You are on page 1of 2

GENGIVA

A mucosa oral consiste em trs zonas: 1) A gengiva e o recobrimento do palato duro, denominados mucosa mastigatria; 2) O dorso da lngua, recoberto por mucosa especializada; 3) A membrana mucosa oral que recobre a cavidade oral. A gengiva e a parte da mucosa oral que recobre os processos alveolares dos maxilares e circunda o colo dos dentes. Marginal GENGIVA Inserida rea Interdental Funo geral: impedir danos mecnicos e microbianos em tecidos mais profundos, ou seja, age como uma barreira.

Gengiva Marginal a borda da gengiva que circunda o dente. Usualmente mede cerca de 1 mm de espessura; forma a parede de tecido mole do sulco gengival e pode ser destacada da superfcie dentaria por uma sonda periodontal. [ em 50% dos casos existe o sulco gengival livre demarcando os limites entre gengiva inserida e marginal] Sulco gengival a poro cervical rasa ou espao ao redor dos dentes cercado pela superfcie dos dentes por um lado e pelo recobrimento epitelial da margem gengival livre pelo outro lado. Possui formato de V e mal permite a entrada de uma sonda periodontal. A determinao clnica do sulco gengival um importante parmetro diagnstico. Profundidade normal: entre 2 e 3 mm.

Gengiva Inserida firme resiliente e firmemente ligada ao peristeo do osso alveolar subjacente. Gengiva Interdental ocupa o contorno gengival, que o espao interproximal sob a rea de contato interdental. A gengiva interdental pode ser piramidal ou ter formato em col. Na primeira, a ponta de uma papila est localizada imediatamente sob o ponto de

contato; a segunda, apresenta uma depresso em forma de vale que conecta a papila lingual a vestibular e possui a forma do contato interproximal. As bordas laterais e pontas das papilas so formadas pela gengiva marginal do dente adjacente; a poro central consiste em gengiva inserida. Se h diastema, a gengiva se torna firmemente aderida sobre o osso interdental e forma ima superfcie lisa e arredondada, sem papila interdental.

CARACTERSTICAS MICROSCPICAS BSICAS epitlio escamoso estratificado e uma poro central subjacente de tecido conjuntivo (este menos celularizado e composto primariamente de fibras colgenas e substncia fundamental).

Fonte: Carranza Periodontia Clnica - Michael G.NEWMAN, Henry TAKEI, Fermin A. CARRANZA Jr., Perry R. KLOKKEVOLD

You might also like