You are on page 1of 22

Mundializao: o capital financeiro no comando1

Franois Chesnais Professor de Economia da Universidade de Paris XIII Villetaneuse

outubro - 7

Mesmo se o olhar social comea a se tornar mais crtico, continuemos a examinar as palavras com prudncia. Afastemos mais do que nunca a imagem da cidade planetria. Atrs da expresso neutra da mundializao da economia e seu corolrio j mais explcito da vitria do mercado, esconde-se um modo especfico de funcionamento e de dominao poltica e social do capitalismo. O termo mercado a palavra que serve hoje para designar pudicamente a propriedade privada dos meios de produo; a posse de ativos patrimoniais que comandam a apropriao sobre uma grande escala de riquezas criadas por outrem; uma economia explicitamente orientada para os objetivos nicos de rentabilidade e de competitividade e nas quais somente as demandas monetrias solventes so reconhecidas. As fuses-aquisies dos ltimos anos empurraram o processo de concentrao a nveis que pareciam impossveis at vinte anos atrs. Atrs do eufemismo do mercado, encontram-se formas cada vez mais concentradas de capital industrial e financeiro que detm um poder econmico sempre maior, que inclui uma capacidade muito forte de colocar em xeque o mercado, curto-circuitar e cercar os mecanismos da troca normal.2 Um tero do comrcio mundial resulta das exportaes e das importaes feitas pelas empresas pertencentes a grupos industriais que tm o estatuto de sociedades transnacionais, enquanto que o outro tero tem a forma de trocas ditas intragrupos, entre filiais de uma mesma sociedade situadas em pases diferentes ou entre filiais e a

1 Publicado em Les Temps Modernes , 607, 2000 e reproduzido com a permisso do autor e da revista. Traduo de Ruy Braga. 2 Permito-me falar de meu livro , Le mondialisation du capital, 2 edio ampliada, Paris, Syros, 1997, para uma apresentao mais detalhada de muitos dados e noes aos quais ele far aluso. Aqui me refiro aos argumentos profundamente apologticos que justificam a concentrao por supresso do mercado. Proceder a transaes correntes com outras firmas supe custos de transao que o grande grupo tem poder de limitar, seja comprando as firmas em questo, seja os avassalando por uma sub-empreitada draconiana.

Mundializao: o capital financeiro no comando

8 - outubro

sede principal. Estas trocas no so livres, mas altamente planejadas. Elas no se efetuam no mercado, mas no espao privado interno dos grupos, e so faturadas a preos de transferncia internos, fixados sobretudo de modo a escapar o quanto for possvel do imposto. As formas mais concentradas do capital capital financeiro predominantemente industrial ou capital de investimento financeiro puro beneficiam-se, ento, de um campo de operaes e de um espao de dominao que se estende sobre grande parte do planeta, ou mesmo a totalidade se estimarmos que a integrao da China ao capitalismo mundial est perto de acontecer. Para tudo que pertence esfera visvel das mercadorias, so os grupos industriais transnacionais (os FMN) que tm a condio de assentar a dominao poltica e social do capitalismo. Porm, no so eles que comandam o movimento do conjunto da acumulao hoje. Ao trmino de uma evoluo de vinte anos, so as instituies constitutivas de um capital financeiro possuindo fortes caractersticas rentveis que determinam, por intermdio de operaes que se efetuam nos mercados financeiros, tanto a repartio da receita quanto o ritmo do investimento ou o nvel e as formas do emprego assalariado. As instituies em questo compreendem os bancos, mas sobretudo as organizaes designadas com o nome de investidores institucionais: as companhias de seguro, os fundos de aposentadoria por capitalizao (os Fundos de Penso) e as sociedades financeiras de investimento financeiro coletivo, administradoras altamente concentradas de ativos para a conta de cliente dispersos (os Mutual Funds), que so quase sempre as filiais fiducirias dos grandes bancos internacionais ou das companhias de seguro. Os investidores institucionais tornaram-se, por intermdio dos mercados financeiros, os proprietrios dos grupos: proprietrios-acionrios de um modo particular que tm estratgias desconhecidas de exigncias da produo industrial e muito agressivas no plano do emprego e dos salrios. So eles os principais beneficirios da nova configurao do capitalismo.

Um impulso extremo de fetichismo


Dominada pela procura do lucro, reduzido ele prprio ao valor para o acionista3, a economia apregoa sua pretenso de representar a atividade mais importante da sociedade contempornea, aquela cuja legitimidade particular lhe permitiria impor sua lei a todas as outras. Esta arrogncia decorre, certamente, da importncia tomada pelos mercados financeiros,

3 Este um composto calculado por mtodos muito particulares entre o fluxo descontado dos dividendos provenientes de ttulos e da mais-valia das bolsas que a venda delas traz.

Franois Chesnais

artefatos sociais de um tipo particular,4 que ajudam em muito as finanas a se colocar como uma potncia autnoma frente sociedade. Em um mundo dominado pelas finanas, a vida social em quase todas as suas determinaes tende a sofrer as influncias daquilo que Marx designa como a forma mais impetuosa de fetichismo. Com as finanas, tem-se dinheiro produzindo dinheiro, um valor valorizando-se por si mesmo, sem que nenhum processo (de produo) sirva de mediao aos dois extremos. Uma vez que o capital parece ser a fonte misteriosa (...) de seu prprio crescimento, os proprietrios de ttulos financeiros, beneficirios de juros e de dividendos, consideram que o capital deles vai fornecer-lhes uma receita com a mesma regularidade que a pereira d pras.5 Esta a mensagem que nos envia diariamente o CAC40.6 O triunfo do fetichismo financeiro provocou um salto do fetichismo inerente mercadoria. A extenso e a liberdade quase completa adquirida pelo capital dentro do quadro da globalizao tambm contriburam muito para isso. Somando o espao sobre o qual o capital pode evoluir livremente para se abastecer, produzir e vender com lucro, mais empresas de foras desiguais e seus assalariados que podem ser colocados em dvida a longa distncia e agora em sites virtuais, e mais, a relao social determinada dos homens entre eles reveste a forma fantasmagrica de uma relao entre coisas.7 Enquanto que o fetichismo inerente mercadoria e ao dinheiro parece ter sido contido durante algumas dcadas com a ajuda das instituies sociais e polticas que comprimiram o capital em um quadro nacional, a mundializao do capital apresenta-se como sendo o quadro onde a relao social dos produtores no conjunto do processo do trabalho aparece mais uma vez e com uma fora renovada como uma relao social externa a eles, uma relao entre objetos. Durante a conferencia de

outubro - 9

Para uma anlise dos traos particulares desta instituio capitalista muito particular, ver Andr Orlan, Le pouvoir de la finance , Paris, Odile Jacob, 1999. Este autor de formao keynesiana e regulacionista conclui que (...) a frmula mercado financeiro no uma frmula neutra. A liquidez exprime a vontade de autonomia e de dominao das finanas. Ela o produto de poderosos juros. Ela responde a finalidades especficas que recobrem com imperfeio apenas aquelas perseguidas pelos administradoras do capital produtivo. Ela tem conseqncias macroeconmicas gerais sobre as relaes de fora que atravessam a sociedade mercantil, e particularmente sobre as relaes entre credores e devedores, assim como sobre aquelas que ope finanas e industrias (p. 49).
5

Karl Marx, Le Capital , III/XXIV.

6 ndice da Bolsa de Paris calculado a partir de uma cesta composta por 40 aes selecionadas pela sua importncia e representatividade. (N. do T.) 7

Karl Marx, Le Capital , I/I.

Mundializao: o capital financeiro no comando

10 - outubro

Seattle, a campanha poltica contra a OMC foi levada a cabo sob a palavra de ordem, o mundo no uma mercadoria, que tem o mrito de posicionar o movimento poltico de resistncia mundializao frente s foras do capitalismo, que no concebem o mundo e no podem conceber o mundo sob outro aspecto. O desafio do movimento nascido durante as manifestaes de 30 de novembro seria o de criar relaes entre os assalariados e os camponeses de diferentes pases de tal maneira que se tornaria possvel reduzir o anonimato e a exterioridade da troca, aumentando o grau no qual se exprimiria uma relao entre produtores dominando suas condies de produo. Mas para isso seria preciso instituir uma concepo diferente da propriedade dos meios de trabalho e, igualmente, desmantelar as instituies sociais que permitem ao mundo financeiro afirmar-se como uma fora autnoma.

O discurso sobre o Estado e o mercado


Os fundamentos da mundializao atual so tanto polticos como econmicos. apenas na vulgata neoliberal que o Estado exterior ao mercado. preciso recusar as representaes que gostariam que a mundializao fosse um desenvolvimento natural.8 O triunfo atual do mercado no poderia ser feito sem as intervenes polticas repetidas das instncias polticas dos Estados capitalistas mais poderosos, os Estados Unidos assim como os outros pases membros do G7. Graas a medidas cujo ponto de partida remonta a revoluo conservadora de Margaret Tatcher e de Ronald Reagan dos anos 1979-1981, o capital conseguiu fazer soltar a maioria dos freios e anteparos que comprimiram e canalizaram sua atividade nos pases industrializados. O lugar decisivo ocupado pela moeda no modo de produo capitalista deu liberalizao e desregulamentao um carter e conseqncias estratgicas.9 Foi por meio delas que a difuso internacional da revoluo conservadora fez-se atravs da Europa continental e do Japo. Na Frana, foram as reformas do mercado financeiro e a regulao bancria de 1984-1986, sob os ministrios de Pierre Brgovoy e de Edouard Balladur, que abriram a via para a dominao atual dos mercados financeiros.

8 Luc Boltanski e Eve Chiapello recusam-se a aceitar e corretamente, o neo-darwismo histrico que pretendia que estas mutaes imponham-se a ns como elas se impe as espcies (...) mas os homens (eu diria antes, as classes sociais e sobretudo as classes dominantes) no se submetem somente histria, eles a fazem. Ver Le nouvel esprit du capitalisme , Paris, Gallimard, 1999, p. 36. 9 Ver a respeito do papel da moeda, das etapas, dos mecanismos da globalizao e das finanas, F. Chesnais, em colaborao com S. de Brunhoff, R. Guttman, D. Plihon, P. Salma e C. Serfati, La mondialisation financire: gense, cots et enjeux, Paris, Syros , 1996.

Franois Chesnais

Sem a ajuda ativa dos Estados, os FMN e os investidores financeiros institucionais no teriam chegado s posies de domnio que sustentam hoje e no se manteriam to vontade nessas posies. A grande liberdade de ao da qual eles gozam no plano domstico e a mobilidade internacional quase completa que lhes foi dada, necessitaram de inmeras medidas legislativas e reguladoras de desmantelamento de instituies anteriores e de colocao no lugar das novas. A apresentao poltica dessas novas medidas exigiu a alterao do termo reforma, palavra hoje despojada de seu sentido original. Foi preciso igualmente que tratados muitos importantes fossem elaborados e ratificados para citar apenas os mais marcantes, o tratado de Maastricht, o consenso de Washington, o acordo do livre-comrcio norte-americano (o Alca), o tratado de Marrakech de 1994 instituindo a Organizao Mundial do Comrcio. Continuando sobre esse plano, idias potencialmente progressistas foram adulteradas. O mesmo acontece com a idia da Europa, onde o Ato nico aps o tratado de Maastricht fez da construo europia nada alm do que o quadro poltico e jurdico da liberalizao, da autonomizao e da privatizao do conjunto dos pases da Unio. O discurso sobre a superioridade do mercado e a retrao necessria do Estado exploraram ao mximo a imensa desordem poltica nascida do balano to radical e totalmente negativo do socialismo real. A burocracia da Unio Sovitica e dos pases do Leste cavaram o leito da restaurao liberal antes de se integrarem a ela de corpo e alma. No em 1989 (queda do muro de Berlim) ou em 1991(desmoronamento do regime sovitico) que se deve situar o seu comeo, mas dez anos antes por volta dos anos 70-80. O processo de liberalizao, de desregulamentao e de privatizao pde ser impelido tanto mais facilmente quanto a ao dos dirigentes polticos e sindicais tinha, no primeiro instante, permitido conter e submeter o potencial altamente democrtico, de carter anticapitalista, dos grandes movimentos sociais operrios e estudantis que apareceram ao longo da dcada de 1968-1978, tanto na Europa do Leste quanto na do Oeste e nos Estados Unidos. Esmagando a Primavera de Praga e fechando definitivamente todas as vias de transformao dos pases de dominao burocrtica, Brejnev contribuiu largamente para a preparao das condies de vitria das foras polticas, as mais anti-sociais, dos pases da OCDE que prepararam a restaurao liberal na sombra da Trade. Os acontecimentos de 1989-1991 vieram, evidentemente, acentuar as mudanas nas relaes econmicas e polticas entre o capital e o trabalho. A vitria do mercado apareceu tanto mais definitiva, irreversvel, quanto ela foi contempornea da tomada de conscincia da classe operria e da juventude da extraordinria amplitude do desastre no qual a gesto burocrti-

outubro - 11

Mundializao: o capital financeiro no comando

12 - outubro

ca da economia, o terror staliniano e a represso generalizada do longo perodo brejneviano conduziram os pases do Leste e, em particular, todos os povos da ex-Unio Sovitica.

Uma mundializao constitutiva, primeiramente, do espao do capital


Lembremos as razes pelas quais preciso preferir a expresso mundializao do capital quela muito vaga mundializao da economia. Em ingls a palavra global refere-se tanto a fenmenos ligados (ou s) sociedade(s) humana(s) no sentido do globo como tal ( o caso da expresso global warming que significa efeito estufa), quanto a processos cuja caracterstica ser global, unicamente na perspectiva estratgica de um agente econmico ou de um ator social especfico. Na ocasio, o termo globalizao, que apareceu pela primeira vez nas business schools americanas por volta de 1980, revestiu essa palavra com o segundo sentido. Referia-se, de incio, aos parmetros pertinentes ao estratgica do grande grupo industrial e necessidade deste adotar uma aproximao e uma conduta globais, dirigindo-se aos mercados de demanda solvente, s fontes de abastecimento e aos movimentos dos rivais oligoplicos. Mais tarde, com a globalizao financeira, ele estendeu-se at a viso do investidor financeiro e suas estratgias mundiais de arbitragem entre as diferentes localizaes financeiras e os diferentes tipos de ttulos. Para um industrial e um financista anglo-saxo, a globalizao realmente a mundializao do capital e ele no v porque deveria se esconder disto. Nada mais seletivo que um investimento ou um investimento financeiro que procura rentabilidade mxima. por isso que a globalizao no tem nada a ver com um processo de integrao mundial que seria um portador de uma repartio menos desigual das riquezas. Nascida da liberalizao e da desregulamentao, a mundializao liberou, ao contrrio, todas as tendncias polarizao e desigualdade que haviam sido contidas, com dificuldades, no decorrer da fase precedente. A economia do arquiplago da mundializao,10 a balcanizao com suas conseqncias geopolticas muito graves e a marginalizao dramtica de continentes e subcontinentes, so a conseqncia da forte seletividade inerente aos investimentos financeiros, mas tambm aos investimentos diretos quando os grupos industriais se beneficiam da liberalizao e da desregulamentao das trocas como movimentos de capitais. A homogeneizao, da qual a mundializao do capital portadora no plano de certos objetos de consumo e de modos de dominao ideolgicos por meio das

10

Ver Pierre Velts , Leconomia darchipel, Paris, PUF, 1996.

Franois Chesnais

tecnologias e da mdia, permite a completa heterogeneidade e a desigualdade das economias. O fato de que se tenha integrao para uns e marginalizao para outros, resulta do processo contraditrio do capital na busca de rentabilidade, ao mesmo tempo que ele determina os limites. Deixando-o por sua conta, operando sem nenhuma rdea, o capitalismo produz a polarizao da riqueza em um plo social (que tambm espacial), e no outro plo, a polarizao da pobreza e da misria mais desumana. A polarizao uma das expresses do carter sistmico dos processos com os quais se tem que negociar.

outubro - 13

Uma totalidade diferenciada e fortemente hierarquizada


Na poca da globalizao, se existe um conceito cuja utilizao parece se impor, o de totalidade. Como elementos de uma totalidade, diferenciaes no interior de uma unidade,11 que preciso procurar analisar os diferentes componentes do capital, o sistema das relaes entre governos e as relaes entre classes sociais na mundializao do capital. Esta encontra-se ordenada de modo a permitir a apropriao em uma escala mundial, em condies to regulares e seguras quanto possvel, dos lucros industriais, mas tambm e, sobretudo, das receitas financeiras, dos juros e dos dividendos. Sua arquitetura tem principalmente por objetivo permitir a valorizao em escala internacional de um capital de investimento financeiro, sobre uma vintena de mercados financeiros desregulados que desenham o espao da mundializao financeira. Neste sentido, ns voltamos a uma economia internacional que tem traos semelhantes queles revelados por Veblen, Hobson e Lenin no incio do sculo XX. A imensa acumulao do capital-dinheiro em um pequeno nmero de pases, os investimentos financeiros internacionais que se tornaram to vitais para os interesses financeiros nos pases capitalistas centrais quanto so os investimentos estrangeiros diretos dentro da industria, as minas ou os servios, a organizao do fluxo de receitas a partir destes (a tosquia dos ttulos de juros e dividendos) em direo aos pases que se tornaram novamente pases-rentistas, so tambm elementos analticos que encontraram uma grande atualidade.12 Um conjunto

11

Kal Marx, Postface, la Critique de lconomie politique.

Lenin, LImperialisme, stade sprme du capitalisme, cap. 10, Cada vez mais em relevo aparece a tendncia do imperialismo em criar o Estado-Rentista, o Estado-Usurrio, donde a burguesia vive cada vez mais da exportao dos capitais e da tosquia dos ttulos de juros e dividendo . Ver meu artigo Etats rentiers dominants et contraction tendancielle: formes contemporaines de limperialisme et de la crise, in Grard Dumnil e Dominique Lvy, Le triangle infernal: crise, mondialisation, financiarisation , Actuel Marx Confrontations , Paris, PUF, 1999.

12

Mundializao: o capital financeiro no comando

14 - outubro

de razes justificam que o modo de funcionamento do capitalismo mundializado, ou ainda seu regime de acumulao, seja definido como sendo predominantemente financeiro.13 Antes disso, preciso lembrar os fundamentos da hierarquia poltica que marca este regime. Enquanto totalidade sistmica, o conjunto ordenado em torno de trs plos da Trade (a Amrica do Norte, a Europa Ocidental e o Japo), mas ele o em condies nas quais os Estados Unidos so o piv de tudo e o ponto de onde partem os mais importantes impulsos em direo s outras partes do mundo, tanto do Norte como do Sul. Os Estados Unidos so tambm, deste modo, o ponto em direo ao qual convergiro, em compensao, mais cedo ou mais tarde, as principais contradies da mundializao, principalmente os fatores sistmicos de fragilidade financeira. A mundializao do capital no apaga a existncia dos Estados nacionais, nem as relaes polticas de dominao e de dependncia entre estes. Ela acentuou, ao contrrio, os fatores de hierarquizao entre pases. O abismo que separa os pases que pertencem aos plos da Trade (Amrica do Norte, Europa, Japo), ou que lhes so associados, daqueles que sofrem a dominao do capital financeiro sem retorno, e pior ainda, daqueles a quem no interessa mais de jeito nenhum o capital, desenvolveu-se continuamente h vinte anos. Mas a mundializao do capital foi tambm inigualvel com as modificaes nas relaes polticas, compreendidas desta vez como relaes internas s classes dirigentes dos pases capitalistas avanados. Os Estados Unidos acentuaram este peso no somente pelo fato do desmoronamento da Unio Sovitica e da posio militar nica deles, mas tambm em razo de uma posio inigualvel no domnio financeiro. A revogao, em 1971, do sistema de Bretton Woods, que impunha ao dlar constrangimentos pelo fato dele ser conversvel em ouro, como piv de um sistema financeiro estvel, foi um ato unilateral dos Estados Unidos. Este ato representou uma primeira vitria da finana concentrada e abriu a via para medidas mais radicais de liberalizao e desregulamentao financeiras empreendidas a partir de 1979. Mas para os Estados Unidos, a passagem para o regime de taxas flexveis de cmbio, significou um reforo da predominncia do dlar frente a todas as outras moedas. Esta situao foi reforada ainda mais pelo crescimento muito rpido da dvida pblica americana a partir de 1980-1982. Os Estados Unidos mostraram que eles so o nico pas capaz de contrair uma
13 Para uma apresentao mais detalhada, ver La mondialisation du capital , op.cit., cap. 12, assim como o artigo em Actuel Marx Confrontations .

Franois Chesnais

dvida pblica to elevada sem sofrer imediatamente a sano dos mercados. Ainda melhor, eles puderam dar aos bonus do Tesouro americano o estatuto de ativo financeiro que representa o valor refgio por excelncia. A dvida pblica americana atingiu perto de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos nos anos 1990-1992; ele representou, durante quase vinte anos, 40% da dvida pblica mundial. Bem antes que Wall Street levantasse vo, esta dvida atraiu para os Estados Unidos os fundos lquidos em busca de investimentos financeiros, no somente rentveis mas completamente seguros. Estes fundos financiaram o programa militar da guerra nas estrelas que assentou definitivamente a predominncia militar dos Estados Unidos e acelerou a crise da ex-Unio Sovitica. A presena deles no nvel da remunerao da qual se beneficiaram (8% de taxa de juro real durante vrios anos a partir de 1982) permitiram igualmente aos mercados financeiros americanos adquirir sua dimenso e sua sofisticao nicas. Este processo foi, em seguida, consolidado e confortado pela existncia de fundos de penso e de investimentos financeiros coletivos. Porm, estes no teriam podido conhecer um crescimento to rpido sem esta alimentao dos mercados financeiros pela dvida pblica aquela dos pases do Terceiro Mundo, mas tambm aquela dos Estados Unidos. O mercado da bolsa de Wall Street assumiu, em seguida, a vez. A atrao dos mercados americanos de produtos financeiros derivados vieram coroar o todo. Tratou-se, de mais em mais, das boas perfomances americanas em matria de emprego assalariado (quase sempre empregos precrios ou muito precrios) e de crescimento. Mas aqueles que louvam o exemplo americano, nos convidando a adot-lo de maneira ainda mais completa na Europa, abstm-se de relacion-lo ao carter hierarquizado da economia mundial e s posies exorbitantes dos Estados Unidos nos domnios monetrio e financeiro.14

outubro - 15

14 o caso de Michel Aglietta no seu trabalho, Le capitalisme de demain, Notes de la Fondation Saint-Simon , 101, nov. 1998. Ele no explica, em momento algum, o grau no qual o regime de crescimento patrimonial fundado sobre o acionariado e os mercados financeiros, do qual ele acredita reconhecer a existncia nos Estados Unidos e do qual ele espera a extenso em direo a Europa, construdo sobre estes fatores exorbitantes. Os Estados Unidos representam 40% da capitalizao bolsista mundial. O seu sistema financeiro e bancrio tolera um endividamento muito elevado de administrao que porm afianado pela posse de ttulos cujo valor depende da conveno e de comportamentos de miopia financeira profunda (ver o livro de Andr Orlan citado na nota 3). este endividamento que sustentou o consumo e fez andar esse crescimento miraculoso. Nada assim pode ser transportvel para pases onde o mercado financeiro pequeno e vulnervel ao menor choque, ou ainda em pases cujos cidados mostram, como no Japo, uma averso profunda ao endividamento.

Mundializao: o capital financeiro no comando

16 - outubro

Eles tambm no dizem nada a respeito das condies de dominao poltica do capital.15 nos Estados Unidos que se v uma adequao, mais perfeita do que em qualquer outro grande governo civilizado, do sistema poltico e da filosofia social em relao s necessidades de uma valorizao do capital livre de qualquer freio. Foram eles, no entanto, que tomaram a iniciativa, mais do que outros membros do G7, de publicar em editais, antes de tudo, as polticas de ajuste estrutural e mais tarde de liberalizao e desregulamentao financeira e comercial. Estas polticas so aquelas que melhor correspondem tanto a seus interesses de grande potncia, quanto queles de seus lobbies. Mas a ordem mundial liberalizada no americana. Os governos de todos os pases onde o capital financeiro desenvolvido esto comprometidos com os Estados Unidos. Todas as iniciativas que eles tomaram no FMI, no Banco Mundial, na OCDE, no GATT e, mais tarde, na Organizao Mundial do Comrcio, foram apoiadas e revezadas na Europa pelo Reino Unido e setores importantes da Comisso Europia. Ultimamente, no deles que veio o projeto da Rodada do Milnio na OMC, mas da Unio Europia. Foram, antes de tudo, setores antagnicos da sociedade americana que atacaram frontalmente Seattle. A mundializao contempornea no americana. Ela capitalista e como tal que ela deve ser combatida.

A acumulao predominantemente financeira


O termo regime de acumulao predominantemente financeiro designa um modo de funcionamento do capitalismo marcado por dois fenmenos. O primeiro a reapario macia, junto ao salrio e ao lucro e, ao mesmo tempo, fazendo pagar acrscimo de impostos, das receitas resultantes da propriedade de ttulos de dvidas e de aes.16 O segundo o papel representado pelos mercados financeiros na determinao das principais grandezas macroeconmicas (consumo, investimento e emprego). O papel regulador das finanas exercido de mltiplas maneiras: pela fixao do nvel das taxas de juros; pela determinao da parte dos lucros que deixada aos grupos para investir sem medo de sofrer a sano dos acionistas ou de dar aos rivais os meios para fazerem oferta pblica de aes; pela fora dos

15

Ver por exemplo Loc Wacquant, Prisons de la misre , Paris, Raisons dAgir, 1999.

16 No caso das aes, as receitas procedentes da posse de ttulo de investimento financeiro em partilha do lucro da empresa, que se retoma tanto quanto se puder sobre os salrios. No caso dos ttulos de dvida, sobretudo os vales do Tesouro e os efeitos da dvida pblica, h transferncia de receitas para os possuidores de ttulos por meio do fisco. A venda vem, assim, duplamente repartida, isto , em funo do valor criado na produo.

Franois Chesnais

mecanismos que ela faz pesar sobre os governos para lhes impedir de sustentar as taxas de investimentos e para empurr-los privatizao e desregulamentao. Podemos, agora, distinguir claramente duas fases da formao e progresso de tal regime, cujas bases esto nos Estados Unidos mas os efeitos so mundiais. A primeira foi aquela, situada, grosso modo, de 1982 a 1994, no decorrer da qual a dvida pblica foi o mecanismo principal da criao de crditos e o servio dos juros da dvida, o principal mecanismo de transferncia de receitas em benefcio da renda. Esta transferncia foi tanto mais alta que as taxas de juros reais positivas pagas sobre os ttulos da dvida pblica foram elevadas. J se falou, a propsito, dos Estados Unidos, mas preciso ampliar os conceitos. O poder das finanas foi construdo sobre o endividamento dos governos, que permitiu a expanso ou, mesmo em pases como a Frana, a ressurreio dos mercados financeiros. uma das fontes da fora econmica e poltica imensa adquirida pelas instituies financeiras que comum a todos os pases da OCDE, praticamente sem exceo. Ela repousa na sobreimposio do capital e das receitas elevadas e o financiamento para emprstimo junto aos mercados financeiros dos dficits oramentais. Sob o efeito de taxas de juros superiores e mesmo muito superiores inflao e ao crescimento do PIB, a dvida pblica faz bola de neve. Ela geradora em seguida de presses fiscais altas sobre as receitas menos mveis e mais fracas, de austeridade oramentria e de paralisia das despesas pblicas. ela, no decorrer desses ltimos dez anos, que abriu a via para as privatizaes. Os recursos financeiros assim centralizados pelos mecanismos do fisco e da dvida permaneceram cativos das finanas e lhe permitiram reconstruir plenamente mercados financeiros capazes de assentar a dominao do capital de investimento financeiro sobre as empresas. ento que a segunda etapa do regime de acumulao predominantemente financeiro comeou, aquela onde os dividendos tornaram-se um canal de transferncia importante e os mercados financeiros a instituio mais ativa da regulao da acumulao predominantemente financeira. A presso impessoal dos mercados, exercendo-se sobre os grupos industriais por intermdio do nvel comparado da taxa de juros sobre os ttulos da dvida e dos lucros industriais, cedeu lugar a formas de vigilncia muito mais diretas. As administradoras de fundos de penso e dos Mutual Funds comearam a submeter os grupos industriais a um exame quase que dirio da administrao industrial e financeira deles. Novas normas de rentabilidade foram impostas, geradoras de presses fortemente acrescidas nos salrios, em termos de produtividade e de flexibilidade do trabalho, como mudanas nas formas de determinao dos salrios. Se os mercados das bolsas ocupam a frente

outubro - 17

Mundializao: o capital financeiro no comando

18 - outubro

dos cenrios, os investimentos financeiros em vales do Tesouro, no entanto, no cessam. Ao contrrio, como se constata no momento de cada abalo financeiro srio, os ttulos da dvida pblica de pases mais fortes, encabeados pelos Estados Unidos, conservam o valor financeiro refgio por excelncia. Os emprstimos para as empresas e para os particulares completam a panplia da apropriao pelas finanas interposta das riquezas criadas dentro da produo.

Os mercados emergentes
Este regime de acumulao apenas vivel contanto que tenha uma base internacional to larga quanto possvel. As formas concentradas de dinheiro buscando investimentos financeiros vantajosos, devem, ao mesmo tempo, atrair incessantemente liquidez acrescida para os mercados financeiros onde acontecem as operaes mais numerosas e mais vantajosas, desdobrando-se mundialmente para se inserir em mecanismos locais de captao de fraes de valor e de mais-valia ou de riquezas, se estes termos incomodam que comearam por tomar forma de receitas primrias. Para captar juros sobre ttulos da dvida pblica ou vir a partilhar sobre o lucro industrial por dividendos e juros de emprstimos a empresas sobre uma base mais larga que sua economia domstica, preciso se posicionar no exterior. Um dos criadores do fundo de penso francs, o deputado socialista Jean-Claude Boulard, descreveu no Le Monde em 13 de novembro de 1998, os desafios do investimento financeiro no estrangeiro com uma total clareza. A verdadeira vantagem dos fundos de penso, diz ele, permitir a antecipao de uma parte do crescimento exterior. No momento, ele diz, a Frana passa por esse mecanismo de apropriao e de transferncia internacional; imperativo que ela tambm tire proveito disto : Se ns no nos mexermos, dentro de dez anos, atravs dos fundos de penso anglo-saxes, uma parte do crescimento interno financiar as penses dos no residentes ainda que tenhamos apenas nosso prprio crescimento para financiar nossas aposentadorias. Um pas desenvolvido e envelhecendo demograficamente como a Frana deve imperativamente expandir a base do financiamento de suas aposentadorias. Participando, por exemplo, no financiamento do crescimento de um pas como a China, os fundos de penso levantaro fundos sobre a produo interna chinesa. Este o objetivo perseguido pela abertura de espaos financeiros nos pases designados pelo nome de mercados emergentes e sua integrao na mundializao financeira sob o cajado do FMI. A liberalizao e desregulamentao financeiras expuseram a economia destes pases aos impactos da especulao financeira. O termo economia de cassino foi por vezes usado para falar disto. Ele no mais apropriado. Keynes utilizou esta metfora para falar de operaes
Franois Chesnais

na Bolsa nos anos 30 e ela pode ser utilizada ainda para descrever as operaes dos mercados de produtos derivados (a Baring em 1995, LTCM em 1998). Mas a imagem de cassino no transportvel nas relaes de riquezas intermediadas pelos mercados financeiros, nem para crises como as que o Mxico e os pases da sia conheceram no decorrer do decnio que termina. Em um sistema de apropriao de riquezas fundado nos mercados de ttulos, a mobilidade permanente do capital colocado consubstancial procura de melhores rendimentos. A boa administrao da liquidez concentrada entre as mos de administradoras de fundos exige, da parte delas, uma diversificao de seus papis, de crdito de uma maneira que combine dois nveis, aquele dos mercados nacionais e aqueles das categorias de ttulos. Ela supe a modificao constante da composio dos papis de crdito, isto , a multiplicao das operaes por meio das quais o investidor arbitra sistematicamente entre os diferentes compartimentos procura da montagem que obtm a melhor relao custo-rendimento.17 O administrador de fundos que investe procura a liquidez e o rendimento. Atrs das decises de colocar ou liquidar bens detidos neste ou naquele investimento financeiro, sob esta ou aquela forma de ativos (divisas, ttulos da dvida pblica ou privada, aes), existem apreciaes quanto permanncia desses fluxos de receitas nos nveis de rendimento que o capital financeiro fixa. O cassino um campo fechado dentro do qual os ganhos e as perdas so circunscritas entre os jogadores e o proprietrio do lugar e no qual todo jogador tem chances iguais aos outros de ganhar ou de recuperar perdas. Ora, no caso das crises econmicas provocadas pelas crises financeiras no Mxico e na sia, vimos bem que, no essencial, foi fora da esfera dos mercados financeiros que as penalidades mais pesadas foram pagas. Seu peso em termos de desemprego e de precariedades crescentes, isto , da perda de todo meio de existncia, recaiu principalmente sobre aqueles que nem sequer tem acesso ao cassino. Quanto aos investidores financeiros, eles retiraram seus fundos e os colocaram l onde a liquidez e o rendimento continuam a lhes serem oferecidos, em Wall Street e nas praas europias.

outubro - 19

Os grupos industriais no corao das relaes de dominao


So as finanas que comandam hoje o nvel e o ritmo da acumulao stricto sensu, este termo designando o processo de reproduo ampliada do capital em suas duas dimenses: o da criao de capacidades de produo novas, e o da extenso das relaes de produo capitalistas, entendidas

17 Henri Bouguinat, Finance internationale, Paris, Presse Universitaire de France, 1992, coleo Themis.

Mundializao: o capital financeiro no comando

20 - outubro

como relaes de explorao imediatas da fora de trabalho por um capital orientado para a produo de valor e de mais-valia. Um pequeno nmero de pases como o Japo e a Coria, acreditaram poder determinar, durante um tempo, sua taxa de investimento sem integrar de modo claro os dados do regime de acumulao predominantemente financeiro. Os limites destas pretenses apareceram, no Japo, no crack imobilirio e da bolsa, em 1990, e na crise asitica de 1997-1998. Foi nas finanas que repousou a responsabilidade imediata do incio das recesses em cadeia na sia. Mas a ajuda do FMI foi utilizada para exigir o alinhamento da Coria s condies macroeconmicas correspondentes s taxas mdias de crescimento mundial do decnio de 1990; isto , impor a destruio de uma parte da capacidade produtiva industrial julgada excessiva em relao demanda mundial, a entrada de capital ocidental nos chaebols e a liberalizao e completa desregulamentao do sistema financeiro coreano. Os investidores institucionais so os verdadeiros mestres do capitalismo contemporneo mas eles preferem a discrio. Enquanto os administradores de fundos de investimento financeiro permanecem quase completamente na sombra, so portanto os grupos industriais que, junto aos governos, so constantemente visados. Eles esto na primeira fila, na luta contra as classes e as camadas que precisam explorar. Nisso h razes essenciais. na difuso mundial de seus produtos (Coca Cola, Nike, McDonalds...) que repousa a dominao econmica e poltica do capitalismo no aspecto to decisivo do imaginrio deste capital simblico cuja vitria permite dominaes de outro modo constrangedoras. Isso acrescido pela amplitude dos recursos da publicidade que exigida pelo estreiteza relativa do mercado, mesmo mundial, e a rivalidade entre eles quase sempre feroz. O fetichismo das finanas, por outro lado, operante apenas na medida em que os portadores de crdito sobre a atividade de outrem vem a realidade conformar-se miragem da autovalorizao dos investimentos financeiros. Portanto, preciso que haja produo de riquezas, mesmo que as finanas minem, dia aps dia, os alicerces. sobre os grupos industriais que repousa a organizao das atividades de valorizao do capital na indstria, os servios, o setor energtico e a grande agricultura, da qual depende, tanto a existncia material das sociedades nas quais os camponeses e artesos foram quase completamente destrudos, quanto a extrao da mais-valia destinada a passar para as mos dos capitais financeiros. Para isto, os grupos industriais dispem de poderosos meios, vindos dos efeitos combinados da liberalizao e da desregulamentao das trocas e dos movimentos de capitais, assim como da tecnologia. Eles usam de sua liberdade de ao e de sua restaurada mobilidade, para fazer pesar sobre os salrios a ameaa (que pode, alm do mais, tornar-se efetiva) de deslocar

Franois Chesnais

suas plantas produtivas para os pases onde a mo de obra mais barata e os salrios poucos ou nada protegidos. Eles no se deslocam sistematicamente. Servem-se da liberalizao comercial, sobretudo, para assentar, toda vez que podem, redes de fornecimento de sub-arrendamento nos pases onde os custos so os mais baixos. As modalidades contemporneas de crescimento da produtividade por intensificao do trabalho, sem crescimento ou mesmo com uma reduo do tempo de trabalho, so fundadas sobre mudanas organizacionais profundas nas fbricas e nos escritrios, ao menos na medida do uso das novas tecnologias como tal. Essas mudanas no poderiam ter sido impostas se o aumento do desemprego induzido pelos fatores que acabam de ser indicados, no tivesse vindo pesar, cada vez mais fortemente, sobre a capacidade de resistncia dos assalariados.18 A colocao em prtica das novas formas de explorao no seio dos grupos industriais e sob a responsabilidade imediata de seus dirigentes e executivos, para atingir o grau j bastante grande de submisso dos assalariados que corresponde as exigncia de remunerao dos proprietrios do capital, a origem dos fenmenos de sofrimento no trabalho alertado pelos psiclogos e mdicos trabalhistas.19 Simultaneamente os grupos industriais do setor fabril, como da grande distribuio ou de servios, tambm sabem fazer uso do poder do mercado que lhes confere sua grande dimenso, para captar, atravs de contratos de termos leoninos, fraes do valor dos produtos das firmas menores ou de capacidade de negociao a preos mais baixos. O grande grupo monopoliza o valor criado em outras estruturas que no as suas, assim como produz dentro de seus prprios muros. A organizao dos grupos em firmas-redes traduz a perturbao das fronteiras entre o lucro e a renda, na formao dos resultados de explorao de grupos, bem como o peso crescente das operaes que dependem da apropriao de valores j criados por meio de levantamento monetrio sobre a atividade produtiva e o excedente de outras empresas. Confrontados a um crescimento mundial muito lento, a uma demanda insuficiente nascida da estagnao do investimento e do recuo do emprego, e a uma presso sempre mais forte dos novos proprietrios do capital, os grupos industriais reagiram nos anos 90, seja na compra de empresas

outubro - 21

18 Em um livro rico e denso de Stphane Beaud e Michel Pialoux, Retour sur la condition ouvrire , Paris Fayard, 1999, encontrar-se- um estudo detalhado dos processos de destruio da classe operria na industria automobilstica sob o efeito conjugado das estratgias patronais de introduo das novas tecnologias como mtodos de organizao de trabalho americanojaponeses. Nas crianas operrias, se v o resultante do desemprego e das polticas escolares. 19 Ver Christophe Dejours, Souffrance en France: la banalisation de linjustice socieale , Paris, Seuil, 1998.

Mundializao: o capital financeiro no comando

22 - outubro

menores, seja em uma fuso com as gigantes. Concentrados no incio do processo, na virada dos anos 70-80, eles no cessaram de fazer crescer seu grau de concentrao. Os FMN salvaguardaram, assim, sua taxa de lucro, alm de acrescentarem um poder econmico e poltico j elevado, mas que adianta sempre novas exigncias, como eles mostraram no quadro das negociaes abortadas do AMI.20 A estratgia deles de reestruturao com destruio clara dos postos de trabalho, superpe-se poltica de austeridade oramentria e de privatizaes usadas pelos governos, agravando os mecanismos que empurram a economia mundial para um processo acumulativo de estagnao. A outra resposta dos grupos tem o mesmo efeito: trata-se da valorizao puramente financeira dos capitais com o emprego verdadeiramente especulativo de uma frao do lucro no investido. Sabese, por exemplo, que o retorno a rentabilidade da Renault a partir de 1996 repousou sobre dois pilares: a dispensa macia dos empregados, a flexibilidade e a disciplina salarial, mas tambm os lucros financeiros importantes graas a boa sade dos mercados.

A sorte reservada aos pases em desenvolvimento


s portas do terceiro milnio, a sociedade mundial parece ento estar colocada, em um grau ainda mais completo que no final do sculo XIX, sob a gide de um capitalismo dominado por instituies que vivem de rendimentos. A avidez deste capitalismo e sua ferocidade na explorao so tanto mais altas quanto a taxa de acumulao do capital produzindo valor e maisvalia baixa, enquanto que as exigncias daqueles que vivem de juros e de dividendos so muito elevadas. neste quadro que preciso considerar a sorte reservada aos pases do Terceiro Mundo. Os pases aos quais interessa principalmente o capital de investimento financeiro, so aqueles que possuem uma posio financeira suficientemente desenvolvida para aspirarem ao estatuto de mercado financeiro emergente e, assim, permitir o posicionamento dos mecanismos de estrangulamento dos recursos do pas ou da regio continental maior, em direo aos pases centrais. A lista est limitada (uma dzia de praas na sia e na Amrica Latina, mais Johannesbourg na frica do Sul), de modo que em

20 O AMI (Acordo Multilateral sobre o Investimento) um projeto de tratado que assegura aos investimentos estrangeiros direitos e privilgios exorbitantes frente aos assalariados, s leis e ao conjunto da sociedade. Sua negociao foi levada a cabo na OCDE antes de ser interrompida em outubro de 1998 em conseqncia da retrao da negociao do governo francs. Na Franca a campanha contrria foi levantada pelo coletivo nacional contra o AMI. Para uma anlise detalhada do projeto, ver Observatoire de la mondialisation. Lumire sur lAMI. Le test de Dracula , LEsprit Frappeur,1998.

Franois Chesnais

um pequeno nmero de pases que a maior parte dos investimentos financeiros efetuado. Mas os grupos industriais dos pases avanados s se interessam muito seletivamente pelos pases externos OCDE. Cada ano, 80% dos investimentos fora da OCDE centraram-se em, no mximo, dez pases e em dez anos no se encontra mais que quinze pases na lista. Os pases ditos em desenvolvimento interessam aos grupos industriais de pases avanados apenas por trs motivos. O primeiro aquele tradicional de fonte de matrias-primas. Este interesse ainda permanece. Ele continua a chave das polticas que afrontam o Oriente Mdio e explica as rivalidades interimperialistas com o cortejo de conseqncias nos pases da frica, ricos em minerais estratgicos. Mas, fora o petrleo, minerais estratgicos como o urnio e alguns produtos tropicais, principalmente a madeira, os pases situados no centro do sistema tornaram-se bem menos dependentes das fontes de matrias-primas situadas em pases perifricos, servindo-se da cincia e da tecnologia para substitu-las por produtos intermedirios de criao tecnolgica e industrial. Os grupos se interessam ainda por certos pases de fora da OCDE pelo fato do tamanho do mercado interno deles. Mas eles o fazem em condies onde as exportaes feitas pelos grandes grupos industriais por intermdio de suas filiais de comercializao, tornaram-se a opo preferida, o investimento direto no sentido estrito, tornou-se uma soluo secundria. Continuam a ser criadas filiais de produo assim que esta forma de presena direta no mercado impe-se em razo da dimenso do mercado e da importncia estratgica regional do pas (a China e o Brasil), em razo da presena j antiga de rivais mundiais dos quais preciso controlar as estratgias localmente, ou ainda da existncia de oportunidades locais que no podem ser exploradas sem investimento direto. Mas, do contrrio, os nveis de produtividade e as reservas de capacidade industrial dos pases capitalistas centrais condicionam os grupos a preferir a exportao como meio de tirar partido de um mercado. A terceira funo que os pases em desenvolvimento podem preencher de servir em industrias intensas em mo de obra de base para operaes de sub-arrendamento fora do local, requerendo um mo de obra industrial ao mesmo tempo qualificada (ou mesmo muito qualificada), muito disciplinada e um mercado muito bom. Mas, aqui, ainda, o nmero de pases que satisfazem estas condies so em nmero tanto mais restrito quanto as necessidades do capital so limitadas pela fraqueza geral da acumulao. Durante vinte anos, assistimos a reapario, nos pases pobres, das piores calamidades de desnutrio, isto a fome, doenas e pandemias devastadoras. Estas calamidades no so naturais, assim como no o so, nos pases da OCDE, o aumento do desemprego, das precariedades e dos semteto. Elas atingem populaes que so marginalizadas e excludas do crculo da satisfao das necessidades bsicas, portanto bases da civilizao, em ra-

outubro - 23

Mundializao: o capital financeiro no comando

24 - outubro

zo da sua incapacidade de transformar essas necessidades imediatas em demanda solvente, em demanda monetria. Logo, essa excluso de natureza econmica. Em certos casos, ela recente, e em todos pases, se agravou enormemente em relao a situao dos anos 70. Ela o produto direto da destruio sob o efeito da desregulamentao e da liberalizao dos cmbios, no simplesmente de empregos, mas de sistemas de produo inteiros que asseguravam antes a reproduo social de comunidades de camponeses, pescadores, artesos. neste contexto de marginalizao, seno de excluso de tantos pases do sistema mundial de trocas, que se coloca o aumento da fome, das pandemias e das guerras civis em inmeras partes do mundo. A frica Negra, da qual o sistema rejeita uma grande parte das matrias primas agrcolas produzidas no seio da economia da plantao precedentemente colocadas nas dependncias das produes de vveres, e da qual a mo de obra no rene as numerosas qualidades como nos pases da sia e do Sudeste, est nesse caso. O que acontece l, j h quinze anos, no pode ser considerado como resultado do acaso. o resultado direto, mediado pela corrupo poltica prpria aos governos parasitas do neocolonialismo, da marginalizao da maioria dos pases dos continentes nas trocas mundiais. O contingente traduz a a necessidade do capitalismo pervertido. A ONU acaba de reconhecer o genocdio ruands como o terceiro genocdio do sculo, aps o dos armnios e o da Scho.21 Ao final de um trabalho minucioso sobre a frica, Claude Meillassoux concluiu que o capitalismo restaurou a lei da populao de Malthus: O controle da demografia dos povos explorados, por meios demogrficos (controle de nascimento, esterilizao, etc.) encalhou. Uma forma de controle pela fome, pela doena e a morte, mais eficaz e mais cruel, estabelece-se sob pretexto de racionalidade econmica e de ajustamento estrutural: a lio de Malthus foi entendida.22

Para a renovao da crtica ao capitalismo


Os acontecimentos que marcaram o fim do stalinismo a queda do Muro de Berlim e o desmoronamento da antiga Unio Sovitica foram saudados como anunciando o fim da histria, no sentido da impossibilidade de uma superao do capitalismo por uma outra forma de organizao das relaes sociais e de produo e da repartio da riqueza e uma concepo diferente da propriedade econmica. Estes acontecimentos produziram-se em um momento no qual as polticas de destruio das instituies polticas e

21

O holocausto judeu durante a Segunda Guerra Mundial. (N. do T.)

22 Ver Claude Meillassoux, LEconomie de la vie , Cahiers Libres, Lausanne, Editions Page 2, 1997.

Franois Chesnais

sociais do ps-Segunda Guerra Mundial, por meio da via doce da liberalizao e da desregulamentao, j haviam frutificado. A classe operria industrial e aqueles que se identificavam com uma viso de emancipao social da qual ela seria o suporte foram confrontadas com o desaparecimento de um capitalismo relativamente comprimido dentro de instituies nacionais, de um capitalismo cujos pontos fracos eram conhecidos por aqueles que o combatiam. Em seu lugar, houve a emergncia de um capitalismo dominado pelas finanas. Passo a passo seus estratagemas e seus servidores concebem e criam polticas que visam a reduo em tomos do trabalhador coletivo nas diferentes formas onde este tinha tomado forma, tanto por suas prprias lutas, quanto pelo efeito objetivo da organizao produtiva fordista.23 Stphane Beaud e Michel Pialloux (ver nota 18) retraaram na Peugeot o processo de dissoluo do grupo operrio da grande fbrica, no seio de um salariado de fronteiras muito mais suaves, feito de categorias de trabalhadores cujo capital pode, daqui em diante, facilmente normalizar o trabalho com a ajuda das tecnologias informatizadas. O capital avanou tanto mais facilmente quanto os trabalhadores e os assalariados do setor pblico foram encorajados, seno intimados pelos partidos e os sindicatos com os quais eles tinham um mnimo de confiana, de adaptarem-se mundializao. O movimento grevista do inverno de 1995 contra as reformas de governo de Alain Jupp e o grande apoio popular do qual ele se beneficiou, marcaram um dos momentos de resistncia dos trabalhadores a este processo. Mas ele no encontrou os pontos de apoio que lhe permitissem se consolidar. O sindicalismo de acompanhamento levantou a cabea e, agora, tomou p nas conferncias, como a CGT, cuja tradio era oposta a isso. , portanto, amplamente do exterior do movimento operrio oficial que se construiu a resistncia aos projetos os mais ambiciosos e os mais visveis da mundializao, tais como o AMI e o lanamento da Rodada do Milnio na OMC. A crtica da mundializao ainda embrionria e bastante hesitante no plano terico. Ela subestima quase sempre o que dever ser feito para encetar verdadeiramente o poder das finanas24, e ela conduz ainda
Ver, assim, a respeito da cotizao doena-desemprego-velhice, Bernard Friot, Et la cotisation sociale crera lempli , Paris, La Dispute, 1998, que escreve : Os trabalhadores, quer estejam ocupados, desempregados ou inativos so membros de um trabalhador coletivo inscritos em um espao pblico construdo a partir do trabalho formalizado em emprego. Este espao pblico aquele das instituies das diferentes caixas e organismo de administrao paritrias que o Movimento de Empresas da Frana (Medef, sucessora do Conselho Nacional do Patronato Francs N. do T.) pensa agora estar em condio de destruir.
23 24 Este problema levantado em meu opsculo, Tobin or not Tobin? Une taxe internationale sur le capital , Paris, LEsprit Frappeur, 1998.

outubro - 25

Mundializao: o capital financeiro no comando

26 - outubro

mais freqentemente a iluso de poder encarcerar os FMN em cdigos de boa conduta ou de conduta cidad. O termo neoliberalismo utilizado como se situaes de monoplio mundial no surgissem das ltimas ondas de concentraes, como se a propriedade privada dos meios de produo (que so os meios de trabalho de milhes de pessoas) pudesse hoje servir de embasamento para uma forma de capitalismo com cara humana. Um bom nmero de adversrios da globalizao parece ter interiorizado a idia martelada por Franois Furet e de todos aqueles que se apossaram de seu trabalho sobre a impossibilidade de se conceber uma organizao social de vida material diferente do mercado. Da mesma forma, o regime de acumulao do capital mundializado considerado pela maioria de seus crticos como sendo injusto profundamente injusto mais vivel.

O sentido das crises financeiras


Ora, no penso que ele assim o seja, em razo mesmo dessa desigualdade e injustia. Uma ligao direta pode estabelecer entre os traos do regime de acumulao, os mecanismos de excluso que ele incorpora e as crises financeiras bancrias ou das bolsas que balanaram a economia mundial no decorrer dos anos 90, quer seja no Mxico em 1995 ou na sia. Estas crises no foram episdios financeiros, devido simplesmente negligncia ou cegueira das autoridades monetrias, nem especulao tomada como uma atividade que se poderia limitar sem ter prejudicado os mercados financeiros. Estas crises foram uma primeira expresso de contradies muito mais profundas. Elas traduzem a impossibilidade de assegurar uma quantidade suficiente de capital para as condies de valorizao que lhe so necessrias. Por etapas, a economia capitalista mundial v-se confrontada ao retorno brutal do princpio de realidade: antes de poder se apropriar do valor e da mais-valia, necessrio, primeiramente, que eles tenham podido ser criados em uma escala suficiente. O que supe que o ciclo do capital tenha podido ser bloqueado, a produo comercializada. Os investidores financeiros e as instituies financeiras internacionais construram um conjunto de mecanismos com o objetivo de fazer afluir em direo aos mercados financeiros um fluxo de riqueza que satisfizesse as exigncias da economia internacional do capital financeiro. Mas eles quiseram ignorar as condies da produo e da realizao do valor. Estas condies no podem ser satisfeitas de maneira estvel enquanto dezenas ou mesmo centenas de milhes de pessoas de todas as parte do mundo so excludas da esfera onde as necessidades individuais e coletivas encontram-se. Deplorando o revs da conferncia de Seattle, o diretor geral do FMI, Michel Camdessus, declarou que seu desafio para
Franois Chesnais

com os pases em desenvolvimento era o acesso aos mercados que tenham uma demanda solvente, isto , aqueles dos pases da OCDE. Acreditando falar em nome destes pases e de uma liberalizao ainda maior do comrcio, o chefe do FMI expressou o impasse total de um sistema cuja polarizao extrema faz com que todas as mercadorias afluam em direo aos mesmos mercados, situados ao Norte. As crises financeiras da sia so um anncio que os mecanismos do capital liberalizado comeam a pegar gripe. De tais crises sobrevm, quando os investidores financeiros tomam de repente conscincia do fatos, que seus crditos sobre a atividade produtiva, nascidos de seus investimentos financeiros ou de seus emprstimos, poderiam no se materializar. Eles tentam, ento, se retirar do mercado, retomando suas posies com o mnimo de perdas. Eles destroem, produzindo a liquidez do mercado em seu conjunto25, provocando o desmoronamento do conjunto da cadeia de creditos e das dvidas da qual a capitalizao da bolsa foi o piv. Foi o que aconteceu na sia, onde vimos uma espcie de demonstrao, em tamanho real, do tipo de crise que nos espera. A praa ocupada agora pelos mercados da bolsa est suscetvel a dar s crises futuras nos pases da OCDE, um carter ainda duvidoso. Uma das causas da preocupao dos defensores da liberalizao, que o presidente do Banco Central dos Estados Unidos (o FED) propaga regularmente, o fato de que os mercados financeiros sados da liberalizao e da desregulamentao financeiras so povoados de investidores que no tm nenhuma memria das crises da bolsa do passado. O grau particularmente elevado da miopia dos mercados financeiros nascido da longa fase de altas, pode engendrar comportamentos de pnico. Estes serviriam de acelerador da crise, reforando as dimenses subjetivas dos mecanismos de propagao. Evocar a perspectiva de uma grande crise quase sempre considerado como caracterstica da vertente catastrofista que marcou o pensamento de Marx. Talvez seja o meu caso. H razes para pensar que ela est inscrita na situao econmica mundial do incio do novo milnio porque a liberalizao e desregulamentao das finanas, como a das trocas, recriaram as condies. Mas no preciso esta perspectiva para retomar a crtica ao capitalismo. Desde que nos coloquemos do lado dos assalariados do fim da escada, dos precrios e dos desempregados, como do conjunto das populaes dos pases ditos pobres a situao j to grave que no necessrio um agravamento suplementar para encetar este trabalho terico e prtico. Estamos em um sistema onde a produo apenas uma produo

outubro - 27

25

Ver neste ponto, o importante trabalho de Andr Orlan j citado.

Mundializao: o capital financeiro no comando

28 - outubro

para o capital e no o inverso,26 onde os meios de produo no so o que eles deveriam ser, a saber simples meios para se dar forma, alargando sem cessar, o processo de vida da sociedade dos produtores. Estes meios, que so porm os meios de trabalhos da sociedade, so hoje do capital. Eles s sero utilizados e ampliados se seus proprietrios (os acionistas financeiros obnubilados pelo que Keynes chamou de o feitio da liquidez), considerando que eles vo tirar desta operao um lucro suficiente, um valor acionrio altura de suas exigncias. Durante alguns decnios aps a Segunda Guerra Mundial, quando o capitalismo parecia ter sido domesticado, esta caracterizao foi colocada de lado, perdida de vista. A mundializao do capital encarregou-se de nos relembrar. Transformou em responsabilidade de todos ns, estender e ampliar o debate sobre o modo de responder ao desafio que ela coloca.

26

Karl Marx, Le Capital , III/XV.

Franois Chesnais

You might also like