You are on page 1of 2

TEOREMA DE ARQUIMEDES- EMPUXO

Prof: DANTAS Frente: 03 Aula: 26

1 -INTRODUO

OBSERVAO Se um bloco de madeira for introduzido parcialmente na gua, como ele est deslocando um certo volume de gua, ele receber um empuxo de valor igual ao peso da gua deslocada. Por exemplo, se o bloco estiver deslocando 2,0 L de gua, o empuxo que ele receber ser igual ao peso desses 2,0 L de gua, isto , 20 N EXERCCIOS 1 QUESTO Um barco passa de um rio, gua doce de densidade 1g/cm , para o 3 mar, gua salgada de densidade 1,03g/cm . Para que a parte submersa continue a mesma, preciso a) deslocar parte da carga do barco, da proa para a popa. b) deslocar parte da carga do barco, da popa para a proa. c) no alterar a carga do barco. d) retirar parte da carga do barco. e) aumentar a carga do barco.
3

2 QUESTO O empuxo uma fora vertical, dirigida para cima e que os lquidos exercem sobre os corpos mergulhados. Voc j deve ter notado que mais fcil carregar algum que esteja dentro da gua do que quando a pessoa est no ar. Pois , essa facilidade se deve ao fato do empuxo que atua na direo vertical e de baixo para cima, ajud-lo a carregar alguma coisa dentro da gua. Puxar uma ncora de navio relativamente fcil enquanto ela est dentro da gua, mas isso se torna mais difcil quando ela sai da gua. Em relao a esse fato, a afirmativa CORRETA a) A fora necessria para iar a ncora dentro da gua igual diferena entre seu peso e o empuxo que atua sobre ela. b) o empuxo da gua sobre a ncora anula o seu peso. c) o empuxo da gua sobre a ncora maior do que seu peso. d) o material da ncora torna-se menos denso ao ser colocado dentro das gua. e) o peso da ncora menor quando ela se encontra dentro da gua.

2 - POR QUE OCORRE O EMPUXO?


O empuxo ocorre porque a presso aumenta com a profundidade e, consequentemente na parte inferior do corpo mergulhado num recipiente, as foras exercidas pelo lquido so maiores do que as foras exercidas na parte superior. A resultante dessas foras est dirigida para cima. Essa resultante representa o empuxo.

3 QUESTO Na figura, esto representadas duas esferas, I e II, de mesmo raio, feitas de materiais diferentes e imersas em um recipiente contendo gua. As esferas so mantidas nas posies indicadas por meio de fios que esto tensionados.

3 TEOREMA DO EMPUXO
Todo corpo totalmente ou parcialmente imerso num fluido fica sujeito ao de uma fora que atua na direo vertical, de baixo para cima e denominada de EMPUXO.

Com base nessas informaes, CORRETO afirmar que o empuxo a) igual tenso no fio para as duas esferas. b) maior na esfera de maior massa. c) maior que o peso na esfera I. d) maior que o peso na esfera II.

4 QUESTO
Um balo de volume constante e massa "m" eleva-se na atmosfera. Sabendo-se que a densidade do ar atmosfrico diminui com o aumento da altura e desconsiderando os efeitos da variao da temperatura e movimento do ar atmosfrico, pode-se afirmar que: a) o balo subir indefinidamente at escapar da atmosfera terrestre, em razo do aumento do empuxo sobre ele medida que sobe. b) o balo subir at uma determinada altura e voltar a descer at a posio inicial, devido ao da gravidade. c) o balo subir at uma determinada altura e voltar a descer at a posio inicial, em razo da variao do empuxo medida que se move no ar. d) o balo subir, mantendo-se em torno de uma altura onde o empuxo sobre ele igual ao seu peso. e) o balo subir indefinidamente at escapar da atmosfera terrestre, em razo da no variao do empuxo sobre ele medida que sobe.

E = dF. Vsub. g

NO ESQUECER! O EMPUXO IGUAL AO PESO DO FLUIDO DESLOCADO

A CERTEZA DE VENCER

5 QUESTO Trs esferas macias e de mesmo tamanho, de isopor (1), alumnio (2) e chumbo (3), so depositadas num recipiente com gua. A esfera 1 flutua, porque a massa especfica do isopor menor que a da gua, mas as outras duas vo ao fundo (veja figura a seguir) porque, embora a massa especfica do alumnio seja menor que a do chumbo, ambas so maiores que a massa especfica da gua.

11 QUESTO

Um objeto cilndrico formado por um cilindro de madeira com massa de 1 kg e um cilindro de ferro com massa de 1 kg de mesmo dimetro, colados pela base. O objeto colocado num tanque com gua. Em relao gua, a densidade relativa da madeira 0,5 e a do ferro 7,5. A situao final de equilbrio melhor representada:

12 QUESTO
Se as intensidades dos empuxos exercidos pela gua nas esferas forem, respectivamente, E1, E2 e E3, tem-se: b) E1 < E2 < E3. c) E1 > E2 > E3. a) E1 = E2 = E3. e) E1 = E2 < E3. d) E1 < E2 = E3. 6 QUESTO A revista "Scientific american", de novembro de 1999, anuncia a volta dos bales dirigveis . O conforto, o silncio, a viso panormica e a dirigibilidade apreciados no tempo dos Zepeelins, agora esto de volta com alta tecnologia e segurana , para atrair o mercado de turismo. Considere que o Zeppilin deve subir verticalmente, isto pode ser feito. a) Mantendo o seu volume e aumentado sua densidade mdia. b) Diminuindo o seu volume e mantendo sua densidade mdia. c) Aumentando o seu volume e diminuindo a sua densidade mdia. d) Aumentando o seu volume e mantendo sua densidade mdia e) Diminuindo o seu volume e aumentando sua densidade mdia. 7 QUESTO Quando um peixe morre em um aqurio, verifica-se que, imediatamente aps a morte, ele permanece no fundo e, aps algumas horas, com a decomposio, so produzidos gases dentro do seu corpo e o peixe vem tona (flutua). A explicao correta para este fato que, com a produo de gases: a) o peso do corpo diminui, diminuindo empuxo. b) o volume do corpo aumenta, aumentando o empuxo. c) o volume do corpo aumenta, diminuindo o empuxo. d) a densidade o corpo aumenta, aumentando o empuxo. e) a densidade do corpo aumenta, diminuindo o empuxo. Uma bolinha de certo material, quando colocada em um lquido 1, fica em equilbrio com metade de seu volume imerso. Quando colocada em outro lquido 2, a mesma bolinha fica em equilbrio com 20% de seu volume acima da superfcie do lquido.

Se a densidade do lquido 1 igual a 1,20 g/cm , qual a densidade do 3 lquido 2 em g/cm ? a) 0,48 b) 0,75 c) 1,25 d) 1,33 e) 2,0 13 QUESTO Em meados do ano de 2005, o mini-submarino russo Priz, em operaes de treinamento no Oceano Pacfico, ficou preso ao cabo de fixao de uma antena usada para monitorar o fundo do mar. A situao est ilustrada na figura a seguir, onde A a antena em formato cilndrico e B a ncora que mantm o conjunto fixo ao fundo do mar.

8 QUESTO

Um corpo homogneo flutua em gua com seu volume imerso igual a 2/5 de seu volume total. A densidade do corpo relativa gua : a) 2/5 b) 2/3 c) 3/5 d) 1/5 e) 1/3
9 QUESTO uma esfera de massa 180g colocada num recipiente contendo um 3 3 lquido de densidade 1,2 g/cm . O volume da esfera de 200 cm . A 3 densidade da esfera, em g/cm , e o volume de lquido deslocado pela 3 esfera, em cm , valem, respectivamente:
a) 0,90 e 150 b) 0,90 e 180 c) 0,90 e 200 d) 0,32 e 180 e) 0,32 e 200

Com base nos conceitos de hidrosttica, considere as seguintes afirmativas: I. Devido presso da gua, a lateral do cilindro est sujeita a foras que se cancelam aos pares. II. As foras que atuam nas bases superior e inferior do cilindro, devido s presses da gua, no se cancelam aos pares. III. A resultante de todas as foras causadas pelas presses que atuam no cilindro a fora de empuxo. IV. O empuxo depende da inclinao do eixo do cilindro para uma mesma profundidade do seu centro de massa. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. b) Somente a afirmativa I verdadeira. c) Somente as afirmativas I, II e III so verdadeiras. d) Somente a afirmativa IV verdadeira. e) As afirmativas I, II, III e IV so verdadeiras.

10 QUESTO

Uma esfera homognea flutua em gua com um hemisfrio submerso e, no leo, com de seu volume submerso. A relao entre as densidades da gua e do leo : a) 4/3 b) c) 1 d) 3/2 e) 2/3

A CERTEZA DE VENCER

You might also like