You are on page 1of 20

Prof.

Andr Alencar

Informtica FCC

INTERNET, INTRANET - NAVEGADORES E CORREIO ELETRNICO - FCC


1. (TRT 2 Regio Tcnico Judicirio 2008) Um conjunto de regras semnticas e sintticas, que descreve como transmitir dados, especialmente por uma rede. Em alto nvel, por exemplo, lida com a formatao dos dados, incluindo a sintaxe das mensagens, o dilogo do terminal com o computador, conjuntos de caracteres e a seqncia das mensagens. Tal definio do conjunto de regras pertence (A) ao roteador. (B) porta. (C) ao sinal analgico. (D) ao protocolo. (E) ponte. 2. (TRT 8 Regio Analista Judicirio Execuo de Mandados 2004) Um dos maiores benefcios obtidos por meio do uso de uma rede de computadores (A) evitar a entrada de vrus. (B) o compartilhamento de informaes. (C) impossibilitar o ataque de hackers. (D) garantir a execuo correta dos trabalhos individuais, realizados nas estaes de trabalho. (E) o aumento da velocidade de gravao nas mdias rgidas das estaes de trabalho. 3. (TRT 2 Regio Analista Administrativo 2008) A configurao de rede mais adequada para conectar computadores de um pavimento um estado uma nao , respectivamente: (A) LAN, WAN, WAN. (B) LAN, LAN, WAN. (C) LAN, LAN, LAN. (D) WAN, WAN, LAN. (E) WAN, LAN, LAN. 4. (FCC - 2003 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio - rea Administrativa) A nova tecnologia denominada Bluetooth utiliza um padro de redes sem fio que (A) transmite informaes via celular. (B) opera com equipamentos curta distncia. (C) opera com equipamentos longa distncia. (D) transmite informaes via Internet de banda larga. (E) implementa conexo de banda larga para Intranet. 5. (SEPLAG MA Fiscal de Defesa Vegetal 2005) Em uma rede de computadores, as regras e convenes utilizadas na conversao entre computadores so usualmente chamadas de (A) protocolos. (B) topologias. (C) arquiteturas. (D) drivers. (E) links. 6. (MPE SE Analista Administrativo 2009) O tipo mais comum de conexo Internet, considerada banda larga por meio de linha telefnica e normalmente oferecida com velocidade de at 8 Mbps, utiliza a tecnologia (A) ADSL. (B) Dial Up. (C) HFC Cable. (D) ISDN. (E) RDIS. 7. (TCE SP Agente de Fiscalizao Financeira 2008) Quanto s tecnologias de comunicao voz/dados, considere: I. Largamente adotada no mundo todo como meio de acesso rpido Internet, atravs da mesma infraestrutura das linhas telefnicas convencionais. Sua grande vantagem permitir acesso Internet ao mesmo tempo em que a linha de telefone fica livre para voz ou fax, ou mesmo uma ligao via modem, usando um nico par de fios telefnicos. II. Uma linha telefnica convencional transformada em dois canais de mesma velocidade, em que possvel usar voz e dados ao mesmo tempo, cada um ocupando um canal. Tambm possvel usar os dois canais para voz ou para dados. III. Aproveita a ociosidade das freqncias mais altas da linha telefnica para transmitir dados. Uma de suas caractersticas a diferena de velocidade para efetuar download e upload; no download ela maior.

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

IV. til quando necessria transferncia de informaes entre dois ou mais dispositivos que esto perto um do outro ou em outras situaes onde no necessrio alta taxa de transferncia. Os dispositivos usam um sistema de comunicao via rdio, por isso no necessitam estar na linha de viso um do outro. Os itens acima referem-se, respectivamente, a (A) ISDN (Integrated Services Digital Network), ADSL (Assimetric Digital Subscriber Line), ISDN, Wi-Fi. (B) ADSL, ISDN, ISDN e Bluetooth. (C) ADSL, ISDN, ADSL e Bluetooth. (D) ADSL, ISDN, ADSL e Wi-Fi. (E) ISDN, ADSL, ADSL e Bluetooth. 8. (Cmara dos Deputados Analista Legislativo Especialidade Arquivista 2007) Para responder s questes, considere os dados abaixo. 1o O funcionrio do expediente (FE) pretende conversar, por meio da internet, com o funcionrio do departamento de cpias reprogrficas (FC), no modo de dilogo instantneo. 2o Na conversa mencionada no 1o, FE solicita a FC que lhe encaminhe dados de seu interesse, transferindo-lhe um arquivo pela internet, com acesso dirigido e autorizado e tambm porque, devido grande quantidade de informaes que possui, esse arquivo no pode ser encaminhado como anexo de correio eletrnico. ... especificada no 2o a que usa (A) XLS. (B) FTP. (C) Search. (D) email. (E) HTML. 9. (TCE PI Auditor de Controle Externo 2005) Os microcomputadores de uma rede podem ser conectados a Internet, usando apenas um IP disponvel, por um servidor (A) firewall. (B) proxy. (C) DNS. (D) web. (E) gateway 10. (TCE MG Auxiliar de Controle Externo 2007) A poltica de informtica e de uso de sites do Tribunal recomenda que: 1o - Sejam usados instrumentos escritos de conversao eletrnica instantnea (tempo real), sempre que possvel e necessrio, ao invs do telefone, a fim de manter registradas as conversas feitas na intranet. O 1o especifica o uso de (A) banda larga. (B) chat. (C) e-mail. (D) linha discada. (E) FTP. 11. (TCE MG Aturio 2007) A poltica de informtica e de uso de sites do Tribunal recomenda que: ... 2o - Arquivos de tamanho superior a 500k sejam transferidos eletronicamente ao invs de anexados em mensagens de email, garantindo acesso a usurio autorizado, apenas. ... O 2o recomenda o uso de (A) site de busca. (B) arquivos com extenso ZIP. (C) FTP. (D) arquivos com extenso AVI. (E) chat. 12. (INFRAERO Administrador 2009) - Para responder s questes, considere o seguinte quadro de tarefas: item Tarefa Disponibilizar as tabelas de vos e horrios por companhia area em um servidor intranet do rgo para que todos os que tenham acesso possam utiliz-las e baix-las em seus I computadores pessoais. Para tanto, preciso realizar a operao "X" de levar essas tabelas do computador pessoal de quem as produz (desde que autorizado) para o servidor central da intranet. A operao "X" mencionada na tarefa I (A) uma anexao em e-mail.

Prof. Andr Alencar (B) uma remessa na forma oculta. (C) um upload. (D) uma cpia especial. (E) um download.

Informtica FCC

13. (TRE PI Analista Judicirio Especialidade Contabilidade 2009) - Para responder s questes, considere o seguinte quadro de tarefas: Item Tarefas VIII Utilizar, ao fazer pesquisa no Google, preferencialmente, uma opo que traga as palavras pesquisadas em destaque dentro das pginas encontradas. Ao receber a lista das pginas encontradas na pesquisa, a opo a ser escolhida, de acordo com o recomendado em (VIII) (A) Pginas semelhantes. (B) Encontrar mais. (C) Em cache. (D) Preferncias. (E) Mais. 14. (TRE PI Analista Judicirio Especialidade Contabilidade 2009) - Para responder s questes, considere o seguinte quadro de tarefas: Item Tarefas VII Usar ferramentas de comunicao apropriadas, via internet, sempre que a comunicao entre pessoas tiver carter de urgncia (tipo pergunta e resposta instantnea). De acordo com o recomendado em (VII), adequado o uso das funes de (A) correio eletrnico. (B) correio eletrnico e chat. (C) chat. (D) pgina web. (E) feeds. 15. (TJ PI Analista Judicirio 2009) Para responder s questes, considere os dados abaixo. ... III. Transferir toda pgina pessoal que seja do interesse do Tribunal (arquivos html, imagens e outros correlatos) para o servidor Intranet que abrigar o site desenvolvido, para que este fique disponvel ao uso interno e comum. ... A operao de transferncia referida em III trata de (A) backup. (B) download. (C) downsizing. (D) hosting. (E) upload. 16. (TJ PI Analista Judicirio 2009) Para responder s questes, considere os dados abaixo. I. Estimular o trabalho colaborativo, tanto na Internet quanto na Intranet, por meio de instrumentos do tipo dirio profissional (ou corporativo) eletrnico, onde contedos mais recentes aparecem no topo da pgina e mais antigos no final. ... No item I estimulado o uso de um instrumento do tipo (A) e-book. (B) blog. (C) banco de dados. (D) e-mail corporativo. (E) e-zine. 17. (SEFAZ SP Agente Fiscal de Rendas 2009). Nos primrdios da Internet, a interao entre os usurios e os contedos virtuais disponibilizados nessa rede era dificultada pela no existncia de ferramentas prticas que permitissem sua explorao, bem como a visualizao amigvel das pginas da Web. Com o advento e o aperfeioamento de programas de computador que basicamente eliminaram essa dificuldade, os servios e as aplicaes que puderam ser colocados disposio dos usurios, iniciaram uma era revolucionria, popularizando o uso da Internet. Segundo o texto, a eliminao da dificuldade que auxiliou na popularizao da Internet foi (A) o uso de navegadores. (B) o surgimento de provedores de acesso. (C) o aumento de linhas da rede. (D) o surgimento de provedores de contedo. (E) a disponibilizao de servios de banda larga.

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

18. (SEFAZ SP Agente Fiscal de Rendas 2009) Na Web, a ligao entre conjuntos de informao na forma de documentos, textos, palavras, vdeos, imagens ou sons por meio de links, uma aplicao das propriedades (A) do protocolo TCP. (B) dos hipertextos. (C) dos conectores de rede. (D) dos modems. (E) das linhas telefnicas. 19. (MP RS Secretrio de Diligncias 2008) O mtodo que permite a comunicao entre computadores servidor e cliente da Internet para possibilitar a transferncia de pginas Web denomina-se (A) http. (B) html. (C) url. (D) www. (E) browser. 20. (Prefeitura Municipal de So Paulo Assistente de Polticas Pblicas 2008) Para responder s questes, considere as informaes abaixo. O Sr. XYZ, chefe do Departamento de Obras, necessita constantemente no s realizar atividades usando a internet para pesquisa e anlise de preos de materiais a serem usados nas obras pblicas, como tambm enviar e receber correios eletrnicos aos montes, todos os dias. Tambm usa a internet para transferir informaes e arquivos. O departamento que ele chefia responsvel pela elaborao de relatrios, planilhas de oramento e uma srie infindvel de atividades correlatas e decorrentes, tais como salvar os arquivos, fazer backup e garantir a segurana dos dados. Tambm desenvolve pequenos bancos de dados de controle para gerenciamento dos materiais internos e movimentao de materiais, entre outras aplicaes. Para cumprir as ordens do Sr. XYZ, o Departamento de Obras usa as ferramentas MS-Word 2003, MS-Excel 2003, MSAccess, navegadores internet e ferramentas de correio eletrnico. As atividades dirias so abaixo especificadas: ... 5o Os arquivos de interesse, quando obtidos nos sites da internet, devem ser transferidos localmente, obedecendo ao mesmo critrio de guarda de documentos (salvamento na pasta correspondente). ... Para realizar o que pedido no 5o necessrio (A) fazer o download do arquivo. (B) fazer as operaes de editar copiar e editar colar o arquivo. (C) desanexar o arquivo. (D) fazer o upload do arquivo. (E) fazer as operaes de recorte e colagem do arquivo 21. (Prefeitura Municipal de So Paulo Assistente de Polticas Pblicas 2008) Para responder s questes, considere as informaes abaixo. O Sr. XYZ, chefe do Departamento de Obras, necessita constantemente no s realizar atividades usando a internet para pesquisa e anlise de preos de materiais a serem usados nas obras pblicas, como tambm enviar e receber correios eletrnicos aos montes, todos os dias. Tambm usa a internet para transferir informaes e arquivos. O departamento que ele chefia responsvel pela elaborao de relatrios, planilhas de oramento e uma srie infindvel de atividades correlatas e decorrentes, tais como salvar os arquivos, fazer backup e garantir a segurana dos dados. Tambm desenvolve pequenos bancos de dados de controle para gerenciamento dos materiais internos e movimentao de materiais, entre outras aplicaes. Para cumprir as ordens do Sr. XYZ, o Departamento de Obras usa as ferramentas MS-Word 2003, MS-Excel 2003, MSAccess, navegadores internet e ferramentas de correio eletrnico. As atividades dirias so abaixo especificadas: 1o Pesquisar informaes na internet e selecionar os sites de interesse para, posteriormente, acess-los e obter informaes mais especficas. ... Para cumprir corretamente o solicitado no 1o deve-se (A) usar uma ferramenta de correio eletrnico. (B) executar um upload de arquivos. (C) acessar um site de busca. (D) usar uma ferramenta de transferncia de arquivo. (E) acessar o banco de palavras chaves 22. (Cmara dos Deputados Analista Legislativo Especialidade Arquivista 2007) Para responder s questes, considere os dados abaixo. ...

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

6o FC costuma navegar pela internet buscando assuntos de interesse do rgo em que trabalha e, em algumas ocasies, ele pede definies de termos usando a Pesquisa Google. Uma forma de obter as definies mencionadas no 6o usar o termo desejado na busca aps a expresso: (A) obtenha: (B) traga: (C) pesquise: (D) busque: (E) define: 23. (Cmara dos Deputados Analista Legislativo Especialidade Arquivista 2007) Para responder s questes, considere os dados abaixo. 1o O funcionrio do expediente (FE) pretende conversar, por meio da internet, com o funcionrio do departamento de cpias reprogrficas (FC), no modo de dilogo instantneo. ... O 1o faz referncia ao uso de uma ferramenta, comumente usada, do tipo (A) chat. (B) search. (C) email. (D) append. (E) file transfer. 24. (CEF Tcnico Bancrio 2004) O principal servio na Internet para procura de informaes por hipermdia denomina-se (A) Telnet (B) Gopher (C) FTP (D) E-mail (E) WWW 25. (TRE RN Tcnico Segurana 2005) A principal linguagem utilizada em pginas na Internet (A) Javascript. (B) VBScript. (C) DDL. (D) HTTP. (E) HTML 26. (Companhia Energtica AL Tcnico Industrial 2005) O protocolo tradicionalmente utilizado em uma rede Intranet o (A) NetBEUI. (B) IPX/SPX. (C) Unix. (D) OSI. (E) TCP/IP. 27. (TRF 4 Regio Analista Judicirio Execuo de mandados 2004) Quando h Intranet instalada em uma empresa significa que (A) a empresa um provedor de acesso Internet. (B) a empresa de grande porte, uma vez que somente tais empresas suportam instalao de Intranet. (C) foi instalado um servidor para troca eletrnica de dados com fornecedores e clientes. (D) foi instalado um servidor Web na rede de computadores da empresa. (E) todos os funcionrios tm acesso Internet. 28. (TRT 8 Regio Tcnico Judicirio 2004) Uma Intranet utiliza a mesma tecnologia ________I e viabiliza a comunicao interna e restrita entre os computadores de uma empresa ou rgo que estejam ligados na rede. Na Intranet, portanto, ________II e o acesso s pginas _________III . Preenche corretamente as lacunas I, II e III acima: I II III A da Internet podem circular mensagens nela publicadas pode ser feito por de correio eletrnico (e-mail) meio de um interpretador de comandos (browser) do tipo Internet Explorer B da placa de rede intruses e vrus no so nela publicadas sempre feito sem o possveis risco de invases indesejveis C de um interpretador de podem circular mensagens nela publicadas restringe-se s comandos (browser) do de correio eletrnico (e-mail) funes de leitura e envio de tipo Internet Explorer mensagens D da Internet intruses e vrus no so que por ela circulam restringe-se s

Prof. Andr Alencar possveis qualquer estao pode desativar os firewalls ativos no servidor funes de leitura de mensagens que por ela circulam restringe-se s funes de leitura, envio e salvaguarda de mensagens

Informtica FCC

de um interpretador de comandos (browser) do tipo Internet Explorer

29. (Companhia Energtica AL Assistente Comercial 2005) Uma Intranet tradicional (A) uma rede padro LAN, que utiliza o protocolo TCP/IP para comunicao. (B) uma rede corporativa que utiliza o protocolo IPX da Internet para seu transporte fundamental. (C) composta por inmeras redes de empresas distintas. (D) uma rede privativa que permite fcil acesso Internet, utilizando o protocolo TCP/IP, diferentemente de uma Extranet. (E) uma rede na qual no podemos ter servidores, existindo apenas mquinas de usurios. 30. (TRT 9 Regio Analista Judicirio 2004) Em uma correspondncia eletrnica (e-mail) um profissional l, no texto, diversas referncias. Algumas seguem o padro geral da internet e outras no. Trs dessas referncias lidas so: I. ltfp\\:qualquer\:com.br II. http://www.qualquer.com III. qualquer@prov.com.br Ao interpretar tais referncias, o profissional deve entend-las como: (A) I e II fora do padro internet e III um endereo de site da internet. (B) I um endereo de e-mail, II um endereo de site da internet e III fora do padro internet. (C) I fora do padro internet, II um endereo de site da internet e III um endereo de e-mail. (D) I um endereo de site da internet e II e III fora do padro internet. (E) I e III fora do padro internet e II um endereo de e-mail. 31. (TCE SP Agente de Fiscalizao Financeira 2008) A Internet uma rede mundial de telecomunicaes que conecta milhes de computadores em todo o mundo. Nesse sentido, considere: I. Nela, as redes podem operar estando ou no conectadas com outras redes e a operao no dependente de nenhuma entidade de controle centralizado. II. Qualquer computador conectado Internet pode se comunicar gratuitamente com outro tambm conectado Internet e usufruir os servios por ela prestado, tais como, Email, WEB, VoIP e transmisso de contedos de udio. III. A comunicao entre as redes locais e a Internet utiliza o protocolo NAT (Network Address Translation) que trata da traduo de endereos IP no-roteveis em um (ou mais) endereo rotevel. Est correto o que consta em (A) I, II e III. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) III, apenas. 32. (TRE SE Tcnico Judicirio 2007) Com relao Internet e Intranet, correto afirmar que: (A) o FTP (File Transfer Protocol) um servio da Internet para a transferncia de arquivos. (B) Internet sinnimo de World World Web ou rede mundial de computadores. (C) numa Intranet cada computador da organizao precisa ter seu endereo reconhecido na Internet. (D) Gateway, roteador e modem ADSL so aparelhos com funes especficas na Intranet. (E) a Internet faz uso do protocolo de comunicao HTTP, enquanto a Intranet utiliza o protocolo HTTPS. 33. (TJ PE Oficial de Justia 2007) Para responder s questes considere integralmente o enunciado dos itens abaixo. ... Item 3: O funcionrio percebe que: I. pode entrar em diversos sites de acesso pblico; II. no consegue entrar em alguns sites de uso interno e exclusivo de outros rgos; III. para acessar e ver quaisquer sites disponveis ele pode usar um programa interpretador para ver as pginas na tela do microcomputador. ... O Item 3, em seus subitens I, II e III, faz referncias aos respectivos conceitos de (A) internet, correio eletrnico e intranet. (B) internet, intranet e navegador. (C) intranet, navegador e internet. (D) intranet, internet e correio eletrnico. (E) intranet, internet e navegador. 34. (TRT 8 Regio Analista Judicirio Execuo de Mandados 2004) Associe os componentes da Tabela 1 com os conceitos apresentados na Tabela 2. Tabela 1 Tabela 2 I Internet 1 funo de acesso e exibio de pginas (browser) que transitam em redes

Prof. Andr Alencar de tecnologia web II Internet Explorer 2 mensagem eletrnica III e-mail 3 rede de tecnologia Web, restrita ao mbito de uma empresa ou rgo IV Intranet 4 rede universal de tecnologia Web So corretas as associaes: (A) I-1, II-4, III-2 e IV-3. (B) I-2, II-3, III-4 e IV-1. (C) I-3, II-4, III-2 e IV-1. (D) I-4, II-3, III-1 e IV-2. (E) I-4, II-1, III-2 e IV-3. 35. (TRE MG Analista Administrativo 2005) Observe as seguintes definies: I. Aplicativo Web especfico para uso interno de uma corporao. II. trfego Web, comumente no padro: xxxxxxx@yyyyyyyy.com.br. III. trfego Web, comumente no padro: http://www.xxxxxxxxxx.com.br. Correspondem, respectiva e conceitualmente, s definies acima (A) Intranet; endereo de site da Web e hipermdia. (B) MS-Word; endereo de site Web e hipertexto. (C) Internet; hipermdia e endereo de correio eletrnico. (D) Intranet; endereo de correio eletrnico e endereo de site Web. (E) MS-Excel; Internet e endereo de correio eletrnico.

Informtica FCC

36. (SEPLAG MA Assistente de Defesa e Agropecuria 2005) Analise: I. Dispositivo conector entre um microcomputador e uma linha de comunicao, cuja funo converter os dados a uma forma compatvel com a linha de comunicao e vice-versa. II. Servio existente na Internet cuja finalidade principal possibilitar a conversao entre as pessoas. Organiza salas virtuais onde se renem grupos de pessoas, usurios da Internet, para conversar sobre assuntos de seus interesses. III. Software front-end (estao cliente) que possibilita a navegao pela Internet e a visualizao de pginas publicadas na web, em um computador. As definies I, II e III relacionam-se, respectivamente, a (A) ethernet, ftp e driver. (B) transnet, http e layer. (C) modem, chat e browser. (D) cable, telnet e ftp. (E) browser, chat e cable. 37. (TCE PI Auditor de Controle Externo 2005) World Wide Web. (A) A Extranet, alm de incorporar toda a tecnologia Intranet, pode utilizar a estrutura de comunicao de dados da prpria rede pblica, atravs do protocolo SMTP, para se comunicar com filiais ou com qualquer empresa conectada grande rede. (B) Portal uma rede corporativa que utiliza a tecnologia da Internet e o protocolo URL por meio da colocao de um servidor Web para que as pessoas e empresas possam acessar as informaes atravs de password. (C) Internet conjunto de pginas (webpages e homepages) agrupadas por um mesmo assunto, propsito ou objetivo, podendo ser de uma instituio, empresa ou indivduo e tem como objetivo apresentar a sua empresa, vender seus produtos ou oferecer mais informaes sobre seu negcio. (D) A rede de servidores que usam ligaes semelhantes para localizar e ter acesso a arquivos e compartilh-los, atravs da navegao em sites, conhecida como Domnio. (E) A Intranet uma rede interna baseada no protocolo IP que se caracteriza pelo uso das tecnologias Word Wide Web. Dentro desse limite, tudo o que circula em forma de papel pode ser colocado na Intranet de forma simples e objetiva, desde manuais e polticas de procedimento at informaes de marketing, catlogos de venda de produtos, catlogos telefnicos etc. 38. (Auditor Fiscal de Controle externo 2005) Em relao a Internet e Intranet, analise as afirmaes abaixo. I. O provedor a empresa que fornece acesso aos usurios na Internet, atravs de recursos de hardware (servidores, roteadores etc) e software (pginas, links, e-mail etc.). II. O provedor a empresa que fornece acesso aos usurios na Internet, cabendo-lhe a responsabilidade de manter instalados os navegadores e certificar os endereos vlidos na Internet, tais como hdtp:\\br.gov.pi.tribunaldecontas. III. Uma Intranet uma plataforma de rede independente, conectando os membros de uma organizao, utilizando protocolos padres de Internet. IV. Intranet uma rede de computadores interligados em uma rede local, atravs de um provedor externo, com as facilidades da Internet, mas que atende, somente, a empresa ou corporao. SOMENTE est correto o que se afirma em (A) IV. (B) II e IV. (C) II e III. (D) I e IV. (E) I e III

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

39. (Auditor Fiscal de Controle externo 2005) Internet Explorer um (A) protocolo de comunicao HTTP para interao dos usurios com a Internet. (B) programa de correio eletrnico da Internet. (C) programa que habilita seus usurios a interagirem com documentos hospedados em um servidor WEB. (D) protocolo de comunicao HTML para interao dos usurios com a Internet. (E) site residente na World Wide Web que intermedia a navegao na coleo de endereos da Internet, atravs de plugins nele existente. 40. (TJ PI Analista Judicirio 2009) Para responder s questes, considere os dados abaixo. ... II. Utilizar, preferencialmente, um navegador livre (Software Livre) para acesso a pginas da Internet. ... Para atender recomendao disposta em II correto o uso do (A) Weblog. (B) Mozilla Firefox. (C) Skype. (D) Internet Explorer. (E) Flash. 41. (TRT 2 Regio Tcnico em Segurana 2008) Nas Opes do menu Ferramentas do Mozilla Firefox 3.0.3 (originais), a configurao da seleo de notificaes que se deseja ver durante a navegao, feita na guia (A) Contedo. (B) Principal. (C) Segurana. (D) Programas. (E) Privacidade. 42. (TRT 2 Regio Analista Administrativo 2008) A funo Live Bookmarks do Mozilla Firefox 2 permite receber (A) atualizaes automticas do navegador. (B) extenses de segurana. (C) extenses de personalizao. (D) feeds de RSS no navegador. (E) suporte multi-plataforma. 43. (TRF 4 Regio Analista Judicirio Execuo de mandados 2004). Ao clicar o boto Atualizar na janela do MS Internet Explorer, ser carregada para o computador (A) uma nova cpia da pgina atual. (B) uma nova cpia da pgina inicial. (C) a ltima cpia arquivada da pgina inicial. (D) uma nova cpia da pgina anterior. (E) a cpia arquivada da pgina anterior. 44. (TRE PI Tcnico Judicirio 2009) Para responder a questo, considere: ... III. Em uma situao na qual se tenha iniciado uma sesso de pesquisa no Internet Explorer (verso 8), desejvel reproduzir a guia atual, a fim de no perder as informaes obtidas. Iniciando o trabalho em nova guia, deve-se proceder corretamente para obter o resultado desejado. ... O procedimento correto recomendado em (III) acionar o menu Arquivo e escolher (A) Duplicar pgina. (B) Nova Guia. (C) Nova Sesso. (D) Salvar como. (E) Duplicar Guia. 45. (TCE MG Aturio 2007) A poltica de informtica e de uso de sites do Tribunal recomenda que: ... 3o Os resultados das pesquisas feitas, conforme 2o que sempre usam aplicativos acessados por meio do Internet Explorer (IE), quando forem impressos, devero contemplar a correta formatao de pgina para que os textos no sejam truncados. ... Para atender ao especificado no 3o necessrio, estando no IE, acessar o menu (A) Ferramentas e depois a opo Gerenciar Complementos. (B) Arquivo e depois a opo Gerenciar Complementos. (C) Arquivo e depois a opo Configurar Impresso.

Prof. Andr Alencar (D) Ferramentas e depois a opo Configurar Impresso. (E) Arquivo e depois a opo Configurar Pgina. 46. (TRT 9 Regio Analista Judicirio 2004) A figura abaixo apresenta opes do Internet Explorer, pertencentes ao menu

Informtica FCC

(A) Exibir. (B) Editar. (C) Arquivo. (D) Ferramentas. (E) Favoritos 47. (TRF 4 Regio Auxiliar Judicirio 2004) Observe a janela abaixo do Internet Explorer:

Ela disponibilizada quando acionado o menu (A) Editar. (B) Arquivo. (C) Favoritos. (D) Exibir. (E) Ajuda 48. (TRF 4 Regio Auxiliar Judicirio 2004) Observe: A figura abaixo apresenta opes do Internet Explorer, verso em portugus, pertencentes ao menu

(A) Arquivo. (B) Exibir. (C) Ferramentas. (D) Favoritos. (E) Editar. 49. (TRF 4 Regio Tcnico Judicirio 2004) No Internet Explorer, o URL Uniform Resource Locator (ex. http://www.algoassim.com) do site que se deseja acessar pode ser escrito no campo endereo ou, alternativamente, na janela a seguir:

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

que disponibilizada pelo acionamento da opo Abrir no menu (A) Arquivo. (B) Editar. (C) Exibir. (D) Ferramentas. (E) Favoritos. 50. (TCE MG Auxiliar de Controle Externo 2007) A poltica de informtica e de uso de sites do Tribunal recomenda que: 4o - Sempre que ocorrer a necessidade de imprimir uma pgina acessada por meio do Internet Explorer, o contedo dos cabealhos e rodaps dever seguir o padro departamental estipulado. Para atender ao especificado no 4o necessrio definir o contedo estipulado acessando Configurar (A) cabealho no menu Formatar. (B) cabealho no menu Editar. (C) pgina no menu Exibir. (D) pgina no menu Arquivo. (E) pgina no menu Ferramentas. 51. (TRF 4 Regio Tcnico Judicirio 2004) Em uma pgina aberta no Internet Explorer, aps clicar com o mouse dentro da pgina, o profissional pressiona uma combinao de teclas ctrl+f. Com esta operao ele pretende (A) fazer a correo ortogrfica no texto da pgina presente. (B) abrir o menu de opes da Internet. (C) exibir a barra de ferramentas. (D) exibir codificao Europeu ocidental (Windows). (E) localizar uma palavra ou um texto na pgina presente 52. (TRE PB Tcnico Judicirio 2007) No Internet Explorer 6, os links das pginas visitadas recentemente podem ser excludos executando-se (A) Limpar histrico da pasta Histrico. (B) Excluir cookies dos arquivos temporrios. (C) Assinalar about:blank na pgina inicial . (D) Limpar cookies da pgina inicial. (E) Assinalar about:blank na pasta Histrico. 53. (TRE MS Tcnico Judicirio 2007) Com relao ao Outlook Express, considere as afirmativas abaixo. I. Para alterar senhas ou protocolos, preciso seguir o caminho Ferramentas>Contas>Email>(conta de email)>Propriedades. II. Para acessar opes de classificao de mensagens preciso clicar em Classificar por no menu Exibir. III. O Outlook importa catlogos de endereos somente no formato LDIF. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I, II e III. (D) II e III, apenas. (E) III, apenas. 54. (Companhia Energtica AL Engenheiro Eletricista 2005) Um ambiente de correio eletrnico

10

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

(A) permite que determinado usurio compartilhe a mesma mensagem de correio eletrnico em distintas mquinas atravs do protocolo POP. (B) tradicional no oferece grande segurana, visto que o contedo de mensagens pode ser obtido atravs da captura de pacotes no meio fsico. (C) permite que determinado mdulo servidor comunique-se com outro mdulo servidor de correio da rede atravs do protocolo POP. (D) associado a um servidor Web no permite que uma mensagem possa ser visualizada atravs de um navegador. (E) funciona apenas em redes Internet, no sendo possvel sua utilizao em redes Intranet. 55. (TRT 2 Regio Analista Administrativo 2008) O protocolo mais comum utilizado para dar suporte ao correio eletrnico o (A) HTTP. (B) NTFS. (C) SMTP. (D) SNMP. (E) FTP. 56. (TRE SE Analista Judicirio 2007) Os softwares de correio eletrnico normalmente utilizam para entrada de emails e sada de emails, respectivamente, os servidores (A) POP3 + HTTP (B) POP3 + SMTP (C) SMTP + POP3 (D) SMTP + HTTP (E) HTTP + POP3 57. (CEF Tcnico Bancrio 2004) No servio de correio eletrnico utilizando o MS-Outlook Express, a entrega das mensagens realizada normalmente pelo protocolo (A) SNMP. (B) SMTP. (C) POP3. (D) IMAP4. (E) X.500 58. (TRE RN Tcnico Judicirio 2005) Considere as propriedades apresentadas abaixo sobre software de Correio Eletrnico. I. Protocolo que permite que mensagens armazenadas em um servidor de correio eletrnico sejam acessadas a partir de qualquer mquina, montando um verdadeiro repositrio central. II. Protocolo de troca de mensagens entre servidores de correio eletrnico. Tais propriedades correspondem, respectivamente, aos protocolos: (A) POP3 e IMAP. (B) POP3 e SMTP. (C) POP3 e SNMP. (D) IMAP e SMTP. (E) IMAP e POP3. 59. (TCE PI Auditor de Controle Externo 2005) A troca de mensagens entre dois usurios do correio eletrnico exige a utilizao de aplicativos cliente de e-mail e protocolos de comunicao. Ao enviar uma mensagem o correio eletrnico utilizar um aplicativo cliente de e-mail e o protocolo ...... para deposit-la no servidor de e-mail do destinatrio. A transferncia de mensagens recebidas entre o servidor e o cliente de e-mail requer a utilizao de outros programas e protocolos, como por exemplo o protocolo ...... .Para completar corretamente o texto acima as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por (A) SMTP IMAP (B) IMAP POP (C) MUA SMTP (D) POP IMAP (E) MTA SMTP 60. (TCE PI Auditor de Controle Externo 2005) Os ambientes de colaborao completos e, geralmente, construdos sobre sistemas de correio eletrnico e ferramentas de automao de escritrio so ambientes de (A) e-business. (B) knowledge management system. (C) newsgroup. (D) business intelligence. (E) groupware

11

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

61. (TRT 2 Regio Tcnico Judicirio 2008) O Mozilla Thunderbird 2 indica quando uma mensagem pode ser uma possvel tentativa de golpe, que tenta enganar o usurio para induzi-lo a fornecer dados pessoais, por meio do recurso de segurana denominado proteo (A) anti-cookies. (B) anti-spam inteligente. (C) anti-phishing. (D) de imagens remotas. (E) de privacidade. 62. (TRT 2 Regio Analista Administrativo 2008) A personalizao do Mozilla Thunderbird 2, por meio do gerenciamento de extenses e temas em um nico lugar, ficou facilitada com o novo (A) Gerenciador de Interfaces. (B) Gerenciador de Complementos. (C) Painel de Visualizao. (D) Painel de Configuraes. (E) Navegador de Mensagens. 63. (Auditor Fiscal de Controle externo 2005) No Outlook 97, a conta de correio eletrnico configurada no servio Internet Mail. correto afirmar que esse servio habilitado atravs do menu (A) Editar -> Opes -> Servios. (B) Ferramentas -> Servios. (C) Arquivo -> Novo -> Servios. (D) Ferramentas -> Correio remoto -> Novo servio. (E) Arquivo -> Opes -> Servios 64. (TCE MG Aturio 2007) No Outlook Express 6 possvel definir o servidor de emails acessando, primeiramente, o menu Ferramentas e, aps, trilhando o seguinte caminho: (A) Servidores, Email, Propriedades e Contas. (B) Propriedades, Email, Contas e Servidores. (C) Contas, Email, Propriedades e Servidores. (D) Email, Contas, Servidores e Propriedades. (E) Contas, Propriedades, Email e Servidores. 65. (TCE MG Aturio 2007) No Outlook Express 6, (A) a configurao de uma conta de e-mail de entrada feita no servidor SMTP. (B) em seu modo de exibio atual (menu Exibir) no permitido ocultar mensagens lidas. (C) ao excluir da caixa de entrada uma mensagem, esta no poder mais ser recuperada. (D) permitida a criao de uma nova pasta, alm das pastas locais originalmente instaladas. (E) somente permitida a classificao de mensagens enviadas por assunto ou por data de envio. 66. (TJ SE Analista Judicirio Especialidade Contabilidade 2009) O gestor de um rgo pblico determina que, em todos os endereos de correio eletrnico, o nome do domnio seja composto pela sigla do rgo (TJ) considerando o padro de sites governamentais brasileiros para o Estado de Sergipe (SE). Para cumprir corretamente essa determinao, os e-mails (onde usurio representa o nome do remetente) devem ter a seguinte estrutura: (A) usurio.tj@se.gov.br (B) usurio@tj.se.gov.br (C) usurio.tjse@gov.br (D) usurio.se.br@tj.gov (E) usurio.gov@br.tj 67. (Prefeitura Municipal de So Paulo Assistente de Polticas Pblicas 2008) Para responder s questes, considere as informaes abaixo. O Sr. XYZ, chefe do Departamento de Obras, necessita constantemente no s realizar atividades usando a internet para pesquisa e anlise de preos de materiais a serem usados nas obras pblicas, como tambm enviar e receber correios eletrnicos aos montes, todos os dias. Tambm usa a internet para transferir informaes e arquivos. O departamento que ele chefia responsvel pela elaborao de relatrios, planilhas de oramento e uma srie infindvel de atividades correlatas e decorrentes, tais como salvar os arquivos, fazer backup e garantir a segurana dos dados. Tambm desenvolve pequenos bancos de dados de controle para gerenciamento dos materiais internos e movimentao de materiais, entre outras aplicaes. Para cumprir as ordens do Sr. XYZ, o Departamento de Obras usa as ferramentas MS-Word 2003, MS-Excel 2003, MSAccess, navegadores internet e ferramentas de correio eletrnico. As atividades dirias so abaixo especificadas: ... 3o Ler os e-mails e, quando houver arquivos anexados, salv-los na pasta correspondente ao assunto; quando os documentos vierem com o mesmo nome, devem ser diferenciados por data de recebimento, antes de serem salvos.

12

Prof. Andr Alencar ... A organizao referida no 3o (A) no possvel porque no se pode usar data no nome de arquivos. (B) exige a criao de pastas por assunto e a renomeao de nomes de arquivos. (C) no exige a criao de pastas por assunto e nem a renomeao de nomes de arquivos. (D) exige apenas a criao de pastas por assunto. (E) exige apenas a renomeao de nomes de arquivos.

Informtica FCC

68. (TRE SE Tcnico Judicirio 2007) Ao ser enviado um e-mail, (A) os destinatrios devem estar previamente cadastrados no catlogo de endereos. (B) para que o destinatrio que receber uma cpia no seja revelado, seu endereo deve ser colocado no campo CC. (C) o campo Assunto obrigatrio. (D) somente arquivos contendo documentos e planilhas podem ser anexados. (E) o campo Assunto pode ser omitido. 69. (Prefeitura Municipal de So Paulo Assistente de Polticas Pblicas 2008) Para responder s questes, considere as informaes abaixo. O Sr. XYZ, chefe do Departamento de Obras, necessita constantemente no s realizar atividades usando a internet para pesquisa e anlise de preos de materiais a serem usados nas obras pblicas, como tambm enviar e receber correios eletrnicos aos montes, todos os dias. Tambm usa a internet para transferir informaes e arquivos. O departamento que ele chefia responsvel pela elaborao de relatrios, planilhas de oramento e uma srie infindvel de atividades correlatas e decorrentes, tais como salvar os arquivos, fazer backup e garantir a segurana dos dados. Tambm desenvolve pequenos bancos de dados de controle para gerenciamento dos materiais internos e movimentao de materiais, entre outras aplicaes. Para cumprir as ordens do Sr. XYZ, o Departamento de Obras usa as ferramentas MS-Word 2003, MS-Excel 2003, MSAccess, navegadores internet e ferramentas de correio eletrnico. As atividades dirias so abaixo especificadas: ... 2o Enviar e-mails para as reas interessadas, com arquivos anexados, quando solicitado e, eventualmente, para pessoas que no devem ter visibilidade na remessa. ... O 2o refere-se a (A) download de arquivos com cpia oculta. (B) encaminhamento de pgina internet e correio eletrnico. (C) uso de navegador internet em conjunto com intranet. (D) encaminhamento de correio eletrnico com anexos e cpia oculta. (E) upload de arquivos com cpia 70. (TCE SP Agente de Fiscalizao Financeira 2008) Constituem facilidades comuns aos programas de correio eletrnico Microsoft Outlook e Microsoft Outlook Express: I. Conexo com servidores de e-mail de Internet POP3, IMAP e HTTP. II. Pastas Catlogo de Endereos e Contatos para armazenamento e recuperao de endereos de email. III. Calendrio integrado, incluindo agendamento de reunies e de eventos, compromissos e calendrios de grupos. IV. Filtro de lixo eletrnico. Est correto o que consta em (A) II e III, apenas. (B) II, e IV, apenas. (C) III e IV, apenas. (D) I, II, III e IV. (E) I e II, apenas 71. (TCE PI Auditor de Controle Externo 2005) Correio eletrnico. (A) SNMP o protocolo de comunicao entre uma estao e seu servidor de correio eletrnico. (B) A comunicao entre dois servidores de correio eletrnico feita atravs do protocolo IMAP. (C) O protocolo IMAP, mais antigo do que o POP3, no permite que cpia de mensagens fiquem armazenadas no servidor. (D) Uma das vantagens do correio eletrnico tradicional a transmisso das mensagens de forma criptografada, o que permite maior segurana e tranqilidade aos usurios de uma rede. (E) EXPN o comando utilizado para verificar membros em uma lista de correio. 72. (TRT 2 Regio Tcnico em Segurana 2008) Uma extenso usada para facilitar envio de mensagens por meio de correio eletrnico e que visa resolver problemas, tais como a impossibilidade de transmitir arquivos executveis ou outros objetos binrios (no possvel pelo SMTP), identificada por (A) MIME. (B) SNMP. (C) HTTP. (D) TELNET.

13

Prof. Andr Alencar (E) FTP.

Informtica FCC

73. ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Legislativo de Servios Tcnicos e Administrativos) Considere: I. Afirmar que a web independente de plataforma significa dizer que as informaes disponveis na web podem ser acessadas de qualquer hardware de computador, executando qualquer sistema operacional e usando qualquer tela para exibio. II. Com o surgimento durante anos de inmeros recursos especiais, tecnologias e tipos de mdia, a web perdeu um pouco da sua capacidade de ser verdadeiramente independente das plataformas. III. O termo servidor web refere-se somente a um computador que recebe solicitaes de navegadores da web e responde a essas solicitaes. IV. Cada site da web, e cada pgina nele inserida possui um endereo exclusivo chamado de Uniform Resource Locator (URL). O Uniform Resource Locator um Uniform Resource Identifier(URI). Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV. 74. ( FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informao) Se voc pode acessar a Internet, voc pode acessar a World Wide Web. Essa afirmao permite concluir que a) A web fcil de usar e autoexplicativa para todos os tipos de usurio. b) A web possui informaes distribudas globalmente atravs de milhares de sites. c) A web independente das plataformas. d) Cada site da web, e cada pgina naquele site, possui um endereo exclusivo. e) A web um sistema hipermdia. 75. ( FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informao) A Internet no foi originalmente projetada para lidar com um nmero extremamente grande de usurios. Como o nmero de pessoas com acesso Internet aumentou de maneira explosiva, o mundo est ficando sem endereos IP disponveis. Para resolver esse problema est sendo implantado o a) IPv4. b) IPvPLUS. c) IPMAX. d) IPv6. e) IPv8. 76. ( FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informao) Sobre a Internet, considere: I. O trfego de dados da Internet ocorre atravs de redes backbone transcontinentais de alta velocidade. Essas linhas-tronco em geral pertencem a companhias telefnicas de longa distncia ou a governos nacionais. II. A World Wide Web o mais conhecido servio de Internet e se trata de um sistema com padres universalmente aceitos para armazenar, recuperar, formatar e apresentar informaes utilizando uma arquitetura cliente/servidor. III. As pginas web so acessveis via Internet porque o software de navegador web que opera no computador do usurio pode requisitar as pginas web armazenadas em um servidor hospedeiro de Internet por meio do protocolo HTTP. Est correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) II, apenas. e) III, apenas. 77. ( FCC - 2010 - TCE-SP - Agente da Fiscalizao Financeira) Considere: Tim O'Reilly, um precursor do uso do termo Web 2.0, define que I. o termo significa a mudana para uma internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. II. a regra mais importante o uso de aplicativos isolados que se tornam melhores quanto mais so usados pelas pessoas, aproveitando a inteligncia individual. III. As regras referenciadas em I, por O'Reilly, nunca foram discutidas, mesmo que de alguma outra forma, antes do surgimento do termo Web 2.0. correto o que consta em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III.

14

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

78. ( FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informao) O sistema de protocolos e tecnologias que permite que telefones celulares e outros dispositivos sem fio com visores minsculos, conexes de baixa largura de banda e capacidade mnima de memria acessem informaes e servios baseados na web o a) WWW. b) WAP. c) WML. d) WCSS. e) WWC. 79. ( FCC - 2010 - DPE-SP - Oficial de Defensoria Pblica) Em relao Internet, trfegos Web comumente nos padres https://www, ftp, xxx@ referem-se, respectivamente, a a) site da Web, site da Intranet e correio eletrnico. b) transferncia de arquivos, site da Internet e correio eletrnico. c) site da Web, transferncia de arquivos e correio eletrnico. d) correio eletrnico, transferncia de arquivos e site da Web. e) site da Web, chat e correio eletrnico. 80. ( FCC - 2003 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria) Para fornecer seu endereo eletrnico email e o seu site comercial brasileiro so necessrios os seguintes endereos do tipo: a) para o email nome@subdomnio.domnio e para o site www.nome.com.br b) para o email rua@numero-bairro-cidade e o site www.nome.com.br c) para o email www.nome.com.br e para o site nome@subdomnio.domnio d) para o email e o site http://www.nome.com.br e) para o email @nome.www.Br e para o site nome.www.com.br 81. ( FCC - 2002 - TRE-CE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No endereo http:/www.empresa.com.br, o conjunto de regras e padres que permite aos computadores trocar informaes pela Internet indicado por a) http. b) www. c) empresa. d) com. e) br. 82. ( FCC - 2007 - TRE-SE - Tcnico Judicirio - Especialidade - Operao de Computador) Em relao ao correio eletrnico: a) a anexao de arquivos somente pode ser feita se suas extenses forem conhecidas pelo software de correio eletrnico. b) contas de e-mail so configuradas somente pela conta "Administrador" do servidor de correio. c) desde que convertidos para arquivo com extenso .txt, os catlogos de endereo podem ser importados por qualquer software de correio eletrnico. d) via de regra, os aplicativos de e-mail permitem que o prprio usurio configure sua conta de e-mail. e) em geral, os softwares de e-mail procedem o cadastramento automtico de cada novo endereo de e-mail recebido. 83. (FCC/TCE-AC/2010) A preveno contra sites que agem monitorando a navegao de usurios na Internet realizada no Internet Explorer 8 por meio do recurso a) Data Execution Prevention. b) Automatic Crash Recovery. c) Cross Site Scripting. d) Filtro do SmartScreen. e) Filtragem InPrivate. 84. (Tcnico Judicirio/Operao de Computador/TRE-RN/FCC/2005) Um servio muito utilizado em ambiente Internet, tendo como porta padro de funcionamento a TCP 80: (A) DNS (B) FTP (C) TELNET (D) HTTP (E) GHOST 85. (Tcnico Judicirio/Operao de Computador/TRE-RN/FCC/2005) Em relao aos servios de correio eletrnico, correto afirmar: (A) POP3 o protocolo utilizado para o envio de mensagens de correio eletrnico. (B) Um servidor de correio gerencia caixas postais e executa apenas o lado cliente do protocolo SMTP. (C) SMTP o protocolo utilizado para o envio de mensagens de correio eletrnico. (D) POP3 um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, em que um ou vrios destinatrios de uma mensagem so especificados, sendo depois a mensagem transferida.

15

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

(E) SMTP um protocolo de gerenciamento de correio eletrnico superior em recursos ao POP3, protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes. 86. (Analista de Sistemas/CEAL/FCC/2005) Hipermdia (A) so documentos que contm texto, som, imagem, no podendo, no entanto, apresentarem vdeos. (B) um conceito pouco utilizado em redes World Wide Web. (C) apresenta como problemas inerentes: a desorientao e a sobrecarga da capacidade de absoro do conhecimento (sobrecarga cognitiva). (D) determina a leitura linear de informaes por um usurio. (E) a unio dos conceitos de hipertexto e multimdia, utilizvel apenas em ambiente Intranet. 87. (Analista/BANCEN/FCC/2005) Sobre redes privadas virtuais, analise: I. um pacote VPN , para um roteador da Internet, um pacote especial; II. em um pacote VPN, depois do cabealho IP, tem a presena de um cabealho IPsec; III. o sistema VPN examina o destino, cifra o pacote e envia o resultado pela rede pblica. correto o que consta em (A) III, somente. (B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente. (E) I, II e III. 88. (Analista/BANCEN/FCC/2005) Analise as caractersticas de protocolos de correio eletrnico: I. A porta TCP usada no POP3 a 143 e no IMAP a porta 110. II. O controle do usurio sobre o download de mensagem maior no IMAP que no POP3. III. As cpias das caixas postais com o IMAP ficam no servidor do ISP. IV. As mensagens do correio eletrnico so lidas de forma on-line com o POP3 e off-line com o IMAP. correto o que consta em (A) II e III, somente. (B) II e IV, somente. (C) III e IV, somente. (D) II, III e IV, somente. (E) I, II, III e IV. 89. (Analista de Sistemas/PM SANTOS/FCC/2005) No Windows NT foi includo o servidor DHCP para fornecer, a cada mquina conectada na rede TCP/IP, (A) o nome do computador, em lugar de seu endereo. (B) o endereo IP do computador. (C) um nome ao servidor de domnio da rede local. (D) um nome ao servidor de domnio da Internet. (E) um servidor Web, implementando uma Intranet. 90. (Administrador/PM SANTOS/FCC/2005) A realizao das transferncias dos documentos da Web entre os computadores da rede, bem como a localizao destes documentos, so possibilitadas, respectivamente, pelos (A) URL e WWW. (B) HTML e URL. (C) HTTP e URL. (D) WWW e HTTP. (E) WWW e FTP. 91. (Analista Judicirio/TRE-AMAP/FCC/2005) A transferncia de informaes na Web, que permite aos autores de pginas incluir comandos que possibilitem saltar para outros recursos e documentos disponveis em sistemas remotos, de forma transparente para o usurio, realizada por um conjunto de regras denominado (A) Hypermedia Markup Protocol. (B) Hypermedia Transfer Protocol. (C) Hypertext Markup Protocol. (D) Hypertext Transfer Protocol. (E) Hypertext Markup Language. 92. (Analista Judicirio/TRE-MG/FCC/2005) A fim de atribuir nveis de segurana a zonas da internet, tais como Intranet local e sites restritos, entre outras, solicita-se que o Internet Explorer, verso 5 ou 6, seja configurado para tal. Uma das formas de realizar essa operao por meio do acesso janela (A) Segurana, dentro de Opes da Internet no menu Ferramentas. (B) Windows Update, mediante o acionamento do menu Arquivo.

16

Prof. Andr Alencar (C) Configuraes de Web, dentro de Opes da Internet no menu Exibir. (D) Barra de ferramentas, no menu Editar. (E) Propriedades, dentro de Opes da Internet no menu Ferramentas. 93. (Analista Judicirio/TRE- AMAP/FCC/2005) Na Internet, plug in significa (A) um hardware que reconhecido automaticamente pelo browser. (B) um software que acoplado a um aplicativo para ampliar suas funes. (C) um hardware que reconhecido automaticamente pelo sistema operacional. (D) um link presente em uma pgina Web. (E) a conexo realizada em um website. 94. (Assistente em Administrao/UFT/FCC/2005) A principal linguagem utilizada nas pginas da Internet (A) HTTP (B) HTML (C) HTTPS (D) JavaScript (E) Python

Informtica FCC

95. (Assistente em Administrao/UFT/FCC/2005) O principal protocolo utilizado nas comunicaes efetuadas em ambiente Internet o (A) NETBIOS (B) NETBEUI (C) IPX/SPX (D) Token Ring (E) TCP/IP 96. (Assistente em Administrao/UFT/FCC/2005) O protocolo de Correio Eletrnico que permite que as mensagens armazenadas em um servidor de Correio Eletrnico sejam descarregadas para a mquina de um usurio o (A) DOWNLOAD (B) MAILP (C) POP3 (D) UPLOAD (E) SMTP 97. (Arquiteto e Urbanista/UFT/FCC/2005) Na tecnologia Internet, o elemento principal de endereamento, identificador de uma mquina conectada rede, : (A) TCP (B) UDP (C) IPX (D) IP (E) SPX 98. (Arquiteto e Urbanista/UFT/FCC/2005) As seguintes expresses: I. http://www.seusite.com.br II. http://www.seusite.mil.br/xyz.htm III. pessoa@endereco.org.br em correta associao, segundo o padro adotado na Internet, representam:

17

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

99. (Arquiteto e Urbanista/UFT/FCC/2005) O protocolo utilizado nas trocas de mensagens efetuadas entre servidores de correios eletrnicos na Internet o (A) SNMP (B) SMTP (C) FTP (D) HTTP (E) HTTPS 100. (Tcnico Judicirio/TRE-RN/FCC/2005) A principal linguagem utilizada em pginas na Internet (A) Javascript. (B) VBScript. (C) DDL. (D) HTTP. (E) HTML. 101. (PERITO MDICO/INSS/FCC/2006) O protocolo de agncia de correio 3 POP3 utilizado com frequncia por provedores de servios de Internet para permitir o (A) recebimento e o envio de mensagens de e-mail, com acesso a vrias pastas do lado do servidor. (B) recebimento de mensagens de e-mail, com acesso a vrias pastas do lado do servidor. (C) recebimento de mensagens de e-mail, com acesso a uma nica caixa de entrada. (D) envio de mensagens de e-mail, com acesso a vrias pastas do lado do servidor. (E) envio de mensagens de e-mail, com acesso a uma nica caixa de enviados. 102. (ESCRITURRIO/BB/FCC/2006) Dadas as seguintes assertivas sobre nome de site na Internet: I. O nome da organizao detentora do domnio, que pode ser o nome real ou um nome fantasia, compe a primeira parte do nome de domnio. II. A segunda parte do nome de domnio corresponde ao tipo de organizao envolvida. Existem inmeros tipos de organizaes admitidos e no existem domnios com esta parte omitida. III. A ltima parte do nome de domnio representa o pas. Quando omitido, indica que o site est registrado nos Estados Unidos. correto o que consta em (A) I, apenas. (B))I e III, apenas. (C) II, apenas. (D) II e III, apenas.

18

Prof. Andr Alencar (E) I, II e III.

Informtica FCC

103. (ESCRITURRIO/BB/FCC/2006) Os dois principais programas comunicadores ou mensageiros que possibilitam o servio oferecido por inmeros servidores Web, em que os usurios podem conversar com vrias pessoas simultaneamente em tempo real, so (A) Internet Explorer e Outlook. (B) Internet Explorer e Messenger. (C) Messenger e Outlook. (D) ICQ e Messenger. (E) ICQ e Outlook. Mdulo: INTERNET/PROTOCOLOS 19 104. (Auditor Fiscal de Controle Externo Tribunal de Contas PI) Internet Explorer um (A) protocolo de comunicao HTTP para interao dos usurios com a Internet. (B) programa de correio eletrnico da Internet. (C) programa que habilita seus usurios a interagirem com documentos hospedados em um servidor WEB. (D) protocolo de comunicao HTML para interao dos usurios com a Internet. (E) site residente na World Wide Web que intermedia a navegao na coleo de endereos da Internet, atravs de plugins nele existente. 105. (Auditor Fiscal de Controle Externo Tribunal de Contas PI) Aplicaes e protocolo TCP/IP. (A) UDP/IP, assim como o TCP/IP, um protocolo orientado conexo. (B) A aplicao Terminal Virtual tradicionalmente fornecida pelo protocolo FTP. (C) O protocolo SMTP responsvel pelo gerenciamento de redes, sendo adotado como padro em diversas redes TCP/IP. (D) O protocolo HTTP muito gil, permitindo um acesso rpido e seguro a pginas em ambiente Web. (E) DHCP um protocolo que permite atribuio de IPs de forma dinmica em uma rede TCP/IP. 106. (Auditor Fiscal de Controle Externo Tribunal de Contas PI) Na arquitetura TCP/IP, as formas bsicas de comunicao orientada conexo e de comunicao sem conexo so aplicadas, respectivamente, pelos protocolos de transporte (A) IP e UDP. (B) TCP e IP. (C) IP e TCP. (D) TCP e UDP. (E) UDP e TCP. 107. (Tcnico CEF) Os usurios individuais podem acessar a Internet por meio de acesso (A) discado ou dedicado aos provedores de acesso. (B) discado ou dedicado aos provedores de acesso ou de backbone. (C) dedicado aos provedores de backbone, somente. (D) discado aos provedores de acesso, somente. (E) discado ou dedicado aos provedores de backbone.

Professor Andr Alencar Email: andre.concursos@gmail.com Site: www.andrealencar.com.br Blog: http://andreconcursos.blogspot.com Grupo do Yahoo: http://br.groups.yahoo.com/group/prof_andre_alencar Twitter: @andreconcurso Facebook: http://www.facebook.com/andre.concursos Youtube: http://www.youtube.com/AndreAlencarTube

19

Prof. Andr Alencar

Informtica FCC

GABARITO

1. D 2. B 3. A 4. B 5. A 6. A 7. C 8. B 9. B 10. B 11. C 12. C 13. C 14. C 15. E 16. B

17. A 18. B 19. A 20. A 21. C 22. E 23. A 24. E 25. E 26. E 27. D 28. A 29. A 30. C 31. A 32. A

33. B 34. E 35. D 36. C 37. E 38. E 39. C 40. B 41. C 42. D 43. A 44. E 45. E 46. A 47. E 48. A

49. A 50. D 51. E 52. A 53. B 54. B 55. C 56. B 57. B 58. D 59. A 60. E 61. C 62. B 63. B 64. C

65. D 66. B 67. B 68. E 69. D 70. E 71. E 72. A 73. D 74. C 75. D 76. A 77. A 78. B 79. C 80. A

81. A 82. D 83. E 84. D 85. C 86. C 87. D 88. A 89. B 90. C 91. D 92. A 93. B 94. B 95. E 96. C

97. D 98. C 99. B 100. 101. 102. 103. 104. 105. 106. 107.

E C B D C E D A

20

You might also like