You are on page 1of 2

SISTEMAS EVAPORATIVOS DE RESFRIAMENTO DE COBERTURAS: ESTUDO DE CASOS EM SO CARLOS, SP, BRASIL.

Victor Figueiredo Roriz (1), Maurcio Roriz (2)


Engenheiro Mecnico. Mestrando. E-mail: vfroriz@terra.com.br (2) Arquiteto. Docente. E-mail: m.roriz@terra.com.br Programa de Ps-Graduao em Contruo Civil PPGCiv-DECiv Universidade Federal de So Carlos. So Carlos, SP, Brasil.
(1)

1. INTRODUO
O Brasil tem mais de 90% de seu territrio em zona tropical, onde a radiao solar adiciona intensa carga trmica s superfcies de baixas declividades. Por este motivo, as coberturas das edificaes so freqentemente as grandes responsveis pelo desconforto imposto aos ocupantes e pelo desperdcio da energia consumida pelos equipamentos, acionados para retirar dos ambientes o calor excedente. Assim, quaisquer medidas que melhorem o desempenho trmico das coberturas, podero contribuir significativamente para elevar os nveis de conforto e eficincia da edificao como um todo. Discutese, neste trabalho, a etapa experimental de uma dissertao de mestrado, cujo objetivo avaliar os efeitos de sistemas evaporativos aplicados refrigerao de coberturas, na cidade de So Carlos, SP. Ao evaporar, a gua absorve do ambiente quantidades muito significativas de calor, se comparadas aos fluxos totais provocados pelos diversos processos de trocas trmicas que ocorrem em uma edificao. Sob condies adiabticas, cada litro de gua evaporada retira em torno de 660 W do ar. A eficincia dos sistemas de refrigerao evaporativa maior em climas mais quentes e mais secos. Estes sistemas podem ser aplicados diretamente sobre o ar, reduzindo a temperatura e elevando a umidade, ou sobre algum elemento construtivo, como parede ou cobertura, que, resfriando-se, passa a absorver o calor dos ambientes internos. Estes ltimos, chamados Sistemas Indiretos, so mais indicados para situaes em que no se deseja aumentar a umidade do ar (GIVONI, 1994). O clima de So Carlos (figura 1) apresenta potencial de aplicao para este processo de resfriamento. classificado como tropical de altitude, ou Cwa na escala Kppen, com temperaturas mdias mensais entre 16oC (jul.) e 22oC (fev.). Na poca mais seco do ano, maio a setembro, as mdias mensais de umidade relativa oscilam entre 40% e 60% e a precipitao entre 30 e 70 mm/ms. No perodo mais mido, outubro a maro, chove entre 160 e 270 mm/ms, com mdias mensais de umidade relativa entre 65 e 75%. Os totais mensais de irradincia solar global sobre o plano horizontal, variam entre 110 (jun.) e 170 (nov. a jan.) kWh/m2.ms.
Estratgias Bioclimticas A B+C C D E F G+H H+I I+J K L Aquecimento Artificial Aquecimento Solar Inrcia Trmica (aquecimento) Conforto (baixa umiddade) Conforto Renovao do ar Refrigerao Evaporativa Inrcia Trmica (refrigerao) Ventilao Refrigerao Artificial Umidificao do ar

Fig. 1: Clima de So Carlos (TRY, ano 2004), sobre a carta adotada na NBR 15220-3 (ABNT, 2005)

A carta da figura 1 a mesma adotada na NBR 15220-3 (ABNT 2005), que define o Zoneamento Bioclimtico do Brasil. Os pontos escuros do grfico correspondem ao clima de So Carlos e indicam a temperatura e umidade de cada uma das 8760 horas do ano de 2004, identificado como ano climtico de referncia (TRY, ou Test Reference Year), a partir da anlise de dados horrios observados ao longo de 10 anos. Nota-se que as melhores condies para aplicao da refrigerao evaporativa (estratgia H) somam mais de 600 horas do ano (7%), nmero expressivo e que pode ser ainda acrescido por parte do tempo para o qual indicada a inrcia trmica, estratgia I (5%).

2. OBJETIVOS
a) Quantificar e comparar os efeitos que a evaporao de gua provoca sobre as temperaturas superficiais de diferentes sistemas de telhados ou lajes de cobertura. b) Verificar a eficincia de diversos dispositivos de umidificao (asperso ou gotejamento de gua) sobre as coberturas estudadas. c) Identificar relaes entre as variveis climticas, as propriedades trmicas das coberturas e as caractersticas do sistema de umidificao, buscando contribuir para o equacionamento matemtico dos fenmenos fsicos envolvidos.

3. MTODO
Os efeitos do resfriamento evaporativo sobre cada tipo de cobertura sero avaliados por comparao, monitorando-se simultaneamente uma cobertura seca e outra umedecida. Para tanto, duas bancadas sero construdas, onde as amostras (quadradas, com 80 cm de lado) sero apoiadas, expostas s condies climticas naturais e monitoradas. Para o registro dos dados e controle do experimento, ser utilizado o sistema eletrnico Climus (figura 2), desenvolvido especialmente para esta pesquisa, por equipe coordenada pelo Dr. Saulo Gths (LMPT-UFSC). Sempre que a temperatura da cobertura ultrapassar um limite superior de referncia, o sistema acionar uma vlvula, iniciando um ciclo de umidificao, que ser interrompido quando um limite inferior for alcanado. Pode-se programar as temperaturas de incio e fim de ciclo, o tempo de asperso em cada ciclo, bem como o intervalo eles, possibilitando uma asperso intermitente dentro do intervalo detsarminado de temperaturas.

Fig. 2: Sistema de Umidificao das Coberturas

O equipamento registra em computador o conjunto das variveis monitoradas, tais como horrios, temperaturas, volume de gua liberado em cada ciclo, etc. Dados de irradincia solar sero obtidos em estaes climatolgicas prximas. As temperaturas, umidades e velocidades do ar sero medidas diretamente no local, atravs de instrumentos prprios. Os experimentos sero realizados em diferentes pocas do ano, procurando-se identificar as eficincias apresentadas sob diferentes situaes climticas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ABNT NBR 15220-3 - Desempenho trmico de edificaes - Parte 3: Zoneamento bioclimtico brasileiro e diretrizes construtivas para habitaes unifamiliares de interesse social. Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Rio de Janeiro. Maio de 2005. GIVONI, B. Passive and Low Energy Cooling of Buildings. Pp 130-190. Van Nostrand Reinhold. New York, USA, 1994.

You might also like