You are on page 1of 4

A ATUAO DO ESTADO NAS MEDIDAS DE SANEAMENTO BSICO E O DESENVOLVIMENTO DE ENTEROPARASITOSES NO MUNICPIO DE ASSIS, NO ESTADO DE SO PAULO

GISELY BIAZATI DE OLIVEIRA; RUAMA CARLA ALVES DE OLIVEIRA

RESUMO

As enteroparasitoses ou parasitoses intestinais so doenas causadas por protozorios e/ou helmintos, atravs de estudos e da pesquisa feita no municpio de Assis pode-se confirmar que a frequncia das enteroparasitoses varia de acordo com as condies locais de saneamento. O estado necessita de marcos regulatrios que garantam a implentao de aes que delimitem o uso dos recursos destinados aos municpios a fim de promover condies adequadas de saneamento bsico principalmente para a populao menos favorecida.

INTRODUO

As enteroparasitoses ou parasitoses intestinais so doenas causadas por protozorios e/ou helmintos, sendo um dos principais problemas de sade pblica dos pases subdesenvolvidos, devido s condies precrias de saneamento bsico, higiene pessoal e c oletiva das populaes mais carentes. importante ressaltar, que esse tipo de doena ocorre principalmente na faixa etria de 3 a 12 anos, pois as crianas esto mais expostas em funo do desconhecimento dos princpios de higiene, por respostas imunes mu itas das vezes ineficientes, e tambm, por terem mais contato com o solo nos

momentos de brincadeiras. As baixas taxas de incidncia em adultos se devem a mudanas de hbitos, e tambm a uma progressiva imunidade contra os parasitas. alarmante o nmero de notcias de novos casos de doenas relacionados a esses parasitas que demonstra a precariedade dos servios de sade e o descaso do governo para com o povo. Para tentar reverter esse quadro, o governo tem implementado diversos programas a fim de controlar a disseminao de enteroparasitoses na populao, porm, a eficcia dessas iniciativas tem fracassado, pois o dinheiro investido no tem sido suficiente para a melhora do saneamento bsico e do tratamento das doenas, e tambm, h uma enorme falta de env olvimento da comunidade nos programas de controle. Pesquisas sobre o assunto foram realizadas em diversas regies do Brasil, e pde -se observar que, a frequncia das enteroparasitoses varia de acordo com as condies locais de saneamento.

OBJETIVO

Definir aes em polticas de sade pblica que possam modificar a conformao atual de saneamento bsico atuando na preveno e profilaxia das enteroparasitoses que tem atingido nossa sociedade.

METODOLOGIA

A populao de Assis foi observada por trs anos, e a anlise dos dados foi feita em trs etapas, sendo a primeira delas o estudo das regies assistidas pelos postos de atendimento sanitrio (PAS), depois foi feita a verificao da prevalncia parasitria em relao diferenciabilidade no atendimento dos PAS e das faixas etrias, e por ltimo a anlise de correlao entre a freqncia de parasitoses e as condies de saneamento bsico. Os dados necessrios para as anlises e estudos foram obtidos junto S ABESP (Companhia Paulista de Saneamento Bsico), PAS (Postos de Atendimento Sanitrio) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica).
A partir de estudos documentais por meio de pesquisa das polticas pblicas estaduais de gua e esgoto foram explicitadas a funo do estado diante de polticas de saneamento e de aspectos que definem essas polticas como universalizao, instrumentos financeiros, regulao e controle social.

DESENVOLVIMENTO

Uma das cidades que serviram de instrumento de pesquisa para esse tipo de doena foi Assis, que fica na regio oeste de So Paulo. Foi correlacionada a ocorrncia de parasitoses s condies de saneamento bsico, e foi observado que, em algumas regies da cidade, medida que eram feitas novas ligaes de gua e esgoto, o nmero de parasitoses diminua.

As principais medidas que resultaram no decrscimo significativo da incidncia de enteroparasitoses, foi melhora no saneamento bsico, com ligaes de gua e esgoto por quase todas as regies da cidade. As regi es que ainda apresentavam um ndice considervel de parasitoses eram as que ainda no tiveram sua situao de saneamento bsica resolvida ou melhorada. Durante o trabalho de pesquisa em Assis, houve uma situao epidemiolgica que chamou a ateno dos pesquisadores. Pode-se constatar que, em algumas regies onde o ndice de parasitoses era alto, a administrao de medicamentos antiparasitrios era baixa, e em algumas regies, o ndice de saneamento era precrio, a prevalncia de parasitoses era baixa e a administrao de antiparasitrios era alta. O que foi possvel concluir com essa situao foi que, algumas Unidades Bsicas de Sade, estavam tendo uma prtica no oficializada, de distribuir antiparasitrios de forma profiltica, ou seja, antes mesmo da realizao dos exames parasitolgicos de fezes. E isso, poderia estar mascarando condies sanitrias desfavorveis, ou seja, haveria uma baixa prevalncia de parasitoses na regio, mas no devido s condies de saneamento e educao sanitria adequadas, e sim, ao uso de medicao de forma irregular. Outra situao que chamou a ateno foi a de uma regio com um dos maiores ndices de oferta de medicamentos, porm, essa regio apresentava um alto percentual de parasitoses, o que leva a entender que as condies de saneamento bsico e educao sanitria daquela regio esto de fato, muito precrias. Existe uma grande polmica entre os deveres do estado na implementao de polticas pblicas no definindo se marcos estaduais so de ordem federal ou municipal. Esses marcos legais definem atributos como a universalizao, instrumentos financeiros, regulao e controle social. Tem-se conhecimento de modelos em que o estado alm de administrar o planejamento e a execuo das obras tambm definiu a operao dos serv ios. imprescindvel na prestao de servios diferenciar atividades de regulao e gesto da prestao dos servios e a sociedade tem de exigir aes em saneamento que fazem parte do controle social para atingir nveis de segurana e eficcia nas atuaes pblicas em saneamento. At porque ela sofre por falta de estruturas, intensificando toxi-infeces causadas pelas parasitoses intestinais em doenas como acaridase, tenase, oxiurase, giardase e amebase. As atividades em saneamento bsico so as estruturas que mais tem sido prejudicadas e ineficazes, mesmo com programas a fim de controlar a disseminao de enteroparasitoses na populao, a eficcia dessas iniciativas tem fracassado, pois o dinheiro investido no tem sido suficiente para a melhora do saneamento bsico e do tratamento das doenas, e tambm, h uma enorme falta de envolvimento da comunidade nos programas de controle.

CONCLUSO

Por falta de um poltica nacional que defina as aes em saneamento bsico e a recuperao de investimentos tem formado obstculos entre as instituies e essas aes. Levando a dficits que tem prejudicado o combate as enteroparasitoses. Para que tais medidas de saneamento bsico e esgoto possam ser sanadas de forma adequada necessrio que haja marcos regulatrios em mbito estadual. Faz-se necessrio tambm a atuao da sociedade no somente exigindo do governo medidas de sade pblica, mas se informando sobre medidas preventivas, se atentando higiene pessoal e coletiva contribuindo para a no prolif erao dessas doenas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

GALVO JUNIOR, Alceu de Castro et al. Marcos regulatrios estaduais em saneamento bsico no Brasil. Revista de Administrao Pblica, volume 43, nmero 1, Rio de Janeiro, 2009. Disponvel em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034 76122009000100010&lang=pt > FREI, Fernando; JUNCANSEN, Camila; RIBEIRO-PAES, Joo Tadeu. Levantamento epidemiolgico das parasitoses intestinais: vis analtico decorrente do tratamento profiltico . Cadernos de Sade Pblica, volume 24, nmero 12, Rio de Janeiro, 2008. Disponvel em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102 311X2008001200021&lang=pt > LUDWIG, Karin Maria et al. Correlao entre condies de saneamento bsico e parasitoses intestinais na populao de Assis, Estado de So Paulo . Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , volume 32, nmero 5, Uberaba, 1999. Disponvel em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037 86821999000500013&lang=pt > DA SILVA, Cntia Presser. Parasitoses intestinais. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/7210820/Parasitoses-Intestinais>

You might also like