You are on page 1of 6

titulo AUTOR RESUMO (PORTU) PALAVRAS CHAVES Abstract KEY WORDS INTRODUO O profissional da rea Contbil precisa sempre

estar se atualizando, e depois que ele se afasta das salas de aula do ensino superior, precisa buscar por conta prpria essas informaes. E o que mais importante, repassar as atualizaes para que seus clientes para que estes tambm possam manter-se por dentro das mudanas. Com esses apontamentos surge a dvida em questo: Como os profissionais contabilistas, j formados e atuando em seus prprios escritrios, fazem para manterem-se atualizados nas legislaes e acontecimentos relevantes em seu trabalho?" Desta forma, o presente trabalho objetiva verificar de que forma os profissionais Contabilistas mantm-se atualizados nas legislaes e acontecimentos relevantes em seu trabalho. Dentro deste contexto tambm se objetiva caracterizar os profissionais quanto ao tempo em que esto formados e que esto no mercado; e identificar possveis mtodos recomendados pelos profissionais para que os estudantes do curso de contabilidade possam manter-se atualizados depois de formados e donos de seus prprios escritrios de contabilidade. Conforme Osterkamp (2006), ao falar sobre as responsabilidades do contador dos dias atuais, comenta que (...) As responsabilidades do contador esto ficando cada vez mais importantes, no s a de manter a entidade burocraticamente, mas trazer informaes teis para tomada de decises, sendo assim, o contador precisa manter-se atualizado. Osterkamp (2006) indica que o contador (...) Acima de tudo, precisa estar sempre atualizado, deve cada vez mais ser conhecedor deste mercado globalizado que est em constante mudana e aperfeioamento. O contador a parte fundamental do desenvolvimento da sociedade, por tanto buscar a atualizao profissional a resposta para o sucesso. Explica tambm que O perfil do contador moderno exige o conhecimento de finanas, economia, investimentos e administrao. Seu papel ser

um consultor do empresrio, ajud-lo na tomada de decises estratgicas, e para isso, preciso muito conhecimento. A atualizao ento se faz mais do que necessria, uma obrigao para os profissionais que desejam continuar no mercado. Os atuais contadores possuem mercado de trabalho, mas tambm muitas responsabilidades para poderem continuar nele daqui pra frente. O sindicato permanece sempre disposio dos contadores associados para fornecer o conhecimento necessrio para que eles possam continuar no mercado. O sindicato que atende aos contadores do Vale do Taquari o Sincovat, localizado em Lajeado, fundado em 04 de maio de 1974 como Associao dos Contadores e Tcnicos em Contabilidade do Vale do Taquari, e depois em 1981 transformado em Sindicato. Hoje, possui cerca de 300 associados e tem como tarefa reivindicar os direitos inerentes classe, e tambm organizar cursos, seminrios, palestras, para assim manter os contabilistas sempre informados, atualizados e com capacidade competitiva para a demanda que as empresas exigem, no s de conhecimentos contbeis, mas tambm nas reas de finanas, economia, investimentos e administrao. Com mais conhecimento, alm de contador, tambm atua como consultor em tomada de decises das empresas para quem presta servio. MTODO Foi realizada uma pesquisa exploratria bibliogrfica o levantamentos de dados foi feito atravs de um questionrio misto, quali-quantitativo, aplicado a uma pequena amostra de nove contadores do Vale do Taquari, formados no Curso de Cincias Contbeis e donos de seus prprios escritrios de contabilidade, onde prestam servios para demais pessoas fsicas e jurdicas. Neste questionrio aplicado buscou-se encontrar respostas que indicassem a quanto tempo os indivduos pequisados esto graduados, quantos anos j atuam em seus prprios escritrios, sugestes para os novos formandos e, de que forma estes mesmos profissionais fazem para manterem-se atualizados. Assim, foi indicando como opes de respostas para a ltima questo: Pesquisas na internet, revistas, jornais (trazendo informaes em tempo real, com assuntos do cotidiano); Conversas com os demais profissionais da classe para responderem possveis dvidas; Mantendo contato com os Sindicatos dos Contabilistas que compartilham essas informaes e atualizaes; Fazendo cursos de aperfeioamento ou

sugerindo que seus funcionrios os faam (com cursos especficos da rea de atuao de cada profissional, e cursos amplos abrangendo interesses coletivos e generalizados dos contadores e de seu amplo mercado de atuao). RESULTADOS Quando perguntados sobre quantos anos de formao os contadores possuam, percebe-se que a maioria encontra-se na faixa etria entre os onze a vinte anos de formao, com 45% dos contadores. (Grfico 1)

Constatou-se, ao questionar sobre quantos anos atuam em seus prprios escritrios de contabilidade, que em sua maioria (78%), os contadores possuem seus escritrios entre os onze a vinte anos. (Grfico 2)

Perguntados sobre os mtodos que utilizam para se atualizarem, as respostas obtidas, caracterizam os meios mais utilizados sendo a internet, as revistas, os jornais e outros, com seis votos (66,67%) na opo sempre. (Grfico 3)

Ao perguntar se o contador fazia cursos de aperfeioamento, a resposta obtida, em sua maioria, foi de que ambos fazem os cursos (78%), tanto os contadores formados e donos de seus escritrios, como tambm seus colaboradores. (Grfico 4)

E por fim, foram solicitadas sugestes para os novos contadores depois de formados e donos de seus prprios negcios. A resposta mais sugerida foi a de que precisam manter-se atualizados sempre, com seis votos. (Grfico 5)

CONCLUSES Ao final do presente trabalho, d-se por realizado o objetivo proposto. Foi identificado que a maior parte dos profissionais entrevistados est formada entre onze e vinte anos. Esta tambm a caracterstica observada quanto ao tempo em que eles so donos de seus prprios escritrios de contabilidade, concluindo assim que, houve uma grande demanda de pessoas que logo aps se formar j entrou no mercado de trabalho, no somente como profissionais contabilistas, mas tambm como gestores de empresas, assim exigindo muito mais habilidade deles. Quanto aos meios que eles utilizam para se manterem atualizados, observa-se em sua maioria, a utilizao de pesquisas em jornais, revistas, internet... Indicando que, mesmo j formados a um determinado tempo, continuam se aperfeioando e dedicando um espao de seu tempo para leituras atuais. Tambm se dedicam aos cursos de aperfeioamento que melhoram os conhecimentos e atualizam-nos. Percebe-se que os profissionais, alm de fazerem cursos de aperfeioamento, tambm permitem que seus colaboradores os faam, garantindo que, no somente eles, mas que toda a equipe estar preparada para melhor atender os clientes e responder s possveis dvidas. Assim como os contadores formados e donos de seus prprios escritrios de contabilidade j afirmam que utilizam meios para se manterem atualizados, tambm sugerem para os futuros contadores que faam o mesmo. E ainda do sugestes de como podem se atualizar, principalmente que leiam bastante e faam cursos de aperfeioamentos. Com isso, conclui-se que as empresas e as pessoas, hoje em dia, no buscam somente profissionais que saibam realizar suas tarefas, mas sim profissionais que ajudem nas tomadas de decises.

REFERNCIAS DEITOS, Maria Lcia Melo de Souza. A formao do profissional de Cincias Contbeis num contexto de permanente inovao nos processos produtivos. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, v.37, n170, p. 79-91, 2008. LEITO, Cludio Jos S. Desafio do contador: especializao tributria. S Leito, Recife. Disponvel em: <http://www.saleitao.com.br/desafio.html>. Acesso em: 04 mai. 2011. OSTERKAMP, Lis Raquel. Qual o perfil do contador desejado pelas empresas do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul? Lajeado, 2006.

You might also like