You are on page 1of 21

Gustavo Lus Manfrim

PIANO
Conhecendo e Simplificando

FFCLRP USP Ribeiro Preto 2011/1

Gustavo Lus Manfrim

PIANO
Conhecendo e Simplificando

Trabalho da disciplina Fundamentos da Acstica Musical I do Curso de Licenciatura em Msica do Departamento de Msica da Faculdade de Cincias e Letras de Ribeiro Preto Apresentado ao professor Regis Rossi Alves Faria.

FFCLRP USP Ribeiro Preto 2011/1


RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de promover o conhecimento do piano moderno - modelo atual, de forma detalhada, porm simplificada e clara, tendo como foco o seu funcionamento, abordando seus mecanismos de produo sonora e suas respectivas funes. H uma pequena abordagem histrica para elucidar a evoluo dos instrumentos que culminaram com a criao do piano e uma abordagem mais detalhada seus seus sistemas de afinao.

1.

BREVE HISTRIA DO PIANO

Falar da criao do piano como sendo uma evoluo do cravo no seria de todo errado. Contudo, o processo evolutivo musical que gerou a sua criao to longo e gradual que se torna necessrio voltarmos mais atrs. Ainda que, uma descrio detalhada e minuciosa da evoluo dos instrumentos e da msica no esteja nos propsitos deste trabalho. Para se pensar na origem do piano, teremos que, naturalmente pensarmos na origem dos instrumentos de teclado, visto que este a base de seu funcionamento. O prprio teclado, por sua vez, como o conhecemos hoje, fruto de uma longa escala evolutiva. Os primeiros teclados de instrumentos de que se tem relato datam do sculo III a. C. e so uma evoluo diminuta das chaves usadas para abrir e fechar as passagens de ar dos tubos dos rgos primitivos, podendo assim, serem escolhidos os sons que se desejaria tocar. O piano, no entanto, utiliza-se do mecanismo de teclado, mas tem sua origem relacionada aos primeiros instrumentos de cordas. Dessa forma, podemos, citar como seus ancestrais desde as mais antigas ctaras primitivas, e traar linhas evolutivas de acordo com inteno da produo sonora em cada instrumento. Assim, temos o saltrio, que parte do princpio de cordas pinadas, mas que j foi experimentado com o mecanismo de teclado, e deu origem espineta, ao cravo e ao virginal; o dulcimer, partindo j do princpio de cordas percutidas, e quando acoplado um mecanismo de teclas e martelos deu origem ao pantaleon (pantalone) e consequentemente ao fortepiano; e por fim o monocrdio e seu consequente, o clavicrdio, que o mais antigo instrumento de cordas e teclados que faz graduaes de dinmica, princpio intencional evolutivo que culminou na criao do piano. Apesar deste instrumento, o piano como conhecemos hoje, por sua magnitude sonora e de recursos, no se parecer com os seus ancestrais citados, a palavra criao, no lhe serve adequadamente. Sua linha evolutiva to gradual e sua rvore genealgica to ramificada que o primeiro instrumento reconhecido como piano, datado do incio do sculo XVIII, desenvolvido pelo construtor de cravos italianao Bartolomeo Cristofoni, ainda conservava o nome de cravo com sons suaves e fortes (gravicembalo col piano e forte), apesar de sua comparao com o cravo se dar mais pela sua utilizao musical do que pelo princpio sonoro. Desde ento foi sendo aprimorado, principalmente pelos alemes e porteriormente ingleses, ganhando recursos sonoros e tomando o gosto popular, fazendo a maioria dos outros instrumentos de teclado cair em desuso anos depois.

2. A PRODUO DO SOM NO PIANO


A produo do som nos instrumentos musicais se d pelo seguinte sistema:

1) o mecanismo de excitao primria, que deve ser acionado pelo


msico, e que no piano se apresenta bem complexo com incio no teclado, passando por uma por uma srie de componentes at chegar ao martelo, que vai entrar em contato com a corda.

2) O elemento vibrante fundamental, capaz de sustentar vibraes


com freqncias pr-definidas, alm de ser armazenador da energia vibracional. No piano dado pelas cordas, que atreladas ao cavalete vo transportar o som a tbua harmnica.

3) Muitos instrumentos tm um ressonador adicional, cuja funo


converter mais eficientemente as oscilaes do elemento vibrante primrio (cordas) em vibraes sonoras do ar circundante e dar ao som o seu timbre final. No piano, funo desempenhada pela tbua harmnica.

1.1.PERTURBADORES
1.1.1.Msico necessrio, apesar de parecer bvio, citar o msico como agente do mecanismo de excitao primria, pois este pode faz-lo de diversas maneiras e, assim, mudar toda a dinmica do sistema, dentre de seus limites pr-estabelecidos.

1.1.2.Teclado Um teclado de piano nada mais que um sistema de alavanca, ou seja, um pedao de madeira (tecla), dois pinos (um de fixao vertical equilbrio e outro de fixao horizontal posicionamento). Vejamos exemplo a seguir:

No exemplo a seguir, podemos observar o movimento da tecla do piano em torno do pino de fixao para o movimento vertical.

No exemplo a seguir, podemos observar o movimento da tecla do piano em torno do pino de fixao para o movimento horizontal. (para os lados).

Nota: o pino de fixao para o movimento horizontal (posicionamento) tem como principal objetivo fazer com que as teclas no se movam para os lados, enquanto o pino de fixao de movimento vertical (equilbrio) tem como objetivo impedir que a tecla mova-se para frente e para atrs.

1. 2. 2.1. 2.1.1. 2.1.2.

2.1.3.Mecnica ou Mquina
A maior parte das peas da mquina de um piano so de madeira e, por essa razo, eram confeccionadas mo (razo pela qual essas peas no tinham forma de alta preciso). Isso d incio a uma grande e bela histria evolutiva da fsica instrumental do piano, utilizando cada vez mas a tecnologia de ponta disponveis em outras pocas. As maiores indstrias de piano do mundo, como a PETROF, STEINWAY, BSENDOLFER, YAMAHA, entre outras, construram em suas

fbricas grandes centros de tecnologia para o estudo e aprimoramento de magnficos pianos. Alguns equipamentos tecnolgicos, como softwares, tambm foram desenvolvidos especialmente para estas finalidades. Na histria, a evoluo dos instrumentos se deu desta formas: Um msico executava ou compunha uma msica. Um fsico ouvia e cantava, s vezes, se inspirando, o que o levava aos estudos que, por suas vez, resultavam em uma melhoria do instrumento. Assim, o msico compositor deslumbrado com a novidade, ficava tomado de inspirao e compunha msicas ainda mais bonitas, exigindo mais do instrumento. Dessa forma, os fsicos se inspiravam ainda mais, e assim ocorre at os dias de hoje. A seguir, imagens da mquina dos pianos. A da direita mostra o sistema de ao do piano de armrio (vertical). A da esquerda mostra o sistema de ao do piano de cauda. Falaremos basicamente de 12 pontos dos 35 que compem o sistema da mquina de um piano de cauda, tendo em vista que a concepo de ao entre os dois tipos de sistema so quase o mesmo.

a) A pea 1 um escapamento. Quando uma tecla acionada, o


escapamento que empurra o martelo (que vai em direo s cordas).

b) A peca 2 o cabo que segura o martelo. c) A peca 3 a cabea do martelo. d) A peca 4 o feltro da cabea do martelo. Esse feltro no um feltro
comum que encontramos em lojas de tecido em geral. Ele tem uma textura diferente, prpria para a finalidade do martelo. O feltro do martelo tem a finalidade de promover um som mais forte, homogneo e doce. Se batermos um martelo comum, este no apresentar nenhum movimento aps a pancada, ou seja, aps a pancada, o martelo ficar esttico no local batido. Fazendo essa mesma experincia com um martelo que tenha cabea de borracha, notaremos que aps, a pancada, ele voltar um pouco para trs. A finalidade do feltro no apenas sonora. Aps a pancada na corda, o feltro da cabea do martelo far com que este retorne com velocidade proporcional com que chegou corda. No caso do piano de armrio, outras peas como molas auxiliam na volta do martelo posio inicial

a) b) c) d)

e) A pea 5 o cavalete lateral que d apoio rgua onde preso o sistema de


martelos. Esta pea de metal.

f) A pea 6 parte do sistema de contra-abafadores. Quando tocamos uma


nota ao piano, uma das extremidades da tecla toca no sistema de contraabafadores, desencostando o mesmo da corda e permitindo que o som soe livre enquanto a tecla estiver pressionada. A seguir, a imagem do sistema de contra-abafadores de um piano de cauda.

g) A pea 7 uma espcie de cocho de martelo. Sua finalidade no deixar


que o martelo ficar quique quando a tecla for solta bruscamente. a) b) c) d) e) f)

g) A pea 8 tem como principal funo o ajuste direto do contato do


escapamento com o martelo. Conforme a extremidade dessa pea estiver mais para cima ou mais para baixo, o local de intercesso onde ocorre o

atrito da rea da cabea do martelo com o cabo do martelo tambm muda, bem como ser maior ou menor. Vejamos uma ilustrao a seguir onde, no desenho A, o escapamento est tocando o cabo de martelo numa determinada rea. J no desenho B, em outra rea.

h) A pea 9 tambm regula a posio do escapamento. Sua maior atuao est


diretamente relacionada sua posio (mais para frente / mais para atrs), atuando diretamente no ponto que ir impulsionar o martelo. i) A pea 10 um pino de metal. Esse pino o ponto de contato de cada tecla com o sistema de mquina do piano. A pea 11 a tecla do piano.

j)

k) A pea 12 nada mais que uma tira de feltro manta, que tem como finalidade evitar sons indesejados quando o martelo do piano cair num movimento natural de volta ao seu ponto de partida.

1.1.VIBRADORES
1.1.1.Cordas As cordas de um piano apertadas no diapaso em 440Hz, fazem uma presso de toneladas nas extremidades em que esto presas. Se a afinao estiver no padro de orquestra (diapaso em 442hz), a presso ser ainda maior. Nenhuma das cordas do piano tem o mesmo cumprimento. No piano, existem notas com 1, 2 e at 3 cordas. Quando a nota tem mais de uma corda, essas devero ter a mesma espessura. Para que uma nota atinja corretamente seu ponto de afinao dentro de uma escala, no basta somente apertar a(s) corda(s) referente(s) quela nota. Essa(s) corda(s) deve(m) respeitar uma proporo matemtica entre a espessura da corda e seu cumprimento. As cordas do piano so basicamente dividias em dois tipos: Cordas e Bordes. As cordas so de arame de ao liso somente, sem nenhum tipo de enrolamento. J os bordes, so constitudos de cordas lisas envolvidas uma, duas ou trs vezes em arames de cobre com espessuras diferentes. Vejamos a seguir.

1. 2. 2.1. 2.2. 2.2.1. 2.2.2.Cavaletes Os cavaletes transmitem as vibraes das cordas tbua de harmonia, cuja ressonncia amplia a enriquece a sonoridade.

2.3.RESSOADORES
2.3.1.Tbua Harmnica Abaixo das cordas encontra-se a alma do piano, a tbua harmnico, um painel de madeira confeccionado com vrias tiras coladas a intervalos regulares, formando uma grande membrana oscilante, responsvel pela amplificao e projeo das vibraes das cordas. O piano moderno (cerca de 100 anos) construdo com as cordas cruzadas, permitindo um maior comprimento das cordas mais graves, isto permite um melhor aproveitamento do tampo harmnico propiciando uma melhor resposta dos graves e um maior equilbrio estrutural. A tampa harmnica de ressonncia tem uma funo bem parecida com a do tampo do violo. Ambos, inclusive, tm leques (pequenas ripas em madeira) que fazem com que o som se espalhe por toda a tbua harmnica. Essa madeira tambm tem funo sonora e, por essa razo, deve ser selecionada cuidadosamente para esse tipo de funo. Cada fabricante usa suas prprias medidas em termos de dimenses e espessuras. Nos violes de concerto, por exemplo, vrias medidas diferentes so usadas, do centro do tampo s suas extremidades, variando de acordo com o fabricante. O mesmo vale para o tampo e fundo dos instrumentos de arco, que, por sua vez, constituem-se nos mais complexos clculos em relao a outros instrumentos que utilizam o mesmo tipo de componente. A seguir, na imagem da direita, temos somente a tampa harmnica com os leques. Na imagem da esquerda temos a tampa harmnica com seus leques j montados num piano de cauda (viso de baixo do piano).

Abaixo, olhando a parte de trs de um piano vertical podemos ver a tampa harmnica.

1. 2. 2.1. 2.2.

2.3.

2.4.MODULADORES
2.4.1.Pedais Os dois sistemas de pedais, seja de piano de armrio ou de piano de cauda, oferecem uma concepo quase iguais no que se refere a forma de funcionamento. Porm, o sistema de pedais de um piano de armrio envolve um conjunto de peas mais interessantes, alm de poder ser visto com mais facilidade por voc mesmo (a) em seu prprio piano vertical. A seguir, podemos observar como esses dispositivos so e esto dispostos. .

Em cada uma das barras horizontais existe uma mola curva em formato de C, que fica posicionada quase no centro da barra horizontal (tambm servindo como ponto de equilbrio) e permite que o pedal volte sozinho ao seu estado inicial. O sistema de pedais de um piano de armrio funciona com a mesma concepo de um sistema de alavanca, assim como o sistema de teclas. As barras horizontais so conectadas com as barras verticais por meio de um pino de encaixe. Ento, quando pisamos no pedal, abaixamos uma das extremidades da barra horizontal, enquanto a outra se levanta. Por sua vez, essa outra extremidade que se levanta, empurra para acima a barra vertical, acionando assim sua funo de destino. Se for o pedal da surdina, a alavanca (que fica dentro da mquina do piano) aproxima todos os martelos da corda, diminuindo a distncia entre eles e, conseqentemente, diminuindo a fora da pancada, o que proporciona um som de menos volume. Inversamente ocorre na ao do sistema de sustain e do abafador. Quando pisamos no pedal de sustain (abaixando assim um das extremidades da barra horizontal), a barra vertical sobe acionando a alavanca dentro da mquina do piano e, consequentemente, afastando os contra-abafadores das cordas, o que permite que o som soe livremente. O sistema de pedal de abafador funciona da mesma forma que o pedal de sustain, sendo que, ao invs de afastar os contraabafadores das cordas (proporcionando um som livre), desce a barra com feltro que se antepem entre os martelos e as cordas, abafando o som. Um dos mais importantes fatores na tcnica pianstica est reservado ao uso dos pedais. O pedal direita denominado pedal direito e, por vezes, erroneamente, "pedal forte". Fazer presso com o p sobre este pedal significa retirar todos os abafadores das cordas. Isso permite que qualquer corda que seja atingida vibre livremente, pois o seu som est sendo sustentado - mesmo que a sua

tecla correspondente esteja solta - enquanto o pedal no for erguido. O use deste pedal produz ainda outro efeito: quando se retiram os abafadores, algumas outras cordas que no foram tocadas podem "vibrar por simpatia", o que empresta sonoridade uma colorao e riqueza extras. O pedal da esquerda, usado com menos freqncia, chamado una corda (do italiano, "pedal de uma corda") ou pedal surdina ou ainda pedal doce. Fazer presso com o p sobre este pedal significa "matizar" a sonoridade, produzindo qualidades de sons mais doces, surdos a at mesmo mais misteriosos. Nos pianos de cauda, quando se comprime a surdina, isto faz o teclado a todo o mecanismo mover-se ligeiramente para o lado direito, a assim os martelos, agora, podem bater apenas em duas das trs cordas, ou numa nica corda em vez de duas, conseqentemente produzindo menor volume sonoro. Nos pianos verticais, isto pode ser obtido por meio de um feltro que se interpe entre os martelos a as cordas, de modo a tornar a sonoridade mais surda ou abafada. Ou ento, fazendo com que todos os martelos fiquem mais prximos das cordas para que seja menor a distncia do percurso deles, o que lhes reduzir a velocidade e a fora e, por conseguinte, haver uma diminuio da sonoridade. Quando o compositor deseja que o pianista use este pedal num determinado trecho da msica, ele escreve debaixo deste una corda ("uma corda"). E quando quer que o pedal seja solto, escreve tre corde ("trs cordas"). Em determinados pianos, principalmente aqueles fabricados pela firma americana Steinway, h um terceiro pedal, colocado entre os outros dois . Este denominado pedal sostenuto e, ao ser comprimido, mantm os abafadores fora somente daquelas cordas cujas teclas estiverem abaixadas no momento. Os sons destas sero sustentados at que o pedal seja solto, embora todas as demais notas possam ser tocadas sem sofrer os efeitos do pedal sostenuto. Este pedal til quando, por exemplo, uma nota ou um acorde do baixo precisa ser sustentado, enquanto o pianista est com as suas mos ocupadas numa outra parte do teclado, tocando notas que levam pedal da forma usual.

1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5.ESTRUTURA FSICA DO INSTRUMENTO


2.5.1.Corpo, Caixa ou Esqueleto Os instrumentos acsticos possuem um corpo que ter direta ou indiretamente uma funo acstica, por isso, a classificao instrumento acstico. De acordo com o tipo de instrumento, seu corpo ter mais ou menos atuao acstica. No caso do piano, esta atuao quase que inexistente. A caixa de um piano tem o principal objetivo de unir ou sustentar toda a estrutura interna. Para termos uma idia mais exata sobre isso, podemos usar o seguinte exemplo comparativo:

1. Retirando as laterais e o fundo de um instrumento de corda tangvel, como o violo, percebemos a expressiva queda sonora e timbral do seu som final.

2. No piano ocorre o contrrio, pois se so retiradas as laterais e as tampas, a sonoridade aumenta.

A seguir, imagens do corpo de um piano de cauda.

1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.5.1.

2.5.2.Cepo O cepo do piano uma grossa prancha de madeira em camadas, onde so colocadas as cravelhas em que vo se prender as cordas.

2.5.3.Chapa de Ferro As cordas de um piano apertadas em 440Hz fazem uma presso em torno de 23 toneladas nas extremidades ao qual esto presas. Inicialmente, a criao da chapa de ferro se deu pela necessidade de aumentar a resistncia

estrutural do piano. No entanto, era um corpo a mais interferindo e interagindo indiretamente no produto final do instrumento, sonoramente falando. Assim, mais uma difcil tarefa para os ilustres fabricantes e seus engenheiros. Agora, a chapa de ferro tinha que ter forma e massa de metal para interferir o mnimo possvel na sonoridade do instrumento. Atualmente, as chapas de ferro tm formas similares a uma chapa de ferro de um piano de cauda. A chapa em questo de um modelo de Steinway A indstria que mais registrou patentes de projetos de piano no mundo.

2.5.4.Reforo Estrutural Reforo estrutural significa reforar a estrutura. O peso de um piano, seja ele de armrio ou de cauda, bem pequeno quando comparado presso a que o instrumento est submetido pelas cordas. Por essa razo que se faz mister um projeto parte s para se tratar desta questo. Esse projeto vem com o objetivo de criar reforos no corpo do piano que o ajude a suportar no s o peso de todos os componentes internos, mas tambm toda a grande presso imposta pelas cordas afinadas no diapaso. Normalmente, o reforo estrutural constitudo por toras macias de madeira localizadas no verso do piano. No exemplo a seguir, foram utilizadas imagens j mostradas acima, s que agora, apontando o reforo estrutural ao invs de leques.

2.5.5.Tampas As tampas do piano (seja de armrio ou de cauda) tm a funo de melhorar a proteo de seus componentes internos contra a poeira e outros agentes contidos no ar, que podem diminuir o tempo de vida til do instrumento, bem como o bom funcionamento dos sistemas mecnicos. Em geral, as tampas dos pianos de armrio e de cauda so da seguinte forma:

3.

SISTEMAS DE AFINAO NOS INSTRUMENTOS DE TECLADO

Para iniciar um estudo sobre os sistemas de afinao necessrio, primeiramente, situar-nos no contexto histrico, para que seja possvel compreender qual foi a funo de cada um dos quatro principais sistemas dentro da histria da msica. A compreenso sobre o porqu dos diversos sistemas de afinao surgidos ao longo de sculos se d a partir do momento que entende-se os problemas decorrentes de cada um deles, que sero explicados e solucionados adiante. Para isso, sero abordadas algumas unidades de medida necessrias para que os clculos sobre a diferena entre os intervalos musicais se tornem claros. Partindo de Pitgoras, com o estudo sobre as relaes matemticas e musicais com o monocrdio, realizar-se- uma breve descrio no desenvolvimento do sistema pitagrico, natural, mesotnico e temperado, abordando os aspectos mais importantes de cada um deles. Em seguida, sero apresentadas as respectivas solues propostas para resolver o problema da afinao fixa dos instrumentos de teclado.

1. 2. 3. 3.1.CONCEITOS SOBRE AFINAO


3.1.1.OS TIPOS DE AFINAO O termo afinao possui uma srie de significados, podendo referirse: 1) ao ajustamento da frequncia de uma nota de um instrumento antes ou durante a execuo musical; 2) nota tomada como referncia para afinar certos tipos de instrumento, como a trompa em F, clarinete em Bb; 3) encordatura de um instrumento como o violino, por exemplo, que possui cordas afinadas em sol2/r3/l3/mi3;

4) afinao de barras, referente a construo dos instrumentos denominados idiofones; 5) e, por fim, o termoafinao pode referir-se a um determinado tipo de escalas construdas a partir de divises matemticas dentro de um intervalo de 8a (HENRIQUE, 2007, p. 936). A seguir, sero explanados quatro tipos diferentes de afinao possveis de serem realizados dentro de um intervalo de 8a. Os tipos aqui abordados so denominados afinaes Pitagrica, Mesotnica, Natural e Temperada. importante ressaltar que esses tipos de afinao dizem respeito nica e exclusivamente a seu emprego nos instrumentos de teclado, pois estes possuem uma afinao fixa, ou seja, no tm a possibilidade de alterar a afinao durante a execuo em virtude de uma limitao em sua construo fsica. Devido a este fator, as diferentes afinaes possveis dentro de uma 8a propem uma possvel soluo para que os instrumentos de teclado possam acompanhar instrumentos de afinao semifixa ou livre.

1.1.1. REPRESENTAO DOS INTERVALOS ATRAVS DE DIVERSAS UNIDADES DE MEDIDA

1 possvel notar as relaes intervalares utilizando unidades de medida diversas. Neste trabalho sero brevemente abordadas as representaes feitas atravs de nmeros fracionrios e de unidades como o Savart o Cent.

a) Nmeros fracionrios Ao representarmos os intervalos musicais atravs de fraes, tomamos como ponto de partida a relao proporcional entre cada um deles. Ao afirmarmos que existe um intervalo com relao de 3/2, isto quer dizer que este possui uma relao de 3:2 com uma nota especfica. Como veremos mais adiante, no captulo 2, referente afinao pitagrica (p. 15), essa relao representa o intervalo de 5a justa. Confira a tabela abaixo, com a relao entre os harmnicos contidos em cada intervalo natural: 8 2/1 5 3/2 4 4/3 3M 5/4 3m 6/5 2M 9/8 6M 5/3 7M 15/8

b) A Unidade Savart Introduzida por Feliz Savart (1791-1841), esta unidade de medida de intervalos construda tendo como base o logaritmo decimal de 2 achado a partir do intervalo de 8. Em seguida, multiplica-o por 1000. 2/1 = 8, logo, representando a oitava, utilizaremos o nmero 2. log102 = 0,30103 0,30103 x 1000 = 301,0313 Portanto, em uma 8a existem 301savart. Um tom temperado tem aproximadamente 50 savart e, logicamente, o semitom possui 25 savart. A converso de um intervalo acstico fracionrio emsavart calculada da seguinte maneira: determina-se o logaritmo decimal do intervalo acstico multiplicando em seguida por 1000.

Tomemos como exemplo a seguinte equao: para encontrar, em savart, o intervalo entre as frequncias 900 e 150 Hz, realizamos a operao: 900/150 = 6 &log1060,30103 0,778 x 1000 = 778 savart

c) A Unidade Cent

Desenvolvida por Alexander J. Ellis (1814-1890), a unidadeCent (representada pelo smbolo ) foi criada com o propsito de ser aplicvel a um sistema de medidas que comportasse o clculo de intervalos inferiores ao semitom. Utilizando a 8a como referncia, divide-se esta em 1200 partes iguais (devido aos 12 semitons contidos na escala temperada), tornando-se um sistema ideal e facilitado para definir as relaes intervalares dos diversos sistemas de afinao relativamente ao temperamento igual (HENRIQUE, 2007, p. 929). 0 Do 100 Do # 200 R 300 Mib 400 Mi 500 Fa 600 Fa# 700 Sol 800 Lab 900 La 100 0 Sib 110 0 Si 120 0 Do

Relacionando as unidades de medida cent e savart, observamos que 1 cent 4 savart, pois 1200/301 4.

1.1.TIPOS DE AFINAO
1.1.1.AFINAO PITAGRICA

O filsofo e matemtico grego Pitgoras (570 a.C. 496 d.C.), utilizou um instrumento chamadomonocrdio para realizar experincias sobre as relaes matemticas proporcionais a partir de uma corda vibrante. O monocrdio (derivado do latim monochordon, que significa literalmente um fio) um instrumento composto por uma caixa de ressonncia, sobre a qual estende-se uma nica corda presa a dois cavaletes mveis. No pode ser considerado como um instrumento musical, visto que sua utilizao se reservou apenas para fins de treinamento e laboratrio.1 A partir da nota emitida pelo dedilhar da corda presa apenas aos cavaletes (ou corda solta), Pitgoras comeou a estabelecer relaes intervalares desta entre as notas obtidas atravs de propores matemticas geradas ao criar novos pontos de diviso sobre a corda do monocrdio. Ao dividir a corda ao meio, por exemplo, Pitgoras descobriu a relao intervalar de 8a2, estabelecendo uma relao de proporo de 2:1. Ao dividir a corda em trs e tocar a parte referente a 2/3 da corda (relao de 3:2), obtm-se o intervalo de 5a, e assim por diante. O clculo matemtico de Pitgoras resultou nas seguintes propores (cf. tabela 1), originadas da construo a partir de 5as Justas (HENRIQUE, 2007, p. 950):

1. 2. 3.

Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, org. Aurlio Buarque de Holanda Ferreira,

Nova

Fronteira, Rio de Janeiro, 2 ed


O termo 8a ainda no era utilizado nessa poca, porm, para facilitar o entendimento, neste trabalho
2

4.

as referncias aos intervalos sero feitas de acordo com a sua nomenclatura moderna.

1. CONCLUSO
O Piano um instrumento musical de cordas percutidas, munido de um teclado e de uma grande caixa de ressonncia. O som produzido pela presso das teclas que acionam martelos de madeira revestidos de feltro que, por sua vez, fazem percutir as cordas. Estas produzem vibraes elsticas na forma de som que so transmitidas por um cavalete a uma tbua harmnica que tem a funo de ampliar e distribuir este som. dotado de pedais que promovem graduao sonora timbrstica e de intensidade. Surgiu na Itlia no incio do sculo XVIII e aps vrios processos de desenvolvimento ganhou o mundo e fez cair em desuso outros instrumentos de teclado e cordas anteriores. um instrumento que se utiliza hoje de uma afinao temperada, tem o mesmo som para notas enharmnicas, equilibradas dentro de uma oitava.

You might also like