You are on page 1of 12

OSCILAES E ONDAS

E. E. Maestro Fabiano Lozano Professor Mrio Conceio Oliveira

ndice
Oscilaes e ondas ......................................................................................................................1 Tipos de Ondas ...........................................................................................................................2 Tipo de deslocamento das ondas ................................................................................................2 Movimento ondulatrio ..........................................................................................................2 Ondas Mecnicas ........................................................................................................................3 O som......................................................................................................................................4 Nvel Sonoro ...........................................................................................................................5 Ondas Eletromagnticas .............................................................................................................6 Tipos de Ondas Eletromagnticas ..........................................................................................7 Referncias Bibliogrficas ........................................................................................................10

figuras
Figura 1. Modelo de onda ...........................................................................................................1 Figura 2. Propagao de onda na gua aps a queda de uma gota. ............................................3 Figura 3. Posio e deslocamento em funo do tempo. ............................................................4 Figura 4. campo eltrico (E) e magntico (H) em funo do deslocamento. .............................6 Figura 5. Espectro da Luz Visvel ..............................................................................................7 Figura 6. Radiao, comprimento de onda e temperatura da fonte. ...........................................8 Figura 7. Representao fora de escala dos tipos de ondas eletromagnticas. ...........................8

tabelas
Tabela 1. Tipos de deslocamento................................................................................................2 Tabela 2. Comparativo de velocidades do som ..........................................................................5 Tabela 3. Quadro comparativo de Freqncias Sonoras ............................................................5 Tabela 4. Comparativa entre nveis sonoros cotidianos .............................................................6 Tabela 5. Tempo de exposio recomendado pelo Ministrio da Sade....................................6 Tabela 6. Tipos de Ondas eletromagnticas ...............................................................................9

Oscilaes e ondas
Podemos entender como movimento oscilatrio situaes onde um existe uma visualizao de um movimento de ida e volta. Imaginando este movimento de ida e volta, podemos observar que existe uma regio onde este movimento desenvolve-se. Esta regio a amplitude do movimento e o pondo mdio desta regio o seu ponto de equilbrio.

Figura 1. Modelo de onda

Na onda acima podemos identificar a amplitude como a distncia do eixo central (ponto de equilbrio) at a crista (parte mais alta da onda) ou at o vale (parte mais baixa da onda), sendo assim o valor de 1 u.m. (unidade de medida). Observando esta mesma onda podemos verificar outros padres como, por exemplo, a distncias entre os ns, vales e cristas sucessivos. Ao observar isto percebemos que as distncias entre cristas e vales exatamente o dobro da distncia entre os ns o que nos cria uma nova definio. Como as ondas so funes peridicas o tamanho (comprimento) de uma onda representado pela repetio de uma situao, desta forma pode ser pensada como a distncia entre dois vales ou cristas sucessivos, bem como a distncia entre dois ns intercalados.

Observando esta onda veremos que seu comprimento corresponde a ?=4 u.m. No Sistema Internacional de Medidas (SI) o comprimento de onda e a amplitude so medidos em metros.

Tipos de Ondas
As ondas podem ser caracterizadas pelo fato de transmitirem energia sem o transporte de matria, podendo ser classificadas em dois tipos: ondas mecnicas e ondas eletromagnticas. Por definio podemos pensar as ondas mecnicas como ondas que requerem a presena de um meio material, o caso do som, das ondas em cordas ou em lquidos. As ondas eletromagnticas por sua vez so ondas que se propagam no vcuo ou em meios que no sejam opacos a elas. Podemos pensar como exemplo nas ondas de rdio, raios X e luz visvel.

Tipo de deslocamento das ondas


Quando analisamos o deslocamento de uma onda devemos observar dois pontos, sua direo de propagao e sua direo de vibrao. Esta classificao pode ser feita da seguinte forma: Ondas transversais: so ondas nas quais as direes de propagao e vibrao so paralelas, o caso do som. - Ondas longitudinais: so ondas em que as direes de propagao e vibrao so perpendiculares, o caso de todas as ondas eletromagnticas. - Ondas mistas: so ondas onde as partculas vibram longitudinalmente e transversalmente ao mesmo temo, o caso do som nos slidos e de ondas na superfcie de lquidos. Tabela 1. Tipos de deslocamento Ondas transversais Ondas longitudinais Ondas mistas " direo de propagao " direo de propagao " direo de propagao 1 direo de vibrao 2 direo de vibrao Q direo de vibrao

Movimento ondulatrio
Uma coisa importante para ser observado o movimento das ondas, para analisar tal movimento necessrio compreender duas propriedades interligadas da onda que so: o perodo e a freqncias. O perodo pode ser definido como o tempo que um corpo em movimento oscilatrio gasta para efetuar uma vibrao completa (ou ciclo), j a freqncia o nmero de vibraes completas (ou ciclos) que um corpo em oscilao efetua, por unidade de tempo.

A freqncia e o perodo so grandezas inversamente proporcionais e podem ser expressas da seguinte forma: T = 1 1 ou f = com o perodo medido em segundos e a f T

freqncia medida em s-1 ou Hz (Heartz). O deslocamento de uma onda ditado de uma forma bem simples pela relao entre seu comprimento de onda e seu perodo de forma anloga ao que acontece no estudo da Cinemtica. Entretanto, neste caso podemos associar a velocidade tambm com a freqncia devido relao existente entre o mesmo e o perodo. Simplificando veremos seguir como deve ser matematicamente expressa tal velocidade. v= ou v = . f f

Ondas Mecnicas
As ondas mecnicas so perturbaes que se propagam devido continuidade de um determinado meio material. O prprio som um exemplo de um uma onda mecnica de presso que se propaga no ar ou nos slidos. Quando a perturbao se propaga atravs de um meio, a energia cintica da poro do meio excitada transmitida s regies seguintes do meio, resultando na transmisso de energia atravs do meio. Se ao invs de um simples pulso, tivermos um movimento peridico com uma frequncia bem definida, dizemos que tempos uma onda.

Figura 2. Propagao de onda na gua aps a queda de uma gota.

A frequncia de uma onda (f) sempre determinada pela fonte que a produz (gerador). O comprimento da onda que se propaga no meio vai depender desta freqncia e da velocidade de propagao no meio (v). Por exemplo, se supusermos, um gerador produzindo uma oscilao senoidal na ponta de uma corda, o deslocamento vertical (y) de cada elemento de corda, localizado numa terminada posio (x) da corda, variar com o tempo (t) segundo uma funo:

Um grfico da posio dos pontos da corda num dado instante t=0 mostrado na Figura 3.2a. Isto corresponde a tirar uma fotografia da corda. Por outro lado podemos nos fixar numa dada posio x=x0 e observarmos o comportamento temporal deste elemento de corda, o resultado ser a curva mostrada na Figura.

Figura 3. Posio e deslocamento em funo do tempo.

Numa onda k chamado de nmero de onda, ? frequncia angular. Estas grandezas esto relacionadas com o comprimento de onda (?) e com o perodo de repetio temporal (T) da onda por:

A velocidade de propagao est relacionada com estas grandezas por:

As ondas na corda so chamadas de ondas transversais porque o deslocamento dos elementos de corda ocorre na direo (y), perpendicular direo de propagao da corda (x). Existem, entretanto, ondas em que o deslocamento ocorre na mesma direo da propagao, neste caso as ondas so chamadas de longitudinais. So exemplos de ondas longitudinais as ondas numa mola, as ondas sonoras, etc.

O som
O som uma onda mecnica que precisa de um meio para a sua propagao. Na tabela abaixo possvel verificar diferentes velocidades para o som de acordo com o meio em que est se propagando.

Tabela 2. Comparativo de velocidades do som Meio Velocidade (m/s) Ar (20 C) 340 gua 1498 Alumnio 5000 Ferro 5200 O ouvido humano normal tm capacidade para perceber as ondas sonoras compreendidas entre 20 Hz a 20000 Hz. As freqncias inaudveis inferiores a 20 Hz so denominadas infra-som e as superiores a 20000 Hz ultra -som. Alguns animais no entanto, conseguem captar sons em outras freqncias. Tabela 3. Quadro comparativo de Freqncias Sonoras Freqncia (Hz) 0,1 1 10 100 1000 Audio humana
Ondas sonoras de terremotos

10000

100000

Camundongo Pombo Mariposa Elefante Morcego

Nvel Sonoro
O que significa um dom de 20 ou 60 dB? No nosso cotidiano, principalmente nas grandes cidades, convivemos com vrios tipos de poluio. Um exemplo a sonora, provocada por avies, pelo trnsito, msicas altas, etc. Para avaliar e comparar as intensidades desses sons usa-se uma grandeza denominada nvel sonoro (N) ou nvel de intensidade sonora, que medido em homenagem a Alexandre Graham Bell (1847-1922), inventor do telefone. Nesta tabela podemos observar o comparativo entre os nveis sonoros em que as pessoas so expostas.

Tabela 4. Comparativa entre nveis sonoros cotidianos Situao Nvel (dB) Respirao normal 10 Sussurro 20 Conversa normal 40 Ambiente de uma festa 60 Barulho do trfego intenso 80 Gritos ou uma sirene 100 Show ou baile 120 Avio a jato 140 Quando o ouvido humano submetido continuamente a rudo de nvel superior a 85 dB, sofre leses irreversveis. Por isso o Ministrio do Trabalho estabelece o tempo mximo dirio que um trabalhador pode ficar exposto a sons muito intensos. Na tabela seguir podemos observar o padro recomendado. Tabela 5. Tempo de exposio recomendado pelo Ministrio da Sade Nvel sonoro (dB) Tempo mximo de exposio (h) 85 8 90 4 95 2 100 1 Podemos observar que a cada aumento de 5 dB no nvel sonoro o tempo de exposio dirio deve ser reduzido pela metade.

Ondas Eletromagnticas
As ondas eletromagnticas so ondas de campos eltricos e magnticos acoplados. Como os campos eltricos e magnticos so grandezas vetoriais, durante a propagao eles podem variar periodicamente em mdulo, direo e sentido, porm sua direo sempre perpendicular direo de propagao da onda. Por este motivo as ondas eletromagnticas so ondas transversais.

Figura 4. campo eltrico (E) e magntico (H) em funo do deslocamento.

O acoplamento entre os campos eltricos e magnticos vem do fato da variao do campo magntico induzir a gerao de campo eltrico (Lei de Faraday) e vice-versa. Alm disso, como os campos eltricos e magnticos existem mesmo no vcuo, as ondas eletromagnticas, diferentemente das ondas mecnicas, no precisam de um meio material para se propagar. A velocidade de propagao da luz no vcuo uma constante universal e definida como: c = 3 108 m s

Tipos de Ondas Eletromagnticas


Sabemos que o comprimento das ondas eletromagnticas varia desde valores da ordem de 103 m ( ondas de rdio) at 10-10 m ( raios X). A luz visvel constitui uma parte minscula do espectro das ondas eletromagnticas. No entanto, s quando se estudou esta pequena parte do espectro que se descobriam outras radiaes com propriedades pouco habituais.

Figura 5. Espectro da Luz Visvel

Diferenas de princpio entre os vrios tipos de radiao no existem. Todos eles so ondas eletromagnticas criadas por partculas carregadas em movimento acelerado. As ondas eletromagnticas so detectadas, em ltima anlise, pela sua ao sobre partculas carregadas. No vcuo a radiao de qualquer comprimento de onda propaga-se velocidade de 300 000 km/s. As fronteiras entre diferentes domnios da escala de radiao so muito convencionais. Na figura seguir podemos observar os diversos tipos de ondas eletromagnticas, onde alm de sua identificao quanto ao comprimento de onda e freqncia podemos observa a temperatura (radiao de corpo negro) dos corpos que emitem tais radiaes.

Figura 6. Radiao, comprimento de onda e temperatura da fonte.

As radiaes diferenciam-se entre si pela sua freqncia de oscilao sendo classificas da seguinte forma: ondas de rdio, microondas, radiao infravermelha, luz visvel, radiao ultravioleta, raios X e raios gama.

Figura 7. Representao fora de escala dos tipos de ondas eletromagnticas.

Como j foi dito anteriormente as ondas eletromagnticas no vcuo possuem uma velocidade de propao c = 3 108 m s , tendo esta informao e a relao entre velocidade e

comprimento de onda podemos estabelecer as relaes que envolvem a freqncia e a energia dos diversos tipos de ondas eletromagnticas.
c = f c =

A energia dos ftons (elementos portadores de energia das ondas eletromagnticas) pode ser calculada pelo produto de sua freqncia de oscilao pela constante de Planck, como expresso na expresso seguinte, o que nos permite observar que quanto maior a freqncia de oscilao de uma onda eletromagntica, maior sua energia portadora.
E = h f onde: h = 6,626 1034 J s

Na tabela observamos os tipos de ondas eletromagnticas, seus valores de comprimento de comprimento de onda em metros e Angstrons, sua freqncia correspondente em Hz e energia em eltron- volt. Tabela 6. Tipos de Ondas eletromagnticas Tipo Comprimento() Comprimento(m) Ondas de rdio > 109 > 10-1 Microondas 109 106 10-1 10-4 6 Infravermelho 10 7000 10-4 7x10-7 Luz visvel 7000 4000 7x10-7 4x10-7 Ultravioleta 4000 10 4x10-7 10-9 Raios X 10 10-2 10-9 10-12 -1 Raios gama < 10 < 10-11

Freq. (Hz) < 3x109 3x109 3x1012 3x1012 4,3x1014 4,3x1014 7,5x1014 7,5x1014 3x1017 3x1017 3x1020 > 3x1019

Energ (eV)

< 10-5 10-5 10-2 10-2 2 23 3 103 103 106 > 105

Lembramos que o fator de converso entre eltron-volt e Joules expresso por: 1eV=1,602 x 1019 J, o que possibilita uma melhor visualizao do fator energtico dos ftons de cada um dos tipos de ondas eletromagnticas.

Referncias Bibliogrficas
LUZ, Antnio Mximo Ribeiro da; LVARES, Beatriz Alvarenga. Fsica: Volume nico. So Paulo: Scipione, 2003. UENO, Paulo. Fsica: Volume nico. So Paulo: tica, 2005. CESCATO, Lucila Helena D. et al. Ondas: Polarizao. http://www.ifi.unicamp.br/~cescato/F602/Ondas&Polariza%E7%E3o.pdf. 14/04/2007. Disponvel Acessado em: em:

FISICA.NET. Fsica Quntica: Escala de ondas eletromagnticas: Disponvel em: http://www.fisica.net/quantica/curso/escala_de_radiacoes_eletromagneticas.php. Acessado em: 14/04/2007.

You might also like