You are on page 1of 4

Instrumento de percusso

um instrumento musical cujo som obtido atravs da percusso (impacto), raspagem ou agitao, com ou sem o auxlio de baquetas. Das formas de classificao de instrumentos musicais, esta a menos precisa e a que possui a maior variedade de instrumentos, a maior parte dos quais possuem altura indeterminada (ou seja, no podem ser precisamente afinados). Esses so utilizados primordialmente com funo rtmica, como o caso da maior parte dos tambores, o tringulo e os pratos. Os instrumentos de percusso de altura definida, como os xilofones podem ser utilizados com funo meldica e harmnica. Embora haja uma variedade de instrumentos produzidos especificamente com essa finalidade, qualquer batuque feito com objetos comuns pode ser considerado como percusso. possvel assim fazer a percusso em uma msica utilizando tampas de panela, potes de alimento, mesas, cadeiras, caixas, talheres, pratos, copos e mesmo objetos mais complexos como mquinas de escrever.

Histria
Os instrumentos de percusso so os mais antigos que existem. Em muitos stios arqueolgicos foram encontradas representaes de pessoas danando em torno de um tambor. Muitos objectos musicais tambm foram encontrados como toras de rvore fossilizadas, possivelmente usadas como tambores primitivos, e diversas verses de litofones, rochas de diversos tamanhos que eram dispostas sobre um tronco ou buraco no cho, usadas para produzir msica meldica por percusso.

O som da percusso
Pela forma de produo de som caracterstica da maior parte desses instrumentos, o som possui um ataque de curta durao. O som vai quase que imediatamente do silncio sua intensidade mxima e sofre um decaimento tambm muito curto. A maior parte dos instrumentos de percusso possuem som de curta sustentao e param de vibrar muito rapidamente aps o estmulo inicial cessar, mas essa no sua caracterstica fundamental, uma vez que existem instrumentos de percusso que emitem sons de longa durao, como os gongos e sinos.

Classificao
Embora coletivamente chamados de instrumentos de percusso, essa categoria pode ser subdividida por diversos critrios. As formas mais comuns de classificao dividem os instrumentos de percusso por definio do som (se podem produzir notas afinadas ou no), por mtodo de execuo (percusso, agitao ou raspagem) ou por elemento produtor de som (idiofones, membranofones e cordas percutidas). Uma vez que nenhuma dessas formas completa, em geral elas so combinadas. Assim podemos dizer que um xilofone um idiofone percutido de altura definida e que um Taiko um membranofone percutido de altura indefinida. Abaixo, os mtodos de classificao esto descritos em mais detalhes.

Por definio do som


Os instrumentos de percusso podem ser classificados de acordo com a possibilidade de produzirem sons de altura determinada ou indeterminada. Altura indeterminada Grande parte dos instrumentos de percusso so caracterizados pela ausncia de escala, ou seja, produzem apenas um nico som ou uma gama de sons muito reduzida. So utilizados precisamente pelo timbre e caractersticas sonoras que apresentam e geralmente possuem funo puramente rtmica. Esses instrumentos produzem notas cuja altura no pode ser perfeitamente determinada, seja porque seus sons tm durao muito curta, seja por possurem uma grande quantidade de parciais no harmnicos, ou ainda porque produzem variaes aleatrias de altura ao longo de sua durao. Isso faz com que acompanhem bem, sem interferir na harmonia (sem que seus sons sejam percebidos como desafinados), canes compostas em qualquer tonalidade. So talvez a forma de instrumentos musicais mais antiga, dado que qualquer objeto consegue produzir sons simples: quer a bater, raspar, etc. Entre eles podemos citar o agog, afox, castanhola, chimbal, tringulo, blocos sonoros e muitos tipos de tambor. Altura determinada Instrumentos de percusso cuja vibrao produz sons que obedecem srie harmnica (msica) e permitem a perfeita afinao de suas notas. Muitos possuem diversos componentes, cada um afinado em uma altura diferente, como os carrilhes, xilofones ou timbales. Outros permitem a variao de afinao durante a execuo como o tmpano ou, ainda que de forma limitada, alguns tipos de tom-tom e o berimbau. Estes instrumentos podem exercer papel meldico ou harmnico em uma cano. tecnicamente, qualquer instrumento de cordas pode ser executado por percusso e nesse caso estaria enquadrado nessa categoria (como o piano ou um violo com cordas percutidas).

Por forma de execuo


Directamente percutidos Instrumentos executados por impacto com o elemento produtor de som, quer seja uma pele, corda ou o prprio corpo do instrumento. Este o meio mais comum de execuo. A percusso pode ser executada com baquetas (como na bateria, gongos ou vibrafones) martelos (como alguns carrilhes), as mos (como o bong) ou o prprio corpo do instrumento (como as claves). Um teclado pode ser utilizado para provocar o impacto dos martelos, como na celesta ou no carrilho. Indirectamente percutidos Agitao Instrumentos cuja execuo depende da agitao, com as mos ou outro meio, de todo o instrumento, como o caxixi, ganz, maracas e chocalhos. Indirectamente percutidos Raspagem Instrumentos em que a produo do som depende da raspagem. Esta raspagem pode ser realizado com baquetas (como no reco-reco e no guiro), ou com uma rede de contas, como o xequer e o afox.

Por elemento produtor de som


De acordo com a classificao Hornbostel-Sachs, os instrumentos so classificados de acordo com o elemento que vibra para produzir o som. Neste sistema, os instrumentos de percusso podem ser classificados em idiofones, membranofones e cordofones.

Idiofones
o prprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tenso. Esta categoria compreende a maior parte dos instrumentos executados por raspagem (como o reco-reco e o guiro), por agitao (como o chocalho, caxixi e ganz), assim como muitos instrumentos diretamente percutidos de altura definida, como os xilofones, metalofones, carrilhes e o glockenspiel. Os blocos sonoros, claves e pratos so exemplos de idiofones directamente percutidos com altura indefinida.

Membranofones
Instrumentos em que uma membrana tensionada (pele) que vibra para produzir o som. Em geral so membranas percutidas, que compreendem todos os tipos de tambores ou ento membranas que vibram por atrito, como a sarronca. Podem ser de altura indefinida (como o atabaque ou o surdo) ou definida (como os tmpanos). Nem todos os membranofones so instrumentos de percusso. Alguns vibram por simpatia a outra fonte sonora e podem no ser enquadrados nesta categoria (como a cuca, o kazoo, a pele do banjo ou o gopichand [1]). Cordofones Instrumentos em que uma corda tensionada percutida para produzir o som. Em geral so instrumentos de altura definida, como o piano, o clavicrdio, o saltrio e alguns tipos de ctaras. As cordas so percutidas com baquetas ou martelos, com ou sem o auxlio de teclados. Todos os instrumentos de cordas podem ser executados por percusso, mas geralmente s so includos nessa categoria aqueles em que esta seja a forma principal de execuo.

Instrumentos simples e compostos


Embora a maior parte dos instrumentos de percusso seja muito simples, alguns sendo compostos apenas de pequenos pedaos de madeira (como as claves), muitos instrumentos so compostos por diversas partes ou por diversos instrumentos com alturas ou registros diferentes. Um exemplo so os xilofones, que possuem diversas teclas, cada qual afinada em uma altura. Outro exemplo so os bongs, congas ou tom-tons, que so sempre montados em grupos com registros diferentes. Um caso especial a bateria, composta de diversas partes com tipos, tamanhos e funes diferentes.

O percussionista
Um Percussionista um msico que toca instrumentos de percusso. Normalmente este termo usado para designar instrumentistas que executam tambores latinos ou africanos e diversos outros instrumentos como o agog, o berimbau ou o carrilho, seja em um conjunto de msica popular ou em uma orquestra sinfnica.

O msico que toca a bateria, embora tambm seja tecnicamente um percussionista, chamado normalmente de baterista. Essa separao se deve principalmente formao normal de grupos de msica popular, em que existe um msico encarregado da bateria e outro que toca todos os demais instrumentos de percusso. Em alguns casos, os percussionistas podem ser chamados por outros nomes. Como os instrumentos de percusso so eminentemente rtmicos, em alguns conjuntos,como nas escolas de samba, podem ser chamados de ritmistas. Determinados instrumentos de percusso so to importantes ou de execuo to especfica, que seus executantes so chamados de forma diferenciada, como o timpanista que toca o tmpano (instrumento), o carrilhonista que toca o carrilho e a celesta, ou o xilofonista que toca o xilofone, marimba, metalofone ou vibrafone. Dentre Harmonia, Melodia e Ritmo, esse ltimo o que mais est atrelado aos instrumentos de percusso, sendo que muitas vezes os instrumentos rtmicos em uma msica multi-instrumental so os de percusso. O percussionista fundamental na maior parte dos conjuntos musicais populares para manter o tempo da msica constante, dando aos demais msicos uma base rtmica sobre a qual tocar. A percusso tambm fundamental para definir o carter ou personalidade da msica, atravs de efeitos sonoros e intervenes espordicas de instrumentos como chocalhos, carrilhes, chicotes, entre outros. Na maior parte dos casos, os percussionistas tambm so responsveis por tocar apitos, buzinas e outros instrumentos de sopro de altura indefinida. Muitas sociedades possuem msicas inteiramente executadas por instrumentos de percusso, particularmente tambores, que esto entre os instrumentos mais antigos do mundo. Muitos percussionistas ficaram famosos na execuo de seus instrumentos e alguns deles adquiriram renome suficiente para serem lderes de seus prprios conjuntos. Jorge Pereira considerado o melhor percussionista ao nvel do triangulo jazz

You might also like