You are on page 1of 4

A Profisso do Economista

Silvia Cristina da Silva Okabayashi1 silvia.okabayashi@metodista.br

Resumo Esta pensata tem por objetivo discorrer sobre o que a profisso do economista e de que forma ela percebida no mundo e no Brasil. Ser tratado como a profisso surgiu, a partir da existncia da humanidade, e como isso tem influenciado nas tarefas do economista, nos setores pblico e privado, sob os aspectos micro e macroeconmicos, at os dias de hoje. Alm disso, elucida a importncia da profisso para que a conduo das polticas econmicas possa contribuir para o crescimento e desenvolvimento da sociedade. Palavras-chave: economia, profisso, economista.

O Economista Desde os primrdios da existncia dos seres humanos, as relaes de produo so primordiais sua sobrevivncia. Atualmente, num planeta que conta j com mais de 6,5 bilhes de habitantes, elas assumem importncia mpar e decisiva, cujo principal ator dos seus estudos o economista.

A Economia uma cincia social e estud-la significa observar o modo de viver e agir dos agentes econmicos na sociedade, porm, sem abandonar os aspectos das cincias exatas, como a matemtica e a estatstica. A linguagem do economista universal.

No Brasil, a profisso de economista foi oficialmente instituda pela Lei 1411, de 13 de agosto de 1951. O economista um dos profissionais que mais trabalham visando o bem-estar das pessoas e da sociedade.

Economista e mestre em administrao, professora e coordenadora do curso de cincias econmicas da Universidade Metodista de So Paulo

ReFAE Revista da Faculdade de Administrao e Economia

O economista o profissional que se dedica ao estudo e anlise das causas e efeitos dos fenmenos sociais, nos aspectos estruturais e conjunturais, formulando, por conseguinte, diretrizes e planos relacionados atuao dos agentes econmicos, quer sejam eles do setor pblico ou do setor privado.

O economista deve estar atento s alteraes e tendncias dos cenrios econmicos, no sentido de planejar e replanejar, buscando corrigir distores e desvios de rumo para a consecuo dos objetivos propostos.

Seu trabalho o extrato da atividade econmica da sociedade, o que ela produz e o que necessita produzir para sobreviver e, em especial, a busca pela incluso de mais seres humanos na condio de beneficirios do processo de crescimento e desenvolvimento.

H poucas dcadas, o papel do economista tem se mostrado cada vez mais importante. Notase, gradualmente, uma presena mais intensa do economista em discusses sobre a conduo das polticas econmicas em mbito mundial.

H os que classificam o economista como pessimista frente s novidades que atravessam a sua ortodoxia, que ele desumano. Porm, no fosse ele crtico e realista frente a tanta ingratido, a sociedade poderia ter sucumbido s mais intensas guerras e aos perodos de recesso econmica. Pois papel do economista promover as escolhas, diante dos custos de oportunidade, face escassez dos recursos de produo e s restries oramentrias.

Sair da armadilha de uma inflao indexada e, ao mesmo tempo, implantar um plano de estabilizao monetria, apenas um dos clssicos exemplos da importncia do economista para a sociedade. O economista calcula tudo e sua formao social, terica e multidisciplinar, o coloca em posio privilegiada dentre os outros profissionais, podendo flexibilizar-se entre a consultoria e auditoria de empresas e a burocracia do setor pblico, podendo tambm especializar-se na elaborao e anlise de projetos de viabilidade econmico-financeira.

O economista, na verdade, o profissional que obrigado a lembrar diariamente ao seu empregador quer seja ele governo ou empresa, que o mundo no flui livremente, sem

30
ReFAE Revista da Faculdade de Administrao e Economia, v. 1, n. 2,p. 29-32, 2010

ReFAE Revista da Faculdade de Administrao e Economia

percalos. Mas tambm, ele precisa formular mecanismos, dentro do sistema econmico para melhorar a distribuio de renda criando oportunidades de ascenso da sociedade.

Segundo COFECON(2008) importante ressaltar que estamos vivenciando um mundo mais competitivo. Antigamente as movimentaes do mercado econmico eram mais vagarosas, as interpretaes das tendncias eram mais duradouras. Hoje decises so tomadas do outro lado do mundo e quase que instantaneamente temos que absorv-las e reorientar novas decises que, quando tardias, podem gerar graves prejuzos ou novas dificuldades que podem comprometer a sobrevivncia dos negcios. O desafio da profisso do economista demonstrar sociedade a importncia do profissional. Muitas vezes percebemos os escassos recursos econmicos e financeiros serem consumidos em negcios que no tm a viabilidade econmica necessria para prosperar, por se pautarem em palpites de profissionais que desconhecem a complexidade do mercado em que pretendem atuar, e que s o profissional de economia tem os instrumentos necessrios para orientar.

A atuao do economista tem se pautado pelo engrandecimento da categoria, pela divulgao de todo o espectro de sua atuao e do interesse pblico que o seu trabalho representa, promovendo, assim, a valorizao da profisso, imprescindvel para o bom e progressista funcionamento da sociedade.

31
ReFAE Revista da Faculdade de Administrao e Economia, v. 1, n. 2,p. 29-32, 2010

ReFAE Revista da Faculdade de Administrao e Economia

Referncias

COFECON. Principal. A misso do pensador num mundo globalizado. Disponvel em: <http://www.cofecon.org.br>. Acesso em 28 ago. 2009.

COFECON.

Principal.

economista

insubstituvel.

Disponvel

em:

<http://www.cofecon.org.br>. Acesso em 28 ago. 2009.

COFECON. Principal. Ser Economista. Disponvel em: <http://www.cofecon.org.br>. Acesso em 28 ago. 2009.

COFECON. Principal. O ser economista. Disponvel em: <http://www.cofecon.org.br>. Acesso em 28 ago. 2009.

Normas para submisso de textos para publicao na revista eletrnica ReFAE (Revista da Faculdade de Administrao e Economia). 2009.

32
ReFAE Revista da Faculdade de Administrao e Economia, v. 1, n. 2,p. 29-32, 2010

You might also like