You are on page 1of 50

c) A regenerao:

"No reconhecia que esta f era dada instantaneamente, que o homem podia sair das trevas para a luz imediatamente, do pecado e da misria para a justia e gozo do Esprito Santo. John Wesley.

O que regenerao.

Que tambm, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, no do despojamento da imundcia da carne, mas da indagao de uma boa conscincia para com Deus, pela ressurreio de Jesus Cristo; I Pedro 3:21

Ao tratarmos sobre esse assunto, devemos ter em mente um novo nascimento, no segundo a carne, mas segundo o esprito. Isso implica que esse novo nascimento na verdade uma renovao da conscincia para com Deus. Visto que toda a humanidade est morta em seus delitos e pecados, se faz necessrio esse nascimento para uma transformao real no carter moral do individuo.

Com isso na verdade no eliminamos a natureza pecaminosa, mas atravs da ao do Esprito Santo, que nos convence do pecado, da justia e do juzo conforme Joo 16:8, juntamente com a ao humana da f no sacrifcio salvfico de Cristo, nossa conscincia do pecado e da salvao ento renovada.

E dar-vos-ei um corao novo, e porei dentro de vs um esprito novo; e tirarei da vossa carne o corao de pedra, e vos darei um corao de carne. Ez 36:26

Regenerao certamente o mesmo que converso trata-se de uma mudana radical na vida do ser humano, uma transformao de carter ou como o profeta Ezequiel nos revela no texto acima citado, uma mudana de corao.

Antes de estudarmos a regenerao necessrio compreender o que significa corao segundo o conceito bblico.

Primeiramente vale lembrar que trocar o corao, no se refere ao rgo fsico que impele o sangue, tambm no estamos tratando sobre a substncia da alma ou a prpria mente, a substncia no pode possuir em si carter moral, tambm no pode ser uma faculdade ou atributo natural.

Quando o corao representado como algo que possui carter moral, a palavra no pode ter a inteno de designar qualquer estado mental involuntrio. Pois nem a substncia da alma ou do corpo, nem algum estado involuntrio da mente podem, em hiptese alguma, possuir carter moral em si. A prpria idia de carter moral implica e sugere a idia de uma ao ou inteno livre. Negar isso seria negar uma verdade primaria.

Quando a bblia faz referncia ao corao como sendo a mente, na verdade utiliza uma figura da funo do corao, assim como o corao impele o sangue que o fluido da vida no nosso corpo, da mesma forma o corao da mente a fonte ou influncia propulsora de onde flui o bem ou o mal.

Portanto, nesse sentido, o corao mau influenciado pela natureza pecaminosa existente no ser humano, e sendo assim para que haja salvao a humanidade precisa trocar esse corao mau por um corao bom, que seja influenciado pela natureza divina do Esprito Santo.

A humanidade precisa ser regenerada

No pelas obras de justia que houvssemos feito, mas segundo a sua misericrdia, nos salvou pela lavagem da regenerao e da renovao do Esprito Santo, Tt 3:5

Conforme estudamos em nossa primeira lio, sabemos que todos os indivduos, nascem e so gerados em meio ao pecado. Uma pessoa que permanea vivendo no pecado incapaz de desfrutas as delicias do paraso. Portanto para salvao primordial que haja uma regenerao.

"Se um ladro entrasse no cu sem ser transformado, comearia batendo as carteiras dos anjos". Charles H. Spurgeon

Um mundo onde as pessoas so egostas e contra a Santidade de Deus, certamente um mundo incapaz de ser feliz. Em nossa vida cotidiana vemos, ouvimos e cada vez mais temos contato com o pecado, e essa influncia do mundo externo somado nossa prpria natureza pecaminosa contribui para nossa perdio, no temos em ns mesmos a capacidade para uma transformao real em nosso prprio carter. Por isso a humanidade precisa ser regenerada.

Quem opera a regenerao.

Alguns telogos defendem que a regenerao somente uma obra divina, e Deus assim como Ele nos escolheu tambm nos regenerou por sua vontade, e dessa forma o homem no tem participao nenhuma em sua regenerao.

correto afirmar que o homem a si mesmo no pode se converter e se salvar, isso devido pecaminosidade da raa humana, mas devemos considerar que Deus reservou uma importante funo para o homem na converso.

Portanto podemos dizer que o que opera no homem a regenerao tanto a ao do Esprito Santo, como tambm a ao do indivduo e ainda a ao de uma terceira pessoa, o pregador, e esse deve trazer a verdade como agente da regenerao.

Ao do Esprito Santo

"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer da gua e do Esprito no pode entrar no Reino de Deus. O que nascido da carne carne, e o que nascido do Esprito esprito." (Jo3.5,6)

As Escrituras Sagradas nos traz freqentemente referncias sobre a obra do Esprito Santo na regenerao do crente. Entendemos que quando o Esprito de Deus passa a fazer parte de nossa vida, passamos a amar Deus e odiar o pecado em qualquer forma ou instncia. Tornamonos ento dependentes da presena do Esprito Santo, para mantermos uma vida de santidade e perfeita comunho com Deus.

Ao do homem

"Eis que estou porta, e bato; se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20

Ora, para que o Esprito Santo faa essa maravilhosa obra de nos tirar do reino das trevas, para o seu reino de luz, necessrio que o indivduo esteja disposto a aceitar tal transformao. Deus em sua infinita onipotncia no interfere em nosso livre arbtrio, antes nos permite desejar ser transformado e aguarda que ns venhamos a abrir a porta do nosso corao para que ele ento se faa presente em nossa vida.

Sendo assim para uma efetiva converso necessrio que o homem mude sua escolha, inteno, preferncia ltima, e mudar do egosmo para o perfeito altrusmo, do dio e sentimentos diablicos para o eterno amor de Deus. Essa deciso e esforo por uma mudana a parte que compete ao homem.

Ao do pregador

"Porque eu, pelo evangelho, vos gerei em Jesus Cristo" (I Co 4.15).

O apstolo Paulo diz com propriedade que gerou os crentes em Jesus Cristo. Pois fora pela palavra da verdade que por ele foi anunciada que aqueles se converteram. Isso perfeitamente comprovado, pela nossa prpria experincia de converso. Por mais que haja alguma exceo, na maioria dos casos que conhecemos as pessoas chegaram ao conhecimento da Palavra por intermdio da pregao feita por outro individuo.

Da a importncia de anunciarmos a Palavra do Senhor, por mais que seja a ao do Esprito Santo que converte o homem, necessrio que essa verdade lhes seja apresentada. Ainda que tenhamos o conhecimento de que Deus escolheu aqueles que ho de se salvar, ns no sabemos a identidade desses, ento devemos pregar o evangelho a todos quantos pudermos, pois assim como Paulo gerou filhos na f, assim tambm cabe a ns gerarmos outros crentes.

Ao da verdade

Sendo de novo gerados, no de semente corruptvel, mas da incorruptvel, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 1Pe 1:23

impossvel haver uma converso sincera e eficaz se no for essa pela Palavra de Deus. Somente conhecendo a verdadeira lei de Deus que o homem pode ter a perfeita conscincia de seu pecado, e assim arrepender-se.

Produz nova criatura

Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. 2Co 5:17

Como citamos logo acima, mediante esse arrependimento sincero profundo e verdadeiro, que somos feitos novas criaturas. Apenas confessando os nossos pecados, e havendo um esforo de nossa parte, para no mais praticarmos aquilo que antes fazamos de pecados, que seremos reconhecidos como nova criatura. Quando nossa comunho com Deus reflete sua presena em nossa vida e nos tornamos exemplo para outras pessoas, ento teremos de fato essa convico de sermos escolhidos e regenerados por Cristo.

Batismo
E eram por ele batizados no rio Jordo, confessando os seus pecados. Mateus 3:6 Quando vemos o batismo no texto referido acima, costumamos entender como sendo o inicio desse ritual, porm ao analisarmos melhor o antigo testamento, descobrimos que era um ritual que j fazia parte das cerimnias judaicas, como smbolo de purificao.

Por exemplo, a lei acerca da lepra ordenava que a pessoa que se achava leprosa devia passar pela purificao que seria uma espcie de banho, e depois do perodo de purificao se apresentaria ao sacerdote. Alm disso, antes de entrar no templo, as pessoas passavam por um processo de purificao. De muitas maneiras podiam perder essa pureza ritual, ento para restaurar essa pureza usavam de um banho simblico. Da mesma forma o batismo de Joo simbolizava um banho para purificao dos pecados.

Para ns hoje o batismo simboliza um morrer para o pecado e nascer para Cristo, isso no significa que no batismo conseguimos vencer totalmente a natureza pecaminosa, mas sim que despertamos para uma nova conscincia. Uma nova maneira de viver, um despertar para vida espiritual e tudo o que diz respeito ao reino de Deus. Somos ento assim aceitos no corpo de Cristo, passamos a ter comunho com Ele, buscando uma vida totalmente santa e dirigida pela vontade de Deus.

A bblia nos mostra que o batismo um ato de f que demonstra tambm o perdo divino sobre os nossos pecados.

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo; Atos 2:38

Quando descemos as guas estamos declarando que realmente aceitamos Cristo e cremos tambm que Deus naquele instante est perdoando nossos pecados. Isso nos d o encorajamento para uma nova vida.Esse batismo nos d tambm a garantia de salvao se permanecer em Cristo. Parecenos ento que o batismo passa a ser uma espcie de pr requisito para que a pessoa seja reconhecida como cristo, tambm sendo necessrio para que os irmos participem da Santa Ceia do Senhor.

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que necessrio que eu faa para me salvar? E eles disseram: Cr no Senhor Jesus Cristo e sers salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os verges; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Atos 16:30-33

Acima de tudo o batismo um mandamento de Jesus para ns, conforme vimos no evangelho de Mateus, captulo 28 e versculo19.

Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo;

, portanto nossa responsabilidade no apenas pregar, mas tambm batizar essas pessoas, no basta apenas crer necessrio dizer ao mundo que cremos e obedecemos. O batismo ento a forma de externarmos aquilo que cremos e vivemos.

Em resumo, podemos considerar o batismo como sendo: O Seu Culto Fnebre! Um culto de sepultamento no para matar algum. Ele somente realizado quando a pessoa j est morta. E assim, pelo fato de voc j ter "morrido" em Cristo, voc enterra a sua antiga vida no batismo na gua. Voc se levanta da gua demonstrando e declarando que voc uma nova criao em Cristo! Paul Collins

Questionrio

O que regenerao?

Resposta: Regenerao certamente o mesmo que converso trata-se de uma mudana radical na vida do ser humano, uma transformao de carter

O que o corao, de acordo com a lio?

Resposta: O corao da mente a fonte ou influncia propulsora de onde flui o bem ou o mal.

Quais so os agentes necessrios para converso?

Resposta: Esprito Santo O Homem O Pregador A Verdade

O que o Batismo?

Resposta: Para ns hoje o batismo simboliza um morrer para o pecado e nascer para Cristo, isso no significa que no batismo conseguimos vencer totalmente a natureza pecaminosa, mas sim que despertamos para uma nova conscincia.

Por qu devemos ser batizados?

Resposta: Esse batismo nos d tambm a garantia de salvao se permanecer em Cristo. Parece-nos ento que o batismo passa a ser uma espcie de pr requisito para que a pessoa seja reconhecida como cristo, tambm sendo necessrio para que os irmos participem da Santa Ceia do Senhor.

You might also like