You are on page 1of 25

DIREITO ADMINISTRATIVO 1) O direito administrativo NO define os fins do Estado. Ele somente os realiza. 2) No um direito codificado/sistematizado.

. Os textos administrativos no esto reunidos em um s corpo de lei como acontece com os outros ramos do direito. 3) O Brasil adota o Sistema de Jurisdio nica (sistema ingls ou sistema judicirio), segundo o qual os conflitos de natureza administrativa so resolvidos na justia comum, no existindo uma jurisdio administrativa especializada.

FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO


PRIMRIA: A LEI SECUNDRIA: A DOUTRINA, A JURISPRUDNCIA E OS COSTUMES.

LEI

SENTIDO MATERIAL: Todo ato jurdico emanado pelo Estado com o carter de norma geral, abstrata e obrigatria, tendo como finalidade o ordenamento da vida coletiva. ( o ato jurdico emanado, o que diz ele)

SENTIDO FORMAL: Todo ato proferido pelo rgo constitucionalmente legiferante, sendo, portanto, emanado pelo Poder Legislativo. ( a lei emanada pelo P. Legislativo).

SISTEMAS ADMINISTRATIVOS: Consiste no regime adotado para o controle dos atos praticados pela Administrao Pblica, em qualquer dos nveis de governo, no mbito de qualquer dos poderes. Por meio do sistema administrativo controla-se a legalidade e a legitimidade dos atos administrativos.

SISTEMA ADMINISTRATIVO INGLS, DE JURISDIO NICA OU DE CONTROLE JUDICIAL :


y y

y y

Sistema adotado no Brasil. O Poder Judicirio competente para a apreciao e o julgamento de todas as es pcies de litgios, tanto aqueles envolvendo apenas particulares, como aqueles em que uma das partes a Administrao Pblica. A Administrao tem o dever de apreciar a legalidade de seus atos (autotutela ) Apenas o Poder Judicirio tem competncia, com definitividade para dizer acerca da legalidade ou legitimidade de um ato administrativo.

SISTEMA ADMINISTRATIVO FRANCS, OU SISTEMA CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO:


y y

Diviso de competncias, ficando o P. Judicirio impedido de apreciar a adequao ordem jurdica dos atos praticados pela Administrao Pblica, isso competncia exclusiva da prpria administrao. Existncia de uma esfera especializada na soluo de litgios administrativos, separada dos litgios que no envolvam a administrao.

NO BRASIL 1) Vige o sistema Ingls/contencioso/de jurisdio nica ou de controle judicial 2) Princpio da inafastabilidade de jurisdio: A lei no excluir da apreciao do Judicirio, leso ou ameaa a direito. (CF/5/XXXV). y Deciso na esfera administrativa no assume definitividade para o particular, o qual, inconformado com o seu teor, sempre poder se valer da via judicial, pleiteando sua alterao. y Deciso no mbito administrativo favorvel ao particular NO poder ser reformada / contestada pela administrao.

ASPECTOS DA ADMINISTRAO PBLICA 1) ADMINISTRAO EM SENTIDO SUBJETIVO, FORMAL, ORGNICO (ESTRUTURA): CONJUNTO DE RGOS, entidades e agentes que exercem atividade administrativa. (A e P maisculos). Divide-se em Adm. Direta e Indireta. ESTRUTURAO ADMINISTRATIVA. FORMAL: VEM DE FORMA, ESTRUTURA. 2) ADMINISTRAO EM SENTIDO FUNCIONAL, OBJETIVO OU MATERIAL (EXERCCIO DE ATIVIDADE ADMINISTRATIVA): Designa a natureza da atividade exercida pelos entes administrativos. Atividade administrativa. Como ela exercida. Corresponde prpria funo administrativa (a e p minsculos). MATERIAL: VEM DE MATRIA A MATRIA DE QUE TRATA A ADM. PBLICA A ATIVIDADE ADMINISTRATIVA FUNO ADMINISTRATIVA.

Como atividade administrativa TPICA, compreende: a) SERVIOS PBLICOS: Toda atividade que a Administrao Pblica executa direta ou indiretamente, para satisfazer a necessidade coletiva, sob o regime predominantemente pblico. b) POLCIA ADMINISTRATIVA: Limitaes administrativas. Restries impostas por lei ao exerccio de direitos individuais em benefcio do interesse coletivo. c) FOMENTO: Atividade de incentivo iniciativa privada de utilidade pblica. ESQUEMATICAMENTE:

UNIO ESTADOS DF MUNICPIOS

AUTONOMIA POLTICA: ATOS DE GOVERNO AUTONOMIA ADMINISTRATIVA: ATOS DE EXECUO. No possui autonomia poltica AP Subjetivo, formal, orgnico, rgos, entidades, agentes ap objetivo, material, funcional Atividade administrativa

ADMINISTRAO DIRETA E INDIRETA ADMINISTRAO DIRETA: Conjunto de rgos que integram as pessoas polticas do Estado para o exerccio, de forma CENTRALIZADA, de atividades administrativas. Quando a administrao direta se subdivide, ou se REPARTE INTERNAMENTE, essas reparties, dela no se distinguem, o que se verifica so distribuies internas de plexos de competncia : s DESCONCENTRAO. (Como se fossem departamentos).

ADMINISTRAO INDIRETA: Conjunto de PESSOAS JURDICAS (institudas pelo Estado para tal fim), desprovidas de autonomia poltica, que, VINCULADAS ADMINISTRAO DIRETA, tm competncia para o exerccio, de FORMA DESCENTRALIZADA, de atividades administrativas. Ou seja, o Estado atua indiretamente, atravs de outras pessoas DESCENTRALIZAO.

FUNDAMENTAO LEGAL ART. 37/CF/XIX E XX: Criao de entidades da administrao indireta:


 Somente por lei especfica (cada entidade da administrao indireta como requisito para sua criao tem uma lei especfica, como se fossem os atos constitutivos dessa entidade) poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, sociedade de economia mista e de fundao, cabendo Lei Complementar, nesse ltimo caso (fundao), definir as reas de sua atuao.  Depende de autorizao legislativa a criao de subsidirias das entidades mencionadas no inciso anterior, bem como a participao de quaisquer delas em empresa privada.

ADMINISTRAO PBLICA DIRETA ADMINISTRAO PBLICA

RGOS DESCONCENTRADA

ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA

AUTARQUIAS FUNDAES EMPRESA PBLICA

EMPRESA PBLICA

GOVERNO

SOC. ECON. MISTA GOVERNO Conjunto de ENTIDADES, rgos, agentes incumbidos do exerccio do poder POLTICO. Ligado a um conjunto de agentes, rgos ou entidades que compem a estrutura constitucional do Estado. Faz valer poderes polticos.

ADMINISTRAO PBLICA Matria constitucional Investida em poderes administrativos Faz valer poderes administrativos

O QUE COMPE A ATIVIDADE ADMINISTRATIVA? COMO ESTRUTURADA A ADMINISTRAO? O PRINCPIO DA DESCENTRALIZAO ADMINISTRATIVA O PRINCPIO QUE NORTEIA A ADMINISTRAO PBLICA. SERVIO PBLICO
 Prestado pelo Estado ou por quem lhe faa as vezes  Mediante regras predominantemente de direito pblico  A fim de atender as necessidades da coletividade (sociais).

COMO SE PRESTA O SERVIO PBLICO? QUAIS SO AS FORMAS DE PRESTAO DO SERVIO PBLICO?

DOUTRINA CLSSICA:
1) FORMA DE PRESTAO CENTRALIZADA 2) FORMA DE PRESTAO DESCENTRALIZADA Centralizada: Significa que o Estado, diretamente, por meio de seus rgos, presta o servio pblico. Descentralizada: Significa que o Estado repassa a execuo do servio pblico para terceiras pessoas (por ele mesmo criadas).

FORMAS DE DESCENTRALIZAO (SEGUNDO A DOUTRINA CLSSICA) Por Colaborao: DELEGAO A execuo do servio pblico repassada para terceiros que no so

pessoas jurdicas criadas pelo Estado para tal fim. O SERVIO PBLICO REPASSADO A PARTICULARES.

Por Servio:

OUTORGA Mediante atividade legislativa / legal. Aquela em que o Estado, no tendo

interesse de prestar diretamente o servio, repassa a execuo a terceiros adm. Indireta. MAS QUEM SO ESSES TERCEIROS? So pessoas criadas pelo Estado para tal fim (adm. Indireta).
A Administrao Pblica Indireta um resultado efetivo da descentralizao administrativa por servio. Essa descentralizao administrativa feita mediante atividade legal.

FORMAS DE DESCENTRALIZAO SEGUNDO A DOUTRINA MODERNA 1) Descentralizao Hierrquica (Na doutrina clssica DESCONCENTRAO) 2) Descentralizao Institucional (Na doutrina clssica Descent. por Servio) ADM. INDIRETA 3) Descentralizao por Delegao (Na doutrina clssica Descent. por Colaborao) 4) Descentralizao Social

HIDS
Hierrquica, Institucional, Por Delegao, Social

RGO: Conjunto de atribuies. Centro de unidade que exerce as variadas atribuies a ele destinadas. NO TEM PERSONALIDADE JURDICA (NO PESSOA). POSSUI PERSONALIDADE JUDICIRIA OU A CAPACIDADE JUDICIRIA.

ENTIDADE: Pessoa jurdica DOTADA DE PERSONALIDADE JURDICA.

1) DESCENTRALIZAO HIERRQUICA: Repasse da execuo do servio pblico, mantendo-se dentro da mesma Entidade. (DESCONCENTRAO). Especializao da atividade administrativa, distribuindo entre os rgos da MESMA ENTIDADE.

UNIO PESSOA JURDICA Entidade

PRESIDNCIA DA REPBLICA rgo

MINISTRIOS rgo

rgos componentes da Entidade UNIO (Como se fossem departamentos).

2) DESCENTRALIZAO INSTITUCIONAL (OUTORGA): A especializao da atividade administrativa repassada de uma Entidade PARA OUTRA ENTIDADE (PESSOAS JURDICAS DIFERENTES).

Criadora: UNIO Entidade

Pessoa Jurdica criada pela prpria UNIO Criatura

DESCENTRALIZAO POR SERVIO- OUTORGA (DOUTRINA CLSSICA) OU INSTITUCIONAL NA DOUTRINA MODERNA.

O repasse dessas atividades de uma Entidade para outra se d mediante LEI que cria a Administrao , Indireta. O vnculo da Entidade criadora com a entidade criada um vnculo legal.

3) DESCENTRALIZAO POR DELEGAO: (POR COLABORAO): Servio pblico repassado a particulares. (concessionrias, permissionrias, autorizatrias). Vnculo contratual Une a entidade que repassa e mantm a titularizao do servio para a executora do servio. 4) DESCENTRALIZAO SOCIAL: Surge para explicar as razes do 3 setor do Estado (ONGs) Organizaes no Governamentais. Tambm chamada de reconhecimento (a posteriori ).

Assim, conclui-se que, seja qual for o tipo de descentralizao, SEMPRE HAVER O REPASSE DA EXECUO DO SERVIO PBLICO.

1 NVEL HIERRQUICA 2 NVEL INSTITUCIONAL

1 SETOR - PBLICA

3 NVEL POR DELEGAO

2 SETOR - PRIVADA

4 NVEL - SOCIAL

3 SETOR ONGS

O QUE JUSTIFICA A DESCENTRALIZAO? O QUE JUSTIFICA O 3 SETOR? O QUE JUSTIFICA O 2 SETOR DO ESTADO? ENFIM, PARA QU EXISTE A DESCENTRALIZAO? Faz-se descentralizao para melhor atender aos resultados sociais, como uma maneira de otimizao dos resultados do Estado e para uma melhor prestao do servio pbli o, e, por conseqncia, conseguir c alcanar o interesse da coletividade PRINCPIO DA EFICINCIA. Assim, o princpio da eficincia que vai nortear as razes da descentralizao.

ADMINISTRAO INDIRETA

DESCENTRALIZAO ADMINISTRATIVA SERVIOS DOUTRINA CLSSICA DESCENTRALIZAO INSTITUCIONAL (OUTORGA)

POR

ADMINISTRATIVA DOUTRINA MODERNA

ADMINISTRAO DIRETA
conclusivo qualificar a Administrao DIRETA como o conjunto de rgos pblicos, componentes da entidade, que executam o servio de forma centralizada. Por outro lado a Administrao INDIRETA como o conjunto de pessoas jurdicas, criadas pelo Estado, para exercer ou executar o servio pblico de forma descentralizada. Dentro da Administrao Indireta tem-se quatro entidades:
   

AUTARQUIAS EMPRESAS PBLICAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA FUNDAES PBLICAS

1) AUTARQUIAS: O QUE UMA AUTARQUIA? O termo autonomia confunde-se com autarquia? Em tempos atuais, a AUTARQUIA uma das pessoas administrativas criadas pelo Estado. Numa concepo primria autarquia significa auto-governo, governo prprio, o que poderia levar a confuses quando se fizesse meno autonomia. Porque a autonomia parte do pressuposto de exerccio de PODERES POLTICOS e a Autarquia, aqui mencionada, NO DOTADA DE PODERES POLTICOS, ela uma entidade administrativa, porm no dotada de poderes polticos, pois se assim o fosse, seria, inevitavelmente confundida com uma entidade federativa. DECRETO 200/67 Reforma Administrativa Traz a definio de Autarquia e demonstra o que se entende por ela em tempos atuais: AUTARQUIA O servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da administrao pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira DESCENTRALIZADA. AUTARQUIA 1 SETOR ADMINISTRAO INDIRETA: Pessoa administrativa que foi criada por uma entidade, para um determinado fim, para cumprir determinado objeto. No se deve confundir AUTARQUIA com AUTONOMIA.

AUTONOMIA
1) Revestida de poder POLTICO 2) Correlacionada com ENTES FEDERATIVOS

AUTARQUIA
1) No tem autonomia em termos de revestimento de poderes polticos. 2) Revestida de PODERES ADMINISTRATIVOS.

As disciplinas normativas que tratam especificamente sobre as autarquias tm suas razes no Decreto-Lei 200/67. A autarquia como componente da Administrao Indireta efetivamente a prestao descentralizada de um servio pblico, de uma atividade tpica do Estado. A Doutrina vem definindo Autarquia de acordo com sua forma de constituio, com sua personalidade, com seu objeto. Mas desde j uma pergunta surge: O DECRETO 200/67 no traz a CATEGORIA da personalidade jurdica da autarquia. Assim, a doutrina unnime em afirmar que tal categoria PERSONALIDADE JURDICA DE DIREITO PBLICO, segundo o Cdigo Civil.
y y y y y y

OBJETO Atividades tpicas de Estado Personalidade jurdica de direito pblico CRIAO DA AUTARQUIA CRIADA POR LEI ESPECFICA SUBMETE-SE AO DIREITO PBLICO NO GOZA DE AUTONOMIA POLTICA Ex.: IBAMA, BACEN, OAB, INMETRO, INSS, ETC...

Como se cria/organiza uma Autarquia? Qual a forma de extino de uma Autarquia? CF/88 Art. 37/XIX:

Criada por LEI ESPECFICA (uma lei para cada autarquia criada). Decorrente de atividade legislativa. EXTINO A CF no menciona. Mas pelo Princpio da Simetria das Formas: a mesma forma para criar deve ser a mesma para extinguir, portanto, a EXTINO DE AUTARQUIA TAMBM DEPENDE DE LEI ESPECFICA. A iniciativa do Projeto de Lei para se criar uma Autarqui do Chefe do Poder Executivo a (Presidente da Repblica, Governador, Prefeito).

COMO SE ORGANIZA UMA AUTARQUIA? POR ATO ADMINISTRATIVO. Pelo chefe do executivo ou quem lhe faa as vezes. O Ato Administrativo organiza o funcionamento interno da Autarquia.

INDAGAO: QUANDO PASSA A EXISTIR A AUTARQUIA? EM QUE MOMENTO ELA ADQUIRE A PERSONALIDADE JURDICA DE DIREITO PBLICO? A Autarquia passa a existir no mundo jurdico no momento da existncia da Lei, com a sua entrada em vigncia. Est, portanto, condicionada a personalidade jurdica da Autarquia vigncia da Lei, passando a exercer direitos e obrigaes na ordem jurdica.

OBJETO DA AUTARQUIA: RAZES PARA SE CRIAR UMA AUTARQUIA: EFICINCIA PARA PRESTAR O SERVIO TPICO DO ESTADO. A Administrao Pblica, como prestadora de servios, pode prest-los de forma centralizada (ela diretamente) ou descentralizada (por meio das entidades por ela criadas). A Administrao poder valer-se, ainda, da Descentralizao por Delegao (para os Clssicos, por Colaborao). Determinados servios pblicos que no se englobam como atividades tpicas de Estado, ou que sejam susceptveis de delegao, a Administrao poder valer-se da Delegao, atravs dos institutos das concesses, autorizaes, permisses.

RELEMBRANDO:

Descentralizao Hierrquica: O que os Clssicos chamavam DESCONCENTRAO. Diviso interna de um mesmo ente (rgos de uma mesma entidade como se fossem departamentos) Descentralizao Institucional: Administrao Indireta Atividades tpicas de Estado Clssicos chamavam Descentralizao por Servio) Vnculo jurdico. Instituda em lei. (O que os

Descentralizao por Delegao O que os clssicos chamavam de Descentralizao por Colaborao. O servio repassado a terceiros vnculo contratual. A Entidade criada vinculada entidade criadora.

A Unio (entidade), quando cria o INSS, por exemplo (autarquia federal), este est vinculado Unio. Assim, as Autarquias esto vinculadas a seus rgos criadores (vnculo de outorga legal). NO EXISTE AUTARQUIA INTERESTADUAL. O que se admite pela CF (art. 241) a formao de CONVNIOS ou CONSRCIOS PBLICOS. A AUTARQUIA POSSUI PATRIMNIO PRPRIO PBLICO. Os bens so destacados da instituio que criou a Autarquia e passa a integrar o patrimnio da prpria Autarquia. Como todo bem pblico possui as seguintes caractersticas:

IMPRESCRITVEL IMPENHORVEL INSUSCEPVEL DE USUCAPIO REGRAS CONDICIONADAS DE ALIENAO

OUTROS DESDOBRAMENTOS DAS AUTARQUIAS


Sendo uma Autarquia uma entidade vinculada entidade criadora, pergunta-se: A AUTARQUIA TEM UMA RELAO DE SUBORDINAO OU HIERARQUIA COM A ENTIDADE CRIADORA? Tem-se entendido que a Autarquia tem AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, ou no est vinculada HIERARQUICAMENTE, ou subordinada entidade jurdica que a criou. A Doutrina preconiza que a Autarquia somente est submetida a um controle finalstico, a um controle de tutela, ao chamado controle de legalidade. A Autarquia submete-se entidade criadora to somente no que atine ao controle da legalidade de sua atuao. De outro lado, essa autonomia gozada pela Autarquia num campo administrativo, oramentrio, funcional, no a isenta de determinadas regras do regime publicista. Da dizer que as Autarquias esto obrigadas a realizarem licitao. Os contratos realizados pelas Autarquias esto sujeitos Lei de Licitaes (Lei 8.666/93). Alm disso, as Autarquias devem se submeter aos concursos pblicos, nos termos do Art. 37/II CF./88. portanto a Autarquia, a entidade que mais prxima est do Estado, da Administrao D ireta, sujeita s variadas regras do regime publicista, como licitao, concurso pblico, nos termos propostos, tanto pela CF quanto pela lei infraconstitucional.

QUAL O REGIME JURDICO APLICVEL AO AGENTE PBLICO DAS AUTARQUIAS? 1) As Autarquias constituem pessoa jurdica de direito pblico. 2) Quais so os regimes existentes para os agentes pblicos? At meados de 2010 vigorava no sistema jurdico a EC 19/98 no que atine a eliminao do regime jurdico nico. Tal Emenda possibilitou a coexistncia de dois regimes no mbito da Administrao Pblica.

Ela permitiu o regime Estatutrio e o Regime Contratual ou Celetista. Ento o regime contratual ou celetista e o estatutrio poderiam coexistir numa mesma entidade. Traando um paralelo entre o que funcionava antes da EC 19/98, o que funciona depois da referida EC e o que funciona depois do STF sobre a Emenda, tem -se:

ANTES DA EC 19/98
Existia o chamado REGIME JURDICO NICO ESTATUTRIO. As pessoas jurdicas de direito pblico deveriam, obrigatoriamente, adotar um nico regime por seus agentes pblicos.

DEPOIS DA EC 19/98
Eliminou-se obrigatoriamente o Regime Jurdico nico e passou-se a aceitar dois regimes dentro de uma mesma entidade. Essa regra perdurou at meados de 2010.

APS DECISO STF 2010


ADIN perante o STF questionando a constitucionalidade da EC 19/98 no que pertine exatamente eliminao do Regime Jurdico nico. Argumentou-se na ao que no fora obedecido ao processo legislativo, neste ponto. No se obteve a votao de 3/5 que necessria para a provao das Emendas Constitucionais. Nesse ponto, suprimiu-se a votao em uma das Casas, ocorrendo aquilo que a Doutrina Constitucionalista qualifica de vcio formal de inconstitucionalidade. Aps essa deciso do STF, que declarou INCONSTITUCIONAL A EC 19/98 e desde essa deciso a regra que vige a existente antes de 1998, ou seja, volta a viger o REGIME JURDICO NICO. O STF conferiu eficcia ex nunc (para frente) deciso, ou seja, no retroagir. As situaes consolidadas permanecem vlidas.

OBSERVAO: NO LAPSO TEMPORAL ENTRE A EC 19/98 E O JULGAMENTO DO STF AS REGRAS PERMANECEM INALTERADAS. ASSIM, NESSE NTERIM, AS SITUAES JURDICAS/CONTRATUAIS SO AS MESMAS: OU SEJA, OS CELETISTAS CONTRATADOS NESSE NTERIM, PERMANECEM CELETISTAS. A NOVA REGRA SE APLICA SOMENTE A CONCURSOS REALIZADOS APS DECISO DO STF DE 2010, HAJA VISTA O EFEITO EX NUNC CONFERIDO DECISO.

RESPONSABILIDADE CIVIL DAS AUTARQUIAS

Art. 37/CF 88: As pessoas jurdicas de direito pblico e as pessoas jurdicas de direito privado, prestadoras de servio pblico, respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, garantindo-se o direito de regresso quanto ao agente que agiu com dolo ou culpa.

A responsabilidade civil das autarquias aquela preconizada no Art. 37/CF, que afirma ser a responsabilidade OBJETIVA, que aquela que no valora culpa ou dolo. Ela tem seu fundamento to somente no nexo causal, pouco importa se a Au tarquia, na circunstncia ou no ato praticado agiu com dolo ou culpa. O que se precisa comprovar que do ato da atividade da autarquia transcorreu um dano, precisase comprovar o nexo causal, precisa-se demonstrar a relao de pertinncia ntima entre a atividade e o dano ocorrido. Geralmente, ao se estudar a responsabilidade civil estatal, faz uma diferena, da chamada -se responsabilidade primria e responsabilidade secundria. Na RESPONSABILIDADE PRIMRIA, o Estado diretamente responde pelo dano produzido. Na SECUNDRIA, ou tambm SUBSIDIRIA, o Estado, em determinadas condies, responde subsidiariamente ou secundariamente por um dano que no foi ele originariamente que causou. No caso das autarquias, elas so responsveis pelos atos praticados, elas dev arcar com os em custos de tais danos e de sua reparao. Uma vez a vtima comprovando que a Autarquia no tem condies de suportar o ressarcimento, impreterivelmente a vtima deve buscar o montante da indenizao da pessoa que criou a Autarquia. Isso o que se denomina responsabilidade subsidiria ou secundria. No se trata de responsabilidade solidria, e sim subsidiria. Devem-se esgotar todos os meios necessrios para receber da Autarquia. Em no sendo possvel a Autarquia arcar, recorre-se ao ente criador.

PRERROGATIVAS DAS AUTARQUIAS A Autarquia, nos termos do Art. 150/ par. 2/CF 88, TEM IMUNIDADE TRIBUTRIA RECPROCA. So imunes aos impostos sobre a renda, servios e patrimnio.

PRERROGATIVAS PROCESSUAIS O sentido de Fazenda Pblica engloba a Autarquia. Assim, se ela engloba ou est inserida na definio de Fazenda pblica, todo tratamento conferido Fazenda Pblica, NO CAMPO PROCESSUAL, destinado tambm s Autarquias. So elas: 1) Prazo em DOBRO para RECORRER 2) Prazo em QUDRUPLO para CONTESTAR RECORRER O DOBRO CONTESTAR O QUDRUPLO 3) As despesas processuais das Autarquias so pagas ao final IDEM FAZ. PBLICA 4) As suas dvidas podem ser inscritas em dvida ativa. 5) Podem se privilegiar dos precatrios. As execues contra as Autarquias so contra a Fazenda. NO SE PODE FAZER PENHORA DE BENS SO IMPENHORVEIS. 6) Reexame necessrio: As sentenas contrrias Fazenda Pblica (Autarquias) esto submetidas ao reexame necessrio , ou seja, sero obrigatoriamente analisadas pelo 2 grau ou pela 2 instncia.

QUESTO: QUAL O FORO COMPETENTE PARA PROCESSAR AS AUTARQUIAS? QUAL A JUSTIA COMPETENTE? Compete aos juzes federais julgar as causas das entidades autrquicas. Assim, a ao contra Autarquia deve ser proposta na JUSTIA FEDERAL, DESDE QUE ESSA AUTARQUIA SEJA FEDERAL. A Autarquia ESTADUAL ou MUNICIPAL ser julgada na JUSTIA ESTADUAL.

AUTARQUIAS EM REGIME ESPECIAL AGNCIAS REGULADORAS 1 SETOR DO ESTADO: Administrao Direta e Indireta (Descentralizao Hierrquica e Descentralizao Institucional). 2 SETOR DO ESTADO: Descentralizao por Delegao (Concessionrias, permissionrias, autorizatrias). 3 SETOR DO ESTADO: ONGs.

As Agncias Reguladoras no constituem nenhum outro setor. Elas esto dentro do 1 setor do Estado. As Agncias Reguladoras so Autarquias em regime especial, so pessoas jurdicas de direito pblico, porm detm maior grau de autonomia financeira, administrativa e oramentria. Alm disso, so dotadas de poder de normatividade sobre assuntos correlacionados sua rea. Os dirigentes das Agncias Reguladores detm maior estabilidade no exerccio de suas funes, ou seja, tm os dirigentes prazos de mandatos fixos, que no se coincidem com o mandato do Presidente da Repblica.

FUNDAES PBLICAS: Transtorno bipolar da personalidade


Art. 200/67: Para os fins desta lei considera-se: IV Fundao Pblica: Entidade dotada de personalidade jurdica de DIREITO PRIVADO, sem fins lucrativos, criada em virtude de AUTORIZAO LEGISLATIVA,para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio, gerido pelos respectivos rgos de direo e funcionamento por recursos da Unio e outras fontes.

Doutrinariamente, importante destacar-se trs posies distintas:

HELI LOPES MEIRELLES: A Fundao Pblica somente pode ser de DIREITO PBLICO. Segundo o professor Heli Lopes Meirelles, no existe Fundao Pblica de DIREITO PRIVADO, sob o argumento de que o Decreto 200/67 no fora recepcionado pela nova Constituio, por incompatibilidade material.

H ainda aqueles que sustentam que o Decreto-Lei 200/67 foi recepcionado pela CF e, assim sendo, s existe Fundao Pblica de DIREITO PRIVADO.

A POSIO DOMINANTE SUSTENTA QUE A FUNDAO PBLICA PODE SER ORA DE DIREITO PBLICO, ORA DE DIREITO PRIVADO (DA A BIPOLARIDADE.... RSRSRS). Depender, isso, da opo da Lei.

Esse tambm, o entendimento do STF: RE 101.126 Fundao instituda pelo poder pblico: NEM TODA FUNDAO INSTITUDA PELO PODER PBLICO FUNDAO DE DIREITO PRIVADO. As fundaes institudas pelo Poder Pblico que assumem a gesto de servio estatal e se submetem a regime administrativo previsto nos Estados Membros, por leis estaduais, so fundaes de direito pblico, e, portanto, pessoas jurdicas de direito pblico. Tais fundaes so espcie do gnero Autarquias, aplicando-se a elas a vedao a que alude o 2 do Art. 99/CF.

Assim, s haver Fundao Pblica de DIREITO PBLICO QUANDO A LEI OPTAR e Fundao Pblica de DIREITO PRIVADO, QUANDO A LEI OPTAR.

CARACTERSTICAS DAS FUNDAES PBLICAS 1) uma entidade administrativa; 2) uma pessoa jurdica 3) Possui patrimnio prprio, destacado pelo seu instituidor, para o cumprimento de uma finalidade especfica SOCIAL / ASSISTENCIAL. NATUREZA DA PERSONALIDADE JURDICA DA FUNDAO PBLICA
y y

Fundaes Pblicas de Direito PBLICO: FUNAI, IBGE, UNB Fundaes Pblicas de Direito PRIVADO: + Raras

Se a Fundao for uma FUNDAO PBLICA DE DIREITO PBLICO ela ser uma FUNDAO AUTRQUICA, uma espcie do gnero Autarquia Portanto ter o mesmo regime jurdico das Autarquias.

A Fundao Pblica de DIREITO PRIVADO, diferentemente, regida por leis do direito privado. QUESTO: Fundao Privada a mesma coisa que Fundao Pblica de Natureza PRIVADA? NO. Fundao PRIVADA Fundao Bradesco, Fundao Roberto Marinho. No se confunde com fundao pblica de direito privado. O TRIBUNAL DE CONTAS, por exemplo, faz a anlise das contas da fundao pblica de direito privado, mas no faz da fundao privada.

A grande diferena exatamente que a fundao pblica de direito privado instituda e mantida pelo poder pblico.

Questo: Quem exerce o controle da Fundao Pblica o Ministrio Pblico? A atividade do Promotor de Justia, a atividade do Ministrio Pblico, no que diz respeito Fundao Pblica a mesma atividade de controle da administrao pblica num campo geral. O Ministrio Pblico analisa a fundao PRIVADA. Mas na Fundao Pblica, seja ela de direito pblico ou de direito privado, O MP NO FAZ O CONTROLE DIRETO E ESPECFICO COMO FAZ DA FUNDAO PRIVADA. Ele controla a Fundao Pblica dentro de sua atribuio genrica para exercer o controle do patrimnio pblico, de forma GERAL. No h nenhuma incidncia especfica do MP como existe na fundao privada.

COMO QUE SE CRIA A FUNDAO PBLICA? Quando se fala na criao de uma fundao pblica, tem que fazer a diferenciao da personalidade -se jurdica. Tem-se que saber se a personalidade de direito pblico ou de direito privado. A Fundao Pblica de direito PBLICO conhecida como AUTARQUIA FUNDACIONAL e tem o mesmo tratamento jurdico da Autarquia, assim, no caso de FUNDAO PBLICA DE DIREITO PBLICO, assim como na Autarquia, depender de LEI ESPECFICA para a sua criao, DE I ICIATIVA DO CHEFE DO PODER N EXECUTIVO (PRESIDENTE, GOVERNADOR, PREFEITO).

Fundao Pblica de Direito PBLICO MESMO TRATAMENTO DA AUTARQUIA. Art. 37/XIX: Somente por LEI ESPECFICA poder ser criada Autarquia e AUTORIZADA instituio de EMPRESA PBLICA, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E FUNDAO. Assim, o comando constitucional diz que a Fundao Pblica AUTORIZADA por Lei. Mais uma vez, aqui, importante se faz proceder diferenciao entre FUNDAO PBLICA DE DIREITO PBLICO E FUNDAO PBLICA DE DIREITO PRIVADO no que diz respeito criao. Uma coisa a lei CRIAR, outra coisa a lei AUTORIZAR. A Fundao mencionada no texto constitucional, que carece de AUTORIZAO Legislativa, a FUNDAO DE DIREITO PRIVADO.

CRIA

O DA FUNDA PBLICA

FUNDA O PBLICA DE DIREITO PBLICO: CRIAO POR LEI ESPECFICA

FUNDA O PBLICA DE DIREITO PRIVADO: AUTORIZADA A INSTITUIO POR LEI

Quando a Lei CRIA a Fundao Pblica de Direito PBLICO, sua existncia INICIA-SE NO MOMENTO DA ENTRADA EM VIGNCIA DA LEI QUE A CRIOU. Quando a Lei CRIA, a PERSONALIDADE JURDICA INICIA-SE COMA PRPRIA VIGNCIA DA LEI.

Entretanto, quando a lei AUTORIZA, tal Fundao est submetida aos ditames do DIREITO CIVIL.

Lei autoriza a instituio de uma Fundao Pblica de Direito PRIVADO.

O chefe do Executivo no est obrigado a implement-la. Se o faz, ser mediante DECRETO.

A Fundao nesse caso no ganha personalidade jurdica desde j, submetendo aos -se ditames do Cdigo Civil (Art. 45), obrigando o registro de seus Atos Constitutivos no cartrio competente. Assim: 1 a Lei AUTORIZA a instituio da Fundao, depois seus atos constitutivos so registrados no cartrio competente: ASSIM COME A A PERSONALIDADE JURDICA DE DIREITO PRIVADO DE UMA FUNDA O PBLICA DE DIREITO PRIVADO. Quando a Lei AUTORIZA a instituio de uma Fundao Pblica de Direito PRIVADO, no nasce ainda a sua personalidade jurdica- A FUNDA O AINDA N O NASCEU. preciso que o Chefe do Executivo implemente a sua existncia e o fao por decreto e que, ainda, leve o registro de seus estatutos no cartrio competente.

A forma de organizao em ambos os casos, TANTO PARA A FUNDAO PBLICA DE DIREITO PBLICO TANTO PARA A DE DIREITO PRIVADO se dar por meio de ATO ADMINISTRATIVO. Ou seja, para se criar uma e outra preciso diferenciar a personalidade jurdica, mas a organizao, de ambas, se faz por ATO ADMINISTRATIVO.

E PARA A EXTINO DA FUNDAO? Aplicar-se- o mesmo exposto no quesito Autarquias: PRINCPIO DA SIMETRIA DAS FORMAS: a mesma forma utilizada para criar ser utilizada para extinguir. A extino dever obedecer mesma forma utilizada para a criao. Dessa forma:

FUNDAO PBLICA DE DIREITO PBLICO

FUNDAO PBLICA DE DIREITO PRIVADO


EXTINO A LEI AUTORIZA A EXTINO. A PARTIR DA LEI QUE AUTORIZA A EXTINO, PODE O CHEFE O EXECUTIVO IMPLEMENT-LA.

CRIAO EXTINO CRIAO POR LEI ESPECFICA, DE POR LEI ESPECFICA, DE LEI AUTORIZA INICIATIVA DO CHEFE INICIATIVA DO CHEFE CRIAO. DO PODER EXECUTIVO. DO PODER EXECUTIVO.

OBJETO DA FUNDAO: PARA QU CRIADA UMA FUNDAO? O objeto das Fundaes Pblicas residual. ASSISTENCIA,, DE CONTEDO EMINENTEMENTE SOCIAL.

TIPO DE CONTROLE A QUE A FUNDAO PBLICA EST SUBMETIDA As Fundaes Pblicas, sejam de Direito Pblico ou de Direito Privado, somente se submete a um controle de LEGALIDADE, CONTROLE DE TUTELA, CONTROLE FINALSTICO.

PATRIMNIO DAS FUNDAES PBLICAS Art. 98 Cdigo Civil: So bens pblicos: os bens pertencentes s pessoas jurdicas de DIREITO PBLICO. OS DEMAIS, so bens PARTICULARES. Assim, definindo-se a personalidade jurdica da Fundao Pblica (se de direito PBLICO ou de direito PRIVADO), ficar definido que tipo de bem se trata: se um bem PBLICO ou um bem PARTICULAR. FUNDAO PBLICA DE DIREITO PBLICO: Bens pblicos (imprescritveis, impenhorveis, inalienveis, etc). FUNDAO PBLICA DE DIREITO PRIVADO: Bens particulares, privados.

LICITAO: As Fundaes Pblicas devem realizar LICITAO. CONCURSO PBLICO: As Fundaes Pblicas devem realizar CONCURSO PBLICO.

Qual o REGIME dos agentes pblicos das FUNDAES PBLICAS? No existe regime ESTATUTRIO em pessoa jurdica de direito privado. DIREITO PRIVADO CLT REGIME CONTRATUAL. Portanto:

FUNDAO PBLICA DE DIREITO PBLICO


REGIME ESTATUTRIO (APS DECISO DO STF)

FUNDAO PBLICA DE DIREITO PRIVADO


REGIME COTNRATUAL CELETISTA CLT

RESPONSABILIDADE CIVIL DAS FUNDAES: Art. 37; 6/CF: As pessoas jurdicas de direito PBLICO e as pessoas jurdicas de direito PRIVADO PRESTADORAS DE SERVIO PBLICO respondero por danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

ASSIM: IDENTIFICAR: 1) QUAL A PERSONALIDADE? FUNDAO PBLICA DE DIREITO PBLICO: RESPONSABILIDADE OBJETIVA FUNDAO PBLICA DE DIREITO PRIVADO: RESPONSABILIDADE OBJETIVA Independentemente se a fundao de natureza pblica ou privada, o Estado SEMPRE responde SUBSIDIARIAMENTE.

PRERROGATIVAS PROCESSUAIS E TRIBUTRIAS DAS FUNDAES A Fundao Pblica de Direito PBLICO entendida como AUTARQUIA FUNDACIONAL, assim, destinado a ela o mesmo tratamento jurdico das Autarquias: PRERROGATIVAS PROCESSUAIS:
     

Prazo em dobro para recorrer Prazo em qudruplo para contestar Custas processuais recolhidas ao final Execuo fiscal Bens impenhorveis Precatrios

Se a Fundao for de natureza PRIVADA, ela NO TER NENHUMA PRERROGATIVA PROCESSUAL.

Questo: A ao contra as Fundaes Pblicas de responsabilidade da Justia Federal ou Estadual?

Art. 109 I/CF: Aos juzes federais compete processar e julgar: .... As causas em que a Unio, Entidade Autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes.

A Fundao Pblica de DIREITO PBLICO uma entidade autrquica, assim sendo, estar SUBMETIDA JUSTIA COMUM FEDERAL, DESDE QUE ELA TENHA NATUREZA FEDERAL. Porque se se tratar de FUNDAO PBLICA DE DIREITO PBLICO, MAS DE CARTER ESTADUAL OU MUNICIPAL, SER JULGADA NA JUSTIA ESTADUAL (IDEM AUTARQUIAS).

IMUNIDADE TRIBUTRIA: Imunidade sobre a renda, o patrimnio e o servio? Art. 150/ 2/CF: As vedaes do inciso VI, alnea a (proibio de cobrar impostos, tributos s/ a renda, servios ou patrimnio de uma entidade federativa em relao a outra) so extensivas s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico.

Destaque: As Fundaes Pblicas de Direito Pblico so institudas e mantidas pelo Poder Pblico? SIM. ENTO ELAS TERO IMUNIDADE TRIBUTRIA RECPROCA. As Fundaes Pblicas de Direito Privado so institudas e mantidas pelo Poder Pblico? Sim. ENTO ELAS TERO IMUNIDADE TRIBUTRIA RECPROCA. Independentemente do tipo de personalidade, a Fundao que instituda e mantida pelo Poder Pblico tem imunidade tributria recproca.

AGNCIAS EXECUTIVAS O que so Agncias Executivas? No se trata de uma nova pessoa jurdica. No a criao de uma nova entidade administrativa. As Agncias Executivas constituem uma QUALIFICAO JURDICA. So TRANSITRIAS, CONSTITUEM UM RTULO DESTINADO OU PARA UMA AUTARQUIA OU PARA UMA FUNDAO PBLICA. J existe uma entidade administrativa que uma autarquia ou uma fundao pblica e assim elas so ROTULADAS de Agncias Executivas, que mediante um CONTRATO DE GESTO, FIXAM-SE METAS, OBJETIVOS, em troca de uma maior autonomia para essas entidades administrativas. Quando se fala em Agncias Executivas est se dizendo que tanto a Autarquia quanto a Fundao recebem maior autonomia gerencial, oramentria, funcional e de gesto, onde estipulam metas a serem -se cumpridas por tais entidades. As Agncias Executivas so transitrias. medida que as metas vo sendo cumpridas, elas deixam de ser Agncias Executivas.

SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PBLICAS AMBAS SO PESSOAS JURDICAS DE DIREITO

PRIVADO.
EMPRESA PBLICA
Pessoa jurdica de direito PRIVADO, criada para a PRESTAO DE SERVIO PBLICO OU EXPLORAO DE ATIVIDADE ECONMICA, DE CAPITAL EXCLUSIVAMENTE PBLICO, PODENDO SER CONSTITUDA SOB QUALQUER MODALIDADE EMPRESARIAL.

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA


Pessoa jurdica de direito PRIVADO, PRESTADORA DE SERVIO PBLICO OU EXPLORADORA DE ATIVIDADE ECONMICA, contando com CAPITAL MISTO (pblico e privado), instituda, OBRIGATORIAMENTE sob uma nica modalidade empresarial: A SOCIEDADE ANNIMA (SA) Componente da ADMINISTRAO INDIRETA.

REGIME JURDICO APLICADO NAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E NAS EMPRESAS PBLICAS: REGIME DE DIREITO PRIVADO, PREDOMINANTEMENTE. Muitos doutrinadores afirmam que o regime a ser aplicado um regime hbrido ora um regime de direito privado, ora um regime de direito pblico. Mas, PREDOMINANTEMENTE, aplica-se o regime de direito PRIVADO. O Estado no momento em que deseja prestar um servio pblico ou explorar atividade econmica estar autorizado a criar tais entidades. Quando se fala das referncias normativas a respeito das Sociedades de Economia Mista e das Empresas Pblicas tem-se como base o Decreto 200/67 e tambm o art. 173 da CF. O Art. 173/CF traz claramente os direcionamentos das Sociedades de Economia Mista e das Empresas Pblicas.

COMO SE CRIA UMA SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA? COMO SE CRIA UMA EMPRESA PBLICA? COMO SE EXTINGUE? COMO SE ORGANIZAM TAIS ENTIDADES ADMINISTRATIVAS? Em se tratando, em ambos os casos, de personalidades jurdicas de direito PRIVADO e que, por conseqncia, esto submetidas s regras de direito privado, a Lei que reger tais entidades o Cdigo Civil, mais especificamente, o art. 45. O Art. 37/ inc. XIX/CF tambm preleciona regras para a criao das Sociedades de Economia Mista e para as Empresas Pblicas, quando menciona que a lei AUTORIZAR sua instituio.

Assim, a CRIAO das SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA e das EMPRESAS PBLICAS dar-se- mediante AUTORIZAO LEGISLATIVA.

Relembrando: 1) Quando a Lei CRIA uma entidade administrativa, ela passa a ter personalidade jurdica NO MOMENTO EM QUE A LEI PASSA A VIGER / COMEA A EXISTIR. 2) Quanto a Lei AUTORIZA a criao, significa que h, to somente, A AUTORIZAO LEGAL PARA A SUA CRIAO. Sua existncia de FATO ainda NO OCORREU. Para que isso ocorra indispensvel

que o CHEFE DO EXECUTIVO baixe um decreto e consequentemente submeta os registros dos Estatutos no Cartrio competente. A partir do registro dos estatutos ganha-se a personalidade jurdica, ganha-se aptido para adquirir direitos e obrigaes na ordem civil.

ORGANIZAO DAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E DAS EMPRESAS PBLICAS: POR ATO ADMINISTRATIVO.

EXTINO DAS S.E.M. E DAS E.P.: Princpio da simetria das formas: A MESMA FORMA UTILIZADA PARA CRIAR SER UTILIZADA PARA EXTINGUIR. ASSIM: A FORMA UTI8LIZADA PARA A EXTINO DE AMBAS SER MEDIANTE: AUTORIZAO LEGISLATIVA.

QUESTO: Falncia: Como ocorre a falncia da S.E.M. e da E.P.? Tais entidades esto submetidas ao regime falimentar? Na Lei de Falncias, 11.101/2005 Art. 2: II Esta lei no se aplica EMPRESA PBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA.

Assim, EM TERMOS LEGAIS, tais entidades NO ESTO SUBMETIDAS AO REGIME FALIMENTAR. Entretanto, a fim de que se abarque totalmente a questo, necessria se faz a anlise do objeto, tanto das S.E.M. quanto das E.P., pois de acordo com esse objeto analisado, consequentemente chega a uma -se resposta, que NO NECESSARIAMENTE VAI COINCIDIR COM OS TERMOS DA LEI.

1) Quando se fala em tais entidades (S.E.M. e E.P.), destacam-se dois tipos de objeto:  Prestao de servio pblico  Explorao de atividade econmica (POR MOTIVO DE RELEVANTE INTERESSE NACIONAL OU EM RAZO DE SEGURANA PBLICA). **EXPLORAO DE ATIVIDADE ECONMICA: Uma parte da Doutrina aborda a explorao da atividade econmica numa percepo ampliativa. Essa doutrina engloba, de certa forma, a prestao do servio dentro da prpria explorao da atividade econmica. Assim, pode-se dar uma concepo ampla atividade econmica e efetivamente incluir, a, a prestao de servio, servio esse que NO poder ser aquele que deve ser prestado pelo prprio Estado.

Uma outra boa parte da Doutrina (Doutrina Administrativista) faz a dicotomia entre a explorao da atividade econmica e a prestao do servio pblico, em que o regime a ser aplicado, em cada uma das entidades, muitas vezes depende se se est diante da explorao da atividade econmica ou diante da prestao de servio pblico.

EM OUTRAS PALAVRAS: SE FOR PRESTADORA DE SERVIO PBLICO D-SE UM TRATAMENTO E, SE FOR EXPLORADORA DE ATIVIDADE ECONMICA, D-SE OUTRO TRATAMENTO.

AS S.E.M. E AS E.P. DEVEM LICITAR? Art. 173/CF: Ressalvado os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessrio aos imperativos da segurana nacional ou relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1: A Lei estabelecer o Estatuto Jurdico da Empresa Pblica, da Sociedade de Economia Mista e de suas subsidirias, que explorem atividade econmica de produo, ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: I A sujeio ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios; II - Licitao, contratao de obras e servios, compras e alienaes, observados os princpios da Administrao Pblica.

O entendimento que predomina dentre os administrativistas e que encontra respaldo nos julgamentos dos Tribunais Superiores :

S.E.M. e E.P. PRESTADORA DE SERVIO PBLICO

S.E.M. e E.P. EXPLORADORA DE ATIVIDADE ECONMICA


NO ESTO OBRIGADAS A SEMPRE LICITAR. A LICITAO SOMENTE SER OBRIGATRIA NA CHAMADA ATIVIDADE SECUNDRIA, OU ATIVIDADE-MEIO.

OBRIGADAS A LICITAR EM QUALQUER CONDIO

EX.: A CEF, empresa pblica, exploradora de atividade econmica, pretende comprar material de escritrio, que uma atividade secundria. NESTE CASO, ELA OBRIGADA A LICITAR. Mas se a compra estiver relacionada SUA ATIVIDADE PRINCIPAL, OU ATIVIDADE-FIM, ELA NO ESTAR OBRIGADA A LICITAR. Isso porque o desempenho da atividade-fim incompatvel com o processo licitatrio, que , na maioria das vezes, burocrtico e moroso.

ART. 173/CF: A LEI ESTABELECER O ESTATUTO JURDICO DE TAIS ENTIDADES, DISPONDO DENTRE OUTRAS SITUAES DAS EMPRESAS PBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA, NO QUE DIZ RESPEITO OBRIGATORIEDADE DE LICITAR.

Mas a Lei que vai definir este estatuto jurdico ainda no existe, razo pela qual a Doutrina vem comungando desse entendimento e que encontra respaldo na jurisprudncia dos Tribunais Superiores.

PATRIMNIO DAS EMPRESAS PBLICAS E DAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA Art. 98 Cdigo Civil: So be s pblicos todos aqueles perte ce tes s pessoas jurdicas de direito pblico, os de ais so be s privados.

Se se est diante de um PATRIMNIO PRIVADO, assim ele dever ser tratado: COMO UM PATRIMNIO PRIVADO.

1 FAL NCIA: A Empresa Pblica e a Sociedade de Economia mista NO ESTO SUJEITAS AO REGIME FALIMENTAR NO PLANO LEGAL, A QUESTO DA FALNCIA DE TAIS ENTIDADES EST SOLUCIONADA.

ASS

ADES DE ECONOMIA MIS A E EMPRESAS PB ICAS


A A EA V A E EC N CA N EST OB GA AS SEMPRE A L C TAR. A OBRIGATORIEDADE D-SE SOMENTE NA ATIVIDADEMEIO. NA ATIVIDADE FIM ELAS NO ESTO OBRIGADAS A LICITAR. EXPL

PRES ADORAS DE SERVIO PB ICO OBRIGADAS A LICITAR, EM QUALQUER CONDIES

SOC. ECON. MISTA E EMP. PBLICA


Personalidade jurdica de direito PRIVADO

BENS PRIVADOS
Submetidas ao direito privado. No so submetidas ao regime pblico.

Mas como a Doutrina tem interpretado a questo? Lei 6404/76 Art. 242 Tal artigo admitia a falncia de tais entidades, entretanto esse artigo foi revogado, por no recepo pela CF/88. A Doutrina fez a diferenciao entre a prestadora de servio pblico e a exploradora da atividade econmica. A PRESTADORA DE SERVIO PBLICO NO PODE ESTAR SUBMETIDA AO REGIME FALIMENTAR, POIS: 1) ELA NO EXPLORA ATIVIDADE ECONMICA 2) EXISTE O PRINCPIO DA CONTINUIDADE DO SERVIO PBLICO, QUE IMPEDE QUE TAL SERVIO SEJA PARALISADO. Assim, a Doutrina fez a diferenciao, dizendo que o art. 242 no foi recepcionado, mas aplicando-se o art. 173/CF perfeitamente possvel de tais entidades estarem sujeitas falncia. Mas deve-se entender que a prestadora de servio pblico EST EXCLUDA E, EM CONTRAPARTIDA A EXPLORADORA DA ATIVIDADE ECONMICA EST SUJEITA FALNCIA.

ASSIM:

SOC. ECON. MISTA E EMPRESA PBLICA PRESTADORAS DE SERVIO PBLICO

SOC. ECON. MISTA E EMPRESA PBLICA EXPLORADORAS DE ATIVIDADE ECONMICA

NO ESTO SUJEITAS ESTO SUJEITAS FALNCIA FALNCIA.

QUESTO: OS BENS DAS EMPRESAS PBLICAS E DAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA ESTO SUJEITOS PENHORA? STF RE 222.041: Podem realizar a penhora de tais bens. STF RE 220.906: No se pode realizar a penhora.

Para resolver essa questo indispensvel qualificar se prestadora de servio pblico ou exploradora de atividade econmica.

EXPLORADORA DE ATIVIDADE ECONMICA


REGIME PRIVADO

PRESTADORA DE SERVIO PBLICO

CONTROVRSIA

PODE-SE PENHORAR

VIDE:

Tecnicamente, os bens das S.E.M. e das E.P. independentemente se prestadoras de servio pblico ou e ploradoras de atividade econmica, PODEM SER PENHORADOS.

Mas no bem assim que tem sido resolvida a questo no mbito dos Tribunais. -se O STF deu duas interpreta es em um caso dos Correios, onde, em um dos casos podia penhorar, no outro no. H de se analisar que o STJ vem dando uma interpretao limitada a respeito da penhora. Ele diz que pode-se penhorar os bens das prestadoras de servio pblico mas em alguns casos esses bens, essas penhoras devem ser limitadas ao ponto de no prejudicar a prestao do servio pblico, de forma a garantir a prpria prestao do servio pblico. Entendimento esse tambm adotado pelo STF em que restringiu a penhora sobre o faturamento de uma S.E.M. Nesse julgado, entendeu o STF que haveria uma limitao da penhora a fim de no prejudicar a prestao do servio pblico.


CONC RSO PBLICO: Tais entidades devem realizar concurso pblico e o seu pessoal est submetido ao regime CELETISTA CLT COTNRATUAL.


CONTROLE QUE A ENTIDADE CRIADORA REALIZA SOBRE A ATIVIDADE CRIADA OU SEJA O CONTROLE QUE O ESTADO REALIZA DA ADM. INDIRETA: CONTROLE FINALSTICO, CONTROLE DE TUTELA.
 

RESPONSABILIDADE CIVIL: Art. 37/CF:

A responsabilidade OBJETIVA da pessoa jurdica de direito pblico e da PESSOA JURDICA DE DIREITO PRIVADO PRESTADORA DE SERVIO PBLICO.

NO CASO DAS EXPLORADORAS DE ATIVIDADE ECONMICA A RESPONSABILIDADE SUBJETIVA.

PRERROGATIVAS PROCESSUAIS E TRIBUTRIAS PROCESSUAIS: Tanto a prestadora quanto a exploradora NO TEM NENHUM BENEFCIO PROCESSUAL.

TRIBUTRIAS: A imunidade tributria (Art. 150/CF) s/ a renda, o patrimnio e servios dessas entidades: TANTO A PRESTADORA QUANTO A EXPLORADORA, EM TESE, NO TEM DIREITO IMUNIDADE TRIBUTRIA RECPROCA.

A jurisprudncia do STF afirma que as E.P. e as S.E.M. PRESTADORAS DE SERVIO PBLICO TM IMUNIDADE TRIBUTRIA RECPROCA.

O 3 SETOR DO ESTADO
O 3 setor do Estado so as chamadas entidades paraestatais; o que no se deve confundir com a administrao indireta. O termo entidade paraestatal deve ser visto como aquelas entidades INTERMEDIRIAS, ora de colaborao, ora de cooperao. Servios sociais, organizaes sociais (OSs), as organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIPs), as entidades de apoio, enfim, o que se denomina, popularmente ONGs.

Os servios sociais constituem pessoa jurdica de direito privado, SEM FINS LUCRATIVOS, institudos para assistncia ou para ministrar ensino a determinadas categorias sociais ou de grupos profissionais (SESI, SENAI, SESC, SEBRAE, etc...) No esto submetidas s regras de licitao e nem ao concurso pblico. So submetidas a um regramento prprio, obedecendo, obviamente, os parmetros gerais da Lei 8.666/93.

You might also like