You are on page 1of 12

educao

fevereiro a abril/2011

info

Transmitindo a alma do mtodo Kumon.

Base slida de estudos


Descubra por que as capacidades de clculo, leitura e interpretao so to importantes para a vida de qualquer pessoa!

Jovem cientista Aluno concluinte ganha prmio em cincias florestais!

Nesta edio:
2 4 5 6 8 9 10 11 12
Editorial: Metas de estudo e o avano pelo mtodo Kumon Portugus: Muito mais que ler e interpretar Matemtica: Como desenvolver a capacidade de clculo? Capa: Bens para toda a vida - potencializando a base slida de estudos Ingls: A leitura e a interpretao em ingls Japons: Ler, interpretar e... aprender japons Cad voc? concluintes: O defensor das florestas Campanha: Que tipo de educao voc quer para seu filho? Fique por dentro: novidades nos cursos de Ingls e Matemtica!

E mais: Que tipo de educao voc quer para seu filho?


Aluna Clarisse Hermont Belo Horizonte/ MG

impulsionam o
pelo mtodo

Metas de estudo

avano

Kumon
por Naoya Kitagawa | Presidente do Kumon Amrica do Sul

nmero um do Japo nos 200 metros rasos, reduzir as prprias marcas de tempo em um segundo Gostaria de compartilhar dois casos reais ocorou conseguir ser 3 segundos mais veloz aps um ridos no Japo, pois acredito que representam ano. E, para isso, escreviam metas como correr uma informao bastante til referente ao mtodo 200 metros 10 vezes por dia, todos os dias, Kumon. O primeiro caso diz respeito a algo ou fazer 20 minutos de musculao, que aconteceu numa escola. No time coisas que realmente colocavam em de atletismo* de um colgio pbliprtica. Registrar num formulrio co comearam a surgir muitos e fazer cada aluno trabalhar em A continuidade nos alunos que conseguiam os prol de suas metas fez o time melhores resultados do Jaestudos e o alcance das de atletismo daquela escopo, depois da chegada de metas menores sem dvida la formar vrios alunos que certo professor. fazem o aluno alcanaram os melhores reSer que esse professultados do pas. se beneficiar do grande sor fez os alunos treinarem No caso do Kumon, isso resultado que isso produz: o mais? Ser que aplicou alacontece de forma semeguma tcnica especial com aprimoramento da lhante porque, por exemplo, eles? A resposta : no. Surprpria habilidade temos como meta maior a preendentemente, a grande acadmica. concluso do material didtico, diferena estava no fato do proque um grande objetivo, e, para fessor fazer os alunos preenchealcan-lo, podemos ter metas inrem um formulrio. Nessa folha, eles termedirias como, por exemplo, termideviam escrever suas metas e declarar nar o estgio atual dentro de um ms, chegar o que deviam fazer para alcan-las. Cada aluno ao estgio G at o prximo ano, etc. anotava tanto as suas metas mximas, como a de ser o melhor do Japo, como as metas intermedirias necessrias para alcanar as mximas. Escreviam metas ousadas como, por exemplo, ser o lgico que essas metas podem ser alcanadas se o aluno adotar aes para tal feito como estudar 5 folhas todos os dias, ser mais concentrado

Prezados alunos e familiares:

* atividade extra-curricular com diversas modalidades de atletismo

editorial
para reduzir o tempo de estudo, etc. O orientador no ensina o aluno porque, no Kumon, o prprio aluno que estuda o material didtico por si mesmo e, desse modo, vai alcanando suas metas. O material didtico est estruturado de maneira que o aluno possa resolver os exerccios sozinho, uma vez que o grau de complexidade do contedo aumenta gradativamente. Em outras palavras, o estudo no Kumon tem incorporada a mesma metodologia de trabalho que produziu grandes resultados no colgio citado anteriormente. Por isso, estudando com o mtodo Kumon e alcanando as metas, todos os alunos podem aumentar sua habilidade acadmica ao ponto de se tornarem o nmero um de seu pas. A continuidade nos estudos e o alcance das metas menores sem dvida fazem o aluno se beneficiar do grande resultado que isso produz: o aprimoramento da prpria habilidade acadmica. Em outra escola, desta vez do ensino mdio, vrios alunos obtiveram o ttulo nacional de consultor fiscal, o qual muito difcil de se conseguir no Japo. Naturalmente, esses alunos foram as pessoas mais jovens a obter tal ttulo. O que teria acontecido naquela escola? Neste caso, tudo esteve relacionado tambm ao trabalho de um professor recm-chegado na escola. Mas, o que ele fez? Algo parecido ao exemplo anterior... Antes de obter o difcil ttulo de consultor fiscal, ele propunha aos alunos a meta de conseguir a habilitao de contador, que era mais fcil. Para isso, estabeleceu metas menores, como a de resolver certo livro de exerccios. E fez com que os alunos tivessem muitas metas que poderiam ser alcanadas com menor esforo. Nas aulas, entregava aos alunos uma apostila personalizada com exerccios especficos para cada um. Os alunos estudavam sozinhos essas apostilas e somente procuravam o professor para tirar dvidas. Ou seja, as aulas eram individualizadas. Assim, foram obtidos resultados excelentes, tais como a formao dos alunos mais jovens aprovados nos exames anuais para auditor fiscal de todo o pas. A metodologia de estudo aplicada por aquele professor muito parecida ao mtodo Kumon. O aluno resolve exerccios adequados ao prprio nvel, estudando sozinho em vez de ser ensinado. justamente por isso que o aluno consegue resolver por si mesmo, e em seu prprio ritmo, at os exerccios mais complexos. Essa tcnica exatamente igual ao nosso Mtodo. O Kumon tambm desenvolve no aluno uma elevada habilidade acadmica que lhe ser til no futuro. Nesta edio apresentei casos do Japo, mas acredito que no Brasil tenhamos diversos casos de sucesso similares aos do mtodo Kumon. Espero que, com metas e confiana, sigam adiante no estudo pelo mtodo Kumon.

portugus Muito mais que ler e

interpretar
a quantidade de palavras e o grau de complexidade vai aumentando, at chegar, por exemplo, a Shakespeare, Rousseau e Padre Antnio Vieira, no estgio J. Para alcanar este e muito outros objetivos, no entanto, preciso partir de um ponto fundamental: o desenvolvimento da capacidade bsica de estudos. E isso pode comear a ser feito mesmo antes de as crianas aprenderem a ler e escrever. Basta estimul-las a reconhecer letras, sons e palavras, como o prprio nome, na fase de pr-alfabetizao. No primeiro estgio do curso de Portugus do Kumon, o aluno associa as palavras escritas com seus sons e imagens. Com isso, a criana comea a reconhecer as palavras, percebe como elas so formadas e, ento, tem incio o processo de leitura. Com o estmulo adequado, a criana tambm adquire a capacidade de cpia consciente, isto , consegue, alm de reproduzir corretamente as letras de uma palavra, associar o que escreveu ao seu real significado, desenvolvendo a escrita. A partir da, o material didtico do Kumon desenvolve uma outra habilidade fundamental em seus alunos: a leitura associada formao de imagens. Isso porque ler no significa apenas decodificar as letras. Junto com esse processo, necessrio tambm que o leitor imagine o contedo lido. isso que ir garantir a compreenso textual. Na medida em que vai desenvolvendo as habilidades de leitura e compreenso, a criana torna-se capaz de ler textos cada vez mais complexos e tambm de fazer snteses. Para sintetizar um texto, o aluno precisa compreend-lo em sua plenitude. Assim, a sntese exige que o aluno tenha compreendido o que leu e tenha reconhecido e assimilado as informaes mais importantes ali inseridas. esse trabalho de ler sintetizando que garantir que o aluno possa ler e compreender textos mais extensos e complexos, como os clssicos da literatura mundial; e tambm os contedos de outras disciplinas e textos diversos, o que lhe ser til dentro e fora da escola... para sempre.

O curso de Portugus do Kumon tem como principal objetivo desenvolver, de maneira gradativa, a capacidade de leitura e interpretao de textos, habilidades bsicas de estudo importantes para a vida de qualquer pessoa. Assim, os primeiros estgios trabalham com textos curtos e bem simples e, aos poucos,

Amigo dos livros


Cuidando da horta que tem em casa, vendo televiso, usando o computador e passeando com o cozinho da famlia. Todos na casa de Heitor Luiz Pereira j sabem: se no est entretido com a leitura de algum livro, provavelmente est desempenhando uma dessas atividades. Bastante curioso e muito tranquilo, este mineirinho de 11 anos viu a vida mudar depois que iniciou o curso de Portugus do Kumon. O Heitor no gostava de ler e tinha muita dificuldade para interpretar e produzir textos. O Kumon tem lhe ajudado muito em suas conquistas. Ele adquiriu um grande prazer pela leitura, competncia na interpretao e produo de textos, e se tornou mais organizado e concentrado, conta feliz sua me. Mas no foi s isso. O estudo pelo Mtodo tambm trouxe outra importante vitria para a vida do garoto. Com seu esforo, o Heitor conseguiu uma bolsa integral para estudar no Colgio So Miguel Arganjo, da rede particular. Ficamos muito felizes e orgulhosos, porque sem esta conquista no teramos como mant-lo em um colgio to bom como esse, diz orgulhosa.
Heitor concluinte de Portugus e estuda Matemtica na Unidade Santa Ins, em Belo Horizonte/MG, com a orientadora Sueli Hott. O que o Kumon trouxe de melhor para a minha vida foi a leitura. Hoje, posso dizer que no saberia viver sem a companhia de um livro. - Heitor, ao lado da me.

matemtica

Como desenvolver a capacidade de


S o m a r, subtrair, mulEric deixa todos admirados com tiplicar, dividir. sua alta habilidade de clculo. Estas quatro operaes formam a base do raciocnio matemtico. Porm, esta capacidade de raciocinar baseando-se em operaes com nmeros envolve outros fatores alm dos clculos como, por exemplo, o preparo intelectual e o raciocnio lgico. Ao adquirir estas habilidades, alm do prprio aprendizado escolar, o aluno despertar para o seu prprio desenvolvimento pessoal, passando a ser algum solcito, pr-ativo e autoconfiante; e desenvolver o hbito de estudos e a capacidade de execuo de tarefas. Isso sem falar que seu caminho a ser trilhado rumo ao ensino mdio tende a ser suavizado. E o quanto antes adquirir a capacidade bsica de clculos, mais interessante e motivadora ser a matemtica para a criana; como o Eric Toledo, de 4 anos, que deixa todos admirados ao observ-lo estudando. Quem vai unidade da orientadora Itsuye Kobata, na Vila Clementino, em So Paulo, no deixa de perceb-lo com tamanha concentrao e postura. Porm, este resultado fruto da orientao individualizada focada nas necessidades do aluno, cerne do mtodo Kumon. No caso de crianas pequenas, preciso trabalhar paulatinamente. A cada aula tenta-se fazer o aluno se concentrar um pouco mais. Como foi com o Eric que, ao chegar ao Kumon, no tinha postura de estudos, levantava, sentava, conversava e no
Saiba como os estgios iniciais do material didtico do Kumon foram estruturados visando desenvolver as habilidades bsicas de clculo nos alunos:
Estgios 7A e 6A Trabalham: estmulos visuais Desenvolvem: noes de quantidade Estgio 5A Trabalha: desde segurar o lpis at mais diversos tipos de traados Desenvolve: coordenao motora fina

clculo?

tinha concentrao. Aos poucos, ele foi assimilando a postura. Tenho que ressaltar o papel importante da famlia neste processo. Os pais sempre o estimularam e criaram em casa horrios para estudar e o hbito de fazer as tarefas diariamente. A me faz a chamada oral, brinca de adio, de subtrao, o que ajuda o trabalho no Kumon, ressalta a orientadora. O responsvel pelo Departamento de Matemtica do Kumon, Benedito da Silva Filho, observa que todos estes aspectos so considerados no desenvolvimento dos materiais didticos do mtodo. A maneira mais eficaz para se conseguir desenvolver a capacidade de clculo fazer com que o aluno comece a estudar num nvel que ele domine com segurana e que possa fazer os exerccios com facilidade. Isso, aliado ao material didtico autoinstrutivo e orientao individualizada o caminho para que o aluno consiga estudar os contedos do ensino mdio, ainda no ensino fundamental, e passe a gostar de estudar, explica. No caso de Eric, o conhecimento matemtico teve como ponto de partida as noes de quantidade e, agora, ele j evoluiu soma, subtrao e apresenta um desempenho excepcional, em todos os aspectos, como conta Adelaide Incio, sua me: Ele consegue fazer a associao dos nmeros, v preos dos brinquedos e comenta comigo sobre os valores. Estou muito segura e tranquila sobre o aprendizado dele, pois seu ritmo est sendo respeitado. E mesmo sendo ainda muito pequeno, ele j demonstra um grande interesse de aprender alm.
Estgio 4A Trabalha: sequncia numrica Desenvolve: relao entre os nmeros Estgio 2A Trabalha: clculo mental das adies bsicas Desenvolve: execuo de tarefas e concentrao Estgio A Trabalha: adio e subtrao mental Desenvolve: capacidade de clculo mental de adio e subtrao

Estgio 3A Trabalha: sequncia numrica e sua relao com a adio Desenvolve: execuo de tarefas com ritmo e concentrao

capa
Bens para toda a
Estimular as crianas para que consigam se desenvolver e sejam bem-sucedidas em suas vidas quando adultas um dos maiores desejos dos pais. E um dos principais meios para que isso acontea a educao. Saber ler, escrever e dominar as quatro operaes bsicas muito pouco diante do infinito potencial que podemos descobrir nas crianas. preciso que elas sejam capazes de interpretar o mundo com seus prprios olhos. Alm de saber ler e escrever, a criana pode ser estimulada e ir alm: pode ser capaz de sintetizar um texto, interpret-lo e exprimir uma opinio consciente sobre ele. E o mesmo acontece com os conceitos matemticos, j que a criana se torna capaz de aplicar a base das quatro operaes em contedos muito mais complexos, descobrindo novas formas de enfrentar seus desafios, aprimorando cada vez mais seu raciocnio lgico. Nesse processo de ampliao dos conhecimentos bsicos, a criana comea a interagir com o mundo, atuar sobre ele e se torna capaz de decidir sozinha quais trajetrias dever seguir. Nesse momento, ela pe em prtica os valores que recebeu, ou seja, a criana no precisa mais ser ensinada sobre o que certo e o que errado. Ela prpria capaz de analisar, decidir e criar seus prprios valores.

Alunos do Kumon potencializam sua base slida de estudos, aprendem a aprender e tornam-se pessoas de sucesso marcando a diferena na sociedade.

vida

O caminho para se chegar a essa situao se inicia com o desenvolvimento de uma base slida de estudos. E por isso que oferecer criana estmulos para que ela adquira uma elevada habilidade em clculo, leitura e interpretao representa algo to importante para seu presente e futuro. No Kumon, isso acontece logo quando a criana inicia seus estudos. Porque alm de fortalecer os contedos que j domina, o aluno amplia suas capacidades e trabalha, alm das disciplinas de Matemtica, Portugus, Ingls e Japons, a postura ideal de estudos, a responsabilidade, o raciocnio lgico e muitas outras habilidades. E, gradativamente, o estudo pelo Kumon vai incentivando o aluno a buscar novos conhecimentos, para que ele possa aplicar o que aprendeu e tenha o desejo de saber cada vez mais sobre diversos tipos de assunto. E todo esse processo reflete a busca do desenvolvimento de sua capacidade autodidata, ou seja, a capacidade de aprender por si mesmo, em evidncia a partir do momento em que o aluno comea a ter contato com contedos que ainda no aprendeu na escola, tornando-se adiantado em relao srie escolar. Nesse momento, os contedos trabalhados se tornam um meio eficiente para fortalecer ainda mais as habilidades adquiridas at ento, alm de expandir a base slida de estudos.

o desenvolvimento da capacidade de estudo pelo mtodo

Kumon

A ilustrao do garotinho escalando uma montanha a representao grfica do tipo de aluno que o Kumon forma, destacando todas as etapas de desenvolvimento de sua capacidade e sua relao com a base slida de estudos adquirida. Conhea o que o aluno desenvolve em cada uma das 5 etapas de estudo no Kumon: Etapa 1: o aluno se motiva por iniciar os estudos em um ponto fcil e simples, consegue resolver os exerccios sozinho, desenvolve a habilidade de execuo de tarefas e a concentrao nos estudos. Etapa 2: o aluno chega aos contedos da srie escolar, ganha habilidade na execuo das tarefas e se sente mais confiante para estudar contedos mais desafiadores. Etapa 3: ao ultrapassar os contedos da srie escolar, o aluno desenvolve persistncia e habilidade de chegar resposta a partir dos exemplos, percebe que a prtica o ajuda a superar seus desafios e passa a ter viso de suas metas. Etapa 4: o aluno aprimora sua habilidade acadmica e a capacidade de aprender sozinho ao aplicar tudo o que aprendeu no estudo de contedos do ensino mdio e ganha reserva de capacidade para encarar novos assuntos. Etapa 5: ao aprender a estudar sozinho, o aluno estuda contedos do ensino mdio com tranquilidade, adquire reserva de capacidade, iniciativa, raciocnio lgico, confiana em si mesmo e se torna uma pessoa altamente capacitada que continua estudando e contribuindo com os demais.

5 4

Com esse estmulo, o estudo pelo mtodo Kumon proporciona aos alunos as condies necessrias que podem contribuir para que eles tenham um futuro promissor e se tornem pessoas bem-sucedidas, lderes de sua gerao, que busquem seu prprio conhecimento e faam a diferena na sociedade. Esse o caminho do sucesso de todos os que estudam pelo Kumon, fortalecendo sua base slida de estudos e desenvolvendo a capacidade autodidata!

3
ilustrao: Deise Ueda/ Cosmic Cartoons

2
Os objetivos do mtodo Kumon em cada disciplina so:
Matemtica: estudar os contedos do ensino mdio com facilidade. Lngua Ptria: desenvolver a capacidade de leitura e compreenso e elevada habilidade de leitura. Ingls e Japons: desenvolver a capacidade de leitura e compreenso de textos.

ingls

a base do estudo em
Nos dias de hoje, nada mais essencial e exigido pela sociedade do que a capacidade de aprender continuamente. Um dos objetivos do Kumon desenvolver no aluno uma postura autodidata, fazendo com que ele busque respostas aos seus questionamentos sem depender de terceiros. No caso do Ingls, imagine que interessante poder acessar informaes no disponveis em portugus, sem recorrer a um tradutor ou a algum artifcio devido ao desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretao de textos no idioma! Mas isso requer um preparo. Os alunos, desde o incio, desenvolvem diariamente a acuidade auditiva por meio dos CDs de udio e, paralelamente a isso, so expostos a uma quantidade cada vez

leitura e interpretao:

ingls

maior de palavras novas e estruturas gramaticais: somente no estgio K, por exemplo, so apresentadas 570 palavras novas; no estgio O, o ltimo do curso, so outras 1.146. Os textos inseridos no material tambm colaboram nesse sentido porque apresentam centenas de palavras novas e so extrados diretamente do original da lngua inglesa. Os exerccios, por sua vez, trabalham no apenas a interpretao do texto, mas tambm parfrases (formas simplificadas de se dizer a mesma coisa) e snteses (resumos) do texto. Alm de facilitar a compreenso, ainda capacitam o aluno a selecionar as principais informaes de uma passagem, eliminando dados secundrios, potencializando o aprendizado do idioma pelo aluno.

Uma estrela...quase internacional


Tudo comeou quando ela tinha 5 anos de idade. Motivada pelos pais, por seu interesse e dedicao, a gauchinha Laira Kichel Alves inseriu duas grandes paixes em sua vida: a msica e o ingls. E de l pra O ingls que aprendi no Kuc sua vida mudou. mon me ajuda na escola, a Ela foi aprencantar msicas internacionais dendo o idioma e tambm em minha comuniapoiada pela famlia cao. Sonho em conhecer os Estados Unidos, ir a Disney, e, no ano passado, ter amigos em outros pases e iniciou o curso de ser uma cantora de sucesso. ingls pelo mtodo Kumon. Hoje, aos 10 anos, Laira se comunica tranquilamente utilizando essa lngua estrangeira para ler, falar e escrever e dedica-se bastante ao seu hobby que, na verdade, j se tornou profisso: o canto. Cantar msicas em portugus e em ingls ela tira de letra. Esta jovem estrela j gravou um cd, possui danarinas e uma equipe de apoio para os shows que faz pelo Brasil afora. E at j reuniu mais de dez mil pessoas em uma nica apresentao. O estudo pelo Kumon est lhe rendendo conquistas na escola e em sua carreira. A Laira passou a ser mais responsvel com seus deveres, a ter horrios para os estudos e se tornou uma aluna nota 10. A leitura e a interpretao em ingls esto contribuindo para sua vida artstica, pois ela no tem nenhuma dificuldade para cantar msicas nessa lngua, conta orgulhosa sua me. E a famlia tem muitos sonhos para a pequena: Desejamos que ela tenha um futuro brilhante com muito sucesso em sua carreira musical em todo o Brasil e, quem sabe, no exterior, pois estamos lhe dando o suporte de uma lngua mundial e o Kumon est sendo o alicerce desta caminhada, acrescenta contente.
Laira cursa o estgio N do Kumon de Ingls na Unidade Getlio Vargas-Centro, em Porto Alegre, com a orientadora Melania Rotta. Conhea mais sobre a carreira da Laira no site: www.lairaalves.com.br !

ler, interpretar e...

japons

aprender japons
Vincius estuda japons na Unidade Santana-Francisca Jlia, com a orientadora Kimiko Tomo, em So Paulo. Ele acredita que ter o estudo de um idioma diferente, alm do ingls, um diferencial para o mercado de trabalho e trar bons frutos para sua futura carreira em arquitetura.

O mtodo Kumon utiliza a leitura e a escrita para desenvolver elevada capacidade de leitura e compreenso em lnguas estrangeiras. Por meio de seu material didtico programado e auto-instrutivo, o aluno adquire rico vocabulrio e slidos conhecimentos sobre a estrutura do idioma, o que possibilita que ele se torne capaz de expressar seus pensamentos com suas prprias palavras nessa nova lngua. O material didtico acompanhado por CDs, que ajudam o aluno a desenvolver a capacidade de compreenso auditiva, alm de assimilar e treinar a pronncia correta. Deste modo, uma vez inserido num ambiente onde o idioma estrangeiro seja usado, o aluno do Kumon tem condies de conversar e se expressar com desenvoltura.

Nihongo e Kokugo
No caso do japons, preciso aprender a grafia para poder ler e, assim, o estudo comea no Nihongo (curso de japons para brasileiros), com a alfabetizao, e segue com o aprendizado de toda a estrutura de sentena da lngua japonesa, importante para a compreenso leitora. O curso de Kokugo do Kumon destinado aos japoneses e seus descendentes que j esto familiarizados com a prtica do idioma e tambm aos brasileiros que j concluram o Ninhongo. O aluno que estuda o Kokugo j autodidata, pois desenvolveu a capacidade de aprender por si mesmo, e est apto a estudar o material didtico preparado para os nativos, potencializando ainda mais sua habilidade de comunicao no idioma. Com um material rico em textos e inteiramente voltado para a prtica da leitura e interpretao, o aluno tem a oportunidade de adquirir a capacidade de ler e interpretar de forma gradativa tanto por meio de trechos extrados de O ESTUDO DA livros infantis como atraLNGUA JAPONESA vs de textos cientficos O desenvolvimento da capacidade e da literatura clsside leitura e interpretao na lngua ca japonesa. japonesa depende do: ESTUDO DA ESCRITA: hiragana, katakana e kanji (e estudo do significado do ideograma) ESTUDO DA ESTRUTURA DE SENTENA ESTUDO DO VOCABULRIO

Comecei a estudar no Kumon em 2006. Sempre tive muita curiosidade em relao cultura e costumes japoneses, e isso me motivou a querer conhecer tambm o seu idioma. Optei pelo Kumon, por ser um mtodo j muito respeitado, alm de se adequar aos meus horrios de estudo e de outras atividades. Conclu com muita satisfao o curso de Nihongo em novembro de 2007, o que j me permitia compreender satisfatoriamente o idioma, porm decidi continuar estudando e iniciei o curso de Kokugo, para que a minha compreenso leitora e de interpretao pudesse ser ainda maior. Hoje, com 17 anos, estou no estgio E2, e pretendo concluir o Kokugo tambm. Para praticar o idioma, assisto os canais de televiso japoneses e leio textos da Internet alm de, claro, fazer as minhas lies diariamente. Quando terminar o curso, sei que poderei ler e compreender o idioma japons completamente, e que o Kumon ter sido mais do que apenas uma escola que me ensinou um novo idioma, pois tambm terei aprendido a ter mais disciplina e organizao, que certamente tero extrema importncia por toda a minha vida.
Vincius Meneghin de Oliveira

cad voc?
concluintes

Concluinte do Kumon ganha o prmio da Fundao Bunge 2010 por suas pesquisas em cincias florestais.
Voc j fez alguma coisa em prol do meio ambiente? Ou do tipo de pessoa que no faz mais do que tirar fotos das belezas naturais de nosso pas? O concluinte do curso de Matemtica do Kumon, Alexandre Fadigas de Souza, j fez muito e continua fazendo ainda mais, principalmente com relao s florestas brasileiras.

florestas

o defensor das

Alexandre na premiao da Fundao Bunge, ao lado de sua orientadora do Kumon.

Formado em cincias biolgicas e com mestrado, A persistncia e a disciplina desse ciendoutorado e ps-doutorado em ecologia, Aletista carioca contriburam muito para xandre sempre se preocupou com o bemseu sucesso. Mas no foi s isso que estar da natureza, o que o levou a estuQuero ser um o impulsionou a chegar onde est. dar a fundo a ecologia vegetal tropical cidado que ajude a O apoio de sua famlia e o fato de e subtropical, mais especificamente sociedade brasileira a ter estudado no Kumon tambm a ecologia de populaes e comuniforam fundamentais. A formao crescer de forma dades de plantas em ambientes flohumanista e geral que meus pais restais e campestres, identificando saudvel, sustentvel, me deram e o apoio deles de foras variaes dos nmeros de planhumana e fraterna. ma contnua foram muito importantas ao longo do tempo e do espao. tes para mim, diz o pesquisador, Seus vrios anos de estudos lhe renque completa: O Kumon me ajudou a deram pesquisas inditas no Brasil, interlilanar duas grandes bases: a matemtigando a matemtica biologia e utilizando a ca em si e o estilo de trabalho constante e estatstica como recurso para mapear a atual situregular. Utilizo estas duas ferramentas em todos os ao das florestas de araucria no sul do pas. momentos de meu trabalho at hoje. Foi dessa maneira que este jovem pesquisador E alm de modelar matematicamente a dinmica comeou a se destacar no cenrio cientfico e teve das florestas de araucrias e da vegetao de dunas seu trabalho indicado para a 31 edio do Prmio litorneas do nordeste brasileiro, contribuir com sua Bunge Juventude. conservao e disponibilizar este conhecimento para Resultado: aps o parecer das comisses tcnia sociedade, Alexandre tem outro sonho bastante escas formadas por especialistas nacionais e internapecial: Quero ser um cidado que ajude a sociedade cionais, Alexandre conquistou, no dia 13 de outubro brasileira a crescer de forma saudvel, sustentvel, do ano passado, na Sala So Paulo, na capital paulishumana e fraterna. ta, o prmio da Fundao Bunge. O clima de festa contagiou no somente ele e sua famlia como tambm outras pessoas que tiveram uma importncia especial em sua vida, como a orientadora do Kumon Meiry Miyamoto, que tambm esteAlexandre Fadigas de Souza formado pela Universidade Santa rsula, mestre e doutor pela Unicamp e ps-doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Ele foi professor da UFRS e da Unisinos. Agora d aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ve presente na cerimnia de premiao. O Alexandre concluiu o Kumon em julho de 1995 e, desde ento, teve uma trajetria admirvel de muita dedicao e estudo. Fiquei muito emocionada por ser lembrada depois de tanto tempo para um evento to especial de mrito e esforo de meu aluno concluinte, conta orgulhosa a orientadora da Unidade CopacabanaDjalma Ulrich, com sede no Rio de Janeiro.

10

Voc j pensou nisso? Ser responsvel pela educao de outra pessoa representa uma importante e nobre misso na vida de qualquer um. A escolha da pr-escola, das atividades de lazer, das atividades em famlia, dos cursos extracurriculares, dos professores do ensino fundamental, do colgio do ensino mdio, da profisso, da universidade e at dos amigos e dos valores que sero ensinados criana vo interferir diretamente em seu jeito de ser, em sua maneira de lidar com os desafios e com as conquistas. Enfim, em sua vida. por isso que na busca pela felicidade dos filhos, ano aps ano os pais vo se esforando para fazer as melhores escolhas e tomar as decises certas que garantiro a formao de adultos realizados e felizes.

O Kumon vem trabalhando lado a lado com os pais pela educao de seus filhos em todo o mundo h mais de 50 anos. Milhes de alunos j se beneficiaram estudando pelo Mtodo, potencializando suas habilidades bsicas de estudo clculo, leitura e interpretao e aprendendo a aprender por si mesmos. D a seu filho a chance de aproveitar realmente as oportunidades que a vida ir lhe oferecer! Estudando Matemtica, Portugus, Ingls ou Japons pelo mtodo Kumon seu filho desenvolver suas habilidades e o gosto pelos estudos. Aproveite o prximo perodo de promoo! Estaremos oferecendo desconto de 100% nas matrculas entre os dias 11/02 e 10/04 na regio de Porto Alegre e, nas demais regies do Brasil, entre os dias 01/02 e 19/03/2011.

Preparada para o futuro

Meiga, amiga e muito esforada, Luiza Azevedo Silva, ao lado dos irmos Ldia e Lucas, divide seu tempo entre os estudos, a famlia, a natao, o bal, o jud e os momentos de lazer, que no podem faltar. Sempre disposta e muito empolgada, a pequena de apenas oito anos vai se desenvolvendo bastante bem em todas as atividades e, principalmente, nos estudos, com o apoio dos pais e da orientadora Miti de Nvoa Arago, responsvel pela Unidade 13 de Julho, em Aracaju/SE, para a alegria de todos. Desejamos que nossos filhos estejam preparados para o futuro, por isso investimos em sua educao. Com o Kumon, a Luiza tem alegria em fazer clculos e aprender sozinha, alm de se destacar por sua elevada habilidade de leitura e raciocnio, diz feliz Maria Terezinha, sua me.

campanha
11

Fique por dentro!

Venha conhecer o ltimo estgio do Kumon de

Ingls!

A partir de 1 de maro, as unidades do Kumon que trabalham com a disciplina de Ingls passaro a contar com o novo (e ltimo) estgio O. Nesse estgio, todos os textos foram extrados diretamente do original, possibilitando que o aluno coloque em prtica, ao mximo limite, sua capacidade de compreenso leitora. Paralelamente a isso, ocorre o aumento de vocabulrio: s no estgio O, so apresentadas exatas 1.146 palavras novas!!! E, a fim de estimular os alunos cada vez mais para a leitura, foram utilizados textos famosos e interessantes, como The Curious Case of Benjamin Button. Entre agora mesmo em contato com a unidade Kumon mais prxima da sua casa, e venha ler o mundo com os seus prprios olhos!

Chegam s unidades os novos estgios 4a ao a de

Matemtica!

Os alunos do curso de Matemtica do Kumon tambm tero uma tima surpresa a partir deste ms de fevereiro: esto sendo lanados os novos estgios 4A ao A desta disciplina! Estes novos materiais didticos foram desenvolvidos para potencializar ainda mais o aprendizado dos alunos, contribuindo para que desenvolvam sua capacidade de execuo de tarefas com ritmo e motivao extra, fortalecendo tambm sua concentrao e a postura de estudo. Os estgios continuam tendo 200 folhas cada um e muitas figuras e ilustraes para favorecer a compreenso da lgica matemtica. O que mudou, essencialmente, foi a distribuio da escrita

de numerais em sequncia, o aumento gradativo do nmero de exerccios por folha e a ordem de alguns contedos.

12

Info Educao: Boletim informativo para pais e alunos do Kumon do Brasil. Kumon Instituto de Educao | Matriz Amrica do Sul Rua toms Carvalhal, 686 Paraso so Paulo/sP CeP 02046-002 Contatos: (11) 3059-3700 | kumon@kumon.com.br Jornalista Responsvel: Rigeria salado (MtB: 31.745) | Texto: Rigeria salado e djenifer Berardi | Reviso: Rigeria salado e Cleiton lopes | Colaborao: departamentos do Kas Diagramao: Motoca design (motoca@motoca.net) | Tiragem: 115.000 exemplares Para conhecer mais sobre o Kumon visite nosso site: www.kumon.com.br

You might also like