You are on page 1of 10

Universidade de So Paulo - USP Escola de Engenharia de So Carlos - EESC Departamento de Engenharia Aeronutica

SMM 0167 PRINCPIOS DE AVINICA E NAVEGAO Prof. Dr. Eduardo Morgado Belo

INSTRUMENTAL LANDING SYSTEM

Danilo Sartori Alarcon - N USP: 5909840 Douglas Rocha Arruda de Souza - N USP: 6446353 Ivan Orquiza - N USP: 6516191

So Carlos, SP 09/05/2011

Sumrio
1 2 3 INTRODUO ................................ ................................ ................................ ................................ ...... 2 HISTRICO ................................ ................................ ................................ ................................ .......... 2 DESCRIO BSICA DO FUNCIONAMENTO ................................ ................................ .......................... 2 3.1 4 5 6 7 8 CATEGORIAS ................................ ................................ ................................ ................................ 3

LOCALIZER ................................ ................................ ................................ ................................ ........... 3 GLIDE SLOPE ................................ ................................ ................................ ................................ ........ 5 MARKER BEACONS ................................ ................................ ................................ .............................. 7 LIGHTINING SYSTEM ................................ ................................ ................................ ............................ 8 BIBLIOGRAFIA ................................ ................................ ................................ ................................ ...... 9

Lista de Figuras
Figura 1: Freqncias usadas no localizer ................................ ................................ ................................ ... 4 Figura 2: Indicaes do localizer na cabine ................................ ................................ ................................ .5 Figura 3: Indicaes do localizer em relao a posio na pista................................ ................................ ... 5 Figura 4: Direcionamento das antenas do glide slope................................ ................................ ................. 6 Figura 5: Indicaes do glide slope na cabine ................................ ................................ ............................. 7

Lista de Tabelas
Tabela 1: Categorias de ILS................................ ................................ ................................ ......................... 3

INTRODUO
Durante a evoluo da aviao, a necessidade de se ter sistemas cada vez mais precisos e que auxiliassem

cada vez mais o piloto foi-se desenvolvendo. Um dos grandes problemas ainda enfrentados hoje, principalmente na aviao comercial, so as operaes em condies de visibilidade reduzida. Neblinas e fortes chuvas ainda so motivos para manter aeroportos fechados, atrasando vos e fazendo com que companhias areas percam muito dinheiro com esses atrasas. nesse contexto que se encaixa o uso de instrumentos de pouso automtico. com a ajuda destes sistemas junto ao piloto automtico que se possibilita ao piloto e aeronave aterrissarem em condies de baixa visibilidade ou mesmo visibilidade nula, a depender da preciso do sistema disponvel no aeroporto e avio. Com a ajuda do Instrument Landing System (ILS) ento possvel aumentar o numero de operaes mesmo em condies adversas nos aeroportos, reduzindo os atrasos e dinheiro perdido pelas companhias. No entanto o sistema ILS alm de permitir esta operao em condies adversas, garante uma maior segurana ao pouso. recorrente acidentes na aviao em que houve um pouso muito brusco da aeronave, ocasionando graves danos ao avio ou mesmo morte de passageiros. Com o sistem automtico de pouso essas a situaes tendem a diminuir, j que o piloto sabe onde se localiza o avio e, ainda, o piloto automtico corrige a rota facilmente.

HISTRICO
O uso de luzes rotativas com intuito de demarcar a pista de pouso e facilitar a localizao da mesma

durante vo noturnos foi um dos primeiros passos para o desenvolvimento do ILS. Inicialmente eram apenas luzes dispostas ao longo da pista. Desenvolveu-se ento um sistema baseado na cor da luzes e na freqncia em que piscavam, possibilitando assim, alm da confirmao do posicionamento em relao pista, a indicao do ngulo de descida. Posteriormente houve uma melhoria na disposio dessas luzes, possibilitando a indicao de uma rampa de aproximao, pois as luzes demarcavam duas linhas que deviam ser seguidas pelo piloto, alm de indicaes de altitude e posicionamento lateral. Outro passo importante para o desenvolvimento do ILS foi a navegao por rdio. Inicialmente por cdigo Morse, passando pelas transmisses de baixa freqncia at os atuais sistemas de transmisso por alta freqncia. Portanto, o sistema ILS basicamente uma soma das melhores caractersticas desses dois princpios. O seu papel criar uma rampa virtual de aproximao com auxlio dos instrumentos do avio, e com isso, possibilitar o pouso em condies extremas e adversas, incluindo neblina, chuva e noite.

DESCRIO BSICA DO FUNCIONAMENTO


O funcionamento do sistema de Instrumental Landing System (ILS) dividido em 4 sistemas principais: a. LOCALIZER: da a posio direcional do avio em relao ao centro da pista, indicando se ele est a

3 esquerda ou direita do ideal b. GLIDE SLOPE: indica a posio do avio em relao rampa de descida ideal do avio, indicando se o avio deve subir ou descer. c. MARKER BEACONS: indica com sons e luzes a distancia da aeronave em relao ao ponto de toque da aeronave. d. LIGHTING SYSTEM: so as luzes auxiliares, que ajudam a indicar o posicionamento do avio em relao pista, a fim de complementar a indicao do localizer e glide slope.

Os trs primeiros sistemas indicados funcionam via freqncias de radio, onde as antenas presentes no aeroporto se comunicam com o avio para indicar sua posio. Estas informaes so ento fornecidas para o piloto por meio dos indicadores no painel, fazendo com que o piloto se localize mesmo com situaes reduzidas de visibilidade do aeroporto, permitindo operaes em dias de mal tempo.

3.1

CATEGORIAS
O Instrumental Landing System dividido em algumas categorias, de acordo com sua preciso. Assim,

quanto mais preciso for o sistema, pode-se operar com menor visibilidade nos aeroportos, interrompendo menos as operaes em dias nublados e chuvosos. Abaixo temos a tabela de operao de cada categoria:
Tabela 1: Categorias de ILS

CATEGORIA

DECISION HEIGHT (DH) MINIMA

RUNWAY VISUAL RANGE (RVR) MINIMA 2400ft 1800ft 1200ft 700ft 150ft Sem limite

I I II IIIa IIIb IIIc

200ft 200ft 100ft 100ft 50ft Sem limite

Fica claro que a operao de determinada categoria depende do sistema disponvel no aeroporto e no avio, para assim garantir a preciso do sistema. Alm disso, necessrio que o piloto automtico esteja em controle total da aeronave para aproximaes acima da Categoria I.

LOCALIZER
Este sistema do ILS o que proporciona aeronave o posicionamento lateral em relao pista, ou seja,

o que garante o alinhamento da aeronave com a linha de pouso. O sistema opera em freqncia VHF, entre 108.1 e 111.95 MHz, mas operando somente em dezenas mpares, com espaamento de 50 kHz,ou seja: 108.10, 108.15, 108.30, 108.35 ...Na figura abaixo podemos ver essas antenas posicionadas na base area de Whiteman,

4 em Missouri.

Figura 1: Antenas do localizer, na Base Area de Whiteman, Missouri EUA.

O sistema consiste de um par de antenas localizadas na cabeceira oposta ao pouso. Cada antena tem um determinado ngulo direcional em relao linha da pista e opera em uma freqncia diferente, uma modulada em 90Hz e outra em 150Hz em relao a freqncia central. Desta maneira, para estar no centro da linha de pouso, necessrio ter a mesma intensidade de ambas as freqncias. Para entender melhor, vamos observar a figura abaixo.

Figura 2: Freqncias usadas no localizer

Como podemos observar, uma das antenas (a modulada em 90Hz) direcionada para a direita, enquanto a outra (modulada em 150Hz) direcionada para a esquerda. Desta maneira, para a aeronave estar alinhada com a pista, ela precisa estar recebendo ambos os sinais com a mesma intensidade. Na figura abaixo vemos como a indicao do localizer vista pelo piloto:

Figura 3: Indicaes do localizer na cabine

Nas imagens o ponto central e a indicao em amarelo superior indicam a direo do avio, enquanto a linha branca indica a pista. Desta maneira, podemos observar que na primeira imagem o avio encontra a -se direita da pista, precisando virar a esquerda para retornar. Na figura central o avio encontra-se em curso ideal, e na figura da direita ele est esquerda da pista, necessitando virar a direita para alinhar. Para exemplificar melhor, podemos ver abaixo:

Figura 4: Indicaes do localizer em relao a posio na pista

Cada ponto no indicador do localizer representa um desvio de 0.5 no alinhamento, ou seja, um erro de apenas 260ft a uma distncia de 5NM suficiente para ter-se uma indicao na cabine. O alcance do sinal de direo do ILS chega a cerca de 18NM em um ngulo de abertura de 10 e cerca de 10NM para ngulos entre 10 e 35.

GLIDE SLOPE
O principio de funcionamento do Glide Slope o mesmo do localizer. Ele possui 2 antenas, uma operando

6 modulada em 90Hz e outra em 150Hz, como no sistema direcional previamente citado. No entanto, este sistema trabalha em freqncias entre 329.15 e 335 MHz (Ultra High Frequency UHF), tambm operando com dezenas impares e espaamento de 50 kHz.

Figura 5: Antena de Glide Slope do aeroporto de Melbourne - Austrlia

As antenas do glide slope so posicionadas junto ao ponto ideal de toque da aeronave (em geral, distante 1000ft da cabeceira) e cada uma tem um ngulo de deslocamento em relao ao ngulo ideal de rampa, em geral de 3. Na figura abaixo podemos observar o direcionamento dessas antenas:

Figura 6: Direcionamento das antenas do glide slope

O indicador do piloto do glide slope semelhante ao do localizer, encontrando-se no mesmo indicador, como vemos na figura abaixo:

Figura 7: Indicaes do glide slope na cabine

Aqui, novamente o centro do indicador representa o avio, enquanto a linha branca representa a rampa ideal de pouso. Desta maneira, na primeira indicao, vemos que a pista est deslocada para baixo em relao ao avio, sendo necessrio que o avio desa para chegar rampa ideal. Na imagem central o avio encontra-se em descida ideal, enquanto na ultima imagem ele encontra-se abaixo do nvel ideal. O alcance do glide slope semelhante ao localizer e pode ser usado a partir de cerca de 10NM da pista. No entanto ele apresenta uma precisa maior. A cerca de 5NM o erro de um ponto no indicador do piloto representa um desvio de apenas 50ft, erro cinco vezes menor que o localizer.

MARKER BEACONS
As Marker Beacons so transmissores instalados na cabeceira da pista e so divididos em Outer Maker,

Middle Marker e Inner Marker. As diferenas entre essas trs marcaes so as cores da luzes indicadoras e a freqncia em que piscam. Servem para demarcar a distncia horizontal na qual o piloto se encontra em relao pista. Operam em freqncia VHF de 75 MHz, transmitindo para os indicadores no cockpit um sinal luminoso e um sinal sonoro para o fone de ouvido quando a aeronave sobrevoa cada marcao:
Tabela 2: Sinais recebidos pelo piloto ao se passar sobre uma Marker Beacon MARKER Outer Marker Middle Marker Inner Marker Cdigo Morse ___ ._._._ .... Cor da Luz Azul Laranja Branca Som 400 Hz 1300 Hz 3000 Hz

A Outer Maker a que fica mais distante da cabeceira da pista, a uma distncia de 4 at 7 Nm, na mesma linha do Localizer e a linha central da pista e determina o ponto em que se inicia a rampa de descida. A Middle Marker se localiza a 3500 ft da cabeceira e determina a posio da Decision Height da Categoria I do ILS. J a Inner Marker se localiza a 1000 ft da cabeceira e marca a posio da Decision Height da Categoria II do ILS.

Figura 8: Marker Beacons

Com a ascenso de outros sistemas de posicionamento mais precisos, como o GPS, o sistema de Markers Beacons tem se tornado obsoleto.

LIGHTINING SYSTEM
O sistema de Aproach Lightining System (ALS) serve para auxiliar a transio do vo por instrumentos

para o vo visual e para alinhar visualmente a aeronave com a linha de centro da pista. A observao dessas luzes pelo piloto permite se tomar a deciso correta na Decision Height.

Figura 9: Aproach Lightining System no Aeroporto Internacional de Sarajevo

H outros sistemas de iluminao que auxiliam as operaes do ILS, que so as: sequenced flashing light (SFL), touchdown zone lights (TDZ) and centerline lights.

BIBLIOGRAFIA
[1] ALL STAR. Navigation System

Level 3: The Instrument Landing System. All Star Network.

Disponvel em: http://www.allstar.fiu.edu/aero/ILS.htm


[2] DUMONT Aero News. Sistema de Pouso Por Instrumentos aeronews.com.br/equip/ils.pdf. [3] ILS APROACH. Flight Training ILS Approach. Disponvel em: http://www.ilsapproach.com/. [4] MOLA, R. History of Aircraft landing Aids. US Centennial of Flight Comission. Disponvel em: http://www.centennialofflight.gov/essay/Government_Role/landing_nav/POL14. tm h [5] WIKIPEDIA. Instrument Landing System. Disponvel em: http://en.wikipedia.org/wiki/ LS. Disponvel em: http://dumont-

Instrument_landing_system. [6] WOOD, C. The Instrument Landing System. Disponvel em: http://www.navfltsm.addr.com/ils.htm

You might also like