You are on page 1of 30

149

7. Eletrodo Revestido
Arco Eltrico - Eletrodo Revestido (SMAW) um dos mais versteis processos de unio da indstria e extensivamente usado no mundo inteiro. Na ndia aproximadamente 10% da soldagem fabricada feita por este processo e mesmo nos pases mais avanados como Rssia, Estados Unidos, Japo e Europa Ocidental conta com aproximadamente 60% do metal depositado por este processo. Seu uso est decrescendo vagarosamente mas esperado permanecer indispensvel para reparos e pequenos trabalhos . Uma de suas caractersticas atrativas seu baixo custo inicial para uma instalao na indstria. Mquinas de solda para SMAW esto disponveis e podem ser ligadas imediatamente se necessrio em cabeamento domstica monofsica, da sua popularidade mesmo para pequenos fabricantes.

7.1. Equipamento
O maior equipamento para SMAW a mquina de solda que pode ser um transformador de tenso, um retificador de Corrente Contnua, ou um grupo motor gerador. A seleo do equipamento depende da proviso para investimento inicial e da faixa de materiais a serem manipulados. O tamanho e tipos de eletrodos que so usados e a penetrao e a velocidade de soldagem utilizadas determinam o suprimento necessrio para o fornecimento de corrente. As mquinas de soldagem empregadas para SMAW so quase invariavelmente do tipo C.C. j que elas servem ao melhor propsito em manter o arco eltrico no perturbado mesmo quando a mo do soldador inadvertidamente perturbada temporariamente. Dos trs tipos bsicos de mquinas de soldagem cada uma tem suas vantagens. A mquina de solda de C.C., muito verstil na soldagem de uma variedade de metais em qualquer espessura desejada. Ela permite uma operao porttil e usa de maneira eficiente uma grande variedade de eletrodos revestidos. O transformador de soldagem tem o custo inicial mais baixo bem como o mais baixo custo de operao e manuteno. Ela no tem partes mveis portanto sua operao silenciosa. A mquina de solda retificadora C.C. tem um projeto simples e combina as vantagens de um transformador de soldagem e de um conjunto de soldagem C.C.

7.1.1. Acessrios dos Equipamentos


Os acessrios para os equipamentos para mquinas de solda incluem cabos, conectores, alicates, cabos terra. Os cabos que transportam a corrente no circuito de soldagem so bastante flexveis e so feitos geralmente de cobre e alumnio. Esses fios so muito finos (0,2 mm de dimetro) e para constituir os cabo estes fios enrolados entre 800 e 2500 fios dependendo da capacidade de transporte de corrente do cabo. Cabos de alumnio so mais leves e pesam somente um tero dos cabos de cobre, mas sua capacidade de transporte de corrente menor sendo cerca de 60% em relao aos cabos de cobre.

150 Os conectores de cabos so usados para aumentar o comprimento dos terminais de soldagem devem ter o tamanho adequado para transportar a corrente desejada e devem se ajustar perfeitamente para evitar queda de tenso. Algumas vezes a solda fraca (Soldering) ou a soldagem forte (Brazing), ou mesmo soldagem comum so usadas para conectar os cabos, mas os conectores mecnicos so os mais populares pois eles podem ser montados ou desmontados. O alicate geralmente encaixado no cabo de solda e o tamanho do cabo depende da corrente necessria a ser transportada no circuito de soldagem. Usualmente alicates so especificados dependendo da corrente que eles devem transportar; tendo um intervalo de 150 a 500 A. Os alicates populares tm ranhuras nas garras que facilitam a fixao do eletrodo em diferentes ngulos para uma fcil manipulao.

Figura 7.1: Acessrios para SMAW, a) Conectores para cabo, b) Ala para cabo, c) Alicate, d) Grampo de fixao. O grampo fio terra usado para conectar o outro terminal do circuito de soldagem, as vezes parece com um alicate, mas geralmente como um grampo C, mas com seo espessa para evitar superaquecimento. Ocasionalmente o grampo terra ajustado mesa de trabalho para evitar centelhamento. Entretanto ele geralmente preso de uma forma que voc possa afroux-lo para facilitar o seu desmonte. A figura 7.1 mostra os diferentes acessrios descritos acima.

7.1.2. Acessrios para Operao de soldagem


Os acessrios essenciais do operador incluem martelo de picar, escova de ao e mscara de soldagem para proteger o rosto. O martelo de picar tem de um lado a forma de uma talhadeira e de outro lado pontiagudo para facilitar a remoo da escria. A escova de ao usada para remover a escria presa firmemente dos lados dos cordes de solda. Ela geralmente feita de peas de arame de ao duro embutidas num bloco de madeira. A mscara de soldagem um acessrio indispensvel para a soldagem continua e bem sucedida. Ela no s protege os olhos do operador da alta intensidade luminosa do arco eltrico, mas tambm protege a face dos efeitos danosos dos raios infravermelhos e ultravioleta que so emitidos pelo arco de soldagem. A mscara de soldagem pode ser segura pela mo ou presa cabea e pode ser ajustada para cima da cabea quando for necessrio. A cobertura projetada para cobrir a face inteira e a garganta. A mascara tem uma janela de tamanho 12 x 5 cm que fica diretamente em frente aos olhos durante a

151 operao de soldagem. Na janela montado um vidro escuro de proteo capaz de filtrar 99,5% da radiao danosa do arco eltrico. A seleo apropriada do vidro de proteo essencial e est baseada no processo e no material a ser soldado. Para a SMAW os nmeros dos vidros de proteo mais populares so de 9 a 11 embora vidros de at 14 podem ser usados com freqncia.

Figura 7.2: Acessrios do operador para SMAW. Mesmo com o uso da mscara de solda um soldador pode ficar com dor na vista se ele soldar continuamente por longos perodo, digamos de 6 a 10 horas. A figura 7.2 mostra os diferentes acessrios necessrios para o soldador no SMAW.

Figura 7.3: Projeto de juntas para SMAW

7.2. Projeto de Juntas para SMAW


Quase todos os tipos de juntas so soldados por SMAW. Isso inclui as juntas de topo, sobrepostas, ngulo ou "T", canto, borda e solda de bujo. Todos esses tipos de juntas esto mostradas na figura 7.3 . Entretanto os tipos de juntas mais comuns para SMAW so as de topo, a sobreposta e a de ngulo.

Figura 7.4: Nomenclatura para preparao de borda V

152

7.2.1. Juntas de Topo


Quando a espessura do material no excede 5 mm geralmente elas so soldadas simplesmente colocando as bordas retificadas juntas uma da outra com espaamento de 1 a 2 mm. Mesmo as chapas com espessura de 5 a 8 mm podem ser soldadas sem qualquer preparao especial, mas porm aumentando-se o espaamento de 2 a 4 mm. Este tipo de juntas referido como junta de topo reto.

Figura 7.5: Preparao de borda duplo V para chapa grossa. Entretanto quando a espessura do material exceder 8 mm geralmente difcil conseguir penetrao na borda reta. As bordas so preparadas por usinagem na configurao "V" conforme mostrado na figura 7.4. Quando a espessura da chapa muito grande, usualmente acima de 20 mm, melhor ter uma preparao de borda tipo duplo V conforme mostra a figura 7.5 . Isto ajuda a obter boa qualidade de solda sem distoro.

Figura 7.6: Preparao de junta para solda topo. O espaamento de raiz feito de forma que permita penetrao total enquanto que a face da raiz evita vazamento de solda devido excessiva concentrao de calor nas bordas afiadas. O ngulo do chanfro depende da fuso apropriada dos lados com metal de solda do eletrodo. selecionado para permitir a completa limpeza da escria da raiz e dos cordes afetados. A figura 7.6 mostra variaes de espessura de chapas usadas para junta de topo reta, simples V e juntas duplo V.

153

7.2.2. Juntas Sobrepostas


Uma junta sobreposta aquela em que as chapas se sobrepem umas s outras. Este tipo de junta no muito recomendada e no deve ser usada a menos que seja necessrio. Quando for adotada este tipo de junta a sobre posio deve ter entre de 3 a 5 vezes a espessura da chapa, t. As soldas so feitas em ambos os lados como mostrado na figura 7.7. necessrio que seja feita uma limpeza nas juntas, e as chapas so facilmente alinhada e montada. Comparando com a junta de topo, a junta sobreposta tem as seguintes desvantagens: (i) Perde-se metal ao fazer-se a sobreposio; (ii) Juntas sobrepostas em tubulaes exigem que os tubos tenham dimetros diferentes de forma que voc possa encaixar um no outro para se conseguir a superposio. Isto no s acarreta obstrues ao fluido na tubulao, mas tambm permite uma solda ao invs de duas a menos que tenha um grande dimetro a permitir a entrada do soldador dentro dela. Juntas sobrepostas no so recomendadas para chapas com espessura acima dos 10 mm

Figura 7.7 - Solda em junta sobreposta.

Figura 7.8: Preparao de juntas de ngulo.

7.2.3. Soldas de ngulo


Soldas de ngulo so extensivamente utilizadas pelo processo SMAW. Dependendo da espessura das chapas o membro vertical pode ter preparao quadrada, chanfrada ou junta "J" conforme mostra a figura 7.8 . O objetivo da preparao de junta permitir a necessria penetrao e resistncia. Essas juntas podem ser obtidas num passe simples ou mltiplos passes dependendo da espessura da chapa e da preparao da junta. A seleo da junta dos trs tipos e suas variantes discutidas acima, sero governadas pela espessura e pelo alinhamento das partes envolvidas bem como do propsito e das condies de servio da junta resultante. Para qualquer situao dada o projetista deve encontrar a melhor junta do ponto de vista da facilidade da soldagem e performance satisfatria em servio.

154

7.3. Circuito de Soldagem


Um circuito eltrico genrico para SMAW est mostrado na figura 7.9 .

Figura 7.9: Diagrama do circuito para SMAW.

7.4. Operao em SMAW


Uma vez que as conexes eltricas esto feitas e o eletrodo revestido est preso no alicate e o sistema est pronto para operar. Os nicos ajustes necessrios antes de iniciar o arco so os valores de tenso de circuito aberto (TCA) e a corrente de soldagem. Num transformador de soldagem usualmente duas colocaes para TCA so feitas e so de 80 e 100 volts. Um retificador ou um gerador de soldagem a TCA pode variar numa faixa em degraus de 3 a 6 volts que no precisam necessariamente serem regulares. A colocao da TCA para uma fonte CC usualmente 10 a 20% menor que para um transformador de solda da mesma faixa de corrente. A TCA selecionada dependendo do tipo de revestimento utilizado. Os valores de corrente esto usualmente disponveis em degraus de 5 a 10 A e necessitam ser ajustados dependendo do dimetro da alma do eletrodo. A tabela 7-1 d a faixa de ajuste da corrente para diferentes dimetros de eletrodo revestido usado para soldagem em aos de baixo carbono. TABELA 7-1: Fonte de corrente para eletrodo revestido para ao doce do tipo rutlico. Dimetro do eletrodo (mm) Escala de corrente (A) 2.0 40- 70 2.5 60-100 3.15 90-140 4.0 140-200 5.0 160-220 6-3 240-320

Depois de ajustar a TCA e a corrente de soldagem a outra medida necessria prever a proteo aos olhos antes de iniciar o arco no comeo da soldagem.

155

7.4.1. Inicializando o Arco Eltrico


Para iniciar um arco necessrio ionizar um pequeno ponto onde a soldagem est prestes a comear. Isto particularmente verdade quando o material de base e o eletrodo esto frios. Dois mtodos so normalmente utilizados para riscar um arco em SMAW. Estes so conhecidos como mtodos "tocar e retirar" e "arrastar". No mtodo "tocar e retirar", o eletrodo toca o material base no ponto desejado e rapidamente retirado para uma distncia de 3 a 4 mm. Qualquer atraso de tempo causar um curto circuito causando fuso entre o eletrodo e o material base, isso geralmente acontece com os novatos. No possvel riscar um arco na primeira tentativa e portanto o procedimento pode ser repetido duas, trs ou mais vezes para iniciar um arco satisfatoriamente.

Figura 7.10: Mtodo de abrir um arco em SMAW. No caso do mtodo de "arraste" para iniciar um arco, o eletrodo riscado contra a pea de trabalho num ponto desejado e isto ajuda na ionizao de um pequeno volume de espao em volta do ponto e tambm alguns vapores de metal so liberados. Estas condies ajudam na abertura do arco, mas mais fcil e geralmente adotado pelos novatos, enquanto que o mtodo de "tocar e retirar" d uma partida de solda limpa e preferido pelos soldadores mais experientes. Ambos os mtodos de iniciao do arco so mostrados na figura 7.10 . Tendo iniciado um arco estvel para se conseguir uma boa soldagem SMAW necessrio controlar o comprimento de arco. Na soldagem SMAW os melhores resultados so conseguidos com comprimento de arco de 2 a 4 mm alternativamente ele pode ser determinado pela relao: L = (0,5 - 1,1) d .................................................... 7.1

Onde L o comprimento do arco e d o dimetro do eletrodo. Em SMAW so inevitveis pequenos movimentos na mo do soldador e a conseqente mudanas no comprimento do arco. Isto leva mudana na taxa de fuso do eletrodo e portanto pode afetar a consistncia do cordo de solda. Para evitar qualquer flutuao na taxa de fuso a mquina de soldagem que melhor se ajusta para este propsito a de C.C.. Uma vez que um arco estvel estabelecido ele permanece estvel at que o eletrodo esteja consumido ou o trabalho terminado. Entretanto em tempos o arco eltrico pode se extinguir devido a outras razes com interrupo de energia da fonte. Nestes casos o arco tem que ser reiniciado no ponto de interrupo ou em outro ponto no material base.

156

7.4.2. Reacendendo o Arco Eltrico


Reacender um arco com o eletrodo semi aquecido e com material base quente comparativamente fcil j que a emisso eletrnica est facilitada pela alta temperatura do eletrodo / material de base. Antes de tentar reacender o arco essencial retirar completamente a escria do cordo de solda perto da cratera usando o martelo de picar. O ponto deve ento ser limpo com ajuda de uma escova de ao.

Figura 7.11: Reacendendo um arco interrompido. O reacendimento do arco deve sempre ser tentado num ponto de 15 a 25 mm frente da cratera e frente do cordo de solda. Uma vez que um arco estvel foi estabelecido ele movido em direo cratera da solda onde mantido momentaneamente a encher a cratera e depois rapidamente se move na direo desejada para encontrar a solda como mostrado na figura 7.11 . O reacendimento do arco na frente da cratera feito para evitar aprisionamento de escria no metal de solda. geralmente observado que o cordo de solda se torna largo e alto no ponto de reabertura, e isto acontece devido a uma sobresoldagem da cratera. Isto deve ser evitado o tanto quanto possvel, porque no s m aparncia mas tambm fonte de defeito de solda como aprisionamento de escria, porosidade e trincas.

7.5. Fuso do Metal e Penetrao da Solda


Para fazer uma boa soldagem essencial que uma fuso apropriada seja obtida entre o metal base e o depositado pelo eletrodo. Para se conseguir isto a superfcie do material base deve ser completamente fundida de modo a formar uma cratera de arco de profundidade suficiente, de outra forma resultar uma cratera rasa. Neste ltimo caso as gotas do metal vindas do eletrodo no estaro em condies de se fundir com o material base. Estas gotas, se depositadas no metal base, apenas assentaro na superfcie sem qualquer fuso. A soldagem resultante ser apenas uma camuflagem. Para obter uma boa solda, a profundidade de penetrao no pode ser menor que 1.5 a 2 mm. Em SMAW, dependendo da corrente de solda, a penetrao usualmente varia entre 1.5 a 5 mm. Uma estimativa da penetrao pode ser feita ao observar-se a profundidade da cratera. Se durante a soldagem o arco for repentinamente extinguido ele deixa para trs uma cratera de solda no material base que quando solidificada tem o mesmo tamanho que aquela durante a presena do arco. A penetrao normalmente se estende de 1 a 2 mm abaixo da superfcie da cratera.

157 A profundidade da penetrao depende do calor adicionado no material base por unidade de tempo, e portanto depende da corrente de soldagem. Uma seo reta de uma chapa com vrios cordes de solda depositados, com varias correntes podem mostrar a influncia da corrente de soldagem na profundidade da penetrao.

Figura 7.12 Efeito da corrente de soldagem na penetrao do cordo. A figura 7.12 mostra a seo reta de trs cordes de solda. O cordo A foi depositado com uma corrente muito baixa, o cordo B com uma corrente de soldagem apropriada e o cordo C com excesso de corrente. Devido corrente de soldagem insuficiente na deposio do cordo A, surgiu falta de penetrao; de fato o cordo dificilmente tem alguma dificuldade de penetrao. O metal vindo do eletrodo apenas se fundiu na superfcie do material base. As bordas da solda so redondas, caindo abruptamente no material base provendo um perfeito entalhe, portanto formando pontos de concentraes de tenso. Esse tipo de solda apresenta baixa resistncia e um cordo como este pode se destacar completamente da superfcie do material base com impacto de uma talhadeira. A borda do cordo B imerge suavemente no material base. O material base foi apropriadamente fundido e uma mistura adequada do metal de solda do eletrodo e do material base do uma boa penetrao de configurao desejada. O uso de uma corrente excessiva para depositar o cordo C resultou numa fora excessiva no arco, a cratera no se encheu com o metal fundido do eletrodo. Isto resultou em mordedura nas bordas do cordo de solda que reduziu a espessura do material base e consequentemente reduziu a resistncia da solda e tambm proveu pontos de concentrao de tenso. Estes pontos so especialmente perigosos no caso de fadiga e carga de impacto. Para controlar a penetrao escolhemos uma corrente de soldagem de acordo com o dimetro e tipo de eletrodo. Entretanto para soldagem plana para juntas de topo em ao baixo carbono a corrente de soldagem pode ser determinada grosseiramente atravs das seguintes relaes: I = (40 - 60). d......................................................................7.2 I = (20 + 6d).d.......................................................................7.3 Onde I a corrente de solda em ampres e d o dimetro do eletrodo em mm. A corrente de soldagem necessria para o eletrodo com revestimento fino mais baixa que aquelas para eletrodos com revestimento espesso. A corrente tima para um dado eletrodo e material base pode ser achada por tentativa e erro, ao depositar-se um nmero de cordes, usando-se as equaes 7.2 e 7.3 . A cratera do arco e a aparncia do cordo podem prover uma referncia adequada para o ajuste da corrente apropriada. Altas correntes so necessrias para sees espessas e tamanho de eletrodo grande para se obter a penetrao desejada, devido s espessas sees agirem como eficientes sorvedouros de calor. Primeiramente um tamanho de eletrodo para uma dada espessura de chapa deve ser

158 escolhido e ento combina-se com eles a corrente de soldagem. A tabela 7.2 d a guia para escolha de dimetros de eletrodos para soldagens em juntas de topo em chapas de ao. TABELA 7.2: Seleo de dimetros de eletrodo para juntas de topo em chapas de ao. Espessura do Metal, mm 0.5 - 1.5 1.5 - 3 3-5 5 - 8 8 - 12 12 - 20 e acima Dimetro do Eletrodo, mm 1.5 - 3 2 - 3.15 3.15 - 4 4- 5 4-6.3 5 - 6.3 Em solda mltiplos passes, a primeira corrida deve ser feita com eletrodos no mais do que 2 a 3,15 mm de dimetro. Para soldagem sobre cabea vertical o eletrodo deve ter o dimetro mximo de 4 mm. Eletrodos de 5 mm de dimetro podem ser usados na soldagem plana particularmente nos cordes de enchimento e acabamento. A despeito da alta taxa de produo encontrada em eletrodos de 6,3 mm de dimetro no recomendado usar esses eletrodos exceto para chapas longas e largas em soldagem plana, de outra forma a poa de fuso se torna muito grande, de difcil manipulao com pobre qualidade de solda como resultado.

7.6. Movimentao dos Eletrodos


A largura do cordo de solda formado sob condies normais de soldagem em SMAW est entre 1,5 a 2,5 vezes o dimetro do eletrodo; com boa penetrao e passagem suave do metal depositado na superfcie do material base. Para conseguir isto o comprimento do arco mantido to curto quanto possvel sem que o eletrodo cole no metal base dando ao eletrodo trs tipos de movimentao simultaneamente. Uma movimentao alimentao (mergulho) contnua e uniforme do eletrodo em direo poa de fuso, o segundo movimento o avano (translao) do arco ao longo da junta e o terceiro movimento a oscilao lateral ou movimentao de tecimento atravs do arco. Todos esses trs movimentos esto mostrados na figura 7.13 .

Figura 7.13: As trs movimentaes do eletrodo durante a soldagem. Quando o arco avana sem oscilao (tecimento) lateral o comprimento do cordo usualmente 1 a 2 mm a mais que o dimetro do eletrodo. O cordo assim obtido chamado de cordo filetado. A movimentao tranada (tecimento) durante a solda usado quando necessrio um cordo espalhado ou tranado. Cordes tranados so normalmente usados quando so feitas soldas de topo e de ngulo.

159 O tranamento (tecimento) pode ser feito em vrios padres dependendo do tipo de solda, da preparao da junta e da habilidade do soldador. A figura 7.14 mostra diferentes padres de tranamento que so usados pelos soldadores para produzir boas soldas. As soldas mostradas na figura 7.14 (A e I) so as mais usadas em soldagens de topo. Os padres de tranamento para soldas de ngulo dados na figura 7.14 (D e G) so os mais apropriados.

Figura 7.14: Padres de movimentao de eletrodo. Os padres (a) e (e) so usados onde mais calor necessrio ser aplicado em ambos os lados da junta; o padro (b) particularmente adequado para chapa grossa. O padro (f) particularmente adequado quando mais calor deve ser aplicado a uma borda enquanto os padres (g) e (h) so teis quando o calor deve ser aplicado no meio da solda. Para termos um cordo consistente essencial que o balano do movimento de tranagem seja mantido constante. Podemos obter uma solda correta, bem penetrada, sadia e de alta qualidade somente se os movimentos do soldador forem bem controlados em todas as trs direes e s se consegue isso atravs da prtica e experincia.

7.7. Posies de Soldagem


Dependendo da posio durante a soldagem, as soldas so classificadas em quatro grupos bsicos, isto , solda plana, horizontal, vertical e sobre cabea. De acordo com as normas internacionais a soldagem plana a solda em qualquer direo em uma superfcie horizontal, uma solda horizontal uma corrida horizontal em uma superfcie vertical, uma solda vertical aquela que feita verticalmente em uma superfcie horizontal e uma solda sobre cabea aquela depositada acima da cabea do soldador. Todas essas posies de soldagem esto mostradas na figura 7.15.

Figura 7.15 - Diferentes posies de soldagem, a) Plana, b) Horizontal, c) Vertical, d) Sobre-cabea

160

7.7.1. Soldagem Plana


A soldagem plana a posio de soldagem mais utilizada. De fato a soldagem que no feita nesta posio dita como soldagem fora de posio. Esta posio a mais popular, pois requer menos habilidade para se produzir boa solda com a mxima penetrao. No h perigo do metal fundido escorrer para fora da poa de fuso. tambm conveniente observar o progresso da soldagem nessa posio. A maioria das soldagens em galpo so feitas na posio plana. Dispositivos bem elaborados chamados posicionadores so empregados para girar as peas e traz-las para a posio de soldagem plana.

Figura 7.16: Tcnicas de soldagem SMAW na posio plana, a) Eletrodo reto, b) Eletrodo inclinado No h regra definida para o ngulo ao qual o eletrodo deve ser mantido entretanto mantido usualmente a 90 graus em relao ao material de base com eletrodo inclinado de 10 a 25 graus na posio de soldagem conforme mostra a figura 7.16 . A seleo deste ngulo depende dos ajustes de tenso e corrente na mquina de solda, e da espessura do material base. O tpico movimento do eletrodo na posio plana so ambos os movimentos cordo reto ou cordo tranado conforme mostrado na figura 7.16 c. Soldagem plana usada principalmente para soldas de ngulo, de topo e soldas de revestimento.

7.7.1.1. Soldagem Plana para Juntas de Topo


Soldagem de topo quadrada empregada para espessura de chapa de at 5 mm e o espaamento de chapas mantido de 2 a 4 mm. Um cordo levemente espalhado com boa fuso das faces depositado ao longo das juntas e a altura do reforo limitado ao mximo de 2 mm. Se uma corrida de selagem for necessrio ser depositado ento o trabalho interrompido o excesso de metal esmerilhado e a junta completamente limpa com escova de ao antes da soldagem. Em uma unio em V simples com chapa de 6 a 8 mm de espessura, pode ser depositado apenas um cordo simples de solda. Para se conseguir penetrao completa essencial ter fuso total das faces do chanfro. O arco deve ser comeado no ponto "S" perto da borda do chanfro e ento movido para dentro deste de forma a obter uma boa penetrao de raiz da solda. O caminho da soldagem mostrado na figura 7.17 seguindo as setas.

161

Figura 7.17: Movimentos do eletrodo numa junta de topo V simples. Para conseguir uma boa penetrao na face do chanfro essencial manter um movimento lento e uniforme durante a soldagem. Entretanto, enquanto se movimenta de uma face do chanfro outra, necessrio agilizar a soldagem para evitar queimar o material durante a solda. Para espessuras de chapa maior que 8 mm necessrio ter mais que uma corrida de solda. O primeiro ou passe de raiz deposita metal at uma altura de 4 a 5 mm com eletrodo de 3,15 a 4 mm de dimetro. Depois de limpar o passe de raiz, o prximo cordo de solda feito com eletrodo de 4 a 5 mm de dimetro. A rea da seo transversal, F, do cordo a ser depositado est usualmente relacionada com o dimetro do eletrodo utilizado. A figura recomendada para a rea da seo transversal do passe de raiz dado pela relao, Fr = (6 a 8) .d......................................................................7.4 Para os passes subsequentes a magnitude da rea da seo reta pode ser determinada pelo uso da seguinte equao, Fs = (8 a 12).d ......................................................................7.5 Onde d o dimetro do eletrodo em milmetros.

Figura 7.18: Soldagem de topo ou soldagem mltiplos passes. Em soldagem de mltiplos passes essencial limpar a escria e os salpicos antes de fazer os passes subsequentes e uma boa penetrao das faces do chanfro como mostra a figura 7.18. Aps o enchimento do chanfro V o passe de acabamento "ou passe cosmtico" feito para dar uma boa e uniforme aparncia com apropriado reforo. Para fazer um passe de selagem o trabalho parado, o metal de solda esmerilhado de modo manual ou com uma talhadeira pneumtica; limpa com uma escova de ao e um cordo de selagem depositado. Quando a solda no for acessvel pelo lado reverso imperativo sel-la completamente enquanto se deposita o passe de raiz.

162 O procedimento de preparao de juntas com chanfros duplo V o mesmo que os para simples V, entretanto, o trabalho tem que ser parado um nmero de vezes dependendo da quantidade de corridas se o lado reverso tiver que ser soldado na posio plana. A preparao de borda duplo V aplicvel s chapas com espessura acima de 12 mm. O chanfro V enchido com solda mltiplos passes em ambos os lados, sendo que o nmero de corridas depende da espessura da chapa.

7.7.1.2. Solda ngulo na Posio Plana


As soldas de ngulo so feitas na posio plana que s vezes so conhecida como solda de posio horizontal. Uma pea posicionada horizontalmente e a outra perpendicularmente a ela; a solda depositada na interseo das duas partes - em um lado ou em ambos os lados. Soldas de ngulo apresentam geralmente pouca penetrao na raiz da solda e pouca fuso em uma superfcie. Na soldagem de ngulo o eletrodo, igualmente inclinado em relao s superfcies horizontal e vertical. Este ngulo, entretanto, pode variar de forma a distribuir o calor nas duas superfcies conforme mostra a figura 7.19 .

Figura 7.19: ngulos do eletrodo em soldas de ngulo.

Figura 7.20: Movimentao do eletrodo em soldas de ngulo, (a) Movimento do eletrodo para um nico passo, (b,c) movimento do eletrodo para passo de enchimento para mltiplos passos. Semelhante s soldas de topo, as soldas de ngulo podem ser feitas com passes simples ou mltiplos. Solda de ngulo com comprimento de perna de at 8 mm so usualmente feitas em passe simples. Para iniciar a soldagem de ngulo o arco riscado na superfcie horizontal a uma distncia igual a perna do ngulo mais 3 a 4 mm, digamos a um ponto S e o eletrodo ento segue o caminho indicado pelas setas na figura 7.20 (a). A solda no deve comear na pea vertical ou no canto, j que isto usualmente faz com que material de base no seja fundido e aparecer falta de fuso na raiz. Quando se faz uma solda de ngulo mltiplos passes o primeiro passe feito com eletrodo de 3,15 mm a 4 mm de dimetro sem oscilao o que assegura boa penetrao na raiz da solda. Para os passes subsequentes o eletrodo movimentado nos padres mostrados na figura 7.20 (b) e (c).

163

7.7.1.3. Soldagem de Enchimento


A soldagem de enchimento consiste em sucessivas camadas superpostas de cordo de solda. usada na recomposio de peas quebradas ou desgastadas, no reparo de defeitos de usinagem ou para fazer protuberncias localizadas numa pea, e para enchimento de grandes cavidades quando sees espessas so soldadas. Dependendo do espao a ser enchido uma soldagem de enchimento pode ser feita em camadas simples ou camadas mltiplas.

Figura 7.21 Cordes depositados numa soldagem de enchimento. Para depositar uma solda de enchimento a superfcie completamente limpa antes de depositar o primeiro cordo na borda da superfcie usando cordo estreito ou levemente espalhado. Isto seguido pelos passes subsequentes cuidadosamente estudados para se conseguir uma completa unio entre o material base e as corridas precedentes como mostrado na figura 7.21. Se os dois cordes de enchimento adjacentes so separados por uma depresso - figura 7.21 (b) - ento o enchimento no ser contnuo e portanto pode ser insatisfatrio. Antes de se depositar o prximo cordo, os cordes j depositados devem ser completamente livres de escoria com ajuda de talhadeira e de uma escova de ao. No enchimento de mltiplas camadas cada conjunto de cordes de solda que formam uma camada devem ser completamente limpos antes de depositar a prxima camada. Cuidado deve ser tomado na limpeza de cordes depositados com eletrodos que tenham enchimento espesso j que eles produzem mais escria que permanecem grudados nas depresses e nas mordeduras. Depois de completar uma camada de cordo de enchimento a prxima camada de cordes deve ser depositada atravs da primeira camada para produzir um padro transversal.

7.7.2. Soldagem Horizontal


A taxa de metal depositado na soldagem horizontal parecida com depositada na soldagem plana, portanto ela muito usada. Esta posio de soldagem encontrada mais comumente na soldagem de vasos de presso e reservatrios. A preparao da borda usualmente de chanfro simples. Para evitar que o metal escorra pela borda inferior da chapa, a mesma no chanfrada. Pela mesma razo a iniciao do arco feita na borda horizontal da chapa inferior e ento movido para a face chanfrada enquanto movimenta o eletrodo para trs conforme mostrado nas posies 1, 2 e 3 na figura 7.22. Em chapas mais grossas do que 8 mm as soldas so depositadas em mltiplos passes. Os movimentos preferidos para os eletrodos na soldagem horizontal so as do tipo C, J, O e tranado. O ngulo do eletrodo com a horizontal est entre 5 e 25 graus com a ponta do eletrodo apontada para cima para reduzir efeito da gravidade no metal fundido, e a inclinao da direo de soldagem de 10 a 25 graus conforme mostrado na figura 7.23 .

164

Figura 7.22: Posies de eletrodos e movimentos na soldagem horizontal.

Figura 7.23: Inclinaes de eletrodo na soldagem horizontal. O escorrimento da poa de fuso pode ser evitada mantendo-se o comprimento de arco curto e um rpido movimento de eletrodo maior que na posio plana. O rpido movimento de eletrodo ajuda no rpido resfriamento do metal depositado e isso diminui a chance da poa de fuso cair. Uma soldagem horizontal imprpria leva a mordeduras e superposies conforme mostrado na figura 7.24 .

Figura 7.24: Soldagem horizontal inadequada.

7.7.3. Soldagem Vertical


Soldagem vertical tem duas variantes exemplo: vertical ascendente e vertical descendente. A soldagem vertical ascendente devido ao fato que ela permite que o calor penetre profundamente resultando em penetraes profundas da solda. Ela tambm produz soldas mais fortes e portanto a preferida quando a maior considerao a resistncia. A soldagem vertical descendente usada nas operaes de selagem e soldagem de chapas finas.

165

Figura 7.25: Inclinao do eletrodo na soldagem vertical. Soldas verticais de topo com preparao de borda V simples ou duplo V, bem como soldagens verticais de ngulo so feitas do mesmo jeito que as soldas planas. Na soldagem vertical boa prtica no usar eletrodos maiores que 4 mm de dimetro j que com eletrodos com dimetro maior mais difcil evitar que a poa de fuso escorra para baixo. Para se opor fora da gravidade o eletrodo inclinado para baixo de um ngulo de 10 a 20 graus, como mostra a figura 7.25 . Isto obviamente torna mais fcil o acesso ao progresso da soldagem na posio vertical ascendente. Soldagem vertical simplesmente a deposio de uma poa de solda diretamente sobre a prxima poa que melhor conseguida no modo curto-circuito como transferncia de metal, portanto, imperativo manter o comprimento de arco bem curto. Os movimentos tpicos de eletrodo so o oval, o C com oscilao nos terminais do C, ou movimento tranado. Os maiores movimentos a serem evitados no movimento dos eletrodos so: a extino do arco, a perda da coluna do arco e o reacendimento sem limpeza do material de solda. Os movimentos oscilatrios que so usados na soldagem vertical ascendente podem tambm ser aplicados na soldagem vertical descendente. O maior problema na soldagem vertical descendente o fato que a escria geralmente corre na frente da poa de fuso e nela fica aprisiona. Isto tambm resulta em pouca penetrao. A soldagem vertical descendente deve, entretanto, dever ser evitada quando objetivo principal a resistncia da solda. Em soldagem vertical mltiplos passes comum depositar-se o passo de raiz por soldagem vertical descendente seguido da soldagem vertical ascendente para os passos subsequentes. Soldagem extensivamente usada na soldagem de tanques de armazenamento, tubulaes e reservatrios.

Figura 7.26: Transferncia de metal na soldagem sobre cabea

166

7.7.4. Soldagem Sobre Cabea


A soldagem sobre cabea no somente a mais difcil de se conseguir devido a poa de fuso estar na posio de cabea para baixo e o metal tende constantemente a cair mas tambm a mais perigosa devido ao centelhamento e aos respingos. Para uma soldagem sobre cabea bem sucedida entretanto essencial usar um arco muito curto no modo de transferncia de metal curto-circuito conforme mostrado na figura 7.26. Para manter a poa de solda pequena, os eletrodos empregados na soldagem sobre cabea no tem mais que 3,15 mm de dimetro. O eletrodo deve ser movimentado de 10 a 25 graus na direo da solda com rpida manipulao do eletrodo para provocar uma rpida solidificao do metal depositado. Os movimentos do eletrodo comumente utilizados na soldagem sobre cabea incluem oval, tranado e zig-zag conforme mostra a figura 7.27

Figura 7.27: Movimentos tpicos de eletrodo na soldagem sobre cabea uma boa prtica usar eletrodos com revestimento bsico na soldagem sobre cabea. Este tipo de revestimento se funde a uma taxa mais baixa do que a alma do eletrodo e portanto prov uma barreira protetora ao metal fundido a ser projetado na poa de fuso; isto tambm resulta em menos salpico. A corrente usada na soldagem sobre cabea 20 a 25% mais baixa do que na soldagem plana. Tambm recomendado que o soldador deva jogar o cabo do eletrodo sobre seus ombros para evitar a puxada para baixo do peso do cabo. Isto tambm reduz a fadiga do brao e da mo j que desta forma o peso do cabo est suportado pelos ombros.

7.8. Variantes do Processo SMAW


O processo SMAW feito normalmente com eletrodos revestidos com dimetros maiores, entre 2,5 e 6,3 mm, usando de pequeno a mdio comprimento de arco. Entretanto existem umas poucas variantes do processo, as mais tpicas incluem: (i) Soldagem com eletrodo por contato (curto-circuito) (ii) Soldagem com feixe de eletrodos (mltiplos eletrodos) (iii) Soldagem com arco mltiplo (iv) Soldagem com eletrodo macio

7.8.1. Soldagem com Eletrodo por Toque (Curto Circuito)


Soldagem com eletrodo por curto-circuito comparativamente uma tcnica mais nova que ajuda a melhorar a taxa de produo e a qualidade da solda. Na soldagem com eletrodo por curto-circuito o arco iniciado de modo usual mas assim que um arco estvel seja estabelecido, o eletrodo levado em direo ao material de base de forma que o revestimento o toque. O eletrodo movido ento no curso desejado enquanto o revestimento permanece em contnuo contato com o material base. O eletrodo inclinado de 10 a 15 graus em relao a vertical na direo da solda.

167 O sucesso da soldagem com eletrodo por toque est baseado no fato que a taxa de fuso do material de revestimento mais baixa que o da alma do eletrodo. Isto prov uma barreira de proteo ao redor do arco e o material transferido por esta passagem protegida. O comprimento de arco pode ser manipulado pela presso exercida sobre o eletrodo. A taxa de avano do eletrodo dever ser tal que o metal fundido, escria, e a guia no fundida pelo revestimento esmigalhado so deixados para trs e o eletrodo no fica em curto circuito na poa de fuso. A largura de solda pode ser controlada pela presso sobre o eletrodo na direo de solda; tanto maior a presso, menor a gota de solda. Eletrodos usados para soldagem por curto-circuito normalmente so do tipo rutlico e com variados tipos de revestimento bsico e espessos. O revestimento espesso essencial para assegurar bordas no fundidas, com que estabilizam a tcnica de soldagem por curto-circuito. Soldando por eletrodo a curto-circuito a penetrao mais profunda do que a alcanada pelo mtodo convencional, isto devido a concentrao de calor dentro de uma pequena rea protegida pelo revestimento passagem no fundida. Isto resulta em maior taxa de produo cerca de 50%. Soldagem pr curto-circuito aplicvel a solda sobre cabea simples, solda filete e de topo (Figura 7.28) como tambm solda tranada e solda de canto. O mtodo pode ser usado para solda mltiplos passes mas com eficincia reduzida.

Figura 7.28: Soldagem por eletrodo a curto-circuito utilizado na solda de ngulo.

7.8.2. Soldagem com Feixe de Eletrodo (mltiplos eletrodos)


Na soldagem com feixe de eletrodos empregado para aumentar a taxa de deposio de metal. Dois a seis eletrodos podem ser agrupados com finos arames em trs ou quatro lugares ao longo dos seus comprimentos e o topo se mantm nu - sem revestimento - no local por onde sero presos como mostrado na Fig. 7.29.

Figura 7.29 : Soldagem com feixe de eletrodos. Embora a corrente seja conduzida por todos os eletrodo do grupo o arco somente estabelecido entre o material base e o eletrodo mais prximo. O arco fica sobre este eletrodo at que seu comprimento se mantenha longo para se sustentar e enquanto isso

168 outro eletrodo mantm um contato mais prximo superfcie da poa de fuso. Ento, o arco salta do eletrodo com menor distncia do material base, e o processo vai sendo repetido. Assim, o arco salta de um eletrodo a outro em intervalos regulares. Com feixe de dois eletrodo a taxa de produo aumentada em aproximadamente 30% comparados com tcnicas de SMAW normais que usam nico eletrodo do mesmo tamanho. Isto porque possvel levar uma corrente de soldagem maior sem superaquecer os eletrodo (devido aos intervalos de resfriamento); o tempo de substituio de eletrodo reduzido e maior quantidade de calor acumulada melhorando sua eficincia. Apesar de sua eficincia de deposio mais alta, no uma tcnica popular para solda de alta qualidade. Isto devido impossibilidade de manter um comprimento de arco uniforme e uma passagem regular de corrente de um eletrodo para outro, o que freqentemente conduz a efeitos danosos na proteo da atmosfera circunvizinha poa de fuso. Embora esta tcnica fosse usada em construo de navios para aumentar a taxa de produo ela no recomendada para soldar componentes crticos ou estruturais. s vezes fica difcil de manter a largura de solda por este mtodo. Tambm, requer que os eletrodo sejam amarrados e alicates especiais para os segurar.

Figura 7.30: Eletrodos revestidos para soldagem por mltiplos arcos.

7.8.3. Soldagem com Mltiplo Arco.


Em soldagem por mltiplo arco, feito com o uso de eletrodos gmeos que so separados um do outro como mostrado na Fig. 7.30 e segurado em alicates especialmente projetadas que conduza a corrente separadamente a cada um dos eletrodo. O espaamento " S" entre os eletrodo de 5 a 6 mm. So conectadas duas fases aos dois eletrodos e a terceira fase para o material base como mostrado na Fig. 7.31. So mantidos trs arcos de cada vez dois dos quais "b" e "c" so estabelecidos entre cada eletrodo e o material base, enquanto o terceiro, " a", estabelecido entre os eletrodos. Como resultado, a taxa de fuso dos eletrodos e a produo so quase dobrados em comparao com a solda de arco simples. O calor do arco melhor utilizado pois consome uma energia por quilograma de metal depositado de 2.75 Kwh em vez de 3.5 a 4 Kwh em uma nica soldagem no arco simples. Porm, o processo bastante fadigante para o operador pelo acrescido peso dado pelos eletrodos e pelo alicate.

Figura. 7.31 SMAW com transformador trifsico.

169

O transformador de soldagem trifsico usado para fornecer corrente na soldagem de arco mltiplo. O enrolamento primrio do transformador trifsico, se apresenta conectados em forma de estrela ou delta (para 440 ou 220 volts respectivamente). O circuito secundrio consiste em dois enrolamentos, cada volta do cobre nu segue sobre uma das extremidades da alma. No circuito desligado a voltagem secundria de 68 volts. Alm disso o secundrio pode variar de 34 volts e 110 volts em aplicaes especiais. Quando a soldagem interrompida os eletrodos so retirados do material base. Os arcos entre os eletrodos e o material de base so extinguidos, mas o arco entre os eletrodo permanece. Para extinguir este terceiro arco, o transformador de soldagem trifsico incorpora um contato magntico que desconecta a fase dois quando o arco "b" extinguido; isto conduz a extino de arco "a" entre os eletrodos. Os transformadores de solda trifsico normalmente so desenvolvidos para prover uma corrente mxima de 400A em SMAW manual. As vantagens do arco mltiplo incluem aumento da taxa de produo, mais baixo consumo de energia, fator de potncia melhorado, e carga equilibrada nas linhas de fora.

7.8.4. Soldagem com Eletrodo Macio.


Outro modo para aumentar a taxa de produo na soldagem usar eletrodos macios com dimetro variando entre 8 a 19 mm e tendo um comprimento de no mximo um metro. Estes eletrodos so construdos especificamente para operaes de reparo e obviamente precisam de correntes de soldagem altas. Estes eletrodos so to grandes e pesados que no possvel us-los de modo manual normal, eles so segurados por manipuladores para os alimentar ao material base. Um desenho esquemtico apresentado na Fig. 7. 32.

Figura 7.32: Desenho Esquemtico para uso de eletrodos macios A tabela 7.3A lista vrios tamanhos eletrodos macios de cobre, as correntes exigidas, aproxima o tamanho da poa de fuso, e taxa de deposio atingida.

170 Tabela 7.3: Dados para eletrodos macios Tamanho da Faixa de Tamanho do eletrodo poa de solda Corrente com Dimetro (mm) Comprimento (cm2) dcep (A) (mm) 15-40 300-500 610 8 40-65 400-600 610 10 65-130 600-950 760 13 130-230 600-1500 760 16 230-390 1200-2100 915 19

Razo de metal depositado (kg/hr) 4,5 7,0 11,5 20,5 27,0

7.9. Aplicaes para o SMAW


Aplicaes do processo de SMAW so variados e largamente usado. Dependendo dos eletrodos revestidos disponveis encontram uso extensivo em todas as especializaes nas indstrias de fabricao, que podem incluir artigos de vrios tipos, desde reparos at a construo naval e fabricao de vasos de presso. Eletrodo usados para diversos processos de fabricao so descrito brevemente.

7.9.1. Eletrodos para Soldagem de Aos de Baixo Carbono


Estes so eletrodo muito bem desenvolvidos e so comercializados sob diferentes nomes e marcas. A maioria destes pertence aos tipos celulsicos, rutlicos e de revestimento bsico com ou sem p frreo. Pode ser usado com revestimento espesso como eletrodo de curto circuito, que excelente para soldar na posio vertical ascendente.

7.9.1.1. Eletrodos com Revestimento Celulsico (IS:E100413; AWS E6010)


Estes so normalmente de revestimento fino em toda a sua extenso; arco penetrante e forte e escria frgil e fina; satisfatria para todas as posies de trabalho. O metal de soldagem depositado altamente dctil. Aplicaes: Oleodutos, tanques, vasos de presso, componentes estruturais e trabalho de campo onde penetrao profunda necessria. Especialmente servido para oleodutos de presso dentro dos quais no podem ser soldados pelo lado interno.

7.9.1.2. Eletrodo Rutlico


H trs categorias principais de eletrodo revestido rutlico. Categoria 1 (IS: E206411; AWS E6012) usado em todas as posies com boa penetrao e com escria de fcil remoo quando fria. fcil de operar em todas as posies que inclusive vertical descendente. Aplicaes: Tanques de abastecimento, munho de engrenagem, maquinaria, moblia de ao, chassis de caminho, equipamento de fundio, eixos, etc.

171 Categoria 2 (IS: E307411; AWS 6013) usado em todas as posies e fornece arco forte e liso com mdia penetrao. Pouco respingo e escria de fcil remoo. O eletrodo permite soldar depresses nas juntas. Alta taxa de deposio. Aplicaes: Estruturas, construo civil, tanques, oleodutos, peas de maquinas, chassis de automvel, moldura de janela, maquinaria de fazenda, etc. Categoria 3 (IS: E307412; AWS E6013) usado em todas as posies para trabalho estrutural. Penetrao mdia, menos respingos. Escria fcil remoo. Cordo liso e fcil operar em todas as posies inclusive vertical descendente. Aplicaes: Construo civil, vasos, tanques e caldeiras, oleodutos, pontes, vages de estrada de ferro, navios. Oleodutos que trabalha sob presso no podem ser soldados por dentro, armazenamento de leo, painis de vages de estrada de ferro, caixa de bombeiros para locomotivas.

7.9.1.3. P de ferro rutlico para eletrodos.


H trs categorias principais destes revestimentos. Categoria 1 (IS: E307512; AWS E7014) Um revestimento de mdio a pesado solda em todas as posies contm p frreo que permite o uso de altas correntes que induz a uma produo de soldagem mais alta com uma eficincia acima de 110%. O metal de solda altamente dctil. Aplicaes: Usado para soldar oleodutos pressionados, armazenamento de leo, navios, caldeiras, vages de estrada de ferro, etc. com alta velocidade de soldagem. Tambm usado para reparar ao de fundio. Categoria 2 (IS: 327512 K; AWS E7024) um eletrodo com revestimento espesso com uma alta taxa de deposio usa soldas em downhand em junta de topo e de ngulo bem como juntas de ngulo horizontais. O eletrodo muito fcil de manipular e produz solda lisas com muito baixa perda por respingo. A corrente de soldagem alta e pode ser usada para aumentar a produo e a produtividade. A eficincia de deposio quase 140%. Pode ser usado como um 'eletrodo de toque'. Aplicaes: usado para soldar de estruturas pesadas como guindaste e vigas mestras de ponte rolantes, em montagem de equipamento para remover terra, peas de maquinaria pesada, etc.

172 Categoria 3 (IS: E347512L; AWS E7024) Eletrodo com revestimento de p de ferro muito espesso e com uma taxa de recuperao de metal de cerca de 210%, recomendvel para alta velocidade de solda usando downhand em solda de topo, de ngulo, e filete de solda horizontal, tambm pode ser usado como um 'eletrodo de toque'. Aplicaes: til para alta velocidade para soldar estrutura pesada como guindaste e vigas mestras de ponte, montagem de equipamentos fora de estrada, e peas de maquinaria pesada, etc.

7.9.1.4. Revestimento cidos (IS: E422413; AWS E6020)


Revestimento de mdio para pesado, produz uma escria fluida para downhand, soldagem horizontal, e vertical. recomendado especialmente para soldar ao de baixo carbono onde necessita de alta resistncia com depsitos de solda de alta qualidade; particularmente em aplicaes onde necessita de alta resistncia e fadiga. So recomendados o uso de alta corrente e alta velocidade de soldagem para obter uma soldagem econmica com estes eletrodo. Aplicaes: Usado por soldar estrutura pesada, pontes, guindaste, caixas de corpo de bombeiro, chassis de caminho e estruturas. Excelente para downhand contnuo, solda filete horizontal e para soldadura vertical.

7.9.1.5. Revestimento Bsico (IS: E616514 HJ; AWS E7018)


Este tipo de eletrodo apresenta um revestimento de p frreo de mdio a pesado com baixo teor hidrognio fornece um arco extremamente suave, penetrao mdia e pouco respingo. Escria facilmente removvel. Fcil operar em todas as posies. O metal de solda altamente flexvel e resistente trincas. Especialmente recomendado para juntas pesadas sujeitas a carga repetidas e carregando dinmico. Eficincia de deposio de aproximadamente 115%. Precisa ser mantido seco; deve colocar na estufa a temperatura recomendada antes de ser usado. Aplicaes: Usado para soldar forno de ao usado em trabalho de exploso, concha de reator atmico e em tubulao, soldagem em fabricao pesada como substituies a fundio, pontes, turbinas, passes de raiz em juntas pesadas e contidas. Tambm usado para soldar aos que trabalharo a temperaturas abaixo de zero at -33oC.

7.9.1.6. Camadas especiais (IS: E922xxxP; AWS E6027)


Este tipo de eletrodo apresenta um revestimento de p frreo super pesado destinado para altas penetraes em solda de topo de ngulo. Em solda de topo pode ser usado em chapas de at 14 mm de espessa. Porm, s pode ser usado em posies planas e horizontais.

173 Aplicaes: Usado para soldar pratos para coberta pesadas, estruturas, etc., pela tcnica de penetrao profunda evita chanfro e enchimento da junta. Tambm pode ser usado como corrida de fechamento ( selamento ) de raiz sem a necessidade de tirar a rebarba da raiz e deposita o filete de solda com penetrao alm da mesma como em vigas mestras de plat de ponte.

7.9.2. Eletrodo para Soldar Aos de Baixa Liga e de Alta Tenso


Alguns dos eletrodos revestidos usado para soldar aos HSLA (alta resistncia, baixa liga) so listados para algumas aplicaes.

7.9.2.1.

Revestimento Celulsico (IS: E10022A; AWS 7010 -A1)

Este um tipo de celulsico tem um revestimento leve, solda em todas as posies, fornece uma escria de fina e quebradia e boa penetrao. O metal de solda depositado ao 0,5% de Molibdnio que tem boa ductilidade e resistncia trincas. Aplicaes: Usado para soldar canos C-Mo, equipamentos de construo de estradas, caldeiras, vasos de presso, ligas ao para elos correntes, chassis e estruturas de caminho, oleodutos de ao de alta resistncia para a transmisso de leo e de gs. Tambm recomendado para fabricao soldada com temperatura de servio de at 525o C.

7.9.2.2.
alma.

Revestimento Rutlico

So apresentados trs categorias de eletrodo em funo da composio do arame da

Categoria 1, Ao com 0,5% de Mo (IS: E31422 A; AWS E 7013-A1) Revestimento espesso com rutlico, solda em todas as posies, baixa liga, eletrodo de ao com resistncia de mdio a alto, o cordo de ao depositado apresenta 0,5% de Mo. O eletrodo fornece arco calmo., baixo respingo, e escria facilmente destacvel. Solda junta de topo em canos ou tubos, arco muito fcil iniciar e consequentemente recomendado para soldar tubos. Produz cordo liso e com ondulaes regulares. Aplicaes: Recomendado para soldar ao que apresenta resistncia de mdio a alto, fornece cordo de ao de baixa liga com composio de 0.5% Mo, e 1% Cr e 0,5% de Mo. Tambm recomendado por soldar aos usados em caldeiras, planta de fora, refinarias de leo e nas estruturas das plantas de produtos qumicos e soldar tubulaes que iro trabalhar com temperatura de servio de at 525o C.

174 Categoria 2, Ao com 1- 2% Cr-0.5% Mo (IS: E31432C; AWS E8013 B2) Revestimento espesso com rutlico, solda em todas as posies, , baixa liga, eletrodo de ao com resistncia de mdio a alto, o cordo de ao depositado apresenta 1-2% Cr 0,5 Mo. O eletrodo fornece arco calmo, respingo desprezvel, e escria facilmente destacvel. Arco fcil de inicializar para soldar junta de topo em canos ou tubos, recomendado para soldar tubos. Aplicaes: Usado para soldar tubos e estruturas de caldeiras, plantas de foras, refinarias de leo, e plantas qumicas que iro trabalhar com temperatura de servio de at 550o C. Categoria 3, Ao com 2-25% Cr - 1% Mo (IS: E31431-D; AWS E 9013 B3) Tem caractersticas semelhante a categoria 2 a no ser pelo depsito do cordo de ao de 2.25% Cr - 1% Mo. Aplicaes: Usado para soldar tubos e estruturas de caldeiras, refinarias de leo, e plantas qumicas que iro trabalhar com temperatura de servio de at 600o C.

7.9.2.3. Eletrodo Revestimento bsico


Eletrodo usado para soldar aos de HSLA ; so usados para aplicaes tpicas so descrito debaixo as seis categorias. Categoria 1 (IS: E611514H; AWS E 7016) Revestimento de mdio a pesado, solda em toda as posies, eletrodo de baixo hidrognio satisfatrio para soldar ao fundido, difcil soldar aos com alto carbono e enxofre e aos de composies desconhecidas. O metal de solda altamente resistente a trinca. Aplicaes: Usado por soldar peas de ao com alto carbono, ao com alto carbono at ao doce, aos de baixa liga, aos com taxa relativamente alta de enxofre, aos fundido, e aos de composio desconhecida. Categoria 2 (IS: E611514 RJ; AWS E7018) Revestimento de mdio a pesado, baixo hidrognio, com p ferro, solda em todas posies estruturas de aos com resistncia de mdia alta, sees pesadas e juntas contidas em aos de alta resistncia. O metal de solda contm aproximadamente 14% de mangans que torna resistente trinca a quente e a frio mas tambm sujeito tenses de triaxial. Eficincia de deposio de aproximadamente 112%. Aplicaes: Satisfatrio para soldar pontes, maquinaria pesada, tubo adutor (turbina hidrulica), peas pesadas de equipamento de remover terra e em geral para ao carbono e

175 aos de baixa liga para fabricao onde sero solicitadas condies severas de servio. Tambm recomendado para soldar aos que trabalharam baixas temperaturas de at -40o C. Categoria 3 (IS: E611515 Hj; AWS E7018 G) Revestimento de mdio a pesado, baixo hidrognio, com p ferro, satisfatrio para aos que sero usados a temperaturas abaixo de zero tais como vasos de presso, oleodutos, etc. Os valores de impacto de charpy entalhe V so bons baixas temperaturas de at 60oC. O metal depositado de aproximadamente 112%. Aplicaes: Usado para soldar aos de baixa liga como aos de Si-Mn e aos que contm at 1% de nquel. Tambm usado para soldar aos de alta resistncia para trabalho de construo pesada sujeito a carregamento dinmico. Categoria 4 (IS: E61122A; AWS E7018-Al) Revestimento de mdio a pesado, baixo hidrognio, eletrodo com p ferro que d ductilidade e resistncia trinca, deposita ao com 0.5% Mo. D uma eficincia de metal depositado de aproximadamente 106%. Aplicaes: Usado para soldar aos com 0,5% Mo, e aos com 1% Cr - 5% Mo, oleoduto sujeito alta temperatura, tubos e plantas de caldeira onde resistncia a trinca necessria. Tambm recomendado para soldar componentes sujeitos temperatura elevada de at 525oC. Categoria 5 (IS: E61131D; AWS E9018 - B3) Revestimento de mdio a pesado, solda em todas as posies, baixo hidrognio, eletrodo com p ferro que deposita ao com 2,25% Cr - 1% Mo, com uma eficincia de metal depositado de aproximadamente 106%. Aplicaes: Recomendado para soldar aos HSLA contendo 2,25% Cr-1% Mo usado em caldeiras, plantas de fora, refinarias de leo e em estruturas de plantas de substncia qumica e em tubos sujeitos temperatura elevada de at 600o C. Categoria 6 (IS: MDO1 - 611; AWS E502 - 16) Revestimento de mdio a pesado, solda em todas as posies, baixo hidrognio, eletrodo com p ferro que deposita ao com 5% Cr - 0.5% Mo. Precisa de ser mantido seco. Aplicaes: Usado para soldar em refinarias de leo, casa de fora e plantas qumicas onde so usados aos de 5% Cr-5% Mo.

176

7.9.3. Eletrodo Revestido para Soldar Aos Inoxidveis e Aos Resistente ao Calor
Algumas das categorias bem conhecidas de eletrodo revestido com usos industriais especficos destinados soldar aos inoxidveis e aos resistente ao calor so descritos nesta seo. Categoria 1 (IS: MBO1L-311; AWS-ASTM E308L - 16) Um eletrodo de ao inoxidvel com extra baixo carbono, 19/10 Cr-Ni com controlada quantidade de ferrita de 3-7% para mxima resistncia ao fendilhamento e a corroso, e para uso em elevada temperatura at 800o C. O contedo de carbono baixo 0,028% que elimina a possibilidade de corroso intra cristalina na faixa de temperatura de 425o C at 843o C. O metal de solda tem um excelente resistncia fluncia. Aplicaes: Usado para soldar aos inoxidveis de 18 Cr - 8 Ni representados pela AISI como 301, 302, 304 e 308 tendo muito baixos contedos de carbono. Soldagem de utenslios, colher e garfos, artigos domsticos, aparato de hospital, aparato de manipulao de cido ntrico, actico e cido ctrico. Tambm usado por soldar componentes na indstria de sabo, indstrias de laticnio, indstrias de substncia qumica e de fibra como tambm por fabricar armao de aeronave. Categoria 2 (IS: MB02 Mo Nb - 311; AWS - ASTM E-318-16) Eletrodo de ao com baixo carbono 18/13 Cr-Ni, estabilizado ao molibdnio - nibio com contedo de ferrita controlado entre 5 a 8%, mxima resistncia trinca pela corroso, corroso qumica e corroso intra cristalina. O metal de solda tem grande resistncia a trinca sob temperatura de at 850o C. Aplicaes: Usado para soldar aos inoxidveis 18/8 Cr-Ni, Mo-Nb ou Titnio tais como AISI 318 equipamento destinado ao moagem de papel, equipamento de alvejando, plantas qumicas, equipamento de tintura, planta de preservao, fundio, etc. tambm pode ser usado para soldar aos de no estabilizado dos tipos AISI 316 e 317. Categoria 3 (IS: MB01 Nb - 610; AWS-ASTM E 347-15) Eletrodo de ao inoxidvel com baixo carbono 19/10 Cr-Ni, estabilizado ao nibio com revestimento bsico com contedo de ferrita controlado entre 4 a 9%, mxima resistncia trinca, corroso, e pode ser usado para elevada temperatura de at 800o C. Estabilizao pelo Nibio previne precipitao de carboneto na faixa de temperatura de 425o C at 843o C. A solda apresenta excelente resistncia trinca. Aplicaes: Usado para soldar aos AISI 321 e 347. Geralmente usado para soldar aos 18/8 de Cr-Ni estabilizados com titnio ou nibio. Tambm recomendado na fabricao de equipamento para substncia qumica, industria de processamento de alimento e indstrias de aeronave; para soldar turbinas gs, e equipamento para indstria de sabo. Tambm

177 pode ser usado para soldar aos inoxidveis instabilizado por exemplo, AISI 301, 302, 304 e 308. Categoria 4 (IS: MB02 Mo Nb-610; AWS-ASTM E318-15) Eletrodo com baixo carbono 19/13 Cr-Ni, com revestimento bsico estabilizado ao molibdnio ou nibio com contedo de ferrita controlado entre 4 a 9%, mxima resistncia trinca na corroso e corroso inter cristalina. O metal de solda tem excelente resistncia trinca para temperaturas de at 850oC. Aplicaes: Usado para soldar equipamento para moagem de papel e equipamento limpeza, plantas qumicas que em contato com cidos sulfricos, sulfurosos, clordricos, acticos, frmicos, ctricos, tartricos, etc. equipamento de tintura, planta de preservao, resistente ao calor em fundio, e equipamento de padaria. Tambm usado para soldar aos inoxidveis AISI 316 e 318 quando se necessita de mxima resistncia corroso. Categoria 5 (IS: MBO5 MoL - 610; AWS-ASTM E316L-15) Revestimento de mdio a pesado, solda em todas as posies so do tipo bsico apresenta boas caractersticas de desempenho e remoo fcil da escria. Tem uma composio da alma do arame de ao 25/20 Cr-Ni que fornece um deposio de solda semelhante a composio. O eletrodo especialmente projetado para aplicaes de altas temperatura onde so necessrias maior estabilidade e resistncia oxidao. O metal de solda pode ficar com temperatura de at 1200o C em servio contnuo. Aplicaes: Usado para soldar aos inoxidveis com 25/20 Cr-Ni e outros tipos de aos resistente ao calor. Para soldar topo de molas, peas de forno de alta temperatura, tubos pr aquecidos para caldeiras de alta presso, e caixa de recozimento. Tambm usado para soldar aos de alto carbono e aos endurecido ao ar, aos alto Mn, aos da estrutura de fundio, e couraa de aos laminado. Categoria 6 (AWS E410-15) Revestimento pesado, baixo hidrognio, solda em todas as posies, eletrodo especialmente projetado para soldar aos cromo ferrtico martenstico. A solda depositada apresenta aproximadamente 13% Cr endurecida ao ar. O endurecimento pode ser evitado preaquecendo e podem ter alivio de tenses. Baixo respingo e escria facilmente destacvel. Aplicaes: Usado para soldar grandes sees em estruturas de aos e conserto de peas de fundio como em construo de turbina e para soldar aos cromo resistente corroso e fundio de ao; solda de baixo custo em talheres de ao inoxidvel, peas de bomba, equipamento refinaria leo, lavadoras carvo, etc. Tambm usado para soldar em geral aos resistentes corroso e a calo.

178 Categoria 7 (IS: MA01-611) Revestimento pesado, baixo hidrognio, eletrodo de ao inoxidvel austentico que deposita ao com 18/8/5 Cr-Ni-Mn. A alma do eletrodo de ao doce e todos os elementos de liga esto na camada do fluxo. A escria fcil de se remover e o cordo de solda liso. O metal de solda tem excelente resistncia ao calor at 900oC. resistente corroso em atmosfera normal, gua do mar, e cidos fracos, tem uma eficincia de deposio de aproximadamente 135%. Aplicaes: especialmente projetado para soldar ao austentico Mn (12% Mn) at ao doce que produz trincas em juntas em aos difcil de soldar e aos de altas liga inclusive armadura chapeie e conserta trincas em aos fundido austentico Mn, em peas superficiais sujeito ao desgaste e a trinca, por exemplo, agulha de chave de desvio (em ferrovia), em aos de difcil soldar antes de fazer o endurecimento superficial, etc.

7.9.4. Eletrodo cobertos por Soldar ferro Fundido


Raramente soldado ferro fundido em fabricao normal, porm, freqentemente necessrio sold-lo para consertos urgente ou de emergncia. Foram desenvolvidos duas categorias eletrodo revestido para ser usado em tais situaes e tais eletrodos so discutidos nesta seo. Categoria 1 (AWS: E Ni-Cu B) Um revestimento leve a base de grafite solda ferro fundido sem preaquecer e a solda fornece usinabilidade ao ferro fundido. O eletrodo fornece um depsito de monel (Ni-Cu). Aplicaes: Este eletrodo especialmente projetado para conserto de fundidos quebrados, enche e corrige as superfcies com defeitos, une ferro fundido para o ao, etc. Categoria 2 (AWS: E NiCl) Um revestimento leve que deposita nquel. Especialmente utilizado para soldar ferro fundido frio. O nquel depositado no cordo solda une completamente o ferro fundido e no retira o carbono ou qualquer outro elemento do metal de base e os mantm macio e tenaz. A solda depositada usinavel e a sua resistncia trao adequada para ferro o fundido. Aplicaes: Usado para consertar fundidos quebrados e recupera superfcies desgastadas nos fundidos, corrigindo os defeitos nos fundidos por usinagem, soldando de ferro fundido aos aos, etc.

You might also like