You are on page 1of 114

UNIVERSIDADE CATLICA DOM BOSCO - 2008 SUMARIO INTRODUO UNIDADE I PARA QUE FILOSOFIA NO CURSO DE DIREITO?

? 1 IMPORTNCIA DA FILOSOFIA 2 PODEM OS FILSOFOS MODIFICAR O MUNDO? 3 O CONHECIMENTO HUMANO 4 PARTES DA FILOSOFIA E GRANDES ESCOLAS FILOSFICAS 5 ALGUNS REPRESENTANTES DA FILOSOFIA OCIDENTAL 6 MTODO, CINCIA, FILOSOFIA E SENSO COMUM 7 FILOSOFIA DO DIREITO: CONCEITO, ATRIBUIES E FUNES UNIDADE 2 PANORAMA HISTRICO DA FILOSOFIA EM RELAO AO DIREITO 1 SOFISTAS: DISCURSO E RELATIVISMO DA JUSTIA 2 SCRATES: TICA, EDUCAO, VIRTUDE E OBEDINCIA 3 PLATO: IDEALISMO, VIRTUDE E TICA 4 ARISTTELES: JUSTISA COMO VIRTUDE 5 SANTO TOMAS DE AQUINO: JUSTIA E SINDERESE 6 THOMAS MORE : UTOPIA DO DIREITO 7 ROUSSEAU E O CONTRATO SOCIAL 8 MARX : HISTRIA, DIALTICA E REVOLUO 9 HANNAH ARENDT: PODER, LIBERDADE E DIREITOS HUMANOS UNIDADE 3 - TPICOS ESPECIAIS DAS OBRAS FILOSFICAS DO PROGRAMA DE IVELAMENTO 1 A REPUBLICA DE PLATO 2 A POLTICA-ARISTTELES 3 A CIDADE DE DEUS-SANTO AGOSTINHO 4 UTOPIA-THOMAS MORE 5 O PRNCIPE - NICOLAU MAQUIAVEL 6 DOM QUIXOTE-MIGUEL DE CERVANTES 7 O LEVIT-THOMAS HOBBES 8 A CIDADE DO SOL-TOMS DE CAMPANELLA 9 DISCURSO DO MTODO-REN DESCARTES 10 DO ESPRITO DAS LEIS-MONTESQUIEU 11 CONTRATO SOCIAL - JEAN J. ROUSSEAU

12 DOS DELITOS E DAS PENAS-CSAR BECCARIA CONCLUSO REFERNCIA BIBLIOGRFICA INTRODUO Ao me deparar com a Disciplina Cultura Teolgica, na grade curricular do Curso de Direito, fiquei me questionando, o que o acadmico de Direito, precisa saber para posteriormente aplicar no dia dia de sua profisso. Ai vem a primeira unidade demonstrando a importncia dos filsofos, com seus pensamentos tentando modificar o mundo, com suas idias e mtodos, tentando, atravs de suas escolas filosficas fixaram seus pensamento na cultura da humanidade, como cincia, que a seu ponto de vista poderia mudar o mundo. Para que possamos entender um pouquinho de seus ideais filosficos, temos que ler as obras literrias da poca, tais como aqueles elencados na unidade terceira do ndice, como seus tpicos na seqncia, que vai desde a mais simples narrao, at a fantasia de Dom Quixote, do nosso ilustre escritor Miguel de Cervantes. na segunda unidade que tenho a oportunidade de obter as respostas de meu questionamento,onde atravs da leitura, pude conhece um pouco dos pensamento do poca, mais em destaque a frente a filosfica para ser aplicada ao Direito. UNIDADE 1 - PARA QUE FILOSOFIA NO CURSO DE DIREITO? 1 IMPORTNCIA DA FILOSOFIA Para que se destaque a importncia da filosofia, mister que se debruce a anlise sobre algumas capacidade humanas, delas extraindo-se a atividade filosfica. Nesse sentido, trabalhando as noes de ao e pensamento, pode-se, por meio dessa dicotomia, alcanar uma discusso a respeito dos meados filosficos e do papel da especulao reflexiva, a reflexo acerca de algo, prioriza-se o alcance de uma proposta coerente de entendimento. explicando e buscando s causas do fenmeno investigado. A atitude que pensa os fundamentos, que reclama os princpios, que analisa as conseqncias, que destaca as origens, que resgata as incongruncias... a atitude tipicamente filosfica. Em suma, trata-se daquela atitude que observe pela observao, que demanda especulao, oniscincia do fenmeno, e no ao, ou mesmo deciso. A filosofia no pode estar plenamente comprometida com a ao, sob pena de converter-se ao tecnicismo decisrio, o homem que investiga a si mesmo, em suas caractersticas intrnsecas, ou em suas projees sociais.

2 PODEM OS FILSOFOS MODIFICAR O MUNDO? Seria demasiado exagero considerar que pretenso dos filsofos modificarem o mundo. Suas idias, porm, no se lanam ao mundo sem motivo, sem objetivo, sem finalidade. Ento, o filsofo modifica indiretamente o mundo, pois seu rastro sua marca impressa sobre as coisas e as pessoas, medida que suas idias so recepcionadas. Todavia, de qualquer forma, o que h que se dizer que o filsofo age por meio do pensamente; seu modo de ao d-se por meio de palavras, de idias, de discursos, e de escritos, que ficam para sempre, a todo tempo em que os leitores a lem-se concordam com aquelas idias, volta a florar na humanidade, e acaba, sendo um assunto que apesar dos tempos torna-se atualizado. O pensamento se exerce e desencadeia certa mudana no mundo (modificao indireta). As pessoas abraam as idias. O filosofo age pelo pensamento (ao = palavra, escritos), mas no est alheio s suas pretenses de ingerncia poltica sobre o mundo, a pessoa no um ser s pensantes, somos agentes. 3 O CONHECIMENTO HUMANO Ele divide-se em: 1) Senso Comum 2) Religio, 3) Tcnica, 4) Cincia 5) Filosofia. 1) SENSO COMUM: noes superficiais, assistemticas, juzos no aprofundados e retirados da experincia do cotidiano (nem tudo certo, nem tudo errado). Ausncia de mtodo, fala de provas. De suas preliminares surge o saber cientfico. 2) RELIGIO: f (nascida com o ser humano), funo de medo, carncia de conhecimento cientfico, crena em poderes naturais e sobrenaturais, engajamento em mstica, culto, poderes sociais estabelecidos a partir dos poderes religiosos e espirituais. A verdadeira crena solidifica-se por instrumentos racionais, por expedientes comprobatrios, lgicos e lcidos, distanciando-se do fanatismo e da cegueira sectria, isso quer dizer a f esclarecida. 3) TCNICA: saber fazer implica meio de interao e adaptao mecnica do homem com o meio. Soluo prtica visando a eficincia, celeridade, menor esforo. O risco da escravido tecnolgica, com abandono da essencialidade. O homem sem tcnica est a merc das contingncias materiais da vida. 4) CINCIA: manifestao racional que busca a causa dos fenmenos para expliclos coloca prova do raciocnio e da testabilidade emprica as hipteses formuladas para os fenmenos que circulam a humanidade.

5) FILOSOFIA: a especulao distingue-se da mera observao passiva, da contemplao admirativa. Postula as causas primeiras, explica, critica, ela favorece a liberdade de pensar. uma busca racional para as questes que a cincia se julga incompetente. No tem compromissos imediatos. Faz questionamentos sobre meios e fins, princpios e causas, destinos e metas, etc. 4 PARTES DA FILOSOFIA E GRANDES ESCOLAS FILOSFICAS costume apontar, de acordo, com o acumulo das experincias filosficas desde a antiguidade, subdivises didtica dos saberes filosficos. As classificaes so muitas, as opinies que de diga que a filosofia se espraia por campos infinitos de conhecimento, medida que inesgotveis so os saberes, e seu as distenses tericas so as que seguem: 1. tica: moral, comportamento, costumes, hbitos, atitude perante si e o outro, limites da ao humana, fins e meio da deciso de agir, regras de proceder (a moral est sujeito s normas). 2. Lgica: raciocnio, pensamento, encadeamentos racionais, referncias, dedues, abdues, so estas as principais preocupaes da filosofia tica. 3. Esttica: sensibilidade, arte, imitao da natureza, potencial criativo, juzo do gosto, inveno. so estas as principais preocupaes da filosofia tica. 4. Epistemologia: conhecimento (teoria do), possibilidade de alcance da verdade, so estas as principais preocupaes da filosofia das cincias. 5. Filosofia poltica: poder, legitimidade, consenso, vontade popular, representatividade, participao, cidadania, totalitarismo, opresso, desvio de poder, governo, justia social, gesto social, so estas as principais preocupaes da filosofia poltica. 6. Metafsica: origem das coisas, unidade divina, relao criador/criatura, preexistente do mundo, substncia do se, alma, destino, governo do universo, causa das causas, sentido da vida, so estas a principais preocupaes da filosofia metafsica. 7. Histria da Filosofia: conceitos filosficos, escolas filosficas, doutrinas e injunes histricas das doutrinas, atrelamento entre o pensamento e seu tempo, discusses que perpassam a histria com continuidade e descontinuidade. so estas a principais preocupaes a histria da filosofia . 8. Filosofia da Histria: os limites do saber histrico, a valorao humana sobre os fatos passados, os meandros da ao humana sobre a histria, as descontinuidades histricas, a histria e sua escrita, a determinao ideolgica das prticas e do saber histrico, so estas a principais preocupaes da filosofia metafsica, so estas a principais preocupaes da filosofia da histria.

9. Filosofia da linguagem: o poder de significao das palavras, o pronunciamento do ser humano sobre a realidade, a dimenso do signo, a dependncia da razo da linguagem, a participao do discurso na construo do arqutipo social, a anlise dos instrumentos de comunicao, a interao social, as diversas linguagens, da gutural escrita, a manipulao da linguagem, p poder persuasivo da linguagem, so estas a principais preocupaes da filosofia da linguagem. 5 ALGUNS REPRESENTANTES DA FILOSOFIA OCIDENTAL 1. TALES DE MILETO (625 547aC): primeiro pensador, est entre os sete sbios da Grcia, destacou-se pelas idias matemticas, astronmicas e cosmolgicas. Para ele, a gua o princpio de todas as coisas. 2. ANAXIMANDRO (? 647aC): o peion o elemento formador e originrio do universo (substncia diferente da gua, da terra, do ar e do fogo). 3. ANAXMENES (546 aC - ?): o ar era a origem de tudo e substncia composta da alma e do universo. 4. PITGORAS (572 510aC): afinidade com a matemtica. Foi pensador e mstico que fundou uma congregao de iniciados. Para ele era possvel ouvir os sons dos astros e explicar a essncia das coisas por meio das categorias numricas e seus sentidos. 5. DEMCRITO (460 370aC): teoria atomstica > elemento individual, o tomo. A diferena entre os corpos devido a diferena entre os tomos que os compem. 6. PROTGORAS (490 421 aC): sofista. O homem a medida de todas as coisas. Os sofistas relativizam o absoluto dos pr-socrticos e situam a filosofia no contexto econmico e poltico. Protgoras era grande orador e ensinava as estratgias sofistas mediante pagamento. 7. SCRATES (469 399 aC): Atenas. Iluminao filosfica, maiutica, dialtica. Temas morais e antropocntricos, tratados em praa pblica (agor). Condenado a beber cicuta, acusado de perverter a juventude e de propalar a adorao a outros deuses. Mrtir da filosofia. Conhea-te a ti mesmo, S sei que nada sei. 8. PLATO (427 347aC). Autor de muitos dilogos, com destaque para a Repblica. Discpulo de Scrates. Fundador da Acadmica de Atenas. Filosofia ontolgica e dualista pressupe a existncia de uma realidade para alm da realidade mundana, representando certa fuso da dialtica e da tica socrticas com o orfo-petagorismo e o sincretismo oriental. Sua doutrina do estado revela o primeiro dos compromissos possveis. 9. ARISTTELES (384322aC): discpulo de Plato, nascido na Macednia. Autor de grandes tratados. Fundador da lgica, biologia. Buscou as causas das coisas e dos fenmenos. Cf. A poltica, tica a Nicmanos, etc.

10. ZENO (334-262aC): fundador do estoicismo grego, doutrina helenstica que colocava o homem em relao e em sintonia com o cosmos. A ataraxa o meio de alcanar a virtude e sabedoria.para este pensamento, esta escola encontrou tambm fortes adeptos os pensadores romanos . 11. EPICURO (341271aC): Epicurismo - o conhecimento se origina das sensaes e a felicidade do prazer que pode conduzir ao bem estar mximo e harmonia da alma. Atenas 12. PLOTINO (205 270dC): d origem ao neoplatonismo, revigorando o estudo pago. O Neoplatonismo uma escolstica (utilizao da Filosofia para defesa de verdades religiosas, reveladas ao homem (o que pode rejeitar uma lei, norma) e que por ele passveis de serem redescobertas na intimidade da conscincia. 13. AGOSTINHO (354 430dC): Iniciou-se na retrica e no maniquesmo, converteuse ao cristianismo. Ela consiste na elaborao da doutrina das crenas religiosas do cristianismo e na defesa contra os ataques dos pagos e contra as heresias. A Patrstica caracterizada pela falta de distino entre religio e filosofia. Ela foi dividida em trs perodos 14. ABELARDO (10791142dC): engajado nas discusses medievais dos universais, o maior prottipo do perodo escolstico. Foi hbil instrumentador da lgica, da gramtica, da retrica, da dialtica e da razo. 15. SANTO TOMAS DE AQUINO (12251274dC): Conciliou dogmas cristos com idias aristotlicas. 16. FRANCIS BACON (15611650dC): de origem inglesa. Considerado o pai da cincia moderna e da lgica da pesquisa demonstrao do saber (dola). 17. REN DESCARTES (15961650dC): fundador do mtodo cientifico moderno (analtico ou dedutivo). 18. JOHN LOCKE (16321704dC): mdico ingls. H profundo significado poltico e filosfico em seu pensamento. Trata da Teoria do Conhecimento e a origem da sociedade (como meio de garantia de sobrevivncia para os indivduos). 19. VOLTAIRE (16941778dC): representante da modernidade (Renascimento), foi contra a hipocrisia e a intolerncia religiosa. Diz-se do seu humor satrico que lhe causa problemas polticos, resultando em priso e exlio 20. JEAN-JACQUES ROUSSEAU (17121778dC): Conheceu Voltaire e Diderot (Iluministas). Colaborou na Enciclopdia, redigindo verbetes sobre msica. 21. IMMANUEL KANT (17241804dC): Sem dvida, o maior representante da filosofia do sculo XVIII, fundou o cretinismo filosofo e trouxe notveis contribuies aos temas de lgica, da metafsica.

22. GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL (1770-1831dC): O filsofo alemo, que chegou titularidade da Universidade de Berlin, o maior representante do idealismos filosfico do sculo XIX. Em seu sistema de idias, a razo domina tudo, pois o saber a verdadeira sede ontolgica das coisas, sendo a dialtica a forma pela qual as coisas entram em movimento. A idia do estado algo semelhante a uma necessidade social de transformao do anrquico da vontade livre em racional da estrutura burocrtica e pensada na ordem estatal. Hegel o maior representante do idealismo do sculo XIX. 23. KARL MARX (1818 -1883dC): Em parte, influenciado por Feurbach e em parte por Hegel, incrementa o materialismo, tornando-o dialtico e histrico, sabendo entrever na histria humana a sucesso de regimes econmicos de expirao e de alternncia de classes dominantes. Identifica estrutura e superestrutura. Sua leitura dos mtodos capitalistas de acumulao primitiva apuradssima. Juntamente como Engels, consegue dar incio, bem como acompanhar, os principais movimentos de trabalhadores do sculo XIX, ideologia engatilhada sobretudo a partir do Manifesto comunista. Sua doutrina traz fortes influncias sobre os movimentos sociais dos sculos XIX e XX. 24. FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE (18441900dC): Representante do voluntarismo, lana as fundaes do miilismo. Sua filosofia irrompe com uma crtica ctica tradio metafsica ocidental, e discorre sobre a vontade de poder. Para ele a constituio da realidade decorre de uma exploso multifria de formas desordenadas, e a tica dos tempos deve ser posta em dvida pelo mtodo genealgico. 25. EDMUND HUSSERL (18591938dC): iniciou seus estudos pela matemtica, passando lgica e filosofia. fundador da fenomenologia, corrente de pensamento que projeto na busca da essncia das coisas-em-si a verdadeira meta do saber. Nenhum juzo sobre as coisas deve estar contaminado pela viso que comumente se tem sobre elas, pois se torna desde j as coisas obscuro: a identidade de algo decorre de sua natureza e constituio mais ntimo, e nisso que consiste a pesquisa fenomenologia, que haver de fazer na ser de dentro de si tambm o existencialismo. busca a essncia das coisas em si. O juzo sobre as coisas no pode estar contaminado pelas vises que se tem sobre elas. A identidade decorre de sua. 26. MARTIN HEIDEGGER (1889-1976dC): Autor alemo. fenomenlogo. Detevese na pergunta sobre o ser, especialmente do tema dasein (ser-a). 27. HANNAH ARENDT (19061975dC): Dedicou-se filosofia poltica com franca oposio intolerncia anti-semita e ao nazismo. Discute o poder. Suas contribuies para a temtica da condio humana tambm so de extrema valia. 28. JEAN PAUL-SARTRE (19051980dC): francs. Est entre o marxismo e o existencialismo filosfico. Sua obra est focada sobre a figura frgil do homem enquanto

ser-a, enquanto ser no mundo. Dedicou-se a temas existenciais, psicolgicos, literrios, filosficos e teatrais. Defesa da liberdade do esprito e certos temas humanistas. 29. JRGEN HABERMAS (1929 -----). Faz anlise da comunicatividade e dos discursos sociais. ligado teoria hermenutica, dentro da Escola de Frankfurt (base tico-discursiva). 6 MTODO, CINCIA, FILOSOFIA E SENSO COMUM 1.CINCIA. ponto pacfico que a atividade cientfica no pode possuir o mesmo grau de incerteza que possui o senso comum. De fato, se o senso comum corresponde a um conjunto assistemtico de conhecimentos de diversas naturezas, que corresponde multiplicidade das informaes recebidas e colhidas ao longo de determinado tempo de experincia humana, a cincia no poder encontrar-se ao sabor das mesmas incertezas. A cincia, ento, dever representar o conhecimento sistematizado, especializado, testado, organizado, diludo em uma trama de postulados metodolgicos. Trata-se de uma prtica racional da qual resultam conhecimentos mais rigorosamente testados que aqueles adquiridos informalmente. Assim que se pode dizer que o grau de probabilidade e de certeza nas concluses cientficas maior que no conhecimento vulgar. Em suma, o onicompreensivo saber filsofo teve de ceder espao aos saberes especializados que irrompiam, que eram conquistados ou descobertos. 2. FILOSOFIA E SENSO COMUM freqente afirmar que a cincia e a filosofia constituem-se em saberes sistemticos, complexo, verticalizado e metodologicamente amparados: so, por isso, saberes diferenciados do saber vulgar esse tipo de preocupao acaba por concentrar os esforos e as atenes dos doutrinadores e cientistas, que se distanciam de uma reflexo mais apurada das relaes entre a cincia, a filosofia e o senso comum. As cincias jurdicas esto algemadas a necessidade que as tornam saberes parciais, sobre fenmenos scias, alm de saberes normativos sobre fenmeno sociais. A filosofia do direito , um meio ao emaranhado das contribuies cientficas do direito, a proposta de investigao que valoriza a obstruo conceitual, servindo de reflexo crtica, engajada e dialtica sobre as construes jurdicas, sobre os discursos jurdicos, sobre as prticas jurdicas, sobre os fatos e as normas jurdicas. Por sua proposta mais aberta, livre das amarras do direito vigente, livre dos pr-conceitos contidos na legislao positiva, descompromissada com a moral. 7 FILOSOFIA DO DIREITO: CONCEITO, ATRIBUIES E FUNES

2 SCRATES: TICA, EDUCAO, VIRTUDE E OBEDINCIA 2.1 SCRATES NA HISTRIA Scrates conviveu com o povo ateniense, Seu campo de especulao no o da cosmoviso das coisas e da natureza, mas a natureza humana e suas implicaes ticosociais. Interagiu e reagiu ao movimento dos sofistas. Seu mtodo maiutico, baseado na ironia e no dilogo, tem como finalidade a parturio das idias e como inspirao a parturio da vida. Todo erro fruto da ignorncia e toda virtude conhecimento. A maior luta humana deve ser pela educao e a maior das virtudes a de saber que nada sabe. Condenado a beber cicuta pelo tribunal ateniense, no se furtou sentena e curvou-se ante o desvario decisrio dos homens do seu tempo. Para ele a obedincia lei o limite entre a civilizao a barbrie. 2.2 TICA SOCRTICA O pensamento socrtico profundamente tico e envolve temas impossveis de soluo como: o que justia? Bem? Coragem, virtude. Com Scrates a filosofia converteu-se num thos (o homem radicado em meio aos homens). Os temas surgem do convvio da moralidade, das prticas coletivas, das atitudes do legislador, da linguagem potica. O modo de vida e a filosofia socrtica no se separam. A doutrina tica e o ensino tico de Scrates retiram-se de seu testemunho de vida. Scrates combateu o relativismo sofista, a quem chamava de prostitudos, rompeu com a tradio e com os ensinamentos de seu tempo. O conhecimento para ele reside no interior do homem, conhecendo-se a si mesmo, o homem pode conhecer melhor o mundo. O ensinamento tico de Scrates reside no conhecimento e na felicidade. Para saber julgar acerca do bem e do mal necessrio conhecimento (enquanto verdadeira sabedoria e discernimento). A tica para Scrates tem a ver com a semelhana com o que valorizado pelos deuses. O cultivo da verdade consiste no controle efetivo das paixes e na conduo das foras humanas para a realizao do saber, o que conduz felicidade. A filosofia socrtica traduz uma tica teleolgica, e sua contribuio consistem em vislumbrar na felicidade o fim da ao. Essa tica tem por fito a preparao do homem para conhecer-se, uma vez que o conhecimento a base do agir tico; s erra quem desconhece, de modo que a ignorncia o maior dos males. Conhecer, porm, no fiar-se nas aparncias e nos enganos e desenganos humanos, e sim fiar-se no que h de verdadeiro e certo. Erradicar a ignorncias, portanto, por meio da educao tarefa do filsofo, que na certeza desses princpios, abdica at mesmo de sua vida para re-afirmar

sua lio e seu compromisso com a divindade. A lio de vida da tica socrtica, j uma lio de justia. Portanto, um misterioso conjunto de elementos ticos, sociais e religiosos permearam os ensinamentos socrticos, que permaneceram como princpios perenes e modelares, apesar de no terem sido reduzidos a escrito, mas que se transmitiram e se consubstanciaram principalmente no pensamento platnico,surtindo seus reflexos nas demais escolas que se firmaram na doutrina socrtica. Ao contrrio de fomentar a desordem, o caos, a insurreio, sua filosofia prima pela submisso, uma vez que a tica do coletivo est acima da tica do indivduo. Seu testemunho de vida bem provou essa convico no acerto da renncia em prol da cidadeestado. Onde est a virtude est a felicidade, e isso independente dos julgamentos humanos a respeito. A condenao do Scrates, alm de ter-lhe propiciado a oportunidade de questionar com sua vida a justia citadina, tambm produzir srios efeitos e deixou aprofundas marcas na histria da filosofia. 3 PLATO: IDEALISMO, VIRTUDE E TICA 3.1 PLATO NA HISTRIA Plato (427 347aC), filsofo grego nascido em Atenas foi discpulo de Scrates e fundador da Academia. Seu verdadeiro nome era Aristteles, em uma homenagem ao seu av. Plato significa largura, e quase certo que seu apelido veio de sua constituio robusta, ombros e frontes largos, um porte fsico forte e vigoroso, que o fez receber homenagens por seus feitos atlticos na juventude. O pensamento platnico acolhe a principal parte das premissas socrticas, atravs de seus dilogos. 3.2 IDEALISMO, VIRTUDE E TRANSCEDNCIA TICA A filosofia platnica decorrente de pressupostos transcendentais sobre a alma e sua preexistncia, a reminiscncia das idias e sobre a subsistncia da alma. A rigor Plato, diferentemente de Scrates distanciou-se das questes polticas. Ao invs de ensinar na agora, como Scrates fazia, Plato decepcionado com o governo dos Trinta Tiranos, ensinava em ambiente separado onde o pensamento pudesse fluir com tranqilidade, a Academia. A tica platnica destina-se a elucidar que a tica no se esgota na simples localizao da ao virtuosa e de seu discernimento com relao ao viciosa.

De suas principais figuras textuais, de seus principais mito, podem-se inferir lies que fazem a alma orienta-se de acordo com padres de conduta ditados com base na noo de Bem. Se sua natureza metafsica, tambm a natureza da verdadeira e definitiva justia ser metafsica. Ao se moldar a conduta de acordo com estes reclamos, estar, definitivamente, a alma a orientar-se de acordo com o Bem; ao desviar-se destes, estar, literalmente, deixando o barco ser guiado pela correnteza e no pelo timoneiro. No controle das outras partes da alma pela alma racional reside a harmonia da virtude: no descontrole, o vcio. De qualquer forma, a educao da alma tem por finalidade destinar a alma ao pedagogo universal, ao Bem Absoluto. No mundo, a tarefa de educao das almas, para Plato, deve ser levada a cabo pelo Estado, que monopoliza, no dilogo da repblica, a vida do cidado. A educao dever ser pblica, com vistas no melhor aproveitamento do cidado pelo Estado e do Estado pelo cidado. Assim justia tica e poltica movimentam-se, no sistema platnico, num s ritmo, sob a melodia de uma nica e definitiva sonata, cujas notas so as idias metafsica que derivam da Idia primordial do Bem. Tamanho idealismo filosfico haveria de produzir condies favorveis para o desenvolvimento de uma corrente de pensamento igualmente contundente, mas profundamente emprica: o aristotelismo. 4 ARISTTELES: JUSTISA COMO VIRTUDE 4.1 ARISTTELES NA HISTRIA Aristteles (384322aC), vindo da Macednia, foi atrado pela intensa vida cultural da cidade que lhe poderia propiciar oportunidades de prosseguir os estudos. Tinha certas dificuldades de pronunciar corretamente as palavras. Ingressou na Academia de Plato, onde permaneceu por vinte anos. As obras de Aristteles eram de dois tipos de composio: as endereadas ao grande pblico e os escritos ditos filosficos ou cientficos, que eram lies aos alunos do Liceu. Estas ltimas foram as nicas que se conservaram, embora constituam pequena parte do total que a ele atribudo. Poltica segue-se a Retrica, que se vincula, devido ao tema, arte da argumentao ou dialtica exposta. 4.2 A JUSTIA COMO VIRTUDE A justia tem sede no campo tico (saber prtico). O saber aristotlico fruto da reunio das opinies dos sbios, do povo e da experincia prtica.

As contribuies de Aristteles para o tema da discusso da justia so inmeras, vistos que sua teoria redimensiona o entendimento do problema, conceituando, classificando, organizando, sistematizando o que anteriormente se discutia sem maior rigor. A justia aqui entendida como sendo uma virtude, e portanto, trata-se de uma aptido tica humana que apela para a razo prtica, ou seja, para a capacidade humana de eleger comportamentos para a realizao de fins. O entendimento da temtica da justia em Aristteles fica definitivamente grafado como sendo um debate tico: a cincia prtica que discerne o bom e o mau, o justo e o injusto se chama tica. Assim, aqui fica claro que a justia ocorre inter homines, ou seja, trata-se de uma prtica humana e social bem delimitada: a justia uma virtude. Para que se diga isto se est necessariamente recorrendo noo de mdium terminus. Tudo parte da reflexo que faz do homem um ser gregrio, e isto por natureza. No s. Alm de gregrio para sua subsistncia, tambm poltico. Se por natureza, poltica, e por natureza, racional, ento o homem exerce essa sua racionalidade no convvio poltico. No de outra forma a racionalidade humana se exerce, seno em sociedade, na polis, e assim por meio do discurso. E certo que na polis, na acepo que Aristteles confere ao termo, no qualquer comunidade de homens: sim, uma comunidade humana soberana e auto-suficiente, autarquia, com vistas ao melhor e no simplesmente satisfao das necessidade bsicas de subsistncia. Em se tratando de uma virtude, que se exerce em funo da racionalidade, ento, h que se dizer, a justia participa da razo prtica, e seu estudo pertence ao campo das cincias prticas, o que guarda relao com a ao e no com a teoria, como querem alguns. Trata-se, pois, mais de algo que se pratica e do qual se extrai um resultado ativo; Trata-se menos de algo que se pensa. Justia e injustia so questes atinentes ao campo da razo prtica. a justia qualidade, afeco, bondade, auto-realizao, ou o qu? ela, aristotelicamente, virtude tica, e nada mais. Seu campo o da ponderao entre dois extremos, o da injustia por carncia e o da injustia por excesso. Com este apelo ao virtuosismo, reclama-se maior espao para a atuao da prudentia, e dos de mais tributos da racionalidade humana, o que, em todos os sentidos, tem sido subestimado pelo homem moderno. Talvez seja esta uma forma de se retornar a valorizao do problema a justia como um problema genuinamente humano ou mais, puramente humano. Mas que isso, a justia no se realiza sem a plena aderncia da vontade do praticante do ato justo a sua conduta. Aquele de pratica um ato justo, no necessariamente um homem justo, pode ser um bom cidado. Ainda alm da justia h algo que com ela guarda profunda relao, que no pode ser chamada justia, e este algo a eqidade. Tem-se, pois, que a justia requer uma

pluralidade de classificaes atinentes a sua diversas concepes, de acordo com cada situao, e um algo para alm de seu juzo de mediedade, ou seja, a eqidade. Assim, o tema da justia vem inteiramente recoberto por uma anlise percuciente de seu umbrais: os quadrantes do problema vm notoriamente bem delimitados na teoria aristotlica. A justia total destaca-se como sendo a virtude total de observncia da lei. A justia total vem complementada pela noo de justia particular, corretiva, precedida pela noo de igualdade aritmtica ou distributiva, presidida pela noo de igualdade geomtrica. Cumpre ao juiz debruar-se na equanimizao de diferenas surgidas da desigualdade; ele quem representa a justia personificada. Para alm da lei, porm, da justia e de tudo o que se disse, est a noo de amizade, como a indicar que onde h amizade, definida em sua pureza conceitual, no necessria a justia. 5 SANTO TOMAS DE AQUINO: JUSTIA E SINDERESE 5.1 SO TOMAS DE AQUINO NA HISTRIA So Toms de Aquino (1225 1274d.C):cone da Filosofia Crist, ocidente medieval. Conciliou dogmas cristos com idias aristotlicas, sua principal obra foi Summa Theoltgica. 5.2 JUSTIA E SINDERESE A filosofia tomista encontra-se estrutural e visceralmente comprometida com os Sagrados Escritos, de um lado, e com o pensamento aristotlico, de outro. No entanto os pilares de seus escritos so estes que se indicam como principais fontes de inspirao de seu pensamento, claramente fecundo e vasto, seja pela proporo de sua obras, seja pela qualidade de sua doutrina teolgica, que haveria de converter-se em doctrina perennis, alm de coligir opinies, sua doutrina converte-se num foco de disperso de uma nova forma de conceber o conhecimento, aliando f e razo. A dimenso da teoria tomista sobre a justia so incrivelmente vastas. Abrangem-se, com suas concepes, a atividade do legislador, a atividade do juiz, o que pela natureza, por fora divina, e o que por fora de conveno. Mais que isso, todo este aparato de classificaes permite explorar com certeza e clareza o terreno terico elaborando por Toms de Aquino para o cultivo de suas idias. Ou seja, para alm da letra do que concebeu como sendo o justo e o injusto, percebe-se a preocupao que transparece de sua teoria de recobrir como apuro os diversos espectros pelos quais se desdobra o problema. Com esta viso mais larga da justia, e, portanto, mais crtica, sua resposta ao problema aparece mais completa e racional.

Sua contribuio reside em seu jus naturalismo, sendo que sua teoria admite uma lex naturalis mutvel, e que portanto, no se encontra nos ombros estreitos do que absoluto. Ademais, sua concepo transcende para a lei divina, da qual faz derivar tudo, o que foi gerado por fora da razo divina. Nesse sentido, todo contedo de direito positivo deve-se adequar s prescries que lhe so superiores e fontes de inspirao: o direito natural e o direito divino. Nesse sentido, os transcende lex scripta: a lei posta pela autoridade no exaure o Direito. Alm disso, resta como resposta ao que seja o justo, ou melhor, a qual seja o conceito de justia: trata-se de um hbito virtuoso, de uma reiterao de atos direcionados a um fim e voluntariamente concebidos pela razo prtica, no qual reside a vontade de dar a cada um o que seu. O apego e fundamentos teolgicos para a aplicao do justo, claramente delineado no pensamento tomista, com o advento do Renascimento e do Iluminismo, tendo a reduzirse vez a vez mais. 6 THOMAS MORE : UTOPIA DO DIREITO 6.1 THOMAS MORE NA HISTRIA Thomas More (14781535dC): destacou-se por sua luta intelectual, propondo uma possvel soluo utpica em seus pensamentos filosficos.Completou seus estudos em Oxford. Sua formao humanstica inclua o conhecimento de obras filosficas-polticas de grande importncia, como as de Santo Agostinho e de Plato.Sua condenao morte em 1535, em funo de uma desavena poltico-religiosa com Henrique VII, mais tarde foi canonizada, passando a ser identificado como So Toms Morus, sua principal obra intitulase UTOPIA. 6.2 UTOPIA DO DIREITO esse o homem que publica, em 1516. A Utopia, cujo objetivo apresentar o melhor estado da repblica. Claro, esse humanista pensa na Cidade Ideal de Plato, mas no se trata aqui essencialmente, de uma celebrao de um pensamento antigo. Thomas morre pode muito bem dar sua obra o aspecto da descrio bastante detalhada, a cidade filosfica de lugar nenhum, bem como propriedade privada em que faz severa crtica os governos. Da poca e, em especial, Inglaterra, ao mesmos tempo que prope a criao de um Estado ideal, sabidamente impossvel, cujo prottipo modelo o da ilha imaginria que descreve, em pleno funcionamento, com governo perfeito, habitada por cidados sabidos e felizes.

Da anlise social. Ressalta-se que o trono tem sido utilizado por seus ocupantes como mero instrumento de satisfao de seus desejos e caprichos, distanciando-se de sua funo inicial, que era a organizao social e a conduo harmnica do conjunto para o alcance do escopo social por todo idealizado. O modelo utopiano de organizao social, poltica, econmica e jurdica refunda a realidade em novas bases, nitidamente. Destacasse a ateno pelo sistema comunal de produo e pela diviso do trabalho de acordo com a aptido de cada membro do corpo social. Alm das condies geogrficas as mais favorveis, Utopia oferece a seus habitantes ordem, abundncia de alimentos, sistema jurdicos organizado, sistema poltico participativo, integrao prova-poder e diviso de tarefas na construo dos ideais sociais. Outro aspecto importante da obra, que aqui deve ser ressaltado, quanto considerao de Morus sobre as instituies jurdicas de seu momento, que compactuavam com a perpetuao das eqidade. Em Utopia inexiste a excessiva burocracia e a inoperacionalidade do sistema jurdico devido excessiva quantidade de normas, leis e regulamentos, bem como a grande distncia existente entre o povo e a ordem jurdica, sendo esta inteligvel e manusevel unicamente por seus tcnicos, torna-a pouco democrtico. Apesar de distante da consecuo de seu escopo, quando More escreveu sua Utopia no tinha, de fato, preocupao com sua implantao efetiva a realidade: a ilha um lugar inexistente. Mas, desta miragem sobre a Terra que se extraem lies encantadoras sobre o poder que os homens possuem de cunharem seus prprios encantadoras destinos sociais. A Utopia, alm de obra de devaneio intelectual, ainda ferramenta crtico-terico que se coloca na fileira dos escritos sobre as necessidade de justia no meio social. 7 ROUSSEAU E O CONTRATO SOCIAL 7.1 ROUSSEAU NA HISTRIA Jean Jacques Rousseau (17121778): sueco (Genebra) de lngua francesa, de famlia calvinista. rfo de me foi abandonado pelo pai aos dez anos. Conheceu Voltaire e Diderot (Iluministas). Colaborou na Enciclopdia, redigindo verbetes sobre msica. 7.2 CONTRATO SOCIAL 1. Para Rousseau o homem naturalmente bom e a sociedade o corrompe. O cultivo das cincias e das artes conduz ao cio e promove a decadncia moral e deteriora os costumes; 2. Rousseau faz apologia do instinto, com exaltao da emoo e do sentimento em oposio ao racionalismo progressista ( precursor do Romantismo);

3. Para Rousseau a desigualdade social teve origem na propriedade, que tambm gerou o Estado desptico. O Estado ideal deve ser o resultado de um acordo entre os indivduos que cederiam alguns de seus direitos para se tornarem cidados. A base desse acordo a VONTADE GERAL (coletivamente soberana). H em Rousseau uma interpretao paradisaca da vida no Estado da natureza. A pena de morte um ato ilegtimo do Estado. A vida no alienada ao Estado no pacto social. No se pode conceber a teoria da justia reousseauniana seno como uma grave crtica aos desvios do poder, aos desmando da poltica, ao desgoverno das leis, em fim, s instituies humanas em seu status quo. Nesse sentido que a idia de um pacto que originasse o convvio scio-humano em bases slidas poderia representar, filosoficamente, o argumento-vetor para todo um conjunto de pensamentos, caminhando no no sentido da renncia vida comum, vida agremiada, mas s iniqidade advindas da deterurpao dos fins aos quais se destina a agremiao. Re-fundar os ditames do convvio social, nisso reside o envolver terico de Jean Jacques Rousseau. Sua proposta, por um s ato, mantm a ordem do Estado, renuncia ao caos e desordem implantados, instituto o culto do estado de natureza, privilegia a liberdade e enaltece os fins sociais. Com isso, quer-se opor, sem dvida por sobreviver numa sociedade que to ou mais inqua que seu estado natural, fazendo do pacto sociopoltico o meio para o perfazimento da justia. A justia, aqui reside no respeito pelo que da natureza humana deflui, no se podendo ultrapassar os limites que so ditados pelo ato de concesso de poder quando do perfazimento do contrato. A injustia, neste caso, representa o prprio e entrelaamento do poder com fins que no correspondem vontade geral dos contratantes, mas com outras propostas de sedues ditadas pelos interesses particulares. O contrato no pura fico reousseauniana, nem descrio de uma historia da formao da sociedade. Deste modo, sublinhava categoricamente uma necessidade racional: indicava como se deveria constitui o ordenamento jurdico, a fim de se conservarem socialmente ntegros os direitos que o homem por natureza j possui. 8 MARX : HISTRIA, DIALTICA E REVOLUO 8.1 MARX NA HISTRIA Karl Marx (1818 -1883): Filho de um advogado e conselheiro de justia e descendente de judeus, nasceu em Treves, capital da provncia alem da Rennia. Aps os estudos prelimires em sua terra natal, matriculou-se na Universidade de Bonn, onde iniciou o curso de Direito, logo interrompido, pois seu interesse maior concentrava-se nos estudos

de Histria Filosofia ingressou posteriormente na Universidade de Berlin.Onde em parte, influenciado por Feurbach e em parte por Hegel, incrementa o materialismo, tornando-o dialtico e histrico, sabendo entrever na histria humana a sucesso de regimes econmicos de expirao e de alternncia de classes dominantes. Identifica estrutura e superestrutura. Sua leitura dos mtodos capitalistas de acumulao primitiva apuradssima. Juntamente como Engels, consegue dar incio, bem como acompanhar, os principais movimentos de trabalhadores do sculo XIX, ideologia engatilhada sobretudo a partir do Manifesto comunista. Sua doutrina traz fortes influncias sobre os movimentos sociais dos sculos XIX e XX., sua principal obra foi O capital: e a Crtica da filosofia de direito de Hegel. Publicou varias obras dentre elas Contribuio crtica da filosofia do direito de Hegel. 8.2 DIALTICA E REVOLUO A dialtica exerce exatamente a mesma funo na mente humana. Uma idia desnudada engalfinha-se apaixonadamente com sua anttese, criando uma sntese: esta, por usa vez, transforma-se na nova tese, a ser devidamente seduzida por um novo amante demonaco. Dois erros podem formar um acerto mas. Logo depois do nascimento, esse acerto converte-se noutro erro, que tem de ser submetido ao mesmo escrutnio rigoroso que sues antepassados, e assim vamos avanando. Em si mesmo, o embate de Marx com Intel foi uma espcie de processo dialtico, do qual emergiu o beb sem nome que viria a se transformar no materialismo histrico. Duas concluses decorrem desses fatos 1) O comunismo j reconhecido como fora por todas as potncias da Europa. 2) tempo de os comunistas exporem, face do mundo inteiro, seu modo de ver, seus fins e sua tendncias, opondo um manifesto do prprio partido lenda do aspecto do comunismo. Com este fim, reuniram-se, em Londres, comunistas de vrias nacionalidade e redigiram o manifesto seguinte, que foi publicado em vrios idiomas. As foras econmicas em interao na histria, a luta de classes como o mvel da sociedade, a civilizao do homem pelo trabalho, numa indesculpvel perverso do papel existencial do homem, so fatores que destacam o marxismo para uma forte crtica social. E isso analisado na teoria marxista no somente como um fato contemporneo e passageiro, mas tambm como uma constante histria, que por forosamente presente, haveria de gerar a operao burguesa em fase da fraqueza proletria. Eis a dialtica econmica da histria.

Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, baro e servo, mestre de corporao e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposio, tm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarada: uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformao revolucionrio da sociedade inteira, ou pela destruio das duas classes em luta Engajado no plano dos fenmenos, o marxismo torno-se uma bandeira polcaideolgica no mundo inteiro, com sensveis repercusses sobre o Direito a Poltica, a Economia, e mesmo sobre as relaes internacionais entre estados de modo que desconsidera-la em seu profundo papel de modificao da sociedade contempornea seria equvoco terico inescusvel. O pensamento marxista encontra seus reflexos na rea do Direito, apesar de no ver neste a sada para a histria das iniqidades praticadas de homem sobre homem, de sociedade para sociedade. O Direito servil com relao ao poder, e expressa as dimenses exatas da relao explorador-explorado, no permitindo a abertura dos horizonte da igualdade, que somente seria possvel com a instaurao de uma ditadura provisria do proletariado, para um passo seguinte, em que nem o direito e nem o Estado teriam lugar. 9 HANNAH ARENDT: PODER, LIBERDADE E DIREITOS HUMANOS 9.1 HANNAH ARENDA - NA HISTRIA Hannah Arendt (1906 1975 = 69aC). Dedicou-se filosofia poltica com franca oposio intolerncia anti-semita e ao nazismo. Discute o poder. judia alem. 9.2 PODER, LIBERDADE E DIREITOS HUMANOS Poder definido com os seguintes termos por Hannah A. O poder corresponde habilidade humana no apenas para agir, mas para ir em concerto. O poder nunca propriedade de um indivduo: pertence a um grupo e permanece em existncia apenas na medida em que o grupo conserva-se unido. Quando dizemos que algum est no poder, na realidade nos referimos ao fato de que ele foi empossado por um certo nmero de pessoas para agir em seu nome. A partir do momento em que o grupo. Do qual se originara o poder desde o comeo, se, um povo ou grupo no h poder, desaparece seu poder, tambm se esvanece. Em seu uso corrente, quando falamos de um homem poderoso ou de uma personalidade poderosa, j usamos a palavra poder metaforicamente: aquilo a que nos referimos sem metfora o vigor. Politicamente o ponto o de que com a perda do poder torna-se uma tentao substitu-lo pela violncia em 1968, durante a Conveno democrtica, em Chicago,

pudemos assistir a este processo pela televiso - e essa violncia por si mesma resulta em impotncia. Para Hannah Arendt, ao prescindir da violncia como elemento de definio do exerccio do poder, inaugura uma nova forma e pensar a poltica. Essa deixa de ser vista como algo utilitrio, com interesse de alcanar determinando fim. Assim transformar-se no exerccio da construo do espao pblico, espao no qual manifesta-se- a singularidade de cada ser no momento da ao. Essa manifestao conjunta do agir traar os nortes da vida coletiva daquela especfica comunidade. Significa dizer: Onde h poltica, h espao pblico; onde h espao pblico h dilogo; onde h dilogo, h direitos a ao poltica gandhiana e o Direito Internacional dos Direitos Humanos, ao tornarem imprescindvel a manuteno do espao da ao, so exemplos pra dogmticos da tentativa de construo desta nova poltica, delineada por Hannah Arendt, no um instrumento de controle r opresso, mas uma senda para libertao de cada um e de todos ns. UNIDADE 3. TPICOS ESPECIAIS DAS OBRAS FILOSFICAS DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO 1 A REPUBLICA DE PLATO A obra escrita por este importante filosofo composta por 10 (dez) livros, escritos com nfase na grande quantidade de definies e conceitos construdos a partir do discurso dialtico. Utilizando a figura de Scrates e seus discursos junto a outros cidados da cidade, a repblica preocupou-se em traduzir o conhecimento das verdades essenciais a fim de se chegar realidade do mundo social, expondo ideais polticos, jurdicos e morais. Isso fez com que os conceitos fossem elaborados a partir de argumentos que pudessem convencer e mudar opinies de cada cidado, demonstrando exemplos prticos e imaginrios, a partir de conceitos norteadores daquela poca. Ao ser lido, cada um dos livros da obra a repblica ir se tentar, expor de maneira mais clara, o teor ideolgico contido em seus escritos, comentando e analisando as diversas situaes apresentadas na obra. No livro I da mencionada obra, h o incio do discurso dialtico entre Scrates e Ceflo, onde basicamente o ltimo j achando sem condies de ir ao encontro de Scrates, ressalta que j est velho e por isso quer que ele (Scrates), v at seu encontro. A partir da, Scrates comea a afirmar que, na verdade, v a velhice como uma fonte de sabedoria e no como uma forma de se abster do prazer da juventude, at porque com a velhice que pode vir sensatez e a experincia que o tempo trs, melhorando assim a vida. Isso porque para Scrates a melhora de vida vem quando alguns problemas so deixados de lado, ou ainda, quando h mudana de carter. A questo do carter, segundo Scrates, faz com

que o homem passe a no ter os mesmos problemas que possua quando jovem, ou seja, sua conscincia muda, consequentemente, h um novo estilo de carter que muda a prpria condio do homem, fazendo com que seu estilo de vida melhore gradativamente, conforme seu carter. A partir dessa afirmativa, Scrates d incio a suas explicaes sobre o que significa para o homem ter carter ligado a sua melhora de vida. Segundo ele, na velhice daquele que comete injustias temerosa porque no sabe o que a morte pode trazer como conseqncias. O que no comete tais atos vai lembrar da velhice no como temerosidade, mas com bons "olhos", tendo em vista que no fez nada que desabone sua conduta. Como se pode observar esse foi o primeiro aspecto levantado dentro da obra referente ao aspecto da justia. Pois para Plato, o homem s tem paz de esprito quando pratica a Justia, ou seja, a justia trs para o prprio homem que a prtica, grande esperanas e segui-la so o melhor caminho. Depois disso, h ainda, um discurso simples, porm com grande importncia sobre o aspecto da riqueza trazer a vida na velhice grande melhora, segundo o protagonista da histria (Scrates), a riqueza somente trs conseqncias boas quando o homem tem carter, para administr-la, seno nada adianta. Como foi dito anteriormente, a questo da velhice, na verdade foi um via de acesso para se chegar ao conceito de justia, visto que, para os cidados daquela cidade, no era fcil conceitua-la, tanto que para uns o conceito de justia era simplesmente restituir a cada um o que devido; sendo assim justia deveria ser praticada como uma forma de retribuio daquilo que cada um faz. Ceflo chegou a afirma que para ele Justia era ento, prejudicar os maus, visto que, eles (os maus) s pensavam em prejudicar os outros, e ajudar os bons, pois estes s praticavam a bondade. Replicando isso, Scrates contraargumenta que no isso, at porque a realidade que se pode observar pode no ser a realidade dos fatos, ou seja, pode haver pessoas boas que praticam o mau; e boas ms que praticam a bondade; ou ainda, as pessoas camufladas de bondosas, mas que na realidade so maldosas. Com isso, Scrates fez cair por terra idia de Ceflo, mas no explicou definitivamente o que era ento justia. De forma que, outros suscitaram que a justia era a poltica do mais forte, inclusive afirmando que o Estado rege as leis para impor aos governados, no sentido de que os que transgridem as leis so considerados injustos. Analisando essa afirmativa, observa-se que segundo esse critrio para se chegar ao conceito de justia, o Estado era bastante forte (tinha poder de imposio), e, portanto, poderia fazer o que bem entender, e se caso algum violasse o preceito estabelecido por ele, era passvel de punio (fsica ou de liberdade), traduzindo est idia, a justia na verdade era feita pela parte que tinha mais poder, para elucidar mais ainda, necessrio observar um trecho da obra, a saber:

Uma vez promulgadas as leis, fazem saber que justo para os governados aquilo que lhes convm, e castigas os transgressores, a titulo de que violaram a lei e cometeram uma injustia...". Scrates observar de outra forma, ressaltando a idia de que nenhum governo ou pessoa, por mais poderosos que seja no governa para si, mas para seus sditos. Ento, se o poder lhe foi dado, foi porque os prprios sditos assim o quiseram. Fazendo uma analogia do que Scrates afirmou, ser que a frase, "cada povo tem o governo que merece", faz jus a afirmativa de Scrates. Sero os povos que vivem sobre governo de um tirano, realmente no escolheram isso, ou melhor, ser que no querem mudar isso, e acabam se conformando. Como ento afirmar que um governo tirano, na verdade, um governo escolhido pelo povo, no h de se falar em tirania. Para findar esse livro, foi ressaltado que a Justia, na verdade seria uma forma de saber, que se transforma em virtude do homem, sendo um conceito maior que injustia, que seria um vcio que est presente no homem, porm alguns desenvolvem com maior furo, outros nem tanto. No livro II, j vem embasado no termino do livro I, j iniciando a discusso sobre as leis e normas, tendo em vista que essas editadas pelo Estado, sero que evitam o beneficio e malefcios das injustias para uns e para outros, ou seja, ser que somente com aplicao das normas e das leis se capaz de afetar os benefcios e vantagens auferidas por alguns quando h injustias, em razo dos prejuzos causados a outros, como bem pode ser observado no trecho retirado da prpria obra, a seguir: "Dizem que a injustia , por natureza, um bem e sofr-la, um mal, mas que ser vtima de injustia um mal maior do que o bem que h em comet-la". Segundo Scrates, o lema da injustia parecer ser justo, sem na verdade o ser. Ou ainda, demonstrar algo que na verdade, no ocorre como os poetas que na verdade, apenas imitam, de maneira, que os poetas apenas demonstram ter amor, mas no o tem. Essa idia faz com que se imagine que a realidade, no tenha uma lgica natural, podem ocorrer coisas na vida que no so programas, no so coerentes. Como por exemplo, as pessoas que praticam a bondade e a justia, podem ser vtimas de injustias, claro que isso ocorre naturalmente. Segundo os cidados que discutiam com Scrates, seria fatalidade ou vontade de um deus, rechaando essa idia o protagonista da histria o deus no culpado do que ocorre, na verdade, o culpado disso o prprio homem, tendo em vista que ele trs consigo da sua prpria natureza a possibilidade de mudar conforme sua vontade, conforme sua conscincia pode o homem praticar o que achar ser justo (o que pode para outro ser injusto), ou simplesmente ser injusto (e na opinio de outros estarem praticando o que seria justia). Aqui se pode observar perfeita, a questo da opinio individual, a opinio do ser humano traduz seu prprio interesse diante de uma situao, ou seja, os seres humanos

podem observar uma mesma situao, e conceitua-la de justa ou injusta, conforme sua conscincia. Conscincia est que dirige seus atos durante a vida. Porm, alguns injustos por natureza, no praticam, mas a injustia, no por remorso a conscincia ou por simples virtude, mas por medo da velhice e as futuras conseqncias que podem advir de tanta maldade durante a juventude. Com isso Scrates quer dizer que na verdade, este ser humana, no pratica a justia por ser sua virtude, mas por esta tentando enganar a si mesmo, tentando praticar atos que no condizem com sua prpria natureza. Vale lembrar aqui aquela discusso feita no Livro I, a respeito da velhice e porque alguns a encaram com tanta frustrao e tristeza. O Livro III far uma ligao da conscincia com a justia, pois ela est presente na natureza do ser humano, mas porque alguns no a desenvolvem, o protagonista explica a partir deste novo captulo os motivos que podem determinar a evoluo da conscincia da cada pessoa. No discurso de Scrates a conscincia humana livre e justa nasce com cada individuo, porm dado a alguns fatores pode no vir a surgiu o que d origem aos homens injustos. Para que isso no ocorre necessrio que a educao do ser humano seja baseada em princpios ticos e morais, que visem o aprimoramento dessa virtude humana, caso isso no ocorra, o ser tende a ficar aprisionado pelo vcio da injustia, que acompanhar desde a juventude at sua velhice, e conseqentemente morte. Scrates ressalta, alm desses fatores ticos e morais, em seu discurso outro fator bastante importante, pois aqui voltado ao tema central, ou seja, a justia. Segundo ele, a experincia de vida para aprender, um dos grandes aliados na forma da conscincia humana no que tange as tendncias para a justia ou para a injustia. Tanto que chega a dar um exemplo prtica que pode ter reflexo at nos tempos atuais, o caso do individuo que se torna juiz, para Scrates para ocupar esse cargo, a pessoa no deveria ser novo (pouca idade), pois devido pouca sua vivncia e experincia de vida no mundo real, faria com que acabasse realizando julgamento abastados e que no expressem basicamente o que seria justia, ocasionando possveis injustias. Com a prpria experincia de vida, o ser humano poderia acumular conhecimentos que dariam mais firmeza a seus conhecimentos, pois no ficariam atreladas apenas algumas informaes que poderiam, na verdade, ser uma forma de impedir que a virtude pudesse se instalar na prpria conscincia do homem. Sim, pois o homem que se acha conhecedor suficiente de algo, na verdade, no o , passa da virtude do sbio ignorncia do perverso, conforme o comentrio que se obteve: "Efetivamente, o vcio no poder jamais conhecer-se a si e a virtude, ao passo que com o tempo, a virtude, se as qualidades naturais forem aperfeioadas pela educao, atingir o conhecimento cientifico de si mesmo e do vcio".

Dentro desta discusso, o protagonista comea a dar incio a outro conceito ligado aos demais j observados durante a obra j lida, so justamente as caractersticas do ser que passa ao cargo de governante das cidades. Partindo das idias expostas por Scrates, o governante no deveria ficar atrelado a apenas um ou outro conceito (conhecimento), deveria ter conhecimento diversificado, dominando habilidades em vrios campos para assim conseguir administrar a cidade com perfeio. Com isso, comea a discusso sobre a questo da tica na poltica, tendo em vista que vrios so os governantes polticos que sequer, tem conhecimento da sua funo, dir dos problemas que os sditos que os elegeram possuem, e que confiam nele, por isso o elegeram. Para Scrates, o cargo de governante ou chefe, deveria ser preenchido por aquele que realmente possu esse preparo, destacado dentre os demais cidados, conforme prev: "deus recomenda aos chefes, em primeiro lugar e acima de tudo, que aquilo em que devem ser melhores guardies...". E a partir do conhecimento adquirido durante a experincia de vida, que pode o chefe ou governante, desenvolver aptides do conhecimento que o auxiliam no ardo trabalho da administrao daquilo que lhe foi confiado. Fazendo uma ligao a esses conceitos, teoricamente isolados, durante o discurso dialtico feito por Scrates, o livro IV traz a idia que o Governante que trs conceitos amplos para a administrao da cidade, o faz bem baseado na virtude consciente e honesta, podendo ocorrer dessa forma, a justia. Caso isso no venha ocorrer, possivelmente, a cidade, estar fadada ao caos e a injustia social. Segundo Scrates, a cidade que tiver maus governantes ou governantes injustos no ter progresso social, porm se tiver governantes bons e for bem administrada ter felicidade e a populao pode ter grandes avanos dentro do aspecto social, desenvolvendo uma conscincia virtuosa e justa. Observe como citada tal referncia dentro da prpria obra: "A repblica, uma vez que esteja bem lanada, ir alargando como um crculo. Efetivamente, uma educao e instruo honestas que se conservam tornam a natureza boa, e por sua vez, naturezas honestas que tenham recebido uma educao assim tornamse ainda melhores que os seus antecessores, sob qualquer ponto de vista, bem como sob o da procriao, tal como sucede com os outros animais". Tambm necessrio ressaltar algo interessante, O livro VI da Repblica revela o que h de mais divino e supremo para Scrates, o que est no ponto mais alto, o nico a estar alm da justia: o bem. O bem para Plato para onde direciona todas as almas, todos os homens. aquilo que todos ns almejamos e buscamos alcanar. Para Scrates, quem atinge essa espcie de bem filsofo, pois est no ponto mais alto das operaes da alma. O bem o nico a estar acima da justia, o que tanto se investiga na Repblica. O bem, como dito, possui carter unificador, supremo e alcanado pelo filsofo. As caractersticas do bem e suas

relaes com as pessoas justificam o governo do filsofo: quo ordenada ser a cidade que possua no seu comando um governante filsofo, de acesso ao bem e que contagiar a cidade com toda essa ordem. Dando continuidade a essa idia o livro V, estabelece o conceito de que uma cidade boa e reta conseqncia da administrao de um homem certo e justo; apesar de que nem todos os homens so pessoas boas, apesar de naturalmente todos serem iguais. Dentro dessa concepo, Scrates faz referncia ao fato de que mesmo, numa cidade governada por honestos e justos, h possibilidade de seus filhos (cidados) desta cidade no desenvolvem tais aptides, pois a prpria natureza humana os faculta a possibilidade de escolher o caminho que querem percorrer inclusive o caminho do mal e do vcio. H dentro deste livro uma analogia feita em comparao da Cidade e o Corpo, ambas tem administradores prprios, a cidade seu governante e o corpo o seu dono, se os seus administradores no estiverem bem, consequentemente, a coisa que administram no estar bem. Mas o Livro V de "A repblica" estabelece a diferena entre o "Ser" e o "Noser", Scrates em seu discurso faz referncia que o ser na verdade traz o conhecimento e a sabedoria e o no ser traduz-se em ignorncia e falta de conhecimento, e aqui que tem expressado significncia palavra filsofo, pois este amigo da sabedoria. O no-ser, ligados a atos e fatos sem estrutura embasada, traz meras opinies, no cabendo assim, falar de filosofia, pois pela prpria composio da palavra Filosofia, no significa amigos das opinies, mas amigo da sabedoria. Tendo em vista que opinies esto ligadas conscincia de cada pessoa, porm, essa conscincia pode ser fundada em injustias que no traduzem a verdade, e a se no traduzem a verdade, no so reais. Consequentemente, se no so reais, no podem ser considerados como forma de conhecimento, ainda mais cientifico, consequentemente, opinies no so verdades, pois podem mudar conforme a conscincia daquele que as proferiu, portanto, est fora do aprimoramento humano, que tenta ser justo e verdadeiro. Da em diante o incio do livro VI, esclarecido quem filofoso e quem no , inclusive demonstrando que h cegos que no enxergam devido s prprias questes fsicas, e os ignorantes que apesar de fisicamente perfeitos, no conseguem ver. Esse discurso apesar de ser metafrico, faz referencia ao fato dos ignorantes no conseguirem enxergar, no a viso natural, mas sim a viso para os fatos do conhecimento, os que no possuem aptido a filosofia, no possuem essa faculdade humana de enxergar o conhecimento, consequentemente, tornam-se cegos e imperfeitos, ocasionando sua ignorncia para as questes do mundo, criando uma falsa realidade daquilo que os rodeia. E para isso, necessrio que desde cedo, o ser humano, passe a tentar desenvolver essa aptido (filosofar), pois somente dessa forma outras virtudes sero tambm desenvolvidas, segundo o discurso do protagonista da obra.

Alis, Scrates chega afirma que isso no tarefa fcil, necessita de muito esforo desde cedo, para que seja dado incio o seu desenvolvimento, talvez por isso a maioria das pessoas (multido), acabe no se importando com isso, e preferindo o lado mais fcil, ou seja, optar pela ignorncia, isso fica bem explicito no discurso abaixo: - " impossvel que a multido seja filsofo". - Impossvel. - "Logo, foroso que os filsofos sejam criticados por ela". Passando agora, a um dos mais importantes escritos dentro da obra, o Livro VII, traz o chamado mito das cavernas, Plato quis mostrar muitas coisas. Uma delas que sempre doloroso chegar-se ao conhecimento, tendo-se que percorrer caminhos bem definidos para alcan-lo, pois romper com a inrcia da ignorncia (agnosis) requer sacrifcios. A primeira etapa a ser atingida a da opinio (doxa), quando o indivduo que se ergueu das profundezas da caverna tem o seu primeiro contanto com as novas e imprecisas imagens exteriores. Nesse primeiro instante, ele no as consegue captar na totalidade, vendo apenas algo impressionista flutuar a sua frente. No momento seguinte, porm, persistindo em seu olhar inquisidor, ele finalmente poder ver o objeto na sua integralidade, com os seus perfis bem definidos. Ai ento ele atingir o conhecimento (episteme). Essa busca no se limita a descobrir a verdade dos objetos, mas algo bem mais superior: chegar contemplao das idias morais que regem a sociedade - o bem, o belo e a justia. Partindo dessa idia, pode-se colocar a citao feita no livro VII da seguinte maneira: H dois mundos. O visvel aquele em que a maioria da humanidade est presa, condicionada pelo lusco-fusco da caverna, crendo, iludida que as sombras so as realidades. O outro mundo, o inteligvel, apangio de alguns poucos. Os que conseguem superar a ignorncia em que nasceram e, rompendo com os ferros que os prendiam ao subterrneo, ergueram-se para a esfera da luz em busca das essncias maiores do bem e do belo. O visvel o imprio dos sentidos, captado pelo olhar e dominado pela subjetividade; o inteligvel o reino da inteligncia percebido pela razo. O primeiro o territrio do homem comum preso s coisas do cotidiano, o outro, a seara do homem sbio (filsofo) que se volta para a objetividade, descortinando um universo diante de si. Da se pode tirar a contribuio da educao no papel do ser humano que vive sobre reflexo desses dois mundos to antagnicos e to prximos e por isso, justamente que se pode dizer, que por educao, ou melhor, por formao, entende-se a capacidade no s de encontrar na alma de cada cidado quais suas reais capacidades, suas qualificaes, como despert-las, aperfeioa-las e conduzi-las ao bom caminho. Segundo Plato, todo homem

nasce com uma alma (psique) divida em trs partes: o apetite, a coragem e a razo, que, por sua vez, materializam-se nas virtudes da temperana, valor e sabedoria. Cabe ao educador fazer desenvolver uma delas (que se sobrepes s demais) e orientar o indivduo a ocupar o seu devido lugar na sociedade. No entanto, como seria recebido aquele que conhecendo as maravilhas fora da caverna obscura do no conhecer, voltasse a ela, onde esto aqueles que jamais tentaram se aventurar a sair dela e descobrir o que tem do lado de fora, provavelmente, segundo Scrates, iria se sentir desconfortado, pois na verdade seria considerado um louco, O recm-vindo certamente seria unanimemente hostilizado. Dessa forma, Plato traou o desconforto do homem sbio quando obrigado a conviver com os demais homens comuns. No acreditam nele, no o levam a srio. Imaginam-no um excntrico, um idiossincrtico, um extravagante, quando no um rematado doido (destino comum a que a maior parte dos cientistas, inventores, e demais revolucionrios do pensamento tiveram que enfrentar ao longo da histria). No livro VIII, Plato utiliza a dialtica para tentar demonstrar as formas de governo, dentre as quais j se deparou durante a sua existncia na Grcia Antiga, a saber: Timocracia, Oligarquia, Democracia e Tirania que so formas de governo narrados comumente cada uma delas e destacando como sua aplicabilidade dentre as cidades, e quais os seus principais problemas. Aqui o discurso apesar de dialtico, vem trazer no to explicitamente a idia sobre a Justia, mas na verdade sobre o que seria a poltica, e as formas como ela pode ser feita. Um dos pontos que vale ressaltar do prprio texto a respeito da tirania, como bem se pode observar a seguir: "O tirano tem de eliminar todos esses, se quiser governar, at no deixar ningum dentre amigos e inimigos, que tenha alguma valia" A afirmativa utilizada soa como uma forma de humor negro, porm retrata exatamente o que o autor quis expor. Inclusive, bom lembrar que no fim do Livro VIII, o protagonista da histria chega a se questionar sobre o fato de uma das formas de governo elecandas, poderiam evoluir para outras, como por exemplo, a tirania para a democracia. No livro IX, a obra faz referncia s formas de governo estabelecidas pelas cidades e possivelmente j analisadas no Livro VIII, ou seja, como ser regido cada povo e as respectivas almas caractersticas a cada um e compararam a vida do homem justo e a do homem injusto, baseado justamente no que tange essa forma de governo. Segundo ele um homem se torna tirano, quando por sua natureza ou hbito, ou por ambos, acaba se entregando as paixes e vcios que norteia no apenas a vida, mas o pensamento que o cerca. O que ressalta uma idia j observa nos livros anteriores desta obra de que o tirano, na verdade, no possuem virtudes apenas interesses, sendo que desta forma jamais poderia ser chamado de filosofo. Sendo assim, Toda a argumentao desenvolvida no livro

IX no visa seno demonstrar que no h nada mais infeliz do que a tirania e nada mais feliz do que a realeza. A justia e a felicidade, de incio focalizado no plano individual, finalmente, revelamse uma e a mesma para o indivduo e a plis. A ontologia que faz a mediao dessa passagem to somente aquela que, no plano tico, visa submeter causa segunda, inescapvel coero da parte mortal da alma humana cerco insacivel dos sentidos (dos prazeres, das aquisies, das conquistas e do poder) - simetria proporcionada pela Justia, a menos imperfeita e a mais feliz imagem do bem. O Livro X, ltimo da obra, desenvolve, primeiramente, a justificativa de a poesia ser banida da cidade e, em segundo lugar, o relato mtico de razoavelmente esperanoso, do que acontece com a alma aps a morte do indivduo. No livro X discutida a poesia como forma de educar as crianas, maneira muito comum entre os gregos de transmitir conhecimento, de educar e formar os futuros cidados. H tambm a questo da imitao da verdade, que muitos de ns aceitamos possivelmente, sem o devido questionamento ou indagao a respeito do que ocorre ento, no livro X h um deslocamento do foco da discusso e esta recair unicamente sobre a poesia imitativa ou mimtica. Sendo assim, o problema do livro X no mais como determinar se a poesia imitativa seria ou no adequada educao dos jovens daquela cidade ideal, mas o de mostrar por que ela no dever mais ser executada, nem ouvida, ao que parece, por ningum dessa cidade justa. O livro X tem basicamente trs objetivos: o de esclarecer qual a natureza da mimese que a base da poesia imitativa, o demonstrar que os poetas no tm conhecimentos verdadeiros sobre os assuntos de que parecem falar to bem, iludindo a inteligncia dos espectadores atravs do encanto da poesia e, por fim, o de associar a poesia pior parte da alma em detrimento da parte mais sbia e racional que deveria governar as demais. 2 A POLTICA-ARISTTELES Neste livro Aristteles fala sobre a seleo natural, uns nascem para mandar e outros para receberem ordens, a relao entre senhor escravo, economia domstica, a justia base da sociedade, cada famlia uma poro do estado. Cita: Tales de Mileto, em relao ao monoplio de mercadorias. Scrates aprova que o estado seja uno, pois a poltica uma espcie de sociedade, o tratado de leis baseia-se nisso. Plato no seu tratado de leis pensava que seria necessrio conceder um certo desenvolvimento sem permitir a nenhum cidado possuir uma fortuna cinco vezes maior que o menor.

Falias - dupla igualdade da fortuna. Para Aristteles o remdio desses males no e igualar as fortunas, mas fazer de modo que os homens dotados de natureza no queiram se enriquecer. Hipotamos de Mileto que escreveu sobre a melhor forma de governo que consiste em uma repblica de 10 mil cidados e a dividia em trs classes: uma dos arteses, lavrados e guerreiros. Ele imaginava s trs espcies de leis: a injria, o dano e o homicdio. Sobre o governo de Creta. Em todo o estado bem constitudo os cidados devem ser eximidos dos cuidados que exigem as primeiras necessidades, as leis referentes s mulheres eram falhas, tinham belssimas leis sob vrios aspectos de pouca importncia. Os Cartigines, a falhas na constituio cuja base ao mesmo tempo aristocrtica e demaggica. Cidade Cidado: Aquele que uma parte legal na autoridade deliberativa e na judiciria chama cidado da cidade assim constituda e cidade e a multido de cidados capazes de bastar a si mesmo e de obter, em geral, tudo que necessrio a sua existncia. A questo de saber se a virtude do homem de bem a mesma do bom cidado, para ele trs coisa fazem os homens bons e virtuosos; a natureza, os costumes e a razo. Ele v a virtude do bom cidado a mesma do homem de bem, mostra ao mesmo tempo certos estados, o bom cidado e o homem de bem constituem uma s pessoa; em outros eles se separam e que os indivduos em geral no so cidado, mas apenas homens polticos que ss ou em companhia de outros, so ou podem ser senhores dos interesses comuns da cidade, pois o interesse geral rene os homens, pelo menos em quanto dessa unio possa resultar a cada uma parte de felicidade e concedem a outro poder de garantir seus interesses, como eles prprios garantiriam os deles. No somente para viver, mas para ser felizes que os homens estabelecem entre si a sociedade civil, o que mais importa para o estado so aqueles que melhor contribui para formar tal associao. Cada individuo que compe ser sem duvida pior juiz que os que os entendidos, mais reunidos julgaro melhor ou pelo menos no julgaro pior, porque o soberano no um juiz, um senador ou um membro da assemblia, mas o tribunal, o senado e o povo. Para isso preciso que os governos sigam as leis. Aristteles refere palavra justia sendo h mesmo tempo ao interesse geral da cidade e ao interesse particular do cidado. Um povo para ser governado por reis aquele que por natureza pode suportar a dominao de uma famlia dotada de virtudes superiores que a fazem prprias para o governo do estado. Assim no governo perfeito, a virtude do homem de bem forosamente a mesma que a do bom cidado. , pois, evidente tambm que com os mesmos meios e as

mesmas virtudes que constituem o homem de bem, constitui geralmente um estado aristocrtico ou monrquico. Para ele o melhor governo aquele que possua uma constituio tal que todo cidado possa ser virtuoso e viver feliz. Para a formao de uma sociedade civil, coisas h que a natureza deve dar outras que o legislador deve procurar, pois compete a ele achar o meio de tornar os homens virtuosos regular os exerccios que podem conduzi-lo a virtude e determinar qual o fim da vida perfeita. Ele fala dos estados gregos que possuam o melhor governo e legisladores, mas eles esqueceram de ter em vista as virtudes das leis, educao e dirigiam para a ambio. Aristteles acreditava que eles no eram felizes e nem tiveram um legislador que foi sua culpa no lhes ensinar a desejar o repouso. Eis que necessrio prestar os primeiros cuidados ao corpo, antes da alma em seguida do instinto. Primeiro dever do legislador garantir as crianas que se educam uma constituio robusta o mais possvel, ele deve antes disso ocupar se do casamento e das qualidades que os esposos devem trazer a unio e por fim dar aos filhos uma constituio fsica que corresponde aos seus desejos, pois todos os estados que desprezaram com a educao dos jovens prejudicam grandemente por isso. Ento a trs coisas a observar em relao educao a meio termo, a possibilidade e a convenincia. O governo a ordem estabelecida na distribuio das magistraturas. Estas so distribudas por todos os cidados, sob a influencia daqueles que nelas tomam parte ou segundo principio de igualdade comum quer dizer os pobres e aos ricos com direitos iguais. A poltica tambm s reconhece um governo perfeito, cuja forma ora oligrquica, quando mais concentrada e desptica, ora popular, quando tem atividades doces e moderadas. A elementos que entre si disputam a igualdade no governo: a liberdade, a riqueza e a virtude. Aristteles entra na questo qual o melhor governo e qual a vida mais feliz para a maioria dos estados e dos indivduos. Em resposta diz que jamais existiu uma forma de governo de todas essas consideraes se depreende claramente qual o melhor governo e porque ele o melhor, o exame das qualidades e condies da constituio convm natureza e ao carter desde ou daquele. O mesmo examinou a natureza das causas que produzem as revolues nos estados, s vezes os cidados se revoltam contra o governo, com o fim de mudar em outra forma a constituio estabelecida por ex: a democracia em oligarquia ou a oligarquia em democracia ou estas em republica ou aristocracia ou contra a forma estabelecida que se revoltam, mas em deix-la subsistir os descontentes querem eles prprios governar. Assim se encerra as idias de Aristteles em seu livro "A poltica". 3 A CIDADE DE DEUS-SANTO AGOSTINHO

Esta obra composta de vinte e dois livros. Foi escrita mais ou menos em 10 anos (416-427), a obra traz um roteiro sobre a invaso de Roma por Alarico, Rei de Visigodos, em 410. Todo orbe reconhecido foi abalado pela queda de Roma e todos, at mesmo alguns cristos, culpavam o cristianismo pela queda da cidade. Todos, cristos e no cristos, acusavam o Cristianismo: o Deus do amor e da caridade no serve para institucionalizar, isto , organizar e defender uma civilizao e uma cultura. 410 a demonstrao prtica da fraqueza poltica de Deus dos cristos. (LEO, 2002, p. 17). Como notrio, Agostinho trata do problema da histria na Cidade de Deus, e resolve-o ainda com os conceitos de criao, de pecado original e de Redeno. A Cidade de Deus representa, talvez, o maior monumento da antigidade crist e, certamente, a obra prima de Agostinho. Nesta obra contida a metafsica original do cristianismo, que uma viso orgnica e inteligvel da histria humana. O conceito de criao indispensvel para o conceito de providncia, que o governo divino do mundo; este conceito de providncia , por sua vez, necessrio, a fim de que a histria seja suscetvel de racionalidade. O conceito de providncia era impossvel no pensamento clssico, por causa do basilar dualismo metafsico. Entretanto, para entender realmente, plenamente, o plano da histria, mister a Redeno, graas aos quais explicado o enigma da existncia do mal no mundo e a sua funo. Cristo tornara-se o centro sobrenatural da histria: o seu reino, a cidade de Deus, representada pelo povo de Israel antes da sua vinda sobre a terra, e pela Igreja depois de seu advento. Contra este cidade se ergue a cidade terrena, mundana, satnica, que ser absolutamente separada e eternamente punida nos fins dos tempos. Nos dez primeiros livros Agostinho tenta mostrar como o culto aos deuses no proporcionam nem a felicidade temporal e nem, tampouco, a felicidade eterna. Nos cinco primeiros livros acentua a inutilidade do culto aos dolos para alcanar a felicidade eterna. A partir do livro sexto e at o dcimo ressalta o quanto frvolo cultuar aos deuses esperando obter deles a felicidade eterna. Agostinho distingue em trs grandes sees a histria antes de Cristo. A primeira concerne histria das duas cidades, aps o pecado original, at que ficaram confundidas em um nico caos humano, e chega at a Abrao, poca em que comeou a separao. Na Segunda descreve Agostinho a histria da cidade de Deus, recolhida e configurada em Israel, de Abrao at Cristo. A terceira retoma, em separado, a narrativa do ponto em que comea a histria da Cidade de Deus separada, isto , desde Abrao, para tratar paralela e separadamente da Cidade do mundo, que culmina no imprio romano. Esta histria, pois, fragmentria e dividida, onde parece que Satans e o mal tm o seu reino, representa, no

fundo, uma unidade e um progresso. o progresso para Cristo, sempre mais claramente, conscientemente e divinamente esperado e profetizado em Israel; e profetizado tambm, a seu modo, pelos povos pagos, que, consciente ou inconscientemente, lhe preparavam diretamente o caminho. Depois de Cristo cessa a diviso poltica entre as duas cidades; elas se confundem como nos primeiros tempos da humanidade, com a diferena, porm, de que j no mais unio catica, mas configurada na unidade da Igreja. Esta no limitada por nenhuma diviso poltica, mas supera todas as sociedades polticas na universal unidade dos homens e na unidade dos homens com Deus. A Igreja, pois, acessvel, invisivelmente, tambm s almas de boa vontade que, exteriormente, dela no podem participar. A Igreja transcende, ainda, os confins do mundo terreno, alm do qual est a ptria verdadeira. Entretanto, visto que todos, predestinados e mpios, se encontram empiricamente confundidos na Igreja ainda que s na unidade dialtica das duas cidades, para o triunfo da Cidade de Deus - a diviso definitiva, eterna, absoluta, justssima, realizar-se- nos fins dos tempos, depois da morte, depois do juzo universal, no paraso e no inferno. uma grande viso unitria da histria, no uma viso filosfica, mas teolgica: uma teologia, no uma filosofia da histria. A segunda parte da obra compreende todos os livros restantes e ser sobretudo nela que Agostinho ir desenvolver a sua teoria das duas cidades. Nela tratar tanto da origem e o desenvolvimento das duas cidades, quanto de seus respectivos fins. Vejamos as palavras do prprio Agostinho: Nos dez livros precedentes, respondi aos inimigos da Cidade Santa, tanto quanto pude, com a assistncia de nosso Senhor e Rei. Agora, consciente do que de mim se espera e lembrando-me de minha dvida, empreenderei, no favor do mesmo Rei e Senhor nosso e meu escasso valor, falar da origem, desenvolvimento e fins devidos das duas cidades ( XI, I, p. 19). A origem das duas cidades, conforme Agostinho, remonta queda dos anjos. Contudo, o que as fundada, de fato, so dois amores: o amor de si levado ao desprezo de Deus, a cidade terrena; o amor de Deus que leva ao desprezo de si, a cidade celestial. Por fim, resta acentuar uma ltima questo. Estas duas cidades se distinguem tambm pela doutrina. Enquanto na cidade terrena se permite que a verdade conviva com o erro, na cidade de Deus neste ponto Agostinho parece identific-la com a prpria instituio Igreja aqueles que pregam o erro devem ser dirigidos e, caso persistam em sua perversidade, se tornam hereges e devem ser excludos da comunho eclesial, passando a ser vistos como inimigos. 4 UTOPIA-THOMAS MORE

O livro a Utopia Thomas More, mostra uma sociedade organizada estatalmente, na qual a comparo com o socialismo e acredito que serviu de base para este sistema de governo, e que tambm esta diretamente ligada as idias Platnicas, More, explica a organizao dessa sociedade atravs de um personagem chamado Rafael, um senhor de idade q conhece em umas de sua viagens e que de acordo com os relatos feito a more ele escrevi a obra a utopia. O livro comea com um "Prefcio do Tratado da melhor forma de governo", que se trata de uma carta redigida um amigo, Pierre Gilhes, com a qual Thomas Morus envia seu livro que descreve a Repblica de Utopia, que lhe fora relatada por Rafael, um amigo que vivera em Utopia. Ele tambm fala da organizao de classes sociais dos criados de famlias nobres, artesos e at camponeses, todas as classes sociais, entregaram-se a ostentao no vesturio e extravagncia na alimentao. Alm dos restaurantes do grande nmero de casas de prostituio, das tabernas e cervejarias. A jogatina imoral que essa gente se entrega. Passai uma lei que obrigue todos que destruam cidades a reconstru-las, ou entreg-las a algum que esteja disposto a faz-lo. Limitai o direito que os ricos tem de comprar toda e qualquer coisa, e de estabelecerem verdadeiros monoplios. Enquanto essas coisas continuarem a existir no tens o direito de dizer que justia isso que fazem com os ladres. "Trata-se, quando muito, de uma justia ilusria que nada tem de real ou socialmente desejvel."... At que em todas as esferas da vida humana os homens decidam at que ponto os mandamentos divinos. Essa organizao social tinha uma preocupao muito grande em no estimular as desigualdades sociais, a em algumas decises eram at muito radicais, pois os Utopianos eram obrigados a se vestirem de uniformes para no estimular este tipo de vicio. A obra de Thomas More traz dois conceitos centrais na concepo da ilha que est toda enraizada em duas idias: a no existncia da propriedade privada o alcance dos interesses individuais, entendido como apenas vivel, se feito atravs do preenchimento prvio das necessidades coletivas. Todos os outros elementos do funcionamento tanto dos costumes, quanto da cultura, como do governo so diretamente ligados a esses pontos. O autor v a propriedade privada como a essncia das mazelas do homem. Da mesma forma, a necessidade de ver a sociedade como uns conjuntos de subordinar os interesses individuais aos coletivos so as nicas maneiras de alcanar prosperidade e progresso. A descrio da ilha feita com base numa comparao com a Inglaterra do seu tempo, que tem uma funo de negativo. perfeitamente possvel entender Utopia como uma anti-Inglaterra. A Inglaterra de More no mais medieval, os valores no so mais exatamente os da nobreza, embora muito ainda reste dessa poca. A revolta de More contra

o dinheiro, a moeda, contra a desigualdade material e concentrao de riquezas e contra a propriedade da terra, que j no entendida por ele como direito natural de posse, demonstra o quanto j era acelerado na Inglaterra esse processo em direo ao capitalismo. No so os valores medievais que More critica, so os que mais tarde sero chamados de valores burgueses. Na poca de More, a terra era a principal fonte de riqueza e trazia consigo tambm poder poltico e status. Na Inglaterra, ela j era considerada uma mercadoria e a nobreza inglesa estava num processo em que cada vez mais passaria a pensar como a burguesia, isto , empresarialmente. As enclosures que fazem parte desse processo de transformao da terra em propriedade privada e, por conseqncia, mercadoria, vo resultar na necessidade dos camponeses assalariarem-se e aqueles que at ento conseguiram produzir para si, nas terras comunais, vo tornar a ser explorados por um grupo de proprietrios. O outro ponto central, as necessidades e a felicidade coletivas predominantes s individuais, tm grande fora na concepo do governo da ilha. No toa que a ilha tem um governo democrtico e similar ao republicano. por conta dos governantes europeus. A viso de Thomas More dos governantes, ao contrrio do que se pode pensar est longe de ser ingnua. Ele sabia muito bem com quem estava tratando. O poder de uma classe militar, apenas preocupada com seus interesses, com seus privilgios, alimentados exatamente pela guerra outro grande mal eleito por More, por sua vez tambm derivado da desigualdade material. Ao identificar nos governantes hereditrios e intocveis essa falta de ligao com o bem comum, criticava tambm o direito divino, o poder legitimado pela tradio. natural ento a defesa que faz da democracia como forma de governo. E uma das componentes mais importantes de seu discurso a deslegitimaro que faz ao poder real e ao poder da aristocracia. Fica extremamente claro para ele que o nico governante legtimo aquele escolhido pelos cidados. muito forte a necessidade de um governo democrtico, eleito e diretamente ligado aos interesses do povo. Por sinal, esse povo do qual fala no um pequeno grupo restrito, no um recurso ideolgico (e demagogo) que visa tornar os interesses de alguns poucos os de todos. Os mais velhos, e por conseqncia para More, os mais sbios, teriam mais capacidade de decidir o que melhor para todos. Em Utopia, as decises polticas so feitas com base em uma estrutura que tem como as clulas bsicas a diviso em famlias. Cada famlia comandada pelo homem mais velho, e certo nmero de famlias vai eleger um magistrado regional (sifograntes ou tambm chamado filarca) que as governar. Cada dez destes obedece a um magistrado superior, tambm eleito (protofilaraca ou tranboras), e os sifograntes ainda elegem um prncipe. Os tranboras e o prncipe reunidos so os senados, e deliberam a poltica da ilha. Mesmo assim h um rgido controle da base popular

sobre o que o senado pode fazer. Com relao s mulheres nada dito do papel delas na poltica, mas fica subentendido que esse papel est reservado aos homens. Por outro lado, a participao das mulheres na sociedade bem igualitria, na educao, no treinamento militar e na diviso do trabalho. Por exemplo, mesmo o casamento sendo rigidamente controlado de acordo com as necessidades coletivas, ambos os noivos devero estar de acordo com o matrimnio. Da mesma forma, o divrcio to restrito ao homem quanto mulher (da a necessidade de escolher bem os cnjuges antes). Os escravos de Utopia no so entendidos como parte do povo. A eles reservado o papel de parias, e que executam os trabalhos mais duros e indignos. Mas esse papel reservado a eles no por serem estrangeiros ou por hereditariedade, e sim por serem criminosos ou soldados estrangeiros vencidos e poupados. O alfabeto Utopiano, segundo Peter Giles, apresenta bases latinas e gregas. Esse rgido controle encontrado tambm nos costumes. More entendeu que uma sociedade to diferente no funcionamento e nas suas razes deveria ter tambm uma cultura e tica totalmente diferente, e tentou encontrar os pontos onde os costumes contribuiriam para a manuteno dessa sociedade. De acordo com More, o trabalho coletivo resultaria numa produo muito acima da necessria para a manuteno da sociedade. Parte pode ser reservada para eventualidades, outra parte doada para os pobres de alguma nao vizinha. Uma outra parte reservada para ser vendida a naes vizinhas que queiram comprar. O dinheiro resultante no teria utilidade se no houvesse naes gananciosas e belicosas. Mas como Utopia uma ilha de paz e igualdade num mundo de violncia e explorao, esse ouro vai ser utilizado para contratar exrcitos mercenrios para proteger a ilha, sempre fora das fronteiras, e subornar os exrcitos adversrios. Thomas More escreveu uma obra onde descreve uma sociedade que entende como melhor que aquela onde vivia. Isso todos sabem. O prprio nome da ilha acaba colaborando essa concepo geral de que Utopia (que vem do grego, ou-topos: lugar nenhum) considerada como o local onde se encontraria a sociedade ideal, e sendo ideal inalcanvel. Mas embora o nome da ilha indique que esta exista em um lugar nenhum, ela situada geograficamente na Amrica, no novo mundo. O deus dos utopianos, que More faz questo de frisar, seria muito parecido com o cristo, antes de tudo quer que seus crentes busquem o prazer e no prejudiquem ao prximo. Este seria o Deus onipotente, universal, mas em utopia as pessoas tambm poderiam seguir outras religies restritas, e cultas variados, ou seja, o autor defendia idias de liberdade e tolerncia religiosas.

As ntidas influncias de Plato nos escritos de More tambm nos levam a esse raciocnio. No difcil perceber que a Republica de Plato foi crucial para a criao dessa sociedade perfeita, vrias vezes More cita os escritos do filsofo grego. A concepo de Utopia deve muito as idias deste pensador, e as conseqncias do livro tambm. O conceito de idealizao geralmente ligado a algo perfeito e inalcanvel que est longe do mundo real. 4.1 CONCLUSO Ao concluir este trabalho observei que a idia de Utopia est ligada diretamente a singularidade da Inglaterra, onde a nobreza mais cedo comeou a perder poder, permite entender o porqu to forte a crtica de More propriedade privada. Na sociedade inglesa a essa poca j era tnue a linha que distingue burguesia e nobreza. Era muito fcil a ascenso nobreza de um burgus rico ou a um nobre adquirir as prticas de um burgus. A Inglaterra de seu tempo, pelo que ele demonstra, j apresentava algumas distores sociais e injustias que so inerentes ao capitalismo. dessa forma que entendido o trabalho por More. Para ele, se h escassez de alimentos e desigualdade, porque alguns esto trabalhando por outros. O trabalho, assim como a riqueza, deveria ser distribudo igualmente a todos. O trabalho, como v em seu tempo, apropriado por um exrcito de inteis: clero, nobreza militar, comerciantes, proprietrios de terra, donos de empresa, funcionrios do estado e outros que estariam parasitando a sociedade e impedindo a felicidade comum. Nos clculos de More, se toda essa casta de parasitas se tambm trabalhassem em algo produtivo, como na indstria ou agricultura, haveria suprimento suficiente para todas as necessidades da sociedade, assim como descrito em Utopia. A misria da qual More fala no a dos mendigos das cidades medievais, aquele resultado da necessidade de explorao do campons. A descrio que Thomas More faz da Inglaterra de seu tempo to familiar ao leitor do sculo XX, capitalista, que chega a ser um instrumento de possvel contestao da teoria de Max Weber sobre a origem do capitalismo. Na verdade, More escreveu uma obra com a pretenso de fazer uma crtica divertida sociedade de sua poca. O modo sempre corts e a queda pelas stiras humorsticas de More parecem reforar a idia de que, Utopia apenas uma crtica despretensiosa que colocada na boca de seu personagem Hitlodeu, citado no desenvolvimento deste. 5 O PRNCIPE-NICOLAU MAQUIAVEL 5.1- INTRODUO

Em sua obra "O Prncipe", Nicolau Maquiavel mostra uma preocupao em analisar acontecimentos ocorridos ao longo da histria comparando com fatos do seu tempo. Relata os pontos negativos e positivos que existem em comandar uma nao nos vrios aspectos da poltica mundial. Trazendo tambm ao conhecimento de todos, atravs desta obra, como deve se comportar um lder perante sua nao para obter sucesso em seu governo. A obra dividida em 26 captulos, que podem ser agregados em cinco partes, a saber: captulo I a XI: anlise dos diversos principados e meios de obteno e manuteno destes; captulo XII a XIV: discusso da anlise militar do Estado; captulo XV a XIX: estimativas sobre a conduta de um Prncipe; captulo XX a XXIII: conselhos de especial interesse ao Prncipe; captulo XXIV a XXVI: reflexo sobre a conjuntura da Itlia sua poca. 2- Contexto Histrico Maquiavel viveu durante a Renascena Italiana , o que explica boa parte das suas idias. Na Itlia do Renascimento reina grande confuso. A tirania impera em pequenos principados, governados despoticamente por casas reinantes sem tradio dinstica ou de direitos contestveis. A ilegitimidade do poder gera situaes de crise e instabilidade permanente, onde somente o clculo poltico, a astcia e a ao rpida e fulminante contra os adversrios so capazes de manter o prncipe. Esmagar ou reduzir impotncia a oposio interna, atemorizar os sditos para evitar a subverso e realizar alianas com outros principados constituem o eixo da administrao. Nem a religio nem a tradio, nem a vontade popular legitimaram e ele tem de contar exclusivamente com sua energia criadora. A ausncia de um Estado central e a extrema multipolarizao do poder criam um vazio na Itlia. At 1494, graas aos esforos de Loureno, o Magnfico, a pennsula experimentou uma certa tranqilidade. Entretanto, desse ano em diante, as coisas mudaram muito. A desordem e a instabilidade ficaram incontrolveis. Para piorar a situao, que j estava grave devido aos conflitos internos entre os principados, somaram-se as constantes e desestruturadoras invases dos pases prximos como a Frana e a Espanha. E foi nesse cenrio conturbado, onde nenhum governante conseguia se manter no poder por um perodo superior a dois meses, que Maquiavel passou a sua infncia e adolescncia. 5.2 RESUMO

Maquiavel acredita, apoiando-se nos exemplos, opinies e tradies, que aspectos relevantes de estratgias de outro tempo e espao se repetiriam em seu ambiente temporal e espacial, assumindo internamente o pressuposto que ambientes, pertencentes a pocas e espao diferentes, guardariam semelhana. Desta forma, atravs de exemplos construiu sua obra O PRNCIPE, que nos mostra os conselhos polticos para a conquista e a manuteno do poder. Este, um tratado poltico apresentado em 26 captulos, com uma concluso que propem a libertao da Itlia das intervenes de franceses e de espanhis, considerados brbaros. Escrito originalmente em 1513 e dedicado a Loureno de Mdicis. "(...) o conhecimento das aes dos homens com poder, as quais tenho aprendido quer pela longa experincia adquirida nesses anos quer pelo estudo do mundo antigo. Tendo eu, com longo empenho, as analisado e pensado sobre elas, as reuni em um pequeno volume e as envio a Vossa Alteza."(...) (MAQUIAVEL, Nicolau). O autor comea seu discurso definindo o Estado: (...)"governos que tiveram e tm autoridade sobre os homens"(...) (Cap. I), e pontua que o Estado pode ser uma repblica ou um principado. Como na poca o mais comum o principado, o autor tratou deste, por grande parte da obra. Em relao forma que o principado adquirido, ou seja, se por hereditariedade ou por conquista; o autor argumenta com exemplos, no intuito de aconselhamento ao prncipe, sobre a capacidade de conservao do poder. Ao contrrio, da facilidade na manuteno do poder nos principados conquistados pela sucesso hereditria, portanto baseada na tradio, os principados novos ou mistos devem, segundo Maquiavel ter uma forma eficaz de controle. E, aconselha solues onde existe ameaa na conservao do poder do prncipe, tais como: eliminao da linhagem de nobres do antecessor, a conduta de no alterar a organizao de leis e impostos que estavam em vigor, a instalao de colnias ou a permanncia do dominador no local conquistado, previne veemente sobre o perigo do poder temporal da Igreja e principalmente, estimula a conquista de aliados entre os dominados e entre seus vizinhos, pontuando a importncia do apoio dos membros da sociedade conquistada. Atravs do exemplo do caso histrico da sucesso de Alexandre O Grande, que morreu logo aps a conquista da sia e mesmo no tendo filhos, seus herdeiros mantiveram a conquista, ele traa um paralelo com territrios ocupados pela Frana. A explicao reside na forma de organizao da monarquia: no reino de Dario, existe apenas uma figura central e de maior importncia no poder (o prncipe), e todos os outros so servos e nos reinos governados pela Frana o rei governa: (...) em meio a uma multido de senhores de linhagem antiga, reconhecidos e amados pelos sditos." (Cap. IV), e desta forma no cria uma figura central forte, e assim o autor conclui: "No sendo possvel nem content-los nem elimin-los, perde-se este Estado na primeira ocasio." (Cap. IV)

O autor aconselha para a manuteno dos principados dominados que, antes da conquista, possuam leis prprias, trs modos para mant-los: "O primeiro aniquil-los. O outro residir neles. O terceiro deix-los viver com suas leis, retirando uma renda e criando internamente um governo de poucos que manter o consenso." (Cap. V) Os trs captulos subseqentes tratam da forma que os principados foram conquistados, Cap. VI com as prprias armas e qualidades pessoais, Cap. VII - com as armas e a virtude de outrem, Cap. VIII com malvadez; e a partir destas formas de conquista os cuidados que o prncipe deve ter para manter o domnio. Exemplifica com a Histria de Teseu, Moiss, entre outros, que por virtude prpria tornaram-se prncipes e discute a vida poltica de seu contemporneo Csar Brgia, filho do papa Alexandre VI, cujas conquistas foram impulsionadas pelo poder da posio de seu pai e, depois, por alianas com pessoas mais poderosas que ele, como Remirro de Orco. Salientou a perspiccia que o prncipe deve ter para aproveitar a ocasio e a melhor maneira de administrar a fora ou a malvadez, aconselhando que o mal deve ser administrado de uma s vez e o bem, pausadamente, para ser "melhor saboreado". Ao principado civil em que o prncipe foi escolhido graas ao favor do povo ou dos nobres, o autor recomenda: (...)"quem se tornar prncipe pelos favores do povo deve mantlo amigo, o que fcil, uma vez que s pede para no ser oprimido." (Cap.IX) e completa, caso, tornou-se prncipe graas aos poderosos, conquiste o povo. Maquiavel, neste momento de sua obra, nos d mais uma prova da sua arte em governar: "Portanto um prncipe sbio deve pensar no modo em que os seus cidados, sempre e em qualquer tempo, precisem do Estado e dele. Assim ser-lhe-o sempre fiis". (Cap. IX) Em relao ao principado eclesistico, o autor coloca que: "somente esses principados so seguros e felizes" (Cap. XI), para tal afirmao ele exemplifica com a seqncia de trs papas da Era Moderna, Alexandre VI, Jlio II e Leo X, onde mostrou o poder das armas e do dinheiro empregados na conquista, do primeiro; a manuteno, a expanso e o fortalecimento da Igreja, do segundo e a "bondade infinitas e outras virtudes" deste terceiro, para apenas continuar o poderosssimo imprio, afinal mantido por Deus, legitimado e no contestado Ou seja, foi necessrio o mal, (guerras) para atingir o bem (reinar na paz). Aps toda a discusso sobre os principados, como conquist-los, govern-los e mant-los dominado, o autor discorre sobre os perigos em ter exrcitos mercenrios ou auxiliares, responsabilizando estas prticas a levarem a Itlia escravido e vergonha: "O resultado disto foi que a Itlia foi subjugada por Carlos VIII, depredada por Lus XII, submetida a todo tipo de violncia por Fernando o Catlico, e desonrada pelos suos." (Cap. XII) E conclui que, um prncipe deve manter exrcito prprio aliado a boas leis e manter este exrcito preparado.

Em relao s qualidades da personalidade do prncipe, Maquiavel adverte: "Para um prncipe necessrio, querendo se manter, aprender a poder ser no bom e usar ou no usar isso, conforme precisar." (Cap. XV) E considerar o modo como convm ser generoso, isto , o melhor poder ser generoso com muitos (povo) e miservel com poucos (elite), mas para tal, de onde tirar os recursos? Do povo? Do rei? "Portanto, um prncipe deve ser pouco generoso, para no precisar roubar os sditos, para poder se defender, para no ficar pobre e desprezvel,"(...) (Cap. XVI) "Entre todas as coisas que um prncipe deve evitar esto ser desprezvel e odioso. A generosidade conduz seja a um como a outro. Portanto, mais sbio manter a fama de miservel, que traz infmia sem dio, do que, por querer ser conhecido como generoso, necessitar incorrer na fama de rapace (ladro), que traz infmia com dio." (Cap. XVI) Afinal, bvio que para alguns ganharem, outros tantos perdem. Ainda o autor acrescenta com a questo: melhor ser amado ou temido? melhor ter a fama de cruel ou de bom? E responde: a desordem prejudica a muitos enquanto as execues do prncipe cruel so individuais. Assim sendo, Maquiavel afirma que na impossibilidade de reunir caractersticas antagnicas, melhor que o governante priorize ser cruel e ser temido, pois ser trado por quem te teme mais difcil do que ser trado por quem te ama. No entanto, se desta forma no conseguir conquistar o povo, ainda assim, melhor, pois o autor adverte que muito pior ao governo, suscitar o dio de seus sditos, alis, esta uma recorrente preocupao do autor. Quanto "palavra" do prncipe, o autor pontua, que este deve procurar mant-la, porm s se for possvel: (...) "no se desviar do bem, se possvel, mas saber sempre como usar o mal, se necessitar."(...) "Deve parecer, vendo-o e ouvindo-o, repleto de clemncia, de lealdade, de integridade, de humanidade, de religio. E no h coisa mais necessria de se ter do que essa ltima qualidade."(Cap. XVIII) Ou seja, o autor refora que os meios da conquista e manuteno de um Estado sero sempre "honrados e por todos louvados", defende a prioridade do Estado como suprema realidade poltica e atribui ao Prncipe, o poder absoluto de decidir qual o bem do Estado. Sua posio em relao natureza humana contundente: "Os homens esquecem mais rpido a morte do pai do que a perda do patrimnio" (Cap. XVII) "O amor mantido por um vnculo de obrigao, que os homens, sendo malvados, rompem quando melhor lhes servir." (Cap. XVII) Os homens: "so ingratos, volveis e vidos de lucro" (Cap. XVIII) O captulo "Como evitar o desprezo e o dio", sem dvida teve maior considerao pelo autor, prova disto, que o mais extenso, subdividido em 21 partes. E o autor adverte: um prncipe torna-se odioso, por roubar rapinamente ou usurpar dos bens e das mulheres do povo. E torna-se desprezvel, quando considerado: "volvel, superficial, efeminado,

pusilnime, indeciso." E reafirma: "Deve esforar-se para que, em suas aes, vejam-se grandeza, coragem, seriedade,"(...) (Cap.XIX) O prncipe adquirindo uma boa reputao, evitando o desprezo e o dio dos seus sditos, ter as armas necessrias para manter o domnio e evitar conspiraes. Maquiavel salienta que no se devem criar inimizades com os poderosos e ao mesmo tempo deve satisfazer e contentar o povo, que alis, para ele deve ser: "um dos maiores objetivos que pode ter um prncipe" (Cap. XIX) Enfim, deve agradar a "gregos e troianos", ou seja, a elite e o povo. E para tal observao, o autor prope uma soluo, defendendo o sistema poltico parlamentar, argumentando que se constituir um Parlamento, o prncipe poder deixar de tomar medidas impopulares, responsabilizando o Parlamento e ao mesmo tempo poder tomar "para si os atos de graa". O autor deu diversos exemplos de administraes que mostrou, que o dio e o desprezo foram motivos da runa de muitos imperadores e ainda os motivos pelos quais alguns deles, agindo de uma forma e outros de modo contrrio, alguns terminaram bem e outros tiveram triste fim. Depois de discursar sobre mtodos e exemplos de como evitar o desprezo e o dio, Maquiavel sai um pouco dessa parte pessoal e discute assuntos que cercam um prncipe. Alguns Prncipes, para conservarem com segurana o Estado, deixaram desarmados os seus sditos, outros repartiram as cidades conquistadas mantendo faces para combaterem-se mutuamente, outros alimentaram inimizades contra si prprios, outros se entregaram conquista do apoio daqueles que lhe eram suspeitos no princpio de seu Governo, alguns outros construram fortalezas. Tirando as armas, principais por ofend-los, dando a entender que desconfia deles ou que covarde. Qualquer dessas opinies levantar dio contra ti. No houve Prncipe num principado novo, sempre organiza a fora armada, porm, um Prncipe que conquista um novo Estado, que seja anexado ao domnio, ento faz-se preciso desarmar aquele Estado, menos aqueles que tenham ajudado a conquist-lo a ainda a esses preciso, com o tempo, torn-los apticos e moles, de maneira que todas as armas desse Estado estejam com os teus soldados, que junto a ti viviam no Estado antigo. Muitas vezes, servem melhor ao Prncipe os servios dos ex-adversrios do que os daqueles que, por demasiada segurana, negligenciam os interesses do Prncipe. Em ocasies diversas, Maquiavel apresenta-se com uma dupla posio perante o fato. Neste caso, em particular, no que se diz respeito fortaleza ser ou no til, ele diz que: "...louvarei, os que construrem fortalezas e tambm os que no as construrem, e lamentarei aqueles que, fiando-se em tais meios de defesa, no se preocupem com o fato de serem odiados pelo povo". (Cap.XX)

Para que um prncipe passe a se estimado pelos seus sditos, e claro, por todo o Estado que lhe pertence, convm a ele fazer grandes empreendimentos e o dar de si raros exemplos. Podemos assim citar os grandes assaltos do Fernando de Arago, que usando a religio e Igreja, pode assim ser respeitado por seus grandes e sucedidos roubos. Tambm para que seja de total xito seu principado, o dito cujo prncipe, ter que constituir bons, dignos e versteis ministros, os quais lhe auxiliaram em seu laborioso trabalho. Mas o prncipe tem que ser, sbio na hora da escolha de seu ministro, pois, se o ministro for honesto, direito e fiel, logo o prncipe ser tido como srio e inteligente, pois soube escolher bem e com sabedoria. Mas se o ministro for indigno, falso e ladro, a o prncipe estar arruinado, pois o tacharam como incompetente na escolha de seus ajudantes. Assim o prncipe ter que observar muito bem os sditos, e aos pretendentes a serem os seus ministros pois (...) "h trs tipos de crebro uma que entende as coisas por si mesmo, outra que sabe discernir o que os outros entendem e, finalmente, uma que no entende nem por si, nem sabe ajuizar do trabalho dos outros (a primeira excelente, a segunda muito boa e a terceira intil)".(Cap. XXII) Quando um prncipe luta para edificar o principado e o seu Estado e com isso destaca-se e pe-se em glria, logo aparecem os adulares ou seus (puxa saco), pois, veremos agora como que o prncipe far para evit-los. Nicolau Maquiavel denomina essas pessoas de peste. "Um prncipe prudente deve, portanto, conduzir-se (...), escolhendo no seu Estado homens sbios, e s o estes deve dar direito de falar-lhe a verdade a respeito, porm, apenas das coisas que ele lhes perguntar". (Cap. XXIII) O que se conclui da que os bons conselhos, de onde quer que provenham, nascem da prudncia do prncipe e no a prudncia do prncipe dos bons conselhos. Depois Maquiavel cita as razes pelas quais os prncipes da Itlia perderam seus domnios (na poca de Maquiavel a Itlia estava fraca, dividida e dominada), usando isso como exemplo de muito do que ele falou durante o livro "pelos motivos j amplamente analisados"; fala, tambm, sobre a sorte "para no descartar inteiramente nosso livrearbtrio, creio que se pode admitir que a sorte seja o rbitro da metade dos nossos atos, mas que nos permite o controle sobre a outra metade, aproximadamente" (Cap. XXIV) e considera que "o prncipe que baseia seu poder inteiramente na sorte se arruna quando esta muda", o que significa que o prncipe precisa agir sempre com cautela, preparado para uma sorte menos favorvel.

Um prncipe recente muito mais vigiado em suas aes do que um hereditrio, e quando essas aes revelam virtude, atraem muito mais aos homens e os obrigam muito mais do que a Antigidade do sangue. Assim por no honrar a promessa feita aos sditos e deixar brechas feias pode perder o principado. O poder da fortuna em um principado, pode ao mesmo tempo ser a seu favor, como tambm ser contra. Este contra ao que me refiro em relevncia de seu mau uso e mal quando empregado em lugar e forma errada. Assim sendo, como tudo que o prncipe faz, tambm o uso da fortuna no Estado, deve ser com muita cautela, pois este principado e Estado so compostos de vrias pessoas, por isso tem que ser destrudo por ela. Maquiavel conclui a obra com um aviso de que a Itlia precisa de um novo soberano que assuma uma forma de governo que d orgulho e prosperidade ao povo e liberte a Itlia dos brbaros. Diz ele que, no podem deixar de passar este tempo propcio ocasio de fazer com que a Itlia, depois de tanto tempo encontre um redentor. 5.3 CONCLUSO A partir da nacionalidade e o contexto histrico de Maquiavel poderemos analisar a sua linha de raciocnio. Ele era um nacionalista fervoroso e seu maior sonho era ver uma Itlia forte e unificada. Com esse intuito desenvolveu este manual de poltica que ensina "passo a passo" o comportamento do prncipe ideal. Este fruto de observaes diplomticas pelo interior italiano, de sua bagagem cultural e de muita reflexo. Seu livro foi um marco, j que explicava claramente como se deve desenvolver a poltica . Isso causou uma tremenda revoluo para a poca, j que abolia os fundamentos bsicos da poltica , usados por quase mil anos. Resumindo podemos dizer que Maquiavel o responsvel pela autonomia do campo da cincia poltica, que se desliga das preocupaes filosficas e da poltica normativa dos gregos, desvinculando-se tambm da moral crist. As questes centrais de 'O Prncipe' so as mesmas de qualquer obra de cincia poltica da atualidade: a conquista, manuteno e preservao do poder. E os desdobramentos dessas questes tambm esto na ordem do dia: como obter alianas, acordos e negociaes, as relaes entre governo e povo, a formao de um Estado, as polticas interna e externa, a corrupo e o favorecimento. Porm, quero deter-me neste ponto: O porque de uma obra escrita h quase quinhentos anos, permanece atual? Creio que mesmo o autor no saberia responder, ou melhor, creio que ele, apesar de construir uma obra de carter prescritivo e preditivo, no pde prever o longnquo alcance dos seus ensinamentos, e digo isso, baseando-me em suas prprias palavras, pois ele atribuiu sua obra ao estudo poltico da histria antiga e as observaes efetuadas por ele.

Maquiavel acredita, apoiando-se nos exemplos, opinies e tradies, que aspectos relevantes de estratgias de outro tempo e espao se repetiriam em seu ambiente temporal e espacial, assumindo internamente o pressuposto que ambientes, pertencentes a pocas e espao diferentes, guardariam semelhana. Porm, creio, que muito alm desse pressuposto, muito mais que isso, ele teve sim, uma grande compreenso da psicologia humana, e exatamente por isso, apesar de ressalvas que veremos adiante, concordo que sua obra sim, aplicvel a todos os tempos, pois se muda o contexto do homem, mas no sua essncia. A contribuio de Nicolau Maquiavel para o mundo imensa, ensinou atravs da sua obra, a vrios polticos e governantes. Como ex: Napoleo Bonaparte. Quero acrescentar, que lendo essa obra, na passagem abaixo citada, recordei-me do fato da renncia do ex-presidente Jnio Quadros e no me contive, em incluir a observao, de que se este "prncipe" tivesse observado melhor os conselhos de Maquiavel, talvez no tivesse renunciado a presidncia do Brasil em 1961. "Ningum deve querer cair, por acreditar que algum ir recolh-lo. Isso ou no acontece ou, se acontece, no seguro, por ser defesa vil e no depender de ti." (Cap. XXIV) A objetividade historiogrfica e o realismo poltico constituem, assim, os dois pontos bsicos de Maquiavel e sua doutrina original. Graas a este segundo aspecto, Maquiavel foi considerado fundador da cincia emprica da poltica, ou seja, disciplina emprica que estuda as regras da arte de governar sem outras preocupaes alm da eficcia dessas regras. Porm, quero fazer uma sria ressalva, a todo este discurso que sempre "rondou" a obra. Creio que como estudante de histria, devo fugir do "discurso pronto", e atrevo-me a questionar esta "validade eterna". Como j me coloquei, creio que no aspecto da alma humana em relao ao poder, "O Prncipe" ser imortal (mesmo eu rezando e torcendo contra), mas em relao poltica atual, creio que a objetividade e a racionalidade perseguida por Maquiavel foram, sim, substitudas. Na atualidade, percebe-se uma busca da subjetividade na poltica. No possvel compreender o mundo atual, apenas racionalmente, necessrio levar em conta a diversidade cultural e suas inter-relaes, os desejos da sociedade, enfim o imaginrio do povo. Apenas atravs de estudos que respeitem a alteridade que, poderemos melhor compreender a desintegrao do Leste Europeu, a guerra da Bsnia e o conflito entre Srvios e Kosovares. S este tipo de estudo pode explicar as dificuldades encontradas pelos Estados Unidos nesta segunda guerra do Golfo. Afinal, enquanto os americanos vem-se como libertadores, os iraquianos, mesmo aqueles que estavam em desacordo com Saddam Hussein, vem os americanos como os outros, diferentes, estrangeiros e intrusos em uma casa e uma causa que no so deles.

Um dos grandes desafios da cincia poltica atual reconhecer que o econmico no pode explicar tudo, precisamos de novos modelos, novos mtodos, novos paradigmas, novos marcos tericos para poder dar conta destas questes. Estes marcos tericos podem e devem ser buscados dentro e fora da poltica. No entanto no devemos perder de vista que no fim das contas estamos de volta por outros meios ao paradigma clssico da Teoria Poltica, afinal trata-se de uma luta pelo poder e pela legitimidade do uso da fora, e tambm da idia preconizada por Maquiavel de que para o espao poltico no valem os mesmos valores morais que regulam a vida do cidado. Ter poder, portanto, conseguir impor sua vontade sobre a vontade de outras pessoas. O conceito de poder est intimamente ligado questo da dominao. Quando se trata de poder, fala-se obrigatoriamente de Dominantes e Dominados. Daqueles que exercem o poder e daqueles sobre quem o poder exercido. Mais uma vez cito o exemplo da segunda guerra do Golfo, onde George W. Bush, contra tudo e contra todos (incluindo-se a a ONU e quase toda a opinio pblica mundial), utilizou a fora para fazer valer as suas vontades e convices. importante ressaltar que ele no o nico, em boa parte dos pases rabes o poder exercido de maneira personalssima, em Cuba poder e Fidel Castro so sinnimos e tambm no Brasil a idia de que governar e exercer o poder a capacidade de impor a sua vontade generalizada. Nossos governantes costumam exercer o poder como uma extenso de suas vontades pessoais passando por cima de tudo e de todos. Obviamente esta posio sempre justificada atravs de discursos onde se afirma a idia de que o governo est trabalhando pelo progresso, pelo desenvolvimento, alegando sempre que as crticas e reclamaes so injustificadas porque partem daqueles que viram seus interesses prejudicados ou que perderam as eleies. Cristvam Buarque, ex-ministro da educao, professor da UNB e ex-governador de Braslia, afirma que a lgica da modernidade tcnica subordina os objetivos sociais e ambientais racionalidade econmica, ela mesma subordinada tcnica, e que neste contexto os valores ticos so ignorados. (BUARQUE, 1994) Ou seja, voltamos a Maquiavel e idia de que a poltica no pode subordinar-se moral. E enfim podemos dizer que apesar da mudana de enfoque, continuam intactos pontos fundamentais da teoria poltica clssica como a amoralidade do jogo poltico, a proximidade entre vontade individual e o poder e ainda, a natureza humana. O que significa no uma substituio do paradigma de Maquiavel nem a sua aplicao de maneira integral, mas sua incorporao a novos paradigmas, se de um lado importante levar em conta as subjetividades envolvidas no h como deixar de pensar que a velha mxima de Maquiavel que afirma que o poder do prncipe medido pela eficcia de

suas aes continua valendo, e que ganhar a guerra ainda uma estratgia eficaz para calar as crticas. Mesmo levando em conta o patriotismo de Maquiavel, diante da realidade da Itlia que se encontrava esfacelada por povos inimigos, quero ainda discordar "com seu prncipe", que usa da astcia e da violncia para unificar o Estado. Este modelo poltico Florentino patriota recusa o ideal de uma comunidade eticamente homognea, o seu pessimismo antropolgico no permite conceber uma forma de governo, cujo princpio fosse tico. Falta a ele, acreditar no potencial humano de viver de forma socialmente harmoniosa, concordo que o ser humano (principalmente o que detentor do poder) mau por natureza como o concebeu. Mas acredito na evoluo espiritual da espcie e talvez ainda, poder contribuir atravs do ensino de Histria para a formao de cidados ticos 6 DOM QUIXOTE-MIGUEL DE CERVANTES O livro conta a histria de Dom Quixote, que de tanto ler historias de cavalaria, passou a acreditar nos feitos histricos dos cavaleiros, ele resolve ento virar um cavaleiro, mas como todos os cavaleiros ele tinha que ter uma mulher a quem honrar. Ele pegou uma armadura velha que tinha e saiu por ai tentando fazer feitos hericos, e se intitulou Dom Quixote de la Mancha, ento ele montou em seu pangar que se chamava Rocinante, e saiu por a. Ele encontra uma estalagem onde pede para que o dono o ordene como Cavaleiro. Outro dia ele ataca vendedores que via como inimigos, e apanha desses vendedores. Um amigo dele que estava a sua procura o leva para casa. Sua famlia decide ento destruir todos os seus livros de cavaleiro e fechar a biblioteca. Depois disso Dom Quixote volta acompanhado por Sancho Pana, um ingnuo homem que cai na conversa de Dom Quixote. Em uma de suas aventuras ele v moinhos de ventos e confunde com gigantes, ento investe neles, mas jogado longe e socorrido por Sancho, ento ele diz que foi o mago que transformou o gigante em moinhos, quando viu que o cavaleiro estava vencendo. Mais adiante ele v um rebanho de ovelhas e pensa que inimigos, investindo nelas, mas os pastores no deixam isso acontecer e batem nele, tambm ajuda ladres a fugirem pensando que eles so escravos. Eles encontram abrigo, e nesse abrigo eles encontram Tomas e o padre Nicolau, que convencem Sancho a levarem Dom Quixote a sua casa, cedido pela chantagem Sancho ajuda a levar Dom Quixote para sua casa. Depois que sai da gaiola que estava preso ele vai a procura de sua amada Dulcinia, que o recebe com um repolho batido em sua cabea, para agradar Maria, Sanso resolve se

vestir de Cavaleiro dos Espelhos, e enfrentar Dom Quixote, ele trado por seu cavalo que fica comendo grama, ao eives de duela, por isso Dom Quixote perde a batalha. Em outra de suas aventuras eles encontram o Duque e a Duquesa, que j tinha ouvido falar dele e resolve curtir com ele, falando que o levaria at o feiticeiro Merlin. Depois disso ele encontra o Cavaleiro Da Lua Cheia, que o desafia para um duelo, na verdade era Sanso. Dom Quixote perde e desiste de ser cavaleiro andante, e volta para casa, ele fica com muita febre, e acaba morrendo no final do livro. 6.1 BIBLIOGRAFIA DO AUTOR Miguel de Cervantes y Saavedra nasceu em 1547, em Alcal de Henares, uma pequena cidade da Espanha, perto da capital, Madri. Ainda jovem, embarcou para Npoles, cidade italiana que na poca estava sob domnio da Espanha, e l se alistou no exercito, lutando contra turcos na batalha de Lepanto, da qual carregou uma lembrana triste a perda dos movimentos da mo esquerda, por causa de um ferimento causado por arma de fogo. S em 1580 que conseguiu voltar a Espanha. Encontrou se pas na misria e at pensou em tentar a vida na Amrica. Nessa poca, chegou a trabalhar como cobrador de impostos. Devido a essa profisso, ele viajou por toda Espanha e conheceu de perto as dificuldades do povo o que lhe serviu de inspirao para mais tarde escrever Dom Quixote. At a publicao dessa obra a vida de Cervantes ainda foi bastante atribulada. Como cobrador, foi acusado de corrupo, sofrendo processos e chegando a ser preso por trs vezes. Mas, em 1605, tudo mudou. O lanamento da primeira parte do O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha foi um sucesso imediato. Tanto que ele continuou escrevendo e em 1613 publicou outra obra prima, as Novelas exemplares. Em 1615 lanou a segunda parte de Dom Quixote. Tinha mais de 60 anos e dizia que j havia aprendido a ter pacincia das adversidades da vida. Miguel de Cervantes faleceu no ano seguinte, bastante conhecido, mas ainda sem recursos. 6.2 CONCLUSO OU TEXTO CRITICO O livro teve partes ruins e boas, a boa que a historia foi divertida, contando as trapalhadas de um homem, mas a parte chata foi que o livro muito grande. 7 O LEVIT-THOMAS HOBBES 7.1 OBJETIVO

A obra de Thomas Hobbes muito vasta, criativa e de um valor histrico-cultural riqussimo humanidade. Portanto esse trabalho visa formular de forma simplista e sintetizada a axiologia jurdica do pensamento deste ingls em seu livro "Leviat" no que diz respeito a ato e fato jurdico aplicado em sua poca, realizando um comparativo com o direito aplicado nos dias atuais. 7.2 INTRODUO Thomas Hobbes foi defensor ferrenho do Estado Monrquico Absolutista no sculo XVII, na Inglaterra. Hobbes foi durante toda a sua vida critico do iderio econmico-burgus que se instalou. Em seu trabalho "Leviat" contribuiu para o enriquecimento e fortalecimento da sua filosofia a respeito do Estado Soberano, na qual se contraps aos que defendiam o Estado Liberal Democrtico. Para ele um Rei mais capaz do que uma Repblica. Hobbes atravs de sua critica filosfica deixou para o mundo um modelo de corpo poltico que estava preparado para enfrentar os percalos da grande diversidade de sditos (sociedade na viso de Hobbes) que viveriam sob os auspcios do Estado. Por isso Hobbes preocupou-se em criar mecanismos como as leis para isolar ou inibir aqueles que por ventura reivindicassem algum tipo de direito. Pois o soberano criava as leis de forma que s e somente ele seria beneficiado. 7.3 - FATOS E ATOS JURDICOS - Leviat X Direito atual Hobbes colocava que o Estado foi institudo quando uma multido de indivduos concorda e pactua que a qualquer homem ou assemblia de homens seja atribudo o direito de representar a coletividade. bom lembrar que nas democracias, o poder est nas mos da coletividade, embora Hobbes defendesse a centralizao deste, pois, a fragmentao do poder traria complicaes devido ao conjunto de idias evoludas, enquanto que o Rei s estaria merc dos fatdicos da natureza humana. Importante observarmos que nos dias atuais a representatividade consubstancia-se no modelo democrtico que melhor anseia os ideais do povo, j que esse ideal est inserido em nossa carta constitucional, que diz o seguinte: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituio". (Pargrafo nico, artigo 1 da CF) Thomas Hobbes tratou de caracterizar as formas pelas quais os soberanos poderiam ascender ao poder supremo e/ou ampliar seus domnios. Caracterizao essa dada sobre o aspecto de domnio por aquisio ou por conquista.

Para ele, o Estado por aquisio ocorre quando a tomada do poder verifica-se a partir da fora, ou seja, a autotutela era a deciso imposta pela vontade do soberano, no qual a sociedade amedrontada outorgava plenos poderes quele que governa suas vidas e liberdade. Hobbes procurava legitimar a importncia do Estado na direo da sociedade, sendo este gestor de tal monta conduzir tais processos. O estado nesse contexto centraliza o poder em suas mos e despreza os questionamentos e/ou aspiraes da sociedade, j que Hobbes levantava a discusso sobre o Estado de natureza, onde no haja leis que disciplinem esses entraves. Um pensamento que Hobbes aspirava de forma utpica e que no possui aplicabilidade em nosso direito atual a que dividir o poder possibilita complicaes as quais redundam na necessidade de leis e constituies que regulem esses empecilhos, contudo, centralizando o poder nas mos do soberano as situaes indesejveis e reguladas por aparato jurdico no tem destaque, pois o rei est submetido s leis da natureza, pois tudo que ele fizer ser legitimo, j que a sociedade lhe deu plenos poderes. Eram consideradas ilegais as leis criadas em consenso para beneficiar a sociedade, caracterizando, portanto, crime. Teoria esta que diverge totalmente do direito atual que permite a participao popular no auxilio a formulao de projetos de leis. Hobbes destinou parte de seus estudos formulao de ordenamento jurdico que deveria ser aplicado. Dizia que entendia por leis civis aquelas leis que os homens so obrigados a respeitar, no por serem membros deste ou daquele Estado em particular, mas por serem membros de um Estado. Porque o conhecimento das leis particulares da competncia dos que estudam as leis de seus diversos pases, mas o conhecimento da lei civil de carter geral e compete a todos os homens. As leis romanas influenciaram vrias naes, at mesmo as que no estiveram sob seu julgo, dada a sua natureza e aplicao. Os romanos elaboraram sua lei civil obedecendo aos seus interesses e particularidades do cidado romano independente do territrio onde ele vivesse era comum, tambm, estender o beneficio jurdico para seus aliados para mostrar as boas pretenses do dominador sobre os dominados. A lei civil romana, da expresso Civitas, que significa Estado. As leis foram criadas para impor ao homem um conjunto de normas sobre o que o bem e o mal para a coletividade, ou seja, aquilo que admitido pela maioria, desde que seja espontneo, mas isso no ocorre assim, pois a elite ou os detentores do poder procura elaborar preceitos dentro de seus interesses e imp-los ao conjunto da sociedade a partir do aparelho ideolgico de Estado o que muitas vezes pode ser antagnico. As leis aplicadas no Brasil visam impor aos homens a funo de direo das condutas e de tratamento de conflitos, j que fomos fortemente influenciados pela Lei Civil

Romana, onde buscamos com a lei obedecer aos interesses do Estado e tambm a dos cidados, fazendo com que o beneficio jurdico seja mutuo e recproco. Entretanto, na tica de Hobbes no poderia ocorrer desta forma, j que a elite ou os detentores do poder procura elaborar preceitos dentro de seus interesses e imp-los ao conjunto da sociedade de uma forma inescrupulosa e antagnica. Hobbes defendia que s leis deviam ser elaboradas pelo Estado e nada mais. A partir desse iderio de sujeio a tal instituio, deduziu-se abaixo conforme Hobbes: 1 Em todos os Estados o legislador unicamente o soberano, seja ele um homem, como numa Monarquia, ou uma assemblia, como uma Democracia ou numa Aristocracia; 2 O soberano de um Estado, que seja uma assemblia ou um homem, no se encontra sujeito s leis civis; 3 quando um costume prolongado adquire a autoridade de uma lei, no grande durao que lhe d autoridade, mas a vontade do soberano expressa por seu silencio; 4 A lei da natureza civil contm-se uma outra e so de idntica extenso; 5 Se o soberano de um Estado subjugar um povo que haja vivido sob outras leis escritas e, posteriormente, os governar atravs das mesmas leis pelas quais antes eram governadas, essas leis sero, no obstante, as leis civis do Estado vencedor, e no as do Estado vencido; 6 Dado que todas as leis, escritas ou no, recebem toda sua foca e autoridade da vontade do Estado, quer dizer, da vontade do representante, que numa Monarquia o monarca, e nos outros estados, a assemblia soberana, h lugar para perguntar de onde derivam aquelas opinies que se encontram nos livros de eminentes juristas de vrios estados, segundo as quais o poder legislativo depende, diretamente, ou por conseqncia, de indivduos particulares ou juzes subordinados; 7 Que a lei nunca pode ser contraria a razo coisa com que nossos juristas concordam, assim como com que no a letra que a lei, e sim aquilo que conforme a inteno do legislador; 8 Partindo daqui, de que a lei uma ordem, e de que uma lei consiste na declarao ou manifestao da vontade de quem ordena, oralmente ou por escrito, ou mediante outros suficientes argumentos da mesma vontade, podemos compreender que a ordem do Estado s lei para aqueles que tem meios para dela se informarem. Hobbes alertava para o problema de desconhecimento da lei por parte do homem. Falava que no poderia servir de desculpa para desconhecer ou infringir o legislador ou lei, a ignorncia sobre tal assunto. Segundo Hobbes o homem violava as leis sobre trs formas:

Por presuno de falso principio; Por falsos mestres; Por inferncias erradas feitas a partir dos principio verdadeiros. Hobbes isenta o soberano da legislao em vigor e refora a autoridade suprema deste, centralizando o poder em suas mos. Importante salientar como ocorre nos dias atuais, no enfoque da participao do estado na soluo de litgios, legado esse deixado por Hobbes, onde vastamente utilizado no carter publico de articulao dos litgios. O soberano possua o papel de no poder deixar de garantir a integridade dos sditos e conjuntamente esclarecer, aos mesmos os direitos primordiais para que estes no sejam influenciados com facilidades e levados a no colaborar com o Estado quando este o procurar. Atualmente o Estado possui o dever de tambm garantir os meios necessrios sobrevivncia da sociedade, seja ela na educao, sade, segurana, etc. 7.4 CONCLUSO O direito nasceu junto com a sociedade, sua historia a historia da prpria vida. Por mais que mergulhemos no passado sempre vamos encontrar o direito, ainda que rudimentar, a regular as relaes humanas. Onde est o homem, est o direito. O Leviat to discutido nos deixa o exemplo de que num determinado momento histrico, sculo XVII, um homem fez a comparao de um organismo vivo e o homem natural dando a esta entidade as caractersticas que norteiam o ser humano. Entender os fatos jurdicos como acontecimento que produz conseqncia jurdica e ato jurdico decorrente de ao humana, voluntria e licita, com a inteno de obter um resultado jurdico. Sendo que para validar esse ato jurdico requer a vontade livre, agente capaz, objeto lcito e forma prescrita em lei. Fica claro que o direito atual alcanou um estagio de plena democracia, seja pela participao da sociedade, ou pela aplicabilidade e eficcia das leis. Diferentemente dos ideais de Hobbes, onde enfocou bem a necessidade de criar o rgo gestor da sociedade, o Estado, onde "somente o Estado, um poder cima das individualidades, garantiria segurana a todos". Mascarava e massacrava os direitos e garantias individuais do cidado, onde reinava plena e soberana em mos do rei, fazendo o que bem entendia. A vontade unilateral da poca seria causa de anulabilidade, inexistncia e ineficcia dos atos e fatos jurdicos praticados pelos soberanos, onde cabe nos dias atuais a vontade

do povo e capacidade de sermos representados pelos legisladores, celebrar leis que venham a servir de forma igualitria as necessidades e anseios do povo democrtico. Portanto os ideais apresentados por Hobbes no que se refere criao das leis civis, bem como na sua aplicao, no se verificava de forma alguma a segurana jurdica, essa que norteia nosso direito moderno e atual, trazendo a sociedade certeza que seu direito ser respeitado e as leis cumpridas de forma imparcial e igualitria. 8 A CIDADE DO SOL-TOMS DE CAMPANELLA No pensamento de seu autor, Tommaso Campanella, uma comunidade ideal a ser governada por homens iluminados pela razo; todo trabalho de cada um era destinado ao patrimnio comum. Propriedade privada, riqueza indevida e tambm a pobreza no existiriam, porque a nenhum homem seria permitido ter mais do que o necessrio. O autor imagina uma cidade ideal, sem hierarquias, na qual todos trabalham e as vrias funes so adequadamente repartidas. abolidas toda habitao separada, a famlia e tudo que alimenta o egosmo; o bem individual subordinado ao bem da comunidade. A maior parte da cidade est situada sobre uma alta colina que se eleva no meio de vastssima plancie. Mas, as suas mltiplas circunferncias se estendem num longo trecho, alm das faldas do morro, de forma que o dimetro da cidade ocupa mais de duas milhas, por sete do recinto total. Mas, achando-se sobre uma elevao, apresenta ela uma capacidade bem maior do que se estivesse situada numa plancie ininterrompida. Divide-se em sete crculos e recintos particularmente designados com os nomes dos sete planetas. Cada crculo se comunica com o outro por quatro diferentes caminhos, que terminam por quatro portas, voltadas todas para os quatro pontos cardeais da terra. A cidade foi construda de tal forma que, se algum, em combate, ganhasse o primeiro recinto, precisaria do dobro das foras para superar o segundo, do triplo para o terceiro, e, assim, num contnuo multiplicar de esforos e de trabalhos, para transpor os seguintes. Por essa razo, quem se propusesse expugn-la precisaria recomear sete vezes a empresa. Considero, porm, humanamente impossvel conquistar apenas o primeiro recinto, de tal maneira ele extenso, munido de terraplenos e guarnecido de defesas de toda sorte, torres, fossas e mquinas guerreiras. Assim que, tendo eu entrado pela porta que d para o setentrio (toda coberta de ferro e fabricada de modo que pode ser levantada e abaixada, fechando-se com toda a facilidade e com plena segurana, graas arte maravilhosa com que as suas engrenagens se adaptam s aberturas dos possantes umbrais), o que primeiro me despertou a ateno foi o intervalo formado por uma plancie de setenta passos de extenso e situada entre a primeira e a segunda muralhas. Distinguem-se, da, os grandiosos palcios que, de to unidos uns aos outros, ao longo da muralha do segundo crculo, parecem mais um s edifcio.

A meia altura desses palcios, vem-se surgir, de fora para dentro do crculo, vrias arcadas com galerias superiores, sustentadas por elegantes colunas e circundando quase toda a parte inferior do prtico, maneira dos peristilos ou dos claustros religiosos. Em baixo, alm disso, s esto encravados na parte cncava das muralhas, e caminhando no plano que se penetra nos compartimentos inferiores, ao passo que, para alcanar os superiores, devem subir-se umas escadas de mrmore que conduzem s galerias internas, chegando-se ento s partes mais altas e mais belas dos edifcios, as quais recebem luz pelas janelas existentes tanto na parte cncava como na convexa das muralhas, estupendas por sua sutileza. Cada muralha convexa, isto , a sua parte externa, tem uma espessura de cerca de oito palmos, por trs somente da parte cncava, ou seja, a sua parte interna, enquanto os tabiques tm apenas um, ou pouco mais. Atravessada a primeira plancie, chega-se segunda, mais estreita uns trs passos, e a se descobre a primeira muralha do segundo crculo, igualmente guarnecido de palcios que, como os do primeiro crculo, possuem galerias em baixo e em cima, havendo na parte interior outra muralha interna que circunda os palcios e tem em baixo sacadas e peristilos sustentados por colunas, sendo que em cima, onde se acham as portas das casas superiores, apresenta preciosas pinturas. E assim, por esses crculos e duplas muralhas que cercam os palcios, ornados de galerias sustentadas por colunas, chega-se ltima parte da cidade, sempre caminhando no plano. S quando se entra pelas portas duplas dos vrios circuitos, uma na muralha interna e a outra na externa, que se sobem uns degraus de tal forma construdos que mal se sente a subida, pois esto colocados obliquamente e muito pouco mais elevados uns do que os outros. No cimo do monte, encontra-se, ento, uma espaosa plancie, em cujo centro se ergue um templo de maravilhosa construo.

9 DISCURSO DO MTODO-REN DESCARTES

9.1 IDIA CENTRAL A busca de um mtodo eficiente para a utilizao da razo humana.

9.2 CONTEDO A obra estruturada em seis partes, a saber:

9.2.1 Primeira Parte: Consideraes sobre as Cincias O conhecimento depende do caminho seguido e possvel que homens virtuosos dele se afastem como tambm perfeitamente realizvel que outros menos hbeis por ele sigam. O importante que avano pode ocorrer de forma lenta, mas significativa, se observado esse preceito. Difcil definir em quais aspectos os homens poderiam ser superiores ou inferiores entre si. A razo comum a todos e tudo depende de sua utilizao e da abordagem que se faz da realidade. O mtodo a chave de tudo. Nos enganamos muito facilmente a nosso prprio respeito. A desconfiana deve ser constante e no se pode tomar verdades como absolutas. Duvidar nos proporciona a oportunidade de conhecer caminhos e enxergar novas situaes. Descartes mostra, com honestidade, a maneira da conduo de sua razo, entretanto no a impondo como certa. Tem desejo de conhecimento e o persegue continuamente, "frustrando-se" em descobrir-se pequeno diante do saber. No ousou discutir religio por acreditar-se incapaz de faz-lo; nem to pouco filosofia, que entende ser duvidosa e discutida, como so as cincias que dela derivam. Simplesmente, reconheceu-se como homem limitado e desconhecedor de muitas questes. Para ele, os cientistas pensam saber mais do que realmente sabem. Procurou incessantemente distinguir o verdadeiro do falso e encontrar as respostas em si mesmo, nas experincias que podia ter, em seu relacionamento com o mundo, examinando as experincias dos homens e o modo como resolvem seus problemas. No acreditara naquilo que to somente fora imposto pelo costume ou pelo tempo; tentara enxergar alm.

9.2.2 Segunda Parte: As principais regras do exame de Descartes Iniciando uma nova fase, aps um isolamento, Descartes concluiu que obras perfeitas decorrem da realizao individual, dificilmente podendo resultar de contribuies diversas. Cada indivduo deve construir suas prprias experincias e tirar suas prprias concluses. Quando se pretende desenvolver a partir do que algum construiu, dificilmente chegar-se- a um bom resultado. No se deve construir a vida sobre velhos alicerces. Seu propsito era construir um conhecimento prprio, sem, no entanto, ter a pretenso de destruir coisa alguma. Apesar disso, tambm no pode um homem reformar tudo. Ento, deve-se suprimir alguns preceitos para depois os substituir ou os retornar. No podendo valorar mais um pensamento que outro, escolheu um caminho prprio, avanando lentamente num campo desconhecido, j que partira do incio e no pretendia recuos. Passou ento a disciplinar-se, utilizando-se de um mtodo por ele definido e disposto a no contrari-lo, assim planejou: evitar a precipitao, com concluses sem uma cuidadosa anlise; dividir os problemas em partes que proporcionassem melhor julgamento; construir o conhecimento por meio de uma gradao, partindo das mais simples anlises para as mais complexas; e fazer revises e estudos de forma a tudo contemplar. Em seu entendimento, demonstraes complexas so explicadas por meio de simples cadeias de razes, e estas apresentam-se e chegam ao conhecimento dos homens de uma maneira comum. Como se relacionam e at coincidem em determinados pontos, fcil compreend-las ou descobri-las, corrigindo-se umas pelas outras.

9.2.3 Terceira Parte: Algumas regras das moral extradas do mtodo Foi necessrio, segundo Descartes, para melhor adequao e estudo da realidade, a formao de uma moral provisria, inclusive com o abandono das prprias opinies. A garantia dessa atitude seria o aperfeioamento dos juzos.

Passou a seguir alguns preceitos que em seu entendimento lhe conduziriam mais eficientemente. Decidira que obedeceria s leis e religio; no podendo discernir, procuraria seguir as opinies mais provveis; e aceitaria que o poder absoluto no est no homem, mas alm de sua mente. Decidira no aceitar opinies alheias, mas examinar tudo luz de sua prpria razo, juzo ou julgamento e refletia sobre o que observava. Passou a empregar a vida no cultivo da razo e do progresso cientifico, na busca da verdade segundo seu prprio mtodo e em dispor do pensamento de modo absoluto. Chegou a certas concluses que o satisfizeram. Duvidava unicamente com o propsito de chegar concluses seguras e destruio de opinies mal fundamentadas, com estabelecimento de entendimentos. Procurou isolar-se para, de maneira prudente, melhor desenvolver o pensamento.

9.2.4 Quarta Parte: Prova da existncia de Deus e da alma humana Refletindo sobre as dvidas que afetam "as verdades", Descartes conclura pela razo e lgica singular dos prprios pensamentos que a essncia do homem o pensar. Reconhecera o homem como sendo um ser imperfeito, o que se prova pelas dvidas que este sustenta. A perfeio existe fora do homem, em Deus, e est presente numa conscincia independente, que se apresenta fora de uma composio, fora de uma unio mente-corpo. No se pode negar a existncia de Deus e da alma. No entanto, sem uma interveno do entendimento, os sentidos no nos do certeza, no nos levam a concluses seguras. Deus nos d a razo e como somos seres imperfeitos no a utilizamos eficazmente de modo a compreender todas as verdades. A razo humana apoia-se nas perfeies infinitas de Deus.

9.2.5 Quinta Parte: A ordem das questes de fsica examinadas Descartes no aceita verdades que no se apresentem mais claras que a geometria. Estudando, compreendeu o estabelecimento de leis naturais por Deus, o modo como tais noes foram impressas na alma humana e expandiu seus horizontes a pontos nem esperados. Segundo tais estudos, Deus d alma humana, sua criao, a capacidade de desenvolver-se; sua natureza pensar e existe independentemente do corpo. Uma distino facilmente observada entre os homens e os demais animais, desprovidos de alma, encontra-se no fato destes no serem capazes de articular pensamentos, de usarem a razo que simplesmente no detm e de no serem capazes de um discurso. A natureza opera-se nos corpos conforme a disposio dos rgos e segue as mesmas regras da mecnica. O corpo humano como uma mquina, feita por Deus como tudo mais, e apesar da superioridade que apresenta diante dos outros animais tem a mesma origem, o que se pode reconhecer por algumas semelhanas. Apesar da engenhosidade que possui, no h como o homem conceber mquinas que a ele se assemelhem e sejam ao mesmo tempo capazes de repetir suas aes conscientes e racionais. Esta capacidade s pertence a Deus. A alma humana imortal (no perece juntamente com o corpo) e no existe como refutar a existncia de Deus.

9.2.6 Sexta Parte: As coisas que julga necessrias para a investigao da natureza e as razes que o levaram a escrever sobre o mtodo O propsito inicial de Descartes era o de chegar a algum lugar ainda no percorrido. Ao fim, tinha a inteno de revelar aquilo que descobrira e que julgara necessrio

compartilhar com os demais, quais sejam: os caminhos que levam ao saber e que podero tornar a vida melhor; o uso de uma filosofia que pode ser empregada nas mais diversas situaes e para controlar de maneira mais eficiente a natureza; uma forma de tornar os homens mais sbios e hbeis e conservar sua sade. Os princpios que descobrira a respeito da filosofia so muito simples e evidentes e em sua avaliao no os poderia ocultar. Os horizontes do saber so enormes e ainda h muito a se desvendar. Procurando proporcionar o bem aos outros, mas no possuindo capacidade para realizar todas as experincias, Descartes intencionava dar a oportunidade de outros o fazerem. Ento, procurou encorajar os demais a seguirem seus caminhos e a irem alm, levando a humanidade o mais longe. Segundo sua viso, alguns cientistas preocupam-se mais com suas reputaes e prestgio adquiridos pela situao em que se encontram. Ento, desviam-se do caminho da verdade, que s pode ser resultado de muito esforo e dedicao continuados. Esses cientistas so vaidosos e querem demonstrar que nada ignoram. Para estes, seu discurso pouco serve. Descartes atribui a qualquer um a capacidade de enxergar o que enxergou, desde que ajam com racionalidade e busquem o conhecimento pelo princpio. Partindo desse princpio e examinando cada fato, a capacidade do homem lhe permite escavar a verdade e a partir da ter toda a chance de seguir adiante. O sucesso e o descobrimento so frutos da curiosidade pioneira, da aplicao da procura. Segundo seus estudos, as melhores trabalhos so aqueles concludos por quem os comeou. No recomenda que continuem sua obra, mas que empreendam suas prprias.

9.3 ASPECTOS MAIS IMPORTANTES A busca de um mtodo prprio que direcione o homem ao conhecimento ainda obscuro, s novas possibilidades do saber, que garantiro humanidade desenvolvimento e

soluo para problemas, e uma busca coletiva do bem comum, por meio da soluo de questes de ordem prtica. O reconhecimento do pensamento crtico como sendo exclusivo da espcie humana, decorrente da vontade de Deus e da existncia da alma por ele criada. A viso de tudo o que h como sendo de obra de Deus e da singularidade do homem como sendo o pice dessa obra. A oportunidade dada somente raa humana de desfrutar da razo e da liberdade de sua utilizao e por meio dela poder enxergar sua real posio dentro da natureza.

9.4 REFLEXO PESSOAL SOBRE O CONTEDO O fato que mesmo possuindo racionalidade, o homem no se utiliza bem dela. A razo deve servir para retirar o homem da mediocridade e lev-lo a pensar sobre algo mais complexo e til, desprend-lo da simplicidade de fatos corriqueiros e lhe proporcionar entendimento de questes que lhe acrescentaro mais vigor e lhe mostraro os caminhos pelos quais deva realmente se enveredar, dando motivo sua existncia e lhe imprimindo mais utilidade vida. A natureza do homem pensar e pensar necessariamente leva a perguntar, discutir e duvidar. A dvida deve estar presente em toda evoluo do pensamento, balizando seu desenvolvimento e servindo de garantia de que todas as questes sero incansavelmente submetidas a testes que provem sua veracidade.

9.5 AVALIAO DO LIVRO No h maneira de avali-lo negativamente, uma vez que desta obra s se podem retirar ensinamentos poderosos a respeito da prpria essncia humana e de como um homem bem intencionado, livre de vaidades pde dedicar a vida em esclarecer aos outros aquilo que lhe aguou a curiosidade.

Descartes no se absteve de compartilhar com a humanidade seus propsitos e descobertas, simplesmente por acreditar numa possibilidade de levar outros a tambm o fazerem.

9.6 RECOMENDAO H obras que no so percebidas por sua fundamental importncia. Esquecidas, nunca lembradas; so simplesmente deixadas, no se permitindo a oportunidade de delas auferir tudo o que h de to fantstico e necessrio em seu corpo. Permitir, preferir e at exigir um desenvolvimento intelectual sustentado em bases filosficas s pode garantir sucesso profissional e satisfao da alma. Aqui, so respondidas questes sequer formuladas por alguns mas assustadoramente fantsticas, luz do contexto e da soluo apresentada. O Discurso do Mtodo assim. Compartilhar o conhecimento adquirido em suas experincias foi o que Descartes pde nos deixar de mais valioso e seguro. O conhecimento, como se diz, s o no nos pode ser retirado e sua acumulao deve ser preferivelmente a partir de obras como esta.

10 DO ESPRITO DAS LEIS-MONTESQUIEU

10.1 INTRODUO O sculo XVII abre caminho para o pensamento moderno, atravs do racionalismo cientfico e do empirismo ingls. Nessa poca, o domnio total da natureza constitui a tarefa principal do homem. O sculo do Iluminismo, XVIII, vai transportar essa concepo para os seus anseios, fazendo com que os filsofos procurem outro conceito de verdade e filosofia. Montesquieu foi prova viva desse carter investigador. Charles Louis de Secondat, Baro de la Brde e Baro de Montesquieu, nasceu em 1689, prximo a Bordeaux. Provinha de famlia inglesa por parte de me e de famlia nobre por parte de pai. Estudou, a partir dos doze anos, no Colgio de Juilly, onde teve sua formao intelectual decididamente formada, pois os sacerdotes que lecionavam orientavam

o ensino com esprito iluminista. Estudou direito, adquirindo experincia prtica em Paris. Quando da morte de seu pai, ele acabou, ele acaba voltando para sua terra natal e nela que recebe a herana de um tio com considerveis propriedades e o ttulo de baro de Montesquieu, que tambm herdou. Com uma posio financeira confortvel, Montesquieu passa a dedicar-se mais ao estudo do direito romano e das leis naturais, firmando sai formao iluminista. Em 1721, surge sua primeira obra literria, com a qual ganhou fama: as Cartas Persas. Retratando satiricamente a sociedade francesa de sua poca, a obra escrita por meio de uma certa correspondncia fictcia de dois viajantes persas que estavam em Paris. O sarcasmo estende-se aos costumes e poltica, e Montesquieu atribui dilogos de admirao aos viajantes. Entretanto a constante vivncia e reflexo sobre a poltica e as leis fizeram amadurecer o projeto de uma grande obra, finalmente publicada em 1748: Do Esprito das Leis ou Das Relaes que as Leis Devem Ter com a Constituio de Cada Governo, Costumes, Clima, Religio, Comrcio, etc.

10.2 ANTI-ABSOLUTISMO Do Esprito das Leis uma obra poltica por ter como objeto primordial o Estado, a organizao da sociedade, o meio que pode dominar legitimamente os homens. Montesquieu tem assinalado o esprito dos contemporneos e das geraes posteriores, em uma relao de oportunidade e ressonncia, respectivamente. Por ter sido produzida em longos 20 anos, a obra possui falhas quanto a sua lgica e possvel didtica. A obra retrata a crise da conscincia europia, com carter de revoluo frente ao absolutismo monrquico, uma vez que reverencia todas as possibilidades de argumentos, no se viciando em uma vertente mais conveniente. A significativa originalidade de Montesquieu est em sua metodologia, que exclui da cincia social toda perspectiva religiosa ou moral e afasta-se das teorias abstratas e dedutivas, abordando mais descritivamente e comparativamente os fatos sociaIs. Escrito em 1748, Do Esprito das Leis aborda a questo crucial no direito da humanidade: o motivo da existncia e aplicao de uma lei em determinada poca e espao

e a sua no aplicao em outra situao. Parte da, ento, os seguintes pressupostos: existe um esprito das leis; os homens polticos no se levam pela fantasia; Montesquieu no admite uma regra para toda e qualquer situao. Contudo, isso no quer dizer que, os acidentes particulares tinham uma importncia exacerbada; pelo contrrio, os acidentes eram nivelados inferiormente quando do conhecimento de uma causa principal. Para ele, o que explica racionalmente a histria, sem necessidade de apelar para o Destino, pode explicar , racionalmente as leis, os costumes. Se o aspecto exterior nublado, o exame lgico descobre. Deve-se, a priori, procurar a mola, a alavanca para a mquina funcionar. Isso se faz vigorosamente no sculo XVIII, atravs do mtodo experimental mundano, das cincias exatas, atravs da dissecao da legislao. Dissecao difcil, porque precisa-se ter senso de conjunto e, ao mesmo tempo, gosto por detalhes, alm de muita leitura e viagem. Com tudo isso, o cientista conceitua que as leis particulares se ligam uma a outra e dependem de outra mais geral. Um dos grandes tpicos frisados por Montesquieu a relevncia dos princpios. Entende-se por princpio que toda lei tem uma razo, porque toda lei relativa a um elemento da realidade fsica, moral ou social. Sendo assim, toda lei supe uma relao. O esprito o encadeamento dessas relaes, a sua organizao sistmica. Ao fim da obra, Montesquieu sentiu-se satisfeito com o desenvolvimento de sua teoria dos governos e com o caminho que o seu critrio de diviso de leis estava tomando. Entretanto, " medida que se desenvolve (a teoria), a coeso (intelectual) vai progressivamente se afrouxando; o autor enriquece constantemente sua investigao, e eilo embaraado com sua prpria riqueza." Os oito primeiros livros que Montesquieu escreveu para a sua obra-prima so direcionados para a teoria de sua investigao. Os livro de IX a XIII trata da proteo dos cidados no exterior, interior e os impostos e rendas pblicas. Abrange, portanto, a teoria da liberdade poltica, assegurada por certa distribuio dos poderes. da que surge sua decepo com as repblicas de seu tempo e v-se seduzido pelas instituies inglesas, modificando o curso de sua obra.

Dos livros XIV a XVIII, o autor preocupa-se com as causas fsicas dos pases a serem estudados. So lei relativas ao ambiente fsico de diversos lugares do mundo, fazendo com que o assunto parea um pouco inslido, perigoso e at com pitadas deterministas. O livro XIX refere-se ao esprito geral das causas, abrangendo o governo, a religio, tradio, costumes, maneiras e inclusive climas fsicos. O livro XX abre caminho para a segunda parte de sua obra, fazendo a relao com o comrcio. nesse momento que Montesquieu sente que sua vida avana, ao passo que sua obra retrocede, devido ao seu imenso tamanho. Os livros no tm mais uma coeso, so soltos, como monografias. At o livro XXV o pensador continua a analisar a lei e sua relao com o comrcio, a moeda, a populao e a religio. O livro XXVII discute os distintos domnios da legislao, ao mesmo tempo analisando as leis sucessrias dos romanos e a origem e revoluo das leis civis entre os franceses, seguindo o assunto pelo livro XXVIII. Esse mesmo assunto est em Das causas da Grandeza e da Decadncia dos Romanos, livro de difcil assimilao e produo, uma vez que at hoje no se vem claras todas as causas da dissoluo da civilizao antiga. Nos livros XXX e XXXI, a questo estudada a teoria das leis feudais na sua relao com a monarquia. O ltimo livro, que aparentemente fecharia com chave de ouro toda essa cincia produzida, acaba por frustrar ironicamente em um assunto de extrema coerncia com o restante da obra: a maneira de composio das leis. No por isso esse conjunto de livros perdeu seu valor autntico. Do Esprito das Leis um dos maiores monumentos de jurisprudncia comparada, de poltica comparada. Como o prprio Montesquieu se orgulhou em dizer: foi um filho gerado sem me. Questiona-se que Montesquieu produziu um livro com uma vertente de higienizao social. O fato que sua teoria ilustra a moralidade e a reforma. Com sua forma fragmentada, o terico no tem o carter dedutivo de Hobbes, Locke ou Bossuet. Fez isso propositalmente, visto que sua visada mais abrangente. "As leis no so estabelecidas,

mas sim relaes que derivam da natureza das coisas", aludindo filosofia de Descartes. No desenvolver desse processo v-se, antes de mais nada, o esprito de Montesquieu

10.3 GOVERNOS Obra de carter generalizador, em que o autor considera tudo situado num mesmo plano. Nessa teoria, Montesquieu muda a classificao tradicional dos governos (exposta por Aristteles) de democracia, aristocracia e monarquia, para repblica, monarquia e despotismo, admitindo que esta teria mais propriedade com a realidade das coisas. Com isso, acaba por arriscar uma categorizao menos segura, pois a repblica, imediatamente pode ser dividida em duas: democracia e aristocracia. No decorrer de sua teorizao, percebeu-se, mais uma vez, que, para cada governo, necessrio distinguir a natureza e o princpio, para poder classific-lo. Ele estabelece uma relao entre as condies psicolgicas de cada povo e a forma de governo adotada. A natureza a estrutura particular de um governo. J o princpio a "mola" propulsoras dos eventos que acontecem em um governo. Todas as leis devem ser relativas a esses dois gneros do governo, sendo que o princpio o maior influente em toda a legislao, uma vez que produz diretamente as leis da educao e conseqentemente todas as outras. Ele ressalta ainda que quando os princpios so corrompidos, as melhores leis se tornam ruins. Nas prprias palavras de Montesquieu," o governo republicano aquele em que o povo em conjunto, ou s uma parte do povo, tem o soberano poder; o monrquico, aquele em que um s governa, mas por leis fixas e estabelecidas; ao passo que no depstico, um s, sem lei e sem regra, tudo arrasta por sua vontade e caprichos". Afere-se da que o Estado, para Montesquieu, uma totalidade real, em que todos os pormenores so efeitos de uma unidade interna. Considerando a repblica democrtica, nota-se que a sua natureza o povo, mandante e mandado, e que seu fundamento encontra-se nas leis que estabelecem o direito de sufrgio. O autor defende que o povo apto para escolher e examinar a gesto de quem escolheu para governar, mas no apto para administrar a si mesmo, porque ou age demais ou age muito pouco, sem um critrio coerente. Ele adiciona ainda que o tamanho do territrio influi muito no bem comum, de maneira positiva na pequena repblica, sendo compreendido e relevado, e de modo negativo nas grandes repblicas, que o sacrificam

inevitavelmente. Tudo isso remete ao interesse pblico, acarretando a virtude como essncia desse tipo de governo. Desenvolve a a idia de que virtude se encontra de preferncia nos pases freios, o despotismo nos pases quentes e a monarquia em pases temperados. O emprego da generalizao, de convenes, faz de Do Esprito das Leis a primazia do herosmo nostlgico de Montesquieu, uma vez que este isola e considera as condies sempre vlidas das democracias. Na repblica aristocrtica, que para ns s tem interesse histrico, por no ser mais aplicada em pas algum, o poder est nas mos de um certo nmero de pessoas e quanto maior esse nmero, maior a sua semelhana com a democracia. A sua distino com os outros governos est no esprito de moderao, que visa a suavizar as desigualdades. A monarquia constitui, para Montesquieu, o governo de um s, com esta pessoa sendo a fonte de todo o poder. Mas um governo limitado por leis estabelecidas e fixas e, conseqentemente, poderes intermedirios. A nobreza, o clero, as cidades com seus privilgios e o depsito de leis so poderes que censuram o monarca de extravagncias e caprichos. As leis que esto no depsito tm o papel de regular e reter o curso da soberania, refrescando a memria de leis esquecidas . evidentemente, por ser presidente do Parlamento de Bordus, Montesquieu reservou esse poder ao Parlamento. Com esse jogo complexo de oposies, de resistncias que ele consegue manter o Estado monrquico. O princpio desse governo a "honra", o preconceito das pessoas e das situaes. Atravs dessa concepo, a monarquia acaba por se auto-regular, pois as pessoas, visando a si mesmas, criam corporaes de privilegiados, tal qual esse tipo de governo necessita. O despotismo caracterizado pelo abuso de poder de uma pessoa s, no se preocupando com a opinio do povo. O autor admite que o que o diferencia da monarquia apenas o grau de moralidade. Enfatiza, contudo, a diferena radical quanto ao princpio: o temor versus a "honra". Com o objetivo de estabelecer a tranqilidade, o despotismo no busca a paz, mas sim o silncio dos povos.

10.4 LIBERDADE POLTICA

O livro XI, que trata "das leis que formam a liberdade poltica em sua relao com a constituio", a parte de sua obra mais famosa. Com uma mudana significativa da atmosfera que rodeia todos os outros aspectos abordados, este livro passa a considerar a liberdade poltica, em vez do governo moderado. Entende-se, entretanto, por liberdade por liberdade poltica, no o livre arbtrio nas escolha do que se quer fazer, mas sim a possibilidade, a permisso, o direito de escolher fazer ou no determinada coisa. Nota-se que a prpria virtude precisa, segundo ele, de limites para no acontecer o abuso de poder. Da a fragmentao dos poderes, com evidente aluso a Locke. Liberdade no existe quando o legislativo, o executivo e o judicirio esto nas mesmas mos. Ao chegar a essa concluso, Montesquieu teve que passar pela conceituao das foras concretas do governo (ingls): monarquia, nobreza e povo. A primeira das foras o povo, que no age por si mesmo, mas por seus representantes. O segundo poder a nobreza, constituindo uma corporao particular, por ser hereditria. A parte que se refere legislao fica nas mos dos nobres, podendo somente aplicar o impedimento das leis, aps analis-las, e no corrigi-las. O terceiro poder, o executivo, confiado ao monarca, que deve tomar decises momentnea, de acordo com as decises do legislativo. Ressalta-se nessa diviso que o legislativo assegurado por sesses peridicas, mas os reis no devem tentar governar o Parlamento, apesar deles serem considerados sagrados e inviolveis.

10.5 LEGADO O equilbrio da monarquia que Montesquieu montou foi muito criticado, por razes de medo e outras at racionais. O argumento de que a engrenagem da mquina emperraria com tantas limitaes e falta de inter-relaes posto abaixo com a realidade de nossos tempos: a sua influncia em todo o Ocidente se encontra viva at hoje, por uma questo de movimentao orgnica dos homens, que Montesquieu assinalou. A sua contribuio mais notvel ainda permanece: a investigao das relaes entre os fatos sociais e a sua compreenso na totalidade.

11. CONTRATO SOCIAL - JEAN J. ROUSSEAU

11.1 LIVRO PRIMEIRO Rousseau,era secretrio do embaixador de Veneza em 1743 e estudava teorias polticas vigentes. Podemos destacar das leituras polticas do autor podemos destacar os livros jurisconsultos como: Grotius,Pufendorf e Althusius ou se preferir filsofos polticos como Montesquieu,Hobbes e Locke.Grotius foi uma de suas obras mais lidas nos sculos XVII e XVIII. Segundo Grotius o poder poltico pode assumir varias formas ,mas suas preferencias pessoais tendem para a monarquia absoluta.Quanto a Pufendorf precisou da teoria do contrato de Grotius, para fazem a distino entre dois tipos de pactos: A) o pacto de associao segundo o qual formada a sociedade e que no sistema permite afirmar que a sociedade no se desfaz com a queda do governo) Um pacto de submisso pelo qual o poder confiado pelo povo a um soberano. Quanto Althusius sua presena bastante clara em algumas elaboraes de Rosseau,exemplo: Cartas da Montanha, e certos trechos deste Do contrato Social.Quanto a Hobbes, resumimos sua doutrina assim: No estado de natureza os homens apenas viso satisfao egosta de suas necessidades.O soberano legista ,estabelece os dogmas religiosos,etc.A teoria do contrato social exposta por Locke, precursor do liberalismo burgus, ope-se frontalmente a de Hobbes.Montesquieu se concentrava em fatores geogrficos,Rosseau insistia nos valores histricos. A economia poltica que se refere o livro hoje chamada de administrao pblica.Esse livro um estudo de teorias polticas,sociais e civis da poca do sculo XVIII.

11.1.1 Concluso do I captulo Explica que a pessoa nascida de um Estado livre e membro do Conselho Geral ou Assemblia Soberana da Republica de Genebra (da poca),mesmo que tivesse pouca influncia de voz nos negcios pblicos o direito que eles tinham para votar era suficiente para impor o dever de instruir. Diz que a ordem social um direito que se auto justifica e que serve de base a todos os outros. Mas esse direito no proveniente de natureza foram fundados em convenes, mas precisa-se saber quais convenes.

11.1.2 Concluso do II captulo Das primeiras sociedades O que achei interessante e verdadeiro e nunca tinha parado para pensar e o que est neste captulo: que a famlia a mais antiga das sociedades, e ainda explica que os filhos permanecem com os pais durante o tempo que tem necessidade.Quando a necessidade cessa o lao natural se dissolve.Os filhos ficam isentos da obedincia que tinham com os pais e os pais fica isento de cuidados com os filhos. Assim se tem a igualdade e a independncia. Se continuarem unidos no mais naturalmente mas sim voluntariamente.A famlia se mantm por convenincia. uma liberdade comum e conseqncia da natureza do homem.Grotius nega que todo poder humano seja estabelecido em favor dos que so governados e cita a escravatura como exemplo.Calgola concluiu dessa analogia que os reis eram deuses e os povos eram bestas.O raciocnio de Calgola igual ao de Hobbes e de Grotius.Aristteles antes deles havia dito que os homens no so Naturalmente iguais ,uns nascem para escravido e outros para dominar.

11.1.3 Concluso do III captulo- Direito do mais forte Mais forte se no transformar sua fora em direito e a obedincia em dever nunca vai ser o senhor. A fora faz o direito o efeito muda com a causa. A palavra direito nada acrescenta a fora , aqui no significa absolutamente nada. Se obedecer as potncias quer dizer ceder a fora o preceito bom. Ex.: Quando uma pessoa nos assalta usa de arma para retirar nossos bens um tipo de fora, mas se eu pudesse me defender tambm usaria de fora para recuperar meus bens o sujeito poderia estar sem armas seria mais fcil para usar a minha fora fsica. Deduzimos que a fora no faz direito, somos obrigados a obedecer as potncias legitimas.

11.1.4 Concluso do IV captulo Da escravido Como nenhum homem possui autoridade sobre seu semelhante e como a fora no produz nenhum efeito restam as convenes como base de toda autoridade legtima entre os homens. Alienar dar ou vender. Um homem que se torna escravo de um outro no se

d; ele se vende pelo menos por sua subsistncia . Dizer que um homem se d gratuitamente um absurdo. Mesmo que cada um pudesse se alienar a si mesmo, no poderia alienar seus filhos, nasceram homens livres, sua liberdade lhe pertence e ningum se no eles, tem o direito de dispor dela. Antes que atinjam a idade da razo o pai pode em seu nome, estipular condies para sua conservao, para seu bem estar, mas no pode da-los irrevogavelmente e sem condio, pois tal doao contrria aos fins da natureza e ultrapassa os direitos de paternidade. O vencedor tendo direito de matar o vencido segundo eles, este pode resgatar sua vida a sua liberdade. A guerra no , portanto, uma relao de Estado para Estado, os particulares so inimigos acidentalmente como defensores. Cada Estado s pode Ter como inimigos outros Estados. O estrangeiro seja rei, seja particular, seja povo que rouba ou mata e detm os sditos, sem declarar guerra ao prncipe no se trata como um inimigo um bandido. Mesmo em guerra , um prncipe justo se apossa, em pas inimigo de tudo que pertence ao pblico, mas respeita as pessoas e os particulares respeita os direitos nos quais se fundaram os seus. Pode-se destruir o Estado sem destruir nenhum de seus membros. O direito da conquista tem como nico fundamento a lei do mais forte. Se guerra no da ao vencedor o direito de massacrar os povos vencidos, esse direito no pode servir para fundamentar aquele de escraviz-los. O direito de escravizar no originrio. portanto uma troca perversa faz-lo adquirir a vida com o preo da liberdade. Assim, por qualquer lado que se encarem as coisas, nulo o direito de escravizar, no s pelo fato de ser ilegtimo, como porque absurdo e nada significa. As palavras escravatura e direito so contraditrias, excluem-se mutuamente. Seja de homem para homem, seja de um homem para um povo, este discurso ser igualmente insensato: "Fao contigo um contrato, todo em teu prejuzo e todo em meu proveito, que eu observarei enquanto me aprouver, e que tu observars enquanto me aprouver."

11.1.5 Concluso do captulo V De como necessrio sempre remontar a uma primeira Conveno Sempre haver diferena entre submeter uma multido e reger uma sociedade .O interesse separado dos outros, sempre ser um interesse privado. Um povo um povo antes de se entregar a um rei. Est prpria doao um ato civil. Supe uma discusso

para resolver o assunto pblico. Antes de examinar pelo qual um povo escolhe um rei , seria bom examinar o ato pelo qual o povo um povo.

11.1.6 Concluso do captulo VI Do pacto social Encontrar uma forma de associao que defenda e proteja de toda a fora comum a pessoa e os bens de cada associado e pela qual cada um, se unindo a todos obedea apenas a si mesmo e permanea to livre quanto antes. Este o problema fundamental a que o contrato social d soluo. As clusulas desse contrato so de tal modo determinadas pela natureza do ato que a menor modificao as tornaria vs e sem efeito, ainda que jamais pudessem Ter sido formalmente enunciadas, so as mesmas em todas as partes silenciosamente admitidas e reconhecidas, at que tendo sido violado o pacto social, cada um recobre seus primeiros direitos e retome a sua liberdade natural perdendo a liberdade convencional. qual renuncia por aquela. Essas clusulas se reduzem quando bem compreendidas a uma s, alienao total de cada associado com todos seus direito a toda comunidade. Quanto aos associados, adquirem coletivamente o nome de povo, e se chamam particularmente cidados, na qualidade de participantes na autoridade soberana, e vassalos, quando sujeitos s leis do Estado. Todavia, esses termos freqentemente se confundem e so tomados um pelo outro. suficiente saber distingui-los, quando empregados em toda a sua preciso.

11.1.7 Concluso do captulo VII Do soberano O ato de associao encerra um compromisso recproco do publico com os particulares, cada indivduo contratado encontra-se comprometido sob uma dupla relao:como membro do soberano relativamente aos particulares, e como membro do Estado relativamente ao soberano mas no se pode aplicar a mxima do direito civil. O corpo poltico ou soberano tirando apenas o seu ser de santidade do contrato jamais se pode obrigar, mesmo relativamente ao outro, a nada que derrogue esse ato primitivo como o alienar qualquer poro de si mesmo, ou de se submeter a um outro soberano. Violar o ato pelo qual ele existe seria aniquilar-se. Quando a multido est reunida formando um corpo,

no se pode ofender um dos membros sem atacar o corpo. O soberano sendo formado apenas pelos particulares, no tem nem pode Ter interesse contrrio ao seu .

11.1.8 Concluso do captulo VIII Do Estado Civil A passagem do estado de natureza ao estado civil produz no homem uma mudana notvel, substituindo em sua conduta o instinto pela justia e dando a suas aes a moral de que no se tinha antes. O que o homem perde pelo contrato social a sua liberdade natural e um direito limitado a tudo o que tenta e pode alcanar ,o que vem a ganhar a liberdade civil e a propriedade de tudo que possui. preciso distinguir bem a liberdade natural da liberdade civil, que limitada pela vontade geral.

11.1.9 Concluso do captulo IX Do Domnio Real Para autorizar sobre um terreno qualquer o direito do primeiro ocupante, so necessrias as seguintes condies: Primeiro que esse terreno no seja ainda habitado por algum . Segundo: que no se ocupe dele mais que a poro que necessita para estar em vigor. Terceiro: que se tome pose dele , no apenas por uma cerimonia em vo, mas pelo trabalho e cultivo, nico sinal de propriedade que em falta de ttulos jurdicos deve ser respeitado pelos outros. O que serve de base para rodo o sistema social que em lugar de destruir a igualdade social, o pacto fundamental substitui ao contrrio uma igualdade moral e legtima naquilo que a natureza podia trazer de desigualdade fsica entre os homens e que podendo ser desiguais na fora ou na capacidade , tornam-se todos iguais por conveno e direito. As leis sempre so teis queles que a possuem e prejudiciais queles que nada tem.

11.2 LIVRO SEGUNDO

11.2.1Concluso do I captulo A Soberania Inalienvel

Inalienvel: intransfervel. Se no houvesse algum ponto no qual todos os interesses concordassem, nenhuma sociedade poderia existir. unicamente segundo este interesse comum que a sociedade deve ser governada. Se o povo promete simplesmente obedecer, ele se dissolve por esse ato, perde sua qualidade de povo, no instante de que tem um senhor, no mais possui soberano, sendo assim o corpo poltico est destrudo. No quer dizer que as ordens dos chefes no possam passar por vontades gerais, enquanto que o soberano livre para se opor, no o faz.

11.2.2 Concluso do II captulo A Soberania indivisvel A soberania indivisvel pela mesma razo pela qual intransfervel. Os polticos no podem dividir a soberania em seu princpio, dividem-na em seu objetivo : em fora e em vontade, em poder legislativo e poder executivo, em direitos de impostos justia ,de guerra, em administrao interior e em poder de tratar com o estrangeiro: tanto confundem essas partes quanto as separam. Eles despedaam um corpo social e depois no conseguem juntar. Isso se origina de no Ter noes exatas da autoridade soberana e por Ter tomado como partes dessa autoridade aquilo que era apenas emanaes. Exemplo: encarou o ato de declarar guerra e o fazer a paz como atos de soberania, o que no acontece pois cada um desses atos no lei, apenas uma aplicao de lei um ato particular que determina o caso da lei. Caso: termo especfico do Direito ,significando o modo pelo qual uma lei se aplica a um caso particular, espcies ou ocorrncias em que determinada lei se aplica.

11.2.3 Concluso do III captulo Se a vontade geral pode enganar J mais se corrompe o povo, mas freqentemente o povo enganado. a que o povo comea a desejar o que mau. H muita diferena entre a vontade de todos e a vontade geral. Cada interesse tem princpios diferentes. O acordo de dois interesses particulares formado pela oposio de um terceiro. Se no houvesse interesses diferentes era mais fcil se reconhecer os interesses comum que jamais encontraria obstculo. Importa obter o enunciado da vontade geral.

11.2.4 Concluso do Captulo IV Dos limites do poder soberano Como a natureza d a cada homem um poder absoluto sobre todos os seus membros, o pacto social da ao corpo poltico um poder absoluto sobre todos os seus, e esse mesmo poder que, dirigindo pela vontade geral recebe o nome de soberania. Alm da pessoa pblica devemos considerar as pessoas privadas que a compem e cujo a vida e a liberdade so naturalmente independentes dela. A igualdade de direito, e a noo de justia que produz deriva da preferncia que cada um se d e por conseqncia da natureza do homem. A vontade geral por seu lado muda de natureza tendo um objeto particular, e no pode como regra geral pronunciar-se nem sobre um homem, nem sobre um fato. O poder soberano por mais absoluto, mais sagrado e mais inviolvel que seja, no ultrapassa nem pode ultrapassar os limites das convenes gerais., e que todo homem pode dispor plenamente daquilo que lhe foi deixado de seus bens e de sua liberdade por essas convenes, de modo que o soberano jamais tem direito impor um sdito mais que outro porque a questo se tornando particular , seu poder deixa de ser competente.

11.2.5 Concluso do captulo V Do direito de vida e de morte Todo homem tem o direito de arriscar sua prpria vida para conserv-la. O tratado social tem por finalidade conservar os contratantes. Quem deseja conservar sua vida as custas dos outros deve da-la tambm pelos outros quando for necessrio. A pena de morte infligida aos criminosos pode ser vista sobre o mesmo ponto de vista: para no se vitima de um assassino que se consente em morrer se torna um. Todo malfeitor , atacando o direito social, torna-se, por seus crimes rebelde e traidor da ptria, deixa de ser seu membro violando suas leis e chega a mover guerra. A condenao de um criminoso um ato particular. Quando o direito de conceder graa ou isentar um culpado da pena imposta pela lei ou pronunciada por um juiz, pertence apenas aquele que est acima do juiz e da lei isto o soberano. Embora o seu direito no esteja claro raro casos em que empregado. Num Estado bem governado h poucas punies por que a existncia de poucos criminosos . O grande nmero de crimes assegura sua impunidade quando o Estado enfraquece.

11.2.6 Concluso do captulo VI Da Lei Pelo pacto social temos a existncia da vida ao corpo poltico: trata-se de dar-lhe o movimento e a vontade pela legislao. uma justia universal originou-se da razo, mas para ser admitida entre ns deve haver troca. Para considerar as coisas humanas, sem a sano natural as leis da justia so vs entre os homens, apenas proporcionam o bem do mal e o mau do justo. So necessrias as convenes e leis para unir os direitos aos deveres e reconduzir a justia a seu objeto. No estado civil todos os direitos so fixados a lei. Aquele que ousa tentar executar a instituio de um povo deve se sentir em condies de mudara a natureza humana, de alterar a constituio do homem para refor-la preciso que tire o homem de suas prprias foras. A vontade geral sempre reta; mas o julgamento que a dirige nem sempre esclarecido. E necessrio fazer-lhe ver os objetos tais como so, e muitas vezes tais como devem parecer-lhe; preciso mostrar-lhe o bom caminho que procura, proteg-la da seduo das vontades particulares, aproximar de seus olhos os lugares e os tempos, equilibrar o encanto das vantagens presentes e sensveis com o perigo dos males afastados e ocultos. Os particulares vem o bem que rejeitam, o pblico deseja o bem que no v. Todos igualmente necessitam de guias; preciso obrigar uns a conformar suas vontades com sua razo; necessrio ensinar outrem a conhecer o que pretende. Ento, das luzes pblicas resulta a unio do entendimento e da vontade no corpo social; d o exato concurso das partes e, finalmente, a maior fora do todo. Eis de onde nasce a necessidade de um legislador.

11.2.7 Concluso do captulo VII Do legislador Para descobrir as melhores regras de sociedade convenientes s naes, seria necessria uma inteligncia superior que visse todas as paixes e no provasse nenhuma; que no tivesse nenhuma relao com nossa natureza e a conhecesse no ntimo. O legislador, a todos os respeitos, no Estado um homem extraordinrio. Se o deve ser por seu engenho, no o menos por seu emprego; no de modo algum magistratura, no de nenhum modo soberania. O emprego, que constitui a repblica, no entra em absoluto em sua constituio; uma funo particular e superior, que nada tem de comum

com o imprio humano; porque, se quem dirige os homens no deve dirigir as leis, quem dirige as leis no deve, pela mesma razo, dirigir os homens; do contrrio, suas leis, ministras de suas paixes, perpetuariam muitas vezes suas injustias, e ele jamais poderia evitar que intuitos particulares alterassem a santidade de sua obra. Ao dar leis sua ptria, comeou Licurgo por abdicar a realeza. Era costume da maioria das cidades gregas confiar a estrangeiros o estabelecimento de suas leis. As modernas repblicas da Itlia imitaram muitas. Disso tudo no se deve concluir, juntamente com Warourton, que a poltica e a religio tenham entre ns um objetivo comum; mas sim que, na origem das naes, uma serve de instrumento outra.

11.2.8 Concluso do captulo VIII Do povo Assim como um grande arquiteto, antes de construir, observa e sonda o solo, para ver se este tem condies de sustentar o peso, o sbio instituidor no comea por redigir boas leis em si mesmas; mas examina anteriormente se o povo, ao qual so destinadas, est apto para as aceitar. Foi por isso que Plato recusou dar leis aos rcades e aos cirenaicos, sabendo que esses dois povos eram ricos e no podiam admitir a igualdade; foi tambm por isso que se viram em Creta leis perfeitas e homens perversos, porque Minos s havia disciplinado um povo sobrecarregado de vcios. H para as naes, como para os homens, um tempo de maturidade, que preciso esperar, antes de as sujeitarmos s leis; mas a maturidade de um povo no fcil de conhecer, e se a antecipamos, aborta a obra. Certo povo pode ser disciplinado ao nascer; outro no o ser ao trmino de dez sculos. Os russos no sero nunca verdadeiramente policiados, porque o foram muito cedo. Pedro o Grande tinha o talento imitativo, no o verdadeiro gnio, o que cria e tudo faz do nada. Algumas coisas que fez eram boas, a maioria delas indevida. Ele viu que seu povo era brbaro, mas no viu em absoluto que seu povo no estava amadurecido para a polcia; ele desejou civiliz-lo, quando devia torn-lo aguerrido; quis, de incio, fazer deles alemes, ingleses, quando era preciso comear por faz-los russos; impediu seus vassalos de jamais se tornarem o que poderiam realmente ser, persuadindo-os de que eram aquilo que so. dessa maneira que o preceptor francs educa o seu aluno, fazendo-o brilhar um momento, durante a infncia, para, em seguida, no vir a ser jamais ningum. O imprio

russo desejar subjugar a Europa, e acabar por ser subjugado. Os trtaros, seus vassalos ou seus vizinhos, se tornaro seus senhores e nossos: esta revoluo parece-me infalvel. Todos os reis da Europa trabalham de comum acordo para aceler-la.

11.2.9 Concluso do captulo IX Seqncia melhor constituio de um Estado, limitando-lhe a extenso, a fim de que no venha a ser nem muito grande para poder ser bem governado, nem muito pequeno para se poder manter por si mesmo. Em todo corpo poltico h um mximo de fora que ele no poderia ultrapassar, e do qual com freqncia se afasta medida que se expande. Quanto mais se estende o lao social, tanto mais afrouxa; e, em geral, um pequeno Estado proporcionalmente mais forte que um grande. A administrao, em primeiro lugar, torna-se mais penosa nas grandes distncias, assim como um peso qualquer se torna mais pesado na ponta de uma alavanca maior. Torna-se mais onerosa medida que os degraus se multiplicam; porque cada cidade tem, de incio, a sua administrao, que o povo paga; cada distrito a sua, paga ainda pelo povo; a seguir, cada provncia, depois os grandes governos, as satrapias, os vice-reinados, cuja administrao se torna cada vez mais cara, medida que se sobe, e sempre custa do inditoso povo; vem, por fim, a administrao suprema, que tudo esmaga: com tanta sobrecarga a exauri-los continuamente, os vassalos, longe de serem melhor governados por essas diferentes ordens, acabam por s-lo pior que se tivessem um s desses governos a dirigi-los. No obstante, apenas sobram recursos para os casos extraordinrios; e quando se faz preciso a eles recorrer, que se encontra o Estado s vsperas da runa. Se v-se por a haver razes para alargar e razes para estreitar os limites do Estado, e no constitui o menor aspecto do talento do poltico, encontrar, entre umas e outras, a proporo mais vantajosa conservao do Estado. Pode-se dizer em geral que as primeiras, sendo apenas exteriores e relativas, devem ser subordinadas s outras, que so internas e absolutas; uma s e forte constituio a primeira coisa a pesquisar, e, de preferncia, deve-se contar com o vigor nascido de um bom governo que com os recursos fornecidos por um grande territrio.

11.2.10 Concluso do captulo X - Seqncia Pode-se mensurar um corpo poltico de duas maneiras, a saber: pela extenso do territrio, e pelo nmero da populao; e entre uma e outra dessas medidas, h uma relao conveniente para dar ao Estado sua verdadeira grandeza. So os homens que fazem o Estado, e o terreno que alimenta os homens; essa relao consiste, pois, em que a terra baste para a manuteno de seus habitantes e haja tantos habitantes quantos a terra possa nutrir. Nessas condies, para instituir um povo, preciso ajuntar uma outra que no pode suprir nenhuma outra, mas sem a qual todas se revelam inteis: a de que se desfrute de paz e abundncia; porque o tempo durante o qual se ordena um Estado igual quele em que se forma um batalho, ao instante em que o corpo tem menos capacidade de resistncia e, portanto, mais fcil de ser destrudo. Resistir-se-ia melhor em meio a uma desordem absoluta que num momento de fermentao, quando cada qual se ocupa de sua classe e no do perigo. Se uma guerra, uma crise de fome, uma sedio sobre vem em tempo de crise, o Estado infalivelmente derrubado. E qual o povo apto a receber a legislao aquele que estando j ligado atravs de alguma unio de origem, de interesse ou conveno, no foi ainda submetido ao verdadeiro jugo das leis; aquele que no possui nem costumes nem supersties bem arraigadas; aquele que no receia ser esmagado por uma invaso sbita, que, sem entrar nas querelas de seus vizinhos, tem condies de resistir sozinho a cada um deles ou obter a ajuda de um a fim de repelir o outro; aquele em que cada membro pode ser conhecido de todos, e em que no se faz necessrio sobrecarregar um homem de um grande fardo que no possa carregar; aquele que pode dispensar os outros povos, e do qual nenhum outro povo deixa de necessitar aquele que nem rico, nem pobre, e pode bastarse a si mesmo; enfim, aquele que rene a consistncia de um povo antigo com a docilidade de um hodierno. O que torna penosa a obra da legislao no tanto o que preciso estabelecer, mas sim o que preciso destruir; e o que torna o xito to raro a impossibilidade de encontrar a simplicidade da Natureza junto s necessidades da sociedade. Todas essas condies, verdade, dificilmente se encontram reunidas: eis por que se vem poucos Estados bem constitudos.

11.2.11Concluso do captulo XI Dos diferentes sistemas de legislao

Se procura saber em que consiste precisamente o maior dos bens, que deve ser o objetivo de todo sistema de legislao, achar-se- que se reduz a estes dois objetos principais: a liberdade e a igualdade. A liberdade, porque toda independncia particular outra tanta fora subtrada ao corpo do Estado; a igualdade, porque a liberdade no pode subsistir sem ela. O que torna a constituio de um Estado verdadeiramente slida e durvel o fato de as convenincias serem de tal modo observadas, que as relaes naturais, bem como as leis, tombam sempre, harmoniosamente, sobre os mesmos pontos, e estas ltimas assegurarem, acompanharem e retificarem as outras. Mas, se o legislador, enganando-se em sua matria, toma um princpio diverso daquele que nasce da natureza das coisas, um que tenda para a servido e outro para a liberdade, um para as riquezas e outro para o povoamento, um para a paz e outro para as conquistas, veremos as leis debilitarem-se insensivelmente, a constituio alterar-se, e o Estado no cessar de ser agitado, at ser destrudo ou mudado, e a invencvel Natureza retomar o seu imprio.

11.2.12 Concluso do captulo XII Diviso das leis As leis que regulamentam essas relaes so denominadas leis polticas; chamamse tambm leis fundamentais, no sem alguma razo, no caso de serem feitas com sabedoria; porque se em cada Estado, no h seno uma maneira de o dirigir, o povo que a encontrou deve a ela ater-se; mas, no caso de ser m a ordem estabelecida, por que se h de tomar por fundamentais as leis que impedem de ser bom? De resto, em todo estado de causa, o povo sempre senhor de mudar suas leis, mesmo as melhores, porque, se lhe aprouver prejudicar a si mesmo, quem ter o direito de impedi-lo? A segunda relao a dos membros entre si ou com o corpo inteiro, e essa relao deve ser, no primeiro caso, to pequena, e, no segundo, to grande quanto possvel; de sorte que cada cidado se sinta perfeitamente independente de todos os outros e numa excessiva dependncia da cidade, o que sempre se faz atravs dos mesmos meios, uma vez que no h seno a fora do Estado para promover a liberdade de seus membros. E desta segunda relao que nascem as leis civis. Pode-se considerar uma terceira espcie de relao entre o homem e a lei: isto , a da desobedincia ao castigo, e esta d lugar ao estabelecimento das leis criminais, que, no fundo, constituem menos uma espcie particular de leis que a sano de todas as outras.

Entre essas diversas classes, as leis polticas que constituem a forma do governo so as nicas que se relacionam com o meu assunto. (do autor).

11.3 LIVRO TERCEIRO

11.3.1 Concluso do I captulo Do governo em geral Toda ao livre tem duas causas, que concorrem para produzi-la: uma, moral, a saber, a vontade que determina o ato; outra, fsica, isto , o poder que a executa. Quando caminho na direo de um objeto, faz-se primeiramente necessrio que eu l queira ir; em segundo lugar, que meus ps me levem. Vimos que o poder legislativo pertence ao povo e s a ele pode pertencer. poder executivo no pode pertencer ao maior nmero como legislador ou soberano, pelo fato de este poder s consistir em atos particulares que no so de modo algum da jurisdio da lei, e, por conseguinte, do soberano cujos atos no podem ser seno leis. Governo e um corpo intermedirio, estabelecido entre os vassalos e o soberano, para possibilitar a recproca correspondncia, encarregado da execuo das leis e da manuteno da liberdade, tanto civil como poltica. Chamo, pois, governo, ou suprema administrao, ao exerccio legtimo do poder executivo; e prncipe ou magistrado, ao homem ou ao corpo incumbido dessa administrao. no governo que se encontram as foras intermedirias cujas relaes compem a do todo ao todo, ou a do soberano ao todo. Pode-se representar essa ltima relao pela dos extremos de uma proporo. O governo , em pequena escala, o que o corpo poltico, que o encerra, em grande escala. Constitui uma pessoa moral, dotada de determinadas faculdades, ativa como o soberano, passiva como o Estado, suscetvel de ser decomposta em outras relaes semelhantes: de onde nasce, por conseguinte, uma nova proporo, e ainda outra nesta aqui, segundo a ordem dos tribunais, at que se chegue a um meio-termo indivisvel, isto , a um nico chefe ou magistrado supremo, que podemos representar. em meio dessa progresso, como a unidade entre a srie das fraes e a dos nmeros.

Ora, quanto menos as vontades particulares se relacionam com a vontade geral, isto , os costumes, as leis, tanto mais deve aumentar a fora repressiva. Portanto, para ser bom, deve o governo ser relativamente mais forte medida que o povo seja mais numeroso. O governo , em pequena escala, o que o corpo poltico, que o encerra, em grande escala. Constitui uma pessoa moral, dotada de determinadas faculdades, ativa como o soberano, passiva como o Estado, suscetvel de ser decomposta em outras relaes semelhantes: de onde nasce, por conseguinte, uma nova proporo, e ainda outra nesta aqui, segundo a ordem dos tribunais, at que se chegue a um meio-termo indivisvel, isto , a um nico chefe ou magistrado supremo, que podemos representar. em meio dessa progresso, como a unidade entre a srie das fraes e a dos nmeros.

11.3.2 Concluso do captulo II Do princpio que constitui as diversas formas de governo O corpo do magistrado pode ser composto de um maior ou menor nmero de membros. Dissemos j que a relao do soberano com os vassalos era tanto maior quanto mais numeroso fosse o povo, e, por evidente analogia, o mesmo podemos dizer do governo em relao aos magistrados. Portanto, os magistrados so to mais numerosos quanto mais dbil se mostre o governo. E como esta mxima fundamental, apliquemo-nos a melhor esclarec-la. Ora, desde que a fora total do governo continue a ser do Estado, em absoluto no varia; de onde se segue que, quanto mais ele use essa fora sobre seus prprios membros, menos fora lhe resta para agir sobre todo o povo. Numa legislao perfeita, a vontade particular ou individual deve ser nula; a vontade do corpo, prpria ao governo, bastante subordinada; e, por conseguinte, a vontade geral ou soberana sempre dominante a regra nica de todas as outras. ainda certo que a expedio dos negcios se torna mais lenta, medida que maior nmero de pessoas disso encarregada; que, fazendo-se maiores concesses prudncia, no se concede o bastante fortuna, e se permite que fuja a oportunidade; e que, fora de deliberar, perde-se por vezes o fruto da deliberao.

11.3.3 Concluso do captulo III Diviso dos governos Sabemos por que se distinguem as diversas espcies ou formas de governos pelo nmero dos membros que os compem; resta ver agora em que momento se opera essa diviso. O soberano pode, de incio, confiar o depsito do governo ao povo em conjunto ou maioria do povo, de modo a haver maior nmero de cidados magistrados que simples cidados particulares. D-se a essa forma de governo o nome de democracia. Ou pode ento restringir o governo entre as mos de um pequeno nmero, de sorte a haver maior nmero de cidados particulares que de magistrados, e esta forma de governo recebe o nome de aristocracia. Finalmente, pode o soberano concentrar todo o governo em mos de um magistrado nico, do qual todos os demais recebem o poder. Esta terceira forma a mais comum de todas, e chama-se monarquia, ou governo real. A aristocracia, por sua vez, pode restringir-se da metade do povo at indeterminadamente ao menor nmero. A prpria monarquia suscetvel de alguma partilha. Esparta, de acordo com sua constituio, sempre teve dois reis, e houve, no Imprio romano, at oito imperadores simultaneamente, sem que por isso se pudesse dizer que o Imprio estava dividido. Assim sendo, existe um ponto em que cada forma de governo em geral. O governo democrtico o que mais convm aos pequenos Estados; o aristocrtico aos Estados mdios; e a monarquia aos grandes.

11.3.4 Concluso do captulo IV Da Democracia No conveniente que quem redija as leis as execute, nem que o corpo do povo desvie a ateno dos alvos gerais para a concentrar nos objetos particulares. Nada mais perigoso que a influncia dos interesses privados nos negcios pblicos; e o abuso das leis por parte do governo constitui um mal menor que a corrupo por parte do legislador,

continuao infalvel dos alvos particulares. Ento, alterado o Estado em sua substncia, toda reforma se torna impossvel. Um povo que jamais abusaria do governo, tambm jamais abusaria da independncia; um povo que sempre governasse bem, no teria necessidade de ser governado. Acrescentemos que no h governo to sujeito s guerras civis e s agitaes intestinas como o democrtico ou popular, pois que no h nenhum outro que tenda to freqente e continuamente a mudar de forma, nem que demande mais vigilncia e coragem para se manter na sua. sobretudo nessa constituio de governo que o cidado se deve armar de fora e constncia, e dizer em cada dia de sua vida, no fundo do corao, o que dizia um virtuoso palatino na dieta da Polnia: Malo periculosam libertatem quam quietum servitium

11.3.5 Concluso do captulo V Da Aristocracia As primeiras sociedades governaram-se aristocraticamente. Os chefes de famlia deliberavam entre si sobre os negcios pblicos. Os jovens cediam sem dificuldade perante a autoridade da experincia. Da os nomes de padres, ancios, senado, gerentes. Os selvagens da Amrica setentrional ainda assim se governam em nossos dias, e so muito bem governados. Mas, medida que a desigualdade de instituio sobrepujou a desigualdade natural, a riqueza ou o poder foi preferido idade, e a aristocracia passa a ser eletiva. Finalmente, o poder, transmitido juntamente com os bens dos pais aos filhos, enobrecendo as famlias, torna o governo hereditrio, e viram-se ento senadores de apenas vinte anos. H, pois, trs espcies de aristocracia: natural, eletiva e hereditria. A primeira no convm seno a povos simples; a terceira o pior de todos os governos; a segunda a melhor: a aristocracia propriamente dita. Afora a vantagem da distino dos dois poderes, possui a da escolha de seus membros; porque, no governo popular, todos os cidados nascem magistrados, mas este os limita a um pequeno nmero, o qual escolhido atravs de eleio, meio pelo qual a probidade, as luzes, a experincia, e todas as demais razes preferenciais e de estima pblica, constituem outras tantas novas garantias de que seremos sabiamente governados.

A respeito das convenincias particulares, no convm nem um Estado to pequeno, nem um povo to simples e reto, que a execuo das leis resulte imediatamente da vontade pblica, como numa boa democracia. Tambm no convm uma to grande nao em que os chefes esparsos para a governar possam decidir revelia do soberano, em seus respectivos departamentos, e comear por se tornarem independentes e virem a ser, em seguida, os senhores.

11.3.6 Concluso do captulo VI Da Monarquia Consideramos o prncipe como uma pessoa moral e coletiva, unida pela fora das leis, e depositria no Estado do poder executivo. Temos agora a considerar este poder reunido em mos de uma pessoa natural, de um homem real, nico investido do direito de dele dispor segundo as leis. o que se chama um monarca ou um rei. A vontade do povo, e a vontade do prncipe, e a fora pblica do Estado, e a fora particular do governo, tudo enfim responde ao mesmo mbil; todas as molas da mquina esto na mesma mo, tudo caminha para o mesmo objetivo: no h movimentos adversos que se destruam mutuamente, e no se pode imaginar nenhuma espcie de constituio em que um esforo menor produza uma ao mais considervel. Arquimedes, tranqilamente sentado na praia, seguindo sem dificuldade um grande navio, representa a meu ver um hbil monarca, a dirigir de seu gabinete seus vastos Estados, e a fazer com que tudo se mova dando a impresso de que permanece imvel. Atravs das relaes gerais, que a monarquia s conveniente aos vastos Estados, e o mesmo acharemos examinando-a em si mesma. Quanto mais numerosa for a administrao pblica, mais a relao entre o prncipe e os vassalos diminui e se aproxima da igualdade, de sorte que tal relao uma ou a prpria igualdade na democracia. Essa mesma relao aumenta medida que o governo se contrai, e atinge o seu mximo quando o governo se acha em mos de uma nica pessoa. Passa a haver ento uma enorme distncia entre o prncipe e o povo, e o Estado carece de ligao. Para form-la, so necessrias as ordens intermedirias: prncipes, grandes, nobreza, que as devem preencher. Ora, nada do que foi dito convm a um pequeno Estado, pois, antes, o arrunam.

11.3.7 Concluso do capitulo VII Dos governos mistos No h governo simples. necessrio a um chefe nico possuir magistrados subalternos; indispensvel a um governo popular ter um chefe. Assim, na partilha do poder executivo, h sempre gradao do grande nmero ao menor, com a diferena que ora o grande nmero que depende do pequeno, ora o pequeno que depende do grande. O governo simples melhor em si, pelo simples fato de ser simples. Entretanto, quando o poder executivo pouco depende do legislativo, isto , quando h mais relao entre o prncipe e o soberano que entre o povo e o prncipe, necessrio remediar essa falta de proporo dividindo o governo; porque, ento, todas as suas partes tm igual autoridade sobre os vassalos, e a diviso delas torna-as, todas em conjunto. menos fortes contra o soberano. Quando o governo excessivamente frouxo, erigir tribunais a fim de o reforar. Tal coisa se pratica em todas as democracias. No primeiro caso, divide-se o governo para o enfraquecer, e no segundo, para fortalec-lo; porque o mximo de fora e de fraqueza encontra-se igualmente nos governos simples, enquanto que as formas mistas produzem uma fora mdia.

11.3.8 Concluso do captulo VIII Que qualquer forma de governo no convm a qualquer pas No sendo a liberdade um fruto de todos os climas, no est ao alcance de todos os povos todos os governos do mundo, a pessoa pblica consome e nada produz. Nem todos os governos possuem a mesma natureza; h os dotados de maior ou menor voracidade, e as diferenas esto baseadas neste princpio: quanto mais as contribuies pblicas se distanciam de sua fonte, tanto mais se tornam onerosas. No pela quantidade de imposies que se deve medir essa carga, mas pelo caminho a ser feito por elas a fim de regressarem s mos de que saram. Quando essa circulao realizada e bem estabelecida, pague-se pouco ou muito, o povo sempre rico e as finanas caminham sempre a contento. Quando, ao contrrio, por pouco que contribua, esse pouco no retorna s suas mos, em contribuindo sempre o povo depressa se exaure; o Estado jamais ser rico, e o povo ser sempre indigente.

Vamos percebendo a diferena entre os Estados livres e os monrquicos: nos primeiros, tudo empregado no sentido do interesse comum; nos segundos, as foras pblicas e particulares funcionam de maneira recproca, e o aumento de uma corresponde ao enfraquecimento da outra; enfim, ao invs de governar os vassalos para os fazer felizes, o despotismo torna-os miserveis a fim de os governar.

11.3.9 Concluso do captulo IX Signos de um bom governo Os sditos elogiam a tranqilidade pblica, os cidados a liberdade dos particulares; um prefere a segurana das possesses, e outro a das pessoas; um pretende que o melhor governo o mais severo, outro sustenta que o mais brando; este quer que se punam os crimes, e aquele que se os previnam; um de opinio que se deve ser temido dos vizinhos, outro prefere ser ignorado; um mostra-se contente quando o dinheiro circula, outro exige que o povo tenha po.

11.3.10 Concluso do captulo X Do abuso do governo e de seu pendor a degenerar A vontade particular atua continuamente contra a vontade geral, assim se esfora incessantemente o governo contra a soberania. Quanto mais aumenta esse esforo, mais se altera a constituio, e como no h aqui outra vontade de corpo que, resistindo vontade do prncipe, faa equilbrio com ela, deve acontecer cedo ou tarde venha o prncipe oprimir enfim o soberano e romper o tratado social. Est a o vcio inerente e inevitvel que, desde o nascimento do corpo poltico, tende sem afrouxamento a destru-lo, assim como a velhice e as mortes destroem por fim o corpo do homem. Quando o Estado se dissolve, seja qual for o abuso do governo, toma o nome de anarquia. Fazendo a distino: a democracia degenera em ociocracia, a aristocracia em oligarquia: Posso ainda acrescentar que a realeza degenera em tirania; mas este ltimo termo equvoco e exige explicao.

11.3.11 Concluso do captulo XI Da morte do corpo poltico O corpo poltico, bem como o corpo do homem, comea a morrer desde o nascimento e contm em si mesmo as causas de sua destruio. Mas um e outro podem ter uma constituio mais ou menos robusta e adequada a conserv-los por um longo tempo. A constituio do homem obra da Natureza; a do Estado obra da arte. No depende dos homens a prolongao de sua vida; mas depende deles prolongar a do Estado tanto quanto possvel, dando-lhe a melhor constituio que possa existir. O melhor constitudo ser mais duradouro que outro, se nenhum incidente imprevisto provocar sua perda com o tempo. O princpio da vida poltica est na autoridade soberana. O poder legislativo o corao do Estado; o poder executivo o crebro que pe em movimento todas as partes. O princpio da vida poltica est na autoridade soberana. O poder legislativo o corao do Estado; o poder executivo o crebro que pe em movimento todas as partes.

11.3.12 Concluso do captulo XII Como se mantm a autoridade soberana No dispondo de outra fora seno o poder legislativo, o soberano s atua pelas leis; e, no sendo as leis mais que atos autnticos da vontade geral, no poderia o soberano agir seno quando o povo se encontra reunido. O povo no somente exercia os direitos de soberania, mas tambm uma parte dos governamentais. Cuidava de certos negcios, julgava determinadas causas, e permanecia na praa pblica, freqentemente, quase na qualidade de magistrado, afora o ser na de cidado.

11.3.13 Concluso do captulo XIII Seqncia No basta que o povo reunido tenha uma vez fixado a constituio do Estado, sancionando um corpo de leis; no basta que tenha constitudo um governo perptuo, ou provido de uma vez por todas a eleio dos magistrados. Alm das assemblias

extraordinrias, que casos imprevistos podem exigir, necessrio hav-las fixas e peridicas que no possam ser abolidas nem adiadas, a fim de que, em dia marcado, seja o povo legitimamente convocado pela lei, sem que se faa preciso para tanto nenhuma outra convocao formal. No podemos reduzir o Estado aos justos limites, resta ainda um recurso: o de no impor uma Capital, sediando o governo alternativamente em cada uma das cidades, e a, tambm de modo alternado, reunir todos os Estados do pas.

11.3.14 Concluso do captulo XIV Seqncia No instante em que o povo est legitimamente reunido em corpo soberano, cessa toda e qualquer jurisdio do governo, o poder executivo fica suspenso, e a pessoa do ltimo dos cidados to sagrada e inviolvel quanto a do primeiro magistrado, porque onde se encontra o representado deixa de haver o representante. A maioria dos tumultos ocorridos em Roma, durante os comcios, originou-se de se haver ignorado ou negligenciado essa regra. Os cnsules no eram ento seno os presidentes do povo; os tribunos, simples oradores , o senado no era coisa alguma. No instante em que o povo est legitimamente reunido em corpo soberano, cessa toda e qualquer jurisdio do governo, o poder executivo fica suspenso, e a pessoa do ltimo dos cidados to sagrada e inviolvel quanto a do primeiro magistrado, porque onde se encontra o representado deixa de haver o representante. A maioria dos tumultos ocorridos em Roma, durante os comcios, originou-se de se haver ignorado ou negligenciado essa regra. Os cnsules no eram ento seno os presidentes do povo; os tribunos, simples oradores , o senado no era coisa alguma.

11.3.15 Concluso do captulo XV Dos deputados ou representantes Assim que o servio pblico cessa de ser a principal preocupao dos cidados, ao qual melhor preferem servir com a bolsa que pessoalmente, j se encontra o Estado prximo da runa. Se preciso seguir para o combate, eles pagam as tropas e permanecem em casa; se preciso ir assemblia, eles nomeiam os deputados e continuam em casa.

fora de dinheiro e preguia, eles dispem de soldados para servir a ptria e de representantes para a venderem. Quanto melhor estiver o Estado constitudo, tanto mais os negcios pblicos prevalecero sobre os particulares no esprito dos cidados. Chega mesmo a haver muito menor nmero de negcios privados, porque a soma de felicidade comum fornece maior poro felicidade de cada indivduo, de modo que menos lhe resta a procurar em suas ocupaes particulares. Numa cidade, bem dirigida, todos votam nas assemblias; sob um mau governo, ningum aprecia dar um passo para isso fazer, porque ningum se toma de interesse pelo que se faz, prevendo que a vontade geral no prevalecer, e porque, enfim, os cuidados particulares tudo absorvem. As boas leis permitem que se faam outras melhores; as ms conduzem s piores. To logo diga algum, referindo-se aos assuntos do Estado, que me importo? pode-se ter a certeza de que o Estado est perdido. A soberania no pode ser representada, pela mesma razo que no pode ser alienada; ela consiste essencialmente na vontade geral, e a vontade de modo algum se representa; ou a mesma ou outra; no h nisso meio termo. Os deputados do povo no so, pois, nem podem ser seus representantes; so quando muito seus comissrios e nada podem concluir definitivamente. So nulas todas as leis que o povo no tenha ratificado; deixam de ser leis. O povo ingls pensa ser livre, mas est completamente iludido; apenas o durante a eleio dos membros do Parlamento; to logo estejam estes eleitos, de novo escravo, no nada. Pelo uso que faz da liberdade, nos curtos momentos em que lhe dado desfrut-la, bem merece perd-la. No concebo, pelo exposto, a necessidade de se ter escravos, nem que o direito de escravatura seja legtimo, uma vez que provei o contrrio. Exponho apenas as razes pelas quais os povos modernos, que se acreditam livres, tm representantes, e por que os povos antigos no os tinham. Seja como for, no instante em que um povo se d representantes, deixa de ser livre, cessa de ser povo.

11.3.16 Concluso do captulo XVI De que a instituio do governo no , de modo algum um contrato Uma vez bem estabelecido o poder legislativo, trata-se de estabelecer igualmente o poder executivo; porque este ltimo, que s opera atravs de atos particulares, no sendo a essncia do outro, est naturalmente dele separado. Se fosse possvel que o soberano, como tal considerado, tivesse o poder executivo, o direito e o fato seriam de tal modo confundidos que no mais se saberia o que lei e o que no o ; e o corpo poltico, assim desnaturado, cedo seria presa da violncia contra a qual havia sido institudo. De incio, a autoridade suprema no pode modificar-se nem alienar-se; limit-la eqivale a destru-la. absurdo e contraditrio que o soberano se outorgue um superior; obrigar-se a obedecer a um senhor, repor-se em plena liberdade. S h um contrato no Estado: o da associao, que exclui qualquer outro. No seria possvel imaginar nenhum contrato pblico que no constitusse uma violao do primeiro.

11.3.17 Concluso do captulo XVII Da instituio do governo Sob que idia deve-se, pois, conceber o ato pelo qual o governo institudo? Assinalarei, de incio, que tal ato complexo ou composto de dois outros: o do estabelecimento da lei e o da sua execuo. Para o primeiro, estatui o soberano que haver um corpo de governo, estabelecido sob esta ou aquela forma e est claro que este ato constitui uma lei. Para o segundo, o povo nomeia seus chefes que sero encarregados do governo estabelecido. Ora, sendo essa nomeao um ato particular, no constitui uma lei, mas apenas uma continuao da primeira, e uma funo do governo. A dificuldade consiste em compreender como pode haver um ato de governo antes de existir o governo, e como pode o povo, que s soberano ou vassalo, tornar-se prncipe ou magistrado em determinadas circunstncias.

Superioridade do governo democrtico: poder estabelecer-se de fato por um simples ato da vontade geral. Depois disso, esse governo empossado, se tal a forma adotada ou estabelecida em nome do soberano, passa a prescrever a lei, e tudo entra novamente na normalidade. No possvel instituir o governo de nenhuma outra maneira legtima, sem renunciar aos princpios acima referidos.

11.3.18 Concluso do captulo XVIII Modo de prevenir as usurpaes do governo Resulta desses esclarecimentos, confirmando o captulo XVI, que o ato instituidor do governo no constitui um contrato, mas uma lei; que os depositrios do poder executivo no so em absoluto os senhores do povo, mas apenas seus oficiais; que o povo dispe do direito de os nomear e os substituir quando bem lhe aprouver; que o problema, para eles, no consiste em contratar, mas em obedecer, e que, incumbindo-se das funes que lhes so impostas pelo Estado, outra coisa no fazem seno cumprir com seu dever de cidados, sem terem de maneira alguma o direito de discutir as suas condies. Verdade que essas mudanas so sempre perigosas, e que no convm tocar jamais no governo estabelecido, exceto quando este se torna incompatvel com o bem pblico; mas tal circunstncia uma mxima poltica e no uma regra de direito, e o Estado no mais constrangido a deixar a autoridade civil em mos de seus chefes ou a autoridade militar em mos de seus generais. As assemblias peridicas, de que falei anteriormente, so apropriadas para prevenir ou espaar esse infortnio, mormente se independem de convocao formal; porque ento o prncipe no pode impedi-las, sem se declarar abertamente infrator das leis e inimigo do Estado. A abertura dessas assemblias, cujo nico objetivo a manuteno do tratado social, deve sempre fazer-se por duas proposies que no possam jamais ser suprimidas e sejam separadamente sufragadas.

11.4 LIVRO QUARTO

11.4.1 Concluso do I captulo De que vontade geral indestrutvel Enquanto numerosos homens reunidos se consideram como um corpo nico, sua vontade tambm nica e se relaciona com a comum conservao e o bem-estar geral. Todas as molas do Estado so ento vigorosas e simples, suas sentenas so claras e luminosas; no h interesses embaraados, contraditrios; o bem comum mostra-se por toda parte com evidncia e apenas demanda bom senso para ser percebido. A paz, a unio, a igualdade so inimigas das sutilezas polticas. Um Estado assim governado necessita de bem poucas leis; medida que se torne necessrio promulgar outras novas, todos percebem tal necessidade. O primeiro que as prope no faz seno dizer o que todos j sentiram, e no haver problemas de disputas nem de eloqncia para transformar em lei o que cada qual, individualmente, j tinha resolvido fazer, certo de que os demais o faro como ele.

11.4.2 Concluso do II captulo Dos sufrgios A maneira pela qual se tratam os negcios gerais pode fornecer um ndice assaz seguro do estado atual dos costumes e da sade do corpo poltico. Quanto maior a harmonia reinante nas assemblias, isto , quanto mais as opinies se aproximam da unanimidade, tanto mais a vontade geral se revela dominante; j os longos debates, as dissenses, o tumulto, anunciam o ascenso dos interesses particulares e o declnio do Estado. Dessas, diversas consideraes nascem as mximas sobre as quais deve ser regulamentada a maneira de contar os votos e comparar a opinies, na proporo em que a vontade geral mais ou menos fcil de ser conhecida, e o Estado se mostra mais ou menos em declnio, pois, no momento do pacto social, houver opositores, sua oposio no invalidar o pacto, mas os excluir do mesmo; sero os estrangeiros entre os cidados. Quando o Estado constitudo, a residncia prova o consentimento; habitar o territrio submeter-se soberania.

Duas mximas gerais so o bastante para regulamentar essas relaes: uma consiste em que, quanto mais importantes e graves sejam as deliberaes, tanto mais a opinio vencedora deve estar prxima da unanimidade; a outra em que, quanto mais presteza exige o negcio discutido, tanto mais se deve restringir a diferena prescrita na diviso das opinies: nas deliberaes a serem encerradas imediatamente deve bastar o excedente de uma nica voz. A primeira dessas mximas parece mais conveniente s leis, e a segunda aos negcios. De qualquer maneira, na base da combinao das duas que se estabelecem as melhores relaes sobre as quais deve a pluralidade pronunciar-se.

11.4.3 Concluso do captulo III Das eleies A respeito das eleies do prncipe e dos magistrados, que constituem, como j disse, atos complexos, h dois caminhos para os proceder, os seguintes: a escolha e a sorte. Um e outro tm sido empregados em diversas repblicas, e ainda v-se atualmente uma mistura bastante complicada de ambos na eleio do doge de Veneza. O sufrgio por sorteio", diz Montesquieu, " da natureza da democracia. Em toda verdadeira democracia, a magistratura no constitui um proveito, mas sim uma carga onerosa que se pode impor a um particular de preferncia a outro. Somente a lei pode impor tal carga quele a quem a sorte escolher; porque ento, sendo igual para todos a condio, e no dependendo a escolha de nenhuma vontade humana, no h qualquer aplicao particular que altere a universalidade da lei. Na aristocracia, o prncipe escolhe o prncipe, o governo se conserva por si mesmo, e os sufrgios so bem colocados.

11.4.4 Concluso do captulo IV Dos comcios romanos Aps a fundao de Roma a repblica nascente, isto , o exrcito do fundador, composto de albaneses, sabinos e estrangeiros, foi dividido em trs classes, que dessa diviso tomaram o nome de tribos. Cada uma dessas tribos foi subdividida em dez crias, e

cada cria em decrias, testa das quais foram postos chefes denominados curies e decuries. Alm disso, tirou-se de cada tribo um corpo de dez cavaleiros ou cavalheiros, chamado centria; por onde se v que essas divises, pouco necessrias num burgo, no eram de incio seno militares. Parece, porm, que um instinto de grandeza levava a pequena cidade de Roma a dar-se por antecipao uma organizao civil adequada capital do mundo. Dessa distino de tribos citadinas e rurais resultou um efeito digno de ser observado, mesmo porque no existe disso outro exemplo e porque Roma lhe deve a um s tempo a conservao de seus costumes e o crescimento de seu imprio. Acreditar-se-ia que as tribos urbanas cedo se arrogassem as honras e o poder, e no tardassem em envilecer as tribos rsticas; no entanto, deu-se exatamente o contrrio. Conhece-se o gosto dos primeiros romanos pela vida campestre. Vinha-lhes esse gosto do sbio instituidor que uniu liberdade os trabalhos rsticos e militares, e, por assim dizer, relegou cidade as artes, os ofcios, a intriga, a riqueza e a escravido. As leis e a eleio dos chefes no constituam os nicos pontos submetidos ao julgamento do governo; tendo o povo romano usurpado as mais importantes funes do governo, pode-se dizer que a sorte da Europa era regulamentada em suas assemblias. Essa variedade de assuntos dava lugar s diversas formas tomadas por essas assemblias, de acordo com as matrias sobre as quais havia que pronunciar-se. Na repblica, as crias, sempre limitadas s quatro tribos urbanas, no contando seno com a plebe de Roma, no podiam convir nem ao senado, que se mantinha testa dos patrcios, nem aos tribunos, que, conquanto plebeus, estavam frente dos cidados abastados. Elas tombaram, portanto, no descrdito e foi tal seu aviltamento que seus trinta lictores, reunidos em assemblia, realizavam o que os comcios por cria deveriam fazer. Tais foram as diferentes divises do povo romano. Vejamos agora o efeito produzido nas assemblias. Essas assemblias, legitimamente convocadas, denominavam-se comices. Realizavam-se ordinariamente na praa de Roma ou no Campo de Marte, e se distinguiam por comcios por crias, comcios por centrias e comcios por tribos, segundo as trs formas pelas quais eram convocados. Os comcios por crias eram da instituio de Rmulo; os por centrias, de Servius; os comcios por tribos, dos tribunos do povo.

Nenhuma lei recebia a sano, nenhum magistrado era eleito, a no ser nos comcios; e como no houvesse nenhum cidado que no fosse inscrito numa cria, numa centria ou numa tribo, segue-se que nenhum cidado era excludo do direito do sufrgio e que o povo de Roma era verdadeiramente soberano de direito e de fato. Para que os comcios fossem legitimamente convocados e o que ali se fizesse tivesse fora de lei, faziam-se necessrias trs condies: primeira, que o corpo ou o magistrado que os convocasse fosse revestido para isso da autoridade indispensvel; segunda, que a assemblia se realizasse num dia permitido pela lei terceira, que os augrios se revelassem favorveis. As leis e a eleio dos chefes no constituam os nicos pontos submetidos ao julgamento do governo; tendo o povo romano usurpado as mais importantes funes do governo, pode-se dizer que a sorte da Europa era regulamentada em suas assemblias. Essa variedade de assuntos dava lugar s diversas formas tomadas por essas assemblias, de acordo com as matrias sobre as quais havia que pronunciar-se. Os comcios por tribos constituam propriamente o conselho do povo romano. Somente os tribunos os convocavam; neles eram estes eleitos e se tomavam as deliberaes. No apenas o senado deixava de ter ali assento, como sequer tinha o direito de a eles assistir; e, assim sendo, eram os senadores forados a obedecer s leis que no tinham podido votar, de maneira que, sob certo aspecto, passavam a ser menos livres que os ltimos dos cidados. Tal injustia era mal-entendida e bastaria, por si s, para invalidar os decretos de um corpo em que todos os membros no tinham sido admitidos. Mesmo que todos os patrcios assistissem a esses comcios, consoante o direito que possuam na qualidade de cidados, tornados ento simples particulares, no poderiam influir em nada num processo de eleio cujos votos eram recolhidos por cabea, e no qual o mais humilde proletrio dispunha de tanto poder como o prncipe do senado.

11.4.5 Concluso do captulo V - Do Tribunato Quando no se pode estabelecer uma exata proporo entre as partes constitutivas do Estado, ou quando causas indestrutveis nelas alteram continuamente as relaes, institui-se ento uma magistratura particular que no se corporifica com as outras, que repe

cada termo em sua verdadeira relao, e que estabelece uma ligao ou um meio-termo, seja entre o prncipe e o povo, seja entre o prncipe e o soberano, ou ainda entre ambos os lados, em caso de necessidade. Esse corpo, que eu denominarei tribunato, o conservador das leis do poder legislativo, e serve, por vezes, para proteger o soberano contra o governo, como faziam em Roma os tribunos do povo; como faz presentemente em Veneza o Conselho dos Dez, para sustentar o governo contra as investidas do povo; e, algumas vezes, para manter o equilbrio entre ambas as partes, como o faziam os foros em Esparta.

11.4.6 Concluso do captulo VI Da ditadura A inflexibilidade das leis, que as impede de se ajustarem aos acontecimentos, pode, em determinados casos, torn-las perniciosas, e causar, por elas, a perda do Estado num momento de crise. A ordem e a lentido das formas requerem um espao de tempo que as circunstncias muitas vezes recusam. Podem apresentar-se mil casos no esperados pelo legislador, e constitui necessria providncia perceber que possvel tudo prever. No se deve, pois, querer consolidar as instituies polticas a ponto de levar o poder a suspender o efeito delas. Esparta mesma deixou dormir suas leis. O primeiro processo era empregado pelo senado romano quando encarregava os cnsules, atravs de uma frmula consagrada, de prover a salvao da repblica; o segundo processo tinha lugar quando um dos dois cnsules nomeava um ditador, cujo exemplo Roma recebeu de Alba. Volta do fim da repblica, os romanos, tornados circunspectos, economizaram a ditadura com a mesma irracionalidade com que a tinham prodigalizado anteriormente. Era fcil ver que seu receio estava mal fundamentado: que a fraqueza da Capital constitua ento sua segurana contra os magistrados abrigados em seu seio; que um ditador, em determinado caso, podia defender a liberdade pblica, sem jamais atentar contra ela; e que

os grilhes de Roma de modo algum seriam forjados na prpria Roma, mas em seus exrcitos. A pequena resistncia de Mrio frente a Sila, e de Pompeu frente a Csar, demonstrou perfeitamente o que se podia esperar da autoridade de dentro contra a fora vinda de fora.

11.4.7 Concluso do captulo VII Da Censura Assim como a declarao da vontade geral se faz atravs da lei, a declarao do julgamento pblico se faz pela censura; a opinio constitui uma espcie de lei cujo censor o ministro, o qual, a exemplo do prncipe, somente a aplica aos casos particulares. Longe, pois, de ser o tribunal censrio o rbitro da opinio pblica; este no seno o declarador dessa opinio, e, to logo dela se afaste, suas decises passam a ser vs e sem efeito. A censura mantm os costumes impedindo que as opinies se corrompam, conservando sua inteireza atravs de sbias aplicaes, por vezes mesmo fixando-as, quando se mostram ainda incertas.

11.4.8 Concluso do captulo VIII Da religio civil Os homens, de incio, no tiveram outros reis seno os deuses, nem outro governo, a no ser o teocrtico. Os gregos imaginaram reencontrar seus deuses entre os povos brbaros; essa idia, porm, vinha do fato de se considerarem os soberanos naturais desses povos. Estando cada religio circunscrita unicamente s leis do Estado que as prescrevia, no havia outra maneira de converter um povo seno submetendo-o, nem havia outros missionrios alm dos conquistadores; e, consistindo a lei dos vencidos na obrigao de mudar de culto; faziase preciso comear por vencer antes de pregar. No quer isto dizer que os homens combatessem pelos deuses; ao contrrio, eram os deuses, como em Homero, que combatiam pelos homens; cada qual pedia a seu deus a vitria e a pagava erigindo-lhe novos altares.

Estando cada religio circunscrita unicamente s leis do Estado que as prescrevia, no havia outra maneira de converter um povo seno submetendo-o, nem havia outros missionrios alm dos conquistadores; e, consistindo a lei dos vencidos na obrigao de mudar de culto; fazia-se preciso comear por vencer antes de pregar. No quer isto dizer que os homens combatessem pelos deuses; ao contrrio, eram os deuses, como em Homero, que combatiam pelos homens; cada qual pedia a seu deus a vitria e a pagava erigindo-lhe novos altares. Os romanos, antes de tomarem uma praa, intimavam os deuses locais a abandonla; e quando deixavam aos tarentinos seus deuses irritados, faziam-no porque olhavam ento esses deuses como submetidos aos deles romanos, forados aqueles a prestar homenagens a estes. Permitiam que os vencidos conservassem os seus deuses, assim como lhes permitiam reger-se por suas prprias leis.

11.4.9 Concluso do captulo IX Concluso Depois de ter exposto os verdadeiros princpios do direito poltico, e cuidado de edificar o Estado em suas bases, restaria ampar-lo atravs de suas relaes externas, o que compreenderia o direito das gentes, o comrcio, o direito da guerra e das conquistas, o direito pblico, as ligas, as negociaes, os tratados, etc.

11.5 DISCURSO SOBRE A ECONOMIA POLTICA Economia (moral e poltica), originariamente indica sobretudo o sbio e legtimo governo da casa, para o bem comum de toda a famlia. Uma diferena importante que no tendo os filhos qualquer outra coisa a no ser a recebida do pai, todos os direitos de propriedade pertence a ele. O objetivo principal de cada trabalho de casa e conservar e aumentar o patrimnio do pai, para um dia dividir entre seus filhos.

A economia pblica bem distinta da economia privada(particular).Toda sociedade poltica composta por outras sociedades de diversas espcies, com regras e interesses prprios. O Estado de atacar o sacro direito da propriedade , que a sua base , consiste a dificuldade da justa Economia. Da taxa sobre a terra ou sobre o gro, quando excessiva , derivam de dois inconvenientes espantosos, que acabaro por despovoar e depois arruinar todos os pases em que vigente. O primeiro do derivado do defeito de circulao da moeda, o segundo uma vantagem aparente que se agrava antes que se perceba.

11.6 CONCLUSO FINAL Surgiu naquela poca idias, que foram postas em pratica e permanecem at os dias de hoje. Claro que algumas coisas foram extintas, e outras modernizadas de acordo com o sculo em que vivemos. Nasceu o poder legislativo, executivo, monarquia, aristocracia, assemblia, eleio, voto, leis, senadores, ministros, governadores, deputados, censura, contrato, democracia, e etc. um livro que fala muito sobre poltica e diretos e a liberdade. Rousseau, em vrios captulos falou sobre a liberdade e igualdade, direitos. Considera que todos os homens nasce livres e iguais, e devem continuar assim. Que todos os seres humanos tem direito de sobreviver, de ir e vir, de adquirir bens, e etc. O Estado era considerado unidade, que levou o nome de vontade geral. A vontade geral era para ter segurana a liberdade, a igualdade e a justia dentro do estado. Para ele no existe a lei do mais forte, mas a lei da vontade geral. Governo e povo era considerado como corpo. Na religio, o Estado e religio no deve interferir um com o outro.O exemplo de religio o cristianismo no Evangelho. A religio na poca para o cidado era tratado religio civil . Mas o que se entende que liberdade e igualdade em primeiro lugar.

12 DOS DELITOS E DAS PENAS-CSAR BECCARIA

12.1 INTRODUO Apenas com boas leis, se pode impedir os abusos da sociedade de deixar os privilgios e o poder nas mos de poucos, enquanto a maioria fica merc da misria e da debilidade. O Homem demora a abrir os olhos a essas verdades. Por isso, talvez seja esta a hora de examinar e diferenciar as diversas espcies de delitos e a maneira de os punir, pois nunca algum soube orientar a sociedade com um nico objetivo, ou seja, o bem-estar da sociedade como um todo. O autor, no decorrer do livro, vai restringir-se s faltas e aos erros mais comuns.

12.2 ORIGEM DAS PENAS E DO DIREITO DE PUNIR A moral poltica deve estar fundada em sentimentos indelveis do corao do homem. Qualquer lei que no estiver fundada nessa base achar sempre uma resistncia que a constranger a ceder, pois, somente a necessidade obriga os homens a abrir mo de alguma coisa. Est na liberdade o fundamento do direito de punir. Qualquer exerccio que se afaste um pouco disso constituir abuso e no a justia verdadeira. E quanto mais sagrado e inviolvel for a segurana, mais justas sero as penas, que no podem ir alm da necessidade de manter o depsito da salvao pblica.

12.3 CONSEQNCIAS DESSES PRINCPIOS A primeira conseqncia desses princpios que apenas a lei pode indicar as penas de cada delito, sendo que, tal lei somente pode ser proposta pelo legislador (representante da sociedade).

A segunda conseqncia cabe ao soberano, que ao fazer leis, estas devem ser gerais (todos devem obedecer-lhas), no cabendo a ele julg-las. A terceira e ltima conseqncia mostrar que a crueldade das penas intil, em desacordo com a justia e com a natureza do contrato social.

12.4 DA INTERPRETAO DAS LEIS Os julgadores dos crimes no tm o direito de interpretar as leis penais por no ser legislador. Isso cabe ao juiz, que, fazendo com que as leis penais sejam cumpridas letra, qualquer cidado poderia calcular os incovenientes de uma ao reprovvel, o que seria til, pois pode fazer com que o indivduo se desvie do crime.

12.5 DA OBSCURIDADE DAS LEIS A obscuridade das leis, fica ainda maior quanto estas so escritas em outra lngua. Estas leis devem ser escritas de uma forma mais popular, para que o povo entenda as conseqncias que devem ter os atos que praticam sobre a sua liberdade e sobre seus bens. Pois quanto mais pessoas as lerem, menos ser o nmero de delitos.

12.6 DA PRISO Est em poder dos magistrados, um poder que contraria o fim da sociedade, que a segurana pessoal (prender). Tal poder usado para acabam com a liberdade do inimigo sob pretextos frvolos, errados. Quanto mais suaves forem as penas, as leis podero se satisfazer com provas mais fracas para pedir a priso, precisando esta de deixar de ser a horrvel manso do desespero e da fome, onde a piedade e a humanidade se faro presentes.

12.7 DOS INDCIOS DO DELITO E DA FORMA DOS JULGAMENTOS Um dos meios de calcular a certeza de um fato e o valor que tm os indcios de um delito : "Quando as provas de um fato se apiam todas entre si, isto , quando os indcios do crime no se mantm seno apoiados uns nos outros, quando a fora de inmeras provas dependem de uma s, o nmero dessas provas nada acrescenta nem subtrai na probabilidade do fato: merecem pouca considerao, porque, se destrus a nica prova que parece certa, derrocareis todas as demais. Quando, porm, as provas independem umas das outras... ...tanto mais provvel ser o delito, porque a falsidade de uma prova em nada influi sobre a certeza das restantes". As provas de um delito podem distinguir-se em perfeitas e imperfeitas. Basta uma prova perfeita (aquelas que demonstram positivamente que impossvel ser ele inocente) para que se condene o acusado. Os julgamentos devem ser pblicos. justo tambm, que o culpado e o ofendido, quando em condies desiguais, escolham os juzes, a fim de contrapesar os interesses pessoais, que mudam as aparncias das coisas e para deixar que falem apenas a verdade e as leis. O culpado, pode recusar um certo nmero de juzes que lhe parecem suspeitos. Lei sbia e de efeitos sempre felizes aquela que prescreve que cada qual seja julgado por seus iguais.

12.8 DAS TESTEMUNHAS Todo homem razovel, que puser ligao em suas idias e que experimentar as mesmas sensaes que os demais homens, poder ser recebido em testemunho. Contudo, a confiana que se lhe depositar deve ser medida pelo interesse que ele tem em dizer ou no a verdade. Vale dizer, que uma s testemunha no suficiente porque, se o acusado nega o que ela afirma, nada resta de certo e a justia ento tem de respeitar o direito que cada qual tem de se considerar inocente.

12.9 DAS ACUSAES SECRETAS

As acusaes secretas, tornam o homem falso e pfido, pois, aquele que suspeita que seu concidado um delator v logo nele um inimigo. Elas provocam terrveis males, como, por exemplo: um governo em que o monarca em cada sdito suspeita de um inimigo e v-se constrangido, para garantir a paz pblica, a conturbar a paz de cada cidado. O autor se tivesse de criar novas leis, recusar-se-ia a autoriza tais acusaes secretas.

12.10 DOS INTERROGATRIOS SUGESTIVOS A atual legislao probe que sejam feitos interrogatrios sugestivos, pois, de acordo com nossos juristas, apenas se deve interrogar a propsito da maneira pela qual o crime foi cometido e a respeito das circunstncias que o acompanham. Tal mtodo foi estabelecido para evitar sugerir ao acusado uma reposta que o salve, ou por ter sido considerada coisa monstruosa ou contrria natureza um homem acusar-se a si prprio, qualquer que tenha sido a finalidade desejada com a proibio dos interrogatrios sugestivos, fez-se com que as leis cassem numa contradio bem notria, visto que ao mesmo tempo se autorizou a tortura. As confisses do acusado no so necessrias quando provas suficientes comprovaram que ele com certeza culpado do crime de que se trata. A experincia indica que, na maioria dos processos criminais, os culpados negam tudo.

12.11 DOS JURAMENTOS Os juramentos uma outra contradio entre as leis e os sentimentos naturais. Como exigir que o acusado diga a verdade quando seu maior interesse escond-la? Seria como ajudar na prpria destruio. A experincia comprova a inutilidade dos juramentos, pois no existe juiz que no convenha que nunca o juramento faz com que o acusado diga a verdade.

12.12 DA TORTURA

Um dos maiores absurdos consagrado pelo uso na maioria dos governos de aplicar a tortura a um acusado enquanto se faz o processo, seja para que ele confesse a autoria do crime, seja para esclarecer as contradies em que tenha cado, seja para descobrir os cmplices ou outros crimes de que no acusado, porm dos quais poderia ser culpado, seja finalmente porque sofistas incompreensveis pretenderam que a tortura purgava a infmia. Um homem no pode ser considerado culpado antes da sentena do jiz; e a sociedade apenas lhe pode retirar a proteo pblica depois que seja decidade que ele tenha violado as normas em que tal proteo lhe foi dada. Apenas o direito da fora pode, portanto, das autoridade a um juiz para infligir um pena a um cidado quando ainda se est em dvida se ele inocente ou culpado. Portanto, ou o crime certo, ou incerto. Se certo, apenas deve ser punido com a pena que a lei fixa, e a tortura intil, porque no se tem mais necessidade das confisses do acusado. Se o crime incerto, no hediondo atormentar um inocente? Perante as leis, inocente aquele cujo delito no est provado.

12.13 DA DURAO DO PROCESSO E DA SUA PRESCRIO justo que se conceda ao acusado tempo e meio para se justificar, quando o delito constatado e as provas so certas. Porm, tal tempo precisa ser bem curto para no atrasar muito o castigo que deve acompanhar de perto o delito, se quer que o mesmo seja um til freio contra os criminosos. Para sua aplicao exata, necessrio ter um vista a legislao vigente, os costumes do pas e as circunstncias. Nos crimes de menos visto e mais comuns, necessrio prolongar o tempo dos processos, pois a inocncia do acusado menos provvel, e diminuir o tempo fixado para a prescrio, pois a impunidade menos perigosa.

12.14 DOS CRIMES INICIADOS; DOS CMPLICES; DA IMPUNIDADE Por existir uma grande diferena entre a tentativa do crime e sua execuo, justo reservar uma pena maior para o crime realizado para deixar, ao que apenas comeou o

crime, motivos que o impeam de acab-lo. Deve-se observar idntica gradao nas penas, quanto aos cmplices, se estes no forem todos executores imediatos. Um caso que devemos afastar da regra, quando aquele que executa o crime recebe dos cmplices uma recompensa parte; como a diferena dos perigos ficou compensada com a diferena das vantagens, o castigo deve ser igual. Uma lei geral que prometesse a impunidade a qualquer cmplice que delata um delito, seria melhor que uma declarao especial num casa particular: precaveria a unio dos maus, pelo medo recproco que imporia a cada um de enfrentar sozinho os perigos. Seria importante acrescentar a essa lei que a impunidade acarretaria o banimento do delator.

12.15 DA MODERAO DAS PENAS A finalidade das penalidades no torturar e afligir um ser sensvel, nem desfazer um crime que j est praticado. Os castigos tm por finalidade nica obstar o culpado de tornar-se futuramente prejudicial sociedade e afastar os seus concidados do caminho do crime. Entre as penalidades e no modo de aplic-las proporcionalmente aos delitos, necessrio, portanto, escolher os meios que devem provocar no esprito pblico a impresso mais eficaz e mais durvel e, igualmente, menos cruel no corpo do culpado. Quanto mais terrveis forem os castigos, mais cheio de audcia ser o culpado em evit-los. Praticar novos crimes, para subtrair-se pena que mereceu pelo primeiro. A fim de que o castigo surta o efeito que se deve esperar dele, basta que o mal causado v alm do bem que o culpado retirou do crime. Devem ser contados ainda como parte do castigo os terrores que antecedem a execuo e a perda das vantagens que o delito devia produzir. Qualquer excesso de severidade torna-a suprflua e, portanto, tirnica. Mas, o mais importante que o rigor das penas deva estar em relao com o atual estado do pas.

12.16 DA PENA DE MORTE A soberania e as leis nada mais so do que a soma das pequenas partes de liberdade que cada qual cedeu sociedade. representam a vontade geral, que resulta da reunio das vontades individuais. Mas quem j pensou em dar a outros homens o direito de

lhes tirar a existncia? Se isso ocorresse, como conciliar tal princpio com a mxima que probe o suicdio? A pena de morte, pois, no se apoia em nenhum direito. guerra que se declara a um cidado. A morte de um cidado apenas pode ser considerada necessria por duas razes: nos instantes confusos em que a nao est na dependncia de recuperar ou perder sua liberdade, nos perodos de confuso quando se substituem as leis pela desordem; e quando um cidado, embora sem a sua liberdade, pode ainda, graas s suas relaes e ao seu crdito, atentar contra a segurana pblica, podendo a sua existncia acarretar um revoluo perigosa no governo estabelecido.

12.17 DO BANIMENTO E DAS CONFISCAES Deve ser posto fora da sociedade, banido, quem perturba a tranquilidade pblica, quem no obedece s leis, quem viola as condies sob as quais os homens se mantm e se defendem mutuamente. Poderiam ainda ser banidos, aqueles que, acusados de crime atroz, so suspeitos de culpa com maior verossimilhana, porm sem estar inteiramente convencido do delito.

12.18 DA INFMIA Infmia significa desaprovao pblica, que retira do culpado a considerao, a confiana que a sociedade depositava nele e essa espcie de irmandade que une os cidados de uma mesma nao. Como seus efeitos no dependem das leis, necessrio que a vergonha que a lei inflinge esteja baseada na moral, na opinio pblica.

12.19 DA PUBLICIDADE E DA PRESTEZA DAS PENAS Mais justa e til ser a pena, se aplicada o mais rpido possvel e mais perto acompanhar o crime. Mais justa, porque evitar ao acusado os cruis tormentos da dvida. A rapidez do julgamento justa tambm porque, senda a perda da liberdade uma pena em

si, esta apenas deve preceder a condenao na exata medida em que a necessidade o exige.

12.20 DA INEVITABILIDADE DAS PENAS DAS GRAAS A certeza da punio, o zelo vigilante do juiz e essa severidade inaltervel que s uma virtude no magistrado quando as leis so brandas. A perspectiva de um castigo moderado, porm inflexvel, provocar sempre uma impresso mais forte do que o vago temor de um suplcio horrendo, em relao ao qual aparece alguma esperana de impunidade.

12.21 DOS ASILOS Pouca diferena existe entre a impunidade e os asilos; e como a melhor maneira de impedir o delito a perspectiva de um castigo certo e inexorvel, os asilos, que so um abrigo contra a ao das leis, incitam mais ao crime do que as penas o evitam, do instante em que se tem a esperana de evit-los.

12.22 DO USO DE PR A CABEA A PRMIO Ser para a sociedade vantagem ou desvantagem colocar a cabea a prmio? Ou o criminoso deixou o pas ou ainda reside nele. No primeiro caso, os cidados so excitados a praticar um homicdio, a matar talvez um inocinte, a merecer tormentos. Comete-se uma injria ao pas estrangeiro, desmerece-se a autoridade, autoriza-se que sejam feitas idnticas usurpaes entre os prprios domnios. Se ele ainda se encontra no pas cujas leis violou, o governo que coloca a cabea dele a prmio demonstra debilidade. Isso tambm desfaz todas as idias de moral e virtude.

12.23 QUE AS PENAS DEVEM SER PROPORCIONAIS AOS DELITOS

Os meios que se utiliza a legislao para impedir os crimes devem ser mais fortes proporo que o crime mais contrrio ao bem pblico e pode tornar-se mais freqente. Portanto, deve haver uma proporo entre os crimes e as penas. A populao no quer apenas que se cometam poucos crimes, mas principalmente que os crimes mais prejudiciais sociedade sejam os menos comuns.

12.24 DAS MEDIDAS DOS DELITOS A exata medida dos crimes o prejuzo causado sociedade. A grandeza do crime no depende da inteno de quem o pratica, como o entenderam erroneamente alguns, pois a inteno do acusado depende das impresses provocadas pelos objetos presentes e das disposies que vm da alma. Tais sentimentos variam em todos os homens e no prprio indivduo, coma rpida sucesso das idias, das paixes e das circunstncias.

12.25 DIVISO DOS DELITOS Todo ato no enquadrado em certas divises no podem ser classificados como delitos. Tais divises so seguintes: delitos que tendem diretamente destruio da sociedade ou daqueles que a representam, delitos que afetam o cidado em sua existncia, em seus bens ou em sua honra, e por fim, delitos so atos contrrios ao que a lei determina ou probe, tendo em mira o bem pblico.

12.26 DOS CRIMES DE LESA-MAJESTADE Estes so considerados grandes crimes, pois so prejudiciais sociedade. Tal conceito foi usado erroneamente devido ao despotismo.

12.27 DOS ATENTADOS CONTRA A SEGURANA DOS PARTICULARES E SOBRETUDO DAS VIOLNCIAS Como a segurana dos particulares e da violncia a finalidade de todas as sociedades humanas, no se pode deixar de castigar com as penalidades mais graves aquele que a viole. Entre esses crimes, uns so atentados contra a existncia, outros contra a honra e outros contra a propriedade. Os primeiros devem ser castigados com penas corporais.

12.28 DAS INJRIAS As injrias pessoais, que so contra a honra, insto , a essa justa parcela de estima que cada homem tem o direito de esperar de seus concidados, devem ser punidas pela infmia. Existe uma contradio evidente entre as "leis" ocupadas especialmente com a proteo da fortuna e da existncia de cada cidado, e as leis do que se chama a "honra", que preferem a opinio a tudo o mais.

12.29 DOS DUELOS A honra, que no mais do que a necessidade dos votos pblicos, deu origem aos combates singulares, que s puderam se estabelecer na desordem das leis ms. Se os duelos no eram comuns na Antiguidade, como muitos acreditam, porque os antigos no se reuniam armados com um sentimento de desconfiana, nos templos, no teatro e entre os companheiros.

12.30 DO ROUBO Um roubo praticado sem o uso de violncia apenas deveria ser punido com uma pena em dinheiro. justo que aquele que rouba o bem de outrem seja despojado do seu. A pena mais apropriada ser essa espcie de escravido, a nica que pode ser chamada de

justa, isto , a escravido temporria, que d sociedade domnio total sobre a pessoa e sobre o trabalho do culpado para faz-lo pagar.

12.31 DO CONTRABANDO O contrabando produz ofensa ao soberano e nao, porm cuja pena no deveria ser infamante, pois a opinio pblica no liga qualquer infmia a esse tipo de crime. Os homens, aos quais as distantes conseqncias de um ato apenas produzem impresses fracas, no vem o prejuzo que o contrabando lhes pode provocar. No enxergam que o mal causado ao prncipe e, para recusarem estima ao culpado, s tm um motivo premente contra o ladro, o falsrio e alguns outros celerados que podem prejudic-los pessoalmente.

12.32 DAS FALNCIAS A boa-f dos contratos e a garantia do comrcio obrigam o legislados a conceder recurso aos credores sobre a pessoa de seus devedores, assim que estes abrem falncia. Deve-se, entretanto, no confundir o falido de modo fraudulento e aquele que o faz de boaf. O primeiro teria de ser castigado como os moedeiros falsos, pois no mais grave o delito de falsificar o metal amoedado, que a base da garantia dos homens entre si, do que falsificar essas mesmas obrigaes.

12.33 DOS CRIMES QUE PERTURBAM A TRANQILIDADE PBLICA A terceira espcie de crimes que distinguimos a dos que perturbam, de modo particular, o repouso e a tranqilidade pblica. No existe exceo regra geral de que os cidados devem conhecer o que precisam fazer para serem culpados, e o que necessitam evitar para serem inocentes.

12.34 DA OCIOSIDADE

Cabe s leis e no severa virtude de alguns censores, definir a espcie de ociosidade passvel de punio.

12.35 DO SUICDIO Se o castigo ao suicdio fosse aplicado contra os restos sem vida do culpado, no produziria nenhuma impresso nos espectadores seno a que eles sentiriam vendo fustigar uma esttua. Se esse castigo aplicado sobre a famlia inocente, ele se torna desptico e odioso, pois j no existe liberdade quando os castigos no so essencialmente pessoais. A questo fica reduzida em saber se til ou perigoso sociedade deixar cada um de seus membros uma liberdade perptua de se afastarem dela.

12.36 DE ALGUNS DELITOS DIFCEIS DE SEREM CONSTATADOS Praticam-se na sociedade alguns crimes que so muito freqentes, porm difceis de serem provados. So, por exemplo, o adultrio, a pederastia, o infanticdio. A melhor maneira de evitar essa espcie de crime seria proteger com leis eficientes a fraqueza e a desventura contra essa espcie de despotismo, que apenas se ergue contra os vcios que no podem se cobrir com o manto da virtude.

12.37 DE UMA ESPCIE PARTICULAR DE CRIME O autor do livro, no fala dos crimes mais atrozes humanidade, como um corpo humano alimentando chamas. Ele apenas discorre dos delitos que pertencem ao homem natural e que desrespeita o contrato social.

12.38 DE ALGUMAS FONTES GERAIS DE ERRO E DE INJUSTIAS NA LEGISLAO

As falsas idias que os legisladores fizeram da utilidade so uma das fontes mais fecundas de erros e de injustias. ter idias falsas de utilidade ocupar-se mais com inconvenientes particulares do que com os ferais; desejar comprimir os sentimentos naturais em vez de procurar excit-los; fazer silenciar a razo. Pode-se chamar ainda falsas idias de utilidade aquelas que separam o bem geral dos interesses particulares, sacrificando as coisas s palavras.

12.39 DO ESPRITO DE FAMLIA Esta outra fonte geral de injustias na legislao. Este esprito uma mincia limitado pelos mais insignificantes pormenores; ao passo que o esprito pblico, ligado a princpios gerais, v os fatos com viso segura, coordena-os nos lugares respectivos e sabe tirar deles efeitos teis ao bem da maioria.

12.40 DO ESPRITO DO FISCO para a mesma finalidade fiscal que se encaminha hoje toda a jurisprudncia criminal, pois as conseqncias permanecem por muito tempo depois de cessadas as causas. O acusado que recusa declarar-se culpado, ainda que convicto por provas evidentes, sofrer um castigo mais leve do que se tivesse confessado; no lhe ser aplicada a tortura pelos outros delitos que poderia ter praticado, exatamente porque no confessou o delito principal de que est convicto. contudo, se o delito confessado, o magistrado apossa-se do corpo do culpado; despedaa-o metodicamente; e dele faz, por assim dizer, um fundo do qual retira todo proveito que pode. Reconhecida a existncia do delito, a confisso do ru toma-se prova convincente. Cr-se tornar essa prova menos suspeita quando se arranca a confisso do delito pelos tormentos e pelo desespero; e estabeleceu-se que a confisso no mais suficiente para condenar o culpado se este se mostra calmo, fala com desembarao, e no est rodeado pelas formalidades judicirias e pelo aparato aterrados dos suplcios.

12.41 DOS MEIOS DE PREVENIR CRIMES muito melhor previnir os delitos a ter de puni-los ( prefervel impedir o mal que repar-lo). Se desejas previnir os crimes, faa leis claras e simples; e esteja o pas inteiro preparado a armar-se para defend-las, sem que a minoria se preocupe constantemente em destru-las.

12.42 CONCLUSO A pena deve ser de modo essencial, pblica, pronta, necessria, a menor das penas aplicveis nas circunstncias dadas, proporcionada ao delito e determinada pela lei. Pela poca em que foi escrita a obra "sub examem", sculo XVIII , muito trouxe esta de novo ao pensamento criminalista. O legado que dela se irradia, influenciando geraes futuras patente e flagrante. Teve, Beccaria, uma terrvel misso: ir contra os pensamentos dominantes e arraigados no seio da coletividade em que vivia. Tratar da humanizao e da proporcionalidade das penas, afirmando que "pena justa a pena necessria" o exemplo que deve ser seguido por todas as boas leis. Ao escrever sobre temas que assolavam sua poca, tais como torturas, pena de morte, dentre outros, manter-se fiel sua linha de raciocnio, qual seja, a desnecessidade de incutir, somente o medo na populao, fazendo-se mista, para a consecuo de uma sociedade justa, o investimento na boa educao. Em sua poca, grande foi a valia "Dos delitos", servindo como manual certo e seguro do magistrado, no momento da dosagem das penas. Nada obstante, alguns dos seus ensinamentos, hoje j se encontram ultrapassados, devido constante evoluo do gnio humano. A ttulo ilustrativo poderamos dizer que, atualmente, cabe ao magistrado interpretar a lei, e no ao poder legislativo, que a confecciona, que perscrutar mente do acusado, em busca de seus desgnios mais ntimos.

Essas mculas, porm, se devem mais ao pensamento da poca do que ao Autor "Dos delitos". Diante do exposto, tem-se como grande clssico da literatura criminal, que merece ser lido e estudado por todos aqueles que, como ns, temos um carinho muito especial para com esse ramo do direito, e pretendermos, futuramente, prestar, mesmo que nfimos, nossos prstimos ao estudo do direito criminal.

CONCLUSO Ao concluir o trabalho percebi que a Disciplina Filosofia, vem contribuir em muito com o operador do Direito, pois atravs dela que aprendemos a compreender o pensamento dos filosficos contemporneos como um referencial terico para o cotidiano do profissional jurdico, muito em especial para aqueles que querem se destacar na literatura forense. O pensamento filosfico a fonte de valores que devemos buscar, assim com os princpios da cincia jurdica, visando obter uma prtica jurdica, completa desde sua base para atingirmos o topo da pirmide. Cada profissional da rea jurdica dever exercitar seu raciocino, observando a lgica deixada por nossos filsofos, pois se eles obtiveram sucesso com seus pensamento divulgados e cultuados at nossos dias, seguindo com base nos cursos de Direitos, nada mais justo creio que ser de auto ajuda no decorrer do exerccio das atividades jurdicas. Penso que a Filosfica para o Direito, assim como a gramtica para a Disciplina da Lngua Portuguesa.

REFERENCIA BIBLIOGRFICA AGOSTINHO, Sto. A Cidade de Deus. trad. Oscar Paes Lemes. 7 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

ARISTTELES. A poltica. Editora Martin Claret, So Paulo: 2005. CAMPANELLA, T. A cidade do sol. (. Ribeiro, trad.). Lisboa: Guimares.1990 DESCARTES, Ren, Discurso do Mtodo, So Paulo: Martins Fontes,1989, 102 Pginas DOM QUIXOTE Nome da obra Dom Quixote Nome do autor Miguel de Cervantes Editora tica Edio 1 Data de publicao 1995 Ilustrao Victor G. Ambrus. Numero de captulos e paginas 17 captulos e 109 paginas. Antagonista Cavaleiro da lua cheia. Personagem Principal Dom Quixote. Personagens Secundrios Dulcinia Del Toboso, Rocinante, Maria (sua sobrinha) e Sancho Pana. Personagens tercirios Artur, Lancelot, Rolando, drago, as duas criadas da estalagem, o estalajadeiro, o barbeiro, os escravos e guardas que encontra em seu caminho, Tomas, o padre, Nicolau o Barbeiro, Duque, a Duquesa, feiticeiro Merlin pessoas que trabalhavam no palcio, Roberto, Jorge e Jernimo. Temtica Central A historia fala de um homem que decide ajudar as pessoas.

Tempo Cronolgico (Se passa na vida real) Foco narrativo observador (narra em 2 e 3 pessoa do verbo da qual mero espectador ou observador) Linguagem Coloquial ( a linguagem usada no dia) Enredo Linear (pois a historia tem seqncia inicio ) Espao a historia se passa em sua casa, na cidade de Toboso, e estradas que passam procurando por aventuras. DOS DELITOS E DAS PENAS Csar Beccaria EDUARDO C. B. BITTAR e GUILHERME ASSIS DE ALMEIDA. Curso de Filosofia do Direito - Editora Atlas S.A 3 edio, So Paulo: 2004. HOBBES, Thomas. Leviat ou matria, forma e poder de um estado eclesistico e civil.3. ed. Traduo por Joo Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleo Os Pensadores). MAQUIAVELLI, Niclo - O Prncipe. Trad. de Lvio Xavier. 6a. ed. Campos do Jordo: Editora Campos do Jordo, 1999. MAXIMILIANO, Cludio Amrico Fuhrer. Resumo de Direito Civil, 24 edio (2001) Coleo 3. MONTESQUIEU, C. L. S. - Do Esprito das Leis- Os Pensadores, 3a edio, Editora Abril Cultural, So Paulo, 1985. MORE, Thomas. A Utopia. Porto Alegre; Ed. L & PM: 2001. PLATO. A repblica. Editora Martin Claret, So Paulo: 2005. ROUSSEAU, Jean Jacques. Contrato Social. Editora Martin Claret, So Paulo: 2005.

You might also like