You are on page 1of 6

Maria Helena Diniz Pessoa Natural

1. 2.
Conceito de Pessoa Natural a. o ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigaes Capacidade Jurdica a. Capacidade de gozo ou de direito I. Aptido para adquirir direitos e contrair deveres da vida civil. Todos Tm. b. Capacidade de fato ou de exerccio I. Aptido de exercer por si s atos da vida civil. Incapacidade a. Conceito: I. a restrio legal ao exerccio dos atos da vida civil devendo ser sempre encarada estritamente, considerando-se o princpio de que a capacidade a regra e a incapacidade a exceo II. Incapacidade Proibio legal III. Capacidade de gozo legitimao b. Incapacidade Absoluta I. Conceito: 1. Quando houver proibio total de exerccio do direito pelo incapaz, acarretando, em caso de violao do preceito, a nulidade do ato. II. Proteo: Representao III. Pessoas Absolutamente Incapazes: 1. Os menores de 16 anos 2. Os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica dos atos da vida civil. 3. Os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade IV. Pessoas que no podem ser consideradas Absolutamente Incapazes 1. Deficiente fsico, surdo-mudo ou ao cego que se adaptou sociedade por terem recebido educao adequada 2. Os ausentes declarados por sentena. a. A Ausncia (em anexo) c. Incapacidade Relativa I. Conceito: Relativo a aqueles que podem praticar por si os atos da vida civil desde que assistidos por quem o direito positivo encarrega deste ofcio, em razo de parentesco, de relao de ordem civil ou de designao judicial. Sua violao acarreta a anulabilidade do ato jurdico, dependendo da iniciativa do lesado. II. Proteo: Assistncia III. Pessoas Relativamente Incapazes: 1. Os maiores de 16 anos e menores de 18 anos 2. Os brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tiverem o discernimento reduzido. 3. Os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo 4. Os prdigos

3.

IV. Pessoas que no podem ser consideradas Relativamente Incapazes: 1. Mulher casada (Cdigo de 1916) 2. Silvcolas ou ndios (leis especiais) 3. Falidos 4. Pessoas com condenao criminal d. Proteo aos Incapazes I. Representao ou Assistncia II. Curatela: 1. Instituto de interesse pblico, para reger a pessoa e administrar bens de maior que por si s no est em condies de faz-lo, em razo de enfermidade mental ou de prodigalidade. 2. O pressuposto ftico da curatela: a incapacidade. 3. O pressuposto jurdico: deciso judicial, tornando o incapaz, capaz. III. Interdio 1. Atinge os que, em conseqncia de uma doena de esprito, no esto em condies de gerir seus negcios e sua pessoa. 2. Ela a desconstituio, total ou parcial, da capacidade negocial em virtude de sentena judicial, prolata por constatar incapacidade mental. 3. Dever ter relatrio mdico, prova pericial mdico-psiquitrico e interrogatrio judicial. 4. Pessoas para interdio: genitor, tutor, cnjuge ou qualquer parente. 5. Sentena: declaratria ou constitutiva? a. Direito Substantivo: declaratria b. Direito Processual: constitutiva c. MH.D.: Mista (declaratria e constitutiva) i. Os atos praticados depois da sentena so nulos ou anulveis (ex nunc) ii. Os atos praticados antes de sua interdio podero ser anulados (ex tunc), se comprovada a insanidade no momento do ato. 6. Medidas Tutelares e. Cessao da personalidade jurdica I. Conceito: Se dar quando cessar as causas que a determinaram. II. Casos: 1. O menor completar 18 anos 2. Houver emancipao a. Pela concesso dos pais ou por sentena do juiz b. Pelo casamento c. Pelo exerccio de emprego pblico de carter efetivo d. Colao de grau em ensino superior e. Por ter estabelecimento civil ou empresarial ou pela existncia de relao de emprego, onde tenha economia prpria.

4.

Comeo da personalidade jurdica a. Nos diferentes pases b. Conceito:

I. D-se no nascimento com vida, ou seja, aps o parto o beb respire e tenha batimentos cardacos, tendo sido ou no cortado o cordo, esteja ou no desprendida a placenta. c. Direitos do nascituro: I. Direito vida, integridade fsica, a alimentos, assistncia pr-natal, a representao, a receber herana, a ser adotado, investigao de paternidade. d. Personalidade Jurdica I. P.J Formal - nos direitos de personalidade por tem gentica II. P.J Material alcanando os direitos patrimoniais e obrigacionais, em estado potencial. Se nascer com vida os adquire.

5.

Individualizao da pessoa natural a. Nome, Estado e Domiclio b. Nome I. a exteriorizao do indivduo 1. Caractersticas: Inalienvel, Imprescritvel e Protegido juridicamente. 2. Relativamente imutvel II. vedada a utilizao sem autorizao. III. Composio 1. Prenome + Sobrenome IV. Caso de adoo de um filho V. Caso de Casamento com acrscimo de sobrenome VI. Inalterabilidade do nome 1. Excees: a. Expuser o portador ao ridculo e a situaes vexatrias b. Houver erro grfico evidente c. Causar embaraos no setor eleitoral, comercial ou profissional d. Houver mudana de sexo e. Houver apelido pblico notrio f. Proteo de vtimas e testemunhas g. Estrangeiro de nome difcil VII. Deve ser feito o registro do nome do Registro Pblico c. Estado I. Conceito: 1. o seu modo particular de existir 2. a soma de suas qualificaes, permitindo sua apresentao na sociedade numa determinada situao jurdica, para que possa usufruir dos benefcios e vantagens dela decorrentes, e sofrer o nus e obrigaes que dela emanam. 3. Aspecto Individual ou fsico, familiar e poltico II. Classificao: 1. O Estado Individual ou Fsico: a. Quanto idade, sexo, sade mental e fsica, ou seja, elementos que influenciam sua capacidade civil. 2. O Estado Familiar: a. Situao na famlia (casado, solteiro...), no que concerne ao parentesco consangneo (pai, filho...) e no que concerne afinidade (sogra, genro, madrasta...). 3. O Estado Poltico:

a. A qualidade jurdica que advm da posio da pessoa na sociedade poltica ( estrangeira, naturalizada ou nacional) 4. O Estado Familiar III. Caractersticas: 1. Indivisibilidade, Indisponibilidade e Imprescritibilidade d. Domiclio I. Conceito: 1. a sede jurdica da pessoa, onde ela se presume presente para efeitos de direito e onde exerce ou pratica, habitualmente, seus atos e negcios jurdicos. II. Residncia Habitao/moradia III. Domiclio civil Domiclio Profissional Domiclio Aparente IV. 2 Elementos: 1. Objetivo fixao da pessoa em dado lugar 2. Subjetivo inteno de ali permanecer com nimo definitivo V. Pluralidade de Domiclios 1. Pessoa natural qualquer deles 2. Pessoa jurdica o domiclio referente a cada unidade domiciliar VI. Classificao 1. Domiclio necessrio ou legal a. Quando for determinado por lei, em razo da condio ou situao de certas pessoas: i. Recm-nascido: domiclio dos pais ii. Incapaz: domiclio do representante ou assistente iii. Itinerante: local onde encontrado iv. Cnjuge: domiclio do casal v. Servidor pblico: local que exerce funo vi. Militar ativo: local onde servir vii. Oficiais ou tripulantes: local de matrcula do navio viii. Preso: local onde cumpre a sentena ix. Agente Diplomtico: o pas que representam 2. Domiclio Voluntrio a. Quando escolhido livremente b. Classificao: i. Geral fixado pela prpria vontade do indivduo quando capaz ii. Especial De acordo com contrato a fim de fixar a sede jurdica onde as obrigaes contratuais devero ser cumpridas ou exigidas. VII. Cessao do Domiclio Anterior 1. Pela mudana a. Mudana voluntria 2. Por determinao da lei a. Mudana domiciliar compulsria (ex: Aprov. em concurso) b. Por contrato c. Domiclio de eleio ou contratual

6.

Extino da pessoa natural a. Morte Real

b.

c.

d.

e.

I. Efeitos: 1. Dissoluo do vnculo conjugal 2. Extino do poder familiar 3. Cessao da obrigao de alimentos 4. Extino do usufruto 5. Perda da capacidade de ser parte em processo judicial Morte Civil I. Antes era admitida, mas no mais. H resqucios quando aos efeitos da excluso da herana por indignidade. A herana ser dividida como se o filho morto estivesse. Morte Presumida I. Com declarao de ausncia no que concerne a efeitos patrimoniais e alguns pessoais. II. Ou sem declarao de ausncia, em caso de morte extremamente provvel Morte Simultnea ou Comorincia I. Se dois ou mais indivduos falecerem na mesma ocasio, no se podendo averiguar se algum dos comorientes procedeu aos outros, presumir-se-o simultaneamente mortos. II. Logo, no haver transferncia de direito entre eles. Direitos no so totalmente aniquilados com a morte I. A vontade sobrevive no testamento e ao cadver devido respeito. Continua o direito moral do autor, o direito imagem e honra.

7.

A Ausncia (ANEXO) a. Conceito: I. um instrumento jurdico pelo qual se protegem os interesses daquele que se afastou do domiclio, sem deixar procurador ou representante e do qual no h notcias, instituindo-se a curatela. b. Trs Fases: I. A Curatela do Ausente: 1. Onde se d a caracterizao da ausncia por sentena declaratria, que dever ser registrada no cartrio do domiclio anterior ao ausente. 2. Arrecadar os bens do ausente e entregar ao curador. 3. Curadores possveis: companheiro, pais, descendentes, ou algum escolhido pelo juiz. 4. Todos os rendimentos dos bens sero guardados para o proprietrio. 5. Tempo sem representante ou procurador: 1 ano. 6. Tempo com representante ou procurador: 3 anos. 7. Publicaes de editais de 2 em 2 meses. II. A Sucesso Provisria: 1. Ser aberta 180 dias depois da sua publicao na imprensa. 2. Ter a diviso de bens como se morto fosse. 3. A herana provisria e condicional. Pois tero que dar garantias de restituio mediante penhores, hipotecas. H excees. 4. Os bens no podero ser alienados. 5. Se o sucessor provisrio for descendente, cnjuge ou ascendente far seus os frutos. Se no o for, metade desses frutos sero seus e a outra metade ser do ausente.

6. Se o ausente aparecer e se comprovar que sua ausncia foi voluntria e injustificada, perder ele os frutos, para compensar a administrao feita. III. Sucesso Definitiva: 1. 10 anos aps a sucesso provisria, ou 5 em caso de maiores de 80 anos. 2. A propriedade ser entregue, em caso de retorno, no estado em que se encontrarem ou o preo que os herdeiros conseguiram com a venda. 3. Se em 10 anos ningum abrir a sucesso definitiva, os bens arrecadados faro parte do domnio da Unio.

Curatela (3 anos) Com representante ou procurador

Cessao por notcia de bito ou retorno

Sucesso Provisria (10 anos) Ausncia Curatela (1 ano) Em caso de retorno, o ausente ter direito aos seus bens. Sem representante ou procurador Cessao por notcia de bito ou retorno Se ningum abrir a sucesso provisria

Se bito, Sucesso Definitiva Constatao da morte do ausente Retorno do ausente ou notcias Aps 10 anos, Sucesso Definitiva Se maior de 80 anos, Aps 5 anos, Sucesso Definitiva

Sucesso Definitiva Sucesso Definitiva Sucesso Definitiva Antes de 10 anos: bens da forma que estiverem Depois de 10 anos: Direito a nada.

Se bito, Sucesso Definitiva Herana jacente (10 anos)

Domnio da Unio

You might also like