You are on page 1of 4

VIDRO NO MUNDO

(Origem e Evoluo)
A atribuio da descoberta do vidro uma grande incgnita. Fencios e egpcios esto entre os principais candidatos. Entre os historiadores h uma grande discordncia. Uns afirmam que foram os fencios o primeiro povo a observar e a reproduzir o que, mais tarde, se transformaria em vidro h mais de 2 mil anos antes de Cristo. Tudo comeou quando alguns homens carregavam sacos de carbonato de clcio que era usado para o tingimento da l durante um longo percurso. noite e aps pararem para descansar um pouco da viagem, acenderam uma fogueira onde puseram alguns blocos de carbonato de clcio para apoiar os vasos onde iriam cozinhar. E l permaneceram os blocos toda a noite. De manh ao acordarem ao acordarem, os blocos de carbonato de clcio tinham desaparecido e no seu lugar estavam blocos brilhantes de cor escura que se assemelhavam a pedras preciosas, tambm repararam que a areia por baixo dos blocos tinha solidificado e formado uma substncia idntica. No mesmo dia repetiram a experincia com sucesso. Outros historiadores acreditam que j em 3000 a.C. no Egipto, os artistas do fara produziam contas e adornos com uma pasta de vidro moldvel produzida apartir de pequenos cristais de quartzo. Tabas parece ter sido o verdadeiro bero da indstria vidreira egpcia. Segundo alguns historiadores, um acaso ocorrido na cozedura de loua de barro, que j se fabricava na poca, teria dado origem ao vidro.Esta teoria fundamentada pelo facto de ter sido encontrado em escavaes arqueolgicas nas proximidades de Bagdad, um cilindro de vidro azul, datado daquele perodo. Produziam tambm recipientes para cosmticos, blsamo, frascos para perfumes e peas cerimoniais. Entre as peas produzidasa mais comum era o alabastron, um recipiente utilizado para guardar uma espcie de sombra para os olhos utilizada na altura (o col). No Egipto, o mais remoto exemplo de vidro um fragmento tambm azul-escuro, uma espcie de amuleto. Algumas destas peas foram encontradas em perfeito estado de conservao, no sarcfago de Tutankhamon. H estudos que apontam os srios como os responsveis pela tcnica do vidro soprado, o que revolucionou a actividade vidreira. Ganhou qualidade, melhorou acabamento, aprimorou a beleza e aumentou a diversidade dos produtos, especialmente os de vidro oco, como frascos e garrafas.

Os romanos trataram de difundir a tcnica e tiraram dela o melhor proveito mercantil. A fabricao de chapas de vidro era mais complexa e s existia nas casas senhoriais enas igrejasem Roma.A indstria vidreira Romana teve grande desenvolvimento e aperfeioamento, ultrapassando desde logo a Indstria Egpcia. Os romanos tornaram-se exmios produtores de vidro e mais tarde especialistas em processos de lapidao, pintura, colorao, gravura e mesmo modelagem de vidro soprado. No Egipto, Mesopotmia, Sria, Grcia ou Veneza, a produo de vidro na antiguidade exigia grandes esforos dos artistas e operrios, na sua maioria escravos. Os elementos bsicos de sua composio - clcio, cal e a barrilha, potssio - eram basicamente os mesmos de hoje, mas produziam vidro opaco e arenoso. Os fornos pequenos, o vasilhame de barro, a dificuldade para conseguir altas temperaturas e atingir o grau de fuso necessrio dificultavam as tarefas Na Grcia dos tempos micnicos, foram tambm encontrados vasos de vidro manufacturados com tcnicas egpcias. Aps os incndios ocorridos nos fornos de vidro em Roma por volta do sculo X, a indstria vidreira foi transferida para a ilha de Murano, perto de Veneza. As indstrias vidreiras desta ilha produziam vidros de vrias cores, e cristais cuja fama perdura at aos nossos dias. Estes vidros continham xidos de metais que lhes davam as cores tanto apreciadas. Os conhecedores da forma de produo deste tipo de vidro e suas famlias foram aprisionados nesta ilha, e no a podiam deixar sob pena de pagarem com a prpria vida Assim os . governantes garantiam que a frmula nunca era perdida. Em meados do sculo XVIII o rei francs Lus XIV e o seu ministro de estado Colbert, juntaram alguns mestres vidreiros e criaram a companhia vidreiraSaint-Gobain, umas das mais antigas empresas do mundo ainda hoje existente. A empresa foi criada com o objectivo de fabricar os espelhos para o Palcio de Versalhes. Ao longo desse perodo, a companhia desenvolveu outras vrias actividades implantando-se em todas as regies do mundo.

Histria do Vidro em Portugal


Palmela a cidade-me do fabrico do vidro em Portugal, com os primeiros fornos do pas. Seguiram-se os fornos de Alcochete, Alccer do Sal, Pombal, Santarm e Lisboa. Lisboa foi um centro vidreiro importante, existindo em 1551 quatro oculistas, quatro vidreiros e oito fabricantes de espelhos. Apesar de ser produzido, o vidro portugus era de fraca qualidade por isso era importado de pases como Veneza, Frana ou Alemanha.

A indstria do vidro, em Portugal, foi introduzida no sculo XV, com a fundao de uma pequena fbrica na freguesia de S. Pedro de Vila-Ch, concelho de Oliveira de Azemis, denominada fbrica do Covo, pelos anos de 1484.
D. Joo, o quinto da tabela real, funda em 1719 a Real Fbrica de Vidros de Coina, e que em 1745 transferida para a Marinha Grande.A abundncia de matrias-primas contribuam para o fomento dessa indstria naquela regio.. Em 1748 estabeleceu-se na Marinha Grande John Beare, dedicando-se ali indstria vidreira. Nesta altura a indstria vidreira teve grande procura devido grande reconstruo de Lisboa aps o terramoto que destruiu parte da cidade em 1755. Em 1769, D. Jos I com o apoio do Marqus de Pombal, passou a licena de produo de vidros da Real Fbrica de Vidros aos irmos Stephens (Guilherme e Joo Diogo) e a Real Fbrica da Marinha Grande, que ainda hoje se encontra em funcionamento, dinamizou a produo vidreira, chegando a satisfazer as necessidades nacionais sem necessidade de recorrer importao.Tanto o Marqus de Pombal como o rei D. Jos I contriburam para o desenvolvimento da empresa: o Marqus de Pombal concedeu um emprstimo de 32 conto de rei sem juros nem limite temporal de pagamento; o rei concedeu aos Stephens o poder para usar lenha do pinhal de Leiria para utilizar nos grandes fornos. A Marinha Grande tornou-se o mais importante centro vidreiro do pas. Mas as unidades fabris multiplicaram-se a partir do sculo XIX. a partir da Revoluo Industrial que o vidro passa a ser usado por toda a gente. At a s as classes sociais mais poderosas o utilizavam.

A evoluo da produo de vidro em Portugal pode dividir-se em quatro fases:

y Artesanal y Manufacturado y Industrial y Automatizado

Em meados do sculo XX generaliza-se, no pas, a mecanizao e a utilizao de combustveis lquidos no fabrico do vidro. A automatizao da produo vidreira surge, tambm, com grande atraso em relao Europa e aos E.U.A. Mesmo assim, s viria a ser introduzida em sectores como o da garrafaria e do vidro plano. A indstria vidreira j viveu muitos perodos de estagnao comercial, mas vrias fbricas souberam manter deriva a tradio de vrios sculos e com muita histria. A Marinha Grande uma das regies em que o vidro continua a ser uma matriz histrica e onde se continua a produzir o vidro com modelos cada vez mais inovadores e modernos. Algumas das empresasactualmente mais famosas do pas so a Depsito da Marinha Grande (Real Fbrica de Vidros), Cristal Atlantis, e a Jasmim.Foram criadas em 1769, 1944 e 1996, respectivamente.

Joo Diogo Santos

You might also like