You are on page 1of 18

Mdulo 2 - Os modais de transporte, as formas de unitizao de carga, os contratos e seguros envolvidos no transporte internacional.

Ttulo: Semana 3 Conceitos sobre Comrcio Exterior II

Seguros
Um contrato de seguro tem como objetivo firmar um acordo entre duas partes (segurado e segurador), com a intermediao de um corretor. Este acordo prev, por meio da troca de pagamento de um prmio 1 , que a seguradora ir assumir todos os riscos possveis de ocorrer durante uma operao e que estejam cobertos pela aplice. Podemos separar os tipos de seguros em dois grandes blocos: 1) Perdas ou avarias de mercadorias O tipo mais comum de seguro de mercadorias aquele no qual a seguradora emite uma aplice cobrindo os riscos de danos ou perdas no transcorrer do transporte da mercadoria exportada ou importada. Acompanhe, a seguir, como realizada a operao de seguro em cada um dos casos. Parte A - Seguro Interno Durante a exportao, a operao de seguro cobre o valor da mercadoria no trajeto da fbrica at o porto 2 antes de embarcar em um transporte internacional. Na parte do seguro interno, no existe um valor preestabelecido, mas, normalmente, deve ser o suficiente para cobrir o valor da mercadoria, mais os impostos que esto isentos ou suspensos de pagamento na exportao, como ICMS, IPI, PIS, e COFINS (a iseno ou suspenso caem caso a mercadoria no for exportada). Nesta parte da transao, deve-se olhar com cuidado o seguro, uma vez que comum o exportador deixar o seguro por conta do transportador responsvel pela entrega da mercadoria no destino combinado (para no gerar duplicidade de despesas com seguro dele e do transportador), mas no se certifica se o seguro e a companhia de transporte so adequados e confiveis.

1 2

Valor de mercado do bem segurado. Armazm ou depsito pactuado com o importador.

Parte B Seguro de Transporte Internacional Este seguro protege a mercadoria contra os riscos eventuais durante o transporte e entrega da mercadoria ao importador no local acordado. O seguro deve ser feito pelo valor da mercadoria na base CIF 3 acrescido de, pelo menos, 10% do valor da operao de exportao.

Importante Dependendo do transporte utilizado no embarque, podem haver variaes significativas na tarifa de seguro. -Transporte areo No transporte areo, as tarifas podem ser reduzidas metade das tarifas cobradas pelo transporte martimo e terrestre. -Transporte martimo No caso do transporte martimo, os prmios para embarques em continer podem cair de 10% a 20%.

Apesar de o peso do valor do seguro internacional no ser muito significativo (gira em torno de 0,2% do valor FOB 4 da mercadoria), importante faz-lo para no incorrer em prejuzos depois.

2) Bens durante certo perodo e de crditos Neste bloco, os riscos mais importantes e cobertos pela aplice de seguro so: - comerciais causados por atraso ou falta de pagamento por parte do importador, por inadimplncia ou no-observncia de termos contratuais. - polticos causados por falta de pagamento devido falta de moeda conversvel pelo pas do importador. - extraordinrio causado por falta de pagamento devido a foras maiores, como catstrofes naturais, por exemplo.

Termo usado para abreviar a expresso Custo Seguro e Frete (Cost Insurance and Freight) pelo Incoterms 2000, que ser discutido mais adiante.

Termo usado para abreviar a expresso Livre a Bordo do Navio (em ingls Free on Board) pelo Incoterms 2000, que ser discutido mais adiante.

Caso haja falta de pagamento devido falncia do importador ou a no aceitao de mercadorias de acordo com a documentao, a cobertura pode atingir o teto de 85% a 95% do valor da mercadoria 5 . De qualquer forma, as seguradoras geralmente fazem uma diferenciao quanto ao seguro de riscos comerciais, que geralmente chega a 85% e o seguro de riscos polticos que pode chegar a 100% do valor.

Unitizao de Cargas Embalagem, Pallets e Containers


Com o avano do comrcio internacional nas ltimas dcadas, foi se desenvolvendo a preocupao de cada vez mais conseguir unitizar os produtos/mercadorias. A unitizao o movimento de se agrupar os produtos/mercadorias, de diferentes tamanhos, pesos, e formatos, ou no, numa mesma carga e volume. O objetivo buscar a maximizao dos espaos e sua racionalizao, possibilitando maior agilidade no manuseio, armazenamento e processos de embarque e desembarque. Existem cinco grandes formas de unitizar, mas o foco estar voltado s trs primeiras, que tm contribudo fortemente pelo desempenho dos fluxos logsticos nas ltimas dcadas. 1- Embalagens 2- Pallets 3- Containers 4-Cargas pr-lingadas 5- Big bags

Vantagens da unitizao - diminuio dos custos de estoques - reduo de mo-de-obra - maior velocidade e agilidade no manuseio da carga - reduo de avarias - reduo de acidentes - melhores condies de empilhamento (uso do espao vertical) - maximizao do uso dos equipamentos, melhor, mais rpida leitura dos estoques

Por isso, muitos exportadores preferem as garantias bancrias como forma mais segura de realizar a operao, pois elas podem chegar a 100% do valor da exportao.

- diminuio de roubos.

Embalagens
O homem sentiu a necessidade de armazenar gua e comida. Conchas, chifres e crnios de animais, alm de outros instrumentos foram usados at que o homem denominasse a arte da fabricao de outros tipos de embalagens como cestos vegetais, e, posteriormente, a fabricao de vasos de argila, queimados ou no. A partir do momento em que o homem comeou a produzir e comercializar suas produes execedentes, surgiu a necessidade de se desenvolverem formas mais adequadas para o manuseio, transporte e armazenamento de produtos. A preocupao com a no contaminao dos produtos e maneiras para evitar perdas foram se consolidando na histria. No sculo XIX, a preocupao mercadolgica com as embalagens ganhou fora. Atualmente, a embalagem tem mltiplas funes: proteger, distribuir produtos ao menor custo possvel, alm de promover produtos, isso por causa do desenvolvimento e sofisticao dos sistemas de transportes e manuseios. Mas claro que a questo de custos 6 envolvidos deve ser levada em conta. possvel separar a embalagem em trs categorias: 1- Embalagem Primria O recipiente que est mais prximo ao produto (tambm chamado de acondicionamento, ou seja, a primeira fase de proteo fsica da mercadoria); 2- Embalagem Secundria Os acessrios que se somam embalagem primria; 3- Embalagem de Transporte Utilizadas para proteo dos produtos durante o armazenamento e transporte. Esta embalagem a proteo fsica fundamental da mercadoria para que possa resistir aos rigores do transporte e das condies ambientais durante o trnsito.

Voc sempre usa um perfume importado. Mas at ele chegar a voc,

Nestes custos esto includos as despesas totais como maximizao do armazenamento, em tornar o manuseio mais fcil e gil e em transportar o produto sem perda de espaos ou danificao.

colocado em um vidro, depois dentro de uma caixa. Todas as caixas de perfume esto dentro de uma caixa maior. H outras caixas maiores que ficam umas sobre as outras em um pallet e, finalmente, todos os pallets so colocados em um container. Todas embalagens visam proteo, quantificao e qualificao (para ampliar seu conhecimento, acesse a Biblioteca do Mdulo 2 e confira o link para o site da Associao Brasileira de Normas Tcnicas [ABNT] sobre Acondicionamentos e Embalagem sobre a Norma Tcnica). Importante! H uma forte preocupao com padronizaes, pois um produto pode ir cada vez mais longe e atender mercados das mais diversas culturas.

Outras preocupaes bsicas que devem ser levadas em considerao ao se escolher o tipo de embalagem mais adequada so: - a fragilidade do produto; - a finalidade da mercadoria, se haver outras embalagens (primria e de transporte); - o volume e peso da mercadoria, - o material mais adequado para embalar.

Embalagens no Comrio Exterior No Comrcio Exterior, a embalagem deve ser olhada com mais cuidado, pois os produtos certamente passam por um fluxo mais complexo e extenso, com vrios manuseios, armazns e tipos de modais at chegar ao destino. Tambm, neste percuso, a embalagem pode passar por diferentes condies e nveis de desenvolvimento e desempenho logstico 7 , alm das condies climticas. Os tipos de embalagens so os mais variados: caixas de papelo ondulado e de madeira, tambores, fardos, recipientes plsticos, vidros, sacos de diversos tipos.

Pases mais ou menos desenvolvidos em termos de equipamentos de todos os tipos caminhes, empilhadeiras etc.

Pallets
O surgimento do Pallets contribuiu (e muito) para a unitizao e manuseio das cargas, por reduzir custos e aumentar a segurana. So usados no Comrcio Exterior 8 e nos mercados internos de vrios pases. Mesmo assim, alguns produtos com caixas uniformes e baixo peso acabam no utilizando os sistemas de Pallets, porque podem acabar perdendo espao nos armazns e no transporte. Existem Pallets de diversos materiais: - madeira 9 - alumnio - ao - plstico - fibra - polipropileno Existe uma grande preocupao com a padronizao desse tipo de equipamento, pois o uso e manuseio de um tipo de Pallet no Brasil deve ser o mesmo na Europa, por exemplo. Ele pode ser usado em uma nica viagem ou poder ser usado em diversas viagens. A unitizao da carga em cima do Pallet pode ser feita com a utilizao de filmes shrink 10 , stretch 11 de cintas de: - nylon - polipropileno - polister - metlicas Os mtodos para empilhar a carga sobre o Pallet podem ser feitos em: - arranjo vazado - arranjo em fileira interropida - arranjo colmia - arranjo duplo vazado No recomendado empilhar mais do que quatro Pallets. Para ter certeza de que no haver problemas com o manuseio dos Pallets no exterior,

8 9

Importao e exportao

A maioria dos Pallets feita de madeira. Filme plstico termo encolhvel que adere por encolhimento embalando o produto.

10 11

Filme de polietileno esticvel e extrudado.

fundamental passar as dimenses para o importador verificar se no h divergncias nas dimenses recomendadas. Os tipos de Pallets e suas dimenses podem ser encontrados a seguir. Dimenses dos Pallets

Comprimento (mm) 1.800 1.600 1.200 1.200 1.100 1.100 1.100

Largura (mm) 1.200 1.200 1.000 800 1.100 825 800

A Dimenso 1,20 x 1,00 usualmente utilizada.

Containers
Um container uma estrutura construda em ao, alumnio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante. Sua vida til mnima de 8 anos e mxima de 12 (dependendo do material utilizado na sua construo) uma vez que o container um equipamento durvel e de uso repetitivo. Algumas pessoas classificam o container como uma caixa em um formato de paraleleppedo. Constitui um equipamento do veculo transportador, que se caracteriza pela resistncia e facilidade de transporte de mercadorias, por um ou mais modais. A palavra container aparece na histria no comeo do sculo XIX, no livro de John R. Immer (Container Services in North Atlantic). Em 1906, iniciou-se o uso de um container na Europa de dimenses de 18x 8x 8 12 . Em 1911, sua foto foi publicada na revista National Geografic. Mas foi nos Estados Unidos, durante a Primeira Guerra, que surgiu o percursor dos containers atuais. No comeo da dcada de 1930, nos Estados Unidos, a Comisso de Comrcio Interestadual regulamentou as tarifas e os conceitos bsicos e econmicos do uso de container, o que, para alguns especialistas, retardou em quase 25 anos
O smbolo indica a medida p. Sendo assim 8 significa 8 ps um p igual a 30,48cm, ou 0,3048 m. Uma polegada (inch) igual a 2,54cm.

12

o desenvolvimento do sistema moderno. Mas foi depois da Segunda Guerra que surgiu a idia de se usar mais efetiva e comercialmente um container, utilizando o transporte martimo. Depois da segunda metada da dcada de 1950, em um navio tanque adaptado chamado Ideal para transportar 58 containers, a companhia de navegao americana Sealand fez os primeiros transportes de containers numa rota de cabotagem. Na ocasio, a companhia usou containers de 35 x 8 x 8/ . Um ano depois, em 1957, foi lanado o primeiro navio porta-container chamado Garteway City, com capacidade para transportar 226 containers. Neste momento, surgiu a necessidade de se criar uma padronizao internacional. Foi a que a American Standard Association (ASA), nos Estados Unidos, e a International Standard Organization (ISO), na Europa, se reuniram e formaram comits para estudar, normatizar e padronizar a fabricao de containers. A partir de 1968, foi possvel chegar a um consenso e o mundo passou a adotar as normas da ISO como o padro internacional 13 . Hoje, existem navios, da sexta gerao, com capacidade de transportar at 14.000 TEUs 14

Evoluo dos navios Containers e de suas capacidades


Tipodenavio Capacidadeem TEU
1Gerao 2Gerao 3Gerao 4Gerao 5Gerao 6Gerao 750 1.500 3.000 4.250 6.320 14.000

ComprimentoxBocaxCalado (m)
180x25x9 210x30,5x10,5 285x32,2x11,5 290x32,2x11,6 299,9x42,8x19,5 397x63x16

AnodeOrigem

1.966 1.966 1.971 1.984 1.996 2.005

13

Alguns pases ainda aceitam os padres da ASA. Twenty Feet or Equivalent Unit - unidade de vinte ps ou equivalente

14

Existem outros tipos de containers, mas que, devido s suas caractersticas especiais e seu restrito uso comercial, no sero mencionados. Os containers so utilizados em cerca de 200 milhes de unidades ao ano, sendo que boa parte da carga geral transportada neste equipamento ao redor do planeta. A idia de facilitar e agilizar o manuseio (e de poder ser utilizado por mais de um modal na mesma viagem) foi a base para torn-los modulares. Suas medidas so padronizadas, sendo que a largura a nica medida invarivel (8) 15 . As outras duas medidas podem variar, mas apesar de existir container martimo de comprimentos de 10, 30, e 45 os mais comuns so os de 20 (tambm conhecidos como TEU - Twenty feet Equivalent Unit), 40 (tambm conhecidos como FEU Forty-foot Equivalent Unit). Na altura, temos a medida de 8 (padro ISO), de 86 (padro ASA), e o de 96 tambm chamado de High Top ou High Cube (HC). O importante saber que essas so medidas externas e que as medidas internas podem variar de equipamento (container) para equipamento em detrimento da espessura das paredes. Com relao capacidade dos containers, existem duas medidas bsicas: peso e metragem cbica. O container mais utilizado, que representa quase 90% dos disponveis, do tipo para carga seca (CONTAINER DRY). Container DRY de 20 Espao disponvel para uso de 33 m e o peso mximo de 30.480 kg a 34.000 kg 16 . Container DRY de 40 Espao sobre para 67 m e o peso para 35.000 kg bruto (31.000 kg de lquido).

Restries Regionais Alm dos limites de peso e volume do container, deve se levar em considerao os limites de transporte de cada pas. Alguns pases fazem restrio ao peso mximo do container no permitindo que ultrapassem o peso lquido mximo (da carga) de 25 000 kg. As restries podem ser por motivos os mais diversos, como manuteno de estradas, limite de pesos em pontes, restries nos equipamentos de manuseio no porto ou fbricas etc.

15 16

A construo de navios e caminhes leva em considerao essa medida.

Estamos falando do peso bruto, mas se descontarmos a tara/peso do equipamento, o peso da carga deve se limitar a 28000 kg a 30000 kg.

Outro aspecto importante que cada container tem seu nmero de identificao mencionado na parte externa, tornando-os nicos. Junto com o seu nmero, tambm apresentado seu espao, peso mximo permitido, tara, tamanho e o nome do proprietrio. Isto facilita sua rpida identificao e manuseio, trazendo como benefcio o aumento da agilidade das operaes.

Vantagens As vantagens no uso do container so inmeras. Conhea as principais: - maior segurana e proteo para a carga - aumenta a velocidade de movimentao reduzindo os custos de embarque e desembarque - diminui a necessidade de embalagens adicionais para a carga - cria uma unidade padro - possibilita a unitizao de diversos volumes em uma unidade - facilita a manipulao - resistente e durvel - evita manuseio da carga podendo ser adotados sistemas de entrega porta a porta (door to door) - facilita a localizao da carga dentro do navio e fora dele (Por exemplo, o modo de identificao por BAYS (Pores), ROWS (Colunas), e TIERS (Camadas) = SLOTS (Posies)).

Tipos de containers
Carga seca Fechado (DRY) Tipo convencional; pode ter portas laterais para uso em ferrovias. Aplicaes: carga seca, granis e carga mida devidamente embalada. Reforados Tipo convencional, mas que permite suportar maior peso que os containers comuns. No entanto, este tipo de container deve ser pedido ao fornecedor e o embarcador deve rigorosamente seguir suas especificaes. Abertos na Lateral (Open Side) Tipo convencional, s que aberto nas laterais, o que facilita o embarque da mercadoria. Plataforma Tipo convencional, s que aberto nas laterais e sem teto.
10

Ventilado Tipo convencional. A diferena que este tipo de container possui janelas de ventilao. Trmico Tipo mais utilizado por frigorficos. Eles podem ser integrados e insulados (reefer). Isotrmicos (com paredes termicamente isoladas) Tipo convencional, mas com paredes termicamente isoladas. Teto aberto (open top) Tipo convencional, com teto removvel (lona). Aplicaes: mquinas, bobinas, sacaria pr-lingada.

Aberto Plataforma simples com colunas nos cantos e barras diagonais de reforo. Aplicaes: chapas, tubos, perfs, vidros. Granel Providos com tampa para carregamento no teto e bocal para descarregamento no assoalho. Aplicaes: cereais e granulados. Frigorficos Isolados e equipados com refrigerao (isotrmicos sem refrigerao: bebidas). Aplicaes: carnes, sucos e frutas. Tanques Projetados para qualquer tipo de lquido, com revestimento especial para corrosivos. Aplicaes: leos, sucos, produtos qumicos. Flutuante Apresentam geralmente dimenses superiores aos ISO, so movimentados por empurrador acoplados em comboio, para o navio, onde so iados. Aplicaes: conjugao entre navegao fluvial e martima. Areos Containers especiais normalizados pela International Air Transport Association (IATA), cujo formato se adapta ao compartimento do avio. Aplicaes: carga area.

11

O trabalho de se acondicionar a mercadoria dentro do container chamado de estufagem e de retirar a mercadoria de desestufagem. Existem vrios locais que podem ser feitas estas operaes e tipos de movimentao. So elas: - House to House 17 - Pier to Pier 18 - Pier to House / House to Pier 19 Com relao responsabilidade e pelos custos resultantes da operao de estufagem e desestufagem dos containers, existe aqui tambm termos que foram padronizados para facilitar e agilizar as operaes e entendimentos entre as partes envolvidas. Os termos usados e definidos so: FCL/FCL 20 , LCL/LCL 21 , FCL/LCL e LCL/FCL 22 . De que maneira estufar outra preocupao que se deve ter com este tipo de equipamento. Em princpio, a mercadoria deve ser bem distribuda dentro do container para no ocorrer acidentes.

17

Em que a mercadoria colocada no container no ponto do embarque e entregue no ponto de desembarque final. O container s usado entre os dois terminais porturios.

18
19

O container ou usado da fbrica do exportador at o porto de destino, ou do porto de embarque at a casa/fbrica do destino final.
20

FCL - Full Container Loaded Indica que a responsabilidade e custos da operao de estufagem e/ou desestufagem so do comprador da operao.

LCL - Less than a Container Load A responsabilidade e custos so por conta do transportador. O termo LCL pode tambm ser usado em outras situaes, como: quando o container estufado por vrios exportadores para vrios clientes (Ships Convenience), ou quando vrios exportadores enviam sua carga para um nico importador, ou ainda quando o embarque foi feito por um nico exportador, mas para vrios importadores.
22

21

LCL/FCL e LCL/FCL O transportador se responsabiliza em estufar o container e, no destino, o importador retira a mercadoria.

12

Contratos
No comrcio internacional, dadas s distncias e custos de Logstica (embalagem, transportes, manuseios etc.) mais elevados, as negociaes de contratos sofrem impactos signficativos. Geralmente, so negociaes mais longas, alm de uma certa tendncia de se evitar a formalizao prematura do vnculo. importante estar atento a alguns fatores: - lgua e cultura diversas - necessidades de confirmarem as premissas do negcio - necessidade eventuais de autorizao governamentais (varia de pas a pas) - realizar eventualmente cobertura para riscos-pas (riscos poltico e econmico), risco-operacional e risco legal - dvidas sobre as diferenas e efeitos legais territoriais dos dispositivos contratuais (cada pas tem sua legislao) e como pode afetar o contrato (definio de jurisdio) - respeito propriedade e segredo do produto. A abertura de uma negociao 23 no gera obrigao de contratao efetiva, mas medida que ela vai se estendendo gera obrigaes de conduta, que podem ser formais ou informais. No comrcio internacional, por seu prprio dinamismo, as relaes so acordadas previamente de forma informal (conversa por telefone), e em seguida formalizadas por escrito (e-mail, fax, cartas, contratos). De fato, o desenvolvimento da comunicao e da informtica neste campo ajudou a dinamizar as operaes comerciais e a facilitar uma grande quatidade de operaes nas reas financeiras e de transportes. Em um contrato, de suma importncia que fique claro qual o foro para uma eventual arbitragem, qual lngua ser usada, e a arbitragem ter lugar, segundo as regras de conciliao e arbitragem do pas. Alguns tipos de contrato: - compra e venda - crdito documentrio - contrato de cmbio - contrato de transporte - contrato de seguro

23

Inserir mouseover com a explicao:Uma negociao pode acabar na formao de um contrato e este pode ser definido como um acordo entre as partes envolvidas, cuja finalidade dispor de uma aquisio, resguardo, modificao ou at extino de direitos.

13

Termos Internacionais de Comrcio


Em uma tentativa de harmonizar as regras aplicveis aos diversos tipos de contratos e situaes possveis de transao comercial de venda e compra internacional de mercadorias. 1936 Na Cmara de Comrcio Internacional de Paris (CCI), foram criados termos para simplificar e ampliar o entendimento global das transaes comerciais e administrar conflitos que possam surgir a parti de interpretaes de contratos internacionais firmados entre as exportadoras e importadoras no que se refere transferncia de mercadorias, preparao e distribuio dos documentos, despesas decorrentes das transaes e a distruibuio dos custos entre os responsveis, quem suporta o risco do transporte, com quem fica a responsabilidade dos direitos aduaneiros e a responsabilidade sobre perdas e danos. O INCOTERMS (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comrcio) foi revisto vrias vezes e inicialmente s se aplicava a operaes martimas e terrestres. 1976 Os transportes areos foram includos. 1980 Com aparecimento do sistema intermodal foram criados dois termos para dar suporte a este tipo de operao. Nas ltimas dcadas, as revises tm acontecidos a cada 10 anos. Em alguns casos, so feitas revises antes de findar este perodo. 1990 Com o incremento das operaes suportadas pela informatizao de dados, uma nova verso foi criada contendo 13 termos. 2000 Est em vigor desde 01/01/2000 o Incoterms 2000, que leva em considerao o recente crescimento das zonas de livre comrcio, o aumento de comunicaes eletrnicas em transaes comerciais e mudanas nas prticas relativas ao transporte de mercadorias. Alm disso, o Incoterms 2000 oferece uma viso mais simples e mais clara dos 13 Incoterms e separa as siglas em quatro grupos: E(Ex), F(Free), C(Carriage), D(Delivered). Vamos ver agora detalhes sobre cada um deles:

14

Grupo E EXW - Ex Works A partir do local de produo (local designado) - Neste caso, a mercadoria entregue ao importador no estabelecimento do exportador, em local combinado. O importador recebe a mercadoria no local de produo (fbrica, plantao, mina, armazm etc.), na data combinada. Todas as despesas e riscos cabem ao importador, desde a retirada no local designado at o destino final, mas o exportador ter que emitir todos os documentos necessrios para viabilizar a exportao. So mnimas as obrigaes, riscos de despesas e responsabilidade do exportador. Grupo F FCA - Free Carrier Livre no Transportador. Neste caso, a responsabilidade e obrigao do exportador terminam ao entregar a mercadoria, desembaraada para a exportao e deixa sob custdia do transportador nomeado pelo importador, no local combinado. O desembarao aduaneiro nacional do exportador fica a cargo do exportador e os riscos com a mercadoria vo at a entrega da mercadoria ao embarcador. FAS - Free Alongside Ship - Livre no Costado do Navio. Nessa modalidade, a obrigao do exportador colocar a mercadoria ao lado do costado do navio no cais do porto de embarque designado ou em embarcaes de transbordo. O desembarao da mercadoria de responsabilidade do exportador e os riscos com a mercadoria vo at a entrega da mercadoria ao embarcador. FOB - Free on Board - Livre a Bordo do Navio. Na modalidade FOB, fica a cargo do exportador colocar a mercadoria a bordo do navio indicado pelo importador, no porto de embarque combinado. Compete ao exportador atender s formalidades de exportao e os riscos com a mercadoria at a entrega da mercadoria a bordo do navio. Este termo muito usado para o transporte rodovirio no mercado interno do Brasil, mas ele s deve ser empregado para os embarques por via martima ou aquavirio. O correto seria usar a clusula FCA no caso de utilizar o transporte rodovirio, ferrovirio ou areo.

Grupo C CFR - Cost and Freight - Custo e Frete. Neste caso, as despesas com a colocao da mercadoria a bordo do navio, mais o frete at o porto de destino designado e as formalidades de exportao so todas por conta do exportador. Os riscos e danos da mercadoria, a partir do momento em que colocada a bordo do navio, no porto de embarque, so de responsabilidade do importador, que dever contratar e pagar o seguro e os gastos com o desembarque. Este termo pode ser utilizado somente para transporte martimo ou transporte fluvial. Aqui tambm se percebe que, no mercado interno brasileiro, este termo utilizado para transportes rodovirios, quando o correto seria usar o termo CPT quando o meio de transporte for rodovirio, ferrovirio ou areo.

15

CIF - Cost, Insurance and Freight - Custo, Seguro e Frete. Nesta modalidade, todas as despesas, inclusive seguro martimo e frete, at a chegada da mercadoria no porto de destino designado correm por conta do exportador. Mesmo assim todos os riscos, desde o momento em que a mercadoria transpe a amurada do navio, no porto de embarque, so de responsabilidade do importador. As despesas, depois da chegada do navio no porto de destino, podem ser por conta do importador se no forem feitas restries forma de contratar o navio (Tipo All In Full Liner Terms). Assim, o importador recebe a mercadoria no porto de destino e arca com todas as despesas, tais como, desembarque, impostos, taxas, direitos aduaneiros, bem com a entrega da mercadoria a sua fbrica ou destino final. Como explicado anteriormente, esta modalidade s pode ser utilizada para transporte martimo. Dever ser utilizado o termo CIP para os casos de transporte rodovirio, ferrovirio ou areo. CPT - Carriage Paid To - Transporte Pago At. O exportador paga o frete at o local do destino indicado. O importador assume o nus dos riscos por perdas e danos, a partir do momento em que a transportadora assume a custdia da mercadoria. Este termo pode ser utilizado independentemente da forma de transporte, inclusive no multimodal. CIP - Carriage and Insurance Paid to - Transporte e Seguro Pagos at. O frete pago pelo exportador at o destino combinado. As responsabilidades so as mesmas apontadas para a modalidade CPT, sendo que deve ser acrescida do pagamento de seguro at o destino. Os riscos e danos passam para a responsabilidade do importador no momento em que o transportador assume a custdia das mercadorias. Este termo pode ser utilizado independentemente da forma de transporte, inclusive multimodal.

Grupo D DAF - Delivered At Frontier - Entregue na Fronteira. Neste caso, a entrega da mercadoria feita em um ponto antes da fronteira alfandegria com o pas limtrofe desembaraada para exportao, porm no desembaraada para importao. A partir desse ponto a responsabilidade por despesas, perdas e danos do importador. DES - Delivered Ex-Ship - Entregue no Navio. Com esta modalidade, o exportador deve colocar a mercadoria, no desembaraada, a bordo do navio, no porto de destino combinado e disposio do importador. Neste caso, a mercadoria, at chegar ao destino, de responsabilidade do exportador (por perdas e danos). Este termo somente pode ser utilizado quando tratar-se de transporte martimo. DEQ - Delivered Ex-Quay - Entregue no Cais. O exportador deve entregar a mercadoria no desembaraada ao importador, no porto de destino combinado. O exportador assume a responsabilidade pelas despesas de entrega das mercadorias ao porto de destino e desembarque no cais. Este Incoterm prev que de responsabilidade do importador o desembarao das mercadorias para

16

importao e o pagamento de todas as formalidades como impostos, taxas e outras despesas relativas importao. DDU - Delivered Duty Unpaid - Entregues Direitos No-pagos. Nesta modalidade, a entrega da mercadoria j descarregada dentro do pas do importador deve ser do exportador. Aqui, os riscos e despesas at a entrega da mercadoria correm por conta do exportador, exceto as decorrentes do pagamento de direitos, impostos e outros encargos decorrentes da importao. DDP - Delivered Duty Paid - Entregue Direitos Pagos. Neste caso, o exportador deve cumprir com os termos de negociao ao tornar a mercadoria disponvel no pas do importador no local combinado desembaraada para importao, mas sem o compromisso de efetuar desembarque da mercadoria no destino final combinado. O exportador assume os riscos e custos referentes a impostos e outros encargos at a entrega da mercadoria.
Tabela 1 - Desenho de responsabilidades dos Incoterms 2000

As regras estabelecidas internacionalmente em cada uma das siglas so uniformes e imparciais e obedecem a uma ordem crescente nas obrigaes do vendedor efetuadas na partida e chegada da mercadoria. As vendas na partida, caso dos grupos E, F e C, deixam os riscos do transporte a cargo do comprador.

17

No caso de vendas na chegada, os riscos sero de responsabilidade do vendedor, quando se tratar dos termos do grupo D, exceto o DAF - Delivery At Frontier - Entregue na fronteira. Os termos do grupo C merecem ateno para evitar confuses. Por exemplo, se o contrato de transporte internacional ou o seguro for contratado pelo vendedor no implica que os riscos totais do transporte principal caibam a ele. A CCI seleciona como prprios ao transporte martimo, fluvial ou lacustre. Os termos FAS, FOB, CFR, CIF, DES e DEQ destinam-se a qualquer tipo de transporte incluindo multimodal: EXW, FCA, CIP, CPT, DAF, DDU e DDP. Tambm possvel concluir que o grupo "C" igual ao grupo "F", pois a entrega na origem, enquanto que, no grupo "D", a entrega feita no destino. Cabe esclarecer que, alm dos termos do INCOTERMS, devem ser acompanhados outros termos que definem certas despesas na contratao do frete (como despesas com Demurrage 24 , por exemplo, que veremos mais adiante.).

Tabela 2 - Responsabilidades Incoterms 2000


24

Multa diria cobrada pela sobreestadia do container alm do prazo regular.

18

You might also like