You are on page 1of 31

DIREITO ADMINISTRATIVO

05

Os Contratos Administrativos

Introduo
Noes Gerais
Legislao:
Os contratos administrativos e as licitaes so regulados pela Lei 8.666/93 e posteriormente alterada pela Lei 8.883/94.

Contrato:
Contrato todo acordo de vontades combinadas para produzir efeitos jurdicos os quais incidiro sobre as partes contratantes. O contrato gnero do qual o contrato de direito pblico espcie, no ramo do direito pblico, e em relao ao qual, por sua vez, o contrato administrativo uma subespcie.

Contrato Administrativo:
O contrato administrativo todo acordo de vontade de que participa a Administrao e que, tendo por objetivo direto a satisfao de interesses coletivos, est submetido a um regime jurdico de direito pblico e informado por princpios publicsticos.

Natureza:
O contrato administrativo , salvo excees, consensual, oneroso, formal, comutativo e realizado intuito personae.

Definies Preliminares
Obra:
Toda construo, reforma, fabricao, recuperao ou ampliao, realizada por execuo direta ou indireta.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 1

Servio:
Toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administrao, tais como: demolio, conserto, instalao, montagem, operao, conservao, reparao, adaptao, manuteno, transporte, locao de bens, publicidade, seguro ou trabalhos tcnico-profissionais.

Compra:
Toda aquisio remunerada de bens para fornecimento de uma s vez ou parceladamente.

Alienao:
Toda transferncia de domnio de bens a terceiros.

Seguro-Garantia:
O seguro que garante o fiel cumprimento das obrigaes assumidas por empresas em licitaes e contratos.

Execuo Direta:
A que feita pelos rgos e entidades da Administrao, pelos prprios meios.

Execuo Indireta:
A que o rgo ou entidade contrata com terceiros, sob qualquer dos seguintes regimes: a) empreitada por preo global: quando se contrata a execuo da obra ou do servio por preo certo e total; b) empreitada por preo unitrio: quando se contrata a execuo da obra ou do servio por preo certo de unidades determinadas; c) tarefa: quando se ajusta mo-de-obra para pequenos trabalhos por preo certo, com ou sem fornecimento de materiais; d) empreitada integral: quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, servios e instalaes necessrias, sob inteira responsabilidade da contratada at a sua entrega ao contratante em condies de entrada em operao, atendidos os requisitos tcnicos e legais para sua utilizao em condies de segurana estrutural e operacional e com as caractersticas adequadas s finalidades para que foi contratada.

Projeto Bsico:
Conjunto de elementos necessrios e suficientes, com nvel de preciso adequado, para caracterizar a obra ou servio, ou complexo de obras ou servios objeto da licitao, elaborado com base nas indicaes dos estudos tcnicos preliminares, que assegurem a viabilidade tcnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliao do custo da obra e a definio dos mtodos e do prazo de execuo, devendo conter os seguintes elementos: a) desenvolvimento da soluo escolhida de forma a fornecer viso global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza; b) solues tcnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulao ou de variantes durante as fases de elaborao do projeto executivo e de realizao das obras e montagem; c) identificao dos tipos de servios a executar e de materiais e equipamentos a incorporar obra, bem como suas especificaes que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o carter competitivo para a sua execuo;

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 2

d) informaes que possibilitem o estudo e a deduo de mtodos construtivos, instalaes provisrias e condies organizacionais para a obra, sem frustrar o carter competitivo para a sua execuo; e) subsdios para montagem do plano de licitao e gesto da obra, compreendendo a sua programao, a estratgia de suprimentos, as normas de fiscalizao e outros dados necessrios em cada caso; f) oramento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de servios e fornecimentos propriamente avaliados.

Projeto Executivo:
O conjunto dos elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

Administrao Pblica:
A administrao direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, abrangendo inclusive as entidades com personalidade jurdica de direito privado sob controle do poder pblico e das fundaes por ele institudas ou mantidas.

Administrao:
rgo, entidade ou unidade administrativa pela qual a Administrao Pblica opera e atua concretamente.

Imprensa Oficial:
Veculo oficial de divulgao da Administrao Pblica, sendo para a Unio, o Dirio Oficial da Unio, e, para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, o que for definido nas respectivas leis.

Contratante:
o rgo ou entidade signatria do instrumento contratual.

Contratado:
A pessoa fsica ou jurdica signatria de contrato com a Administrao Pblica.

Comisso:
Comisso, permanente ou especial, criada pela Administrao com a funo de receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos s licitaes e ao cadastramento de licitantes.

Classificao dos Contratos Administrativos


Para alguns existem dois tipos de contratos administrativos:

1) Contratos Administrativos Propriamente Ditos:


Contratos administrativos que se regem pelo denominado regime jurdico de direito pblico e nos quais a administrao conserva sua qualidade de potestade pblica e tem as prerrogativas de direito pblico. Ex.: contratos em que a administrao faz acordo com um concessionrio de servio pblico

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 3

2) Contratos Privados da Administrao:


Contratos em que a administrao se deixa reger pelo regime de direito privado, submetendo-se ao regime jurdico privatstico. Ex.: Aluguel de um prdio de um particular para instalar-se uma repartio, este contrato regido pelas leis normais de locao.

!
a) b) c) d)

Os contratos em que a Administrao faz por este regime nunca so puramente privados, pois diz a lei 8.666, art. 62, 3., I que as prerrogativas da administrao aplicam-se tambm, no que couber, aos contratos regidos predominantemente pelo direito privado.

Caractersticas do Contrato Administrativo


1) Caractersticas Comuns:
acordo de vontades; agente capaz; objeto lcito; forma prescrita ou no proibida.

2) Caractersticas Gerais:
a) participao do poder pblico como parte; b) finalidade de interesse pblico; c) licitao prvia: em regra, o contrato administrativo obrigatoriamente precedido de licitao, sob pena de nulidade (a minuta do futuro contrato integrar sempre o edital ou ato convocatrio da licitao, art. 62, 1.); d) publicidade: salvo determinao legal expressa em contrrio, a validade do contrato administrativo exige publicidade, de acordo com as normas oficiais; e) prazo: os contratos administrativos precisam ter prazos determinados. vedado o contrato com prazo de vigncia indeterminado (art. 57, 3.); f) prorrogabilidade: terminado o prazo determinado, pode a administrao prorrogar o contrato, independentemente de nova licitao, mediante termo aditivo, desde que tenha havido previso no ato convocatrio e no plano plurianual (art. 57, I).

3) Caractersticas Peculiares:
Ainda apresentam os contratos administrativos, caractersticas peculiares, onde a administrao pblica atua com supremacia de poder, so as clusulas exorbitantes, chamadas assim porque exorbitam o direito privado.

Clusulas Exorbitantes
Noes Iniciais:
Clusulas exorbitantes so assim genericamente chamadas por constiturem certas peculiaridades decorrentes da participao da Administrao com supremacia de poder. Num contrato privado, no seriam admissveis tais clusulas, pois conferem desigualdade entre as partes. So as principais prerrogativas consignadas pelas clusulas exorbitantes:

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 4

1) Alterao e Resciso Unilateral do Contrato:


Tal poder inerente Administrao, pelo qu podem ser feitas ainda que no previstas expressamente no contrato

2) Exceo do Contrato no Cumprido (Exceptio non Adimpleti Contractus):


Trata-se de uma prerrogativa da Administrao que no caso de inadimplncia no poder o contratado interromper o cumprimento das prestaes em vista do princpio da continuidade do servio pblico.

3) Equilbrio Financeiro:
a relao estabelecida inicialmente pelas partes entre os encargos do contratado e a retribuio da Administrao para a justa remunerao do objeto do ajuste.

4) Controle da Execuo:
Tambm se encontra implcito em qualquer contrato com a Administrao o controle desta sobre a atuao do contratado, supervisionando, acompanhando e fiscalizando a sua execuo ou nela intervindo.

5) Aplicao de Sanes:
A administrao possui implicitamente a faculdade de aplicar sanes caso a no execuo do contrato. Podem ser advertncias, multas, resciso unilateral do contrato, suspenso provisria e a declarao de inidoneidade para licitar e contratar com a Administrao.

A Elaborao e Execuo dos Contratos


Noes Gerais
Normas Regedoras:
Os contratos administrativos regulam-se pelas clusulas e preceitos de direito pblico, aplicando-selhes, supletivamente, os princpios da teoria geral dos contratos e as disposies de direito privado.

Instrumento:
em regra, termo, em livro prprio da repartio contratante, ou escritura pblica, nos casos exigidos em lei.

Clusulas Essenciais
Todo contrato administrativo possui clusulas essenciais ou necessrias, que no podem faltar no contrato e clusulas acessrias ou secundrias, que complementam e esclarecem a vontade das partes.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 5

So clusulas necessrias, alm de outras: a) o objeto e seus elementos caractersticos; b) o regime de execuo ou a forma de fornecimento; c) o preo e suas condies; d) os prazos; e) o crdito; f) as garantias oferecidas; g) os direitos e responsabilidades das partes; h) os casos de resciso.
Art. 55 - So clusulas necessrias em todo contrato as que estabeleam: I - o objeto e seus elementos caractersticos; II - o regime de execuo ou a forma de fornecimento; III - o preo e as condies de pagamento, os critrios, data-base e periodicidade do reajustamento de preos, os critrios de atualizao monetria entre a data do adimplemento das obrigaes e a do efetivo pagamento; IV - os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso, de entrega, de observao e de recebimento definitivo, conforme o caso; V - o crdito pelo qual correr a despesa, com a indicao da classificao funcional programtica e da categoria econmica; VI - as garantias oferecidas para assegurar sua plena execuo, quando exigidas; VII - Os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabveis e os valores das multas; VIII - os casos de resciso; IX - o reconhecimento dos direitos da Administrao, em caso de resciso administrativa prevista no art. 77 desta lei; X - as condies de importao, a data e a taxa de cmbio para converso, quando for o caso; XI - a vinculao ao edital de licitao ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e proposta do licitante vencedor; XII - a legislao aplicvel execuo do contrato e especialmente aos casos omissos; XIII - a obrigao do contratado de manter, durante toda a execuo do contrato, em compatibilidade com as obrigaes por ele assumidas, todas as condies de habilitao e qualificao exigidas na licitao.

Garantias para a Execuo do Contrato Administrativo


Noes Iniciais:
A lei faculta Administrao a exigncia de garantia a fim de assegurar a execuo do contrato. A escolha da garantia fica a critrio do contratado. So alternativas, uma exclui a outra, podendo ser cumuladas com o seguro de pessoas e bens e o compromisso de entrega de material ou equipamento. So modalidades de garantia:

1) Cauo:
Garantia em dinheiro, em ttulo da dvida pblica (cauo real) ou em responsabilidade de terceiro (cauo fidejussria ou fiana).

2) Fiana Bancria:
a garantia fidejussria fornecida por um banco que se responsabiliza perante a Administrao pelo cumprimento das obrigaes do contratado.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 6

3) Seguro-Garantia.
a garantia fornecida por uma seguradora para a plena execuo do contrato.

Direitos dos Contratantes


Direitos da Administrao:
O principal direito da Administrao, alm dos consubstanciados nas clusulas contratuais e nos regulamentos o de exercer suas prerrogativas.

Direitos do Contratado:
a) preservao da identidade do objeto: no pode a Administrao alterar a natureza das prestaes; b) manuteno do equilbrio financeiro; c) adimplemento das obrigaes assumidas pela Administrao; d) resciso judicial; e) respeito ordem cronolgica dos pagamentos.

Equilbrio Financeiro
Teoria do Equilbrio Econmico Financeiro:
Havendo um rompimento nas relaes financeiras do contrato seja por alterao unilateral determinada pela Administrao ou pelo chamado fato do Prncipe, deve o Estado compensar o particular atingido pelo seu exerccio.

Alterao Contratual:
A lei autoriza a alterao do contrato por acordo para restabelecer a relao que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuio da Administrao para a justa remunerao da obra, servio ou fornecimento, objetivando a manuteno do equilbrio econmico financeiro.

Acompanhamento da Execuo
O acompanhamento da execuo do contrato direito e dever da Administrao e nele se compreendem a fiscalizao, a orientao, a interdio, a interveno e a aplicao de penalidades contratuais.
Art. 67 - A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio. 1 - O representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 7

2 - As decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas a seus superiores em tempo hbil para a adoo das medidas convenientes. Art. 68 - O contratado dever manter preposto, aceito pela Administrao, no local da obra ou servio, para represent-lo na execuo do contrato.

Reviso do Contrato
A reviso do contrato a modificao das condies de sua execuo, pode ocorrer por interesse da prpria Administrao ou pela supervenincia de fatos novos que tornem inexeqvel o ajuste inicial.
Art. 65 - Os contratos regidos por esta lei podero ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: I - unilateralmente pela Administrao: a) quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos; b) quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta lei; II - por acordo das partes: a) quando conveniente a substituio da garantia de execuo; b) quando necessria a modificao do regime de execuo da obra ou servio, bem como do modo de fornecimento, em face de verificao tcnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originrios; c) quando necessria a modificao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado, vedada a antecipao do pagamento, com relao ao cronograma financeiro fixado, sem a correspondente contraprestao de fornecimento de bens ou execuo de obra ou servio; d) para restabelecer a relao que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuio da Administrao para a justa remunerao da obra, servio ou fornecimento, objetivando a manuteno do equilbrio econmico-financeiro inicial do contrato, na hiptese de sobrevirem fatos imprevisveis, ou previsveis porm de conseqncias incalculveis, retardadores ou impeditivos da execuo do ajustado, ou ainda, em caso de fora maior, caso fortuito ou fato do prncipe, configurando rea econmica extraordinria e extracontratual.

Em qualquer destas hipteses o contrato passvel de reviso para adequao nova realidade e recomposio dos preos, em face da situao emergente.

Recebimento do Objeto do Contrato


Recebimento:
A entrega e o recebimento do objeto do contrato constituem a etapa final da execuo de todo ajuste administrativo para a liberao do contratado.

Recebimento Provisrio:
o que se efetua em carter experimental, dentro de um perodo determinado, para a verificao da perfeio do objeto do contrato. A lei prescreve os casos de recebimento provisrio em se tratando de obras e servios; ou de compras ou de locao de equipamentos. Todavia poder ser dispensado o recebimento provisrio nos seguintes casos:

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 8

a) gneros perecveis e alimentao preparada; b) servios profissionais; c) obras e servios de valor reduzido e que no se acompanham de aparelhos, equipamentos e instalaes sujeitos verificao de funcionamento e produtividade.

Recebimento Definitivo:
o que a Administrao faz em carter permanente, incorporando o objeto do contrato ao seu patrimnio e considerando o ajuste regularmente executado pelo contratado.

"

O recebimento provisrio ou definitivo no exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurana da obra ou do servio, nem a tico-profissional pela perfeita execuo do contrato, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato.

Inexecuo do Contrato Administrativo


A inexecuo pode ser: a) culposa: decorrente de negligncia, imprudncia, impercia. b) sem culpa: atos e fatos estranhos ao contratado.

Teoria da Impreviso:
A teoria da impreviso consiste no reconhecimento de que eventos novos, imprevistos e imprevisveis pelas partes e a elas no imputveis, refletindo sobre a economia ou a execuo do contrato, autorizam sua reviso, para ajust-lo s circunstncias supervenientes.

"

a aplicao da clusula rebus sic stantibus aos contratos administrativos, a exemplo do que ocorre nos contratos privados, a fim de sua execuo se realize sem a runa do contratado, na supervenincia de fatos no cogitados pelas partes, criando nus excessivo para uma delas, com vantagem desmedida para a outra.

1) Fora Maior:
Evento humano que cria impossibilidade de execuo do contrato (ex.: greve nos transportes).

2) Caso Fortuito:
Evento da natureza que, por sua imprevisibilidade e inevitabilidade, impede a execuo do contrato (ex.: uma inundao).

3) Fato do Prncipe:
Toda determinao estatal positiva ou negativa que, no relacionada diretamente com o contrato, mas que nele repercute, provocando desequilbrio econmico-financeiro em detrimento do contratado. Ex.: uma proibio de importao de produtos que indiretamente incide sobre o contrato em que a empresa contratada necessita de determinado material importado para concluir a obra.

4) Fato da Administrao:
Toda determinao estatal positiva ou negativa que incidindo diretamente no contrato inibe a sua execuo. Ex.: uma proibio de ocupao de rea pblica quando a empresa contratada precisa utiliz-la como canteiro de obras.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 9

Conseqncias da Inexecuo:
a) responsabilidade civil; b) responsabilidade administrativa: advertncia, multa, interdio de atividade, suspenso provisria (restrito ao rgo), declarao de inidoneidade (aplicao ampla); c) responsabilidade penal.

Sanes Administrativas:
Na rea administrativa, se o convocado descumprir o contrato, pode ser imposta multa, advertncia, suspenso temporria de participao em licitaes ou declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a administrao.

Extino do Contrato Administrativo


Noes Gerais
Conceito:
Extino do contrato a cessao do vnculo obrigacional entre as partes fazendo desaparecer as relaes negociais entre os contratantes, deixando apenas as conseqncias da execuo ou da inexecuo contratual.

Formas de Extino:
a) normais: h o integral cumprimento das suas clusulas, podem ser a concluso do objeto ou o trmino do prazo; b) excepcionais: h o rompimento contratual pela resciso ou anulao.

1) Concluso do Objeto:
Ocorre quando as prestaes contratuais so cumpridas integralmente com a realizao do objeto e o pagamento do preo.

2) Trmino do Prazo:
Ocorre nos ajustes por tempo determinado, nos quais o prazo de eficcia do negcio jurdico contratado, de modo que, uma vez expirado, extingue-se o contrato, qualquer que seja a fase de execuo de seu objeto, como ocorre na concesso de servio pblico.

3) Resciso:
Ocorre quando h a prematura cessao do ajuste, em meio sua execuo.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 10

4) Anulao:
Ocorre quando verificada ilegalidade na sua formalizao ou em clusula essencial (ex.: contrato realizado sem concorrncia, quando a lei exige).

Prorrogao do Contrato:
a dilao de sua vigncia alm do prazo estipulado, mantendo-se as mesmas condies anteriores.

Renovao do Contrato:
A renovao a inovao no todo ou em parte do ajuste, mantido, porm o seu objeto inicial.

Resciso do Contrato
Conceito:
Resciso o desfazimento do contrato durante sua execuo por inadimplncia de uma das partes, pela supervenincia de eventos que impeam ou tornem inconveniente o prosseguimento do ajuste ou pela ocorrncia de fatos que acarretem seu rompimento de pleno direito.

1) Resciso Administrativa:
a efetivada por ato prprio e unilateral da Administrao, por inadimplncia do contratado ou por interesse do servio pblico.

2) Resciso Amigvel:
a que se realiza por mtuo acordo das partes, para a extino do contrato e acerto dos distratantes. feita, normalmente, nos casos de inadimplncia sem culpa e nos que autorizam a resciso por interesse pblico.

3) Resciso Judicial:
a decretada pelo Poder Judicirio em ao proposta pela parte que tiver direito extino do contrato. Essa resciso tanto pode ser obtida pelo particular como pela Administrao.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 11

Resciso do Contrato
Forma e Titularidade Unilateral, pela Administrao Motivos No cumprimento de clusulas contratuais, especificaes, projetos ou prazos O cumprimento irregular de clusulas contratuais, especificaes, projetos e prazos A lentido do seu cumprimento, comprovando a impossibilidade de se obedecer aos prazos O atraso injustificado no incio do seu cumprimento A paralisao sem justa causa e prvia comunicao Administrao A subcontratao, a associao com outrem, a cesso ou transferncia, bem como a fuso, ciso ou incorporao, no admitidas no edital e no contrato O desatendimento das determinaes regulares da autoridade fiscalizadora da sua execuo O cometimento reiterado de faltas na sua execuo A decretao de falncia ou a instaurao de insolvncia civil A dissoluo da sociedade ou o falecimento do contratado A alterao social ou a modificao da finalidade ou da estrutura da empresa, prejudicando a execuo do contrato Razes de interesse pblico, de alta relevncia No havendo culpa do contratado, ser este e amplo conhecimento ressarcido dos prejuzos Judicial, pelo contratado A supresso, por parte da Administrao, de regularmente ou amigvel obras, servios ou compras, acarretando comprovados que houver modificao do valor inicial do contrato alm sofrido, tendo direito a: do limite permitido a) devoluo da garantia; b) pagamentos devidos A suspenso de sua execuo, por ordem escrita da Administrao por mais de 120 dias pela execuo at a data da resciso O atraso por mais de 90 dias dos pagamentos c) pagamento do custo da A no liberao, por parte da Administrao, desmobilizao de rea, local ou objeto para a execuo Unilateral, pela Administrao A ocorrncia de caso fortuito ou de fora maior, regularmente comprovada, impeditiva da execuo Direitos do Contratado

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 12

Espcies de Contratos Administrativos


Obras e Servios
Contrato de Obras e Servios:
O contrato de obra refere-se a construes, reformas ou ampliaes de coisas, bem como fabricao de produtos. O contrato de servios refere-se a trabalhos a serem realizados, como demolio, conserto, instalao, montagem, publicidades, trabalhos tcnico-profissionais etc.
Art. 7 - As licitaes para a execuo de obras e para a prestao de servios obedecero ao disposto neste artigo e, em particular, seguinte seqncia: I - projeto bsico; II - projeto executivo; III - execuo das obras e servios.

Empreitada ou Tarefa:
As obras e servios so prestados por empreitadas ou tarefas. A tarefa uma empreitada de pequeno porte. A empreitada de obras ou servios pode ser executada por preo global ou por preo unitrio. O preo global abrange a entrega da obra ou do servio todo. O preo unitrio refere-se a segmentos ou etapas, como o pagamento por metro quadrado ou por km de estrada concluda. Na empreitada integral contratam-se a obra e os servios, e tambm as instalaes, para se obter uma unidade funcional, como, por exemplo, a encomenda de uma usina de fora.

Projetos:
Conforme a complexidade da obra ou servio, poder ser necessria a elaborao prvia de projetos.O projeto bsico abrange a viabilidade tcnica, o impacto ambiental, os custos, os mtodos e o prazo de execuo. O projeto executivo abrange a execuo completa da obra, de acordo com as normas tcnicas.

Servios Tcnicos
Art. 13 - Para os fins desta lei, consideram-se servios tcnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a: I - estudos tcnicos, planejamentos e projetos bsicos ou executivos; II - pareceres, percias e avaliaes em geral; III - assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; IV - fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; V - patrocnio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 13

VI - treinamento e aperfeioamento de pessoal; VII - restaurao de obras de arte e bens de valor histrico.

Compras
Contratos de Fornecimento:
So aqueles em que o vendedor se compromete a fornecer mercadorias, e o comprador a receb-las, de modo contnuo e peridico, nas condies e prazos fixados.
Art. 14 - Nenhuma compra ser feita sem a adequada caracterizao de seu objeto e indicao dos recursos oramentrios para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. Art. 15 - As compras, sempre que possvel, devero: I - atender ao princpio da padronizao, que imponha compatibilidade de especificaes tcnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condies de manuteno, assistncia tcnica e garantia oferecidas; II - ser processadas atravs de sistema de registro de preos; III - submeter-se s condies de aquisio e pagamento semelhantes s do setor privado; IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessrias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade; V - balizar-se pelos preos praticados no mbito dos rgos e entidades da Administrao Pblica.

Alienaes
Art. 17 - A alienao de bens da Administrao Pblica, subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e obedecer s seguintes normas: I - quando imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da Administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, depender de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia, dispensada esta nos seguintes casos: a) dao em pagamento; b) doao, permitida exclusivamente para outro rgo ou entidade da Administrao Pblica, de qualquer esfera de governo; c) permuta, por outro imvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta lei; d) investidura; e) venda a outro rgo ou entidade da Administrao Pblica de qualquer esfera de Governo; f) alienao, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis construdos e destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais de interesse social, por rgos ou entidades da Administrao Pblica especificamente criados para esse fim;

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 14

II - quando mveis, depender de avaliao prvia e de licitao, dispensada esta nos seguintes casos: a) doao, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, aps avaliao de sua oportunidade e convenincia scio-econmica, relativamente escolha de outra forma de alienao; b) permuta, permitida exclusivamente entre rgos ou entidades da Administrao Pblica; c) venda de aes, que podero ser negociadas em bolsa, observada a legislao especfica; d) venda de ttulos, na forma da legislao pertinente; e) venda de bens produzidos ou comercializados por rgos ou entidades da Administrao Pblica, em virtude de suas finalidades; f) venda de materiais e equipamentos para outros rgos ou entidades da Administrao Pblica, sem utilizao previsvel por quem deles dispe.

Licitaes
Noes Gerais
A Exigncia de Licitao:
No campo do Direito Administrativo, as compras, obras e servios pblicos no so livres. Devem ser precedidos de licitao, j que o administrador no dominus da coisa pblica e dela no pode dispor como quiser (princpio da indisponibilidade). O contrato administrativo exige ento licitao prvia, s dispensvel, inexigvel ou vedada nos casos expressamente previstos em lei, e que constitui uma de suas peculiaridades de carter externo.

"

A licitao apenas um procedimento administrativo preparatrio do futuro ajuste, de modo que no confere ao vencedor nenhum direito ao contrato, apenas uma expectativa de direito.

Art. 2 - As obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes, concesses, permisses e locaes da Administrao Pblica, quando contratadas com terceiros, sero necessariamente precedidas de licitao, ressalvadas as hipteses previstas nesta lei. Pargrafo nico - Para os fins desta lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblica e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas, seja qual for a denominao utilizada.

Conceito de Licitao:
Licitao o procedimento administrativo mediante o qual a Administrao Pblica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Como procedimento, desenvolve-se atravs de uma sucesso ordenada de atos vinculantes para a Administrao e para o licitante, o que propicia igual oportunidade a todos interessados e atua como fator de eficincia e moralidade nos negcios administrativos.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 15

Objeto da Licitao:
Objeto da licitao a obra, o servio, a compra, a alienao ou a concesso que a final, ser contratada com o particular.

Legislao
Constituio Federal:
Depreende-se da Constituio Federal os seguintes preceitos:
Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: ... XXVII - normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para a administrao pblica, direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, nas diversas esferas de governo, e empresas sob seu controle;

a) competncia privativa da Unio Federal para legislar sobre normas gerais de licitao e contratao; b) estabelece quais pessoas esto sujeitas a licitao. No caso de empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica, a obrigatoriedade de licitao no abrange, logicamente, os atos comerciais de rotina.
Art. 37. A administrao pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, tambm, ao seguinte: ... XXI - ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

c) obrigatoriedade da licitao quando o contrato se referir a compras, obras, servios e alienaes; d) princpio da isonomia - igualdade de condies para os concorrentes; e) permisso das exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.
Art. 175. Incumbe ao poder pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos.

f) obrigatoriedade de licitao para prestao de servio pblico.

Lei 8.666, de 21.06.93:


A lei 8.666 regula o procedimento licitatrio.
Art. 1 - Esta lei estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 16

Pargrafo nico - Subordinam-se ao regime desta lei, alm dos rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

Lei 8.883, de 08.06.94:


Alterou a lei 8.666, havendo seis pontos de destaque da alterao: a) acrescentou-se a possibilidade de leilo para bens imveis; b) possibilidade de realizao de convite em licitao internacional; c) novas hipteses de dispensa de licitao; d) exigncia de regularidade fiscal em relao ao FGTS para poder licitar; e) novo tipo de licitao - de maior lance e oferta; f) possibilidade de apresentao de nova documentao quando todos os licitantes forem considerados inabilitados.

Princpios da Licitao
Os princpios que regem a licitao, qualquer que seja a sua modalidade, resumem-se nos seguintes preceitos:
Art. 3 - A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos.

1) Procedimento Formal:
O princpio do procedimento formal o que impe a vinculao da licitao s prescries legais que regem em todos os seus atos e fases.

2) Publicidade de seus Atos:


A publicidade dos atos da licitao o princpio que abrange desde os avisos de sua abertura at o conhecimento do edital e seus anexos, o exame da documentao e das propostas em pblico e a publicao oficial das decises dos rgos julgadores e do respectivo contrato, ainda que resumidamente.

3) Igualdade entre os Licitantes:


A igualdade entre os licitantes princpio impeditivo da discriminao entre os participantes do certame, quer atravs de clusulas que no edital ou convite, favoream uns em detrimento de outros, quer mediante julgamento faccioso, que desiguale os iguais ou iguale os desiguais.

4) Sigilo na Apresentao das Propostas:


Princpio este consectrio da igualdade entre os licitantes, pois ficaria em posio vantajosa o proponente que viesse a conhecer a proposta de seu concorrente antes da apresentao da sua.

5) Vinculao do Edital.
O edital a lei interna da licitao, e, como tal, vincula aos seus termos tanto os licitantes como a Administrao que o expediu.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 17

6) Julgamento Objetivo.
Baseia-se no critrio indicado no edital e nos termos especficos das propostas.

7) Probidade Administrativa.
A probidade administrativa dever de todo administrador pblico, mas a Lei a incluiu dentre os princpios especficos da licitao, naturalmente como uma advertncia s autoridades que a promovem ou a julguem.

8) Adjudicao Compulsria: Este princpio impede que a administrao, concludo o procedimento licitatrio atribua seu objeto a outrem que no o legtimo vencedor.

Obrigatoriedade da Licitao
A licitao de obras, servios, compras e alienaes passou a ser uma exigncia constitucional para toda a Administrao Pblica, direta, indireta e fundacional. Porm, h certos casos em que a Administrao pode ou deve deixar de realizar licitao. So casos de dispensa, inexigibilidade e vedao da licitao.

Dispensa de Licitao:
Observa-se quando possvel se fazer a licitao, porm no lhe exigida. So as seguintes hipteses: a) em razo do pequeno valor; b) em razo de situaes excepcionais: ocorrncia de guerra ou grave perturbao da ordem, emergncia ou calamidade pblica; c) em razo do objeto; d) em razo da pessoa.

Inexigibilidade e Vedao de Licitao:


A licitao inexigvel quando no houver a possibilidade de competio, sendo impossvel a licitao. So casos de inexigibilidade: a) singularidade do objeto da contratao: o prestado por tcnico especializado ou artista; b) unicidade de fornecedor; c) especificidade da operao.

" !

Entre dois artistas conhecidos, pode a administrao optar por um deles, sem licitao, vez que ambos so nicos, dentro da sua arte.

Licitao Deserta: aquela que no aparece nenhum interessado.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 18

Modalidades de Licitao
Concorrncia
Conceito:
a modalidade de licitao prpria para contratos de grande valor e que propicia a maior participao possvel pela universalidade e atravs de ampla publicidade

Universalidade:
a possibilidade que se oferece participao de quaisquer interessados na concorrncia, independentemente de registro cadastral na Administrao que a realiza ou em qualquer outro rgo pblico.

Cabimento:
a) obras e servios de engenharia (altos valores); b) compras e outros servios (altos valores); c) compras ou alienao de bens imveis, qualquer que seja o valor (via de regra, pois h casos em que se admite o leilo); d) concesses de direito real de uso de qualquer valor; e) licitaes internacionais (via de regra); f) venda de bens mveis, acima de determinado valor.

Parcelamento da Contratao:
As obras, servios e compras efetuadas pela Administrao podero ser divididas em tantas parcelas quantas se comprovem tcnica e economicamente viveis, correspondendo cada parcela a licitao distinta. Porm se a soma das vrias parcelas, a serem objeto de outros contratos, superarem os limites obrigatria a concorrncia.

Publicidade e Prazo:
A concorrncia inicia-se com a publicidade do edital, pela publicao de anncio contendo resumo das condies nele previstas e indicao do local onde os interessados podero ler e obter o texto legal. A publicao deve ser feita, ao menos uma vez: a) em jornal de circulao no municpio ou regio onde ser executado o objeto do contrato; b) no Dirio Oficial. J o prazo de divulgao do edital da concorrncia : a) 30 dias, em geral; b) 45 dias, no caso de concorrncias a serem julgadas pelo critrio da melhor tcnica ou pela tcnica e preo.

Consrcio de Empresas:
a associao de dois ou mais interessados na concorrncia, de modo que, somando tcnica, capital, trabalho e know-how, possam executar um empreendimento que, isoladamente no teriam condies de realizar.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 19

Licitaes Internacionais:
So aquelas em que se permite a participao de firmas nacionais e estrangeiras, isoladamente ou em consrcio cm empresas nacionais. A regra nas licitaes internacionais a da adoo da concorrncia pblica, independentemente de seu valor. Mas, se a licitadora, realizando com freqncia licitaes da espcie, organizou cadastro de fornecedores internacionais, poder optar pela tomada de preos, desde que o contrato esteja situado na pertinente faixa de valor, se no, a concorrncia ser obrigatria.

Pr-Qualificao:
a verificao prvia da idoneidade jurdica, tcnica e financeira de firmas ou consrcios para participarem de determinadas e futuras concorrncias de um mesmo empreendimento.

Tomada de Preos
Conceito:
Segundo a lei a tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dias anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao.

Registros Cadastrais:
So assentamentos que se fazem nas reparties administrativas que realizam licitaes para fins de qualificao dos interessados em contratar com a Administrao, no ramo de suas atividades.
Art. 34 - Para os fins desta lei, os rgos e entidades da Administrao Pblica que realizem freqentemente licitaes mantero registros cadastrais para efeito de habilitao, na forma regulamentar, vlidos por, no mximo, um ano. 1. - O registro cadastral dever ser amplamente divulgado e dever estar permanentemente abertos aos interessados, obrigando-se a unidade por ele responsvel a proceder, no mnimo anualmente, atravs da imprensa oficial e de jornal dirio, a chamamento pblico para a atualizao dos registros existentes e para o ingresso de novos interessados. 2. - facultado s unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outros rgos ou entidades da Administrao Pblica. Art. 35 - Ao requerer inscrio no cadastro, ou atualizao deste, a qualquer tempo, o interessado fornecer os elementos necessrios satisfao das exigncias do art. 27 desta lei. Art. 36 - Os inscritos sero classificados por categorias, tendo-se em vista sua especializao, subdivididas em grupos, segundo a qualificao tcnica e econmica avaliada pelos elementos constantes da documentao relacionada nos arts. 30 e 31 desta lei. 1. - Aos inscritos ser fornecido certificado, renovvel sempre que atualizarem o registro. 2. - A atuao do licitante no cumprimento de obrigaes assumidas ser anotada no respectivo registro cadastral. Art. 37 - A qualquer tempo poder ser alterado, suspenso ou cancelado o registro do inscrito que deixar de satisfazer as exigncias do art. 27 desta lei, ou as estabelecidas para classificao cadastral.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 20

Cabimento:
Adota-se a tomada de preos para licitaes de vulto mdio e assemelha-se em tudo a concorrncia, com a diferena no prazo de divulgao do edital. So casos em que cabe a tomada de preos: a) obras e servios de engenharia (valores mdios); b) compras e outros servios (valores mdios); c) licitaes internacionais (quando dispuser de cadastro internacional de fornecedores).

Publicidade e Prazo:
A forma da publicidade a mesma da concorrncia. O prazo de divulgao do edital de: a) 15 dias, em geral; b) 30 dias, nas tomadas de preo do tipo melhor tcnica ou de tcnica e preo.

Convite
Conceito:
Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestem seu interesse com antecedncia de at 24 horas da apresentao das propostas.

Cabimento:
O convite cabvel para contrataes de valor reduzido. Se a Administrao preferir, poder, em todos os casos de convite, realizar tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. So os casos de cabimento: a) obras e servios de engenharia (valores reduzidos); b) compras e outros servios (valores reduzidos); c) licitaes internacionais, quando no houver fornecedor nacional.

Publicidade e Prazo:
O convite no exige publicao, porque feito diretamente aos escolhidos mediante carta-convite, sendo esta entregue a pelo menos 3 convidados, escolhidos pela Administrao, e com a afixao de cpia em quadro de avisos da repartio, em local de fcil acesso pblico. Nada impede, porm, que se publique anncio a respeito da realizao do convite. O prazo mnimo entre a efetiva entrega da carta-convite a todos os licitantes e o ato de abertura de 5 dias teis.

Empresas Interessadas:
Havendo empresa cadastrada que, com 24 horas de antecedncia, manifeste interesse em participar, a comisso dever, imediatamente, fornecer-lhe cpia da carta.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 21

Concurso
Conceito:
Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes no edital.

Cabimento:
Ser utilizado para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico.

Publicidade e Prazo:
O concurso ser iniciado com a publicao, na imprensa oficial, do edital, que indicar o local onde os interessados podero obter o regulamento. Entre a publicao e a apresentao das propostas dever mediar um prazo mnimo de 45 dias corridos.

Leilo
Conceito:
O leilo modalidade de licitao para a venda de bens mveis inservveis e de produtos apreendidos ou penhorados, bem como de imveis oriundos de procedimento judiciais ou de dao em pagamento, em que seja til a alienao.

Cabimento:
a) venda de bens mveis avaliados, isolada ou globalmente, em quantia no superior ao limite legal; b) bens imveis adquiridos em procedimentos judiciais ou por dao em pagamento.

"

Em qualquer dos casos a Administrao, se preferir, poder empregar a concorrncia.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 22

O Procedimento Licitatrio
Noes Gerais
Fases da Licitao:
O procedimento da licitao envolve duas fases distintas:

1) Fase Interna:
Inicia-se na repartio, com a abertura do processo.

2) Fase Externa:
Inicia-se com o ato convocatrio e a conseqente publicidade.

Ato Convocatrio
A licitao tem incio com a divulgao do ato convocatrio, este pode ser: a) edital, em geral; b) carta-convite, no caso especfico das licitaes por convite. O ato convocatrio a matriz do certame e das relaes dele decorrentes, funcionando como a lei interna da licitao e do contrato.

Edital:
Ato pelo qual a administrao pblica divulga a abertura do procedimento, fixa os requisitos para a participao, define o objeto e as condies bsicas do contrato e por fim comina todos interessados para que apresentem suas propostas:

"

Nas concorrncias de grande vulto deve realizar-se uma audincia pblica, antes do edital, para que a sociedade possa debater a convenincia e a oportunidade da licitao.

Art. 40 - O edital conter no prembulo o nmero de ordem em srie anual, o nome da repartio interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execuo e o tipo da licitao, a meno de que ser regida por esta lei, o local, dia e hora para recebimento da documentao e proposta, bem como para incio da abertura dos envelopes, e indicar, obrigatoriamente, o seguinte: I - objeto da licitao, em descrio sucinta e clara; II - prazo e condies para assinatura do contrato ou retirada dos instrumentos, como previsto no art. 64 desta lei, para execuo do contrato e para entrega do objeto da licitao; III - sanes para o caso de inadimplemento; IV - local onde poder ser examinado e adquirido o projeto bsico;

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 23

V - se h projeto executivo disponvel na data da publicao do edital de licitao e o local onde possa ser examinado e adquirido; VI - condies para participao na licitao, em conformidade com os arts. 27 a 31 desta lei, e forma de apresentao das propostas; VII - critrio para julgamento, com disposies claras e parmetros objetivos; VIII - locais, horrios e cdigos de acesso dos meios de comunicao distncia em que sero fornecidos elementos, informaes e esclarecimentos relativos licitao e s condies para atendimento das obrigaes necessrias ao cumprimento de seu objeto; IX - condies equivalentes de pagamento entre empresas brasileiras e estrangeiras, no caso de licitaes internacionais; X - o critrio de aceitabilidade dos preos unitrio e global, conforme o caso, permitida a fixao de preos mximos e vedados a fixao de preos mnimos, critrios estatsticos ou faixas de variao em relao a preos de referncia, ressalvado o disposto nos pargrafos 1 e 2 do art. 48. XI - critrio de reajuste, que dever retratar a variao efetiva do custo de produo, admitida a adoo de ndices especficos ou setoriais, desde a data prevista para a apresentao da proposta ou do oramento a que esta proposta se referir, at a data do adimplemento de cada parcela; XII - (vetado); XIII - limites para pagamento de instalao e mobilizao para execuo de obras ou servios que sero obrigatoriamente previstos em separado das demais parcelas, etapas ou tarefas; XIV - condio de pagamento, prevendo: a) prazo de pagamento no superior a trinta dias, contando a partir da data final do perodo de adimplemento de cada parcela; b) cronograma de desembolso mximo por perodo, em conformidade com a disponibilidade de recursos financeiros; c) critrio de atualizao financeira dos valores a serem pagos, desde a data final do perodo de adimplemento de cada parcela at a data do efetivo pagamento; d) compensaes financeiras e penalizaes, por eventuais atrasos, e descontos, por eventuais antecipaes de pagamentos; e) exigncia de seguros, quando for o caso; XV - instrues e normas para os recursos previstos nesta lei; XVI - condies de recebimento do objeto da licitao; XVII - outras indicaes especficas ou peculiares da licitao.

Habilitao
Fase em que h abertura dos envelopes e sua apreciao a qual feita em ato pblico. Requisitos (arts. 27 a 31): a) habilitao jurdica;

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 24

b) qualificao tcnica; c) qualificao econmica financeira; d) regularidade fiscal.


Art. 27 - Para a habilitao nas licitaes exigir-se- dos interessados, exclusivamente, documentao relativa a: I - habilitao jurdica; II - qualificao tcnica; III - qualificao econmico-financeira; IV - regularidade fiscal. V cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7. da CF. Art. 28 - A documentao relativa habilitao jurdica, conforme o caso, consistir em: I - cdula de identidade; II - registro comercial, no caso de empresa individual; III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por aes, acompanhado de documentos de eleio de seus administradores; IV - inscrio do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exerccio; V - decreto de autorizao, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no Pas, e ato de registro ou autorizao para funcionamento expedido pelo rgo competente, quando a atividade assim o exigir. Art. 29 - A documentao relativa regularidade fiscal, conforme o caso, consistir em: I - prova de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC); II - prova de inscrio no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domiclio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatvel com o objeto contratual; III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domiclio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei; IV - prova de regularidade relativa Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), demonstrando situao regular no cumprimento dos encargos sociais institudos por lei. Art. 30 - A documentao relativa qualificao tcnica limitar-se- a: I - registro ou inscrio na entidade profissional competente; II - comprovao de aptido para desempenho de atividade pertinente e compatvel em caractersticas, quantidades e prazos com o objeto da licitao, e indicao das instalaes e do

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 25

aparelhamento e do pessoal tcnico adequados e disponveis para a realizao do objeto da licitao, bem como da qualificao de cada um dos membros da equipe tcnica que se responsabilizar pelos trabalhos; III - comprovao, fornecida pelo rgo licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informaes e das condies locais para o cumprimento das obrigaes objeto da licitao; IV - prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso. Art. 31 - A documentao relativa qualificao econmico-financeira limitar-se- a: I - balano patrimonial e demonstraes contbeis do ltimo exerccio social, j exigveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situao financeira da empresa, vedada a sua substituio por balancetes ou balanos provisrios, podendo ser atualizados por ndices oficiais quando encerrados h mais de 3 (trs) meses da data de apresentao da proposta; II - certido negativa de falncia ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurdica, ou de execuo patrimonial, expedida no domiclio da pessoa fsica; III - garantia, nas mesmas modalidades e critrios previstos no caput e 1 do art. 56 desta lei, limitada a 1% (um por cento) do valor estimado do objeto da contratao.

Classificao
Fase de procedimento em que a administrao pblica faz o julgamento das propostas, classificandoas pela ordem de preferncia, segundo os critrios constantes do edital. Subdivide-se em: a) fase da abertura dos envelopes-propostas; b) julgamento das propostas propriamente ditas.
Art. 43 - A licitao ser processada e julgada com observncia dos seguintes procedimentos: I - abertura dos envelopes contendo a documentao relativa habilitao dos concorrentes e sua apreciao; II - devoluo dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que no tenha havido recurso ou aps sua denegao; III - abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposio de recurso, ou tenha havido desistncia expressa, ou aps o julgamento dos recursos interpostos; IV - verificao da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preos correntes no mercado ou fixados por rgo oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preos, os quais devero ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificao das propostas desconformes ou incompatveis; V - julgamento e classificao das propostas de acordo com os critrios de avaliao constantes do edital;

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 26

VI - deliberao da autoridade competente quanto homologao e adjudicao do objeto da licitao.

Critrios para a Avaliao das Propostas:


Em regra, o critrio para a avaliao das propostas o menor preo. Mas, no caso de servio intelectual, podem ser usados os critrios de melhor tcnica ou de tcnica e preo. No caso de empate, tm preferncia os bens e servios produzidos no Pas e, sucessivamente, os produzidos ou prestados por empresa brasileira. Persistindo o empate, decide-se por sorteio.

Adjudicao
A adjudicao atribui a obra ou servio ao vencedor da licitao, conferindo-lhe preferncia ao contrato. Mas o momento e a convenincia da assinatura do contrato ficam ainda na dependncia da vontade discricionria da administrao. Havendo motivo justo e fundamentado, pode o contrato no se concretizar. A licitao pode ser revogada por interesse pblico. Pode tambm ser anulada, pela prpria administrao ou pelo Judicirio, no caso de irregularidade ou ilegalidade procedimental. Se o vencedor convocado no assinar o contrato, pode a administrao convocar os licitantes remanescentes, na ordem da classificao.

Homologao
Homologao o ato de controle pelo qual a autoridade superior confirma o julgamento das propostas e, conseqentemente, confere eficcia adjudicao. A homologao feita, geralmente, pela autoridade competente para autorizar a despesa, mas poder s-lo por qualquer outra indicada no edital, no regulamento ou na lei, aps o transcurso do prazo para recurso (contra a adjudicao ou a classificao) e a deciso dos que forem interpostos.

Recursos
Existem quatro tipos de recursos no processo licitatrio:

1) Impugnao do Ato Convocatrio:


Qualquer cidado parte legtima para impugnar edital de licitao por irregularidade na aplicao da Lei, devendo protocolar o pedido at 5 dias teis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitao, devendo a Administrao julgar e responder impugnao em at 3 dias teis, sem prejuzo da faculdade prevista no 1. do art. 113. 2.. Decair do direito de impugnar os termos do edital de licitao perante a Administrao o licitante que no o fizer at o segundo dia til que anteceder a abertura dos envelopes de habilitao em concorrncia, a abertura dos envelopes com as propostas em convite, tomada de preos ou concurso, ou a realizao de leilo, as falhas ou irregularidades que viciariam esse edital, hiptese em que tal comunicao no ter efeito de recurso. 3. A impugnao feita tempestivamente pelo licitante no o impede de participar do processo licitatrio at o trnsito em julgado da deciso a ela pertinente. Quando o texto fala em impugnao do edital, est obviamente empregando o termo em sentido amplo, de modo a abranger no s o edital da concorrncia, da tomada de preos, do concurso e do leilo, como tambm da carta convite.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 27

2) Recurso Hierrquico:
O recurso hierrquico cabvel contra a habilitao ou inabilitao, o julgamento das propostas, a anulao ou revogao do certame, o indeferimento do pedido de inscrio no registro cadastral, sua alterao ou cancelamento, a resciso do contrato e a aplicao das sanes de advertncia, suspenso temporria ou multa.

3) Representao:
cabvel a representao contra deciso relacionada com o objeto da licitao ou do contrato, de que no caiba recurso hierrquico. Nessa hiptese enquadram-se, entre outras, a inconformidade contra a deciso tomada em recurso anteriormente interposto, a adjudicao e a homologao. O prazo tambm de 5 dias.

4) Pedido de Reconsiderao:
O pedido de reconsiderao previsto para atacar a declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao (art. 109-III). O prazo de interposio de 10 dias.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 28

Questes de Concursos
01 - (Ministrio Pblico/SP 81) Qual das proposies consubstancia poderes ou prerrogativas que
( ( ( ( ( ) ) ) ) ) a Lei de Licitaes (Lei n. 8.666/93) no outorga Administrao Pblica como prprios do regime jurdico dos contratos administrativos? a) Modificao unilateral do avenado, para melhor adequao s finalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado. b) Alterao unilateral das clusulas econmico-financeiras e monetrias. c) Fiscalizao e acompanhamento da execuo do objeto e aplicao de sanes fundadas em inexecuo total ou parcial do ajuste. d) Resciso unilateral do pacto, independentemente de sentena judicial. e) Ocupao provisria de bens imveis vinculados ao objeto do contrato, com vistas a acautelar a apurao administrativa de faltas contratuais.

02- (Ministrio Pblico/SP 81) Com relao ao contrato de gerenciamento de obra pblica, qual a
( ( ( ( ( ) ) ) ) )

opo incorreta? a) A lei inclui o gerenciamento entre os servios tcnicos profissionais especializados, pelo que admite dispensa de licitao para o seu contrato, desde que com profissional ou empresa de notria especializao. b) O gerenciador representa a entidade ou rgo que o contratou e, por conseqncia, passa a agir em seu nome. c) O gerenciador no dispe de poderes para firmar contratos com terceiros em nome da entidade que o contratou.tre terceiros e o dono da obra ou empreendimento. d) O gerenciador no dispe de poderes para desfazer ajustes celebrados entre terceiros e o dono da obra ou empreendimento. e) O gerenciador no dispe de poderes para impor penalidades aos contratados inadimplentes.

03- (Magistratura/SP 173) Na hiptese de haver apenas um participante em uma licitao pblica,
( ( ( ( ) ) ) )

a administrao a) poder torn-la sem efeito e realizar outra. b) ter, necessariamente, de adjudicar o servio ao nico participante. c) poder prorrogar o prazo de entrega das propostas. d) poder comparar os preos ofertados com os praticados no mercado e impor ao participante o preo mdio.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 29

04- (Magistratura/RS
( ( ( ( ( ) ) ) ) )

2000) A alienao de bens da Administrao Pblica se subordina existncia de interesse pblico devidamente justificado. Assim, quando a alienao for de bens imveis, a) integrando o bem imvel o patrimnio de empresa pblica, h necessidade de avaliao prvia e licitao na modalidade de concorrncia. b) caracterizada a alienao como doao a outro rgo pblico, h necessidade de to somente se licitar pela modalidade de concorrncia. c) ocorrendo a alienao na modalidade da dao em pagamento, h necessidade de autorizao legislativa e licitao para todos os rgos da administrao direta ou paraestatal. d) dispensvel a licitao porque se trata de exerccio de poder discricionrio. e) na investidura, h necessidade de prvia avaliao e licitao na modalidade leilo.

05- (Ministrio Pblico/SP 82) A respeito de licitao, o nico enunciado correto :


( ( ( ( ( ) ) ) ) ) a) pode haver dispensa de licitao para a contratao de instituio estrangeira de pesquisa, desde que tenha reconhecida reputao tica e profissional. b) sendo obrigatria a licitao, o administrador poder, livremente, escolher a sua modalidade. c) a anulao da licitao produz efeitos ex tunc e pode ser decretada pelo Poder Judicirio, em face de sua ilegalidade ou de ilegalidade de seu julgamento. d) a revogao da licitao produz efeitos ex tunc e pode ser decretada pelo Poder Judicirio, por razes de oportunidade e de convenincia. e) na modalidade tomada de preo, os interessados so convidados a participar da licitao, por meio de carta-convite.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 30

Gabarito
01.B 02.B 03.A 04.A 05.C

Bibliografia
Licitao e Contrato Administrativo Carlos Ari Sundfeld Direito Administrativo Brasileiro Hely Lopes Meirelles

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 31

You might also like