature, de Holbach, escrito em 1770 so importantes precursores do iluminismo radical, que estava plenamente formulado por volta do final do sculo 18. Segundo Koselleck (1979: 262), somente a partir de aproximadamente 1780 tornou-se concebvel poder fazer histria. Esta frmula indica uma experincia moderna e mais que isto uma esperana moderna de que se seja capaz de planejar e executar histria. Sob este ngulo pode-se fazer uma distino tipolgica entre sociedades pr-modernas e modernas, entre movimentos na pr-modernidade por um lado e, em sentido literal, movimentos sociais por outro, os quais so possveis na e somente na modernidade. Esta distino faz sentido, embora as delimitaes empricas sejam difceis porquanto precisamos contar com desenvolvimentos assncronos em diferentes espaos geogrficos, com longos perodos de transio entre tradio e modernidade, com descontinuidades dentro da modernidade (Imhof e Romano 1996), com resqucios pr-modernos tambm em modernas sociedades contemporneas, e no por ltimo com movimentos antimodernos na modernidade (Eisenstadt 1998). A contraposio de sociedades tradicionais e modernas, criticada como misplaced polarity (Gusfield 1967), ainda faz pleno sentido mesmo quando admitimos que inclusive na modernidade avanada por vezes a histria acontece revelia dos atores ao invs de ser feita por eles. O elemento revolucionrio da modernidade j est na pura idia de um amplo poder modelador da sociedade, independentemente da proporo que esta formao seja possvel e que conseqncias no intencionais da ao humana consigam ser evitadas.

7 De acordo com Marx, a religio e o nimo religioso so um produto da sociedade (cf. sua stima tese sobre Feuerbach). Na introduo crtica filosofia do direito de Hegel Marx escreve: A superao (Aufhebung) da religio como a felicidade ilusria do povo exigncia de sua verdadeira felicidade. A exigncia de abandonar a iluso sobre sua situao a exigncia de abandonar uma situao que necessita das iluses. A crtica religio portanto em germe a crtica ao vale do lamento, cuja aurola a religio. (Marx 1966: 17)

Sociedade como projeto projetos na sociedade

17

Os movimentos sociais com a pretenso mais abrangente de mudanas que existiram at hoje foram o liberalismo burgus radical e o socialismo primevo: eles ousaram pensar e exigir coisas verdadeiramente revolucionrias, a saber, buscar o fundamento de sua ao unicamente em si prprios, em sua vontade, sua razo, suas paixes. No foi por acaso que nesta fase o conceito revoluo, que no final do sculo 16 ainda era um termo da astronomia para a designao do giro dos corpos celestes, se afirmou em sua acepo atual de uma subverso violenta.8 Se for possvel obter assim um conceito histrico, se bem que ainda bem amplo, de movimentos sociais, ele no entanto muito amplo sob o aspecto da abrangncia e muito indefinido quanto ao contedo para fazer jus mutante importncia dos movimentos sociais dentro da modernidade. Num passo seguinte, a distino aproximativa entre movimentos sociais na modernidade histrica e contempornea poder ser de utilidade. Trata-se novamente de uma diferena tipolgica e no de uma ciso empiricamente datvel com preciso. A radicalidade dos movimentos sociais na modernidade histrica mostra-se no fato de que tradio no mais tida como algo sagrado para eles. A tradio no mais uma ordem fechada em si e legtima como um todo, mas ela desencantada e colocada disposio. possvel servir-se dela como de uma pedreira. A radicalidade dos movimentos sociais na modernidade histrica se potencializa com a suposio de que quaisquer amarras poderiam, em princpio, ser desfeitas para dar lugar ao totalmente novo. A palavra amarras neste caso no est apenas para uma coleo de regras acumuladas a tradio , mas tambm para a suposta natureza humana, que coloca limites sociabilidade. Somente com base no suposto de que estas amarras poderiam ser despidas que se tornou possvel formular utopias abstratas que se sobrepunham a todas as regras da experincia pregressa, sem ser tido como louco.9 Somente assim a pedagogia na era do esclaA primeira comprovao para este emprego do termo no mbito da lngua alem refere-se guerra dos camponeses suos em 1653 (Suter 1997). Outras comprovaes antigas do seu uso referem-se guerra dos camponeses bvaros entre 1705 e 1706. Mas aparentemente foi s com a revoluo de 1789 que o uso do conceito se tornou patrimnio comum.
9 necessrio observar a diferena entre a utopia clssica do melhor estado, de Plato, e as utopias protomodernas do sculo 16. A primeira tem um status ambguo como abstrao de uma realidade histrico-poltica no mbito de um circuito natural de constituies e como um ideal de derivao transcendental. As coletividades utpicas protomodernas, em contrapartida, so concebidas como produtos da mo humana (Saage 1991: 71s): elas testam possibilidades palpveis intramundanamente de tambm poder ser diferente (Schwonke), e com isso so sempre orientadas ao futuro. 8

18

Civitas Revista de Cincias Sociais

Ano 2, n 1, junho 2002

recimento podia conceber pessoas jovens como um material livremente moldvel na mo do educador. E somente assim uma sociedade sem estado, sem distino entre dominantes e dominados era no apenas concebvel, mas foi tambm politicamente exigida. Avaliados a partir deste extraordinrio horizonte de pretenso, os movimentos da modernidade pretrita quase nada atingiram. E, no obstante, realizaram grandiosidades quando se tem em vista no s as possibilidades imaginativas liberadas, mas tambm o que historicamente foi efetivamente superado ou pelo menos relegado defensiva desesperanada. Sejam realistas, exijam o impossvel era a prxis histrica muito antes que o maio de Paris criasse esta divisa. Muito daquilo que estamos acostumados a ver como natural deve-se a lutas vitoriosas de movimentos sociais histricos, cujas exigncias inicialmente pareciam inauditas e at absurdidades aos conservadores. Dentre estas conquistas pode-se citar: a separao entre igreja e estado, a eliminao dos estamentos, da servido e da escravido, proclamao de direitos universais, separao dos poderes de estado, direitos cidados, inclusive o voto universal e igualitrio, liberdade de associao e de reunio. Com estas exigncias, grandes movimentos histricos apontaram modernidade seu rumo e impulsionaram-na a despeito de todos os momentos de indolncia e da resistncia ativa de movimentos contrrios.

Movimentos em modernas sociedades contemporneas


A partir do pano de fundo do horizonte de pretenses e da profundidade da inciso dos grandes movimentos histricos, mesmo as variantes anti-sistmicas dos movimentos sociais nas modernas sociedades contemporneas parecem modestas. No vejo ser defendida amplamente nenhuma exigncia que estivesse altura do programa radical dos movimentos histricos pr-modernos. Isto especialmente vlido depois que concepes de uma sociedade socialista perderam atratividade. Desconsiderando aqueles movimentos que se apresentam como antimodernos, mas que de fato porm incluem muitos momentos da modernidade, as exigncias apresentadas hoje com propsito de mudar a sociedade parecem to limitadas que pde surgir at a tese do fim da histria (Fukuyama 1992), no sentido de uma declinao infrutfera de todas as alternativas ao tipo demoNisso elas tambm se culo 16 (Saage 1991: 3). distinguem das vises quilisticas dos anabatistas do s-

Sociedade como projeto projetos na sociedade

19

cracias ocidentais capitalistas. As idias do anarquismo, socialismo e comunismo no esto mortas; para alguns intelectuais de esquerda dignos de respeito, como Eric Hobsbawm, a alternativa ao sistema at mais necessria que antes. Mas os movimentos revolucionrios provenientes da esquerda tornaram-se impotentes e marginais. Os movimentos hoje progressistas buscam reformas, tais como a efetivao de pretenses de incluso e participao ou o afastamento de efeitos negativos dos processos de mudana social. Mas dificilmente esto em pauta alternativas radicais realidade dada, principalmente no alternativas modernidade contrariamente a todos discursos sobre a ps-modernidade. A frmula da modernidade ps-moderna (Welsch 1987) sintetiza bem isto. A funo tpica dos movimentos sociais nas modernas sociedades contemporneas no consiste mais na efetivao de grandes inovaes institucionais (catlogos de direitos fundamentais, separao de poderes, direito universal e igualitrio ao voto, estado de bem-estar social, abertura das profisses e da poltica para as mulheres etc.), mas na permanente interferncia na poltica. Em termos de contedo, os movimentos atuais dificilmente abraam algo que j no tenha sido pensado antes ou que, de alguma maneira, no tenha j alcanado as agendas dos partidos estabelecidos. No tocante s suas formas elementares, os movimentos atuais so apenas variantes e aperfeioamento daquilo que j se havia desenhado no sculo 19 (Tilly 1978). Os movimentos sociais atuais so essencialmente complemento e corretivo de instituies j estabelecidas; eles so reao consciente relativos forma de engessamentos burocrticos (Narr 1980), indeterminao factual do princpio democrtico de representao (Offe 1980), ao desacoplamento entre motivos individuais e objetivos organizacionais (Rammstedt 1978). Movimentos sociais atuais apontam para dficits estruturais do arranjo institucional; eles propagam variaes institucionais, mas dificilmente propugnam verdadeiras instituies alternativas.10 Grandes movimentos sociais, abrangentes em suas temticas, especialmente na forma de movimentos de classe, no encontram mais solo frtil e tornaram-se obsoletos na medida em que foram estabelecidas instituies e processos estruturados de forma relativamente razovel; razoveis porquanto so, em princpio,

10 As exigncias de novos movimentos sociais pela democratizao da poltica, destacadas por Roth (1998: 52), talvez se destaquem como radicais em relao ao horizonte de pretenses do mainstream poltico; mas elas parecem modestas quando se considera o quanto o programa dos iluministas radicais deve ter parecido mais revolucionrio aos representantes da dominao feudal.

20

Civitas Revista de Cincias Sociais

Ano 2, n 1, junho 2002

abertas quanto ao resultado e baseadas em princpios democrticos.11 Isso de modo algum significa que todos os resqucios de justia de classe tivessem sido afastados, que a comunicao pblica siga preponderantemente as regras da discursividade, que os partidos polticos estejam abertos aos estranhos, que as mulheres tivessem igualdade de chances na profisso e na poltica. Mas o tema dominante dos movimentos atuais no a fundamentao de instituies e procedimentos, mas sim a deficincia de sua formao no sentido de princpios amplamente reconhecidos. Tpico para isto o movimento estadunidense pelos direitos civis, que podia apoiar-se em princpios constitucionais consagrados e no necessitava exigir previamente uma nova ordem constitucional.12 Isto retira dos enfrentamentos a sua dramaticidade histrica independentemente da radicalidade subjetiva de muitos ativistas e da brutalidade de muitas operaes policiais. O que est em jogo no mais o todo. As utopias que abrangem toda a sociedade esto esvaecidas. Tudo isto se reflete inclusive na surpreendente fragmentao das linhas de conflito. Com processos contnuos de diferenciao social multiplicam-se os pontos de partida dos movimentos sociais, especificados por issue. O que predomina o modelo da cooperao baseada em campanhas, da mobilizao voltada a projetos (Raschke 1985) e dos weak ties, os quais permitem uma surpreendente engenharia de combinaes sociais e factuais. No lugar do envolvimento vitalcio do indivduo num grande movimento surge o engajamento situativo (Paris 1998), do qual possvel despedir-se sem qualquer drama. A pertinncia a um movimento no implica mais necessariamente numa confisso definitiva de f e num envolvimento do mundo da vida do bero ao tmulo. A perda de importncia dos movimentos anti-sistmicos paradoxalmente parece vir acompanhada de um aumento quantitativo dos protestos em geral que assumem a forma de movimento. Com isso corroboram os resultados de primeiras anlises de protestos que abrangem um amplo espectro temporal, as quais mostram que na Alemanha Federal os protestos aumentam de dcada para dca11 Isto fica mais evidente quando questes constitucionais fundamentais esto em discusso. A fantasia tambm de esquerdistas de carteirinha se concentra em modificaes e complementaes. Cf. por exemplo as contribuies em Guggenberger e Offe (1984) assim como o debate sobre uma reforma constitucional no bojo da unificao alem, incitado pela esquerda mas que permaneceu incuo. 12 A Civil Rights Act de 1964 sob esta tica significa somente uma concretizao do princpio de igualdade j fixado na constituio dos Estados Unidos.

Sociedade como projeto projetos na sociedade

21

da (Rucht 1997) e tm cada vez mais como portadores alianas pontuais ao invs de grandes organizaes individuais. As razes para o crescimento de protestos na forma de movimentos j foram explicitados em parte (Neidhardt e Rucht 1993). Elas necessitam, no entanto, de novas anlises e complementos. Na multiplicidade e heterogeneidade de movimentos assim como em sua onipresena em praticamente todos os campos da poltica e em todos os nveis (da escala local global) est o foco do conceito sociedade de movimento. Ao mesmo tempo, o instrumental do protesto como um meio para a perseguio racional e legtima de interesses, antes reservada sobretudo aos movimentos, encontra aceitao e reconhecimento cada vez mais amplos. A pesquisa de opinio confirma que a parcela daqueles que nunca participaram de uma atividade de protesto diminui (Dalton 1996). O protesto no mais a arma especfica dos excludos; ele se infiltra em todos os grupos e camadas sociais. At mesmo dentistas apelam para o protesto coletivo como meio para preservar seus interesses profissionais. Tambm parece dissolver-se a estreita conexo entre determinadas formas de protesto e contedos especficos. Como Tarrow (1993) disse, o protesto torna-se modular. Lideranas polticas da Baviera lideram um protesto contra uma deciso da Corte Constitucional; deputados federais do PDS fazem uma greve de fome justamente num teatro, com o objetivo de defender seu partido contra uma cobrana draconiana de impostos; opositores do aborto organizam sit-ins diante de clnicas estadunidenses. No que diz respeito profundidade da inciso dos movimentos sociais, contudo, as sociedades ocidentais dos sculos 18 e 19 eram antes sociedades de movimento que as sociedades da atualidade.

Da sociedade como projeto aos projetos na sociedade


A essncia da modernidade consiste, como j enfatizado, em conceber a sociedade no mais como prolongamento da tradio, como realidade dada, mas como realidade construda. Referido ao futuro isto significa que a sociedade torna-se um projeto. No longo caminho do pensamento protomoderno at o psmoderno esta concepo de projeto, e com ela o papel dos movimentos sociais, no entanto, definida de forma bem distinta. A construo contratual jusnaturalista protomoderna de Thomas Hobbes contm uma concepo de projeto extremamente radical e ao mesmo tempo bem reduzida. A sociedade aparece como o produto racionalmente orientado da vontade humana, como afastamento consciente do estado de natureza. Em oposio a este, a sociedade oferece segurana e

22

Civitas Revista de Cincias Sociais

Ano 2, n 1, junho 2002

previsibilidade, mas tambm cobra seu preo. Para tornar a sociedade possvel, a grande maioria precisa submeter-se dominao de alguns poucos. Com isso a sociedade como projeto chegou ao seu final. Nela no h lugar para movimentos sociais.13 Os distrbios das guerras religiosas, que formavam o pano de fundos a partir do qual Hobbes postulou sua idia de contrato, so justamente aquele elemento que caracteriza o estado de natureza que se pretende superar com a constituio da ordem social. Para Marx, em contrapartida, a concepo de um estado de natureza pr-social parece absurdo. Ademais, para ele toda formao societria histrica com exceo do comunismo primitivo uma sociedade de classe e por conseguinte uma sociedade movimentada em um duplo sentido: a sociedade est em movimento e movimentos agem na sociedade. So movimentos que, em conformidade com o estgio das foras produtivas e das relaes de produo, formam o verdadeiro motor do progresso da sociedade. Este progresso se inspira na idia da superao da alienao. Isto perfaz o cerne do projeto de sociedade em Marx, d-lhe sentido, fora e direo. Enquanto Hobbes comparava a sociedade com um relgio, no qual cada parte tem seu lugar e o mantm de uma vez por todas, para Marx a sociedade contm em si a possibilidade de constituir-se num sujeito coletivo. E isto inclui a transformao de si prprio em objeto da reflexo e da transformao ativa. Enquanto em Hobbes predominava a idia de se acomodar na mecnica da engrenagem societria em prol do bem-intencionado interesse prprio, Marx aposta no homem criador que, depois de libertar-se de suas cadeias em um ato coletivo de libertao, como livre entre os livres e como igual entre iguais constitui a sociedade de tal maneira que corresponda s suas capacidades e necessidades. Embora Marx, aparentemente semelhana de Hobbes, fale das leis do movimento da sociedade, segundo ele so efetivamente as pessoas que criam aquelas circunstncias e realizam aquele ato coletivo de libertao que permitem o salto da pr-histria histria. Enquanto o grande projeto no sentido marxista j havia perdido parte de sua sugestividade na virada para o sculo 20 devido formao de correntes so13 Isto fica evidente na afirmao de Hobbes sobre a admissibilidade de ajuntamentos humanos: Mas em casos como este no um nmero fixo que torna ilegtima uma assemblia, mas aquele nmero que os funcionrios presentes no tm a possibilidade de subjugar e entregar justia. Quando um nmero inusitado de pessoas se rene contra algum a que acusam, a assemblia um tumulto ilegtimo, porque lhes possvel fazer entregar a acusao ao magistrado por uns poucos ou apenas um s. (Hobbes 1965: 186, cap. 22)

Sociedade como projeto projetos na sociedade

23

cialistas reformistas, o socialismo real, que languesceu at os anos 80, desacreditou-o duradouramente. Tambm outros desdobramentos e reconhecimentos contriburam para o abandono da sociedade como projeto, seja numa variante enftica-iluminista, seja numa variante tecnocrtica. No Ocidente, a revolta estudantil dos anos 60 marcou por ora a ltima tentativa de iniciar um grande projeto iluminista de sociedade. A despeito de todos os demais efeitos de longa durao da revolta, este projeto fracassou. Quase que simultaneamente ocorreram tambm os esforos em favor de um projeto de sociedade estritamente imanente ao sistema e gerido tecnocraticamente, na forma de diversos propsitos de planejamento e reforma. Tambm isto fracassou. Somente a partir deste horizonte de experincias que torna-se compreensvel a autolimitao de atores e observadores subseqentes. Isto vale tanto para o comedimento da cincia que busca uma conexo com a prtica como para o comedimento dos movimentos voltados para a interveno poltica. Novamente o contraste com casos histricos pode mostrar o quanto as pretenses foram recuadas: na era do esclarecimento, a cincia, a despeito de j ento estar diferenciada em algumas disciplinas, queria abarcar a sociedade em toda a amplitude de sua manifestao. O programa dos enciclopedistas franceses consistia em descrever a sociedade em sua totalidade. O programa de Hegel e de Marx consistia em definir a sociedade num conceito, em que pesem todas suas formas de manifestao. Ligado a isto estava a pretenso de instruir prxis social razovel atravs do autoconhecimento da sociedade. As cincias sociais de hoje esto, cum grano salis, desintegradas em disciplinas especializadas amplamente desconexas. O olhar sobre o todo abandonado: com relao ao conceito da sociedade como um todo eu sou agnstico disse Helmut Scheuch (apud Hauck 1984: 18). Aquele que, como Niklas Luhmann, mesmo assim ainda quer visualizar o todo, recolhe-se posio do observador. No mximo os comentrios irnicos sobre procedimentos polticos permitem ter a noo de que o especialista para o todo quer expressar seu embricamento nas questes obviamente s distncia (Luhmann 1997: 1129). A atual cincia dos movimentos reflete a tendncia geral. Enquanto Touraine (1978) ainda pretendia abrir os olhos dos novos movimentos sociais para o grande tema da historicidade mediante a interveno sociolgica, a maioria dos pesquisadores e pesquisadoras posteriores ps-se a dissecar movimentos e campanhas isoladas com o instrumental convencional da pesquisa social emprica.

24

Civitas Revista de Cincias Sociais

Ano 2, n 1, junho 2002

No raro isto feito com a esperana de que sobrem tambm conselhos tticos para os movimentos uma vez que a pesquisa sobre movimentos mais do que muitas outras disciplinas das cincias sociais est fascinada por seu objeto, o que dificulta o distanciamento. Os prprios movimentos afastaram-se de grandes utopias, do grande projeto da sociedade. Tal como seus observadores, eles tornaram-se especialistas para poder acompanhar a empresa poltica apegada a especializaes. Diante de ns se abre um leque infinito de issues polticos. Uns se empenham por esclarecimento sobre a temtica da Aids, os outros apregoam que se evite produzir lixo ao invs de queim-lo, outros ainda lutam contra a circunciso de meninas na frica. Ns at podemos achar que tudo isto faz sentido, mas ns dificilmente poderemos acompanhar tudo isto simultaneamente, quanto menos participar em tudo ativamente. Como os telespectadores ns nos agitamos por entre a abundncia de temas. Alm dos contedos, tambm as formas so oferecidas como um menu. O que faremos: bloquear uma estrada juntamente com outros ou criar uma homepage de uma organizao de protestos no nosso computador domstico? E mesmo quando nos sentimos atrados por um agrupamento bem especfico, digamos por exemplo o Greenpeace: vamos limitar a participao ao cheque mensal ou preferimos vender adesivos na banquinha de um grupo local de apoio? O que nos fascina: o emprego como dirigente de campanhas no escritrio central em Hamburgo, anunciado no semanrio Zeit, ou esperamos poder singrar em barcos de borracha como arrojados stuntmen e/ou subir em torres de refrigerao, para depois assistir-nos no Jornal Nacional? As imagens dramticas do confronto enganam. Elas revelam mais sobre os mecanismos de seleo dos meios de comunicao do que sobre o cotidiano dos movimentos. L onde antes predominavam fossos profundos, agora predominam na ordem do dia o dilogo e a cooperao. Como podemos ter acesso a verbas da Unio Europia destinadas a um amplo programa para o fomento s mulheres? A base chiar se a diretoria assinar um contrato de patrocnio ecolgico com a empresa X? Vale a pena participar de um projeto de mediao acerca da modificao gentica de plantas resistentes a herbicidas? Ser legtimo retirar uma denncia administrativa em troca de uma oferta de vrios milhes de Euros, para aplicar estes recursos na proteo da natureza? Conseguiremos dar em at trs dias um parecer sobre o questionrio da Comisso de Investigao? Ser que vi-

Sociedade como projeto projetos na sociedade

25

ro mais jornalistas entrevista coletiva se ns lhes oferecermos um lanchinho? So perguntas deste tipo que ocupam organizaes de movimentos atualmente. Em meio ao dia-a-dia da organizao e da mobilizao fica difcil dar uma paradinha para lanar um olhar sobre o todo. E aqueles, como o recm falecido Rudolph Bahro, que quiseram manter a viso do todo, alienaram-se de toda prxis voltada para a interveno poltica imediata, porque em seu af quase religioso as coisas concretas pareciam-lhes to somente servios de limpeza no Titanic. Segundo Ottheim Rammstedt (1978), movimentos necessitam movimentarse para permanecer em movimento. E o que acontece quando em meio a tanta mobilidade se perdem o sentido de direo e o calado, se o movimento virar corrida na roda do hamster? E o que fazer se por outro lado se aponta unicamente para o distante horizonte, mas ridiculariza todos os primeiros pequenos passos naquela direo? Como todos os movimentos cujo mpeto cedeu lugar ao cotidiano, tambm os novos movimentos sociais esto diante da questo se sucumbiro aos inofensivos afazeres rotineiros ou se preferem reacoplar sua prtica cotidiana s perguntas fundamentais acerca da ordem social. No primeiro caso isso significaria juntar-se multido de grupos de interesse e imitar a Associao dos Contribuintes ou a Confederao de Mdias Empresas. No segundo caso isso significaria conectar-se aos contedos crticos dos grandes movimentos sociais da modernidade. Mas isto s parece fazer sentido se o antigo programa de esclarecimento for simultaneamente subacomodado e sobrepujado. Subacomodado ele precisaria ser em sua radicalidade: face capacidade e ao potencial de racionalidade das instituies fundamentais da modernidade e quase todos os arranjos democrticos e legais so sua expresso , no possvel querer colocar algo totalmente novo em seu lugar. O carter formal destes arranjos, contrariamente s afirmaes de muitos crticos, no um construto especialmente refinado porquanto ocultador da dominao ilegtima, mas tem justamente a vantagem de no pretender engessar o futuro atravs de supostas certezas substanciais e eternas verdades. Assim, e somente assim, o caminho para a sociedade como projeto permanece aberto. Sobrepujado deveria ser o potencial de reflexo inicial do iluminismo na medida em que este se adscrevia concepo de que seria possvel fazer histria livre de compromissos. Possivelmente haja constantes antropolgicas que permitem com que mesmo um bem intencionado programa de um novo homem se torne uma ditadura educacional. Possivelmente o projeto da sociedade no possa ser erigido somente sobre a razo, mas exija compaixo um importante conceito elementar dos filsofos morais esco-

26

Civitas Revista de Cincias Sociais

Ano 2, n 1, junho 2002

ceses que no encontrou espao no racionalismo francs. possvel que o projeto de sociedade tenha desaparecido com boas razes da ordem histrica do dia para dar lugar aos projetos na sociedade. A fala sobre a sociedade de movimento poderia encontrar seu foco tanto emprico como normativo no fato de fervilharem muitos movimentos em seu interior, no apenas para ir tocando a sociedade, mas para mant-la no rumo e no nvel de uma modernidade reflexiva. Reflexivo neste caso significa sobretudo tomar conscincia das prprias limitaes, certificar-se sempre de novo do rumo e nisso tudo suportar as contradies entre radicalidade e pragmatismo. Exigir isto dos movimentos na modernidade atual pode-se realmente chamar isso de um pequeno projeto na sociedade?

Referncias bibliogrficas
Bergmann, Werner (1985). Das frhe Mnchtum als soziale Bewegung. KZfSs, v. 37, n. 1, p. 30-59. Dalton, Russell J. (1996). Citizen politics, public opinion and political parties in advanced Western democracies. 2. ed., Chatham/New Jersey: Chatham. Eisenstadt, Smuel N. (1998). Die Antinomien der Moderne. Frankfurt/M.: Suhrkamp. Etzioni, Amitai (1970). Demonstration democracy. New York et al.: Gordon and Breach. Fukuyama, Francis (1992). Das Ende der Geschichte. Wo stehen wir? Mnchen: Kindler. Goertz, Hans-Jrgen (1988). Die Tufer. Geschichte und Deutung. Mnchen: Beck. Grieinger, Andreas (1981). Das symbolische Kapital der Ehre. Streikbewegungen und Kollektives Bewutsein deutscher Handwerksgesellen im 18. Jahrhundert. Frankfurt/M.: Ullstein. Guggenberger, Bernd; Offe, Claus (orgs.) (1984). An den Grenzen der Mehrheitsdemokratie. Politik und Soziologie der Mehrheitsregel. Opladen: Westdeutscher. Gusfield, Joseph (1967). Tradition and modernity: misplaced polarities in the study of social change. American Journal of Sociology, v. 72, p. 351-362. Hauck, Gerhard (1984). Geschichte der soziologischen Theorie. Reinbek: Rowohlt. Heberle, Rudolf (1951). Social movements. An introduction to political sociology. New York: Appleton-Century-Crofts. Hobbes, Thomas (1965). Leviathan oder Wesen, Form und Gewalt des kirchlichen und brgerlichen Staates. Reinbek: Rowohlt. Imhof, Kurt; Romano, Gaetano (1996). Die Diskontinuitt der Moderne. Zur Theorie des sozialen Wandels. Frankfurt/M.: Campus.

Sociedade como projeto projetos na sociedade

27

Koselleck, Reinhard (1979). ber die Verfgbarkeit der Geschichte. In: Reinhard Koselleck, Vergangene Zukunft. Frankfurt/M.: Suhrkamp, p. 260-277. Luhmann, Niklas (1997). Die Gesellschaft der Gesellschaft. 2 v., Frankfurt/M: Suhrkamp. Marx, Karl (1966). Zur Kritik der Hegelschen Rechtsphilosophie, Einleitung. In: Karl Marx; Friedrich Engels, Studienausgabe in 4 Bnden, ed. por Iring Fetscher. v. 1: Philosophie. Frankfurt/M.: Fischer, p. 17-30. Meyer; David; Tarrow, Sidney (orgs.) (1998). The social movement society: contentious politics for a new century. Boulder: Rowman & Littlefield. Moore Jr., Barrington (1982). Ungerechtigkeit. Die sozialen Ursachen von Unterordnung und Widerstand. Frankfurt/M.: Suhrkamp. Nar, Wolf-Dieter (1980). Zum Politikum der Form. Leviathan, v. 8, n. 2, p. 143-163. Neidhardt, Friedhelm; Rucht, Dieter (1993). Auf dem Weg in die Bewegungsgesellschaft? ber die Stabilisierbarkeit sozialer Bewegungen. Soziale Welt, v. 44, n. 3, p. 305-326. Offe, Claus (1980). Konkurrenzpartei und kollektive politische Identitt. In: Roland Roth (org.): Parlamentarisches Ritual und politische Alternativen. Frankfurt/M.: Campus, p. 26-42. Paris, Rainer (1989). Situative Bewegung. Moderne Protestmentalitt und politisches Engagement. Leviathan, v. 17, n. 3, p. 322-336. Pross, Harry (1992). Protestgesellschaft. Von der Wirksamkeit des Widerspruchs. Mnchen: Artemis & Winkler. Raschke, Joachim (1985). Soziale Bewegungen. Ein historisch-systematischer Grundri. Frankfurt/M.: Campus. Rammstedt, Otthein (1978). Soziale Bewegung. Frankfurt/M.: Suhrkamp. Roth, Roland (1998). Neue soziale Bewegungen Forschungsjournal NsB, v. 11, n. 1, p. 48-62. und liberale Demokratie.

Rucht, Dieter (1991). Sociological theory as a theory of social movements? A critique of Alain Touraine. In: Dieter Rucht (org.): Research on social movements: The state of the art in Western Europe and the USA. Frankfurt/M./Boulder: Campus/Westview, p. 355-384. . (1993). Parteien, Verbnde und Bewegungen als Systeme politischer Interessenvermittlung. In: Oskar Niedermayer; Richard Stss (org.): Stand und Perspektiven der Parteienforschung. Opladen: Westdeutscher, p. 251-275. . (1997). Soziale Bewegungen als demokratische Produktivkraft. In: Ansgar Klein e Rainer Schmalz-Bruns (orgs.): Politische Beteiligung und Brgerengagement in

28

Civitas Revista de Cincias Sociais

Ano 2, n 1, junho 2002

Deutschland. Mglichkeiten und Grenzen. Bonn: Bundeszentrale fr Politische Bildung, p. 382-403. Saage, Richard (1991). Politische Utopien der Neuzeit. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft. Schulze, Winfried (1981). Herrschaft und Widerstand in der Sicht des gemeinen Mannes im 16./17. Jahrhundert. In: Hans Mommsen; Winfried Schulze (orgs.): Vom Elend der Handarbeit. Probleme historischer Unterschichtenforschung. Stuttgart: Klett-Cotta, p. 182-198. Suter, Andreas (1997). Der schweizerische Bauernkrieg von 1653. Politische Sozialgeschichte Sozialgeschichte eines politischen Ereignisses. Tbingen: bibliotheca academica. Tarrow, Sidney (1993). Modular collective action and the rise of the social movement: Why the French revolution was not enough. Politics and Society, v. 21, n. 1, p. 69-90. (1994). Power in movement: social movements, collective action and politics. Cambridge: Cambridge UP. Tenbruck, Friedrich H. (1976). Glaubensgeschichte der Moderne. Zeitschrift fr Politik, v. 23, n. 1, p. 1-15. Til1y, Charles (1978). From mobilization to revolution. Reading: Addison-Wesley. Touraine, Alain (1978). La voix et le regard. Paris: Seuil. (1984). Les mouvement sociaux: objet particulier ou probleme central de l analyse sociologique? Revue franaise de sociologie, v. 25, n. 1, p. 3-19. Turner, Ralph e Lewis Killian (1972). Collective behavior. 2. ed., Englewood Cliffs: Prentice Hall. Weber, Max (1976). Wirtschaft und Gesellschaft. Grundri der verstehenden Soziologie [orig. 1921]. 5. ed. Tbingen: Mohr. Welsch, Wolfgang (1987). Unsere postmoderne Moderne. Reihe Acta humaniora. Weinheim: VHC.

You might also like