You are on page 1of 14

NORMATIZAO DO CANIL

BOLETIM GERAL OSTENSIVO N 236 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2010

1. PORTARIA n 057/2010 GCG/ASS: O COMANDANTE GERAL DA POLCIA MILITAR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso de atribuies que lhe confere o Art. 75, incisos I e V, da Lei n 6.399, de 15.08.2003, (Lei de Organizao Bsica da PMAL LOB), e considerando a necessidade de padronizar as aes dos Canis da PMAL, RESOLVE: Art. 1 Aprovar as Instrues Normativas do funcionamento dos Canis da PMAL. Art. 2 Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Quartel em Macei, 28 de dezembro de 2010.


Drio Cesar Barros Cavalcante Cel QOC COMANDANTE GERAL

INSTRUES NORMATIVAS DO FUNCIONAMENTO DOS CANIS DA PMAL TTULO I FINALIDADE, MISSO E ORGANIZAO DOS CANIS CAPTULO I FINALIDADE E MISSO Art. 1 As presentes normas estabelecem princpios e doutrinas para organizao e funcionamento dos Canis da Polcia Militar do Estado de Alagoas, principalmente no tocante a: I - Emprego e Utilizao dos Ces; II - Aquisio de Ces; III - Adestramento de Ces; IV - Incluso de Ces; V - Excluso de Ces. Art. 2 Os Canis da PMAL tero como finalidade principal a execuo do Policiamento Preventivo e Repressivo com emprego de ces, mediante planejamento prprio, atuando isoladament e ou em apoio a outras OPMs, neste caso, mediante autorizao do Comando do Batalho de Operaes Policiais Especiais - BOPE. Art. 3 Os ces da PMAL podero ser empregados nas seguintes misses:

I - Policiamento Ostensivo Geral (POG); II - Policiamento Ostensivo Extraordinrio (POE); III - Policiamento Ostensivo Complementar (POC); IV - Patrulhamento Motorizado Especial com Ces (PAMESP/Ces); V - busca, Localizao e Resgate de pessoas perdidas; VI - captura de meliantes homiziados; VII - busca e localizao de materiais entorpecentes, armamentos e artefatos explosivos; VIII - busca de pessoas soterradas, restos mortais e ossadas humanas; IX - controle de distrbios civis; X - segurana de dignitrios; XI - controle de rebelio em estabelecimen to prisional; XII - atividades de laboterapia e programas assistenciais; XIII - demonstrao de adestramento;

XIV - participao em competies cinfilas; e, XV - formaturas e desfiles de carter cvico-militar.


Pargrafo nico. Outras misses podero ser atribudas aos ces, desde que os mesmos estejam treinados em consonncia com o Artigo 2. CAPTULO II ESTRUTURA E ORGANIZAO DO CANIL Seo I Estrutura Bsica Art. 4 O Canil Tiradentes classificado como 4 Peloto, componente efetivo da 2 Companhia do Batalho de Operaes Policiais Especiais da PMAL, atuando de forma especfica de acordo suas atividades. Art. 5 O efetivo Policial Militar, destinado atividade fim, dever obrigatoriamente ser possuidor do Curso Bsico de Cinotecnia, ou E stgio de Cinotecnia ou similar realizado na Corporao ou em outra Instituio. Art. 6 Os Canis Setoriais sero subordinados administrativamente e operacionalmente as suas respectivas OPM. Seo II Organizao Art. 7 Os Canis da PMAL, organizar-se-o da seguinte forma: I - Um Canil Central, localizado na Capital nas dependncias do Canil Tiradentes, incumbido de executar as misses especficas na regio Metropolitana de Macei e em outras regies onde seu emprego se fizer necessrio. II - Canis Setoriais, localizados em reas fora da regio metropolitana, criados por iniciativa dos Comandantes de OPMs interessados ou de acordo com o critrio de oportunidade e convenincia de determinada rea, em que seja justificada a sua criao, por sugesto do Comandante do Canil Tiradentes, mediante autorizao do Estado Maior da Corporao. Pargrafo nico. Excepcionalmente ser permitida a criao de Canis Setoriais dentro da regio Metropolitana em rea que necessite do uso contnuo do co, a critrio do Comandante Geral da PMAL. Art. 8 O Canil Tiradentes, ora sediado no BOPE/PMAL funcionar como difusor da doutrina de treinamento e emprego dos ces da Polcia Militar, ficando responsvel pelas orientaes tcnicas, realizao de cursos, podendo, em casos de disponibilidade, fornecer animais para os Canis Setoriais mediante necessidade e solicitao. Pargrafo nico. O aumento ou diminuio de boxes e demais modificaes nas instalaes dos Canis Setoriais devero ser submetidos apreciao do Comando do Canil Tiradentes.

Seo III Receita e Despesa Art. 9 Os canis tero sua despesas custeadas pelo Estado, na forma da Legislao em vigor. Art. 10. terminantemente proibida a hospedagem de qualquer Semovente Canino, no Canil Central da PMAL, bem co mo em seus Canis Setoriais, salvo se tal prtica representa caso de interesse da Corporao. Pargrafo nico. terminantemente proibida a utilizao das viaturas do Canil Tiradentes e/ou Setoriais para transporte de animais que no sejam da carga da PMAL, como tambm sem a devida autorizao do Mdico Veterinrio, a fim de se conter manifestao de pragas e doenas no plantel carga da PMAL. Seo IV Visitas e Supervises Art. 11. Periodicamente sero realizados por componentes do Canil Tiradentes, visitas tcnicas aos Canis Setoriais, a fim de prestar-lhes apoio e orientao atualizada. Art. 12. Sempre que possvel, as atividades dos Canis Setoriais devero ser supervisionadas e avaliadas por uma Comisso Examinadora designada para o fim especfico. 1 No Canil Central, faro parte obrigatoriamente dessa Comisso o Comandante do Canil Tiradentes, como Presidente, o(s) Oficial(is) Mdico(s) Veterinrio(s) da Unidade Mdico Veterinria e o Militar Encarregado do Adestramento, como membros. 2. Nos Canis Setoriais, essa Comisso ser designada pelo Comandante da OPM respectiva,procurando adapt-la as condies expostas no pargrafo anterior. Seo V Criao dos Canis Setoriais Art. 13. Os Canis Setoriais, para sua criao, devero preencher os se guintes requisitos: I - estar administrativamente subordinado a uma UOp/UOpE; II - estarem previstos os recursos oramentrios necessrios para o seu funcionamento, na Unidade a que estiver subordinado; III - possuir ces pertencentes ao Estado, prontos para atividade cinfila policial militar e devidamente adestrados; IV possuir policiais militares com Curso ou Estgio na rea de Cinofilia realizado no Canil Tiradentes ou em Organizao Militar congnere, aps apreciao da DE/PMAL; V ter apoio mdico veterinrio; VI ter suas instalaes aprovadas por Comisso do Canil Tiradentes. VII possuir localizao fora da regio metropolitana da cidade de Macei

Art. 14. Aps preencher as condies expostas no artigo anterior, a Unidade interessada encaminhar proposta de criao do Canil Setorial ao Estado Maior da Corporao para deciso final. Seo VI Da Construo dos Canis Art. 15. A construo de Canis na PMAL dever obedecer a projeto arquitetnico elaborado pela Diretoria de Apoio Logstic o ou projeto aprovado pela mesma. Pargrafo nico. Os canis devero ter boxes individuais para habitao dos ces construdos em alvenaria e com as seguintes especificaes: I Dimenses mnimas: a. Largura: 2m b. Comprimento: 4m c. Altura: 2m d. Parte coberta: 1,5 m comprimento e. Parte descoberta (solrio): 3 m comprimento

II Bebedouro com gua encanada e esgoto canalizado; III Tablado de madeira nas medidas de 1,20 x 1,50 metros; IV Porta com visores e tranca de segurana, nos projetos de corredor central e portes de chapas galvanizadas nos projetos sem corredor central; V Piso em cimento rstico; VI Luz eltrica; VII Comedouro e bebedouro de material aprovado para uso em Canis.
Art. 16. Alm dos boxes individuais, os canis devero ter instalaes prprias para:

I Boxe de isolamento; II Dependncias administrativas; III Dependncias para armazenamento de alimentos; IV Dependncias para armazenamento de mate riais; V Dependncias para atendimento mdico veterinrio.
Seo VII Do Apoio Mdico Veterinrio

Art. 17. O atendimento Mdico Veterinrio dos Canis da Corporao ser prestado por Unidade Mdico Veterinria, com efetivo mnimo de 01 Oficial Mdico Veterinrio e 03 Praas Auxiliares de Enfermagem ou por Enfermaria Veterinria sob superviso de Oficial Mdico Veterinrio e efetivo mnimo de 01 Praa Auxiliar de Enfermagem. Art. 18. A funo de Auxiliar de Veterinria privativa de Praa especializado na rea, podendo ser exercida em casos excepcionais por funcionrio civil disposio da PMAL, desde que possuidor de curso especfico. Art. 19. Os Canis no atendero ces de propriedade particular para tratamento de sade, podendo, entretanto, dentro das possibilidades, orientar casos clnicos graves. Art. 20. Os ces pertencentes ao efetivo da Corporao devero possuir fichas mdicas individuais contendo dados de resenha, histrico profiltico e clnico-cirrgico. Ttulo II DO FUNCIONAMENTO DOS CANIS Captulo I Do efetivo Canino Seo I Da Aquisio de Ces Art. 21. A aquisio do efetivo de ces dar -se- por:

I - Compra; II - Criao e III - Doao Corporao.


Art. 22. Os ces adquiridos destinam-se aos servios policiais militares, devendo ser considerados capacitados pela comisso examinadora, nomeada para este fim. Art. 23. Os canis devero adotar principalmente as raas comprovadamente adaptadas s atividades descritas no artigo 3, destas normas, observando -se os exemplares com temperamento e porte compatveis atividade policial militar, para a qual sero destinados. Art. 24. Todos os ces existentes devero ter a partir da data de sua entrada no Canil correspondente, resenha individualizada.

1 Entende-se por resenha o registro minucioso dos animais da Corporao, quer se trate de animal em observao, em carga, ou particular, alimentado e cuidado pelo Canil. 2 Na resenha devero constar os seguintes dados:

I - data de sua aquisio e nmero do BGO de incluso em carga; II - preo de compra ou da avaliao; III - idade no ato da aquisio; IV - OPM, nome do co, raa, pelagem, marcao peculiar, filiao e Certificado de Registro de Origem (C.R.O.); V - Participao em misses policiais militares ou outras afins.
Subseo I Da Compra Art. 25. A compra ser efetuada com recursos previstos na legislao vigente. Art. 26. Os ces adquiridos por compra, obrigatoriamente, sero portadores de Certificado de Registro de Origem (C.R.O.). Art. 27. A compra dever se processar em qualquer lugar do Territrio Nacional ou, se as condies forem favorveis, no exterior. Pargrafo nico. A aquisio por compra ter por objetivo o aprimoramento gentico do plantel ou reposio estratgica, de ces com idade mnima de 60 dias e mxima de 24 meses, ou idade superior nos casos de exemplares de excepcional linhagem sangunea, adquiridos para reproduo. Art. 28. A incluso em carga dos ces adquiridos ser realizada mediante parecer da Comisso de Exame e Avaliao. Subseo II Da Criao Prpria Art. 29. A criao prpria ser considerada feita na Corporao, quando resultar o nascimento de filhotes oriundos de matrizes pertencentes ao plantel dos Canis da Corporao. Art. 30. A reproduo mencionada no artigo anterior somente poder ser permitida com a aquiescncia e autorizao do Comando do BOPE. Art. 31. O aumento do plantel Canino dos Canis Setoriais somente ser levado prtica com a autorizao do Comando da UOp a que pertence.

Art. 32. Os filhotes provenientes da criao prpria permanecero, atravs de publicao em Boletim Interno, em observao e em constante treinamento para a atividade fim at a idade de 18 (dezoito) meses, quando devero ser inspecionados pela comisso examinadora. 1 A referida comisso ser composta pelo Subcmt do Canil Tiradentes, por um Oficial da mesma Unidade e por um Oficial Mdico Veterinrio do Canil Tiradentes em se tratando de Semoventes Caninos do Canil Central, sendo o trabalho final levado considerao d o Comandante do Canil Tiradentes juntamente com o Cmt do BOPE/PMAL. 2 Em se tratando de Canis Setoriais a Comisso ser igualmente constituda, acrescida de um Oficial da OPM, devendo o resultado final levado igualmente considerao do Comandante da UOp a que pertence. 3 Os filhotes nascidos no mbito interno da Corporao, ao serem registrados em clube cinfilo filiado Confederao Brasileira de Cinofilia (CBKC), devero obrigatoriamente receber o sufixo da PMAL em seus registros. 4 Em caso de carncia de Oficiais para constituir a citada Comisso, o Comandante do Canil Tiradentes dever se reportar ao Comandante do BOPE/PMAL, objetivando uma soluo para o impasse, sugerindo a indicao de oficiais gabaritados para comporem a mesma. Art. 33. Fica terminantemente proibido ao Canil Setorial o registro de filhotes sem o sufixo prprio da OPM onde pertencer o Canil Setorial. Subseo III Da Doao Corporao Art. 34. A doao poder ser feita por particulares ou pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, nacionais ou estrangeiras. Art. 35. Os ces doados aos Canis devero apresentar as seguintes condies: I - Ter idade mxima de 18 (dezoito) meses; II - Estar apto clnica e profilaticamente; e, III - Possuir C.R.O. e ser de raa e temperamento compatvel para o trabalho policial militar. 1 Em casos excepcionais e mediante parecer da comisso examinadora podero ser aceitos animais com idade superior a 18 (dezoito) meses, desde que estejam devidamente adestrados, ou se destinem a efetuar acasalamentos para criao prpria da Corporao. 2 Em casos excepcionais e mediante parecer da comisso examinadora podero ser aceitos ces que no possuam C.R.O., desde que apresentem excelente aptido para o trabalho a que se destinam.

3 Para estar em consonncia com o inciso II, animal a ser doado dever passar por exame de displasia coxo -femural e estar apto por avaliao do Medico Veterinrio. Art. 36. Os filhotes doados permanecero em observao e constante treinamento para a atividade fim at o 18 (dcimo oitavo) ms de vida, quando devero ser inspecionadas por comisso examinadora. Pargrafo nico. Os Semoventes Caninos no possuidores de C.R.O. descritos no pargrafo 2 do Art. 35, mas que apresentem excelente aptido para o trabalho que se destinam, atestados em Comisso Examinadora composta pelo Comandante do Canil Tiradentes juntamente com o Cmt do BOPE/PMAL e o Oficial Mdico Veterinrio, devero igualmente ser includos na carga da Corporao. Art. 37. A doao de Semoventes Caninos aos Canis Setoriais dever ser de cincia, aquiescncia e autorizao do Comando da OPM a que estiver subordinado administrativamente o referido Canil Setorial, aps a avaliao da competente Comisso Examinadora. Seo II Da Excluso de Ces Art. 38. O co ser excludo do efetivo dos Canis da Corporao, atravs de processo de descarga, de acordo com as normas existentes, e sob a responsabilidade das comisses examinadoras previstas no art. 32, 1 e 2 das presentes Normas, nos seguintes casos:

I Reforma por tempo de efetivo servio prestado corporao de 08 (oito) anos; II Reforma compulsria ao atingirem o limite de idade de 10 (dez) anos; III Reforma por inservibilidade; IV Extravio e V Morte por bito ou sacrifcio.
Pargrafo nico. Em casos de senilidade precoce, de acordo com os sinais apresentados, o co poder ter restrio em sua utilizao at descarga mesmo antes de completar 08 anos de servio ou 10 anos de idade, em motivo devidamente atestado por mdico vete rinrio. Art. 39. Os ces reformados sero isentos de qualquer prestao de servio ou atividade at fim de suas vidas.

Pargrafo nico. A reforma por inservibilidade dar-se- nos casos de enfermidade que no comprometa a sade de outros ces, bem como n o seja classificada como zoonose, tendo sido adquirida no exerccio das atividades policiais militares, tornando o co inservvel atividade policial militar. Art. 40. Considera-se extravio o co que no for recuperado, de acordo com soluo de procedimento apuratrio instaurado para tal finalidade. Art. 41. O co que vier a morrer em virtude de motivos naturais ou acidentais, em servio ou no, ser excludo do efetivo dos canis, sepultado em rea prpria, doado para fins de estudo ou cremado por rgo prprio. 1 Entende-se por sacrifcio, a morte causada, voluntariamente, ao co nas condies especificadas a seguir:

I Quando em virtude de acidente for julgado o co irrecupervel e sua sobrevivncia seja apenas motivo para sofrimento; II Quando for acometido por enfermidade grave de elevado ndice de contgio, sob risco de alastramento a outros animais ou humanos; III Nos casos mdicos no previstos nos incisos anteriores, mediante parecer do Oficial Mdico Veterinrio.
2 O sacrifcio ser de responsabilidade de comisso examinadora, sendo a execuo orientada pelo Oficial Mdico Veterinrio. 3 Ser lavrado e assinado pela comisso examinadora o termo de bito ou sacrifcio, com o objetivo de excluso do co dos efetivos dos canis. Captulo II Do adestramento de Ces Seo I Dos Cursos e dos Adestradores Art. 42. Mediante autorizao da DE/PMAL, sero realizados regularmente no Canil Tiradentes, cursos ou estgios de Cinofilia com prioridade de frequncia para os policiais militares pertencentes s Unidades que possuam Canil ou estejam em vias de cri-lo. Art. 43. Os cursos ou estgio de Cinofilia podero ser frequentados por militares de outras Organizaes, desde que autorizados pelo Comandante Geral da PMAL e respeitadas as prioridades constantes do artigo anterior.

Art. 44. Somente podero conduzir ces da Corporao em via pblica Policiais Militares que possurem Estgios ou Cursos de Cinofilia no Canil Tiradentes ou Instituies Congnitas. Art. 45. Os componentes dos Canis executaro as atividades policiais militares que lhes competem, sempre acompanhadas do respectivo co. Pargrafo nico Recomenda-se que o policial militar adestrador tenh a no mximo 02 (dois) ces sob seus cuidados. Seo II Dos Ces Adestrados Art. 46. Todos os ces pertencentes ao efetivo dos Canis devero ser adestrados para dar cumprimento s misses que lhes so afetas, com exceo apenas daqueles destinados repro duo. Art. 47. A metodologia de treinamento empregada no adestramento dos ces da Corporao dever ser ministrada por Policiais Militares possuidores de curso (Curso Bsico de Cinotecnia ou similar), em constante aprimoramento, mediante participaes em cursos e eventos afins. CAPTULO III Da Alimentao E HIGIENE Art. 48. A alimentao dos ces da PMAL ser adquirida observando -se a Tabela de Alimentao elaborada por Mdico Veterinrio e publicada em BGO. 1 A tabela de alimentao poder ser alterada visando manuteno do padro adequado de alimentao do plantel canino. 2 O horrio de alimentao ser orientado pelo Mdico Veterinrio, observando-se o manejo adotado pela Administrao do Canil. Art. 49. A alimentao bsica do plantel canino ser de rao industrializada padronizada junto ao rgo aprovisionador da Corpora o, podendo haver complementaes. Pargrafo nico. Entende-se por Rao Padronizada a rao de determinado fabricante, em concordncia com a Tabela de Alimentao em vigor e que usualmente empregada na alimentao do plantel dos Canis da corporao, justificada por critrios tcnicos em funo da necessidade fisiolgica do co em no sofrer alteraes bruscas em sua alimentao, sob riscos de complicaes graves e/ou bito, assim como pela perda de sua performance e/ou estado de equilbrio fisiolgico.

Art. 50. Os ces podero receber suplementao alimentar, a critrio veterinrio, atendendo as necessidades do plantel, principalmente no que se referem a ces filhotes, cadelas gestantes ou lactantes e ces enfermos ou debilitados. Art. 51. A execuo da limpeza e higiene dos ces de incumbncia dos seus respectivos detentores, e na ausncia destes, dos tratadores. Art. 52. A execuo da limpeza e higiene dos boxes de incumbncia dos tratadores, e na ausncia destes, dos detentores. 1 Entende-se por tratadores, os policiais militares escalados para distribuio da alimentao, limpeza e higienizao do Canil, bem como o manejo preconizado pela administrao do Canil. 2 O planejamento da limpeza e higiene dos ces e boxes ser orientado pelo Mdico Veterinrio do Canil Tiradentes, observando -se o manejo adotado pela Administrao do Canil. CAPTULO IV DOS MEDICAMENTOS Art. 53. A aquisio de medicamentos em geral, far-se- mediante solicitao do Mdico Veterinrio DAL, observando -se os trmites administrativos vigentes. 1 O Mdico Veterinrio do Canil Tiradentes providenciar estoque mnimo de medicamentos para tratamento das epidemias mais frequentes que acometem o plantel canino. 2 O estoque e a distribuio dos medicamentos para atendimento das necessidades dos Canis sero feitos pelo Mdico Veterinrio do Canil Tiradentes 3 A Mdico Veterinrio do Canil Tiradentes solicitar a DAL fornecimento de medicamentos, objetivando a minimizao dos custos de manuteno dos Canis da corporao, observando-se os trmites administrativos vigentes. Art. 54. O Mdico Veterinrio do Canil Tiradentes elaborar Calendrio Profiltico Anual Compulsrio, objetivando a profilaxia estratgica do plantel canino da Corporao. Prescries Diversas Art. 55. O nmero de ces existentes nos Canis da Corporao, dever ser compatvel com o efetivo de Policiais Militares prontos para este servio (adestradores, condutores, tratadores, auxiliares de veterinria).

Pargrafo nico. O fiel cumprimento do disposto no artigo anterior constitui fator determinante para o manejo, alimentao, treinamento, higiene, e profilaxia dos ces da Corporao. Art. 56. As particularidades sobre o emprego do co a que se refere o Artigo 3 das presentes normas so mencionadas nas normas de emprego do co policial militar, preconizadas em instrumento norteador prprio. Art. 57. Os casos omissos sero resolvidos pelo Comandante Geral. ANEXO DEFINIES Para efeito destas Normas sero utilizadas as seguintes definies:

I - Co policial: mamfero, quadrpede, e carnvoro, de pelagem, tamanho e cores variveis conforme a raa, pertencente classe dos caninos, carga da PMAL; II - Co filhote: canino em desenvolvimento com at 01 (um) ano de idade; III - Co adulto: Canino desenvolvido, acima de 01 (um) ano de idade, com adestramento completo ou no; IV - Plantel: conjunto de caninos, filhotes ou adultos, que representam a carga de semoventes da UOp; V - Conjunto: binmio homem-co, formado por um policial militar e um semovente; VI - Semoventes: denominao dada aos ces, bens do Estado, que pertenam carga da Corporao; VII - Incluso em carga: toda insero de ces no mbito da administrao da UOp, para fins de pertencer ao plantel de semoventes; VIII - Permanncia: estabelecimento de semovente em UOp, sob responsabilidade estatal para alimentao, instruo e manuteno do dito semovente; IX - Excluso de carga: toda e qualquer sada de ces do mbito da administrao da UOp, para fins de desvincular definitivam ente do plantel de semoventes; X - Condutor: policial militar responsvel pela execuo do emprego do animal no servio policial militar; XI - Adestrador: policial militar responsvel pela instruo e adestramento do animal, podendo coincidir com a figur a do condutor;

XII - Tratador: policial militar responsvel pela alimentao, higiene, manuteno e cuidado dirio do co e de seu habitat; XIII - Figurante: policial militar responsvel pela figurao e encenao de situaes para treinamento de ces de patrulha; XIV - Mdico Veterinrio: Oficial Mdico Veterinrio do quadro de sade da PMAL ou Mdico Veterinrio Civil contratado para exercer as suas funes especficas; XV - Enfermeiro Veterinrio: Auxiliar de Enfermagem Veterinria da Policia Militar com curso especfico na rea; XVI - Cinotcnico: policial militar capacitado em curso regular dentro ou fora da Corporao e com notrio saber tcnico -cinfilo; XVII - Cinfilo: Do grego Kyon, co, e philo, amigo. o termo que indica aquele que gosta de ces ou tem conhecimento emprico ou tcnico; XVIII - Quarentena: perodo de 40 dias de isolamento obrigatrio de um co para fins de evitar proliferao de doena, bem como, para anlise da sua sade e condio mdica veterinria para possvel incluso ou retorno ao convvio com o plantel canino; XIX - Comisso Examinadora (CE): comisso formada por dois cinotcnicos e um mdico veterinrio para desempenhar atribuies tcnicas.

You might also like