You are on page 1of 13

CONTEDO

> Funes do controlo de traco A afinao bsica do amortecedor Genius da Scott muito fcil de executar e pode ser executada em breves minutos, tanto no GENIUS TC como no GENIUS LC-R. Os amortecedores Genius da Scott podem ser regulados exactamente de acordo com as caractersticas do ciclista, providenciando a mxima segurana e conforto enquanto pedala. Todos os ajustes devero ser executados por um Agente autorizado ou seguindo as instrues deste Manual. > Foto do amortecedor GENIUS TC e manpulo do Controlo remoto > Afinao bsica do Controlo remoto do amortecedor Genius TC > Ferramentas recomendadas para a afinao do amortecedor > Regulao da camara de ar positiva do amortecedor Genius TC > Regulao da camara de ar negativa do amortecedor Genius TC > Regulao do Rebound do amortecedor Genius TC > Mais detalhes cerca da regulao do amortecedor Genius TC > Foto do amortecedor Genius LC-R > Regulao bsica do Remoto control do amortecedor Genius LC-R > Regulao da Camara de ar positiva do amortecedor Genius LC-R > Regulao da camara de ar negativa do amortecedor Genius LC-R > Regulao do Rebound do amortecedor Genius LC-R > Manuteno e Guia de Servio > Importante > Garantia p. 2 p. 3
CONTENT FRANAIS DEUTSCH PORTUGUES

p. 4 p. 5 p. 6 p. 6 p. 8 p. 8 p. 10 p. 11 p. 12 p. 12 p. 14 p. 15 p. 16/17 p. 18/25

00

01

FUNES DO CONTROLO DE TRACO


O corao do TC ( Controlo de Traco ) o inovador amortecedor Scott Genius que oferece trs funes que tornam possvel este sistema. Usando o Manpulo de controlo remoto, voc pode escolher entre as seguintes funes: 1 . MODO DE CURSO TOTAL: Curso total de 125mm (Genius MC) (Genius RC e Genius Contessa 90mm).

ESQUEMA DA SUSPENSO GENIUS E DO MANPULO DE CONTROLO REMOTO


No desenho da suspenso e do manpulo de controlo remoto que se mostra abaixo voc ver as peas indicadas com um nmero que ser utilizado no Manual para o ajuste e afinao. (2)(3).

2 . MODO DE TRACO: Reduzindo o volume de ar dentro do amortecedor o curso ser reduzido em cerca de 60% e as caractersticas da mola do ar alteram-se ficando mais rija. O resultado que se pode subir sem o efeito bobbing continuando no entanto a oferecer ptima traco na roda traseira.

S2 S3 S4 S5 S6 S7 S8 S9

Parafuso inferior do amortecedor Piggy-Back Capa do amortecedor Parafuso do Rebound Vlvula da Cmara positiva Vlvula da Cmara Negativa Parafuso de fixao do cabo Alavanca do Lock Out

S11 S12 L1 L2 L3 L4

Manpulo do modo de traco Piston do amortecedor Manpulo remoto Cabo do controlo remoto Parafuso de tenso Parafuso sextavado

3 . MODO DE BLOQUEIO O amortecedor fica bloqueado. Agora, possvel subir estradas de asfalto sem a mnima perda de potncia. Simultaneamente, um sistema de blow-off, previne que o amortecedor fique danificado no caso do ciclista se esquecer de abrir o sistema quando ultrapassa qualquer obstculo. Voc encontrar as seguintes posies no manpulo de controlo remoto: (1)

2 S7 1

S1 S9 S8 S6

L3 L2 S4 S3

MODO DE BLOQUEIO

MODO DE TRACO

S12 S5

S10 S11

L4 L1

MODO DE CURSO TOTAL

S2 FUNES DO CONTROLO DE TRACO Amortecedor Genius Controle Remoto

02

FRANAIS

DEUTSCH

PORTUGUES

03

02-03

S1

Parafuso superior do amortecedor

S10

Parafuso de batente do cabo

AFINAO BSICA DO CONTROLO REMOTO


1. Coloque o manpulo remoto (L1) na posio lock out (1) 2. Fixe o cabo do controlo remoto (L2) com o parafuso de fixao do cabo (S8) usando uma chave sextavada de 3mm ( presso de aperto 3Nm ) no manpulo do lock out (S9). (3). 3. Coloque agora o manpulo remoto na posio modo traco (1) 4. Fixe o batente do cabo (S10) usando uma chave sextavada de 3mm (presso de aperto 3NM) no manpulo do modo de traco (S11) (4). 5. Agora, quando colocar o manpulo na posio Curso total o cabo puxar o manpulo do modo de traco para baixo e o amortecedor oferecer agora um curso total. 6. No caso de pretender refinar a afinao do manpulo do controlo remoto, pode faz-lo usando umas chave sextavada girando o parafuso sextavado (L4). No caso de pretender reajustar a tenso do cabo do controlo remoto, pode faz-lo usando o parafuso de teno (L3). (5)

FERRAMENTAS RECOMENDADAS PARA REGULAO DA SUSPENSO


Para proceder regulao da suspenso recomendamos a utilizao das ferramentas constantes da lista abaixo: - Uma bomba de suspenses com uma escala at 20 bars/300 psi com uma vlvula especial que previne que o ar se escape quando se retira da vlvula de enchimento, garantindo deste modo uma presso exacta do ar. - Assim, recomendamos uma bomba Scott para suspenses que poder ser adquirida no seu Agente local Scott e que tem a referncia 15.1.834.208.0.000 - O SAG-BOY na contra capa deste Manual.

POR FAVOR NOTE


PORTUGUES FRANAIS DEUTSCH 1

Por favor limpe regularmente aps utilizao em offroad, o piston do amortecedor (S12) e todas as outras peas que se movimentam no amortecedor com um pano macio e hmido para prevenir desgastes.

MODO DE BLOQUEIO

MODO DE TRACO

MODO DE CURSO TOTAL

2 mm allen keg FUNES DO CONTROLO DE TRACO

04

05

REGULAO DA CAMARA DE AR POSITIVA DO AMORTECEDOR GENIUS TC


IMPORTANTE: Para todos os ajustes da mola do ar, o manpulo do lock out dever estar na posio Curso total.

REGULAO DA CAMARA DE AR NEGATIVA DO AMORTECEDOR GENIUS TC


A cmara de ar negativa tem uma mola de ar que influencia a sensibilidade no incio do curso enquanto absorve os choques. Uma sensibilidade demasiada pode fazer com que pedale com mais desconforto (8). Para ajustar a presso do ar na cmara negativa da suspenso Scott Genius, por favor siga as seguintes instrues: 1. Retire a tampa da vlvula prateada (S7) localizada na capa do amortecedor (S4). 2. Monte a bomba das suspenses com o respectivo adaptador na vlvula. 3. Introduza a presso recomendada no Piggy Back. Na capa do Piggy Back encontrar uma Tabela na cor Prateada com as presses recomendadas de acordo com o peso do utilizador. 4. Quando atingir a presso desejada retire a bomba da vlvula e recoloque a tampa na mesma. Recomendamos que se certifique de que o balano da presso entre a cmara positiva e negativa est de acordo com as recomendaes indicadas no Piggy Back. No faz-lo pode provocar perda de performance ou conforto ou pode ainda provocar danos na suspenso. Depois de ajustar as cmaras positiva e negativa de acordo com o peso dos utilizadores, voc pode verificar uma vez mais utilizando o SAG-Boy que consta da contra capa deste Manual, se o SAG ( curso negativo ) est bem ajustado. O curso negativo muito importante quando nos trilhos cruzamos lombas ou buracos. Se a bicicleta estiver bem ajustada, a roda traseira e o brao oscilante cruzar as lombas sem que o quadro principal se mova. O SAG, dever ser de 15 20% para utilizadores em competio e de 20 25% para utilizadores mais virados para o conforto. O SAG Boy indica a distancia recomendada de furo a furo dos parafusos de fixao dos diferentes modelos Genius. Para verificar o ajuste, por favor siga os seguintes passos: 1. Sente-se na bicicleta e coloque os ps nos pedais.(9). 2. Pea a uma segunda pessoa para colocar a fita colorida do SAG Boy recomendada para o seu modelo ao lado dos furos dos parafusos da suspenso. 3. Se a distancia entre os parafusos corresponder ao comprimento da fita, quer dizer que a presso do ar corresponde ao peso do utilizador. 4. Se a distancia entre os dois parafusos for mais curta que o comprimento da fita, a presso do ar na cmara positiva muito alta e dever ser cuidadosamente reduzida, utilizando o espurgador da bomba at que a presso corresponda (10). 5. Se a distancia entre os parafusos for maior do que o comprimento da fita colorida, a presso do ar da cmara positiva muito baixa e dever ser aumentada utilizando a bomba das suspenses at que a medida corresponda.
PORTUGUES FRANAIS DEUTSCH

A camara de ar positiva contem a mola de ar onde voce se senta enquanto pedala (7) Para ajustar a presso do ar na cmara positiva da suspenso Scott Genius por favor siga as seguintes instrues: 1. Retire a tampa da vlvula preta (S6) localizada no Piggy Back (S3). 2. Monte a bomba com o respectivo adaptador na vlvula. 3. Introduza a presso recomendada no Piggy Back. Na capa do Piggy Back encontrar uma tabela na cor preta com as presses recomendadas de acordo com o peso do utilizador. 4. Quando atingir a presso desejada retire a bomba da vlvula e recoloque a tampa na mesma.

10

Camara de Ar Positiva

Camara de Ar Negativa

06

07

REGULAO DO REBOUND DO AMORTECEDOR GENIUS TC


O Rebound (Rebatimento) significa a velocidade com que a suspenso regressa ao seu comprimento original depois de ter ultrapassado um obstculo. Utilizando o boto vermelho do Rebound (S5),pode ajustar o rebound passo a passo. Por favor siga as seguintes instrues: Monte a sua bicicleta e desa um passeio (permanea no selim ) e verifique quantas vezes balana. 1. Se balanar 1 2 vezes a afinao est boa. 2. Se balanar mais do que 3 vezes, o rebound est muito rpido. Rode o boto no sentido dos ponteiros de um relgio at ouvir 1 ou 2 clicks. 3. Se no balanar, o rebound est muito lento. Rode o boto no sentido contrrio dos ponteiros de um relgio at ouvir 1 ou 2 clicks.( 11 ).

MAIS DETALHES SOBRE A REGULAO DA SUSPENSO


No caso de desejar possuir nmeros mais exactos sobre as presses de ar constantes da decalco existente no Piggy Back ou se procura dicas de afinao incluindo caractersticas das diferentes suspenses Genius, por favor visite o nosso site em: www.scott-sports.com Poder inclusivamente adicionar estas informaes no seu computador.

11

Rebound knob

08

FRANAIS

DEUTSCH

PORTUGUES

09

AMORTECEDOR GENIUS LC -R
O corao do sistema LC-R a mais recente e inovadora criao o amortecedor da Scott Genius LC-R que oferece duas funes: Utilizando o manipulo do lock out no topo do corpo do amortecedor, voc poder escolher entre as seguintes funes: 1. MODO CURSO TOTAL: Curso total de 100mm nos modelos Reflex FX. 2. MODO LOCK OUT: O amortecedor bloqueado; subir em estyradas de asfalto agora possvel sem qualquer perda de potncia. Simultaneamente o sistema Blow-off previne que o amortecedor fique danificado no caso do ciclista se ter esquecido de abrir o sistema quando ultrapassa qualquer obstculo. o Lock Out est na posio para a frente no amortecedor. S1 S2 S3 S4 S5 S6 S8 S9 S10 L1 L2 L3 L4
PARAFUSO SUPERIOR DO AMORTECEDOR PARAFUSO INFERIOR DO AMORTECEDOR CAPA DO AMORTECEDOR
PARAFUSO REGULADOR DO RESSALTO (REBOUND)

REGULAO BSICA DO CONTROLO REMOTO DO AMORTECEDOR GENIUS LC-R


1. Coloque o manpulo do controlo remoto L1 na posio Lock out (1) 2. Fixe o cabo do controlo remoto L2 com o parafuso S8 do cabo de fixao, utilizando uma chave sextavada de 3mm e aperte com uma presso de 3Nm o manpulo do lock out S9. 3. Agora quando opuser o manpulo do controlo remoto na posio CURSO TOTAL,o cabo vai puxar o manpulo do lock out para baixo e o amortecedor oferecer agora CURSO TOTAL. Verifique a afinao para se assegurar do perfeito funcionamento dos dois sistemas. 4. No caso de pretender uma resposta mais rpida no manpulo do controlo remoto, voc pode faz-lo utilizando uma chave sextavada de 2mm para apertar o parafuso L4. No caso de s pretender ajustar a tenso do cabo do controlo remoto use o parafuso de tenso L3. [2]
1

VALVULA DA CAMARA NEGATIVA VALVULA DA CAMARA POSITIVA PARAFUSO COM CABEA SEXTAVADA DE 3MM MANIPULO DO LOCK OUT PISTON DO AMORTECEDOR MANIPULO DO CONTROLO REMOTO CABO DO CONTROLO REMOTO PARAFUSO DA TENSO PARAFUSO SEXTAVADO

2 S7

S1 S9 S8 S6

3 2 mm allen keg

L3 L2 S4 S3

S12 S5

S10 S11

L4 L1

Genius Shock LC

S2 Manipulo do Controlo Remoto

Amortecedor Genius LC R

10

FRANAIS

DEUTSCH

PORTUGUES

11

REGULAO DA CAMARA DE AR POSITIVA DO AMORTECEDOR GENIUS LC R


IMPORTANTE! Para todos os ajustes da mola do ar, o manpulo do lock out dever estar na posio Curso total

REGULAO DA CMARA DE AR NEGATIVA DO AMORTECEDOR GENIUS LC-R


A cmara de ar negativa tem uma mola de ar que influencia a sensibilidade no incio do curso enquanto absorve os choques. Uma sensibilidade demasiada pode fazer com que pedale com mais desconforto (8). Recomendamos que se certifique de que o balano entre a cmara positiva e negativa esteja de acordo com as indicaes da Tabela da capa do amortecedor. No o fazendo poder provocar perda de performance ou conforto ou ainda poder provocar danos na suspenso. Depois de ajustar as cmaras positiva e negativa de acordo com o peso dos utilizadores, poder faz-lo uma vez mais utilizando o SAG-BOY que consta da contra capa deste Manual, para ver se o SAG est bem ajustado. O curso negativo muito importante quando nos trilhos cruzamos lombas ou buracos. Se a bicicleta estiver bem ajustada, a roda traseira e o brao oscilante ultrapassaro as lombas sem que o quadro principal se mova. O SAG, dever ser de 15-20% para utilizadores em competio e de 20 25% para utilizadores mais virados para o conforto. O SAG-BOY indica a distancia recomendada de furo a furo dos parafusos de fixao dos diferentes modelos Genius. Para verificar o ajuste por favor siga os seguintes passos: 1. Sente-se na bicicleta. Ponha os ps nos pedais (9). 2. Pea a uma segunda pessoa para colocar a fita colorida do SAG-BOY recomendado para o seu modelo ao lado dos furos dos parafusos da suspenso. 3. Se a distancia entre os parafusos corresponder ao comprimento da fita, quer dizer que a presso do ar corresponde ao peso do utilizador. 4. Se a distancia entre os dois parafusos for mais curta do que o comprimento da fita, a presso do ar na cmara positiva muito elevada pelo que, ter de ser cuidadosamente reduzida, utilizando o espurgador da bomba at que a presso corresponda (10). 5. Se a distancia entre os parafusos for maior do que o comprimento da fita colorida, a presso do ar da cmara positiva muito baixa e dever ser aumentada utilizando a bomba das suspenses at que a medida corresponda.

A Cmara de Ar Positiva contem a mola de ar onde voc se senta enquanto pedala. Para ajustar a presso do ar na cmara positiva do amortecedor Scott Genius por favor siga as seguintes instrues: 1. Retire a tampa da vlvula preta S5 localizada na parte inferior da capa do amortecedor S3. 2. Monte a bomba do amortecedor na vlvula utilizando o respectivo adaptador. 3. Introduza a presso recomendada na cmara positiva. Na capa do amortecedor encontrar uma tabela mostrando nas reas coloridas a preto a presso de ar recomendada para a cmara positiva de acordo com o peso do utilizador 4. Quando atingir a presso desejada retire a bomba e recoloque a tampa da vlvula.

Para ajustar a presso de ar da cmara de ar negativa do amortecedor Genius LC-R, por favor siga as seguintes instrues:

1. Retire a tampa da vlvula prateada S6 localizada no topo da capa do amortecedor S3. 2. Monte a bomba do amortecedor na vlvula utilizando o respectivo adaptador. 3. Introduza a presso recomendada na capa do amortecedor. Na capa do amortecedor encontrar uma tabela mostrando nas areas coloridas a prateado, a presso de ar recomendada para a cmara negativa de acordo com o peso do utilizador. 4. Quando atingir a presso desejada retire a bomba e recoloque a tampa na vlvula.

10

S5

S6

Camara de Ar Positiva

Camara de Ar Negativa

12

FRANAIS

DEUTSCH

PORTUGUES

13

AFINAO DO REBOUND DO AMORTECEDOR GENIUS LC-R


O termo REBOUND significa a velocidade com que o amortecedor regressa ao seu comprimento original, aps ter ultrapassado um obstculo. Utilizando o parafuso vermelho do rebound S4 voc poder ajustar o rebound passo a passo. Por favor note as seguintes indicaes: Monte a sua bicicleta e desa um passeio permanecendo sentado no selim e verifique quantas vezes balana. 1. Se balanar 1 2 vezes a afinao est boa. 2. Se balanar mais do que 3 vezes, o rebound est muito rpido. Rode o boto no sentido dos ponteiros de um relgio at ouvir 1 ou 2 clicks. 3. Se no balanar, o rebound est muito lento. Rode o boto no sentido contrrio dos ponteiros de um relgio at ouvir 1 ou 2 clicks.

MANUTENO / GUIA DE SERVIO


Por favor limpe com regularidade o piston do amortecedor aps ter andado em caminhos off-road e todos os outros componentes que se movimentam no amortecedor com um pano suave e hmido ou se necessrio utilizar uma sabonria para evitar excessivo uso e desgaste. Por favor verifique sempre se as tampas das vlvulas esto colocadas para se evitarem danos nas prprias vlvulas ou nas peas internas do amortecedor causados pela sujidade.

Para manuteno e servio, por favor considere a seguinte Tabela:


DEUTSCH FRANAIS

Perodo de Manuteno
11

Nova

Cada Passeio

Cada 8 horas

Cada 40 horas

Cada 1000 horas

Ver presso do ar Ver rebound Limpar sinoblocos, ver Uso e desgaste e lubrificar Mudar o oleo/inspeco no Agente Scott Limpar capa do amortecedor Limpar mecanismo do Lock out
Rebound Knob

14

PORTUGUES

15

IMPORTANTE!
O amortecedor GENIUS pressurizado. Nunca abrir, desmontar ou modificar o amortecedor. Apenas o pessoal qualificado de um Agente autorizado Scott o pode fazer. Usar um amortecedor sem estar perfeitamente ajustado pode causar perda de controlo sobre a bicicleta e provocar graves ferimentos. No caso de pretender desmontar o amortecedor da bicicleta para manuteno ou outras razes por favor considere a presso de aperto recomendada para os parafusos do amortecedor que ter de ser de 10Nm. A Scott recomenda vivamente que se utiliza uma chave dinamomtrica, para prevenir possiveis danos no amortecedor, apoios ou quadro. Tambm, os parafusos do amortecedor devero ser fixados com LOCTITE mdio ( azul ), para evitar que os parafusos se possam soltar. Para abrir um amortecedor que est sob presso, pode ser muito perigoso e causar srios ferimentos. O amortecedor Genius da Scott, dever ser sempre ajustado para o peso do utilizador para garantirmos perfeito funcionamento. Assim sendo, antes de cada passeio verifique sempre a presso do ar. Danos causados por montagem imprpria ou m manuteno no esto cobertas pela Garantia. Uma vez, a verificao efectuada pela Scott ou por um Agente Autorizado, ser a mesma relatada na Tabela de Manuteno que consta no final deste Manual, que lhe permitir reclamar a Garantia dentro do prazo estabelecido. O utente do amortecedor ser responsvel pelos custos do servio. Para remeter o amortecedor para a Scott ou para um Servio Autorizado pela Scott, por favor contacte o seu Agente local.

16

FRANAIS

DEUTSCH

PORTUGUES

17

GARANTIA Modelo Ano Medida Quadro N ________________________ ________________________ ________________________ ________________________


A SCOTT, garante o seu amortecedor GENIUS por um perodo de 2 anos por defeito de fabrico ou mo de obra. O perodo de Garantia inicia-se no dia da compra da bicicleta completamente montada ou do amortecedor Genius. Esta Garantia fica limitada ao primeiro comprador, ou seja: a primeira pessoa que usou a bicicleta e apenas para o efeito para que foi criada. A bicicleta ou o amortecedor ter de ter sido comprada num Agente Autorizado Scott. No sero consideradas as compras efectuadas via Leiles da Internet. obrigatrio entregar uma cpia do Talo de Compra juntamente com o amortecedor defeituoso no caso da reclamao de garantia providenciar evidencia da compra. De outra forma a garantia no ser garantida. No caso de reclamao de garantia, a deciso de reparar ou substituir o amortecedor defeituoso, pertencer unicamente Scott. Peas no defeituosas que se pretendam substituir tero de ser pagas pelo segurado. Eis alguns elementos do amortecedor que no esto cobertos pela Garantia: - todos os retentores e guarda ps - todas as buchas e deslizadores do piston - a superfcie do piston - os sinoblocos de fixao - parafusos do amortecedor Os seguintes danos, no esto cobertos pelo seguro:
DEUTSCH

- uso imprprio - danos nos retentores do piston causados por anilhas de alta presso. - Danos na superfcie do amortecedor ou do piston causados pelo roar dos batentes dos cabos, pedras ou quedas. - Quaisquer tentativas de desmontagem do amortecedor - Alterao das especificaes tcnicas - Mudas de leo efectuadas por outros que no por um Centro de Srvio Scott Autorizado. - Negligencia de servio ou dos perodos de manuteno mencionados na Tabela de Manuteno deste Manual. As reclamaes devero ser feitas atravs de um Agente Autorizado, devendo juntyar-se o PROTOCOLO de entyrega em mo. Para se saber do mais prximo Agente, escreva ou ligue para esta Companhia ou para um DIATRIBUIDOR Nacional Scott. Sob reserva de Garantia Nacional de Comercializao.
PORTUGUES FRANAIS

18

19

PLANO DE SERVIO SCOTT Modelo Ano Medida Quadro N ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ Comentrios sobre o servio ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________

PLANO DE SERVIO SCOTT Modelo Ano Medida Quadro N ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ Comentrios sobre o servio ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________
PORTUGUES FRANAIS DEUTSCH

Data do Servio

Assinatura do Agente

Data do Servio

Assinatura do Agente

20

21

PLANO DE SERVIO SCOTT Modelo Ano Medida Quadro N ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ Comentrios sobre o servio ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________

PLANO DE SERVIO SCOTT Modelo Ano Medida Quadro N ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ Comentrios sobre o servio ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________
PORTUGUES FRANAIS DEUTSCH

Data do Servio

Assinatura do Agente

Data do Servio

Assinatura do Agente

22

23

PLANO DE SERVIO SCOTT Modelo Ano Medida Quadro N ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ Comentrios sobre o servio ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________

PLANO DE SERVIO SCOTT Modelo Ano Medida Quadro N ___________________ ___________________ ___________________ ___________________ Comentrios sobre o servio ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________

Data do Servio

Assinatura do Agente

Data do Servio

Assinatura do Agente

24

FRANAIS

DEUTSCH

PORTUGUES

25

You might also like