You are on page 1of 12

[EMPRESA]

Poltica de Uso de Computador, programas de software e Internet

Classificao: Normas internas - Manual de Procedimentos Rev. 1.0 Data ____/____/________

Entregue ao colaborador: _____________________________________ Recebi:___________________________________ Data: ____/____/_____ (assinatura do colaborador)

Nota: a entregar a todos os colaboradores na data da sua admisso.

ndice

1. Introduo 2. Regras para o uso correcto de Software 3. Segurana 4. Uso de correio electrnico 5. Uso da Internet

1. Introduo Estas regras foram emitidas pelo Conselho de Administrao da [EMPRESA] em complacncia com seus princpios, tornando-se obrigatria para todos os colaboradores da [EMPRESA] ou terceiros devidamente autorizados a aceder qualquer sistema informtico ou computador isolado, pertena ou meramente operado pela Empresa. Esta poltica aplica-se a todos os utilizadores que tm acesso a qualquer sistema informtico ou simples computador pertena ou manipulado pela [EMPRESA] estendendo-se a sua aplicao desses equipamentos onde quer que estejam situados. Todas as referncias neste documento para a [EMPRESA] ser entendido como referncia prpria [EMPRESA], seus accionistas directos, e para qualquer companhia subsidiria ou outra, corporao ou organizao que controle completamente ou s em parte. O propsito desta Poltica proteger os activos de informao detidos e utilizados pela Companhia de todas as ameaas, quer internas ou externas, deliberadas ou acidentais e satisfazer todas as exigncias regulamentadas e/ou legisladas, especificamente,: - Conveno de Berna - 1971 - Lei da Proteco de Programas de Computador (CE) 109/1991 - Lei de Proteco Jurdica dos Programas de Computador 252/1994 - WIPO-WordI Intelectual Property Organization - Copyright Act ( Genebra)- 1996 - Livro Verde relativo Convergncia dos Sectores das Telecomunicaes, dos meios de Comunicao Social e das T.I.'s e s suas implicaes na regulamentao - rumo Sociedade de Informao- 1997 - Livro Verde sobre a Patente Comunitria - 1997 - Lei da Proteco Legal das Bases de Dados - 1998 Esta poltica parte da iniciativa da [EMPRESA] alcanar sem reservas o "Cdigo de Prtica de Segurana de Informao". Qualquer suspeita ou actual fuga a esta regra interna, que possa afectar os sistemas da Companhia, ser devidamente investigada pelos Servios de lnformtica Internos ou por terceiros especialmente contratados para o efeito. Poder ser aplicada uma aco disciplinar que pode em ltima instncia conduzir demisso do colaborador, no impedindo contudo uma aco criminal. No caso de qualquer dificuldade na interpretao desta regra interna, a mesma dever ser solucionada recorrendo Direco dos Servios de lnformtica , ou na sua falta directamente Gerncia/Administrao.

Esta poltica ser publicada nos procedimentos internos da Companhia incluindo a sua incluso na lntranet, qualquer aditamento ou reviso ser comunicado a todo o pessoal atravs de correio electrnico ou qualquer outra forma escrita .

2.

Software protegido pelo direito de autor

2.1 A lei do direito de autor que regulamenta o uso de propriedade intelectual incluindo o software, muito directa - ilegal copiar qualquer pea de software a menos que expressamente permitido pelo legal detentor dos direitos de autor. 2.2 Se for provado que foram utilizadas cpias ilegais de software a Empresa no s pode enfrentar um processo-crime seguido de um cvel, mas tambm podem ser arrolados nestes processos os Directores da Empresa e os colaboradores que individualmente ou em colectivo tiveram aco significativa no processo, ficando solidrios perante a responsabilidade criminal e cvel. 2.3 Se tal acusao vier a ser provada e trazida a pblico, o dano potencial para o nome bom da Empresa imensurvel. 2.4 Cpias legitimas de software sero entregues prontamente a todos os utilizadores que delas necessitem, sujeitas ao processo de autorizao necessrio, e logo que o mesmo tenha sido obtido. 2.5 Nenhum colaborador da Empresa dever fazer ou executar de qualquer forma cpias de qualquer software. 2.6 A Empresa no tolerar o uso de cpias no autorizadas de software. Qualquer colaborador que reproduza software ilegalmente ficar sujeito s penalidades criminais e cveis que dai possam advir, as quais podem incluir multas ou priso, alm de procedimento disciplinar por parte da Empresa. 2.7 interdito a qualquer colaborador proporcionar o acesso a qualquer software pertena da Empresa a qualquer estranho, inclusive a clientes. 2.8 Qualquer colaborador que tenha conhecimento de uso ilcito de software dentro da Empresa dever notificar imediatamente a Direco dos Servios de Informtica e na falta desta a Gerncia / Administrao. 2.9 Todo o software deve ser adquirido por recomendao da Direco de Informtica, que instalar os programas nos computadores designados ou nos servidores. Isto inclui qualquer verso actualizada s existentes publicadas na Internet. 2.10 Um registo de todo o software autorizado ser mantido pela Direco de Informtica. Todas as licenas e suportes informticos sero guardados centralmente. Os manuais ficaro com os utilizadores assim como uma cpia do suporte informtico, fazendo parte da folha de carga do equipamento entregue a cada utilizador. 2.11 A Direco de Informtica ficar responsvel pelo registo e actualizao de todo o software conforme fornecido pelos respectivos fornecedores, instalando as actualizaes consoante venham a ser

disponibilizadas, mantendo o controlo de todas as verses disponveis na Empresa. 2.12 A Direco de Informtica assegurar que so conhecidas todas as condies aplicveis ao licenciamento do software em uso pelos utilizadores. 2.13 No permitido ao utilizadores trazer software de casa, e instal-lo em qualquer computador de Empresa. 2.14 A instalao de aplicaes de terceiros, jogos ou "screen savers" no permitida em qualquer computador de Empresa. 2.15 O software da Empresa no deve ser levado para casa e instalado nos computadores pessoais dos utilizadores. Se um utilizador tem de utilizar software em sua casa para trabalho da Empresa, e no lhe fornecido um computador de Empresa para este efeito, uma cpia extra do software ser comprada para o computador pessoal do colaborador, depois de obtida a necessria autorizao. (Porm, algumas companhias de software prevem nos seus acordos de licenciamento o uso sob determinadas condies nos computadores pessoais dos colaboradores da Empresa. Compete Direco de Informtica monitorar estas situaes). 2.16 O uso de Freeware ou Shareware registrado s dever ser permitido para propsitos do negcio da Empresa, tendo em conta que autorizado, deve ser providenciado e instalado pelo Departamento de Informtica. 2.17 Todos os computadores da Empresa sero auditados regularmente, como parte das condies de alcanar e manter o credenciamento da Empresa perante as entidades que zelam pelos Direitos de Autor. 2.18 Todo o software, informao e programas desenvolvidos para ou em nome da Empresa por empregados durante o curso do seu estatuto de empregado/colaborador, permanecem propriedade da Empresa. Duplicao ou venda de tal software sem o consentimento prvio da Empresa ser uma infrao do direito de autor que a Empresa detm e caso aconteam sero tratados disciplinar e criminalmente. 2.19 Dados pessoais relativos a qualquer indivduo vivo (incluindo nomes, endereos e nmeros de telefone) no podem ser mantidos em qualquer computador de Empresa sem primeiro ser depositado o devido registro de base de dados no Instituto Prprio, Comisso Nacional de Proteco de Dados.

3. Segurana 3.1 A Empresa tem procedimentos para lidar com a ameaa de vrus, o risco de roubo de hardware e software, o acesso no autorizado de dados e a manuteno e segurana dos sistemas. 3.2 Os colaboradores no podem revelar qualquer informao relativa s facilidades das Tecnologias de Informao da Empresa perante qualquer pessoa ou entidade exterior Empresa, sem a permisso expressa da Administrao da Empresa. Qualquer pedido neste sentido dever ser passado directamente para a Direo da Informtica. 3.3 A todos os utilizadores de computador so consignados um "username" e uma palavra chave que so nicas e que no devem ser compartilhadas com qualquer outro colaborador. 3.4 As palavras-chave no devem ser escritas, ou deixadas onde outros as possam encontrar. 3.5 As palavras chave devem ser difceis de adivinhar e conter oito caracteres no mnimo, incluindo alguns nmeros e caracteres especiais tais como ! # $. 3.6 As palavras chave devem ser mudadas a intervalos regulares - O Helpdesk ajud-lo- demonstrando como fazer isto se tiver alguma dificuldade. Os sistemas sero instados a forar a mudana da palavrachave todos os 60 dias. 3.7 Nunca deixe um computador ligado rede desacompanhado com a palavra-chave introduzida. 3.8 considerado crime tentar ter acesso deliberado a um sistema para o qual no tenha autorizao. 3.9 A Direo de Informtica verifica regularmente todos os sistemas e eventuais tentativas de acesso no autorizado aos mesmos Qualquer tentativa de acesso no autorizado investigado. Periodicamente uma aplicao de "crack" corrida pela Direco de Informtica sob a autorizao da Administrao cuja finalidade encontrar palavras-chave fceis de descobrir, sendo pedido de imediato ao utilizador a sua mudana. 3.10 Os dados devem ser salvaguardados num drive da rede. A nica circunstncia em que os dados podem ser salvados para um disco rgido, quando da utilizao de um laptop que est a ser utilizado num local onde a rede da Empresa inacessvel. Nesta circunstncia e logo que imediatamente possvel uma cpia de todos os dados dever ser colocada na rede como "backup".

3.11 A responsabilidade de todos os dados que se encontram nos servidores de rede da Direo de Informtica que assegurar que os "backups" regulares so executados e armazenados em local seguro. 3.12 Os laptops no devem ficar desacompanhados em qualquer local, nunca deixados vista dentro de viaturas, transportes pblicos ou hotis. 3.13 S a colaboradores afectos Direco de Informtica permitido mover qualquer equipamento, dentro ou fora dos escritrios ou para outro local. 3.14 Nenhum dispositivo perifrico de qualquer tipo (mquinas fotogrficas digitais, PDA's ete.) podem ser instalados ou configurados em qualquer computador da Empresa, excepto pela Direo de Informtica.
3.15

A remoo/destruio de equipamentos ser efectuada pela Direco de Informtica aps coordenao com os Servios Financeiros e de acordo com as leis ambientais, assegurando que so actualizados os registos de hardware e software apropriados. 4. Correio Electrnico - Uso Aceitvel

4.1 A Empresa providencia o uso de um sistema de correio electrnico para ajudar os empregados no desempenho do seu trabalho e o seu uso dever ser limitado s actividades oficiais da Empresa. 4.2 Porm, o uso pessoal, acidental e ocasional de correio electrnico permitido pela Empresa, com a compreenso que as mensagens pessoais sero tratadas como as mensagens empresariais. 4.3 O uso pessoal do sistema de correio electrnico nunca dever afectar o fluxo de trfico normal do correio electrnico a nvel empresarial. A Empresa reserva o direito de remover o correio electrnico pessoal identificvel para preservar a integridade dos sistemas de correio electrnico. 4.4 Nenhum colaborador, consultor ou fornecedor deve usar o sistema de correio electrnico de forma a que o mesmo possa ser interpretado como um insulto, ou ofensivo por qualquer outra pessoa, ou Empresa, ou sob qualquer forma que possa ser prejudicial para a imagem da prpria Empresa. Isto tanto no correio electrnico recebido ou emitido. 4.5 Exemplos de material proibido incluem: Mensagens sexualmente explcitas, imagens, caricaturas, ou anedotas; Pedidos para encontros, ou cartas de amor; Profanao, obscenidade, difamao, ou calnia; Pronncias indistintas tnicas, religiosas, ou raciais; Convices polticas ou comentrios; ou qualquer outra mensagem que possa ser interpretada como assdio sexual ou depreciao de outros baseado no sexo deles/delas, cor, orientao sexual, idade, origem nacional, inaptido, ou convices religiosas ou polticas.

4.6 Todo o correio electrnico enviado ou recebido ser registado e quando considerado apropriado pela Empresa, pode ser aberto e lido por entidade devidamente autorizada pela Empresa numa base de confidencialidade absoluta. 4.7 Nenhuma mensagem deveria ser enviada ou recebida cujo contedo tenha a ver com actividades ilegais. 4.8 O sistema no pode ser utilizado para ganhos financeiros pessoais. 4.9 No devem ser feitos compromissos contratuais por correio electrnico a no ser como percursores de uma carta formal de um Fax ou contrato escrito. 4.10 Correio electrnico da Empresa assim como outros documentos internos, no devem ser enviados para destinos fora da Companhia. 4.11 O envio de cartas para cadeias de solidariedade proibido. Isto inclui aquelas que pretendendo ser para Caridade ou outras boas causas como tambm para concursos ou outros ganhos pessoais. Tambm advertncias sobre vrus vm sobre a mesma excluso; a maioria destes falsa, se deseja conferir a veracidade destas mensagens contacte a Direco de Informtica mas no remeta estas mensagens de forma alguma a qualquer colaborador dentro ou fora da Companhia. 4.12 No dever ser enviada nenhuma mensagem de qualquer tipo para destinos externos mltiplos. Isto pode ser considerado como "spamming" considerada uma actividade ilegal em muitos pases. 4.13 Para todas as mensagens, dever lembrar-se que o correio electrnico no uma forma segura de comunicao. As mensagens que so enviadas passam por servidores e redes proprietrias de outras pessoas. Se o contedo da mensagem pode causar problemas para a Companhia ou perda financeira se os contedos se tornarem conhecidos, um mtodo mais seguro deve ser usado. 4.14 O utilizador que se ligou a um computador ser considerado como o autor de qualquer mensagem enviada desse computador. Lembre-se de sair da rede quando se ausente da sua rea de trabalho. De modo algum deve enviar correio de um PC onde no fez log - in . 4.15 Os endereos de correio electrnico no devem ser pblicos desnecessariamente. Se coloca o seu endereo quando preenche pesquisas ou outros questionrios corre o risco de receber correio no desejado. 4.16 No deve subscrever listas de correio electrnico que no sejam aprovadas pela Empresa. Os volumes de mensagens que podem ser geradas so altos e voc no tem nenhum controle sobre o seu contedo o que pode o trazer em conflito com as condies acima declaradas.

4.17 O correio electrnico no deve ser usado para enviar grandes arquivos apensos, a menos que seja muito urgente. Muitos sistemas de correio electrnico no aceitam grandes arquivos , os quais so devolvidos o que pode resultar em sobrecarga do prprio sistema de correio electrnico da Empresa. Para enviar grandes quantidades de dados devero utilizar-se CDs, sempre que possvel. 4.18 No se devem abrir anexos de correio electrnico (executveis essencialmente) a menos que os esteja aguardando, e mesmo assim recomendamos extrema precauo. 4.19 A facilidade de automaticamente enviar correio para contas pessoais no dever ser usada. A Empresa prev vrias solues para ter acesso ao correio electrnico da Companhia quando longe do escritrio. Se subsistirem dvidas consulte a Direco Informtica.

5. Internet - Uso Aceitvel 5.1 A Empresa providenciar acesso Internet aos colaboradores no sentido de os ajudar no seu desempenho profissional. Onde este acesso colocado, subentende-se que o seu uso dever ser limitado aos negcios oficiais da Empresa. Porm reconhecido que poder haver ocasies em que os colaboradores desejam utilizar a Internet por razes pessoais. Esta utilizao ser permitida durante o intervalo de almoo e antes de ou depois de horas de trabalho normais. 5.2 Nenhuma mensagem que possa comprometer ou criar atritos na Empresa por ser ofensiva ou abusiva , dever ser colocada na Internet . Material proibido est em igual circunstncia. 5.3 Embora voc no deixe o seu nome, outros mtodos de identificao existem, inclusive o endereo do computador que est a ser utilizado o que pode permitir a outros localizar a Empresa para que voc trabalha e o computador utilizado para o envio da mensagem. Como parte de nossa poltica de segurana rotineira so anotados todos os locais visitados centralmente. 5.4 No dever envolver-se em qualquer actividade ilegal enquanto usa a Internet. 5.5 O sistema no pode ser usado para ganhos financeiros pessoais, nem poder servir para anfitrio para qualquer Website sem permisso expressa permisso da Empresa. 5.6 A sua utilizao do sistema no dever ser notada na rede por outros utilizadores. importante no participar em jogos on-line ou ter canais activos incluindo qualquer canal de conversao que transmite constantes actualizaes frequentes ao seu PC. 5.7 No dever visitar locais de Web que exibem contedos de natureza pornogrfica, ou que contenham material que possa ser considerado ofensivo. Se for surpreendido acidentalmente com essas pginas avise de imediato a Direco de Informtica. 5.8 No dever descarregar qualquer ficheiro da lnternet, ou capturar qualquer imagem que exibida. Se necessitar de algum ficheiro especial da lnternet contacte a Direco de lnformtica pois poder existir qualquer assunto relativo a direitos de autor, vrus e o funcionamento global dos computadores. 5.9 No deve indicar o seu endereo de correio electrnico desnecessariamente num Web site. Ao dar o seu endereo preenchendo pesquisas ou outros questionrios voc corre o risco de receber mensagens imprprias que no tm qualquer interesse.

5.10 O utilizador que est ligado na rede ser considerado como a pessoa que est a explorar a Net. Voc deve sair da rede sempre que se ausente do seu local de trabalho. De modo algum dever navegar na Internet de um PC no que voc no se registou. 5.11 A Empresa faz o controlo de todos os acessos feitos pelos colaboradores e reserva o direito de tornar pblico o relatrio desta informao.

You might also like