You are on page 1of 48

Glossrio Setor

FONTE - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes DNIT

Ferrovirio

A
ABATIMENTO DA MOLA: ABATIMENTO DA PLATAFORMA: ACABADORA: ACABAMENTO DO LASTRO Aquele que comprime a porca por presso elstica. Aquele verificado no greide. Equipamento motorizado que d ao lastro sua forma final, de acordo com o perfil adotado. (composio do lastro): - Conjunto de operaes finais para dar superfcie do lastro superior, a sua forma definitiva. Consiste na retirada completa da vegetao de uma faixa de terreno, para evitar o fogo ou sua propagao. Denominao dada ao aparelho de mudana de via, girador, parachoques e a outros pertences metlicos da via, tais como placas de apoio, talas de juno, grampos, etc. Resistncia que se ope ao escorregamento. o atrito entre a roda e o trilho que impede a patinao das rodas motoras e permite o deslocamento do trem. a agulha que se situa a direita do observador colocado entre as duas agulhas da chave, olhando para o corao. a agulha que se situa esquerda do observador colocado entre as duas agulhas da chave, olhando para o corao. Conjunto de peas mveis e paralelas entre si, partes integrandes do aparelho de mudana de via ou chave, e cujo deslocamento leva o trem ou veculo a passar de uma via para outra. Consiste em escavar os taludes dos cortes, com a finalidade de aumentar a largura da plataforma de acordo com o gabarito previsto em normas tcnicas. Equipamento mecnico motorizado que efetua o alinhamento e o nivelamento da via, simultaneamente com a soca do lastro. Equipamento mecnico motorizado que efetua o alinhamento e o nivelamento da via. Consiste nas operaes necessrias colocao das filas de trilhos em conformidade com a projeo horizontal do eixo da linha em planta. Parte do trilho, compreendida entre o boleto e o patim. Depsito dos materiais da estrada de ferro, adquiridos por esta, para seu uso prprio, subordinado ao Almoxarife, a quem cabe superintend-lo, controlar as entradas e sadas dos materiais, efetuando a escriturao respectiva. Diferena de cota entre um ponto do eixo da plataforma e o solo natural.

ACEIRO: ACESSRIO DE VIA:

ADERNCIA:

AGULHA DIREITA: AGULHA ESQUERDA:

AGULHA:

ALARGAMENTO DE CORTE:

ALINHADORA-NIVELADORA SOCADORA:

ALINHADORA-NIVELADORA: ALINHAMENTO:

ALMA: ALMOXARIFADO:

ALTURA DE CORTE:

ANCORAGEM DO TRILHO (retenso do trilho): APARELHO DE MANOBRA: APARELHO DE MUDANA DE VIA [AMV]:

Aplicao de dispositivo destinado a impedir o caminhamento do trilho. Aparelhagem que permite movimentar as agulhas, dando passagem para uma outra via. Conjunto de peas colocadas nas concordncias de duas linhas para permitir a passagem dos veculos ferrovirios de uma para outra. Tambm denominado de "CHAVE", compe-se das seguintes partes principais: agulhas, contraagulha ou "encosto da agulha", aparelho de manobra, trilhos de enlace ou de ligao,"corao" ou "jacar", calos, coxins e contratrihos. Colaborador encarregado das anotaes de campo relativas ao registro das horas trabalhadas, produo do pessoal em servio e material aplicado. Operaes necessrias ao registro das horas trabalhadas, improdutivas e de ausncia, bem como da produo, material aplicado, etc. Arco especial com serra apropriada ao corte do trilho ou material metlico. Depsito de areia nas locomotivas, dos quais a areia lanada sobre os trilhos para aumentar o coeficiente de aderncia das rodas sobre eles, evitando a patinao. Colocao das fiadas de trilhos em suas devidas posies nas curvas, por puxamentos laterais. Arruela que comprime a porca por presso elstica. Arruela que permite isolamento eltrico. Pea colocada no parafuso para dar maior aderncia da porca, evitando o seu desgaste. Guindaste ou outro equipamento utilizado para o assentamento do trilho na via. Colocao de aparelho de mudana de via na sua posio exata, com dormentao adequada. Efeito ou a ao de assentar o trilho na via. Massa prismide de terra que se coloca sobre o terreno natural visando alcanar determinada altura com a face superior da massa. Na ferrovia ou rodovia, essa face superior constitui a plataforma ou leito da estrada. Veculo autopropulsionado, destinado ao transporte de passageiros, geralmente empregado para viagens a curtas distncias, podendo, todavia, rebocar um ou mais carros. Danos sofridos durante a viagem pelo veculo ou pela carga transportada.

APONTADOR:

APONTAMENTO:

ARCO DE SERRA PARA TRILHOS: AREEIRO (caixa de areia):

ARREDONDAMENTO DE CURVA: ARRUELA DE PRESSO: ARRUELA ISOLANTE: ARRUELA: ASSENTADOR DE TRILHO: ASSENTAMENTO DE APARELHO DA MUDANA DE VIA: ASSENTAMENTO: ATERRO:

AUTOMOTRIZ:

AVARIA:

B
BACIA: BAGAGEM: Nome genrico dado ao conjunto de vales de um rio e de seus afluentes. Equipagem; objeto que os viajantes levam para seu uso, em malas, sacos, bas, caixas, etc. Os volumes que os passageiros podem levar em seu poder no mesmo carro em que viajam, at os limites de peso e dimenses estabelecidos, no esto sujeitos a frete ou despacho. Os volumes excedentes daqueles limites devem ser despachados. Nome convencional que designa as condies em que se realiza o transporte. uma variante do transporte de "Encomendas". Nesta modalidade compreende-se o transporte do excedente daquilo que permitido ao viajante levar em seu poder no prprio carro de passageiros. Compreende apenas as coisas de uso pessoal do viajante e que devem prover s necessidades e condies de viagem. So transportadas com preferncia sobre as "Encomendas", devendo seguir no mesmo trem em que embarcar o passageiro. Degrau" para distribuir a altura do corte, visando melhorar a estabilidade. Varia de 8 a 10 metros de altura, at atingir o "off set". Faixa de lastro superior compreendido entre o topo do dormente e a crista do lastro. A parte da plataforma que fica entre o fim do lastro e a valeta, nos cortes, ou a crista dos aterros. No lastro, a parte que vai da face do dormente crista do lastro. Pea com a qual se marca ou controla a bitola da via, inclusive, s vezes, a gola do contratrilho. Tamanho em que os trilhos so fornecidos. Normalmente em comprimento de 12, 18 e 24 metros. Superfcie inferior do lastro que se apia no sublastro ou na plataforma. Superfcie inferior do sub-lastro que se apoia na plataforma. Elemento representativo da licena em trecho cujo sistema de licenciamento adotado o STAFF ELTRICO. um basto de ao de forma cilndrica, apresentando salincias e tem gravado, em uma de suas extremidades, os nomes das duas estaes delimitatrias do trecho em que o mesmo tem validade. Degrau" para distribuir a altura do aterro, visando melhorar a estabilidade. Varia de 8 a 10 metros de altura at atingir o "off set". Ponto em que uma linha frrea se decompe em duas.

BAGAGENS (Transporte de - ):

BANQUETA DO CORTE:

BANQUETA DO LASTRO: BANQUETA:

BARRA DE BITOLA (rgua de bitola): BARRA DE TRILHO: BASE DO LASTRO: BASE DO SUB-LASTRO: BASTO-PILOTO:

BERMA DO ATERRO:

BIFURCAO:

BITOLA DE RODEIRO:

Distncia entre pontos das rodas de mesmo rodeiro, mais prximos aos trilhos, medida perpendicularmente s linhas de bitola. Aquela inferior a 1,435m. Aquela superior a 1,435 m. No Brasil, a bitola de 1,600 m. Aquela igual a 1,000 m. Via frrea com trs ou mais trilhos, para permitir a passagem de veculos com bitolas diferentes. Aquela igual a 1,435 m, oficialmente adotada pela Conferncia Internacional de Berna, em 1907. Distncia entre as faces internas dos boletos dos trilhos, tomada na linha normal a essas faces, 16 mm abaixo do plano constitudo pela superfcie superior do boleto. Sistema de licenciamento a intervalo de espao em que um trem que circule no trecho fica bloqueado por sinais arvorados nas extremidades desse trecho. Distncia entre as cristas opostas do corte, medida na seo considerada. Parte do corte situada na vizinhana do ponto de passagem (PP). Parte superior do trilho, sobre a qual deslizam as rodas dos veculos. Depresso na plataforma da linha, dentro da qual a gua penetra e fica confinada. Condutor eltrico de pequeno comprimento, geralmente de cobre, que ajustado ou soldado na extremidade dos trilhos de uma junta livre, a fim de manter a continuidade de circuito de via e ainda, o retorno da corrente nas vias eletrificadas. Denominao dada as pedras quebradas dimenses determinadas pelas normas tcnicas. nas

BITOLA ESTREITA: BITOLA LARGA: BITOLA MTRICA: BITOLA MISTA: BITOLA Standard (internacional): BITOLA:

BLOQUEIO:

BOCA DA SEO DE CORTE: BOCA DO CORTE: BOLETO: BOLSO: BONDE ("Bond", conexo):

BRITA: BROCA CHATA PARA TRILHOS: BROCA:

Ferramenta especial empregada na furao do trilho. Inseto que ataca a madeira ou ainda furo deixado pelo inseto no dormente. Ferramenta empregada em equipamentos de furao. Tratamento, patenteado, do trilho pelo calor, consistindo essencialmente na homogeneizao do ao. So constitudos por tubos de concreto, ferro fundido, ao galvanizado ou ainda tubos plsticos (rib loc, Armco e outros). Sua vazo determinada em funo da bacia hidrogrfica e da precipitao anual na regio, podendo ser simples (uma seo de vazo), dupla (duas sees de vazo), tripla, etc. Guindaste autopropulsado, com rodeiros ferrovirios.

BRUNORIZAO: BUEIRO:

BURRO:

C
CABEA DO TRILHO (BOLETO): CABECEIRA: CABINA (cabine): Parte superior do trilho, sobre a qual deslizam as rodas dos veculos Pequeno vale mido, geralmente pouco pronunciado, onde existe nascente de curso d'gua. Local onde se acha instalado o comando da sinalizao e da movimentao das chaves. Existem cabinas de controle mecnico (por meio de alavancas em conexo com os sinais e chaves) ou automtico (eltrico). Certas cabinas controlam ainda as porteiras das passagens de nvel. Funcionrio que executa as operaes acionamento de chaves e sinais em uma cabine. de

CABINEIRO: CAB-SIGNAL:

Sinal automtico instalado no compartimento do Maquinista ou na cabina de uma locomotiva que indica uma condio de circulao de um trem, usado em conjunto com sinais fixos ou em substituio aos mesmos. Conjunto de informaes da linha frrea, especialmente planta cadastral, perfil, documentos, caractersticas da superestrutura, das obras de arte, das edificaes e das demais instalaes. Documento utilizado para o estabelecimento do Calendrio Programa, onde so anotados os volumes dos servios executar e quantidade de material substituir no ano (dados obtidos na prospeco), e dimensionados os efetivos das turmas de conserva com base nos coeficientes de produo. Equipamento que faz interface entre a via e os equipamentos da estao mestra. Dispositivo existente nos carros, vages e locomotivas, no qual trabalham as mangas dos eixos das rodas e onde colocada graxa ou leo, para reduzir o atrito direto das peas metlicas e conseqentemente seu aquecimento. Primeira nivelao da via, para permitir a circulao dos trens com segurana relativa e evitar a deformao dos trilhos. Pea com perfil e dimenses adequadas, que se coloca na junta livre dos trilhos para lhe graduar a abertura. Pea utilizada entre as superfcies de contato da tala e do trilho para corrigir folgas deixadas pelo uso. Pea colocada entre o trilho e a tala, quando h folga entre eles, para eliminao dessa folga.

CADASTRO DA LINHA:

CADERNO DE ESTUDO [CE]:

CAIXA MARGEM DA VIA [CMV] CAIXA DE GRAXA:

CALAMENTO DA VIA:

CALO DE DILATAO: CALO DE JUNTA (calo de tala): CALO DE TALA (calo de junta):

CALOS:

So peas de AMV, de ferro fundido, aparafusadas entre os trilhos e contratrilhos, ou entre a agulha e contra-agulha e tm por finalidade de manter invarivel a distncia entre eles. Programa anual para os servios de conservao da linha, racionalmente elaborado com base em criterioso levantamento (prospeco) das necessidades e disponibilidades de pessoal, material e servios, indispensveis manuteno da linha durante o ano. Entre os documentos utilizados em seu estabelecimento e execuo (caderno de estudo, programa semanal, apropriao diria, etc.), destacase o Quadro Mural, que fornece uma representao concisa de todos os trabalhos previstos durante um ano para as diversas turmas e permite acompanhar, inclusive graficamente, o desenvolvimento desses trabalhos, alm de destacar o avanamento mensal do consumo de mo-de-obra em cada cdigo.

CALENDRIO PROGRAMA [CP]:

CAMINHAMENTO DO TRILHO:

Deslocamento longitudinal e intermitente do trilho, motivado geralmente pela variao de temperatura, vibrao das cargas mveis, acelerao e desacelerao por frenao dos veculos. Abertura preparada no boleto para permitir roda cruzar o trilho em sentido transversal. Cavidade limitada pelas superfcies inferior do boleto, lateral da alma e superior do patim. Estrutura mvel de madeira ou metal para fechar uma passagem ou cruzamento com rua ou estrada de rodagem. Tipo de barreira em que a abertura e o fechamento se processam por meio de dispositivo dotado de movimento de rotao ou de translao. Quantidade calculada segundo as caractersticas de fabricao do vago, como sendo o limite de carga do veculo. Limite em volume ou peso at o qual o vago pode ser carregado. No caso de vago aberto, o limite (ou a lotao) dado pelo gabarito do carregamento. Aquela que se executa, com ferramentas manuais. Aquela que se executa com equipamentos mecnicos. Aquela que se executa com produtos qumicos. Ato de destruir a vegetao na plataforma da via frrea. Tudo aquilo que se transporta de qualquer modo e por qualquer meio. A palavra carga pode ser empregada, no sentido amplo, para designar as Bagagens, Encomendas, Mercadorias e Animais ou to somente o transporte como Mercadorias.

CAMINHO DE FRISO: CANAL DO TRILHO: CANCELA (porteira):

CANCELA:

CAPACIDADE DO VAGO:

CAPINA MANUAL: CAPINA MECNICA: CAPINA QUMICA: CAPINA: CARGA:

CARRO CONTROLE: CATRACA:

Aquele capaz de registrar graficamente, a situao do alinhamento, nivelamento e bitolamento da via. Ferramenta para furar trilho, a que se ajusta broca especial e cujo movimento de retrao, no sentido desejado, dado por movimento alternativo da alavanca com setor angular limitado. Dispositivo usado nas entradas das estaes de estrada de ferro para contagem de passageiros, tambm chamada borboleta, roleta, rodzio ou torniquete. Unidade de potncia que corresponde ao trabalho realizado em um segundo, para elevar 550 libras a um p de altura. (550 foot-pounds/second) Unidade de potncia que corresponde ao trabalho realizado em um segundo, para elevar 75 kilogramas a um metro de altura. Ponto da normal direo do traado, situado no interior da via e equidistante das linhas de bitola. rgo que centraliza e controla as atividades tcnicas da Operao. Composto do Posto de Controle Central de Auxiliares - PCC-A, Posto de Controle Central de Trfego - PCC-T, Posto de Controle Central de Energia - PCC-E e Posto de Controle Central Geral PCC-G. rgo que centraliza e controla as atividades de Manuteno. Aquela que separa a faixa de domnio da ferrovia, dos terrenos marginais, estradas e outras propriedades. Acessrio de fixao dos trilhos. Chapa de ao ou ferro colocada nas juntas dos trilhos, em ambos os lados, fixada por meio de parafusos. Aparelho consistente de uma espcie de bitola de ferro, usado para determinar a largura e altura mximas permitidas para o carregamento de vages (gabarito do material rodante) ou as dimenses mximas para veculos que devem passar em tneis, cortes, pontes, sob a cobertura das plataformas de estaes, etc., (gabarito da via permanente). Contorno de referncia, com as alteraes que corresponde considerar para determinadas circunstncias, ao qual devem adequar-se as instalaes fixas e o material rodante para possibilitar o trfego ferrovirio sem interferncia. Chave operada manualmente com travador eltrico. Travada em posio normal, a fim de impedir que venha a ser utilizada sem prvia autorizao. Ferramenta usada para apertar e desapertar a porca do parafuso da tala de juno. Ferramenta usada para apertar e desapertar o tirefo. Chave acionada eletricamente por controle remoto, podendo ser operada manualmente quando

CAVALO DE FORA [HP]:

CAVALO-VAPOR [CV]:

CENTRO DA VIA FRREA: CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL [CCO]:

CENTRO DE INFORMAO DA MANUTENO [CIM]: CERCA DA FERROVIA (cerca da estrada): CHAPAS DE JUNO:

CRCEO DE CARGA:

CHAVE COM TRAVADOR ELTRICO:

CHAVE DE BOCA: CHAVE DE CACHIMBO: CHAVE DE DUPLO CONTROLE:

necessrio. CHAVE DE MOLA: Chave que, por presso de mola e travao, mantmse sempre em posio de permitir o prosseguimento do trem pela mesma via. O trem, vindo da outra via ligada ao aparelho de mudana de via, transpem a chave em sentido contrrio, abrindo a agulha por presso do friso da roda. Chave equipada com mecanismo de mola regulado para restabelecer a posio normal das agulhas aps a passagem do trem. Dispositivo de segurana instalado em uma linha, para impedir a mudana acidental ou no autorizada de trens ou veculos para uma linha principal ou outras linhas. As chaves descarriladeiras podero ser operadas manual ou eletricamente. No caso de uma locomotiva ou veculo passar o sinal fixo indicando PARADA, entrar em desvio interrompido e descarrilar. Chave colocada em determinados pontos, como sada de ptios com grandes declives, para deviar vages para desvios mortos ou mesmo descarril-los em casos de disparos, visando evitar acidentes mais graves. Aparelho operado mudana de via. manualmente, permitindo a

CHAVE FALSA (descarriladeira):

CHAVE MANUAL: CHAVE: CHICOTE: CICLO DE CONSERVA DA LINHA:

Outra denominao dada aos Aparelhos de mudana de via (AMV). Extremidade livre de um tringulo de reverso. Repetio peridica dos servios de conserva em determinado trecho. OBS: A durao do ciclo depende das condies tcnicas da linha, da intensidade do trfego, do grau de mecanizao da conserva, etc. Sinal enviado a um determinado circuito de via que permite ao trem ser conduzido em MCS ou ATO. Este cdigo pode variar de zero at 80 KM. Coeficiente virtual obtido com o comprimento virtual da exportao. Coeficiente virtual obtido com o comprimento virtual de importao. Relao entre o comprimento virtual e a extenso real do traado, segundo o sentido dado. Operaes necessrias entalhao dos dormentes novos, quando necessrio, reentalhao dos antigos visando o perfeito assentamento das placas, incluindo a retirada da pregao velha, fechamento dos furos com tarugos, nova furao e fixao completa do trilho sobre a placa de apoio colocada. Trem, srie de carros e vages rebocados por locomotiva.

CDIGO:

COEFICIENTE VIRTUAL DE EXPORTAO: COEFICIENTE VIRTUAL DE IMPORTAO: COEFICIENTE VIRTUAL: COLOCAO DE PLACA DE APOIO:

COMBOIO:

COMPOSIO DO LASTRO (acabamento do lastro): COMPOSIO:

Conjunto de operaes finais para dar superfcie do lastro superior, a sua forma definitiva. Conjunto de carros e/ou vages de um trem, formado segundo critrios de capacidade, tonelagem, tipos de mercadorias, etc. Aquele determinado no sentido decrescente do estaqueamento ou da quilometragem. Aquele determinado no sentido crescente estaqueamento ou da quilometragem. do

COMPRIMENTO DE EXPORTAO: COMPRIMENTO DE IMPORTAO: COMPRIMENTO DO DESVIO: COMPRIMENTO TIL DO DESVIO: COMPRIMENTO VIRTUAL (desenvolvimento, extenso):

Distncia entre as pontas das agulhas ou entre a ponta da agulha e a extremidade das fiadas de trilhos. Distncia entre os marcos de entrevia ou entre marcos de entrevia e pra-choque. Comprimento fictcio de um traado, determinado pela converso de trechos em curva e em desnvel, em trechos equivalentes em reta e nvel, com base no trabalho mecnico de trao. Ato do Poder Poltico delegando a terceiros a construo, uso e gzo de uma via frrea, e em cujo contrato se estabelecem as vantagens e obrigaes do concessionrio, inclusive o gzo do direito de desapropriao, por utilidade pblica, dos imveis necessrios concesso, iseno ou reduo de direitos alfandegrios e de impostos, condies de encampao, reverso e caducidade de contrato etc. Conservao da linha, executada de acordo com cclos pr-determinados, obedecendo uma programao anual (Calendrio Programa), estabelecida com base num minucioso levantamento (Prospeco) das necessidades e disponibilidades de pessoal, material e servios, indispensveis para garantir um bom padro de conserva at novo ciclo. Operaes necessrias retirada da pregao da junta, sua desmontagem, substituio das talas e acessrios imprestveis (parafusos, porcas e arruelas), sua limpeza, lubrificao, colocao de calos, remontagem e repregao. Consiste em reapertar ou rebater as peas de fixao dos trilhos, manual ou mecnicamente. Tipo de embalagem especialmente construda para o transporte de mercadorias em vages de estrada de ferro, navios e caminhes e que consiste em uma caixa com tamanho e formato convenientes para o melhor aproveitamento do veculo transportador e facilidade de movimentao (carga, descarga, baldeao, etc.) Equipamento eltrico destinado a conectar ou interromper a alimentao eltrica de um determinado circuito. Este equipamento pode ser manobrado em carga.

CONCESSO:

CONSERVA CCLICA PROGRAMADA [CCP]:

CONSERVAO DE JUNTAS:

CONSOLIDAO DA FIXAO: CONTAINER:

CONTATOR:

CONTRA RAMPA: CONTRA-AGULHA:

Trecho em declive que sucede imediatamente a outro em aclive. Trilho de encosto da agulha. Geralmente so peas usinadas a partir dos trilhos, adaptadas para servir de encosto da agulha. Montanha que parte da normalmente sua direo. cordilheira, quase

CONTRAFORTE: CONTRATRILHO:

Pedao de trilho curvo nas extremidades, colocado paralelamente ao trilho da linha, para impedir a roda de descarrilhar (nas passagens de nvel, pontes, cruzamentos) ou, ainda, evitar que o friso da roda se choque com a ponta do jacar ou da agulha (nas chaves). Trilhos de comprimento adequado, colocados junto aos trilhos externos e de um lado e outro do corao do AMV, tendo por finalidade "puxar" o rodeiro para fora, evitando que os frisos das rodas se choquem contra a ponta do corao. Trilho ou outro perfil metlico, assentado na parte interna da linha, destinado a guiar a roda e, ainda a proteg-la de impactos nas passagens de nvel. O funcionrio encarregado do comando do movimento de trens em trecho com Controle de Trfego Centralizado (CTC), dotado ou no de controle de velocidade e ou cab-sinais, etc. Controlador de Movimentao de Trem [CMT]: - Equipamento que gerencia toda a movimentao de trens em uma determinada regio. Este equipamento quem garante a segurana da movimentao do trem na via. Bloco macio central, fixo, pertencente ao jacar (Pea do aparelho de mudana de via). Superfcie superior do lastro compreendida entre as cristas correspondentes. Superfcie superior do sub-lastro compreendida entre as cristas correspondentes. So operaes necessrias ajustagem da distncia entre as duas filas de trilhos medida padro, mediante retirada da fixao antiga, tarugamento dos furos velhos, marcao da distncia correta (bitola), nova furao e fixao completa. Emissrio que vai frente do trem, p, quando em trecho de linha singela, as comunicaes so interrompidas, impedindo o licenciamento. O trem circular em velocidade "a passo de homem". Conjunto de fax, cartas, e-mails e outros instrumentos de comunicao escrita, que uma organizao expede ou recebe, sobre assuntos concernentes aos seus servios. Ferramenta de ao com gume afiado numa extremidade empregada no corte de trilhos e outras peas de ferro, mediante fortes golpes de marreta. Corte com seco transversal triangular.

CONTROLADOR:

CORAO: COROAMENTO DO LASTRO: COROAMENTO DO SUB-LASTRO: CORREO DE BITOLA:

CORREIO DE ALARME:

CORRESPONDNCIA:

CORTA FRIO:

CORTE MEIA ENCOSTA:

10

CORTE COM TALUDE EM BANQUETAS:

Corte em que o talude construdo com banquetas sucessivas, em geral para diminuir a velocidade das guas pluviais e melhor esco-las, assim como melhorar a sua estabilizao. Aquele que se apresenta estabilizado. Corte em que os taludes formam ngulo reto com a plataforma. Corte cujos taludes so inclinados. Escavao feita no terreno natural para preparo do leito da ferrovia, rodovia ou arruamentos e sua colocao em nvel preestabelecido. Nas ferrovias ou rodovias, em geral, o corte antecede ou sucede ao aterro que se constri com as retiradas dos cortes adjacentes. Medio calculada em funo da Referncia de Nvel do mar. Aquela do ponto do greide da via, em relao a plano de referncia arbitrrio. Aquela de ponto do terreno em relao a plano de referncia arbitrrio. Aquela calculada em funo de uma referncia de nvel arbitrada. Diferena entre a cota de terreno e a de greide, em piquete de locao de eixo da estrada. Posio altimtrica. Pode ser relativa ou absoluta. Chapas colocadas sob as agulhas do AMV, e mantidas sempre lubrificadas, pois sobre elas deslizam as agulhas, quando movimentadas. Sistema de trao usado em certas estradas de ferro, nos trechos de rampa muito ngreme. Barra de ferro dentada, assentada entre os trilhos, na qual uma roda motora da locomotiva, tambm dentada, se engancha, em movimento de rotao, impulsionando o trem. Estrutura dotada de reentrncias para o apoio dos dentes desfavorveis, provocando limitaes trao na seo considerada. Linha de interseo do talude de corte com o terreno natural. Limite lateral do coroamento do lastro, onde comea o talude. Limite lateral do coroamento do sublastro, onde comea o talude. Aquele cujas partes constitutivas so aparafusadas. Cruzamento de duas ou mais linhas ferrovirias no mesmo nvel. Aquele em que os eixos das vias que se cruzam formam ngulo diferente de noventa graus (90).

CORTE CONSOLIDADO: CORTE EM CAIXO: CORTE RAMPADO: CORTE:

COTA ABSOLUTA: COTA DO GREIDE: COTA DO TERRENO: COTA RELATIVA: COTA VERMELHA: COTA: COXINS:

CREMALHEIRA:

CRISTA DE CORTE: CRISTA DO LASTRO: CRISTA DO SUB-LASTRO: CRUZAMENTO APARAFUSADO: CRUZAMENTO FERROVIRIO: CRUZAMENTO OBLQUO:

11

CRUZAMENTO RETO: CRUZAMENTO RGIDO: CRUZAMENTO:

Aquele em que os eixos das vias que se cruzam formam ngulo de noventa graus (90). Aquele que fundido em uma s pea. Interseo de uma via frrea com outra; pea usinada com trilho e contra-trilho, ou pea macia com caminho de friso, que permite roda seguir em uma das vias atravessando a outra. Espcie de carreto que se move dentro de uma vala, em sentido perpendicular s diversas linhas. Sobre o estrado do carreto (que fica no mesmo nvel das linhas) so assentados trilhos, onde o veculo colocado, movendo-se ento o cruzavias at a linha para onde o veculo ser transferido. Aparelho de inverso do sentido dos veculos. Estrutura provida de trilhos, instalada dentro de um fsso altura do nvel das linhas. Colocada a locomotiva nesse aparelho, ele movimentado, descrevendo um crculo, de forma a inverter a posio da locomotiva. Tambm empregado para transferir veculos de uma linha para outra, manobras, etc. O virador , geralmente, instalado nos depsitos de locomotivas ou oficinas de reparao. Mtodo de clculo do peso das expedies (pesagem indireta), que consiste na multiplicao do volume (largura x altura x comprimento) pelo peso especfico correspondente. o resultado da multiplicao da largura, altura e comprimento do objeto considerado, isto , o resultado da cubagem do objeto Aquela que formada de curvas com raios diferentes. Aquela que mantm mesmo raio em toda a extenso. Aquela que permite a passagem suave de trem entre dois alinhamentos ou entre dois greides. Aquela que intercalada entre a tangente e a curva circular e vice-versa, para nela se efetuar a distribuio gradativa da superelevao. Aquela que intercalada entre dois greides com taxas de inclinao diferentes. Aquela que permite a passagem suave de trem entre dois alinhamentos ou entre dois greides. Aquela que saiu ou foi movida da posio primitiva, por qualquer causa ou objetivo. Aquela que foi locada no primeiro estabelecimento do traado. Curva circular que sucede a outra de sentido contrrio ( ou seja, com o centro do lado oposto), sem trecho reto, tambm conhecida como tanguste mnima, intercalado entre elas.

CRUZA-VIAS:

CUBAGEM:

CURVA CIRCULAR COMPOSTA: CURVA CIRCULAR SIMPLES: CURVA DE CONCORDNCIA (curva de transio): CURVA DE CONCORDNCIA HORIZONTAL:

CURVA DE CONCORDNCIA VERTICAL: CURVA DE TRANSIO: CURVA DESLOCADA: CURVA PRIMITIVA: CURVA REVERSA:

12

CURVA:

Trecho de traado de uma estrada em que o alinhamento muda continuamente de direo, tanto em planta como em perfil. Macaco especial ou mquina que arqueia o trilho para dar-lhe a curvatura designada. Quantidade de ngulos centrais por quilmetros de linha, isto , a soma dos ngulos centrais de todas as curvas de um traado, dividida, pela extenso total do mesmo traado, em quilmetros.

CURVADOR DE TRILHO: CURVATURA MDIA DO TRAADO:

D
DEPRESSO: DESCOBRIMENTO DA LINHA: Variao para menos em cota. Consiste nas operaes necessrias retirada do lastro da linha at a face inferior do dormente, de modo a deix-lo completamente livre. Ato de retirar as deformaes de trilho provocados por momentos tensores e/ou fletores. Extenso da curva entre seus pontos inicial e final (aproximadamente igual ao quociente da diviso do ngulo central pelo grau da curva multiplicado por 20 m. Aquela que retira o lastro, procede sua limpeza, sua graduao e a reposio na via do material aproveitvel. Ato de arrancar a superestrutura da via permanente. Funcionrio encarregado movimento de trens. da coordenao do

DESEMPENAMENTO DO TRILHO: DESENVOLVIMENTO DA CURVA:

DESGUARNECEDORA: DESMONTE DA VIA: DESPACHADOR: DESPREGADEIRA: DESVIO ATIVO:

Mquina usada para arrancar prego de linha. Aquele que provido de chaves de mudana de via em ambas as extremidades, oferecendo condies de entrada e sada de trens ou veculos ferrovirios. Aquele que se destina a permitir o cruzamento de trens que circulem numa mesma via frrea principal. Aquele que provido de uma nica chave de mudana de via, apresentando na outra extremidade, um batente delimitatrio de seu comprimento til. A entrada e sada de veculo ferrovirio se faz numa s extremidade. Desvio concedido a uma empresa industrial ou comercial. Linha adjacente linha principal, ou a outro desvio, destinada aos cruzamentos, ultrapassagens e formao de trens. Os desvios e suas capacidades constaro do horrio ou instrues especiais. Via frrea acessria, que se origina de outra via e fica totalmente contida na faixa de domnio desta. Aparelho que acusa e registra defeitos do trilho.

DESVIO DE CRUZAMENTO: DESVIO DE GAVETA (DESVIO MORTO):

DESVIO PARTICULAR: DESVIO:

DETECTOR DE DEFEITO DO TRILHO:

13

DIAGRAMA DAS FLECHAS:

Representao grfica das flechas medidas no trilho externo da curva, ou dessas lechas j corrigidas, usadas, para o arredondamento da curva. Reproduo esquemtica da planta do projeto, na parte inferior do perfil, com indicao da posio das curvas, seu estaqueamento e suas caractersticas. Distribuio gradativa da superelevao do trilho externo, em geral comeando na tangente vizinha e terminando no PC ou no PT da curva. Equipamento eltrico destinado a conectar ou interromper a alimentao eltrica de um determinado circuito. Este equipamento pode ser manobrado em carga. Diferencia-se do contator pela capacidade de interrupo e pela velocidade de ruptura, alm de possuir rels de proteo. Trecho de linha frrea/ cuja conservao ordinria e extraordinria est a cargo de mestre de linha. rea de abrangncia de uma Estao Mestra. Mquina destinada a aplicar ou retirar dormente sob os trilhos assentados na via frrea. Feitos em concreto armado. Podem ser de concreto protendido, bi-bloco (concreto e ao) e polibloco. Feitos de madeira, atendem a especificaes em que so fixadas as qualidades da madeira, dimenses, tolerncia, etc. Dormente serrado em dimenses especiais, utilizado normalmente em pontes e aparelhos de mudana de via. aquele produzido a golpes de machado e serrado apenas nos topos. aquele tratado com preservativos que visam o prolongamento de sua vida til. Pea de madeira, concreto, concreto protendido ou ferro, onde os trilhos so apoiados e fixados e que transmitem ao lastro parte dos esforos e vibraes produzidos pelos trens. Escoamento das guas superficiais e subterrneas, ou abaixamento do nvel do lenol fretico, visando manter seca e slida a infra-estrutura da linha. Empregado nas bases saturadas de corpo de aterro. Empregado para esgotar as guas do antigo talvegue. Consiste de valetas revestidas com mantas geotexteis preenchidas com material granular (pedra britada, cascalho ou pedregulho), de grande permeabilidade e que funciona como verdadeira galeria filtrante.

DIAGRAMA DO PERFIL:

DISFARCE DO RODO:

DISJUNTOR:

DISTRITO (seo, diviso): DOMNIO: DORMENTADORA: DORMENTE DE CONCRETO: DORMENTE DE MADEIRA:

DORMENTE ESPECIAL: DORMENTE FALQUEJADO: DORMENTE MISTO/DORMENTE MONOBLOCO/DORMENTE MONOLTICO/DORMENTE TRATADO: DORMENTE:

DRENAGEM:

DRENO DE FUNDAO: DRENO DE GROTA: DRENO FRANCS (OU CEGO):

14

DRENO PROFUNDO COM TUBULAO:

Aquele onde a vazo do lenol muito alta, necessitando de tubos para escoamento. Os tubos so perfurados e so fabricados de concreto, ao e atualmente plstico. Utilizado para rebaixar o lenol fretico, empregando tubos revestidos com uma certa inclinao em relao ao plano horizontal.

DRENO SUB-HORIZONTAL:

E
EIXO DA VIA FRREA: ENCAIXAR A LINHA: Lugar geomtrico dos centros da via. Operaes necessrias ao preenchimento, com lastro dos vazios existentes na grade formada pelos dormentes e trilhos. Aparelho utilizado para auxiliar a reposio sobre os trilhos de veculos descarrilado. Tratamento trmico do boleto nas pontas do trilho, para aumentar-lhe a resistncia abraso. Pedras jogadas ou arrumadas nos ps de aterros para defesa contra a eroso destes pela guas que os banham e, tambm, nos pilares e encontros de pontes para evitar o solapamento de suas fundaes. Operaes necessrias colocao de pedras visando resguardar das guas as bases das obras de infra-estrutura da linha ou de construes diversas. Operaes necessrias ao desbastamento da parte superior do dormente, visando preparar uma superfcie perfeitamente plana e com declive padro, destinado ao encaixe do patim do trilho, incluindo a colocao de creosoto, ou produto similar, para a proteo superficial da madeira. Mquina usada para entalhar dormentes. A entrada de um desvio chamada de ENTRADA SUPERIOR quando estiver localizada no ponto de quilometragem maior e de ENTRADA INFERIOR quando localizada no ponto de quilometragem menor. Menor entrelinha prefixada para permitir a circulao segura de dois trens lado a lado. Distncia entre as linhas de bitola dos trilhos mais prximos de duas vias frreas adjacentes. Menor entrevia prefixada para permitir a circulao segura de dois trens lado a lado. Distncia de eixo a eixo de duas vias frreas adjacentes.

ENCARRILADEIRA: ENDURECIMENTO DO TRILHO: ENROCAMENTO:

ENTALHAO DE DORMENTE:

ENTALHADEIRA: ENTRADAS SUPERIORES OU INFERIORES DE DESVIOS:

ENTRELINHA MNIMA: ENTRELINHA: ENTREVIA MNIMA: ENTREVIA:

15

ENTRONCAMENTO:

Juno, ponto de contato, articulao, ligao, bifurcao. Diz-se mais comumente da estao ou cidade servida em comum por duas ou mais empresas diferentes e que serve de ponto de ligao para a conjugao dos seus servios. Pode ainda referir-se, no caso de uma s estrada, s estaes onde comeam os ramais. Ferramenta com lmina curva e gume reto, usada geralmente na entalhao de dormente de madeira. Pessoal de servio a bordo das composies. Equipamento que abre no lastro, o espao necessrio introduo do dormente na via, sob os trilhos. Escoamento do metal do boleto que ocorre nas extremidades do trilho com junta livre. Fora necessria para mover um veculo ou trem sobre os trilhos. Equipamento que esmerilha trilho e tambm as rebarbas de soldas, s opervel em estaleiro. Equipamento que esmerilha trilho e tambm as rebarbas de soldas. Distncia de eixo a eixo ou de centro a centro de dois dormentes contguos de uma mesma via. Parte da faixa de domnio, adjacente a estaes, oficinas ou outras dependncias, geralmente de maior largura do que a faixa de domnio na linha corrida. Em algumas regies o termo empregado para designar ptios. Instalao fixa onde os trens so formados e triados. A primeira estao mencionada na tabela de qualquer trem. Estao localizada entre a estao inicial e a terminal. Estao que gerencia os equipamentos de controle, sinalizao e trfego. Estao em trecho de bloqueio manual desprovida de sinais de bloqueio manual fixos. Aquela onde os trens so manobrados para nova triagem. Estao em trecho de bloqueio manual, provida de sinais de bloqueio manual fixos controlando as entradas nas rotas. Estao provida de sinais de bloqueio controlando as entradas nas rotas, partidas dos trens e manobras no ptio. A estao mencionada por ltimo na tabela de qualquer trem.

ENX: EQUIPAGEM: ESCARIFICADORA: ESCOAMENTO DE PONTA DO TRILHO: ESFORO DE TRAO: ESMERILHADEIRA FIXA: ESMERILHADEIRA: ESPAAMENTO DE DORMENTE: ESPLANADA:

ESTAO COMPOSITORA: ESTAO INICIAL: ESTAO INTERMEDIRIA: ESTAO MESTRA: ESTAO NO SINALIZADA: ESTAO RECOMPOSITORA: ESTAO SEMI-SINALIZADA:

ESTAO SINALIZADA:

ESTAO TERMINAL:

16

ESTAO:

Instalao fixa onde param os trens. Dependncia da ferrovia onde so vendidas passagens, efetuados despachos, arrecadados os fretes, entregues as expedies, etc. O mesmo que agncia, embora esta expresso tenha maior emprego para designar os escritrios de despachos situados fora dos trilhos. Local onde os trens podem se cruzar ou ultrapassar e compreende igualmente o edifcio ali construdo para a realizao dos servios que lhe so prprios e para acomodao dos passageiros e ou cargas.

ESTAES COMPOSITORAS

Estaes onde so formados os trens e feita redistribuio das expedies nos vages, acertos do carregamento, etc. Ponto da linha onde a parada de certos trens facultativa por depender da existncia de passageiros e ou pequenas expedies para embarque e ou desembarque. Conjunto de obras destinadas a formar a via permanente da linha frrea. Compreende as operaes: explorao, projeto e oramento reconhecimento,

ESTRIBO:

ESTRUTURA DA VIA PERMANENTE: ESTUDO - (para construo de estrada de ferro): EXTENSO DA RESIDNCIA:

Extenso quilomtrica dos trechos de linha frrea na jurisdio de uma residncia, estabelecidos em funo de fatores, tais como: condies tcnicas de traado; intensidade de trfego; outras condies da via permanente.

F
FAIXA DE DOMNIO (faixa da estrada): Faixa de terreno de pequena largura em relao ao comprimento, em que se localizam as vias frreas e demais instalaes da ferrovia, inclusive os acrscimos necessrios sua expanso. Disjuntor de corrente contnua com atuao extrarpida. Chefe direto de uma turma de trabalhadores incubida de determinado servio. Ferramenta normalmente usada nos trabalhos de conservao da via permanente da ferrovia. Sistema de transporte sobre trilhos, constituido de via frrea e outras instalaes fixas, material rodante, equipamento de trfego e tudo mais necessrio conduo segura e eficiente de passageiros e carga.

FEEDER: FEITOR DE LINHA: FERRAMENTA DE VIA PERMANENTE: FERROVIA (estrada de ferro):

17

FIXAO COM PLACA DE APOIO: FIXAO DA VIA:

Fixao feita com a interposio, entre o trilho e o dormente, da placa de apoio. Manuteno da posio, em planta, da superfcie de rolamento da via, mediante ancoragem do dormente no lastro. Aquela em que o trilho fixado por dispositivo duplamente elstico, que permite ao trilho pequeno deslocamento em sentido vertical e pequena rotao em sentido transversal, assim reduzindo a intensidade das vibraes na fixao. Aquela em que o dispositivo de fixao simplesmente elstico, sendo rgido o apoio do patim. Aquela capaz de impedir o caminhamento das fiadas de trilhos. Aquela em que o trilho fixado ao dormente por prego de linha ou tirefo, com ou sem interposio de placa de apoio, formando conjunto rgido. Dispositivo para fixar os trilhos, mantendo a bitola da via e impedindo e/ou reduzindo o caminhamento dos mesmos. Estrutura de emergncia construda de dormentes tranados e travados. Espao livre deixado entre dois trilhos ou duas barras consecutivos, a fim de lhes permitir a dilatao. Trechos de linha no atendidos pela reviso total (RT) e que recebem o mnimo de servios e de materiais para apenas garantir a segurana do trfego durante um ano. Obra de arte corrente destinada a impedir o acesso de pessoas, de animais ou de veculos rodovirios faixa da estrada. Dispositivo instalado na via, para reduo de velocidade de veculo (em geral usado nos ptios de manobra por gravidade). Peas de madeira ou metlicas (pedaos de trilhos), fixadas em sentido vertical, por meio de alas metlicas, nas laterais dos vages plataforma (prancha), visando fixar os carregamentos de madeira, lenha,dormentes, pedra de lastro, etc. Denominao usual dada a qualquer deslocamento sensvel da via frrea em relao sua posio em planta. Equipamento que dispe de meios prprios para seu deslocamento. Equipamento que fura dormentes, para introduo de prego de linha ou de tirefo. Equipamento que fura a alma de trilhos, para introduo do parafuso de tala de juno. Equipamento que deslocvel ao longo da via.

FIXAO DUPLAMENTE ELSTICA:

FIXAO ELSTICA: FIXAO RETENSORA: FIXAO RGIDA:

FIXAO: FOGUEIRA DE DORMENTES: FOLGA DE JUNTA: FORA DE REVISO TOTAL [FRT]:

FOSSO:

FREIO DE VIA:

FUEIROS:

FUGA DA VIA FRREA: FURADEIRA AUTO-MOTORA: FURADEIRA DE DORMENTE: FURADEIRA DE TRILHOS: FURADEIRA MVEL:

18

G
GABARITO DE CANAL: Dispositivo auxiliar utilizado para furao das extremidades de trilhos visando a obter correspondncia exata de furao com as das talas ou para verificao de furao das extremidades dos trilhos ou das talas. Gabarito de via que indica o espao livre para passagem de trem na via mais prxima plataforma da estao. Dispositivo que gradua a folga da junta do trilho. Gabarito de via, entre estaes (abrange uma ou mais vias frreas). Pea que se ajusta ao perfil do trilho para controle de sua seo ou para verificao de seu desgaste. Seo transversal reta necessria passagem livre de trem ou veculo, referida ao boleto. Aquele que no deve ser transposto pelo material rodante em circulao nas condies mais desfavorveis admissveis. Levando-se em conta, alm, das condies assinaladas para o gabarito esttico, os deslocamentos mais desfavorveis do sistema de suspenso, qualquer que seja a causa (fora centrfuga no compensada, superelevao, movimentos anormais e outras). Aquele que no deve ser transposto pelo material rodante estacionado nas condies mais desfavorveis possveis, resultantes de considerar os jogos e desgastes mximos admissveis do sistema de rolamento e da suspenso, assim como do apoio do truque com a caixa e do contato do trilho com o friso, considerando-se neste caso, s os desgastes admitidos para o friso. Medida padro qual se devem conformar certas coisas em construo. Ferramenta com dentes longos, usada no manuseio de pedras britadas. Os pontos mais baixos das linhas de cumeada e que do origem, muitas vezes, a cursos d`guas em sentidos opostos. Aquela que apresenta forte reduo no raio da curva (garrote), por movimento lateral da via. Conjunto formado pela via de gaveta, pelos aparelhos de mudana de via nela situados e pelos trechos dos desvios de gaveta at o marco da via prxima. Estrutura com movimento de rotao em torno do apoio central e que suporta um segmento de linha, usado para inverter a posio da locomotiva ou outro veculo ferrovirio em substituio ao tringulo de reverso ou pera. Expresso da inclinao dada em percentual.

GABARITO DE ESTAO: GABARITO DE JUNTA: GABARITO DE LINHA CORRIDA: GABARITO DE TRILHOS: GABARITO DE VIA: GABARITO DINMICO:

GABARITO ESTTICO:

GABARITO: GARFO: GARGANTA:

GARROTEADA (VIA FRREA EM COTOVELO): GAVETA:

GIRADOR:

GRADIENTE:

19

GRAMPO ANTI-RACHANTE: GRAMPO ELSTICO: GRAMPO: GRAU DA CURVA: GREIDE DA VIA: GREIDE: GROTA:

Dispositivo aplicvel por cravamento no topo de dormente de madeira, para evitar ou restrigir o seu fendilhamento. Pea usada na fixao elstica para prender o trilho ao dormente, semelhana do prego de linha. Acessrio de fixao dos trilhos. ngulo central que compreende uma corda de vinte metros (20m). Conjunto de posio altimtricas dos pontos da superfcie de rolamento da via frrea. Posio, em perfil, do eixo da estrada. Tambm denomina-se gradiente ou grade. Superfcie cncava, apertada relativamente profunda, formada por duas vertentes que se encontram. Cabeceiras so pequenos vales midos (geralmente pouco pronunciados), onde se localizam as nascentes dos cursos dguas. Pessoa que opera a chave do A.M.V. Pessoa que fiscaliza a linha telegrfica ou telefnica e efetua pequenas reparaes de emergncia. Chapa metlica provida de pontas aguadas, colocada sob a via frrea, para impedir o trnsito de animais pela mesma. Trilho que assentado, juntamente com os contratrilhos, em passagem de nvel, para proteger os trilhos da via principal de danos que lhes possam causar os veculos rodovirios e tornar mais seguro o trnsito destes veculos ao cruzarem a via frrea. Aparelho para levantar pesos, mover vages executando tarefas anlogas s do guindaste.

GUARDA-CHAVE: GUARDA-FIO: GUARDA-GADO:

GUARDA-TRILHO:

GUINCHO:

H
HEADWAY: HECTOMTRICO: Intervalo entre trens. Marco colocado de cem em cem metros, ao lado direito da linha, subdividindo o intervalo entre dois marcos quilomtricos. Soma das horas consumidas pelo total de homens que executam determinado servio. A relao completa das tabelas em vigor para trens autorizados a circular em determinado trecho, respeitadas as regras; contm ainda instrues especiais para operao de trens naquele trecho. Equipamento para interligar os diversos dispositivos da rede de computadores.

HOMENS HORA [HH]: HORRIO:

HUB:

20

I
INCLINAO DO LATUDE DO SUBLASTRO/INCLINAO DO TALUDE DO CORTE: INCLINAO DO TALUDE DO LASTRO: INCLINAO DO TRILHO: Relao entre as projees vertical e horizontal da linha de maior declive do talude. Relao entre as projees vertical e horizontal da linha de maior declividade do talude do lastro. Inclinao que dada ao trilho, em relao ao plano vertical e para o interior da via (pela placa de apoio ou pela entalhao do dormente). Um aspecto indicativo transmitido por um sinal fixo ou cab-signal. Parte inferior da estrutura. Nas pontes e viadutos, so os encontros e os pilares, considerando-se o vigamento como superestrutura. Na via permanente, a infra-estrutura tudo que fica da plataforma para baixo, formando o trilho, dormente e lastro a superestrutura. Conjunto de obras destinadas a formar a plataforma da ferrovia e suportar a superestrutura da via permanente. Empregados que percorrem diariamente a linha para verificao do seu estado, fazendo pequenos reparos, tendo em vista a segurana do trfego. Essa incumbncia geralmente dada ao pessoal das Turmas de Conserva, tambm conhecidas como rondas. Regime de trfego, acordado por duas empresas, em que os vages de uma estrada so livremente aceitos (nos entroncamentos de bitola idntica) para circular nas linhas de outra e vice-versa. A permanncia dos vages de uma estrada nas linhas da outra, por tempo superior ao estipulado nos acordos, obriga a estrada que retm o veculo ao pagamento da taxa de intercmbio, espcie de aluguel do vago.

INDICAO DE SINAL: INFRA-ESTRUTURA:

INSPETORES:

INTERCMBIO DE VAGES:

J
JACAR (corao): Pea do AMV que permite s rodas dos veculos, movendo-se em uma via, passar para os trilhos de outra. a parte principal do AMV e que praticamente o caracteriza. Pode ser constitudo de uma s pea de ao fundido ou de trilhos comuns cortados, usinados e aparafusados e cravados a uma chapa de ao que se assenta no lastro. Aquela que se situa aproximadamente a meia distncia das juntas consecutivas dos trilhos da fiada oposta. Tambm calculada a sua distncia em trs vezes a bitola.

JUNTA ALTERNADA:

21

JUNTA APOIADA: JUNTA ARRIADA: JUNTA COM RESSALTO: JUNTA CONTNUA (junta de bainha):

Aquela em que os topos dos trilhos se apiam completamente sobre dormente. Aquela com desnvel para baixo. Aquela com desnvel entre os topos dos trilhos consecutivos. Aquela cuja extremidade superior encosta na face inferior do boleto e cuja extremidade inferior possui aba que envolve o patim. Aquela cuja aba superpe-se face superior do patim. Dispositivo especial que permite a expanso e a contrao das barras de trilhos em conseqncia de variaes de temperatura. Tala especial para a juno de trilhos de pesos diferentes. Aquela que se situa em local diferente da junta da fiada oposta. Aquela em que os topos dos trilhos no so apoiados sobre dormente. Aquela que preparada para impedir a passagem de corrente eltrica entre os dois trilhos consecutivos. Aquela que apresentando nivelamento aparente, desnivela-se rapidamente com a passagem da carga mvel e volta em seguida posio primitiva. Aquela com desnvel para cima. Aquela que no possui aba e se ajusta ao canal do trilho. Aquela que possui folga adequada para permitir a livre dilatao dos trilhos. Aquela que fronteia a junta da fiada oposta. Emenda de emergncia que se faz por ocasio de acidentes com os trilhos. Tala reforada em ambas as extremidades e cujo eixo de simetria longitudinal passa prximo linha que passa pelos centros da furao. Conexo de trilhos ou barras de trilhos obtida por soldagem, aps a remoo das talas. Aquela cuja folga desapareceu. Conexo de dois trilhos ou duas barras de trilhos consecutivas, obtida pelo ajustamento e fixao das talas de juno.

JUNTA DE CANTONEIRA: JUNTA DE DILATAO:

JUNTA DE TRANSIO (junta de conexo): JUNTA DESENCONTRADA: JUNTA EM BALANO: JUNTA ISOLADA: JUNTA LAQUEADA:

JUNTA LEVANTADA: JUNTA LISA: JUNTA LIVRE: JUNTA PARALELA: JUNTA SECA: JUNTA SIMTRICA:

JUNTA SOLDADA: JUNTA TOPADA: JUNTA:

K L
22

LAQUEADO (bolso): LASTRAMENTO CORRIDO:

Depresso no leito da linha onde a gua penetra e fica confinada. Operao em que o lastro de mesmo material assentado em longa extenso de via, sem soluo de continuidade. Operao em que o lastro de mesmo material assentado em trechos limitados da via. Colocao de lastro e sua soca, com alinhamento e nivelamento da via. Trem em servio da estrada no transporte de pedras britadas, cascalho ou saibro para lastro das linhas e tambm outros materiais de via. Aquele constitudo de pedras britadas ou quebradas, ou de seixos rolados. Aquele compreendido entre a face inferior do dormente e a superfcie da plataforma ou o coroamento de sub-lastro. Aquele em que o material homogneo e composto de pedras britadas, com dimenses mxima e mnima fixadas por normas tcnicas. Aquele que perdeu a permeabilidade necessria. Aquele acima da face inferior dos dormentes. Parte da superestrutura ferroviria, que distribui uniformemente na plataforma os esforos da via frrea transmitidos atravs dos dormentes, impedindo o deslocamento dos mesmos, oferecendo suficiente elasticidade via, reduzindo impactos e garantindolhe eficiente drenagem e aerao. Denominao dada ao conjunto de vias frreas radiais, convergindo para um girador. Colocao de camada do material de lastro sob o dormente, com objetivo de estabelecer ou restabelecer o greide da via. Ordem para circulao de trens que indica linha desimpedida (linha franca, livre, etc), dada pelo agente, autorizando a partida do trem. A licena previamente pedida, por meio de um dos sistemas abaixo, estao seguinte, sob o controle e instrues do Movimento. O trecho da linha principal compreeendido entre as chaves extremas. O trecho da linha principal ou desvios, limitados pelos marcos de manobra. As linhas entre os sinais extremos ou externos opostos de um travamento sincronizado. Consiste na retirada dos materiais acumulados nos bueiros, incluindo a limpeza e abertura das valas de acesso.

LASTRAMENTO PARCIAL: LASTRAMENTO: LASTRO (Trem de):

LASTRO DE PEDRA: LASTRO INFERIOR: LASTRO PADRO:

LASTRO SUJO OU CONTAMINADO: LASTRO SUPERIOR: LASTRO:

LEQUE DE VIAS: LEVANTE DO LASTRO (alamento do lastro):

LICENCIAMENTO DE TRENS:

LIMITES DE ESTAO: LIMITES DE MANOBRA: LIMITES DE TRAVAMENTO SINCRONIZADO: LIMPEZA DE BUEIROS:

23

LIMPEZA DO CORTE:

Consiste na retirada de pedras soltas ou perigosas para a segurana da linha, bem como da vegetao, terra solta do corte e acerto do talude. Compreende a remoo do lastro de pedra da via, eliminao das partculas causadoras da obstruo da drenagem com auxlio de garfo ou equipamentos mecnicos e reposio da pedra limpa na via. Conjunto de trilhos assentados sobre dormentes, em duas filas, separadas por determinada distncia, mais acessrios de fixao, aparelhos de mudana de via (chave etc.) e desvios, onde circulam os veculos e locomotivas, podendo ainda, num sentido mais amplo, incluir os edifcios, pontes, viadutos, etc., - Via frrea ou conjunto de vias frreas adjacentes, em que se opera o trfego ferrovirio. Para efeito de referncia, considera-se: LINHA 1 (um) de um ptio: a linha destinada ao cruzamento de trens que se posicione esquerda, e LINHA 2 (dois) direita, olhando-se no sentido crescente de quilometragem. Aquela passvel de sofrer invaso pelas guas superficiais provenientes de chuvas, enchentes de rios, refluxo e outras causas, salvo as de carter catastrfico. Aquela que liga dois ptios de estao a estao, sobre a qual circulam os trens de horrio e cujo uso obedece a bloqueio. Linha onde se acha instalada a balana de pesar vages. Linha terica ao longo da face interna do boleto, paralela ao eixo de trilho e situada a dezesseis milmetros (16mm) abaixo do plano que tangencia as superfcies superiores dos boletos. A que se liga com a linha de gaveta atravs da qual as locomotivas e veculos podem transitar em manobras sem impedir a linha principal. Linha reservada para classificao dos trens. Aquela que dotada de uma cremalheira fixada aos dormentes ao longo do eixo da via. Linha acessria, ligada linha principal por aparelhos de mudana de via ou chaves, seja diretamente, seja atravs de outras linhas acessrias. Linha de onde partem os trens. Aquela que faz a conservao das vias de ptio, inclusive dos aparelhos de mudana de via. Linha situada junto plataforma da estao, sobre a qual circulam os trens de passageiros.

LIMPEZA DO LASTRO:

LINHA (linha frrea):

LINHA 1 (UM) E 2 (DOIS) EM PTIOS:

LINHA AFOGADA:

LINHA CORRRIDA:

LINHA DE BALANA: LINHA DE BITOLA:

LINHA DE CHICOTE:

LINHA DE CLASSIFICAO: LINHA DE CREMALHEIRA: LINHA DE DESVIO:

LINHA DE PARTIDA: LINHA DE PTIO: LINHA DE PLATAFORMA:

24

LINHA DE SIMPLES ADERNCIA:

Linha em que o peso da locomotiva, mesmo nas rampas, suficiente para produzir a necessria aderncia ao trilho, capaz de permitir o deslocamento, sem necessidade de auxlio de cremalheiras, trilho central, cabos e outros sistemas - Aquela em que a trao se faz por simples aderncia. Aquela que dotada de equipamentos fixos sobre a via, destinados movimentao de cabos que tracionem os veculos. Conjunto de trilhos ligados topo a topo geralmente, sobre dormentes, formando uma fiada de trilhos. Divisor de guas: Linha de vertentes ou linha divisria de guas. Linha, nos pontos mais elevados, onde as vertentes da mesma montanha, contraforte ou espigo, se encontram. No primeiro caso chamada cumeada nos dois ltimos, crista. Aquela cujo leito se situa em plano superior ao de outras linhas frreas ou de vias pblicas circunvizinhas. O mesmo que Via Dupla. Duas vias paralelas, sobre o mesmo leito (mais largo que o de via singela), que se constroem nos trechos de movimento intenso, para ampliar sua capacidade de trfego. So duas linhas principais paralelas cuja corrente de circulao pode ser feita em qualquer uma delas. Aquela que tem muito maior extenso em cortes do que em aterros. Uma linha est impedida entre dois pontos quando um trem ou material rodante de qualquer tipo estiver trafegando ou parado na mesma, ou quando houver qualquer obstculo que impea o movimento das rodas sobre os trilhos ou atinja o gabarito das linhas. Mais de duas linhas principais, paralelas, a serem numeradas, cuja utilizao ser determinada por instrues especiais. As linhas duplas ou mltiplas sinalizadas para trfego em ambos os sentidos no tero corrente de circulao especificada.

LINHA DE TRAO FUNICULAR:

LINHA DE TRILHO (fiada de trilho): LINHA DIVISRIA DE GUAS OU LINHA DE VERTENTES:

LINHA DUPLA/ LINHA ELEVADA: LINHA DUPLA:

LINHA ENTERRADA: LINHA IMPEDIDA:

LINHA MLTIPLA:

LINHA PAR E IMPAR EM TRECHOS DE LINHA Para efeito de referncia, as linhas de corrente de DUPLA OU MLTIPLA: circulao no sentido da quilometragem crescente tm numerao impar e so chamadas de "linhas de subida" ou "linhas ascendentes". As linhas de circulao no sentido da quilometragem decrescente tm numerao par e so chamadas de "linhas de descida" ou "linhas descendentes". As linhas sero designadas pela numerao consecutiva a partir de 1, da esquerda para a direita, olhando-se no sentido crescente da quilometragem.

25

LINHA PRINCIPAL:

Linha atravessando ptios e ligando estaes, na qual os trens so operados por horrios e licenas em conjunto, ou cuja utilizao governada por sinais de bloqueio, sinais de travamento sincronizado ou qualquer outra modalidade de controle. Ocorre quando h uma s via onde os trens transitam nos dois sentidos, com cruzamentos feitos em desvios. Trecho principal das linhas de uma via frrea do qual derivam os ramais ou linhas secundrias. A linha de um sistema ferrovirio que, em virtude de suas caractersticas de circulao, de maior importncia relativa que as demais linhas do sistema. Linhas ou desvios adjacentes a uma linha ou linhas principais. Carro de passageiro dotado de autopropulso, geralmente empregado para viagem a curtas distncias, podendo, todavia, rebocar um ou dois carros. Ato de implantar no terreno os projetos de uma estrada de ferro, de uma rodovia, de obras em geral e de edifcios. Locomotiva acionada por intermdio de cilindro, mbolo, bielas e manivelas, com o vapor produzido na caldeira da locomotiva. Acionada com motor ou motores diesel, com transmisso eltrica (diesel eltrica) ou hidralica (diesel hidrulica). Acionada com energia produzida em fonte central e recebida pelo contato do pantgrafo da locomotiva com o fio trolley (locomotiva diretamente eltrica). Locomotiva que viaja desacompanhada de carros e vages no percurso desde a sua sada do depsito at o ponto de formao de trem especial requisitado ou, em viagem de regresso, desde o ponto terminal do trem especial at o mesmo depsito. Veculo impulsionado por qualquer tipo de energia, ou uma combinao de tais veculos, operados por um nico dispositivo de controle, utilizado para trao de trens no trecho e em manobras de ptios. Comando via software, existente apenas no CCO, que permite desenergizar parte ou toda a alimentao eltrica do terceiro trilho. Consiste nas operaes de retirada dos parafusos para liberao das talas, sua lubrificao com leo na parte de contacto com o trilho, remontagem e aperto, incluindo eventual substituio de peas danificadas (parafusos, arruelas, talas).

LINHA SIMPLES (OU SINGELA): LINHA TRONCO:

LINHAS SECUNDRIAS: LITORINA:

LOCAO: LOCOMOTIVA A VAPOR:

LOCOMOTIVA DIESEL: LOCOMOTIVA ELTRICA:

LOCOMOTIVA ESCOTEIRA:

LOCOMOTIVA:

LGICA DE DESLIGAMENTO RPIDO [LDR]:

LUBRIFICAO DE JUNTA:

26

LUBRIFICADOR DE TRILHO:

Equipamento mecnico e munido de substncia oleosa adequada e instalado na via frrea para promover, por meio do friso da roda, a lubrificao da face interna do boleto dos trilhos.

M
MACACO DE CURVAR TRILHO: MACACO DE JUNTA: Macaco especialmente construdo para curvar ou retificar trilho. Macaco de tipo especial para afastar ou juntar as extremidades de trilhos ou de barras de trilhos, na via frrea. Macaco de tipo especial para curvar ou retificar trilho. Macaco especial, com unha, usado no alamento da via permanente. Aquela de menor peso por metro cbico (leve), pouca resistncia e durabilidade, em comparao com as madeiras de lei. Aquela que, para determinado tipo de construo, apresenta as caractersticas ideais de resistncia mecnica e durabilidade, combinadas, conforme o caso, com as de beleza e cor. Em geral, so assim compreendidas as madeiras pesadas, isto , as de peso especfico superior a meia tonelada por metro cbico. Pea metlica com ou sem isolamento eltrico, com garras nas extremidades ajustveis sob presso ao patim do trilho, destinada a manter correta a bitola da via, sobretudo nas curvas de pequeno raio. So operaes necessrias ao seu perfeito funcionamento, tais como: troca de leo, reapertos, limpeza, lubrificao, abastecimento, etc. Mquina usada nos trabalhos mecanizados de via permanente. Ou MARCO: pea cravada no solo para servir de referncia ou medio. Sinal baixo instalado entre as linhas que indica o limite alm do qual as locomotivas ou vages no devem permanecer, para no restringir o gabarito na via adjacente. Aquele de pequena altura, cravado entre duas vias, para limitar a posio em que o trem ou o veculo pode estacionar em uma das vias sem perigo de coliso.

MACACO DE TRILHO: MACACO DE VIA: MADEIRA BRANCA:

MADEIRA DE LEI:

MANTENEDOR DE VIA (mantenedor de bitola):

MANUTENO DE MQUINAS:

MQUINA DE VIA PERMANENTE: MARCAO DO TRILHO:

MARCO DE ENTREVIA:

27

MARCO QUILOMTRICO:

Aquele colocado de quilmetro em quilmetro, ao lado direito da linha (sentido crescente da quilometragem), com indicao da sua distncia a uma origem prefixada. Pea de madeira, ao (poste de trilho em geral), ou de concreto, que indica a distncia a uma origem preestabelecida (comumente a estao inicial). Os marcos quilomtricos so colocados ao longo da linha, em geral regularmente espaados. Marreta com dupla cabea e cabo longo, usado para cravao de grampo ou de prego de linha no dormente de madeira. Mquina que transfere a operao de soca de um dormente para outro, sem a interferncia do operador. Mquina que efetua a soca, simultaneamente, em ambas as zonas de socaria do dormente. Socadora operada manualmente. Obra de arte corrente que se constri de ambos os lados da passagem de nvel, para impedir a entrada de animais na linha frrea. Material das instalaes fixas da via permanente. Trilhos, seus acessrios e os demais materiais metlicos utilizados na via. Compem-se de material de trao, carros de passageiros, vages para mercadorias, animais, bagagens, etc. Lastro incompleto contendo cerca da metade do volume do material previsto no projeto. Conjunto de obras destinadas a melhorar condies tcnicas das vias existentes. as

MARRETA DE PREGAO:

MARTELETE AUTOMTICO: MARTELETE MLTIPLO: MARTELETE: MATA-BURRO:

MATERIAL FIXO: MATERIAL METLICO: MATERIAL RODANTE:

MEIO LASTRO: MELHORAMENTO DE VIA: MESA GIRATRIA: MESTRE DE LINHA:

Equipamento empregado para colocao ou inverso da posio de marcha de pequenos veculos na via frrea. Trabalhador especializado, que superintende os servios de um distrito, ou seja, vrias turmas, diretamente subordinado ao residente. Poste de cerca. Pequena rosca cnica soldada na ponta da broca, para facilitar a penetrao desta no dormente. Equipamento responsvel pela deteco de ocupao do trem na via, bem como pela gerao e envio de cdigo de velocidade aos trens.

MOIRO: MOSCA OU ROSCA DE TRADO: MUX:

N
NIVELADORA: Equipamento que efetua o nivelamento da via.

28

NIVELAMENTO CONTNUO: NIVELAMENTO DA VIA FRREA: NIVELAMENTO DE JUNTA:

Consiste nas operaes de colocao da superfcie de rolamento da linha na devida posio em perfil. Colocao ou reposio da superfcie de rolamento da via na devida posio em perfil. Consiste na operao de altear isoladamente as juntas, com socaria dos dormentes de junta e guarda, visando coloc-las no mesmo plano da fila dos trilhos, correspondente rampa do trecho onde so executados os trabalhos.

O
OBRA DE ARTE ESPECIAL: Obra de arte que deva ser objeto de projeto especfico, especialmente: tneis; pontes; viadutos; passagens superiores e inferiores especiais; e muros de arrimo. Constam de: bueiros, pontilhes, pontes, viadutos, passagens superiores e inferiores, tneis, galerias, muros de arrimo, revestimento, etc. Toda construo necessria via frrea, inclusive as instalaes fixas complementares e as destinadas segurana e regularidade da circulao dos trens. Obra de arte, que por sua freqncia e dimenses restritas, obedece a projeto-padro, em geral: drenos superficiais ou profundos; bueiros, com vo ou dimetro at 5,00m, inclusive; pontilhes, com vo at 12,00m, inclusive; pontes, com vo at 25,00m, inclusive; passagens inferiores e superiores, com vo at 25,00m, inclusive; muros de arrimo, com altura at 3,5m, inclusive; corta-rios. Aquelas no removveis, realizadas na linha ou junto desta, tais como: tneis, pontes, edifcios, aterros, etc. Oficina em que se executam construes, reconstrues e reforos de estruturas metlicas. Oficina em que se executam a constituio, reconstruo, montagem, reparao e renovao de equipamentos, ferramentas e utenslios da via permanente.

OBRA DE ARTE:

OBRA FERROVIRIA:

OBRAS DE ARTE CORRENTE:

OBRAS FIXAS: OFICINA DE PONTES: OFICINA DE VIA PERMANENTE:

P
P DE BICO: P pontiaguda usada na colocao e remoo do lastro ou na movimentao de solos ou outros materiais. Painel de Destino de Trens - PDT: painel eletrnico instalado nas plataformas, que fornece informaes aos usurios sobre os destinos dos trens, bem como data, hora e mensagens orientativas.

29

PAINEL DE VIA FRREA (grade):

Conjunto previamente preparado fora do leito da via ou local apropriado, de fiadas de trilhos fixados nos dormentes. Dispositivo que se instala no extremo de uma via para deter veculo ferrovirio, evitando seu descarrilamento. Dispositivo para absorver os choques, colocados nas testeiras de material rodande antigo. Local da linha cujas instalaes atendem ao embarque e desembarque de passageiros e de pequenas expedies, desprovidas porm de pessoal para atendimento ao pblico. Parafuso especial de fixao de trilho e acessrios em dormentes de concreto do tipo patenteado por "Roger Sonneville" (RS). Parafuso especial, de porca, para reteno dos dormentes nas pontes metlicas de estrado aberto. Parafuso de porca, com cabea saliente e colo de ancoragem empregado na fixao das talas aos trilhos. Parafuso especial empregado na fixao do trilho ao dormente de ao. Acessrio de fixao das talas de juno aos trilhos. Ponto em que ruas ou estradas de rodagem cruzam com as linhas de uma ferrovia. As passagens podem ser: de nvel, superior, inferior. Pequena passagem inferior destinada a permitir livre acesso de animais ao outro lado da faixa da estrada. Cruzamento de uma ou mais linhas com uma rodovia principal ou secundria, no mesmo nvel. Aquela em que a via pblica ou estrada passa, mediante obra de arte apropriada, por baixo da linha frrea; designao tambm dada prpria obra de arte. Aquela em que a via pblica ou estrada passa, mediante obra de arte apropriada, por cima da linha frrea; designao tambm dada prpria obra de arte. Aquela destinada pedestres, podendo servir a animais e pequenos veculos. Trecho em nvel da via frrea. Linha horizontal, greide horizontal, taxa de greide 0%. Linha em nvel. Base do trilho constituda pela mesa mais larga do duplo T atravs da qual apoiado e fixado. Parte do trilho que assenta sobre o dormente. Terreno da estao onde so depositadas as mercadorias que no exigem armazenamento obrigado e procedidas as operaes de carga e descarga dos veculos. Ptio de manobra: Local onde se acham dispostas as diversas linhas utilizadas para composio de trens, cruzamentos, desvios, etc.

PARA-CHOQUE:

PARADA:

PARAFUSO DE CABEA DE MARTELO:

PARAFUSO DE GANCHO: PARAFUSO DE TALA DE JUNO: PARAFUSO DUPLO DE DORMENTE: PARAFUSO: PASSAGEM (Cruzamento):

PASSAGEM DE GADO [PG]: PASSAGEM DE NVEL [PN]: PASSAGEM INFERIOR [PI]:

PASSARELA SUPERIOR [PS]:

PASSARELA: PATAMAR: PATIM (Sapata ou Patim do Trilho):

PTIO DA ESTAO:

30

PTIO:

Grande rea de terreno, mais ou menos nivelada. reas externas em torno das estaes, oficinas, depsitos etc., onde se colocam desvios. rea de esplanada em que um conjunto de vias preparado para formao de trens, manobras e estacionamento de veculos ferrovirios e outros fins. Representaes padronizadas de segmento de tal forma que a representao de toda a malha pode ser feita agrupando-se esses segmentos. Alavanca com uma das extremidades achatadas, curvada e chanfrada em "V", usada na retirada de prego de linha. Linha de interseo da superfcie da plataforma com a do talude. Linha de interseo do talude do lastro (ou do sublastro) com a respectiva superfcie de apoio. Pedra com granulometria lastreamento de via frrea. apropriada para

PTIOS TIPO:

P DE CABRA (alavanca): P DO CORTE: P DO LASTRO (p do sub-lastro): PEDRA DE LASTRO: PERA: PERFIL DO LASTRO (perfil do sublastro):

Via frrea acessria (de traado curvilneo ou mistilnio) destinada a inverter a posio do trem por marcha direta. Seo reta, em um ponto do eixo da via permanente, abrangendo o lastro ou o sub-lastro, ou ambos e indicando superelevao nas curvas. Projeo vertical do terreno, que contm o eixo da via caracterizando suas posies altimtricas. Peso, em quilograma, de um metro de trilho (kg/m). Funcionrio habilitado designado para acompanhar um trem quando o Maquinista no estiver familiarizado com as caractersticas fsicas e ou normas da ferrovia a ser percorrida pelo trem, sendo tambm responsvel pela conduo do trem. Placa de apoio especial fixada por tirefo ao dormente, na qual o patim do trilho se encaixa e fixado por castanha ajustada por parafuso, arruela e porca. Placa interposta entre o patim do trilho e a placa de apoio ou entre o patim do trilho e o dormente, para absoro das vibraes decorrentes dos esforos dinmicos. Placa metlica padronizada interposta e fixada entre o patim do trilho e o dormente de madeira, para melhor distribuio dos esforos e melhor fixao do trilho ao dormente. Placa pequena que firma elasticamente o patim do trilho ao dormente. Plano paralelo superfcie inferior do patim e que contm o eixo do trilho. Plano ortogonal ao eixo longitudinal do trilho.

PERFIL: PESO DO TRILHO: PILOTO:

PLACA "GEO":

PLACA AMORTECEDORA (coxim):

PLACA DE APOIO:

PLACA ELSTICA: PLANO HORIZONTAL DO TRILHO: PLANO TRANSVERSAL DO TRILHO:

31

PLANO VERTICAL DO TRILHO: PLANTA CADASTRAL DA LINHA:

Plano ortogonal superfcie inferior do patim e que contm o eixo longitudinal do trilho. Planta da linha frrea, com todas as instalaes e prprios contidos na sua faixa de domnio, inclusive os limites desta com as propriedades confrontantes. Projeo horizontal da faixa de domnio e do eixo da via frrea. Peas principais: estrado, rodeiros ou truques, caixas de graxa, molas, engates, pra-choque e caixa (ou caixas). Piso junto via frrea destinado a facilitar a movimentao de pessoas nas operaes de embarque ou desembarque ou de coisas, nas operaes de carga ou descarga. Superfcie superior da infra-estrutura. Superfcie de solo limitada pela linhas dos ps do talude. Abrigo construdo na estao, ao longo da linha principal, para embarque e desembarque de passageiros e servio de bagagem e encomendas. Plataforma de carga: alpendre destinado aos servios de carga e descarga de mercadorias "Obra de arte" que tem por fim permitir a construo da linha sobre cursos d`gua, braos de mar, etc. Ponto comum curva circular e curva de concordncia. Ponto comum curva de concordncia e curva circular. Ponto de passagem da tangente para a curva. Ponto de curva direita, no sentido crescente do estaqueamento ou da quilometragem. Ponto de curva esquerda, no sentido crescente do estaqueamento ou da quilometragem. Ponto comum a duas curvas circulares de raios diferentes. Ponto de interseo de duas tangentes consecutivas de traado. Ponto de passagem da curva para a tangente, no sentido crescente do estaqueamento ou da quilometragem. Cidade, vila, povoado, centro produtor. Local em que o traado da estrada deve passar. Garganta, local de travessia de curso d'gua em que a estrada deve passar por imposio da topografia do terreno. Nome dado ao local em que o traado da estrada deve passar forosamente.

PLANTA DO PROJETO: PLATAFORMA (Veculo): PLATAFORMA DA ESTAO:

PLATAFORMA DA LINHA (leito, subgreide): PLATAFORMA DO CORTE: PLATAFORMA:

PONTE: PONTO COMUM CURVA CIRCULAR [PCS]: PONTO COMUM CURVA DE CONCORDNCIA [PSC]: PONTO DE CURVA [PC]: PONTO DE CURVA DIREITA [PCD]: PONTO DE CURVA ESQUERDA [PCE]: PONTO DE CURVA COMPOSTA [PCC]: PONTO DE INTERSEO [PI]: PONTO DE TANGNCIA [PT]: PONTO OBRIGATRIO DE CONDIO: PONTO OBRIGATRIO DE PASSAGEM:

PONTO OBRIGATRIO:

32

PORTEIRA (cancela):

Estrutura mvel de madeira ou metal para fechar uma passagem ou cruzamento com rua ou estrada de rodagem. Equipamento capaz de efetuar a retirada ou o assentamento de grades (painel) ou de dormentes, transportando-os para ou de local conveniente. Controla todos os equipamentos de fluxo de passageiros, ventilao, bombas e partes civis das estaes. Controla todos equipamentos existentes nas subestaes Auxiliares e Retificadoras. Controla a movimentao de trens e veculos auxiliares na via principal, bem como os equipamentos das estaes e vias ligados ao trfego Console destinado ao supervisor, monitorados todos os demais consoles. onde so

PRTICO:

POSTO DE CONTROLE CENTRAL DE AUXILIARES [PCC-A]: POSTO DE CONTROLE CENTRAL DE ENERGIA [PCC-E]: POSTO DE CONTROLE CENTRAL DE TRFEGO [PCC-T]: POSTO DE CONTROLE CENTRAL GERAL [PCC-G]:

POSTO DE CONTROLE DE TRFEGO - [PCT]: Posto de Controle Local - [PCL]: - Equipamento - Idem ao PCL. localizado na estao Mestra que permite o controle do trfego de trens em um determinado domnio. POSTO DE LICENCIAMENTO (telegrfico, telefnico, staff, etc): POSTO DE TRABALHO APOIO: Local cuja indicao consta do horrio, destinado ao controle de trens em um sistema de bloqueio manual, podendo ter ou no caractersticas de estribo ou parada. Local a partir de onde as reas de apoio de via permanente e locomotiva podem se comunicar com os veculos de manuteno e com os maquinistas respectivamente e a rea de sistemas pode manter o sistema ACT. Local a partir de onde o supervisor pode visualizar e atuar no sistema de controle de trfego. Local a partir de onde o programador de trens pode fazer a programao dos trens, alter-la ou exclu-la. Caracterizao por meio de letras e algarismos que definem, para o mesmo dia, um s trem em toda a REDE, indicando sua categoria, classe, natureza do transporte, Superintendncia de Produo, Diviso Operacional ou Especial a que pertence, linha que percorre, sentido de circulao e a ordem de sucesso a outros de igual classificao. Os trens que circulam em sentido crescente da quilometragem tero prefixo impar, enquanto que os de circulao em sentido oposto tero prefixo par.

POSTO DE TRABALHO DESPACHADOR: POSTO DE TRABALHO PROGRAMAO: PREFIXO DE TREM:

PREGADEIRA: PREGO CABEA DE BARATA: PREGO CABEA DE CACHORRO: PREGO DE LINHA (grampo):

Equipamento que crava prego de linha. Prego de linha cuja cabea lembra a forma da cabea de barata. Prego de linha cuja cabea lembra a forma de cabea de cachorro. Prego prismtico, de ferro, com cabea, cravado no dormente para fixao do trilho

33

PREGO DE LINHA:

Prego robusto, de seo geralmente quadrada, tendo uma das extremidades em gume e a outra com cabea apropriada fixao do trilho ao dormente de madeira, com ou sem placa de apoio. Programao contendo os horrios, instrues e especificaes para operao dos trens nos trechos, inclusive instrues especiais concernentes triagem. Levantamento efetuado para determinar os servios, mo de obra e materiais necessrios conservao da linha. Vago extra que se coloca em um trem para proteo das cargas quando se trata de transporte de peas de grande comprimento. Ferramenta constituida de um arco com giro completo, em cuja extremidade se ajusta a broca de furar madeira. Colocao ou reposio da superfcie de rolamento da via na devida posio em planta. Operaes necessrias para efetuar deslocamentos transversais da linha, visando obter perfeita curvatura da concordncia entre duas tangentes de diferentes direes.

PROGRAMAO DE TRENS:

PROSPECO:

PROTETOR (Vago):

PUA: PUXAMENTO DA VIA FRREA: PUXAMENTO DE CURVA:

Q
QUEBRA DE BITOLA: QUEIMADOR HERBICIDA: Mudana de bitola da via frrea. Aquele que efetua a queima de vegetao no leito da via, por lana-chama (jato de fogo).

R
RAMAL: Trecho de linha que se destaca da linha tronco (principal) da estrada. Linha frrea que se deriva de um tronco ferrovirio. Aquela de gradiente positivo. Aquela que vencida com o auxlio da fora viva adquirida pelo trem. Aquela de gradiente negativo. Aquela de maior inclinao no trecho considerado. Trecho da via frrea que no em nvel. Retirada, por processo mecnico, de todas as deformaes permanentes do trilho. 1) Conjunto de estradas de ferro que se acham ligadas entre si, formando um todo. 2) Nome dado a uma ferrovia formada pela juno de outras estradas. RAMPA ASCENDENTE: RAMPA DE IMPULSO: RAMPA DESCENDENTE: RAMPA MXIMA: RAMPA: RECONDICIONAMENTO DO TRILHO: REDE FERROVIRIA:

34

REESPAAMENTO DE DORMENTES: REFORO DE VIA:

Modificao do espaamento existente entre dormentes. Aumento de capacidade suporte da via, atravs de medidas tais como: aumento de peso de trilho; e/ou aumento de taxa de dormentao; e/ou aumento de espessura do lastro; e/ou reforo de obras de arte. a autorizao dada a uma estao a ficar fechada temporariamente, com suas chaves de desvio travadas e viradas para a linha principal e seus sinais fixos indicando "prossiga" a fim de no interromper a circulao de trens sujeitos s regras de um sistema de bloqueio manual. Antes de ser concedido o PODE, o Agente dever se certificar de que no h trem algum nas sees de bloqueio adjacentes, licenciado no sentido de sua estao, obter a autorizao do Despachador e comunicar seu fechamento s estaes implicadas no licenciamento. Pea com a qual se marca ou controla a bitola da via, inclusive, s vezes, a gola do contratrilho.

REGIME DE PODE:

RGUA DE BITOLA:

REGULAMENTO GERAL DOS TRANSPORTES Publicao que rene, principalmente, as disposies PARA AS ESTRADAS DE FERRO que regem os servios de transporte e outros BRASILEIRAS - EDIO DE 1.940, DA CGT: prestados pelas ferrovias, as relaes entre estas e o pblico. Contm, ainda, os dispositivos essenciais sobre tarifas. REGULARIZADORA: Mquina que efetua a regularizao das camadas de lastro, para o assentamento da grade. REL: REMODELAO DE LINHA: Equipamento eletrnico que realiza a proteo de equipamentos eltricos. Conjunto de obras na via permanente existente, destinada a reconduz-la s condies tcnicas primitivamente existentes. Equipamento que retira o lastro, procede sua limpeza, rebritagem, graduao e reposio sob a grade, deixando o material espalhado e compactado. rgo executivo dos servios de conservao da via permanente de determinados trechos de via frrea, superintendido por engenheiro. Resistncia do movimento de veculos, pela curva. Aplicao de dispositivo destinado a impedir o caminhamento do trilho. Pea metlica ajustada ao patim e apoiada na face lateral do dormente, para se opor ao caminhamento do trilho. Modificao do traado em planta, visando melhoria dos transportes por eliminao de curva e/ou aumento de raio de curvas. Operao mecnica destinada a tornar o mais retilneo possvel o eixo longitudinal do trilho. Derrubada da vegetao na faixa da estrada.

RENOVADORA:

RESIDNCIA:

RESISTNCIA DA CURVA: RETENSO DO TRILHO (ancoragem do trilho): RETENSOR: RETIFICAO DE TRAADO:

RETIFICAO DE TRILHO: ROADA (roagem):

35

RODAS DE CARROS E VAGES:

As rodas se compem de: Aro - parte que rola sobre os trilhos, espcie de anel, colocado na roda (que pode ser reformado ou substitudo, quando desgastado). Rebordo ou friso - salincia lateral, interna, do aro, que impede que as rodas saiam de sobre os trilhos. Cubo - parte furada da roda onde preso o eixo. Conicidade das rodas - formato do aro das rodas. Existe ainda rodas inteirias de ao forjado ou ferro fundido. Conjunto constitudo do eixo e duas rodas de um veculo de estrada de ferro. Servio da via permanente, para verificao de ocorrncias que ponham em risco a circulao dos trens. Trabalhador que executa a ronda. Rota em que o trem trafega pela mesma com cdigo de velocidade maior que zero. Rota em que o trem trafega com cdigo de velocidade maior que zero. Linha que um trem venha a percorrer ao se deslocar de um local at outro.

RODEIRO: RONDA: RONDANTE: ROTA NORMAL: ROTA POR CHAMADA: ROTA:

S
SANGRIA: SEO DE BLOQUEIO [SB]: Canaleta transversal via escoamento de guas pluviais. construda, para Trecho de linha, com limites definidos, cuja utilizao por trens governada por licena telegrfica, telefnica, rdio, staff eltrico, sinais de bloqueio ou de cabina, separados ou em conjunto. Telefone especial que permite a um centro de controle chamar qualquer estao de seu trecho e se comunicar simultaneamente com todas as estaes chamadas. Colocado nas portas dos vages, para prevenir violao e permitir apurao de responsabilidades. Equipamento que serra trilho. So os servios das turmas, indispensveis execuo dos rotineiros de conserva, tais como: transferncia de acampamento, sinalizao, apontador, telefonista, etc. So os servios executados por interesse de rgos estranhos prpria administrao, tais como: fiscalizao de obras desses rgos na faixa da Ferrovia, reparao de desvios particulares, carregamento de materiais vendidos a terceiros, etc. Computadores onde sero executados os programas do ACT e onde est o banco de dados do sistema.

SELETIVO:

SELO OU LACRE: SERRADEIRA: SERVIO AUXILIAR DA TURMA:

SERVICO DE AUXILIO A TERCEIROS:

SERVIDOR:

36

SINAL ANO: SINAL DE BLOQUEIO AUTOMTICO: SINAL DE BLOQUEIO MANUAL: SINAL DE DISCO:

Sinal luminoso (de cor) baixo, usado como sinal de bloqueio sincronizado. Sinal fixo pertinente a um sistema de bloqueio automtico que governa a entrada numa seo de bloqueio ou rota. Sinal fixo de um sistema de bloqueio manual que governa a entrada em uma estao, seo de bloqueio ou rota. Sinal fixo que indica a posio normal ou reversa das chaves, sendo usado tambm para outras finalidades especificadas nas regras ou instrues especiais. Sua indicao fornecida por um disco colorido de dia, que pode ser substitudo pela cor de um foco luminoso noite. Sinal fixado entrada ou dentro dos limites de travamento sincronizado, para controlar o uso das rotas. Qualquer sinal ou placa em local permanente que indica uma condio afetando a circulao de um trem. Sinal fixo pertencente a um sistema de sinalizao de bloqueio automtico que indica determinadas condies afetando a utilizao do (s) bloqueio (s) consecutivo ( s) no sentido do trem. Sinal fixo cuja indicao fornecida pela cor de um ou mais focos luminosos. Sinal fixo para aviso prvio de indicao de um sinal de bloqueio. Sinal fixo cuja indicao fornecida pela posio de um brao, de dia, e conjugado com a cor de um foco luminos noite. Marca ou disco colocado na faixa da linha ou prxima do leito para instruo, aviso ou informao dos empregados ou do pblico. Funcionrio da estrada incumbido de exercer vigilncia nas passagens de nveis (pontos em que ruas ou rodovias cruzam os trilhos de uma ferrovia) Aparelhamento empregado para controlar o movimento de trens - Licenciamento de trens: Ordem para circulao de trens. que indica linha desimpedida (linha franca, linha livre etc.), dada pelo agente, autorizando a partida do trem. A licena previamente pedida, por meio de um dos sistemas abaixo, estao seguinte, sob o controle e instrues do Movimento. - Seletivo (centro): Aparelho de que dispe a repartio do Movimento para se comunicar com estaes, a fim de controlar a circulao de trens. usado em substituio ao telgrafo. A comunicao entre as prprias estaes, com o fim de ser obtida autorizao para a partida de trens feito por intermdio do telgrafo ou staff eltrico.

SINAL DE TRAVAMENTO SINCRONIZADO: SINAL FIXO: SINAL INTERMEDIRIO:

SINAL LUMINOSO: SINAL REPETIDOR: SINAL SEMFORO:

SINAL:

SINALEIRO:

SINALIZAO (Instalao de -):

37

SISTEMA DE AUTOMAO DE CONTRLE DE TRENS[ACT]:

Permite, atravs do painel sinptico, a visualizao do estado das vias de circulao, a posio dos trens nessas vias e, atravs do console de operaes, atuar sobre o sistema, controlando assim o fluxo de trens e fazendo o planejamento da circulao. Srie de bloqueios consecutivos comandado automaticamente por sinais, cab sinais ou ambos, atuados por um trem ou qualquer condio irregular. Srie de bloqueios consecutivos nos quais autorizada a circulao de trens entre estaes, dentro dos limites das estaes e nas entradas de rotas, mediante o fornecimento de basto-piloto ou licena escrita, concedidos somente depois de ter sido assegurada a liberao da linha por comunicao telefnica, telegrfica ou cdigo de sinais acsticos entre as respectivas estaes ou postos de licenciamento que governam a seo de bloqueio. Sistema automtico de sinais de bloqueio, controlado por um centro, compreendendo uma srie de bloqueios consecutivos nos quais a circulao de um trem autorizada atravs de sinais, cujas indicaes cancelam a superioridade de trens autorizada atravs de sinais, em sentidos opostos ou de trens subseqentes no mesmo sentido em uma s via. Conjunto de todos os equipamentos de sinalizao, controle e telecomunicaes de uma ferrovia. Proteo Automtica do Trem: Equipamentos existentes nas estaes que permitem o trfego de trens com segurana. Sistema de comunicao composto por cabos e fibras pticas onde transitam sinais de dados e voz. a) de basto, no qual colocada a licena (impresso prprio) que segue com o trem. Pode ser: staff manual ou comum e staff eltrico: no primeiro caso a licena solicitada estao seguinte pelo telgrafo, e no segundo, pedida por meio de sinais convencionais, emitidos pelo prprio aparelho; b) de bloqueio - podem ser manuais (sinais manuais, semforos) ou automticos (sinais ticos e acsticos de ao automtica transmitido pelos prprios trens) e automticos centralizados (C.T.C.); etc. Operao que efetuada para adensar o material do lastro sob o dormente. Aquela que efetuada por equipamento mecanizado automatizado, apenas controlado por operado. Aquela que feita com a soca (ferramenta). Aquela que feita por meio de martelete operado individualmente.

SISTEMA DE BLOQUEIO AUTOMTICO [SBA]: SISTEMA DE BLOQUEIO MANUAL - STAFF, TELGRAFO, BLOQUEIO SAXBY E SIKESLOCK (travamento SIKES):

SISTEMA DE CONTROLE DE TRFEGO CENTRALIZADO [CTC]:

SISTEMA DE CONTROLE E TELECOMUNICAO [SCT]:

SISTEMA DE TRANSMISSO DE DADOS STD: SISTEMA DE LICENCIAMENTO:

SOCA (socadora): SOCA AUTOMTICA: SOCA MANUAL: SOCA MECNICA:

38

SOCA PARA LASTRO:

Ferramenta com uma extremidade pontiaguda e outra com formato especial e apropriada para compresso do lastro sob o dormente, por percusso. Mquina que soca, simultaneamente, dois dormentes. Mquina que transfere a operao de soca de um dormente para outro sem a interferncia do operador. Mquina que soca o lastro, no dispondo de macacos de nivelamento a ela acoplados. Mquina usada para soldar trilhos ou barras de trilhos.

SOCADORA DE DUPLA CABEA OU DUPLO CHASSIS: SOCADORA MLTIPLA: SOCADORA: SOLDADORA:

SOLDAGEM DE TRILHO (soldadura de trilho): Operao feita na via ou em estaleiro, que consista em unir um trilho a outro, topo a topo, com emprego de processo adequado de solda. STAFF ELTRICO: SUBESTAO AUXILIAR - AS: SUB-LASTRO: Aparelho destinado a licenciamento de trens em linha singela, por meio de basto piloto. Subestao eltrica localizada nas estaes, destinada a alimentar os equipamentos da mesma. Parte inferior do lastro, em contato direto com plataforma da linha e constituda de material mais econmico que o da parte superior, porm capaz de oferecer suficiente condies de drenagem e ter capacidade de suporte para as presses que lhe forem transmitidas. Linha de pequena extenso, partindo de estao ou posto de licenciamento de um ramal. Sua extenso compreendida entre a agulha da chave do entroncamento e a estao terminal. Equipamento que sulca os dormentes, com corte de serra. Aquela em que o trilho externo elevado da grandeza total da superelevao, mantendo-se sem alterao o trilho interno. Maior superelevao compatvel com a segurana da circulao e o conforto do passageiro, consideradas as vrias velocidades dos trens. Superelevao inferior terica, experincia prpria da ferrovia. indicada por

SUB-RAMAL:

SULCADORA: SUPERELEVAO DO TRILHO EXTERNO:

SUPERELEVAO MXIMA:

SUPERELEVAO PRTICA: SUPERELEVAO TERICA:

Aquela que faz passar pelo centro da via a resultante da fora centrfuga, promovida pela velocidade mxima e pelo peso do veculo considerado. Inclinao transversal dada via, para contrabalanar os efeitos da fora centrfuga. Parte superior da estrutura da via que suporta diretamente os esforos dos veculos e os transmite infra-estrutura. Abrange o conjunto: via permanente, estaes, edifcios, oficinas, linhas de manobra, depsitos de carros e locomotivas, reservatrios de lquidos e combustveis, etc.

SUPERELEVAO: SUPERESTRUTURA: SUPERESTRUTURA:

39

SUPERFCIE DO SUB-LASTRO: SUPERFCIE TERICA DE ROLAMENTO DE VIA FRREA: SUPERLARGURA: SWITCH:

Superfcie total superior do lastro (ou do sub-lastro), incluindo os taludes e o coroamento. Face superior dos boletos, sobre a qual se apiam e se deslocam as rodas do veculo. Aumento dado bitola da via em curvas para facilitar a inscrio da base rgida do material rodante. Trata-se de um equipamento para interligar redes de computadores.

T
TABELA: Conjunto de indicaes regulando completamente a circulao de um trem, desde a sua formao at o seu destino. Pea de ao ajustada e fixada, aos pares, por meio de parafusos, porcas e arruelas, na junta dos trilhos para assegurar continuidade da superfcie terica de rolamento da via. Superfcie lateral do corte que se estende da plataforma crista. Superfcie inclinada entre a crista e o p do lastro (ou entre a crista e o p do sub-lastro). A face inclinada de um corte ou aterro. Superfcie inclinada de um aterro, de um corte ou de lastro. Qualquer trecho reto de uma estrada de ferro. Trecho de via, com projeo horizontal em reta. Peso de um veculo vazio. A tara mais a carga til do o peso bruto. Chama-se de tarifa ao conjunto de condies, preos e taxas, gerais ou especiais, pelo qual uma estrada de ferro se remunera pelo servio prestado. Quantidade de dormentes por quilmetro de via. Tenaz (ferramenta usada na movimentao de trilhos) de braos longos, usada na suspenso e/ou transporte manual de trilho. 1) Ponto onde termina a linha; 2) Conjunto de equipamentos e edifcios situados nas pontas das linhas de uma estrada de ferro (inicio ou trmino da linha) ou mesmo em pontos intermedirios, ocupados para o trnsito de passageiros, e reagrupamento de cargas e tambm formao Parafuso especial, empregado para fixar no dormente de madeira o trilho, a placa de apoio ou ambos, simultaneamente. Equipamento que aparafusa ou desaparafusa tirefo, podendo, tambm aparafusar e desaparafusar porcas de parafuso de tala de juno. TALA DE JUNO [TJ]:

TALUDE DO CORTE (rampa do corte): TALUDE DO SUB-LASTRO: TALUDE: TANGENTE: TARA: TARIFA:

TAXA DE DORMENTAO: TENAZ PARA TRILHOS:

TERMINAL:

TIREFO [tirefond):

TIREFONADEIRA:

40

TIREFOND:

Parafuso especial, empregado para fixar no dormente de madeira o trilho, a placa de apoio ou ambos, simultaneamente. Diferena para mais ou para menos permitida sobre determinada quantidade. Pode ser: De peso: a) tolerncia na verificao do peso a ttulo de diferena de balana; b) do aumento ou reduo de peso da expedio, devido as condies prprias da mercadoria ou pela sua exposio ao tempo. De carregamento: tolerncia de carregamento que algumas estradas admitem sobre a lotao inscrita nos seus vages. A lotao inscrita mais a tolerncia do a "lotao mxima" do veculo. De arredondamento: refere-se iseno do arredondamento regulamentar, quando a frao do peso excedente da lotao do vago se mantm dentro da tolerncia de 1% desta, a juzo da estrada e quando houver convenincia para o carregamento. Aquele que trabalha na turma e dela faz parte. Ferramenta empregada na furao de dormente, possuindo uma rosca (mosca) em uma extremidade e na outra o olho a que se ajusta um brao para se imprimir broca movimento rotativo. Conjunto de operaes do qual resulta o transporte de passageiros, coisas e animais. Chave que d acesso a via de circulao e permite ao veculo sobre trilho entrar ou sair das vias de circulao e pertence a uma SB. Sistema de controle de um arranjo de bloqueios e ou rotas cujos sinais fixos e dispositivos so interligados de maneira que suas indicaes se sucedam em seqncia apropriada e sejam regidas pelas regras de travamento sincronizado. Pode ser operado manual ou automaticamente Conjunto formado em vias diferentes e em sentidos opostos, que permite a transposio direta do trem ou veculo de uma para outra. Linha diagonal provida de chaves nas duas extremidades, ligadas a linhas paralelas, a fim de permitir a passagem de trens de uma das linhas paralelas para outra. Trecho de via permanente que apresenta condies tcnicas desfavorveis, provocando limitaes trao na seo considerada. Trens que conduzem vages de cargas, animais, mercadorias,veculos, combustveis, etc. Trens regulares e facultativos indistintamente. Trem em servio da estrada no transporte de pedras britadas, cascalho ou saibro para lastro das linhas.

TOLERNCIA:

TRABALHADOR DE LINHA: TRADO:

TRFEGO: TRAVADOR:

TRAVAMENTO SINCRONIZADO:

TRAVESSO:

TRAVESSO:

TRECHO CRTICO:

TREM DE CARGA: TREM DE HORRIO: TREM DE LASTRO:

41

TREM DE LASTRO: TREM DE LUXO: TREM DE PASSAGEIROS:

Trem destinado ao transporte de material de lastro. Aquele que transporta passageiros e bagagens. Pode ser rpido: trem de passagem preferencial, que liga geralmente as cidades mais importantes e distantes uma das outras, trem de grande velocidade; Pode ser de luxo: trem rpido, com acomodaes especiais, com venda de lugares numerados; Pode ser expresso: trem comum, de velocidade normal, com parada na maioria das estaes, trem de carreira; Pode ser noturno: trem que conduz carros dormitrios (1. classe), no qual no obrigatrio o transporte de encomendas, pode ser rpido, expresso ou de luxo; Pode ser misto: trem de passageiros que leva tambm vages de carga ou animais, trem de pequena velocidade, com parada em todas as estaes, postos, etc; Pode ser bagageiro: trem especialmente formado para o transporte de encomendas e cargas em pequenas expedies, levando ainda 1 ou 2 carros de passageiros. Trem de pequeno percurso que serve s imediaes dos grandes centros populosos;: Trem especial ou adaptado, que efetua o lanamento e/ou a retirada de trilhos ou barras de trilhos, mediante operaes mecanizadas. Trem utilizado para transporte de pessoas, mquinas ou materiais que sero empregados numa obra da ferrovia ou que circule por um motivo qualquer de interesse ferrovirio. Trem com caractersticas de circulao particulares, no tabelado no horrio, porm no autorizado a circular sem notificao prvia a todas as localidades e funcionrios interessados. Pode ser de passageiros, carga ou misto, fretado, requisitado ou de servio. Trem cuja tabela no consta do horrio e cuja circulao no ser autorizada sem notificao prvia a todas as localidades e funcionrios interessados. Trem cuja tabela consta no horrio, porm no autorizado a circular sem notificao prvia a todas as localidades e funcionrios interessados. Trens regulares ou de tabela: so os que correm de acordo com horrios aprovados. Trens facultativos: so os que circulam consoante as exigncias do servio. Trens especiais ou extraordinrios: so os que correm com horrios para eles especialmente organizados. Trem cuja tabela consta no horrio e autorizado a circular todos os dias da semana ou em dias determinados.

TREM DE SUBRBIO: TREM DE TRILHO:

TREM ESPECIAL DE SERVIO:

TREM ESPECIAL:

TREM EXTRAORDINRIO:

TREM FACULTATIVO:

TREM QUANTO AO HORRIO:

TREM REGULAR:

42

TREM RENOVADOR:

Conjunto de mquinas de via permanente que efetua a renovao total da supeprestrutura da via frrea, trabalhando em srie e que podem ser acopladas entre si, ou acomodadas sobre outras, constituindo composio rebocvel ou auto-propulsora. Conjunto de dois ou mais carros de passageiros, tendo pelo menos um carro motor ligado a carro (s) reboque (s), formando uma unidade distinta. Podem ser dotados de trao eltrica, diesel hidrulica, diesel eltrica, etc. Trem Comboio: srie de carros e vages rebocados por locomotiva. Qualquer veculo automotriz ferrovirio, uma locomotiva ou vrias locomotivas acopladas, com ou sem vages e ou carros de passageiros, em condies normais de circulao e com indicao de "trem completo". Bagagens, Encomendas e Valores e, eventualmente, podem conduzir um vago com Animais. Ptios ou esplanadas em que so feitas composies de trens, redistribuio de expedies e vages etc., tendo em vista o destino respectivo. Conjunto de trs vias frreas formando tringulo com dois lados curvelneos, completados pelo chicote e destinado a inverter a posio do trem ou veculo, mediante manobra. Trs linhas ligadas em forma de tringulo por meio de chaves, permitindo a inverso de trens ou veculos. Trilho "Vignole" muito leve empregado em via frrea para vagoneta. Trilho com boleto, alma e patim. Trilho (praticamente em desuso) desprovido de patim e possuindo dois boletos ligados pela alma, um deles se apoiando em pea especial (penela) onde o trilho fixado com cunha. Aquele que fabricado com seo transversal e peso padronizado (ver PB-12 E P-1/DNEF). Aquele que retirado de uma frrea para ser assentado em outra com trfego menos pesado ou denso. Face da extremidade do trilho. Barras de ao, de formato especial, assentada em fila dupla sobre dormente, nas quais circulam as rodas dos carros e locomotivas. Perfilado metlico da seo transversal semelhante ao duplo T, com caractersticas de viga, que suporta e guia as rodas do veculo ferrovirio e constitue a superfcie de rolamento da via. So os trilhos que fazem a ligao do talo das agulhas, ao "corao" do AMV.

TREM UNIDADE:

TREM: TREM:

TREMS DE BAGAGEMS, ENCOMENDAS E VALORES: TRIAGEM:

TRINGULO DE REVERSO:

TRINGULO: TRILHO "DECAUVILLE": TRILHO "VIGNOLE": TRILHO DE DUPLO BOLETO:

TRILHO DE PERFIL PADRO: TRILHO DE REEMPREGO: TRILHO DE TRILHO: TRILHO[TR]:

TRILHOS DE LIGAO:

43

TROLE DE LINHA:

Pequeno veculo, acionado manualmente, rebocado ou motorizado (trole-motor), que se desloca sobre via frrea, normalmente para efetuar transporte de pessoal, ferramenta, utenslio e material de turma. Pessoal incumbido da conservao do trecho da linha. A turma chefiada por um feitor, subordinado ao mestre de linha Grupo de trabalhadores que efetua servios conjuntos sob direo nica, na via permanente. Equipe de homens a qual cabe manter e reparar a via permanente em determinado setor da estrada. Turma especial mvel, em geral numerosa e mecanizada, que efetua servios de conservao extraordinria.

TURMA DE CONSERVA:

TURMA DE LINHA (linha de via permanente): TURMA DE VIA PERMANENTE: TURMA VOLANTE:

U
UNIDADE DE TRANSMISSO REMOTA [UTR]: Equipamento do sistema de transmisso de dados que faz a interface entre os equipamentos de campo e o CCO.

V
VAGO REQUISITADO: Vago posto disposio do expedidor, a seu pedido. O expedidor, que possuir carga suficiente para lotar um dos vages dos tipos existentes na estrada, poder requisit-lo, obrigando-se, porm, ao pagamento dos fretes pela lotao do vago ou mnimo de lotao estabelecido, mesmo que no o aproveite totalmente, pois, nesse veculo, a estrada no colocar outras expedies. Os transportes em vages completos, por serem feitos em maiores partidas gozam da "tarifa de lotao", isto , de tarifa mais baixa em relao estabelecida para as pequenas expedies. O transporte em vago requisitado , em geral, mais rpido que o de pequenas expedies, pois estas so transportadas em vages coletores ou ficam, as vezes, nos armazns, aguardando a formao de carga suficiente para lotar um veculo. A requisio do vago assegura o transporte logo aps o fornecimento do veculo. Veculo destinado ao transporte de cargas. Os veculos para o transporte de passageiros so mais comumente chamados de "carros", incluindo-se os "dormitrios", "restaurantes" etc. Os vages de Mercadorias podem ser fechados ou abertos. Os abertos podem ser dos tipos: pranchas, gndolas com fueiros ou de bordas, plataformas, etc. As estradas possuem vages de tipos especiais para certas mercadorias: tanques, frigorficos, vages rebaixados, vages para minrios e carros-box para conduo de animais de raa, etc. Na parte externa, os vages trazem inscrita a lotao respectiva (peso til), bem como o seu peso normal (tara).

VAGO:

44

VAGES COLETORES:

VAGES TANQUES PARTICULARES (Capacidade fracionada):

Vages que trafegam em determinados trechos para coletar as pequenas expedies de mercadorias e animais, despachadas em estaes de pouco movimento. Diz respeito lotao de certos vages-tanques que no apresentada em toneladas inteiras, como acontece com os demais tipos de vages de cargas. Devendo ser respeitada como limite a lotao do vago, no caso de capacidade fracionada, o arrecadamento de peso s pode ser feito at o limite dessa capacidade, o que muitas vezes significa dispensar o arredondamento. Espcie de trole usado nos trabalhos de terra. provido de estrado e caixa, sem tampa, onde se carregam terra e outros materiais. Aquela que construda na plataforma em aterro. Aquela que construda na plataforma em corte. Aquela que construda no lado do montante do corte, pouco alm da crista ou no p do aterro. Vala de pequena seo transversal que coleta e escoa guas superficiais. Pea de metal ou madeira ajustada nos fios de arame de cerca, para mant-los convenientemente espaados no painel. Aquela de carter de emergncia e transitria. Alterao aprecivel introduzida no traado existente ou projetado. Trecho de linha construdo posteriormente, para encurtamento, retificao, melhoria de condies tcnicas (rampas, curvas etc), ou desafogo de parte do traado. Destaca-se em certo ponto da linha primitiva, para retom-la mais adiante. H variantes que so construdas apenas em carter provisrio. A que corresponde mdia do tempo gasto para percorrer a distncia entre dois pontos, inclusive o tempo de parada nas estaes intermedirias. Velocidade mdia, normal, que ela pode manter desenvolvendo o seu esforo mdio de trao. Velocidade mxima permitida em um determinado trecho. Velocidade mxima permitida, indicada no horrio ou nas instrues especiais. Velocidade determinada para Geralmente inferior a 30 Km/h. casos especiais.

VAGONETE:

VALETA DE ATERRO: VALETA DE CORTE: VALETA DE PROTEO (linha de contorno): VALETA: VARETA (trama):

VARIANTE PRVISORIA: VARIANTE:

VELOCIDADE COMERCIAL DO TREM:

VELOCIDADE DE REGIME DE UMA LOCOMOTIVA: VELOCIDADE LIMITADA: VELOCIDADE MXIMA AUTORIZADA: VELOCIDADE REDUZIDA:

45

VELOCIDADE RESTRITA:

Uma velocidade que permita parar dentro da metade do campo de viso. OBS: quando o Sistema de Bloqueio Automtico/CTC ou as Regra de Travamento Sincronizado exigirem a circulao com VELOCIDADE RESTRITA, tal circulao ser levada a efeito de modo a permitir a parada do trem dentro da metade do campo de viso bem como a parada antes de uma chave virada em posio contrria. Superfcie das montanhas por onde descem as guas. Dorso: a superfcie convexa formada por duas vertentes da mesma montanha, contra-forte ou espigo, pela qual passa a linha divisria de guas. Divisor de guas: Linha de vertentes ou linha divisria de guas. Linha, nos pontos mais elevados, onde as vertentes da mesma montanha, contraforte ou espigo, se encontram. No primeiro caso - chamada cumeada nos dois ltimos, crista. Via necessria, geralmente derivada de desvio de cruzamento e destinada derivao de outros desvios de ptio (desvios de gaveta). Duas ou mais fiadas de trilhos assentados e fixadas paralelamente sobre dormentes, de acordo com as bitolas, constituindo a superfcie de rolamento. Aquela cuja distncia entre as faces dos boletos excede a bitola da via. Desvio de qualquer natureza, pera, tringulo da reverso, ramais de servio ou particulares e, de modo geral, qualquer via no integrante da via principal. Aquela cuja superfcie de rolamento de um dos trilhos ou de ambos acha-se muito abaixo do greide da via. Aquela que por defeito de nivelamento e alinhamento, causa fortes abalos aos trens em marcha. Aquela cuja superfcie de rolamento est fora de posio em perfil. Aquela cuja superfcie de rolamento est fora de posio em perfil. Aquela que formada de duas geralmente paralelas. vias frreas,

VERTENTE:

VIA DE GAVETA:

VIA FRREA (via):

VIA FRREA ABERTA: VIA FRREA ACESSRIA:

VIA FRREA ARRIADA: VIA FRREA CHOQUEADA (golpeada): VIA FRREA DEFORMADA: VIA FRREA DESNIVELADA: VIA FRREA DUPLA: VIA FRREA ELSTICA: VIA FRREA ENSARILHADA: VIA FRREA LAQUEADA:

Aquela em que o trilho (ou barra de trilho) fixado ao dormente por fixao duplamente elstica. Aquela em que a fuga da via se apresenta com sinuosidade. Aquela que aparentando nivelamento correto, desnivela-se com a passagem do trem, em conseqncia de falso apoio do dormente e volta em seguida posio anterior. Aquela com mais de duas fiadas de trilhos. Aquela que constituda de vrias vias frreas, em geral paralelas.

VIA FRREA MISTA: VIA FRREA MLTIPLA:

46

VIA FRREA PERMANENTE: VIA FRREA PRINCIPAL:

Conjunto de instalao e equipamentos que compem a infra e a superestrutura da ferrovia. Aquela que liga estaes e transpe ptios e em que os trens, em ordem de marcha, circulam com horrios, licena ou sinais de bloqueio. Aquela em que o trilho (ou barra de trilho) se solidariza ao dormente diretamente por grampo ou tirefo. Aquela em que o trilho (ou a barra do trilho) se fixa ao dormente por fixao simplesmente elstica. Aquela que formada por uma nica via. Abrange toda a linha frrea, os edifcios, as linhas telegrficas, etc. Movimentao de trem onde a viagem de ida e volta realizada pela mesma via. Obra de arte de grande altura, que transpe vales ou grotas, em substituio a aterros de elevado volume, cuja feitura no seja tcnica ou economicamente aconselhvel. Quantidade do material de lastro em metros cbicos por metro de via.

VIA FRREA RGIDA (VIA FRREA CRAVADA, OU VIA FRREA CLSSICA): VIA FRREA SEMI-ELSTICA: VIA FRREA SINGELA: VIA PERMANENTE: VIA SINGELA: VIADUTOS:

VOLUME DO LASTRO:

W X Y Z
Z-BOND: Zona de Manoba [ZM] : Antenas existentes na Via Permanente, cuja funo enviar os sinais de cdigo para os trens. Regio existente ao longo da via principal em que possvel automatizar manobras de retorno.

47

You might also like