You are on page 1of 114

LIVROS FISCAIS

O ambiente
Em razo da grande demanda de procedimentos fiscais que a Legislao Tributria Brasileira exige fundamental que haja um controle robusto do contribuinte nos processos pertinentes aos tributos e obrigaes de competncia federal, estadual e municipal, para que estas obrigaes sejam efetuadas de forma otimizada, gil e correta disponibilizamos o ambiente Livros Fiscais que realiza atravs de suas funcionalidades os encargos exigidos pelo FISCO.

Justificativa

No se torna raro o procedimento adotado pelo FISCO no que tange as solicitaes de medidas provisrias, arquivos magnticos, livros fiscais, comprovantes de reteno de impostos, etc. Para que seja efetuado o gerenciamento eficaz destas obrigaes independente da sua competncia tributria seja esta Federal, Estadual ou Municipal de suma importncia que o contribuinte esteja amparado por ferramentas que auxiliem e possibilitem o cumprimento destas exigncias fiscais afim de estar sempre isento de penalidades.

Objetivos instrucionais do curso


So habilidades e competncias precisas e especficas, que propiciam uma indicao clara e completa sobre os conhecimentos pretendidos. Compreendem:

a) Conceitos a serem aprendidos: - princpio epistemolgico do Protheus. - nomenclatura Microsiga; - princpios da Administrao de Livros Fiscais; - integraes.

b) Habilidades a serem dominadas: - domnio conceitual do sistema; - propriedade de compreenso e emprego da nomenclatura Microsiga Livros Fiscais; L - capacidade de articulao e relao entre as diversas informaes e dados que pressupem as funcionalidades do ambiente Livros Fiscais; - capacidade de anlise e adequao: necessidades X soluo Microsiga; - domnio tcnico-operacional do Protheus Livros Fiscais; - capacidade para aes pr-ativas, tendo como ferramenta de soluo o sistema.

c) Tcnicas a serem aprendidas: - implantao do ambiente de Livros Fiscais; - operacionalizao do ambiente; - aplicao e utilizao plenas das funcionalidades do sistema Livros Fiscais.

d) Atitudes a serem desenvolvidas: - capacidade de promover aes planejadas e pr-ativas, tendo como ferramenta de soluo o sistema Microsiga Livros Fiscais; - capacidade para resoluo de problemas tcnico-operacionais do ambiente; - capacidade de execuo.

Objetivos especficos do curso: Ao trmino do curso, o treinando dever ser capaz de:

conhecer e empregar adequada e eficazmente funcionalidades do Protheus Livros Fiscais;

os

conceitos

dominar e articular com propriedade a linguagem prpria soluo Microsiga; implantar e operar o sistema no ambiente de Livros Fiscais; Vislumbrar as solues para as necessidades emergentes atravs do Protheus Livros Fiscais.

FLUXO OPERACIONAL

PARMETROS
A seguir, esto representados os parmetros utilizados no ambiente Livros Fiscais.

Nome

Descrio Parmetro utilizado na gerao da Instruo Normativa DIEF-PA. Deve ser informado o campo da tabela SA1 que contm o cdigo do municpio do cliente, conforme a tabela da SEFAPA. Parmetro utilizado na gerao da Instruo Normativa DIEF-PA. Deve ser informado o campo da tabela SA2 que contm o cdigo do municpio do fornecedor, conforme a tabela da SEFA-PA. Parmetro utilizado na DFC-GI. Neste parmetro deve ser informado o campo da Tabela SA1 que contm o cdigo do municpio, conforme a tabela de municpios do Estado do Paran - DFC, constante no Manual de Instrues de Preenchimento. Exemplo: A1_CODMUN. O campo deve ser informado sem aspas (""). Parmetro utilizado na DFC-GI. Neste parmetro deve ser informado o campo da Tabela SA2 que contm o cdigo do municpio, conforme a tabela de municpios do Estado do Paran - DFC, constante no Manual de Instrues de Preenchimento. Exemplo: A2_CODMUN. O campo deve ser informado sem aspas (""). Este parmetro deve indicar o nmero da autorizao para impresso de documentos fiscais referentes SISIF - CE Define as alquotas de ICMS a serem utilizadas. Devem ser informadas conforme exemplo a seguir: 0/7/12/18/25/37/0.5. Alquota do ISS em casos de prestao de servios, utilizando percentuais definidos pelo municpio.

Contedo

MV_A1DIEF

MV_A2DIEF

MV_A1MUN

MV_A2_MUN

MV_AIDF

MV_ALIQICM

0/7/12/18/25/37

MV_ALIQISS

MV_ATIVIDA

Informar o campo da tabela SA1 (Cad. Clientes) que se refere ao cdigo da atividade. Neste parmetro deve ser informado o campo da tabela SF3 (Livros Fiscais) que se refere ao cdigo do servio. Este parmetro deve conter o campo da tabela SA2, a critrio do cliente, que contm o cdigo do municpio constante na tabela de municpios da GMB2004. Este parmetro deve conter os CFOPs, separados por barra, cuja escriturao deve ser apenas as colunas "Valor Contbil" e "Excludas" , de acordo com a tabela de Cdigos Fiscais da GMB2004. Este parmetro atende a Instruo Normativa 313. Deve ser informado o campo da tabela SF2 - Cabealho das NFs de Sada que contm o cdigo da moeda negociada. Neste parmetro deve ser indicado o campo referente ao cdigo de municpio a ser usado no processamento da Nova-GIA, pois, caso contrrio, o sistema assume o contedo do campo "Cd. Mun. ZF" (A1_CODMUN) do Cadastro de Clientes. Parmetro utilizado na gerao da Instruo Normativa DIEF-PA. Deve ser informado o campo da tabela SB5 que contm o cdigo do produto/servio conforme a tabela da SEFA-PA para gerao do Anexo I. Cdigo do produto/servio disponibilizado pela SEF/MG para contemplar o registro tipo 88E da GAM57/MG Cdigos dos CFOs de devoluo. Parmetro utilizado na gerao da Instruo Normativa DIEF-PA. Devem ser informados os cdigos de CFOPs que devem ser processados no Anexo I. 131/231/331/132/ 232/332

MV_CODISS

MV_CODMGMB

MV_CFATGMB

MV_CODMOEX

MV_CODMUN

MV_CODDIEF

MV_CODSEF

MV_CFODEV

MV_CFODIEF

MV_CFOFAT

Cdigos de CFOs de faturamento. Deve ser informado o nome do municpio onde o contribuinte est estabelecido. Natureza para ttulos referentes a COFINS. Deve ser informado o campo da tabela SB1 que contm o fator de converso do produto, utilizado para o clculo da medida estatstica. Parmetro utilizado na gerao do DNF2004. Data limite para operaes fiscais. realizao de

511/611/711/512612/ 712/513/613/713/518/ 618/718/519/619/710

MV_CIDADE

MV_COFINS

COFINS

MV_CONVDNF

MV_DATAFIS

01/01/80

MV_DCRE02

Deve ser informado o campo do SB5 que indica a incluso do componente no clculo do I.I. (Imposto de Importao) Registro Tipo 3. Parmetro utilizado na Instruo Normativa DCR-E. Deve ser informado o campo do SB5 que indica a utilizao do regime com suspenso de impostos durante a importao Registro Tipo 3 e 4. Parmetro utilizado na Instruo Normativa DCR-E. Informe o campo do SB5 que Indica a utilizao de Coeficiente de Reduo do I.I. (Imposto de Importao) Registro Tipo 3 e 4. Parmetro utilizado na Instruo Normativa DCR-E. Deve ser informado o campo do SD1 que contm o Nmero da D.I. (Declarao de Importao), quando no h Integrao com o SIGAEIC (ambiente de Importao) Registro Tipo 3 e 4. Parmetro utilizado na Instruo Normativa DCR-E. Deve ser informado o campo do SD1 que contm o Nmero da Adio D.I., quando no h Integrao com o SIGAEIC (ambiente de Importao) Registro Tipo 3 e 4. Parmetro utilizado na Instruo Normativa DCR-E.

MV_DCRE03

MV_DCRE04

MV_DCRE05

MV_DCRE06

MV_DCRE07

Deve ser informado o campo do SD1 que contm a Alquota de I.I. (Imposto de Importao), quando no h Integrao com o SIGAEIC (ambiente de Importao) Registro Tipo 3 e 4. Parmetro utilizado na Instruo Normativa DCR-E. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 1 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 2 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 3 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 4 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 5 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 6 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 7 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 8 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. <CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT01

MV_DECIT02

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT03

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT04

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT05

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT06

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT07

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT08

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT09

Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 9 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 10 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 12 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Neste parmetro devem ser informados os CFOPs alm dos considerados para o Quadro D, item 13 da tabela I da DECLAN do Rio de Janeiro. Este parmetro atende a Instruo Normativa 313. Deve ser informado o campo da tabela SF2 - Cabealho das NFs de Sada que contm o nmero do despacho de exportao, conforme tabela do SISCOMEX. Neste parmetro deve ser informado o nmero da Declarao de Importao, para a gerao do Sintegra RJ. Neste parmetro devem ser definidos os CFOPs que no constam nas Fichas 30 e 31 da DIPJ, conforme aplicativo da Receita Federal. Exemplo: 3001-1111/ onde: 3001 = linha 30/01 - Insumos para Industrializao Este parmetro atende a Instruo Normativa 313. Deve ser informado o campo da tabela SF2 - Cabealho das NFs de Sada que contm a data de embarque da exportao, conforme tabela do SISCOMEX. Neste parmetro deve ser informada a data do registro da Declarao de Importao, para a gerao do Sintegra RJ.

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT10

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT12

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DECIT13

<CFOPs determinados pelo cliente>

MV_DESPEX

MV_DI

MV_DIPICFO

MV_DTEXP

MV_DTDI

MV_DICAIDF

Ano e nmero da autorizao da emisso para impresso dos documentos fiscais (AIDF). Retorna o nome do campo contendo o cdigo que classifica o produto/servio da empresa, definido na Tabela 6 da DIC. Indica que os ambientes de Compras e Importao estaro integrados. Sigla do estado da empresa usuria do sistema para efeito de clculo de ICMS (7, 12 ou 18%). Alquota de ICMS de cada estado. Deve ser informada a sigla e, em seguida a alquota, para clculo de ICMS complementar. Indica o nmero do registro de exportao para produtos qumicos, utilizado na emisso do Mapa de Controle de Produtos Qumicos. Deve ser informado o tipo de numerao do cdigo seqncia do CIAP Este parmetro atende a rotina "Instrues Normativas" (GIA - MS) e deve conter o cdigo do logradouro. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS" Este parmetro deve ser criado para atender a rotina "Instrues Normativas" (GIA - MS) e deve conter o cdigo do bairro. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS" Este parmetro deve ser criado para atender a rotina "Instrues Normativas" (GIA - MS) e deve conter o cdigo do municpio. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS" Este parmetro ser utilizado na Apurao de ICMS (Simples - Santa Catarina), onde devem ser relacionados os CFOPs de sada e de entrada utilizados nas notas fiscais

{}

MV_DIC_T06

**

MV_EASY

MV_ESTADO

SP AC17 AL17 AM17 BA17 CE17 DF17 ES17 GO17 MA17 MG18 MS17 MT17 PA17 PB17 PE17 PI17 PR17 RJ18 RN17 RO17 RR17 RS18 SC17 SE17 SP18 TO17 SD2->D2_PREEMB

MV_ESTICM

MV_EX

MV_FSNCIAP

MV_GIAENDE

MV_GIABAIR

MV_GIAMUNI

MV_GIASC01

emitidas pela empresa. Exemplo: {"5101/1101/5102/1102",""} Este parmetro deve ser criado para atender a rotina "Instrues Normativas" (GIA-MS) e determina quais sero os CFOPs de Sada, utilizados para os campos Base de Clculo e ICMS Subs. Tributria Registro 03 do Layout e Help da GIA. Devem ser informados somente os CFOPs novos, a partir de 2.003. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS". Este parmetro deve ser criado para atender a rotina "Instrues Normativas" (GIA-MS). Idem ao parmetro "MV_GIA03AN". Somente preencha este parmetro caso necessite utilizar os CFOPs antigos, ou seja, anteriores a 2003. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS" Este parmetro deve ser criado para atender a rotina "Instrues Normativas" (GIA-MS) e determina quais sero os CFOPs de Entrada, utilizados para o campo Devolues e Ressarcimentos Registro 03 do Layout e Help da GIA. Devem ser informados somente os CFOPs novos, ou seja, a partir de 2003. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS" Este parmetro deve ser criado para atender a rotina "Instrues Normativas" (GIA-MS). Idem ao parmetro "MV_GIA03BN". Somente preencha este parmetro caso necessite utilizar CFOPs antigos, ou seja, anteriores a 2003. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS" Este parmetro deve ser criado para atender a rotina "Instrues Normativas" (GIA-MS) e determina quais sero os CFOPs de Substituio Tributria de Servios de Transporte Registro 03 do Layout e Help da GIA. Devem ser informados somente

MV_GIA03AN

MV_GIA03AA

MV_GIA03BN

MV_GIA03BA

MV_GIA03CN

os CFOPs novos, a partir de 2003. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS". Este parmetro deve ser criado para atender a rotina "Instrues Normativas" (GIA-MS). Idem ao parmetro "MV_GIA03CN". Somente preencha este parmetro caso necessite utilizar CFOPs antigos, ou seja, anteriores a 2003. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS" Este parmetro deve ser criado para atender a rotina "Instrues Normativas" (GIA-MS) e determina quais sero os CFOPs de Entrada e Sada, Substituio Tributria, para as Operaes Interestaduais Registro 15 do Layout e Help da GIA. Devem ser informados somente os CFOPs novos, a partir de 2003. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS" Este parmetro deve ser criado para atender a rotina "Instrues Normativas" (GIA-MS). Idem ao parmetro "MV_GIA15AN". Somente preencha este parmetro caso necessite utilizar CFOPs antigos, ou seja, anteriores a 2003. Veja detalhes no tpico "Procedimentos de Implementao GIA - MS" Devem ser informados os cdigos de CFOPs para movimentos interestaduais de entrada de petrleo/energia contendo ICMS Substituio Tributria. Parmetro utilizado na gerao da Instruo Normativa GI-DF. Este parmetro indica o grupo de produtos alternativos correspondentes a resduos, que sero utilizados na emisso do relatrio de Mapas de Produtos Qumicos. Este parmetro indica os grupos de produtos que se referem a resduos para a gerao do Anexo XI-G dos Mapas de Produtos Qumicos

MV_GIA03CA

MV_GIA15AN

MV_GIA15AA

MV_GIDF

MV_GRP2PRO

MV_GRUPRES

Controlados, conforme cdigos cadastrados na Tabela SBM (Grupo de Produtos). MV_ICMPAD Define a alquota de ICMS aplicada em operaes dentro do estado onde a empresa est localizada (17 ou 18%). Alquota de incentivo fiscal. Este parmetro deve ser configurado com o campo da Tabela SB5 (Complemento do Cadastro de Produtos) que indique se o produto possui ou no incentivo fiscal. importante que este campo retorne S para o produto que possui incentivo fiscal, caso contrrio, deve retornar N, para indicar que o produto no possui incentivo fiscal. Parmetro utilizado na gerao do arquivo magntico Sintegra - MS. Verifica se o clculo do ISS deve ser embutido. Indexador da unidade da federao para taxas e impostos. Ex.: UFESP para So Paulo. Selos de controle aplicados nos produtos - CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados na venda de produtos com Selos de Controle da SRF. EX: XXXX/YYYY/ZZZZ Neste parmetro deve ser informado o campo da tabela SB5 (Complemento de Produtos) que se refere ao cdigo de insumo, conforme o Anexo B - Tabela de Insumos do Layout de Importao - DIF Cigarros. Exemplo: B5_CODINSU Insumos adquiridos no mercado nacional/externo - CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados na aquisio de insumos no mercado nacional ou externo, exceto por transferncia. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ UFESP 18

MV_INCENT

MV_INCFIS

MV_INCISS

MV_INDXEST

MV_IN396C0

MV_IN396D0

MV_IN396D1

MV_IN396D2

Insumos recebidos por transferncia de outro estabelecimento da mesma empresa - CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados no recebimento de insumos por transferncia, de outro estabelecimento da mesma empresa. XXXX/YYYY/ZZZZ Insumos recebidos por outras entradas - CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados na venda de insumos. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ Insumos vendidos - CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados na venda de insumos. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ Insumos transferidos para outro estabelecimento da mesma empresa - CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados na transferncia de insumos para outro estabelecimento da mesma empresa. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ Lanamentos de outras sadas de insumos do estoque - CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados nos lanamentos de outras sadas de insumos do estoque. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ Produtos acabados recebidos por transferncia - CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados no recebimento de produtos acabados do estabelecimento fabricante, de outros depsitos ou recebidos pelo estabelecimento fabricante por meio de remessa dos depsitos. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ Produtos acabados devolvidos por estabelecimentos de terceiros CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados na devoluo de produtos acabados, por estabelecimentos de terceiros. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ Produtos acabados recebidos por outras entradas - CFOPs - DIF

MV_IN396D3

MV_IN396D4

MV_IN396D5

MV_IN396D6

MV_IN396E0

MV_IN396E1

MV_IN396E2

Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados no recebimento de produtos acabados por outras entradas. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ Produtos acabados vendidos - CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados na venda de produtos acabados. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ Produtos acabados transferidos para outro estabelecimento da mesma empresa - CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados na transferncia de produtos acabados para outro estabelecimento da mesma empresa. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ Lanamentos de outras sadas de produtos acabados do estoque CFOPs - DIF Cigarros. Devem ser informados os CFOPs utilizados nos lanamentos de outras sadas do estoque de produtos acabados. Ex.: XXXX/YYYY/ZZZZ Este parmetro atende a Instruo Normativa 71 e retorna um array com o alias e o nome dos campos referentes ao "Indicador Tipo de Produto" e ao "Cdigo da Descrio do Produto". O campo 1 refere-se ao "Indicador de Tipo de Produto" e o campo 2 referese ao "Cdigo da Descrio do Produto". Exemplo: {Alias->Campo1, Alias>Campo2} Inscrio Estadual a ser utilizada no programa de gerao de arquivo de exportao da GIA Eletrnica. Natureza de ttulos de pagamento de INSS. Natureza de ttulos de pagamento de IPI. Define a natureza utilizada para ISS. SMO->MO_INSC

MV_IN396E3

MV_IN396E4

MV_IN396E5

MV_INI71

MV_INSCGIA

MV_INSS

"INSS"

MV_IPI

"IPI"

MV_ISS

"ISS"

MV_ISSVENC

Informa a quantidade de dias a ser considerado para recolhimento do ISS e perodo de apurao. Este parmetro utilizado no Sintegra para gerao do TARE Termo de Abertura ao Regime Especial - DF. Deve conter o campo do SB5, conforme especificado pelo cliente, referente ao nmero do item conforme tabela da portaria 384/01. Ex.: B5_ITTARE. Arquivo de Termo de Abertura do Livro de Registro de Entradas. Arquivo de Termo de Encerramento do Livro de Registro de Entradas. Indica o nmero de licena de importao de produtos qumicos, utilizado na emisso dos Mapas de Controle de Produtos Qumicos. Arquivo de Termo de Abertura do Livro de Registro de ISS. Arquivo de Termo de Encerramento do Livro de Registro de ISS. Arquivo do Termo de Abertura do Livro de Registro de Controle de Estoque e Produo (Modelo 3). Arquivo do Termo de Encerramento do Livro de Registro de Controle de Estoque e Produo (Modelo 3). Arquivo do Termo de Abertura do Livro de Registro de Inventrio (Modelo 7). Arquivo do Termo de Encerramento do Livro de Registro de Inventrio (Modelo 7). Arquivo do Termo de Abertura do Livro de Registro de Apurao de IPI. Arquivo do Termo de Encerramento do Livro de Registro de Apurao de IPI. Arquivo do Termo de Abertura do Livro de Registro de Apurao de ICMS. Arquivo do Termo de Encerramento do Livro de Registro de Apurao de

10,1

MV_ITTARE

MV_LENTAB

LENTAB.TRM

MV_LENTEN

LENTEN.TRM

MV_LI

SD1->D1_CONHEC

MV_LISSAB

LISSAB.TRM

MV_LISSEN

LISSEN.TRM

MV_LMOD3AB

LMOD3AB.TRM

MV_LMOD3EN

LMOD3EN.TRM

MV_LMOD7AB

LMOD7AB.TRM

MV_LMOD7EN

LMOD7EN.TRM

MV_LMOD8AB

LMOD8AB.TRM

MV_LMOD8EN

LMOD8EN.TRM

MV_LMOD9AB

LMOD9AB.TRM

MV_LMOD9EN

LMOD9EN.TRM

ICMS.

MV_LPADICM

Lanamento padro para apurao de ICMS pelo Mdulo de Livros Fiscais (ttulo, estorno). Lanamento padro para apurao de IPI pelo ambiente de Livros Fiscais (ttulo, estorno). Arquivo de Termo de Abertura do Livro de Registro de Sadas. Arquivo do Termo de Abertura do Selo de Controle. Arquivo do Termo de Encerramento do Selo de Controle. Arquivo de Termo de Encerramento do Livro de Registro de Sadas. Este parmetro define, conforme Lei Federal n 9.430 de 1996 - art. 68, que h um valor mnimo a ser considerado na gerao de ttulos referentes ao saldo devedor de um determinado perodo. Configurado este parmetro com valor superior a zero, ser considerado na rotina de Apurao de PIS/Cofins. Exemplo de contedo: 10 Este parmetro define, conforme Lei Federal n 9.430 de 1996 - art. 68, que h um valor mnimo a ser considerado na gerao de ttulos referentes ao saldo devedor de um determinado perodo. Configurado este parmetro com valor superior a zero, ser considerado na rotina de Apurao de PIS/Cofins. Exemplo de contedo: 10 Este parmetro utilizado na rotina de apurao de IPI, onde define, conforme Lei Federal n 9.430 de 1996, art. 68, que h valor mnimo a ser considerado na gerao de ttulos referente ao saldo devedor de um determinado perodo. Existindo este parmetro com valor superior a ZERO, ser considerado na rotina de apurao de IPI.

710,711

MV_LPADIPI

720,721

MV_LSAIAB

LSAIAB.TRM

MV_LSELOA

MV_LSELOF

MV_LSAIEN

LSAIEN.TRM

MV_MINPIS

MV_MINCOF

MV_MINIPI

MV_MOEDA1

Ttulo da moeda 1.

REAIS

MV_MOEDA2

Ttulo da moeda 2.

DLAR

MV_MOEDA3

Ttulo da moeda 3.

UFIR

MV_MOEDA4

Ttulo da moeda 4.

MARCO ALEMO

MV_MOEDA5

Ttulo da moeda 5. Parmetro utilizado para gerao do Sintegra MG. Deve conter o campo do arquivo de itens das Notas Fiscais de Entrada (SD1) que tem a informao do nmero da Declarao de Importao (DI). Exemplo: D1_DI Este parmetro indica o fornecedor do ISS. O sistema gera ttulos a pagar contra o municpio determinado neste parmetro, no momento da incluso do ttulo a receber, no ambiente Financeiro. Nmero de controle de entradas interestaduais de caf, disponibilizado pela SEF/ES para contemplar o arquivo magntico DIA/DS/CAF. Nmero de controle de sadas interestaduais de caf, disponibilizado pela SEF/ES para contemplar o arquivo magntico DIA/DS/CAF. Nome e contador do arquivo da Instruo Normativa. Tabelas de estados pertencentes ao norte/nordeste que trabalham com operaes interestaduais aplicando alquota do ICMS de 7%. Este parmetro deve conter um campo da Tabela SD1 que se refira ao nmero da Declarao de Importao (DI). Exemplo: D1_NUMDI Este parmetro deve ser criado para atender a rotina de Instrues Normativas (GIA_RS) e deve conter

IENE

MV_MGDI

MV_MUNIC

MV_NCSICE

MV_NCSICS

MV_NF_IN86

MV_NORTE

AC/AL/AM/AP/BA/CE/ DF/ES/GO/MA/MS/MT/ PA/PB/PE/PI/SE/RN/ RO/RR/TO

MV_NUMDI

MV_PAIS

os campos do Cadastro de Clientes e de Fornecedores que armazenam o cdigo do pas. Exemplo: {"SA1->CAMPO1","SA2>CAMPO2"} Observao: Ser necessrio sempre retornar em forma de array. Este parmetro atender a Instruo Normativa 313. Deve ser informado o campo da tabela SF2 - Cabealho das NFs de Sada que contm o cdigo do pas de destino, conforme tabela do SISCOMEX. Prefixo do ttulo de contas a pagar gerado pela rotina de Apurao de ICMS. Prefixo do ttulo de contas a pagar gerado pela rotina de Apurao de IPI. Prefixo do ttulo de contas a pagar gerado pela rotina de Apurao de ISS. Natureza para ttulos referentes ao PIS. Informa a quantidade de dias as serem considerados para recolhimento do PIS e perodo de apurao. Deve ser informado o campo da tabela SB5 que contm o cdigo do produto constante na Instruo Normativa SRF 445 (Anexos I e II). Parmetro utilizado na gerao do DNF 2004. Deve ser informado o campo do arquivo SD2 que ir receber o nmero do registro de exportao. Exemplo: D2_RE Este parmetro utilizado na Nova GIA CAT 46/00. Utilizado para identificar o cdigo dado Secretaria do Estado para pagamento do ICMS. Este parmetro atender a Instruo Normativa 313. Deve ser informado o campo da tabela SF2 - Cabealho das NFs de Sada que contm o registro de exportao constante no SISCOMEX. Ex.: F2_REGEX. ESTADO PIS

MV_PAISDES

MV_PFAPUIC

MV_PFAPUIP

MV_PFAPUIS

MV_PISNAT

MV_PISVENC

15,1

MV_PRODDNF

MV_RE

MV_RECEST

MV_REGEXP

MV_REGDI

Este parmetro deve ser preenchido com o nome do campo da tabela SF1 que contm a informao especfica sobre o registro DI/Adio (nmero da declarao de importao incluindo as adies (SRF)). Utilizado na Instruo Normativa DPI - Gois. Responsvel pelo Departamento Fiscal, para efeito de contato. Considera para base de ICMS retido as bases de itens que tenham o valor do ICMS retido igual a zero, sendo S (Considera) ou N (No Considera). Este parmetro deve informar o campo do SB5 que contm o cdigo do produto (Tabela 4.1 do Manual do Scanc). Utilizado na Instruo Normativa "Scanc". Este parmetro deve informar o campo do SB5 que contm a sigla do produto (Tabela 4.2 do Manual do Scanc). Utilizado na Instruo Normativa "Scanc". Este parmetro deve informar o campo do SA1 que contm a categoria do estabelecimento (Campo 12 do Registro Tipo 20 do Manual do Scanc). Utilizado na Instruo Normativa "Scanc". Este parmetro deve informar o campo do SA2 que contm a categoria do estabelecimento (Campo 12 do Registro Tipo 20 do Manual do Scanc). Utilizado na Instruo Normativa "Scanc". Este parmetro deve informar o campo do SA2 que contm a Inscrio Estadual ST do Fornecedor (Campo 04 do Registro Tipo 20 do Manual do Scanc). Utilizado na Instruo Normativa "Scanc". Informar as Inscries Estaduais ST que o contribuinte possui. (Campos 06 e 07 do Registro Tipo 10 do Manual do Scanc). Utilizado na Instruo Normativa "Scanc". Informar o percentual de Gasolina Tipo "A" (Campo 20 do Registro Tipo FISCAL

MV_RESPFIS

MV_RETZERO

MV_SCANC01

MV_SCANC02

MV_SCANC03

MV_SCANC04

MV_SCANC05

MV_SCANC06

MV_SCANC07

40 do Manual do Scanc). Utilizado na Instruo Normativa "Scanc". Neste parmetro deve ser informado o campo da tabela SA1 (Cadastro de Cliente), que se refere Sigla do pas. Parmetro utilizado na GISS Neste parmetro devem ser atribudos os contedos de todos os CFOPs que devem ser contemplados para atender portaria 32/96 com relao aos registros 54 e 75 do SINTEGRA (obs.: o sistema passa a desconsiderar somente os CFOPs que estiverem definidos no parmetro). Este parmetro deve conter o campo da tabela SB5 (Complemento de Produtos) que se refira ao Cdigo SRF do produto. Utilizado na gerao do arquivo magntico IN SRF 396. Este parmetro deve conter o campo da tabela SB5 (Complemento de Produtos) que se refira ao Cdigo da Classe ligado ao Cdigo SRF do produto. Utilizado na gerao do arquivo magntico IN SRF 396. Este parmetro utilizado na rotina de apurao de ICMS para contemplar a gerao das informaes de substituio tributria, onde: caso esteja preenchido com a sigla da Unidade da Federao onde est domiciliado o contribuinte, a apurao ser realizada apenas para operaes neste estado; caso no esteja preenchido (contedo padro), o programa efetuar a apurao de substituio tributria englobando todas as Unidades da Federao; caso seja necessria a apurao de operaes em outros estados, o parmetro deve ser definido com as siglas das Unidades da Federao separadas por /.

MV_SIGLA

MV_SINTEG

MV_SRFCD

MV_SRFCL

MV_STUF

MV_ST

Situao quanto a Substituio Tributria do IPI, sendo: 0 (No se aplica), 1 (Substituto), 2 (Substitudo) ou 3 (Ambos). Este parmetro indica como deve ser obtida a alquota do PIS para reteno: 1 - apenas do cadastro de naturezas; 2 - cadastro de produtos ou cadastro de naturezas ou parmetro. Este parmetro indica como deve ser obtida a alquota da Cofins para reteno: 1 - apenas do cadastro de naturezas; 2 - cadastro de produtos ou cadastro de naturezas ou parmetro. Define os tipos de Clientes/Fornecedores que utilizam clculo de ICMS Solidrio. Taxa para clculo do COFINS.

MV_TPALPIS

MV_TPALCOF

MV_TPSOLCF

S,F

MV_TXCOFIN

MV_TXISS

Taxa para clculo do ISS.

MV_TXPIS

Taxa para clculo do PIS. Identifica o cdigo dado Secretaria da Receita Federal para pagamento do Imposto de Renda. Este parmetro utilizado na rotina de Instrues Normativas (GIS-RS), e deve conter a Unidade Padro Fiscal - RS. Este parmetro atende a Instruo Normativa 313. Deve ser informado o campo da tabela SF2 - Cabealho das NFs de Sada que contm o valor total do despacho na moeda negociada. Deve ser informado o campo da tabela SB5 que contm a capacidade volumtrica do produto, conforme Instruo Normativa SRF 445. Parmetro utilizado na gerao do DNF 2004. Este parmetro atende a Instruo Normativa DIF - Bebidas. Deve

0,65

MV_UNIAO

UNIAO

MV_UPFRS

MV_VLEXP

MV_VOLDNF

MV_VOLRECI

conter o campo do cadastro de produto (SB1) que equivale capacidade do recipiente. Veja maiores detalhes no tpico "DIF Bebidas".

PROCESSOS

Composto pelas principais informaes pertinentes ao produto utilizado praticamente na maioria dos ambientes do Protheus para o ambiente de Livros Fiscais detalharemos alguns campos relevantes a sua utilizao, so eles: Alq. ICMS Alquota do Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios que atribui o percentual de ICMS utilizado nas operaes realizadas com este produto, caso este campo no seja atribudo o ambiente Livros Fiscais ir utilizar a configurao padro do Protheus. Aliq. IPI - Alquota do Imposto sobre Produtos Industrializados que atribui o percentual de IPI utilizado nas operaes realizadas com este produto, caso este campo no seja atribudo o ambiente Livros Fiscais ir utilizar a configurao padro do Protheus. Pos.IPI/NCM Campo utilizado para atribuir a NCM Nomenclatura Comum do Mercosul, este campo identifica um produto especfico atravs de um cdigo utilizado pela Legislao Nacional e Estrangeira. Aliq. ISS - Alquota do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza que atribui o percentual do ISS utilizado nas operaes realizadas com este produto, a atribuio desta alquota geralmente difere de acordo com o municpio. Cd.Serv.ISS Campo utilizado para identificar o Cdigo de Servio Prestado de acordo com a Tabela Municipal de Servios, geralmente disponibilizada pela Prefeitura. Solid.Saida Atravs da atribuio deste campo poder ser efetuado clculo da Margem de Lucro para clculo do ICMS Solidrio ou Retido nas operaes de Sada. Solid.Entr - Atravs da atribuio deste campo poder ser efetuado clculo da Margem de Lucro para clculo do ICMS Solidrio ou Retido nas operaes de Entrada. Imp Z. Franca Define se ser aplicado o desconto referente a Zona Franca de Manaus para o produto Origem - Informar o cdigo de origem da mercadoria conforme a tabela A da situaao Tributaria, atravs desta informao possvel identificar se a origem da mercadoria nacional ou estrangeira. Class Fiscal - Informar a letra referente a classificao posio e inciso do IPI na nota fiscal de venda. fiscal correspondente a

Cont.Seg.Soc Caso exista a incidncia da Contribuio Seguridade Social (Funrural) no produto em questo, a atribuio do contedo deste campo como Sim acarretar o clculo do mesmo.

Impos Renda A legislao federal possibilita o clculo do Imposto de Renda em determinados produtos, para que seja efetuado este clculo a atribuio deste campo com o contedo Sim efetuar o clculo do mesmo no momento de gerao da Nota Fiscal. Calcula INSS - A legislao federal possibilita o clculo do INSS em determinados produtos, para que seja efetuado este clculo a atribuio deste campo com o contedo Sim efetuar o clculo do mesmo no momento de gerao da Nota Fiscal. % Red INSS Em alguns casos a legislao federal concede a Reduo da base de clculo do INSS, sendo esta uma realidade do produto em questo deve-se atribuir um percentual entre 1% e 100%, com base neste percentual o ambiente Livros Fiscais ir compor a Base de Clculo reduzida de acordo com o percentual atribudo. % Red IRRF - Em alguns casos a legislao federal concede a Reduo da base de clculo do IRRF, sendo esta uma realidade do produto em questo deve-se atribuir um percentual entre 1% e 100%, com base neste percentual o ambiente Livros Fiscais ir compor a Base de Clculo reduzida de acordo com o percentual atribudo. IPI de Pauta Geralmente o IPI calculado atravs de uma alquota especfica, porm existem alguns casos que a legislao federal possibilita a utilizao do IPI de Pauta, ou seja, o calculo deste imposto efetuado por unidade, onde imposto pelo Fisco um valor especfico na moeda corrente fixado por produto. % Red PIS - Em alguns casos a legislao federal concede a Reduo da base de clculo do PIS, sendo esta uma realidade do produto em questo deve-se atribuir um percentual entre 1% e 100%, com base neste percentual o ambiente Livros Fiscais ir compor a Base de Clculo reduzida de acordo com a diferena entre 100 e o percentual atribudo no campo. % Red COFINS - Em alguns casos a legislao federal concede a Reduo da base de clculo do COFINS, sendo esta uma realidade do produto em questo deve-se atribuir um percentual entre 1% e 100%, com base neste percentual o ambiente Livros Fiscais ir compor a Base de Clculo reduzida de acordo com a diferena entre 100 e o percentual atribudo no campo. Perc CSLL Caso o produto incida a Contribuio Sobre o Lucro Lquido ser atravs deste campo que dever ser efetuada a atribuio de seu percentual para o calculo da respectiva Contribuio. Perc COFINS - Percentual a ser aplicado para clculo do COFINS quando a alquota for diferente da que estiver informada no parmetro MV_TXCOFIN, ou seja, como padro o sistema sempre utilizar a informao contida no parmetro MV_TXCOFIN. Perc PIS - Percentual a ser aplicado para clculo do PIS quando a alquota for diferente daque estiver informada no parmetro MV_TXPIS, ou seja, como padro o sistema sempre utilizar a informao contida no parmetro MV_TXCOPIS. Vl IPI Pauta Quando o produto possuir IPI de Pauta atravs deste campo que ser atribudo o valor unitrio utilizado no clculo no IPI de Pauta, o calculo deste imposto efetuado por unidade, onde imposto pelo Fisco um valor especfico na moeda corrente fixado por produto.

Icms Pauta - Geralmente o ICMS calculado atravs de uma alquota especfica, porm existem alguns casos que a legislao estadual possibilita a utilizao do ICMS de Pauta, ou seja, o calculo deste imposto efetuado por unidade, onde imposto pelo Fisco um valor especfico na moeda corrente fixado por produto. Reten PIS Quando existir a necessidade de estar sendo efetuada a Reteno do PIS regulamentado por legislao federal a habilitao desta funcionalidade ser efetuada atravs da atribuio deste campo, ou seja, caso o contedo seja atribudo com Sim ser feita a reteno do PIS conjuntamente com a natureza financeira cadastrada. Reten COF - Quando existir a necessidade de estar sendo efetuada a Reteno do COFINS regulamentado por legislao federal a habilitao desta funcionalidade ser efetuada atravs da atribuio deste campo, ou seja, caso o contedo seja atribudo com Sim ser feita a reteno do COFINS conjuntamente com a natureza financeira cadastrada. Reten CSLL - Quando existir a necessidade de estar sendo efetuada a Reteno do CSLL regulamentado por legislao federal a habilitao desta funcionalidade ser efetuada atravs da atribuio deste campo, ou seja, caso o contedo seja atribudo com Sim ser feita a reteno do CSLL conjuntamente com a natureza financeira cadastrada. Utiliza Selo A aplicao de selos de controle em produtos uma pratica utilizada geralmente por indstrias e importadores, caso haja a necessidade de aplicao de Selo de Controle no respectivo produto ser necessrio atribuir o contedo deste campo como Sim, esta atribuio fundamental para a utilizao de algumas funcionalidades pertinentes ao selo de controle implementadas no ambiente Livros Fiscais.

Observe a tela a seguir:

Unidades de medida
Esse cadastro composto pelas unidades de medida a serem utilizadas no sistema. Todo produto cadastrado no Protheus deve, obrigatoriamente, ser associado a uma unidade de medida, caso contrrio, no ser permitida a concluso do cadastro do produto. As unidades de medida sero utilizadas em todos os movimentos, desde a compra at a venda. Un. Medida indica o cdigo nico da Unidade de Medida, que a identificar em todo o sistema. Exemplos que podem ser utilizados: UN, CX, KG. Desc. Resum. indica uma descrio resumida para explicar a Unidade de Medida. Descr. Portug indica a descrio em portugus da Unidade de Medida. Descr. Ingls indica a descrio em ingls da Unidade de Medida. Descr. Espan. indica a descrio em espanhol da Unidade de Medida.

Grupo de produtos
Os grupos de produtos classificam o produto cadastrado, facilitando sua identificao, filtragem para relatrios e integrao entre os mdulos. Podem ser utilizados para agrupar produtos com as mesmas caractersticas. Os grupos mais comumente utilizados esto cadastrados no sistema e so apresentados nos cdigos "0001" ao "0007". Cod Grupo indica o cdigo que identificar o Grupo de Produtos em todo o sistema. Desc Grupo indica uma descrio resumida para identificar o Grupo de Produtos. Pict Padrao ser utilizado para definir a picture de apresentao padro do grupo. Procedncia indica se os produtos classificados nesse grupo so originais ou no. Status Grupo indica se os produtos classificados nesse grupo so novos, remanufaturados, reciclados ou usados. Grupo Relac indica se existe algum outro grupo relacionado ao grupo que est sendo cadastrado, podendo ser utilizado para indicar mais de um grupo. Tipo Grupo indica o cdigo do tipo de grupo cadastrado. Descrio indica a descrio do tipo de grupo cadastrado. Por exemplo: Peas, Servios entre outros.

Complemento de produtos
Composto basicamente por informaes complementares dos produtos, abrange as principais caractersticas de Vendas, Logstica, WMS e Outros no ambiente Livros Fiscais os campos relevantes so: Conv DIPI atravs desse campo possvel efetuar a converso da quantidade de produto. Essa informao utilizada em alguns arquivos magnticos que so contemplados atravs da rotina Instrues Normativas, Kardex, Registro de Selo de Controle etc. UM DIPI - atravs desse campo, possvel especificar a unidade de medida do produto conforme TIPI, esta informao utilizada em alguns arquivos magnticos que so contemplados atravs da rotina Instrues Normativas, Kardex, Registro de Selo de Controle etc.

Clientes
Atravs deste cadastro e efetuado todo o controle e manuteno de informaes pertinentes aos clientes que so utilizados no Protheus no Folder Fiscais voc encontrar as principais especificaes relevantes a este ambiente detalhamos aqui alguns campos que so de carter significativo na aplicao, so eles: End. Entrega Alguns arquivos magnticos de exigncia do fisco estadual e federal utilizam a informao do endereo de entrega do contribuinte como padro portanto necessrio que esta informao esteja preenchida corretamente, para obrigaes acessrias como o Sintegra utilizam esta informao . Tipo Frete - Tipo de frete do cliente .C=CIF F=FOB. Recolhe ISS Havendo a necessidade de especificar onde deve ser efetuado o recolhimento do ISS, ou seja, caso o cliente recolha o mesmo atravs deste campo que se origina este procedimento atribuindo o seu contedo como Sim entende-se que a responsabilidade do recolhimento do cliente. SUFRAMA A SUFRAMA - Superintendncia da Zona Franca de Manaus uma autarquia vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior tem como objetivo principal estabelecer e controlar incentivos fiscais, a preenchimento deste campo refere-se ao cdigo do cliente no SUFRAMA atravs do preenchimento do mesmo possvel identificar se o cliente em questo cadastrado no SUFRAMA e tem direito ao respectivo incentivo. C.Atividade O CNAE - Cdigo da Atividade Econmica tem como objetivo identificar qual a rea de atuao econmica do cliente, esta informao utilizada em algumas obrigaes acessrias que so contempladas pelo ambiente Livros Fiscais; portanto, seu preenchimento torna-se necessrio por ser utilizado necessrio que o mesmo seja preenchido. Desc.p.Suframa Para que o desconto da SUFRAMA seja concedido ao cliente em questo necessrio atribuir este campo com o contedo Sim. Cd.Mun. ZF Para que o cliente seja identificado como pertencente da Zona Franca de Manaus e rea de Livre Comrcio necessrio que o municpio onde o cliente esta domiciliado possua o Cdigo que referencie seus incentivos, este cdigo que dever ser geralmente disponibilizado pelo Fisco Estadual dever ser atribudo neste campo. Rec INSS O fato gerador que estabelece a efetivao da operao com o INSS, institui a obrigao para alguns casos do recolhimento do respectivo (INSS) para tal gerado um ttulo a pagar em favor do Fisco, para que a efetivao de clculo do INSS seja efetuada nos ttulos deste cliente necessrio atribuir este campo com o contedo Sim Rec COFINS - O fato gerador que estabelece a efetivao da operao com o COFINS, institui a obrigao para alguns casos do recolhimento do respectivo (COFINS) para tal gerado um ttulo a pagar em favor do Fisco, para que a efetivao de clculo do COFINS seja efetuada nos ttulos deste cliente necessrio atribuir este campo com o contedo Sim.

Rec CSLL - O fato gerador que estabelece a efetivao da operao com o CSLL, institui a obrigao para alguns casos do recolhimento do respectivo (CSLL) para tal gerado um ttulo a pagar em favor do Fisco, para que a efetivao de clculo do CSLL seja efetuada nos ttulos deste cliente necessrio atribuir este campo com o contedo Sim. Rec PIS - O fato gerador que estabelece a efetivao da operao com o PIS, institui a obrigao para alguns casos do recolhimento do respectivo (PIS) para tal gerado um ttulo a pagar em favor do Fisco, para que a efetivao de clculo do PIS seja efetuada nos ttulos deste cliente necessrio atribuir este campo com o contedo Sim

Fornecedores
Atravs deste cadastro e efetuado todo o controle e manuteno de informaes pertinentes aos fornecedores que so utilizados no Protheus no Folder Fiscais voc encontrara as principais especificaes relevantes a este ambiente detalhamos aqui alguns campos que so de carter significativo na aplicao, so eles : Tp. Contr. Soc A identificao do tipo do Fornecedor para efeito da Contribuico Seguridade Social e Funrural efetuada atravs deste campo, caso o fornecedor esteja vinculado a esta caracterstica este campo dever ser atribudo com o contedo (J=Jurdico, F=Pessoa Fsica, L=Familiar). Recolhe ISS - Havendo a necessidade de especificar onde deve ser efetuado o recolhimento do ISS, ou seja, caso o fornecedor recolha o mesmo atravs deste campo que se origina este procedimento atribuindo o seu contedo como Sim entende-se que a responsabilidade do recolhimento do fornecedor. Cd Mun ZF - Para que o cliente seja identificado como pertencente da Zona Franca de Manaus e rea de Livre Comrcio necessrio que o municpio onde o fornecedor esta domiciliado possua o Cdigo que referencie seus incentivos, este cdigo que dever ser geralmente disponibilizado pelo Fisco Estadual dever ser atribudo neste campo. Calc INSS - O fato gerador que estabelece a efetivao da operao com o INSS, institui a obrigao para alguns casos do recolhimento do respectivo (INSS) para tal gerado um ttulo a pagar em favor do Fisco, para que a efetivao de clculo do INSS seja efetuada nos ttulos deste fornecedor necessrio atribuir este campo com o contedo Sim Rec PIS - O fato gerador que estabelece a efetivao da operao com o PIS, institui a obrigao para alguns casos do recolhimento do respectivo (PIS) para tal gerado um ttulo a pagar em favor do Fisco, para que a efetivao de clculo do PIS seja efetuada nos ttulos deste cliente necessrio atribuir este campo com o contedo Sim. Rec COF - O fato gerador que estabelece a efetivao da operao com o COFINS, institui a obrigao para alguns casos do recolhimento do respectivo (COFINS) para tal gerado um ttulo a pagar em favor do Fisco, para que a efetivao de clculo do COFINS seja efetuada nos ttulos deste cliente necessrio atribuir este campo com o contedo Sim. Rec CSLL - O fato gerador que estabelece a efetivao da operao com o CSLL, institui a obrigao para alguns casos do recolhimento do respectivo (CSLL) para tal gerado um ttulo a pagar em favor do Fisco, para que a efetivao de clculo do CSLL seja efetuada nos ttulos deste cliente necessrio atribuir este campo com o contedo Sim.

TES Tipos de Entrada e Sada


No ambiente de Livros Fiscais toda sistemtica e controle utilizados na escriturao e calculo de impostos, taxas e contribuies esto diretamente vinculados a este processo, tendo como pr-requisito a utilizao de cdigos onde devem ser informados os Tipos de Entrada e Sada sua configurao acarretara na gerao de informaes fiscais em diversos ambientes do Protheus bem como Faturamento, Compras, Estoque e Custos, Field Service, TMS, etc., portanto a configurao do mesmo exige muita ateno e cuidado, a seguir estaremos detalhando as funcionalidades dos campos que compe esta rotina. Filial Este campo ser utilizado, nos casos de transferncias de bens do ativo imobilizado, para determinar para qual filial o bem estar sendo transferido. Cod. do Tipo Este campo define o cdigo que ser utilizado para identificar o TES em todo o sistema. Os cdigos lanados com numerao igual ou inferior a 500, indicam o TES para movimentaes de entrada. Os cdigos lanados com numerao maior que 500, indicam o TES para movimentaes de sada. Tipo do TES Conforme o cdigo do tipo lanado, o sistema apresenta se o TES de entrada ou de sada. Cred. ICMS Este campo determina se, nas movimentaes de entrada com incidncia de ICMS, o valor do imposto dever gerar direito ao crdito, sendo seu efeito visualizado nos Livros Fiscais e na Apurao do ICMS. Credita IPI - Neste campo, informado se a empresa tem direito ao crdito do IPI na entrada. Para os documentos de entrada seu preenchimento ("Sim") influencia diretamente no crdito do imposto. J para os documentos de sada este necessrio para o destaque do imposto por parte do emitente. Gera Dupl. Este campo determina se a movimentao efetuada com o TES cadastrado ir gerar ou no duplicatas no momento da emisso dos documentos fiscais. Atu.Estoque Este campo determina se a movimentao efetuada com o TES cadastrado ir movimentar ou no o estoque, tanto nos movimentos de entrada, quanto nos movimentos de sada, atualizando os saldos em estoque. Poder Terc. Este campo define se o tipo de entrada/sada ir controlar estoque de terceiros no sistema, podendo ser controlada a remessa, devoluo ou no efetuar nenhum controle. Atu.Pr.Compr Este campo informa se o sistema deve ou no atualizar o preo de compra no Cadastro de Produtos de acordo com as movimentaes. Caso esteja preenchido com S (sim), ou deixado em branco, o preo ser atualizado. Caso esteja preenchido com N (no), no ser atualizado. Atual. Tecn. Indica se a amarrao Cliente x Produto/Equipamento (AA3) deve ser atualizada, quando da sada de uma nota fiscal.

Atual. Ativo Este campo indica se o Ativo Imobilizado deve ser atualizado quando for efetuada a entrada de um documento fiscal. O bem lanado atravs do documento fiscal ser considerado como bem do ativo fixo, disponibilizando todas as movimentaes pertinentes ao mesmo. Crd.ICMS ST Este campo determina se, nas movimentaes de entrada com incidncia de ICMS Substituio Tributria, o valor do imposto dever gerar direito ao crdito, sendo seu efeito visualizado nos Livros Fiscais e na Apurao do ICMS, parte do ICMS Substituio Tributria. Custo Dev. Este campo determina se uma entrada por devoluo devera ser valorizada. Tes de Devoluo Este campo indica qual ser o TES utilizado no processo de devoluo/retorno de materiais. Tes Ret.Simb. Este campo indica o TES utilizado para retorno simblico de material quando a sada foi efetuada para outro estabelecimento ou o TES para a movimentao de venda de material de terceiros. TES P/envios Este campo configura o TES que deve ser usado para envios (Remessas, Guias de despacho, Notas de Entrega etc.). O mesmo utilizado para tratamentos de consignao. Qtd.Zerada Indica, para os documentos de entrada e sada, se a quantidade pode no ser informada, quando se tratar de um documento que atualiza estoque. Sld.Poder 3 Este campo indica se o saldo em estoque de terceiros em nosso em poder pode ser considerado para expedio. A configurao permite disponibilizar o saldo para faturamento ou torn-lo indisponvel. Bloqueado Este campo utilizado quando o uso do TES est bloqueado, ou seja, quando se deseja tornar algum TES inativo. Desme.IT.ATF Neste campo ser indicado se haver desmembramento dos item gerados no Ativo Fixo a partir da nota fiscal. Caso seja indicado o desmembramento, sero gerados tantos itens quanto a quantidade informada no documento fiscal. Caso no seja indicado, apenas um item ser gerado no ativo fixo. Folder Impostos Nesta pasta so informados os dados que determinam como sero calculados e escriturados os tributos para os documentos de entrada e de sada. Calcula ICMS - Neste campo, informado se h incidncia de ICMS no documento de entrada ou sada. Para os documentos de entrada, seu preenchimento ("Sim") influencia diretamente no crdito do imposto. J para os documentos de sada, este campo necessrio para o destaque do imposto. Calcula IPI Atravs desta configurao, possvel informar se h incidncia de IPI no documento de entrada ou sada. Caso afirmativo, o sistema calcula o IPI respectivo e atualiza o crdito do imposto nos Livros Fiscais se o campo "Credita IPI" estiver definido como "Sim". So 3 (trs) as opes para a configurao deste campo:

"S" Sim, que calcula o IPI respectivo da operao. "N" No, no h o clculo do IPI na operao "R" Com. No Atac., onde o IPI calculado com reduo de 50% na base de clculo ( Esta opo utilizada para a entrada de mercadorias destinadas industrializao adquiridas de revendedores, comrcios no-atacadistas equiparados indstria e demais casos previstos em lei, ou seja, empresas no contribuintes do IPI. Neste caso, o adquirente contribuinte do IPI, pode calcular o imposto devido na operao e creditar 50% do valor calculado, mesmo que este no esteja destacado no documento de entrada.)

Cod. Fiscal Este campo utilizado para informar qual o Cdigo Fiscal de Operao e Prestao (CFOP). Tal cdigo define se a movimentao de entrada ou sada, sua origem/destino (operaes com o mesmo estado, com outros estados ou com outros pases) e tambm qual o tipo de operao efetuada. A seguinte classificao utilizada: Movimentos de entrada: CFOPs iniciados por 1 (no mesmo estado), 2 (outros estados) ou 3 (outros pases) Movimentos de sada: CFOPs iniciados por 5 (no mesmo estado), 6 (outros estados) ou 7 (outros pases). Txt Padro Este campo informa o texto padro que ser impresso no pedido de compras ou na nota fiscal de sada, indicando a descrio do TES utilizado na movimentao. %Red.do ICMS Existem casos em que a legislao permite a reduo na base de clculo do ICMS. Este campo define qual ser o percentual utilizado para a gerao da base de clculo reduzida para o ICMS. %Red.do IPI Existem casos em que a legislao permite a reduo na base de clculo do IPI. Este campo define qual ser o percentual utilizado para a gerao da base de clculo reduzida para o IPI. L.Fisc.ICMS Atravs deste campo possvel definir em que colunas do livro fiscal sero distribudos os valores referentes ao ICMS do documento de entrada ou sada. Para tanto, possvel efetuar a configurao da seguinte forma: "T" - Tributada, quando se tratar de documento de entrada que configure o crdito do imposto. J documentos de sada so classificados na coluna "Tributada" sempre que houver destaque de ICMS. "I" - Isento, quando a operao for isenta, imune, ao imposto, ou tiver reduo na base de clculo. "O" - Outras, quando h incidncia de ICMS, mas o mesmo no d direito de crdito ao contribuinte, quando se tratar de documentos de entrada, ou o ICMS no deve ser destacado, quando se tratar de documentos de sada. "N" - No, quando no h incidncia de ICMS. "Z" - Zerado, utilizada quando existe a necessidade de registrar nos Livros Fiscais o valor contbil da nota fiscal, mas sem o clculo do imposto. L.Fisc.IPI Atravs deste campo possvel definir em que colunas do livro fiscal sero distribudos os valores referentes ao IPI do documento de entrada ou sada. Para tanto, possvel efetuar a configurao da seguinte forma: "T" - Tributada, quando se tratar de documento de entrada que configure o crdito do imposto. J documentos de sada so classificados na coluna "Tributada" sempre que houver destaque de ICMS.

"I" - Isento, quando a operao for isenta, imune, ao imposto, ou tiver reduo na base de clculo. "O" - Outras, quando h incidncia de IPI, mas o mesmo no d direito de crdito ao contribuinte, quando se tratar de documentos de entrada, ou o ICMS no deve ser destacado, quando se tratar de documentos de sada. "N" - No, quando no h incidncia de IPI. "Z" Zerado, utilizada quando existe a necessidade de registrar nos Livros Fiscais o valor contbil da nota fiscal, mas sem o clculo do imposto.

Destaca IPI - O campo "Destaca IPI", deve ser utilizado na devoluo de compras de material de uso e consumo, quando a empresa deseja destacar o imposto (IPI) calculado na entrada, porm no creditado devido ao fato de que a operao de compra de material de uso e consumo no d direito ao crdito do IPI. IPI na base - Esse campo utilizado quando, na operao, o IPI entra na base de clculo de ICMS. Esta uma situao definida em lei, aplicada quando se comercializa mercadorias com destino ao consumidor final, ou seja, no haver outra operao tributada. Calc.Dif.Icm Este campo indica se ser efetuado o clculo de diferencial de alquotas quando efetuada a aquisio de material de uso e consumo de outros estados. Calc.IPI.Fre Este campo indica se h ou no a incidncia de IPI sobre o frete constante no documento fiscal de entrada e sada. Clculo ISS Este campo indica se deve ser calculado o valor do ISS (Imposto sobre Servio) para recolhimento. O clculo ser efetuado conforme a alquota definida no parmetro "MV_ALIQISS" ou pelo Cadastro do Produto (campo Aliq. ISS) - se a alquota for especfica para o produto. L.Fisc. ISS Atravs deste campo possvel definir em que colunas do livro fiscal sero distribudos os valores referentes ao ISS do documento de entrada ou sada. Para tanto, possvel efetuar a configurao da seguinte forma: "T" - Tributada, quando se tratar de documento de entrada que configure o crdito do imposto. J documentos de sada so classificados na coluna "Tributada" sempre que houver destaque de ISS. "I" - Isento, quando a operao for isenta, imune, ao imposto, ou tiver reduo na base de clculo. "O" - Outras, quando h incidncia de ISS, mas o mesmo no d direito de crdito ao contribuinte, quando se tratar de documentos de entrada, ou o ISS no deve ser destacado, quando se tratar de documentos de sada. "N" Quando o ISS no deve ser lanado no livro fiscal. Mat.Consumo Este campo indica se o TES para movimentaes com materiais de uso e consumo. Nr. Livro Existem alguns casos previstos em lei em que o contribuinte deve escriturar os seus livros com numerao distinta, de acordo com cada tipo de operao realizada. Nestes casos, este campo pode ser utilizado. Formula - Frmula que contm mensagem a ser impressa na coluna "Observaes" dos Livros Fiscais Registro de Entrada e Sadas.

Agrega Valor - O campo "Agrega Valor" tem por objetivo alterar a forma padro que o sistema trata o valor da mercadoria e o ICMS nas notas fiscais de entrada e sada. O preenchimento se d da seguinte forma: S - O valor da mercadoria ser agregado ao total do documento. N - O valor da mercadoria no ser agregado ao total do documento. I - O valor da mercadoria no contm o valor do ICMS, e portanto, o valor do ICMS e da mercadoria sero agregados ao total do documento. A - O valor da mercadoria no contm o valor do ICMS, mas somente o valor da mercadoria ser agregado ao total do documento. Note que a base de calculo do ICMS sofrer a incorporao do valor do ICMS. B - O valor da mercadoria no contm o valor do ICMS, e portanto, o valor do ICMS e da mercadoria sero agregados ao total do documento. Este agregador de valor no calcula nenhum imposto, mantendo-se o que for informado pelo usurio ou transmitido por outro sistema. C - O valor da mercadoria no contm o valor do ICMS, mas somente o valor da mercadoria ser agregado ao total do documento. Note que a base de calculo do ICMS sofrer a incorporao do valor do ICMS. Este agregador de valor no calcula nenhum imposto, mantendo-se o que for informado pelo usurio ou transmitido por outro sistema. Agrega Solid Este campo utilizado para definir se o valor do ICMS solidrio (Substituio Tributria) agregado ao total do documento de entrada ou sada. L.Fisc. CIAP Este campo indica se a movimentao ir gerar lanamentos no CIAP (Controle de Crdito do ICMS do Ativo Permanente) Desp.Ac. IPI Este campo define se as despesas acessrias devem compor a base de clculo de IPI. Form. Livro Este campo utilizado quando h a necessidade de utilizao de impostos variveis, informando-se a Expresso ADVPL a ser utilizada para gerao dos livros fiscais. IPI Bruto Este campo define se a base de clculo que ser utilizada no processamento do IPI ser composta pelo valor bruto ou pelo valor lquido do documento fiscal. Bs.ICMS ST Este campo define se a base de clculo que ser utilizada no processamento do ICMS Substituio Tributria ser composta pelo valor bruto ou pelo valor lquido do documento fiscal. %Red.ICMS ST Nos casos em que permitida a reduo da Base de Clculo do ICMS Subst. Tributria, o percentual informado neste parmetro ir definir como a base dever ser gerada. %Red.do ISS Nos casos em que permitida a reduo da Base de Clculo do ISS, o percentual informado neste parmetro ir definir como a base dever ser gerada. Desp.Ac.ICMS Este campo define se as despesas acessrias devem compor a base de clculo do ICMS.

Sit.Trib.ICM Este campo indica o cdigo da Tributao do ICMS conforme a Tabela B da Situao Tributria, configurando os itens movimentados nos documentos fiscais que no possuam em seu cadastro os cdigos de tributao especficos. Tal cdigo indica a forma de tributao do item: tributado integralmente, tributado com cobrana de ICMS por Subst. Tributria, com reduo na base de clculo, isento ou no tributado com cobrana de ICMS por Subst. Tributria, isento, no tributado, suspenso, diferimento, ICMS cobrado anteriormente por Subst. Tributria, com reduo na base de clculo e com cobrana de ICMS por Subst. Tributria ou outras formas de tributao. PIS/COFINS Este campo define se o item lanado no documento fiscal de entrada ou de sada ir gerar o PIS, a COFINS, ambos os impostos ou nenhum dos dois impostos. Credita PIS/COFINS Este campo define se o item lanado no documento fiscal ter direito ao crdito/dbito de PIS/COFINS da seguinte forma: Nos documentos fiscais de sada, poder haver o dbito do PIS, da COFINS, de ambos os impostos ou de nenhum dos dois impostos. A configurao do campo PIS/COFINS define qual dos impostos gerar o dbito. Nos documentos fiscais de entrada, poder haver o crdito do PIS, da COFINS, de ambos os impostos ou de nenhum dos dois impostos. A configurao do campo PIS/COFINS define qual dos impostos gerar o crdito. %Base PIS Campo para informar o percentual de reduo da base de clculo do PIS. O valor informado na TES aplicado ao valor informado no cadastro de Produtos. %Base COF Neste campo deve ser informado o percentual de reduo da base de clculo do COFINS. O valor informado na TES aplicado ao valor informado no cadastro de Produtos. IPI s/N.Trib Este campo ir indicar se o valor do IPI calculado no lanamento dos documentos fiscais de entrada ou sada dever ser escriturado nos Livros Fiscais na coluna de No Tributados. ICM Diferido - Entende-se por ICMS Diferido o ICMS que recolhido pelo tomador da prestao. Este campo identifica este tipo de operao, onde deve ser indicado se a operao de entrada ou sada de ICMS deve ser tratada como diferida. Trf.Deb/Crd. Este campo informa ao sistema se a movimentao trata-se de uma nota de transferncia de ICMS. Em caso afirmativo, o sistema ir demonstrar na apurao de ICMS os dbitos e crditos referentes s notas de transferncia. ICMS Observ. Este campo indica se o valor do ICMS calculado nos documentos de entrada ou de sada dever ser apresentado na coluna de observaes dos livros fiscais. Solid. Obs Este campo indica se o valor do ICMS Solidrio calculado nos documentos de entrada ou de sada dever ser apresentado na coluna de observaes dos livros fiscais.

Perc.ICM DIF Este campo indica o percentual de clculo do ICMS Diferido. Caso o TES esteja configurado para calcular o ICMS Diferido e este campo seja informado, o imposto ser calculado com este percentual. Utiliza Selo Este campo indica se a movimentao obriga a utilizao de selos de controle, os quais devem ser lanados para cada item do documento fiscal. A utilizao dos selos de controle pode ser configurada para os documentos de venda e compra, os de remessa e devoluo, outros movimentos ou, tambm, para indicar que a movimentao no deve utilizar o selo de controle. Pgto Imposto Como existe na legislao o pagamento do ISS (Imposto sobre Servio) dentro do municpio que emitiu o documento fiscal quanto no municpio que est recebendo o servio, este campo permite configurar a forma como ser feito o recolhimento do imposto: dentro do municpio ou fora dele. ICMS s/ST Campo para informar ao sistema se o valor do ICMS deve ser includo na base de calculo do ICMS Substituio Tributria. Frete Aut. Campo para ser informado se o frete autnomo dever incidir sobre o ICMS da operao prpria ou sobre o ICMS de Substituio Tributria. Mkp ICM.Comp Este campo indica se a Margem de Lucro do produto deve ser considerada para o clculo do ICMS Complementar. Marg.Solid. Este campo indica qual a forma de considerar a aplicao da margem de lucro do ICMS retido, permitindo sobrepor as configuraes normais das situaes onde a margem ser aplicada. Assim, podemos configurar a aplicao da margem da seguinte forma: 1 - Nunca aplica a margem de lucro informada do ICMS retido a base de clculo. 2 - Aplica conforme a configurao do sistema (padro). 3 - Sempre aplica a margem de lucro informada do ICMS retido a base de clculo. CFOP Extend Este campo indica o complemento do CFOP utilizado em alguns Estados. Agr. Soli. Col Este campo informa se agrega o valor do ICMS Retido na Coluna Outras/Isenta.

Saldos substituio tributria


A Portaria CAT 17/99 de 05/03/1999 estabelece entre outras providncias a adoo de dois mtodos distintos para composio do valor da base de clculo da reteno de mercadoria sada e apurao do valor do imposto a ser complementado, so eles Mtodo Permanente e Mtodo Anual, para a composio destes mtodos se faz necessria a incluso de Saldos Iniciais para Substituio Tributria dos produtos que esto abrangidos pela substituio tributria, o cadastro destes saldos efetuado atravs desta rotina que utilizar estas informaes no Relatrio Controle de Estoques CAT 17/99, detalhamos aqui alguns campos que so de carter significativo na aplicao, so eles: Produto Atravs deste campo ser possvel identificar qual o produto esta enquadrado no regime de substituio tributria que ser considerado para compor o estoque inicial do respectivo imposto. Data do Saldo Com a atribuio deste campo, ser possvel identificar no Relatrio Controle de Estoques CAT 17/99 a partir de qual data o mesmo ir considerar o saldo do respectivo produto. Aliq. ICMS A alquota do ICMS a ser utilizada no Relatrio Controle de Estoques referente a este produto dever ser atribuda atravs do preenchimento deste campo. Quantidade Este campo dever ser atribudo com a Quantidade Inicial de Estoque a ser utilizada no Relatrio Controle de Estoques CAT 17/99. Base do ICMS Retido Em virtude do Relatrio Controle de Estoques necessitar da informao referente a Base de Calculo do ICMS Retido, a mesma dever ser atribuda neste campo para que possam ser efetuados os clculos institudos pela Portaria CAT 17/99. Base do ICMS Em virtude do Relatrio Controle de Estoques necessitar da informao referente Base de Calculo do ICMS, a mesma dever ser atribuda neste campo para que possam ser efetuados os clculos institudos pela Portaria CAT 17/99.

Guia Nacional de Recolhimento


As Guias Nacionais de Recolhimento so formulrios especficos utilizados para recolhimento de tributos devidos a cada unidade federativa. Os dados informados na GNRE sero utilizados na gerao de arquivos por meio magntico (Instrues Normativas), entregues ao Fisco Estadual/Municipal o ambiente Livros Fiscais possui tratamento para os impostos: ISS, ICMS e ICMS Substituio Tributria, detalhamos aqui alguns campos que so de carter significativo na aplicao, so eles : Numero Este campo ser atribudo com o nmero da GNRE, este numero geralmente pode ser identificado atravs da GNRE (fsica/formulrio). Estado Como o pagamento do tributo esta vinculado geralmente a uma unidade federativa necessrio identificar para qual unidade ser efetuado o pagamento do mesmo, atravs do preenchimento deste campo poder ser identificada a unidade favorecida. Valor da GNRE O Valor da GNRE, ou seja, o resultado devedor da apurao do imposto dever ser atribudo neste campo. Inscrio Estadual Quando o contribuinte efetua operaes com substituio tributria com Unidades Federativas distintas existe a possibilidade do contribuinte possuir uma Inscrio Estadual em cada Unidade Federativa, o preenchimento deste campo identifica qual a Inscrio Estadual ser utilizada na respectiva operao. Data de Arrecadao A data de arrecadao refere-se data base que foi efetuado a apurao do imposto, atravs deste campo dever ser efetuado o seu preenchimento. Vencimento A data de vencimento institui o limite para pagamento do respectivo imposto, para que esta informao seja utilizada dever ser efetuado o preenchimento deste campo. Ms de Referencia Este campo dever ser atribudo com o contedo do ms onde ocorreram os fatos geradores que ocasionaram o pagamento desta GNRE Banco Atravs deste campo ser identificado o Cdigo do Banco onde foi efetuado o pagamento da GNRE. Agncia Atravs deste campo ser identificado o Cdigo da Agncia onde foi efetuado o pagamento da GNRE.

Manuteno CIAP
O CIAP - Controle de Crdito do ICMS do Ativo Permanente dispe sobre o aproveitamento de crdito do ICMS relativo mercadoria destinada ao ativo permanente e institui o documento especfico de mesmo nome, fica assegurado a todo contribuinte do ICMS o direito de se creditar o imposto em operao de que tenha resultado a entrada de mercadoria destinada ao ativo permanente, desde que guarde relao com a atividade fim do contribuinte e a entrada tenha ocorrido a partir de 1 de novembro de 1996, detalhamos aqui alguns campos que so de carter significativo na aplicao, so eles: Nota Fiscal de Sada esse campo dever ser preenchido com a Nota Fiscal de Sada do Ativo Permanente em questo. Srie esse campo dever ser preenchido com a Srie da Nota Fiscal de Sada do Ativo Permanente em questo. Data de Sada esse campo ser atribudo com a data de sada do ativo permanente. Cliente nesse campo, informar o cdigo do cliente que efetuou a compra do ativo permanente. Loja nesse campo, informar o cdigo da loja do cliente que efetuou a compra do ativo permanente. Valor esse campo ser preenchido com o saldo do valor de ICMS da nota fiscal de entrada, aps as apropriaes do ativo permanente. Tipo do Evento a seleo quanto ao Evento efetuada atravs desse campo, onde as opes na Baixa so: perda, venda, transferncia e devoluo. Filial esse campo ser preenchido com o cdigo da filial que receber a transferncia do ativo permanente. No processo de apropriao do CIAP, devero ser preenchidas as seguintes perguntas: Data de Referncia atravs do contedo desse campo, possvel definir qual a Data de Referncia que ser utilizada na apropriao do CIAP, ou seja, com essa data ser gerado o registro contendo a Apropriao do Ativo Permanente. Fator o contedo atribudo a esse campo ser utilizado como fator para o clculo da apropriao das aquisies de ativo permanente anteriores ao ano de 2001. Fator LC 102/200 o contedo atribudo a esse campo ser utilizado como fator para o clculo da apropriao das aquisies de ativo permanente efetuadas a partir do ano de 2001. Mostra Lanc Contab atravs da atribuio dessa pergunta, possvel identificar se sero exibidos os lanamentos contbeis.

Aglut. Lanamentos atravs da atribuio dessa pergunta possvel identificar se sero aglutinados os lanamentos contbeis. Grupo de esse campo ser preenchido com o cdigo inicial do grupo utilizado na incluso do Ativo Permanente pelo ambiente Ativo Fixo. Grupo at esse campo ser atribudo com o cdigo final do grupo utilizado na incluso do ativo permanente pelo ambiente Ativo Fixo. Cdigo de esse campo ser atribudo com o cdigo inicial do ativo permanente que ser utilizado para seleo das apropriaes do ativo permanente. Cdigo at esse campo ser atribudo com o cdigo final do ativo permanente que ser utilizado para seleo das apropriaes do ativo permanente. Fator FCA para atender ao artigo 24 do Regulamento de ICMS do Estado do Paran - RICMS/PR, que trata da apropriao do CIAP, essa pergunta dever ser preenchida com o fator de converso e atualizao monetria do dia da apropriao.

Estorno CIAP
A rotina de Estorno CIAP tem como finalidades: efetuar as baixas do ativo permanente por perda, venda, devoluo ou transferncia; efetuar a apropriao do mesmo em forma de depreciao, ou seja, seu valor de aquisio sofre um clculo. O clculo realizado atravs do fator de coeficiente de participao das sadas e prestaes isentas ou no tributadas, no total das sadas e prestaes escrituradas no ms. No processo de Baixa do CIAP, devero ser preenchidos os seguintes campos : Nota Fiscal de Sada esse campo dever ser preenchido com a Nota Fiscal de Sada do Ativo Permanente em questo. Srie esse campo dever ser preenchido com a Srie da Nota Fiscal de Sada do Ativo Permanente em questo. Data de Sada esse campo ser atribudo com a data de sada do ativo permanente. Cliente nesse campo, informar o cdigo do cliente que efetuou a compra do ativo permanente. Loja nesse campo, informar o cdigo da loja do cliente que efetuou a compra do ativo permanente. Valor esse campo ser preenchido com o saldo do valor de ICMS da nota fiscal de entrada, aps as apropriaes do ativo permanente. Tipo do Evento a seleo quanto ao Evento efetuada atravs desse campo, onde as opes na Baixa so: perda, venda, transferncia e devoluo. Filial esse campo ser preenchido com o cdigo da filial que receber a transferncia do ativo permanente. No processo de Apropriao do CIAP, devero ser preenchidas as seguintes perguntas: Data de Referncia atravs do contedo desse campo, possvel definir qual a Data de Referncia que ser utilizada na apropriao do CIAP, ou seja, com essa data ser gerado o registro contendo a Apropriao do Ativo Permanente. Fator o contedo atribudo a esse campo ser utilizado como fator para o clculo da apropriao das aquisies de ativo permanente anteriores ao ano de 2001. Fator LC 102/200 o contedo atribudo a esse campo ser utilizado como fator para o clculo da apropriao das aquisies de ativo permanente efetuadas a partir do ano de 2001. Mostra Lanc Contab atravs da atribuio dessa pergunta, possvel identificar se sero exibidos os lanamentos contbeis.

Aglut. Lanamentos atravs da atribuio dessa pergunta possvel identificar se sero aglutinados os lanamentos contbeis. Grupo de esse campo ser preenchido com o cdigo inicial do grupo utilizado na incluso do ativo permanente pelo ambiente Ativo Fixo. Grupo at esse campo ser atribudo com o cdigo final do grupo utilizado na incluso do ativo permanente pelo ambiente Ativo Fixo. Cdigo de esse campo ser atribudo com o cdigo inicial do ativo permanente que ser utilizado para seleo das apropriaes do ativo permanente. Cdigo at esse campo ser atribudo com o cdigo final do ativo permanente que ser utilizado para seleo das apropriaes do ativo permanente. Fator FCA para atender ao artigo 24 do Regulamento de ICMS do Estado do Paran - RICMS/PR, que trata da apropriao do CIAP, essa pergunta dever ser preenchida com o Fator de Converso e Atualizao Monetria do dia da Apropriao. No processo de Apropriao do CIAP, devero ser preenchidas as seguintes perguntas: Data de Referncia atravs do contedo desse campo, possvel definir qual a data de referncia que ser utilizada na apropriao do Ciap, ou seja, com esta data ser gerado o registro contendo a Apropriao do Ativo Permanente. Fator o contedo atribudo a esse campo ser utilizado como fator para o clculo da apropriao das aquisies de ativo permanente anteriores ao ano de 2001. Fator LC 102/200 o contedo atribudo a esse campo ser utilizado como fator para o clculo da apropriao das aquisies de ativo permanente efetuadas a partir do ano de 2001. Mostra Lanc Contab atravs da atribuio dessa pergunta, possvel identificar se sero exibidos os lanamentos contbeis. Aglut. Lanamentos atravs da atribuio dessa pergunta, possvel identificar se sero aglutinados os lanamentos contbeis. Grupo de esse campo ser atribudo com o cdigo inicial do grupo utilizado na incluso do Ativo Permanente pelo ambiente Ativo Fixo. Grupo at esse campo ser atribudo com o cdigo final do grupo utilizado na incluso do ativo permanente pelo ambiente Ativo Fixo. Cdigo de esse campo ser atribudo com o cdigo inicial do ativo permanente que ser utilizado para seleo das apropriaes do ativo permanente. Cdigo at esse campo ser atribudo com o cdigo final do ativo permanente que ser utilizado para seleo das apropriaes do ativo permanente.

Fator FCA para atender ao artigo 24 do Regulamento de ICMS do Estado do Paran - RICMS/PR, que trata da apropriao do CIAP, dever ser preenchido esse campo com o Fator de Converso e Atualizao Monetria do dia da Apropriao.

Guias de selos de controle


Essa rotina permite o controle das Guias de Selos fornecidas pelo Fisco, com todas as caractersticas determinadas (classe, cor, quantidade, nmero e guia do selo). A confeco do selo atender ao formato, cores, dizeres e outras caractersticas estabelecidas, ou seja, ser posta uma numerao, gerada e controlada pela base de dados do Fisco, permitindo a rastreabilidade das informaes acerca da origem de cada documento fiscal emitido. O Selo de Controle ser confeccionado pela Casa da Moeda do Brasil, que se encarregar de sua distribuio s reparties da Secretaria da Receita Federal. Os selos so utilizados nas movimentaes de compra, venda, remessa ou devoluo de mercadorias e devem ser escriturados no Livro de Registro de Entrada e Sada do Selo de Controle. Esto sujeitos ao selo de controle, segundo normas constantes no Regulamento do IPI, os produtos relacionados em ato do Secretrio da Fazenda da Receita Federal, quem poder restringir a exigncia em casos especficos, bem como dispensar ou vedar o uso do selo. Produtos sujeitos ao selo de controle: De acordo com o Regulamento do IPI e site da Secretaria da Fazenda, alguns produtos citados a seguir esto sujeitos ao Selo de Controle. Sugere-se, no entanto, consultar legislao especfica do IPI para maiores detalhes. obras fonogrficas; obras audiovisuais; bebidas; cigarros, cigarrilhas e charutos; relgios de pulso e de bolso; fsforos de procedncia estrangeira.

Na janela de manuteno de Guias de Selo, selecione a opo "Incluir". O sistema apresenta a tela de incluso.

Guia do selo Informar o nmero da guia do selo. Data da guia Informar a data de cadastramento da guia do selo. Quantidade Informar a quantidade de selos fornecidos atravs da guia. Classe Informar a classe do selo determinada pela Secretaria da Fazenda. Cor do selo Informar a cor do selo, conforme especificao para o produto. Nmero do selo Informar o nmero inicial dos selos contidos na guia. Nr. Selo Fin. Informar o nmero final dos selos contidos na guia. Srie Informar a srie da guia de fornecimento dos selos.

Saldos de guias de selos de controle


Atravs da rotina Saldos de Guias de Selos de Controle, o sistema controla os saldos iniciais dos selos solicitados ao Fisco relacionando-os com os selos utilizados, de acordo com as movimentaes de compra, venda, remessa ou devoluo de mercadorias, para escriturao no relatrio "Livro Registro de Entradas e Sadas do Selo de Controle". Alm do controle dos selos utilizados, essa rotina aumenta a performance do relatrio, pois, ao efetuar o fechamento dos saldos, o sistema ir considerar somente os registros posteriores data de fechamento, agilizando assim a sua emisso. Dessa forma, sugere-se que essa rotina seja utilizada por decndio. Na janela de manuteno de Saldos de Guias de Selo de Controle, posicione o cursor sobre a guia de selo cadastrada e em seguida a opo "Fechamento". O sistema apresenta a tela descritiva da rotina.

Clique no boto "Parmetros". O sistema apresenta a janela de parmetros onde dever ser informada a data do fechamento do saldo.

Aps confirmar a data do fechamento, o sistema ir retornar tela descritiva da rotina, basta confirmar que, de acordo com as movimentaes do sistema, o campo "Saldo Atual" ser atualizado.

MOVIMENTOS
Nota fiscal manual de entrada
O objetivo dessa rotina lanar nos livros as diversas notas fiscais, no executando os lanamentos automticos para os ambientes Financeiro e Estoque. Simultaneamente aos lanamentos efetuados na Nota Fiscal Manual de Entrada, a rotina apresenta: Pastas Totais (Totais da Nota Fiscal Manual de Entrada); Inf.Fornecedor/Cliente (Dados cadastrais do Fornecedor e no caso de devoluo, so apresentados os dados do cliente); Descontos/Frete/Despesas (descontos/frete/despesas que sero aplicados ao valor da Nota Fiscal de Entrada devero ser informados nessa pasta); Impostos (apresenta os impostos que incidem sobre a nota, bem como os respectivos valores); Livros Fiscais (apresenta os lanamentos a serem registrados nos livros fiscais em funo da Nota Fiscal).

Nota fiscal manual de sada


O objetivo da rotina Nota Fiscal de Sada lanar as diversas notas fiscais de sada nos livros, no executando os lanamentos automticos para os ambientes Financeiro e Estoque quando no houver integrao com o ambiente Faturamento. Nessa rotina, existe a funcionalidade da Nota Fiscal em Lote. Consiste em agrupar em um nico lanamento em relao ao cabealho da Nota Fiscal, um intervalo entre notas ( exemplo : Nota 000001 000010 ), contendo em seus lanamentos os itens que compem todas essas notas fiscais compreendidas nesse intervalo. Geralmente, essa funcionalidade utilizada para otimizar o processo de digitao. Simultaneamente aos lanamentos efetuados na Nota Fiscal Manual de Sada, a rotina apresenta: Pastas Totais (Totais da Nota Fiscal Manual de Sada); Inf.Fornecedor/Cliente (dados cadastrais do cliente e, no caso de devoluo, so apresentados os dados do fornecedor); Descontos/Frete/Despesas (descontos/frete/despesas, aplicados ao valor da Nota Fiscal de Entrada, devero ser informados nessa pasta); Impostos (apresenta os impostos que incidem sobre a nota, bem como os respectivos valores); Livros Fiscais (apresenta os lanamentos a serem registrados nos livros fiscais em funo da Nota Fiscal).

RELATRIOS
LIVROS FISCAIS

Regime de processamento de dados


Esse relatrio permite a emisso dos lanamentos de entrada e sada realizados no perodo, para as empresas que possuem permisso de emisso via regime eletrnico de processamento de dados, sendo til na conferncia dos dados a serem gerados eletronicamente. Atravs desse relatrio possvel emitir os quatro modelos disponveis, exigidos legalmente: Entradas P1 e P1A e Sadas P2 e P2A. O livro Registro de Entradas, modelo P1 ou P1-A, destina-se escriturao da entrada, a qualquer ttulo, de mercadoria no estabelecimento ou de servio por esse tomado. O livro Registro de Sadas, modelo P2 ou P2-A, destina-se escriturao da sada de mercadoria, a qualquer ttulo, ou da prestao de servio. Como a exigncia desses livros est vinculada a legislao estadual, podero existir algumas particularidades quanto ao demonstrativo apresentado no trmino dos mesmos. Para o Estado de So Paulo, o demonstrativo o resumo das operaes e prestaes, com detalhamento por cdigo fiscal.

Relatrio registro de kardex modelo 3


O Registro de Kardex recebe o nome oficial de Registro de Controle da Produo e do Estoque - Modelo 3. Este livro fiscal destina-se escriturao dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno do estabelecimento, correspondentes s entradas e sadas, produo e s quantidades referentes aos estoques de mercadorias. Os lanamentos sero feitos operao a operao, e ser utilizada uma folha para cada espcie, marca, tipo e modelo de mercadoria, sendo lanados em quadros e colunas prprias. Este livro pode ser substitudo por fichas, a critrio do fisco, sendo estas organizadas por uma ficha ndice. A escriturao dos livros ou das fichas no poder atrasar-se por mais de 15 dias. Parmetros necessrios execuo da rotina: Do Produto ? atravs desse parmetro, ser possvel efetuar um filtro, buscando os produtos a serem impressos a partir do contedo informado no parmetro. At o Produto ? atravs desse parmetro, ser possvel efetuar um filtro, buscando os produtos a serem impressos at o contedo informado no parmetro. Do Tipo ? atravs desse parmetro, ser possvel efetuar um filtro, buscando os tipos de produtos a serem impressos a partir do contedo informado no parmetro. At o Tipo ? atravs desse parmetro, ser possvel efetuar um filtro, buscando os tipos de produtos a serem impressos at o contedo informado no parmetro. Do Perodo ? atravs desse parmetro, a rotina define qual o perodo inicial a ser considerado para a seleo dos movimentos de entrada. At o Perodo ? atravs desse parmetro, a rotina define qual o perodo final a ser considerado para a seleo dos movimentos de entrada. Lista Prods S/Movim ? atravs desse parmetro possvel incluir produtos que no tiveram movimentao de estoque no perodo na impresso do relatrio. Qual Armazm ? atravs desse parmetro, possvel considerar o armazm indicado no clculo do saldo. Doc/Seqncia ? permite definir a ordem de impresso do livro: se ser por documento ou pela seqncia de movimentao. Qual a Moeda ? define em qual moeda sero apresentados os valores monetrios se forem convertidos. Pgina Inicial ? atravs desse parmetro possvel definir o nmero da pgina inicial a ser impressa. As demais pginas seguiro a numerao inicial informada. Quant. Pginas ? define a quantidade mxima de paginas a serem impressas.

Nmero do Livro ? define se ser considerado o nmero do livro do kardex na impressao do relatrio. Imprimir ? atravs desse parmetro possvel definir o que ser impresso: se somente o livro, se o livro e termos de abertura e encerramento ou se somente os termos. Totaliza por dia ? define se ser impresso um total por dia de movimentao. Prod s/Mov c/ Saldo ? define se os produtos sem movimentao em com saldo zerado no perodo sero apresentados no relatrio. Outras Moedas ? define se os valores apresentados sero ou no convertidos em outras moedas. Quebrar Paginas ? atravs desse parmetro possvel informar se a quebra do relatrio ser: por feixe, a cada 500 pginas ou por ms e por feixe, onde a cada ms reiniciara a pagina ate o feixe. Desp nas NFs sem IPI ? indica se o valor das despesas ser impresso somado ao valor da mercadoria nas notas fiscais que no possuem base de IPI. Reiniciar Pginas ? indica se, ao efetuar a quebra de pgina, a numerao das pginas deve ser reiniciada.

Registro de inventrio modelo 7


O registro de inventrio destina-se a identificar mercadorias, matrias-primas, produtos intermedirios, materiais de embalagem, produtos manufaturados e produtos em fabricao existentes no estabelecimento na poca do balano (Lei n. 6.374/89, art. 67, 1, e Convnio de 15/12/70 - SINIEF, art. 76). Parmetros necessrios execuo da rotina: Saldo em Processo ? define se os saldos em processo das ordens de produo sero considerados na impresso do relatrio. Saldo em Poder de 3 ? define se os saldos de terceiros das ordens de produo sero considerados na impresso do relatrio. Armazm Inicial ? atravs desse parmetro, ser possvel efetuar um filtro, buscando os armazns de produtos a serem impressos, atravs das ordens de produo, a partir do contedo informado no parmetro. Armazm Final ? atravs desse parmetro, ser possvel efetuar um filtro, buscando os armazns de produtos a serem impressos, atravs das ordens de produo, at o contedo informado no parmetro. Produto Inicial ? atravs desse parmetro, ser possvel efetuar um filtro, buscando os produtos a serem impressos, atravs das ordens de produo, a partir do contedo informado no parmetro. Produto Final ? atravs desse parmetro, ser possvel efetuar um filtro, buscando os produtos a serem impressos, atravs das ordens de produo, at o contedo informado no parmetro. Produtos Sem Movim. ? define movimentao na impresso do relatrio. se sero considerados produtos sem

Prods.c/Saldo Neg.? define se produtos com saldo negativo sero considerados na impresso do relatrio. Prods.c/Saldo Zera. ? define se produtos com saldo zerado sero considerados na impresso do relatrio. Pgina Inicial ? atravs desse parmetro possvel definir o nmero da pgina inicial a ser impressa. As demais pginas seguiro a numerao inicial informada. Qtd. Pginas/Feixe ? define quantas pginas sero impressas por feixe, reiniciando a numerao quando existir a quebra. Nmero do Livro ? atravs desse parmetro possvel definir se o nmero do livro de inventrio ser considerado no processamento. Imprime ? atravs desse parmetro possvel definir o que ser impresso: se somente o livro ou somente os termos de abertura e encerramento.

Data de Fechamento ? define se a data de fechamento de saldos ser considerada na impresso do relatrio. Quando a Descrio ? define como a descrio do produto ser impressa no relatrio: se somente a descrio ou o cdigo mais a descrio. Lista Custo Zerado ? define se os produtos com custo zerado sero impressos no relatrio. Lista Custo ? atravs desse parmetro, possvel definir a forma com que o custo do produto ser impresso no relatrio: se pelo custo mdio ou pelo custo FIFO/PEPS. Verif Sld Processo ? define a forma com que sero impressos os saldos de produtos em processo: se pela data de emisso ou pela seqncia do clculo do custo mdio. Quanto a quebra por alquota ? define a forma com que a quebra de alquotas do relatrio ser efetuada: se no haver quebra, se a quebra ser pela alquota do ICMS do produto ou pela alquota do ICMS de reduo.

Registro de apurao de IPI modelo P8


O livro Registro de Apurao do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), modelo 8, tem a finalidade de apresentar os totais dos valores contbeis e dos valores fiscais das operaes de entrada e sada, no que diz respeito aos valores e CFOPs e que indiquem movimentao com IPI. Tambm sero apresentados os dbitos e crditos do imposto, bem como os saldos apurados no perodo. Parmetros necessrios execuo da rotina: Ms? Atravs desse parmetro, ser informado o ms em que se deseja efetuar a apurao do IPI. Ano? Atravs desse parmetro, ser informado o ano em que se deseja efetuar a apurao do IPI. Tipo de Apurao? A legislao prev diversas formas de apurao do IPI. Para tanto, a rotina disponibiliza o parmetro para que seja informada a forma de apurao do contribuinte que pode ser: decendial, quinzenal, mensal, semestral ou anual. Perodo de Apurao? No caso da apurao ser decendial, possvel selecionar em qual dos perodos est sendo efetuada a apurao: 1, 2 ou 3. No caso de a apurao ser quinzenal, possvel selecionar em qual dos perodos est sendo efetuada a apurao: 1, 2. Concilia Apuraes? No caso da apurao ser decendial, possvel conciliar os trs decndios em apenas um. Livro Selecionado? Como existem contribuintes que escrituram operaes distintas em livros fiscais distintos, o parmetro permite que seja emitida a apurao de apenas um dos livros cadastrados (quando informado o nmero especfico do livro) ou a apurao de todos os livros (quando informado um asterisco). Pgina Inicial? O usurio pode informar, atravs desse parmetro, qual a primeira pgina a ser impressa. Esse procedimento se faz necessrio devido ao fato dos livros serem encadernados na seqncia. Qtd. Pginas/Feixe? Atravs desse parmetro, a rotina permite que a numerao de pginas seja reiniciada sempre que o nmero de pginas alcanar o valor informado no parmetro.

Imprime? A rotina disponibiliza, alm da impresso do livro fiscal do perodo, a impresso dos termos de abertura e encerramento. Nmero do Livro? Atravs desse parmetro, ser impresso o nmero que identifica o livro fiscal nos cabealhos das pginas geradas. Imprime Sub-Totais? Esse parmetro disponibiliza um sub-total por CFOP no perodo. Forma de Apurao? Existem duas formas de apurao dos produtos envolvidos nas movimentaes: pelo cdigo (apurao normal) ou pelo NCM, onde os produtos so agrupados por cdigos NCM. Esse parmetro permite a escolha de qual forma de apurao o contribuinte utiliza. Percent. Crd.Pres.? No caso do contribuinte ser beneficirio do Credito Presumido na Aquisio de Insumos, ser necessrio informar, nesse campo, o percentual referente ao crdito, para que o Registro de Apurao possa efetuar os clculos referentes ao estmulo.

Registro de apurao de ICMS modelo P9


O Registro de apurao do ICMS - modelo 9, destina-se a anotar os totais dos valores contbeis e dos valores fiscais, relativos ao Imposto sobre Circulao de Mercadorias e sobre Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao (ICMS) das operaes de entrada e de sada e das prestaes recebidas e realizadas, extravios dos livros prprios e agrupados segundo o CFOP. Sero registrados tambm os dbitos e crditos fiscais, a apurao dos saldos e os dados relativos s guias de informao e s guias de recolhimento do imposto. A escriturao do livro dever ser feita no final do perodo de apurao do imposto. Parmetros necessrios execuo da rotina: Ms? Atravs desse parmetro, ser informado o ms em que se deseja efetuar a apurao do ICMS. Ano? Atravs desse parmetro, ser informado o ano em que se deseja efetuar a apurao do ICMS. Tipo de Apurao? A legislao prev diversas formas de apurao do ICMS. Para tanto, a rotina disponibiliza o parmetro para que seja informada a forma de apurao do contribuinte que pode ser: decendial, quinzenal, mensal, semestral ou anual. Perodo de Apurao? No caso de a apurao ser decendial, possvel selecionar em qual dos perodos est sendo efetuada a apurao: 1, 2 ou 3. No caso de a apurao ser quinzenal, possvel selecionar em qual dos perodos est sendo efetuada a apurao: 1, 2. Concilia Apuraes? No caso da apurao ser decendial, possvel conciliar os trs decndios em apenas um. Quebra de Apurao? Permite que os lanamentos apurados no perodo sejam agrupados por alquota de ICMS ou por CFOP. ndice de Converso? Permite que os valores apresentados sejam convertidos a qualquer ndice de converso necessrio. Converte Valores? Esse parmetro indica se o ndice de converso deve ou no ser aplicado aos valores encontrados.

Livro Selecionado? Como existem contribuintes que escrituram operaes distintas em livros fiscais distintos, o parmetro permite que seja emitida a apurao de apenas um dos livros cadastrados (quando informado o nmero especfico do livro) ou a apurao de todos os livros (quando informado um asteristico). Dt. Entrega da Guia? O parmetro define a data em que o contribuinte deve apresentar a guia de recolhimento do ICMS. Loc Entrega da Guia? Define o local em que o contribuinte deve apresentar a guia de recolhimento do ICMS. Pgina Inicial? O usurio pode informar, atravs desse parmetro, qual a primeira pgina a ser impressa. Esse procedimento necessrio devido ao fato dos livros serem encadernados na seqncia. Qtd. Pginas/Feixe? Atravs desse parmetro, a rotina permite que a numerao de pginas seja reiniciada sempre que o nmero de pginas alcanar o valor informado no parmetro. Imprime? A rotina disponibiliza, alm da impresso do livro fiscal do perodo, a impresso dos termos de abertura e encerramento. Nmero do Livro? Ser impresso o nmero que identifica o livro fiscal nos cabealhos das pginas geradas. Imp. No Tributadas? Define se o Registro de Apurao ir apresentar os movimentos no tributados pelo ICMS. Vlr.Contab.Imprime? Atravs desse parmetro, possvel configurar a coluna Valor Contbil do livro fiscal para que seja impressa com o valor contbil do documento ou com a alquota do ICMS utilizada. Impr Res.por UF? Atravs desse parmetro, possvel emitir um resumo dos movimentos com ICMS Subst. Tributria por estado, ao final do livro fiscal. Imp. Dif. Alquota? Define se dever ou no ser impresso o valor referente ao Diferencial de Alquotas. Imprime Crdito ST? Atravs desse parmetro ser possvel identificar se a Apurao do ICMS processar os Crditos de Substituio Tributria.

Relao de emitentes modelo P10


Esse livro, que fudamentado atravs do Convnio ICMS 32/96, tem como finalidade exibir as informaes referentes Cdigo, Razo Social, Unidade Federativa, CNPJ e Inscrio Estadual de todos os Clientes e Fornecedores que efetuaram operaes com o contribuinte durante um determinado perodo, as perguntas relevantes para a utilizao da rotina so: De data ? Atravs dessa pergunta, dever ser atribuda a data que ser utilizada como base para incio das operaes a serem exibidas no livro. At data ? Dever ser atribuda a data final que ser utilizada para a exibio das operaes a serem apresentadas. Livro Selecionado ? Essa pergunta possibilita a utilizao de um nmero de livro especfico (geralmente muito utilizado na escriturao fiscal no ambiente Livros Fiscais ). Quando o campo for preenchido, sero exibidas somente as operaes pertinentes ao Livro em questo. Pgina Inicial ? Essa pergunta atribui qual ser o nmero da pgina inicial utilizada na impresso do Livro. Ordem de Impresso ? Poder ser selecionada a ordem de impresso do Livro, ou seja, em ordem alfabtica ou cdigo. Considera NF Servio ? Caso exista a necessidade de visualizao das Notas Fiscais de Servio, atravs dessa pergunta, possvel habilitar essa funcionalidade, atribuindo seu contedo como Sim.

Tabela de materiais P11


Esse livro, fundamentado atravs do Convnio ICMS 32/96, tem como finalidade exibir as informaes referentes Cdigo do Produto, Discriminao e Classificao Fiscal de todos os materiais que tenham sofrido operaes de entrada e/ou sada nas movimentaes do contribuinte. As perguntas relevantes para a utilizao da rotina so: Data Inicial ? Dever ser atribuda a data que ser utilizada como base para incio das operaes a serem exibidas no livro. Data Final ? Dever ser atribuda a data final que ser utilizada para a exibio das operaes a serem apresentadas. Livro Selecionado ? Essa pergunta possibilita a utilizao de um nmero de livro especfico ( geralmente muito utilizado na escriturao fiscal no ambiente Livros Fiscais ) que, quando preenchido, exibir somente as operaes pertinentes ao Livro em questo. Pgina Inicial ? Essa pergunta atribui qual ser o nmero da pgina inicial utilizada na impresso do Livro. Pgina Final ? Essa pergunta atribui qual ser o nmero da pgina final utilizada na impresso do Livro. De Cdigo ? Dever ser atribudo o cdigo que ser utilizado como base para incio das operaes a serem exibidas no livro. At Cdigo ? Dever ser atribudo o cdigo que ser utilizado como base para final das operaes a serem exibidas no livro.

Listagem de operaes interestaduais P12


Todas as operaes realizadas fora do Estado de origem do emitente esto sujeitas a diferentes alquotas de imposto ICMS. Para essas transaes, cada empresa deve ter consigo o registro de todas as operaes. O relatrio emite a listagem das operaes interestaduais, por estado. No processo de gerao do livro de operaes devero ser preenchidas as seguintes perguntas: A partir da data o campo ser preenchido com a data da escriturao inicial para impresso do relatrio. At a data o campo ser atribudo com a data da escriturao final para impresso do relatrio. Do Estado o campo ser atribudo com a unidade federativa inicial para impresso do relatrio. At o Estado o campo ser atribudo com a unidade federativa inicial para impresso do relatrio. Livro Selecionado essa pergunta possibilita a utilizao de um nmero de livro especfico, geralmente muito utilizado na escriturao fiscal no ambiente Livros Fiscais. Quando esse campo for preenchido, sero exibidas somente as operaes pertinentes ao livro em questo. Nm. Pgina Inicial esse campo ser atribudo com o nmero da primeira pgina a ser impressa. Essa informao muito til para encadernao do relatrio. Qtd. Pginas/Feixe esse campo ser atribudo com o nmero da ltima pgina a ser impressa. Quando esse nmero for alcanado, a numerao ser reiniciada. Quebra Numerao dever ser preenchido com a informao do tipo da quebra que ser adotado para esse relatrio. Imprime Devolues dever ser preenchido com a informao se as devolues devero ser consideradas ou no. Listar Estado informar se o estado (unidade federativa), indicado no parmetro a seguir, dever ser impresso (opo: Sim) ou todos os estados, exceto esse, dever ser impresso (opo: No). Estado Orig./Dest. esse campo ser atribudo com a unidade federativa que dever ser impressa. Caso nenhuma unidade federativa for informada, todas sero impressas.

Livro registro de ISS modelo 51


Atravs desse livro, o contribuinte do ISS poder visualizar as informaes referentes s operaes dos servios prestados atravs de Notas Fiscais de Servio. Esse livro fundamentado atravs do Regulamento do ISS da prefeitura do municpio de So Paulo.

Livro registro de ISS modelo 53


Atravs do Livro Registro de ISS modelo 53, o contribuinte do ISS poder visualizar as informaes referentes s operaes dos servios prestados atravs de Notas Fiscais de Servio. Embora esse livro seja baseado no Regulamento do ISS da Prefeitura do Municpio de So Paulo, o mesmo utilizado por diversos municpios, pois atende as suas exigncias.

Livro registro de ISS modelo 56


Atravs do Livro Registro de ISS, o contribuinte do ISS poder visualizar as informaes referentes aos documentos fiscais de servios tomados ou intermedirio de servios que contratarem quaisquer servios de terceiros ou os intermediarem, havendo ou no a responsabilidade pelo pagamento do imposto. Esse livro fundamentado pela Prefeitura do Municpio de So Paulo.

Livro registro de ISS Distrito Federal


Atravs do Livro Registro de ISS Distrito Federal, o contribuinte do ISS poder visualizar as informaes referentes s operaes dos servios prestados atravs de Notas Fiscais de Servio. Esse livro fundamentado atravs do regulamento do ISS do Distrito Federal.

Livro CIAP
Esse relatrio permite a emisso do livro com os registros do CIAP (Crdito ICMS sobre Ativo Permanente), destinado apurao de crdito a ser mensalmente apropriada e referente aquisio de bem ativo permanente. No processo de gerao do livro CIAP devero ser preenchidas as seguintes perguntas: Cdigo de esse campo ser preenchido com o cdigo do ativo inicial para a gerao do relatrio. Cdigo at esse campo ser preenchido com o cdigo do ativo final para a gerao do relatrio. Modelo A, B ou C o campo ser preenchido com o modelo do relatrio a ser gerado, sendo: - Modelo A: destinado s informaes dos quadros que so provenientes dos arquivos de Manuteno do CIAP, Estorno Mensal CIAP e Livros Fiscais. - Modelo B: destinado s informaes dos quadros que so provenientes dos arquivos de Manuteno CIAP, Cadastro de Fornecedores e Estorno Mensal. - Modelo C: destinado s informaes dos quadros que so provenientes dos arquivos de Manuteno CIAP, Estorno Mensal CIAP, Livros Fiscais, Itens de Venda da NF e Tipos de Entrada e Sada. - Modelo D: destinado s informaes dos quadros que so provenientes dos arquivos de Manuteno CIAP e Estorno Mensal CIAP.

Data Fiscal de ser preenchido com a data de incio para gerao do relatrio. Data Fiscal at ser preenchido com a data final para gerao do relatrio. Taxa da Ufir esse campo ser atribudo com a taxa da UFIR, caso o estado do estabelecimento declarante solicitar a converso dos valores. Ac. Demonst. De Apurao caso a base de crdito e o crdito a ser apropriado forem acumulados, esse campo dever ser atribudo com o contedo Sim. Data Ativo de esse campo ser atribudo com a data inicial informada. Assim, as informaes referentes aos ativos adquiridos a partir dessa data, sero exibidas no livro CIAP (Modelo C). Data Ativo at esse campo ser atribudo com a data final informada, para que sejam exibidas no livro CIAP Modelo C, as informaes referentes aos ativos adquiridos a partir da mesma data. Imprime o campo dever ser preenchido com a indicao se deve ser impresso: . o Livro; . os Termos; . os Livros e os termos.

No. de Ordem esse campo ser preenchido com o nmero de ordem de Livro. No. da Pgina Inicial o campo ser atribudo com o nmero inicial da 1 pgina do Livro. Qtd. Pginas/Feixe esse campo ser preenchido com o nmero da ltima pgina a ser impressa. Quando esse nmero for alcanado, a numerao ser reiniciada. Junta Comercial esse campo ser atribudo com o nome da junta comercial do contribuinte. Observaes esse campo ser atribudo com alguma observao a ser destacada no livro. CRC do Contador o campo ser preenchido com o CRC do contador responsvel pela escriturao do Livro. ltimo Lanamento esse campo ser atribudo com a data do ltimo lanamento para o perodo declarado no Livro. Taxa UPF-RS esse campo ser atribudo com a taxa de converso em UPF-RS, somente para o estado do RS.

Registro de armazns gerais


Esse relatrio permite a emisso das movimentaes realizadas com Armazns Gerais e conforme a legislao possui caractersticas especficas de transao, recolhimento de imposto e iseno. No processo de gerao do relatrio de Registros de Armazns Gerais, devero ser preenchidas as seguintes perguntas: A partir da data data inicial que ser utilizada na emisso do relatrio. At a data data final que ser utilizada na emisso do relatrio. Saldo inicial saldo inicial que poder ser utilizado na emisso do relatrio. Folha inicial nmero da folha inicial que ser utilizada na emisso do relatrio. De produto cdigo do produto inicial que ser utilizado na emisso do relatrio. At produto cdigo do produto final que ser utilizado na emisso do relatrio. De Armazem cdigo do armazm inicial que ser utilizado na emisso do relatrio. Ate Armazem cdigo do armazm final que ser utilizado na emisso do relatrio. Totaliza por UM caso o relatrio seja totalizado por Unidade de Medida, esse campo dever ser atribudo com o contedo Sim.

Controle de Estoque CAT 17


Esse relatrio permite a emisso de controle de estoques de mercadorias enquadradas na Substituio Tributria de acordo com a Portaria CAT 17/99 do Estado de So Paulo. No processo de gerao do Controle de Estoque CAT 17 devero ser preenchidos os seguintes campos: Ms apurao esse campo ser atribudo com o ms da apurao. Ano apurao esse campo ser atribudo com o ano da apurao. Do produto produto inicial a ser considerado na filtragem do cadastro de produtos. At o produto cdigo do produto final que ser utilizado na emisso do relatrio. Modelo modelo de impresso do relatrio. Imprime Apurao modelo de impresso para a apurao.

Livro de movimentao de produtos


Esse relatrio permite a gerao do LMP para registro dirio, pelas empresas que se enquadram nos seguintes ramos de atividade: Transportador/Revendedor/Retalhista; Transportador/Revendedor/Retalhista na Navegao Interior (estoques e movimentaes de compra e venda de leo diesel, querosene iluminante e leos combustveis). No processo de gerao do LMP devero ser preenchidos os seguintes campos: Data Inicial data inicial para emisso do Livro de Movimentao de Produtos (LMP). Data Final data final para emisso do Livro de Movimentao de Produtos (LMP). Do Grupo grupo de produto inicial para emisso do LMP. At o Grupo grupo de produto final para emisso do LMP. Inscrio Municipal nmero da inscrio municipal do estabelecimento.

Livro registro de selo de controle


O Livro de Registro de Entrada e Sada do Selo de Controle tem por finalidade fornecer informaes referentes utilizao dos Selos de Controle ao FISCO. Tal livro apresentar as guias de entrada e as notas fiscais de sada dos selos de controle do estabelecimento. A rotina tambm possibilita a impresso dos termos de abertura e encerramento do livro. A escriturao ser efetuada em ordem cronolgica, operao a operao, pelo movimento dirio das entradas e sadas do selo especial de controle. Deve-se utilizar uma folha para cada espcie de selo (grupo ou subgrupo, cor e srie, se houver). Os registros devem ser efetuados nas colunas prprias, da seguinte forma: coluna 1: dia, ms e ano do lanamento respectivo; colunas 2, 3, 4 e 5: nmero e data da Guia do Fornecimento do Selo de Controle e quantidade e nmero dos selos; colunas 6, 7 e 8: srie, se houver, e nmero da nota fiscal de sada dos produtos e quantidade dos selos aplicados; coluna 9: quantidade dos selos devolvidos inutilizados, apreendidos, transferidos para outro estabelecimento ou considerados imprestveis; coluna 10: quantidades de selos existentes aps cada registro; coluna 11: alm das observaes necessrias, deve ser escriturada a natureza do registro levando a efeito na coluna 9, com indicao da guia de devoluo, quando for o caso.

Parmetros: No boto de configuraes, informar as configuraes de processamento do livro:

Data Inicial ? Informe a data inicial para gerao do livro.

Data Final ? Informe a data final para gerao do livro. Perodo ? Selecione a forma de quebra do Livro: Decendial, Quinzenal ou Mensal. Nmero da Pgina Inicial ? Nmero da primeira pgina a ser impressa. As demais seguiro essa numerao. Qtde. Pginas Feixe ? Informe o nmero de pginas que dever ser impresso por feixe. Reinicia Pginas ? Informe se a emisso do livro ir reiniciar a paginao. Nmero do Livro ? Informe o nmero do livro que ser impresso nos Termos de Abertura e Encerramento. Usar 2 Unidade de Medida ? Informe se a quantidade a ser impressa nas movimentaes de sada dever ser convertida na segunda unidade de medida.

COMPROVANTE ANUAL DE RETENO CSLL/PIS/COFINS


As operaes efetuadas pelo contribuinte com seus fornecedores e que apresentaram incidncia da CSLL, PIS e COFINS, devem ser apresentadas a esses fornecedores, anualmente para efeito de fiscalizao conforme anexo II da Instruo Normativa SRF 459 de 18 de outubro de 2004, DOU de 29.10.2004. Em razo dessa exigncia de mbito federal, essa rotina disponibiliza o comprovante por fornecedor atravs do preenchimento das respectivas perguntas: Ano processamento Dever ser informado o ano base para o processamento das informaes referentes s contribuies tratadas por essa rotina. Nome arq. Modelo Dever ser informado o nome do arquivo modelo considerado para gerao das informaes. Para essa instruo Normativa, utiliza-se COMPRET.DOT. OBS: Ao digitar o nome do arquivo na pergunta, imprescindvel que seja informado a extenso do mesmo. Ex: COMPRET.DOT Diretorio .DOT Necessrio informar o diretrio onde se localiza o arquivo informado na pergunta trs. Ex: C:\AP7\SIGAADV\ Nome responsavel Esse nome de responsvel ser transportado para o rodap do documento, onde o mesmo dever assinar e confirmar a veracidade das informaes constantes no mesmo. Fornecedor de Essa pergunta limita uma posio inicial para um filtro por cdigo de fornecedor na gerao dos comprovantes. Fornecedor ate Essa pergunta limita uma posio final para um filtro por cdigo de fornecedor na gerao dos comprovantes. Loja de Essa pergunta limita, na gerao dos comprovantes uma posio inicial para um filtro por loja de fornecedor. Loja ate Limita uma posio final para um filtro por loja de fornecedor na gerao dos comprovantes.

Exemplo de preenchimento:

Opes de impresso Esse comprovante pode ser impresso de duas formas: Manual ou Automtico. Manual ser impresso um comprovante para o fornecedor setado no browse. Automtico para a impresso dos comprovantes, ser considerado o filtro fornecido no momento da digitao das perguntas. OBS: No modo automtico, a impressora considerada para destino das solicitaes de impresso a impressora Default do client * em questo. J no modo manual, ser aberto um documento do Word que posteriormente poder ser impresso atravs da tecnologia do prprio Word. * Client se refere ao computador o origem da solicitao de impresso.

Livro de registros especficos de medicamentos


Esse relatrio permite a emisso do Livro de Registros Especfico de Medicamentos, onde apresentar as movimentaes de entrada, sada e possveis perdas de produtos, de acordo com o grupo definido pelo usurio. Tal livro necessrio a qualquer estabelecimento como farmcias e drogarias que trabalhem com os medicamentos e/ou substncias discriminadas na legislao da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. O Registro Especfico de Medicamentos dever conter um livro para cada grupo de substncias (entorpecentes, psicotrpicos, medicamentos sujeitos a controle especial e imunossupressores), sendo que cada substncia deve ser listada em pgina separada. Cada livro deve conter os termos de abertura e encerramento, indicando qual substncia se refere. A gerao do Registro Especfico feita com base nos movimentos de estoque efetuados no perodo, desconsiderando documentos fiscais lanados manualmente pelo Livro Fiscal, ou seja, apenas lanamentos que propiciem a movimentao de estoque sero analisados para a gerao do relatrio. No processo de gerao do livro de registros especficos de medicamentos, devero ser preenchidos os seguintes campos:

Do Produto cdigo inicial do produto a ser processado. Para que seja analisado todo cadastro de produtos, deixar essa pergunta em branco. At o Produto cdigo do produto final a ser processado. Para que seja processado todo cadastro de produtos, informar ZZZZZZZZZZZZZZZ (15 posies). Do Grupo cdigo do Grupo de produtos que deseja analisar. Como cada tipo de medicamento e/ou substncia deve possuir um livro especfico, o relatrio processar o grupo informado pelo usurio. Do Perodo perodo inicial para anlise das movimentaes de entrada, sada e perdas. At Perodo perodo final para anlise das movimentaes de entrada, sada e perdas. Produtos sem Movimento informao para incluso dos produtos que no tiveram movimentao no perodo (Sim ou No). Armazm esse campo ser atribudo com o armazm a ser processado. Pgina Inicial nmero da primeira pgina a ser impressa. As demais seguiro essa numerao. Nmero do Livro esse campo ser preenchido com o nmero do livro (utilizado nos termos de abertura e encerramento) a ser processado. Imprime informao relativa impresso. Pode ser: somente o Livro, somente os Termos ou Livro e Termos.

Totaliza por Dia informao se deseja totalizar os movimentos diariamente (Sim ou No). Prod s/Mov. c/Saldo informao se deseja incluir os produtos sem movimento, mas com saldo em estoque (Lista ou No Lista). Farmacutico(a) nome do farmacutico(a) responsvel pelo estabelecimento (utilizado nos termos de abertura e encerramento). Qtde.Pg. nmero de pginas que sero impressas por livro. Quebra informao se deseja que, ao atingir a quantidade de pginas informada, o sistema reinicie a numerao (Sim ou No). Tp.Mov.Inicial tipo de movimento considerado como perda inicial, para que sejam processados os lanamentos de requisies que tratam da perda de produtos. Tp.Mov.Final esse campo dever ser preenchido com o movimento considerado como perda final, para que sejam processados os lanamentos de requisies que tratem da perda de produtos.

LISTAGEM CONFERNCIA

Relatrio de conferncia Dacon


A entrega do Dacon, referente apurao da Contribuio para o PIS/Pasep nocumulativa e da Contribuio para o financiamento da Seguridade Social (Cofins) no-cumulativa, ser obrigatria para as pessoas jurdicas em geral, exceto: I - as referidas nos pargrafos 6 8 e 9 do art. 3 da Lei n 9.718, de 27 de novembro de 1998, e na Lei n 7.102, de 20 de junho de 1983; II - as tributadas pelo imposto de renda com base no lucro presumido ou arbitrado; III - as optantes pelo Sistema Integrado de Pagamento de Tributos e Contribuies das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples); IV - as imunes a impostos; V - os rgos pblicos, as autarquias e fundaes publicas federais, estaduais e municipais, e as fundaes cuja criao tenha sido autorizada por lei, referidas no art. 61 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio de 1988; VI - as sociedades cooperativas. Apresentao: A emisso do relatrio auxiliar para o preenchimento do DACON apresentar valores referentes s movimentaes exigidas pelo programa do DACON, de forma proporcional ao faturamento do ms no mercado interno e mercado externo. Consideraes: A base para a impresso do relatrio o arquivo de Livros Fiscal filtrado de acordo com a parametrizao digitada no incio da rotina e tambm com base nas regras especficas para cada registro. O relatrio composto pelas seguintes fichas: Ficha 04 - Apurao dos Crditos da Contribuio para o PIS/Pasep. Ficha 05 - Clculo da Contribuio para o PIS/Pasep. Ficha 06 - Apurao dos Crditos da Cofins. Ficha 07 - Clculo da Cofins. Os valores informados para PIS/Pasep so os mesmos utilizados para Cofins; com exceo dos clculos, em que so aplicadas as respectivas alquotas. O Relatrio Auxiliar ir distribuir os valores apresentados, de acordo com o faturamento do perodo, possibilitando assim a diviso para mercado interno e mercado externo. Cada uma das linhas apresentadas no relatrio ir ser calculada mediante a proporo encontrada do faturamento para o mercado interno x exportaes. Para um melhor entendimento, supe-se que a empresa tenha faturado R$ 100.000,00 no ms, sendo que desse valor, R$ 30.000,00 so referentes a exportaes e R$ 70.000,00 referentes aos demais faturamentos (estaduais e interestaduais). Isso significa que, do total faturado no ms, 30% so referentes a exportaes e 70% so referentes a faturamentos no mercado interno. Se, no perodo informado, a empresa tiver adquirido R$ 50.000,00 de bens para revenda (Linha 01) e R$ 3.000,00 de Bens Utilizados como Insumos (Linha 02), o relatrio ser apresentado da seguinte forma:

Discriminao Mercado Interno Exportao 01. Bens adquiridos para Revenda R$ 35.000,00 R$ 15.000,00 (R$ 50.000,00 x 70%) (R$ 50.000,00 30%) 02. Bens utilizados como Insumos R$ 2.100,00 R$ 900,00 (R$ 3.000,00 x 70%) (R$ 3.000,00 x 30%)

Ou seja, cada uma das linhas ir sempre apresentar o montante encontrado proporcional ao que foi faturado no mercado interno (CFOPs do grupo 5 e 6) e em exportaes (CFOPs do grupo 7).

Parmetros: Na execuo do Relatrio Conferncia DACON, informe as configuraes de CFOPs a serem considerados em cada linha.

001. Bens adquiridos para revenda Aquisies efetuadas no mercado interno de bens ou mercadorias para revenda. 002. Bens utilizados como insumos Aquisies efetuadas no mercado interno de bens utilizados como insumos na prestao de servios e na produo ou fabricao de bens ou produtos destinados venda. 003. Servios utilizados como insumos Aquisies efetuadas no mercado interno de servios utilizados como insumos na prestao de servios e na produo ou fabricao de bens ou produtos destinados venda.

004. Despesas de energia eltrica Custos e despesas, incorridos no ms, com energia eltrica consumida nos estabelecimentos da pessoa jurdica. 016. Crditos a alquotas diferenciadas Crdito determinado com base em alquotas diferenciadas. 017. Bens adquiridos de pessoas fsicas agroindstria Aquisies efetuadas no mercado interno de bens de agroindstria. 018. Servios prestados por pessoas fsicas agroindstria Aquisies efetuadas no mercado interno de servios de agroindstria. 051. Receita da exportao Receita bruta de exportaes de mercadorias e servios para o exterior. 052. Receita da venda no mercado interno de produtos de fabricao prpria Receita auferida no mercado interno correspondente venda de produtos de fabricao prpria, bem como as receitas auferidas na industrializao por encomenda ou por conta e ordem de terceiros. 053. Receita da revenda de mercadorias Receita auferida no mercado interno correspondente a revenda de mercadorias, bem como o resultado auferido nas operaes de conta alheia. 056. Receita da atividade rural Receita auferida no mercado interno correspondente a atividade rural. 060. Receita de Exportao Dir. Crd. PIS/Pasep e Cofins (Lei n

10.637/02,STR00 art. 5 e n 10.833/03,STR00 art. 6). Receita bruta de exportaes de mercadorias e servios para o exterior, conforme a lei descrita. 061. Demais receitas de exportao Receita bruta de exportao que no foram informadas nos itens 051 e 060. 064. IPI e ICMS/substituto tributrio Faturamentos com IPI e ICMS Subst. Tributria. 068. Vendas de bens do ativo imobilizado/permanente Vendas de bens do ativo permanente. 093. Faturamentos mercado interno Toda e qualquer movimentao que deva ser considerada no montante de faturamento ao mercado interno (CFOPs do grupo 5 ou 6). 094. Faturamentos mercado externo Toda e qualquer movimentao que deva ser considerada no montante de faturamento de exportaes (CFOPs do grupo 7).

IMPORTANTE: O MATR951 formulado com base no faturamento mensal. Portanto, para que seja possvel o clculo da proporo dos CFOPs, configurados com base no faturamento para o mercado interno e nas exportaes, imprescindvel a configurao dos itens 093 e 094, com os CFOPs que devam ser considerados como faturamento. Caso os itens 093 e 094 no sejam configurados, a rotina ir assumir toda a movimentao como destinada ao mercado interno. Aps a configurao dos CFOPs, ser apresentada a janela para configurao da impresso. No boto parmetros, informar as perguntas apresentadas:

Trimestre da Apurao ? Informar o trimestre da apurao a ser processado. Ano da Apurao ? Informar o ano da apurao a ser processado.

Relatrio de conferncia da DIPJ


O Relatrio de Conferncia da DIPJ -Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica (DIPJ), tem como objetivo demonstrar as operaes efetuadas anualmente de Impostos Federais como IPI, IR, PIS, COFINS etc. Visando atender s necessidades de conferncia de tais informaes, essa rotina disponibiliza um relatrio de conferncia que simula em seu lay-out, os mesmos quadros que sero importados atravs do aplicativo DIPJ disponibilizado pela Secretaria da Receita Federal. As perguntas relevantes a esse processo so: Ms Inicial Atravs dessa pergunta, poder ser atribudo o ms de incio das operaes com os tributos de competncia Federal. Ms Final Atravs dessa pergunta, poder ser atribudo o ms em que ocorreu o trmino das operaes com os tributos de competncia Federal. Ano de Apurao O preenchimento dessa pergunta estabelecer o ano base para processamento das informaes, pertinentes a DIPJ. Livro Selecionado Possibilita a utilizao de um nmero de livro especfico ( geralmente muito utilizado na escriturao fiscal no ambiente Livros Fiscais ) . Quando esse campo for preenchido, sero exibidas somente as operaes pertinentes ao Livro em questo. Imprime Notas Fiscais Ao responder com o contedo Sim, o relatrio exibir todas as notas fiscais que apresentaram incidncia do tributo. Apurao Essa pergunta define qual ser a periodicidade utilizada na apurao do imposto para exibio no relatrio, exemplo: Decendial.

MISCELNEA
Acertos fiscais
Essa rotina tem como finalidade efetuar ajustes nos Livros Fiscais. Esses ajustes esto condicionados exclusivamente tabela de Livros Fiscais e, normalmente, sua utilizao deve ser efetuada pelo responsvel pela rea Tributria Fiscal da empresa, visando minimizar ajustes que possam acarretar a incompatibilidade de informaes pertinentes as diversas obrigaes acessrias que o contribuinte necessite apresentar ao FISCO.

Reprocessamento
Essa rotina tem como objetivo efetuar o reprocessamento dos Livros Fiscais. Sua utilizao acarreta a gerao de uma nova tabela com os registros tributrios/fiscais efetuados dentro de um determinado perodo. Geralmente utilizada quando ocorre alguma irregularidade na tabela e que resulte a perda de dados, danificao ou at mesmo acertos fiscais efetuados erroneamente.

Contabilizao
Quando a contabilizao automtica das Notas Fiscais Manuais ( Entrada/Sada ) no efetuada automaticamente em virtude de serem originrias do ambiente Livros Fiscais, possvel efetuar a contabilizao das mesmas por lanamentos padro, nessa rotina.

Carta de correo
A rotina Carta de Correo tem como objetivos gerar e imprimir a carta de correo de uma determinada nota fiscal, seja ela de sada ou de entrada, apresentando todas as irregularidades e as respectivas retificaes. A carta de correo ser gerada em formato .DOC pela integrao com o MS-WORD, a partir de um modelo (.DOT), desenvolvido pela Microsiga. Para que seja possvel emitir a carta de correo, alguns campos devero ser preenchidos, conforme caractersticas a seguir: Carta de Correo Para Atravs desse parmetro, possvel definir se a carta de correo ser gerada para NF de Entrada ou NF de Sada. Nome do Arquivo Modelo O nome do arquivo .DOT dever ser informado. Atravs do parmetro, o sistema busca o arquivo de configurao (.DOT), que a base para emisso da carta de correo. Drive Origem Arquivo Modelo Nesse parmetro ser informado em qual diretrio (pasta) encontra-se o arquivo .DOT. Aps a configurao dos parmetros gerais da rotina, os sistema efetua um filtro dos documentos fiscais de entrada e sada, disponibilizando-os em uma nova janela para que seja possvel efetuar a correo. A opo "Manual" gera a carta de correo para a nota fiscal em que o cursor estiver posicionada. Nessa opo, ser aberta uma sesso do MS-WORD com a carta de correo gerada, possibilitando ao usurio realizar uma conferncia antes da impresso. A opo "Automtica" apresenta uma nova tela de perguntas para definio de uma seqncia de notas fiscais que possuam as mesmas irregularidades e que assim, as cartas de correo possam ser geradas e impressas automaticamente. Nessa opo, o MS-WORD ficar em segundo plano (background), apenas imprimindo as cartas de correo. Independente da opo escolhida, ser apresentada uma caixa de listagem com todas as irregularidades contidas na Tabela CC do SX5, permitindo que o usurio marque as irregularidades encontradas na nota fiscal. Para cada irregularidade marcada, ser apresentado um campo para que o usurio possa digitar a retificao correspondente.

Apurao de IPI
A Apurao do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) tem a finalidade de apresentar os totais valores contbeis e valores fiscais das operaes de entrada e sada, no que diz respeito aos valores e CFOPs que indiquem movimentao com IPI. Tambm sero apresentados os dbitos e crditos do imposto, bem como os saldos apurados no perodo, em forma de resumo conforme legislao pertinente. Atravs dessa funcionalidade, possvel identificar qual o valor do imposto a ser pago ao FISCO ou utilizado como crdito nas prximas apuraes do IPI. Parmetros necessrios a execuo da rotina Ms? Informar o ms em que se deseja efetuar a apurao do IPI. Ano? Informar o ano em que se deseja efetuar a apurao do IPI. Livro Selecionado? Como h contribuintes que escrituram operaes distintas em livros fiscais distintos, o parmetro permite que seja emitida a apurao de apenas um dos livros cadastrados (quando informado o nmero especfico do livro) ou a apurao de todos os livros (quando informado um asterisco). Apurao? A legislao prev diversas formas de apurao do IPI. Para tanto, a rotina disponibiliza o parmetro para que seja informada a forma de apurao do contribuinte e que pode ser: decendial, quinzenal, mensal, semestral ou anual. Perodo? No caso de a apurao ser decendial, possvel selecionar em qual dos perodos est sendo efetuada a apurao: 1, 2 ou 3. No caso de a apurao ser quinzenal, possvel selecionar em qual dos perodos est sendo efetuada a apurao: 1, 2. Arquivo do Perodo Anterior? No caso da apurao apresentar saldo credor referente ao perodo anterior ao em relao apurao atual, dever ser efetuada a atribuio dessa pergunta com o nome do arquivo gerado no perodo anterior, para que as informaes sejam conciliadas apurao atual. Moeda do Ttulo? Essa pergunta dever ser respondida com o cdigo da moeda que ser utilizada na gerao dos ttulos. Gera Ttulo? Respondendo a essa pergunta com o contedo igual a Sim, a rotina gerar ttulos a pagar referentes ao tributo em questo. Exibir Lanamentos Contabis? Caso seja necessrio verificar os lanamentos contbeis, basta selecionar a opo Sim e os mesmos sero exibidos.

Considera Filiais Abaixo? A rotina de apurao do IPI permite que os movimentos de diversas filiais sejam apresentados em uma nica apurao. Da Filial? Esse parmetro indica a filial inicial a ser processada, caso seja informado que devam ser consideradas as filiais. At a Filial? Indica a filial final a ser processada, caso seja informado que devam ser consideradas as filiais. Tipo de Apurao? Existem duas formas de apurao dos produtos envolvidos nas movimentaes: pelo cdigo (apurao normal) ou pelo NCM, onde os produtos so agrupados por cdigos NCM. Esse parmetro permite a escolha de qual forma de apurao o contribuinte utiliza. Percent. Crd.Pres.? No caso do contribuinte ser beneficirio do Credito Presumido na Aquisio de Insumos, ser necessrio informar o percentual referente ao crdito nesse campo, a fim de que o Registro de Apurao possa efetuar os clculos referentes ao estmulo.

Apurao de ICMS
A Apurao do ICMS destinada a anotar os totais dos valores contbeis e dos valores fiscais relativos ao Imposto sobre Circulao de Mercadorias e sobre Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao (ICMS) das operaes de entrada e de sada e das prestaes recebidas e realizadas, extravios dos livros prprios e agrupados segundo o CFOP. Atravs desta funcionalidade possvel identificar qual o Valor do Imposto a ser pago ao FISCO ou utilizado como crdito nas prximas apuraes do ICMS. Os dbitos e crditos fiscais, a apurao dos saldos e os dados relativos s guias de informao e s guias de recolhimento do imposto tambm sero registrados. Parmetros necessrios execuo da rotina Ms de Apurao? Informar o ms em que se deseja efetuar a apurao do ICMS. Ano de Apurao ? Informar o ano em que se deseja efetuar a apurao do ICMS. Livro Selecionado? Como existem contribuintes que escrituram operaes distintas em livros fiscais distintos, o parmetro permite que seja emitida a apurao de apenas um dos livros cadastrados (quando informado o nmero especfico do livro) ou a apurao de todos os livros (quando informado um asterisco). Apurao? A legislao prev diversas formas de apurao do ICMS. Para tanto, a rotina disponibiliza o parmetro para que seja informada a forma de apurao do contribuinte que pode ser: decendial, quinzenal, mensal, semestral ou anual. Perodo? No caso da apurao ser decendial, possvel selecionar em qual dos perodos est sendo efetuada a apurao: 1, 2 ou 3. No caso da apurao ser quinzenal, possvel selecionar em qual dos perodos est sendo efetuada a apurao: 1, 2. Arquivo do Perodo Anterior? Na existncia de saldo credor na apurao realizada e referente ao perodo anterior ao da apurao atual, dever ser efetuada a atribuio dessa pergunta com o nome do arquivo gerado no perodo anterior. Assim, as informaes sero conciliadas apurao atual. Moeda do Ttulo? Essa pergunta dever ser atribuda com o cdigo da moeda que ser utilizada na gerao dos ttulos. Gera Ttulo? Preenchendo essa pergunta com o contedo igual a Sim, a rotina gerar ttulos a pagar referentes ao Tributo em questo.

Exibir Lanamentos Contabis? Caso seja necessrio verificar os lanamentos contbeis, basta selecionar a opco Sim e os mesmos sero exibidos. Considera Filiais Abaixo? A rotina de apurao do IPI permite que sejam apresentados os movimentos de diversas filiais em uma nica apurao. Da Filial? Indica a filial inicial a ser processada, caso seja informado que devam ser consideradas as filiais. Indica a filial final a ser processada, caso seja informado que devam ser consideradas as filiais. Gera Guia de Recolhimento ? Atravs dessa pergunta possvel habilitar a gerao da GNRE Guia Nacional de Recolhimentos, tabela utilizada para verificao e conferncia do tributo apurado a ser pago no perodo. Gera Crdito Estmulo ? Esse parmetro habilita o processamento do Crdito Estmulo utilizado pelos contribuintes do estado de Manaus em operaes incentivadas pelo FISCO Estadual. Exibe Crdito ST? Atravs desse parmetro, possvel exibir os crditos de ICMS solidrio na apurao do prprio ICMS.

Apurao do ISS
O apurao do ISS (Imposto sobre Servios) trata as movimentaes de prestao de servios ocorridas em perodo selecionado e dentro dos padres estabelecidos por lei em cada municpio. Informa os movimentos econmicos tributveis, os movimentos isentos (ou no tributveis) e os servios executados por terceiros com reteno do imposto, apresentando um resumo por alquotas. Parmetros necessrios a execuo da rotina Ms de Apurao? Atravs desse parmetro, ser informado o ms em que a apurao do ISS ser efetuada. Ano de Apurao ? Atravs desse parmetro, ser informado o ano em que a apurao do ISS ser efetuada. Livro Selecionado? Como existem contribuintes que escrituram operaes distintas em livros fiscais distintos, o parmetro permite que seja emitida a apurao de apenas um dos livros cadastrados (quando informado o nmero especfico do livro) ou a apurao de todos os livros (quando informado um asterisco). Apurao? A legislao prev diversas formas de apurao do ISS. Para tanto, a rotina disponibiliza o parmetro para que a forma de apurao do contribuinte seja informada e essa forma pode ser: decendial, quinzenal, mensal, semestral ou anual. Perodo? Nessa pergunta poder ser efetuada a seleo do primeiro, segundo ou terceiro perodo de apurao do ISS. Arquivo do Perodo Anterior? No caso da existncia de saldo credor na apurao realizada referente ao perodo anterior ao da apurao atual, dever ser efetuada a atribuio dessa pergunta com o nome do arquivo gerado no perodo anterior, para que as informaes sejam conciliadas apurao atual. Moeda do Ttulo? Essa pergunta dever ser respondida com o cdigo da moeda que ser utilizada na gerao dos ttulos. Gera Ttulo? Atribuindo essa pergunta com o contedo igual a Sim, a rotina gerar ttulos a pagar referentes ao tributo em questo. Exibir Lanamentos Contabis? Caso seja necessrio verificar os lanamentos contbeis, basta selecionar a opo Sim e os mesmos sero exibidos.

Considera Filiais Abaixo? A rotina de apurao do ISS permite que sejam apresentados os movimentos de diversas filiais em uma nica apurao. Da Filial? Indica a filial inicial a ser processada, caso seja informado que devam ser consideradas as filiais. At a Filial? Esse parmetro indica a filial final a ser processada, caso seja informado que devam ser consideradas as filiais. Gera Guia de Recolhimento ? Atravs dessa pergunta possvel habilitar a gerao da GNRE Guia Nacional de Recolhimentos tabela utilizada para verificao e conferncia do tributo apurado a ser pago no perodo.

Apurao PIS/Cofins
Atravs da rotina Apurao PIS/COFINS, possvel verificar as operaes que tiveram incidncia do PIS/COFINS dentro de um determinado perodo e de forma detalhada, visando validao e conferncia das mesmas. Parmetros necessrios a execuo da rotina Gera? A apurao poder apresentar apenas os movimentos referentes s contribuies ao PIS, apenas os movimentos referentes s contribuies a COFINS ou ambas as movimentaes. Considera da Data? Atravs desse parmetro, possvel filtrar os movimentos que sero apresentados a partir a data informada. At a Data ? Atravs desse parmetro, possvel filtrar os movimentos que sero apresentados at a data informada. Contabiliza On-Line? Preenchendo a resposta dessa pergunta com a opo Sim, a rotina efetuar a contabilizao das operaes simultaneamente com o processamento da apurao em questo. Exibir Lanamentos Contbeis? Caso seja necessrio verificar os lanamentos contbeis, basta selecionar a opo Sim e os lanamentos sero exibidos. Prefixo (PIS) Atravs do contedo atribudo a essa pergunta, dever ser informado o prefixo (contendo no mximo trs caracteres) a ser utilizado para gerao do ttulo referente ao PIS. Nmero(PIS) Atravs do contedo atribudo a essa pergunta, o nmero (contendo no mximo seis caracteres) a ser utilizado para gerao do ttulo referente ao PIS dever ser informado. Vencimento (PIS) Atravs do contedo atribudo a essa pergunta, a data de vencimento do respectivo ttulo referente ao PIS dever ser informada. Prefixo(COFINS) Dever ser informado o prefixo (contendo no mximo trs caracteres) a ser utilizado para gerao do ttulo referente ao COFINS. Nmero(COFINS) Dever ser informado o nmero (contendo no mximo seis caracteres) a ser utilizado para gerao do ttulo referente ao COFINS.

Vencimento (COFINS) Informar a data de vencimento do respectivo ttulo referente ao PIS. Arquivo do Perodo Anterior? No caso da existncia de saldo credor na apurao realizada e referente ao perodo anterior ao da apurao atual, dever ser efetuada a atribuio dessa pergunta com o nome do arquivo gerado no perodo anterior. Assim, as informaes sero conciliadas apurao atual. Gera Ttulo? Atribuindo a resposta com o contedo igual a Sim, a rotina gerar ttulos a pagar referentes ao tributo em questo. Considera Filiais Abaixo? A rotina de apurao do ISS permite que sejam apresentados os movimentos de diversas filiais em uma nica apurao. Da Filial? Esse parmetro indica a filial inicial a ser processada, caso seja informado que devam ser consideradas as filiais. At a Filial? Esse parmetro indica a filial final a ser processada, caso seja informado que devam ser consideradas as filiais. Livro Selecionado? Como existem contribuintes que escrituram operaes distintas em livros fiscais distintos, o parmetro permite que seja emitida a apurao de apenas um dos livros cadastrados (quando informado o nmero especfico do livro) ou a apurao de todos os livros (quando informado um asterisco).

DIPJ DECLARAO DE INFORMAES ECONMICO-FISCAIS DA PESSOA JURDICA


A DIPJ possibilita a gerao do arquivo pr-formatado para importao da Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica (DIPJ). Embora a DIPJ controle diversos impostos e contribuies, essa rotina trata exclusivamente as informaes referentes ao IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados. Parmetros necessrios a execuo da rotina Data Inicial ? Atravs desse parmetro, possvel filtrar os movimentos que sero apresentados na Instruo Normativa, a partir da data informada. Data Final ? Atravs desse parmetro, possvel filtrar os movimentos que sero apresentados na Instruo Normativa at a data informada. Ano? Atravs desse parmetro, possvel informar o ano referente movimentao a ser considerada na gerao do arquivo magntico. N do Livro? Como existem contribuintes que escrituram operaes distintas em livros fiscais distintos, o parmetro permite que seja emitida a apurao de apenas um dos livros cadastrados (quando informado o nmero especfico do livro) ou a apurao de todos os livros (quando informado um asterisco). Considera Filiais Abaixo? A rotina da DIPJ permite que sejam apresentados os movimentos de diversas filiais em um nico meio magntico. Da Filial? Indica a filial inicial a ser processada, caso seja informado que devam ser consideradas as filiais. At a Filial? Indica a filial final a ser processada, caso seja informado que devam ser consideradas as filiais. Diretrio Destino? Atravs desse parmetro, possvel informar o nome do diretrio (pasta) onde ser gravado o arquivo magntico gerado. Cdigo do Municpio? Esse parmetro indica o cdigo do municpio do contribuinte, conforme Tabela de Cdigos de Municpios disponvel no programa DIPJ (SRF).

Aps as configuraes dos parmetros necessrios aos filtros dos movimentos da rotina, necessrio configurar as informaes que sero apresentadas nos quadros disponibilizados pela rotina.

DNF Demonstrativo de Notas Fiscais


O Demonstrativo de Notas Fiscais (DNF) um meio magntico que apresenta as movimentaes efetuadas no perodo pr-definido dos produtos relacionados pela Instruo Normativa SRF 445 de 20 de agosto de 2004 (Anexos I e II). Exemplos: polietileno, querosene de aviao, lcool etlico, garrafas de vidro, dentre outros diversos itens. Esto obrigadas a entregar (mensalmente) o DNF, pessoas jurdicas, fabricantes, distribuidores atacadistas dos produtos relacionados no Anexo I e fabricantes ou importadores dos produtos relacionados no Anexo II (constantes na Instruo Normativa SRF 445 de 20 de Agosto de 2004).

DCTF Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais


A DCTF foi criada com o objetivo de prestar mensalmente informaes relativas s obrigaes principais de tributos e contribuies federais de PIS/PASEP, IRPJ, IPI, IOF, CSLL, COFINS, CPMF, CIDE, podendo ser mensal, a partir do ano calendrio de 2005 (IN SRF 503/2005), trimestral, a partir dos fatores ocorridos a partir de 01/01/2004 (IN SRF 395/2004) ou semestral, conforme os critrios da IN 521/2005.

Depurao
A rotina Depurao possui como objetivo principal depurar os dados processados at determinada data e realizar uma limpeza mensal. O sistema permite a gerao de um arquivo morto com os dados a serem eliminados, criando assim uma cpia. Parmetros necessrios a execuo da rotina Gerar dados Em Arquivos? Esse parmetro permite a gerao de um arquivo morto com os dados que sero eliminados durante o processo de depurao. Gera Saldo Inicial para MOD? Esse parmetro permite que sejam gerados saldos iniciais para produtos classificados como mo de obra (MOD) durante o processo de virada de saldos. Aps o preenchimento dos parmetros da rotina, necessrio configurar a data limite para limpeza das movimentaes e os nomes dos arquivos onde sero efetuadas as cpias.

Instrues normativas
A rotina Instrues Normativas disponibiliza, de forma genrica, a opo de gerar diversos arquivos pr-formatados das movimentaes fiscais para entrega aos rgos competentes municipais, estaduais e federais, atendendo aos layouts disponibilizados pelas mesmas. Parmetros necessrios a execuo da rotina Data Inicial ? Atravs desse parmetro, possvel filtrar os movimentos que sero apresentados na Instruo Normativa, a partir da data informada. Data Final ? Atravs desse parmetro, possvel filtrar os movimentos que sero apresentados na Instruo Normativa at a data informada. Instr. Normativa ? Atravs desse parmetro, possvel informar o nome da Instruo Normativa a ser processada, dentre as disponibilizadas pela Microsiga. Arq. Destino ? Atravs desse parmetro, possvel informar o nome do arquivo onde sero geradas as informaes geradas. Diretrio ? Atravs desse parmetro, possvel informar o nome do diretrio (pasta) onde ser gravado o arquivo magntico gerado.

EXERCCIOS - ROTEIRO Agora, sero propostos alguns exerccios com o intuito de fixar conceitos disponveis no ambiente Livros Fiscais . Primeiro, acesse o Cadastro de TES conforme procedimentos demonstrados anteriormente e inclua alguns cdigos que contenham em suas configuraes a incidncia dos seguintes tributos: ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS; Em seguida, acesse o Cadastro de Produtos e efetue o cadastramento de alguns produtos. Os produtos, por sua vez, devero conter configuraes que atendam aos tributos cadastrados previamente no TES; Aps esse processo, acesse o Cadastro de Fornecedores e Clientes e inclua diversos clientes e fornecedores de unidades de federao distintas; Efetue o a incluso de Ativos Permanente atravs da rotina de Manuteno Ciap; Cadastre uma Guia de Selo de Controle e seu respectivo saldo; Atravs das rotinas de Nota Fiscal Manual de Entrada e Nota Fiscal Manual de Sada inclua diversas notas que utilizem todos os clientes e fornecedores cadastrados, bem como os produtos com as respectivas configuraes; Como o ambiente Livros Fiscais tem como objetivo principal atender s obrigaes federais, estaduais e municipais, no que diz respeito a rea tributria, suas principais funcionalidades esto analisadas abaixo : Acesse a rotina de Estorno CIAP e efetue uma apropriao dos ativos cadastrados; Acesse a rotina Livro CIAP e efetue a impresso dos Livros nos Modelos A, B, C ou D; Acesse a rotina Livro Registro Selo de Controle e efetue a impresso do mesmo para que possa ser identificada a Guia de Selo cadastrada anteriormente; Acesse a rotina de Registro de Processamento de Dados e com base nas movimentaes cadastradas, efetue a impresso dos modelos P1, P1A, P2 e P2A; Acesse a rotina de Apurao do IPI, efetuando o seu processamento. Em seguida, emita o Livro de Apurao do IPI Modelo P8 atravs da respectiva funcionalidade; Acesse a rotina de Apurao do ICMS, efetuando o seu processamento. Verifique os folders, pois contm informaes das operaes que foram efetuadas anteriormente. A seguir, emita o Livro de Apurao do ICMS Modelo P9 atravs da respectiva funcionalidade. Acesse a rotina de Apurao do ISS, efetuando o seu processamento. Verifique os folders, pois eles contm informaes das operaes que foram efetuadas anteriormente. Aps, emita o Livro de Apurao do ISS Modelos 51 e 56 atravs das respectivas funcionalidades.

Acesse a rotina de Acertos Fiscais e efetue ajustes no Livro Fiscal de uma determinada nota fiscal manual. Aps, emita novamente o Livro Fiscal correspondente a essa operao efetuada e verifique suas alteraes. Por fim, acesse a rotina de Reprocessamento e efetue essa funcionalidade. Verifique se as movimentaes, baseadas em suas notas fiscais de entrada e sada , foram reprocessadas.

You might also like