You are on page 1of 4

Webquest: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespao

Esta resenha tem como objetivo analisar o artigo da Prof. Glian Cristina Barros com o tema Webquest: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespao, que tem a proposta de mostrar ferramentas, recursos e metodologia que esto presente na nossa atualidade a todo o momento que a internet. A Prof. Glian no inicio de seu texto comea a explicar primeiro o ttulo descrevendo as definies de ciberespao, que a compreenso e a interao de mquinas, programas, informaes e pessoas ligadas a um espao que apresenta inmeras possibilidades de aprendizagens e interaes e web parece ficar restrito apenas a questes de ordem tcnica e fsica, sem envolver interaes e descobertas entre pessoas (LVY, 2000). Logo aps a definio de Webquest que uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da Internet. Com essas definies os leitores que no tem tanto conhecimento sobre o assunto podem ter um aproveitamento maior e saber relacionar o ciberespao e o webquest, assim para ela poder continuar o assunto com outras curiosidades como as Webquests podero ultrapassar os limites do Ciberespao? O Ciberespao tem limites? Ento ao responder ela diz: o toque, o olhar, a presena e muitas outras necessidades so pontos nos quais o Ciberespao ainda no consegue chegar, mas pela percepo de ns educadores, alguns destes limites podero ser quebrados pelo oportunizar de novas solues metodolgicas a todos que tenham ou no acesso a este Ciberespao. A webquest uma introduo que consiga realmente levar os alunos ao desenvolvimento desta e de muitas outras capacidades. Com essas capacidades tem com mtodo desenvolver as tarefas que a autora colocar a definio de que o aluno ter de executar para completar a atividade, e quanto mais s tarefas corresponderem aos objetivos que deseja alcanar em relao s descobertas e aprendizagens dos alunos, mais estes se vero colaboradores e participantes na construo do conhecimento. A taxionomia de tarefas, com doze categorias proposta por Bernie Dodge, um ponto que vale o estudo e ateno especial, pois, apresenta silhuetas diferenciadas para a apresentao das tarefas, atravs delas todo processo das webquests encaminhado (DODGE, 2001).

Com a webquest, possibilita aos alunos, encontrar e desenvolver novas formas de aprender colaborativamente, pois, no trabalho em grupos, eles so responsveis pelas descobertas, busca de respostas e aprendizagens. Com o desenvolver da webquest um dos pontos mais importantes do trabalho colaborativo a avaliao. Nenhuma avaliao deve perder de vista o fato, tudo o que o ser humano constri ou destri possibilitador de aprendizagem. A autora conclui que nas webquests uma forma de apresentar um resumo das aprendizagens, bem como, os pontos que podero ser retomados em outros momentos. No uso de webquest, so considerados nos momentos de avaliao e concluso os objetivos educacionais, que so baseados na Taxionomia de Bloom que analisa trs domnios: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. Aps a autora expor sobre o assunto, ela relata mais algumas informaes como: Webquest + Projetos de aprendizagem = Metodologias incorporadas, que valoriza a situaes-problema umas das fortes caractersticas do projeto de aprendizagem, e quando se busca solucionar estas, toda a comunidade escolar v-se envolvida em situaes "sustentadas por um levantamento de questes feitas pelo prprio estudante" (FAGUNDES). Na aprendizagem por projetos os alunos e professores levantam hipteses, analisam, organizam, selecionam informaes, buscam desenvolver novas formas de comunicao, expresso nas diversas reas do conhecimento, refletem, imaginam e exercitam a cidadania atravs de atitudes solidrias e autnomas. Webquest: forma de organizao de trabalhos, neste ponto a autora mostra que convm ser preservado no trabalho com webquest, e que seja sempre utilizada considerando trabalho em grupo, e com orientao presencial do professor, ainda mais quando se trata de alunos da Educao Bsica, mas nada impede que esta metodologia seja utilizada como ferramenta de produo distncia, pois, [...] o modo como o meio eletrnico utilizado depende em grande parte das necessidades humanas, isto , tanto dos professores quanto dos alunos, e que essas necessidades so a razo primeira por que se formam comunidades eletrnicas. (PALLOFF & PRATT, 2002). phpwebquest = produo e disponibilizao de webquests, neste tpico a professora comea com uma citao que diz:[...] quando os professores comeam a utilizar recursos eletrnicos na educao enfrentam um novo conjunto de questes de ordem fsica, emocional e psicolgica que se soma a questes educacionais, questes que chamo de pontos de stress pedaggico no uso do computador: o corpo e os olhos

cansam, o emocional abalado pela falta de domnio do mouse e teclado tudo isto influenciando na aprendizagem de possveis solues metodolgicas. (PALLOFF & PRATT, 2002) A autora j tinha em mente a dificuldade na criao do html e como isso sua pesquisa e estudo de ferramentas e ambientes gratuitos e em software livre, buscava entre outros tantos objetivos, uma forma de publicao e interao dinmica. Depois de vrios estudos a professora encontrou phpwebquest, o sanar de nossas necessidades e expectativas, tanto na produo, uma vez que esta apresenta um layout semelhante aos dos editores de texto, imagens, apresentao e planilhas eletrnicas que boa parte dos professores j esto familiarizados, quanto na publicao, onde, dispensase a necessidade do usurio encontrar um servidor, domnio, upload e demais tecnicidades. A professora diz ter claro que a citao de LVY, 2001 sobre saber separar o conhecimento das mquinas da competncia cognitiva e social o mesmo que fabricar artificialmente um cego (o informata puro) e um paraltico (o especialista puro em cincias humanas), que se tentar associar em seguida; mas ser tarde demais, pois os danos j tero sido feitos. Ela ainda complementa dizendo que o conhecimento tcnico e pedaggico, no caso de educadores, so conhecimentos que devem sim ser aliados, mas nada justifica termos que vivenciar pontos de stress pedaggico desnecessrios. A tecnologia deve estar aliada s nossas necessidades enquanto educadores, estas necessidades esto ligadas promoo da aprendizagem de nossos alunos, quanto menos stress ocorrer com questes tcnicas, mais tempo teremos para criar, inventar, descobrir e pesquisar formas que levem ao real aprender. Webquest: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespao, agora sim chegamos a explicao do titulo, como dito no inicio a autora descreve algumas definio para maior compreenso, aqui neste ponto ser exposto a ideia geral do texto. J no inicio ela usa uma colocao que diz: As crianas de hoje vivero em um mundo em que quase tudo estar online. Ento, quanto mais elas tiverem a oportunidade de praticar esse tipo de exerccio melhor. Mesmo porque necessrio ensinlas a serem crticas com aquilo que encontram na web. (DODGE, 2005) in (MASCARENHAS, 2005).

A professora utilizou a colocao certa o futuro on-line est ai, mas infelizmente a realidade de nossas escolas ainda no essa, laboratrios com acesso a Internet, o que almejamos, mas ainda no o que temos. Muitos podem considerar um retrocesso sugerir formas de trabalho fora do ciberespao j que estamos frente a avanos tecnolgicos riqussimos vivenciados por alguns de ns educadores, mas, no podemos deixar de ter em mente que avanos e retrocessos, excepcionalmente, em nosso pas caminham juntos. No meu ponto de vista o artigo foi bem estruturado, de forma bem clara para todos os leitores ficassem a parte do assunto que faz parte da nossa atualidade. Contudo apesar de no dominar o assunto, o conhecimento adquirido com o texto teve um bom aproveitamento sobre nossos dias atuais, e concordo com a autora pois vivemos em momento difceis na educao, pois se no procurarmos encontrar ferramentas diferentes para chamar ateno dos alunos no conseguimos ter um certo domnio na sala de aula. Outro ponto interessante utilizar a internet junto com a ferramenta webquest descobrir as capacidades de cada aluno ao executar cada tarefa, com isso os objetivos de alcanar relao s descobertas e aprendizagens dos alunos. O interessante avalio porque analisado tudo, no desconsiderado o errado, mas considerado o que foi feito. Para finalizar minha opinio a professara disse tudo que precisava ser mostrado quando disse o futuro on-line est ai, mas infelizmente a realidade de nossas escolas ainda no essa, como que os diretores das escolas querem exigir tanto dos professores sendo que no oferecem recursos para as aulas, sabendo que os cursos de licenciatura agora tm novas disciplinas ensinando a ministrar aulas atrativas. logico que os professores no tem a mesma formao e vo sentir dificuldades neste momento de restruturao no ensino, mas se tiver colaborao de todos teremos melhoras na nossa educao e no futuro.

You might also like