You are on page 1of 21

Curso Cemob Aluno(): ______________________________ Tcnico de Radiologia Professora: Maria Cludia

APOSTILA DE PRIMEIROS SOCORROS


Funes Vitais e de Apoio.
Introduo A atividade de primeiros socorros pressupe o conhecimento dos sinais que o corpo emite e servem como informao para a determinao do seu estado fsico. Alguns detalhes importantes sobre as funes vitais, os sinais vitais e sinais de apoio do corpo humano precisam ser compreendidos. Funes Vitais Algumas funes so vitais para que o ser humano permanea vivo. So vitais as funes exercidas pelo crebro e pelo corao. Mas para exercerem suas funes, estes rgos executam trabalhos fsicos e qumicos, transformando a prpria vida em uma macro-representao das atividades da menor unidade funcional do corpo: a clula. Cada tecido constitudo por clulas, e da vida delas que depende a vida dos seres vivos. As clulas tiram nutrientes para sua vida diretamente do meio onde se encontram, devolvendo para este mesmo ambiente os produtos finais de sua atividade metablica. A captao e liberao destas substncias so reguladas pela membrana plasmtica, cuja permeabilidade seletiva e mecanismo de transporte ativo permitem clula trocar com o meio somente o que deve ser trocado. Muitos processos dependem de um adequado diferencial de concentrao entre o interior e exterior da clula. Para permitir igualdade nas concentraes dos componentes do lquido intersticial, os tecidos do organismo so percorridos por uma densa rede de vasos microscpicos, que so chamados de capilares. O sangue que chega aos capilares traz nutrientes e oxignio que so passados continuamente para os tecidos. O sangue arterial rico em nutrientes. O sangue venoso mais pobre e transporta gs carbnico e catablitos. O sangue no se deteriora graas atividade de rgos vitais como os pulmes, rins e aparelho digestivo, que permanentemente recondicionam o sangue arterial. Os rins participam do mecanismo de regulao na eliminao de substncias txicas.

O aparelho digestivo incrementa o teor sanguneo de substratos orgnicos, ons e outros agentes metablicos, como as vitaminas, por exemplo. O fgado age como rgo sintetizador e como modificador da composio do sangue, participando nos mecanismos da excreo de substncias txicas. Os pulmes e a poro condutora do aparelho respiratrio tm como funo principal fornecer oxignio e remover dixido de carbono resultante da reao de combusto nas clulas. O pulmo no apenas um rgo respiratrio. Ele desempenha uma funo importante no equilbrio trmico e no equilbrio cidobsico. Os movimentos ventilatrios so controlados pelo Sistema Nervoso Central e esto parcialmente sob nossa vontade. A respirao, no entanto, um mecanismo involuntrio e automtico. As funes vitais do corpo humano so controladas pelo Sistema Nervoso Central, que estruturado por clulas muito especializadas, organizadas em alto grau de complexidade estrutural e funcional. Estas clulas so muito sensveis falta de oxignio, cuja ausncia provoca alteraes funcionais. O prolongamento da hipxia cerebral determina a morte do Sistema Nervoso Central e com isto a falncia generalizada de todos os mecanismos da vida,em um tempo de aproximadamente trs minutos. Para poder determinar em nvel de primeiro socorro, o funcionamento satisfatrio dos controles centrais dos mecanismos da vida, necessrio compreender os sinais indicadores chamados de sinais vitais.

Sinais de Apoio
Alm dos sinais vitais do funcionamento do corpo humano, existem outros que devem ser observados para obteno de mais informaes sobre o estado de sade de uma pessoa. So os sinais de apoio; sinais que o corpo emite em funo do estado de funcionamento dos rgos vitais. Os sinais de apoio podem ser alterados em casos de hemorragia, parada cardaca ou uma forte batida na cabea, por exemplo. Os sinais de apoio tornam-se cada vez mais evidentes com o agravamento do estado do acidentado. Os principais sinais de apoio so: Dilatao e reatividade das pupilas Cor e umidade da pele Estado de conscincia Motilidade e sensibilidade do corpo Dilatao e Reatividade das Pupilas A pupila uma abertura no centro da ris, a parte colorida do olho, e sua funo principal controlar a entrada de luz no olho para a formao das imagens que vemos. A pupila exposta luz se contrai. Quando h pouca ou quase nenhuma luz a pupila se dilata, fica aberta. Quando a pupila est totalmente dilatada,

sinal de que o crebro no est recebendo oxignio, exceto no uso de colrios midriticos ou certos envenenamentos. A dilatao e reatividade das pupilas so um sinal de apoio importante. Muitas alteraes do organismo provocam reaes nas pupilas Certas condies de "stress", tenso, medo e estados de choque tambm provocam considerveis alteraes nas pupilas. Devemos observar as pupilas de uma pessoa contra a luz de uma fonte lateral, de preferncia com o ambiente escurecido. Se no for possvel deve-se olhar as pupilas contra a luz ambiente. Alteraes que provocam dilatao ou concentrao das pupilas Stress Iminncia de estado de choque Parada cardaca Intoxicao Abuso de drogas Colrios midriticos ou miticos Traumatismo crneo-enceflico Cor e Umidade da Pele A cor e a umidade da pele so tambm sinais de apoio muito til no reconhecimento do estado geral de um acidentado. Uma pessoa pode apresentar a pele plida, ciantica ou hiperemiada. A cor e a umidade da pele devem ser observadas na face e nas extremidades dos membros, onde as alteraes se manifestam primeiro. A pele pode tambm ficar mida e pegajosa. Podem-se observar estas alteraes melhor no antebrao e na barriga.

Cor e Umidade da pele Alterao Ocorrncia Exposio ao frio, parada cardioCianose Palidez

respiratria, estado de choque, morte. Hemorragia, parada cardiorespiratria, exposio ao frio, extrema tenso emocional, estado de choque. Febre, exposio a ambientes quentes, ingesto de bebidas alcolicas, queimaduras de primeiro grau, traumatismo. Estado de choque.

Hiperemia

Pele fria, viscosa e quente Pele amarela

Ictercia, hipercarotenemia

Alteraes orgnicas que provocam modificaes na cor e umidade da pele


Estado de Conscincia Este outro sinal de apoio importante. A conscincia plena o estado em que uma pessoa mantm o nvel de lucidez que lhe permite perceber normalmente o ambiente que a cerca, com todos os sentidos saudveis respondendo aos estmulos sensoriais. Quando se encontra um acidentado capaz de informar com clareza sobre o seu estado fsico, pode-se dizer que esta pessoa est perfeitamente consciente. H, no entanto, situaes em que uma pessoa pode apresentar sinais de apreenso excessiva, olhar assustado, face contrada e medo. Esta pessoa certamente no estar em seu pleno estado de conscincia. Uma pessoa pode estar inconsciente por desmaio, estado de choque, estado de coma, convulso, parada cardaca, parada respiratria, alcoolismo, intoxicao por drogas e uma srie de outras circunstncias de sade e leso. Na sncope e no desmaio h uma sbita e breve perda de conscincia e diminuio do tnus muscular. J o estado de coma caracterizado por uma perda de conscincia mais prolongada e profunda, podendo o acidentado deixar de apresentar gradativamente reao aos estmulos dolorosos e perda dos reflexos. Motilidade e Sensibilidade do Corpo Qualquer pessoa consciente que apresente dificuldade ou incapacidade de sentir ou movimentar determinadas partes do corpo, est obviamente fora de seu estado normal de sade. A capacidade de mover e sentir partes do corpo so um sinal que pode nos dar muitas informaes. Quando h incapacidade de uma pessoa consciente realizar certos movimentos, pode-se suspeitar de uma paralisia da rea que deveria ser movimentada. A incapacidade de mover o membro superior depois de um acidente pode indicar leso do nervo do membro. A incapacidade de movimento nos membros inferiores pode indicar uma leso da medula espinhal. O desvio da comissura labial pode estar a indicar leso cerebral ou de nervo perifrico (facial). Pede-se vtima que sorria. Sua boca sorrir torta, s de um lado. Pedir vtima de acidente traumtico que movimente os dedos de cada mo, a mo e os membros superiores, os dedos de cada p, o p e os membros inferiores. Quando um acidentado perde o movimento voluntrio de alguma parte do corpo, geralmente ela tambm perde a sensibilidade no local. Muitas vezes, porm, o movimento existe, mas o acidentado reclama de dormncia e formigamento nas extremidades. muito importante o reconhecimento destas duas situaes, como um indcio de que h leso na medula espinhal. importante, tambm, nestes casos tomar muito cuidado com o manuseio e transporte do acidentado para evitar o agravamento da leso. Convm ainda lembrar que o acidentado de histeria, alcoolismo agudo ou intoxicao por drogas, mesmo que sofra acidente

traumtico, pode no sentir dor por vrias horas. A verificao rpida e precisa dos sinais vitais e dos sinais de apoio uma chave importante para o desempenho de primeiros socorros. O reconhecimento destes sinais d suporte, rapidez e agilidade no atendimento e salvamento de vidas.

SINAIS VITAIS
So aqueles que indicam a existncia de vida. So reflexos ou indcios que permitem concluir sobre o estado geral de uma pessoa. Os sinais sobre o funcionamento do corpo humano que devem ser compreendidos e conhecidos so: Temperatura, Pulso, Respirao, Presso arterial. Os sinais vitais so sinais que podem ser facilmente percebidos, deduzindose assim, que na ausncia deles, existem alteraes nas funes vitais do corpo. A medio e avaliao da presso arterial so excelentes fontes de indicao de vitalidade do organismo humano.

TEMPERATURA CORPORAL A temperatura resulta do equilbrio trmico mantido entre o ganho e a perda de calor pelo organismo. A temperatura do corpo humano est sujeita a variaes individuais e a flutuaes devido a fatores fisiolgicos como: exerccios, digesto, temperatura ambiente e estado emocional. A avaliao diria da temperatura de uma pessoa em perfeito estado de sade nunca maior que um grau Celsius, sendo mais baixa pela manh e um pouco elevada no final da tarde. Existe pequena elevao de temperatura nas mulheres aps a ovulao, no perodo menstrual e no primeiro trimestre da gravidez. Nosso corpo tem uma temperatura mdia normal que varia de 35,9 a 37,2C. A avaliao da temperatura uma das maneiras de identificar o estado de uma pessoa, pois em algumas emergncias a temperatura muda muito. O sistema termorregulador trabalha estimulando a perda de calor em ambientes de calor excessivo e acelerando os fenmenos metablicos no frio para compensar a perda de calor. Graas a isto, o homem um ser homeotrmico que, ao contrrio de outros animais, mantm a temperatura do corpo constante a despeito de fatores externos.

Variao de Temperatura do Corpo Sub-normal 34-36 Normal 36-37 Estado febril 37-38 Febre 38-39 Febre alta (pirexia) 39-40 Febre muito alta (hiperpirexia) 40-41

PERDA DE CALOR O corpo humano perde calor atravs de vrios processos que podem ser classificados da seguinte maneira: Eliminao - fezes, urina, saliva, respirao. Evaporao - a evaporao pela pele (perda passiva) associada eliminao permitir a perda de calor em elevadas temperaturas. a quantidade de sangue que circula sob a pele maior a troca de calor com o meio. O aumento da circulao explica o avermelhamento da pele (hiperemia) quando estamos com febre. VERIFICAO DA TEMPERATURA Oral ou bucal - Temperatura mdia varia de 36,2 a 37C. O termmetro deve ficar por cerca de trs minutos, sob a lngua, com o paciente sentado, semi-sentado ou deitado. No se verifica a temperatura de vtimas inconscientes, crianas depois de ingerirem lquidos (frios ou quentes) aps a extrao dentria ou inflamao na cavidade oral. Axilar - Temperatura mdia varia de 36 a 36,8C. A via axilar a mais sujeita a fatores externos. O termmetro deve ser mantido sob a axila seca, por 3 a 5 minutos, com o acidentado sentada, semi-sentada ou deitada. No se verifica temperatura em vtimas de queimaduras no trax, processos inflamatrios na axila ou fratura dos membros superiores. Retal - Temperatura mdia varia de 36,4 a 37,C. O termmetro dever ser lavado, seco e lubrificado com vaselina e mantido dentro do reto por 3 minutos com o acidentado em decbito lateral, com a flexo de um membro inferior sobre o outro No se verifica a temperatura retal em vtimas que tenham tido interveno cirrgica no reto, com abscesso retal. A verificao da temperatura retal a mais precisa, pois a que menos sofre influncia de fatores externos.

O acidentado com febre, muito alta e prolongada, pode ter leso cerebral irreversvel. A temperatura corporal abaixo do normal pode acontecer aps depresso de funo circulatria ou choque.

FEBRE A febre a elevao da temperatura do corpo acima da mdia normal. Ela ocorre quando a produo de calor do corpo excede a perda. Tumores, infeces, acidentes vasculares ou traumatismos podem afetar diretamente o hipotlamo e com isso perturbar o mecanismo de regulagem de calor do corpo. Portanto, a febre deve ser vista tambm como um sinal que o organismo emite. Um sinal de defesa. Devemos lembrar que pessoas imunodeprimidas podem ter infeces graves e no apresentarem febre. A vtima de febre apresenta a seguinte sintomatologia: Inapetncia Mal estar Sudorese Temperatura acima de 40 graus Celsius Respirao rpida Hiperemia da pele Calafrios Cefalia Pulso rpido Cuidados: Aplicar compressas midas na testa, cabea, pescoo, axilas e virilhas (que so as reas por onde passam os grandes vasos sanguneos). Quando o acidentado for um adulto, submet-la a um banho frio ou cobri-la com coberta fria. Podem ser usadas compressas frias aplicadas sobre grandes estruturas vasculares superficiais quando a temperatura corporal est muito elevada. O tratamento bsico da febre deve ser dirigido para as suas causas, mas em primeiros socorros isto no possvel, pois o socorrista dever preocupar-se em atender os sintomas de febre e suas complicaes. Devemos salientar que os primeiros socorros em casos febris s devem ser feitos em temperaturas muito altas (acima de 400C), por dois motivos j vistos: A febre defesa orgnica O tratamento da febre deve ser de suas causas.

PULSO O pulso a onda de distenso de uma artria transmitida pela presso que o corao exerce sobre o sangue. Esta onda perceptvel pela palpao de uma artria e se repete com regularidade, segundo as batidas do corao. Existe uma relao direta entre a temperatura do corpo e a freqncia do pulso. Em geral, exceto em algumas febres, para cada grau de aumento de temperatura existe um aumento no nmero de pulsaes por minuto (cerca de 10 pulsaes). O pulso pode ser apresentado variando de acordo com sua freqncia, regularidade, tenso e volume. a) Regularidade (alterao de ritmo) Pulso rtmico: normal Pulso arrtmico: anormal b) Tenso c) Freqncia - Existe uma variao mdia de acordo com a idade d) Volume - Pulso cheio: normal Pulso filiforme (fraco): anormal A alterao na freqncia do pulso denuncia alterao na quantidade de fluxo sanguneo. As causas fisiolgicas que aumentam os batimentos do pulso so: digesto, exerccios fsicos, banho frio, estado de excitao emocional e qualquer estado de reatividade do organismo. Pulso normal Faixa etria 60-70 bpm Homens adultos 70-80 bpm Mulheres adultas 80-90 bpm Crianas acima de 7 anos 80-120 bpm Crianas de 1 a 7 anos 110-130 bpm Crianas abaixo de um ano 130-160 bpm Recm-nascidos No desmaio / sncope as pulsaes diminuem. Atravs do pulso ou das pulsaes do sangue dentro do corpo, possvel avaliar se a circulao e o funcionamento do corao esto normais ou no. Pode-se sentir o pulso com facilidade. Procurar acomodar o brao do acidentado em posio relaxada. Usar o dedo indicador, mdio e anular sobre a artria escolhida para sentir o pulso, fazendo uma leve presso sobre qualquer um dos pontos onde se pode verificar mais facilmente o pulso de uma pessoa. No usar o polegar para no correr o risco de sentir suas prprias pulsaes. Contar no relgio as pulsaes num perodo de 60 segundos. Neste perodo deve-se procurar observar a regularidade, a tenso, o volume e a freqncia do pulso. Existem no corpo vrios locais onde se podem sentir os pulsos da corrente sangunea.

Recomenda-se no fazer presso forte sobre a artria, pois isto pode impedir que se percebam os batimentos. O pulso radial pode ser sentido na parte da frente do punho. Usar as pontas de 2 a 3 dedos levemente sobre o pulso da pessoa do lado correspondente ao polegar, conforme a figura abaixo

O pulso carotdeo o pulso sentido na artria cartida que se localiza de cada lado do pescoo. Posicionam-se os dedos sem pressionar muito para no comprimir a artria e impedir a percepo do pulso. Do ponto de vista prtico, a artria radial e cartida so mais fceis para a localizao do pulso, mas h outros pontos que no devem ser descartados.

RESPIRAO A respirao uma das funes essenciais vida. atravs dela que o corpo promove permanentemente o suprimento de oxignio necessrio ao organismo, vital para a manuteno da vida. A respirao comandada pelo Sistema Nervoso Central. Seu funcionamento processa-se de maneira involuntria e automtica. a respirao que permite a ventilao e a oxigenao do organismo e isto s ocorre atravs das vias areas desimpedidas. A observao e identificao do estado da respirao de um acidentado de qualquer tipo de afeco conduta bsica no atendimento de primeiros socorros para qualquer rea da sade. Muitas doenas, problemas clnicos e acidentes de maior ou menor proporo alteram parcialmente ou completamente o processo respiratrio. Fatores diversos como secrees, vmito, corpo estranho, edema e at mesmo a prpria lngua podem ocasionar a obstruo das vias areas. A obstruo produz asfixia que, se prolongada, resulta em parada cardiorespiratria. A freqncia da respirao contada pela quantidade de vezes que uma pessoa realiza os movimentos combinados de inspirao e expirao em um minuto. Para se verificar a freqncia da respirao, conta-se o nmero de vezes que uma pessoa realiza os movimentos respiratrios: 01 inspirao + 01 expirao = 01 movimento respiratrio. A contagem pode ser feita observando-se a elevao do trax . A freqncia mdia por minuto dos movimentos respiratrios varia com a idade se levarmos em considerao uma pessoa em estado normal de sade. Por exemplo: um adulto possui um valor mdio respiratrio de 14 - 20 respiraes por minuto (no homem), 16 - 22 respiraes por minuto (na mulher), enquanto uma criana nos primeiros meses de vida 40 - 50 respiraes por minuto. Tipos de respirao Eupnia Apnia Dispnia Bradipnia Taquipnia Ortopnia Hiperpnia ou Hiperventilao

PRESSAO ARTERIAL A presso arterial a presso do sangue, que depende da fora de contrao do corao, do grau de distensibilidade do sistema arterial, da quantidade de sangue e sua viscosidade.

Lembrando que todos os profissionais de sade entre ele o tcnico de radiologia devem saber verificar a presso arterial. No adulto normal a presso arterial varia da seguinte forma: Presso arterial mxima ou sistlica - de 100 a 140 mm Hg (milmetros de mercrio). Presso arterial mnima ou diastlica - de 60 a 90 mm Hg. A presso varia com a idade, por exemplo: uma pessoa com a idade entre 17 a 40 anos apresenta a presso de 140 x 90, j entre 41 a 60 anos apresenta presso, de 150 x 90 mm de Hg. A pessoa com presso arterial alta sofre de hipertenso e apresenta, dentro de certos critrios de medio, presso arterial mnima acima de 95 mm Hg e presso arterial mxima acima de 160 mm Hg. A presso muito baixa (hipotenso) aquela em que a presso mxima chega a baixar at a 80 mm Hg. DIMINUI A PRESSO Menstruao Gestao Sono / Repouso Hipotireoidismo Hemorragia grave Anemia grave AUMENTA A PRESSO Digesto Excitao emocional Convulses Hipertireoidismo Arteriosclerose

Uma pessoa com hipertenso dever ser mantida com a cabea elevada; deve ser acalmada; reduzir a ingesto de lquidos e sal e ficar sob observao permanente at a chegada do mdico. No caso do hipotenso, deve-se promover a ingesto de lquidos com pitadas de sal, deit-lo e chamar um mdico. Posio da pessoa: Sentada, semi-sentada ou deitada.

TCNICAS APLICADAS PRIMEIOS SOCORROS


Todo estabelecimento dever estar equipado com material necessrio prestao dos primeiros socorros, considerando-se as caractersticas da

atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim. ATENDIMENTO PR HOSPITALAR. TRATAMENTO IMEDIATO E PROVISRIO MINISTRADO A UM ACIDENTADO OU DOENTE, GERALMENTE NO PRPRIO LOCAL, PARA GARANTIR SUA VIDA E EVITAR AGRAVAMENTO DAS LESES. PRINCPIOS BSICOS DO ATENDIMENTO DE EMERGNCIA Basei-se nos 3 ERRES: Rapidez no atendimento; Reconhecimento das leses; Reparao das leses. SUPORTE BSICO DA VIDA: A- Controle das vias areas; Verificao das vias respiratrias, removendo corpos estranhos B- Controle da ventilao; No havendo respirao satisfatria, promovde receper imediatamente respirao boca a boca. C- Restaurao da circulao Palpar o pulso carotdeo, para verificar se h parada cardaca, ou nos casos de choque estancar a hemorragia para prevenir o choque. D- Dficit neurolgico; Avaliar sinais do sistema neurolgico. E- Exposio do doente. Despir o doente. Procedimentos das manobras de receptao crdio-pulmonar: Se houver apenas um socorrista: 15 massagens para 2 ventilaes Se houver 2 socorristas: 5 massagens para 1 ventilao FERIMENTOS Leves e / ou superficiais Extensos e / ou profundos FERIMENTOS LEVES OU SUPERFICIAL Lavar o ferimento com gua e sabo Proteger o ferimento com gaze ou pano limpo No tentar retirar farpas, vidros ou

partculas de metal do ferimento No colocar pastas, pomadas, leos ou p secante

FERIMENTOS EXTENSOS E/OU PROFUNDOS Cobrir o ferimento com pano limpo No lavar para no aumentar o risco de hemorragia No remover objetos fixados no ferimento Usar tcnicas para cessar hemorragia Providenciar transporte HEMORRAGIA INTERNA EXTERNA CAPILAR VENOSA ARTERIAL

HEMORRAGIA INTERNA Manter o paciente calmo, deitado com a cabea de lado Aplicar compressas frias ou gelo no local suspeito de hemorragia Afrouxar a roupa Providenciar transporte urgente No oferecer lquidos e alimentos HEMORRAGIA NASAL Sentar a vtima Apertar com os dedos a narina, fazendo a vtima respirar pela boca Colocar um chumao de algodo na narina Colocar toalha mida, fria ou gelo sobre o rosto No assoar nariz pelo menos 1 hora aps cessar sangramento

HEMORRAGIA EXTERNA Tcnicas de controle: presso direta elevao dos membros pontos de presso arterial torniquete TORNIQUETE Usar essencialmente no caso de amputao de membro ( Brao ou Perna) COMO FAZER Usar panos resistentes e largos acima do ferimento Nunca usar arame, corda, barbante ou outros materiais muito finos Desapertar gradualmente a cada 10 a 15 minutos ou quando notar extremidades frias ou arroxeadas No tirar do lugar caso pare a hemorragia DESMAIO Deitar a vtima com a cabea e ombros mais baixo que o resto do corpo Se sentada, posicionar a cabea entre as pernas e pressionar para baixo Colocar a vtima em ambiente arejado Afrouxar a roupa da vtima

CONVULSO No segure a vtima No d tapas No jogue gua sobre a vtima - afastar objetos ao redor - afastar os curiosos - proteger a cabea - afrouxar as roupas - terminada a convulso solicitar Transporte

QUEIMADURA Leso decorrente da ao do calor, frio, produtos qumicos, corrente eltrica, radiaes e substncias biolgicas (animais e plantas) CLASSIFICAO Quanto profundidade: 1 Grau - leso das camadas superficiais da pele: vermelhido dor local suportvel no h formao de bolhas 2 GRAU Leso das camadas mais profundas da pele: formao de bolhas desprendimento de camadas da pele dor e ardncia locais de intensidade Varivel 3 GRAU Leso de todas as camadas da pele: comprometimento de tecidos, mais profundos at o osso

QUANTO INTENSIDADE: O importante na queimadura no o seu tipo e nem o seu grau , mas sim a extenso da pele queimada , ou seja, a rea corporal atingida. Baixa : menos de 15% da superfcie corporal atingida Mdia : entre 15 e menos de 40% da pele coberta e Alta : mais de 40% do corpo queimado.

As manifestaes locais mais importantes nas queimaduras no eliminao de toxinas (no h suor) formao de substncias txicas dor intensa que pode levar ao choque perda de lquidos corporais destruio de tecidos e infeco.

Entretanto, a consequncia mais grave das queimaduras a porcentagem da rea do corpo atingida . Quando esta menos de 15%, diz-se que o acidentado , simplesmente, portador de queimaduras . Entretanto, quando a percentagem da pele queimada ultrapassa os 15% (cerca de 15 palmos), podese consider-lo como grande queimado . Ao atingir mais de 40% da superfcie do corpo, pode provocar a morte . Acima de 70%, as chances de sobreviver so mnimas ! Principais cuidados: Prevenir o estado de choque Controlar a dor

Evitar contaminao Ateno: NO aplique leos, loes ou outras Substncias em queimaduras externas NO retire nada aderido na queimadura NO fure as bolhas NO toque na queimadura FRATURAS FECHADA EXPOSTA Colocar a vtima em posio confortvel Expor o local: cortar ou remover as roupas Controlar hemorragias e cobrir feridas Antes de imobilizar providenciar remoo da vtima para imobilizao usar madeiras, tbuas, jornais, revistas, panos..... No fazer massagem no local No amarrar no local da fratura No tentar colocar o osso no lugar LUXAO, ENTORSE E CONTUSO Tratar como se houvesse fratura: - imobilizar a rea traumatizada - colocar compressa fria no local - no fazer massagem no local - providenciar transporte

ACIDENTE OCULAR Lavar o olho com a gua ou soro fisiolgico, em abundncia No remover corpo estranho Proteger o olho Transportar a vtima para atendimento mdico

ENVENENAMENTO OU INTOXICAO Manter a calma No tomar medidas sem consultar profissional Rapidez essencial

Remover a vtima ao servio de sade imediatamente

OBSTRUO DAS VIAS EREAS POR CORPO ESTRANHO Perguntar vtima: Voc consegue falar? No consegue falar ou a tosse ineficiente: Aproxime-se por trs posicionando as mos entre o umbigo e o apndice xifide Efetuar sucessivas compresses, para dentro e para cima at a desobstruo Auto desobstruo: apoie o abdmen sobre o encosto de uma cadeira e comprima-o na tentativa de deslocar o corpo estranho

AFOGAMENTO Atirar vtima um objeto flutuante nadar at a vtima e acalma-l virar a cabea da vtima para fora da gua segurar a vtima pelas costas ou punho nadando at a margem se necessrio, fazer respirao artificial e massagem cardaca atirar vtima um objeto flutuante nadar at a vtima e acalma-l virar a cabea da vtima para fora da gua segurar a vtima pelas costas ou punho nadando at a margem se necessrio, fazer respirao artificial e massagem cardaca PICADA DE COBRA VENENOSA Acalme a vtima Deite a vtima Aplique compressas frias ou gelo Transporte imediatamente a vtima No deixe a vtima caminhar No d lcool, querosene ou infuses vtima No faa garroteamento No corte a pele

PARADA RESPIRATRIA ver ouvir

Sentir no espere ajuda aja rpido verifique se h objeto obstruindo a boca ou garganta Afrouxe a roupa Inicie rapidamente a respirao Mantenha a vtima aquecida Remova a vtima quando for Absolutamente necessrio e a Respirao voltar ao normal

SINAIS Inconscincia Parada dos movimentos Respiratrios ( ver, ouvir, sentir) Ausncia de pulsao REANIMAO CARDIOPULMONAR (RCP) 1- Constatado inconscincia: solicitar atendimento de emergncia 2 - Liberar vias areas superiores 3 - Verificar a respirao 4 - Inspecionar a cavidade oral e efetuar 2 ventilaes, boca a boca ou com qualquer meio de barreira (protetor) 5 - Verifique pulso carotdeo, Se ausente: Efetuar 15 compresses torcicas

INFARTO O corao um msculo que recebe oxignio e nutrientes atravs das artrias chamadas "coronrias". Estas artrias se subdividem em vrios pequenos ramos, como a raiz de uma planta. Com a idade somada a outros fatores como genticos, obesidade, sedentarismo, dietas ricas em gorduras, fumo, etc, pode haver obstruo das coronrias impedindo a passagem das clulas sanguneas, reduzindo a oxigenao da rea muscular cardaca que ela irrigava , e com isso a "morte"desta rea do corao, que deixa de se contrair, diminuindo o bombeamento. SINAIS E SINTOMAS MAIS COMUNS: Vtima refere dor no peito tipo aperto, peso ou queimao e sensao de morte eminente Irradiao da dor para ombro e/ou brao esquerdo , as vezes lado esquerdo

do pescoo Dificuldade para respirar Ansiedade Suor frio Enjo , vmitos Pulso irregular O QUE FAZER? Ligue para o servio de emergncia Tente acalmar a vtima Coloque a vtima sentada ou deitada, com o trax em posio de folwer Afrouxe roupas, gravatas, etc Verifique os sinais vitais Se necessrio aplique as manobras de ressussitao Transporte da vtima Antes de providenciar a remoo da vtima Controle hemorragias e respirao. Imobilize todos os pontos suspeitos de fraturas. Evite e/ou controle o estado de choque. Providencie uma maca. Ao remover um ferido para um local onde possa ser usada a maca, adote o mtodo de uma, duas ou trs pessoas para o transporte da vtima, dependendo do tipo e da gravidade da leso, da ajuda disponvel e do local (escadas, paredes, passagens estreitas, etc.) Os mtodos que empregam um ou dois socorristas so ideais para transportar uma pessoa que esteja inconsciente devido a afogamento ou asfixia. Todavia, no servem para carregar um ferido com suspeita de fraturas ou outras leses graves. Em tais casos, use sempre o mtodo de trs socorristas

PROCEDIMENTOS NAS EMERGNCIAS: Efetuar avaliao inicial da vtima Indicar suas condies e determinar acionamento dos rgos de atendimento Acionar atendimento de emergncia Resgate / Bombeiro - 193 Polcia Militar/SAMU - 192 TRANSMITIR: Tipo de emergncia clnica ou traumtica Idade, sexo e situao atual da vtima Localizao: endereo completo e ponto de referncia Telefone para contato

Necessidade de apoio adicional Acionar responsveis Executar medidas iniciais de socorro

DEZ MANDAMENTOS DO SOCORRISTA 1- Manter a calma 2 - Ter ordem de segurana 3 - Verificar riscos no local 4 - Manter o bom senso 5 - Ter esprito de liderana 6 - Distribuir tarefas 7- Evitar atitudes intempestivas 8 - Dar assistncia a vtima que corre o maior risco de vida 9 - Seja socorrista e no heri 10 - Pedir auxlio: telefonar para atendimento de urgncia

MANTER A CALMA! EVITAR O PNICO!

You might also like