You are on page 1of 12

AGNCIA GOIANA DE ESPORTE E LAZER

- AGEL PROJETO

FORMANDO ATRAVS DO ESPORTE


- GOIS JUNHO - 2008
:1

CIDADOS

PROJETO PARTICIPAO ESPORTIVA


SUMRIO PAGINA 1. Introduo 03 1.1. Justificativa 03 1.2. Metodologias 03 1.3. Objetivos 04 1.4. Metas 04 2. Projetos 05 2.1. Comunidade em Movimento 05 2.2. Iniciao Esportiva 14 3. Fontes de Recursos 17 3.1. Oramento Municipal 17 3.2. Fundo Municipal do Esporte 17 3.3. Convnios e Parcerias 17 3.4. Fundo de Participao dos Municpios 17 Concluso 18 Anexos :2 1. Introduo Cidades! Qualidade de vida ideal! Considerando que para ter -se uma cidade com qualidade de vida ideal, deve se compreender que tal qualidade est diretamente formada pelos interesses de cada indivduo junto sua formao tica e cvica, de conhecimento ao seu habitat. Sendo que a compreenso de sociedade, e de comunidade para este indivduo deve estar ancorada como base das aes de servir ao prximo conforme as capacidades delegadas ao dom de cada se r. Para Ferreira (2001), a qualidade de vida nas cidades, uma referncia constante do discurso poltico, esta tambm presente, ainda que com entendimentos distintos, nos desejos e aspiraes dos indivduos dessas cidades. Deve-se ter a definio de que a Qualidade de vida, no simplesmente a melhor

condio de bem estar momentneo de um indivduo ou de um grupo, mas sim da potencialidade das transformaes que o indivduo, um grupo ou uma comunidade podem gerar na melhoria de condies que facilitem o a lcance desta para todos. Conforme LyndonJohnson(1964), a qualidade de vida est dentro de um contexto global, que os objetivos no podem ser medidos atravs dos balanos dos bancos. Eles s podem ser medidos atravs da qualidade de vida que proporcionam s pessoas (WHO, 1998). 1.1- Justificativa O esporte uma ferramenta de auxlio no processo de desenvolvimento educacional, social e de sade do ser humano. Jovens e adultos de nossos dias, carentes de valores ticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperao e amizade. Ante estas necessidades, a AGEL e o Ministrio Pblico do Estado de Gois propem desenvolver polticas pblicas no mbito da iniciao esportiva e de atividade fsica, para serem aplicadas nos Municpios Goianos que demonstrarem interesse em aderir ao plano a ser desenvolvido. :3 Metodologias A Agncia Goiana de Esporte e Lazer, nesta etapa, propem duas iniciativas para implantao nos municpios, atravs da parceira com o Ministrio Pblico Estadual, sendo elas: Centros de Iniciao Esportiva e a Comunidade em Movimento. A cooperao por parte da Agncia se daria na formulao destas polticas e no acompanhamento tcnico-cientfico e de consultoria s Secretarias Municipais de Esporte, bem como ao Ministrio Pblico. Disponibilizando profissionais e tcnicos para o suporte necessrio s atividades propostas. Objetivos Massificar a prtica de esportes atravs das a tividades de iniciao esportiva bem como oportunizar a atividade fsica a pessoas interessadas. Contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo, bem como a reduo de ndices de criminalidade, transformao social e melhoramento da qualidade de vida. 1.4- Metas Atender a totalidade dos municpios goianos no prazo de cinco anos. :4 2.1. PROJETO COMUNIDADE EM MOVIMENTO Desenvolver junto a comunidade do Municpio, atravs da cultura corporal, uma transformao social, dando aos participantes um a melhor qualidade de vida

Atividade 1 CAMINHADA SAUDVEL Figura 01 rea para caminhadas Metodologia para as atividades: Instalaes Fsicas Utilizao de uma praa da cidade ou as vias urbanas adequadas para realizao de caminhadas e corridas. Indica -se que o percurso ideal para a atividade esteja na faixa de no mnimo 1500 metros. Recursos Humanos 01 Professor de Educao Fsica (ou estagirio) para ministrar as atividades designado pelas secretarias municipais de esporte. Acompanhamento, atravs das secretarias municipais de sade, de profissional capacitado (auxiliar de enfermagem) para prestar auxlio e monitoramento (presso, freqncia cardaca, acompanhamentos prprios) aos participantes. Inteirao de outras secretarias para desenvolvimento de programas paralelos, como a assistncia social, cidadania, entre outros. Contedo a ser ministrado Orientar os participantes para os benefcios da atividade fsica e condies de realiz-la de forma segura. Esclarecer os cuidados com a postura e desenvolver a tcnica da caminhada dentro da velocidade, ritmo e intensidade. Mostrar a :5 importncia do controle da freqncia cardaca e os cuidados com a presso arterial. Horrio das Atividades As atividades devero ser desenvolvidas no perodo matutino e vesp ertino, de segunda a sbado. Devendo o participante freqentar 02 ou 03 vezes na semana. Matutino: De 06h30min as 08h00min Vespertino : De 18h00min s 20h30min Alunos por Turma: Mdia de 30 alunos. Faixa Etria: Acima de 17 anos Atividade 2 GINSTICA PARA TODOS (Ginstica Localizada) O avano tecnolgico propiciou uma elevao do nvel de conforto, gerando um maior nmero de sedentrios, levando a um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. O incentivo prtica da atividade fsica como meio de preveno das doenas hipocinticas, uma forma de mostrar s pessoas que todas so capazes de fazer atividades fsicas, com propostas simples e naturais, sem utilizao de grandes recursos ou equipamentos, levando a pessoa a fazer da pratica do exerccio, um hbito de vida. Figura 02 Quadro Ilustrativo :6 Metodologia para as atividades Instalaes Fsicas Utilizar de forma diferencial, espaos mais amplos como Praa de Esportes, Ginsio, Praas Pblicas, Cepal ou Salo Comunitrio. Dessa forma a comunidade levada a participar e interagir com criatividade.

Recursos Humanos 01 Professor de Educao Fsica (ou estagirio) para ministrar as atividades designado pelas Secretarias Municipais de Esportes. 01 profissional da sade (auxiliar de enfermagem) des ignado pela Secretaria de Sade, para acompanhamento programado dos participantes. Realizao de convnio com Academia de Ginstica local e o seu professor de Educao Fsica para as atividades. Contedo a ser ministrado As atividades devem possuir enfoque sociabilizante, trabalhar com exerccios articulares, alongamento, equilbrio, coordenao e ritmo, com fcil execuo, onde todos possam participar, respeitando possveis problemas de sade, que ainda permitam a prtica saudvel de atividades fsicas. Horrio das atividades As atividades devero ser desenvolvidas no perodo matutino e vespertino, de segunda a sbado. Devendo o participante freqentar 02 ou 03 vezes por semana. Matutino: De 06h30min as 10h00min Vespertino : De 15h00min as 20h00min Alunos por turma: Media de 30 alunos. Faixa Etria : Acima de 17 anos. Materiais necessrios Colchonetes de uso individual adquirido pelo aluno. :7 Atividade 3 AMIGOS EM MOVIMENTO praticamente um consenso entre os profissionais da rea da sade que a atividade fsica um fator determinante no processo de envelhecimento, sendo que, a qualidade da vida do idoso determinada pelo grau de autonomia, ou seja, a capacidade de determinar e executar seus prprios desgnios. Figura 03 Descrio dos Exerccios Metodologia para as atividades Instalaes Fsicas Utilizao de Ginsios, Associao de Bairros, Salo Paroquial, Clubes Esportivos e Academias (em convenio) que possuem equipamentos. Recursos Humanos Professor de Educao Fsica da Secretaria Municipa l de Esporte e oportunizar a capacitao de novos profissionais, para uma ao eficiente na rea do envelhecimento, podendo ser da rea da sade, ao social e educao. Contedo a ser ministrado Consistem em atividades sistemticas de ginsticas, jogos e dana. Proporcionar tambm palestras informativas sobre: temas relacionados sade, comportamento e atividade fsica, como tambm eventos sociais e recreativos, levando em considerao a disponibilidade de local e recursos humanos, promover passeios, cafs da manh, semana do idoso, festa junina, festival de dana e bailes.

:8 Figura 04 Foto ilustrativa Horrio das atividades As atividades devero ser desenvolvidas no perodo matutino e vespertino, de segunda a sbado. Devendo o participante freqentar 02 ou 03 vezes por semana. Matutino: De 06h30min as 09h00min Vespertino: De 15h00min as 19h00min Alunos por turma: Mdia de 30 alunos. Faixa Etria: Acima de 50 anos. Atividade 4 MUSCULAO PARA TODOS A prtica da musculao direcionada ao bem estar e ao condicionamento fsico geral e especialmente o aumento da fora, atividade tambm considerada um tratamento para diversas afeces do organismo, tais como obesidade, magreza, distrbios posturais, dores das articulaes e da coluna vertebral e outros. Sendo uma atividade propcia para toda pessoa adulta, por proporcionar mudanas no comportamento, perante as situaes do cotidiano. Figura 05 Equipamento Pblico Completo :9 Metodologia para das atividades Instalaes Fsicas Desenvolver as atividades fsicas em locais conveniados com a Secretaria Municipal de Esporte, sendo Academias, Clubes Esportivos que possibilitem condies de equipamentos para as atividades e/ou em Praas Pblicas, onde sero instalados os materiais necessrios. Figura 06 Descrio dos Exerccios Recursos Humanos 01 professor de Educao Fsica (ou estagirio) para ministrar as atividades, designado pela Secretaria Municipal de Esportes ou contratado por ela para prestar servio na atividade. Figura 07 Foto Ilustrativa : 10 Contedo a ser ministrado As atividades com os participantes devem se concentrar em quatro exigncias bsicas, exerccios de condicionamento cardiovascular, de flexibilidade, de resistncia e de desenvolvimento muscular. Predominando o objetivo de atividades para a quebra de tenso, provinda do cotidiano, como higiene mental e/ ou como prtica de lazer. Figura 08 Foto Ilustrativa Horrio das atividades As atividades devero ser desenvolvidas no perodo matutino e vespertino, de segunda a sbado. Devendo o participante freqentar 02 ou 03 vezes por semana. Matutino: De 06h30min as 09h00min Vespertino : De 18h00min as 20h30min Alunos por turma : Mdia de 30 alunos.

Faixa Etria: Acima de 17 anos. Materiais necessrios A aparelhagem disposio para as atividades dar mais flexibilidade para o professor escolher os exerccios a serem utilizados pelos participantes. Considerando equipamentos para uma Praa pblica, orientamos pranchas de cimento para abdominais com alturas variadas do cho, b ancos de cimento prprio para ginstica, barras fixas com altura variada e barra paralela com altura variada. : 11 Atividade 5 RUA DE LAZER OU LAZER ITINERANTE Na dimenso ldica, o homem se torna verdadeiramente humano quando brinca. Para isso preciso buscar no homem e na sua realidade social, na dimenso social do conhecimento estabelecida entre ele e sua sociedade, na maneira como expressa esse conhecimento e como cria, faz e transforma a compreenso do sentido humano do brincar. Figura 09 Foto Ilustrativa Metodologia para as atividades Instalaes Fsicas Utilizao de 02 tendas 10x10 m ou 12x12 m, e 01 tenda 6x6 m, em espaos pblicos adequados ou vias urbanas. Figura 10 Foto Ilustrativa : 12 Recursos Humanos Profissionais ligados a educao fsica, educao, servio social, sade ou que tenham aptides na rea de recreao e lazer, cultura, etc. Quantitativo sugerido, mnimo 06 profissionais. Contedo a ser ministrado Promover a integrao entre os participantes, atravs de at ividades ldicas e entretenimento, envolvendo pessoas de todas as idades, atravs de jogos de rua (Basquete, Peteca, Futebol, Voleibol), gincanas esportivas, culturais e ambientais, tnis de mesa, teatro, jogos corporativos, truco, dama, xadrez, respeitand o as caractersticas e idade de cada indivduo ou grupos de pessoas. Nessas atividades devem contar sempre com a participao de grupo de idosos, alunos do PETI, apresentao de grupos de dana e capoeira. Sempre que possvel envolver as polcias (Civil e Militar), Corpo de Bombeiros, no sentindo de promover a integrao da polcia com a comunidade atravs do esporte e lazer. A apresentao de bandas de msica ou fanfarras de suma importncia para despertar o civismo na comunidade (abertura com hino nacional e a participao de toda a sociedade organizada). Figura 11 Foto Ilustrativa

Horrio das atividades Aos sbados e domingos ou datas comemorativas, das 08:00 s 18:00 h. Alunos por turma: Participao aberta Faixa Etria: Pessoas de todas as idades : 13 Materiais necessrios 02 mesas de tnis de mesa (raquetes, redes e bolinhas), 01 jogo de tabela mvel de basquete, 01 cama elstica, 01 pula -pula ou piscina de bolinhas, 01 palco, 01 aparelhagem de som completa (mesa de som, microfones, caixas de som amplificada, aparelho de DVD), 01 telo 3.000 lumes com tela, tinta guache solvel em gua(cores variadas) e pincis para pintura, bales coloridos, sacos de linhagem ou similar, baralhos, mesas e cadeiras par a truco, dama, domin, xadrez, prendedor de roupas em varal, baldes plsticos, pratinhos descartveis, colheres, copos descartveis para gua, bolas de todas modalidades (voleibol, basquete, futebol, futsal, handebol), redes das modalidades, peteca e rede, gua, sempre que possvel fornecer lanche aos participantes. 2.2. PROJETO INICIAO ESPORTIVA Desenvolvimento dos esportes atravs do ensino dos fundamentos tcnicos e tticos e de movimentos para o desenvolvimento motor. Figura 12 Foto Ilustrativa HANDEBOL, BASQUETEBOL, VOLEIBOL, FUTSAL E FUTEBOL (MASCULINO E FEMININO). : 14 Figura 13 Foto Ilustrativa Metodologia para as atividades: Nas modalidades de: VOLEIBOL, FUTSAL, BASQUETEBOL E HANDEBOL. Instalaes Fsicas As atividades podero ser desenvolvidas nos ginsios de esportes das cidades, praas esportivas ou convnios com colgios estaduais ou municipais, que tenham quadras esportivas. Adequando -se a realidade das cidades. Na modalidade de: FUTEBOL Instalaes Fsicas As atividades fsico-esportivas devero acontecer nos estdios das cidades ou nas praas de esporte e/ou campos de vrzea. Para a implantao desta modalidade a prioridade ser realizar em espao gramado, ou em espao de terra. Em caso de dificuldades de oferecer atividades e m campo oficial, poder ser oferecido em camposociety. Contedo a ser ministrado Em todas as modalidades de iniciao esportiva os conhecimentos a serem trabalhados estaro voltados para os fundamentos tcnicos e tticos, aos exerccios que iro desenvolver coordenao motora e as qualidades sociais

importantes para formar um cidado como, respeito, cooperao, participao, liderana, entre outros. : 15 Recursos Humanos Professores de Educao Fsica (ou estagirio), para ministrar as atividades, designado pelas secretarias municipais de esporte. Contratados especificamente para prestar servios no projeto. Horrio das Atividades As atividades devero ser desenvolvidas no perodo matutino e vespertino, de segunda a sbado. Devendo o participante freqentar 02 ou 03 vezes por semana. Matutino: 07h00min s 11h00min Vespertino: 15h00min s 19h00min Alunos por Turma: Mdia de 30 alunos. Faixa Etria: De 08 a 14 anos Inscries: As inscries ficaro a critrio do municpio que determinar o local, dias, e horrios para as inscries. Divulgao: A divulgao das atividades dever ser feita pelo municpio atravs dos meios de comunicao adequados para cada cidade. Observaes Gerais: Em todas as instalaes selecionadas os vestirios e sanitrios devero estar em condies adequadas para os participantes. Materiais necessrios Voleibol 15 bolas oficiais, 02 redes, 20 cordas de nylon ou sizal, 15 cones, 20 coletes (duas cores), 01 saco para bolas, 01 bomba, 02 bicos e 01 corda elstica. Basquetebo l 15 bolas oficiais, 01 par de tabelas oficial, 02 redes, 20 cordas de nylon ou sizal, 15 cones, 20 coletes (duas cores), 01 saco para bolas, 01 bomba, 02 bicos e 01 corda elstica. Handebol 15 bolas oficiais, 02 redes, 20 cordas de nylon ou sizal, 15 cones, 20 coletes (duas cores), 01 saco para bolas, 01 bomba, 02 bicos e 01 corda elstica. Futsal 15 bolas oficiais, 02 redes, 20 cordas de nylon ou sizal, 15 cones, 20 coletes (duas cores), 01 saco para bolas, 01 bomba, 02 bicos e 01 corda elstica. Futebol 20 bolas oficiais (n 05), 02 redes, 20 cordas de nylon ou sizal, 15 cones, 44 coletes (duas cores), 01 saco para bolas, 01 bomba, 02 bicos e 01 corda elstica. : 16 3. Fontes de Recursos 3.1. Oramento Municipal Verificar se no PPA (Plano Plurianual) consta programa especfico para o

desenvolvimento do Esporte e Lazer. Fazer constar na LDO artigo especfico para o desenvolvimento das aes planejadas e que sero adotas pelo municpio, para efetiva aprovao da LOA. 3, 2. Fundo Municipal do Esporte Criar um fundo especfico para o esporte. Podendo captar parte da receita de transferncia do ICMS para financiar as atividades pretendidas, como tambm verificar se nos municpios existem projetos de implantao de grandes empresas (principalmente energia ren ovvel) e incentivar como parte do PBA (Plano Bsico Ambiental) o financiamento do esporte. 3.3. Convnios e Parcerias Buscar o acesso informao para utilizao de verbas federais nos programas oferecidos pelo Ministrio do Esporte. A Agel poder oferec er as informaes necessrias aos municpios para cumprirem as exigncias necessrias. Parcerias podero acontecer tambm com a iniciativa privada para busca de recursos. 3.4. Fundo de Participao dos Municpios Utilizar parte das transferncias constitucionais para financiar as atividades pretendidas. : 17 CONCLUSO Este Projeto de Participao Esportiva surge em um contexto histrico no qual se evidencia a necessidade de informaes relativas sade e qualidade de vida. Para se concretizar este processo, necessrio que acontea readequao e criao dos espaos para as atividades e constante incentivo dos programas estabelecidos. Sendo este projeto uma verdadeira poltica de esporte, lazer e promoo da sade e da qualidade de vida que um municpio pod e oferecer aos seus habitantes. Para concretizao do Projeto basicamente ser necessrio a disponibilidade de RH, j que se prope a mnima utilizao de equipamentos, aproveitando o existente no municpio. O material esportivo poder ser requisitado junto ao Ministrio do Esporte (www.esporte.gov.br), programa pintando a liberdade. Nas aes de iniciao esportiva conveniente uma parceria com as secretarias municipais e estadual de educao para que seja feito um controle de aproveitamento escolar. Portanto, a Agncia Goiana de Esporte Lazer AGEL se apresenta com parceira formulando estas polticas esportivas para os municpios, oferecendo consultoria tcnica e orientaes para a busca dos recursos financeiros que devero financiar as atividades propostas.

COMISSO DE ELABORAO DO PROJETO NA AGEL: Prof. Paulo Cesar Ferreira Prof. Joo Eduardo Batista Econ. Moacyr Augusto Salomo : 18

ANEXOS
: 19 PROJETO COMUNIDADE EM MOVIMENTO Atividade 1 CAMINHADA SAUDVEL CUSTO ESTIMADO DAS ATIVIDADES (Por Unidade) 01 Professor de Educao Fsica R$ 600,00 (Por 04 horas/trabalho) 01 Auxiliar de Enfermagem R$ 415,00 (Por 04 horas/trabalho) 01 Aparelho Medidor de Presso Digital Pulso (Marca - G-TECH ) R$ 155,00 Atividade 2 GINSTICA PARA TODOS CUSTO ESTIMADO DAS ATIVIDADES (Por Unidade) 01 Professor de Educao Fsica R$ 600,00 (Por 04 horas/trabalho) 01 Auxiliar de Enfermagem R$ 415,00 (Por 04 horas/trabalho) 01 Colchonete Individual (marca Deveras) R$ 21,00 Atividade 3 - AMIGOS EM MOVIMENTO CUSTO ESTIMADO DAS ATIVIDADES (Por Unidade) 01 Professor de Educao Fsica R$ 600,00 (Por 04 horas/trabalho) 01 Aparelho Medidor de Presso (G -TECH) R$155,00 Atividade 4 MUSCULAO PARA TODOS CUSTO ESTIMADO DAS ATIVIDADES (Por Unidade) 01 Professor de Educao Fsica R$ 600,00 (Por 04 horas/trabalho) Os equipamentos necessrios para a prtica das atividades nas Praas Pblicas podero ser construdos pela Prefeitura Municipal, orientamos: Pranchas de cimento para abdominais Bancos de cimento Barras Fixas e Barra Paralela Observao: Todos os equipamentos com alturas variadas. Sendo que para a construo dos materiais, a AGEL poder ser consultada. : 20 Atividade 5 RUA DE LAZER ou LAZER ITINERANTE CUSTO ESTIMADO DAS ATIVIDADES (Por Unidade) 01 Professor de Educao Fsica e/ou Monitor R$ 25,00 (Por perodo) 01 Tenda 12x12m (El Shadai) R$7, 700,00 01 Tenda 6X6 m (El Shadai) R$3, 100,00 01 Mesa de Tnis de Mesa (Procpio) R$ 490,00 01 Rede de Tnis de Mesa (Procpio) R$ 14,00 01 Poste para Rede de Tnis de Mesa (Aster) R$ 11,00 01 Bola de Tnis de Mesa (Shiel) R$ 1,20 01 Jogo de Tabela Mvel de Basquete Obs. Pedir ao Projeto Pintando a Liberdade. 01 Mesa de Som (Aparelho DVD, caixa de amplificada) R$2, 350,00 01 Microfone (Beringer) R$ 169,00

01 Telo 2.300 lumes com Projetor R$3,315,00 01 Bola de Voleibol (Penalty MG 3500) R$ 49,00 01 Bola de Basquete (Penalty) R$ 39,90 01 Bola de Futebol (Umbro) R$ 36,00 01 Bola Futsal (Penalty Atletic/Futsal) R$ 54,00 01 Bola de Handebol (Penalty H3L) R$ 39,00 01 Rede de Peteca (Irama / algodo) R$ 49,00 01 Rede de Voleibol (Irama/uma faixa de algodo) R$ 28,00 01 Rede de Basquete (Irama/nylon) R$ 6,00 01 Rede de Futsal (Irama/nylon) R$39,80 Observao: Outros materiais sero utilizados nas atividades com quantidades variadas, dependendo do nmero de participantes, tais como: Tinta guache solvel em gua (cores variadas), pincis para pintura, bales coloridos, sacos de linhagem ou similar, baralhos, mesas e cadeiras para truco, dama, domin, colheres, xadrez, prendedo r de roupas, baldes plsticos, pratinhos descartveis e copos descartveis. : 21 PROJETO INICIAO ESPORTIIVA Modalidade de Voleibol: CUSTO ESTIMADO DAS ATIVIDADES (Por Unidade) 01 Professor de Educao Fsica R$ 600,00 (Por 04 horas/trabalho) 01 Bola de Voleibol (Penalty MG 3500) R$ 49,00 01 Rede de voleibol (Irama Uma faixa/algodo) R$ 28,00 01 Corda de nylon (Irama) R$ 4,50 01 Cone (Zona livre) R$ 16,00 01 colete (Contra-ataque/dupla face) R$ 10,50 01 Saco para Bola (Transpo -nylon) R$28,00 01 Bomba para encher bola (poker) R$ 11,00 01 Bico para Bola (Deveras/borracha) R$1,90 Modalidade de Basquete: CUSTO ESTIMADO DAS ATIVIDADES (Por Unidade) 01 Professor de Educao Fsica R$ 600,00 (Por 04 horas/trabalho) 01 Bola de Basquete (Penalty) R$ 39,90 01 Par de Redes (Irama- nylon) R$6,00 01 Corda de nylon (Irama) R$ 4,50 01 Cone (Zona livre) R$ 16,00 01 Colete (Contra-ataque/dupla face) R$ 10,50 01 Saco para Bola (Transpo -nylon) R$28,00 01 Bomba para encher bola (Poker) R$11,00 01 Bico para encher Bola ( Deveras/borracha) R$ 1,90 : 22 Modalidade de Handebol: CUSTO ESTIMADO DAS ATIVIDADES (Por Unidade) 01professor de Educao Fsica R$ 600,00 (Por 04 horas/trabalho) 01 Bola de Handebol (Penalty -H3L) R$ 39,00 01 Rede de Handebol (Irama -nylon) R$ 39,80 01 Corda de Nylon (Irama) R$ 4,50 01 Cone (Zona livre) R$ 16,00

01 Colete (Contra-ataque/dupla face) R$ 10,50 01 Saco para Bolas (Transpo-nylon) R$ 28,00 01 Bomba para encher Bola (Poker) R$ 11,00 01 Bico para encher bola (Deveras/borracha) R$ 1,90 Modalidade de Futsal CUSTO ESTIMADO DAS ATIVIDADES (Por Unidade) 01 Professor de Educao Fsica R$ 600,00 (Por 04 horas/trabalho) 01 Bola de Futsal (Penalty Atletc/futsal) R$ 54,00 01 Rede de Futsal (Irama -nylon) R$ 39,80 01 Corda de nylon (Irama -nylon) R$ 4,50 01 Cone (Zona Livre) R$ 16,00 01 Colete (Contra-ataque/dupla face) R$10,50 01 Saco para Bola (Transpo -nylon) R$28,00 01 Bomba para encher bola (Poker) R$ 11,00 01 Bico para encher bola (Deveras/borracha) R$ 1,90 : 23 Modalidade de Futebol CUSTO ESTIMADO DAS ATIVIDADES (Por Unidade) 01 Professor de Educao Fsica R$ 600,00 (Por 04 horas/trabalho) 01 Bola de Futebol (Umbro) R$ 36,00 01 Rede de Futebol (Irama -nylon/fio 4) R$ 180,00 01 Corda de nylon (Irama -nylon) R$ 4,50 01 Cone (Zona livre) R$ 16,00 01 Colete (Contra-ataque/dupla face) R$ 10,50 01 Saco para bolas (Transpo -nylon) R$ 28,00 01 Bomba para encher bola (Poker) R$ 11,00 01 Bico para encher bola (Deveras/borracha) R$ 1,90 : 24

You might also like